BR122024002572A2 - Dispositivo de aplicação de um adesivo - Google Patents

Dispositivo de aplicação de um adesivo Download PDF

Info

Publication number
BR122024002572A2
BR122024002572A2 BR122024002572-8A BR122024002572A BR122024002572A2 BR 122024002572 A2 BR122024002572 A2 BR 122024002572A2 BR 122024002572 A BR122024002572 A BR 122024002572A BR 122024002572 A2 BR122024002572 A2 BR 122024002572A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
adhesive
radiation
valve
region
light
Prior art date
Application number
BR122024002572-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Björn Böker
Original Assignee
Kienle + Spiess Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Kienle + Spiess Gmbh filed Critical Kienle + Spiess Gmbh
Publication of BR122024002572A2 publication Critical patent/BR122024002572A2/pt

Links

Abstract

A presente invenção refere-se a produção de pacotes de lamela para rotores e/ou estatores de motores elétricos ou geradores, onde são recortadas lamelas, sobre pelo menos um lado das quais é aplicado um adesivo. Em seguida as lamelas são empilhadas em pacote de lamelas. Como adesivo é empregado um adesivo ativável por luz, o qual é irradiado com luz de comprimento de onda necessário imediatamente antes da saída da unidade de aplicação e ativado. O adesivo é aplicado com um dispositivo de aplicação, o qual está provido de pelo menos uma unidade de aplicação. Ele tem pelo menos uma válvula para entrega do adesivo. Na região da válvula está prevista pelo menos uma fonte de radiação, cuja radiação está dirigida para o adesivo na região da válvula.

Description

[001] Dividido do BR102019007941-0 depositado em 18/04/2019.
[002] A presente invenção refere-se a um dispositivo de aplicação para um agente adesivo para realização de um processo para produção de pacotes de lamelas, o adesivo sendo aplicado em pelo menos um lado da lamela, recortado por uma ferramenta de recorte e empilhadas em pacote de lamela, sendo que como adesivo é empregado adesivo ativado sendo irradiado com luz de comprimento de onda necessário e/ou intensidade, que é irradiada com essa luz e ativada com essa luz imediatamente antes da pelo menos uma saída da unidade de aplicação a qual apresenta pelo menos uma válvula com um tucho de válvula para aplicação do adesivo e com uma linha de alimentação para o adesivo..
[003] Pacotes de lamelas são produzidas de lamelas recortadas a partir de eletrochapas ou eletrofitas sobrepostas e empregadas para rotores e/ou estadores de motores elétricos ou geradores. Dentro do pacote de lamelas, as lamelas sobrepostas são ligadas entre si por meio de um agente adesivo. Assim um adesivo ativável por luz recebe uma solidez de colagem suficiente; após a aplicação do atente adesivo, é necessária uma extensão de ativação dentro do dispositivo de recorte, para que o agente adesivo possa exercer seu efeito de aderência quando do processo de empilhamento. O comprimento dessa extensão de ativação depende do número de cursos das ferramentas de recorte no dispositivo de recorte. Quando mais elevado esse número de cursos tanto mais longa a extensão de ativação.
[004] O objetivo da invenção é aperfeiçoar o processo genérico e o dispositivo de aplicação genérico de tal modo, que não sejam necessárias longas extensões de ativação dentro do processo de recorte nem uma ativação subsequente quando da união magnética para adesivos.
[005] Este objetivo é alcançado no dispositivo de aplicação genérico, de acordo com a invenção, em que, na região da válvula, está prevista pelo menos uma fonte de radiação, que irradia uma luz de comprimento de onda necessário e/ou intensidade para ativação do adesivo e cuja radiação está dirigida para o adesivo na região da válvula, e em que uma linha de alimentação na região da radiação emitida pela fonte de radiação é permeável a essa radiação
[006] No processo de acordo com a invenção emprega-se um adesivo que pode ser ativado por meio de luz. A ativação por luz pode ocorrer então imediatamente antes da saída do adesivo de uma unidade de aplicação. A luz pode ser empregada com tal comprimento de onda e/ou intensidade, que o adesivo fica ativado imediatamente após a saída da unidade de aplicação. Em virtude desta condução de processo, não é mais necessária uma extensão de ativação, de modo que uma instalação para realização do processo tem um pequeno tamanho construtivo com comprimento construtivo.
[007] A união de ímãs em rotores ocorre preferivelmente através de colagem dos ímãs no pacote de rotores. Para isto são empregados preferivelmente adesivos ativáveis por luz. Eles são ativados por meio de uma lâmpada UV após a aplicação após a aplicação.
[008] Vantajosamente o adesivo é irradiado em uma linha de alimentação a uma válvula da unidade de aplicação. A ativação por luz do adesivo ocorre, portanto, dentro da linha de alimentação de adesivo, de modo que é possível uma ativação simples do adesivo.
[009] É possível proceder à ativação do adesivo em um tucho de válvula da válvula da unidade de aplicação. Neste caso o adesivo que se encontra no tucho de válvula pouco antes da saída da válvula, é ativado de maneira correspondente.
[0010] Como adesivo vantajoso emprega-se adesivo UV, o qual é irradiado com luz UV.
[0011] Podem ser empregados também adesivos que, por exemplo, são ativáveis através de radiação de elétrons. Outros adesivos também, que sejam ativáveis por meio de luz e/ou temperatura, são considerados.
[0012] Em uma condução de processo vantajosa o adesivo é aplicado em forma de gotas ou linhas sore uma superfície pré-tratada com plasma. As gotas ou linhas são aplicadas onde elas são necessárias para a ligação por cola de lamelas dentro do pacote de lamelas. Assim o uso de adesivo pode ser mantido pequeno.
[0013] Através do pré-tratamento com plasma a tira empregada para as lamelas é limpa e a energia de superfície da tira é elevada. Assim se alcança uma molhagem de adesivo melhor e reproduzível.
[0014] O adesivo é aplicado vantajosamente sem contato, de modo que se pode manter reduzida uma poluição da válvula da unidade de aplicação.
[0015] O adesivo pode ser aplicado antes do processo de recorte em um procedimento especial. As lamelas para formação do pacote de lamelas são recortadas somente em seguida.
[0016] Porém, é possível também aplicar o adesivo somente após o processo de recorte, mas ainda antes do empilhamento em pacotes de lamelas. Neste procedimento, na formação das ferramentas de recorte, não é preciso considerar a posição do adesivo.
[0017] Em uma configuração preferida a duração de irradiação do adesivo ocorre em função do número de cursos de uma ferramenta de recorte. Quanto mais elevado o número de cursos dessa ferramenta de recorte tanto mais longa terá que ser a ativação do adesivo por luz.
[0018] A unidade de aplicação de acordo com a invenção distingue-se pelo fato de que, na região da válvula, está prevista pelo menos uma fonte de radiação, cuja radiação está dirigida para o adesivo na região da válvula. Assim o adesivo pode ser irradiado com a luz necessária imediatamente antes da saída da unidade de aplicação e ser ativada com a mesma.
[0019] Em uma modalidade vantajosa a linha de alimentação para o adesivo na região da radiação emitida pela fonte de radiação está configurada de tal modo, que a linha de alimentação é permeável para a radiação. A outra região da linha de alimentação é impermeável para a radiação, de modo que a ativação só ocorre quando o adesivo se encontra na região permeável a radiação da linha de alimentação.
[0020] A região permeável à radiação da linha de alimentação se estende vantajosamente até a válvula. Assim o adesivo é solicitado com luz até que ele chegue à válvula e seja entregue.
[0021] Uma alteração simples da duração de exposição à luz é possível pelo fato de que a região permeável à radiação pode ser coberta através de pelo menos um anteparo, o qual seja impermeável à radiação. Com o anteparo é possível alterar o comprimento da região de linha de alimentação permeável à radiação, pelo que a duração de exposição também é ajustada.
[0022] É vantajoso que o anteparo seja deslocável sem estágio. Assim a duração de exposição pode ser ajustada de modo sensível através de deslocamento do anteparo impermeável a radiação.
[0023] Em uma modalidade preferida o anteparo está configurado em forma circular, de modo que ele contorna a linha de alimentação para o adesivo.
[0024] Para que o adesivo possa ser previsto de maneira simples no ponto previsto da lamela, a válvula está prevista vantajosamente em um suporte, o qual pode ser deslocado transversalmente à direção de avanço de uma eletrofita ou de uma eletrochapa.
[0025] Uma modalidade vantajosa distingue-se pelo fato de que o dispositivo de aplicação apresenta uma armação na qual estão instaladas pelo menos duas unidades de aplicação. Uma unidade de aplicação se encontra na região acima e a outra unidade de aplicação se encontra na região abaixo da eletrofita ou eletrochapa que é transportada pela armação. Assim pode-se aplicar o adesivo em ambos os lados da eletrofita ou da eletrochapa.
[0026] Outra variante simplificada é a aplicação de adesivo por um lado. Nesse caso o adesivo é aplicado preferivelmente no lado superior.
[0027] O objeto do pedido resulta não apenas do objeto das reivindicações individuais, mas também através de todos os dados e características divulgados nos desenhos e na descrição. Mesmo quando elas não são objeto das reivindicações, são reivindicadas como essenciais à invenção, na medida em que elas, individualmente ou em combinação, são novas em relação ao estado da técnica.
[0028] Outras características da invenção resultam das outras reivindicações, da descrição e do desenho.
[0029] A invenção é esclarecida mais detalhadamente com o auxílio de duas modalidades representadas nos desenhos. São mostrados:
[0030] Figura 1: em representação esquemática, uma unidade de ativação e aplicação de um dispositivo de aplicação, de acordo com a invenção,
[0031] Figura 2: e, representação esquemática, outra modalidade de uma unidade de aplicação de um dispositivo de aplicação, de acordo com a invenção, o qual está conectado a montante de um dispositivo de recorte de furo,
[0032] Figura 3: em representação esquemática, outra modalidade de uma unidade de aplicação de um dispositivo de aplicação, de acordo com a invenção, o qual está conectado a montante de um dispositivo de recorte de furo;
[0033] Figura 4: em representação esquemática, um dispositivo de recorte,
[0034] Figura 5: em representação esquemática, outra modalidade de uma unidade de ativação e aplicação.
[0035] Lamelas são recortadas a partir de uma eletrofita 1, de maneira conhecida, as quais são empilhadas em pacotes de lamelas, a partir das quais são produzidos rotores e/ou estatores para acionamentos elétricos ou geradores. A eletrofita 1 é desenrolada de uma bobina 2 (figura 4). Por meio de um avanço 3 a eletrofita 1 é alimentada a um dispositivo de recorte 4, com o qual lamelas são recortadas a partir da eletrofita 1. Entre o avanço 3 e a bobina 2 está previsto um aparelho 5, para orientar a eletrofita 1.
[0036] Além disso, no trecho da linha de alimentação de fita encontra-se um plasma 50 (figura 4) para limpeza e ajuste da energia de superfície na fita. Em uma modalidade favorável, os bocais de plasma se encontram dentro do processo de recorte em uma posição na qual a velocidade da figa é constante. Nesse caso pelo menos um bocal está disposto dentro da fita e um está disposto fora da fita com um distanciamento definido de até cerca de 10 mm. Por meio da elevação da energia de superfície, a molhagem do adesivo é otimizada. Assim a ligação do adesivo à superfície da fita é melhorada. Com isso o adesivo fica mais estável no posicionamento durante o movimento da fita na direção de avanço no processo de recorte. Em uma modalidade favorável, a superfície pode ser a avaliada mais uma vez por meio de separação de ativadores através do processo de plasma.
[0037] A instalação de plasma 50 está disposta no dispositivo de alimentação da eletrofita 1 antes do dispositivo de recorte 4. Se a unidade de aplicação tem um aparelho de orientação, então a instalação de plasma 50 se encontra vantajosamente entre o aparelho de orientação e o dispositivo de recorte 4.
[0038] A unidade de aplicação 8 está ligada a um fornecimento de meios 51 representado esquematicamente.
[0039] No dispositivo de recorte 4 encontra-se a ferramenta 6 correspondente, com a qual lamelas são recortadas a partir da eletrofita 1. O dispositivo de recorte 4 está anexado a um controle 7, com o qual o curso de recorte é controlado.
[0040] As lamelas são recortadas, de maneira conhecida, em etapas de recorte sucessivas a partir da eletrofita 1. De acordo com a largura e/ou a forma das lamelas, as lamelas podem ser recortadas a partir da eletrofita 1 em uma ou várias bitolas.
[0041] Em vez de uma eletrofita, podem ser empregadas também eletrochapas ou tiras para recorte das lamelas.
[0042] As lamelas recortadas são empilhadas vantajosamente em um poço (não representado) dentro do dispositivo de recorte 4. No poço encontra-se um dispositivo de frenagem, com o qual as lamelas são retidas durante o empilhamento. Como tal empilhamento das lamelas dentro do dispositivo de recorte 4 é conhecido, ele não é descrito detalhadamente.
[0043] Existe ainda a possibilidade de empilhar as lamelas recortadas fora do dispositivo de recorte 4. Este procedimento também é conhecido em si e, portanto, não é descrito detalhadamente.
[0044] Para ligar entre si as lamelas que estão sobrepostas no empilhamento, emprega-se um adesivo que é aplicado sobre as lamelas de maneira a ser descrita. Para a aplicação do adesivo está prevista uma unidade de aplicação 8, a qual está representada esquematicamente na figura 1. A unidade de aplicação 8 tem pelo menos uma válvula, a qual vantajosamente é uma válvula de jato. A válvula 9 está conectada a um controle 10, o qual controla a válvula 9 em função de um sinal de pressão alimentado.
[0045] A válvula 9 tem um tucho de válvula 12, através do qual o adesivo é aplicado sobre a eletrofita 1. No exemplo de realização representado, o adesivo é aplicado sobre a eletrofita 1 em forma de uma gota 13.
[0046] O adesivo é alimentado através de uma linha de alimentação 14 por um recipiente de reserva (não representado), ao tucho de válvula 12, com o qual o adesivo é aplicado sobre a eletrofita 1. A linha de alimentação 14 estende-se até o tucho de válvula 12.
[0047] Como adesivo emprega-se um adesivo ativável através de radiação com um comprimento de onda adequado. Tal adesivo é, por exemplo, um adesivo UV, o qual pode ser ativado com luz UV. A radiação UV tem um comprimento de onda na faixa entre cerca de 400 a 550 nm.
[0048] Outros adesivos ativáveis por luz adequados também podem ser empregados, os quais são irradiados com luz de um comprimento de onda correspondente e ativado com a mesma. Como luz interessam também, por exemplo, jatos de elétrons.
[0049] A fonte de radiação correspondente 15 (figura 1), a qual pode ser, por exemplo, uma fonte de luz UV, está disposta de tal modo, que a radiação emitida por ela chega ao adesivo que se encontra na linha de alimentação 14 imediatamente antes da válvula e ativa o adesivo. Vantajosamente a fonte de radiação 15 está configurada em forma anular, de modo que ela circunda a linha de alimentação 14. O eixo da fonte de radiação anular 15 forma, neste caso, o eixo da linha de alimentação 14. Naturalmente a fonte de luz ou de radiação 15 pode ter outra forma também. Ela apenas tem que estar configurada de tal modo, que a radiação emitida por ela ative suficientemente o adesivo na linha de alimentação 14.
[0050] Na região de radiação da fonte de radiação 15 a linha de alimentação 14 é permeável à radiação. Quando o adesivo é aplicado sobre a eletrofita 1, ele está ativado suficientemente através da fonte de radiação 15, de modo que o adesivo pode desempenhar sua função de adesivo quando do empilhamento das lamelas recortadas em uma pilha de lamelas.
[0051] O tempo de exposição é regulado de acordo com a grandeza do número de cursos do dispositivo de recorte 4. Quando mais elevado o número de cursos, tanto mais longo é o tempo de exposição do adesivo na linha de alimentação 14.
[0052] Para obter distintos tempos de ativação, a fonte de luz 15 é projetada com uma extensão de exposição máxima 16, em relação à direção longitudinal da linha de alimentação 14 (figura 1). Na região desta extensão de exposição 16 a linha de alimentação 14 permeável à radiação emitida pela fonte de radiação 15.
[0053] O comprimento da extensão de exposição 16 medido na direção axial da linha de alimentação 14 determina o número de cursos máximo do dispositivo de recorte 4 ou de sua ferramenta 6.
[0054] Se números de cursos menores são empregados no dispositivo de recorte, a extensão de exposição 16 pode ser encurtada, por exemplo, colocando um anteparo 17 entre a linha de alimentação 14 e a fonte de radiação 15. Se a fonte de radiação estiver configurada preferivelmente anular, emprega-se um anteparo anular correspondente. Ele é impermeável à radiação que vem da fonte de radiação 15, de modo que a radiação incide sobre o adesivo somente na região que não está coberta pelo anteparo.
[0055] Quanto menor o número de cursos da ferramenta 6 no dispositivo de recorte 4, tanto menor pode ser a extensão de exposição 16. O anteparo é deslocado de modo correspondente até o ponto em que apenas uma pequena parte da radiação incide sobre o adesivo.
[0056] O deslocamento do anteparo 17 ocorre vantajosamente por meio motor. O acionamento 18 para o anteparo 17 está conectado vantajosamente ao controle 10. Como os sinais de pressão 11 são alimentados ao controle 10, ele pode ativar o acionamento 18 em função do sinal de pressão 11, de modo que o anteparo 17 ajusta o comprimento da extensão de exposição 16 de acordo com o número de cursos.
[0057] No exemplo de realização representado a fonte de radiação 15 se encontra imediatamente adjacente à válvula 9. Assim a unidade de aplicação 8 fica mais curta, de modo que somente um pequeno espaço de montagem é requerido para a unidade de aplicação 8. Porém, a fonte de radiação 15 pode estar prevista também com um distanciamento em relação à válvula 9. Neste caso a fonte de radiação 15 pode estar configurada de tal modo, que ela emite a luz para ativação do adesivo até a região da válvula 9.
[0058] A fonte de radiação 15 pode estar configurada também de tal modo, que a luz emitida por ela incide sobre o tucho de válvula 12 da válvula 9 (figura 5). Isto tem como consequência que o adesivo é ativado através da luz imediatamente antes de sua saída da válvula 9. A linha de alimentação 14 para o adesivo não precisa, neste caso, de nenhuma região permeável à luz. Além disso, a unidade de aplicação está configurada do mesmo modo que o exemplo de realização de acordo com a figura 1.
[0059] Nos exemplos de realização descritos, a válvula 9 tem apenas um único tucho de válvula 2. Por isso, com tal válvula 9 apenas uma gota de adesivo 13 é aplicada sobre a eletrofita 1.
[0060] Porém, a válvula pode estar configurada de tal modo, que ela apresente dois ou mais tuchos de válvula 12. Esses tuchos de válvula estão dispostos em função da forma das lamelas a serem recortadas. Então as gotas de adesivo podem ser aplicadas nos pontos da lamela que são ótimos para a coesão das lamelas dentro do pacote de lamelas.
[0061] A unidade de aplicação 8 pode estar configurada antes do dispositivo de recorte, de modo que as lamelas só são recortadas a partir da eletrofita 1 quando o adesivo já tiver sido aplicado sobre a eletro fina no os pontos necessários.
[0062] Porém, existe também a possibilidade de dispor a unidade de aplicação 8 após a ferramenta de recorte, antes que as lamelas recortadas cheguem ao poço de empilhamento. O pistão de ejeção, com o qual as lamelas são pressionadas para esse poço, está configurado de tal modo, que ele não entra em contato com as gotas de adesivo 13 que se encontram sobre a lamela.
[0063] A figura 2 mostra um dispositivo 19 conectado a montante do dispositivo de recorte 4, o qual apresenta duas unidades de aplicação 8, as quais estão dispostas na região acima e abaixo da eletrofita 1.
[0064] O dispositivo tem uma armação 20 em forma de portal, na qual estão previstos dois espaços de recepção 21, 22 sobrepostos, nos quais uma respectiva unidade de aplicação 8 está instalada.
[0065] A armação 20 tem dois suportes verticais 24, 25 que ficam paralelos entre si, os quais estão ligados entre si através da viga transversal 26 na extremidade superior. Os suportes 24, 25 podem estar ligados entre si através de outra viga transversal 27 na extremidade inferior.
[0066] No suporte 24 encontra-se uma abertura de entrada 28 representada esquematicamente e no suporte 25 uma abertura de saída 29 representada esquematicamente para a passagem da eletrofita 1.
[0067] Nos dois espaços de recepção 21, 22 estão fixados trilhos 34, 35; 36, 37 que se estendem horizontalmente nos lados internos opostos 30, 31; 32, 33 dos suportes 24, 25. Os trilhos 34 a 37 estendem-se paralelamente à eletrofita 1. Nos trilhos 34, 35 está apoiada uma placa de válvula 38, a qual pode ser deslocada horizontalmente ao longo dos trilhos 34, 35 transversalmente à direção de avanço da eletrofita 1. A placa de válvula 38 porta a válvula 9 com o tucho de válvula (não representado). Vantajosamente a placa de válvula 38 está apoiada sobre os trilhos 34, 35 com interposição de pelo menos um respectivo elemento de mola 39, 40 como elemento de acoplamento. Vantajosamente a válvula 9 é deslocável em relação à placa de válvula 38 na direção da altura, para poder ajustar o distanciamento entre a válvula 9 e a eletrofita 1.
[0068] Sobre os trilhos 36, 37 no espaço de recepção inferior 22 está apoiada igualmente uma placa de válvula 41. A placa de válvula 41 vantajosamente encosta sobre os trilhos 36, 37 com intercalação de um respectivo elemento de mola 42, 43 como elemento de acoplamento. A placa de válvula 41 porta a válvula 9, a qual está apoiada na placa 41 de modo deslocável na direção da altura.
[0069] As duas placas 38, 41 com a válvula 9 estão dispostas de maneira simétrica entre si.
[0070] Com as duas unidades de aplicação 8 adesivo pode ser aplicado abre o lado superior e inferior da eletrofita 1. A posição das gotas de adesivo 13 sobre a eletrofita 1 pode ser determinada através de deslocamento da placa de válvula 38, 41.
[0071] Vantajosamente as duas unidades de aplicação 8 estão configuradas iguais. Basicamente as duas unidades de aplicação podem ter também uma configuração distinta.
[0072] As duas unidades de aplicação 8 têm, como foi esclarecido, a título de exemplo, com o auxílio das figuras 1 e 5, pelo menos uma respectiva fonte de radiação 15, para ativar o adesivo com luz do comprimento de onda necessário, antes que ele seja aplicado sobre a eletrofita 1.
[0073] A eletrofita 1 provida das gotas de adesivo 13 chegam em seguida ao dispositivo de recorte 4, com o qual lamelas são recortadas a partir da eletrofita 1 de maneira conhecida.
[0074] Na modalidade de acordo com a figura 3, a armação 44 é um suporte vertical. Nele se encontra uma abertura de entrada 45 representada esquematicamente para a passagem da eletrofita 1. No suporte 44 está apoiada uma placa de válvula 47, a qual pode ser deslocada horizontalmente ao longo dos trilhos 46 transversalmente à direção de avanço da eletrofita 1. Os trilhos 46 estão fixados em uma parte inferior de ferramenta 49 do dispositivo de recorte 4 e estende-se paralelamente à eletrofita 1. A placa de válvula 47 porta a válvula 9 com o tucho de válvula (não representado). Vantajosamente a placa de válvula 47 está apoiada no suporte 44 com intercalação de pelo menos um elemento de mola 48 como elemento de acoplamento. A válvula 9 é vantajosamente deslocável na direção da altura em relação à placa de válvula 47, para poder ajustar o distanciamento entre a válvula 9 e a eletrofita 1.
[0075] Com pelo menos uma unidade de aplicação 8, pode se aplicar o adesivo sobre o lado superior da eletrofita 1. A posição das gotas de adesivo 13 sobre a eletrofita 1 pode ser ajustada através de deslocamento da placa de válvula 47. Diferentemente da modalidade de acordo como a figura 2, somente na região acima da eletrofita 1 está prevista a unidade de aplicação 8. Ela tem pelo menos uma fonte de radiação 15 (figuras 1 e 5), para ativar o adesivo da maneira descrita.

Claims (7)

1. Dispositivo de aplicação de um adesivo, aplicado em pelo menos um lado da lamela, recortado por uma ferramenta de recorte (6) e empilhadas em pacote de lamela, sendo que como adesivo é empregado adesivo ativado sendo irradiado com luz de comprimento de onda necessário e/ou intensidade, que é irradiada com essa luz e ativada com essa luz imediatamente antes da pelo menos uma saída da unidade de aplicação (8) a qual apresenta pelo menos uma válvula (9) com um tucho de válvula (12) para aplicação do adesivo e com uma linha de alimentação (14) para o adesivo, caracterizado pelo fato de que, na região da válvula (9), está prevista pelo menos uma fonte de radiação (15), que irradia uma luz de comprimento de onda necessário e/ou intensidade para ativação do adesivo e cuja radiação está dirigida para o adesivo na região da válvula (9), e em que uma linha de alimentação (14) na região da radiação emitida pela fonte de radiação (15) é permeável a essa radiação.
2. Dispositivo de aplicação, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a região da linha de alimentação (14) permeável a radiação se estende até a válvula (9).
3. Dispositivo de aplicação, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a região permeável a radiação pode ser coberta, pelo menos parcialmente, através de pelo menos um anteparo (17) deslocável sem estágios, que é impermeável à radiação e que o anteparo (17) circunda a linha de alimentação (14).
4. Dispositivo de aplicação, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que a válvula (9) está prevista sobre um suporte (38, 41, 47), o qual é deslocável transversalmente à direção de avanço de uma eletrofita (1) ou eletrochapa.
5. Dispositivo de aplicação, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que o adesivo é aquecido através de um elemento de aquecimento na região de aplicação na válvula (9).
6. Dispositivo de aplicação, de acordo com qualquer uma das reivindicações 4 ou 5, caracterizado pelo fato de que, em uma armação (20), estão instaladas pelo menos duas unidades de aplicação (8), das quais uma unidade de aplicação (8) está disposta na região acima e a outra unidade de aplicação (8) está disposta na região abaixo da eletrofita (1) ou eletrochapa, que pode ser transportada através da armação (20).
7. Dispositivo, com um dispositivo de recorte (4) e pelo menos um dispositivo de aplicação de um adesivo, para realização de um processo para produção de pacotes de lamelas para rotores e/ou estatores de motores elétricos ou geradores, com pelo menos uma unidade de aplicação (8) para aplicação do adesivo, com uma linha de alimentação (14) para o adesivo, sendo que o dispositivo de recorte (4) é conectado a um controle (7) com o qual o curso de recorte é controlado, e compreende uma ferramenta (6) para recorte das lamelas a partir de uma da eletrofita (1) ou eletrochapa, e com um poço para empilhamento das lamelas, caracterizado pelo fato de que a unidade de aplicação (8) apresenta pelo menos uma válvula (9) com um tucho de válvula (12), em que na região da válvula (9), está prevista pelo menos uma fonte de radiação (15), que irradia uma luz de comprimento de onda necessário para ativação do adesivo e cuja radiação está dirigida para o adesivo na região da válvula (9), em que uma linha de alimentação (14) na região da radiação emitida pela fonte de radiação (15) é permeável a essa radiação, e a região permeável a radiação pode ser coberta, pelo menos parcialmente, através de pelo menos um anteparo (17), que é impermeável à radiação, sendo que no processo para produção de pacotes de lamelas para rotores e/ou estatores de motores elétricos ou geradores, lamelas são recortadas a partir de eletrofitas por meio de uma ferramenta de recorte (6) localizada no dispositivo de recorte (4), sendo que um adesivo é aplicado em pelo menos um lado da lamela e as lamelas são empilhadas em pacote de lamela, sendo que o adesivo é alimentado através da linha de alimentação (14) por um recipiente de reserva para o tucho de válvula (12) da válvula (9) da unidade de aplicação (8), sendo que o adesivo é aplicado com o tucho de válvula e em que a linha de alimentação (14) se estende até o tucho de válvula, em que as lamelas sobrepostas na pilha de lamelas são ligadas entre si por meio de um agente adesivo, sendo que como adesivo emprega-se um adesivo ativável por luz, o qual é irradiado com luz de comprimento de onda necessário proveniente de uma fonte de radiação, sendo que o adesivo é irradiado com esta luz imediatamente antes da saída da unidade de aplicação (8) e sendo ativado com esta luz, sendo que a fonte de radiação (15) é projetada com uma extensão máxima de exposição (16), em relação à direção longitudinal da linha de alimentação (14), sendo que a linha de alimentação (14) é permeável à radiação emitida pela fonte de radiação (15) na região desta extensão de exposição (16), sendo que a extensão de exposição (16) pode ser encurtada colocando entre a linha de abastecimento (14) e a fonte de radiação (15) um anteparo (17) que é impermeável à radiação que irradia da fonte de radiação (15), de modo que a radiação esta dirigida sobre o adesivo somente naquela região que não é coberta pelo anteparo (17), onde o anteparo (17) é ajustável.
BR122024002572-8A 2018-04-23 2019-04-18 Dispositivo de aplicação de um adesivo BR122024002572A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102018003345.8 2018-04-23

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR122024002572A2 true BR122024002572A2 (pt) 2024-04-02

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP6977020B2 (ja) 半導体デバイスの転写方法
JP7086070B2 (ja) パターンアレイ直接移転装置及びそのための方法
CN106112317B (zh) 一种led灯管全自动生产线
CN107108317B (zh) 用于对玻璃制品的边缘进行密封的方法和设备
BR102019007941A2 (pt) Processo para produção de pacotes de lamelas e dispositivo de aplicação para um agente adesivo para realização do processo
US20180141163A1 (en) Top-Side Laser for Direct Transfer of Semiconductor Devices
EP2269911B1 (de) Vorrichtung zum Anbringen von Etikettenstreifen an Behältnissen
TWI816895B (zh) 透過微調提高半導體器件轉移速度的方法和裝置
ES2303290T3 (es) Centro de mecanizado.
RU2018107423A (ru) Способ и устройство для активации клея
JPS6034279B2 (ja) 回路板の製造方法
CN109968023B (zh) 一种激光二极管自动组装设备
ITPD960129A1 (it) Unita' di taglio per tubi prodotti in continuo
BR122024002572A2 (pt) Dispositivo de aplicação de um adesivo
CN102228883B (zh) Led式uv胶固化工装
EP2543473B1 (en) Adhesive fastening element for holding a workpiece
CN104210893B (zh) 线束牵引设备
CN205731840U (zh) 一种晶体管组装点胶连续加工设备
CN110631728B (zh) 一种玻璃封装温度传感器自动焊接封装设备
KR20070028341A (ko) 웨이퍼 처리장치 및 웨이퍼 처리방법
JP2010147123A (ja) シート剥離装置及び剥離方法
EP3699103B1 (en) Method, apparatus and system for attaching a label on a product
ITUB20150532A1 (it) Apparato di bordatura
US6452127B1 (en) Multi-electrode EDM machine
TWI695660B (zh) 垂直式uv光源硬化裝置及其應用方法