BRPI0409071B1 - “Método para controlar acesso a uma rede em um sistema de comunicações sem fio, executado por um terminal” - Google Patents

“Método para controlar acesso a uma rede em um sistema de comunicações sem fio, executado por um terminal” Download PDF

Info

Publication number
BRPI0409071B1
BRPI0409071B1 BRPI0409071-3A BRPI0409071A BRPI0409071B1 BR PI0409071 B1 BRPI0409071 B1 BR PI0409071B1 BR PI0409071 A BRPI0409071 A BR PI0409071A BR PI0409071 B1 BRPI0409071 B1 BR PI0409071B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
terminals
response
network
utran
terminal
Prior art date
Application number
BRPI0409071-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Lee Young-Dae
Yi Seung-June
Chun Sung-Duck
Original Assignee
Lg Electronics Inc.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Lg Electronics Inc. filed Critical Lg Electronics Inc.
Publication of BRPI0409071A publication Critical patent/BRPI0409071A/pt
Publication of BRPI0409071B1 publication Critical patent/BRPI0409071B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W4/00Services specially adapted for wireless communication networks; Facilities therefor
    • H04W4/06Selective distribution of broadcast services, e.g. multimedia broadcast multicast service [MBMS]; Services to user groups; One-way selective calling services
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/30Resource management for broadcast services

Abstract

"aparelho e método para controlar acesso à rede em sistema de comunicação sem fio". em um sistema de comunicação sem fio, um aparelho e método para gerenciar sinais emitidos entre uma rede e uma pluralidade de terminais são alcançados através de transmitir um parâmetro de condição de resposta da rede à pluralidade de terminais subscritos a um serviço de transmissão múltipla. o parâmetro está associado ao controle da comunicação de sinais emitidos da pluralidade de terminais. o terminal então aplica o parâmetro de controle de resposta a um teste pré-determinado e responde à rede se o terminal determina que está qualificado para responder a um resultado do teste pré-determinado. a rede avalia se o parâmetro necessita ser transmitido à pluralidade de terminais e se o parâmetro necessita ser atualizado baseado pelo menos em parte das respostas recebidas pela rede.

Description

(54) Título: MÉTODO PARA CONTROLAR ACESSO A UMA REDE EM UM SISTEMA DE COMUNICAÇÕES SEM FIO, EXECUTADO POR UM TERMINAL (51) Int.CI.: H04Q 7/38 (30) Prioridade Unionista: 03/04/2003 KR 10-2003-0021143 (73) Titular(es): LG ELECTRONICS INC.
(72) Inventor(es): YOUNG-DAE LEE; SEUNG-JUNE Yl; SUNG-DUCK CHUN
MÉTODO PARA CONTROLAR ACESSO A UMA REDE EM UM SISTEMA DE COMUNICAÇÕES SEM FIO, EXECUTADO POR UM TERMINAL
Campo da Invenção
A presente invenção está relacionada à comunicação em um sistema de comunicação sem fio e, mais particularmente, a um aparelho e método para controlar acesso a uma rede por terminais móveis.
Fundamentos da Invenção
Um sistema de telecomunicação móvel universal (UMTS) é um sistema de comunicação móvel IMT-2000 de terceira geração do tipo Europeu que se desenvolveu a partir de um padrão europeu conhecido como Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM). UMTS pretende fornecer um serviço de comunicação móvel aperfeiçoado baseado em uma rede central GSM e tecnologia de conexão sem fio de acesso múltiplo de divisão de código de banda larga (W-CDMA).
Em dezembro de 1998, um Projeto de Sociedade de
Terceira Geração (3GPP) foi formado pelo ETSI da Europa, o ARIB/TTC do Japão, o TI dos Estados Unidos, e o TTA da Co20 réia. 0 3GPP cria especificações detalhadas de tecnologia UMTS. De modo a alcançar desenvolvimento técnico rápido e eficiente do UMTS, cinco grupos de especificação técnica (TSG) foram criados no 3GPP para padronizar o UMTS através de considerar a natureza independente dos elementos de rede e suas operações.
Cada TSG desenvolve, aprova, e gerencia a especificação padrão em uma região relacionada. Entre esses grupos, o grupo de rede de acesso de rádio (RAN) (TSG-RAN) dePetição 870170087084, de 10/11/2017, pág. 8/11 senvolve os padrões para as funções, exigências, e interface da rede de acesso de rádio terrestre UMTS (UTRAN 100), que é uma rede de acesso de radio para suportar tecnologia de acesso W-CDMA no UMTS.
A Figura 1 ilustra uma estrutura básica exemplar de uma rede UMTS geral. Como mostrado na Figura 1, o UMTS é dividido a grosso modo em um terminal ou equipamento de usuário (UE) 10, uma UTRAN 20 e uma rede central (CN) 30.
A UTRAN 2 0 inclui um ou mais subsistemas de rede de rádio (RNS) 25. Cada RNS 25 inclui um controlador de rede de rádio (RNC) 23 e uma pluralidade de Nós B (estações de base) 21 gerenciados pelo RNC 23. 0 RNC 23 manipula a determinação e gerenciamento de recursos de rádio e opera como um ponto de acesso com relação à rede central 30.
Os nós B 21 recebem informação enviada pela camada física do terminal 10 através de enlace ascendente, e transmitem dados ao terminal 10 através de enlace descendente (downlink) . Os Nós B 21 operam como pontos de acesso da UTRAN 20 para o terminal 10.
A UTRAN 20 constrói e mantém um portador de acesso de rádio (RAB) para comunicação entre o terminal 10 e a rede central 30. A rede central 30 solicita qualidade de serviço (QoS) de extremidade a extremidade de solicitações a partir do RAB, e o RAB suporta as solicitações QoS que a rede central ajustou. Conseqüentemente, através de construir e manter o RAB, a UTRAN 20 pode satisfazer as solicitações QoS extremidade a extremidade.
Os serviços fornecidos a um terminal específico 10 >3 são divididos a grosso modo nos serviços de comutação de circuito (CS) e os serviços de comutação de pacote (PS). Por exemplo, um serviço de conversação de voz geral é um serviço de comutação de circuito, enquanto um serviço de navegação na Rede via uma conexão de Internet é classificado como um serviço de comutação de pacote (PS).
Para suportar serviços de comutação de circuito, os RNCs 23 são conectados ao MSC 31 da rede central 30, e o MSC 31 é conectado ao GMSC 220 que gerencia a conexão com outras redes. Para suportar serviços de comutação de pacote, os RNCs 23 são conectados ao SGSN 3 5 e ao GGSN 3 7 da rede central 30. O SGSN 35 suporta as comunicações de pacote com os RNCs 23 e o GGSN 3 7 gerencia a conexão com outras redes de comutação de pacote, tal como a Internet.
O sistema 3GPP pode fornecer serviço de multidifusão de transmissão multimídia (MBMS). O 3GPP TSG AS (Aspecto de Serviço e Sistema) define vários elementos de rede e suas funções exigidas para suportar serviços MBMS. Um serviço de difusão de célula fornecido pelo sistema convencional é limitado a um serviço no qual mensagens de tipo de texto curto são transmitidas para uma certa área. O serviço MBMS ê um serviço mais avançado que transmite multiplamente dados de multimídia a terminais (UEs) 10 que subscreveram ao serviço correspondente em adição a dados de multimídia transmitidos. Um exemplo de serviço MBMS inclui novos canais, canais de música, canais de filme, etc.
serviço MBMS é um serviço dedicado descendente que fornece um serviço de baixa prioridade ou de fluxo con4 >Ί tínuo a uma pluralidade de terminais 10 através do uso de um canal descendente comum ou dedicado. O serviço MBMS é dividido em um modo de difusão e um modo de multidifusão.
O modo de difusão MBMS facilita a transmissão de dados de multimídia para todo usuário localizado em uma área de transmissão, onde o modo de transmissão múltipla MBMS facilita a transmissão de dados de multimídia a um grupo específico de usuários localizado em uma área de transmissão múltipla. A área de difusão significa uma área com disponibilidade de um serviço de difusão, e a área de transmissão múltipla significa uma área com disponibilidade de um serviço de transmissão múltipla.
Usuários que desejam receber o serviço MBMS primeiro recebem um anúncio de serviço fornecido por uma rede. O anúncio de serviço fornece o terminal 10 com uma lista de serviços a serem fornecidos e informação relacionada. Em adição, os usuários devem receber uma notificação de serviço fornecida pela rede. A notificação de serviço fornece o terminal 10 com informação relacionada aos dados de transmissão a serem transmitidos.
Se o usuário pretende receber o serviço MBMS de modo de transmissão múltipla, o usuário subscreve a um grupo de subscrição de transmissão múltipla. Um grupo de subscrição de transmissão múltipla é um grupo de usuários que completaram um procedimento de subscrição. Uma vez que o usuário subscreveu ao grupo de subscrição de transmissão múltipla, o usuário pode se juntar a um grupo de transmissão múltipla para receber um serviço de transmissão múltipla espe5 cífico. Um grupo de transmissão múltipla é um grupo de usuários que recebem um serviço de transmissão múltipla específico. Aderir a um grupo de transmissão múltipla, também referido como uma ativação de transmissão múltipla MBMS, significa combinar com o grupo de transmissão múltipla que tem usuários que desejam receber o serviço de transmissão múltipla específico. Conseqüentemente, o usuário pode receber os dados de transmissão múltipla específicos através da adesão a um grupo de transmissão múltipla {isto é, ativação de transmissão múltipla MBMS).
O RNC 23 transfere os dados de usuário MBMS ao terminal 10 através da estação de base (Nó B) 21 via'o plano de usuário do protocolo da UTRAN. A UTRAN 2 0 transfere os dados de usuário MBMS através da construção e da manutenção de um portador de acesso de rádio (RAB) para uma comunicação de chamada entre o terminal 10 e a rede central 30. Os dados de usuário MBMS são transferidos somente por enlace descendente. O portador de rádio MBMS facilita a transferência, somente a um terminal específico 10, dos dados de usuário de um serviço MBMS específico transferido pela rede central 30 à UTRAN 20.
O portador de rádio MBMS é dividido em um tipo ponto-a-multiponto e um tipo ponto-a-ponto. A UTRAN 20 seleciona um dos dois tipos de portadores de rádio MBMS para fornecer o serviço MBMS. Para selecionar um dos dois portadores de rádio MBMS, a UTRAN 20 deveria reconhecer o número de usuários (terminais 10) de um serviço MBMS específico existente em uma célula.
Figure BRPI0409071B1_D0001
A UTRAN 20 pode contar o número de terminais para determinar o tipo de portador de rádio MBMS. A UTRAN 20 informa aos terminais que está contando o número de terminais quando ela fornece informação sobre o serviço MBMS via um canal de controle comum MBMS ou executa paginação para um grupo de serviço MBMS específico.
Quando um terminal 10 recebe uma notificação de serviço de um serviço MBMS indicando que a contagem está sendo executada no serviço correspondente, o terminal estabelece uma conexão entre uma entidade RRC do terminal 10 e uma entidade RRC da UTRAN 20 através da transferência de uma mensagem de solicitação de conexão RRC à UTRAN através de um canal comum de enlace ascendente. A mensagem de solicitação de conexão RRC informa â UTRAN que o terminal deseja receber o serviço MBMS correspondente.
Através da contagem do número de terminais 10 que transferiram uma mensagem de solicitação de conexão RRC, a UTRAN 20 pode reconhecer usuários que desejam receber o serviço MBMS específico em uma célula. A UTRAN 20 então configura um portador de rádio MBMS com base na contagem.
Se o número de usuários existentes em uma célula correspondente ê menor do que um certo valor limite, a UTRAN 20 ajusta um portador de rádio MBMS ponto-a-ponto. Se o número de usuários existentes em uma célula correspondente é maior ou igual a um certo valor limite, a UTRAN ajusta um portador de rádio MBMS ponto-a-multiponto. Entretanto, o método de paginação convencional através do qual a UTRAN 2 0 reconhece o número de terminais 10 que desejam receber um serviço MBMS tem as desvantagens.
Quando a UTRAN 20 executa a notificação de serviço MBMS, mensagens de resposta, tais como mensagens de resposta RRC, são enviadas a partir de terminais 10 que desejam receber o serviço MBMS. As mensagens de resposta estão simultaneamente concentradas no canal de enlace ascendente, resultando em um aumento na interferência e carga no enlace ascendente. Como a UTRAN 20 executa a notificação de serviço MBMS â pluralidade de terminais 10 usando o canal de controle comum MBMS e os terminais correspondentes 10 simultaneamente informam ã UTRAN 20 que eles desejam receber o serviço MBMS correspondente através de um canal comum de enlace ascendente, ambas a interferência e a carga no enlace ascendente aumentam.
Como a interferência e a carga aumentam, um longo período indesejável de tempo pode ser solicitado pelos terminais 10 para enviar mensagens de resposta. Por essa razão, alguns terminais podem falhar para transmitir a mensagem de resposta pelo tempo quando então a UTRAN 20 deveria configurar o portador de rádio MBMS.
Uma vez que a UTRAN 20 recebe um número de mensagens de resposta a partir dos terminais 10 que está acima do limite para configurar o portador de rádio ponto-amultiponto MBMS, a UTRAN não necessita receber quaisquer mensagens de resposta adicionais porque todas as solicitações para selecionar o portador de rádio foram alcançadas. Entretanto, na técnica convencional, mesmo se a UTRAN 20 já recebeu acima de um número limite de mensagens de resposta,
Ή a UTRAN continua a receber mensagens de resposta acima até que o portador de rádio MBMS é ajustado. Então, os recursos de rádio de enlace ascendente são indesejavelmente gastos.
Sumário da Invenção
Um objetivo da presente invenção é fornecer um aparelho e método de gerenciamento de comunicação de enlace ascendente (uplink) em um sistema de comunicação móvel capaz de aliviar congestionamento do enlace ascendente que gastam recursos de rádio durante um serviço de transmissão múltipla/difusão.
De acordo com um método para gerenciar uma comunicação de enlace ascendente entre uma rede e uma pluralidade de terminais em um sistema de comunicação sem fio, o método compreende as etapas de: transmitir um parâmetro (tal como informação de acesso ou condição de resposta) da rede à pluralidade de terminais subscrevendo a, por exemplo, um serviço de transmissão múltipla. O parâmetro está associado ao controle da comunicação de enlace ascendente da pluralidade de terminais. 0 método adicionalmente compreende a etapa de aplicar o parâmetro a um teste pré-determinado em pelo menos um da pluralidade de terminais e responde à rede se pelo menos um da pluralidade de terminais determina que pelo menos um da pluralidade de terminais está qualificado para responder a um resultado do teste pré-determinado. A rede então avalia se o parâmetro necessita ser transmitido à pluralidade de terminais e se o parâmetro necessita ser atualizado baseado em pelo menos parte das respostas recebidas pela rede .
De acordo com um aspecto da invenção, preferivelmente, a etapa de avaliar se o parâmetro necessita ser transmitido compreende determinar se um número suficiente de terminais respondeu, Se o número suficiente de terminais respondeu, então a rede configura um portador de rádio ponto-a-multiponto para o serviço. Se o número suficiente de terminais não respondeu, então a rede configura um portador de rádio ponto-a-ponto para o serviço. Preferivelmente, a etapa de avaliar se o parâmetro necessita ser atualizado é baseada nas respostas totais a partir dos terminais em uma célula servida pela rede.
De acordo com um outro aspecto da invenção, o parâmetro é selecionado pela rede tal gue o número total de respostas é menor do que a pluralidade de terminais subscrevendo ao serviço. Também, em resposta â etapa de avaliação, a rede atualiza o parâmetro da rede em resposta a um número total de respostas recebidas. Altemativamente, a rede pára a atualização do parâmetro quando o número total de respostas satisfaz uma condição pré-determinada definida na rede.
De acordo com uma outra modalidade da presente invenção, um método para gerenciar uma comunicação de enlace ascendente compreende decodificar um canal de rádio para verificar a presença de um parâmetro da rede para uso em um processo particular no terminal, onde o parâmetro está associado ao controle de comunicação de enlace ascendente a partir do terminal que está subscrevendo a um serviço MBMS fornecido pela rede; receber o parâmetro do canal de rádio; aplicar o parâmetro a um teste pré-determinado no terminal;
'W determinar se o terminal está qualificado para responder à rede em resposta a um resultado do teste pré-determinado; responder à rede através do envio de uma mensagem de resposta se o terminal está qualificado para responder à rede; e repetir as etapas acima se o terminal não está qualificado para responder à rede. Preferivelmente, a etapa de repetição compreende usar um parâmetro atualizado da rede. Também, a etapa de repetição é executada para o processo particular no terminal.
De acordo com um aspecto dã invenção, o parâmetro da rede está associado a seletivamente controlar se o terminal necessita enviar a mensagem de resposta à rede.
De acordo com ainda uma outra modalidade da presente invenção, um método para gerenciar uma comunicação de enlace ascendente entre uma rede e uma pluralidade de terminais em um sistema de comunicação sem fio compreende as etapas de transmitir um parâmetro da rede à pluralidade de terminais subscrevendo a, por exemplo, um serviço de transmissão múltipla, onde o parâmetro está associado a controlar a comunicação de enlace ascendente da pluralidade de terminais; receber sinais de resposta de um grupo selecionado da pluralidade de terminais, onde os sinais de resposta são em resposta ao parâmetro transmitido a partir da rede; e avaliar se o parâmetro necessita ser transmitido â pluralidade de terminais e se o parâmetro necessita ser atualizado baseado em pelo menos partes das respostas recebidas pela rede.
De acordo com uma outra modalidade, um sistema de comunicação sem fio compreende uma pluralidade de terminais sendo servidos em uma célula; e uma rede para transmitir um parâmetro à pluralidade de terminais subscrevendo a um serviço, onde o parâmetro está associado a controlar a comunicação de enlace ascendente da pluralidade de terminais, onde pelo menos um da pluralidade de terminais aplicando o parâmetro a um teste pré-determinado, e responder à rede se pelo menos um da pluralidade de terminais determina que pelo menos um da pluralidade de terminais está qualificado para responder â rede em resposta a um resultado do teste predeterminado, e a rede avaliar se o parâmetro necessita ser transmitido à pluralidade de terminais e se o parâmetro necessita ser atualizado baseado em pelo menos parte das respostas recebidas pela rede.
De acordo com uma outra modalidade da invenção, um terminal sem fio para gerenciar uma comunicação de enlace ascendente em um sistema de comunicação sem fio compreende um dispositivo de decodificação para decodificar um canal de rádio para verificar a presença de um parâmetro da rede para uso em um processo particular no terminal, onde o parâmetro está associado a controlar a comunicação de enlace ascendente a partir do terminal que está subscrevendo a um serviço fornecido pela rede; e um processador para receber o parâmetro do canal de rádio e aplicar o parâmetro a um teste predeterminado no terminal e determinar se o terminal está qualificado para responder à rede em resposta a um resultado do teste pré-determinado e responder à rede através de enviar uma mensagem de resposta se o terminal está qualificado para responder à rede, onde se o terminal não está qualificado para responder à rede então o dispositivo de decodificação re-verifica a presença do parâmetro e o processador aplica o parâmetro ao teste pré-determinado para determinar se o terminal estã qualificado para responder à rede. Preferivelmente, o processador estã adaptado para usar um parâmetro atualizado da rede.
De acordo com uma modalidade da invenção, uma rede para gerenciar uma comunicação de enlace ascendente em um sistema de comunicação sem fio compreende dispositivo para transmitir um parâmetro da rede à pluralidade de terminais subscrevendo a um serviço, onde o parâmetro estã associado a controlar a comunicação de enlace ascendente da pluralidade de terminais; dispositivo para receber sinais de resposta a partir de um grupo selecionado da pluralidade de terminais, onde os sinais de resposta são em resposta ao parâmetro transmitido a partir da rede; e dispositivo para avaliar se o parâmetro necessita ser transmitido à pluralidade de terminais e se o parâmetro necessita ser atualizado baseado em pelo menos parte das respostas recebidas pela rede.
Vantagens adicionais, objetivos, e características da invenção serão ajustadas adiante em parte na descrição que segue e em parte se tornarão aparentes àqueles que são versados na técnica mediante o exame do seguinte ou podem ser aprendidas a partir da pratica da invenção. Os objetivos e vantagens da invenção podem ser percebidos e obtidos como particularmente apontados nas reivindicações em anexo.
Breve Descrição dos Desenhos
Os desenhos em anexo, que são incluídos para for13 necer um entendimento adicional da invenção e são incorporados e constituem uma parte dessa especificação, ilustram modalidades da invenção e junto com a descrição servem para explicar os princípios da invenção. Características, elementos, e aspectos da invenção que são relacionados pelos mesmos numerais em figuras diferentes representam as mesmas, equivalentes, ou similares características, elementos, ou aspectos de acordo com uma ou mais modalidades.
A Figura 1 ilustra uma estrutura de rede de uma um sistema 3GPP UMTS geral.
A Figura 2 ilustra um fluxograma de sinal de um método de distribuição de mensagem de resposta ascendente de um sistema de comunicação móvel de acordo com uma primeira modalidade da presente invenção.
A Figura 3 ilustra um fluxograma de sinal de um método de distribuição de mensagem de resposta ascendente de um sistema de comunicação móvel de acordo com uma segunda modalidade da presente invenção.
A Figura 4 é um fluxograma ilustrando um método de controle de acesso em uma rede de acordo com uma modalidade da presente invenção.
A Figura 5 é um fluxograma ilustrando um método de controle de acesso em uma rede de acordo com uma outra modalidade da presente invenção.
A Figura 6 ilustra um diagrama de blocos de um terminal móvel de acordo com a modalidade ilustrativa da presente invenção.
Descrição Detalhada das Modalidades Ilustrativas
A presente invenção está relacionada a um método para reduzir congestionamento em um enlace ascendente através do controle de como os terminais transmitem suas mensagens de resposta à rede. Embora a presente invenção seja ilustrada com relação a um sistema de comunicação móvel tal como UMTS (Sistema de Telecomunicação Móvel Universal) desenvolvido pelo 3GPP, ele deve ser aplicado a outros sistemas de comunicação operando sob padrões similares ou diferentes que utilizam diferentes interfaces de ar, tais como sistemas baseados em CDMA. Em adição, embora o termo UTRAN seja descrito nas modalidades da presente invenção, tal termo pode ser substituído com rede sem desviar da essência da invenção.
Em uma modalidade da presente invenção, um método para reduzir congestionamento em um enlace ascendente controla como os terminais transmitem suas mensagens de resposta à rede. Quando respostas são recebidas a partir de alguns terminais depois que a informação de acesso é enviada, que permite a alguns terminais responderem, é determinado se informação de acesso subsequente necessita ser enviada a alguns terminais baseados nas respostas recebidas.
Informação de acesso, também relacionada como informação de condição de resposta, pode incluir vários tipos de parâmetros de controle de enlace ascendente tais como informação de agrupamento de terminal, informação de tempo de resposta, e fatores de probabilidade de resposta. Informação de acesso inicial e informação de acesso subseqüente pode ser a mesma ou pode ser diferente.
Por exemplo, informação de acesso pode pertencer a uma condição de carga de enlace ascendente ou uma condição de resposta para o terminal, enquanto a condição de resposta pode incluir informação de identificação de grupo ou informação de tempo. Embora métodos empregando informação de agrupamento de terminais sejam ilustrados, pode ser entendido por aqueles versados na técnica que outros tipos de informação de acesso podem também ser facilmente aplicáveis às técnicas da presente invenção.
Os métodos da presente invenção podem ser executados durante um procedimento de acesso para um terminal particular. O procedimento de acesso para um terminal particular pode começar quando o terminal corretamente recebe uma mensagem de enlace descendente (DL) e terminar quando o terminal envia uma mensagem de enlace ascendente (UL). Alternativamente, o procedimento de acesso para um terminal particular pode começar quando o terminal corretamente recebe uma mensagem de enlace descendente (DL) e terminar quando o terminal reconhece que nenhuma mensagem de enlace descendente para esse procedimento particular será transmitida.
Um procedimento de paginação pode ser executado para grupos de terminais de modo a distribuir a transmissão de mensagens de resposta. Diferente da técnica convencional, onde a UTRAN simultaneamente informa uma pluralidade de terminais sobre um serviço MBMS através do uso do canal de controle comum MBMS, a UTRAN pode distributivamente transferir uma notificação de serviço MBMS para grupos de terminais tal que transmissões de mensagem de resposta via o canal comum %
de enlace ascendente para cada grupo de terminais são executadas em diferentes instantes ao invés de simultaneamente.
Em uma outra modalidade da presente invenção, um método para minimizar o gasto de recursos de rádio controla o número de mensagens de resposta transmitido a partir dos terminais para um serviço MBMS. Mensagens de resposta a partir dos terminais, solicitadas para configurar um portador de rádio MBMS, são distributívamente contadas.
A contagem distributiva pode ser executada através de discriminação e amostragem das mensagens de resposta várias vezes ao invés de executar a contagem de todas de uma vez. O número de mensagens de resposta amostradas pode ser arbitrariamente ajustado. Ao invés de simultaneamente receber e contar as mensagens de resposta a partir de terminais, as mensagens de resposta são inicialmente recebidas e contadas a partir de apenas um número limitado de terminais. As mensagens de resposta são recebidas e contadas a partir de outros terminais somente se o número de terminais inicialmente fornecendo respostas não excede um valor limite. O número limitado de terminais pode ser baseado em como os terminais são agrupados juntos.
De modo a implementar a presente invenção, terminais que desejam receber um serviço MBMS específico são preferivelmente classificados em um ou mais grupos. A classificação pode ser executada pela UTRAN, preferivelmente por um controlador de rede de rádio (RNC) da UTRAN.
A classificação de grupo pode ser executada sempre que um usuário subscreve ao serviço MBMS. Alternativamente, ^Υ a classificação de grupo pode ser executada sempre que uma mensagem de paginação, ou mensagem de solicitação de resposta, é transmitida a um terminal através do uso de informação sobre freqüência de acesso a serviço passado através de cada informação de terminal ou de informação de desempenho de cada terminal. A classificação sempre que um usuário subscreve ao serviço MBMS é futuramente relacionada como um primeiro método de classificação. A classificação sempre que uma mensagem de paginação, ou mensagem de solicitação de resposta, é transmitida a um terminal, é futuramente relacionada como um segundo método de classificação.
Vários tipos de classificações podem ser aplicados à presente invenção. Por exemplo, a UTRAN pode classificar esses terminais que freqüentemente usam um serviço específico em um grupo. Alternativamente, a UTRAN pode aleatoriamente classificar todos os terminais de modo a eventualmente distribuir os terminais em grupos diferentes.
Quando os terminais são classificados em um ou mais grupos, os terminais devem ser informados de qual grupo eles pertencem. A UTRAN transmite informação ao terminal indicando a qual grupo ele pertence. Essa informação pode ser informação de condição de resposta adicionada a uma mensagem de solicitação de resposta e transmitida.
A informação de condição de resposta pode incluir informação de identificação de um grupo que necessita transferir uma mensagem de resposta ou informação de identificação de um ou mais terminais pertencendo ao grupo. Em adição, a informação de condição de resposta pode incluir informação solicitada para determinar a qual grupo o terminal que recebeu uma solicitação de resposta pertence.
A informação de condição de resposta indica qual terminal deveria responder a uma mensagem de solicitação de resposta e pode também incluir informação de tempo indicando quando o terminal pode transferir uma mensagem de resposta. Por exemplo, a informação de tempo pode incluir informação de quadro para transferir uma mensagem de resposta, um valor marcador de tempo para ser usado para transmissão ou tempo de limite de transmissão de uma mensagem de resposta.
Em uma outra modalidade da presente invenção, um método para contagem do número de terminais em uma célula que deseja receber um serviço MBMS específico transmite uma mensagem de solicitação de resposta, ou mensagem de paginação, para cada grupo de terminais com base nos dois tipos de classificações de grupo.
Com relação à Figura 2, um fluxograma de sinal de um método de distribuição de mensagem de resposta de enlace ascendente de um sistema de comunicação móvel de acordo com uma primeira modalidade da presente invenção. A primeira modalidade está baseada no primeiro método de classificação de grupo, onde a classificação de terminal é executada sempre que um usuário subscreve a, por exemplo, um serviço MBMS. Embora o método seja ilustrado usando dois terminais, UE1 e UE2, que são assumidos como pertencendo a ambos um primeiro grupo e um segundo grupo, o método é aplicável a quaisquer grupos de terminais contendo pelo menos um terminal.
Como ilustrado na Figura 2, quando um terminal de
S5 usuário subscreve a um serviço MBMS, a UTRAN informa ao terminal de usuário a qual grupo cada terminal pertence através da transferência de informação de grupo aos terminais (etapa S10). A informação de grupo pode incluir um identificador de grupo.
Desde então, a UTRAN configura um portador de rádio MBMS para fornecer o serviço MBMS. De modo a configurar o portador de rádio, a UTRAN deve reconhecer quantos usuários desejam receber um serviço MBMS especifico. De modo a contar o número de usuários para o serviço específico, a UTRAN seleciona um grupo, por exemplo um primeiro grupo, a partir de grupos de terminais previamente classificados e configura a informação de condição de resposta para o primeiro grupo selecionado (etapa Sll).
Uma vez que um grupo é selecionado e a informação de condição de resposta ê configurada, a UTRAN transmite uma mensagem de solicitação de resposta ao primeiro grupo. Como ilustrado na Figura 2, o primeiro grupo inclui UE1 e UE2 (etapa S12) . A mensagem de solicitação de resposta inclui a informação de condição de resposta previamente configurada na etapa Sll.
Quando a mensagem de solicitação de resposta ê transferida a partir da UTRAN através de um canal de controle comum MBMS, a informação de que uma contagem está sendo executada para um serviço MBMS correspondente é recebida pelos terminais, incluindo UE1 e UE2, do primeiro grupo. Os terminais do primeiro grupo determinam se uma mensagem de resposta â UTRAN com base na informação de condição de res20 posta contida na mensagem de solicitação de resposta recebida deve ser transferida (etapa S13).
Cada um dos terminais, incluindo UE1 e UE2, no primeiro grupo verifica se a informação de condição de resposta está contida na mensagem de solicitação de resposta correspondente. Se não hã informação de condição de resposta na mensagem de solicitação de resposta, cada terminal transmite uma mensagem de resposta à UTRAN para o serviço MBMS específico. Se há informação de condição de resposta na mensagem de solicitação de resposta, cada terminal determina se ele pode satisfazer a condição de resposta através da utilização da informação de condição de resposta recebida. Se um terminal pode satisfazer a condição de resposta, ele transmite uma mensagem de resposta à UTRAN. Se um terminal não pode satisfazer a condição' de resposta, ele não transfere uma mensagem de resposta à UTRAN.
Como ilustrado na Figura 2, se UE1 estã qualificado para transmitir uma mensagem de resposta, então tal mensagem é transmitida à UTRAN. Similarmente, se UE2 não estã qualificado para transmitir uma mensagem de resposta, nenhuma mensagem é transmitida à UTRAN.
Portanto, UE1 transmite uma mensagem de resposta à mensagem de solicitação de resposta à UTRAN (etapa S14) , enquanto UE2 não o faz. Em adição ao UE1, outros terminais do primeiro grupo podem transmitir uma mensagem de resposta â UTRAN enquanto eles são permitidos a o fazerem. A UTRAN determina o número de mensagens de resposta recebido a partir dos terminais do primeiro grupo, e compara o número total de respostas recebidas com um valor limite (etapa S15).
Se o número total de mensagens de resposta é maior do que ou igual ao valor limite, a UTRAN pára a transmissão da mensagem de solicitação de resposta, configura o portador de rádio ponto-a-multiponto para o serviço MBMS, e transfere dados MBMS aos terminais no primeiro grupo (etapas S22 e S23). Portanto, se o número de mensagens de resposta recebido é maior do que ou igual ao valor limite exigido para configurar o portador de rádio ponto-a-multiponto MBMS, a UTRAN não recebe quaisquer mensagens de resposta adicionais a partir dos terminais porque as solicitações para selecionar um portador de rádio foram alcançadas.
Se o número total de mensagens de resposta é menor do que o valor limite na etapa S15, a UTRAN seleciona um outro grupo, por exemplo um segundo grupo incluindo UE1 e UE2, a partir de grupos para os quais a mensagem de solicitação de resposta não foram ainda transferidas, e configura nova informação de condição de resposta para o segundo grupo selecionado (etapa S16). Quando a seleção do segundo grupo e a configuração da informação de condição de resposta são completadas, a UTRAN transfere uma mensagem de solicitação de resposta aos terminais, incluindo UE1 e UE2, do segundo grupo (etapa S17). A mensagem de solicitação de resposta preferivelmente inclui a nova informação de condição de resposta configurada na etapa S16.
Cada um dos terminais, incluindo UE1 e UE2, no segundo grupo, determina se a transmissão de uma mensagem de, resposta com base na condição de resposta recebida deve ser realizada (etapa S18). Como ilustrado na Figura 2, UE1 não pode transferir uma mensagem de resposta, enquanto UE2 pode transferir uma mensagem de resposta. Então, UE2 transmite uma mensagem de resposta à mensagem de solicitação de resposta à UTRAN (etapa S19), enquanto UE1 não o faz. Outros terminais do segundo grupo podem transferir uma mensagem de resposta à UTRAN â medida que eles são permitidos a o fazerem.
A UTRAN novamente determina o número de mensagens de resposta recebido a partir dos terminais do segundo grupo, incluindo a resposta do UE2, e adiciona esse número ao número de mensagens de resposta previamente recebidas, incluindo a resposta do UE1. A UTRAN compara o número total de respostas com o valor limite (etapa S20).
Se o número total de respostas é maior, ou igual, ao valor limite, as etapas S22 e S23 são executadas, onde a UTRAN pára a transmissão da mensagem de solicitação de resposta, configura o portador de rádio ponto-a-multiponto para o serviço MBMS, e transfere dados MBMS aos terminais no primeiro grupo e segundo grupo. Se o número total de respostas é ainda menor do que o valor limite, a UTRAN ou configura um portador de rádio de acordo com a existência de um grupo para o qual a UTRAN pode transferir uma mensagem de solicitação de resposta ou seleciona um novo grupo e configura informação de condição de resposta (etapa S21).
Se o número total de respostas é ainda menor do que o valor limite e não há outros grupos para os quais a UTRAN pode transmitir uma mensagem de solicitação de respos23
Ò3 ta, a UTRAN determina que o portador de radio MBMS ponto-aponto deve ser ajustado. Se o número total de respostas é ainda menor do que o valor limite e há um outro grupo para o qual a UTRAN pode transmitir uma mensagem de solicitação de resposta, a UTRAN seleciona um novo grupo, por exemplo um terceiro grupo, entre esses grupos para os quais a UTRAN ainda não transmitiu uma mensagem de solicitação de resposta. A UTRAN configura a informação de condição de resposta para o terceiro grupo e repete a etapa S17 até a etapa S20 até que ou o número total de respostas seja maior, ou igual ao limite ou não existam outros grupos para os quais a UTRAN pode transmitir uma mensagem de solicitação de resposta.
Com relação à Figura 3, um fluxograma de sinal de um método de distribuição de mensagem de resposta de enlace ascendente de um sistema de comunicação móvel de acordo com uma segunda modalidade da presente invenção é ilustrado, A segunda modalidade é baseada no segundo método de classificação de grupo, onde a classificação de terminal ê executada sempre que uma mensagem de paginação, ou mensagem de solicitação de resposta, é transmitida a uma pluralidade de terminais. Embora o método seja ilustrado usando dois terminais, UE3 e UE4, que são assumidos como pertencendo a ambos um primeiro grupo e um segundo grupo, o método é aplicável a quaisquer grupos de terminais ou uma célula contendo pelo menos um terminal.
Como ilustrado na Figura 3, a UTRAN determina, ou forma, um primeiro grupo a partir do qual uma resposta deve ser solicitada a fim de contar o número total de terminais que desejam receber um serviço MBMS específico e configura informação de condição de resposta para o grupo (etapa S30). A informação de condição de resposta pode ser formada através do uso de identificadores de terminal móvel (por exemplo, usando o último dígito do número de identificação do terminal) , ou um número que pode ser usado pelo terminal para determinar se o terminal é um terminal candidato a responder à UTRAN. Alternativamente, quaisquer outros parâmetros que podem ser usados para distinguir e assim controlar acesso â rede podem ser usados. A UTRAN forma o grupo através da seleção de pelo menos um terminal para o qual o serviço MBMS específico deve ser transmitido. Gomo ilustrado na Figura 3, o primeiro grupo inclui, por exemplo, UE3 e UE4.
Uma vez que o grupo é formado e a informação de condição de resposta é configurada, a UTRAN transmite uma primeira mensagem de paginação, ou uma mensagem de solicitação de resposta, ao primeiro grupo que inclui UE3 e UE4 (etapa S31). A mensagem de solicitação de resposta inclui a informação de condição de resposta previamente configurada na etapa S30.
Cada um dos terminais no primeiro grupo, incluindo UE3 e UE4, determina se a transferência de uma mensagem de resposta à UTRAN com base na informação de condição de resposta contida na mensagem de solicitação de resposta deve ser realizada (etapa S32) . Se um terminal pode satisfazer a condição de resposta, ele transmite uma mensagem de resposta à UTRAN. Se um terminal não pode satisfazer a condição de resposta, ele não transfere uma mensagem de resposta à
UTRAN.
Como ilustrado na Figura 3, o UE3 está qualificado para transferir uma mensagem de resposta enquanto o UE4 não está qualificado para transferir uma mensagem de resposta. Então, o UE3 transmite uma mensagem de resposta à mensagem de solicitação de resposta à UTRAN (etapa S33), enquanto o UE4 não o faz. Em adição ao UE3, outros terminais do primeiro grupo podem transmitir uma mensagem de resposta à UTRAN enquanto eles são permitidos a o fazerem. A UTRAN determina o número de mensagens de resposta recebido dos terminais do primeiro grupo, e compara o número total de respostas recebidas com um valor limite (etapa S34).
Se o número total de mensagens de resposta é maior, ou igual, ao valor limite, a UTRAN pára a transmissão da mensagem de solicitação de resposta, configura o portador de rádio ponto-a-multiponto para o serviço MBMS, e transfere dados MBMS aos terminais no primeiro grupo (etapas S41 e S42). Então, se o número de mensagens de resposta recebidas é maior, ou igual, ao valor limite exigido para configurar o portador de rádio ponto-a-multiponto MBMS, a UTRAN não recebe quaisquer mensagens de resposta adicionais a partir dos terminais porque as solicitações para selecionar um portador de rádio foram alcançadas.
Se o número total de mensagens de resposta ê menor do que o valor limite na etapa S34, a UTRAN seleciona um ou mais terminais para os quais nenhuma mensagem de solicitação de resposta foi transmitida, forma um novo grupo, por exemplo um segundo grupo incluindo UE3 e UE4, e configura nova
Figure BRPI0409071B1_D0002
informação de condição de resposta para o novo grupo (etapa S36) . Quando o segundo grupo é formado e a configuração da informação de condição de resposta é completada, a UTRAN transfere uma mensagem de solicitação de resposta ao segundo grupo (etapa S36) . A mensagem de solicitação de resposta preferivelmente inclui a nova informação de condição de resposta configurada na etapa S35.
Os terminais, incluindo UE3 e UE4, do segundo grupo determinam se a transmissão de uma mensagem de resposta com base na condição de resposta recebida deve ser realizada (etapa S37) . Como ilustrado na Figura 3, o UE3 não pode transferir uma mensagem de resposta, enquanto que o UE4 pode transferir uma mensagem de resposta. Portanto, o UE4 transmite uma mensagem de resposta à mensagem de solicitação de resposta à UTRAN (etapa S38) , enquanto que o UE3 não o faz. Outros terminais do segundo grupo podem transferir uma mensagem de resposta à UTRAN à medida que eles são permitidos a o fazerem.
A UTRAN novamente determina o número de mensagens de resposta recebido a partir dos terminais do segundo grupo, incluindo a resposta do UE4, e adiciona esse número ao número de mensagens de resposta previamente recebidas, incluindo a resposta do UE3. A UTRAN compara o número total de respostas ao valor limite (etapa S39).
Se o número total de respostas é maior, ou igual, ao valor limite, as etapas S41 e S42 são executadas, onde a UTRAN pára a transmissão da mensagem de solicitação de resposta, configura o portador de rádio ponto-a-multiponto para *5γ ο serviço MBMS e transfere dados MBMS aos terminais no primeiro grupo e novo grupo. Se o número total de respostas é ainda menor do que o valor limite, a UTRAN ou configura um portador de rádio de acordo com a existência de um grupo para o qual a UTRAN pode transferir uma mensagem de solicitação de resposta ou determina um novo grupo e configura a informação de condição de resposta (etapa S40).
Se o número total de respostas é ainda menor do que o valor limite e não há outros terminais para os quais a UTRAN pode transmitir uma mensagem de solicitação de resposta, a UTRAN determina que um portador de rádio MBMS ponto-aponto deve ser ajustado. Se o número total de respostas é ainda menor do que o valor limite e há pelo menos um outro terminal para o qual a UTRAN pode transmitir uma mensagem de solicitação de resposta, a UTRAN forma um novo grupo, por exemplo um terceiro grupo, a partir de terminais para os quais a UTRAN ainda não transmitiu uma mensagem de solicitação de resposta. A UTRAN configura informação de condição de resposta para o terceiro grupo e repete as etapas S36 até S39 até que ou o número total de respostas seja maior ou igual ao limite ou não haja outros terminais para os quais a UTRAN pode transmitir uma mensagem de solicitação de resposta,
Enquanto isso, se o número total das mensagens de resposta adicionadas é menor do que o valor limite, e não há mais grupos para receber a mensagem de solicitação de resposta, a UTRAN seleciona um novo grupo a partir dos grupos que não receberam ainda uma mensagem de solicitação de res28 posta. A UTRAN configura informação de condição de resposta para o novo grupo selecionado, e então a etapa S36 é executada novamente (etapa S40) . Desde então, a UTRAN configura um portador de rádio determinado na etapa S40, e transfere dados MBMS aos terminais através do portador de rádio (etapas S41 e S42).
Cada terminal determina se deve transmitir uma mensagem de resposta depois de receber a informação de condição de resposta. A seguinte equação (1) mostra um exemplo de informação de condição de resposta:
(1)(UE Id mod M) = R, onde 'mod' significa um cálculo UE Id/M
Na equação (1) , 'UE Id' indica um identificador de terminal usado para identificar um terminal específico, O identificador de terminal pode incluir um IMSI (Identidade de Assinante Móvel Interno), um TMSI (Identidade de Assinante Móvel Temporário) , ou um RNTI (Identidade Temporária de Rede de Rádio). 0 valor 'M' indica o número máximo de mensagens de resposta transmitido pela UTRAN, por exemplo um número correspondente ao número total de grupos. Hã dois tipos de valores 'R'; um valor 'Rn' que a UTRAN transfere e um valor 'Ru' que o terminal calcula.
A UTRAN pode adicionar um 'M' e um ou mais 'Rn's na mensagem de solicitação de resposta como informação de condição de resposta para receber um serviço MBMS específico. Os terminais obtêm os valores 'M' e 'Rn' a partir da mensagem de solicitação de resposta recebida. As mensagens de solicitação de resposta que são continuamente repetidas
Ó5 para a mesma mensagem MBMS têm o mesmo 'M', mas têm diferentes 'Rn's. Obtendo os valores 'M' e 'Rn' da informação de condição de resposta incluída na mensagem de solicitação de resposta pode-se determinar se um terminal transfere uma mensagem de resposta.
Depois que os terminais calculam seus valores 'Rn' de acordo com a equação (1) através do uso do valor obtido 'M' e seus próprios 'UE Id' , o valor calculado 'Ru' é comparado com um ou mais valores 'Rn's recebidos a partir da UTRAN. Se um valor 'Rn' existe que se iguala ao valor 'Ru' , a informação de condição de resposta é satisfeita e o terminal transmite uma mensagem de resposta â UTRAN. Se não há valor Rn que se iguale ao valor Ru, o terminal não satisfaz a condição de resposta e nenhuma mensagem de resposta é enviada â UTRAN.
Por exemplo, se UE Idé'8'eM=4e Rn = 0 é recebido a partir da UTRAN, as partes restantes da equação (1) valem '0'. Então, o valor 'Ru' do terminal é '0'. Desde que Rn = Ru, o terminal correspondente transmite uma mensagem de resposta à UTRAN.
Em adição, o número de mensagens de resposta pode ser controlado através do controle do valor Rn. A UTRAN pode controlar o valor Rn de modo que o número de mensagens de resposta a ser amostrado seja ajustado.
Por exemplo, a UTRAN pode ajustar a informação de condição de resposta para M = 4 e Rn = 0,1 em uma primeira mensagem de solicitação de resposta transmitida e pode ajustar a informação de condição de resposta para M = 4 e Rn = 3
Lgo em uma segunda mensagem de solicitação de resposta transmitida. Os terminais satisfazendo a informação de condição de resposta incluída na primeira mensagem de solicitação de resposta correspondem a um primeiro grupo, e os terminais satisfazendo a informação de condição de resposta incluída na segunda mensagem de solicitação de resposta correspondem a um segundo grupo. Os terminais pertencendo ao primeiro grupo mais provavelmente transferiríam mais mensagens de resposta do que os terminais pertencendo ao segundo grupo porque o número de terminais tendo Rn = 0 ou 1 seria maior do que o número de terminais tendo Rn = 3.
Alternativamente, a UTRAN pode ajustar a informação de condição de resposta como M = 4 e Rn = 3 na primeira mensagem de solicitação de resposta transmitida e ajustar a informação de condição de resposta como M=4eRn=0,2na segunda mensagem de solicitação de resposta transmitida. 0 número total de mensagens de resposta transmitidas pelos terminais pertencendo ao segundo grupo seria mais provavelmente maior do que o número total de mensagens de resposta transmitidas por terminais pertencendo ao primeiro grupo. Portanto, a UTRAN ainda não recebeu mensagens de resposta suficientes a partir dos terminais e o enlace ascendente pode acomodar mais mensagens de resposta a partir de terminais adicionais. A UTRAN então controla o valor Rn para adequadamente controlar o número de mensagens de resposta.
A Figura 4 ê um fluxograma ilustrando um controle de acesso por uma rede (por exemplo, UTRAN) de acordo com uma modalidade da presente invenção. As primeira e segunda
Wl modalidades da presente invenção preferivelmente possuem as mesmas operações, exceto para o método de classificação de grupo de terminal (S10 na Figura 2).
Como ilustrado na Figura 4, a UTRAN classifica uma pluralidade de terminais que recebem serviço MBMS em pelo menos um ou mais grupos de terminais (etapa S40) . A UTRAN então seleciona um dos grupos de terminais, transfere informação comum tal como mensagens de solicitação de resposta a estes, e recebe mensagens de resposta de grupos de terminais correspondentes (etapas S41 e S42).
A UTRAN forma uma contagem acumulada do número de mensagens de resposta recebidas e compara a contagem de mensagens de resposta acumuladas com um valor limite (etapas S43 e S44) . Se a contagem acumulativa é maior ou igual ao valor limite, a UTRAN ajusta um portador de rádio ponto-amultiponto (etapa S45). Se a contagem acumulativa é menor do que o valor limite, a UTRAN verifica se há quaisquer grupos de terminais adicionais a serem selecionados (etapa S46).
Se há pelo menos um outro grupo de terminais a ser selecionado, a UTRAN seleciona um novo grupo de terminais e repete as etapas S41 até a etapa S44. Se não há grupo de terminais adicional a ser selecionado, a UTRAN configura um portador de rádio MBMS ponto-a-ponto (etapa S48).
Através do processo acima, a UTRAN pode reconhecer se os terminais existem em um grupo específico, ou reconhecer o número de terminais que existe em um grupo específico, de modo a configurar o portador de rádio MBMS. Na presente invenção, a existência de terminais em um grupo específico
Io r ou o número de terminais que existe em um grupo específico para configurar o portador de rádio MBMS é reconhecida quando mensagens de resposta são recebidas a partir dos grupos de terminais. Então, congestionamento do sinal de enlace ascendente pode ser minimizado e, especificamente, a transmissão de mensagens de resposta desnecessárias a partir dos terminais pode ser impedida.
O método de transferência de mensagem em um sistema de comunicação móvel da presente invenção tem várias vantagens .
Diferente da técnica convencional, na qual mensagens de resposta estão concentradas ao canal de controle comum MBMS, as mensagens de resposta dos terminais podem ser efetivamente dispersadas porque a mensagem de paginação é distributivamente transferida de acordo com grupos de terminais. Então, congestionamento do sinal de enlace ascendente pode ser minimizado porque a notificação de serviço MBMS não é feita simultaneamente a uma pluralidade de terminais, mas de preferência feita distributivamente de acordo com grupos de terminais tais que diferentes pontos de tempo de transmissão são ajustados para transferir as mensagens de resposta a partir dos terminais através do canal comum de enlace ascendente.
Além disso, o número total de mensagens de resposta a partir dos terminais pode ser controlado. Mensagens de resposta não são simultaneamente recebidas a partir de numerosos terminais e então contadas, mas de preferência, recebidas primeiro a partir dos terminais de um certo grupo. Se iú3 o número de mensagens de resposta a partir do primeiro grupo de terminais é maior ou igual a um valor limite, nenhuma mensagem de resposta adicional necessita ser recebida a partir de outros grupos de terminais. Como o número de mensagens de resposta transmitido pelos terminais é controlado, gasto indesejável de recursos de rádio pode ser reduzido no fornecimento de serviços MBMS.
A Figura 5 é um fluxograma ilustrando um método de controle de acesso em uma rede de acordo com uma outra modalidade da presente invenção.
Com relação â Figura 5, a UTRAN seleciona um parâmetro inicial (por exemplo, informação de condição de resposta) na etapa S50 e transmite tal parâmetro a um ou mais terminais subscrevendo a um serviço MBMS particular, tal como um canal de notícias (etapa S51). A UTRAN então recebe respostas de um ou mais terminais que estão qualificados para responder em resposta ao parâmetro inicial (etapa S52).
A UTRAN forma uma contagem acumulada do número de respostas recebidas e compara a contagem de mensagens de resposta acumuladas com um valor limite (etapa S54) . Se a contagem acumulativa é maior ou igual ao valor limite, a UTRAN ajusta um portador .de rádio ponto-a-multiponto (etapa S56). Se a contagem acumulativa é menor do que o valor limite, a UTRAN verifica se há a necessidade de continuar contando os terminais para decidir a transmissão ponto-a-ponto ou ponto-a-multiponto (etapa S55).
Se há uma necessidade de continuar a contagem, a UTRAN atualiza (ou algumas vezes usa o mesmo parâmetro) o parâmetro e repete as etapas S51 até a etapa S554. Se não hã a necessidade de continuar a contagem, a UTRAN configura um portador de rádio MBMS ponto-a-ponto (etapa S57) .
Através do processo e dispositivo acima, a UTRAN controla o congestionamento do enlace ascendente causado por todos os terminais que subscrevem a um serviço particular em uma célula a partir da resposta à UTRAN. Através do controle da seleção ou amostragem de um subconjunto de tais terminais para configurar um portador de rádio MBMS, a UTRAN minimiza o congestionamento de tráfego de enlace ascendente. Tal controle seletivo de resposta dos terminais pode ser executado através da transmissão de um parâmetro da UTRAN que será usado por cada terminal em um grupo (por exemplo, subscrevendo a um serviço MBMS particular) para determinar se tal terminal está qualificado para responder à mensagem de solicitação de resposta. Se as respostas dos terminais são insuficientes (por exemplo, as respostas estão abaixo de um certo valor limite) , então a UTRAN decide se atualiza o parâmetro e também se re-transmite tal parâmetro aos terminais no grupo. Como o número de mensagens de resposta transmitido pelos terminais é controlado, gasto indesejável de recursos de rádio pode ser reduzido no fornecimento de serviços MBMS.
A Figura 6 ilustra um diagrama de blocos de terminal móvel de acordo com a modalidade ilustrativa da presente invenção. Ambos a estação móvel e o sistema de rede podem utilizar a presente invenção. Com relação à Figura 9, a estação móvel 700 compreende um processador (ou processador de sinal digital) 710, um módulo RF 735, módulo de gerenciamen35 to de energia 705, antena 740, bateria 755, visor 715, miniteclado 720, memória 730, cartão SIM 725 (que pode ser opcional) , alto-falante 745 e microfone 750.
Um usuário insere informação instrucional, tal como número de telefone, por exemplo, por pressão dos botões de um mini-teclado 720 ou por ativação de voz usando o microfone 750. O microprocessador 710 recebe e processa a informação instrucional para executar a função apropriada, tal como discar o número de telefone. Dados operacionais podem ser restaurados a partir do cartão de Módulo de Identidade de Assinante (SIM) 725 ou o módulo de memória 730 para executar a função. Além do mais, o processador 710 pode exibir a informação instrucional e operacional no visor 715 para a referência e conveniência de usuário.
processador 710 emite informação instrucional à seção RF 735, para iniciar comunicação, por exemplo, transmitir sinais de rádio compreendendo dados de comunicação de voz. A seção RF 735 compreende um receptor e um transmissor para receber e transmitir sinais de rádio. Uma antena 740 facilita a transmissão e recepção de sinais de rádio. Mediante o recebimento de sinais de rádio, o módulo RF 735 pode encaminhar e converter os sinais para a freqüência de banda base para processamento pelo processador 710. Os sinais processados seriam transformados em informação audível ou legível emitida via o alto-falante 745, por exemplo.
Estará aparente para um versado na técnica que as modalidades ilustrativas da presente invenção podem ser prontamente implementadas usando, por exemplo, o processador
Ί-Ο<(,
710 ou outros dados ou dispositivo de processamento digital, ou sozinhos ou em combinação com lógica de suporte externo.
Embora a presente invenção seja descrita no contexto de comunicação móvel, a presente invenção pode também ser usada em quaisquer sistemas de comunicação sem fio usando dispositivos móveis, tal como PDAs e computadores portáteis equipados com capacidades de comunicação sem fio. Além disso, o uso de certos termos para descrever a presente invenção não deve limitar o escopo da presente invenção a certo tipo de sistema de comunicação móvel, tal como UMTS. A presente invenção ê também aplicável a outros sistemas de comunicação sem fio usando diferentes interfaces de ar e/ou camadas físicas, por exemplo, TDMA, CDMA, FDMA, WCDMA, etc.
As modalidades ilustrativas podem ser implementadas como um método, aparelho ou artigo de manufatura usando técnicas de programação e/ou engenharia padrão para produzir software, suporte lógico inalterável (firmware), hardware, ou qualquer combinação desses. O termo artigo de manufatura como usado aqui se refere a código ou lógica implementada em lógica de hardware (por exemplo, um chip de circuito integrado, Matriz de Porta de Campo Programávei (FPGA), Circuitos Integrados para Aplicação Específica (ASIC), etc.) ou um meio legível por computador (por exemplo, meio de armazenamento magnético (por exemplo, unidades de disco rígido, discos flexíveis, fitas, etc.), armazenamento óptico (CDROMs, discos ópticos, etc.), dispositivos de memória volátil e não volátil (por exemplo, EEPROMs, ROMs, PROMs, RAMs, DRAMs, SRAMs, suporte lógico inalterável, lógica programa37 vel, etc.). O código no meio legível por computador é acessado e executado por um processador. O código no qual modalidades ilustrativas são implementadas pode adicionaimente ser acessado através de meios de transmissão ou a partir de um servidor de arquivo por uma rede. Em tais casos, o artigo de manufatura no qual o código é implementado pode compreender meios de transmissão, tais como linha de transmissão de rede, meios de transmissão sem fio, sinais se propagando atravês do espaço, ondas de radio, sinais infravermelhos, etc. É claro, aqueles versados na técnica reconhecerão que muitas modificações podem ser feitas nessa configuração sem abrir mão do escopo da presente invenção, e que o artigo de manufatura pode compreender qualquer meio de direção de informação conhecido na técnica.
A implementação lógica mostrada nas figuras descreveu operações específicas como ocorrendo em uma ordem particular. Em implementações alternativas, certas operações lógicas podem ser executadas em uma ordem diferente, modificadas ou removidas e ainda implementar modalidades ilustrativas da presente invenção. Além disso, etapas podem ser adicionadas à lógica descrita acima e ainda adequar as implementações da invenção.
As modalidades e vantagens precedentes são meramente exemplares e não devem ser interpretadas como limitando a presente invenção. Os presentes ensinamentos podem ser prontamente aplicados a outros tipos de métodos e aparelhos. A descrição da presente invenção pretende ser ilustrativa, e não limitar o escopo das reivindicações. Muitas alternati38 vas, modificações e variações serão aparentes àqueles versados na técnica. Nas reivindicações, cláusulas de dispositivo-mais-função pretendem cobrir a estrutura descrita aqui como executando a função referida e não somente equivalentes estruturais mas também estruturas equivalentes.

Claims (9)

REIVINDICAÇÕES
1. Método para controlar acesso a uma rede em um sistema de comunicações sem fio, executado por um terminal,
CARACTERIZADO pelo fato de compreender as etapas de:
receber, a partir da rede, informação sobre condição de resposta que é para uma pluralidade de terminais que assinaram um serviço por meio de um canal de controle comum, determinar se deve transmitir uma mensagem de resposta à rede com base na informação sobre condição de resposta recebida; e transmitir a mensagem de resposta para a rede se o terminal está qualificado para responder à rede.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de o serviço ser um serviço de Serviços de Difusão/Multidifusão de Multimídia (MBMS).
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de a mensagem de resposta ser utilizada para uma contagem de um número de terminais que responde à rede entre a pluralidade de terminais.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1,
CARACTERIZADO pelo fato de a pluralidade de terminais ser posicionada em uma célula.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1,
CARACTERIZADO pelo fato de a pluralidade de terminais ser dividida em um ou mais grupos terminais.
6. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de a informação sobre condição de resposta ser um parâmetro inicial.
Petição 870170087084, de 10/11/2017, pág. 10/11
7. Método, de acordo com a reivindicação 1,
CARACTERIZADO pelo fato de a informação sobre condição de resposta ser associada ao controle seletivo sobre se o terminal precisa enviar a mensagem de resposta à rede.
8. Método, de acordo com a reivindicação 1,
CARACTERIZADO pelo fato de a informação sobre condição de resposta ser associada com um identificador de terminal.
9. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de a etapa de determinação utiliza uma fórmula de EU id mod M.
Petição 870170087084, de 10/11/2017, pág. 11/11
US
Pg-1]
UTRAN 20 k—►!
i
Rede 30 Central
Uu Interface lu Interface
BRPI0409071-3A 2003-04-03 2004-04-03 “Método para controlar acesso a uma rede em um sistema de comunicações sem fio, executado por um terminal” BRPI0409071B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
KR20030021143A KR100559979B1 (ko) 2003-04-03 2003-04-03 이동통신 시스템에서의 메시지 전송방법
KR10-2003-0021143 2003-04-03
PCT/KR2004/000782 WO2004089030A1 (en) 2003-04-03 2004-04-03 Apparatus and method for controlling access to network in wireless communication system

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0409071A BRPI0409071A (pt) 2006-03-28
BRPI0409071B1 true BRPI0409071B1 (pt) 2018-02-14

Family

ID=36096583

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0409071-3A BRPI0409071B1 (pt) 2003-04-03 2004-04-03 “Método para controlar acesso a uma rede em um sistema de comunicações sem fio, executado por um terminal”

Country Status (13)

Country Link
US (5) US7299062B2 (pt)
EP (1) EP1609330B1 (pt)
JP (2) JP4195035B2 (pt)
KR (1) KR100559979B1 (pt)
CN (3) CN1720759B (pt)
AU (1) AU2004225409B2 (pt)
BR (1) BRPI0409071B1 (pt)
HK (1) HK1082147A1 (pt)
MX (1) MXPA05006107A (pt)
RU (1) RU2347327C2 (pt)
UA (1) UA81467C2 (pt)
WO (1) WO2004089030A1 (pt)
ZA (1) ZA200503478B (pt)

Families Citing this family (85)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP4368680B2 (ja) * 2001-09-03 2009-11-18 富士通株式会社 移動通信システム
SE0300047D0 (sv) * 2003-01-08 2003-01-08 Ericsson Telefon Ab L M MBMS in UTRAN
KR100932485B1 (ko) * 2003-01-11 2009-12-17 엘지전자 주식회사 방송 및/또는 멀티캐스트 서비스를 제공하는 방법
KR100559979B1 (ko) * 2003-04-03 2006-03-13 엘지전자 주식회사 이동통신 시스템에서의 메시지 전송방법
JP4087857B2 (ja) * 2004-02-12 2008-05-21 三星電子株式会社 マルチメディア・ブロードキャスト/マルチキャストサービスのための制御情報を効率的に送信する方法
GB0408383D0 (en) * 2004-04-15 2004-05-19 Koninkl Philips Electronics Nv A radio network and a method of operating a radio network
KR100886285B1 (ko) * 2004-06-10 2009-03-04 콸콤 인코포레이티드 무선 통신 시스템에서의 효율적인 페이징
US6987749B2 (en) * 2004-06-22 2006-01-17 Motorola, Inc. Method for radio bearer optimization through an adaptive access probability factor
DE602004003933T2 (de) * 2004-08-06 2007-04-12 Matsushita Electric Industrial Co., Ltd., Kadoma Rückkopplungssteuerung für Multicast und Broadcast Dienste
EP1631000A1 (en) * 2004-08-31 2006-03-01 Matsushita Electric Industrial Co., Ltd. Deterministic feedback control for multicast or broadcast services
US8000303B2 (en) * 2004-09-30 2011-08-16 Samsung Electronics Co., Ltd. Method and apparatus for frequency selection at start of service session in MBMS system
US7873321B2 (en) * 2005-03-29 2011-01-18 Qualcomm Incorporated Apparatus and methods for determining network access performance of a wireless device
EP1981305B1 (en) 2005-10-04 2013-06-26 Sharp Kabushiki Kaisha A paging method, a mobile station device and a base station device for executing the same
US7957745B2 (en) * 2005-11-23 2011-06-07 Motorola Mobility, Inc. Adaptive bearer configuration for broadcast/multicast service
US9049205B2 (en) * 2005-12-22 2015-06-02 Genesys Telecommunications Laboratories, Inc. System and methods for locating and acquisitioning a service connection via request broadcasting over a data packet network
KR100912784B1 (ko) 2006-01-05 2009-08-18 엘지전자 주식회사 데이터 송신 방법 및 데이터 재전송 방법
JP4806030B2 (ja) 2006-01-05 2011-11-02 エルジー エレクトロニクス インコーポレイティド 移動通信システムで信号を転送する方法
KR101203841B1 (ko) 2006-01-05 2012-11-21 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서의 페이징 메시지 전송 및 수신 방법
WO2007078156A2 (en) 2006-01-05 2007-07-12 Lg Electronics Inc. Transmitting data in a mobile communication system
KR101211807B1 (ko) 2006-01-05 2012-12-12 엘지전자 주식회사 이동통신 시스템에서 무선단말의 동기상태 관리방법
KR101268200B1 (ko) 2006-01-05 2013-05-27 엘지전자 주식회사 이동통신 시스템에서의 무선자원 할당방법
AU2007203861B2 (en) 2006-01-05 2009-11-26 Interdigital Patent Holdings, Inc. Transmitting information in mobile communications system
KR101265628B1 (ko) 2006-01-05 2013-05-22 엘지전자 주식회사 이동 통신 시스템에서의 무선 자원 스케줄링 방법
KR20070080552A (ko) 2006-02-07 2007-08-10 엘지전자 주식회사 이동 통신 시스템에서의 응답 정보 전송 방법
KR101319870B1 (ko) 2006-01-05 2013-10-18 엘지전자 주식회사 이동 통신 시스템에서의 핸드오버 방법
KR101333918B1 (ko) 2006-01-05 2013-11-27 엘지전자 주식회사 이동 통신 시스템의 점-대-다 서비스 통신
US9456455B2 (en) 2006-01-05 2016-09-27 Lg Electronics Inc. Method of transmitting feedback information in a wireless communication system
KR101216751B1 (ko) 2006-02-07 2012-12-28 엘지전자 주식회사 이동 통신 시스템에서 식별자를 이용한 충돌 회피 방법
US8493854B2 (en) 2006-02-07 2013-07-23 Lg Electronics Inc. Method for avoiding collision using identifier in mobile network
KR101358469B1 (ko) 2006-02-07 2014-02-06 엘지전자 주식회사 무선 네트워크(network) 안에서 상향(uplink)및 하향(downlink) 대역폭(bandwidth)의선택 및 신호 방법
JP2007221394A (ja) * 2006-02-15 2007-08-30 Mitsumi Electric Co Ltd 通信方法、及び、通信システム、並びに、通信装置
JP2007221715A (ja) * 2006-02-20 2007-08-30 Fujitsu Ltd ネットワーク管理装置、受信端末装置、コンテンツ配信システム、ネットワーク管理方法、およびコンテンツ受信方法
KR101387475B1 (ko) 2006-03-22 2014-04-22 엘지전자 주식회사 복수의 네트워크 엔터티를 포함하는 이동 통신시스템에서의 데이터 처리 방법
JP4938001B2 (ja) * 2006-03-28 2012-05-23 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ セントラルノード、基地局および移動局並びにデータ伝送方法
US20070232339A1 (en) * 2006-04-03 2007-10-04 Samsung Electronics Co., Ltd. Method And System For Performing Ranging When Using Multiple Channel Communication In A Wireless Network
JP2007287040A (ja) * 2006-04-19 2007-11-01 Fujitsu Ltd コンテキスト情報収集システム、その処理方式及びそのシステムで用いられる装置
EP1871050B1 (en) * 2006-06-20 2012-01-25 Alcatel Lucent Wimax network, Wimax network element and method of handling QoS
WO2007148935A1 (en) 2006-06-21 2007-12-27 Lg Electronics Inc. Method of transmitting and receiving radio access information using a message separation in a wireless mobile communications system
KR101369135B1 (ko) 2006-06-21 2014-03-05 엘지전자 주식회사 이동통신 시스템에서의 멀티미디어 및 방송서비스의 품질보장 방법 및 그 단말
KR20070121505A (ko) 2006-06-21 2007-12-27 엘지전자 주식회사 무선링크 재설정 방법
EP2618517B1 (en) 2006-06-21 2023-08-02 LG Electronics Inc. Method of supporting data retransmission in a mobile communication system
KR20070121513A (ko) 2006-06-21 2007-12-27 엘지전자 주식회사 이동통신 시스템의 상향 접속 방법
GB2439369A (en) * 2006-06-26 2007-12-27 Samsung Electronics Co Ltd Grouping and transmitting mobile television services available to a mobile device user
DE102006030297B4 (de) * 2006-06-30 2009-02-12 Siemens Ag Verfahren und Netzwerkknoten zur Broadcast-Übertragung von Daten mit garantierter Datenzustellung
WO2008004082A2 (en) * 2006-06-30 2008-01-10 Nokia Corporation Retransmission strategy for a multicast service on a high-speed transport channel
GB2440578B (en) * 2006-07-31 2008-08-13 Motorola Inc Method and system for wireless communication
KR101208537B1 (ko) * 2006-08-23 2012-12-05 엘지전자 주식회사 이동국의 셀 재선택 기준 파라미터 산출을 위한 디폴트값설정 방법
EP2068462A4 (en) * 2006-09-26 2012-01-11 Sharp Kk POSITION MANAGEMENT DEVICE, MOBILE STATION DEVICE, BASE STATION DEVICE, FREQUENCY LAYER CONTROL METHOD, PROGRAM, AND RECORDING MEDIUM
JP4680860B2 (ja) 2006-09-29 2011-05-11 富士通株式会社 データ通信方法
EP2070368B1 (en) * 2006-10-02 2016-07-06 LG Electronics Inc. Method for transmitting and receiving paging message in wireless communication system
EP2057862B1 (en) 2006-10-30 2017-02-01 LG Electronics Inc. Method for re-direction of uplink access
KR100938754B1 (ko) 2006-10-30 2010-01-26 엘지전자 주식회사 비연속 수신을 이용한 데이터 수신 및 전송 방법
TWI319669B (en) * 2006-12-07 2010-01-11 Inst Information Industry Apparatus, method, application program, and computer readable medium thereof for simultaneously establishing links with a plurality of nodes
CN101247542A (zh) * 2007-02-15 2008-08-20 大唐移动通信设备有限公司 多媒体广播和组播业务中用户存在性的检测方法及相应的设备
CN101267591B (zh) * 2007-03-16 2011-07-06 电信科学技术研究院 确定单频网络域的方法及装置
JP5109438B2 (ja) 2007-03-28 2012-12-26 日本電気株式会社 応答確率計算方法及び応答確率計算装置並びにそれを用いた通信システム
US8081662B2 (en) 2007-04-30 2011-12-20 Lg Electronics Inc. Methods of transmitting data blocks in wireless communication system
KR100917205B1 (ko) 2007-05-02 2009-09-15 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서의 데이터 블록 구성 방법
HUE033683T2 (en) 2007-06-18 2017-12-28 Lg Electronics Inc Procedure for performing user device upload direction connection synchronization in a wireless communication system
KR101470638B1 (ko) 2007-06-18 2014-12-08 엘지전자 주식회사 이동통신 시스템에서의 무선자원 향상 방법, 상태정보 보고방법 및 수신장치
JP4977543B2 (ja) * 2007-07-20 2012-07-18 日本電気通信システム株式会社 制御装置、制御システム、制御方法及び制御プログラム
WO2009025592A1 (en) * 2007-08-21 2009-02-26 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Scheduling in wireless networks
CN101426275B (zh) * 2007-10-29 2011-04-06 大唐移动通信设备有限公司 一种随机接入过程中确定传输参数的方法和系统
CN101426274B (zh) * 2007-10-29 2010-07-21 大唐移动通信设备有限公司 一种随机接入过程中资源分配位置的指示方法、系统及装置
JP4759088B2 (ja) * 2008-01-29 2011-08-31 シャープ株式会社 通信装置、通信方法
US8224367B2 (en) * 2008-05-23 2012-07-17 Industrial Technology Research Institute Method and system for estimating station numbers in wireless communications
US8259659B2 (en) * 2008-07-03 2012-09-04 Apple Inc. Apparatus and methods for managing access and update requests in a wireless network
CN101662726B (zh) 2008-08-26 2014-09-17 华为技术有限公司 统计多媒体广播多播业务的收视量的方法、网元和系统
EP2422458B1 (en) * 2009-04-24 2015-07-08 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (publ) A method and a system for providing mbms counting
CN102118859A (zh) * 2009-12-31 2011-07-06 华为技术有限公司 接入无线网络和发送寻呼消息的方法、装置和系统
JP5471707B2 (ja) * 2010-03-29 2014-04-16 富士通株式会社 基地局装置及びマルチキャスト信号の配信方法
CN101883391B (zh) * 2010-06-24 2016-01-20 中兴通讯股份有限公司 上行控制信令反馈处理方法及系统
CN102378120B (zh) * 2010-08-24 2015-10-21 中兴通讯股份有限公司 一种寻呼方法及系统
KR101257836B1 (ko) * 2010-10-29 2013-04-29 에이치티씨 코퍼레이션 통신 시스템 및 관련 통신 장치에서 서비스 그룹 발견 과정을 수행하는 방법
CN102123092B (zh) * 2011-03-02 2015-08-12 中兴通讯股份有限公司 一种组播性能分析方法及系统
CN102957728B (zh) 2011-08-26 2015-01-21 华为终端有限公司 管理会话建立方法、用户驻地设备及自动配置服务器
US10615931B2 (en) 2011-12-22 2020-04-07 Lg Electronics Inc. Method for measuring a wireless communication state in a wireless access system, and apparatus therefor
CN102547689B (zh) * 2012-03-12 2014-12-24 华为技术有限公司 一种加解密参数的同步方法及装置
US9819584B2 (en) 2012-10-10 2017-11-14 Nec Corporation Communication node, communication system, control apparatus, packet forwarding method, and program
KR102152713B1 (ko) * 2012-11-05 2020-10-26 엘지전자 주식회사 직접 통신 시스템에서 서비스 탐색 또는 광고 방법 및 이를 위한 장치
WO2014073866A1 (ko) * 2012-11-06 2014-05-15 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서 접근 제어 방법 및 이를 지원하는 장치
WO2015006756A1 (en) * 2013-07-12 2015-01-15 Mediatek Singapore Pte. Ltd. Method of channel access control in wireless local area networks
CN105323722B (zh) * 2014-07-31 2020-05-26 中兴通讯股份有限公司 基于mbms承载的集群通信中拥塞状态上报方法及系统
GB201700236D0 (en) * 2017-01-06 2017-02-22 Sepura Plc Mobile communications system
JP7179233B1 (ja) * 2021-12-15 2022-11-28 株式会社テイエルブイ 無線通信システム

Family Cites Families (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR0152038B1 (ko) 1994-10-17 1998-10-15 김광호 상대 주소를 이용한 가변장 복호화 장치
JP3465438B2 (ja) 1994-12-09 2003-11-10 カシオ計算機株式会社 情報提供システム
CA2190045C (en) * 1995-12-06 2006-12-12 David William James Holmes Customer activation system for cellular network
US6252544B1 (en) * 1998-01-27 2001-06-26 Steven M. Hoffberg Mobile communication device
DE69925990T2 (de) 1998-04-03 2006-05-11 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Flexibles kanalzugriffsverfahren und resourcenzuteilung in einem universalen mobiltelefonsystem (umts)
JP2000172585A (ja) * 1998-12-04 2000-06-23 Matsushita Electric Ind Co Ltd 電子メールシステム
US6389284B1 (en) * 1999-05-27 2002-05-14 Qwest Communications International, Inc. System and method for controlling wireless network access
JP3655130B2 (ja) 1999-07-26 2005-06-02 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 同報通信方法、その同報通信方法を用いる移動通信システム、及び移動局
US6456826B1 (en) * 2000-02-25 2002-09-24 Nokia Mobile Phones Ltd. User equipment and procedure for handling possible out-of-synchronization condition in UMTS terrestrial radio access network for time division duplexing mode
JP3423918B2 (ja) 2000-04-26 2003-07-07 日本電信電話株式会社 マルチキャスト通信方法、並びに無線基地局装置及び無線端末局装置
US6397061B1 (en) * 2000-06-24 2002-05-28 Motorola, Inc. Method and apparatus to reprioritize data transfer in a short range Ad Hoc network
JP2002064589A (ja) 2000-08-14 2002-02-28 Nippon Telegr & Teleph Corp <Ntt> 応答集中回避方法
KR100338661B1 (ko) * 2000-08-18 2002-07-13 윤종용 무선 패킷 데이터시스템의 도먼트상태 관리장치 및 방법
JP2002064598A (ja) 2000-08-21 2002-02-28 Nec Saitama Ltd 折畳式携帯電話機
EP1217854B1 (en) 2000-12-20 2003-11-19 Lucent Technologies Inc. Method and apparatus for reducing signalling load in mobile telecommunications networks
JP3602457B2 (ja) 2001-02-09 2004-12-15 日本電信電話株式会社 応答回線割り当て方法
JP4088421B2 (ja) 2001-03-16 2008-05-21 ソフトバンクモバイル株式会社 通信網の輻輳防止方法、放送受信システム及び携帯電話機
JP3839688B2 (ja) 2001-08-08 2006-11-01 日本電信電話株式会社 状態応答方法及びユーザ局並びに記録媒体
US7149195B2 (en) * 2001-08-28 2006-12-12 Nokia Corporation Apparatus, and associated method, for multicasting data in a radio communications system
KR100905613B1 (ko) 2002-06-03 2009-07-02 삼성전자주식회사 이동통신시스템에서 패킷 데이터의 멀티캐스트 송수신 방법 및 장치
US7224983B2 (en) * 2003-01-08 2007-05-29 Lucent Technologies Inc. Method and apparatus for geolocation estimates in wireless networks
JP4019976B2 (ja) * 2003-02-27 2007-12-12 株式会社日立製作所 無線通信制御方式および無線装置
KR100559979B1 (ko) * 2003-04-03 2006-03-13 엘지전자 주식회사 이동통신 시스템에서의 메시지 전송방법

Also Published As

Publication number Publication date
ZA200503478B (en) 2006-12-27
RU2005123507A (ru) 2007-05-10
US7299062B2 (en) 2007-11-20
UA81467C2 (uk) 2008-01-10
KR20040086950A (ko) 2004-10-13
US20090215430A1 (en) 2009-08-27
US20100097958A1 (en) 2010-04-22
HK1082147A1 (en) 2006-05-26
AU2004225409A1 (en) 2004-10-14
BRPI0409071A (pt) 2006-03-28
US20090131042A1 (en) 2009-05-21
EP1609330B1 (en) 2015-03-04
CN101442705B (zh) 2012-02-01
CN101442705A (zh) 2009-05-27
JP4195035B2 (ja) 2008-12-10
KR100559979B1 (ko) 2006-03-13
US8064941B2 (en) 2011-11-22
CN1720759A (zh) 2006-01-11
MXPA05006107A (es) 2005-08-16
JP4741040B2 (ja) 2011-08-03
US20040196803A1 (en) 2004-10-07
CN1720759B (zh) 2010-06-16
EP1609330A1 (en) 2005-12-28
AU2004225409B2 (en) 2007-01-25
JP2006515496A (ja) 2006-05-25
CN101695153A (zh) 2010-04-14
RU2347327C2 (ru) 2009-02-20
JP2009033752A (ja) 2009-02-12
US20070283025A1 (en) 2007-12-06
US7536193B2 (en) 2009-05-19
CN101695153B (zh) 2012-09-12
WO2004089030A1 (en) 2004-10-14
US8351966B2 (en) 2013-01-08
EP1609330A4 (en) 2009-03-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0409071B1 (pt) “Método para controlar acesso a uma rede em um sistema de comunicações sem fio, executado por um terminal”
US7907952B2 (en) Method and apparatus for securing quality of communication service to mobile terminal
RU2410848C2 (ru) Способ передачи и приема услуги мультимедийного широковещательного/многоадресного обслуживания &#34;mbms&#34; в системе мобильной связи
JP4965593B2 (ja) ブロードキャスト通信システムにおけるシグナリング方法およびシステム
JP4335259B2 (ja) 移動通信システムにおけるmbmsサービスのための制御情報の送受信方法
US7363047B2 (en) Apparatus and method for establishing feedback in a broadcast or multicast service
KR101419953B1 (ko) 브로드캐스트/멀티캐스트 서비스용 분배 아키텍처 및 방법
KR100932485B1 (ko) 방송 및/또는 멀티캐스트 서비스를 제공하는 방법
BRPI0715490B1 (pt) Método para estabelecer uma conexão entre equipamento de usuário e uma rede associada
RU2417552C2 (ru) Способ и устройство для реконфигурации общего канала
US20230096763A1 (en) Ran-5gc interactions for session join, session start, session leave, session stop, and session delete for 5g multicast broadcast services
US20060183498A1 (en) Apparatus and method for transmitting information for MBMS
US20040190469A1 (en) Wireless data communications

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: H04W 4/06 (2009.01), H04W 72/00 (2009.01)

B25A Requested transfer of rights approved
B25A Requested transfer of rights approved