BR202013031766Y1 - Aperfeiçoamento em atuador de acionamento - Google Patents

Aperfeiçoamento em atuador de acionamento Download PDF

Info

Publication number
BR202013031766Y1
BR202013031766Y1 BR202013031766-2U BR202013031766U BR202013031766Y1 BR 202013031766 Y1 BR202013031766 Y1 BR 202013031766Y1 BR 202013031766 U BR202013031766 U BR 202013031766U BR 202013031766 Y1 BR202013031766 Y1 BR 202013031766Y1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
actuator
diaphragm
spring
trailers
chamber
Prior art date
Application number
BR202013031766-2U
Other languages
English (en)
Other versions
BR202013031766U2 (pt
Inventor
Daniel Aldir Novello
Original Assignee
Master Sistemas Automotivos Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Master Sistemas Automotivos Ltda filed Critical Master Sistemas Automotivos Ltda
Priority to BR202013031766-2U priority Critical patent/BR202013031766Y1/pt
Publication of BR202013031766U2 publication Critical patent/BR202013031766U2/pt
Publication of BR202013031766Y1 publication Critical patent/BR202013031766Y1/pt

Links

Landscapes

  • Actuator (AREA)

Abstract

aperfeiçoamento em atuador de acionamento o presente aperfeiçoamento em caminhões, reboques em plataformas de modelo de utilidade se refere a atuador de acionamento utilizado em e semirreboques, mais especificamente carga para veículos com chassi deslizante, tendo a função de acionar e liberar o bloqueio uma plataforma de caixa de carga a um chassi deslizante de veiculo, que compreende uma câmara de atuador (1) constituída de uma tampa alta (2) acoplada a uma caixa de mola (3), um pino de acoplamento (4) conectado a uma haste (5), tendo internamente um diafragma (6) interposto a dois discos (7, 8) conectados a haste (5), um pistão (9) para retenção da mola (10), sendo que o funcionamento do atuador 15 é realizado pela atuação da força mecânica da mola ao ser liberada pela exaustão do ar comprimido na câmara em expansão. o aperfeiçoamento consiste em prover o atuador com dois discos (7, 8) dispostos em cada face de atuação do diafragma ( 6) para evitar que este se danifique ao ser 20 pressionado contra a face no fundo da camara de expansão.

Description

APERFEIÇOAMENTO EM ATUADOR DE ACIONAMENTO presente modelo de utilidade se refere a aperfeiçoamento em atuador de acionamento utilizado em caminhões, reboques e semirreboques, mais especificamente em plataformas de carga para veículos com chassi deslizante, tendo como função principal de acionar e liberar o bloqueio na fixação de uma plataforma de caixa de carga em relação a um chassi deslizante do veiculo, de modo que quando acionado para travar o chassi proporciona um deslocamento pré-determinado e limitado ao referido chassi deslizante.
funcionamento do atuador de acionamento é realizado pela atuação da força mecânica de uma mola quando liberada pela exaustão do ar comprimido numa câmara em expansão, exercendo a forca através de uma haste que empurra um mecanismo de atuação. Dita câmara compreende ainda um diafragma de borracha, discos e guia da mola.
O aperfeiçoamento consiste em prover dito atuador de acionamento com mais um disco na face oposta ao diafragma para impedir que este se danifique ao ser pressionado contra a face no fundo da camara de expansão.
ANTECEDENTES DO MODELO DE UTILIDADE
Os atuadores mais conhecidos do estado da técnica possuem como principal função a geração de força mecânica para ser utilizada em determinada operação, sendo originada pela expansão de fluidos sobpressão ou através da eletricidade.
Nas diversas modalidades de atuadores, destacamos os que usam energia acumulada, seja pela pressão de ar
2/6 comprimido em uma camara ou pela ação da força de uma mola mecânica retida por pressão de ar comprimido, sendo estes mais conhecidos e usados em acionamento de freios a ar de caminhões e veículos rebocados, denominados de câmaras ou atuadores de freio.
Outra modalidade de atuador é o usado em acionamento de mecanismos com a função de bloquear e desbloquear determinado aparato, a fim de limitar ou permitir movimento relativo entre as partes, como no caso de plataformas de carga de veículos providas de chassi deslizante, onde se requer movimentar um chassi com suspensão em relação à caixa de carga, ou vice versa.
Os ensinamentos e a forma construtiva deste tipo de atuadores já são de conhecimento da técnica atual e descritos em documentos de patentes anteriores.
O documento PI1101620-5 descreve um atuador de acionamento utilizado em implementos rodoviários com chassi deslizante, tais como reboques e semirreboques, que compreende uma câmara de alojamento, constituída de uma tampa alta acoplada a uma caixa de mola, sendo caracterizado pelo fato de que no interior da caixa de mola é previsto um diafragma com furo central, que é fixo a um disco de êmbolo com furo central, por meio de um parafuso sextavado, que por sua vez está ligado a uma haste de impulsão, sendo previsto ainda mola de emergência, um disco de emergência com furo central, ligado a um parafuso de liberação, que se estende para fora a partir do centro. Na face da tampa alta é prevista uma entrada de ar, em que a haste de impulsão, dotada de ponta esférica que se estende para fora a partir do centro da tampa alta, se conecta a um pino de acoplamento, dotado de tampa de acoplamento.
Um dos inconvenientes encontrados na técnica
3/6 descrita no documento acima mencionado é que quando o diagrama é empurrado contra a face do compartimento inferior devido à exaustão do ar comprimido e pela pressão do ar ou da mola, este atrita contra as paredes se danificando.
Ocorre o fato de que ao danificar o diafragma, o atuador, quando desacionado, não apresenta pressão suficiente na câmara, perdendo a função na operação de liberação do acionamento, impedindo o desbloqueio da plataforma deslizante.
A proposição inicial de um atuador de acionamento, tal como descrito no documento de patente PI1101620-5, resultou no desenvolvimento do aperfeiçoamento em atuador de acionamento do presente modelo de utilidade, que proporciona um atuador com mais um disco na face oposta ao existente, servindo de anteparo para o diafragma não se projetar diretamente contra a face do compartimento, evitando com isso de ser danificado com o uso.
OBJETIVOS DO MODELO DE UTILIDADE objetivo deste modelo de utilidade é o aperfeiçoamento do atuador de acionamento da técnica atual, provendo recursos para evitar danificação do diafragma contra a parede interna da camara de expansão, de modo a proporcionar maior vida útil a este componente.
Outro objetivo é proporcionar um atuador de acionamento adequado para resistir aos esforços provenientes do uso, para garantir o bom desempenho e reduzir o número de paradas para manutenção.
4/6
Ainda outro objetivo é o de proporcionar um atuador que mantenha uma pressão eficiente na câmara para garantir um perfeito desacionamento do mesmo.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
A Figura 1 ilustra uma vista em corte do aperfeiçoamento em atuador de acionamento, objeto do presente modelo de utilidade;
A Figura 2 ilustra uma vista em corte do atuador de acionamento em posição totalmente acionado, objeto do presente modelo de utilidade.
DESCRIÇÃO DETALHADA DO MODELO DE UTILIDADE
Em conformidade com o quanto ilustram as figuras em anexo, de APERFEIÇOAMENTO EM ATUADOR DE ACIONAMENTO utilizado em caminhões, reboques e semirreboques, mais especificamente em plataformas de carga para veículos com chassi deslizante, compreendendo uma câmara de atuador (1) constituída de uma tampa alta (2) acoplada a uma caixa de mola (3), um pino de acoplamento (4) conectado a uma haste (5), tendo internamente um diafragma (6) interposto a dois discos (7, 8) conectados a haste (5), um pistão (9) para retenção da mola (10), dito atuador com a função de acionar e liberar o bloqueio na operação de fixação e deslocamento de uma plataforma de carga a um chassi deslizante de veículos.
Na modalidade preferida do presente modelo de utilidade, os discos (7, 8) são presos ao diafragma (6) e a haste (5) através do parafuso (11), podendo também ser por qualquer outro meio de fixação.
Na modalidade preferida do presente modelo de
5/6 utilidade, o pistão (9) tem a função de reter a mola (10), através do parafuso (15), para o caso de precisar liberar a atuação do pino (4) sem o uso do ar comprimido, sendo que outros mecanismos e dispositivos de retenção da mola (10) podem ser utilizados para mesma função.
Na modalidade preferida do presente modelo de utilidade, a haste (5) dispõe de ponta esférica (12) e tampa (13) para se conectar ao pino (4), sendo que outras formas de acoplamento podem ser utilizadas.
Na face lateral da tampa alta (2) é prevista uma entrada (14) para que seja direcionado ar para dentro do atuador através de um sistema pneumático.
A Figura 2 ilustra uma situação quando o atuador é acionado pela exaustão do ar comprimido e a pressão da mola (10), que empurra o pistão (9) contra o disco (7) em conjunto com o diafragma (6) e o disco (8), sendo que o disco (8) fica posicionado entre o diafragma (6) e a face interna da tampa alta (2), com a função de proteger o diafragma (6), impedindo que este se danifique contra as irregularidades da região interna da tampa alta (2).
Na prática, o presente aperfeiçoamento em atuador de acionamento consiste na introdução do disco (8), com objetivo de proteger o diafragma (6) contra danos durante a operação, proporcionando uma redução nas despesas com a operação e manutenção, por reduzir o numero de paradas e despesas com a troca deste componente.
Será facilmente compreendido por aqueles versados na técnica que modificações podem ser realizadas no modelo de utilidade sem com isso se afastar dos
6/6 conceitos expostos na descrição precedente. Essas modificações devem ser consideradas como incluídas dentro do escopo do modelo. Consequentemente, as concretizações particulares descritas em detalhe anteriormente são somente 5 ilustrativas e não limitativas quanto ao escopo do modelo, ao qual deve ser dada a plena extensão das reivindicações em anexo e de todos e quaisquer equivalentes das mesmas.

Claims (3)

  1. REIVINDICAÇÃO
    1 - Aperfeiçoamento em atuador de acionamento utilizado em caminhões, reboques e semirreboques, mais especificamente em plataformas de carga para veículos com
  2. 5 chassi deslizante, compreendendo uma camara de atuador (1) constituída de uma tampa alta (2) acoplada a uma caixa de mola (3), um pino de acoplamento (4) conectado a uma haste (5) dotada de uma ponta esférica (12) e tampa (13), um pistão (9) para retenção da mola (10) através do parafuso
  3. 10 (15), tendo internamente um diafragma (6) preso a um disco (7) através de um parafuso (11), sendo prevista ainda uma entrada de ar (14) na face lateral da tampa (2), caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente um disco (8) preso na parte superior do diafragma (6) dentro 15 da câmara de expansão.
BR202013031766-2U 2013-12-10 2013-12-10 Aperfeiçoamento em atuador de acionamento BR202013031766Y1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202013031766-2U BR202013031766Y1 (pt) 2013-12-10 2013-12-10 Aperfeiçoamento em atuador de acionamento

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202013031766-2U BR202013031766Y1 (pt) 2013-12-10 2013-12-10 Aperfeiçoamento em atuador de acionamento

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR202013031766U2 BR202013031766U2 (pt) 2018-01-02
BR202013031766Y1 true BR202013031766Y1 (pt) 2019-04-30

Family

ID=62529379

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR202013031766-2U BR202013031766Y1 (pt) 2013-12-10 2013-12-10 Aperfeiçoamento em atuador de acionamento

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR202013031766Y1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BR202013031766U2 (pt) 2018-01-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP6172780B2 (ja) 車両の低圧ブレーキ装置
CN108297628B (zh) 一种防扎防漏防爆装置
US8714318B2 (en) Parking brake chamber internal breathing system
CN205001421U (zh) 一种液压回位多盘湿式制动器
KR101539892B1 (ko) 내부 공기순환용 실링 구조를 갖는 브레이크 액추에이터
BR202013031766Y1 (pt) Aperfeiçoamento em atuador de acionamento
BRPI0615735A2 (pt) sistema de frenagem
CN107200000B (zh) 限压阀、列车制动系统以及列车
CN205819166U (zh) 一种汽车紧急抓地制动装置
US20120048659A1 (en) Parking brake mechanism
CN206254997U (zh) 一种铁路货车及其中继阀
BR202014024071Y1 (pt) disposicao construtiva introduzida em atuador de acionamento
CN207975168U (zh) 一种制动杠杆及具有其的制动夹钳单元
BR112014027517B1 (pt) Porção de válvula de serviço para uma válvula de controle de frenagem
CN104214337B (zh) 容器正负压锁紧装置
CN205916129U (zh) 轮式工程车液压制动阀
US2146009A (en) Automotive brake
TWM306566U (en) Structure of brake disk
CN106004819A (zh) 汽车制动器
CN208035860U (zh) 防扎防漏防爆轮胎
BRPI1101620B1 (pt) Atuador de acionamento
CN207178518U (zh) 新型高效货车制动器
CN202481070U (zh) 一种变压紧急继动阀
CN210531458U (zh) 一种气动常开盘式制动器
BR112016013909A8 (pt) cilindro de frei

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 15 (QUINZE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 10/12/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 15 (QUINZE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 10/12/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS