BRPI0310038B1 - método e sistema para localizar um terminal móvel - Google Patents

método e sistema para localizar um terminal móvel Download PDF

Info

Publication number
BRPI0310038B1
BRPI0310038B1 BRPI0310038A BR0310038A BRPI0310038B1 BR PI0310038 B1 BRPI0310038 B1 BR PI0310038B1 BR PI0310038 A BRPI0310038 A BR PI0310038A BR 0310038 A BR0310038 A BR 0310038A BR PI0310038 B1 BRPI0310038 B1 BR PI0310038B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
function
functional instruction
instruction
functional
mobile terminal
Prior art date
Application number
BRPI0310038A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0310038A (pt
Inventor
Brandt Jan
Original Assignee
Nokia Corp
Nokia Technologies Oy
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nokia Corp, Nokia Technologies Oy filed Critical Nokia Corp
Publication of BR0310038A publication Critical patent/BR0310038A/pt
Publication of BRPI0310038B1 publication Critical patent/BRPI0310038B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W88/00Devices specially adapted for wireless communication networks, e.g. terminals, base stations or access point devices
    • H04W88/02Terminal devices
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04MTELEPHONIC COMMUNICATION
    • H04M1/00Substation equipment, e.g. for use by subscribers
    • H04M1/72Mobile telephones; Cordless telephones, i.e. devices for establishing wireless links to base stations without route selection
    • H04M1/724User interfaces specially adapted for cordless or mobile telephones
    • H04M1/72403User interfaces specially adapted for cordless or mobile telephones with means for local support of applications that increase the functionality
    • H04M1/72409User interfaces specially adapted for cordless or mobile telephones with means for local support of applications that increase the functionality by interfacing with external accessories
    • H04M1/72412User interfaces specially adapted for cordless or mobile telephones with means for local support of applications that increase the functionality by interfacing with external accessories using two-way short-range wireless interfaces
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04MTELEPHONIC COMMUNICATION
    • H04M2250/00Details of telephonic subscriber devices
    • H04M2250/02Details of telephonic subscriber devices including a Bluetooth interface

Abstract

"método e sistema para posicionar o terminal móvel". a invenção relaciona a um método e a um sistema para posicionar o terminal móvel, particularmente dentro de uma área local finita. no método, no terminal móvel de transmissão, é definida uma função, a qual é observável pelos sentidos e executável, e onde a instrução funcional (201) é criada para ativar tal função. a instrução funcional (201), a função da qual é disposta para ser ativada como uma resposta para receber a instrução funcional, é transmitida através da conexão (203) de curto-alcance sem fio estabelecida. no terminal móvel de recepção, a instrução funcional é recebida através da conexão (204) de curto-alcance sem fio, e a função definida na instrução funcional é ativada (205) como uma resposta para receber a instrução funcional.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para: “MÉTODO E SISTEMA PARA LOCALIZAR UM TERMINAL MÓVEL”.
Campo da invenção [001] A invenção se refere ao posicionamento dos terminais móveis, particularmente dentro de uma área local finita.
Descrição da técnica anterior [002] Em um registro residente ou em registro de visitante, tipicamente, sabe-se que, na estação base, os dispositivos móveis dentro da área de cobertura são localizados. A posição do terminal móvel pode ser determinada pela rede ou pelo terminal móvel e a rede. A posição dos dispositivos móveis é então conhecida da estação base específica. Mais exata mente, os dispositivos móveis podem ser posicionados, por exemplo, por meio de GPS (Global Positioning Sysfem/Sistema de Posicionamento Global) ou por meio de outro sistema de posicionamento conhecido. Tipicamente, no dispositivo móvel, pode estar localizada uma base de mapa desejada, na qual mais dados são preenchidos com base nas consultas, os dados sendo as coordenadas de posição, direcionamento e informação da distância, trajetória e conclusões de medida de distância e informação similar.
[003] O problema mais geral de posicionamento dentre os usuários é, contudo, como alocar o dispositivo móvel e possivelmente o seu usuário dentro de uma determinada área finita. Nas várias situações, sabe-se que o dispositivo móvel é localizado dentro de uma área finita determinada, mas a localização exata não é detectada. Por exemplo, pode ser de conhecimento que o dispositivo está dentro de uma dada construção, dentro de um espaço determinado ou por outro lado dentro dos limites conhecidos. Contudo, a posição exata do dispositivo não é conhecida. O fato de que a posição do dispositivo não é detectada pode ser devido a uma falha de observação no lado do usuário, ou por circunstâncias, por exemplo, um ambiente com ruído, escuro, lotado ou enfumaçado.
[004] Tipicamente, quando o terminal móvel toca o alarme, este repete o toque escolhido, a luz se acende e um texto e/ou imagem é formado no visor. Quando o terminal móvel toca um alarme, ambas, a audição e a visão são estimuladas. Em situações onde isto não é suficiente, o efeito de vibração pode ser adicionado no terminal móvel. O estímulo de toque causado pelo efeito de vibração é percebido, por exemplo, em um ambiente com ruído ou escuro, quando a audição e o estímulo visual não são suficientes para atrair a atenção do usuário. Estas características são definidas pelo próprio usuário, e outra pessoa que procura o terminal móvel pode não saber como o terminal móvel toca/mostra o alarme. Além disso, estas características são ajustáveis, e, tipicamente, apenas o próprio usuário sabe e identifica as funções que o dispositivo executa como resposta a um pedido para conexão.
[005] Para estabelecer a conexão, ou apenas para transmitir o pedido para conexão de um dispositivo para outro, ambos os dispositivos devem estar dentro da área de cobertura da rede. Se o dispositivo não for capaz de estabelecer a conexão de rede, este também não é capaz de estabelecer a conexão com outro dispositivo. Este é, frequentemente, o problema, por exemplo, em certas áreas ou em um determinado espaço onde a capacidade de audição é fraca ou inexistente.
Resumo da invenção [006] O objeto da invenção é ativar um dispositivo móvel de forma que este possa ser percebido pelo sentido humano e então localizado.
[007] O objeto é alcançado de forma que uma instrução funcional a ser executada seja transmitida para o dispositivo móvel através de uma conexão de curto-alcance sem fio.
[008] Além disso, o objeto é alcançado de forma que as funções contidas na instrução sejam executadas como uma resposta à recepção dela.
[009] A invenção é caracterizada pelas matérias que estão definidas nas partes caracterizantes das reivindicações independentes. As modalidades de realização preferidas da invenção são descritas nas reivindicações dependentes.
[010] De acordo com uma modalidade de realização preferida da invenção, o dispositivo móvel pode ser localizado, por exemplo, visualmente ao ativar por controle remoto, algumas das funções que podem ser percebidas pelo sentido humano. A ativação é executada através de uma conexão de curto-alcance determinada, e onde a conexão de rede não é requerida. A conexão de curto-alcance é suficientemente extensiva, porque o propósito é perceber o dispositivo e a sua localização pelo sentido humano, com base em estimular o sentido produzido pelo dispositivo. Uma cobertura funcional mais ampla não é necessária, porque em uma distância mais longa o dispositivo não pode, com base nas suas funções, em qualquer caso, ser percebido pelo sentido humano.
[011] De acordo com a invenção, o dispositivo e a sua portadora podem então estar localizados também em circunstâncias onde eles são externos à área de cobertura da rede, ou quando em uma conexão, a rede não pode por alguma razão ser estabelecida. Por exemplo, nas operações em serviço e em salvamento, os dispositivos devem frequentemente ser usados externos à área de cobertura. Em uma área pequena, por exemplo, no subsolo de uma construção ou em condições de iluminação ruim, é frequentemente útil localizar outro dispositivo e a sua portadora. Ao operar em uma única área finita, uma indicação perceptível direta e sensorial da localização do outro dispositivo é mais essencial do que a localização exata com as coordenadas da posição do dispositivo.
[012] De acordo com a incorporação preferida da invenção, o posicionamento de outro dispositivo é realizado, de forma que o primeiro dispositivo é usado para definir, por exemplo, as funções de som e iluminação, e estas funções são combinadas nas instruções funcionais determinadas, que são transmitidas para o segundo dispositivo de recepção através de uma conexão de curto-alcance estabelecida. O segundo dispositivo recebe as instruções funcionais. O dispositivo de recepção executa as funções de acordo com as instruções, cujas funções tipicamente tornam o dispositivo mais fácil de ser percebido pelo sentido humano.
Breve Descrição das Figuras [013] A seguir, a invenção é descrita em maiores detalhes com relação às figuras apenas, onde: [014] A Figura 1 é um diagrama em blocos do dispositivo de acordo com a incorporação preferida da invenção.
[015] A Figura 2A é um fluxograma do método de acordo com a incorporação preferida da invenção no dispositivo de transmissão.
[016] A Figura 2B é um fluxograma do método de acordo com a incorporação preferida da invenção no dispositivo de recepção.
Descrição Detalhada da Invenção [017] A Figura 1 ilustra um dispositivo de acordo com uma modalidade de realização preferida da invenção. A parte central do dispositivo é a unidade de controle 101 que cuida da operação e do controle funcional do dispositivo. A unidade de controle 101 incluí um microprocessador para controlar e monitorar as funções. A unidade de controle 101 é acoplada a todos os outros componentes do dispositivo, ou direta mente ou através das unidades de controle deles.
[018] Os dados podem ser alimentados no dispositivo através do mini-teclado 102, Além disso, as funções podem ser controladas ou adicionadas através da conexão de dados 103. De acordo com a incorporação preferida da invenção, o dispositivo também inclui meios separados para uma conexão sem fio 104, que pode ser um chip que processa as ondas de rádio, ou um painel que transmite radiação infravermelha.
[019] O dispositivo compreende uma unidade de memória 105 como também as unidades de memória específicas do controlador 105a, 105b, 105c, 105d. Os termos das unidades de memória 105a, 105b, 105c, 105d se referem a todos os elementos no dispositivo, nos quais os dados podem ser armazenados e dos quais os dados são obtidos posteriormente para uso do dispositivo e de seus componentes. As unidades de memória incluem ambos os elementos para gravação de som, texto, luz e outras funções do dispositivo, e um cartão de memória separado substituível, onde, por exemplo, o nome e os dados numéricos podem ser gravados.
[020] O dispositivo é fornecido com um determinado componente de programa 106 para definir e executar as funções do componente. O componente de programa 106 contém e processa as instruções funcionais, de acordo com qual unidade de controle 101 controla os componentes únicos, diretamente ou através das suas unidades de controle.
[021] O controlador de som 107 do sistema gerencia o processamento dos vários sons. O controlador de som 107 pode buscar ou gravar os sons ou vários toques musicais, por exemplo, de uma unidade de memória 105a separada contendo diferentes sons e toques.
[022] O controlador de som 107 transmite os sons a serem reproduzidos, por exemplo, para a unidade de som 112, o alto-falante 113 ou para um dispositivo de produção de som similar.
[023] O controlador de vibração 108 do dispositivo pode receber os dados da unidade de controle 101 ou da unidade de memória 105b separada contendo vários efeitos de vibração. O controlador de vibração 108 transmite os dados recebidos a serem realizados no alarme do vibrador 115.
[024] O controlador de iluminação 109 pode receber os dados da unidade de controle 101, ou da unidade de memória 105c separada contendo os efeitos de iluminação. O controlador de iluminação 109 também envia as instruções funcionais, por exemplo, para as unidades de iluminação 116, que iluminam a interface do usuário do terminal móvel.
[025] Tipicamente, as unidades de iluminação 116 são as luzes do LED. Parte das unidades de iluminação podem ser as luzes de fundo do visor.
[026] O controlador de exibição 110 pode receber os dados da unidade de controle 101 ou da unidade de memória 105d separada contendo os objetos gráficos ou textos. O controlador de exibição 110 traz os dados também a serem apresentados no visor 117. O controlador de exibição 110 pode modificar os objetos gráficos contidos na unidade de memória. Além da modificação, o controlador de exibição 110 pode combinar os objetos e, por exemplo, representar várias imagens sequencialmente para criar uma animação em menor-escala.
[027] Além disso, o dispositivo ilustrado na Figura 1, tipicamente um terminal móvel, compreende ramificações típicas de transmissão e recepção para estabelecer uma conexão de rede e para transmitir os dados na rede e para receber os dados da rede. Estas ramificações do transmissor e do receptor não estão ilustradas na Figura 1.
[028] De acordo com uma modalidade de realização preferida da invenção, o componente de programação 106 é usado para criar uma função ou uma combinação de funções, que podem ser percebidas pelo sentido humano, cuja função ou a combinação de funções pode ser transmitida através da conexão sem fio 104 para o componente de programa do dispositivo receptor. Quando o componente de programa 106 recebe as funções transmitidas através da conexão sem fio 104, as funções são ativadas, de forma que as instruções e os comandos de acordo com as funções são transmitidos para a unidade de controle 101, que guia os componentes únicos de acordo com as instruções funcionais. As funções comunicadas nas instruções funcionais são executadas pelos componentes do dispositivo.
[029] De acordo com uma modalidade de realização da invenção, para o dispositivo de recepção é transmitido apenas um comando de ativação que é direcionado por certas funções default.
[030] Consequentemente, no dispositivo de recepção são definidas e gravadas certas funções default, que são executadas quando o dispositivo recebe um comando para ativar. O usuário pode modificar as funções default do dispositivo de uma maneira similar como outras funções do dispositivo, por exemplo, os sinais de chamada. Tipicamente, existem várias funções default diferentes, e as novas funções default podem ser adicionadas dentro do escopo das características especiais do dispositivo em questão.
[031] Quando outro dispositivo localizado próximo da área for posicionado, é definida uma função desejada que é adequada para a situação; a instrução funcional é composta, e é transmitida para o dispositivo a ser posicionado. Quando o dispositivo a ser posicionado executa as funções definidas, o dispositivo é fácil de ser detectado. Assim, as funções definidas são funções que podem ser percebidas pelo sentido humano. Uma das funções pode ser, por exemplo, um sinal de chamada ou outro padrão de som que pode ser reproduzido. Os sons podem ser, por exemplo, sons vocais, melodias ou toques musicais simples. Alguns dispositivos são fornecidos com MIDI (Musical [nstrument Digital [nterfacelInterface Digital de Instrumentos Musicais), desse modo, os padrões de som podem ser compostos e reproduzidos. Tipicamente, os padrões de som são reproduzidos por meio de um alarme sonoro ou um alto-falante fornecido no dispositivo.
[032] Junto com os sons, ou ao invés dos sons, pode também ser usada a vibração. Neste caso, a unidade de vibração do dispositivo é controlada de forma a criar um movimento de vibração. O movimento de vibração pode ser percebido pelo sentido de toque, quando a pessoa está em contato imediato ou imediatamente próximo com o dispositivo. O dispositivo de vibração é identificado ou percebido mesmo a uma distância mais longa, por exemplo, quando a unidade de vibração do dispositivo é disposta contra uma superfície não-flexível e rígida.
[033] Tipicamente, a vibração da unidade de vibração contra a superfície sólida cria o ruído de ressonância, e devido ao fato da superfície não ser flexível, um dispositivo razoavelmente iluminado usualmente move no batimento da vibração.
[034] Além do som ou ao invés do som, é frequentemente prático usar um efeito visual perceptível. Um efeito visual típico pode ser um texto, ilustração gráfica ou uma animação em menor-escala que é apresentado no visor do dispositivo. Os dados exibidos na tela não ajudam na percepção do dispositivo em maiores distâncias, mas se um dispositivo for individualizado dentre os vários dispositivos localizados em uma distância próxima, isto pode ser feito por meio de um identificador de texto e/ou gráfico exibido na tela. Além disso, a ilustração apresentada na tela pode servir como uma mensagem informativa para o usuário cujo dispositivo recebe a instrução funcional a ser executada.
[035] Além do texto ou dos gráficos representados na tela de exibição, a função visual pode também ter um efeito de luz por meio das unidades de iluminação do dispositivo. A iluminação do visor e do mini-teclado do dispositivo pode ser realizada, por exemplo, por meio da eletroluminescência. Em geral, o dispositivo é iluminado por várias unidades de iluminação que são tipicamente componentes LED (Light Emitting DiodelDiodo Emissor de Luz). Por exemplo, no terminal móvel, as unidades de iluminação são dispostas na placa do circuito, onde elas são frequentemente dispostas nas extremidades do visor e do mini-teclado, ou entre as teclas. Elas são instaladas de forma que a luz das unidades de iluminação seja distribuída, através dos condutores de luz incluídos no circuito, na área desejada, de forma que o visor e o mini-teclado sejam iluminados. A energia alimentada nas unidades de iluminação, isto é, a iluminação e o desvanecimento das luzes podem ser controlados. Este tipo de flutuação na iluminação é chamado de padrão de iluminação. Vários padrões de iluminação podem ser criados ao ajustar a potência alimentada nas unidades de iluminação, de forma que sejam alcançadas as diferenças na luminosidade. As unidades de iluminação podem também estar dispostas em grupos que são iluminados em torno ou em uma determinada ordem. Unidades de iluminação únicas podem também ser controladas, como também a fonte de alimentação interna. Além disso, as cores podem ser usadas em unidades de iluminação únicas. A significância da intensidade para chamar atenção dos padrões de iluminação é enfatizada no crepúsculo ou na obscuridade.
[036] De acordo com a modalidade de realização preferida da invenção, a função desejada ou a combinação das funções pode ser selecionada, por exemplo, no menu de controle do dispositivo. Do menu de controle, pode ser escolhido um determinado padrão de iluminação, vibração, toque, figura gráfica ou outra característica. De acordo com uma outra modalidade de realização, o dispositivo de comunicação móvel é fornecido com os modos pré-instalados para as funções a serem combinadas. Neste caso, as funções podem ser definidas de acordo com cada configuração predeterminada. De acordo com a incorporação preferida, as funções podem ser editadas e modificadas nas variações desejadas. De forma a executar as funções selecionadas, é formada uma instrução funcional que pode também ser gravada na memória do dispositivo para uso adicional. De acordo com a modalidade de realização preferida, a instrução funcional é um comando de ativação que ativa as funções default, definidas no dispositivo de recepção, a ser executado. A instrução funcional formada ou gravada pode ser transmitida para outro dispositivo, por exemplo, através do enlace de rádio estabelecido ou através de alguma outra conexão de curto-alcance.
[037] A instrução funcional a ser transmitida contém um comando de ativação, ou o comando de ativação é transmitido juntamente com ela. De acordo com uma modalidade de realização preferida, a função de acordo com a instrução funcional é ativada imediatamente quando a instrução funcional é recebida. O dispositivo de recepção contém, tipicamente, um menu, onde a execução das instruções funcionais pode ser permitida ou rejeitada. O usuário tem a possibilidade de proibir que as funções do dispositivo dele sejam ativadas e executadas de outro dispositivo. De acordo com a modalidade de realização preferida, também pode ser definido que para determinar as funções, por exemplo, o padrão do toque, não é executado de acordo com a instrução funcional, embora a execução de outras funções seja permitida. Se o dispositivo recebe uma instrução funcional que não pode ser executada, por exemplo, porque uma determinada função é desconhecida para o dispositivo de recepção, é possível executar uma função default predeterminada correspondente. Vantajosamente, o dispositivo de recepção também define uma determinada duração ou número de repetições para as funções de forma a impedir que as funções gastem muita mais energia do que as outras funções que são afetadas.
[038] Agora, deve-se observar o método de acordo com a modalidade de realização preferida da invenção quando realizado no dispositivo de transmissão, com referência à Figura 2A.
[039] Primeiramente, o dispositivo cria uma instrução funcional na etapa 201. Com base na instrução funcional, é definido que as funções são ativadas no dispositivo receptor. A instrução funcional pode definir uma única função, por exemplo, a reprodução de certo efeito de som, ou uma combinação de funções, tal como o efeito de som e a iluminação das luzes. A instrução funcional pode ser procurada na memória onde ela foi previamente armazenada. A instrução funcional pode também ser um comando de ativação direcionado para as funções default do dispositivo de recepção.
[040] Na etapa 202, é estabelecida uma conexão ao dispositivo para o qual as instruções funcionais criadas deveriam ser transmitidas. Tipicamente, a conexão é uma conexão de rádio de curto-alcance sem fio. A conexão conhecida de curto-alcance sem fio entre os dispositivos é um bluetooth. A técnica do bluetooth é baseada num enlace de rádio que opera dentro de uma faixa de frequência de 2,4 GigaHertz. Para estabelecer a conexão de curto-alcance, por exemplo, a técnica de infravermelho vinha sendo anteriormente aplicada, mas com infravermelho, um alinhamento essencialmente mais preciso é requerido entre os painéis de conexão, e uma conexão infravermelha é muito suscetível a interferências do que o bluetooth. O bluetooth pode ser realizado por meio de vantajosas técnicas de rádio, que é ajustado em um espaço pequeno e consome apenas uma quantidade limitada de energia.
[041] O estabelecimento de uma conexão bluetooth requer que os dispositivos que realizam a conexão incluam um chip transceptor. Cada dispositivo tem um endereço específico, e a conexão estabelecida entre eles pode ser do tipo ponto-a-ponto ou do tipo ponto-a-múltiplos pontos. Assim, a conexão pode ser estabelecida por vários receptores simultaneamente. O alcance máximo de uma conexão bluetooth é de dez metros. As conexões de curto-alcance podem ser usadas entre os vários dispositivos, tal como os terminais móveis, computadores e os PDAs (Personal Digital AssistantlAssistente Pessoal Digital). A principio, o sistema bluetooth é comutado por pacote, mas também as conexões comutadas por circuito podem ser estabelecidas. Normalmente, quando não existem conexões entre os dispositivos, eles estão no modo em espera.
[042] Quando um dispositivo nesta modalidade de realização, na etapa 202, deseja estabelecer uma conexão com outro dispositivo ou com outros dispositivos, o dispositivo que realiza a conexão pode estabelecer a conexão diretamente para o endereço identificado do dispositivo, ou este pode iniciar uma consulta dos dispositivos que estão localizados dentro da área de cobertura. Com todos ou alguns dispositivos detectados com base na consulta, uma conexão bluetooth pode então ser estabelecida. De acordo com uma modalidade de realização preferida, são gravados os endereços de certos dispositivos na memória do dispositivo. Estes podem ser armazenados, por exemplo, em uma conexão com a informação do nome do número correspondente. Assim, o endereço do dispositivo para o alvo com o qual a conexão está sendo estabelecida pode ser procurado na memória como uma busca de atalho. Ao longo da conexão estabelecida, a instrução funcional é transmitida para um ou vários dispositivos de recepção na etapa 203.
[043] De acordo com uma modalidade de realização preferida, o dispositivo para o qual a instrução funcional é transmitida, é listado na memória do dispositivo de transmissão. Assim, o dispositivo tem na sua memória uma lista de dispositivos para os quais as instruções funcionais são transmitidas. A lista pode ser também completada com a informação do tempo da transmissão, das instruções funcionais transmitidas, da duração total da conexão, e assim por diante. Se apenas uma lista dos dispositivos localizados próximo for feita, a lista de acordo com esta modalidade de realização pode ser composta pela transmissão de uma instrução funcional nula ou uma instrução funcional, de forma a executar a função de silêncio. Neste caso, o dispositivo de transmissão não executa nada, este é apenas listado na memória do dispositivo de transmissão.
[044] A Figura 2B ilustra um método de acordo com uma modalidade de realização preferida da invenção com relação ao dispositivo de recepção. Na etapa 204, a instrução funcional transmitida através da conexão é recebida. Logo em seguida, as operações de acordo com a instrução funcional são ativadas no dispositivo na etapa 205. A ativação aqui significa que as operações de acordo com as instruções funcionais são iniciadas e preparadas, de forma que os comandos de execução correspondentes podem, após ativação, serem transmitidos para o componente - ou o seu componente de controle - que executa a função. Na etapa de ativação, há, por exemplo, as funções de busca de acordo com as instruções funcionais na memória, as funções compiladas pela formação de uma nova função definida nas instruções funcionais por meio das funções conhecidas, ou transmitidas em uma determinada instrução funcional de linguagem de código para um determinado componente de controle para uma futura execução.
[045] Logo em seguida, é verificado, na etapa 205, se as funções de acordo com a instrução funcional podem ser executadas no dispositivo de recepção. Primeiramente, é verificado se é permitido nas configurações do dispositivo atual executar as funções de acordo com as instruções funcionais recebidas do outro dispositivo. Pode haver uma proibição geral, e neste caso a instrução funcional não pode ser ativada. A proibição funcional pode também referenciar apenas certa função, por exemplo, a vibração. Se as funções de acordo com as instruções funcionais não são permitidas, o usuário pode ser informado, por exemplo, por um texto apresentado na tela de exibição, cujo dispositivo tenha transmitido as instruções funcionais para este dispositivo. Após isto, o usuário pode ativar as instruções funcionais recebidas, armazená-las ou removê-las.
[046] De acordo com uma modalidade de realização preferida, na etapa 205, os comandos e as instruções da instrução funcional são processados um por um. Caso o comando determinado não possa ser executado no dispositivo de recepção, é possível mover para o próximo comando da instrução funcional, ou para executar o default do dispositivo de recepção. Por exemplo, a função de vibração não pode ser executada se o dispositivo de recepção não tiver uma unidade de vibração; de forma a executar um padrão de som, a instrução funcional pode incluir um simples comando de ativação, e neste caso o padrão de som a ser executado é procurado na memória. Se o padrão do som não for encontrado na memória, a função não pode ser executada. Juntamente com um comando de ativação, é também possível transmitir uma instrução funcional mais detalhada, por exemplo, de maneira a produzir um determinado som ou padrão de iluminação.
[047] Se a execução das instruções funcionais for permitida, as instruções funcionais ativadas são executadas na etapa 206. De acordo com uma modalidade de realização preferida, as instruções funcionais ou as configurações do dispositivo de recepção definem quão longo ou quantas vezes a função em questão é executada. Isto reduz o consumo de energia, porque, por exemplo, a vibração consome bastante energia mesmo em um curto tempo de duração. As funções de acordo com as instruções funcionais recebidas na etapa 206 são executadas por um determinado número ou duração. A instrução funcional executada pode ser armazenada na memória do dispositivo para outro uso.
[048] A ativação de outro dispositivo de acordo com uma modalidade de realização preferida da invenção é realizada em tempo real, por exemplo, através do enlace de rádio, mesmo se a conexão de rede não puder ser estabelecida. Por exemplo, no subsolo ou porão ou fora da área de cobertura, a conexão de rede não pode ser estabelecida. Esta característica é útil, por exemplo, para o policial ou o bombeiro que podem estar presentes em alguma construção sem notar um ou outro devido a fumaça ou ruído. Além disso, a ativação de determinadas funções em outro dispositivo de acordo com a invenção é útil, porque é possível enfatizar a função que é melhor distinguida nas condições em questão, ou é mais perceptível para o usuário observar, de forma que o dispositivo seja facilmente detectado. Nos ambientes enfumaçados ou escuros, a função definida pode ser pelo menos um padrão de iluminação claramente visível. Na luz brilhante, a característica melhor-distinguida é o som. Como no caso de um ambiente barulhento, os padrões de iluminação são melhor distinguidos. Em geral, é vantajoso combinar as funções e produzir vários estímulos para os sentidos simultaneamente.
[049] De acordo com uma modalidade de realização da invenção, o terminal móvel transmite as instruções funcionais automaticamente. As instruções funcionais podem ser transmitidas periodicamente, por exemplo, por certos períodos de tempo, como, por exemplo, uma vez por minuto ou a cada cinco minutos. As instruções funcionais podem ser transmitidas para um terminal móvel especificado ou de múltiplos destinatários para um grupo de terminais móveis. Isto torna possível para o usuário do terminal móvel estabelecer o dispositivo dele/dela para realizar as consultas automáticas para certos terminais móveis especificados na vizinhança.
[050] As consultas automáticas são úteis, por exemplo, para encontrar alguém nos acontecimentos que atraem quantidades significantes de pessoas, tais como, concertos, festivais ou outras ocasiões com aglomerações. Também, o terminal móvel de recepção pode ser estabelecido automaticamente para transmitir uma mensagem de resposta para uma instrução funcional recebida. O terminal móvel de recepção responde vantajosamente a instrução funcional recebida ao transmitir uma mensagem de resposta com uma resposta para a instrução funcional recebida. A mensagem de resposta pode ser uma instrução funcional ou algum outro tipo de mensagem. As respostas são tipicamente transmitidas através de um enlace de curto-alcance, tal como, bluetooth ou um enlace de infravermelho. As respostas podem ser transmitidas através de um enlace de curto-alcance, tal como o GSM ou UMTS, como também, por exemplo, se o enlace de curto-alcance não puder mais ser estabelecido devido a uma troca na distância entre os dispositivos. Esta modalidade de realização permite que os amigos, que estejam acidentalmente na mesma área, fiquem atentos à presença de um e dos outros amigos.
[051] Vantajosamente, o terminal móvel de recepção apresenta uma solicitação para o seu usuário transmitir a mensagem de resposta. Na interface do usuário do terminal móvel de recepção é solicitada uma confirmação do usuário para transmitir a mensagem de resposta. O usuário pode então cancelar ou confirmar a transmissão da resposta, assim o usuário decide se quer anunciar a sua presença.
REINVIDICAÇÕES

Claims (24)

1. Método para localizar um terminal móvel, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende as seguintes etapas: - definir uma função executável que é detectável pelos sentidos; - formar uma instrução funcional que corresponde à função definida para ativar a função definida (201) no terminal móvel; - estabelecer uma conexão de curto-alcance sem fio (202); - transmitir através da conexão de curto-alcance sem fio estabelecida, a instrução funcional (203) formada para o terminal móvel; - verificar se o terminal móvel tem permissão para executar a função definida; e - como uma resposta a uma situação na qual o terminal móvel tem permissão de executar a função definida, ativar a função definida no terminal móvel.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a função executável é definida para ser pelo menos uma dentre as seguintes funções: um padrão de iluminação, um movimento vibratório, um padrão de som ou um efeito visual representado na tela de exibição.
3. Método de acordo com a reivindicação 1 ou 2, CARACTERIZADO pelo fato de que, como uma resposta à recepção de um comando de ativação (201), a função default predeterminada é ativada.
4. Método de acordo com a reivindicação 1 ou 2, CARACTERIZADO pelo fato de que na instrução funcional (201) é definido um comando de ativação para ativar uma função e uma instrução detalhada para executar a função.
5. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, CARACTERIZADO pelo fato de que a função e a respectiva instrução funcional (201) são selecionáveis do menu exibido por uma interface de usuário do terminal móvel, o dito menu compreendendo as funções que correspondem às instruções funcionais.
6. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, CARACTERIZADO pelo fato de que a função é definida ao selecionar uma determinada função executável pelo terminal móvel e ao compor uma instrução funcional (201), com base em qual função selecionada é ativada para ser executada.
7. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, C ARACTE RIZ ADO pelo fato de que a função é definida ao compor uma instrução funcional (201) para ativar a função por meio dos elementos de entrada dispostos no terminal móvel.
8. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, C ARACTE RIZ ADO pelo fato de que a conexão de curto-alcance sem fio é estabelecida com vários terminais móveis de recepção simultaneamente pelo terminal móvel que estabelece a conexão (202).
9. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, C ARACTE RIZ ADO pelo fato de que a conexão de curto-alcance sem fio estabelecida (202) é um enlace de rádio estabelecido pelo terminal móvel de transmissão.
10. Método para indicar a localização do terminal móvel, C ARACTE RIZ ADO pelo fato de que compreende as seguintes etapas: - receber no terminal móvel através de uma conexão de curto-alcance sem fio, uma instrução funcional (204) para ativar a função, - verificar se o terminal móvel tem permissão para executar a função definida; e - como uma resposta a uma situação na qual o terminal móvel tem permissão de executar a função, ativar a função de acordo com a instrução funcional (205) no terminal móvel.
11. Método de acordo com a reivindicação 10, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende as etapas de receber uma instrução funcional (204) incluindo um comando de ativação para ativar uma função e incluindo uma instrução detalhada para executar a função, e como uma resposta à recepção da instrução funcional, ativar as funções (205) de acordo com a instrução detalhada.
12. Método de acordo com a reivindicação 10 ou 11, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende as etapas de proibir a execução da função de acordo com a instrução funcional ao registrar uma proibição para execução no terminal móvel, e como uma resposta a uma situação na qual a função de acordo com a instrução funcional é proibida de execução, apresentar uma notificação de recepção da instrução funcional.
13. Método de acordo com a reivindicação 10, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende as etapas de receber um comando de ativação (204) e como uma resposta à recepção do comando de ativação, ativar a função default predeterminada (205).
14. Sistema para localizar um terminal móvel, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: - um dispositivo para definir uma função executável, que é detectável; - um dispositivo para compor uma instrução funcional (106) correspondente à função definida para ativar a função definida no terminal móvel; - um dispositivo para estabelecer uma conexão de curto-alcance sem fio (104); - um dispositivo para transmitir as instruções funcionais através da conexão de curto-alcance sem fio estabelecida para o terminal móvel; - um dispositivo para verificar se o terminal móvel tem permissão para executar a função definida; e - um dispositivo para ativar a função definida no terminal móvel, como uma resposta a uma situação na qual o terminal móvel tem permissão para executar a função definida.
15. Sistema de acordo com a reivindicação 14, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende um dispositivo para definir qualquer um ou mais dentre os seguintes padrões: um padrão de iluminação, um padrão de som, um movimento vibratório e/ou um efeito visual apresentado na tela de exibição.
16. Sistema de acordo com a reivindicação 14 ou 15, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende um dispositivo para associar um comando de ativação para ativar uma função default predeterminada com a instrução funcional (106).
17. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 14 a 16, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende um dispositivo para adicionar uma instrução detalhada que descreve a execução da função para a instrução funcional (106).
18. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 14 a 17, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende um menu contendo as funções do dispositivo e as instruções funcionais correspondentes de forma a definir a função e a formar a instrução funcional.
19. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 14 a 18, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende um dispositivo para definir uma certa função e um dispositivo para compor uma instrução funcional com base em qual função definida é ativada.
20. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 14 a 19, CARACTERIZADO pelo fato de que a conexão de curto-alcance sem fio (104) é um enlace de rádio realizado pela técnica do bluetooth.
21. Sistema para indicar a localização de um terminal móvel, C ARACTE RIZ ADO pelo fato de que compreende: - um dispositivo para receber no terminal móvel através de uma conexão de curto-alcance sem fio (104), uma instrução funcional para ativar uma função; - um dispositivo para verificar se o terminal móvel tem permissão para executar a função; e - um dispositivo para ativar (101, 106) a função de acordo com a instrução funcional no terminal móvel como uma resposta a uma situação na qual o terminal móvel tem permissão para executar a função.
22. Sistema de acordo com a reivindicação 21, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende um dispositivo para receber (106) uma instrução funcional incluindo um comando da ativação para ativar uma função e uma instrução detalhada para a função, e um dispositivo para ativar a função de acordo com a instrução detalhada, como uma resposta para receber a instrução funcional.
23. Sistema de acordo com qualquer a reivindicação 21 ou 22, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende um dispositivo para rejeitar a função de acordo com a instrução funcional e um dispositivo para indicar a recepção da instrução funcional como uma resposta para receber uma instrução funcional que é proibida de executar.
24. Sistema de acordo com a reivindicação 21, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende um dispositivo (106) para receber um comando de ativação para ativar uma função, e um dispositivo para ativar uma função default predeterminada como uma resposta ao comando de ativação.
BRPI0310038A 2002-05-31 2003-05-26 método e sistema para localizar um terminal móvel BRPI0310038B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FI20021032A FI112758B (fi) 2002-05-31 2002-05-31 Menetelmä ja laitteisto matkaviestimen paikantamiseksi
PCT/FI2003/000402 WO2003103316A1 (en) 2002-05-31 2003-05-26 Method and arrangement for positioning a mobile terminal

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0310038A BR0310038A (pt) 2005-02-15
BRPI0310038B1 true BRPI0310038B1 (pt) 2017-04-18

Family

ID=8564044

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0310038A BRPI0310038B1 (pt) 2002-05-31 2003-05-26 método e sistema para localizar um terminal móvel

Country Status (10)

Country Link
US (1) US7634257B2 (pt)
EP (1) EP1510093B1 (pt)
JP (1) JP2005528862A (pt)
KR (1) KR20050004894A (pt)
CN (1) CN1310550C (pt)
AU (1) AU2003232868A1 (pt)
BR (1) BRPI0310038B1 (pt)
CA (1) CA2487360A1 (pt)
FI (1) FI112758B (pt)
WO (1) WO2003103316A1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN100484196C (zh) * 2003-04-18 2009-04-29 成都威斯达芯片有限责任公司 视频信号处理中图像帧/场频率变换的方法
US7779409B2 (en) 2004-08-24 2010-08-17 Nokia Corporation Device-to-device software distribution
US8035585B2 (en) 2004-12-17 2011-10-11 Sony Ericsson Mobile Communications Ab Graphic data files including illumination control and related methods and computer program products
US7970439B2 (en) 2005-03-01 2011-06-28 Kyocera Corporation Systems and methods for visual alerting mechanisms on a mobile communication device
KR102239090B1 (ko) 2014-06-05 2021-04-13 삼성전자 주식회사 위치 정보를 제공하기 위한 방법 및 장치
CN105245929A (zh) * 2015-07-30 2016-01-13 深圳市美贝壳科技有限公司 一种移动设备的查找方法及系统
US11570599B2 (en) * 2016-05-31 2023-01-31 Maxell, Ltd. Mobile communication terminal and control method therefor

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH09312890A (ja) 1996-05-22 1997-12-02 Nec Corp 所在応答リモコン装置
US5673023A (en) 1996-06-03 1997-09-30 Smith; Bradley K. Locating system with both visual and voice simulated indication capabilities
GB2318671A (en) * 1996-10-23 1998-04-29 Nokia Mobile Phones Ltd Radiotelephone proximity detector
US5796338A (en) * 1997-02-03 1998-08-18 Aris Mardirossian, Inc. System for preventing loss of cellular phone or the like
KR100274091B1 (ko) 1998-09-15 2000-12-15 윤종용 휴대용 무선 전화기에서 위치 추적 보조장치
US6493550B1 (en) 1998-11-20 2002-12-10 Ericsson Inc. System proximity detection by mobile stations
JP3949312B2 (ja) 1999-03-11 2007-07-25 シャープ株式会社 通信装置位置検出システム
EP1251472A1 (en) 2001-04-18 2002-10-23 Sony International (Europe) GmbH Means for loss protection of a mobile terminal
JP2003008695A (ja) * 2001-06-25 2003-01-10 Pioneer Electronic Corp 携帯情報端末機
US20030073432A1 (en) * 2001-10-16 2003-04-17 Meade, William K. Mobile computing device with method and system for interrupting content performance among appliances

Also Published As

Publication number Publication date
CN1310550C (zh) 2007-04-11
US7634257B2 (en) 2009-12-15
CA2487360A1 (en) 2003-12-11
CN1656835A (zh) 2005-08-17
KR20050004894A (ko) 2005-01-12
US20060105755A1 (en) 2006-05-18
EP1510093B1 (en) 2013-11-20
WO2003103316A1 (en) 2003-12-11
JP2005528862A (ja) 2005-09-22
FI112758B (fi) 2003-12-31
EP1510093A1 (en) 2005-03-02
BR0310038A (pt) 2005-02-15
FI20021032A0 (fi) 2002-05-31
AU2003232868A1 (en) 2003-12-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6608549B2 (en) Virtual interface for configuring an audio augmentation system
CN106063376A (zh) 基于邻近度的照明控制
CN108834068A (zh) 一种基于可穿戴设备的定位方法及可穿戴设备
AU2004318969A1 (en) Ear associated machine-human interface
JP5103167B2 (ja) 無線機器への管理番地設定方法およびシステム
EP1742390A2 (en) Method of installing a wireless security system
CN104285247A (zh) 用于交互式电子设备的照明应用
JP2016031616A (ja) 制御システム、端末装置、制御サーバ、制御方法及びプログラム
BRPI0310038B1 (pt) método e sistema para localizar um terminal móvel
CN106572152A (zh) 一种消息提醒方法及装置
KR20090023735A (ko) 통신 시스템 및 방법
CN110334823A (zh) 预约方法、装置、电子设备及介质
EP3738413B1 (en) Monitoring occupancy of a desktop with a desktop apparatus
KR101008918B1 (ko) 고유 정보 설정 시스템 및 고유 정보 설정 장치
KR100833894B1 (ko) 시퀀스 제어를 통한 청각장애인용 인식 장치
KR200364127Y1 (ko) 시각 장애인용 횡단보도 음향 신호장치
JP4387346B2 (ja) 遠隔制御装置
KR20020028425A (ko) 핸드폰에서 진동 조정 방법
JP3949312B2 (ja) 通信装置位置検出システム
KR100678031B1 (ko) 특정 주파수를 이용하여 다른 단말기를 감지하는이동통신단말기 및 그 구현방법
JP6621022B2 (ja) 警報システム
US10212584B2 (en) Network registration system for registering communicator on network and network device therefor
JP2007110554A (ja) 携帯通信端末
CN117642644A (zh) 定位系统
KR20200040110A (ko) 안전존에서의 사용자 단말 사용 제한 방법

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: NOKIA TECHNOLOGIES OY (FI)

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: H04Q 7/32 , G08B 21/24

Ipc: H04W 88/02 (2009.01), G08B 21/24 (2006.01)

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]