BR132012015831E2 - processo para controle da força de selagem entre dois filmes termosseláveis cooperantes e embalagem de produtos - Google Patents

processo para controle da força de selagem entre dois filmes termosseláveis cooperantes e embalagem de produtos Download PDF

Info

Publication number
BR132012015831E2
BR132012015831E2 BR132012015831-0A BR132012015831A BR132012015831E2 BR 132012015831 E2 BR132012015831 E2 BR 132012015831E2 BR 132012015831 A BR132012015831 A BR 132012015831A BR 132012015831 E2 BR132012015831 E2 BR 132012015831E2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
predetermined
sealable
points
packaging
heat
Prior art date
Application number
BR132012015831-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Nelson Luís Bertazzo Teruel
Original Assignee
Papéis Amália Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Papéis Amália Ltda filed Critical Papéis Amália Ltda
Priority to BR132012015831-0A priority Critical patent/BR132012015831E2/pt
Publication of BR132012015831E2 publication Critical patent/BR132012015831E2/pt

Links

Landscapes

  • Wrappers (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)

Abstract

processo para controle da força de selagem entre dois filmes termosseláveis cooperantes e embalagem de produtos uma forma de embalagem e método para controlar a força de selagem entre dois filmes cooperantes termosseláveis nas porções selantes predeterminadas, onde uma quantidade predeterminada de calor é aplicada durante um período de tempo predeterminado. a embalagem resutante é resselável depois da primeira separção das duas superfícies. a força do selo é controlada por definir o número e dimensão da pluralidade de áreas restritas sem um material de cobertura que seja resistente ao efeito de termosselagem. a área restrita pode ser definida com uma pluralidade de pontos, de formas e dimensões selecionadas e predeterminadas. o artigo resultante da manufatura tem porções seladas com diferentes forças de selagem dependendo da dimensão e densidade (número de pontos ou " micropontos' na área ) de áreas restritas que facilitam a ruptura da embalagem em uma linha predeterminada . com este processo , podem ser escolhida uma temperatura predeterminada fixa e o tempo de residência e também podem ser escolhida a força de selagem , que pode ainda ser variada em diferentes partes do embalagem. tendo ainda um número predeterminado de micropontos não seláveis com um depósito de adesivo pemanente coberto com pó de polipropileno, sendo que após a aplicação de calor, e abertura da embalagem estes postos permitem a resselagem.

Description

"PROCESSO PARA CONTROLE DA FORÇA DE SELAGEM ENTRE DOIS FILMES TERMOSSELÁVEIS COOPERANTES E EMBALAGEM DE PRODUTOS" Certificado de Adição do PI1003995-3 depositado em 16 de agosto de 2010 ANTECEDENTES DA INVENÇÃO 1. Campo da Invenção. A presente invenção refere-se a embalagens inovadoras e métodos de controle termosselagem na produção de embalagens e ao artigo de fabricação resultante que usa filmes de plástico termosseláveis para resolver problemas na resistência de selagem ou vedação e fornece características resseláveis. 2. Descrição da Arte relacionada. Várias abordagens para fornecer embalagens seladas formadas a partir de um filme de polímero com porções termosseláveis foram concebidas no passado. Nas artes de termosselagem, o controle da quantidade de calor para conseguir com precisão uma selagem pré-determinada é difícil. A presente invenção resolve esse problema fornecendo um método preciso para controlar a resistência de selagem que é compatível com a tecnologia de e produção em alta velocidade. Com uma temperatura de aquecimento e tempo de residência constantes, a presente invenção ainda permite a obtenção de diferentes resistências de selagem para áreas diferentes em uma embalagem, variando as características das áreas restritas ou micropontos. Além disso, a embalagem resultante permite que um usuário possa resselar a embalagem depois de rompê-la inicialmente. Essas novas características, embora desejadas por um longo tempo, não foram providas pelos projetos existentes no estado da arte.
Um desses projetos é descrito na publicação de patente US 2009/0081405 (Shalendra Singh), publicada em 26 de março de 2009. Singh baseia seu controle de selagem em filmes de polímeros especiais em que as características de selagem são reduzidas pela combinação de suas resinas. Embora esta publicação divulgue o uso geral de controle de selagem através dos filmes de polímero especiais, ela não divulga o uso de áreas restritas ou micropontos na região de sobreposição de filme para reduzir (enfraquecer) seletivamente o selo resultante nessas áreas nem sequer sugere uma embalagem que seja é resselável.
Uma outra referência relacionada corresponde à patente US 3.258.386 emitida para Blythe em 1966 para um dispositivo de termosselagem. Esta patente revela um mecanismo que utiliza um difusor ou gerador de calor para selar pontos específicos. A patente Blythe não só descreve um dispositivo caro que também é caro para usar, mas ensina de maneira oposta à invenção. Blythe reconhece a existência dos problemas na indústria. Ver Col. 1, 33-63 linhas. Blythe ensina o uso de ferramentas piramidais aquecidas especiais (retas ou em rolos) no filme. Estas ferramentas têm os vales de sua composição preenchidos com material não condutor de calor de modo a não danificar o filme de polímero, quando pressionadas contra ele. O lixamento também precisa produzir uma superfície lisa. A presente invenção é praticamente o inverso através da aplicação de uma cobertura com baixa condutividade térmica para definir um número predeterminado de micropontos controláveis que, por sua vez, resultam em áreas de selagem com resistências de selagem pré-determinadas. Além disso, o contato térmico deve ser mantido exatamente no mesmo lugar até que a selagem esteja completa. Isso é incompatível com equipamentos modernos de alta velocidade de rotação, como a Ream Wrapper 39S da Wíll Pemco, já que a resma desliza contra diferentes placas aquecidas em sua compressão final não sendo possível manter os mesmos pontos selados como gerados pela ferramenta inicial. Penco, Inc. está localizada em 3333 Crocker Avenue, Sheboygan, Wisconsin. Blythe exige um mecanismo complicado para controlar a selagem da embalagem em áreas predeterminadas. Por último, esta patente não divulga qualquer característica resselável da embalagem.
Na patente emitida para Frederich L. Kurrle em 10 de abril de 2001 e intitulada "Security Feature for Paper Products” (Elemento de Segurança para Produtos de Papel), sob a patente US 6.214.766 (2001), o titular da patente revela o uso de micropontos para fins de segurança como proteção contra os falsificadores. Col. 3, linhas 20-34. No entanto, não há nenhum ensinamento ou sugestão de uso de micropontos para controlar a resistência de uma porção de selagem em uma embalagem. Além disso, esta patente não descreve o aspecto de resselagem (re-abertura e re-fechamento da embalagem depois dela ser aberta pela primeira vez).
Outra referência relacionada é a patente US 5878549 emitida para Richard Litman em 1999 e intitulada “Packages with Controlled Easy-Open Features” (Embalagens com características de fácil abertura), que utiliza porções rugosas da superfície externa e interna dos filmes. Além de exigir a correspondência das duas superfícies, esta abordagem rouba espaço de resto disponível para propaganda. O uso seletivo de micropontos na presente invenção é mais eficaz e compatível com as exigências de produção.
Geralmente o problema com a selagem de embalagens é que não há controle suficiente sobre o aspecto de selagem de uma filme de plástico, o que toma o processo industrial mais difícil de controlar temperatura, pressão e tempo de termosselagem. Estes complicados parâmetros de tempo, pressão e temperatura são registrados como irregulares e a máquina de embalagem tem, durante a produção, uma selagem inconsistente através de todo o processo, resultando em algumas embalagens tendo uma selagem forte demais e outras abrindo com muita facilidade.
Os produtos de embalagem selados termicamente produzidos hoje apresentam vários problemas de selagem como discutido abaixo. Quando a selagem é muito forte, a embalagem é difícil de abrir, irrita o cliente e, pior ainda corre o risco de se rasgar a embalagem no momento da abertura, uma vez que exige mais força para a tarefa. Nesse caso, o produto pode ser exposto à contaminação, uma vez que ele pode facilmente cair fora da embalagem. Um outro problema causado pela selagem excessivamente forte é o risco de possíveis danos às mãos e unhas de clientes devido ao uso de demasiada força física ou objetos cortantes.
Quando a selagem da embalagem é fraca, ela provoca uma alta taxa de perda na cadeia de distribuição do produto, devido à abertura da embalagem antes de chegar ao cliente final, aumentando os investimentos em logística e reabastecimento, para não mencionar os danos aos produtos e à imagem do fabricante na mente dos clientes.
Geralmente, os fabricantes tentam compensar essas dificuldades no controle de selagem usando filmes plásticos nobres com baixa temperatura de fusão, tomando o embalamento mais caro, sem resolver totalmente o problema da força de selagem inconsistente durante o processo de embalagem e seus efeitos.
Geralmente, este tipo de embalagem também pode apresentar problemas de COF (coeficiente de atrito) entre o envoltório a embalagem e as partes metálicas da máquina de embalagem, o que pode retardar o processo e a produtividade.
Com relação à capacidade de resselar a embalagem, vários mecanismos foram concebidos no passado, que são difíceis de adaptar às exigências da linha de produção, aumentando os custos de produção. Uma dessas tentativas é na patente emitida para Jones et al em 16 de março de 1999, intitulada “Easy Opening Reclosable Package” (Embalagem de Fácil Abertura Refechável) sob patente US 5.882.749. Esta patente descreve a fabricação de filmes de embalagem termosseláveis com a adição de fitas adesivas complexas, que tem os lados exteriores seláveis através de dois filmes compatíveis e seláveis ao longo do substrato da embalagem principal e em seu centro a aplicação de adesivos pegajosos. Neste processo a embalagem se abre com o rompimento ou divisão da força de selagem do remendo aderente, no momento da utilização do produto e pode mais tarde ser re-fechado no mesmo lugar. O processo desta patente toma-se complexo e caro no momento em que ele requer a aplicação de um elemento externo à embalagem de filme: a fita adesiva, que tem limitações na instalação e ajuste do maquinário ao alterar formatos e layouts de novas embalagens. O processo ensinado por Jones et Al não apresenta uma possibilidade de selar a embalagem com o uso do próprio filme proveniente da embalagem e requer vários processos para construir e aplicar a fita em, pelo menos, dois filmes e várias camadas de controles adesivo e liberação no lugar adequado da embalagem. A patente US 3.454.210 divulga embalagens feitas a partir de uma tela de base com uma camada de adesivo sensível à pressão através dela, e conectado a um filme base para formar a embalagem. A embalagem é aberta ao se romper o filme rasgável e removê-lo da camada de adesivo sensível à pressão. Isso deixa uma superfície de adesivo sensível à pressão exposta e contra a qual a tela pode ser pressionada para fechar a embalagem. A principal desvantagem de embalagens descritas nesta patente é que a tela inteira na embalagem carrega uma camada de adesivo sensível à pressão. Uma vez que o adesivo sensível à pressão é necessário apenas quando a abertura deve ser feita, arranjos especiais precisam ser feitos para a tela na produção. Estes são materiais caros, portanto, esta abordagem é cara e dispendiosa. A patente US 5.089.320 divulga um material de embalagem flexível similar que é termosselável a si mesmo. O material de embalagem tem uma camada adesiva aderente imprensada entre uma camada superficial de um polímero termossselável e um substrato. O adesivo aderente é distribuído através de todo o material. A patente também revela que, já que o adesivo pegajoso é necessário apenas onde a abertura deve ser feita, o adesivo pode ser aplicado sobre o substrato para cobri-lo, somente onde for necessário. A camada de pele também pode ser aplicada para a aplicação do adesivo em si, como da impressão da camada adesiva e uma camada de pele sobre o substrato subsequencialmente usando uma prensa de impressão central. A camada de pele pode ser aplicada à superfície das outras áreas do substrato também, até toda a superfície do material de embalagem. A patente também revela que o adesivo aderente pode ser aplicada ao substrato através de meios de transporte por decalcomania, que usa outro filme como transporte, que normalmente tem uma característica de liberação ou ausência de tratamento corona. Este processo é conhecido nos processos de transferência de metalização, e apresenta uma grande desvantagem econômica de exigir o uso de um processo produtivo com o uso de correias sem fim ou outros substratos, tal como o filme de transporte, onde a sua rejeição e perda de filme de transporte ou forro às vezes ocorre . Em conclusão, a abordagem divulgado nesta patente para distribuir o adesivo pegajoso sobre o material de embalagem é desvantajosa pelas razões expostas anteriormente e revestimento de adesivo pegajoso apenas onde necessário, usando o filme de pele ou por transferência ou por forro ou filme de liberação também é desvantajoso por causa da necessidade de se completar mais um processo produtivo com o uso de correias sem fim ou outros substratos, tais como o transporte de filme, onde a rejeição remoção e perda de filme de transporte ou forro às vezes ocorre. A patente US 5.382.472 divulga um material de embalagem resselável feito por coextrusão simultânea lado a lado de várias resinas termoplástícas por meio de uma matriz para formar um filme com duas ou mais tiras de material que se estendem no sentido da máquina. A primeira tira contém polímeros de embalagens convencionais e sem adesivo sensível à pressão, e a segunda tira inclui uma camada superficial de polímero selável por calor, uma camada de núcleo de adesivo sensível à pressão e uma camada de resina termoplástica adjacentes a camada. No filme coextrudado lado a lado descrito, as tiras ficam uma lado da outra e a segunda tira tem a mesma espessura da primeira. As superfícies da segunda tira são mostradas como sendo coplanares com as superfícies da primeira tira. Cada tira se estende a partir de uma superfície do filme coextrudado lado a lado até a outra superfície do filme. O filme é dobrado sobre si mesmo e selado para formar um embalagem por garras de selagem agindo no polímero termoseelável na segunda tira. Quando a selagem térmica é separada, a camada de termosselagam se rompe através do adesivo sensível a pressão e se deslamina dele. A ruptura e deslaminação ocorrem dentro dos limites do filme coextrudado lado a lado. A abordagem divulgada nesta patente é desvantajosa em vários aspectos. Ela é limitada em que os filmes coextrudados só podem ser feitos por coextrusão lado a lado. A coextrusão lado a lado, por sua vez é limitada na medida em que matrizes lado a lado são projetadas para funcionar com apenas algumas resinas. Mesmo se ela é projetada para executar uma variedade de resinas, cada matriz é ajustada para colocar a segunda tira em um local fixo. Para alterar a localização da segunda tira, uma nova matriz é necessária. Fazer ajustes dentro de uma dada matriz para trabalhar com uma ou mais resinas é problemático e pode resultar em não uniformidade superficial da espessura da primeira e segunda tiras. Mesmo uma pequena diferença na espessura da segunda tira irá resultar em uma área elevada ou uma área oca de um lado da superfície de um rolo de filme coextrudado lado a lado. Para minimizar a não uniformidade superficial em um rolo, o tamanho do rolo para as expedições para clientes vai ser mantido relativamente pequeno. Isso resultará em trocas de rolo mais frequentes do que o desejado. Outra abordagem que emprega um adesivo pegajoso para fornecer uma característica de abertura para um embalagem flexível é aquela em que um corte alongado é feito através de um filme de embalagem. O corte é ampliado e uma fita de religamento mais larga do que o corte e feita de uma camada de substrato e uma camada de adesivo pegajoso é alimentada por um sistema transportador e aplicada com o lado de adesivo pegajoso para baixo no filme para cobrir o corte aberto. O filme é dobrado sobre si mesmo e pressionado junto sem calor para aderir o adesivo pegajoso através do corte aberto à parede oposta do filme. Para abrir o embalagem, o adesivo pegajoso da fita é puxado para fora a partir da parede oposta do embalagem. Esta abordagem é desvantajosa porque exige que a camada da fita de adesivo pegajoso seja tratada ou coberta com uma camada de liberação removível, ou transportada em uma camada transportadora de papel revestido de silicone. Estes sistemas de tratamento e sistemas de cobertura removível ou de transportador adicionam etapas, equipamentos e despesas para produzir a fita e embalagem. O pedido de patente JP 10-101130 publicado em 21 de abril de 1998, intitulado “Estrutura Embalagem com Filme de Sobre-invólucro mostra um material de embalagem para objetos, tais como disco ou fitas cassete. Este material de embalagem termosselável conhecido no mercado recebe impressos publicitários na área de solda, o que reduz e rompe a qualidade da solda dos filmes, criando uma zona apropriada para a abertura fácil do embalagem. No entanto esta técnica primária de redução da força de selagem através da contaminação de tinta entre as resinas não estabelece o controle da termosselabilidade, não controla a intensidade de fusão sobre a solda, não ensina sobre o controle da COF (coeficiente de atrito) por meio da adição de aditivos a tintas e vernizes de embalagem e nem tem qualquer solução para a possibilidade de re-fechamento do embalagem e proteção de seu conteúdo durante a sua utilização parcial.
Com base nas descrições acima relacionadas, a presente invenção é mais simples, sem necessidade de etapas, processos ou substratos adicionais, tomando assim possível criar efeitos desejados, como a abertura simples e fácil re-fechamento e reabertura por um número indefinido de vezes, no momento da impressão da embalagem.
Outros documentos que descrevem a matéria mais próxima prevê uma série de características mais ou menos complicadas que não conseguem resolver o problema de forma eficiente e econômica. Nenhuma dessas patentes sugere as novas características da presente invenção. SUMÁRIO DA INVENÇÃO É um dos principais objetos da presente invenção fornecer um método para controlar a resistência de um selo na embalagem termosselada que é capaz de resselada depois de ter sido inicialmente aberta. É um outro objeto desta invenção fornecer tal método que inclui a alocação seletiva de áreas restritas para a criação de micropontos. É ainda um outro objeto da presente invenção fornecer tal método onde as áreas restritas incluem composições de tinta capazes de produzir representações gráficas. É mais um outro objeto da presente invenção fornecer tal artigo de fabricação que é barato para fabricar e manter, enquanto conserva sua eficácia.
Outros objetos da invenção serão estabelecidos na parte seguinte do relatório descritivo, onde descrição detalhada é com o propósito de revelar a invenção totalmente sem colocar limitações na mesma.
IV. BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Com os acima e outros objetos relacionados em vista a invenção consiste nos detalhes de construção e combinação de partes como será totalmente entendido a partir da descrição a seguir, quando lida em conjunto com os desenhos que acompanham em que: A Figura 1 é uma representação isométrica de uma embalagem para uma resma de folhas de papel com uma pluralidade de áreas seláveis destituídas de qualquer material de tinta ou verniz e micropontos ou áreas não seláveis, em conformidade com a presente invenção. A Figura IA mostra o lado de baixo da embalagem mostrada na figura anterior. A Figura 2 é uma representação de uma vista em corte transversal de um filme usado na embalagem utilizada na figura anterior sem tinta ou verniz. A Figura 3 é uma representação de uma vista em corte transversal do filme na figura anterior com um revestimento de material aplicado sobre ele e uma representação de várias áreas restritas ou micropontos 30 sem o material. A Figura 4 é uma vista ampliada de uma porção selável incluindo diferentes desenhos de micropontos 30 com material de tinta de impressão ou de verniz. A Figura 5 representa as diferentes etapas (I a V) seguidos para fabricar a embalagem resselável objeto da presente invenção. A etapa VI mostra filmes depois da separação. A Figura 6 é uma vista superior de um filme de embalagem com uma pluralidade de áreas restritas ou micropontos nas extremidades superior e inferior com uma área com uma maior densidade de micropontos à direita. A Figura 7 mostra o lado oposto daquela representada nas figuras anteriores com grupos de áreas restritas ou micropontos com uma densidade relativamente alta controlando assim a selagem nas áreas de dobras da embalagem. DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES DA INVENÇÃO: A presente invenção é referente a um método para controlar a força de selagem entre duas porções de filmes cooperantes usando tecnologia de termosselagem. A primeira etapa do método é determinar as porções seláveis de dois filmes cooperantes. A segunda etapa é uma aplicação de uma composição não selável sobre áreas restritas predeterminadas. Estas áreas restritas podem ser definidas por discretos desenhos repetitivos que, em combinação, definem as áreas restritas.
Em alguns casos, é necessário ter os desenhos das áreas restritas aplicados em ambos os lados da porção selável do filme (frente e verso), nas áreas predeterminadas que receberão o calor para selagem. O método na presente invenção aumenta a qualidade da embalagem resultante com um fechamento selado mais controlado nas áreas selecionadas. A requerente desenvolveu uma técnica mais efetiva para controlar a termosselagem durante a produção da embalagem que usa filmes plásticos termosseláveis, conhecidos do mercado, e resolve o velho problema de ter uma selagens de embalagem onde o fechamento que são muito fortes para um usuário abrir prontamente quando necessário. Adicionalmente, a embalagem, objeto da presente invenção, têm depósitos de adesivo que estão disponíveis para serem usados para resselar as porções de filme depois de sua ruptura pela primeira vez. O método inventado pela requerente opera através da restrição ou redução da área selável de contato do filme, em áreas de sobreposição do filme através da aplicação de tintas e vernizes não seláveis em tomo das áreas restritas. O material pode ser aplicado com tecnologias de impressão flexográfica, rotogravura, offset e/ou digital. A presença destas áreas restritas, de forma balanceada, permite um uso para controle a força de selagem da embalagem, dando a esta embalagem uma característica de fácil abertura embora sendo ainda suficientemente selada. Uma quantidade predeterminada de um adesivo 40 é depositada sobre alguns dos micropontos ou áreas não seláveis 30. Subsequentemente, aquelas áreas não seláveis 30 onde o adesivo 40 foi depositado são cobertas aplicando um depósito eletrostático de pó de polipropileno (PP). As diferentes etapas do processo são mostradas na figura 5, etapas da sequência I a V. O adesivo (que age como um pegajoso) pode ser depositado usando um processo ou um dispositivo de rotogravura para aplicar adesivos termorreversíveis sobre um componente predeterminado das áreas não seláveis 30. O método de controle de selagem cobre por impressão com tintas e vernizes não seláveis definindo micropontos 30 e áreas restritas seláveis predeterminadas 20 no filme 22 que são aplicadas sobre um filme termosselável 22 nas áreas de sobreposição. A resistência de selagem global de uma porção da embalagem é controlada, permitindo simples e fácil abertura sem rasgamento significante na embalagem ou sem causar danos às mãos ou unhas enquanto mantendo uma selagem suficiente. Como demonstrado na etapa VI, figura 5, quando os dois filmes são separados, o depósito de PP 5 separa-se do adesivo de 40. Isto permite que o usuário ressele a embalagem aplicando pressão de uma determinada magnitude fazendo que o adesivo 40 vá aderir ao depósito de PP 50. O depósito de PP 50 foi fundido com o filme 24 na etapa V. O método pode ser implementado aplicando (imprimindo) nas áreas termosseláveis em tomo das áreas restritas ou micropontos que podem ter vários desenhos, como circular, quadrangular, retangular, oval, triangular ou formas poligonais com três ou mais lados, regulares ou irregulares, em diferentes tamanhos e em diferentes quantidades e/ou distribuição, de acordo com a resistência necessitada da termosselagem, como pode ser melhor visto na figura 4. A impressão será adaptada a, e/ou reconciliada com, o projeto gráfico de propaganda impresso sobre a embalagem.
Uma outra vantagem deste novo método em contraste com outras abordagens para controle de selagem é que o fabricante usando este método será capaz de controlar ou melhorar o coeficiente de atrito (COF) do filme durante o processo de embalagem. Para este fim um usuário pode utilizar os vernizes não seláveis com aditivos para controlar o coeficiente de atrito, que aumentarão a produtividade na linha de produção da embalagem.
Um dos exemplos possíveis para uso do presente método e da embalagem resultante se encontra ilustrada nos desenhos.As Figuras 1 e IA mostram uma embalagem para uma resma de folhas de papel. São indicadas as áreas A e C onde forças de selagem diferentes podem ser usadas através da variação da área e formato dos micropontos. A figura 2 e 3 representam seções de embalagens sem e com os micropontos 30, respectivamente. Na figura 4, áreas restritas são representadas, tais como micropontos com desenho de quadrados 30. Essas áreas incluem tinta ou verniz que impedem a selagem naquela área. Estão representados também outros formatos para os micropontos. Na figura 5, uma representação parcial ampliada da embalagem com micropontos 30 é mostrada. A Figura 5 também mostra dois filmes sobrepostos que serão submetidos a calor, e entre eles ficam as tintas ou vernizes com micropontos 30 que restringem a área selável circundante 20.
Nas figuras 6 e 7, a embalagem achatada é representada com as áreas A, B e C indicadas. O fabricante seleciona a resistência do selo dependendo da maneira que ele espera que o usuário final abra o embalagem.
Esta nova técnica de controle de termosselagem pode ser usada em diferentes tipos de filmes 22; 24 compatíveis para selagem entre eles. Eles podem ser usados como uma monocamada, laminados entre eles, ou laminados a outros material. Polipropileno de uma ou mais camadas, polipropileno de uma ou mais camadas e polipropileno biaxialmente orientado (BOPP) de uma ou mais camadas também podem ser usados. A espessura dos filmes mencionados acima podem ser de 10 pm (0,40 mil) a 300 pm (12 mils).
Uma das características da nova técnica é que ela pode controlar a característica de selagem da embalagem sem aumentar os custos de produção significativamente usando as áreas de propaganda para impressão (não selável) como ferramenta de controle no processo. Esta técnica também toma a embalagem mais termorresistente e anti-abrasiva o que é importante para a embalagem impressa. A descrição acima, trás o melhor entendimento dos objetivos e vantagens da presente invenção. Diferentes modalidades podem ser executadas com o conceito inventivo desta invenção. Deve ser entendido toda matéria descrita aqui deve ser interpretada como meramente ilustrativa, e não em um sentido limitativo.
REIVINDICAÇÕES

Claims (21)

1. Processo para controle da força de selagem entre dois filmes termosseláveis cooperantes, caracterizado pelo fato de que compreende as seguintes etapas: A) definir pelo menos uma porção selante de duas superfícies cooperantes dois respectivos filmes, uma das mencionadas superfícies sendo parcialmente coberta com material com características termoisolantes aqui resultando em uma seleta e definida pluralidade de áreas não seláveis com um controle predeterminado na força de termosselagem nas mencionadas áreas não seláveis desta forma criando um caminho onde se apresenta menor resistência a ser descolado do selo entre os dois filmes dentro pelo menos de uma porção selável mencionada; B) depositar uma quantidade efetiva de adesivo de aderência permanente pelo processo de rotogravura ou com aplicador próprio de adesivo termorreversível em um número predeterminado de mencionadas áreas não seláveis; C) depositar eletrostaticamente pó de polipropileno sobre as áreas não seláveis onde o adesivo de aderência permanente mencionado foi depositado; e D) aplicar uma quantidade predeterminada de calor as mencionadas porções seláveis sobre um tempo predeterminado para alcançar um selo efetivo onde não há áreas não seláveis nas mencionadas superfícies.
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as áreas não seláveis mencionadas são definidas por pontos tendo formas e dimensões predeterminadas.
3. Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que as formas destes mencionados pontos são circulares.
4. Processo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que as formas dos mencionados pontos são variadas para alcançar uma predeterminada força de selagem.
5. Processo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que as dimensões dos mencionados pontos são variadas para alcançar uma predeterminada força de selagem.
6. Processo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que a densidade dos mencionados pontos é variada para alcançar a força de selagem predeterminada.
7. Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o coeficiente de fricção do material cai ou sobe em uma faixa predeterminada que é compatível com métodos de produção de alta velocidade para embalagens de produtos.
8. Embalagem de produtos caracterizada pelo fato de que inclui pelo menos uma porção de selagem usando o método descrito na reivindicação 1.
9. Embalagem de produtos caracterizada pelo fato de que inclui pelo menos uma porção de selagem usando o método descrito na reivindicação 2.
10. Embalagem de produtos caracterizada pelo fato de que incluí pelo menos uma porção de selagem usando o método descrito na reivindicação 3.
11. Embalagem de produtos caracterizada pelo fato de que incluindo pelo menos uma porção de selagem usando o método descrito na reivindicação 4.
12. Embalagem de produtos caracterizada pelo fato de que inclui pelo menos uma porção de selagem usando o método descrito na reivindicação 5.
13. Embalagem de produtos caracterizada pelo fato de que incluindo pelo menos uma porção de selagem usando o método descrito na reivindicação 6.
14. Embalagem de produtos caracterizada pelo fato de que incluindo pelo menos uma porção de selagem usando o método descrito na reivindicação 7.
15. Embalagem de produtos caracterizada pelo fato de que inclui pelo menos uma porção de selagem formada com duas superfícies temosselantes cooperantes de dois filmes respectivos, uma destas superfícies sendo parcialmente coberta com áreas discretas separadas com um material tendo características termoisolantes predeterminadas através das quais resulta uma seleta e definida pluralidade de áreas não seláveis, com uma força de termosselagem controlada e predeterminada nas mencionadas áreas não seláveis quando uma quantidade predeterminada de calor é aplicado em um período de tempo predeterminado e um número de não seláveis predeterminados mencionados incluem um adesivo de aderência permanente depositado nestas cobertas com um depósito eletrostático de pó de polipropileno que funde com a outra mencionada superfície sob a aplicação do mencionado calor.
16. Embalagem de acordo com a reivindicação 15, caracterizada pelo fato de que as áreas restritas são definidas pelos pontos tendo dimensões e formas predeterminadas.
17. Embalagem de acordo com a reivindicação 16, caracterizada pelo fato de que as formas dos pontos são circulares.
18. Embalagem de acordo com a reivindicação 17, caracterizada pelo fato de que as formas destes pontos são variadas para alcançar a força de selagem predeterminada.
19. Embalagem de acordo com a reivindicação 18, caracterizada pelo fato de que as dimensões destes pontos são variadas para alcançar a força de selagem predeterminada.
20. Embalagem de acordo com a reivindicação 19, caracterizada pelo fato de que a densidade dos mencionados pontos é variada para alcançar uma força de selagem predeterminada.
21. Embalagem de acordo com a reivindicação 20, caracterizada pelo fato de que o coeficiente de fricção (COF) dos mencionados materiais é controlado (cai ou sobe) dentro de uma faixa predeterminada que é compatível com os métodos de produção e de aço acondicionamento de produtos de alta qualidade.
BR132012015831-0A 2012-06-26 2012-06-26 processo para controle da força de selagem entre dois filmes termosseláveis cooperantes e embalagem de produtos BR132012015831E2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR132012015831-0A BR132012015831E2 (pt) 2012-06-26 2012-06-26 processo para controle da força de selagem entre dois filmes termosseláveis cooperantes e embalagem de produtos

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR132012015831-0A BR132012015831E2 (pt) 2012-06-26 2012-06-26 processo para controle da força de selagem entre dois filmes termosseláveis cooperantes e embalagem de produtos

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR132012015831E2 true BR132012015831E2 (pt) 2018-12-18

Family

ID=65002894

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR132012015831-0A BR132012015831E2 (pt) 2012-06-26 2012-06-26 processo para controle da força de selagem entre dois filmes termosseláveis cooperantes e embalagem de produtos

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR132012015831E2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8794834B2 (en) Reclosable packaging
JP7360527B2 (ja) 再封可能な柔軟包装材
BR112013023727B1 (pt) embalagem de película flexível refechável, laminado para formar uma embalagem de película flexível refechável, método para formar um laminado de embalagem de película flexível refechável e aparelho para formar a embalagem de película flexível refechável
BRPI0908549B1 (pt) Estrutura de empacotamento flexível com característica de evidência de violação embutidas e método para fazer a mesma
BRPI0510773B1 (pt) embalagem para produtos e método para fabricar um laminado de embalagem flexível
US20220171761A1 (en) Tamper-Evident, Tear-Open Resealable Package
TWI663102B (zh) 可剝離標籤及其製造方法、可剝離標籤的捲繞卷筒及物品或物質的包裝
US8580067B2 (en) Thermo-sealing control method and packaging for resealable packaging
BR132012015831E2 (pt) processo para controle da força de selagem entre dois filmes termosseláveis cooperantes e embalagem de produtos
BR112016024100B1 (pt) Embalagem de envoltório do fluxo relacrável para lenços umedecidos
CZ292932B6 (cs) Obalový materiál
US20150089905A1 (en) Thermo-sealing control method and packaging for resealable packaging
US11254471B2 (en) Tamper-evident, tear-open resealable package
US20190071220A1 (en) Tear-Open, Reclosable Package
NZ630378B2 (en) Thermo-sealing control method and packaging for resealable packaging
JPH0241145Y2 (pt)
BR102018070830A2 (pt) Embalagem refechável com abertura por rasgamento
JPH11208714A (ja) プラスチックフィルムの包装体
JPH02289891A (ja) 貼り替え防止用貼着材およびその製法
JPH0518432B2 (pt)
JPH0549117B2 (pt)
JPH0549115B2 (pt)
JPS61116382A (ja) 易破壊性貼着材の製法
JPH0549116B2 (pt)
JP2013136190A (ja) 袋形成用自着ラベルおよび袋形成用自着ラベルを用いた袋形成方法

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: B32B 3/10

Ipc: B32B 3/10 (1968.09), B32B 7/06 (1968.09), B32B 27/

B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: PAPEIS AMALIA LTDA (BR/SP)

B09B Decision: refusal
B09B Decision: refusal

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL