BRPI0317403B1 - haste contra rolamento - Google Patents

haste contra rolamento Download PDF

Info

Publication number
BRPI0317403B1
BRPI0317403B1 BRPI0317403A BR0317403A BRPI0317403B1 BR PI0317403 B1 BRPI0317403 B1 BR PI0317403B1 BR PI0317403 A BRPI0317403 A BR PI0317403A BR 0317403 A BR0317403 A BR 0317403A BR PI0317403 B1 BRPI0317403 B1 BR PI0317403B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
rod
vehicle
cab
frame
members
Prior art date
Application number
BRPI0317403A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0317403A (pt
Inventor
Carl Rohden
Erik Näsman
Gunnar Bergevald
Hans-Olov Arvidsson
Martin Hede
Niklas Bruce
Rade Cátovic
Original Assignee
Scania Cv Ab
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Scania Cv Ab filed Critical Scania Cv Ab
Publication of BR0317403A publication Critical patent/BR0317403A/pt
Publication of BRPI0317403B1 publication Critical patent/BRPI0317403B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62DMOTOR VEHICLES; TRAILERS
    • B62D33/00Superstructures for load-carrying vehicles
    • B62D33/06Drivers' cabs
    • B62D33/063Drivers' cabs movable from one position into at least one other position, e.g. tiltable, pivotable about a vertical axis, displaceable from one side of the vehicle to the other
    • B62D33/067Drivers' cabs movable from one position into at least one other position, e.g. tiltable, pivotable about a vertical axis, displaceable from one side of the vehicle to the other tiltable

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Vehicle Body Suspensions (AREA)
  • Body Structure For Vehicles (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)

Abstract

"estabilizador". a invenção se refere a uma haste contra rolamento 14, a qual, na suspensão de uma cabine de motorista em mola 2 em uma estrutura de veículo 6, conecta a cabine 2 à estrutura 6. a haste contra rolamento 14 se constitui por dois membros 22, 23 e pelo menos uma haste de reação, reciprocamente conectados de forma destacável, fato pelo qual a haste de reação pode ser desmontada dos membros 22, 23, com isso aperfeiçoando o acesso ao espaço 19, atrás da haste de reação 20, sem que as fixações da haste contra rolamento 14 à cabine 2 ou à estrutura 6 sejam desfeitas.

Description

"HASTE CONTRA ROLAMENTO" Área Técnica A presente invenção se refere a uma haste contra rolamento.
Antecedentes Veículos pesados, por exemplo caminhões, muitas das vezes apresentam uma cabine, a qual é suspensa por mola com relação à estrutura do veículo em três ou quatro pontos diferentes. A borda posterior da cabine pode ser suspensa, por exemplo, por meio de uma disposição de mola de ar, do tipo conhecido. A borda anterior da cabine de tais veículos, muitas das vezes se encontra provida de uma haste contra rolamento, cuja finalidade é amortecer os diversos tipos de movimento de mola, os quais podem ocorrer nos vários pontos de suspensão. Neste caso, uma haste contra rolamento à frente contém uma haste de torção transversal em uma peça, a qual possui, em cada uma dentre suas extremidades axiais, um braço de ligação, direcionado na direção longitudinal do veículo. Cada braço de ligação fica direta ou indiretamente suportado pela cabine em uma extremidade e pela estrutura na outra extremidade.
Um problema com as haste contra rolamento deste tipo é que, quando se deseja um acesso irrestrito ao espaço atrás da haste de torção transversal da haste contra rolamento, por exemplo, quando o radiador do veículo deve ser retirado para manutenção do módulo de radiador, a haste contra rolamento deve ser removida. Isso tem como conseqüência que as fixações da haste contra rolamento à cabine e à es- trutura devem ser desfeitas, que se trata de uma operação problemática e que consome tempo.
Breve descrição da invenção Um problema em se desfazer as fixações da haste contra rolamento à cabine e à estrutura , quando a haste contra rolamento está sendo removida é solucionado de acordo com a invenção por meio de uma disposição da haste contra rolamento, a qual, em uma suspensão em mola de uma cabine de motorista à estrutura de um veiculo, conecta a cabine à estrutura, e por meio de uma haste contra rolamento, constituída por dois membros e por pelo menos uma haste de reação, a qual fica conectada de forma destacável e pelo fato de ser possível desmontar a haste de reação dos membros, sem desfazer as fixações da haste contra rolamento à cabine ou à estrutura .
Uma haste contra rolamento apresentando as características da Reivindicação 1, possui a vantagem de que não se faz necessário desfazer as fixações da haste contra rolamento a cabine ou à estrutura, quando se deseja um acesso irrestrito ao espaço atrás da haste de reação, por exemplo, na ocasião da manutenção do radiador, isso sendo obtido por meio do desmonte da haste de reação, o que significa, por exemplo, que a remoção do radiador do veículo se torna uma operação mais fácil e que toma menos tempo, com isso reduzindo os custos.
Breve Descrição dos Desenhos A invenção encontra-se descrita com maiores detalhes abaixo, com referência aos desenhos a seguir, nos quais: A Figura 1 ilustra, esquematicamente, uma vista de uma suspensão frontal e disposições em mola para uma cabine 1 de um veiculo pesado, A Figura 2 ilustra, esquematicamente uma vista em perspectiva de uma haste contra rolamento, de acordo com uma modalidade da invenção, e A Figura 3 ilustra, esquematicamente, uma vista de cima de uma haste contra rolamento, de acordo com a modalidade da invenção, ilustrada na Figura 2.
Descrição das Modalidades Preferidas A Figura 1 ilustra uma vista de uma suspensão frontal e uma disposição de mola para uma cabine 2 de um veiculo pesado 4. A disposição é simétrica em relação a um plano vertical, através do meio do veiculo 4 na direção longitudinal deste último, desta forma estando ilustrada apenas uma porção (esquerda) . A cabine 2 de um veiculo pesado 4, por exemplo um caminhão, geralmente fica suspensa em uma estrutura de veiculo 6, a qual contém, principalmente, dois membros laterais, paralelos, longitudinais. Estes últimos ficam reciprocamente unidos por uma quantidade de membros transversais e um motor ficando fixo à estrutura 6, de maneira convencional. A borda posterior da cabine 2 fica suspensa de qualquer forma conhecida, por exemplo, por meio de uma disposição de mola de ar. A disposição de suspensão frontal da cabine 2, com relação à estrutura 6, se constitui de uma braçadeira 8, segura à cabine 2, uma porção de fixação 10, fixa à estrutura, um elemento de mola 12 e uma haste contra rolamento 14. O elemento de mola 12, que contém um absorvente de choque, não ilustrado nesse caso, e uma mola de ar 16, conecta a braçadeira 8, segura à cabine 2 à porção de fixação 10, a qual fica fixa à estrutura e que constitui parte de uma torre giratória 18, na borda frontal da estrutura 6. A finalidade da haste contra rolamento 14 é amortecer, de maneira conhecida, vários tipos diferentes de movimentos de mola de um elemento de mola 12, e a referida haste contra rolamento contendo uma haste de reação 20, a qual fica disposta na direção transversal d veiculo 4, entre as extremidades superior de duas torres giratórias 18 e que possui cada uma dentre suas extremidades disposta em respectivos membros 22, 23 (o membro 23 estando ilustrado na Figura 3), que fica orientados na direção longitudinal do veiculo 4 e, neste caso, se encontram direcionados para trás. A porção posterior 24 de cada membro 22, 23 fica suportada sobre a, e para rotação com relação a esta, porção inferior da braçadeira 8 por meio de um disposição de embuchamento 26 (vide Figura 2), que permite uma rotação relativa entre cada membro 22, 23 e a braçadeira 8, em torno de um fuso horizontal 27, que se estende de forma substancialmente transversal com relação ao veículo 2. Os membros 22, 23 ficam diretamente ou indiretamente suportados pela cabine 2 em uma exemplo e pela estrutura 6 na outra extremidade.
De acordo com a invenção, para possibilitar um a-cesso irrestrito ao espaço 19, atrás da haste de reação 20 da haste contra rolamento 14, por exemplo para retirar o radiador de veiculo 28 do compartimento de motor, para inspeção e possíveis reparos, sem que tenham que se desfeitas as fixações da haste contra rolamento 14 à cabine 2 ou à estrutura 6, a suspensão de uma cabine de motorista em mola 2 em uma estrutura de veículo 6 estando provida com uma haste contra rolamento 14, a qual conecta a cabine 2 à estrutura 6, esta haste contra rolamento 14 se constituindo de dois membros 22, 23 ( o membro 23 estando ilustrado na Figura 3) e por pelo menos uma haste de reação 20, as quais fica reciprocamente conectadas de forma destacável, fato pelo qual a haste de reação 20 pode ser desmontada do membro 22, 23, sem que tenham que ser desfeitas as fixações da haste contra rolamento 14 à cabine 2 ou à estrutura 6, quando, por exemplo o radiador 28 do veículo 4 tiver que ser removido. Melhorando-se o acesso ao espaço 19, atrás da haste de reação 20, economiza-se desta forma tanto tempo quanto custos. A possibilidade de remoção da haste de reação 20 de forma quer o acesso ao espaço 19 atrás da haste de reação seja melhorado também facilita não apenas, por exemplo, a referida remoção do radiador 28 do veículo, como também toda a manutenção das porções anteriores do motor e todo o acesso e substituição de equipamento sob a cabine 2, tal como do motor, do alojamento de ventilador, aos absorventes de ruídos, às várias tubulações e condutores, etc.
Na porção de extremidade da haste de reação 20, um pino em pivô 30 fica suportado em relação à rotação, mas seguro contra movimento axial, com relação à haste contra rotação 14, de preferência por meio de um apoio em esfera convencional. 0 pino em pivô 30 fica seguro à torre giratória 18, a qual fica fixa à estrutura. O elemento de mola 12 fica seguro em sua extremidade superior à braçadeira 8 através de um embuchamento de borracha 32 e em sua extremidade inferior ao pino em pivô 30, através de um apoio em esfera. A Figura 2 ilustra, esquematicamente, uma vista em perspectiva de uma haste contra rolamento de acordo com uma modalidade da invenção. A disposição é simétrica em relação ao plano vertical, através da metade do veiculo 4 na direção longitudinal deste último, desta forma apenas a porção (esquerda) encontra-se ilustrada. O diagrama ilustra a haste contra rolamento 14, constituída de uma haste de reação 20, a qual possui cada uma dentre suas extremidades disposta e com rotação conjunta a membros respectivos 22,23 (o membro 23 estando ilustrado na Figura 3), os quais encontram-se o-rientados na direção longitudinal do veículo 4 e, neste caso, direcionadas para trás. A porção posterior 24 do membro 22 fica suportada para rotação com relação a apor inferior da braçadeira 8 por meio de uma disposição de embuchamento 26, que permite uma rotação relativa entre o membro 22 e a braçadeira 8 em torno do fuso horizontal 27, que se estende substancialmente transversalmente com relação ao veículo 2. Na porção de extremidade da haste de reação 20, um pino em pivô 30 fica suportado para rotação, mas seguro de contra movimento axial, com relação à haste contra rolamento 14, de preferência, por meio de um apoio em esfera convencional. 0 pino em pivô 30 fica seguro à torre giratória 18, a qual fica fixa à estrutura. Os membros 22, 23 (o membro 23 estando ilustrado na Figura 3) e a haste de reação 20 ficam conectados de forma destacável e, nesta modalidade, a haste de reação 20 podendo ser desmontada a partir dos membros 22, 23 por meio de liberação da conexão rosqueada, que contém dois parafusos 36, 38 e uma parte macho 40. A remontagem, a qual também é de fácil execução, se dá na ordem reversa. A disposição de embuchamento 26 para a haste contra rolamento 14 toma, vantajosamente, a forma de uma unidade pré-fabricada. A disposição de embuchamento 26 contém, entre outros, um estojo externo com uma superfície de cobertura cilíndrica, fazendo face para o exterior, a qual pretende ser pressionada para o interior de um orifício no membro 22 e um estojo interno, através do qual, a haste contra rolamento 14 fica suportada pela cabine 2. Um método de fabricação apropriado pode ser a fundição, forja ou fresagem do membro 22, integralmente e posterior perfuração através de sua porção posterior 24 de um orifício, adaptado para a-comodar a disposição de embuchamento 26. A Figura 3 ilustra, esquematicamente, uma vista de cima de uma haste contra rolamento de acordo com a modalidade da invenção ilustrada na Figura 2. O diagrama ilustra a haste contra rolamento 14 constituída de uma haste de reação 20, a qual apresenta cada uma de suas extremidades disposta e em rotação conjunta a respectivos membros 22, 23, os quais ficam orientados na direção longitudinal do veiculo 4, e neste caso, direcionados para trás. A disposição é simétrica em relação ao plano vertical através da metade do veiculo 4, na direção longitudinal deste último.
Como acima, o peso da cabine é suportado pelo elemento de mola, isto é, as molas de cabine em forma de, por exemplo, mola de ar ou molas embobinadas, suportam a cabine de forma vertical. De acordo com as modalidades, a fixação de membro da haste contra rolamento em relação à haste de reação e segura contra movimento com relação à estrutura, enquanto a outra extremidade fica suportada pela cabine. A situação reversa também é possivel. Além disso, os membros ficam direcionados para trás de acordo com as modalidades, mas estes também podem ser virados de forma que, ao contrário, fiquem direcionados à frente.

Claims (4)

1. Haste contra rolamento, a qual, na suspensão de uma cabine de motorista suportada por mola (2) em uma estrutura de veiculo (6), compreende dois membros (22, 23) e pelo menos uma haste de reação (20) reciprocamente conectados de forma destacável, e conecta a cabine (2) à estrutura (6), CARACTERIZADA pelo fato de que: - a haste de reação (20) pode ser desmontada a partir dos membros (22, 23) por meio da liberação de uma conexão que contem uma parte macho (40); - cada um dentre os membros (22, 23) fica suportado por pelo menos uma porção do veiculo (4), que forma parte da cabine do motorista (2) ou da estrutura do veiculo (6), a fim de permitir a rotação relativa entre os membros (22, 23) e a porção de veiculo em torno do fuso (27) orientado substancialmente na direção transversal do veiculo; - cada um dos membros (22, 23) fica suportado com relação à porção do veiculo (4), por meio de sua unidade de embuchamento (26) respectiva, e - o referido fuso (27) fica fixo a uma braçadeira (8) a qual, por sua vez, fica fixa à cabine (2) ou à estrutura (6) .
2. Haste contra rolamento, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de a haste contra rolamento (14) ficar suportada para rotação com relação tanto à cabine (2), quanto à estrutura (6).
3. Haste contra rolamento, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 2, CARACTERIZADA pelo fato de os membros (22, 23) ficarem orientados substancialmente na direção longitudinal do veiculo (4) e situados em qualquer lateral do plano vertical longitudinal através da metade do veiculo (4) e a haste de reação (20) sendo transversal.
4. Haste contra rolamento, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, CARACTERIZADA pelo fato de a haste de reação (20) ficar fixa aos membros (22, 23) por meio de conexão rosqueada.
BRPI0317403A 2002-12-23 2003-12-18 haste contra rolamento BRPI0317403B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
SE0203834A SE0203834L (sv) 2002-12-23 2002-12-23 Krängningshämmare som förbinder avfjädrad förarhytt med fordonsram
PCT/SE2003/001994 WO2004056641A1 (en) 2002-12-23 2003-12-18 Stabilizer

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0317403A BR0317403A (pt) 2005-11-16
BRPI0317403B1 true BRPI0317403B1 (pt) 2015-11-24

Family

ID=20289983

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0317403A BRPI0317403B1 (pt) 2002-12-23 2003-12-18 haste contra rolamento

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP1578655B1 (pt)
AT (1) ATE340730T1 (pt)
AU (1) AU2003292897A1 (pt)
BR (1) BRPI0317403B1 (pt)
DE (1) DE60308730T2 (pt)
SE (1) SE0203834L (pt)
WO (1) WO2004056641A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE528796C2 (sv) 2005-04-12 2007-02-20 Kongsberg Automotive Asa Krängningshämmare innefattande en torsionsstång samt förfarande för demontering och montering av en torsionsstång

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2456263A1 (fr) * 1979-05-09 1980-12-05 Unic Sa Dispositif de suspension, notamment d'une cabine, sur le chassis d'un vehicule
FR2749265B1 (fr) * 1996-06-03 1998-09-04 Michel Ets Vehicule a partie de caisse, notamment a cabine de conduite, suspendue elastiquement
NO310228B1 (no) * 1998-08-10 2001-06-11 Kongsberg Automotive Asa Anordning til fastslåelse av beliggenheten av en bestanddel av et kjöretöy i forhold til et chassis av kjöretöyet
US5967597A (en) * 1999-01-12 1999-10-19 Link Mfg., Ltd. Vehicle cab suspension
US6073714A (en) * 1999-02-25 2000-06-13 Freightliner Corporation Vehicle cab suspension system
SE0104391L (sv) * 2001-12-27 2002-11-12 Scania Cv Abp Bussningsarrangemang för en krängningshämmare samt ett främre upphängnings-och avfjädringsarrangemang för en hytt

Also Published As

Publication number Publication date
DE60308730D1 (de) 2006-11-09
EP1578655B1 (en) 2006-09-27
BR0317403A (pt) 2005-11-16
SE523939C2 (sv) 2004-06-08
EP1578655A1 (en) 2005-09-28
WO2004056641A1 (en) 2004-07-08
DE60308730T2 (de) 2007-08-16
AU2003292897A1 (en) 2004-07-14
ATE340730T1 (de) 2006-10-15
SE0203834L (sv) 2004-06-08
SE0203834D0 (sv) 2002-12-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CA2683035C (en) Leading and trailing arm suspensions having a fully integrated arm
BRPI0814274B1 (pt) suspensão de eixo de roda, conjunto para uma suspensão de eixo de roda, métodos para produzir suspensões de eixo de roda e um braço de arraste, e, braço de arraste para uma suspensão de eixo de roda
JP4292171B2 (ja) 自動車の前部車体構造
DE112010005423T5 (de) Stützbefestigungshalterung, Verfahren zum Befestigen einer Frontdifferenzialgetriebeeinheit und Anbringungsstruktur einer Frontdifferenzialgetriebeeinheit
SE466996B (sv) Anordning foer upphaengning av en motor i ett fordon
PT100218B (pt) Uma suspensao dianteira aperfeicoada
BR112018002216B1 (pt) Suspensão de eixo pneumática em tandem para um par de eixos traseiros de um veículo e porção de suspensão de eixo pneumática para um eixo de um veículo
WO2017043655A1 (ja) リザーブタンク取付構造
DE102012111203A1 (de) Struktur eines Fahrzeugunterrahmens
US4487287A (en) Support system for automobile power plant
BRPI0317403B1 (pt) haste contra rolamento
JP4577345B2 (ja) ナックル及びナックルの製造方法
US9752614B2 (en) Wheel suspension bearing, wheel suspension bearing assembly and motor vehicle
BR0215330B1 (pt) disposição de embuchamento para um estabilizador.
EP3710289B1 (de) Einzelradantriebseinrichtung für ein kraftfahrzeug sowie entsprechendes kraftfahrzeug
KR100682732B1 (ko) 가변댐퍼 및 에어스프링 장착용 구조체
BR102021020980A2 (pt) Sistema de fixação de suspensão pneumática veicular
JP2007269125A (ja) アクスルハウジングとサイドフレームとの連結構造
WO2019119090A1 (pt) Sistema de fixação de braços de uma suspensão em eixo veicular
CN210149099U (zh) 一种汽车后副车架纵臂
CN106627023A (zh) 一种后悬架减振装置及载货汽车
JP2007050783A (ja) 車両前部構造及びその組立方法
JP2022017898A (ja) アーム取付装置
DE19522354A1 (de) Anordnung zur Lagerung von Fahrerhäusern
KR100527724B1 (ko) 차량용 현가장치의 볼 조인트 어셈블리

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 24/11/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 18A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2649 DE 13-10-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.