BR202021009482U2 - Disposição em trava antifurto para capacete - Google Patents

Disposição em trava antifurto para capacete Download PDF

Info

Publication number
BR202021009482U2
BR202021009482U2 BR202021009482-1U BR202021009482U BR202021009482U2 BR 202021009482 U2 BR202021009482 U2 BR 202021009482U2 BR 202021009482 U BR202021009482 U BR 202021009482U BR 202021009482 U2 BR202021009482 U2 BR 202021009482U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
helmet
lock
motorcycle
rod
vehicle
Prior art date
Application number
BR202021009482-1U
Other languages
English (en)
Inventor
Ivone Pereira De Melo
Sirlene Granado Favoretto
Original Assignee
Sirlene Granado Favoretto
Ivone Pereira De Melo
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sirlene Granado Favoretto, Ivone Pereira De Melo filed Critical Sirlene Granado Favoretto
Priority to BR202021009482-1U priority Critical patent/BR202021009482U2/pt
Publication of BR202021009482U2 publication Critical patent/BR202021009482U2/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62HCYCLE STANDS; SUPPORTS OR HOLDERS FOR PARKING OR STORING CYCLES; APPLIANCES PREVENTING OR INDICATING UNAUTHORIZED USE OR THEFT OF CYCLES; LOCKS INTEGRAL WITH CYCLES; DEVICES FOR LEARNING TO RIDE CYCLES
    • B62H5/00Appliances preventing or indicating unauthorised use or theft of cycles; Locks integral with cycles
    • B62H5/001Preventing theft of parts or accessories used on cycles, e.g. lamp, dynamo
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62HCYCLE STANDS; SUPPORTS OR HOLDERS FOR PARKING OR STORING CYCLES; APPLIANCES PREVENTING OR INDICATING UNAUTHORIZED USE OR THEFT OF CYCLES; LOCKS INTEGRAL WITH CYCLES; DEVICES FOR LEARNING TO RIDE CYCLES
    • B62H5/00Appliances preventing or indicating unauthorised use or theft of cycles; Locks integral with cycles
    • B62H5/003Appliances preventing or indicating unauthorised use or theft of cycles; Locks integral with cycles using chains or cables
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05BLOCKS; ACCESSORIES THEREFOR; HANDCUFFS
    • E05B73/00Devices for locking portable objects against unauthorised removal; Miscellaneous locking devices
    • E05B73/0005Devices for locking portable objects against unauthorised removal; Miscellaneous locking devices using chains, cables or the like

Landscapes

  • Helmets And Other Head Coverings (AREA)

Abstract

A TRAVA ANTIFURTO PARA CAPACETE trata de um dispositivo contra furto destinado ao travamento do capacete de proteção em um veículo (uma motocicleta, por exemplo), através da queixeira, ou seja, da cavidade da viseira de um capacete de motociclismo. O capacete fica preso a motocicleta aproveitando o vão que é formado entre a manopla ou extremidade do guidão e a haste que sustenta o retrovisor, usufruindo assim das estruturas fixas do veículo. A trava possibilita que o condutor prenda o capacete ao veículo, sobre o retrovisor, sem precisar descer do veículo.

Description

DISPOSIÇÃO EM TRAVA ANTIFURTO PARA CAPACETE Campo da invenção
[001] O presente modelo de utilidade pertence ao setor de peças e acessórios para motocicletas. Utilizado preferencialmente como um dispositivo contra furto para capacetes de motociclismo, onde, o capacete fica preso junto ao veículo por meio desde dito sistema de trava antifurto para capacete.
Fundamentos da invenção
[002] O referido pedido compreende uma solução para os usuários de veículos motorizados os quais há necessidade do uso de capacete de segurança, a exemplo dos motociclistas. Vislumbrando principalmente o setor automotivo em especial os veículos de duas a três rodas, os quais se faz uso do capacete de proteção, por exemplo o motociclismo.
[003] As motos são amplamente difundidas como meio de transporte de bens e mercadorias. Por apresentar características diferentes dos veículos automotores de quadro rodas, as comumente chamadas motos apresentam riscos inerentes a sua operação. Por isso, o uso de capacete de proteção se faz essencial para segurança do condutor, além disso, as leis de trânsito estipulam o uso obrigatório do capacete de segurança no Brasil para esse tipo de veículo.
[004] Sendo assim, a operação de uma moto pelo seu condutor está atrelada consequentemente ao uso do capacete, e assim, o motociclista precisa sempre levar consigo o seu capacete de proteção para onde for com sua motocicleta. Todavia, fora da operação do veículo o capacete se torna um item dispensável ao usuário e assim um objeto de volume considerável a ser resguardado, até o próximo uso.
[005] Nesse caso, existe a problemática de como proteger o capacete contra furto, uma vez que não existe espaço físico para guardar o capacete na grande maioria das motocicletas. Dessa forma, o usuário desse tipo de condução vivencia limitações quanto a segurança antifurto do seu capacete de segurança, pois quando ele sai da motocicleta precisa guardar o capacete em algum lugar ou protege-lo de alguma forma contra roubos, para assim evitar o extravio do capacete.
[006] São poucas as motos que já possuem uma solução embutida ou original para guardar ou prender o capacete. Assim, o mercado oferece soluções diferenciadas para sanar essa questão, logo, o estado da técnica apresenta diferentes tipos de abordagem e dispositivos para resolver esse problema.
[007] Um exemplo é o registro internacional EP2327614, data de depósito 04/01/2010, de título “Anti-theft helmet holder device”, o qual apresenta um dispositivo fixado junto ao guidão da motocicleta para prender o capacete de segurança através da fivela do fecho do capacete. Sendo assim, esse registro apresenta uma técnica para solucionar a problemática em questão, todavia, a forma com que é feito torna o dispositivo vulnerável em certos pontos, pois é muito simples para o meliante cortar a cinta do fecho do capacete e assim roubar o capacete, por esse motivo essa técnica não é muito utilizada e difundida pelos condutores. Além disso, a posição do capacete ao ser preso na moto possibilita que esse molhe por dentro caso chova, trazendo outros problemas ao condutor.
[008] Outra abordagem para essa questão seria o exemplo do registro nacional PI0900440-8, data de depósito 05/02/2009, com título “Disposição em trava para capacete de motoqueiro”. Por sua vez, esse registro demonstra uma concepção de prender o capacete através de uma estrutura metálica fixada no guidão, entretanto essa estrutura possui obstáculos dimensionais, tornando-se um objeto indesejado durante a condução do veículo. As partes expostas (rebites, abraçadeiras e parafusos), assim como cantos vivos (ocasionando problemas de ergonomia), são métodos suscetíveis a falha quanto a ação antifurto, pois, são componentes que podem ser facilmente violados com ferramentas simples. Por fim, entende-se que essa solução não é muito prática, uma vez que sua aplicação industrial não considera as muitas limitações de espaço que os atuais conjuntos (abraçadeiras do retrovisor, acelerador, abraçadeiras do manete) inseridos no guidão ocupam e o elevado tamanho que tal proposta exigiria.
[009] Porquanto, a fim de oferecer uma solução diferenciada do estado da técnica, com novas possibilidades aos motociclistas, o presente modelo de utilidade apresenta um novo dispositivo para prender o capacete de segurança em uma motocicleta. Nesta presente interpretação do que deve ser o ideal em segurança e usabilidade, é considerada a experiência do motociclista em primeiro plano, onde a solução de travamento do capacete deva se dar de maneira segura e intuitiva. Para tanto, um estudo das ações do condutor assim que estaciona seu veículo foi conduzido a fim de entender o processo por parte dos condutores, sendo as etapas seguintes: posicionar a motocicleta dando ré em sentido a guia do asfalto, baixar o pezinho com o calcanhar esquerdo, desligar o veículo, retirar o capacete e em seguida (diante da presente proposta de travamento) bascular a haste da trava e posicionar o capacete para trava-lo com o uso da própria haste do retrovisor, como ficará melhor entendido com as descrições subsequentes.
[0010] O novo modelo ostenta um método de prender o capacete através do vão da queixeira, pela viseira, com o capacete repousado sobre o retrovisor da motocicleta. Aproveitando-se da prática comum dos motociclistas de deixar o capacete no retrovisor da moto, adicionando uma possibilidade antifurto a essa prática habitual entre os condutores. Ou seja, o capacete fica preso na moto pelo dispositivo que está fixado na extremidade do guidão e conectado por uma tranca ao retrovisor, passando pela abertura da viseira do capacete. Essa configuração oferece um dispositivo compacto e eficiente quanto ao método antifurto. Além disso, esse método de deixar a abertura do capacete de segurança voltada para o solo, permite que não molhe o interior do capacete em caso de chuva.
[0011] Na presente interpretação de travamento do capacete na motocicleta leva-se em conta um hábito já comum entre os motociclistas: deixar o capacete “depositado” no retrovisor quando se sentem seguros que no momento e instante não correm o risco de serem roubados, frequentemente quando se está a vista o objeto. Tendo em vista que a motocicleta possui duas extremidades de cada lado do guidão (extremidade do guidão e extremidade da haste do retrovisor), parece factível/promissor/oportuno que seja aproveitado este espaço ocupando suas pontas por uma haste adicional e que esta haste seja basculante por um eixo na manopla em sentido a haste do retrovisor, dando forma assim a um espaço amplo e seguro para prender o capacete junto a motocicleta.
[0012] Na sua disposição de basculamento o presente mecanismo apresenta dois pontos de ação. Um primeiro ponto com a haste destravada, quando ela está em ponto morto inferior se nivelando a extremidade do manete. E o segundo ponto, já com a haste travada, ponto morto superior, depois de seguir um movimento na ordem de 90°, quando encaixa de maneira hermética sua extremidade ao orifício do cadeado - este já previamente alojado na haste do retrovisor e envolto por seu “casulo” de proteção -travando o conjunto. O mecanismo poderá ser usado da maneira como o condutor achar melhor, seja ela em ponto morto inferior (assim protegendo sua mão de contatos acidentais quando trafegando, uma vez que a haste encobre a sua mão) ou em ponto porto superior, com o conjunto travado.
[0013] Em síntese, o dispositivo de travamento do capacete se destaca no travamento por ser um produto simples de ser instalado, fácil de ser usado e já está à vista do condutor, fazendo com que este nem precise descer do veículo para travar seu capacete. Conforme relatado, o hábito dos motociclistas que deixam o capacete na moto para alguma tarefa rápida é colocar o capacete no retrovisor, logo, aproveitando este comportamento a trava proposta oferece a segurança antifurto onde justamente já se tem este costume. Porquanto, segue a descrição detalhada do dispositivo proposto.
Breve descrição dos desenhos
[0014] A descrição a seguir busca destacar a proposta em nível de seu princípio, sem limitar-se aos desenhos ou componentes citados, tendo como referência as seguintes ilustrações abaixo listadas:
A Figura 1 apresenta a vista em perspectiva do dispositivo proposto;
A Figura 2 ilustra a aplicação representativa do dispositivo em uma motocicleta genérica, logo, essa motocicleta é meramente ilustrativa;
A Figura 3 apresenta o dispositivo em uma vista lateral;
A Figura 4 ilustra a aplicação do dispositivo, assim como na Figura 2, porém em uma vista lateral;
A Figura 5 representa o dispositivo em sua posição aberta, ou seja, destrancado;
A Figura 6 ilustra a aplicação do dispositivo em sua posição aberta;
A Figura 7 apresenta a vista em perspectiva de uma variação construtiva do dispositivo;
A Figura 8 apresenta a vista em perspectiva de uma outra variação construtiva do dispositivo;
A Figura 9 ilustra a aplicação da variação construtiva do dispositivo apresentado na Figura 7.
Descrição da invenção
[0015] O referido modelo de utilidade trata de um dispositivo antifurto destinado ao travamento do capacete em um veículo (uma motocicleta, por exemplo), através da queixeira (ou seja, da cavidade/orifício da viseira de um capacete de segurança). O capacete fica preso à motocicleta aproveitando o vão que é formado entre a manopla ou extremidade do guidão e a haste que sustenta o retrovisor, usufruindo assim das estruturas fixas do veículo.
[0016] Conforme a Figura 1, o conjunto do dispositivo de travamento do capacete pela manopla é composto por: uma haste (1) que pode ser rígida (haste de metal) ou também de material flexível (cabo de aço, por exemplo); onde, uma das extremidades desta haste (1) está engastada à um disco basculante (2) interligado a um eixo (3) interno a manopla (4); já a outra extremidade da haste (1) é livre, porém é preparada para ser presa ao casulo de uma fechadura (5); por sua vez, uma fechadura (5), similar a um cadeado, possui uma capa de fixação (6) própria para fixação dessa fechadura (5) na haste de sustentação do retrovisor do veículo; para permitir a abertura do dispositivo de travamento do capacete, o miolo da fechadura (7) é concebido para receber uma chave própria do respectivo conjunto e assim destrava-lo.
[0017] A Figura 2 ilustra a aplicação do dispositivo de travamento em uma motocicleta qualquer, vale ressaltar que a motocicleta é meramente ilustrativa, sendo os detalhes em destaque o guidão e o retrovisor, comum a todos os veículos dessa classe. Dessa forma, a manopla (4) substituí a manopla original do veículo e assegura assim que o dispositivo está fixado na extremidade do guidão da moto. Por sua vez, a fechadura (5) fica fixa na haste de sustentação do retrovisor (8) pela capa de fixação (6). Essa disposição construtiva permite que uma ligação física seja feita entre a extremidade do guidão e o retrovisor (8) do veículo, sendo assim, ao posicionar o capacete de segurança sobre o retrovisor (8), o motociclista pode prendê-lo ao veículo passando a haste (1) pela abertura da viseira do capacete e fechando o dispositivo através da fechadura (5).
[0018] A Figura 3 representa o conjunto do dispositivo em uma vista lateral, provendo maiores detalhes do conjunto, especificamente da conexão da extremidade livre da haste (1) com a fechadura (5). Da mesma forma, a Figura 4 representa em uma vista lateral a aplicação do dispositivo em uma moto. Essas Figuras 3 e 4 auxiliam em uma melhor compreensão visual do dispositivo, além de serem complementares as explanações seguintes.
[0019] Já a Figura 5, demonstra o dispositivo quando está aberto, ou seja, quando a extremidade móvel (9) da haste (1) não está presa a cavidade (10) da fechadura (5). Essa extremidade (9) pode ser deslocada conforme a rotação do disco basculante (2) conectado ao eixo (3). Por sua vez, a Figura 6 demonstra o dispositivo instalado em uma motocicleta genérica nessa configuração aberta.
[0020] O dispositivo descrito pode ser apresentado também na forma de uma segunda variante, conforme apresentado na Figura 7. Essa variação construtiva é idêntica funcionalmente a supracitada e quase igual construtivamente, a exceção da manopla (4) que é substituída nessa segunda variante por uma bucha expansível (11). Da mesma forma, uma outra variação construtiva é apresentada da Figura 8, sendo esta similar a representada pela Figura 7, à exceção do parafuso (12) que substitui a bucha expansível (11) . A bucha expansível (11), ou parafuso (12), é conectado(a) ao mesmo eixo (3) da proposta primária em que a manopla (4) está conecta, e assim, consequentemente as demais partes do dispositivo, sem diferença funcional entre as versões.
[0021] Por sua vez, esse parafuso (12) apresentado na Figura 8 pode ser utilizado nos modelos de motocicleta onde já apresentam um peso de guidão rosqueado no mesmo, neste caso será lançado mão do modelo próprio com parafuso para rosca onde a ação do basculamento da haste deixará o parafuso oculto quando estiver na posição travada e o parafuso exposto quando estiver aberta. Dessa forma, o método de fixação do dispositivo à extremidade do guidão do veículo é modificado, neste caso a instalação pode ser feita inserindo a bucha expansível (11) ou parafuso (12) nos modelos que apresentam peso em sua extremidade dentro do guidão e ajustando-a para que fixe assim o conjunto na moto.
[0022] Essa forma é aplicada preferencialmente aos usuários que não desejam substituir a manopla original do veículo, e assim, preferem inserir a bucha expansível (11) ou parafuso (12) nas motos que possam recebê-la na extremidade tubular do guidão do veículo.
[0023] A Figura 9 ilustra o uso da variação construtiva do dispositivo através do acoplamento via bucha expansível (11), aplicado em uma motocicleta genérica. Nota-se que a bucha expansível (11) está fixada internamente a uma extremidade do guidão, dessa forma, substituindo o uso da manopla (4) proposta anteriormente. É possível notar também que o parafuso (12) da Figura 8 pode tomar o lugar da bucha expansível (11) nesse caso. Portanto, salvo a exceção da opção de escolha do usuário quanto a esses dois diferentes métodos de fixação do dispositivo ao guidão, o resto do conjunto funciona de forma idêntica.
[0024] Por fim, o conjunto ainda permite que a haste (1), conectada a manopla (4) ou a extremidade do guidão pela bucha expansível (11) ou parafuso (12), sirva de proteção ao manete e a mão do condutor criando uma barreira nas extremidades laterais do guidão, oferecendo uma proteção adicional a condução do veículo.
Exemplos de concretizações da invenção
[0025] A fim de exemplificar o uso do dispositivo apresentado, um cenário hipotético é descrito e deve ser entendido apenas como uma representação ilustrativa, logo, o invento não se limita a essa demonstração.
[0026] Nesse cenário, um motociclista equipado de seu capacete de segurança está conduzindo seu veículo, veículo este representado por uma moto genérica equipada com o dispositivo de trava, conforme ilustrado na Figura 2, por exemplo.
[0027] Ao estacionar sua moto, o condutor deve pegar a chave usada para abrir o dispositivo e então inseri-la no miolo da fechadura (7), o condutor pode fazer isso ainda montado no veículo. Abrindo a fechadura (5) com a chave correta o condutor irá liberar a extremidade móvel (9) da cavidade da fechadura (10), e assim, girar a haste (1) até uma posição conforme o ilustrado na Figura 6, por exemplo.
[0028] Assim, com a haste (1) liberada o condutor consegue posicionar o seu capacete no retrovisor (8) o qual foi instalado a fechadura (5) do dispositivo. No passo em que o capacete está sobre a retrovisor (8), o dito condutor abre a viseira do capacete e insere a haste (1) entre essa cavidade da viseira, prendendo o capacete pela comumente chamada queixeira. Por fim, já com o capacete posicionado, o motociclista insere a extremidade móvel (9) da haste (1) na cavidade da fechadura (10) travando o dispositivo, prendendo assim o capacete junto ao veículo.
[0029] Desta forma, o capacete está preso a moto em um lugar usado convencionalmente pelos motociclistas para deixar seus capacetes. Uma solução conciliada aos costumes tradicionais dos condutores oferece maior aceitação dos usuários.
[0030] Da mesma forma, usar das partes já existentes no veículo permite reduzir o tamanho e peso de uma trava antifurto, diferenciando-se por sua simplicidade operacional.
[0031] A variante construtiva pode ser operada exatamente da mesma maneira descrita, pois sua única distinção se dá ao modo de fixação do dispositivo a extremidade do guidão. Ou seja, a variação apresentada é igualmente funcional, mudando apenas a manopla (4) por uma bucha expansível (11) ou parafuso (12), a fim de disponibilizar a mesma solução aos usuários que desejam ter uma manopla diferente da manopla (4) proposta.
[0032] Sendo assim, destaca-se a eficiência das funcionalidades do dispositivo proposto, assim como sua praticidade e simplicidade no uso, oferecendo uma solução acessível e viável para os condutores de veículos que utilizam de capacete. Além disso, a descrição supracitada não é limitativa e deve ser compreendida em sua essência funcional, logo, os componentes físicos podem sofrer alteração dimensional ou de materiais, desde que não abandonem sua essência proposta.

Claims (3)

  1. DISPOSIÇÃO EM TRAVA ANTIFURTO PARA CAPACETE, dispositivo antifurto para capacete, caracterizado por: ser constituído de uma haste (1); onde, uma das extremidades desta haste (1) está engastada à um disco basculante (2) interligado a um eixo (3) interno a manopla (4); e, a extremidade móvel (9) da haste (1) ser livre e preparada para ser presa a cavidade (10) de uma fechadura (5); por sua vez, essa fechadura (5) possui uma capa de fixação (6) própria para fixação junto a haste de sustentação do retrovisor de um veículo; por fim, um miolo da fechadura (7) receber uma chave própria do respectivo conjunto e permitir que a trava seja liberada.
  2. DISPOSIÇÃO EM TRAVA ANTIFURTO PARA CAPACETE, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por, a manopla (4) poder ser substituída pela bucha expansível (11) ou parafuso (12).
  3. DISPOSIÇÃO EM TRAVA ANTIFURTO PARA CAPACETE, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por, a haste (1) poder ser rígida ou também de material flexível.
BR202021009482-1U 2021-05-14 2021-05-14 Disposição em trava antifurto para capacete BR202021009482U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202021009482-1U BR202021009482U2 (pt) 2021-05-14 2021-05-14 Disposição em trava antifurto para capacete

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202021009482-1U BR202021009482U2 (pt) 2021-05-14 2021-05-14 Disposição em trava antifurto para capacete

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR202021009482U2 true BR202021009482U2 (pt) 2022-11-22

Family

ID=84101613

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR202021009482-1U BR202021009482U2 (pt) 2021-05-14 2021-05-14 Disposição em trava antifurto para capacete

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR202021009482U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2599904T3 (es) Maleta para motocicletas
BR112012020123B1 (pt) sistema de fixação de sacolas para motocicletas
US20090178446A1 (en) Lock device
PT1655214E (pt) Dispositivo anti-roubo, de cabo, para um veículo de duas rodas e veículo de duas rodas equipado com um destes dispositivos
BR112016003221B1 (pt) Dispositivo de destravamento de emergência para veículo
BR202021009482U2 (pt) Disposição em trava antifurto para capacete
US8752853B2 (en) Vehicle anti-theft device
KR101114508B1 (ko) 오토바이 헬멧 탈착장치
CN113195346B (zh) 包括用于头盔的防盗装置的鞍乘型车辆
BR112016028018B1 (pt) Bicicleta com um sistema de segurança integrado
US548888A (en) Alonzo noteman
BR102021010828A2 (pt) Dispositivo de parede para travamento de bicicletas e capacetes
US6948731B2 (en) Anti-theft bicycle
CN205813771U (zh) 一种快速上锁的拉链头
TW546221B (en) Tamperproof preventing device for motorcycle opener
JPH08301159A (ja) 自動二輪車の盗難防止装置
US20100212379A1 (en) Bicycle lock
JP3120855B2 (ja) 自動2輪車のスタンドロック装置
US2081778A (en) Bicycle lock
JPH08318883A (ja) 小型車両用盗難防止装置
JP3105888U (ja) 自動車のハンドルロック構造
CN212313736U (zh) 具有方向锁定机构的摩托车
EP3838725A1 (en) Removable storage container for saddle riding-type vehicle
NL1015818C1 (nl) Inrichting ter voorkoming van diefstal en onbevoegd gebruik van rijwielen.
CN2286711Y (zh) 自行车防盗车把

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]