BRMU8900644U2 - alojamento para a eletrÈnica de comando de um motor de corrente contìnua sem escovas - Google Patents

alojamento para a eletrÈnica de comando de um motor de corrente contìnua sem escovas Download PDF

Info

Publication number
BRMU8900644U2
BRMU8900644U2 BRMU8900644-5U BRMU8900644U BRMU8900644U2 BR MU8900644 U2 BRMU8900644 U2 BR MU8900644U2 BR MU8900644 U BRMU8900644 U BR MU8900644U BR MU8900644 U2 BRMU8900644 U2 BR MU8900644U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
housing
control electronics
basic
overmolding
motor
Prior art date
Application number
BRMU8900644-5U
Other languages
English (en)
Inventor
Felipe Augusto Cardoso Moraes
Lazaro Benedito De Oliveira Melo
Leandro Reis Simoes
Original Assignee
Bosch Do Brasil
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Bosch Do Brasil filed Critical Bosch Do Brasil
Priority to BRMU8900644-5U priority Critical patent/BRMU8900644Y1/pt
Priority to PCT/BR2010/000114 priority patent/WO2010118485A1/en
Publication of BRMU8900644U2 publication Critical patent/BRMU8900644U2/pt
Publication of BRMU8900644Y1 publication Critical patent/BRMU8900644Y1/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F02COMBUSTION ENGINES; HOT-GAS OR COMBUSTION-PRODUCT ENGINE PLANTS
    • F02MSUPPLYING COMBUSTION ENGINES IN GENERAL WITH COMBUSTIBLE MIXTURES OR CONSTITUENTS THEREOF
    • F02M37/00Apparatus or systems for feeding liquid fuel from storage containers to carburettors or fuel-injection apparatus; Arrangements for purifying liquid fuel specially adapted for, or arranged on, internal-combustion engines
    • F02M37/04Feeding by means of driven pumps
    • F02M37/08Feeding by means of driven pumps electrically driven
    • F02M37/10Feeding by means of driven pumps electrically driven submerged in fuel, e.g. in reservoir
    • F02M37/103Mounting pumps on fuel tanks
    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02KDYNAMO-ELECTRIC MACHINES
    • H02K11/00Structural association of dynamo-electric machines with electric components or with devices for shielding, monitoring or protection
    • H02K11/30Structural association with control circuits or drive circuits
    • H02K11/33Drive circuits, e.g. power electronics

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Microelectronics & Electronic Packaging (AREA)
  • Power Engineering (AREA)
  • Structures Of Non-Positive Displacement Pumps (AREA)
  • Cooling, Air Intake And Gas Exhaust, And Fuel Tank Arrangements In Propulsion Units (AREA)
  • Details Of Reciprocating Pumps (AREA)

Abstract

ALOJAMENTO PARA A ELETRÈNICA DE COMANDO DE UM MOTOR DE CORRENTE CONTìNUA SEM ESCOVAS. O presente modelo refere-se a um alojamento (10) para a eletrónica de comando de um motor de corrente contínua sem escovas de uma bomba de combustível, sendo que o alojamento (10) contém um circuito integrado de comando. O alojamento (10) é composto por um alojamento básico (1) para a eletrónica de comando, por uma sobremoldagem (6) de mate- rial plástico e por um conector macho (4), o dito alojamento (10) estando posicionado de modo destacável sob o flange (11) do módulo da bomba de combustível, voltado para dentro do tanque.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Modelo de Utilidade para"ALOJAMENTO PARA A ELETRÔNICA DE COMANDO DE UM MOTORDE CORRENTE CONTÍNUA SEM ESCOVAS".
O presente modelo refere-se a um alojamento para a eletrônicade comando de um motor de corrente contínua sem escovas do tipo empre-gado usualmente para o acionamento de bombas de combustível em veículos.
Descrição do Estado da Técnica
Em motores de corrente contínua com escovas, as escovas fa-zem o contato mecânico com um jogo de contatos elétricos no rotor, chama-do de comutador, formando um circuito elétrico entre a fonte elétrica de cor-rente contínua e os enrolamentos do induzido. Durante a rotação do induzi-do, as escovas estacionárias entram em contato com diferentes seções docomutador rotativo. O comutador e as escovas formam, assim, um conjuntode contatos elétricos, acionados em seqüência, de modo que a corrente elé-trica sempre flua através dos enrolamentos do induzido que estão próximosdo estator. O contato mecânico das escovas com o comutador provoca aolongo do tempo o desgaste das mesmas, o que eventualmente resulta emfalhas e necessidade de manutenção.
Nos motores de corrente contínua sem escovas, o induzido rea-liza a função do estator, ou seja, não se move e neste tipo de acionamentodo conjunto motor-bomba o rotor possui a função de gerar o campo magné-tico. O conjunto elétrico comutador-escovas é substituído no motor sem es-covas por um controlador eletrônico que realiza a comutação da correnteelétrica.
Bombas de combustível para veículos empregam ainda em suagrande maioria motores de corrente contínua com escovas. Estes dispositi-vos possuem um baixo custo de aquisição, mas em contrapartida apresen-tam, como mencionado acima, uma manutenção elevada e um número defalhas considerável. A indústria automobilística, buscando alternativas paradiminuir tais problemas, optou recentemente por motores de corrente contí-nua sem escovas para as bombas de combustível.Surgiu, contudo, a problemática de onde posicionar a eletrônicade comando do motor de corrente contínua sem escovas.
Como exemplos do estado da técnica pode-se citar os documen-tos US 6.042.349 e US 2005/0212367 A1. No caso do documento US6.042.349, a figura 1 mostra o alojamento 22 dentro do conjunto motor-bomba. No documento US 2005/0212367 A1, a eletrônica de comando foiposicionada dentro do motor em um alojamento separado, como pode servisto no item 16 da figura 2. Essa configuração de um alojamento para a ele-trônica de comando dentro do conjunto motor-bomba, trás como grandedesvantagem o fato de ser de difícil acesso para o caso de uma substituiçãoe/ou manutenção de algum componente da eletrônica. Qualquer serviço exi-ge a desmontagem completa do motor e/ou da bomba, sendo necessária asubstituição do conjunto como um todo.
Outra solução do estado da técnica é apresentada no documen-to US 2008/0053412 A1. Nesse documento pode ser visto um conjunto debomba para combustível com um dispositivo de comando do motor da bom-ba posicionado em um alojamento no flange do tanque de combustível, co-mo pode ser observado na figura 1, item 82. A desvantagem de se posicio-nar o alojamento da eletrônica de comando do motor integrado de modo fixono flange do tanque é a de que o flange tem que ser desmontado integral-mente para o acesso ao dispositivo de comando do motor. É, assim, neces-sária a substituição do conjunto completo ao invés da troca dos componen-tes com funcionamento defeituoso ou sem funcionamento, além de limitar aflexibilidade do fornecedor do conjunto da bomba de combustível a um de-terminado tipo de flange, que usualmente é especificado pela montadora deveículos. Na indústria automobilista existe grande restrição ao espaço dispo-nível para o flange do tanque de combustível, visto que este, na maioria dasvezes, se encontra montado sob o banco traseiro do veículo.
Existe, portanto, o problema do estado da técnica a ser solucio-nado de se criar um alojamento para a eletrônica de comando de motoressem escovas de bomba de combustível, que seja de fácil acesso para finsde montagem e manutenção, além de permitir uma grande flexibilidade aofabricante do conjunto motor-bomba em relação às suas interfaces no veícu-lo, ou seja, o flange do tanque e o chicote elétrico de conexão.
Breve Descrição do Modelo
O presente modelo soluciona os problemas do estado da técnicamencionados anteriormente através de um alojamento para a eletrônica decomando de um motor sem escovas para uma bomba de combustível, que éposicionado de modo destacável sob o flange e montado por engate no co-nector elétrico do flange voltado para dentro do tanque. O alojamento básicopode ser composto por duas peças de metal unidas de modo estanque, den-tro das quais se posiciona o circuito eletrônico integrado de comando, sendoque apresenta ainda vedações de anéis de vidro para os contatos elétricosque se direcionam para fora da base de metal. O alojamento básico de metalapós a montagem e soldagem dos contatos elétricos nos respectivos conec-tores recebe uma sobremoldagem em plástico para proporcionar uma unida-de mecânica ao conjunto e facilitar a sua montagem de modo destacável,que ocorre por engate e/ou encaixe no conector do flange voltado para den-tro do tanque.
Com tal posicionamento do alojamento engatado de modo des-tacável no conector do flange voltado para dentro do tanque, o flange dotanque de combustível pode apresentar qualquer formato, não havendo, as-sim, necessidade de alteração do projeto do mesmo por parte do fabricantedo automóvel, pois a interface entre cliente e flange permanecerá a mesma.Soluciona-se, desta forma, também o problema do fácil acesso para a mon-tagem e/ou manutenção da eletrônica de comando, permitindo uma substitu-ição sem a necessidade de desmontagem de todo o conjunto motor-bomba,além de possibilitar a troca somente dos componentes com funcionamentodefeituoso ou sem funcionamento, evitando substituições desnecessárias econsequentemente gerando um custo menor de manutenção.
Descrição Resumida dos Desenhos
O presente modelo será, a seguir, mais detalhadamente descritocom base em um exemplo de execução representado nos desenhos. As fi-guras mostram:figura 1 - é uma vista em perspectiva do alojamento básico;
figura 2 - é uma vista em perspectiva da base de metal do alo-jamento básico da figura 1;
figura 3 - é uma vista em perspectiva da tampa de metal do alo-jamento básico da figura 1;
figura 4 - é uma vista superior do alojamento completamentemontado;
figura 5 - é uma vista inferior do alojamento da figura 3;
figura 6 - é uma vista lateral do alojamento da figura 3;
figura 7 - é uma vista anterior do alojamento da figura 3;
figura 8 - é uma vista em perspectiva da sobremoldagem sem oalojamento básico da figura 3;
figura 9 - é urna vista em perspectiva anterior do alojamento dafigura 3, montado sob o flange do módulo da bomba de combustível.
Descrição Detalhada das Figuras
A eletrônica de comando do motor elétrico sem escovas de umabomba de combustível para veículos é posicionada dentro de um alojamentobásico 1 mostrado na figura 1. Esse alojamento básico 1 pode ser feito apartir de uma base metálica 2 e uma cobertura metálica 3, conforme respec-tivamente figuras 2 e 3. Após o posicionamento do circuito eletrônico de co-mando no seu interior, o alojamento básico 1 é vedado de modo estanque,por exemplo, por soldagem elétrica ou dobramento por conformação mecâ-nica e por anéis de vidro, que vedam a saída dos contatos elétricos. Com avedação estanque do alojamento básico 1 evita-se a entrada de combustívelno mesmo em função da total ausência de permeabilidade ao combustíveldo metal empregado.
O emprego de metal para esse alojamento básico 1, como porexemplo, aço inoxidável estampado para a cobertura 3 e aço de construçãomecânica com revestimento de níquel ou estanho para a base de metal 2,tem a função de impedir que qualquer líquido ou vapor alcance a placa decircuito eletrônico através da penetração pelas paredes do material do alo-jamento. Como é sabido, os materiais plásticos apresentam permeabilidadeaos combustíveis (inchamento), tornando-se, portanto, materiais não apro-priados para garantir a estanqueidade do alojamento básico 1, quando mon-tado dentro do tanque de combustível de um veículo.
A figura 4 mostra uma vista superior do alojamento 10 do pre-sente modelo na sua forma final montada. O alojamento 10 apresenta umconector macho 4 que se engata em um conector fêmea 12 na parte de bai-xo do flange 11 do módulo da bomba de combustível. Após a soldagem doscontatos elétricos do circuito de comando posicionado dentro do alojamentobásico 1 com o conector macho 4 e com os cabos 5 é feita uma sobremol-dagem 6 com material plástico para facilitar a montagem ou desmontagem eauxiliar na sustentação mecânica. Esse material plástico pode apresentaralta resistência química, tais como os plásticos sulfeto de polifenileno (PPS),polioximetileno (POM)1 poliamida (PA), entre outros.
O conjunto do alojamento 10 formado pelo alojamento básico 1,conector macho 4, cabos 5 e sobremoldagem 6 forma uma unidade que po-de ser facilmente manuseada, tal como um chicote elétrico, seja durante amontagem seja numa manutenção.
Na figura 5 pode ser observado o alojamento 10 do presentemodelo em uma vista inferior. O conector macho 4, como já indicado, desti-na-se à conexão com o conector fêmea 12 do flange 11 do módulo e possuiusualmente quatro pinos. Pode ser visto ainda o dispositivo de vedação 7 doconector macho 4. O dispositivo de vedação 7 tem por objetivo vedar a en-trada de combustível líquido ou em vapor vindo do tanque através da interfa-ce entre o conector macho 4 e o conector fêmea 12 do flange 11, evitando ocontato com a eletrônica de comando dentro do alojamento básico 1.
A figura 6 mostra em uma vista lateral o alojamento 10 com oconector macho 4, o elemento de engate 8 e o elemento de guia 9. O ele-mento de engate 8 irá engatar/encaixar com um elemento respectivo na par-te inferior do flange 11 impedindo a desconexão entre o conector fêmea 12 eo conector macho 4 devido à vibração, força do peso próprio do conjunto docircuito de comando, entre outros. O elemento de guia 9 visa facilitar esseengate/encaixe.A figura 7 mostra uma vista anterior do alojamento 10 onde po-dem ser vistos os contatos elétricos no conector macho 4, além do elementode engate 8 e o elemento guia 9.
A figura 8 mostra a sobremoldagem 6 sem o respectivo aloja-mento básico 1.
Na figura 9 é mostrado o alojamento 10 montado sob o flange 11do módulo da bomba de combustível de um veículo. Como pode ser obser-vado, o alojamento 10 da eletrônica de comando do motor é posicionado sobo flange 11 e engatado no conector fêmea 12 na parte voltada para dentrodo tanque.
A compatibilidade eletromagnética do alojamento 10, ou seja, alimitação de interferência eletromagnética e a correta operação de diversoscomponentes eletromagnéticos no mesmo ambiente, também é dada emfunção do seu posicionamento em relação ao conjunto motor-bomba, de seuprojeto construtivo e dos materiais empregados.

Claims (6)

1. Alojamento (10) para a eletrônica de comando de um motorde corrente contínua sem escovas de uma bomba de combustível, sendoque o alojamento (10) contém um circuito integrado de comando, caracteri-zado pelo fato de que o alojamento (10) é composto por um alojamento bá-sico (1) para a eletrônica de comando, por uma sobremoldagem (6) de mate-rial plástico e por um conector macho (4), o dito alojamento (10) estando po-sicionado de modo destacável sob o flange (11) do módulo da bomba decombustível, voltado para dentro do tanque.
2. Alojamento de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que o alojamento básico (1) de metal é constituído por uma ba-se de metal (2) e uma cobertura metálica (3), sendo ambas unidas de modoestanque uma com a outra em todo o seu perímetro externo.
3. Alojamento de acordo com a reivindicação 2, caracterizadopelo fato de que a união da base de metal (2) e da cobertura metálica (3) doalojamento básico é feita por soldagem ou dobramento.
4. Alojamento (10) de acordo com a reivindicação 1, caracteriza-do pelo fato de que a sobremoldagem (6) pode ser feita com plástico de altaresistência química.
5.
Alojamento de acordo com a reivindicação 4, caracterizadopelo fato de que a sobremoldagem (6) pode ser feita com um plástico do tiposulfeto de polifenileno (PPS), polioximetileno (POM), poliamida (PA), entreoutros.
BRMU8900644-5U 2009-04-17 2009-04-17 Accommodation for the control electronics of a brake-free continuous current motor BRMU8900644Y1 (pt)

Priority Applications (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8900644-5U BRMU8900644Y1 (pt) 2009-04-17 2009-04-17 Accommodation for the control electronics of a brake-free continuous current motor
PCT/BR2010/000114 WO2010118485A1 (en) 2009-04-17 2010-04-09 A housing for the control electronics of a brushless direct-current motor

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8900644-5U BRMU8900644Y1 (pt) 2009-04-17 2009-04-17 Accommodation for the control electronics of a brake-free continuous current motor

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRMU8900644U2 true BRMU8900644U2 (pt) 2010-12-21
BRMU8900644Y1 BRMU8900644Y1 (pt) 2017-12-26

Family

ID=42635036

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU8900644-5U BRMU8900644Y1 (pt) 2009-04-17 2009-04-17 Accommodation for the control electronics of a brake-free continuous current motor

Country Status (2)

Country Link
BR (1) BRMU8900644Y1 (pt)
WO (1) WO2010118485A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2987651B1 (fr) * 2012-03-02 2014-03-14 Delphi Automotive Systems Lux Module etanche de pompage de carburant

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5356272A (en) * 1990-09-05 1994-10-18 Nippondenso Co., Ltd. Fuel supply device and method of assembling same
US20080115772A1 (en) * 2006-11-21 2008-05-22 Ti Group Automotive Systems, L.L.C. Fluid encapsulant for protecting electronics
US7806109B2 (en) * 2007-06-01 2010-10-05 Aisan Kogyo Kabushiki Kaisha Fuel supply apparatus
JP2009278725A (ja) * 2008-05-13 2009-11-26 Diamond Electric Mfg Co Ltd モータ制御装置

Also Published As

Publication number Publication date
BRMU8900644Y1 (pt) 2017-12-26
WO2010118485A4 (en) 2010-12-29
WO2010118485A1 (en) 2010-10-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9546663B2 (en) Heat circulation pump
US10033127B2 (en) Electrical connection device for a compressor and compressor comprising such an electrical connection device
CN101106303A (zh) 电动机
JP5840552B2 (ja) 電動モータ
US11346341B2 (en) Portable fuel pump
US9255784B2 (en) Contactless angular position detection device
BRMU8900644U2 (pt) alojamento para a eletrÈnica de comando de um motor de corrente contìnua sem escovas
BRMU8900640U2 (pt) alojamento para a eletrÈnica de comando de um motor de corrente contìnua sem escovas
US6809454B2 (en) Motor having brush holder with communication hole
BRMU8900643U2 (pt) alojamento para a eletrÈnica de comando de um motor de corrente contìnua sem escovas
KR20160055638A (ko) 쿨링팬 모터 조립체
JP6339400B2 (ja) 電動モータおよび油圧機器
CN102195178B (zh) 作业机中的电气部件连接机构
JP4091459B2 (ja) モータ
JP2006291776A (ja) ポンプ装置および車両用ウォッシャポンプ装置
BR102014011522A2 (pt) montagem para produzir um sistema de limpeza de parabrisa de veículo motorizado e dispositivo de conexão incluindo tal montagem
JP2007270821A (ja) 燃料ポンプモジュール及びセット部材
JP5316358B2 (ja) 燃料供給装置
SI25519A (sl) Hitromontažni sestav črpalke
CN112889191A (zh) 多用途致动器的适配
JP2007274767A (ja) 減速機構付モータ
CN217558539U (zh) 电动泵
EP2402641A1 (en) Gas distrubution unit and method of assembling it
RU2741175C1 (ru) Корпусный узел насоса, насос, спринклерная система и беспилотный летательный аппарат
CN106712361B (zh) 一种马达组件

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 7 (SETE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/12/2017, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 12A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2622 DE 06-04-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.