BR122016020470B1 - A motorcycle vehicle body hood structure - Google Patents

A motorcycle vehicle body hood structure Download PDF

Info

Publication number
BR122016020470B1
BR122016020470B1 BR122016020470B1 BR 122016020470 B1 BR122016020470 B1 BR 122016020470B1 BR 122016020470 B1 BR122016020470 B1 BR 122016020470B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
main
bonnet
cowl
vehicle body
portions
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "ESTRUTURA DE CAPOTA DE CORPO DE VEÍCULO EM MOTOCICLETA".
CAMPO TÉCNICO
[001] Dividido do PI0516858-9, depositado em 22.09.2005.
[002] A presente invenção refere-se a uma motocicleta na qual um motor a ser disposto abaixo de um cano principal é montado em uma estrutura de corpo de veículo incluindo um cano principal que se estende a partir do cano dianteiro em um sentido descendente e traseiro, o cano dianteiro é coberto por uma capota dianteira a partir da frente, e o cano principal é coberto pelas capotas laterais de cano principal a partir dos lados, e, mais especialmente, para uma estrutura de capota de corpo de veículo aperfeiçoada.
ANTECEDENTES DA TÉCNICA
[003] É descrita, na patente JP A 2003 320977, uma estrutura de capota de corpo de veículo para uma motocicleta na qual ambos os lados da capota dianteira são conectados às porções dianteiras superiores de um par de capotas laterais de cano principal esquerda e direita, e um par de protetores de perna esquerdo e direito é fixado de forma destacável nas porções dianteiras das capotas laterais de cano principal de modo a ligar as bordas superiores das mesmas às duas bordas laterais da capota dianteira suavemente.
[004] Na estrutura descrita na patente JP A 2003 320977, quando o protetor de perna é removido da capota lateral de cano principal, não haverá efetivamente nenhum elemento que cubra a perna de um piloto a partir da frente, e a porção de ligação do protetor de perna com relação à capota dianteira torna-se visível a partir do lado. Sendo assim, não é possível aumentar a flexibilidade do desenho ao mudar parte do formato geral da capota de corpo de veículo por meio da remoção do protetor de perna da capota de corpo de veículo.
[005] Ainda, embora a provisão de um furo de montagem para montar uma chave principal em uma das capotas laterais de cano principal esquerda e direita seja de modo geral obtida, quando a especificação da chave principal muda, uma das capotas laterais de cano principal pode ser substituída.
[006] Uma vez que a capota lateral de cano principal, que tem componentes de capota rei ativa mente grandes, deve ser substituída, observa-se um aumento nos custos como um resultado.
DESCRIÇÃO DAINVENCÃO
[007] Uma ou mais modalidades da presente invenção provê uma estrutura de capota de corpo de veículo para uma motocicleta na qual uma porção de uma capota de corpo de veículo, que não um protetor de perna, pode realizar parte da função de um protetor de perna mesmo quando o protetor de perna é removido, e a flexibilidade de desenho pode ser aumentada ao tornar a porção de ligação do protetor de perna dificilmente reconhecida na lateral.
[008] Além disso, uma ou mais modalidades da presente invenção provê uma estrutura de capota de corpo de veículo para uma motocicleta na qual a substituição parcial da capota de corpo de veículo em associação à mudança da especificação da chave principal possa ser feita facilmente a um baixo custo.
[009] De acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, uma estrutura de capota de corpo de veículo de uma motocicleta é provida com: uma capota dianteira que cobre um cano dianteiro a partir de uma frente do cano dianteiro; uma capota lateral de cano principal que cobre um cano principal a partir de um lado do cano principal; uma porção saliente que se projeta a partir de ambas as extremidades laterais da capota dianteira nas direções laterais; e um protetor de perna que continua a partir do lado inferior da porção saliente e montado de forma destacável na capota lateral de cano principal.
[0010] Além disso, de acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, o cano dianteiro pode suportar de maneira dirigível um garfo dianteiro, o cano principal pode se estender a partir do cano dianteiro para baixo e para trás, e um motor pode ser montado abaixo do cano principal.
[0011] Além disso, de acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, a porção saliente pode ser formada substancialmente em uma forma de V aberto para dentro em uma seção transversal lateral.
[0012] Além disso, de acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, uma lanterna de direção dianteira pode ser montada sobre a porção saliente.
[0013] Além disso, de acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, o protetor de perna pode ser formado substancialmente em uma forma de V, aberto para dentro na seção transversal lateral.
[0014] Além disso, de acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, uma estrutura de capota de corpo de veículo de uma motocicleta é provida com: uma capota dianteira que cobre um cano dianteiro a partir de uma frente do cano dianteiro; um par de capotas laterais de cano principal esquerda e direita que cobre um cano principal a partir dos lados do cano principal; uma capota superior de cano principal que cobre o cano principal e é unida de forma destacável às porções superiores do par de capotas laterais de cano principal esquerda e direita; e um furo de montagem de chave principal sobre a capota superior de cano principal.
[0015] Além disso, de acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, o cano dianteiro pode suportar de modo dirigível um garfo dianteiro, o cano principal pode se estender a partir do cano dianteiro para baixo e para trás, e um motor pode ser montado abaixo do cano principal.
[0016] Além disso, de acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, a capota dianteira, a capota do lado do cano principal e a capota superior do cano principal podem ser presas juntas de tal maneira que uma dentre a capota dianteira, a capota lateral de cano principal, e a capota superior de cano principal fique interposta entre as outras duas dentre a capota dianteira, a capota lateral de cano principal, e a capota superior de cano principal.
[0017] Além disso, de acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, a capota lateral de cano principal pode ser interposta entre a capota dianteira e a capota superior de cano principal.
[0018] De acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, uma vez que é provida uma porção saliente que se projeta a partir de ambos os lados da capota dianteira no sentido lateral, e que o protetor de perna que continua a partir do lado inferior da porção saliente é montado de forma destacável na capota lateral de cano principal, mesmo que o protetor de perna seja removido, a porção saliente realiza parte da função do protetor de perna, e que a porção de ligação do protetor de perna com relação à porção saliente dificilmente ficará visível a partir do lado, uma flexibilidade maior no desenho poderá ser obtida por meio da remoção do protetor de perna.
[0019] De acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, uma vez que a porção saliente é feita substancialmente em uma forma de V aberto para dentro em seção transversal lateral, a rigidez da porção saliente poderá ser maior.
[0020] De acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, uma vez que uma lanterna de direção dianteira é formada sobre a porção saliente, a distância entre as lanternas de direção esquerda e direita pode ser definida como grande e, além disso, a lanterna de direção dianteira não fica separada da capota de corpo de veículo mesmo quando o protetor de perna é removido.
[0021] De acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, uma vez que o protetor de perna é formado substancial mente em uma forma de V aberto para dentro na seção transversal lateral, a rigidez do protetor de perna pode ser maior.
[0022] De acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, uma vez que a capota superior de cano principal que cobre o cano principal é unida de forma destacável às porções superiores do par de capotas laterais de cano principal esquerda e direita, e o furo de montagem de chave principal é feito sobre a capota superior de cano principal, quando a especificação da chave principal muda, apenas a capota superior de cano principal que conecta as porções superiores do par de capotas laterais de cano principal esquerda e direita deve ser substituída. Uma vez que, o que deve ser substituído é a capota superior de cano principal, ou seja, um componente de capota relativamente pequeno, a substituição da peça da capota de corpo de veículo em associação à especificação da chave principal pode ser feita facilmente e a um baixo custo.
[0023] De acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, uma vez que a capota dianteira, a capota lateral de cano principal, e a capota superior de cano principal ficam presas juntas em uma estrutura intercalada na qual uma destas capotas fica interposta entre as duas capotas restantes, o número de componentes para ligar a capota dianteira, a capota lateral de cano principal, e a capota superior de cano principal pode ser reduzido.
[0024] Outros aspectos e vantagens da presente invenção tornar-se-ão aparentes a partir da descrição a seguir e das reivindicações em apenso, BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0025] A figura 1 é uma vista lateral geral de uma motocicleta.
[0026] A figura 2 é uma vista frontal ampliada na direção indicada pela seta 2 da figura 1.
[0027] A figura 3 é uma vista lateral ampliada mostrando as porções frontais da estrutura de corpo de veículo e a capota de corpo de veículo.
[0028] A figura 4 é um desenho visto na direção da seta 4 da figura 1.
[0029] A figura 5 é um desenho visto na direção da seta 5 da figura 3.
[0030] A figura 6 é uma vista em seção transversal tomada ao longo da linha 6-6 da figura 3.
[0031] A figura 7 é uma vista lateral de um protetor de perna.
[0032] A figura 8 é uma vista em seção transversal tomada ao longo da linha 8-8 da figura 3.
[0033] A figura 9 é uma vista em seção transversal tomada ao longo da linha 9-9 da figura 3.
[0034] A figura 10 é uma vista em seção transversal tomada ao longo da linha 10-10 da figura 3.
[0035] A figura 11 é uma vista em seção transversal tomada ao longo da linha 11-11 da figura 3.
[0036] A figura 12 é uma vista em seção transversal tomada ao longo da linha 12-12 da figura 3.
[0037] A figura 13 é um desenho correspondente à figura 5 em um estado no qual o protetor de perna é removido.
[0038] Observa-se que, nas figuras, o numeral de referência 15 indica uma estrutura de corpo de veículo, 16 indica um cano dianteiro, 17 indica um garfo dianteiro, 20 indica um cano principal, 36 indica uma capota dianteira, 37 indica uma capota lateral de cano principal, 37a indica uma porção saliente, 38 indica um protetor de perna, 40 indica uma capota superior de cano principal, 55 indica uma lanterna de direção dianteira, 94 indica um furo de montagem de chave principal e E indica um motor, MELHOR MODO PARA REALIZAR A INVENÇÃO
[0039] Uma modalidade da presente invenção será a seguir descrita com base em um exemplo da presente invenção mostrado nos desenhos em anexo.
[0040] As figuras 1 a 13 mostram uma modalidade da presente invenção, A figura 1 é uma vista lateral geral de uma motocicleta; a figura 2 é uma vista frontal ampliada na direção indicada pela seta 1 da figura 1; a figura 3 é uma vista lateral ampliada mostrando as porções frontais da estrutura de corpo de veículo e a capota de corpo de veículo; a figura 4 é um desenho visto na direção da seta 4 da figura 1; a figura 5 é um desenho visto na direção da seta 5 da figura 3; a figura 6 é uma vista em seção transversal tomada ao longo da linha 6-6 da figura 3; a figura 7 é uma vista lateral de um protetor de perna; a figura 8 é uma vista em seção transversal tomada ao longo da linha 8-8 da figura 3; a figura 9 é uma vista em seção transversal tomada ao longo da linha 9-9 da figura 3; a figura 10 é uma vista em seção transversal tomada ao longo da linha 10-10 da figura 3; a figura 11 é uma vista em seção transversal tomada ao longo da linha 11-11 da figura 3; a figura 12 é uma vista em seção transversal tomada ao longo da linha 12-12 da figura 3; a figura 13 é um desenho correspondente à figura 5 em um estado no qual o protetor de perna é removido.
[0041 ] Na figura 1, um garfo dianteiro 17 para suportar uma roda dianteira WF é suportado de modo dirigível por um cano dianteiro 16 provido em uma extremidade frontal de uma estrutura de corpo de veículo 15 da motocicleta. Um guidão de direção em forma de barra 18 é conectado à extremidade superior do garfo frontal 17, e um pára-lama dianteiro 19 que cobre acima da porção superior da roda dianteira WF é suportado pelo garfo dianteiro 17, [0042] A estrutura de corpo de veículo 15 inclui o cano dianteiro 16 na extremidade frontal, um cano principal 20 que se estende na direção traseira e descendente a partir do cano dianteiro 16, um par de canos traseiros esquerdo e direito 21... fixados à extremidade traseira do cano principal 20 e que se estendem no sentido traseiro e ascendente a partir do mesmo, os trilhos de assento 22... integralmente conectados às extremidades traseiras dos canos traseiros 21... respectivamente, e que se estendem em um sentido substancialmente horizontal, e um par de estruturas de suporte esquerda e direita 23... que se estendem a partir das extremidades traseiras do cano principal 20 para baixo.
[0043] Os garfos traseiros 24 para suportar a roda traseira WR são suportados pelas estruturas de suporte 23... e coxins traseiros 25 são providos entre as porções traseiras da estrutura de corpo de veículo 15 e os garfos traseiros 24.
[0044] Na seção intermediária da estrutura de corpo de veículo 15, uma unidade de força P que inclui um motor E e uma transmissão M é montada de modo a ficar posicionada abaixo do tubo principal 20, e a saída da transmissão M é transmitida para a roda traseira WR via uma correia 26.
[0045] Um limpador de ar 27 e um carburador 28 provido entre o limpador de ar 27 e o motor E são dispostos acima do motor E, e um tanque de combustível 29 a ser disposto acima da roda traseira WR e um bagageiro 30 a ser disposto na frente do tanque de combustível 29 são suportados pela porção traseira da estrutura de corpo de veículo 15. Um descanso 32 é montado de forma rotativa via um eixo de descanso 31 nas porções inferiores das estruturas de suporte 23... da estrutura de corpo de veículo 15.
[0046] Com referência ainda às figuras 2 e 5, uma porção da estrutura de corpo de veículo 15 diferente das estruturas de suporte 23..., uma parte do motor E, e o limpador de ar 27, o carburador 28, o tan- que de combustível 29, e o bagageiro 30 são cobertos por uma capota de corpo de veículo 35 feita de resina sintética.
[0047] A capota de corpo de veículo 35 inclui um par de capotas laterais de cano principal esquerda e direita 37... conectadas aos dois lados de uma capota dianteira 36... de modo a cobrir a capota dianteira 36... que cobre o cano dianteiro 16 a partir da frente, o cano principal 20, parte do motor E, o limpador de ar 27, e o carburador 28 a partir dos lados; um par de protetores de perna esquerdo e direito 38... fixados de forma destacável às capotas laterais de cano principal 37... de modo a cobrir as porções frontais de ambas as capotas laterais de cano principal 37... a partir dos lados; uma capota inferior 39 para conectar as porções inferiores sobre os lados frontais das duas capotas laterais de cano principal 37...; uma capota superior de cano principal 40 que se conecta entre as porções superiores das capotas laterais de cano principal 37... de modo a cobrir o cano dianteiro 16 a partir do lado de trás e cobrir a porção frontal do cano principal 20 a partir de cima; uma capota central 41 a ser unida às porções traseiras de ambas as capotas laterais de cano principal 37... e a capota superior de cano principal 40 de modo a cobrir a seção intermediária do cano principal 20 a partir de cima; um par de capotas laterais esquerda e direita 42... conectadas às porções traseiras de ambas as capotas laterais de cano principal 37... de modo a cobrir a porção traseira do cano principal 20 e ambos os canos traseiros 21... a partir dos lados; uma capota de corpo dianteira 43 que se estende para cima a partir da porção traseira da capota central 41 e as porções superiores de ambas as capotas laterais 42... substancialmente em forma de U aberto para trás em seção transversal lateral; e um par de capotas de corpo traseiras esquerda e direita 44... conectadas às porções traseiras de ambas as capotas laterais 42... e a porção traseira da capota de corpo dianteira 43 de modo a cobrir os dois trilhos de assento 22... a partir dos lados.
[0048] Com referência ainda à figura 1, disposto sobre a capota de corpo dianteira 43 e as duas capotas de corpo traseiras 44... encontra-se um assento de direção do tipo tandem 45 suportado pela capota de corpo dianteira 43 em uma extremidade frontal de modo a poder abrir e fechar. Dispostos abaixo do assento de direção 45 em um estado fechado encontram-se o bagageiro 30 capaz de armazenar ou exibir um capacete 46 ou coisa do gênero quando o assento de direção 45 é aberto, e o tanque de combustível 29 que permite a alimentação de óleo quando o assento de direção 45 é aberto e disposto sobre o lado traseiro do bagageiro 30. Os lados do bagageiro 30 são cobertos pelas capotas laterais 42... e a capota de corpo dianteira 43 e as laterais do tanque de combustível 29 são cobertas pela capota de corpo traseira 44.
[0049] Um pára-lama traseiro 47 que cobre a roda traseira WR a partir de cima é conectado às capotas de corpo traseiras 44.... As aberturas 48... são formadas entre as porções traseiras das capotas laterais de cano principal 37... e as porções frontais inferiores sobre ambos os lados da capota central 41, e as aberturas 48... são providas com venezianas 49... a fim de aspirar o vento frio para a unidade de força P.
[0050] São providos punhos 50... sobre ambas as extremidades do guidão 18, e a porção do guidão 18 diferente das porções a serem providas com os punhos 50 é coberta por uma capota de guidão 51 feita de resina sintética.
[0051] Uma abertura para farol 52 é provida na porção central de uma face dianteira da capota de guidão 51, e um farol 53 é montado na capota de guidão 51 de modo a ficar exposto a partir da abertura de farol 52. As porções salientes 37a... que se projetam a partir de ambas as extremidades laterais da capota dianteira 36 para os lados são integralmente providas sobre as extremidades das capotas laterais de cano principal 37... da capota de corpo de veículo 35, e as lanternas de direção dianteiras 55... expostas a partir das aberturas para lanterna de direção dianteiras 54... providas sobre a porção saliente 37a... são montadas nas porções salientes 37a....
[0052] Conforme claramente mostrado nas figuras 1 e 3, a capota lateral de cano principal 37 se estende na direção longitudinal ao longo do lado da estrutura de corpo de veículo 15 de modo a se inclinar em um sentido ascendente para frente de modo a cobrir o lado do cano principal 20, parte do motor E, o limpador de ar 22, e o carburador 23, e fica presa nos suportes 58, 59 (vide figura 1) providos no cano principal 20 da estrutura de corpo de veículo 15 por meio de parafusos 60....
[0053] Conforme mostrado na figura 6, na extremidade frontal da capota lateral de cano principal 37, uma porção saliente 37a formada em uma abertura substancialmente em forma de V para dentro em seção transversal lateral é provida integralmente por ambas as extremidades laterais da capota dianteira 36 de modo a se projetar para os lados. Por outro lado, a capota dianteira 36 é provida, por exemplo, com três furos de inserção 62 (vide figura 4), e a capota dianteira 36 é fixada no lado do cano dianteiro 16 da estrutura de corpo de veículo 15 por meio dos parafusos 61... a serem inseridos pelos furos de saída 62. Além disso, cada uma das duas extremidades laterais da capota dianteira 36 é superposta pelo lado de dentro da face dianteira da porção saliente 37a na extremidade frontal da capota lateral de cano principal 37, e um pino de posição 64 projetado a partir da capota dianteira 36 é encaixado em um furo de posição 63 provido sobre a porção saliente 37a na porção superposta de modo a determinar a posição relativa entre a capota dianteira 36 e a capota de cano principal 37.
[0054] O protetor de perna 38 é formado conforme mostrado na figura 7, e é disposto de modo a cobrir a porção frontal da capota late- ral de cano principal 37 e continuar a partir da extremidade inferior da porção saliente 37a, e o formato em seção transversal lateral do protetor de perna 38 é feita substancialmente em forma de V para o lado de dentro, conforme mostrado na figura 8. Além disso, a superfície interna do protetor de perna 38 é provida com uma pluralidade de saliências de montagem 65... que ficam limítrofes com a superfície externa da porção da capota lateral de cano principal 37 de modo a serem cobertas pelo protetor de perna 37 e dispostas em duas fileiras, por meio do que o protetor de perna 38 é montado na capota lateral de cano principal 37 por meio do aparafusamento dos elementos de parafuso 66... a serem inseridos na capota lateral de cano principal 37 a partir do lado da superfície interna para dentro das respectivas saliências de montagem 65. Sendo assim, ao se soltar os respectivos elementos de parafuso 66..., o protetor de perna 38 poderá ser removido da capota lateral de cano principal 37, e, deste modo, o protetor de perna 38 é montado de forma destacável na capota lateral de cano principal 37.
[0055] A capota inferior 39 é formada substancialmente em forma de U se abrindo para cima, e as porções superiores em ambos os lados são fixadas de forma destacável às capotas laterais de cano principal 37... por meio de elementos de parafuso 67..., e a porção solta dos dois lados é fixada de forma destacável à capota lateral de cano principal 37 por meio dos elementos de parafuso 68....
[0056] Na figura 9, uma abertura para lanterna de direção dianteira 54 é formada sobre a extremidade lateral da porção saliente 37a da capota lateral de cano principal 37, e uma lanterna de direção dianteira 55 é montada na capota lateral de cano principal 37 com uma lente 69 exposta a partir da abertura de lanterna de direção dianteira 54.
[0057] Com referência ainda à figura 10, a lanterna de direção dianteira 55 inclui uma base 71 feita de resina sintética de modo a suportar o bulbo 70, e a lente 69 é para cobrir a base 71 a partir da fren- te, e uma pluralidade de, por exemplo, três braços de suporte 71a, 71b, 71c providos integral mente com a base 71 são montados nas saliências de montagem 72... projetadas a partir da superfície interna da porção saliente 37a nas posições em volta da abertura para lanterna de direção dianteira 54 por meio de elementos de parafuso 73....
[0058] A lanterna de direção dianteira 55 deve ser coberta por uma chapa de proteção interna 75 a partir de dentro, e a chapa de proteção interna 75 é montada em uma pluralidade de, por exemplo, três saliências de montagem 76... projetadas a partir da superfície interna da porção saliente 37a por meio de elementos de parafuso 77....
[0059] Na figura 11, uma porção de chapa de montagem em forma de placa 78 é integral mente formada de modo a se projetar a partir da superfície interna da porção saliente 37a da capota lateral de cano principal 37, e a porção de chapa de montagem 78 é interposta entre a porção de chapa de aperto substancial mente em forma de L 79 formada integral mente com a capota dianteira 36 e a saliência de aperto 80 formada na porção superior de uma capota superior de cano principal 40. A saliência de aperto 80 é formada com um recesso 81 sobre o lado oposto a partir da porção de chapa de montagem 78, e um elemento de parafuso 82 a ser inserido na saliência de aperto 80, na porção de chapa de montagem 78 e na porção de chapa de aperto 79 e de modo a inserir a porção de cabeça 82a no recesso 81, o mesmo é aparafusado em uma porca 83 encaixada em um recesso de encaixe 84 formado sobre a superfície da porção de chapa de aperto 79 oposta à porção de chapa de montagem 78 de modo a impedir uma rotação, por meio do que a capota dianteira 36, a capota lateral de cano principal 37, e a capota superior de cano principal 40 ficam presas juntas com a porção de chapa de montagem 78 da capota lateral de cano principal 37 interposta entre a porção de chapa de aperto 79 da capota dianteira 36 e a saliência de aperto 80 da capota superior de cano principal 40.
[0060] Na figura 12, as porções de chapa de ligação 85, 86 que ficam superpostas uma sobre a outra são providas nas porções superiores traseiras das capotas laterais de cano principal esquerda e direita 37, 37, e o cilindro de posição 85a provido sobre uma das porções de chapa de ligação 85 é encaixado em um furo de posição 87 provido sobre a outra porção de chapa de ligação 86, por meio do que as posições relativas das porções superiores traseiras de ambas as capotas laterais de cano principal 37, 37 são determinadas.
[0061] Por outro lado, um suporte de apoio 88 que fica limítrofe com as porções de chapa de ligação superpostas 85, 86 a partir de baixo é fixado no cano principal 20 da estrutura de corpo de veículo 15, e uma saliência 89, que define um recesso 90 sobre o lado externo da capota superior de cano principal 40, é integralmente formada de modo a se interpor às porções de chapa de ligação superpostas 85, 86 com relação ao suporte de apoio 88.
[0062] Uma porca 91 tendo um flange de encaixe 91a que se encaixa no suporte de apoio 88 a partir de baixo na extremidade inferior e tem uma forma cilíndrica é aparafusado no suporte de apoio 88, no cilindro de posição 85a e na saliência 89, e um elemento de parafuso 92 com uma porção de cabeça 92a acomodada no recesso 90 é aparafusado na porca 91. Por conseguinte, a capota superior de cano principal 40 e as porções superiores das capotas laterais de cano principal 27, 37 ficam presas juntas no suporte de apoio 88 do cano principal 20.
[0063] Um furo de montagem de chave principal 94 é provido no lado direito da porção frontal da capota superior de cano principal 40, e uma chave principal 95, que é uma chave obturadora de ar tendo um obturador de ar 96 que pode fechar o furo de chave não-mostrado, é montada no cano dianteiro 16 de modo a expor o obturador de ar 96 a partir do furo de montagem de chave principal 94.
[0064] A operação da presente modalidade será descrita. Uma vez que as porções salientes 37a... projetadas lateralmente a partir de ambas as extremidades laterais da capota dianteira 36 que cobre o cano dianteiro 16 a partir da frente são providas nas extremidades frontais das capotas laterais de cano principal 37... que cobrem o cano principal 20 da estrutura de corpo de veículo 15 a partir dos lados, e que os protetores de perna 38... que continuam a partir das porções inferiores das porções salientes 37a... são fixados de forma destacável às capotas laterais de cano principal 37..., mesmo que o protetor de perna 38 seja removido, conforme mostrado na figura 13, a porção saliente 37a executará parte da função do protetor de perna 38, e que a porção de ligação do protetor de perna 38 com relação à porção saliente 37a dificilmente poderá ser reconhecida a partir do lado, a flexibilidade no desenho poderá aumentar com a remoção do protetor de perna 38.
[0065] Uma vez que a porção saliente 37a tem uma forma em V aberto para dentro na seção transversal lateral, a rigidez da porção saliente 37a poderá ser aumentada. Uma vez que o protetor de perna 38 é também feito em forma de V aberto para dentro na seção transversal lateral, a rigidez do protetor de perna 38 poderá também ser aperfeiçoada.
[0066] Uma vez que a lanterna de direção dianteira 55 é formada sobre a porção saliente 37a, a distância entre as lanternas de direção dianteiras esquerda e direita 55... poderá ser grande e, em adição, a lanterna de direção dianteira 55 não se separa da capota de corpo de veículo 35 mesmo quando o protetor de perna 38 é removido.
[0067] Além disso, uma capota superior de cano principal 40 para cobrir o cano principal 20 a partir de cima é unida de forma destacável às porções superiores do par de capotas laterais de cano principal esquerda e direita 37..., e a capota superior de cano principal 40 é provi- da com o furo de montagem de chave principal 94. Sendo assim, quando a especificação da chave principal 95 é mudada, apenas a capota superior de cano principal 40 que se conecta às porções superiores do par de capotas laterais de cano principal esquerda e direita 37... pode ser substituída. Uma vez que o que deve ser substituído é uma capota superior de cano principal 40, ou seja, um componente de capota relativamente pequeno, a substituição da peça da capota de corpo de veículo 35 em associação à mudança da especificação da chave principal 95 pode ser feita facilmente e a um baixo custo.
[0068] Uma vez que a capota dianteira 36, a capota lateral de cano principal 37, e a capota superior de cano principal 40 são presas entre si em uma estrutura intercalada na qual uma 37 destas capotas 36, 37, 40 fica interposta entre as duas capotas restantes 36, 40, o número de componentes para ligar a capota dianteira 36, a capota lateral de cano principal 37, e a capota superior de cano principal 40 pode ser reduzido.
[0069] Ficará aparente aos versados na técnica que várias modificações e variações podem ser feitas nas modalidades preferidas descritas da presente invenção, sem se afastar do espírito ou âmbito da presente invenção. Deste modo, pretende-se que a presente invenção cubra todas as modificações e variações consistentes com o âmbito das reivindicações em apenso e seus equivalentes.
[0070] O presente pedido de patente reivindica a prioridade do pedido de patente japonês N. P 2004 286092, depositado em 30 de setembro de 2004, cujos conteúdos encontram-se incorporados ao presente documento a guisa de referência. APLICABILIDADE INDUSTRIAL: [0071] Em uma motocicleta na qual um cano dianteiro é coberto por uma capota dianteira a partir da frente e um cano principal é coberto por uma capota lateral de cano principal a partir do lado, mesmo quando um protetor de perna é removido, uma porção da capota de corpo de veículo diferente de um protetor de perna executa parte da função do protetor de perna. Ademais, a porção de ligação do protetor de perna é desenhado de modo a mal ser reconhecido a partir de uma vista lateral. Deste modo, a flexibilidade de desenho se torna maior.
REIVINDICAÇÕES

Claims (3)

1. Estrutura de capota de corpo de veículo de uma motocicleta, em que um motor (E) posicionado abaixo de um cano principal (20) é montado em uma estrutura de corpo de veículo (15) que inclui um cano dianteiro (16) para suportar de forma orientável um garfo dianteiro (17), e o cano principal (20) se estendendo a partir do cano dianteiro (16) para baixo e para trás, o cano dianteiro (16) é coberto por uma capota dianteira (36) a partir de um lado frontal do mesmo, e o cano principal (20) é coberto por capotas laterais de cano principal a partir das laterais do mesmo, caracterizado pelo fato de que uma capota superior do cano principal (40) inclui um furo de montagem de chave principal (94) e cobre o cano principal (20) a partir de um lado superior e é conectado de forma destacável à uma pluralidade de porções de ligações a uma porção superior de um par de capotas laterais de cano principal esquerda e direita (37), as porções superiores do dito par de capotas laterais de cano principal esquerda e direita (37) estão diretamente conectadas umas com as outras em uma parte das ditas porções de ligação, a capota superior do cano principal (40) está conectada às ditas porções de ligação, uma linha de periferia entre o par de capotas laterais de cano principal (37) em torno das ditas porções de ligação é coberta a partir do lado superior pela capota superior do cano principal (40).
2. Estrutura de capota de corpo de veículo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a capota dianteira (36), as capotas laterais do cano principal (37) e a capota superior do cano principal (40) estão fixadas juntas de tal maneira que uma (37) das capotas (36, 37, 40) é interposta entre as duas restantes (36, 40).
3. Estrutura de capota de corpo de veículo, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que as ditas porções de ligação estão ajustadas em um total de três posições na capota superior do cano principal (40) em porções de extremidade direita e esquerda, e uma porção de extremidade em uma direção dianteira e traseira a qual está separada das porções de extremidade direita e esquerda na direção dianteira e traseira, e localizadas perto de um centro nas direções direita e esquerda, e a dita porção de extremidade na direção dianteira e traseira é conectada com as porções de ligação.

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0516858B1 (pt) estrutura de capota de corpo de veículo em motocicleta
BR112012004504B1 (pt) Motocicleta
US7438340B2 (en) motorcycle with storage compartment
JP2008162510A (ja) 鞍乗型車両
BRPI0516214B1 (pt) aparelho para cobertura de manípulo para uma motocicleta
BR102014019406B1 (pt) Veículo do tipo montar em selim
BRPI0902768B1 (pt) Dispotitivo de iluminação traseira de veículo
BR102013019058B1 (pt) Estrutura de suporte de tanque de combustível para motocicleta
BRPI0900974A2 (pt) arranjo de estrutura de estojo de velocìmetro de veìculo
BRPI1103034A2 (pt) veÍculo do tipo de montar
ES2578163T3 (es) Vehículo del tipo de montar a horcajadas
BRPI1102960A2 (pt) Veículo do tipo de montar em selim
EP2949554B1 (en) Mirror device including turn indicator lamp and motor vehicle including mirror device
BR112018000346B1 (pt) Veículo para montar
BR102013009696A2 (pt) Veículo do tipo de montar no selim
BR122016020470B1 (pt) A motorcycle vehicle body hood structure
US20220250702A1 (en) Front fairing for a scooter
BR102012019905B1 (pt) estrutura da parte traseira de corpo em veículo do tipo de condução montada
BR112017021037B1 (pt) Estrutura de para-lama traseiro interno para uma motocicleta
BR102014028091A2 (pt) veículo do tipo sela de montar
BR102013006959A2 (pt) Lâmpada para motocicleta
BR102020020289A2 (pt) Veículo de montar em selim
US7527297B2 (en) Straddle type-vehicle
EP2669160B1 (en) Straddle type vehicle
EP3628577A1 (en) Saddled vehicle