BRMU9000908U2 - calçado de aperfeiçoamento motor - Google Patents

calçado de aperfeiçoamento motor Download PDF

Info

Publication number
BRMU9000908U2
BRMU9000908U2 BRMU9000908-8U BRMU9000908U BRMU9000908U2 BR MU9000908 U2 BRMU9000908 U2 BR MU9000908U2 BR MU9000908 U BRMU9000908 U BR MU9000908U BR MU9000908 U2 BRMU9000908 U2 BR MU9000908U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
sole
footwear
heel
model
user
Prior art date
Application number
BRMU9000908-8U
Other languages
English (en)
Original Assignee
Fernando Assumpcao Carneiro
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Fernando Assumpcao Carneiro filed Critical Fernando Assumpcao Carneiro
Priority to BRMU9000908-8U priority Critical patent/BRMU9000908U2/pt
Publication of BRMU9000908U2 publication Critical patent/BRMU9000908U2/pt

Links

Landscapes

  • Footwear And Its Accessory, Manufacturing Method And Apparatuses (AREA)

Abstract

CALçADO DE APERFEIçOAMENTO MOTOR. Patente de modelo de utilidade de um calçado de aperfeiçoamento motor que se apresenta constituído de dois modelos, onde o primeiro modelo na fig.1 é formado por uma parte anterior fechada (1), onde encontramos acima um sistema de fixação (2) e abaixo o solado (9), e uma parte posterior, sem revestimento na região do calcanhar (6), onde por esse motivo o calcanhar pode entrar em contato direto com o solo, e é composta pelo estreitamento lateral (3) e medial (4), da parte anterior do calçado, onde se localiza o outro sistema de ajuste (7) que compõe a segunda área de fixação lateralmente ao tendão de Aquiles (5). Seu solado composto de travas (10) é para que seja utilizado em superfícies de grama natural ou sintética. O segundo modelo, na fig. 2, é formado por uma parte anterior parecida com o da fig.1, nos demonstrativos 1, 2 e 9, diferenciando-se na composição do solado sem travas (11) para ser usado em superfícies lisas. Nesse modelo a parte posterior na região do calcanhar é fechada (27), no entanto, não apresenta solado sob ela (28). O material que compõe essa região do calcanhar é diferente do restante do calçado, para que o usuário tenha mais sensibilidade no calcanhar, quando ele entrar em contato com o solo.

Description

"CALÇADO DE APERFEIÇOAMENTO MOTOR"
A presente patente de modelo de utilidade tem por objetivo oferecer a todos que trabalham com esporte ou praticam atividade física em geral, como professores, treinadores, fisioterapeutas, atletas, pacientes, alunos ou qualquer pessoa que queira usufruir dos benefícios desse invento, um calçado que proporcione um melhor desenvolvimento das habilidades motoras e do equilíbrio corporal; melhor estabilidade das articulações do tornozelo e joelho; conscientização do "estado de prontidão" nos atletas; fortalecimento dos músculos que atuam na articulação do tornozelo, principalmente os responsáveis pela flexão plantar; melhor qualidade do equilíbrio corporal, além de estimular os propceptores das articulações do tornozelo e joelho.
Seu formato, em parte, se assemelha aos modelos utilizados nas modalidades esportivas e recreativas encontradas no mercado, no entanto, apresenta particularidades inventivas que o diferencia dos demais e o toma especifico no propósito de sua utilização.
Para cada superfície em que será utilizado, seu solado será composto com um material apropriado ao piso, podendo ser utilizado em gramados; quadras esportivas de madeira, borracha sintética e cimento; grama sintética; saibro; terra e qualquer outro tipo de solo onde se pratique atividade física.
Esse calçado vem apresentado em dois modelos, onde se distinguem no formato e no acabamento de sua parte posterior, na região do calcanhar.
No primeiro modelo, o calcanhar se encaixa por inteiro e dispõe de um número para cada tamanho de pé. Nesse modelo, são confeccionados dois diferentes tipos de material, um compondo a maior parte do calçado e o outro específico para o encaixe do calcanhar.
O segundo modelo apresenta uma particularidade, pois à medida que seu acabamento se aproxima do calcanhar, a parte lateral e mediai do calçado vai se estreitando e finalizando em uma presilha regulável que se ajusta lateralmente ao tendão de Aquiles, podendo regular o tamanho do calçado de dois a três números (Ex: 40 41 e 42), de acordo com o formato do pé do usuário. Nesse segundo modelo, o calcanhar fica descoberto.
A principal particularidade desse calçado está localizada no design de seu solado, onde, somente, aproximadamente, dois terços da parte anterior do calçado é revestido por ele, ficando assim, sua parte anterior, com uma altura maior que, aproximadamente, um terço de sua parte posterior. Essa diferença de altura é que possibilita uma mudança no centro de gravidade do usuário proporcionando o enriquecimento de movimentos motores, ampliando sua capacidade coordenativa, fortalecendo a musculatura dos membros inferiores (MMI) e melhorando seu desempenho e aptidão atlética.
O usuário munido, em seus pés, com o "Calçado de Aperfeiçoamento Motorn ao ficar de pé mantendo os pés paralelos ao chão (posição natural), terá que fazer com que a região do calcanhar não entre em contato com o solo, obrigando-o a manter a musculatura que promove a flexão plantar em atividade o tempo todo. Caso o usuário toque o solo com o calcanhar durante a atividade, perceberá que seu pé ficará em uma posição antinatural, fazendo com que ele logo se coloque em posição de "pró- atividade", ou seja, sem apoio dos calcanhares. Nessa condição, o usuário é induzido a realizar qualquer movimento apoiando, o mínimo possível, o calcanhar no chão, o que o obriga a desenvolver um novo aprendizado motor. Ao descansar de uma seqüência de movimentos, o usuário perceberá que ao encostar os calcanhares no chão, estará em uma posição facilitadora para o alongamento da musculatura exigida pela utilização do calçado, auxiliando assim sua recuperação. Por estar sem o apoio dos calcanhares, o usuário pode sentir uma leve instabilidade ao realizar os movimentos, estimulando os propceptores, ocasionando naturalmente um fortalecimento das articulações do joelho e tornozelo, podendo agir de maneira preventiva em pequenas lesões.
No desenvolvimento de trabalhos motores, sejam com objetivo terapêutico, profilático ou de aperfeiçoamento das habilidades físicas, não encontramos no mercado um calçado que pudesse trazer tantos benefícios e proporcionar tanta informação para os mais variados fins psicomotores. Muitas vezes, em nosso "dia-a-dia", nos deparamos com acidentes casuais como tropeços, escorregões, esbarrões etc., causando desequilíbrio e quedas, que poderiam ser minimizadas ou até mesmo evitadas, se preparássemos melhor nosso corpo para restauração do equilíbrio através de movimentos que nos colocasse em uma postura diferente àquela que estamos acostumados e que nos acompanham ao longo da vida. Assim, com esse calçado, podemos em nossos movimentos naturais (andar, correr, saltar), criar um novo registro de informação motora, enriquecendo nosso sistema neuromuscular, amenizando situações inesperadas de desestabilidade em nosso corpo. Com isso, tenho certeza da contribuição do "Calçado de Aperfeiçoamento Motor" para a melhoria da qualidade de vida das pessoas já que esse novo aprendizado contribui para o aprimoramento do aparelho Iocomotor e consequentemente do bem estar físico do ser Humano.
Em desenho anexo, foram idealizados dois diferentes modelos de calçado, mas todos com mesmo propósito e objetivo:
A fig. 1 mostra o calçado com solado para atividades em gramas naturais e sintéticas, variando o tamanho das travas de acordo com o tipo de grama. Neste modelo observamos que o formato da superfície lateral e mediai vai se estreitando à medida que sua composição vai chegando próximo ao tendão de Aquiles onde se consolida seu acabamento por uma presilha ajustável. Esse modelo apresenta dois locais de fixação e ajuste. O primeiro, em sua porção superior anterior, é fixado ao pé por um cadarço (dorso do pé) ou qualquer outro sistema de fixação. O segundo, localizado na parte posterior, é fixado ao pé por uma presilha ou qualquer outro modelo de fixação (Lateralmente ao Tendão de Aquiles), que compreende uma área menor, mas de mesma importância que a primeira. Com este formato, o calcanhar não fica coberto, assim é fácil visualizar a existência do solado apenas sob a área fechada do calçado.
A fig. 2 mostra o calçado com solado para atividades em solos que não necessitem de travas (superfícies lisas). Neste modelo, observamos dois aspectos importantes que o diferenciam do modelo anterior. O primeiro, é a existência de um tipo de material mais flexível, que abrange um pouco mais que a área na qual o calcanhar fica descoberto na fig.1. O segundo aspecto é o design do acabamento do calcanhar, sem a existência da presilha ajustável, tornando-o exclusivo para cada tamanho de pé.
Os dois modelos podem ser confeccionados com os dois tipos de solado. A utilização do modelo a ser usado é de escolha do usuário.
De conformidade com o quanto ilustram as figuras anexadas, o calçado de aperfeiçoamento motor, objeto da presente patente, consiste de uma parte superior (1 na fig.1 e 21 na fig. 2), que cobre todo o dorso do pé, onde é fixado pelo usuário através de um cadarço, velcro, ou qualquer outro sistema de fixação (2 na fig. 1 e 22 na fig. 2). Em seu prolongamento nas superfícies lateral (3) e mediai (4), em direção ao calcanhar, a fig. 1 nos mostra o estreitamento gradativo do calçado até próximo ao tendão de Aquiles (5), onde é fixado lateralmente por uma presilha, ou qualquer outro modelo de fixação ajustável (7). Na fig. 1, podemos observar que não há proteção alguma em volta do calcanhar (6) (linha pontilhada), a não ser a faixa de fixação do calçado, podendo ficar o pé, nesta região, em contato direto com o solo. Essa ausência de solado, somente nessa região, permite que o calcanhar fique suspenso quando a parte anterior do pé estiver em contato com o solo e o pé na posição anatômica, paralelo ao solo. Sua particularidade inventiva, está exatamente na área do calcanhar 6 e sola do pé 8, onde é caracterizado principalmente pela ausência de solado.
No modelo da fig. 1, observamos que o solado (9) é composto de travas (10) que são utilizadas em pisos de grama natural e sintética, para que o usuário tenha maior fixação e estabilidade no movimento.
Na fig. 2 observamos apenas quatro modificações com relação ao modelo da fig. 1. A primeira diz respeito ao tipo de solado (20), sem travas (11), para superfícies lisas, como de quadras de cimento, terra etc. Nesta superfície a ausência das travas proporciona mais estabilidade ao usuário em seus movimentos. A segunda modificação diz respeito à proteção e cobertura do calcanhar (27), constituído de um material diferente, que possibilite ao usuário maior sensibilidade ao sentir a sola do pé em contato com a superfície do solo, dando-lhe consciência que o movimento requer mais atenção, já que o objetivo é se deslocar sem encostar a sola do pé no chão. A terceira modificação se refere à ausência da fixação lateral (7, na fíg. 1), pois, como já foi dito, a região do calcanhar neste modelo (27), é revestida por um material diferente, que está conectado ao conjunto do calçado em toda região do calcanhar (26), e neste caso, não se torna ajustável para a mais de um número de pé. A quarta e última modificação está relacionada ao formato da superfície lateral (23) e mediai (24) posterior do calçado que compreende a região do calcanhar, que é diferente a da fig. 1.

Claims (4)

1. "CALÇADO DE APERFEIÇOAMENTO MOTOR" é compreendido em seu primeiro modelo de uma parte anterior superior (1) que cobre o dorso do pé, fixando-se a ele através de um cadarço, velcro, ou qualquer outro sistema de fixação (2). As superfícies lateral (3) e mediai (4) do calçado, que compõem a parte posterior, vão se estreitando até chegar próximo ao tendão de Aquiles (5), onde somente a superfície mediai (4), mais alongada, passa por detrás do tendão (5) e se fixa ao pé por uma presilha ou qualquer outro sistema ajustável de fixação (7) colocado nas extremidades dessas superfícies laterais. Neste modelo, a região do calcanhar (6) (linha pontilhada) não é coberta pelo calçado, podendo a sola do pé do usuário (8), entrar em contato direto com a superfície do solo. Na parte anterior inferior, que abrange a maior parte do calçado, está localizado o solado (9), no qual se apresenta em dois formatos: com travas fig.1 (10) e sem travas fig.2 (11) de acordo com a superfície a que ele será utilizado.
2.
"CALÇADO DE APERFEIÇOAMENTO MOTOR" é compreendido em seu segundo modelo de uma parte anterior superior (21) que cobre o dorso do pé, fixando-se a ele através de um cadarço, velcro, ou qualquer outro sistema de fixação (22).
As superfícies lateral (23) e mediai (24) do calçado, que compõem a parte dita posterior, são constituídas pelo prolongamento da parte anterior superior (21) e vão se estreitando até chegar à altura do tendão de Aquiles (5) onde se juntam (25) e se conectam (26) à área que envolve o calcanhar (27), fechando o calçado. Essa área (27) é revestida por um material diferente dos demais, pois esse componente deve permitir ao usuário uma maior sensibilidade ao toque da sola do pé na superfície onde realiza suas atividades. O solado (20) abrange toda parte inferior anterior do calçado, aproximadamente 2/3 (dois terços). A parte posterior (28), aproximadamente 1/3 (um terço) restante, mesmo coberta (27), não é revestida pelo solado. Assim, caracterizado pelo fato dos dois modelos apresentarem formas diferentes, mas com o mesmo objetivo, fica evidenciado que a escolha do design pelo usuário será em conformidade com seu gosto e adaptação pessoal.
BRMU9000908-8U 2010-01-22 2010-01-22 calçado de aperfeiçoamento motor BRMU9000908U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9000908-8U BRMU9000908U2 (pt) 2010-01-22 2010-01-22 calçado de aperfeiçoamento motor

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9000908-8U BRMU9000908U2 (pt) 2010-01-22 2010-01-22 calçado de aperfeiçoamento motor

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRMU9000908U2 true BRMU9000908U2 (pt) 2011-09-13

Family

ID=44546247

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU9000908-8U BRMU9000908U2 (pt) 2010-01-22 2010-01-22 calçado de aperfeiçoamento motor

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU9000908U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6782639B1 (en) Footwear for a dynamic, rolling walking-action
US7500324B1 (en) Convertible therapeutic sandals
ES2397161T3 (es) Calzado propioceptivo/cinestético
McPoil Jr Footwear
JP5444211B2 (ja) 履物
NO325642B1 (no) Fottoy for okning av proprioseptiv og kinestetisk dyktighet.
WO2005039340A3 (en) Shoe sole to improve walking, sensory response of the toes, and help develop leg muscles
JP2007029700A (ja) 爪先立ちヒール
JP3195381U (ja) サンダル基板及びサンダル
JP2017086975A (ja) 靴の中敷又は履物底の構造
JP2004202128A (ja) 履物
TWI520691B (zh) Balance the foot of the device
BRMU9000908U2 (pt) calçado de aperfeiçoamento motor
JP2009153990A (ja) 靴底及び該靴底を備えた靴
KR100639503B1 (ko) 원형신발바닥에 에어백이 내장된 건강 흔들 신발
TWM520825U (zh) 足部平衡裝置
CN111820528A (zh) 一种脚趾和足底肌肉训练鞋
JP6721995B2 (ja) 筋力をトレーニングする方法及びそれに用いる履物
US20230397689A1 (en) An article of footwear for strengthening and relaxing foot and lower leg muscles
JPH03131201A (ja) 踵を支えない履物
JP2004057787A5 (pt)
JP3121825U (ja) 健康履物
JP2006006577A (ja) 身体障害者用シューズ、およびシューズ、並びにサンダル
JP3080511U (ja) 健康補助履物
KR20230124362A (ko) 종아리 근육 단련기

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette]