BR9909218B1 - processo para produÇço de uma barra congelada aerada moldada compreendendo pequenas bolhas de ar repartidas uniformemente. - Google Patents

processo para produÇço de uma barra congelada aerada moldada compreendendo pequenas bolhas de ar repartidas uniformemente. Download PDF

Info

Publication number
BR9909218B1
BR9909218B1 BRPI9909218-2A BR9909218A BR9909218B1 BR 9909218 B1 BR9909218 B1 BR 9909218B1 BR 9909218 A BR9909218 A BR 9909218A BR 9909218 B1 BR9909218 B1 BR 9909218B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
mixture
process according
molded
ice cream
aerated
Prior art date
Application number
BRPI9909218-2A
Other languages
English (en)
Other versions
BR9909218A (pt
Inventor
Madansinh Vaghela
Tawfik Yousef Sharkasi
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR9909218A publication Critical patent/BR9909218A/pt
Publication of BR9909218B1 publication Critical patent/BR9909218B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23GCOCOA; COCOA PRODUCTS, e.g. CHOCOLATE; SUBSTITUTES FOR COCOA OR COCOA PRODUCTS; CONFECTIONERY; CHEWING GUM; ICE-CREAM; PREPARATION THEREOF
    • A23G9/00Frozen sweets, e.g. ice confectionery, ice-cream; Mixtures therefor
    • A23G9/44Frozen sweets, e.g. ice confectionery, ice-cream; Mixtures therefor characterised by shape, structure or physical form
    • A23G9/46Aerated, foamed, cellular or porous products
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23GCOCOA; COCOA PRODUCTS, e.g. CHOCOLATE; SUBSTITUTES FOR COCOA OR COCOA PRODUCTS; CONFECTIONERY; CHEWING GUM; ICE-CREAM; PREPARATION THEREOF
    • A23G9/00Frozen sweets, e.g. ice confectionery, ice-cream; Mixtures therefor
    • A23G9/04Production of frozen sweets, e.g. ice-cream
    • A23G9/20Production of frozen sweets, e.g. ice-cream the products being mixed with gas, e.g. soft-ice

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Confectionery (AREA)
  • Freezing, Cooling And Drying Of Foods (AREA)
  • Devices That Are Associated With Refrigeration Equipment (AREA)
  • Seeds, Soups, And Other Foods (AREA)
  • Micro-Organisms Or Cultivation Processes Thereof (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PROCESSOPARA PRODUÇÃO DE UMA BARRA CONGELADA AERADA MOLDADACOMPREENDENDO PEQUENAS BOLHAS DE AR REPARTIDAS UNIFORMEMENTE".
Campo da Invenção
A presente invenção se refere a um processo para preparaçãode uma barra congelada aerada moldada e uma barra congelada aeradamoldada obtida desta forma.
Fundamentos da Invenção
Tradicionalmente, barras congeladas aeradas moldadas sãofabricadas por congelamento parcial de mistura para sorvete cremoso,mistura para sorvete com base de água ou mistura de suco de frutas embatelada convencional ou congeladores contínuos para sorvete, seguido porbombeamento e enchimento nos moldes de formas e tamanhos diferentes.
Durante a última década, uma nova geração de congeladores foidesenvolvida, os quais são equipados com pré-batedores, o que permite quea mistura seja pré-aerada antes de ser parcialmente congelada nocongelador. Os produtos moldados são geralmente congelados em repouso,usando um sistema de salmoura fria em -30° a -40°C. Caso desejado, apósretirada do molde, os produtos moldados podem ser revestidos comchocolate ou revestimento composto. Finalmente, os produtos sãogeralmente empacotados e armazenados a cerca de -20°C até transporte edistribuição.
Este processo tradicional de fabricação de barras congeladasaeradas moldadas possui algumas limitações. Por exemplo, o congelamentoparcial da mistura no congelador, seguido por congelamento em repousonos moldes, conduz à formação de uma textura gelada, perda de ar, bemcomo a formação de bolhas de ar maiores no produto, possuindo uma faixade tamanho de cerca 110-185 micra (Arbuckle, W.S. Ice Cream, FourthEdition, 1986. Van Nostrand Reinhold, New York, p234). Além disto, oencolhimento dos produtos freqüentemente toma-se um problema. Além disto,quando se come o produto, experimenta-se uma sensação muito fria na bo-ca. Também, é difícil obter-se mais do que 20% de excesso em produtos desorvete com base em água, onde o excesso é de 0 a 20% e geralmente cer-ca de 5%. É também difícil obter-se um excesso de 80% e quase impossívelobter-se um excesso de 120% ou mais em produtos de sorvete cremososacabados usando a fabricação convencional. Correntemente, não existeprocesso que possa produzir barras congeladas moldadas muito finamenteaeradas (possuindo um tamanho de bolhas de ar médio de menos do que 50micra) que sejam de textura lisa, não sofram encolhimento, não forneçamuma sensação muito gelada à boca, tenham uma aparência uniforme, semgrandes bolsas de ar na superfície, bem como tenham um excesso de maisdo que 20% para produtos de sorvete com base em água e um excesso de80 a 250% para produtos de sorvete cremoso. WO 93.2177, WO 92.11769 eUS-A-5472.726 descrevem produtos confeitados, congelados, aerados eprocessos para fabricação dos mesmos.
Sumário da Invenção
Verificou-se que, utilizando-se um novo processo onde uma mis-tura envelhecida é aerada finamente em um batedor, por exemplo, um bate-dor comercial Oakes, a um excesso desejado, seguido por deposição diretada massa aerada dentro dos moldes e assim, eliminando a etapa de conge-lamento parcial, o produto congelado moldado possui uma textura aeradafina, pode ter um excesso não convencional alto, acima de 20% para umproduto de sorvete com base em água e de 80 a 250% para um produto desorvete cremoso, é resistente ao encolhimento, possui aparência isenta debolsas de ar, uniforme e lisa, e possui uma qualidade cremosa e agradávelao ser comido.
Conseqüentemente, a presente invenção provê um processopara produção de uma barra congelada aerada moldada que compreende apreparação de uma mistura de ingredientes apropriada para barra congeladaaerada moldada, sovar a mistura para obter uma mistura aerada possuindoum excesso de 20 a 250%, moldagem da mistura aerada para fornecer umamistura aerada moldada e congelamento da mistura aerada moldada.
Descrição Detalhada da InvençãoA mistura apropriada para uma barra congelada pode ser qual-quer mistura convencional, tal como uma mistura para sorvete cremoso, umamistura para sorvete com base em água, uma mistura de suco de frutas,uma mistura de iogurte congelado ou uma mistura para "sherbet". Uma mis-tura de sorvete cremoso pode conter gordura, sólidos de leite não gorduro-sos, carboidrato, um estabilizante juntamente com água e, caso desejado,outros ingredientes convencionais, tais como, emuIsificantes, sais minerais,corantes, etc. Uma mistura para sorvete com base em água é feita de sucode frutas, açúcar, e estabilizante, com ou sem aromatizante, corante ou á-gua. Uma mistura de suco de frutas é semelhante a uma mistura para sorve-te com base em água, exceto que, um suco de frutas adicional é acrescen-tado. Uma mistura para "sherbet" contém sucos de fruta, açúcar, estabilizan-te e quantidades menores de sólidos de gordura do leite e sólidos do leitesem gordura.
Por exemplo, uma mistura para sorvete cremoso pode contergordura em uma quantidade de 3 a 18% em peso com base no peso total damistura, sólidos de leite não gordurosos em uma quantidade de 8 a 15% empeso, com base no peso total da mistura, açúcar em uma quantidade de 10a 15% em peso, com base no peso total da mistura, um adoçante de milho em uma quantidade de 3 a 8% em peso, com base no peso total da misturae um estabilizante em uma quantidade de 0,1 a 1,0% em peso com base nopeso total da mistura.
A gordura usada pode ser uma gordura de indústria de laticíniosou não. Quando a gordura é uma de laticínios, ela pode ser, por exemplo,qualquer fonte de gordura do leite, tal como, óleo de manteiga, manteiga oucreme real. Quando a gordura não é de laticínios ela pode ser, por exemplo,um óleo ou gordura comestível, preferivelmente um óleo vegetal, tal como,óleo de coco, óleo de palma, óleo de amendoim, óleo de oliva, óleo de soja,etc.
O açúcar usado pode ser sacarose, glicose, frutose, lactose,dextrose ou açúcar invertido, tanto na forma cristalina ou de xarope líquido.
O adoçante de milho pode estar nas formas cristalina ou açúcarde milho refinado (dextrose e frutose), xarope de milho seco (sólidos de xa-rope de milho), xarope de milho líquido ou maltodextrinas.
O estabilizante pode ser, por exemplo, um hidrocolóide, tal co-mo, ágar, gelatina, goma acácia, goma guar, goma tragacanto, carrageninae seus sais, carboximetil celulose, alginato de sódio ou alginato de propilenoglicol ou qualquer mistura de estabilizantes. Vantajosamente, um ou maisemulsificantes também podem estar presentes.
A preparação da mistura de ingredientes pode ser realizadaconvencionalmente, por combinação dos ingredientes com mistura de cisa-Ihamento para dispersar e solubilizar os mesmos em uma massa homogê-nea, preaquecimento, por exemplo, a uma temperatura de cerca de 62° a75°C, homogeneização, por exemplo, em um homogeneizador de dois está-gios, em uma pressão de cerca de 3,447.5 χ 103 a 24,133 χ 103 Pascais(3,45 a 24,13 MPa (500 a 3500 psig)) no primeiro estágio e de 0 a 6,895 χ103 Pascais (0 a 6,89 MPa (0 a 1000 psig)) no segundo estágio, geralmentede 6,895 χ 103 a 20,955 χ 103 Pascais (6,89 a 2089 MPa (1000 a 3000 psig))no primeiro estágio e de 689,5 χ 103 a 551,6 χ 103 Pascais (0,69 a 5,51 MPa(100 a 800 psig)) no segundo estágio, seguido por pasteurização da misturahomogeneizada usando, por exemplo, tanto processamento HTST ou LTLT.
Após a pasteurização, a mistura é preferivelmente envelhecidadeixando-se descansar em uma temperatura de 0 a 6°C preferivelmente de1 a 5°C por 1 a 24 horas, geralmente de 2 a 18 horas e preferivelmente de 4a 12 horas.
A mistura é então colorida e aromatizada conforme necessário,aerada em um misturador, por exemplo um Misturador Oakes, em uma tem-peratura de 0 a 12°C, preferivelmente de 1 a 5°C, e com uma contrapressãode 137,9 χ 103a 551,6 χ 103 (0,14 a 0,55 MPa (20 a 80 psig)) preferivelmen-te de 172,4 χ 103 χ 413,7 χ 1013 (0,17 a 0,41 MPa (25 a 60 psig)), para o ex-cesso desejado. Preferivelmente, o excesso para produtos de sorvete combase em água é de 25 a 150%, mais preferivelmente de 30 a 100% e espe-cialmente de 50 a 80%. Preferivelmente, o excesso para produtos para sor-vete cremoso é de 40 a 200%, mais preferivelmente de 80 a 150% e especi-almente de 100 a 140%.
A mistura aerada é então alimentada, preferivelmente de formadireta a um molde, por exemplo, por bombeamento através de um enchedore então deixada congelar para obter a barra congelada moldada. O conge-lamento pode acontecer em repouso, a uma temperatura de por exemplo -25°C a -45°C preferivelmente de -30°C a -40°C, convenientemente usando-se salmoura gelada.
A barra congelada moldada pode, após isto, ser retirada do mol-de e então embalada e armazenada a uma temperatura de congelamento,geralmente a -25°C a -35°C, preferivelmente cerca de -30°C. Caso deseja-do, após retirada do molde, a barra congelada moldada pode ser revestida,por exemplo, com chocolate ou revestimento composto e então embalada earmazenada a uma temperatura de congelamento.
A barra congelada moldada produzida pelo processo da presen-te invenção pode ter uma qualidade comestível cremosa e agradável de umproduto extrudado, além de textura e aparência lisas, uniformes e homogê-neas, com pequenas bolhas de ar de um tamanho médio de menos que 50micra, uniformemente distribuídas, onde substancialmente nenhuma dasquais é visível a olho nu. A barra congelada moldada pode ter fusão rápida,substancialmente sem prolongamento do produto na boca, os cristais de ge-lo possuindo uma forma única e fina, semelhante a uma haste curvada e umtamanho médio inferior ao dos cristais de gelo em uma barra congeladamoldada de forma convencional após choque térmico e possuindo resistên-cia ao encolhimento e ao choque térmico aperfeiçoadas. Para resumir, a bar-ra congelada moldada, produzida pelo processo da presente invenção pos-sui uma textura que é mais lisa, cremosa e possui uma sensação na bocamais agradável do que uma barra congelada aerada moldada convencional,mesmo com um excesso mais baixo, por exemplo, um produto de sorvetecom base em água possuindo um excesso de cerca de 20% e um produtode sorvete cremoso possuindo um excesso de cerca de 50%.
A presente invenção também provê uma barra congelada mol-dada possuindo um excesso de 20 a 250% com pequenas bolhas de ar uni-formemente distribuídas, substancialmente nenhuma das quais é visível aolho nu, por exemplo, um produto de sorvete com base em água possuindoum excesso de 20 a 150% e um produto para sorvete cremoso possuindoum excesso de 50 a 200%.
Exemplos
Os exemplos que seguem e desenhos anexos ilustram, adicio-nalmente, a presente invenção.
Exemplo 1
Uma mistura cremosa para sorvete é preparada a partir de óleode palma parcialmente hidrogenado a 8%, sólidos não gordurosos do leite a11%, sacarose a 12%, sólidos de xarope de milho a 6% (36DE) e mistura deestabilizante a 0,5% contendo combinações de hidrocolóides, tais como,guar, goma de acácia meleira, carragenina, carboximetil celulose, etc., emconjunto com emulsificantes. Os ingredientes são misturados com agitaçãopara dispersão e solubilização dos mesmos em uma massa homogênea,homogeneizada com um homogeneizador de dois estágios a 13,790 χ 10^3Pascais (2000 psig) de pressão, em um primeiro estágio e 344,7.5 χ 10^3Pascais (500 psig) no segundo estágio, seguido por pasteurização HTST.
Após pasteurização, a mistura é envelhecida por estoque emrefrigeração, a uma temperatura de 4°C por 6 horas.
A mistura envelhecida é colorida, aromatizada e então, aeradaem um Misturador Oakes, a uma temperatura de 4°C para um excesso de 130%.
A mistura aerada é então bombeada para um molde e entãocongelada para fornecer a barra congelada moldada. O congelamento acon-tece em repouso, a uma temperatura de -40°C usando salmoura gelada.
A barra congelada moldada produzida pelo processo da presen-te invenção possui uma qualidade comestível cremosa e agradável de umproduto extrudado, textura e aparência lisas, uniformes e homogêneas, com30 pequenas bolhas de ar de um tamanho médio de menos que 50 micra, uni-formemente distribuídas, onde substancialmente nenhuma delas é visível aolho nu. A barra congelada moldada pode ter uma fusão rápida, substanci-almente sem prolongamento do produto na boca, os cristais de gelo possu-indo uma forma única e fina, semelhante a uma haste, substancialmentecurva e um tamanho médio inferior ao dos cristais de gelo em um barra con-gelada moldada de forma convencional, após choque térmico e possuindoresistência ao encolhimento e ao choque térmico aperfeiçoadas. Nos dese-nhos anexos, a figura 1 ilustra cristais de gelo em um barra congelada mol-dada de forma convencional, após choque térmico e a figura 2 ilustra os cris-tais de gelo em um barra congelada moldada, fabricado pelo processo dapresente invenção, após choque térmico.
A barra congelada moldada é retirada do molde e então revesti-do com chocolate esmigalhado a 35°C, embalada e armazenada a -20°C.
Exemplo 2
Uma mistura para sorvete com base em água é preparada a par-tir de sacarose a 23%, sólidos de xarope de milho a 7% (36 DE) e mistura deestabilizante a 0,6% contendo combinações de hidrocolóides, tais como,guar, goma de acácia meleira, pectina, carboximetil celulose, gelatina, celu-lose microcristalina, soja hidrolisada ou proteínas do leite, etc., com ou sememulsificantes. Os ingredientes são misturados com agitação para dispersãoe solubilização dos mesmos em uma massa homogênea, homogeneizadacom um homogeneizador de dois estágios a 10342,5 χ 103 Pascais (1500psig) de pressão, em um primeiro estágio e 3447.5 χ 103 Pascais (500 psig)no segundo estágio, seguido por pasteurização HTST.
Após pasteurização, a mistura é envelhecida por armazenamen-to refrigerado, a uma temperatura de 4°C por 6 horas.
A mistura envelhecida é colorida, aromatizada, acidulada (porexemplo, adição de solução de ácido cítrico) e então aerada em um Mistura-dor Oakes, a uma temperatura de 4°C para um excesso de 60%.
A mistura aerada é então bombeada para um molde e entãocongelada para fornecer a barra congelada moldada. O congelamento acon-tece em repouso, a uma temperatura de -40°C usando salmoura gelada.
A barra congelada moldada produzida pelo processo da presen-te invenção possui uma qualidade comestível cremosa e agradável de umproduto extrudado, textura e aparência lisas, uniformes e homogêneas, ondesubstancialmente nenhuma delas é visível a olho nu. A barra congeladamoldada pode ter uma fusão rápida, substancialmente sem prolongamentodo produto na boca. A barra congelada moldada é retirada do molde e entãoembalado a -20°C.

Claims (8)

1. Processo para produção de uma barra congelada aeradamoldada compreendendo pequenas bolhas de ar repartidas uniformemente,o referido processo sendo caracterizado pelo fato de compreender:- preparar uma mistura de ingredientes apropriados para umamistura para sorvete cremoso, uma mistura para sorvete à base de água,uma mistura para_suco de frutas, uma mistura para iogurte congelado ouuma mistura para "sherbet", contendo açúcar, um edulcorante derivado domilho e um estabilizante,- submeter a mistura a um envelhecimento por estoque emrefrigeração a uma temperatura de 0°C a 6°C durante 1 a 24horas,- aerar a mistura envelhecida em um misturador em umatemperatura de 0 a 12°C e com uma contrapressão de 137,9 χ 10^3 a 551,6 χ 103 Pa para obtenção de uma mistura aerada com pequenas bolhas de ar deum tamanho médio de menos de 50 micra, apresentando um excesso de 20a 250%,- encher diretamente um molde com a mistura, e- congelar a mistura aerada moldada em repouso.
2. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que a preparação da mistura de ingredientes é realizada porcombinação dos ingredientes por mistura em condições de cisalhamento,para dispersar e solubilizar os mesmos em uma massa homogênea,homogeneizando em um homogeneizador de dois estágios, a uma pressãode 3447,5 χ 103 a 24133 χ 103 Pa (500 a 3500 psig) no primeiro estágio e de 0 a 6895 X 103 Pa (0 a 1000 psig) no segundo estágio, seguido porpasteurização da massa homogeneizada.
3. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que um excesso para produtos consistindo em sorvetes à basede água é de 25 a 150%.
4. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que um excesso para produtos consistindo em sorvetescremosos é de 40 a 200%.
5. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que o congelamento acontece em repouso, a uma temperaturade -25°C a -45°C.
6. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que a barra congelada aerada moldada é subseqüentementeretirada do molde, então embalada e armazenada a uma temperatura decongelamento.
7. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que a barra congelada aerada moldada é subseqüentementeretirada do molde, então revestida, embalada e armazenada a umatemperatura de congelamento.
8. Processo, de acordo com a reivindicação 6 ou 7,caracterizado pelo fato de que a temperatura de congelamento é de -25°C a -35°C.
BRPI9909218-2A 1998-02-20 1999-02-18 processo para produÇço de uma barra congelada aerada moldada compreendendo pequenas bolhas de ar repartidas uniformemente. BR9909218B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US09/027,825 US5968582A (en) 1998-02-20 1998-02-20 Molded frozen bar
US09/027,825 1998-02-20
PCT/EP1999/000800 WO1999041994A1 (en) 1998-02-20 1999-02-18 Molded frozen bar

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR9909218A BR9909218A (pt) 2000-11-21
BR9909218B1 true BR9909218B1 (pt) 2011-07-26

Family

ID=21839988

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI9909218-2A BR9909218B1 (pt) 1998-02-20 1999-02-18 processo para produÇço de uma barra congelada aerada moldada compreendendo pequenas bolhas de ar repartidas uniformemente.

Country Status (26)

Country Link
US (3) US5968582A (pt)
EP (1) EP1056353B1 (pt)
JP (1) JP2002512773A (pt)
CN (1) CN1099243C (pt)
AR (1) AR014633A1 (pt)
AT (1) ATE227937T1 (pt)
AU (1) AU764497B2 (pt)
BR (1) BR9909218B1 (pt)
CA (1) CA2315680C (pt)
DE (1) DE69904022T2 (pt)
DK (1) DK1056353T3 (pt)
EG (1) EG22214A (pt)
ES (1) ES2186332T3 (pt)
HK (1) HK1034019A1 (pt)
HU (1) HUP0101617A3 (pt)
IL (1) IL136397A (pt)
MY (1) MY118217A (pt)
NO (1) NO20004115L (pt)
NZ (1) NZ505995A (pt)
PE (1) PE20000510A1 (pt)
PL (1) PL342312A1 (pt)
PT (1) PT1056353E (pt)
RU (1) RU2222204C2 (pt)
SK (1) SK12302000A3 (pt)
WO (1) WO1999041994A1 (pt)
ZA (1) ZA991313B (pt)

Families Citing this family (56)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP0977494A4 (en) * 1997-04-22 2000-11-29 Germantown International Limit EDIBLE COMPOSITION CONTAINING A PARTICULAR GEL
IL129539A (en) * 1998-05-13 2002-02-10 Nestle Sa Process and device for moulding frozen confectionary articles
DE69922203T3 (de) * 1998-07-07 2011-06-22 Unilever N.V. Verfahren zur herstellung von lufthaltigen gefrorenen produkten
WO2000053025A1 (en) * 1999-03-10 2000-09-14 Unilever Plc Ice confection
US6758056B1 (en) * 1999-05-12 2004-07-06 Nestec S.A. Apparatus and process for molding frozen ice confectionery compositions into articles
EP1090556A1 (en) * 1999-10-07 2001-04-11 Societe Des Produits Nestle S.A. Method for producing a microwavable frozen food product comprising carbon dioxide bubbles
WO2001050879A1 (en) * 2000-01-14 2001-07-19 Dreyer's Grand Ice Cream, Inc. Frozen dessert products and method of production
US6399134B1 (en) * 2000-02-22 2002-06-04 Nestec S.A. Soft textured, aqueous-based ice confection
ATE493890T1 (de) * 2000-12-06 2011-01-15 Unilever Nv Belüftete zusammensetzungen, verfahren und vorrichtung zur herstellung
EP1212947B1 (en) * 2000-12-06 2007-06-06 Unilever Plc Aerated compositions, process and apparatus for achieving such aerated compositions
DE60128779T2 (de) * 2000-12-06 2007-10-11 Unilever N.V. Aufgeschäumte Zusammensetzung, Verfahren und Vorrichtung zu deren Herstellung
US6713101B2 (en) * 2001-05-01 2004-03-30 Nestec S.A. Frozen dessert novelty and method for its preparation
US7169416B2 (en) * 2001-05-23 2007-01-30 Nutricopia, Inc. Nutritional frozen dessert and methods of manufacture
US20030049304A1 (en) * 2001-08-29 2003-03-13 Somani Jitendra Krishan Quiescently frozen ice products
EP1429620A1 (en) 2001-08-31 2004-06-23 Nutricopia, Inc. Nutritional frozen dessert and methods of menufacture
DE60210024T2 (de) * 2001-12-21 2006-09-14 Unilever N.V. Gefrorene belüftete Süßspeisen
DE60313691T2 (de) * 2002-03-28 2007-10-18 Unilever N.V. Speiseeis
BRPI0309785B1 (pt) * 2002-05-21 2018-01-16 Unilever N.V Produto aerado congelado em recipiente
US7261913B2 (en) * 2003-07-07 2007-08-28 Dreyer's Ice Cream, Inc. Aerated frozen suspension with adjusted creaminess and scoop ability based on stress-controlled generation of superfine microstructures
US7655265B2 (en) * 2003-07-07 2010-02-02 Nestec S.A. Process control scheme for cooling and heating compressible compounds
CN100556302C (zh) * 2003-11-25 2009-11-04 荷兰联合利华有限公司 分配食物产品的方法
EP1694134B8 (en) * 2003-12-18 2009-11-18 Unilever PLC Confectionery product
ES2428506T3 (es) * 2004-12-23 2013-11-08 Unilever N.V. Dulces aireados congelados
US20070065556A1 (en) * 2005-09-20 2007-03-22 Martin Robert W Jr Nutritional food products employing gelled protein formulations
EP1926389B8 (en) * 2005-09-23 2009-03-04 Unilever PLC Low ph aerated products
WO2007039066A1 (en) * 2005-09-23 2007-04-12 Unilever Plc Process for producing a frozen aerated composition
ZA200800990B (en) * 2005-09-23 2009-08-26 Unilever Plc Process for producing a frozen aerated composition
AU2006326719B2 (en) * 2005-12-14 2010-05-27 Unilever Ip Holdings B.V. Ice confections
ATE394935T1 (de) * 2005-12-21 2008-05-15 Unilever Nv Gefrorene belüftete süssspeisen
CA2617548C (en) * 2006-01-31 2014-04-08 Unilever Plc Aerated compositions comprising hydrophobin
DE602007001951D1 (de) * 2006-01-31 2009-09-24 Unilever Nv Mit luft durchsetztes erzeugnis
BRPI0705417B1 (pt) * 2006-12-20 2016-08-16 Unilever Nv produto alimentício aerado e processos para a produção de um produto alimentício aerado
EP1938697B1 (en) * 2006-12-20 2016-07-06 Unilever PLC Aerated food products and method for producing them
US20100112179A1 (en) * 2007-03-26 2010-05-06 Andrew Richard Cox Aerated food products being warm containing soluble and/or insoluble solids and methods for producing them
CA2681594C (en) * 2007-03-26 2015-06-02 Unilever Plc Aerated food products being warm or having been heated up and methods for producing them
IL192687A (en) * 2007-07-31 2011-07-31 Unilever Plc Coating preparation, coating process and coated frozen confection
US20100291630A1 (en) * 2007-10-18 2010-11-18 Andrew Richard Cox Method for producing a foaming agent
AU2008229927B2 (en) * 2007-10-25 2009-08-06 Unilever Plc Aerated fat-continuous products
EP2095721A1 (en) * 2008-02-29 2009-09-02 Nestec S.A. Frozen confectionary product
US20110003041A1 (en) * 2008-02-29 2011-01-06 Nestec S.A. Frozen confectionary product
US20100112139A1 (en) * 2008-03-28 2010-05-06 Conopco, Inc., D/B/A Unilever Foaming Agents Comprising Hydrophobin
MX2011004080A (es) 2008-10-16 2011-07-28 Unilever Nv Solucion de hidrofobina conteniendo antiespumante.
ES2395224T3 (es) 2008-12-16 2013-02-11 Unilever Nv Procedimiento para extraer hidrofobina de una disolución
US8394444B2 (en) * 2009-05-29 2013-03-12 Conopco, Inc. Oil-in-water emulsion
US8357420B2 (en) * 2009-05-29 2013-01-22 Conopco, Inc. Oil-in-water emulsion
CA2704702C (en) * 2009-06-02 2018-06-12 Unilever Plc Aerated baked products
AU2011351669B2 (en) * 2010-12-28 2014-10-30 Unilever Ip Holdings B.V. Food products containing aroma compounds
KR101154015B1 (ko) * 2011-07-29 2012-06-07 주식회사 삼양사 기포포집제를 포함하는 아이스크림용 분말 조성물 및 이를 이용하는 아이스크림의 제조 방법
WO2013138812A1 (en) * 2012-03-16 2013-09-19 Mp-Otha Corporation Anhydrous mix for a food product coating
US10694766B2 (en) * 2012-03-30 2020-06-30 Societe Des Produits Nestle S.A. Aerated frozen confectionary product
US20150320080A1 (en) * 2012-12-20 2015-11-12 Conopco, Inc., D/B/A Unilever Frozen aerated confectionary and its manufacturing process
KR101607632B1 (ko) * 2013-03-29 2016-03-30 주식회사 삼양사 카제인나트륨을 포함하지 않는 아이스크림용 분말 조성물, 및 이를 이용하는 아이스크림의 제조 방법
US11596163B2 (en) 2014-07-29 2023-03-07 Conopco, Inc. Frozen confection and process of making
JP6713839B2 (ja) * 2016-06-03 2020-06-24 江崎グリコ株式会社 被覆アイスクリーム類及びその製造方法
US10729154B2 (en) 2017-04-11 2020-08-04 High Road Craft Ice Cream, Inc. Process for molding frozen confections with artisanal quality
WO2019206797A1 (en) 2018-04-26 2019-10-31 Dsm Ip Assets B.V. Yoghurt snack

Family Cites Families (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4450182A (en) * 1982-12-30 1984-05-22 General Foods Corporation Process for modifying a dairy media for use as a foaming agent
US4542035A (en) * 1984-03-16 1985-09-17 The Pillsbury Company Stable aerated frozen dessert with multivalent cation electrolyte
EP0157594A2 (en) * 1984-03-27 1985-10-09 General Foods Corporation A process for aerating an emulsion
US4524035A (en) * 1984-06-08 1985-06-18 Neefe Charles W Method of making bifocal lens blanks
US4828866A (en) * 1984-12-13 1989-05-09 Olympus Industries, Inc. Fruit shake and method of making the same
JPS61185155A (ja) * 1985-02-14 1986-08-18 Toyo Jozo Co Ltd 多気泡性食品用組成物
US4724153A (en) * 1985-09-26 1988-02-09 General Foods Corporation Soft-frozen water-ice formulation
US4795650A (en) * 1986-08-04 1989-01-03 Food Trends, Inc. Method of making extruded frozen cheesecake product
FR2654683B1 (fr) * 1989-11-22 1992-03-13 Faure Bertrand Automobile Perfectionnements aux sieges avant des vehicules automobiles.
US5171602A (en) * 1990-06-13 1992-12-15 Kraft General Foods, Inc. Non-fat frozen dairy product
US5758571A (en) * 1990-08-06 1998-06-02 Kateman Family Limited Partnership Method and apparatus for producing and dispensing aerated or blended fluid products
US5292030A (en) * 1990-08-06 1994-03-08 Kateman Family Limited Partnership Method and apparatus for producing and dispensing aerated products
US5112626A (en) * 1990-12-31 1992-05-12 The Pillsbury Company Aerated frozen dessert compositions and products
US5175013A (en) * 1990-12-31 1992-12-29 The Pillsbury Company Frozen dessert compositions and products
DK0506987T3 (da) * 1991-03-30 1995-06-06 Frisco Findus Ag Fremgangsmåde og apparat til fremstilling af en frossen dessertartikel
CA2087648C (en) * 1992-01-22 1998-07-28 Mamoru Tomita Ice cream, process for producing the ice cream and apparatus
EP0637207B1 (en) * 1992-04-24 1997-07-23 Unilever Plc Frozen confection
CN1042190C (zh) * 1992-12-02 1999-02-24 尤尼利弗公司 一种冷冻甜点心及其制备方法
WO1994021137A1 (en) * 1993-03-17 1994-09-29 Heflin, Ted, A. Ice cream mix and method of manufacturing same
AU4380997A (en) * 1996-09-09 1998-03-26 Unilever Plc Frozen product and process for the preparation thereof
US5785571A (en) * 1996-09-16 1998-07-28 Camp; Richard S. Multi-configuration amusement device

Also Published As

Publication number Publication date
DE69904022T2 (de) 2003-07-10
IL136397A0 (en) 2001-06-14
EP1056353B1 (en) 2002-11-20
US5968582A (en) 1999-10-19
CA2315680A1 (en) 1999-08-26
JP2002512773A (ja) 2002-05-08
CN1099243C (zh) 2003-01-22
PT1056353E (pt) 2003-03-31
HUP0101617A2 (hu) 2001-09-28
PE20000510A1 (es) 2000-06-20
NO20004115D0 (no) 2000-08-17
AR014633A1 (es) 2001-03-28
PL342312A1 (en) 2001-06-04
BR9909218A (pt) 2000-11-21
HK1034019A1 (en) 2001-10-12
CN1291080A (zh) 2001-04-11
DK1056353T3 (da) 2003-03-17
US6187365B1 (en) 2001-02-13
US6093438A (en) 2000-07-25
NO20004115L (no) 2000-08-17
EG22214A (en) 2002-10-31
AU2724199A (en) 1999-09-06
WO1999041994A1 (en) 1999-08-26
ATE227937T1 (de) 2002-12-15
NZ505995A (en) 2002-11-26
SK12302000A3 (sk) 2001-01-18
ZA991313B (en) 2000-08-18
EP1056353A1 (en) 2000-12-06
IL136397A (en) 2003-04-10
AU764497B2 (en) 2003-08-21
CA2315680C (en) 2007-12-11
HUP0101617A3 (en) 2002-06-28
DE69904022D1 (de) 2003-01-02
ES2186332T3 (es) 2003-05-01
RU2222204C2 (ru) 2004-01-27
MY118217A (en) 2004-09-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR9909218B1 (pt) processo para produÇço de uma barra congelada aerada moldada compreendendo pequenas bolhas de ar repartidas uniformemente.
RU2266013C2 (ru) Взбитые замороженные продукты
JP3647046B2 (ja) フローズンデザート
KR100796039B1 (ko) 냉과의 제조방법
JPH0568485A (ja) ホイツプ化された食品の製法
US20050013919A1 (en) Creamy foodstuff and method for production thereof
US20040018277A1 (en) Method for preparing frozen food products comprising a gelled aqueous phase
US20220117257A1 (en) Improved production of alcoholic food products
MXPA00005737A (en) Molded frozen bar
JPWO2003084339A1 (ja) 冷菓ミックス及びそれを原料とする冷菓
CZ20003030A3 (cs) Způsob výroby mraženého potravinového produktu
KR20000024392A (ko) 아이스크림 제조 설비를 이용한 바-타입 빙과류 제조기술
EP2394517A1 (en) Process to prepare a semifinished product to be whisked and semifinished product obtained therefrom for ice cream or water ice production
JPH03247242A (ja) チルド保存可能なアイスクリーム類食品
JPWO2006016529A1 (ja) 含気泡生地および含気泡生地組み合わせ食品とその製造法
JPS59183658A (ja) ソフトクリ−ム用ミツクス

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/07/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 17A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2364 DE 26-04-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: A23G 9/46 (2006.01), A23G 9/20 (2006.0