DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM FRIGIDEIRA E CAÇAROLA PARA FAZER FRITURAS
Setor tecnológico do modelo
[01] O setor tecnológico a que pertence o presente modelo de utilidade é o de utensílios domésticos para fazer frituras e neutralizando gotículas de gordura, de modo mais específico, a uma nova disposição construtiva em que a frigideira e caçarola, são providas de furos vazados na parede lateral abaixo da borda para saída de vapor ao fazer uso da tampa, e ressalto circular na parede lateral interna abaixo dos furos vazados para ser acoplado sobre o dito ressalto, um dispositivo móvel neutralizador de respingos de gotículas de gordura no formato de um anel com o centro vazado, para neutralizar respingos de gordura que são provenientes no processo de frituras em fogões domésticos, e que através dos furos vazados, permitindo a correta saída de vapor ao fazer uso da tampa sobre as bordas da frigideira ou caçarola e que através do dispositivo móvel no formato de um anel com o centro vazado, permite o manuseio dos alimentos enquanto se realiza o processo de fritura.
Estado da técnica
[02] O estado da técnica deste setor tecnológico compreende uma multiplicidade de frigideiras e caçarolas com diferentes formas construtivas. Estas frigideiras e caçarolas convencionais não são tão eficientes de um ponto de vista ergonômico e não permitem a neutralização de respingos de gotículas de gordura como o modelo de utilidade aqui proposto.
[03] Frigideiras e caçarolas conhecidas trabalham segundo o princípio, colocando-se bifes, diretamente na frigideira e respingam gordura para todos os lados, e ao fazer uso da tampa para evitar os respingos de gotículas de gordura, acumula água na fritura e ao invés de fritar, cozinha o bife, tornando-o duro e sem sabor, mesmo caso da caçarola para se fritar pedaços de frango, peixe, linguiça e batata, não podendo fazer uso da tampa, pois também cozinham o alimento ao invés de fritar.
[04] O documento de patente americano US573680 trata de uma tampa de frigideira que confina a gordura dentro da panela e, ao mesmo tempo, permite que o vapor escape se desejado. A tampa da invenção revelada em US573680 é provida de uma série de aberturas que podem ser fechadas ou abertas, à vontade, de modo a obter uma cobertura adequada para a panela.
[05] Em resumo, a invenção descrita em US573680 trata-se de uma tampa de panela que possui uma cúpula na porção superior da tampa, tendo ao redor dos lados da cúpula uma série de pequenas ranhuras ou perfurações, que podem ser abertas ou fechas ao se girar uma banda encaixada ao redor da cúpula.
[06] De forma vantajosa o presente modelo de utilidade trata de um dispositivo móvel que é adaptado sobre o ressalto circular da frigideira ou caçarola, e ainda, a frigideira e caçarola, são dotadas de furos vazados laterais abaixo da borda, proporcionando com isso, uma abertura para a correta entrada de ar em quantidade para que o alimento seja frito e não cozido. Isto é, a tampa sobre a borda da frigideira ou caçarola e que através dos furos vazados, proporcionam de forma vantajosa entrada de ar, que faz com que os alimentos sejam fritos e não cozidos pelo abafamento.
[07] A tampa do documento US573680 possui apenas pequenas ranhuras que podem ser abertas ou fechadas pelo giro da tampa, sendo que o tamanho das aberturas não foi especificado, no intuito de promover a correta e suficiente circulação de ar.
[08] Por outro lado, no presente modelo de utilidade o inventor realizou diversas experimentações a fim de obter o tamanho ideal dos furos vazados a fim de promover a correta circulação de ar, e ao mesmo tempo, evita que grande parte dos respingos de gordura saiam da frigideira ou caçarola e sujem o ambiente no entorno acarretando verdadeira melhoria funcional.
[09] Além disso, o presente modelo de utilidade proporciona a melhoria funcional frente ao estado da técnica ao possibilitar que os alimentos sejam manuseados durante o processo de fritura.
[10] Destaca-se ainda que o presente modelo de utilidade é muito mais simples de ser fabricado em comparação com a solução do documento US573680, uma vez que sistemas deslizantes para abertura e fechamento de fendas não são necessários.
Novidade e objetivos do modelo de utilidade
[11] A fim de solucionar os problemas do estado da técnica, desenvolveu-se o presente modelo de utilidade, disposição construtiva aplicada em frigideira e caçarola para fazer frituras, constituído por uma tampa, um dispositivo móvel neutralizador de respingos de gotículas de gordura, de uma frigideira e caçarola, com o propósito de se evitar sujar o fogão com gotículas de gordura, e eliminando em torno de 95% da sujeira com respingos de gordura provenientes do processo de fazer frituras em fogão, sendo que a frigideira e caçarola são dotadas de furos vazados ao longo da face da parede lateral do seu corpo na posição horizontal abaixo da borda da dita frigideira e caçarola, para saída de vapor através dos furos vazados, ao fazer uso da tampa sobre as bordas da frigideira ou caçarola, sendo que abaixo dos furos vazados, a frigideira e caçarola dotadas de ressalto circular interno tipo friso radial ao longo da face interna na curva do corpo em forma de aro abaixo dos furos vazados, adaptado e dimensionado para receber e acomodar o dispositivo móvel neutralizador de respingos de gotículas de gordura sobre o dito ressalto.
[12] O dispositivo móvel tem o formato de um anel circular e possui o centro vazado e permite condições de se manusear o alimento em processo de fritura, sem ter que tirar o dispositivo móvel para quando for colocar ou retirar o alimento tanta da frigideira como da caçarola, em processo de fritura, e permitindo a perfeita fixação do dispositivo móvel sobre o ressalto da frigideira ou caçarola.
[13] A função do dispositivo móvel é reter gotículas de gordura que ao fazer frituras vão espirrando para fora nas laterais ao redor das bordas da frigideira e caçarola e a própria tampa sobre a borda da frigideira e caçarola também passa a ter a função de reter gotículas de gordura que espirrando para cima, serão neutralizadas pelas próprias tampas, tanto da frigideira como da caçarola.
[14] A frigideira ou caçarola que ao fazer uso do dispositivo móvel neutralizador de respingos de gordura sobre o ressalto, tem como objetivo neutralizar respingos de gotículas de gordura na posição horizontal e que são gotículas que respingam pelas laterais da frigideira ou caçarola e fazendo uso da tampa posicionada e assentada sobre as bordas da frigideira ou caçarola, neutraliza respingos de gotículas de gordura na posição vertical e que são respingos de gordura que saltam e respingam de baixo para cima saindo do fundo da frigideira ou caçarola durante o processo de frituras, e que através dos furos vazados, proporciona saída de vapor e circulação de ar dentro da frigideira e caçarola, e consequentemente formando um conjunto de uso doméstico, funcional e prático, tendo como objetivo, neutralizar respingos de gotículas de gordura, e fazer frituras, sem sujar o fogão.
Descrições dos desenhos anexos
[15] A FIGURA 1 representa uma vista em perspectiva do da tampa da frigideira.
[16] A FIGURA 2 representa uma vista em perspectiva do dispositivo móvel neutralizador de respingos de gotículas de gordura.
[17] A FIGURA 3 representa uma vista em perspectiva da frigideira e que visualiza os furos vazados abaixo da borda e o ressalto abaixo dos furos vazados.
[18] A FIGURA 4 representa uma vista em perspectiva da tampa da caçarola.
[19] A FIGURA 5 representa uma vista em perspectiva do dispositivo móvel neutralizador de respingos de gotículas de gordura.
[20] A FIGURA 6 representa uma vista em perspectiva da caçarola e que visualiza os furos vazados abaixo da borda e o ressalto circular abaixo dos furos vazados.
[21] A FIGURA 7 representa uma vista em perspectiva da frigideira, em que visualiza a tampa posicionada sobre a frigideira, com o dispositivo móvel neutralizador de respingos de gotículas de gordura, assentado sobre o ressalto, abaixo dos furos laterais vazados.
[22] A FIGURA 8 representa uma vista em perspectiva da caçarola em que visualiza a tampa posicionada sobre a caçarola, com o dispositivo móvel neutralizador de respingos de gotículas de gordura, assentado sobre o ressalto circular, abaixo dos furos laterais vazados.
[23] A FIGURA 9 representa uma vista em perspectiva da frigideira com a tampa sobre sua borda e visualiza os furos vazados para saída de vapor.
[24] A FIGURA 10 representa uma vista em perspectiva da caçarola com a tampa sobre sua borda e visualiza os furos vazados para saída de vapor.
[25] A FIGURA 11 representa uma vista em perspectiva de cima para baixo do dispositivo móvel neutralizador de respingos de gotículas de gordura.
[26] A FIGURA 12 representa uma vista frontal da frigideira com a tampa em sua borda e visualiza os furos vazados abaixo da borda.
[27] A FIGURA 13 representa uma vista frontal da caçarola com a tampa sobre sua borda e visualiza os furos vazados abaixo da borda.
Descrição detalhada da invenção
[28] Com referência a estas figuras, pode-se observar que o dispositivo móvel (2) que é assentado sobre o ressalto (9) da frigideira (4) e caçarola (6) tem a função de impedir que gotículas de gordura respinguem para fora nas laterais da borda (5) da frigideira (4) e borda (7) da caçarola (6) e a tampa (1) que é posicionada e assentada sobre a borda (5) da frigideira (4) e sobre a borda (7) da caçarola (6) tem a função de reter gotículas de gordura que espirrando para cima, serão neutralizadas pelas próprias tampas, tanto da frigideira (4) como da caçarola (6) e os furos vazados (8) na parede lateral da frigideira (4) e da caçarola (6) proporciona saída de vapor e circulação de ar dentro da frigideira (4) e caçarola (6) que ao fazer uso da tampa (1) que será posicionada e assentada sobre a borda (5) da frigideira (4) e borda (7) da caçarola (6) e não permitindo que a fritura seja abafada e que o centro vazado (3) do dispositivo móvel (2) permite o manuseio dos alimentos enquanto realiza o processo de fritura, ao se retirar a tampa (1) da borda (5) da frigideira (4) e borda (7) da caçarola (6) para manuseio da fritura.
[29] Tratou-se no presente relatório descritivo de um modelo de utilidade, revestido de aplicação industrial, novidade, melhoria funcional e ato inventivo, todos os requisitos determinados pela lei da propriedade industrial para receber a modalidade de patente requerida.