BRPI0400244B1 - Composição para controle de parasita mosca do chifre que se desenvolve nas fezes de bovinos, contendo IGR (diflubenzuron) como composto ativo - Google Patents

Composição para controle de parasita mosca do chifre que se desenvolve nas fezes de bovinos, contendo IGR (diflubenzuron) como composto ativo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0400244B1
BRPI0400244B1 BRPI0400244A BRPI0400244B1 BR PI0400244 B1 BRPI0400244 B1 BR PI0400244B1 BR PI0400244 A BRPI0400244 A BR PI0400244A BR PI0400244 B1 BRPI0400244 B1 BR PI0400244B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
composition according
diflubenzuron
composition
igr
animal
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Rosalia Meireles De Souza Rocha
Nelson Filho Augusto
Original Assignee
Champion Farmoquimico Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Champion Farmoquimico Ltda filed Critical Champion Farmoquimico Ltda
Priority to BRPI0400244 priority Critical patent/BRPI0400244B1/pt
Publication of BRPI0400244A publication Critical patent/BRPI0400244A/pt
Publication of BRPI0400244B1 publication Critical patent/BRPI0400244B1/pt

Links

Landscapes

  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
  • Fodder In General (AREA)
  • Medicines That Contain Protein Lipid Enzymes And Other Medicines (AREA)

Description

COMPOSIçãO PARA CONTROLE DE PARASITA MOSCA DO CHIFRE QUE
SE DESENVOLVE NAS FEZES DE BOVINOS, CONTENDO IGR
(DIFLUBENZURON) COMO COMPOSTO ATIVO
Campo da Invenção A presente invenção se refere a uma composição para controle da mosca do chifre que se desenvolvem nas fezes de bovinos. Mais partícuiarmente, a presente invenção se refere a uma composição na forma de pó ou granulado, à base de inseticidas, especialmente compostos reguladores do crescimento de insetos, IGR (do inglês "insect growth regulator*), Diflubenzuron, para adição na alimentação (ração) dos animais ou na suplementação nutricional (sal mineraiizado, concentrados vitamínicos, entre outros).
Antecedentes da Invenção A mosca do chifre (Haemaiobía irriians) é um parasita hematófago, ou seja, alimenta-se de sangue, e tem aproximadamente metade do tamanho de uma mosca doméstica. O alvo, praticamente exclusivo, de seus ataques é o gado bovino.
Suas picadas são constantes e muito doloridas, provocam grande irritação no animal, deixando-o estressado, causando consequente perda de peso e grandes prejuízos para o pecuarista.
No caso das moscas do chifre, tanto os machos quanto às fêmeas são hematófagos, permanecendo dia e noite sobre o corpo do animal, onde se dá o acasalamento.
Depois de fecundada, as fêmeas - capazes de produzir de 400 até 700 ovos durante sua vida - deslocam-se para as partes mais baixas dos bovinos, à espera que ele ou um animal próximo defeque.
Os ovos são depositados nas laterais da massa fecal fresca, após o que a fêmea volta para sugar o sangue do animal. As larvas penetram na massa fecal e se desenvolvem em um período de 4 a 8 dias, quando migram para as áreas mais secas, transformando-se em pupas. Após 6 ou 8 dias surgem as moscas adultas, que voam até os bovinos e reiniciam o ciclo. Uma mosca adulta vive em média 4 semanas. É conhecida, no controle da mosca do chifre, a aplicação de inseticidas, principalmente da classe dos piretróides e organofosforados.
Esses inseticidas são de uso externo e aplicados sobre o pelo dos bovinos, com exceção do bolus, que é de uso interno, administração via oral.
Para aplicar esses inseticidas, é necessário recolher os bovinos do campo, confiná-los em um curral, para depois aplicar os produtos.
Os produtos atualmente existentes para o controle da mosca do chifre, podem ser divididos nos seguintes grupos, de acordo com o modo de aplicação: a) pulverização: o inseticida, geralmente liquido, na forma de concentrado emulsionável, é previamente diluído em água, na proporção recomendada pelo fabricante, e a calda obtida é pulverizada sobre todo o corpo do animal, geralmente com o auxílio de uma bomba de pulverização, até que o pelo do bovino fique totalmente molhado com essa calda. Alguns produtos comerciais para essa aplicação são Ectoplus, Ektoban, Bovee, entre outros. b) pour-on: uma pequena quantidade de inseticida, geralmente líquido, é aplicada sobre a linha dorsal do animal, geralmente 20 a 100 mL por animal, de acordo com a recomendação do fabricante, sem diluição prévia. Alguns produtos comerciais para essa aplicação são Ciperallvet, Bayofly, Bayticol, entre outros. c) brinco: inseticida apresentado sob a forma de peças de plástico que são fixadas na região da orelha dos bovinos. O brinco permanece no animal por aproximadamente 6 meses, quando então deve ser substituído por outro. Alguns produtos comerciais para essa aplicação são Top Tag, Neocidol, entre outros. d) polvilhamento: sacos autodosadores contendo inseticida na forma de pó são posicionados em iocais freqüentados pelos bovinos, que ao entrarem em contato com os sacos, recebem o pó inseticida em seus dorsos. O produto do mercado conhecido para essa aplicação é Butox Fly. e) bolus : inseticida na forma sólida, de formato cilíndrico, administrado via orai com o auxílio de um aplicador, que direciona o bolus para o esôfago, impedindo o desvio para a traquéia, o que causaria a morte do animal. Um produto comercia! com essa aplicação é Vigilante. O bolus, embora possua os mesmos princípios ativos e indicação da presente invenção, possui outra forma farmacêutica e possui posologia, dosagem, modo de administração, etc, muito diferentes.
Os produtos atualmente em uso (exceto bolus, citado mais adiante) são pouco eficientes, pois, conseguem somente atingir as formas adultas das moscas, já que são aplicados apenas externamente nos animais. A mosca do chifre não coloca seus ovos no corpo dos animais, apenas em suas fezes, portanto, os produtos não possuem efeito preventivo, apenas minimizam os danos que a mosca em sua fase adulta pode causar. Não é viável, técnica e economicamente, tratar com esses produtos todas as fezes que ficam espalhadas nos pastos, consequentemente é impossível atingir a fase larvária dos insetos, A única exceção é o produto na forma de bolus, administrado via oral. A administração exige o uso de utensílios específicos e experiência, caso contrário, o bolus pode atingir a traquéia, causando a morte do animal.
Adicionalmente, abrir a boca do animal, introduzir o aplicador e administrar o bolus, para cada um dos animais, é uma tarefa extremamente difícil e despende muito tempo.
Para a aplicação dos produtos acima descritos é necessário que os bovinos sejam recolhidos do campo e confinados em curral, procedimento chamado de manejo, O manejo é uma tarefe extremamente trabalhosa, que envolve muita mão de obra e tem duração longa. Durante o manejo, os bovinos não consomem alimento, sio submetidos a estresse, se lesionam e sofrem considerável perda de peso, o que resulta em prejuízo para os pecuaristas.
Segundo a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em seu Comunicado Técnico n° 25, de maio 1985, a mosca do chifre permanece 24 horas por dia sobre o animal, perfurando sua pele de 20 a 40 vezes por dia, cada picada dura até quatro minutos. A presença prolongada da mosca, torna os bovinos irrequietos, fazendo-os andarem o tempo todo, as picadas são constantes e dolorosas, causando desconforto, e com isso, o animai se alimenta mal e não consegue dormir sossegado. A irritação e a perda de sangue faz com que o animal perca até 30 quilos por ano, tenha uma redução na fertilidade e na produção leiteira da ordem de 20%. O gado que não recebe nenhum tipo de tratamento pode até morrer.
Estes dados de pesquisas brasileiras, confirmados por entidades internacionais, são para bovinos tratados com os produtos atualmente disponíveis. O objeto da presente invenção evita tais inconvenientes, principalmente no que se refere aos custos diretos do manejo, uma vez que é uma composição em pó ou granulada, adequada a ser adicionada à alimentação ou à supiementação nutricional fornecida aos animais. A patente americana US 4.166.107 se refere a composições de boius para controle de insetos em bovinos, que compreende todos os inconvenientes acima citados, enquanto que a presente invenção se refere a uma composição em pó ou granulada para incorporação na alimentação ou à suplementação nutricional fornecida dos animais, Há ao longo do texto citação de compostos IGR (e não de composições contendo IGR) adicionados à ração molda, expressando tratar-se de meio ineficiente para tratar gado. A adição de compostos IGR puros prejudica a eficiência do controle de insetos. Em contrapartida, o produto formulado da invenção tem tamanho de partícula menor, facilitando a mistura na ração ou suplemento nutricional. Além disso, contém outros componentes (tensoativos, aromatizantes, etc.) que acentuam a ação do princípio ativo. A patente americana US 4.281.003 cita a administração ora! (que inclui bolus e outros meios de inserir oralmente a medicação no corpo do animal, diferentemente da ingestão espontânea pelo animal) de inseticidas no controle de insetos que procriam em fezes de gado. Cita diflubenzuron, sem sugerir ou se referir de qualquer forma que seja às vantagens ou aos componentes da composição da presente invenção.
DESCRICãO PA INVENçãO
Diferente da arte anterior, incluindo usos comerciais e literatura, a presente invenção se refere a uma composição em pó ou granulada contendo compostos IGR Diflubenzuron para ser adicionada à ração ou suplemento mineral consumido por animais, particularmente bovinos. A administração da composição via alimentação ou suplementação nutricional, possibilita que as fezes geradas pelos bovinos tratados, contenham a composição a base de compostos IGR Diflubenzuron, que são produtos de baixa toxicidade para mamíferos, muito pouco absorvidos e excretados inalterados em grande proporção, via fezes.
Uma vez as fezes estando tratadas com a composição da presente invenção, e sendo as fezes praticamente o único local de crescimento das iarvas dos insetos, particuiarmente da mosca do chifre, eias não evoluirão.
Com a morte das larvas, a população de moscas adultas diminui até desaparecem completamente, já que não há mais nascimento de novas moscas. A composição da presente invenção compreende: (a) um composto selecionado de compostos IGR(Díflubenzuron); (b) um tensoativo (nonii fenoi etoxílado); (c) um veículo sólido partieulado (caulim branco).
Os compostos reguladores do crescimento de insetos, SGR, são selecionados preferencialmente de pelo menos um entre diflubenzuron, ciromazina, triflumuron, metoprene, S-metoprene, hidroprene, S-hidroprene, fluazuron, diciclanii, azadiraquitina, iufenuron, fiufenoxuron, nitenpiram, imidacloprid, teflubenzuron, noviflumuron, metoxifenozide, piriproxifen, tebufenozide, fenoxicarb, buprofezin, hexaflumuron, e/ou um de seus derivados.
Particuiarmente a composição da presente invenção compreende diflubenzuron e/ou metoprene. Mais particuiarmente a presente invenção compreende diflubenzuron. A dosagem do principio ativo na composição da presente invenção poderá variar de acordo com principio ativo selecionado.
Particuiarmente a presente invenção compreende de 15 a 35% em peso de diflubenzuron, mais particuiarmente de 25% de diflubenzuron. O tensoativo de acordo com a presente invenção pode ser qualquer tensoativo aceitável conhecido na técnica. Preferencialmente a composição da presente invenção pode compreender pelo menos um entre nonil fenol etoxilado, lignosulfonato de sódio, dodecil benzeno sulfonato, octil fenol etoxilado, polisorbato de sódio, polisorbato de potássio, pectina cítrica e/ou lauril sulfato de sódio. O veículo sólido particuíado também pode compreender aqueles conhecidos da técnica. Preferenciaimente o veículo sólido particuíado pode ser selecionado de pelo menos um entre sílica micronizada, caulim e/ou talco. A composição da presente invenção pode compreender adicionalmente espessantes, estabilizantes, flavorizantes, aromatizantes, conservantes e/ ou outros adjuvaníes conhecidos da técnica. A composição final obtida não é tóxica, evitando assim acidentes de superdosagem.
Em uma segunda realização a presente invenção trata de um método de controle do parasita mosca do chifre que se desenvolvem nas fezes de animais, que compreende adicionar à ração ou ao suplemento nutricional disponibilizado ao animal, quantidade eficaz de uma composição tal como descrita acima. A ração disponibilizada ao animal pode ser moída ou peletizada. A suplementação nutricional pode ser selecionada, sem qualquer limitação, de cioreto de sódio, sal mineraiizado, fosfato de cálcio, concentrados vitamínicos, suplementos protéicos, entre outros.
Em uma terceira realização a presente invenção trata de um kit auxiiiar no método de controle de parasita mosca do chifre que se desenvolve nas fezes de animais que compreende um recipiente contendo a composição da presente invenção e um dispositivo dosador de quantidades. O recipiente pode ter qualquer capacidade, sendo particularmente um pote que contém 300g da composição da invenção ou até um balde que contém 6 kg da composição da invenção. O dispositivo dosador pode dosar qualquer quantidade de interesse, particularmente o dispositivo dosador pode dosar até 30 g da composição de acordo com a presente invenção.
Em uma realização particular o kit pode compreende ainda instruções para utilização da composição de acordo com a presente invenção. Â quantidade de composição aplicada à ração ou supiementação nutricional é estabelecida com base no consumo previsto para a ração ou suplemento em uso, que na pecuária é bem conhecido. A título ilustrativo as seguintes quantidades podem ser adicionadas à ração ou supiementação nutricionai: a) para suplemento nutricional com consumo de 60 a 120 g por cabeça por dia, mistura-se 0,5 g da composição de acordo com a presente invenção, pariicuiarmente a base de difiubenzuron, na concentração de 25%, para cada Kg de suplemento nutricional. b) para ração com consumo de 3 Kg a 6 Kg por cabeça por dia, mistura-se 10 g da composição de acordo com a presente invenção, particularmente a base de difiubenzuron, na concentração de 25%, para cada 1.000 Kg de ração. São apresentados, a seguir, exemplos de meramente expositivos de realizações particulares da invenção, sem criar quaisquer limitações ao seu escopo que não aquelas contidas nas reivindicações em anexo.
Composição para 1 Kg de produto: Composições contendo Composto Diflubenzuron flGRI
Exemplo 2 Teste de Eficácia no Controle de Moscas do Chifre em Bovinos Bovinos de duas propriedades próximas foram utilizados para o teste das composições da presente invenção. Na propriedade (A) os bovinos receberam alimentação contendo a composição da presente invenção à base de diflubenzuron, na concentração e 25%, na forma de pó, e a propriedade (B) foi utilizada como grupo controle.
Na época do início do tratamento, os rebanhos das duas propriedades foram fechados nos currais, e procedeu-se a escolha aleatória de 20 animais de cada propriedade, para servirem como testemunha, Procedeu-se a contagem do número total de moscas do chifre presentes nos 40 animais. Cada animai apresentava acima de 200 moscas, chegando a 700 moscas por animal. A contagem total, demonstrou que as duas propriedades, se encontravam com infestações semelhantes de mosca do chifre, vide tabelas 1 e 2, Os animais foram numerados com piaquetas de identificação, para avaliação durante e no fina! do tratamento. A composição foi fornecida a todos os animais da propriedade (A), na dosagem de 0,5 g de composição por Kg de sal minerai pronto para uso. O sal foi fornecido à vontade aos animais, sendo que o consumo total de sal ficou em torno de 60 g a 80 g por animal por dia, o que deu um consumo do princípio ativo na faixa de 7,5 mg por animal por dia.
Na propriedade (B) os animais receberam sa! mineral à vontade, sem a adição da composição da presente invenção.
Resultado: Durante o tratamento, todos os animais das duas propriedades foram fechados uma vez por semana para avaliação. Durante as avaliações, o número total de moscas no rebanho tratado, diminuiu significativamente, e no grupo controle a contagem demonstrou pouca variação para mais ou para menos.
Trinta dias após o início do tratamento, procedeu-se a contagem para avaliação do resultado final. Os rebanhos das duas propriedades foram fechados nos currais e além da avaliação visual, procedeu-se à contagem de moscas nos animais marcados. O rebanho não tratado da propriedade (B), apresentou visualmente um número elevado de moscas por animal, sendo que 90% dos 20 animais marcados apresentavam número de moscas superior a 200 moscas por animal, o que já indica ser necessário o tratamento.
Na propriedade (A), o número de moscas visíveis era mínimo e a contagem nos animais marcados, oscilou entre 0 a 20 moscas por animal.
Paralelamente ao tratamento, foi realizada verificação da eclosão de larvas de mosca do chifre nas fezes dos animais tratados.
No sétimo dia do tratamento, foi realizada coleta de moscas do chifre na propriedade (B), com auxilio de puçá entomológico. Essas moscas foram colocadas em gaiolas, onde havia pape! de filtro umedecido para servir de substrato de oviposição para as moscas. Foram fornecidos água e açúcar à vontade para as moscas.
No mesmo dia foram coletadas fezes frescas dos animais da propriedade (A) e fezes frescas dos animais da propriedade controle (B) e levadas ao laboratório e divididas em 8 frascos devidamente marcados com 4 tratados e 4 não tratados. A cada 3 horas, o papel no fundo da gaiola, era observado para verificar a presença de ovos. Os ovos presentes foram contados e colocados em número de 50 em cada frasco. Estes frascos foram acondicionas em estufa sob temperatura de 25°C e fotoperíodo de 12 horas, ficando por até 20 dias na estufa após a cessação de emergência de moscas adultas. Foram feitas contagens em cada frasco determínando-se a emergência dos adultos a partir dos ovos (tabela 5).
Tabela 5 Emergência de espécies adultas de H, irritans, a partir de ovos, em fezes BOVINAS TRATADAS E NãO TRATADAS COM COMPOSIçãO PA PRESENTE INVENçãO
Após observação dos resultados obtidos tanto a campo, quanto no laboratório, vimos que a eficácia do produto, devido à aita susceptibilidade da população de H. irritans, foi bastante satisfatória.

Claims (11)

1 COMPOSIçãO PARA CONTROLE DE PARASITA MOSCA DO CHIFRE QUE SE DESENVOLVE NAS FEZES DE BOVINOS, CONTENDO IGR (DIFLUBENZURON) COMO COMPOSTO ATIVO caracterizada peio fato de compreender: (a) peio menos um composto selecionado de compostos IGR Difiubenzuro; (b) pelo menos um tensoativo (nonil fenol etoxilado); e (c) pelo menos um veículo sólido particulado (caulim),
2. COMPOSIçãO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o parasita é a mosca do chifre e o anima! é bovino.
3. COMPOSIçãO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo feto de apresentar granulometria entre XeY.
4. COMPOSIçãO, de acordo com uma das reivindicações 1 a 2, caracterizada pelo fato de que os compostos IGR são preferencialmente selecionados de pelo menos um entre diflubenzuron, ciromazina, triflumuron, metoprene, S-metoprene, hidroprene, S-hidroprene, fluazuron, diciclanil, azadiraquitina, íufenuron, flufenoxuron, nítenpiram, imidaclopríd, teflubenzuron, noviflumuron, metoxífenozide, piriproxifen, tebufenozide, fenoxicarb, buprofezin, hexafíumuron, e/ou um de seus derivados.
5. COMPOSIçãO, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que o composto IGR é partícuíarmente o diflubenzuron ou um de seus derivados, entre 15% a 35% em peso, particularmente 25%.
6. COMPOSIçãO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada peio fato de que o tensoativo é preferencialmente selecionado de pelo menos um entre nonil feno! etoxilado.
7. COMPOSIçãO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o veículo sólido particulado preferencialmente é selecionado o caulim.
8. COMPOSIçãO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que pode compreender adicionalmente espessantes, estabilizantes, flavorizantes, aromatizantes e/ou conservantes.
9. COMPOSIçãO, de acordo com a reivindicação 1 caracterizada pelo fato de que compreende diflubenzuron, sílica micronizada, nonil feno! etoxilado, lignosulfonato de sódio e caulim.
10. COMPOSIçãO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que compreende diflubenzuron, sílica micronizada, lauril sulfato de sódio, lignosulfonato de sódio e caulim.
11. MÉTODO DE CONTROLE DE PARASITA MOSCA DO CHIFRE QUE SE DESENVOLVEM NAS FEZES DE ANIMAIS, caracterizado pelo fato de adicionar à ração ou ao suplemento nutricional disponibilizado ao animai, quantidade eficaz de uma composição conforme uma das reivindicações 1 a 10.
BRPI0400244 2004-01-23 2004-01-23 Composição para controle de parasita mosca do chifre que se desenvolve nas fezes de bovinos, contendo IGR (diflubenzuron) como composto ativo BRPI0400244B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0400244 BRPI0400244B1 (pt) 2004-01-23 2004-01-23 Composição para controle de parasita mosca do chifre que se desenvolve nas fezes de bovinos, contendo IGR (diflubenzuron) como composto ativo

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0400244 BRPI0400244B1 (pt) 2004-01-23 2004-01-23 Composição para controle de parasita mosca do chifre que se desenvolve nas fezes de bovinos, contendo IGR (diflubenzuron) como composto ativo

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0400244A BRPI0400244A (pt) 2005-09-13
BRPI0400244B1 true BRPI0400244B1 (pt) 2014-08-26

Family

ID=34976809

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0400244 BRPI0400244B1 (pt) 2004-01-23 2004-01-23 Composição para controle de parasita mosca do chifre que se desenvolve nas fezes de bovinos, contendo IGR (diflubenzuron) como composto ativo

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0400244B1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BRPI0601078B1 (pt) * 2006-03-24 2015-10-06 Champion Farmoquímico Ltda Uso de Diflubenzuron

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0400244A (pt) 2005-09-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0601078B1 (pt) Uso de Diflubenzuron
Swinger Managing external parasites of Texas cattle
PT101274B (pt) Derivados de 1-{n-alquil-n-(halo-3'-piridilmetil)amino}-1-mono/dialquilamino-2-nitroetileno para utilizacao como ingredientes activos num metodo para o controlo de pulgas em animais domesticos
US9040586B2 (en) Veterinary compositions for controlling ecto- and endoparasites in bovines, use of these compositions, use of IGR substances associated with microminerals, method for controlling ecto- and endoparasites in bovines and kit
JP2012031171A (ja) 害虫を防除する方法
BRPI0400244B1 (pt) Composição para controle de parasita mosca do chifre que se desenvolve nas fezes de bovinos, contendo IGR (diflubenzuron) como composto ativo
Johnson-Delaney Pet Virginia opossums and skunks
BRPI0316226B1 (pt) Formulação tópica para controle de infestação por inseto, uso da formulação e processo para a preparação da mesma
DeNardo et al. Understanding the snake mite and current therapies for its control
Safiullin et al. Effect of an integrated fly control programme in farrowing houses in Russia on milk yield of sows and growth performance of offspring.
Hall Parasites and parasitic diseases of sheep
FLAX et al. FALLOPIAN TUBE.~ GENITAL ORGAN
Day et al. 2021 Field Crops PMG-Livestock
Kaupp Some poultry diseases
AT344436B (de) Verfahren zur bekaempfung von tierparasiten
TW201509305A (zh) 誘蟲製劑、其製造方法及應用之除蟲餌劑
Beach et al. Recommendations concerning the common diseases and parasites of poultry in California
Thatcher Veterinary care of ferrets, raccoons and skunks
Shillinger Diseases of fur animals
BR102012021606A2 (pt) composições veterinárias para controle simultâneo de endo e ectoparasitas em bovinos, uso das composições uso de compostos igr e microminerais, método de controle de endo e ectoparasitas em bovinos e kit
BOTS HORSE PEST MANAGEMENT
Hambidge Keeping Livestock Healthy, a Summary
Campbell EC89-1550 Nebraska Management Guide for Control of Arthropod Pests of Livestock and Horses
Schwartz et al. Parasites and parasitic diseases of horses
Roberts 1988-89 insect pest management for livestock and pets

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B65X Notification of requirement for priority examination of patent application
B65Z Priority examination of the patent application refused (request does not comply with dec. 132/06 of 20061117)
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentiability or inadequacy of the applcation according art. 36 industrial patent law
B09A Decision: granting
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/08/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.