BRPI0416348B1 - Elemento de remoção de água da extremidade úmida de uma máquina de produção de papel - Google Patents

Elemento de remoção de água da extremidade úmida de uma máquina de produção de papel Download PDF

Info

Publication number
BRPI0416348B1
BRPI0416348B1 BRPI0416348-6A BRPI0416348A BRPI0416348B1 BR PI0416348 B1 BRPI0416348 B1 BR PI0416348B1 BR PI0416348 A BRPI0416348 A BR PI0416348A BR PI0416348 B1 BRPI0416348 B1 BR PI0416348B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
water removal
removal element
element according
hardness
filler
Prior art date
Application number
BRPI0416348-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Günter Bellmann
Silvano Freti
Lothar Burchardt
Original Assignee
Btg Eclépens S A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Btg Eclépens S A filed Critical Btg Eclépens S A
Publication of BRPI0416348A publication Critical patent/BRPI0416348A/pt
Publication of BRPI0416348B1 publication Critical patent/BRPI0416348B1/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21FPAPER-MAKING MACHINES; METHODS OF PRODUCING PAPER THEREON
    • D21F1/00Wet end of machines for making continuous webs of paper
    • D21F1/48Suction apparatus
    • D21F1/483Drainage foils and bars
    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21FPAPER-MAKING MACHINES; METHODS OF PRODUCING PAPER THEREON
    • D21F1/00Wet end of machines for making continuous webs of paper
    • D21F1/48Suction apparatus
    • D21F1/52Suction boxes without rolls
    • D21F1/523Covers thereof
    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21FPAPER-MAKING MACHINES; METHODS OF PRODUCING PAPER THEREON
    • D21F3/00Press section of machines for making continuous webs of paper
    • D21F3/02Wet presses
    • D21F3/10Suction rolls, e.g. couch rolls
    • D21F3/105Covers thereof

Landscapes

  • Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)
  • Paper (AREA)
  • Centrifugal Separators (AREA)
  • External Artificial Organs (AREA)

Description

“ELEMENTO DE REMOÇÃO DE ÁGUA DA EXTREMIDADE ÚMIDA DE UMA MÁQUINA DE PRODUÇÃO DE PAPEL” Campo técnico da invenção A invenção atual refere-se a materiais para elementos de remoção de água na extremidade úmida de máquinas de produção de papel, a elementos de remoção de água preparados com tais materiais, ao uso de tais materiais para a preparação de elementos de remoção de água, e a um método para a produção de tal material.
Fundamentos técnicos da invenção Na extremidade úmida de uma máquina de produção de papel, uma tela ou malha de formatação, que suporta uma suspensão de fibras celulósicas em água, juntamente com produtos químicos e pigmentos, desliza sobre uma quantidade de elementos de remoção de água que promovem a drenagem da água da suspensão. Tais elementos de remoção de água incluem uma prancha de formatação, lâminas metálicas, raspadores a vácuo, coberturas da caixa de sucção, etc. A água efluente removida da suspensão através da tela de conformação contém tipicamente cerca de 0,5 a 1% de material sólido. Este material sólido inclui tipicamente cerca de 95% de pigmentos (por exemplo, carbonato de cálcio) e cerca de 5% de fibras de celulose.
Assim sendo, a tela de conformação que desliza sobre estes elementos de remoção de água, é submetida a um desgaste extenso resultante do próprio deslizamento e da presença destes pigmentos e de fibras de celulose nos efluentes. A tela de conformação, geralmente é um tecido de poliéster e assim sendo, deve ser substituída, por exemplo, a cada 30 -35 dias, a um custo muito elevado. O desgaste na tela de conformação é especialmente pronunciado quando a tela desliza sobre as coberturas lisas da caixa de sucção, em cujo ponto a quantidade de água efluente já foi significativamente reduzida. As coberturas planas da caixa de sucção usualmente são feitas de materiais cerâmicos muito rígidos, tais como óxidos de alumínio, óxidos de cromo, óxidos de zircônio, carbureto de silício ou nitreto de silício. A natureza de tais materiais, incluindo a sua rugosidade de superfície, porosidade e tamanho de poros, tem um papel importante no desgaste da tela de conformação, em uma extensão semelhante ao tipo e características do pigmento nos efluentes de água (ver, por exemplo, M. Laufmann e H. -U. Rapp, Wochenblatt für Papierfabrikation, 114/16, 615 - 622 (1986)).
As coberturas de cerâmica rígidas são vulneráveis porque elas são submetidas a danos acidentais decorrentes de impactos, rupturas por tensões, danos por choques térmicos e desgaste pelo contato com a tela. Tipicamente, os seus custos de produção são também muito elevados, porque elas consistem de um conjunto de elementos individuais pequenos, de 30 a 60 mm de comprimento, que são colados em conjunto na caixa de sucção plana, deixando pequenos espaços vazios onde as partículas de pigmentos do efluente de água podem se acumular. A retenção destas partículas de pigmentos acelera ainda mais o desgaste da tela ou rede de formatação.
Assim sendo, existe um problema na técnica anterior relativo ao desgaste da tela de conformação na extremidade úmida das máquinas de produção de papel, devido ao deslizamento da tela sobre os elementos de remoção de água, e o custo elevado associado com a substituição da tela. Além disso, existe um problema relacionado com a vulnerabilidade dos materiais cerâmicos da técnica anterior. A GB 1 526 377 apresenta elementos de remoção de água tendo inserções feitas de poliuretano fundida in situ e que posteriormente são usinadas até o tamanho final desejado. As poliuretanos preferidas para o uso de acordo com a referida patente são referidas como tendo excelentes propriedades de dureza e contra abrasão, onde a poliuretano tem valores de dureza, de preferência, na faixa de 93 Shore A até 96 Shore A. Poderão ser adicionadas quantidades menores de cargas na poliuretano. Como um exemplo, é mencionada a poliuretano "Adiprene L 167", que é uma composição tendo uma dureza Shore A de 95. Uma pequena quantidade de pigmento verde é adicionada na composição.
Sumário da invenção Um objetivo da invenção atual é amenizar os problemas mencionados acima, relativos ao desgaste de atrito entre a tela de conformação e os elementos de remoção de água em uma máquina de produção de papel, e a vulnerabilidade dos materiais cerâmicos da técnica anterior.
Este objetivo é alcançado através de um material para os elementos de remoção de água, conforme definido nas reivindicações anexas, através de um elemento de remoção de água compreendendo este material, e através do uso deste material para a preparação de um elemento de remoção de água.
Foi agora verificado que o teor de carga do material tem um papel importante em termos do atrito entre o elemento de remoção de água e a tela de conformação. Foi também verificado que um material mais macio para os elementos de remoção de água geralmente leva a um desgaste menor na tela de conformação. O efeito surpreendente observado pelos inventores, foi que uma matriz elastomérica de dureza baixa (tal como uma poliuretano de baixa dureza) contendo também uma carga de baixa dureza, produziu um desempenho superior, tanto em termos de desgaste baixo na tela de conformação como em termos de baixo atrito entre os elementos de remoção de água e a tela de conformação.
No entanto, sabe-se na técnica que a adição de cargas em uma matriz elastomérica, geralmente leva a um aumento da dureza do material. Assim sendo, para se obter um produto acabado tendo uma dureza sufícientemente baixa, a invenção atual propõe o uso de uma matriz polimérica elastomérica de valores de dureza muito baixos, na qual são adicionadas cargas de redução de atrito. A matriz (sem qualquer carga) utilizada de acordo com a invenção atual, adequadamente tem um valor nominal de dureza de 60 Shore A a 80 Shore A, produzindo uma dureza para o produto final de 60 a 85 Shore A, dependendo do tipo de carga adicionada. A invenção atual é baseada no reconhecimento de que os problemas da técnica anterior podem ser amenizados pelo uso de um material macio ou cobertura para os elementos de remoção de água, que no entanto, contêm uma quantidade comparativamente maior de carga.
Assim sendo, a invenção atual apresenta um material não poroso, macio, para os elementos de remoção de água, cujo material é projetado para minimizar o desgaste da tela de conformação, e o qual não apresenta a vulnerabilidade dos materiais das coberturas cerâmicas da técnica anterior, nem as suas desvantagens de fabricação. O material de acordo com a invenção pode ser preparado como um ou vários elementos contínuos isentos de espaços vazios, dessa forma eliminando completamente a necessidade da técnica anterior de uma grande quantidade de elementos pequenos colados em conjunto em um substrato básico.
Surpreendentemente, verificou-se que o uso de materiais elastoméricos macios para os elementos de remoção de água, produz menos desgaste na tela de conformação que desliza sobre estes elementos de remoção de água do que os materiais cerâmicos rígidos utilizados convencionalmente, por exemplo, de óxido de alumínio ou de carbureto de silício. A redução no desgaste é especialmente pronunciada quando o material macio é utilizado em conjunto com uma carga, de preferência uma carga de baixa dureza, para reduzir o coeficiente de atrito contra a tela deslizante.
De acordo com a invenção atual, é apresentado um material para um elemento de remoção de água, o qual é composto de uma matriz polimérica elastomérica e uma quantidade substancial de carga adicionada na referida matriz em um nível de até 50% em peso, como 10 a 50% em peso, onde o material tem uma dureza de acordo com a escala Shore A entre 60 e 85. A carga, de preferência, é adicionada em um nível de 10 a 40% em peso, mais de preferência, em um nível de 15 a 30% em peso.
Em um método para a produção do material de acordo com a invenção atual, é adicionada uma carga com um conteúdo de 10 - 50% em peso, em uma matriz polimérica elastomérica, de preferência uma matriz de poliuretano, tendo uma dureza da matriz (isto é, a dureza que seria obtida se não fosse adicionada nenhuma carga) de 60 - 80 Shore A. A composição é então curada para produzir o material acabado, que tem uma dureza (agora contendo a carga) de 60 - 85 Shore A. Assim sendo, a adição da carga tipicamente leva a um aumento da dureza do material curado. A matriz polimérica elastomérica, de preferência, é composta de poliuretano (PUR). Outros materiais adequados para a matriz polimérica incluem poliuréia, borracha de estireno-butadieno, monômero de etileno propileno dieno (EPDM), borracha nitrílica, borrachas naturais ou sintéticas, policloropreno, poliacrilatos, elastômeros contendo flúor, elastômeros termoplásticos e polisiloxanos. A matriz polimérica elastomérica escolhida deve ter uma dureza nominal de 60 Shore A a 80 Shore A quando não é adicionada nenhuma carga. A carga de preferência é uma carga lubrificante sólida e/ou de baixa dureza como poli (tetrafluoretileno) (PTFE) ou talco. Outros materiais adequados para a carga incluem pós de polietileno de peso molecular ultra elevado (UHMWPE), argila (caulim), carbonato de cálcio, nitreto de boro, sulfeto de molibdênio, fluoreto de cálcio, dióxido de titânio, carbureto de titânio, contas cerâmicos ou vidro esférico. "Carga de baixa dureza", significa aqui uma carga tendo uma dureza na escala Moh entre 1 e 5. Na escala Moh, o diamante tem um valor de 10 e o talco tem um valor de 1. Por exemplo, fluoreto de cálcio tem um valor na escala Moh de 4, o carbonato de cálcio tem um valor entre 3 e 4, a argila (caulim) tem um valor de 1,5 - 2, e o dissulfeto de molibdênio tem um valor de 1,5 - 2. A carga pode ser adicionada à matriz elastomérica utilizando-se técnicas convencionais de dispersão ou de composição bem conhecidas por aqueles adestrados na técnica. Por razões de brevidade, a preparação do material, portanto, não será descrita em maiores detalhes nesta especificação. Descrição detalhada da invenção No que se segue, a invenção será descrita em maiores detalhes, por intermédio de uma quantidade de exemplos. Os exemplos são melhor entendidos quando considerados em conjunto com os desenhos, nos quais: A figura 1 mostra um elemento de teste utilizado nos exemplos; e A figura 2 mostra o arranjo de teste utilizado nos exemplos. São utilizadas referências iguais em todos os desenhos.
Exemplos No que se segue, serão apresentados alguns exemplos de materiais de acordo com a invenção atual. Deve-se notar que os exemplos são apresentados somente para fins ilustrativos, e que o escopo da invenção é definido pelas reivindicações.
Com referência primeiramente à figura 1, é mostrado um elemento de teste 10 utilizado nos exemplos. O elemento de teste é composto de um elemento cilíndrico de suporte 12 de aço inoxidável, que é fornecido com um material elastomérico de cobertura 11 de acordo com a invenção atual. Cada elemento de teste tem um comprimento L = 72 mm e um diâmetro D = 5 mm. Para se testar o material, uma quantidade de elementos semelhantes 10 foi montada em um corpo de teste 19, conforme indicado na figura 2.
Os exemplos mostram materiais para elementos de remoção de água que são projetados para minimizarem o desgaste na tela de conformação, a última sendo tipicamente um tecido de poliéster. Para testar as características de desgaste, é utilizado um equipamento de teste de abrasão especifico AT 2000 (Einlehner, Kissing, Germany). Este equipamento de teste simula o desgaste na tela de conformação com a presença de uma suspensão standard de pigmentos.
Primeiramente serão explicadas em detalhes as condições de operação para o procedimento de teste AT 2000 com referência à figura 2. O arranjo de teste é composto de um recipiente ou banheira cheia com uma suspensão aquosa de pigmentos 14. A concentração de pigmentos na suspensão é entre 0,8 e 3,2% nas experiências descritas abaixo. As paredes do recipiente têm canais para o fluido de refrigeração (água) para manter a temperatura da suspensão aquosa abaixo de 30 ° C. Para este fim, as paredes do recipiente têm uma entrada 17 e uma saída 18 para a água de refrigeração. Uma quantidade (tipicamente 16) de elementos de teste 10 de acordo com a figura 1 são montados em um coipo de teste 19 tendo uma forma geral geralmente cilíndrica. Este corpo de teste é suportado em um eixo de rotação 13. A presença de uma tela de conformação é simulada através de uma tela de poliéster 15 colocada ao redor do corpo de teste 19 e ligada a duas barras 16 para se aplicar uma força entre o corpo de teste e a tela de poliéster. O material da cobertura elastomérica 11, de acordo com a invenção atual, fornecido em cada elemento de teste 10, é virado radialmente para fora do corpo de teste 19, para contatar a tela de poliéster 15.0 corpo de teste tem um diâmetro total de 31,8 mm e as amostras de teste da tela de poliéster têm um tamanho de 148 mm x 26 mm. A tela de poliéster é colocada ao redor de metade da circunferência do corpo de teste; assim sendo, a superfície de desgaste entre o corpo de teste e a tela de poliéster é de 50 mm x 26 mm = 1.300 mm2. Para testar o desgaste na tela de conformação causado pelo corpo de teste, o eixo de rotação 13 é girado para produzir uma velocidade linear relativa entre a tela de poliéster 15 e o corpo de teste 19 de 333 m/minuto com uma força de contato entre eles de 2 kg. O teste é feito durante 75 minutos, correspondendo a uma distância de teste de cerca de 25.000 m. O arranjo do teste descrito acima é utilizado para todos os exemplos abaixo, e é referido como procedimento de teste standard AT 2000. Exemplo 1 Este exemplo refere-se à preparação e ao teste de um corpo de teste composto de uma matriz de poliuretano fundida cheia de PTFE (poli (tetrafluoretileno)).
Para preparar o material, 128,6 g de pó de PTFE ("Zonyl MP 1200", da DuPont) foram dispersadas na temperatura ambiente em 300 g de um poliol ("Hyperplast 2851024", da Hyperplast). Uma quantidade de 63,93 g desta dispersão foi desgaseificada e misturada com 43,61 g de um pré-polímero desgaseificado ("Hyperplast 100") e 2,35 g de um extensor de cadeia 1,4-butanodiol (Merck) durante 2 minutos, e então moldada em 16 elementos 10, um dos quais é detalhado na figura 1) utilizando-se um molde de silicone e curada durante 24h a 80 ° C. O elastômero curado resultante tinha uma dureza Shore A de 81 e um teor de carga de 17,5% em peso. Os 16 elementos moldados 10 foram montados para formar o corpo de teste 19, conforme representado na' figura 2, e foram desbastados até um diâmetro de 31,8 mm. O conjunto e o corpo de teste desbastado foi testado contra uma tela de poliéster, de acordo com o procedimento de teste standard AT 2000. O desgaste da tela de poliéster 15 foi determinado pela diferença de peso de duas amostras circulares perfuradas (diâmetro de 23 mm) das quais uma estava dentro da área de desgaste e a outra fora da área de desgaste. A tabela 1 abaixo mostra a perda de peso das amostras perfuradas dos testes executados com concentrações de suspensão de pigmentos diferentes, comparada com os resultados obtidos sob condições idênticas de teste para dois corpos de teste de referência com materiais de coberturas de cerâmica convencional de óxido de alumínio e de carbureto de silício.
Tabela 1 A tabela 1 mostra uma drástica redução do desgaste da tela de poliéster quando utilizando um material cheio de PTFE, de acordo com a invenção atual, em relação tanto a A1203 como ao SiC, usados em condições idênticas.
Exemplo 2 Este exemplo refere-se à preparação e ao teste de um corpo de poliuretano (PUR) fundida cheia de PTFE, tendo uma dureza Shore A mais elevada do que o corpo de teste do exemplo 1 acima.
Para preparar o material, 44,09 g da mesma dispersão inicial de poliol / PTFE do exemplo 1 foi desgaseificada e misturada com 35,11 g de um pré-polímero desgaseificado (HyperplastlOO) e 2,49 g de um extensor de cadeia, 1,4-butanodiol (Merck), durante dois minutos e moldada em 16 elementos (um dos quais é detalhado na figura 1) utilizando-se um molde de silicone, e então curada durante 24h a 80 ° C. O elastômero curado resultante tinha uma dureza Shore A de 86 e um teor de carga de 16,2% em peso. Os 16 elementos moldados foram montados para formar o corpo de teste, conforme representado na figura 2, e desbastados até um diâmetro de 31,8 mm. O corpo de teste montado e desbastado foi testado contra uma tela de poliéster, de acordo com o procedimento de teste standard AT 2000. O desgaste da tela de poliéster foi determinado pela diferença de peso de duas amostras circulares perfuradas (diâmetro de 23 mm) das quais uma estava dentro da área de desgaste e a outra, fora da área de desgaste. A tabela 2 apresenta a perda de peso das amostras perfuradas dos testes executados com concentrações diferentes de suspensões de pigmentos, comparada com os resultados obtidos em condições de teste idênticas para dois corpos de teste de referência, com materiais de cobertura de cerâmica convencional de óxido de alumínio e de carbureto de silício. Tabela 2 A tabela 2 mostra o efeito da dureza aumentada do material cheio de PTFE. A redução de desgaste da tela de poliéster é ainda muito importante em comparação com a cerâmica AI2O3, mas 0 desgaste é levemente mais elevado, quando comparado com 0 SiC.
Exemplo 3 Este exemplo refere-se à preparação e teste de um corpo de poliuretano fundida (PUR) cheio de PTFE, tendo uma dureza Shore A menor do que o corpo de teste do exemplo 1 acima.
Para preparar o material, 48,32 g da mesma dispersão inicial de poliol / PTFE do exemplo 1 foram desgaseificadas e misturadas com 29,13 g de um pré-polímero desgaseificado (Hyperplast) e 1,14 g de um extensor de cadeia, butanodiol (Merck), durante dois minutos e moldada em 16 elementos (um dos quais é detalhado na figura 1) utilizando-se um molde de silicone, e então foi curada durante 24h a 80 ° C. O elastômero curado resultante tinha uma dureza Shore A de 78 e um teor de carga de 18,5% em peso. Os 16 elementos moldados foram montados para formar o corpo de teste conforme representado na figura 2, e desbastados até um diâmetro de 31,8 mm. O corpo de teste montado e desbastado foi testado contra uma tela de poliéster, de acordo com o procedimento de teste standard AT 2000. O desgaste da tela de poliéster foi determinado pela diferença de peso de duas amostras circulares perfuradas (diâmetro de 23 mm) das quais uma estava dentro da área de desgaste e a outra fora da área de desgaste. A tabela 3 apresenta a perda de peso das amostras perfuradas de testes executados com concentrações diferentes de suspensões de pigmentos, comparada com resultados obtidos em condições idênticas de teste para dois corpos de teste de referência com materiais de cobertura de cerâmica convencional de óxido de alumínio e de carbureto de silício.
Tabela 3 A tabela 3 mostra o efeito da dureza reduzida do material cheio de PTFE. A redução do desgaste da tela de poliéster é muito significativa em relação, tanto ao AI2O3 como ao SiC.
Exemplo 4 Este exemplo refere-se à preparação e teste de um corpo de teste composto de uma matriz de poliuretano (PUR) fundida cheia de talco.
Para preparar 0 material, 129,05 g de pó de talco grau cosmético foram dispersadas na temperatura ambiente em 300 g de um poliol ("Hyperplast 2851024", da Hyperplast) com 0,58 g de Byk W 968 (aditivo de umidificação e de dispersão) e 0,58 g de Byk A 555 (aditivo de liberação de ar). Uma quantidade de 67,28 g desta dispersão foi desgaseificada e misturada com 45,73 g de um pré-polímero desgaseificado (Hyperplast 100) e 2,47 g de um extensor de cadeia, 1,4-butanodiol (Merck), durante dois minutos e moldada em 16 elementos (um dos quais é detalhado na figura 1) utilizando-se um molde de silicone, e então curada durante 24h a 80 0 C. O elastômero curado resultante tinha uma dureza Shore A de 81 e um teor de carga de 17,5% em peso. Os 16 elementos moldados foram montados para formar o corpo de teste conforme representado na figura 2, e desbastados até um diâmetro de 31,8 mm. O corpo de teste montado e desbastado foi testado contra uma tela de poliéster, de acordo com 0 procedimento de teste standard AT 2000. O desgaste da tela de poliéster foi determinado pela diferença de peso entre duas amostras circulares perfuradas (diâmetro de 23 mm), das quais uma estava dentro da área de desgaste e a outra, fora da área de desgaste. A tabela 4 apresenta a perda de peso das amostras perfuradas dos testes executados com concentrações diferentes de suspensões de pigmentos, comparado com os resultados obtidos nas condições idênticas de teste para dois corpos de teste de referência com materiais de cobertura de cerâmica convencional de óxido de alumínio e de carbureto de silício.
Tabela 4 A tabela 4 mostra o efeito de uma carga de baixa dureza (dureza Moh entre 1 e 5) tendo uma relação de aspecto elevada. A redução de desgaste da tela de poliéster é significativa em relação, tanto ao A1203 como ao SiC.
Exemplo 5 Este exemplo refere-se à preparação e testes de um corpo de teste composto de uma matriz de poliuretano fundida (PUR) cheia de carbonato de cálcio.
Para preparar o material, 250 g de pó de carbonato de cálcio ( "HC 50-BG", da OMYA) foram dispersadas na temperatura ambiente em 300 g de um poliol ("Hyperplast 2851024", da Hyperplast) com 0,3 g de Byk 968 (aditivo de umidificação e dispersão), 0,3 g de Byk A 555 (aditivo de liberação de ar) e 0,3 g de Byk 088 (aditivo de eliminação de espuma). Uma quantidade de 87,77 g desta dispersão foi desgaseificada e misturada com 41,17 g de um pré-polímero desgaseificado (Hyperplast 100) e 1,61 g de um extensor de cadeia, 1,4-butanodiol (Merck), durante dois minutos e moldada em 16 elementos (um dos quais é detalhado na figura 1) utilizando-se um molde de silicone, e então curada durante 24h a 80 ° C. O elastômero curado resultante tinha uma dureza Shore A de 82 e um teor de carga de 30,5% em peso. Os 16 elementos moldados foram montados para formar o corpo de teste conforme representado na figura 2, e desbastados até um diâmetro de 31,8 mm. O corpo de teste montado e desbastado foi testado contra uma tela de poliéster, de acordo com o procedimento de teste standard AT 2000. O desgaste da tela de poliéster foi determinado pela diferença de peso entre duas amostras circulares perfuradas (diâmetro de 23 mm), das quais uma estava dentro da área de desgaste e a outra, fora da área de desgaste. A tabela 5 apresenta a perda de peso das amostras perfuradas de testes executados com concentrações diferentes de suspensões de pigmentos, comparada com os resultados obtidos em condições idênticas de teste para dois corpos de teste de referência com materiais de cobertura de cerâmica convencional de óxido de alumínio e de carburetos de silício.
Tabela 5 A tabela 5 mostra o efeito de uma carga com baixa dureza tendo uma baixa relação de aspecto. A redução de desgaste da tela de poliéster é ainda muito importante em comparação com a cerâmica de AI2O3, mas o desgaste é ligeiramente mais elevado quando comparado com o SiC. Exemplo 6 Este exemplo refere-se à preparação e teste de um corpo de teste composto de uma matriz de poliuretano fundida (PUR) cheia de nitreto de boro hexagonal (BN).
Para preparar o material, 129 g de pó de BN ("AC 6004", da Advanced Ceramics) foram dispersadas na temperatura ambiente em 300 g de um poliol ("Hyperplast 2851024", da Hyperplast) com 0,5 g de Byk 968 (aditivo de umidificação e dispersão), 0,5 g de Byk A 555 (aditivo de liberação de ar). Uma quantidade de 70,71 g desta dispersão foi desgaseifícada e misturada com 48,08 g de um pré-polímero desgaseificado (HyperplastlOO) e 2,60 g de um extensor de cadeia, 1,4-butanodiol (Merck) durante dois minutos e moldada em 16 elementos (um dos quais é detalhado na figura 1) utilizando-se um molde de silicone, e então curada durante 24h a 80 ° C. O elastômero curado resultante tinha uma dureza Shore A de 84 e um teor de carga de 17,5% em peso. Os 16 elementos moldados foram montados para formar o corpo de teste conforme representado na figura 2, e desbastados até um diâmetro de 31,8 mm. O corpo de teste montado e desbastado foi testado contra uma tela de poliéster, de acordo com o procedimento de teste standard AT 2000. O desgaste da tela de poliéster foi determinado pela diferença de peso entre duas amostras circulares perfuradas (diâmetro de 23 mm), das quais uma estava dentro da área de desgaste e a outra, fora da área de desgaste. A tabela 6 apresenta a perda de peso das amostras perfuradas de testes executados com concentrações diferentes de suspensões de pigmentos, comparada com os resultados obtidos em condições idênticas de teste para dois corpos de teste de referência com materiais de cobertura de cerâmica convencional de óxido de alumínio e de carbureto de silício.
Tabela 6 A tabela 6 mostra o efeito de uma carga lubrificante sólida tendo uma relação de aspecto elevada. A redução de desgaste da tela de poliéster é ainda muito importante em comparação com uma cerâmica de A1203, mas o desgaste é mais elevado, quando comparado com o SiC.
Para concluir, foi proposta e descrita uma alternativa em relação aos materiais cerâmicos rígidos da técnica anterior para elementos de remoção de água na extremidade úmida de máquinas de produção de papel. O material da invenção é um material elastomérico macio, tendo uma dureza de acordo com a escala Shore A entre 60 e 85. O material contém uma carga em um nível de cerca de 10 a 50%.
De preferência, a carga é uma carga lubrificante de baixa dureza e/ou sólida. Foi demonstrado o efeito de uma carga de relação de aspecto baixa / elevada. A relação de aspecto é utilizada para caracterizar a forma da carga, e corresponde à relação entre o comprimento e a espessura. Partículas esféricas ou próximas de esféricas, não terão nenhuma ou terão uma relação de aspecto muito baixa, enquanto que plaquetas, flocos ou fibras, terão uma relação de aspecto elevada. A relação de aspecto tem uma influência importante em certas propriedades do composto, tais como reforço, etc. Entre as cargas mencionadas acima, o carbonato de cálcio e o PTFE têm uma relação de aspecto baixa, enquanto que o nitreto de boro e o talco têm uma relação de aspecto muito mais elevada. Os lubrificantes sólidos são partículas sólidas utilizadas para a redução do atrito, aumento da capacidade de transporte de carga, fornecimento de lubrificação nas extremidades, redução de desgaste, etc. Os lubrificantes sólidos típicos são grafite, dissulfeto de molibdênio, PTFE e nitreto de boro.
Assim sendo, a invenção atual elimina completamente a necessidade de materiais cerâmicos vulneráveis que têm sido utilizados na técnica anterior. Ao mesmo tempo, o desgaste na tela de conformação na máquina de produção de papel é mantido muito baixo, dessa forma fazendo com que a substituição da tela de conformação seja requerida com menos freqüência. O material de acordo com a invenção atual pode ser fornecido nas superfícies dos elementos de remoção de água. Em alguns casos, será ainda possível preparar-se elementos de remoção de água quase que inteiramente do material da invenção. Os exemplos demonstraram que o desgaste na tela de conformação, quando se utiliza o material de acordo com a invenção atual para os elementos de remoção de água, é na realidade muito baixo. Prevê-se que serão preparados elementos de remoção de água competitivos e bem sucedidos comercialmente com o material da invenção.

Claims (9)

1. Elemento de remoção de água da extremidade úmida de uma máquina de produção de papel, tendo uma superfície deslizante para contatar uma tela de conformação, a superfície deslizante sendo feita de uni material que compreende uma matriz polimérica elastomérica, e uma carga adicionada na matriz, caracterizado pelo fato de que a carga é adicionada na matriz em um nível de 10 a 50% em peso, onde o material tem uma dureza de acordo com a escala Shore A entre 60 e 85.
2. Elemento de remoção de água de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a referida matriz polimérica elastomérica é composta de um material escolhido de poliuretano, poliuréia, borracha de estireno-butadieno, monômero de etileno propileno dieno (EPDM), borracha nitrílica, borrachas naturais ou sintéticas, policloropreno, poliaerilatos, elastômeros contendo flúor, elastômeros termopl ás ticos e polisiloxanos.
3. Elemento de remoção de água de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a matriz polimérica é composta de poliuretano
4. Elemento de remoção de água de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a carga é uma carga de baixa dureza.
5. Elemento de remoção de água de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a carga é um lubrificante sólido.
6. Elemento de remoção de água dc acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a carga compreende um material selecionado de poli (tetrafluoretileno), talco, pós de polietileno de peso molecular ultra elevado (UHMWPE), argila (caulim), carbonato de cálcio, nitreto de boro, sulfeto de molibdênio, fluoreto de cálcio, dióxido de titânio, carbureto de titânio, contas de vidro e contas de cerâmica.
7. Elemento de remoção de água de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que a carga é uma carga de baixa dureza escolhida de poli (tetrafluoretileno) e talco.
8. Elemento de remoção de água de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que a carga é adicionada em um nível de 10 a 40% em peso, de preferência 15 a 30% em peso.
9. Elemento de remoção de água de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que o material para a superfície deslizante tem uma dureza de acordo com a escala Shore A entre 70 e 80.
BRPI0416348-6A 2003-11-20 2004-11-17 Elemento de remoção de água da extremidade úmida de uma máquina de produção de papel BRPI0416348B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
SE0303073-1 2003-11-20
SE0303073A SE0303073D0 (sv) 2003-11-20 2003-11-20 Materials for dewatering elements
PCT/EP2004/012999 WO2005054574A1 (en) 2003-11-20 2004-11-17 Materials for dewatering elements

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0416348A BRPI0416348A (pt) 2007-03-13
BRPI0416348B1 true BRPI0416348B1 (pt) 2015-07-21

Family

ID=29729097

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0416348-6A BRPI0416348B1 (pt) 2003-11-20 2004-11-17 Elemento de remoção de água da extremidade úmida de uma máquina de produção de papel

Country Status (12)

Country Link
US (1) US7513976B2 (pt)
EP (1) EP1697581B1 (pt)
JP (1) JP4814105B2 (pt)
KR (1) KR101120473B1 (pt)
CN (1) CN1882743B (pt)
AT (1) ATE362563T1 (pt)
BR (1) BRPI0416348B1 (pt)
CA (1) CA2546656C (pt)
DE (1) DE602004006535T2 (pt)
ES (1) ES2287790T3 (pt)
SE (1) SE0303073D0 (pt)
WO (1) WO2005054574A1 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2007230994A (ja) * 2006-03-02 2007-09-13 General Electric Co <Ge> 窒化ホウ素を含む局所塗布組成物
US8236139B1 (en) 2008-06-30 2012-08-07 International Paper Company Apparatus for improving basis weight uniformity with deckle wave control
US8460778B2 (en) * 2008-12-15 2013-06-11 Tredegar Film Products Corporation Forming screens
US20100151170A1 (en) * 2008-12-15 2010-06-17 Tredegar Film Products Corporation Forming screens
DE102011056761A1 (de) * 2011-12-21 2013-08-08 Leibniz-Institut Für Neue Materialien Gemeinnützige Gmbh Pigmentiertes, feinstrukturiertes tribologisches Kompositmaterial
WO2013091685A1 (en) 2011-12-21 2013-06-27 Leibniz-Institut Für Neue Materialien Gemeinnützige Gmbh Highly structured composite material and process for the manufacture of protective coatings for corroding substrates
DE102012205227B3 (de) * 2012-03-30 2013-04-11 Voith Patent Gmbh Verfahren zur Herstellung eines Walzenbezugs und Walzenbezug
WO2015042222A1 (en) * 2013-09-20 2015-03-26 Stowe Woodward Licensco, Llc Soft rubber roll cover with wide grooves

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3194729A (en) * 1961-10-23 1965-07-13 Time Inc Suction box top
GB1084909A (en) * 1964-05-15 1967-09-27 Johnson Wire Works Ltd Drainage apparatus for web-forming machines
CA1000684A (en) * 1972-04-12 1976-11-30 Union Carbide Corporation Low-friction, wear-resistant material
GB1526377A (en) * 1976-04-28 1978-09-27 Walker Consolidated Ltd C Dewatering devices
US4306053A (en) * 1980-03-18 1981-12-15 Minnesota Mining And Manufacturing Company Oil and water resistant polyurethane resin and polyol composition useful to make the same
JPS617348A (ja) * 1984-06-22 1986-01-14 Yokohama Rubber Co Ltd:The ポリマ−組成物
JPH0224336A (ja) * 1988-07-13 1990-01-26 Denki Kagaku Kogyo Kk 強化ゴム組成物
US5096993A (en) * 1990-11-02 1992-03-17 Olin Corporation Thermoplastic polyurethane elastomers and polyurea elastomers made using low unsaturation level polyols prepared with double metal cyanide catalysts
JP2608195B2 (ja) * 1991-06-24 1997-05-07 セントラル硝子株式会社 熱可塑性ウレタン樹脂組成物
US5298124A (en) 1992-06-11 1994-03-29 Albany International Corp. Transfer belt in a press nip closed draw transfer
GB9602984D0 (en) * 1996-02-14 1996-04-10 Plasma Coatings Ltd Foil blade
SE511703C2 (sv) * 1998-03-20 1999-11-08 Nordiskafilt Ab Albany Användning av ett överföringsband för en mjukpappersmaskin
FI105351B (fi) * 1999-02-15 2000-07-31 Valmet Corp Menetelmä kuluvan pinnan tiivistämiseksi
US6344241B1 (en) * 1999-06-07 2002-02-05 The Procter & Gamble Company Process and apparatus for making papermaking belt using extrusion
JP3488403B2 (ja) * 1999-09-20 2004-01-19 市川毛織株式会社 湿紙搬送ベルト及びその製造方法

Also Published As

Publication number Publication date
CA2546656C (en) 2010-09-21
WO2005054574A1 (en) 2005-06-16
CN1882743A (zh) 2006-12-20
KR101120473B1 (ko) 2012-02-29
SE0303073D0 (sv) 2003-11-20
CN1882743B (zh) 2010-07-21
EP1697581A1 (en) 2006-09-06
EP1697581B1 (en) 2007-05-16
ES2287790T3 (es) 2007-12-16
DE602004006535D1 (de) 2007-06-28
CA2546656A1 (en) 2005-06-16
KR20060102337A (ko) 2006-09-27
ATE362563T1 (de) 2007-06-15
DE602004006535T2 (de) 2008-01-31
US7513976B2 (en) 2009-04-07
JP2007511653A (ja) 2007-05-10
JP4814105B2 (ja) 2011-11-16
US20070068646A1 (en) 2007-03-29
BRPI0416348A (pt) 2007-03-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP4909884B2 (ja) ナノフィラーを有する、ポリウレタンでコートされたベルト及びロールカバー
BRPI0416348B1 (pt) Elemento de remoção de água da extremidade úmida de uma máquina de produção de papel
EP0367739B1 (en) Foam coating of press fabrics to achieve a controlled void volume
CA2358985C (en) Elastomeric roll cover with ultra high molecular weight polyethylene filler
US8647475B2 (en) Roll coating roll and method for its manufacture
RU2202716C2 (ru) Способ изготовления подшипника с дугообразными вкладышами
FI75893B (fi) Skivformad vaetskegenomslaeppande struktur, och foerfarande foer tillverkning av densamma.
JP5545773B2 (ja) シュープレスベルト
GB2121844A (en) Met laid flexable sheet materials
JP2002504208A (ja) 溝付板部材を有する軸受組立体
EP0023512A1 (en) FILM MATERIAL WITH PEELED VERMICULIT.
KR100994849B1 (ko) 섬유웹 및 이의 제조를 위한 방법
JP4852328B2 (ja) ビーターシートガスケット
JP2007511653A5 (pt)
GB2037343A (en) Gasket Material and Method of Manufacture Thereof
WO2013107721A1 (de) Walzenbezug enthaltend mineralischen füllstoff und polymerfüllstoff
CA1213096A (en) Press roll and manufacturing method therefor
RU2222723C2 (ru) Подшипник, содержащий планки с пазами
SU1010085A1 (ru) Полимерна композици дл пластичных набивок
Nunnari et al. High speed microcompression of paper coatings
Walker Curve Fitting the Drainage Model
MX2008007784A (es) Pulpa de poliarenazol/termoplastica y metodos para hacer la misma

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 21/07/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 16A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2604 DE 01-12-2020 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.