BRPI0017213B1 - processo de tratamento e de acondicionamento da água de resfriamento de estator de alternador que funciona em modo ventilado, e dispositivo que permite sua aplicação - Google Patents

processo de tratamento e de acondicionamento da água de resfriamento de estator de alternador que funciona em modo ventilado, e dispositivo que permite sua aplicação Download PDF

Info

Publication number
BRPI0017213B1
BRPI0017213B1 BRPI0017213A BR0017213A BRPI0017213B1 BR PI0017213 B1 BRPI0017213 B1 BR PI0017213B1 BR PI0017213 A BRPI0017213 A BR PI0017213A BR 0017213 A BR0017213 A BR 0017213A BR PI0017213 B1 BRPI0017213 B1 BR PI0017213B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
circuit
resin
water
process according
expansion
Prior art date
Application number
BRPI0017213A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0017213A (pt
Inventor
Didier Vermeeren
Jean-Christophe Gabriel
Original Assignee
Electricite De France
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Electricite De France filed Critical Electricite De France
Publication of BR0017213A publication Critical patent/BR0017213A/pt
Publication of BRPI0017213B1 publication Critical patent/BRPI0017213B1/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F01MACHINES OR ENGINES IN GENERAL; ENGINE PLANTS IN GENERAL; STEAM ENGINES
    • F01PCOOLING OF MACHINES OR ENGINES IN GENERAL; COOLING OF INTERNAL-COMBUSTION ENGINES
    • F01P3/00Liquid cooling
    • F01P3/12Arrangements for cooling other engine or machine parts
    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02KDYNAMO-ELECTRIC MACHINES
    • H02K9/00Arrangements for cooling or ventilating
    • H02K9/19Arrangements for cooling or ventilating for machines with closed casing and closed-circuit cooling using a liquid cooling medium, e.g. oil
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C02TREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02FTREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02F1/00Treatment of water, waste water, or sewage
    • C02F1/42Treatment of water, waste water, or sewage by ion-exchange
    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02KDYNAMO-ELECTRIC MACHINES
    • H02K9/00Arrangements for cooling or ventilating
    • H02K9/26Structural association of machines with devices for cleaning or drying cooling medium, e.g. with filters

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Power Engineering (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Hydrology & Water Resources (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Water Supply & Treatment (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Motor Or Generator Cooling System (AREA)
  • Water Treatment By Electricity Or Magnetism (AREA)

Abstract

"processo de tratamento e de acondicionamento da água de resfriamento de estator de alternador que funciona em modo ventilado, e dispositivo que permite sua aplicação". a invenção refere-se a um processo que permite se livrar dos fenômenos de obstrução de circuito de resfriamento de estator de alternador que funciona em modo ventilado, segundo o qual a água do circuito fechado de resfriamento do estator do alternador é arrastada por uma bomba a partir de um reservatório de expansão, resfriada e eventualmente filtrada, a fim de alimentar os condutores ocos em cobre ou em ligas de cobre do estator de alternador, uma parte da água é desviada a montante do alternador para um circuito de desionização que alimenta o reservatório de expansão, esse circuito de desionização que compreende pelo menos uma resina capaz de reter os íons cu^ 2+^ e pelo menos uma resina capaz de reter total ou parcialmente dos ânions presentes na água de resfriamento.

Description

Relatório Descritivo da Patente de invenção para "PROCESSO DE TRATAMENTO E DE ACONDICIONAMENTO DA ÁGUA DE RESFRIAMENTO DE ESTATOR DE ALTERNADOR QUE FUNCIONA EM MODO VENTILADO, E DISPOSITIVO QUE PERMITE SUA APLICAÇÃO".
[001] A presente invenção refere-se a um processo que permite se livrar dos fenômenos de obstrução de circuito de resfriamento de estator de alternador que funciona em modo ventilado. Esta refere-se igualmente a um dispositivo que permite a aplicação desse processo.
[002] Nas centrais elétricas, os alternadores são submetidos à passagem de elevadas densidades de corrente que provocam um aquecimento considerável. Para lutar contra esse aquecimento, os es-tatores dos alternadores são constituídos por redes de barras estatóri-cas que possuem condutores ocos em cobre nos quais circula a água de resfriamento.
[003] A fim de ter uma condutividade a menor possível da água de resfriamento, aproximadamente 1 a 7 % da vazão nominal da água que circula no estator é desviada para uma resina de desmineraliza-ção com camada misturada.
[004] Um problema freqüentemente encontrado com esses sistemas de resfriamento é a formação de depósitos sobre as paredes internas dos condutores ocos, depósitos que obstruem esses condutores. Essas obstruções levam a um aquecimento e ao fim de numerosas indisponibilidades do alternador ou a baixas de carga.
[005] Uma tentativa de solução consistiu em acondicionar os circuitos de resfriamento sob ar. Todavia, isto não se mostrou satisfatório a longo prazo, o fenômeno de obstrução persistindo.
[006] Para lutar contra essas obstruções, os alternadores são, portanto, parados periodicamente para proceder a uma limpeza química dos condutores ocos em cobre com o auxílio de soluções ácidas e/ou complexantes. Todavia, essas operações de limpeza são longas, levam à parada das máquinas e são freqüentemente corrosivos para os condutores ocos.
[007] Em resposta a essas dificuldades, uma outra tentativa de solução descrita no pedido de patente depositado sob o N° FR 9800354 foi de estabelecer um processo de purificação, desviando uma parte da água a montante do alternador em direção a um circuito de desionização que alimenta o reservatório de expansão e de tratar essa água graças a uma resina com camada misturada e/ou uma resina catiônica.
[008] Esse processo permite agir sobre as concentrações de íons em solução e influenciar o pH, o que permite dissolver os bujões, mantendo o alternador em funcionamento.
[009] Todavia, esse processo não permite se livrar definitivamente do fenômeno de obstrução persistente, uma vez os condutores purificados.
[0010] Assim, existe uma real necessidade em um processo, que permite se livrar definitivamente da formação dos depósitos responsáveis pela obstrução dos condutores ocos em cobre ou em ligas de cobre, de estatores de alternador em um circuito de resfriamento que funciona em modo ventilado.
[0011] Os inventores, ao custo de numerosos esforços, tiveram o mérito de desenvolver esse processo.
[0012] Esse processo permite impedir definitivamente a formação desses depósitos no interior dos condutores ocos em cobre ou em ligas de cobre, sem a parada do alternador, sem gerar condutividade elevada e induzindo uma corrosão ínfima dos condutores ocos em cobre ou em ligas de cobre do circuito de resfriamento. Vantajosamente, esse processo será utilizado em complemento do processo descrito na patente depositada sob a referência FR98/00354 do qual a Sociedade Requerente é titular.
[0013] A invenção refere-se, portanto, a um processo de tratamento e de acondicionamento da água de circuito de resfriamento de esta-tor de alternador, funcionando em modo ventilado, segundo o qual a água do circuito fechado de resfriamento do estator do alternador é arrastada por uma bomba a partir de um reservatório de expansão, resfriada e eventualmente filtrada a fim de alimentar os condutores ocos em cobre ou em ligas de cobre do estator de alternador, uma parte da água é desviada a montante do alternador em direção a um circuito de desionização que alimenta o reservatório de expansão, esse circuito de desionização compreendendo pelo menos uma resina capaz de reter os íons Cu2+ e pelo menos uma resina capaz de reter no total ou parcialmente os ânions presentes na água de resfriamento, o circuito de desionização compreendendo um circuito de desminerali-zação e um circuito de tratamento com meios que permitem a abertura seletiva ou simultânea desses circuitos e a regulagem das vazões sobre esses circuitos, esse processo sendo caracterizado pelo fato da pressão parcial em C02 na fase gasosa desse reservatório de expansão ser mantida em um valor, tal que: log (pC02) > 1,8 x log (Stroc/Qres) + 0,034 x T - 8,1 (A) [0014] na qual: pC02 representa a pressão parcial do C02 na fase gasosa desse reservatório de expansão;
Stroc é a superfície de troca entre os elementos em cobre ou em ligas de cobre constitutivas do circuito e a água de resfriamento;
Qres é a vazão de água que atravessa a resina, assegurando a retenção dos íons Cu2+; T é a temperatura da água de resfriamento à saída do estator; pC02 sendo expressa em atm., (Stroc/Qres) em h.m'1 e T é expressa em °Celsius.
[0015] A tenorita (CuO) é a espécie principalmente responsável desse fenômeno. Esta se forma no circuito de resfriamento por precipitação do óxido cúprico. Esse processo é regido pela temperatura, a pressão parcial em C02 na fase gasosa do reservatório e a proporção Stroc/Qres- O processo e seu dispositivo permitem se livrar definitivamente do fenômeno de bujonamento.
[0016] Com efeito, baixando-se a temperatura da água de resfriamento na saída da máquina e respeitando os valores de pC02 e de Stroc/Qres, definidos pela equação (A), é possível manter o cobre em solução e evitar assim a formação do óxido cúprico.
[0017] Para uma instalação determinada, é possível baixar a temperatura da água de resfriamento à saída da máquina, por exemplo, baixando-se a temperatura à entrada da máquina; é igualmente possível reduzir o termo Stroc/Qres, por exemplo, suprimindo todos os elementos com exceção do estator que contém cobre ou suas ligas e/ou filtrando a água de resfriamento na zona mais quente e/ou aumentando a vazão de tratamento sobre resina aumentando o volume de resina; a otimização da pressão parcial em C02 poderá ser realizada, por exemplo, a partir da vazão de ar, caso o ar alimente o reservatório, ou a partir da vazão de C02 no ar que alimenta o reservatório, caso uma mistura ar + C02 seja utilizada e/ou a pressão parcial em C02 no ar ou na mistura ar + C02 que alimenta o reservatório.
[0018] Para evitar a precipitação de compostos carbonatados, a pressão parcial em C02 não deve ultrapassar 10'1 5 atm. Praticamente, a pressão do ar no reservatório sendo fixada geral mente em 1 atm., a pressão parcial do C02 é mantida entre 101,5atm. e 10'5 atm., de preferência a aproximadamente 10'3,48 atm.
[0019] Nessas condições, para evitar a precipitação do CuO, a proporção Stroc/Qres é inferior a 100 h.m'1, de preferência inferior a 80 h.m'1 e, mais preferencialmente, ainda é inferior a 50 h.m'1 e T está compreendida entre 20 e 70 °C.
[0020] O processo, de acordo com a invenção, pode ser utilizado para todos os tipos de alternadores resfriados por uma circulação de água ventilada em condutores ocos em cobre, barras estatóricas formando o estator. A título de exemplo desses alternadores, podem-se citar todos os alternadores de centrais térmicas com chamas ou de centrais nucleares com uma potência de pelo menos 250 MW.
[0021] De acordo com um modo de realização vantajoso da invenção, o circuito de desionização compreende um circuito de desminera-lização com camada misturada e um circuito de tratamento com camada misturada, instalado em desvio do circuito de desmineralização com meios que permitem a abertura seletiva ou simultânea desses circuitos.
[0022] Esse modo de realização dá a possibilidade de utilizar o circuito de tratamento como circuito auxiliar em caso de falha do circuito de desmineralização. Poder-se-á, portanto, nesse caso, fechar a circulação de água no circuito de desmineralização, mantendo a circulação no circuito de tratamento, reparar o circuito de desmineralização ou substituir a camada misturada, depois abrir de novo a circulação de água no circuito de desmineralização.
[0023] Nesse modo de realização, utiliza-se como resina capaz de reter total ou parcialmente os ânions e os íons Cu2+, pelo menos uma camada misturada a resinas com ânions fortes saturada em OH" e cá-tions fortes saturada em H+.
[0024] Nesse modo de realização, a resina utilizada retém o cobre dissolvido e os íons HC03", o que vai induzir uma baixa da concentração dessa espécie em solução. A pressão parcial em C02 vai se achar modificada e um reequilíbrio deverá ser feito para manter a pressão em C02 em um valor tal que respeite a equação (A). Esse reequilíbrio poderá ser realizado, por exemplo, ajustando-se a vazão de ar à en- trada do reservatório de expansão, caso o reservatório seja alimentado com ar ou ajustando a vazão de C02 em relação à vazão de ar, caso o reservatório seja alimentado, ao mesmo tempo, pelo ar e pelo C02.
[0025] De acordo com um outro modo de realização vantajoso do processo, utiliza-se, como resina capaz de reter total ou parcialmente os ânions e os íons Cu2+, pelo menos uma camada misturada a resinas com cátions muito saturadas em H+ e com ânions fracos, capazes de não reter HC03\ [0026] Esse tipo de resina não retém ou retém muito pouco HC03\ Nessas condições, aproximadamente parcial em C02 é naturalmente aquela que se acha no ar ou na mistura ar + C02 que alimenta o topo do reservatório, e isto independentemente da vazão de alimentação.
[0027] De acordo com um outro modo de realização da invenção, o circuito de desionização compreende um circuito de desmineraliza-ção com resina com camada misturada ou com resina aniônica e um circuito de tratamento que compreende uma resina catiônica, instalado em desvio do circuito de desmineralização com meios que permitem a abertura seletiva ou simultânea desses circuitos.
[0028] Esse modo de realização dá a possibilidade de trabalhar com uma resina catiônica, de preferência com cátions fortes, em alternância ou simultaneamente com uma camada misturada, de preferência com ânions e cátions fortes, ou em alternância ou simultaneamente com uma resina aniônica com ânions fortes. Nesse caso, o circuito de tratamento funciona permanentemente e o circuito de desmineralização é colocado em serviço de tempos em tempos ou permanentemente. Para esse modo de realização, a pressão parcial em C02 na fase gasosa do reservatório de expansão pode ser ajustada, por exemplo: - pela pressão parcial em C02 do ar ou da mistura ar + C02 que alimenta esse reservatório, quando o circuito de tratamento funciona sozinho; - pela vazão e pela composição do ar que alimenta o reservatório; - pela vazão de C02 no ar que alimenta o reservatório, se uma mistura de ar + C02 for utilizada; - ou pela vazão de água tratada sobre a resina aniônica ou a resina com camada misturada, quando o circuito de desmineraliza-ção e de tratamento funcionam simultaneamente.
[0029] Exemplos de colunas com camada misturada com ânions fortes, cátions fortes são notadamente IRN 160 da Sociedade RHOM & HAAS, NRW 354 da Sociedade PUROLITE. Como resina catiônica, poderá ser utilizada, as resinas de tipo NRW 160 da sociedade PU-ROLITE, ARC 9652 da Sociedade RHOM e HAAS.
[0030] Quando uma resina com camada misturada com ânions fracos, cátions fortes é exigida, poderá, por exemplo, ser utilizada a mistura IRN 97H/HP661 da Sociedade RHOM & HAAS.
[0031] Como resina aniônica forte, poderá ser utilizada, por exemplo, a resina IRN 78 da Sociedade RHOM & HAAS, NRW 600 da Sociedade PUROLITE.
[0032] A presente invenção refere-se igualmente a um dispositivo que permite a aplicação do processo descrito acima. Esse dispositivo consiste em um dispositivo que permite o tratamento e o acondiciona-mento da água de resfriamento do estator de alternador que funciona de modo ventilado no qual a água de circuito fechado de resfriamento do estator de alternador é arrastada por uma bomba a partir de um reservatório de expansão, resfriada e eventualmente filtrada, a fim de alimentar os condutores ocos em cobre ou em ligas de cobre do estator de alternador; uma parte da água é desviada a montante do alternador em direção a um circuito de desionização que alimenta o reservatório de expansão, esse circuito de desionização compreendendo pelo menos uma resina capaz de reter os íons Cu2+ e pelo menos uma resina capaz de reter total ou parcialmente ânions presente na água de resfriamento, o circuito de desionização que compreende um circuito de desmineralização e um circuito de tratamento com meios, que permitem a abertura seletiva ou simultânea desses circuitos e a regu-lagem das vazões sobre esses circuitos, esse processo sendo caracterizado pelo fato de compreender um meio de regular a pressão parcial em C02 na fase gasosa desse reservatório de expansão a um valor tal que: na qual: pC02 é a pressão parcial do C02 na fase gasosa desse reservatório de expansão;
Stroc é a superfície de troca entre os elementos em cobre ou ligas de cobre constitutivas do circuito e a água de resfriamento;
Qres é a vazão de água que atravessa a resina que assegura a retenção dos íons Cu2+; e T é a temperatura da água de resfriamento à saída do esta-tor; pC02 sendo expressa em atm, (StroJQres) em h.m"1 e T em °Celsius.
[0033] De acordo com um modo de realização vantajoso do dispositivo, o circuito de desionização compreende um circuito de desmineralização com camada misturada e um circuito de tratamento com camada misturada, instalado em desvio do circuito de desmineralização com meios que permitem a abertura simultânea ou seletiva do circuito de desmineralização e do circuito de tratamento. Esse dispositivo tem a vantagem de permitir a substituição das resinas sem provocar a parada do circuito e, portanto, sem induzir a parada do alternador.
[0034] De acordo com esse modo de realização, utiliza-se como resina capaz de reter total ou parcialmente ânions e os íons Cu2+, pelo menos uma camada de mistura com resinas com ânions fortes satura- dos em OH' e cátions fortes saturados em H+.
[0035] A resina utilizada retém o cobre dissolvido e os íons HC03', o que vai induzir uma baixa da concentração dessa espécie em solução. A pressão parcial em C02 vai se achar modificada e um reequilí-brio deverá ser feito para manter a pressão em C02 a um valor tal que respeite a equação (A). Esse reequilíbrio poderá ser realizado, por exemplo, ajustando-se a vazão e o teor em C02 do ar à entrada do reservatório de expansão.
[0036] De acordo com um outro modo de realização do dispositivo que permite aplicar o processo, utiliza-se como resina capaz de reter total ou parcialmente ânions e os íons Cu2+, pelo menos uma camada misturada com resinas cátions fortes saturadas em H+ e ânions fracos capazes de não reter HC03\ [0037] Esse tipo de resina não retém ou retém muito pouco HC03', o que permite conservar o valor da concentração dessa espécie em solução. A pressão parcial em C02 na fase gasosa do reservatório de expansão é naturalmente aquela que se acha no ar ou na mistura ar + C02 que alimenta esse reservatório e isto independentemente da vazão de alimentação.
[0038] De acordo com um outro modo de realização do dispositivo que permite a aplicação do processo, o circuito de desionização compreende um circuito de desmineralização com resina com camada misturada ou com resina aniônica e um circuito de tratamento que compreende uma resina catiônica, instalado em desvio do circuito de desmineralização com meios que permitem a abertura seletiva ou simultânea desses circuitos.
[0039] Esse modo de realização dá a possibilidade de trabalhar com uma resina catiônica, de preferência com cátions fortes, e com uma camada misturada, de preferência com ânions e cátions fortes, ou uma resina aniônica com ânions fortes. Nesse caso, o circuito de tra- tamento funciona permanentemente e o circuito de desmineralização é colocado em serviço de tempos em tempos ou permanentemente.
[0040] Alguns exemplos de meios que permitem modular a pressão parcial em C02 na fase gasosa do reservatório de expansão são: - a otimização da composição e da vazão do ar que alimenta o reservatório quando se trabalha com uma ou várias camadas misturadas; - a regulagem da vazão sobre as resinas aniônicas ou com camada misturada, quando se utiliza sobre o circuito de tratamento uma resina catiônica.
[0041] A presente invenção vai a seguir ser descrita de forma mais detalhada como auxílio do desenho dado a título ilustrativo.
No desenho: [0042] A figura 1 representa, de forma esquemática, um exemplo de circuito de resfriamento de estator de alternador que funciona em modo ventilado, compreendendo um circuito de desionização constituído de um circuito de desmineralização (D) e um circuito de tratamento (T) instalado em desvio desse circuito de desmineralização.
[0043] Nesse dispositivo, a água é arrastada pela bomba (P) e resfriada pelo refrigerante (R) antes de atravessar os condutores em cobre ou em ligas de cobre do estator do alternador (A).
[0044] Depois, após passagem pelo reservatório de expansão (E), penetra de novo na bomba.
[0045] A montante do alternador, uma parte da água em circulação é desviada para o circuito de desionização no qual ela atravessa os circuitos de desmineralização (D) e/ou de tratamento (T).

Claims (19)

1. Processo de tratamento e de acondicionamento da água de resfriamento de estator de alternador que funciona de modo ventilado, o processo compreendendo as seguintes etapas: - arrastar a água do circuito fechado de resfriamento do estator do alternador por uma bomba a partir de um reservatório de expansão, resfriar essa água e eventualmente filtrar essa água, - alimentar a água aos condutores ocos em cobre ou em ligas de cobre do estator de alternador, - desviar uma parte da água a montante do alternador em direção a um circuito de desionização que alimenta o reservatório de expansão, esse circuito de desionização compreendendo pelo menos uma resina capaz de reter os íons Cu2+ e pelo menos uma resina capaz de reter total ou parcialmente ânions presentes na água de resfriamento, o circuito de desionização compreendendo um circuito de desmineralização e um circuito de tratamento com meios que permitem a abertura seletiva ou simultânea desses circuitos e a regulagem das vazões sobre esses circuitos, o processo sendo caracterizado pelo fato de compreender ainda a etapa de: - manter a pressão parcial em C02 na fase gasosa desse reservatório de expansão a um valor tal que: na qual: pC02 é a pressão parcial do C02 na fase gasosa desse reservatório de expansão; Stroc é a superfície de troca entre os elementos em cobre ou ligas de cobre constitutivas do circuito e a água de resfriamento; Qres é a vazão de água que atravessa a resina que assegura a retenção dos íons Cu2+; e T é a temperatura da água de resfriamento à saída do esta-tor; pC02 sendo expressa em atm, (Stroc/Qres) em h.m'1 e T em °Celsius.
2. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do circuito de desionização compreender um circuito de desmineralização com camada misturada e eventualmente um circuito de tratamento com camada misturada, instalado em desvio do circuito de desmineralização com meios que permitem a abertura seletiva ou simultânea desses circuitos.
3. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que, como resina capaz de reter total ou parcialmente ânions e os íons Cu2+, se utilizar uma resina com camada misturada com ânions fortes saturada em OH' e com cá-tions fortes saturada em H+ e de se regular a composição do ar na fase gasosa do reservatório de expansão.
4. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 2, caracterizado pelo fato de se utilizar como resina capaz de reter total ou parcialmente os ânions e os íons Cu2+, uma camada misturada com resinas com cátions fortes saturadas em H+ e com ânions fracos capazes de não reter HC03'.
5. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do circuito de desionização compreender um circuito de desmineralização com resina com camada misturada com ânions fortes e com cátions fortes e um circuito de tratamento com resina com cátions fortes, instalado em desvio do circuito de desmineralização com meios que permitem a abertura seletiva ou simultânea desses circuitos.
6. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do circuito de desionização compreender um circuito de desmineralização com resina com ânions fortes e um circuito de tratamento com resina com cátions fortes, instalado em desvio do circuito de desmineralização com meios que permitem a abertura seletiva ou simultânea desses circuitos.
7. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato da proporção Stroc/ Qres ser inferior a 100 h.m'1, de preferência ser inferior a 80 h.m'1, e, mais preferencialmente ainda, ser de 50 h.m'1.
8. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato da pressão parcial em C02 na fase gasosa do reservatório de expansão ser mantida entre 10'5atm e 10'1,5 atm, de preferência a aproximadamente 10'3,48 atm.
9. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato da temperatura T ser mantida entre 20 e 70 °C.
10. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato da pressão parcial em C02 na fase gasosa do reservatório de expansão ser mantida por um meio que permite a regulagem da vazão do ar à entrada do reservatório de expansão.
11. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato da pressão parcial em C02 na fase gasosa do reservatório de expansão ser mantida por um meio que permite a regulagem da composição do ar à entrada do reservatório de expansão.
12. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 9, caracterizado pelo fato da pressão parcial em C02 na fase gasosa do reservatório de expansão ser mantida por um meio que permite a regulagem da vazão e da composição do ar à entrada do reservatório de expansão.
13. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato da pressão parcial em C02 na fase gasosa do reservatório de expansão ser mantida por um meio que permite a regulagem do teor em C02 no ar que alimenta o reservatório de expansão.
14. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato da pressão parcial em C02 na fase gasosa do reservatório de expansão poder ser ajustada pela vazão e a composição do ar à entrada do reservatório de expansão.
15. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato da pressão parcial em C02 na fase gasosa do reservatório de expansão poder ser ajustada pela vazão de água tratada sobre a resina aniônica ou a resina com camada misturada, quando esta funciona simultaneamente com uma resina catiônica instalada em desvio.
16. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 9, caracterizado pelo fato da pressão parcial em C02 na fase gasosa do reservatório de expansão poder ser ajustada pela vazão e a composição do ar à entrada do reservatório de expansão e pela a vazão de água tratada sobre a resina aniônica ou a resina com camada misturada, quando esta funciona simultaneamente com uma resina catiônica instalada em desvio.
17. Dispositivo para a aplicação do processo definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 16, caracterizado pelo fato de que a água do circuito fechado de resfriamento do estator do alterna-dor é arrastada por uma bomba a partir de um reservatório de expansão, resfriada e eventualmente filtrada, a fim de alimentar os condutores ocos em cobre ou em ligas de cobre do estator de alternador, uma parte da água é desviada a montante do alternador para um circuito de desionização que alimenta o reservatório de expansão, esse circuito de desionização que compreende pelo menos uma resina capaz de reter os íons Cu2+ e pelo menos uma resina capaz de reter total ou parcialmente ânions presentes na água de resfriamento, o circuito de desionização que compreende um circuito de desmineralização e um circuito de tratamento com meios que permitem a abertura seletiva ou simultânea desses circuitos, o dispositivo compreendendo ainda pelo menos um meio que permite a regulagem da vazão do ar à entrada do reservatório de expansão.
18. Dispositivo para a aplicação do processo definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 16, caracterizado pelo fato de que a água do circuito fechado de resfriamento do estator do alterna-dor é arrastada por uma bomba a partir de um reservatório de expansão, resfriada e eventualmente filtrada, a fim de alimentar os condutores ocos em cobre ou em ligas de cobre do estator de alternador, uma parte da água é desviada a montante do alternador para um circuito de desionização que alimenta o reservatório de expansão, esse circuito de desionização que compreende pelo menos uma resina capaz de reter os íons Cu2+ e pelo menos uma resina capaz de reter total ou parcialmente ânions presentes na água de resfriamento, o circuito de desionização que compreende um circuito de desmineralização e um circuito de tratamento com meios que permitem a abertura seletiva ou simultânea desses circuitos, o dispositivo compreendendo ainda pelo menos um meio que permite a regulagem da qualidade do ar à entrada do reservatório de expansão.
19. Dispositivo de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que compreende um meio que permite a regulagem da vazão e da qualidade do ar à entrada do reservatório de expansão.
BRPI0017213A 2000-04-20 2000-06-22 processo de tratamento e de acondicionamento da água de resfriamento de estator de alternador que funciona em modo ventilado, e dispositivo que permite sua aplicação BRPI0017213B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0005097A FR2808015B1 (fr) 2000-04-20 2000-04-20 Procede de traitement et de conditionnement de l'eau de refroidissement de stator d'alternateur fonctionnant en mode aere, et dispositif permettant sa mise en oeuvre
PCT/FR2000/001735 WO2001082450A1 (fr) 2000-04-20 2000-06-22 Procede de traitement et de conditionnement de l'eau de refroidissement de stator d'alternateur fonctionnant en mode aere, et dispositif permettant sa mise en oeuvre

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0017213A BR0017213A (pt) 2003-02-11
BRPI0017213B1 true BRPI0017213B1 (pt) 2016-04-19

Family

ID=8849457

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0017213A BRPI0017213B1 (pt) 2000-04-20 2000-06-22 processo de tratamento e de acondicionamento da água de resfriamento de estator de alternador que funciona em modo ventilado, e dispositivo que permite sua aplicação

Country Status (13)

Country Link
EP (1) EP1279215B1 (pt)
JP (1) JP2003532359A (pt)
KR (1) KR100440629B1 (pt)
CN (1) CN1249894C (pt)
AT (1) ATE262231T1 (pt)
AU (1) AU5989400A (pt)
BR (1) BRPI0017213B1 (pt)
CA (1) CA2402981A1 (pt)
DE (1) DE60009170T2 (pt)
ES (1) ES2216918T3 (pt)
FR (1) FR2808015B1 (pt)
WO (1) WO2001082450A1 (pt)
ZA (1) ZA200102905B (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6596175B2 (en) * 2001-02-28 2003-07-22 General Electric Company Method for treating stator cooling water to prevent clogging of strainer in the cooling system of an industrial electrical generator
CN1323034C (zh) * 2004-10-27 2007-06-27 深圳市水苑水工业技术设备有限公司 发电机定冷水处理系统及工艺
CN102005861B (zh) * 2010-11-25 2012-11-28 广州高澜节能技术股份有限公司 用于风力双馈发电机的循环冷却装置

Family Cites Families (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3027322A1 (de) * 1980-07-18 1982-02-18 Siemens AG, 1000 Berlin und 8000 München Kuehlanordnung und verfahren zum betrieb der anordnung
AU6505598A (en) * 1998-02-23 1999-09-06 Electricite De France Method for purifying the cooling circuit of an alternator stator operating in ventilated circuit, and implementing device

Also Published As

Publication number Publication date
AU5989400A (en) 2001-11-07
ZA200102905B (en) 2002-07-09
BR0017213A (pt) 2003-02-11
EP1279215B1 (fr) 2004-03-17
WO2001082450A1 (fr) 2001-11-01
KR100440629B1 (ko) 2004-07-15
FR2808015A1 (fr) 2001-10-26
CN1249894C (zh) 2006-04-05
CN1452803A (zh) 2003-10-29
CA2402981A1 (fr) 2001-11-01
ES2216918T3 (es) 2004-11-01
JP2003532359A (ja) 2003-10-28
DE60009170T2 (de) 2004-11-04
KR20030003730A (ko) 2003-01-10
DE60009170D1 (de) 2004-04-22
ATE262231T1 (de) 2004-04-15
EP1279215A1 (fr) 2003-01-29
FR2808015B1 (fr) 2002-10-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7455109B2 (en) Water flooding method
US5997745A (en) Method for producing high purity water using triple pass reverse osmosis (TPRO)
AU716350B2 (en) A method for the removal of carbon dioxide from a process gas
KR900006082B1 (ko) Co₂가스의 회수방법
US4532045A (en) Bleed-off elimination system and method
Harries A field trial of seeded reverse osmosis for the desalination of a scaling-type mine water
BRPI0713485A2 (pt) aparelho de eletrodesionização e método de tratamento de água
BRPI0017213B1 (pt) processo de tratamento e de acondicionamento da água de resfriamento de estator de alternador que funciona em modo ventilado, e dispositivo que permite sua aplicação
CN114555534B (zh) 水处理系统和超纯水制造系统以及水处理方法
JP2003001256A (ja) 循環冷却水の処理方法
JP2008135271A (ja) 燃料電池装置
KR100455574B1 (ko) 통풍 회로내에서 작동하는 교류 발전기 고정자의 냉각회로를 정화하는 방법 및 그 실행 장치
JP2001314868A (ja) 脱イオン水の製造方法
JP5037175B2 (ja) 大容量の変圧器の冷却水供給方法及び装置
JP3707940B2 (ja) 復水処理システムおよび復水処理方法
CA3171555A1 (en) Removal of heat stable amine salts from liquid streams and related processes
JPS5917617A (ja) 冷却水ph制御装置
Fedorenko Peculiarities of the Design and Operation of Water Electrodeionization Systems.
JP2012533684A (ja) 製造システム内における堆積物形成の抑止方法
CN106795010A (zh) 过饱和热水的脱盐方法

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 19/04/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 24A ANUIDADE.