BR212019008871Y1 - Disposição aplicada em manilha para suspender pacotes de vísceras de aves abatidas em uma linha de processamento - Google Patents

Disposição aplicada em manilha para suspender pacotes de vísceras de aves abatidas em uma linha de processamento Download PDF

Info

Publication number
BR212019008871Y1
BR212019008871Y1 BR212019008871-2U BR212019008871U BR212019008871Y1 BR 212019008871 Y1 BR212019008871 Y1 BR 212019008871Y1 BR 212019008871 U BR212019008871 U BR 212019008871U BR 212019008871 Y1 BR212019008871 Y1 BR 212019008871Y1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
shackle
frame
fastening
actuator
fastening element
Prior art date
Application number
BR212019008871-2U
Other languages
English (en)
Other versions
BR212019008871U2 (pt
BR212019008871U8 (pt
Inventor
Bastiaan Wilhelmina Johannus Elizeus Josephus Drabbels
Maarten Leonardus Van Oss
Robin Henricus Lambertus Cornelissen
Roger Pierre Hubertus Maria Claessens
Rudolf Johannes Hubertus Renier Deckers
Original Assignee
Marel Stork Poultry Processing B.V.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from NL2017755A external-priority patent/NL2017755B1/nl
Application filed by Marel Stork Poultry Processing B.V. filed Critical Marel Stork Poultry Processing B.V.
Publication of BR212019008871U2 publication Critical patent/BR212019008871U2/pt
Publication of BR212019008871U8 publication Critical patent/BR212019008871U8/pt
Publication of BR212019008871Y1 publication Critical patent/BR212019008871Y1/pt

Links

Abstract

A invenção se refere a uma manilha para suspender pacotes de vísceras de aves abatidas em uma linha de processamento, compreendendo uma armação; um engate, conectado à armação, em uma primeira extremidade da armação; uma parte de fixação, ligada à armação, em uma segunda extremidade da armação, oposta à primeira extremidade da armação, em que a parte de fixação compreende um primeiro elemento de fixação e um segundo elemento de fixação, em que o segundo elemento de fixação é rotativo em relação ao primeiro elemento de fixação, entre uma posição aberta e uma posição fechada; um atuador, tal como uma haste, para mover, o segundo elemento de fixação em relação ao primeiro atuador, em que o atuador é móvel entre uma posição aberta e uma posição fechada; e uma mola, da qual uma extremidade está disposta no primeiro elemento de fixação, e outra extremidade está disposta no segundo elemento de fixação.

Description

[001] O presente modelo de utilidade se refere a uma manilha para suspender pacotes de vísceras de aves abatidas em uma linha de processamento, bem como a um elemento de fixação, uma mola e um atuador, evidentemente para uso em tal manilha.
[002] Durante o processamento automatizado de aves, vários tipos de operações são realizados na carcaça. Normalmente, as aves são enforcadas com suas pernas em algemas ou suportes para transportar as aves ao longo de um caminho de transporte pré-determinado. Tal caminho de transporte é geralmente ditado por um transportador aéreo. São conhecidos vários tipos de armações de manilhas e tipos de transportadores para esse transporte de aves. Durante o transporte das aves penduradas nos ganchos, vários tipos de processos podem ser realizados nas carcaças de aves.
[003] Um dos processos é a evisceração das carcaças de aves, durante a qual o pacote de vísceras da carcaça de aves é separado da carcaça. Isto pode então ser transportado para inspeção ou processamento adicional em, por exemplo, uma máquina de colheita de miúdos. Os pacotes de vísceras podem, por exemplo, ser inspecionadas por um veterinário, para detectar indicações visuais de doenças na carcaça de aves.
[004] É um objetivo do modelo de utilidade fornecer uma manilha para suspender pacotes de vísceras de aves abatidas em uma linha de processamento automatizada.
[005] O modelo de utilidade propõe uma manilha para suspender pacotes de vísceras de aves abatidas em uma linha de processamento, compreendendo: uma armação; um engate, ligado à armação, para suspender a manilha de uma linha de produção de aves, em uma primeira extremidade da armação; uma parte de fixação, ligada à armação, para fixar pacotes de vísceras, em uma segunda extremidade da armação, oposta à primeira extremidade da armação, em que a parte de fixação compreende um primeiro elemento de fixação e um segundo elemento de fixação, em que o segundo elemento de fixação é móvel, em particular rotativo em relação ao primeiro elemento de fixação, entre uma posição aberta na qual os pacotes de vísceras podem ser colocados entre o primeiro e o segundo elementos de fixação e uma posição fechada na qual os pacotes de vísceras são fixados entre o primeiro e o segundo elementos de fixação; um atuador, tal como uma haste, para mover, em particular para rodar, o segundo elemento de fixação em relação ao primeiro atuador, em que o atuador é móvel entre uma primeira posição, na qual o primeiro e o segundo elementos de fixação estão na posição aberta; e uma segunda posição na qual os primeiro e segundo elementos de fixação estão na posição fechada; e uma mola, da qual uma extremidade está disposta no primeiro elemento de fixação, e a outra extremidade está disposta no segundo elemento de fixação, para proporcionar uma força a ser ultrapassada para mover o segundo elemento de fixação para dentro e/ou a partir da posição fechada.
[006] A manilha pode ser usada em uma linha de processamento automático de aves abatidas, na qual a manilha normalmente é pendurada em seu engate. Desta forma, o engate é normalmente localizado no topo da manilha. Na outra extremidade, no fundo de uma manilha suspensa, está localizada uma parte de fixação na qual o pacote de vísceras de uma carcaça de aves pode ser fixado. A fixação ocorre entre dois elementos de fixação, que são móveis entre uma posição aberta, para inserção do pacote de vísceras na parte de fixação (ou sua liberação), e uma posição fechada, na qual o pacote de vísceras introduzido é fixado no lugar. O movimento dos elementos de fixação é instigado por um atuador, o qual é móvel entre uma primeira posição, correspondendo à posição aberta do elemento de fixação, e uma segunda posição, correspondendo à posição fechada dos elementos de fixação. A mola, que é tipicamente alongada, está localizada entre o primeiro e o segundo elementos de fixação, de tal modo que mover os elementos para longe um do outro requer, em última instância, que a força da mola seja ultrapassada. Esta força mantém os elementos de fixação juntos na posição fechada, de tal modo que o pacote de vísceras é fixado de forma firme e segura entre os elementos de fixação quando necessário. Esta força precisa ser superada para liberar o pacote de vísceras, ou para mover os elementos de fixação para a posição aberta, de modo que o pacote de vísceras não seja liberado de maneira não intencional, de tal forma que a contaminação de outras partes da linha seja impedida.
[007] O engate e a parte de fixação da armação podem ser fornecidos como elementos separados, mas também podem ser integralmente formados com a armação pelo menos parcialmente. Formar integralmente pelo menos parte do engate e/ou pelo menos parte da peça de fixação com a armação economiza uma etapa de montagem na montagem da manilha. No que diz respeito à parte de fixação, tipicamente apenas um elemento de fixação pode ser formado integralmente com a armação, uma vez que as duas partes de fixação são mutuamente móveis entre as posições aberta e fechada.
[008] O primeiro e o segundo elementos de fixação podem ser providos de porções recortadas, cujas porções recortadas podem ser alinhadas pelo menos parcialmente, em que o atuador está disposto para se estender através das porções recortadas alinhadas. Quando o atuador se estende através das porções recortadas e é movido, o primeiro e o segundo elementos de fixação são tipicamente movidos em relação um ao outro. Este é o resultado da necessidade de as porções recortadas se manterem alinhadas, pelo menos parcialmente, para acomodar o atuador. As porções recortadas dos primeiro e segundo elementos de fixação são, assim, de preferência não sobrepostas completamente, em qualquer posição de orientação mútua. O seu atuador preferencialmente tem substancialmente a mesma espessura que a largura de pelo menos uma das porções recortadas. As porções recortadas se estendem tipicamente no plano horizontal, quando a manilha é suspensa substancialmente na vertical a partir da linha de processamento. As porções recortadas também se estendem em um plano substancialmente vertical, a fim de produzir o recorte nos elementos de fixação, enquanto essa extensão é tipicamente limitada à espessura do elemento de fixação.
[009] O atuador pode ser disposto para ser móvel entre uma extremidade da porção recortada do primeiro e/ou do segundo elemento de fixação e a outra extremidade da porção recortada do primeiro e/ou do segundo elemento de fixação, e em que o movimento do atuador na porção recortada pode alterar a posição mútua do primeiro e do segundo elementos de fixação. O movimento do atuador tipicamente força os dois elementos de fixação a se moverem um em relação ao outro, de tal modo que as porções recortadas em que o atuador se prolonga continuam a ser alinhadas. Movendo o atuador, por exemplo, do lado de fora da manilha, a operação de fixação da manilha pode ser controlada.
[0010] O primeiro elemento de fixação pode ser fornecido com uma porção recortada reta ou linear. Esta porção recortada resulta no fato de o atuador, que se prolonga através da porção recortada do primeiro elemento de fixação, poder fazer um movimento linear ou retilíneo na porção recortada do primeiro elemento de fixação. O segundo elemento de fixação pode ser proporcionado com uma porção recortada curva ou não linear. O atuador também se estende através da porção recortada do segundo elemento de fixação. O movimento do atuador na porção recortada do primeiro elemento de fixação é limitado a um movimento reto ou linear. Este mesmo movimento não é possível na porção recortada curva ou não linear do segundo elemento de fixação sem movimento ou rotação dos elementos de fixação uns em relação aos outros. Se o primeiro elemento de fixação for considerado estacionário, o segundo elemento de fixação se move de tal modo que o atuador, que se prolonga através de uma porção recortada reta e curva, pode continuar a se prolongar através das partes alinhadas dos elementos de fixação.
[0011] Alternativamente, a porção recortada do segundo elemento de fixação pode estar disposta em um ângulo em comparação com a porção recortada da primeira parte de fixação, pelo menos na posição fechada. Isso também resultaria em um movimento ou uma rotação mútua dos elementos de fixação durante o movimento do atuador. Quando a porção recortada tem as formas descritas essencialmente no plano horizontal, é preferível organizar os recortes através dos elementos de fixação, tipicamente no plano vertical, em um ângulo comparado com a vertical. De preferência, o ângulo é escolhido de tal modo que o atuador esteja alinhado com as porções recortadas quando se estende através dos elementos de fixação, para reduzir o desgaste dos elementos quando os elementos de atuador e de fixação são mutuamente movidos.
[0012] A porção recortada da segunda parte de fixação pode compreender uma primeira seção reta em uma primeira extremidade, uma segunda seção reta em uma segunda extremidade e uma terceira seção, ligando a primeira e segunda seção, em que as seções subsequentes são dispostas em ângulos obtusos. A primeira seção reta na primeira extremidade pode, na posição aberta da parte de fixação (ou a primeira posição do atuador), ser substancialmente paralela à porção recortada reta do primeiro elemento de fixação. A segunda seção reta da segunda extremidade pode, na posição fechada da parte de fixação (ou a segunda posição do atuador), ser substancialmente paralela à porção recortada reta do primeiro elemento de fixação. Esta orientação paralela de porções recortadas permite que o atuador se mova ligeiramente tanto no primeiro como no segundo elementos de fixação, sem mover os elementos mutuamente. Com o tempo, os componentes da manilha podem se desgastar, permitindo pequenos movimentos relativos de peças. A orientação paralela de porções recortadas evita que estes pequenos movimentos causem um movimento mútuo indesejado do primeiro e do segundo elementos de fixação e, assim, uma fixação indesejada da manilha. Adicionalmente, a orientação paralela impede que estes pequenos movimentos causem um desprendimento indesejado, ou liberação, dos elementos de fixação, de tal modo que os pacotes de vísceras são liberados dos elementos de fixação quando não é desejado evitar. Os ângulos obtusos ainda permitem que o atuador se mova entre a primeira e a segunda seções retas da porção recortada, e a seção consequentemente curva ou não linear localizada entre elas. As seções, por exemplo, envolvem mutuamente um ângulo entre 90 e 180 graus, em particular entre 90 e 150 graus.
[0013] A transição entre a primeira seção reta e a terceira seção pode ser suave, e a transição entre a terceira seção e a segunda seção pode ser brusca. A transição suave entre a primeira e a terceira seção permite uma transição gradual de totalmente aberta para uma posição mais próxima. A transição aguda entre a terceira e a segunda seção resulta em uma transição mais nítida da e para a posição totalmente fechada. Essa transição mais acentuada aumenta a resistência para entrar ou sair da posição totalmente fechada, o que diminui ainda mais as chances de uma liberação não intencional de pacotes de vísceras da manilha na posição fechada.
[0014] O atuador pode se prolongar substancialmente na vertical, entre a armação e a parte de fixação. Normalmente, o atuador está disposto para oscilar a partir de um ponto de fixação na primeira extremidade da armação. Esta orientação do atuador permite que o atuador se estenda através das porções recortadas das partes de fixação, em particular quando as porções recortadas se prolongam no plano horizontal (quando suspensas de uma linha de processamento, por exemplo). Ele também permite que o atuador se estenda além da peça de fixação na direção vertical, o que deixa uma parte do atuador disponível para se mover de fora da manilha. Quando o atuador oscila a partir de um ponto de fixação na primeira extremidade da armação, também a partir do lado superior da armação, a oscilação muda ligeiramente o ângulo em relação à vertical. Quando a porção recortada tem as formas descritas essencialmente no plano horizontal, é preferível organizar os recortes através dos elementos de fixação em um ângulo em comparação com a vertical, em que o ângulo é escolhido de tal modo que o atuador esteja alinhado com o recorte para fora ao girar através dos elementos de fixação, para reduzir o desgaste dos elementos quando o atuador e os elementos de fixação são mutuamente movimentados.
[0015] O primeiro elemento de fixação pode ser formado em uma peça com a armação e/ou o primeiro elemento de fixação pode estar estacionário em relação à armação. A formação do primeiro elemento de fixação em uma só peça com a armação poupa etapas de construção adicionais na produção da manilha e reduz os pontos fracos na construção. Quando o primeiro elemento de fixação é formado em uma peça com a armação, ou é estacionário em relação à armação, o segundo elemento de fixação precisa ser móvel, ou rotativo, em relação ao primeiro elemento de fixação e à armação.
[0016] Uma extremidade da mola pode ser disposta na armação, e outra extremidade pode ser disposta no segundo elemento de fixação, para proporcionar uma força a ser superada para mover o segundo elemento de fixação para dentro e/ou a partir da posição fechada. Tal configuração da mola pode ser especialmente benéfica se o primeiro elemento de fixação for formado em uma peça com a armação ou quando o primeiro elemento de fixação for estacionário. O movimento ou rotação mútua dos elementos de fixação entre as posições aberta e fechada pode assim ser submetidos à força de fixação, independentemente da posição precisa da extremidade da mola na parte estacionária. Esta disposição da mola é, por exemplo, em vez da disposição da mola, em que uma extremidade está disposta no primeiro elemento de fixação, e a outra extremidade está disposta no segundo elemento de fixação, e não requer que o primeiro elemento de fixação seja formado uma peça com a armação e/ou um primeiro elemento de fixação estacionário.
[0017] Ambas as extremidades da mola podem ser dispostas em um plano paralelo a um plano definido pelos meios de fixação. Quando ambas as extremidades da mola estão localizadas em um plano paralelo ao plano dos meios de fixação, planos esses que são tipicamente horizontais, as forças de fechamento e abertura na mola podem ser usadas eficientemente para superar a força da mola. O movimento mútuo dos elementos de fixação, tipicamente em um plano horizontal, pode assim ser transmitido diretamente para a mola, sem um componente vertical nas forças.
[0018] O segundo elemento de fixação é, por exemplo, rotativo em torno de uma extremidade da mola. O segundo elemento de fixação pode assim, por exemplo, ser rodado ou movido entre as posições aberta e fechada pelo atuador, mas também pode ser traduzido pelo menos ligeiramente após compressão ou liberação da mola. Esta translação, em particular sob influência da mola, aumenta a força de fixação da peça de fixação.
[0019] A mola pode ser curva, de tal forma que o comprimento efetivo da mola é aumentado. A mola se encontra, por exemplo, substancialmente na direção circunferencial da manilha quando suspensa a partir de uma linha de processamento. A mola pode se estender substancialmente no plano horizontal, no mesmo plano das porções recortadas dos elementos de fixação. A mola poderia, por exemplo, ser acomodada na armação por um recorte complementar na armação. Em uma modalidade preferida, a mola é presa à armação e/ou à parte de fixação. No caso inesperado, a mola quebraria ou falharia de outra forma, a mola permanece retida pela manilha, reduzindo o risco de a peça acabar com as carcaças de aves processadas usando tais manilhas.
[0020] A armação pode compreender uma borda curva, em direção ao engate da manilha. A borda curva pode ser curvada substancialmente na direção horizontal, por exemplo, horizontal quando a manilha é suspensa a partir de uma linha de processamento. A borda curva pode ser disposta para engatar em uma superfície rotativa da linha de processamento. Mediante o movimento da manilha ao longo da linha e o contato da borda curva com a superfície da linha de processamento, a borda curva caminha ao longo da superfície da linha de processamento, o que resulta em uma rotação da manilha. A borda curva pode estar substancialmente na forma oval. Quando a borda curva engata em uma parte da parede de uma linha de produção, por exemplo, sob a influência de fricção, a borda curva pode caminhar ao longo desta parte da parede, rodando assim ou rodando a manilha. Usar uma borda curva em vez de uma cruz de Malteser, por exemplo, é que a rotação da manilha é gradual, menos abrupta. Isso significa que também as forças de rotação em pacotes de vísceras pendurados na manilha são graduais, de modo que esses pacotes não oscilam tanto. Dessa forma, a linha pode operar a uma velocidade maior em comparação às linhas tradicionais, mantendo as mesmas margens de oscilação dos pacotes de vísceras, aumentando assim a eficiência da linha de processamento.
[0021] A armação, o primeiro e o segundo elementos de fixação podem ser feitos de plástico, em particular um plástico moldável. Isso permite que a manilha seja produzida através de métodos de produção relativamente rápidos e baratos, como a moldagem por injeção.
[0022] O primeiro e/ou o segundo elementos de fixação podem ser em forma de degraus. Uma forma de degrau de acordo com o modelo de utilidade é, por exemplo, formada por uma parte horizontal que engata o pacote de vísceras na posição fechada, outra parte horizontal que é fornecida com a porção recortada para acomodar o atuador e uma parte vertical que liga as duas partes horizontais. A parte vertical permite que a porção de fixação e a porção recortada sejam distanciadas umas das outras, o que, por exemplo, previne a contaminação das porções recortadas com pacotes de vísceras na porção de fixação.
[0023] O modelo de utilidade se refere ainda ao segundo elemento de fixação, a mola e o atuador, evidentemente para uso em uma manilha de acordo com o modelo de utilidade. Esses elementos da manilha podem ser facilmente substituídos e são mais propensos a se desgastar.
[0024] O presente modelo será mais adiante elucidado com base nas modalidades exemplares não limitativas mostradas nas figuras seguintes.
[0025] A Figura 1 mostra uma vista em perspectiva de uma manilha de acordo com o modelo de utilidade em uma posição fechada.
[0026] A Figura 2 mostra uma vista em perspectiva de uma manilha de acordo com o modelo de utilidade em uma posição aberta.
[0027] A Figura 3 mostra outra vista em perspectiva de uma manilha de acordo com o modelo de utilidade em uma posição fechada.
[0028] A Figura 4 mostra uma vista de baixo de uma manilha de acordo com o modelo de utilidade em uma posição aberta.
[0029] A Figura 5 mostra uma vista em perspectiva de um segundo elemento de fixação de acordo com o presente modelo de utilidade.
[0030] A Figura 1 mostra uma manilha (1) para suspender pacotes de vísceras de aves abatidas em uma linha de processamento, compreendendo uma armação (2), um engate (3), conectado à armação (2) e uma peça de fixação (4), conectada à armação (2). O engate (3) para suspender a manilha (1) de uma linha de produção de aves está localizado em uma primeira extremidade da armação (2), e a parte de fixação (4) para fixação de pacotes de vísceras está localizada em uma segunda extremidade da armação (2), oposta à primeira extremidade da armação (2).
[0031] A armação (2), em direção ao engate (3), é provida de uma borda curva (17), substancialmente na forma oval. Quando esta borda curva (17) engata em uma parte de parede de uma linha de produção, por exemplo, sob a influência de fricção, a borda curva (17) caminha ao longo desta parte da parede, girando ou rodando assim a manilha (1). Usar uma borda curva (17) em vez de uma cruz de Malteser, por exemplo, é que a rotação da manilha (1) é gradual, menos abrupta. Isso significa que também as forças de rotação em pacotes de vísceras penduradas na manilha (1) são graduais, de modo que esses pacotes não oscilam tanto. Dessa forma, a linha pode operar a uma velocidade maior em comparação às linhas tradicionais, mantendo as mesmas margens de oscilação dos pacotes de vísceras, aumentando assim a eficiência da linha de processamento.
[0032] A parte de fixação (4) compreende um primeiro elemento de fixação (5) e um segundo elemento de fixação (6), cujo segundo elemento de fixação (6) é móvel, neste caso rotativo, em relação ao primeiro elemento de fixação (5), entre uma posição aberta na qual os pacotes de vísceras podem ser colocadas entre a parte de fixação (4) e uma posição fechada na qual as pacotes de vísceras são presos entre a parte de fixação (4). A Figura 1 mostra a posição fechada. O primeiro elemento de fixação (5) na Figura 1 é formado de uma só peça com a armação (2). Ambos os primeiros (5) e segundos (6) elementos de fixação são mostrados como sendo em forma de degraus. A armação (2) pode ser considerada a parte essencialmente se estendendo verticalmente da manilha (2), enquanto o primeiro elemento de fixação (6) é o elemento em forma de degrau abaixo desta parte verticalmente estendida.
[0033] A manilha (1) compreende ainda um atuador (7), mostrado como uma haste (7), para girar o segundo elemento de fixação (6) em relação ao primeiro atuador (5). Este atuador (7) é móvel entre uma primeira posição, na qual os primeiros (5) e segundos elementos de fixação (6) estão na posição aberta e uma segunda posição na qual os primeiros (5) e segundos (6) elementos de fixação estão na posição fechada. A Figura 1 mostra a segunda posição. O atuador (7) na Figura 1 se estende verticalmente, entre a armação (2) no lado superior, próximo ao engate (3), e a parte de fixação (4). O atuador (7) se estende através de uma porção recortada (11) do primeiro elemento de fixação (5) que é integralmente formado com a armação (2).
[0034] A manilha (1) compreende ainda uma mola (8), da qual uma extremidade está disposta no primeiro elemento de fixação (5), e outra extremidade está disposta no segundo elemento de fixação (6). Esta mola (8) fornece uma força a ser ultrapassada para mover o segundo elemento de fixação (6) para dentro ou para a posição fechada. Na modalidade mostrada da Figura 1, o segundo elemento de fixação (6) pode rodar em torno de uma extremidade (10) da mola (8). A mola (8) é curva ao redor da armação (2) para aumentar seu comprimento efetivo. Deste modo, forças e tensões acumuladas na mola (8) podem ser distribuídas sobre uma área maior em comparação com uma mola reta, de tal forma que forças críticas na mola (8) e, por fim, falha da mola (8) podem ser reduzidas ou impedidas.
[0035] A Figura 2 mostra a manilha (1) da Figura 1, mas na posição aberta. O segundo elemento de fixação (6) é mostrado de um modo rodado em comparação com a Figura 1 e o atuador (7) é mostrado em uma primeira posição diferente, em que está posicionado de modo diferente na porção recortada (11) do primeiro elemento de fixação (5). Nesta posição aberta da manilha (1), os pacotes de vísceras podem ser colocados entre o primeiro (5) e o segundo (6) elementos de fixação, através da abertura criada (9).
[0036] A Figura 3 mostra a manilha (1) da Figura 1 de outra perspectiva. O atuador (7) na Figura 1 se estende verticalmente, entre a armação (2) no lado superior, próximo ao engate (3), e a parte de fixação (4), e é suspenso da armação (2), de tal forma que pode fazer um movimento de oscilação de sua suspensão (12). A vista em perspectiva da Figura 3 também mostra uma porção recortada (13) no segundo elemento de fixação (6). O atuador (7) também se estende através desta porção recortada (13), assim como através da porção recortada (11) do primeiro elemento de fixação.
[0037] A porção recortada (13) do segundo elemento de fixação (6) é curvada, mais ou menos como uma forma em S. A porção recortada (13) compreende uma primeira seção reta (14), uma segunda seção reta (15) e uma terceira seção (16), conectando as seções retas (14, 15) em ângulos obtusos, ângulos maiores que 90 graus.
[0038] A Figura 4 mostra a manilha (1) das figuras anteriores a partir de baixo. Tanto a porção recortada (11) do primeiro elemento de fixação (5) como a porção recortada (13) do segundo elemento de fixação (6) são visíveis nesta vista, em que o atuador (7) se estende através de ambas as porções (11, 13). A porção recortada (11) do primeiro elemento de fixação (5) é linear na Figura 4, de tal modo que o atuador só pode fazer um movimento linear (L) através da porção recortada (11). O segundo elemento de fixação (6) é rotativo, em torno de um eixo (A), em relação ao primeiro elemento de fixação (5). Quando o atuador (7), como mostrado na figura 4, move-se para cima, encontra uma dobra na porção recortada (13) do segundo elemento de fixação (6). Como o atuador (7) pode apenas se mover em linha reta (L), o segundo elemento de fixação (6) girará em torno de seu eixo de rotação (A) para acomodar o atuador (7), girando o segundo elemento de fixação (6) para uma posição fechada. O atuador (7) continua assim a se prolongar através de porções alinhadas das porções recortadas (11, 13).
[0039] A Figura 5 mostra uma vista em perspectiva de um segundo elemento de fixação (6), que pode ser utilizado em uma manilha (1) de acordo com as figuras anteriores. O elemento (6) tem um formato de degrau e é fornecido com uma porção recortada curva (13). Esta porção recortada (13) compreende uma primeira seção reta (14), uma segunda seção reta (15) e uma terceira seção (16), conectando as seções retas (14, 15) em ângulos obtusos, ângulos maiores que 90 graus. É também possível que a porção recortada tenha apenas a primeira seção reta (14), em que a segunda seção é uma extremidade curva da terceira seção (16).

Claims (15)

1. Disposição aplicada em manilha (1) para suspender pacotes de vísceras de aves abatidas em uma linha de processamento caracterizada pelo fato de compreender: a. uma armação (2); b. um engate (3), ligado à armação (2), para suspender a manilha (1) de uma linha de produção de aves, em uma primeira extremidade da armação (2); c. uma parte de fixação (4), conectada à armação (2), para fixação de pacotes de vísceras, em uma segunda extremidade da armação (2), oposta à primeira extremidade da armação (2); d. em que a parte de fixação (4) compreende um primeiro elemento de fixação (5) e um segundo elemento de fixação (6), em que o segundo elemento de fixação é móvel (6) e rotativo, em relação ao primeiro elemento de fixação (5), entre i. uma posição aberta na qual os pacotes de vísceras podem ser colocados entre o primeiro (5) e o segundo (6) elementos de fixação e ii. uma posição fechada na qual os pacotes de vísceras são travados entre o primeiro (5) e o segundo (6) elementos de fixação e. um atuador (7), tal como uma haste, para mover, em particular para rodar, o segundo elemento de fixação (6) em relação ao primeiro elemento de fixação (5), em que o atuador (7) é móvel entre i. uma primeira posição, na qual o primeiro (5) e segundo (6) elementos de fixação estão na posição aberta; e ii. uma segunda posição na qual o primeiro (5) e segundo (6) elementos de fixação estão na posição fechada; f. uma mola (8), da qual uma extremidade está disposta no primeiro elemento de fixação (5), e outra extremidade disposta no segundo elemento de fixação (6), para proporcionar uma força a ser ultrapassada para mover o segundo elemento de fixação (6) para dentro e/ou a partir da posição fechada.
2. Disposição aplicada em manilha (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que os primeiro (5) e segundo (6) elementos de fixação são fornecidos com porções recortadas (11, 13), cujas porções recortadas (11, 13) podem ser alinhadas pelo menos parcialmente, e em que o atuador (7) está disposto para se estender através das porções recortadas alinhadas (11, 13), e em que o atuador (7) tem de um modo preferido a mesma espessura que a largura de pelo menos uma das porções recortadas (11, 13).
3. Disposição aplicada em manilha (1), de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que o primeiro elemento de fixação (5) tem uma porção recortada reto ou linear (11), e em que o segundo elemento de fixação (6) tem uma porção de recorte curva ou não linear (13), ou uma porção recortada (13) em um ângulo comparado com a porção recortada (11) da primeira parte de fixação (5).
4. Disposição aplicada em manilha (1), de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que o atuador (7) está disposto para ser móvel entre uma extremidade da porção recortada (11, 13) da primeira (5) e/ou segunda (6) parte de fixação e a outra extremidade da porção recortada (11, 13) da primeira (5) e/ou segunda (6) parte de fixação ou segunda parte de fixação, e em que o movimento do atuador (7) na porção recortada (11, 13) altera a posição mútua da primeira (5) e da segunda (6) parte de fixação.
5. Disposição aplicada em manilha (1), de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que a porção recortada (13) da segunda parte de fixação (6) compreende uma primeira seção reta (14) em uma primeira extremidade, uma segunda seção reta (15) em uma segunda extremidade e uma terceira seção (16), conectando a primeira (14) e a segunda (15) seção, em que as seções subsequentes são dispostas em ângulos obtusos.
6. Disposição aplicada em manilha (1), de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que a transição entre a primeira seção reta (14) e a terceira seção (16) é suave e em que a transição entre a terceira seção (16) e a segunda seção (15) é repentina.
7. Disposição aplicada em manilha (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o atuador (7) se estende essencialmente na vertical, entre a armação (2) e a parte de fixação (4).
8. Disposição aplicada em manilha (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o atuador (7) está disposto para oscilar a partir de um ponto de fixação na primeira extremidade da armação (2).
9. Disposição aplicada em manilha (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o primeiro elemento de fixação (5) é formado em uma peça com a armação (2) e/ou em que o primeiro elemento de fixação (5) é estacionário em relação à armação (2).
10. Disposição aplicada em manilha (1), de acordo com a reivindicação 9, caracterizada pelo fato de que uma extremidade da mola (8) é disposta na armação (2), e outra extremidade é disposta no segundo elemento de fixação (6), para proporcionar uma força a ser superada para mover o segundo elemento de fixação (6) para e/ou da posição fechada.
11. Disposição aplicada em manilha (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que ambas as extremidades da mola (8) estão dispostas em um plano paralelo a um plano definido pelos meios de fixação (4).
12. Disposição aplicada em manilha (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o segundo elemento de fixação (6) é rotativo em torno de uma extremidade da mola (8).
13. Disposição aplicada em manilha (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a mola (8) é curva, de tal modo que o comprimento efetivo da mola (8) é aumentado.
14. Disposição aplicada em manilha (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a armação (2), o primeiro (5) e o segundo (6) elementos de fixação são feitos de plástico.
15. Disposição aplicada em manilha (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o primeiro (5) e/ou o segundo (6) elementos de fixação é em forma de degrau.
BR212019008871-2U 2016-11-10 2017-11-10 Disposição aplicada em manilha para suspender pacotes de vísceras de aves abatidas em uma linha de processamento BR212019008871Y1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NL2017755A NL2017755B1 (en) 2016-11-10 2016-11-10 Shackle for suspending viscera packs of slaughtered poultry in a processing line
NL2017755 2016-11-10
PCT/NL2017/050730 WO2018088903A1 (en) 2016-11-10 2017-11-10 Shackle for suspending viscera packs of slaughtered poultry in a processing line

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BR212019008871U2 BR212019008871U2 (pt) 2019-07-09
BR212019008871U8 BR212019008871U8 (pt) 2023-03-14
BR212019008871Y1 true BR212019008871Y1 (pt) 2023-06-27

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
NL1013419C2 (nl) Hanger voor pluimvee.
DK3116323T3 (en) DEFINITION AND PROCEDURE FOR CHANGING THE DIRECTIONS FOR Slaughter products
BR112020003358B1 (pt) Dispositivo de fixação para carne de membro com osso, dispositivo de carregamento para carne de membro com osso e método de fixação para carne de membro com osso
US3698607A (en) Garment clamping hanger
BR212019008871Y1 (pt) Disposição aplicada em manilha para suspender pacotes de vísceras de aves abatidas em uma linha de processamento
BR112016029409B1 (pt) Método e sistema para coletar carne de joelho junto com carne de sobrecoxa da perna da ave
BR112019011804B1 (pt) Suporte de tubo
BR102012004381A2 (pt) Método e aparelho para processamento de uma asa de uma carcaça de aves domésticas, enquanto a asa está presa à dita carcaça de aves domésticas
BR112020006138A2 (pt) sistema de processamento para carnes de membro com osso e método de produção para carnes desossadas
EP3537884B1 (en) Shackle for suspending viscera packs of slaughtered poultry in a processing line
US20150004894A1 (en) Removable break-away shackle assembly
CN106614996A (zh) 取内脏装置以及用于取出吊挂的家禽的内脏的方法
NL2022308B1 (en) Shackle for processing hanging poultry and method for attaching such a shackle
BR202015029836U2 (pt) disposição introduzida em gancho para evisceração
KR102016402B1 (ko) 새를 족쇄에 매다는 방법 및 새들을 매다는 장치
BR112020003363B1 (pt) Dispositivo de fixação para carne de membro com osso, dispositivo de carregamento para carne de membro com osso e método de fixação para carne de membro com osso
JP2005245729A (ja) ペット用衣服掛け
BR112020006141B1 (pt) Dispositivo de separação de osso-carne para carne de membro com osso e método de separação de osso-carne para carne de membro com osso
BR112020004942A2 (pt) dispositivo de fixação para carne de membro com osso, dispositivo de carregamento para carne de membro com osso e método de fixação para carne de membro com osso
US1291242A (en) Garment-hanger.
US267656A (en) Suspension-hook
US2907280A (en) Flexible stabilizer bar for the track roller and meat hook unit on overhead conveyortracks
BR112018006845B1 (pt) Um método, uma montagem-guia e um sistema para separar conjuntos de vísceras inviscerados de aves abatidas
BR102019025084A2 (pt) Sistema semi-automatizado para apreensão de carcaças em uma linha de processamento de aves
BR102022017101A2 (pt) Sistema e método de coleta e rependura de animais abatidos cortados, e dispositivo pendurador