BR112022013610B1 - Tampa - Google Patents

Tampa Download PDF

Info

Publication number
BR112022013610B1
BR112022013610B1 BR112022013610-2A BR112022013610A BR112022013610B1 BR 112022013610 B1 BR112022013610 B1 BR 112022013610B1 BR 112022013610 A BR112022013610 A BR 112022013610A BR 112022013610 B1 BR112022013610 B1 BR 112022013610B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
lid
container
opening
side wall
cover
Prior art date
Application number
BR112022013610-2A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112022013610A2 (pt
Inventor
Akira Takano
Original Assignee
Ky7 Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ky7 Inc filed Critical Ky7 Inc
Priority claimed from PCT/JP2021/000737 external-priority patent/WO2021141139A1/ja
Publication of BR112022013610A2 publication Critical patent/BR112022013610A2/pt
Publication of BR112022013610B1 publication Critical patent/BR112022013610B1/pt

Links

Abstract

TAMPA. É provida uma tampa capaz de retirar facilmente o conteúdo através de uma porção de abertura da mesma, enquanto assegura a vedação de um recipiente. A tampa inclui uma tampa superior feita de um material à base de papel, incluindo a tampa superior: uma porção de abertura que comunica o interior e o exterior da tampa superior; uma peça de tampa formada para ser capaz de abrir ou fechar a porção de abertura; e uma porção de suporte para segurar a peça de tampa em um estado em que a porção de abertura é aberta; e a tampa inclui uma porção de recepção de suporte configurada para reter a porção de suporte em um estado em que a porção de abertura é aberta.

Description

CAMPO TÉCNICO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção refere-se a uma tampa formada para ser possível fechar uma porção de abertura de um recipiente.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
[002] Em lojas de conveniência, supermercados e similares, produtos alimentícios e bebidas, como vários tipos de bebidas e acompanhamentos, são vendidos colocados em recipientes simples. Convencionalmente, nestas lojas, há muitos casos em que os produtos alimentícios e bebidas são contidos em recipientes antecipadamente e expostos para venda na loja com tampas fechando as porções de abertura dos recipientes. No entanto, nos últimos anos, além da forma de venda descrita acima, tem sido amplamente feita como outra forma de venda que um comprador coloque vários tipos de bebida, como café, em um recipiente em forma de copo em uma loja e, em seguida, coloque uma tampa no recipiente em forma de copo para retirar. Assim, nos últimos anos, várias tampas foram propostas para evitar, de uma maneira melhor, que o conteúdo (por exemplo, vários tipos de bebidas, como café) em recipientes transborde ao segurar os recipientes com as mãos, em comparação com os convencionais.
[003] Como este tipo de tampa, um artigo moldado utilizando um material plástico tem sido amplamente utilizado de acordo com a técnica convencional. No entanto, nos últimos anos, uma vez que os produtos plásticos podem causar diversos problemas ambientais, tem sido amplamente exigida a redução da quantidade de materiais plásticos utilizados como matéria-prima para a formação de recipientes simples e tampas para produtos alimentícios e bebidas que sejam descartáveis em curto período de tempo. Por esta razão, nos últimos anos, tampas formadas com materiais de celulose ou materiais de papel também foram propostos para substituir tampas formadas com materiais plásticos (por exemplo, Literaturas de Patentes 1 e 2). Lista de citações Literatura patentária Literatura Patentária 1: JP 2006 -248530 A Literatura Patentária 2: JP 2020 -116366 A
SUMÁRIO DA INVENÇÃO Problema técnico
[004] No entanto, em geral, os materiais de papel têm menor elasticidade e moldabilidade do que os materiais plásticos e, portanto, são difíceis de moldar em formas complicadas como é o caso dos materiais plásticos. Portanto, não tem sido fácil formar, usando um material de celulose ou um material de papel, uma tampa capaz de fechar de forma confiável uma porção de abertura de um recipiente para melhorar a vedação do interior do recipiente ao fechar a porção de abertura, enquanto tenha uma forma ou uma estrutura que não causa vazamento para o exterior do recipiente mesmo quando o conteúdo do recipiente é líquido, como é o caso da tampa formada de material plástico.
[005] Convencionalmente, várias ideias estruturais foram concebidas para uma tampa capaz de melhorar uma propriedade de vedação para uma porção de abertura de um recipiente usando um material de papel. A Literatura Patentária 1 apresenta uma tampa incluindo uma porção de superfície de parede tendo uma superfície externa cônica para ser encaixada em uma superfície interna de uma porção de estrutura principal cônica de um recipiente de papel e uma porção de tampa superior envolvida pela porção de superfície de parede, a tampa sendo configurada para ser encaixada em um lado interno de uma porção de abertura do recipiente. Além disso, a Literatura Patentária 2 apresenta uma tampa formada usando papel moldado de celulose para um copo de bebida. Além disso, na tampa descrita na Literatura Patentária 2, uma abertura é formada como uma saída de bebida para o conteúdo (por exemplo, uma bebida como café) no recipiente ser retirado do recipiente em um estado em que o recipiente está fechado.
[006] No entanto, é difícil dizer que a tampa descrita na Literatura de Patente 1 tem uma propriedade de vedação suficiente entre a porção de abertura do recipiente e a porção de superfície de parede tampa ao fechar o recipiente, e existe a possibilidade que o líquido no recipiente vaze. Em um caso em que uma tampa e um recipiente são feitos de papel, devido às características do material do papel, é provável que ocorram variações nas dimensões da tampa e da porção de abertura do recipiente, pois são influenciadas pela umidade e fatores similares. Ao mesmo tempo, como a tampa de papel convencional é formada em uma estrutura na qual a parede lateral e a tampa superior se sobrepõem, ou a parede lateral é reforçada por um material de reforço, uma porção da tampa a ser encaixada na porção de abertura do recipiente é dura. Assim, uma parte da tampa a ser encaixada na porção de abertura do recipiente tem pouca elasticidade. Portanto, quando ocorrem variações mínimas nas dimensões da tampa e da porção de abertura do recipiente, o recipiente não pode ser fechado de forma confiável, resultando em um problema que dificulta a vedação estável.
[007] Além disso, quando o recipiente contém uma bebida, uma abertura é formada na tampa como saída de bebida em muitos casos, por exemplo, como na tampa descrita na Literatura Patentária 2. No entanto, quando a saída de bebida é formada desta forma, embora a vedação entre o recipiente e a tampa esteja assegurada, existe também o problema de o conteúdo poder saltar repentinamente da saída da bebida enquanto transporta a bebida. Parece que tal problema pode ser resolvido se a saída de bebida também estiver configurada para ser fechada enquanto se transporta a bebida. No entanto, em um caso em que a saída de bebida é fechada desta maneira, a saída de bebida fechada precisa ser aberta quando o conteúdo é bebido ou similar. Isso causa outro problema que aumenta a complexidade. Em relação a este tipo de problema, também pode ser considerado empurrar uma estrutura de fechamento (peça de tampa) fechando a saída de bebida para dentro do recipiente para abrir a saída de bebida. No entanto, é difícil dizer que é higiênico abrir a saída de bebida empurrando a peça de tampa para dentro do recipiente dessa maneira. Além disso, se a saída de bebida for aberta puxando a tampa para fora, isso causa outro problema em que a operação para puxar a tampa é complicada ou a estrutura ou forma da própria tampa é complicada para puxar facilmente a peça de tampa.
[008] A presente invenção foi desenvolvida tendo em vista tais problemas, e um objetivo da presente invenção é prover uma tampa capaz de retirar facilmente o conteúdo de uma porção de abertura do mesmo, enquanto assegura a vedação de um recipiente.
Solução para o problema
[009] A essência da presente invenção é a seguinte. (1) Uma tampa incluindo uma tampa superior feita de um material à base de papel, no qual a tampa superior inclui: uma porção de abertura que comunica o interior e o exterior da tampa superior; uma peça de tampa formada para ser capaz de abrir ou fechar a porção de abertura; e uma porção de suporte para segurar a peça de tampa em um estado em que a porção de abertura esteja aberta; e a tampa é provida com uma porção de recepção de suporte configurada para manter a porção de suporte em um estado em que a porção de abertura esteja aberta. (2) A tampa de acordo com (1), em que um elemento de vedação para puxar a peça de tampa para abrir a porção de abertura é conectado à peça de tampa. (3) A tampa de acordo com (2), em que a porção de suporte é formada no elemento de vedação. (4) A tampa de acordo com (1), em que a porção de suporte é formada em formato de garra e a porção de recepção de suporte é formada em formato de corte na tampa superior, de modo que a porção de suporte seja inserível na porção de recepção de suporte. (5) A tampa de acordo com (1), incluindo adicionalmente uma porção da parede lateral formada circunferencialmente para cercar uma periferia da tampa superior, em que a porção de recepção de suporte é formada na porção de parede lateral. (6) A tampa de acordo com (5), em que a porção de recepção de suporte é a porção da parede lateral.
Efeitos vantajosos da invenção
[010] A tampa de acordo com a presente invenção inclui uma tampa superior feita de um material à base de papel. A tampa superior inclui: uma porção de abertura que comunica o interior e o exterior da tampa superior; uma peça de tampa formada para ser capaz de abrir ou fechar a porção de abertura; uma porção de suporte para segurar a peça de tampa em um estado em que a porção de abertura esteja aberta; e uma porção de recepção de suporte configurada para reter a porção de suporte em um estado em que a porção de abertura esteja aberta. Portanto, operando a porção de suporte para puxar a peça de tampa, a porção de abertura é aberta para comunicar o interior e o exterior da tampa superior. Uma vez que a porção de suporte é mantida pela porção de recepção de suporte, a porção de abertura pode ser mantida no estado aberto. Nesta altura, como a porção de suporte é mantida pela porção de recepção de suporte, a peça de tampa pode ser mantida em uma posição fixa. Por exemplo, mesmo no caso em que um usuário inclina o recipiente com a tampa fixada ao mesmo para retirar o conteúdo do recipiente através da porção de abertura (por exemplo, ao beber uma bebida), a peça de tampa pode ser mantida na posição fixa sem cair em direção à porção de abertura. Portanto, quando o usuário inclina o recipiente com a tampa fixada ao mesmo, a peça de tampa não toca o rosto do usuário (nariz ou similar), de modo que o usuário possa retirar confortavelmente o conteúdo (beber a bebida) sem sentir desconforto.
[011] Além disso, de acordo com a tampa da presente invenção, uma vez que a peça de tampa é puxada para cima pela operação da porção de suporte, a porção de abertura pode ser aberta sem tocar um lado da superfície traseira da peça de tampa. Portanto, uma vez que o dedo do usuário não toca no conteúdo fixado, por exemplo, na superfície traseira da peça de tampa, o usuário pode realizar uma operação confortável no momento de abrir a porção de abertura. Além disso, nessa tampa, a peça de tampa pode ser puxada para cima apenas operando a porção de suporte. Portanto, também é possível puxar a tampa realizando uma simples operação.
[012] Mais ainda, de acordo com a tampa da presente invenção, a peça de tampa também pode ser operada na direção de fechamento da porção de abertura, operando a porção de suporte que está sendo retida pela porção de recepção de suporte. Portanto, a operação de abertura/fechamento da tampa pode ser realizada várias vezes de maneira simples, operando a porção de suporte e, assim, a tampa pode ser fechada de maneira simples mesmo quando o conteúdo do recipiente, por exemplo, uma bebida é não completamente bebida em pouco tempo, e o estado fechado pode ser mantido continuamente. Além disso, de acordo com a presente invenção, é possível fornecer uma tampa capaz de considerar os problemas ambientais.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[013] A Figura 1 é uma vista em perspectiva externa que ilustra uma tampa de acordo com uma modalidade da presente invenção em um estado em que uma peça de tampa está fechada.
[014] A Figura 2 é uma vista em perspectiva externa que ilustra tampa em um estado no qual a peça de tampa está aberta.
[015] A Figura 3 é uma vista de plano que ilustra a tampa em um estado em que a peça de tampa está fechada.
[016] A Figura 4 é uma vista de plano que ilustra a tampa em um estado em que a peça de tampa está aberta.
[017] A Figura 5 é uma vista em corte longitudinal tomada ao longo da linha A-A da tampa na Figura 1.
[018] A Figura 6 é uma vista em corte transversal parcialmente ampliada da tampa.
[019] A Figura 7 é uma vista explicativa para descrever uma função e um efeito quando a peça de tampa da tampa está aberta.
[020] A Figura 8 é uma vista explicativa que ilustra um estado em que a tampa está fixada a um recipiente.
[021] A Figura 9 é uma vista explicativa para descrever uma função e um efeito quando a tampa está fixada ao recipiente.
[022] A Figura 10 é uma vista explicativa que ilustra um estado em que as tampas são empilhadas.
[023] A Figura 11 é uma vista explicativa para descrever outro aspecto de uma porção de formação de abertura para beber.
[024] A Figura 12 é uma vista explicativa para descrever outro aspecto de um elemento de vedação conectado à peça de tampa.
[025] A Figura 13 é uma vista explicativa para explicar outro aspecto do elemento de vedação conectado à peça de tampa.
[026] A Figura 14 é uma vista explicativa e uma vista em perspectiva que ilustra outro aspecto do elemento de vedação.
[027] A Figura 15 é uma vista em perspectiva que ilustra um estado no qual a peça de tampa é aberta usando o elemento de vedação ilustrado na Figura 14.
[028] A Figura 16 é uma vista de plano que ilustra outro aspecto do elemento de vedação.
[029] A Figura 17 é uma vista de plano que ilustra um estado no qual a peça de tampa é aberta usando o elemento de vedação ilustrado na Figura 16.
[030] A Figura 18 é uma vista de plano que ilustra outro aspecto do elemento de vedação.
[031] A Figura 19 é uma vista de plano que ilustra um estado no qual a peça de tampa é aberta usando o elemento de vedação ilustrado na Figura 18.
[032] A Figura 20 é uma vista de plano que ilustra outro aspecto do elemento de vedação.
[033] A Figura 21 é uma vista de plano que ilustra um estado no qual a peça de tampa é aberta usando o elemento de vedação ilustrado na Figura 20.
[034] A Figura 22 é uma vista explicativa para descrever uma função e um efeito quando a peça de tampa é aberta usando o elemento de vedação ilustrado nas Figuras 20 e 21.
[035] A Figura 23 é uma vista em perspectiva externa que ilustra a tampa tendo uma porção de recepção de suporte em outro aspecto.
[036] A Figura 24 é uma vista em corte longitudinal que ilustra um corte transversal da tampa em outro aspecto.
[037] A Figura 25 é uma vista em corte longitudinal que ilustra um corte transversal da tampa em outro aspecto.
[038] A Figura 26 é uma vista em corte longitudinal que ilustra um corte transversal da tampa em outro aspecto.
[039] A Figura 27 é uma vista em corte longitudinal que ilustra um corte transversal da tampa em outro aspecto.
[040] A Figura 28 é uma vista em corte longitudinal que ilustra um corte transversal da tampa em outro aspecto.
[041] A Figura 29 é uma vista em corte longitudinal que ilustra um corte transversal da tampa em outro aspecto.
[042] A Figura 30 é uma vista em corte longitudinal que ilustra um corte transversal da tampa em outro aspecto.
Descrição de modalidades
[043] A seguir, uma tampa de acordo com a presente invenção será descrita em detalhes com referência aos desenhos. Note-se que a tampa de acordo com a presente invenção será descrita exemplificando uma tampa usada para um recipiente (copo) para conter vários tipos de bebida, como um copo de café, mas não está limitada à tampa do recipiente para conter a bebida e também pode ser aplicada como uma tampa 1 de um recipiente para conter um item alimentar diferente da bebida. Além disso, a tampa de acordo com a presente invenção também pode ser aplicada como uma tampa aplicável a um recipiente para conter vários tipos de artigos além de alimentos e bebidas, por exemplo, peças como um parafuso, uma porca e similares, ou artigos diferentes dos descritos acima. Além disso, a tampa de acordo com a presente invenção será descrita usando um exemplo em que a tampa tem uma forma circular em vista de plano, mas a forma da tampa não está limitada à forma circular, e pode ser aplicada a uma forma diferente da forma circular, tal como uma forma elíptica, uma forma retangular, uma forma triangular, uma forma poligonal, uma forma retangular chanfrada, uma forma poligonal chanfrada ou semelhante.
[044] Conforme ilustrado nas Figuras 1 a 6, a tampa 1 inclui uma tampa superior 2 e uma parede lateral 3 formada circunferencialmente para cercar uma periferia da tampa superior. A parede lateral 3 é formada em formato cilíndrica pela junção circunferencial de partes de extremidade opostas de um material à base de papel. A parede lateral 3 é formada em formato afunilada de uma extremidade superior para uma extremidade inferior. Aqui, a "forma afunilada" significa que uma parede externa da parede lateral 3 é formada na forma afunilada completamente da extremidade superior da mesma em direção à extremidade inferior da mesma. A "forma afunilada" inclui uma forma na qual a parede externa da parede lateral 3 diminui gradualmente em dimensão da extremidade superior da mesma em direção à extremidade inferior da mesma e também inclui uma forma na qual a parede externa da parede lateral 3 é completamente afunilada, mesmo que haja uma porção saliente, uma porção que se projeta para fora ou semelhante em parte da parede externa da parede lateral 3, ou a porção saliente ou a porção saliente seja formada na mesma. Além disso, a "forma afunilada" também inclui uma forma na qual a parede externa da parede lateral 3 é formada em uma forma completamente afunilada, mesmo que a parede lateral 3 tenha uma forma cilíndrica reta com uma parte da parede lateral 3 não sendo formada na forma afunilada. Ou seja, a "forma afunilada" aqui é um conceito que inclui uma forma em que uma parte da parede externa tem uma forma diferente da forma afunilada, desde que a parede externa da parede lateral 3 tenha a forma afunilada como um todo da parede lateral.
[045] A tampa superior 2 tem uma porção ascendente 4 formada para ser dobrada ao longo de uma borda periférica da mesma. A parede lateral 3 tem uma parede superior 5 e uma parede inferior 6. A tampa superior 2 e a parede lateral 3 são integradas unindo a porção ascendente 4 da tampa superior 2 a um lado da superfície interna da parede superior 5 da lateral parede 3. Conforme ilustrado na Figura 8, a parede inferior 6 da parede lateral 3 é fornecida com uma porção de encaixe 7 formada em uma forma de ranhura anular rebaixada para ser encaixada em uma porção enrolada 103 fornecida em uma porção de abertura de recipiente 102 formada em um recipiente 101. A porção de encaixe 7 não está limitada à forma de ranhura anular rebaixada e pode ser formada em qualquer forma, desde que a porção de encaixe 7 possa ser encaixada na porção enrolada 103 do recipiente 101. Além disso, quando uma superfície periférica da parede inferior 6 da parede lateral 3 é pressionada de modo que a porção de encaixe 7 tendo a forma de ranhura anular rebaixada seja formada, é possível reduzir uma diferença de nível na porção de junção na porção de encaixe 7 formada na parte inferior parede 6 do si de parede 3, que é formada pela junção de ambas as partes de extremidade do material à base de papel tendo uma forma retangular ou em leque, praticamente não formando assim um espaço entre a tampa 1 e o recipiente 101 e melhorando a vedação quando o recipiente 101 é fechado pela tampa 1. No exemplo ilustrado nas Figuras 1 a 6, uma superfície lateral externa da porção de encaixe em forma de ranhura anular 7 (uma superfície lateral externa da parede inferior 6) formada por uma prensa de pressão ou semelhante é formada para dilatar, mas a superfície lateral externa da parede inferior 6 pode não ser formada para dilatar enquanto a porção de encaixe em forma de ranhura em reentrância anular estivar formada no lado da superfície interna da parede inferior 6. A fim de reduzir a diferença de nível na junção da porção da parede lateral 3, antes de unir ambas as partes de extremidade do material à base de papel tendo a forma retangular ou em leque para formar a parede lateral 3, as proximidades de ambas as partes de extremidade podem ser comprimidas de modo que a espessura diminua gradualmente na direção às porções de borda de extremidade (na direção circunferencial da parede lateral 3). Em seguida, ambas as partes de extremidade podem ser unidas para formar a parede lateral 3. Por conveniência de descrição, uma descrição de um elemento de vedação, que será descrito posteriormente, é omitida nas Figuras 8 a 10.
[046] Na tampa 1 da presente modalidade, a parede lateral 3 é formada circunferencialmente pela junção de ambas as partes de extremidade do material à base de papel em forma de leque no qual um comprimento de arco em um lado de extremidade superior do mesmo seja maior do que aquele em uma extremidade inferior do mesmo. Portanto, a parede lateral 3 é formada em uma forma na qual a superfície lateral é completamente afunilada a partir do lado de extremidade superior em direção ao lado de extremidade inferior (em direção à porção de abertura do recipiente 102 do recipiente 101) (inclinada completamente em uma direção indicada por uma seta a na Figura 8), de modo que uma dimensão interna no lado de extremidade inferior da porção de encaixe 7 seja menor do que no lado de extremidade superior da porção de encaixe 7.
[047] Na tampa 1 de acordo com a presente modalidade, uma vez que a parede lateral 3 é formada na forma afunilada e inclinada, a propriedade de empilhamento é excelente quando uma pluralidade de tampas 1 são empilhadas conforme ilustrado na Figura 10. Ou seja, a tampa 1 de acordo com a presente forma de realização permite armazenar e transportar a pluralidade de tampas 1 em um pequeno espaço empilhando-os verticalmente, reduzindo assim um custo no período dedo armazenamento e transporte. A parede lateral 3 não está limitada ao caso em que a superfície lateral é formada na forma completamente inclinada, e apenas uma parte da parede lateral 3, por exemplo, o lado da extremidade superior ou o lado da extremidade inferior da parede lateral 3, pode ser formado na forma inclinada. Além disso, o lado da extremidade superior e o lado da extremidade inferior da parede lateral 3 podem ser formados em diferentes ângulos de inclinação. Além disso, a tampa 1 de acordo com a presente modalidade pode ser formado em uma forma cilíndrica não inclinada formando a parede lateral 3 circunferencialmente usando o material à base de papel tendo a forma retangular. Além disso, usando um material à base de papel com uma forma de leque invertido, a parede lateral 3 pode ser formada para ter uma forma inclinada em uma direção oposta ao caso ilustrado na Figura 10. No entanto, é preferível que a parede lateral 3 seja não inclinada, ou que a parede lateral 3 seja inclinada em uma forma afunilada em direção à porção de abertura do recipiente 102 do recipiente 101 de modo a seguir um ângulo inclinado de uma parede lateral 104 do recipiente 101 como ilustrado na Figura 10. Entre eles, formando a parede lateral 3 na forma cilíndrica inclinada de tal maneira que a superfície lateral é afunilada do lado de extremidade superior em direção ao lado de extremidade inferior, a propriedade de empilhamento da tampa 1 é melhorada e as propriedades de fechamento e a vedação da tampa 1 em relação ao recipiente 101 são ainda mais excelentes.
[048] Na tampa 1, ambas as partes de extremidade do elemento à base de papel que formam a parede lateral cilíndrica 3 podem ser unidas e a tampa superior 2 e a parede lateral 3 podem ser unidas por um método de junção convencionalmente conhecido para integração. Exemplos do método de junção incluem adesivos normais, adesivos de colagem a quente, adesivos de dois líquidos, vedação a calor, ligação ultrassônica, ligação de alta frequência e similares, e é preferível à luz da eficiência de fabricação que as superfícies de junção da tampa superior 2 e da parede lateral 3 sejam formadas de um material com vedação a quente para ser unida por vedação a quente.
[049] A Figura 8 ilustra um estado no qual o recipiente 101 foi coberto com a tampa 1 para vedar a porção de abertura do recipiente 102 do recipiente 101 e a Figura 9 ilustra um estado no qual o recipiente 101 está sendo coberto com a tampa 1. A tampa 1 de acordo com a presente modalidade é formada de modo que a porção de encaixe 7 seja encaixada na porção enrolada 103 do recipiente 101. A porção de encaixe 7 é formada em uma forma de ranhura circunferencialmente, rebaixada em um lado da parede interna da parede inferior 6. A tampa 1 de acordo com a presente modalidade é formada para ter uma estrutura na qual uma parte de extremidade inferior 8 da parede inferior 6 não esteja em contato com a parede lateral 104 do recipiente 101 quando a porção de encaixe 7 estiver encaixada na porção enrolada 103 do recipiente 101. A tampa 1 de acordo com a presente invenção não só é capaz de fechar o recipiente 101 com alta vedação, mas é também facilmente destacável do recipiente 101 uma vez que a parede inferior 6 tem elasticidade. Além disso, por ter uma estrutura em que a parte de extremidade inferior 8 da parede inferior 6 não está em contato com a parede lateral 104 do recipiente 101 quando a tampa 1 estiver fixada ao recipiente 101, um dedo ou semelhante é colocado na parte de extremidade inferior 30 ou semelhante da parede inferior 6 para puxar para cima a parede inferior 6 quando a tampa 1 estiver destacada do recipiente 101, liberando assim o encaixe entre a porção enrolada 103 da porção de abertura do recipiente 102 do recipiente 101, a porção enrolada 103 da porção de abertura do recipiente 102 e a porção de encaixe 7 da tampa 1. Então, a tampa 1 pode ser puxada ainda mais para cima, desse modo destacando mais facilmente a tampa 1 do recipiente 101.
[050] A tampa 1 de acordo com a presente invenção tem uma configuração na qual a porção de encaixe 7 a ser encaixada na porção de abertura do recipiente 102 do recipiente 101 é formada na parede inferior 6 da parede lateral 3 formada por material baseado em papel circunferencial. Além disso, a parede inferior 6 da parede lateral 3 fornecida com a porção de encaixe 7 é excelente em elasticidade em comparação com a parede inferior 6 da parede lateral 3 dobrada para ser unida à tampa superior 2. Portanto, mesmo se o encaixe a porção 7 da tampa 1 for projetado para ter um diâmetro menor que um diâmetro externo da porção enrolada 103 do recipiente 101, a tampa 1 pode ser engatada de forma confiável com o recipiente 101. Além disso, ao projetar a porção de encaixe 7 para ter um diâmetro menor do que o diâmetro externo da porção enrolada 103 do recipiente 101 como descrito acima, mesmo quando uma pressão em uma porção de espaço 105 formada no recipiente 101 for aumentada por conter um produto líquido tal como café, particularmente um produto quente líquido ou semelhante, na porção de espaço 105, não há preocupação de que a tampa 1 possa ser facilmente liberada e o recipiente 101 pode ser fechado em um estado em que a alta vedação seja mantida. O fechamento com alta vedação resulta disso, além da forma da parede lateral 3 formada para ser inclinada de maneira a ser completamente afunilada da extremidade superior da mesma para a extremidade inferior da mesma.
[051] Além disso, na tampa 1 de acordo com a presente invenção, uma vez que a parede inferior 6 da parede lateral 3 tem elasticidade, mesmo que haja um erro na dimensão da porção de abertura do recipiente 102 do recipiente 101, a porção de abertura do recipiente 102 do recipiente 101 pode ser fechada de forma confiável, mantendo assim a alta vedação de forma confiável. Além disso, uma vez que a parede lateral 3 é inclinada em uma forma afunilada da extremidade superior da mesma para a extremidade inferior da mesma, e a tampa superior 2 e a parede lateral 3 são unidas para integração pela junção da porção ascendente 4, que sobe em uma forma inclinada de uma maneira de abertura de alargamento, para uma superfície interna 5a da parede superior 5 da parede lateral 3, a resistência de junção entre a porção ascendente 4 da tampa superior 2 e a superfície interna da parede superior 5 da parede lateral 3 é aumentada. Em particular, na tampa 1 ilustrada na Figura 1, etc., uma porção dobrada 9 é formada dobrando a parede superior 5 da parede lateral 3 sobre a superfície interna 4a da porção ascendente 4, de modo que uma superfície de face 9a da porção dobrada 9 voltada para a superfície interna 4a é unida à superfície interna 4a da porção ascendente 4. Consequentemente, a resistência de junção descrita acima entre a tampa superior 2 e a parede lateral 3 é ainda mais melhorada. Portanto, mesmo quando uma força de carga é aplicada à tampa 1, é menos provável que a tampa 1 seja torcida e não há preocupação de que o encaixe entre a porção de encaixe 7 e a porção enrolada 103 do recipiente 101 possa ser solto, e mesmo quando uma pressão interna do recipiente vedado 101 aumenta com uma bebida quente ou similar nele contida, há muito pouca probabilidade de que a tampa 1 se solte do recipiente 101.
[052] Em geral, quanto maior o tamanho da tampa superior 2 da tampa 1, mais a tampa superior 2 tem chances de ser torcida quando uma carga for aplicada à tampa 1. No entanto, assim como na tampa 1 de acordo com a presente invenção, ao formar a parede lateral 3 para ser inclinada na forma afunilada da extremidade superior da mesma em direção à extremidade inferior da mesma, unindo a porção ascendente 4 formada para se elevar na forma inclinada na maneira de alargamento da abertura à superfície interna da parede superior 5 da parede lateral 3, e unindo ainda mais a porção ascendente 4 e a porção dobrada 9, mesmo que a tampa 1 seja de tamanho grande, é menos provável que a tampa 1 se solte do recipiente 101 quando uma carga é aplicada à tampa 1. A tampa 1 de acordo com a presente invenção tem uma dimensão maior em um ponto de junção inferior 10 da porção de junção entre a porção ascendente 4 da tampa superior 2 e a parede superior 5 da parede lateral 3 (um diâmetro no ponto de junção inferior 10 quando a tampa superior 2 tem uma forma circular) do que na parte de extremidade inferior 8 da porção de encaixe 7 (um diâmetro na parte de extremidade inferior da porção de encaixe 7 quando a tampa superior 2 tem uma forma circular), de modo que o estado fechado pode ser mantido de forma confiável. Na tampa 1 da presente forma de realização, a porção de junção entre a parede superior 5 da parede lateral 3 e a porção ascendente 4 da tampa superior 2 é formada para cima da tampa superior 2 como uma parede saliente. Em um caso em que uma bebida como café esteja contida no recipiente 101, a parede saliente pode ser usada como uma porção de colocação da boca ao beber a bebida e pode ser usada como uma parede prevenindo a bebida de transbordamento.
[053] O recipiente 101 não está limitado ao recipiente que tem uma forma na qual a parede lateral 104 é inclinada, como um copo de café ou um recipiente de macarrão tipo copo, e pode ser um recipiente cilíndrico, como uma lata de noz e similares. A tampa 1 da presente invenção pode ser usada para vários tipos de recipiente, como um recipiente de papel, um recipiente de plástico, um recipiente de plástico espumado, uma lata de metal e similares e também pode ser usado como uma tampa para um recipiente, para conter um alimento seco ou similar ou para um recipiente não alimentar ou similar, sem limitação a um recipiente para conter um material líquido. A tampa 1 da presente invenção pode ser usada como uma tampa para um recipiente de sopa, iogurte, sorvete ou vários tipos de acompanhamentos ou refeição, bem como o copo de café, o recipiente de macarrão tipo copo, a lata de nozes e similares, e pode ser usada como uma tampa para qualquer tipo de recipiente, sem limitação a um recipiente para alimentos e bebidas.
[054] Na tampa 1 da presente modalidade em que a parede lateral 3 é formada na forma inclinada para ser afunilada da extremidade superior da mesma para a extremidade inferior da mesma, um ângulo de inclinação α da parede lateral 3 da tampa 1 pode ser igual ou diferente de um ângulo de inclinação β da parede lateral 104 do recipiente 101. No caso em que os ângulos de inclinação α e β são diferentes um do outro, o ângulo de inclinação α da parede lateral 3 pode ser maior ou menor que o ângulo de inclinação β da parede lateral 104 do recipiente 101. No entanto, quando o ângulo de inclinação α é menor que o ângulo de inclinação β (quando a inclinação é grande), a força de encaixe da tampa 1 em relação ao recipiente 101 é maior, aumentando ainda mais a capacidade de vedação. O tamanho do ângulo de inclinação α da parede lateral 3 da tampa 1 em relação ao ângulo de inclinação β da parede lateral 104 do recipiente 101 pode ser alterado arbitrariamente de acordo com uma diferença de tamanho do recipiente 101 (o tamanho da tampa 1) ou semelhante para aumentar a capacidade de vedação da tampa 1. No caso em que o recipiente não é circular, como um recipiente poligonal, o ângulo de inclinação α da parede lateral 3 da tampa 1 pode ser alterado de acordo com a diferença de forma de uma porção do recipiente na qual a tampa 1 for encaixada, evitando assim uma alteração na vedação resultante da diferença na porção do recipiente.
[055] Na tampa 1 da forma de realização acima descrita, a parede superior 5 da parede lateral 3 e a porção ascendente 4 da tampa superior 2 são formadas para ter a mesma altura. No entanto, a parede superior 5 da parede lateral 3 e a porção ascendente 4 da tampa superior 2 não estão limitadas à mesma altura e qualquer uma da parede superior 5 da parede lateral 3 e a porção ascendente 4 da tampa superior a tampa 2 pode ser formada para ser mais curta que a outra.
[056] Exemplos do material à base de papel que constitui a parede lateral 3 da tampa 1 da presente invenção incluem não apenas o papel, mas também papel de fibra química, papel sintético, papel resistente à água, papel revestido, substituto de papel, papel de pergaminho, papel de lã, papel de fibra de vidro, papel de pedra, papel cerâmico e similares, e uma pluralidade de folhas laminadas dos mesmos e similares, sendo o papel produzido por empilhamento de fibras naturais espalhadas, materiais como polpa de celulose triturada, que pode ser obtido por trituração de folhas naturais usando uma máquina de trituração, em virtude de um fluxo de ar e colagem de fibras vegetais ou outras fibras, como as chamadas folhas de fluxo de ar, obtidas pela fixação das fibras umas às outras na estrutura empilhada de fibras com um aglutinante, as folhas naturais sendo compostas de papel, fibras à base de celulose ou similares e obtidas pela fabricação de uma pasta natural de fibra em uma rede, secagem ou secagem por pressão da pasta e realizando a fabricação de papel para formar folhas. O material à base de papel pode ser composto apenas de polpa de celulose, mas pode incluir fibras como fibras naturais não-celulose, fibras sintéticas, fibras regeneradas ou similares com celulose preferivelmente em uma quantidade de 50% em massa ou mais, mais preferivelmente em uma quantidade de 70% em massa ou mais, ainda mais preferivelmente em uma quantidade de 80% em massa ou mais, e mais preferivelmente em uma quantidade de 100% em massa. Como material à base de papel, também pode ser usado um material compósito com uma película ou um tecido não-tecido de uma resina sintética ou uma resina natural, um material à base de madeira, como uma folha de madeira, uma folha de alumínio ou semelhante. Quando o material compósito é usado como material à base de papel, o material compósito contém celulose preferivelmente em uma quantidade de 50% em massa ou mais, e particularmente preferivelmente em uma quantidade de 80% em massa ou mais, com base na massa total do material compósito. Quanto maior o teor de celulose, maior a probabilidade de o material à base de papel ser biodegradado, o que é preferível.
[057] Exemplos da polpa incluem polpa de celulose de madeira, celulose não- madeira, polpa de papel residual, celulose sintética e similares. Mais especificamente, os exemplos da polpa incluem pelo menos uma apropriadamente selecionada dentre: polpas mecânicas (MP), tais como polpas de madeira moídas (GP), polpas moídas em pedra (SGP), polpas moídas em refinador (RGP), polpas moídas pressurizadas (PGW), polpas termomecânicas (TMP), polpas químico-termo-mecânicas (CTMP) e polpas químico-termo-mecânicas branqueadas (BCTMP); polpas mecânicas químicas (CGP) ou polpas semiquímicas (SCP); polpas químicas (CP) tais como polpas kraft (KP), e polpas kraft branqueadas de folhas largas (LBKP) e polpas kraft branqueadas de folhas agulhas (NBKP), polpas de soda (AP), polpas de sulfito (SP) e polpas dissolvidas (DP); e polpas auxiliares tais como polpas sintéticas feitas de nylon, rayon, poliéster, álcool polivinílico (PVA), ou similares como matéria-prima, polpas de rejeitos (TP) e polpas de caule e polpas de basto, por exemplo, polpas de trapo, polpas de palha, polpas de esparto, polpas de bagaço, polpas de bambu e polpas de kenaf feitas de algodão, linho, cânhamo, juta, cânhamo de manila, rami ou similares como matéria- prima. Exemplos da polpa que pode ser usada incluem: polpas de folha de agulha, como pinho vermelho, pinho todo, pinho ezo, abeto de douglas, cicuta e abeto; polpas de folhas largas como faia, carvalho, kava, eucalipto, choupo e amieiro; polpas de madeira tais como uma mistura de polpa de folha de agulha e polpa de folha larga; polpas não lenhosas como kenaf, polpa de bagaço, polpa de bambu, polpa de cereais, polpa de walla, polpa de abaca e celulose de algodão; e resíduos de polpas de papel. A celulose de folha agulha tem fibras mais longas do que a celulose de folha larga. Consequentemente, um material de papel usando polpa de fibra longa, como polpa de folha de agulha, tem fibras emaranhadas umas com as outras em alto grau. Além disso, a polpa triturada obtida por esmagamento de folhas naturais usando polpa de folha de agulha ou semelhante também tem fibras mais longas do que aquelas obtidas por esmagamento de folhas naturais feitas de polpa de folha larga e, consequentemente, a resistência do material à base de papel é aprimorada pelas fibras emaranhadas umas com as outras.
[058] O material à base de papel tem preferivelmente resistência à água, e pode ser usado um material ao qual a resistência à água é conferida antecipadamente, como papel resistente à água, ou um material no qual uma camada de revestimento é fornecida pelo menos em uma superfície localizada no lado do recipiente do material à base de papel também pode ser usada. A camada de revestimento pode ser fornecida ligando um filme ou aplicando um agente de revestimento.
[059] Exemplos de resina que podem ser usados para formar a camada de revestimento incluem: poliestireno, polietileno, polipropileno, tereftalato de polietileno, poliuretano, cloreto de polivinila, cloreto de polivinilideno, acetato de polivinila, cianoacrilato, uma resina epóxi, uma resina de ácido poliacrílico, um polimetacrílico resina ácida, nylon e policarbonato; resinas naturais degradáveis, como policaprolactona, poli-hidroxialcanoato, poli-hidroxibutirato, ácido poliláctico, resinas à base de amido, como amido esterificado, acetato de celulose, polietileno succinato, álcool polivinílico, ácido poliglicólico, quitosana/celulose/amido, poli(hidroxibutirato/hidroxihexanoato), poli(caprolactona/succinato de butileno), succinato de polibutileno, poli(succinato/adipato de butileno), poli(succinato/carbonato de butileno), poli(tereftalato/succinato de etileno), poli(adipato/tereftalato de butileno) e poli(adipato/tereftalato de tetrametileno), e misturas das resinas naturais degradáveis; resinas de biomassa naturais degradáveis e misturas de resinas de biomassa naturais degradáveis; uma resina fluorada, uma resina de silicone, uma resina de cura ultravioleta, copolímeros de monômeros que constituem a resina, tais como um copolímero de etileno-acetato de vinila, um copolímero de etileno-álcool vinílico, um copolímero de etileno-propileno, um copolímero de etileno-propileno- butadieno, um copolímero de acril-estireno, um copolímero de estireno-butadieno e um copolímero de acrilonitrila-butadieno-estireno, uma resina natural, parafina, gelatina, celofane, polimetilpenteno e similares. A camada de revestimento é preferivelmente formada por uma resina natural degradável, tal como ácido poliláctico, policaprolactona, poli-hidroxialcanoato ou uma resina à base de amido, uma resina natural de biomassa degradável ou uma resina natural.
[060] Exemplos da resina natural degradável incluem resinas naturais, plásticos naturais degradáveis, plásticos de biomassa e similares. Exemplos de plásticos naturais degradáveis e plásticos de biomassa incluem resinas naturais degradáveis, como policaprolactona, poli-hidroxialcanoato, poli-hidroxibutirato, ácido poliláctico, resinas à base de amido, como amido esterificado, acetato de celulose, polietileno succinato, álcool polivinílico, ácido poliglicólico, quitosana/celulose/ amido, poli(hidroxibutirato/hidroxihexanoato), poli(caprolactona/succinato de butileno), succinato de polibutileno, poli(succinato/adipato de butileno), poli(succinato/carbonato de butileno), poli(tereftalato/succinato de etileno), poli(adipato/tereftalato de butileno) ), e poli(adipato/tereftalato de tetrametileno), e misturas de resinas naturais degradáveis.
[061] Além disso, a resina naturalmente degradável pode conter aditivos descritos na lista positiva da Japan Bioplastics Association. Exemplos dos aditivos incluem: lubrificantes tais como amida de ácido esteárico, éster de ácido graxo, sal de metal de ácido graxo, ácido graxo, gordura e óleo e éster de ácido graxo de glicerina; estabilizadores tais como fosfato de trifenila, anidrido ftálico, fosfato de trisdibutila e anidrido acético; materiais inorgânicos tais como dióxido de titânio, caulino, mica, bentonita, terra diatomácea, óxido de magnésio, areia de sílica, alumínio, carbonato de cálcio, hidróxido de cálcio e pó de concha; tensoativos tais como amida de ácido graxo superior, tensoativo não iônico e éster de ácido graxo de glicerina; agentes espumantes tais como ácido cítrico, bicarbonato de sódio e butano; e outros materiais, como um agente antiestático e um adesivo de colagem a quente.
[062] Além disso, ser "naturalmente degradável" refere-se a uma propriedade de ser capaz de degradação por microrganismos, raio ultravioleta, mudanças climáticas ou similares em qualquer ar, solo e água para reduzir uma carga ambiental. Além disso, a tampa de acordo com a presente invenção não é limitada pelo conteúdo do recipiente ao qual a tampa está fixada, podendo ser aplicado como uma tampa que fecha um recipiente capaz de conter qualquer tipo de conteúdo.
[063] Na tampa 1 da presente invenção, a tampa superior 2 pode ser feita do mesmo material à base de papel que a parede lateral 3, mas pode ser feita de um filme ou um material em folha diferente do material à base de papel. Quando a tampa superior 2 é feita de um filme ou um material em folha, a tampa superior 2 tem maior flexibilidade do que aquela feita de um material à base de papel, tornando assim mais fácil encaixar a tampa 1 no recipiente 101. Além disso, se a tampa superior 2 for feita de um filme transparente ou material em folha, o conteúdo no recipiente 101 pode ser verificado visualmente facilmente quando a tampa 1 é fixada ao recipiente 101. Exemplos do filme ou do material em folha que podem ser usados incluem cloreto de polivinila, cloreto de polivinilideno, poliuretano, tereftalato de polietileno (PET), resinas à base de olefina, como polietileno e polipropileno, álcool polivinílico, resinas acrílicas, como ácido poliacrílico, ácido polimetacrílico e um copolímero de acrilonitrila- butadieno-estireno, tereftalato de polietileno, celofane , nylon, um copolímero de etileno-álcool vinílico, polimetilpenteno, acetato de polivinila, ácido poliláctico, policaprolactona, poli-hidroxialcanoato, uma resina à base de amido, um compósito destes e similares. No entanto, são preferidos acetato de polivinila, ácido poliláctico, policaprolactona, poli-hidroxialcanoato, uma resina à base de amido e similares, que são biodegradáveis. Além disso, um laminado pode ser usado formando uma camada de alumínio sobre papel ou semelhante por deposição de vapor ou semelhante, ou fornecendo uma camada de alumínio sobre uma superfície de papel ou semelhante e fornecendo ainda uma camada laminada ou uma camada de revestimento de polietileno, polipropileno ou similares em uma superfície ou ambas as superfícies da camada de alumínio. Em um caso em que a tampa superior 2 é feita de um filme ou um material de folha, quando um material que é difícil de selar a quente, como PET, é usado, se polietileno, polipropileno ou similar (OPP, CPP ou similares) é revestido em uma superfície a ser unida à parede lateral 3, a tampa superior 2 e a parede lateral 3 podem ser facilmente unidas por vedação a quente.
[064] Na tampa 1 da presente invenção, tanto no caso em que a tampa superior 2 seja feita de um material à base de papel quanto no caso em que a tampa superior 2 seja feita de um filme ou um material em folha, quando a tampa superior 2 está configurada para ter um material com uma propriedade de vedação a quente em um lado a ser colocado em contato com a porção de abertura do recipiente 101, a tampa superior 2 pode ser unida à porção de abertura do recipiente 101 (o porção 103 do recipiente 101 no aspecto ilustrado na Figura 3) por uma vedação a quente, e a tampa 1 pode ser destacada do recipiente 101 enquanto remove a vedação no momento do uso. Desta forma, é possível proteger o conteúdo do recipiente 101 do ar externo até que o conteúdo seja usado. Em um caso em que a tampa superior 2 seja feita de um filme ou um material de folha, é preferível usar um material com resistência à permeabilidade ao ar e resistência à permeabilidade à umidade para aumentar a propriedade de proteção do ar externo.
[065] A fim de fechar o recipiente 101 com a tampa 1 da presente invenção, a porção de encaixe 7 é primeiro encaixada na porção enrolada 103 do recipiente 101 em uma extremidade tampa 1 como ilustrado na Figura 14A, a porção de encaixe 7 é então encaixada sequencialmente na porção enrolada 103 em direção ao lado oposto da tampa 1 para deformar a tampa superior 2 como ilustrado na Figura 14B, e a porção de encaixe 7 é encaixada na porção enrolada 103 do recipiente 101 na outra extremidade da tampa 1, encaixando assim a tampa 1 no recipiente 101 de modo que o recipiente 101 possa ser fechado. Uma vez que a tampa 1 da presente invenção tem flexibilidade de maneira geral e a parede inferior 6 da parede lateral 3 tem elasticidade na direção da espessura, a tampa 1 pode ser encaixada no recipiente 101 mesmo quando a dimensão interna da parte de extremidade inferior da parede inferior 6 é menor do que a dimensão externa da porção de abertura do recipiente 101, de modo que a superfície interna da parede inferior e a superfície inferior da tampa superior da tampa 1 estejam em contato firme com a porção de abertura do recipiente (porção enrolada 103), fechando assim de forma confiável o recipiente 101 com alta capacidade de vedação. A tampa 1 da presente invenção pode ser encaixada em uma porção de abertura do recipiente, não limitada a um recipiente com uma porção enrolada, para manter alta capacidade de vedação.
[066] A seguir, será descrita uma configuração de uma porção de formação de abertura 11 e similares na tampa superior 2. Conforme ilustrado na Figura 1, etc., a porção de formação de abertura 11 inclui uma porção de abertura 12 e uma peça de tampa 13 e é formada de modo que a peça de tampa 13 feche a porção de abertura 12 conforme ilustrado nas Figuras 1 e 3, e a peça de tampa 13 é aberta e a porção de abertura 12 é aberta como ilustrado nas Figuras 2 e 4. A porção de abertura 12 que constitui a porção de formação de abertura 11 comunica-se entre o interior e o exterior da tampa superior 2 e é formada para penetrar entre uma superfície frontal 2 e uma superfície traseira 2b da tampa superior 2. Por exemplo, a porção de abertura 12 serve como uma abertura formada para permitir que o conteúdo (por exemplo, bebida ou comida) na porção de espaço 105 do recipiente 101 entre ou saia quando a tampa 1 estiver fixada ao recipiente 101. Conforme ilustrado na Figura 1, etc., a porção de formação de abertura 11 é fornecida na tampa superior 2 em uma posição deslocada para uma posição predeterminada em uma direção para fora da parte central da tampa 2. Além disso, a peça de tampa 13 formada na tampa superior 2 é formada de modo que uma parte de extremidade 13a da mesma localizada em uma posição afastada para fora da parte central da tampa superior 2 por uma distância predeterminada seja uma extremidade livre e a outra parte de extremidade 13b da mesma localizada mais perto do centro do que a parte de uma extremidade 13a é uma extremidade fixa. Uma porção de dobradiça 14 é formada na outra parte de extremidade 13b e a peça de tampa 13 é formada para ser capaz de abrir ou fechar através da porção de dobradiça 14. Ou seja, a porção de formação de abertura 11 é configurada de modo que uma parte de extremidade 13a é operada para abrir ou fechar a tampa superior 2 com a porção de dobradiça 14 como um fulcro na outra parte de extremidade 13b da peça de tampa 13. Além disso, a porção de formação de abertura 11 é formada de tal modo que a porção de abertura 12 é aberta quando a tampa 13 é aberta. Em relação à operação de abertura/fechamento da peça de tampa 13, uma linha de dobra 15 é preferivelmente formada na porção de dobradiça 14. A linha de dobra 15 pode ser formada na superfície frontal 2a e/ou na superfície traseira 2b da tampa superior 2. Ao formar a linha de dobra 15 na porção de dobradiça 14 como descrito acima, a operação de abertura/fechamento da peça de tampa 13 pode ser facilmente realizada com referência à linha de dobra 15. Além disso, uma vez que a outra parte de extremidade 13b da peça de tampa 13 é dobrada no local onde a linha de dobra 15 é formada, a outra parte de extremidade 13b da peça de tampa 13 pode ser dobrada fácil e ordenadamente quando dobrada na porção de dobradiça 14, isto é, quando a peça de tampa 13 é aberta. Por outras palavras, formando a linha de dobra 15, a peça de tampa 13 pode ser prevenida de ser dobrada num local diferente do local onde a linha de dobra 15 é formada como ponto de apoio. A linha de dobra 15 pode ser formada, por exemplo, por prensagem de forma linear por meio de moldagem por prensagem. Isto é, a linha de dobra 15 pode ser formada realizando uma prensagem de forma linear em uma posição predeterminada onde a linha de dobra 15 deve ser formada usando uma máquina de moldagem por prensagem ou semelhante. Uma vez que a peça de tampa 13 é dobrada apenas num local específico onde a linha de dobra 15 é formada desta forma, é possível reduzir grandemente uma variação na posição onde a peça de tampa 13 é dobrada. Note que a linha de dobra 15 pode ser formada selecionando apropriadamente e usando qualquer método convencionalmente conhecido.
[067] A porção de formação de abertura 11 é formada de tal modo que a porção de espaço 105 do recipiente 101 pode ser visualmente reconhecida através da porção de abertura 12 quando a peça de tampa 13 é aberta em um estado em que a tampa 1 está fixada ao recipiente 101. Note que a porção de abertura 12 é preferivelmente formada em uma posição tal que, quando a tampa 1 está fixada ao recipiente 101, uma parte de extremidade 12a da porção de abertura 12 (uma parte de extremidade no mesmo lado que a parte de extremidade da peça de tampa 13) está localizada em um lado mais externo do que uma parede interna 106 do recipiente 101.
[068] Conforme ilustrado nas Figuras 1 e 2, enquanto a linha de dobra 15 é formada em um local onde a porção de dobradiça 14 é formada, as linhas de corte 16 são formadas em um local diferente do local onde a porção de dobradiça 14 é formada e uma porção de junção em forma de ponto 17 é formada entre uma linha de corte 16 e outra linha de corte 16 para unir a porção de formação de abertura 11 à tampa superior 2. Ao formar a porção de formação de abertura 11 como descrito acima, as porções de junção em forma de ponto 17 existem e a peça de tampa 13 permanece fechada antes do uso, mas as porções de junção em forma de ponto 17 são cortadas e a junção nas porções de junção em forma de ponto 17 é liberada quando a peça de tampa 13 é puxada por um elemento de vedação 21, que será descrito mais tarde, ou puxado pelo elemento de vedação 21.
[069] Alternativamente, a porção de formação de abertura 11 pode ser formada por um meio corte no qual uma linha cortável é formada inteiramente ao longo da forma da peça de tampa 13 (em outras palavras, inteiramente ao longo da forma da porção de abertura 12), em vez de ser formada pelas linhas de corte 16 e as porções de junção em forma de ponto 17 como descrito acima. Em um caso em que a porção de formação de abertura 11 é formada como uma porção de meio corte H (ver Figura 18), um meio corte é formado inteiramente ao longo da forma da peça de tampa 13 (ou a porção de abertura 12) sem as linhas de corte 16 e as porções de junção em forma de ponto 17 como descrito acima. Na porção de meio corte, o meio corte é formado a uma profundidade menor que a espessura total da tampa superior 2, sem penetrar entre a superfície frontal 2a e a superfície traseira 2b da tampa superior 2 como as linhas de corte 16. Note que, quando as linhas de corte 16, as porções de junção em forma de ponto 17 e a porção de meio corte H são usadas, todas as linhas de corte 16, as porções de junção em forma de ponto 17 e a porção de meio corte H podem ser usadas na tampa 1, exceto no caso em que a porção de meio corte H é formada no lugar das linhas de corte 16 e as porções de junção em forma de ponto 17.
[070] Conforme ilustrado na Figura 1, etc., as porções de alívio de tensão 18 são formadas com a peça de tampa 13 para aliviar a tensão gerada contra uma força aplicada à outra parte de extremidade 13b onde a porção de dobradiça 14 é formada quando a peça de tampa 13 é puxada para cima. No exemplo ilustrado na Figura 1, etc., as porções de alívio de tensão 18 são formadas para serem cada uma curvada em uma direção na qual uma distância entre as respectivas linhas de corte 16 aumenta em direção a uma direção oposta a uma direção na qual a peça de tampa 13 é formada em um local onde a porção de dobradiça 14 é formada. A porção de alívio de tensão 18 é formada de modo que a outra parte de extremidade da linha de corte 16 esteja localizada em uma posição deslocada de uma posição de direção radial onde a porção de dobradiça 14 é formada, isto é, uma posição em um lado mais externo na direção radial direção do que a posição da direção radial. Uma vez que a porção de alívio de tensão 18 é formada localizando a outra parte de extremidade da linha de corte 16 como descrito acima, a linha de corte 16 é formada em uma posição adjacente à porção de dobradiça 14, reduzindo assim a tensão aplicada à posição. Conforme descrito acima, para reduzir a tensão gerada na posição, é necessário que a outra parte da extremidade da linha de corte 16 esteja localizada em um local diferente do local onde a porção de dobradiça 14 é formada, em vez de localizar a outra extremidade da linha de corte no mesmo local que a porção de dobradiça 14. Ao formar as porções de alívio de tensão 18 conforme descrito acima, é possível reduzir a tensão aplicada à outra parte da extremidade da linha de corte 16 no momento da abertura a peça de tampa 13 e também é possível resolver um problema como a ocorrência de quebra ou danos na tampa superior 2 no momento em que a peça de tampa 13 é aberta.
[071] Note que, em relação à linha de corte 16, um corte pode ser formado perpendicularmente da superfície frontal 2a à superfície traseira 2b da tampa superior 2, conforme ilustrado na Figura 6(a), ou um corte pode ser formado para ter um ângulo predeterminado da superfície frontal 2a em direção à superfície traseira 2b da tampa superior 2, conforme ilustrado na Figura 6(b). Quando o corte é formado perpendicularmente da superfície frontal 2a em direção à superfície traseira 2b da tampa superior 2, conforme ilustrado na Figura 6(a), a peça de tampa 13 pode ser aberta com relativa facilidade ao longo da linha de corte 16. Além disso, quando a linha de corte 16 é formada por corte como ilustrado na Figura 6(b), uma superfície de corte em forma de inclinação formada no lado da tampa superior 2 e uma superfície de corte em forma de inclinação formada no lado da peça de tampa 13 se apoiam uma na outra. Portanto, quando se tenta puxar a tampa 13 para cima ou quando o recipiente 101 foi fechado com a tampa 1, mesmo que a tampa superior 2 seja pressionada do lado da superfície traseira 2b em direção ao lado da superfície frontal 2a devido a uma mudança na pressão de vapor na porção de espaço 105 ou semelhante, é difícil que a peça de tampa 13 seja aberta porque a superfície de corte no lado da peça de tampa 13 e a superfície de corte no lado da tampa superior 2 se apoiam uma na outra. Portanto, com uma tampa formada desta maneira, é possível evitar de modo mais eficaz que a tampa 13 seja aberta inesperadamente. Note-se que, quando as superfícies de corte em forma de inclinação são formadas no lado da tampa superior 2 e no lado da tampa 13, respectivamente, conforme ilustrado na Figura 6(b), a superfície de corte no lado da tampa superior 2 é preferivelmente uma superfície inclinada em que uma extremidade da superfície de corte no lado da superfície frontal está mais próxima do centro do que a outra extremidade da superfície de corte no lado da superfície traseira 2b. Além disso, a superfície de corte no lado da tampa 13 é preferivelmente formada de modo que uma extremidade da superfície de corte no lado da superfície traseira 2b esteja em um lado mais externo na direção radial do que a outra extremidade da superfície de corte na parte frontal superfície 2a lado.
[072] A porção de formação de abertura 11 pode ser formada selecionando arbitrariamente um chamado método de puncionamento ou um método convencionalmente conhecido correspondente ao "puncionamento". Além disso, a fim de formar a porção de formação de abertura 11 pelo puncionamento descrito acima, uma lâmina de puncionamento utilizada ao realizar o puncionamento tem preferivelmente uma espessura de 1,0 mm ou menos. Mais especificamente, a espessura da lâmina de puncionamento é mais preferivelmente 0,7 mm ou menos, e ainda mais preferivelmente 0,4 mm ou menos. Quando a espessura da lâmina de puncionamento é de 0,4 mm ou menos, enquanto a linha de corte 16 é formada, é menos provável que se forme uma folga resultante da linha de corte 16 devido às características do material de papel após ser cortado. Portanto, é possível reduzir bastante o vazamento da linha de corte 16.
[073] No caso em que a tampa 1 é usada para um recipiente para conter uma bebida, por exemplo, como na presente modalidade, a porção de abertura 12 é uma abertura formada para funcionar como uma porta de bebida através da qual a bebida no recipiente 101 pode fluir para fora do recipiente 101 quando um usuário bebe a bebida no recipiente 101. Além disso, a porção de abertura 12 pode funcionar como uma porta de inserção através da qual um objeto, como um canudo, pode ser inserido na porção espacial 105 do recipiente 101.
[074] Conforme ilustrado na Figura 1, etc., o elemento de vedação 21 é fixado à peça de tampa 13. Uma porção de junção 22 é formada em uma parte de extremidade 21a do elemento de vedação 21. A porção de junção 22 é formada para unir o elemento de vedação 21 à peça de tampa 13 por vários métodos, como junção ultrassônica, vedação a quente e junção usada com adesivo. Como um método de junção na porção de junção 22, a junção ultrassônica é preferível entre os métodos descritos acima à luz da facilidade de junção, resistência da junção e similares. A parte de extremidade 21a do elemento de vedação 21 é fixada à peça de tampa 13 em uma posição deslocada da parte central da peça de tampa 13, de preferência em uma posição distante da parte central da tampa superior 2 na peça de tampa 13, e mais preferivelmente em uma posição mais afastada da parte central da tampa superior 2. Isto é, o elemento de vedação 21 é fixado à peça de tampa 13 em uma posição próxima da parte de extremidade 13a. Em outras palavras, o elemento de vedação 21 é unido a uma extremidade da tampa superior 2 na peça de tampa 13. Em particular, a porção de junção 22, onde a peça de tampa 13 e o elemento de vedação 21 são unidos, é preferivelmente formada em uma parte de extremidade 13a lateral da peça de tampa 13 afastada da porção de dobradiça 14.
[075] Quando o elemento de vedação 21 é unido à peça de tampa 13 em uma posição distante da porção de dobradiça 14, conforme descrito acima, uma distância até o ponto de força em relação à porção de dobradiça 14 (fulcro) pode ser aumentada. Como resultado, quando o elemento de vedação 21 é levantado ou semelhante, a força é aplicada à peça de tampa 13, por meio do elemento de vedação 21, e a junção na porção de junção em forma de ponto 17 ou na porção semicortada é liberada, facilitando assim a abertura ou o fechamento da tampa 13.
[076] O elemento de vedação 21 tem uma parte de extremidade 21a fixada à peça de tampa 13 e a outra parte de extremidade 21b oposta à parte de extremidade 21a. Na outra parte de extremidade 21b do elemento de vedação 21, uma porção de suporte 23 é formada em formato de garra fazendo uma linha de corte no elemento de vedação 21. A porção de suporte 23 é formada em uma posição próxima à outra parte de extremidade 21b no elemento de vedação 21 dentro de uma faixa predeterminada. Em um estado ilustrado nas Figuras 1 e 3, a porção de suporte 23 está em um estado em que a linha de corte é formada no elemento de vedação 21. No entanto, quando a porção de suporte 23 é mantida por uma porção de recepção de suporte 26 formada na tampa superior 2, isto é, quando a porção de suporte 23 formada na forma de garra é inserida em uma linha de corte formada como a porção de recepção de suporte 26 na presente modalidade, a porção de suporte 23 se projeta do elemento de vedação 21 em direção à superfície frontal 2a da tampa superior 2 em forma de garra. Na presente forma de realização, conforme ilustrado na Figura 1, a porção de suporte 23 é formada em formato triangular com uma ponta pontiaguda. No entanto, a forma da porção de suporte 23 não está limitada à forma triangular. Por exemplo, como ilustrado nas Figuras 18 e 19, a porção de suporte 23 pode ser formada em uma forma semicircular e a porção de suporte em forma de garra 23 formada na forma semicircular pode ser inserida na porção de recepção de suporte 26 para segurar a porção de suporte 23. Além disso, a forma da porção de suporte 23 não está limitada a essas formas e pode ter outra forma, desde que a porção de suporte 23 seja formada para ser retida pela porção de recepção de suporte 26. Note que, nas Figuras 2 e 4, etc., o sinal de referência 27 denota uma linha de dobra formada quando a porção de suporte 23 é formada para se projetar em direção à tampa superior 2 apertando uma porção de botão 24 do elemento de vedação 21. Note que a outra parte de extremidade 23b pode ser unida à tampa superior 2 usando o adesivo acima descrito ou semelhante, se necessário. Consequentemente, o elemento de vedação 21 pode ser prevenido de ser danificado antes do uso.
[077] Note que o elemento de vedação 21 pode ser formado selecionando adequadamente e usando o mesmo material que a tampa superior 2 e a parede lateral 3, por exemplo, o material à base de papel descrito acima ou outro dos materiais descritos acima. Alternativamente, como um material capaz de formar o elemento de vedação 21, por exemplo, pode ser usado um pedaço de madeira, um elemento semelhante a um filme, um elemento metálico ou semelhante. No entanto, quando esses elementos são usados, é necessário que a porção de suporte 23 possa ser formada e a porção de suporte 23 possa manter um estado sendo mantido pela porção de recepção de suporte 26. Ou seja, qualquer material pode ser selecionado e usado adequadamente desde que à medida que o elemento de vedação 21 seja formado de tal maneira que o usuário possa puxar a peça de tampa 13 operando a porção de botão 24 enquanto aperta a porção de botão 24 e, além disso, a porção de suporte 23 pode ser segurada pela porção de recepção de suporte 26 e a abertura a porção 12 pode ser mantida em um estado aberto enquanto a porção de suporte 23 é mantida pela porção de recepção de suporte.
[078] A seguir, serão descritas as funções e efeitos da porção formadora de abertura 11 na tampa 1 de acordo com a presente invenção. Primeiro, conforme ilustrado na Figura 7(a), o usuário aperta a porção de botão 24 do elemento de vedação 21 e levanta a outra parte de extremidade 21b do elemento de vedação 21 na tampa 1. Neste momento, em um caso em que a outra parte de extremidade 21 é unida à tampa superior 2 como descrito acima, o usuário libera a junção descascando o elemento de vedação 21 da superfície frontal 2a da tampa superior 2 no momento de pegar a outra parte de extremidade 21b do elemento de vedação 21 e levanta a porção de botão 24 no estado recolhido na outra parte de extremidade 21b do elemento de vedação 21. Em seguida, como ilustrado na Figura 7(b), quando o usuário puxa o elemento de vedação 21 na direção B enquanto aperta a porção de botão 24, a peça de tampa 13 unida a uma parte de extremidade 21a do elemento de vedação 21 pela porção de junção 22 é levantada na direção C do desenho em relação à porção de dobradiça 14. Neste momento, uma vez que o elemento de vedação 21 é unido em uma posição próxima a uma parte de extremidade 13a da peça de tampa 13, assumindo que a porção de dobradiça 14 é um fulcro e a porção de junção 22 é um ponto de força, a porção de junção 22 torna fácil causar uma força de elevação na direção C quando uma força é aplicada pelo usuário na direção B. Neste momento, se a linha de dobra 15 é formada em um local onde a porção de dobradiça 14 é formada, a peça de tampa 13 é mais facilmente levantada na direção C. Quando o usuário puxa ainda mais o elemento de vedação 21 na direção B, a peça de tampa 13 continua a girar na direção C em torno da outra parte de extremidade 13b e a porção de abertura 12 é aberta. Neste momento, o usuário pode formar a porção de suporte 23 dobrando a outra parte de extremidade 21b do elemento de vedação 21 enquanto aperta a porção de botão 24 de modo que a porção de suporte 23 se projete em direção à superfície frontal 2a da tampa superior 2, ou por dobrar a outra parte de extremidade 21b do elemento de vedação 21 imediatamente antes da porção de suporte 23 ser inserida na porção de recepção de suporte 26 para segurar a porção de suporte 23 sem dobrar a outra parte de extremidade 21b até atingir a proximidade da porção de recepção de suporte 26. Em seguida, conforme ilustrado na Figura 7(c), o usuário insere a porção de suporte 23 na porção de recepção de suporte 26. Ao inserir a porção de suporte 23 na porção de recepção de suporte 26 como descrito acima, a posição do elemento de vedação 21 e a abertura posição da peça de tampa 13 são fisicamente fixas. Isto é, por exemplo, se for tentado manter a peça de tampa 13 em um estado aberto usando uma vedação com adesividade, particularmente quando o conteúdo é uma bebida ou produto quente, é altamente provável que o vapor ou a bebida irá aderir à superfície traseira do a peça de tampa 13. Embora a vedação esteja sendo realizada, em muitos casos ela é removida imediatamente. Portanto, embora a peça de tampa 13 seja parada pela vedação tendo adesividade, a força adesiva diminui gradualmente ao longo do tempo, causando um fenômeno em que uma porção da peça de tampa 13 é descascada e a peça de tampa 13 tenta retornar à posição original onde a porção de abertura 12 está fechada. Se tal operação da tampa 13 ocorrer, por exemplo, quando o rosto do usuário está próximo à superfície frontal 2a da tampa superior 2 para beber a bebida, a tampa 13 toca o nariz ou o rosto do usuário, causando desconforto ao usuário. Em contraste, na tampa 1 de acordo com a presente invenção, a porção de suporte 23 é mantida pela porção de recepção de suporte 26 para fixar fisicamente o elemento de vedação 21, suprimindo assim de forma confiável a operação na qual a peça de tampa 13 tenta retornar à posição original ao longo do tempo e mantendo continuamente a porção de abertura 12 no estado aberto. Portanto, mesmo quando o usuário tenta colocar o conteúdo da porção de espaço 105 do recipiente 101 em uma boca, a peça de tampa 13 pode ser usada confortavelmente sem tocar a face.
[079] De acordo com a tampa 1 da presente invenção, uma vez que o usuário opera a porção de suporte 23 para puxar a tampa 13, o usuário pode operar a tampa 13 para abrir a porção de abertura 12 ou fechar a porção de abertura 12 sem tocar na superfície traseira da peça de tampa 13. Portanto, o dedo do usuário não toca o conteúdo fixado, por exemplo, na superfície traseira da peça de tampa 13, o que é higiênico e, além disso, o usuário pode realizar uma operação confortável no momento da abertura da porção de abertura 12.
[080] Além disso, de acordo com a tampa da presente invenção, a peça de tampa também pode ser operada na direção de fechamento da porção de abertura, operando a porção de suporte que está sendo retida pela porção de recepção de suporte. Portanto, a operação de abertura/fechamento da tampa pode ser realizada várias vezes de maneira simples, operando a porção de suporte e, assim, a tampa pode ser fechada de maneira simples mesmo quando o conteúdo do recipiente, por exemplo, uma bebida, não é completamente bebida em pouco tempo, e o estado fechado pode ser mantido continuamente. Além disso, uma vez que a tampa 1 de acordo com a presente invenção é formado usando um material à base de papel, é possível fornecer uma tampa capaz de levar em consideração problemas ambientais.
[081] As Figuras 11(a) a 11(f) ilustram exemplos da porção de formação de abertura 11. Note que o aspecto da Figura 11(d) é o exemplo descrito acima da porção de formação de abertura 11 formada na tampa 1, mas também é descrito aqui. Especificamente, a porção de formação de abertura 11 tem a mesma forma que a peça de tampa 13. Assim, quando a peça de tampa 13 é aberta, a porção de abertura 12 também tem a mesma forma que a peça de tampa 13 aberta. Aqui, a forma da abertura a porção de formação 11 será descrita com base na peça de tampa 13 e na porção de abertura 12 nela incluída. Em primeiro lugar, a forma da porção de formação de abertura 11 não está limitada à forma descrita acima e pode ser uma forma selecionada arbitrariamente, por exemplo, conforme ilustrado nas modificações, que serão descritas mais tarde. Por exemplo, em uma porção de formação de abertura 11 ilustrada na Figura 11(a), as porções de junção em forma de ponto 17 são formadas em um total de três lugares: uma em um lado da parte de extremidade da porção de formação de abertura 11 que é uma parte de extremidade 13a lado; e os outros nos lados esquerdo e direito, respectivamente, no meio entre o lado de uma extremidade e o lado da outra extremidade que é o lado da outra extremidade 13b. Além disso, as linhas de corte 16 que formam a porção de formação de abertura 11 são formadas no outro lado da parte de extremidade que é o lado da outra parte de extremidade 13b de modo a desenhar um arco do outro lado da parte de extremidade em direção ao lado de uma parte de extremidade. Na presente modificação, as porções de alívio de tensão 18 são formadas na outra parte de extremidade 13b do lado das linhas de corte 16. As porções de alívio de tensão 18 são formadas em forma de arco e uma parte de extremidade da linha de corte 16 na outra parte de extremidade O lado 13b está posicionado para ser mais alto do que uma parte de extremidade da porção de formação de abertura 11 no outro lado da parte de extremidade 13b. Além disso, as porções de alívio de tensão 18 são formadas para serem localizadas em um lado mais externo do que a porção de formação de abertura 11. Ao formar as porções de alívio de tensão 18 como descrito acima, a tampa superior 2 pode ser prevenida de ser danificada ou semelhante por uma força aplicada à peça de tampa 13 ou semelhante quando a peça de tampa 13 é deslocada para abrir a porção de abertura 12.
[082] Uma porção de formação de abertura 11 ilustrada na Figura 11(b) tem a mesma forma que a da Figura 11(a) descrita acima. Na porção de formação de abertura 11 ilustrada na Figura 11(b), uma linha de dobra 15 é formada em um lado da extremidade proximal além das linhas de corte 16. Além disso, é ilustrado na Figura 11(c) que uma linha de dobra 31 é formado em um lado da extremidade distal da peça de tampa 13 além das linhas de corte 16. A linha de dobra 15 e a linha de dobra 31, formadas como descrito acima, servem para especificar uma posição onde a parte de extremidade da peça de tampa 13, à medida que a porção de formação de abertura 11 na outra parte de extremidade 13b lateral, é dobrada quando a peça de tampa 13, que é a porção de formação de abertura 11, é deslocada de um estado de repouso (isto é, um estado onde a porção de abertura 12 está fechada) para um estado de elevação (isto é, um estado onde a porção de abertura 12 é aberta). Ao formar a linha de dobra 15 no lado da extremidade proximal da porção de formação de abertura 11 como descrito acima, é possível suprimir efetivamente variações no modo de subida, no estado de subida e similares quando a peça de tampa 13 e a abertura de formação a porção 11 são deslocadas para o estado ascendente. Além disso, formando a linha de dobra 31 na parte de extremidade da porção de formação de abertura 11 no lado de uma parte de extremidade 13a, é possível especificar um local onde a tampa superior 2, na qual a porção de formação de abertura 11 é formada, é dobrado. Portanto, quando a porção de formação de abertura 11 é deslocada do estado de repouso para o estado de elevação, é possível reduzir uma influência na parte de extremidade da porção de formação de abertura 11 no lado de uma parte de extremidade 13a.
[083] A porção de formação de abertura 11 ilustrada na Figura 11(d) é diferente em forma daquela da Figura 11(a) na medida em que uma dimensão de largura no lado da parte de extremidade 13a é maior do que no lado de outra parte de extremidade 13b. Ao formar a porção de formação de abertura 11 como descrito acima, não apenas os efeitos descritos acima podem ser obtidos, mas também, por exemplo, em um caso em que o conteúdo no recipiente 101 incluir sólidos como gelo, é possível prevenir de forma confiável os sólidos, como gelo, saltarem para a boca do usuário a partir da porção de formação de abertura 11 do presente exemplo quando o usuário está usando o recipiente 101.
[084] Uma porção de formação de abertura 11 ilustrada na Figura 11(e) tem uma dimensão de largura oposta à forma da Figura 11(d). Isto é, há uma diferença em que a porção de formação de abertura 11 tem uma dimensão de largura maior no outro lado da parte de extremidade 13b do que no lado de uma parte de extremidade 13a. Ao formar a porção de formação de abertura 11 como descrito acima, não apenas os efeitos descritos acima podem ser obtidos, mas também, por exemplo, em um caso em que o conteúdo no recipiente 101 incluir sólidos como gelo, é possível prevenir de forma confiável os sólidos, como gelo, saltarem para a boca do usuário a partir da porção de formação de abertura 11 do presente exemplo quando o usuário está usando os sólidos.
[085] Uma porção de formação de abertura 11 ilustrada na Figura 11(f) está em um aspecto em que as porções de alívio de tensão 18 são formadas para serem direcionadas para dentro. Embora as porções de alívio de tensão 18 sejam direcionadas para dentro dessa maneira, como as partes de extremidade das linhas de corte 16 estão localizadas em posições diferentes da porção de dobradiça 14, a tampa superior 2 pode ser prevenida de ser danificada ou similar da mesma maneira, como descrito acima.
[086] Note-se que a porção de junção em forma de ponto 17 é preferivelmente formada pelo menos na parte mais distal de uma parte de extremidade que é a parte de extremidade no lado de uma parte de extremidade 13a. Em geral, uma força de usuário é aplicada à porção de formação de abertura 11 através do elemento de vedação 21. A menos que as porções de junção em forma de ponto 17 sejam formadas nos locais descritos acima, é possível reduzir significativamente a possibilidade de que a porção de formação de abertura 11 seja levantada quando a força do usuário é aplicada e o conteúdo no recipiente 101 vazar para fora da porção de abertura 12. Note que, no aspecto ilustrado nas Figuras 7(a) a 7(c) também, a peça de tampa 13 como a porção de formação de abertura 11 pode ser formada pela formação das linhas de corte 16 ou pela formação da porção de meio corte H. Além disso, a peça de tampa 13 como a porção de formação de abertura 11 pode ser formada em um aspecto diferente do acima aspectos descritos.
[087] As Figuras 12 a 23 ilustram aspectos do elemento de vedação 21.
[088] A Figura 12(a) ilustra o exemplo descrito acima do elemento de vedação 21 e a Figura 12(b) ilustra um exemplo em que um elemento de vedação 21 é unido à peça de tampa 13 como a porção de formação de abertura 11 na porção de junção 22 e se estende ainda para o lado de extremidade distal além da porção de junção 22. Além disso, a Figura 12(c) ilustra um exemplo no qual um elemento de vedação 21 é unido para cobrir totalmente a porção de formação de abertura 11. Por exemplo, quando a peça de tampa 13 como a porção de formação de abertura 11 é totalmente coberta com o elemento de vedação 21 como ilustrado na Figura 12(c), também é possível evitar uma bebida, ou semelhante, do conteúdo vazar para a superfície frontal da tampa superior 2 através de espaços, tais como as linhas de corte 16 que formam a periferia da peça de tampa 13. Ou seja, os espaços descritos acima podem ser cobertos pelo elemento de vedação 21. Como resultado, mesmo em uma situação em que seja relativamente provável que o recipiente 101 com a tampa 1 fixada ao mesmo vá ser sacudido ou mesmo em uma situação em que provavelmente o recipiente 101 com a tampa 1 fixada a mesmo será inclinado, por exemplo, durante a entrega ou retirada, o elemento de vedação 21 é capaz de impedir que a bebida, ou semelhante, do conteúdo esperado vaze para fora da tampa superior 2. Portanto, é possível prover a tampa 1 sem causar vazamento.
[089] A Figura 12(d) ilustra um exemplo em que um elemento de vedação 21 é formado para cobrir a porção de formação de abertura 11, com a porção de botão descrita acima formada para ser fina na outra parte de extremidade. Ao fazer isso, o vazamento do conteúdo, por exemplo, uma bebida, pode ser ainda mais prevenido e também a outra parte de extremidade 21b pode ser facilmente segurada e operada pelo usuário. Além disso, a Figura 12(e) ilustra um exemplo em que uma parte de extremidade distal de um elemento de vedação 21 está nivelada com uma parte de extremidade distal da parte de formação de abertura 11. Mesmo neste caso, a função como elemento de vedação 21 pode ser efetivamente exibido.
[090] Além disso, em um exemplo ilustrado na Figura 13, um elemento de vedação 21 recobre inteiramente a porção de formação de abertura 11 e a porção de junção 22 em uma parte de extremidade 21a do elemento de vedação 21 é formada em uma posição além da parte de extremidade 13a da peça de tampa 13. Quando a porção de junção 22 é formada em tal posição, a porção de junção 22 pode não apenas unir a peça de tampa 13 e o elemento de vedação 21, mas também unir a superfície frontal 2a da tampa superior 2 e o elemento de vedação 21. Portanto, em um estado antes de o usuário operar o elemento de vedação 21 (por exemplo, quando a tampa 1 está em um estado não utilizado), o estado de vedação da porção de formação de abertura 11 pode ser ainda mais reforçado. O mesmo se aplica ao aspecto ilustrado na Figura 13(b). Ao unir um elemento de vedação 21 à peça de tampa 13 e à tampa superior 2, o estado vedado e a propriedade de vedação da porção de formação de abertura 11 podem ser melhorados.
[091] As Figuras 14(a) e 14(b) ilustram outra forma de elemento de vedação 21. Este elemento de vedação 21 é diferente na forma da porção de suporte 23 dos elementos de vedação 21 exemplificados até agora. Isto é, em um estado ilustrado na Figura 14(a), a porção de suporte 23 do elemento de vedação 21 tem reentrâncias 33 formadas para terem uma largura estreita nos lados longos 32 do elemento de vedação 21. O lado da parte de extremidade 21b é formado como porções de captura 34. O elemento de vedação 21 tem uma linha de dobra 35 formada para ser dobrável em direção à outra parte de extremidade 21b na direção da largura. No elemento de vedação 21 formado desta maneira, quando a linha de dobra 35 é dobrada em montanha como ilustrado na Figura 15, as duas reentrâncias 33 formadas nos lados longos 32 tornam-se porções de suporte 23. Então, em um estado em que a peça de tampa 13 é puxada para cima para abrir a porção de abertura 12, as reentrâncias 33 nas porções de suporte 23 do elemento de vedação 21 são encaixadas em uma parte de extremidade superior da parede lateral 3 e a porção de captura 34 é encaixada no lado da parede externa da parede lateral 3 para segurar a peça de tampa 13. Neste momento, a parede lateral 3 serve como uma porção de recepção de suporte 26. Ou seja, a porção de recepção de suporte 26 pode ser formada na tampa superior 2 ou na parede lateral 3, ou a própria parede lateral 3 pode funcionar como a porção de recepção de suporte 26.
[092] As Figuras 16 e 17 ilustram outro exemplo de elemento de vedação 21. Neste elemento de vedação 21, uma porção de suporte 23 se projeta na direção esquerda do desenho em forma de chave. Uma porção de recepção de suporte 26 é formada em uma posição onde uma parte de extremidade distal 23a da porção de suporte 23 pode ser inserida nela para receber a porção de suporte 23 formada na forma de chave. Ao inserir a parte de extremidade distal 23 na porção de recepção de suporte 26, a porção de suporte 23 formada como descrito acima pode manter um estado em que a peça de tampa 13 é aberta e, eventualmente, um estado em que a porção de abertura 12 é aberta.
[093] As Figuras 20 e 21 ilustram outro exemplo de membro de vedação 21. Neste exemplo, uma porção de suporte 23 é formada na tampa superior 2 e uma porção de recepção de suporte 26 é formada no elemento de vedação 21. Em um caso em que a porção de suporte 23 e a porção de recepção de suporte 26 são formadas desta maneira, a porção de suporte 23 da tampa superior 2 é colocada antecipadamente para ficar em pé a partir da superfície frontal 2a da tampa superior 2 e, em seguida, inserida na porção de recepção de suporte 26 formada no elemento de vedação 21, de modo que a porção de suporte 23 esteja em um estado retido. Ou seja, a peça de tampa 13 está no estado aberto e a porção de abertura 12 é mantida no estado aberto.
[094] A Figura 23 ilustra outro exemplo da porção de recepção de suporte 26. Este exemplo é diferente dos exemplos anteriores em que as porções de recepção de suporte 26 são formadas em uma pluralidade de lugares na tampa superior 2. Quando as porções de recepção de suporte 26 são formadas em uma pluralidade de lugares passo a passo desta maneira, é possível selecionar uma posição na qual a porção de suporte 23 deve ser inserida. Isto é, quando as porções de recepção de suporte 26 são formadas em uma pluralidade de lugares desta maneira, é possível ajustar como a peça de tampa 13 é aberta. Em outras palavras, é possível ajustar um estado aberto da porção de abertura 12. Quando as porções de recepção de suporte 26 são formadas desta maneira, em um estado em que a tampa é fixada ao recipiente 101, o usuário pode ajustar uma quantidade do conteúdo a ser descarregada ou semelhante, por exemplo, inserindo a porção de suporte 23 em uma porção de recepção de suporte 26a para descarregar uma pequena quantidade do conteúdo da porção de abertura 12 e inserindo a porção de suporte 23 em uma porção de recepção de suporte 26b para descarregar uma grande quantidade do conteúdo da porção de abertura 12.
[095] As Figuras 24 a 30 ilustram outros exemplos de tampa superior 2 e parede lateral 3 na tampa de acordo com a presente invenção. Note que o que está ilustrado aqui são apenas exemplos, e outras configurações da tampa superior 2 e da parede lateral 3 podem ser usadas. Nas Figuras 24 a 27, a descrição do elemento de vedação 21 é omitida por conveniência de descrição.
[096] Em um aspecto da tampa 1 ilustrado na Figura 24, a porção ascendente 4 da tampa superior 2 e a extremidade superior da parede lateral 3 estão niveladas uma com a outra. Neste caso, a porção ascendente 4 e a extremidade superior da parede lateral 3 podem estar alinhadas uma com a outra, conforme ilustrado na Figura 24(a), ou a porção ascendente 4 pode ser tecida no interior de tal maneira que uma posição de altura de uma porção dobrada, que é uma extremidade superior da porção ascendente 4, está nivelada com uma posição da extremidade superior da parede lateral 3, conforme ilustrado na Figura 24(b). Alternativamente, como ilustrado na Figura 24(c), enquanto a posição de altura da porção dobrada da porção ascendente 4 está nivelada com a posição da extremidade superior da parede lateral 3, a porção dobrada da porção ascendente 4 pode não atingir a tampa superior 2. Alternativamente, como ilustrado nas Figuras 24(d) e 24(e), uma posição de uma extremidade superior de uma porção dobrada onde a parede lateral 3 é dobrada para fora pode ser alinhada para ficar nivelada com a posição da extremidade superior da porção ascendente 4.
[097] A Figura 25 ilustra exemplos em que uma porção enrolada 41 é formada como uma porção saliente na parte de extremidade superior da tampa 1. A porção enrolada 41 pode ser formada em uma forma enrolada como ilustrado na Figura 25, ou pode ser formado em forma de flange esmagando a porção enrolada. Aqui, a porção de projeção é um conceito que inclui uma porção que se projeta para fora além da parede lateral 3. Em um exemplo da Figura 25(a), a porção de elevação 4 e a parede lateral 3 são formadas para ficarem alinhadas uma com a outra e a parte ondulada a porção 41 é formada na parede lateral 3. Em um exemplo da Figura 25(b), a porção enrolada 41 é formada na parede lateral 3 de forma semelhante à Figura 25(a), mas a porção ascendente 4 é formada para ser mais baixa do que a parede lateral 3. Em um exemplo ilustrado na Figura 25(c), a porção enrolada 41 é formada na parede lateral 3 e a porção ascendente 4 se projeta para ser mais alta do que a posição da extremidade superior da parede lateral 3. Em um exemplo ilustrado na Figura 25(d), a parte de extremidade superior da porção ascendente 4 está posicionada para ser mais alta do que a extremidade superior da parede lateral 3 e se projeta ainda para fora além da parede lateral 3 para formar a porção enrolada 41. A porção enrolada 41 também pode ser formada desta maneira.
[098] Quando a porção enrolada 41 é formada, não apenas a resistência da parede lateral 3 e da tampa superior 2 pode ser aumentada, mas também o efeito de isolamento térmico pode ser melhorado. Ao formar a porção enrolada 41, é possível dificultar a sensação desconfortável de calor quente nos lábios e é possível melhorar a sensação de toque na boca, por exemplo, na hora de beber uma bebida quente ou similar.
[099] Em um aspecto ilustrado na Figura 26, a porção ascendente 4 se projeta para ser mais alta que a parede lateral 3. Por exemplo, na Figura 26(a), a porção ascendente 4 se projeta para ser mais alta que a parede lateral 3, e nas Figuras 26(b) e 26(c), a porção ascendente 4 é dobrada para dentro e uma parte de extremidade dobrada da mesma se projeta para uma posição mais alta do que a extremidade superior da parede lateral 3. Nas Figuras 26(d) e 26(e), a parede lateral 3 é dobrada para fora e a extremidade superior da porção ascendente 4 se projeta para uma posição mais alta do que uma posição de uma parte de extremidade dobrada da parede lateral 3.
[0100] Em um aspecto ilustrado na Figura 27, a extremidade superior da porção ascendente 4 é formada em uma posição inferior à extremidade superior da parede lateral 3, ao contrário da Figura 26. Em um exemplo da Figura 27(a), a extremidade superior da parede lateral 3 está posicionada mais alta do que a extremidade superior da porção ascendente 4 e, nos exemplos das Figuras 27(b) e 27(c), a porção ascendente 4 é dobrada para dentro e a extremidade superior da a parede lateral 3 está posicionada mais alta do que uma extremidade superior de uma porção dobrada da porção ascendente 4. Nos exemplos das Figuras 27(d) e 27(e), a parede lateral 3 é dobrada para fora e uma posição de altura de uma porção dobrada do mesmo é mais alta do que a posição da extremidade superior da porção ascendente 4.
[0101] Nos exemplos ilustrados nas Figuras 28(a) e 28(b), uma porção inclinada 51 é formada na tampa superior 2. No caso em que a porção inclinada 51 é formada na tampa superior 2 desta maneira, quando a tampa superior 2 é retornada a um estado horizontal a partir do estado em que o recipiente 101 ou a tampa 1 fixada ao recipiente 101 é inclinado, por exemplo, após beber completamente uma bebida ou semelhante, a bebida permanecendo em uma superfície interna da porção ascendente 4 regressa facilmente à porção de abertura 12 ao longo da porção inclinada 51. Ao formar a porção inclinada 51 desta maneira, a bebida dificilmente permanece na superfície frontal 2a da tampa superior 2 e similares. Note que, em um caso em que a porção inclinada 51 é formada na tampa superior 2 desta maneira, a porção de abertura 12 pode ser formada em uma posição para evitar a porção inclinada 51 conforme ilustrado na Figura 28(a), ou a abertura a porção 12 pode ser formada para incluir uma parte da porção inclinada 51 como ilustrado na Figura 28(b). Em um exemplo ilustrado na Figura 28(c), uma porção de guia 52 é formada na parte de extremidade inferior da parede inferior 6 na tampa 1 que foi descrita até agora. A porção de guia 52 é fornecida para facilitar a fixação da tampa 1 ao recipiente 101 quando a tampa 1 é fixada ao recipiente 101. Ao formar a porção de guia 52, a tampa 1 pode ser fixada de forma mais suave ao recipiente 101.
[0102] A Figura 29 ilustra outros exemplos de formas da porção de encaixe 7 formada na parede inferior 6 na tampa 1 que foi descrita até agora. Em um aspecto ilustrado na Figura 29(a), a tampa 1 descrita até agora tem uma porção de encaixe 7 formada em uma forma linearmente afunilada sem se projetar para fora. Nas Figuras 29(b) a 29(e), é ilustrado que uma porção de encaixe 7 é formada em uma forma linearmente afunilada semelhante à ilustrada na Figura 29(a) e, adicionalmente, uma porção descendente 61 é fornecida formando uma parte da borda periférica da tampa superior 2 para cair, sem formar a parte ascendente 4. A tampa 1 pode ser formada de tal forma.
[0103] Em um exemplo da tampa 1 ilustrado na Figura 30, a borda periférica da tampa superior 2 cai para formar uma porção descendente 61, a parede lateral 3 é formada para cercar a periferia da porção descendente 61 e a porção de queda 61 e a parede lateral 3 são unidas uma à outra. Na Figura 30(a), a porção de encaixe 7 é formada em uma forma linearmente afunilada e na e tampa 1 da Figura 30(b), a porção de encaixe 7 se projeta para fora.
[0104] Conforme descrito até agora, a tampa 1 de acordo com a presente invenção pode ser aplicada a uma tampa 1 em qualquer um desses muitos aspectos. Além disso, a tampa 1 de acordo com a presente invenção pode ser aplicada a uma tampa 1 em um aspecto diferente dos aspectos descritos acima. Embora a tampa de acordo com a presente invenção tenha sido descrita em detalhes acima, a descrição acima é meramente um exemplo da tampa de acordo com a presente invenção, e a presente invenção não está limitada a este. Portanto, modificações apropriadas podem ser feitas sem que se afastem da essência da presente invenção. Além disso, as configurações descritas acima das tampas nos respectivos exemplos podem ser usadas independentemente umas das outras, ou podem ser combinadas adequadamente quando aplicadas. Lista de Sinais de Referência 1. tampa 2. tampa superior 3. parede lateral 4. porção em levantamento 5. parede superior 6. parede inferior 7. porção de encaixe 11. porção de formação de abertura 12. porção de abertura 13. peça de tampa 21. elemento de vedação 23. porção de suporte 26. porção de recepção de suporte

Claims (6)

1. Tampa (1) compreendendo uma tampa superior (2) feita de um material à base de papel, em que a tampa superior (2) inclui: uma porção de abertura (12) que comunica o interior e o exterior da tampa superior (2), e uma peça de tampa (13) formada para ser capaz de abrir ou fechar a porção de abertura (12), em que um elemento de vedação (21) está conectado à peça de tampa (13), o elemento de vedação (21) sendo configurado para abrir a porção de abertura (12) ao puxar a peça de tampa (13), o elemento de vedação (21) inclui uma parte de extremidade (21a) fixada à peça de tampa (13), a outra parte de extremidade (21b) oposta à uma parte de extremidade (21a) e uma porção de botão (24) formada na outra parte de extremidade (21b), a tampa (1) compreende uma porção de suporte (23) para segurar a peça de tampa (13) em um estado em que a porção de abertura (12) é aberta e uma porção de recepção de suporte (26) configurada para reter a porção de suporte (23) em um estado em que a porção de abertura (12) está aberta, e CARACTERIZADA pelo fato de que a porção de suporte (23) é formada por uma porção do elemento de vedação (21) no qual uma linha de corte é formada no elemento de vedação (21) e está posicionada entre a uma parte de extremidade (21a) e a porção de botão (24).
2. Tampa (1), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que quando a outra parte de extremidade (21b) é dobrada, a porção de suporte (23) projeta-se em direção a uma superfície (2a) da tampa superior (2), e antes que a outra parte de extremidade (21b) seja dobrada, a porção de suporte (23) está no mesmo plano que uma superfície do elemento de vedação (21).
3. Tampa (1), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que, quando a outra parte de extremidade (21b) está dobrada, a porção de suporte (23) projeta-se em direção a uma superfície (2a) da tampa superior (2).
4. Tampa (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, CARACTERIZADA pelo fato de que a porção de suporte (23) é formada em formato de garra, e a porção de recepção de suporte (26) é formada em um formato de corte na tampa superior (2), de modo que a porção de suporte (23) possa ser inserida na porção de recepção de suporte (26).
5. Tampa (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, CARACTERIZADA pelo fato de que compreende adicionalmente: uma porção de parede lateral (3) formada circunferencialmente para cercar uma periferia da tampa superior (2), em que a porção de recepção de suporte (26) é formada na porção de parede lateral (3).
6. Tampa (1), de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADA pelo fato de que a porção de recepção de suporte (26) é a porção de parede lateral (3).
BR112022013610-2A 2020-01-10 2021-01-12 Tampa BR112022013610B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2020-012012 2020-01-10
JP2020012012 2020-01-10
PCT/JP2021/000737 WO2021141139A1 (ja) 2020-01-10 2021-01-12 蓋体

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112022013610A2 BR112022013610A2 (pt) 2022-09-13
BR112022013610B1 true BR112022013610B1 (pt) 2023-08-01

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11685576B2 (en) Lid
TWI834021B (zh) 蓋體
CN216425426U (zh) 盖体
JP2022035997A (ja) 蓋体
BR112022013610B1 (pt) Tampa
WO2021246488A1 (ja) 蓋体
JP6886068B1 (ja) 蓋体
JP7450191B2 (ja) 蓋体、容器と蓋体の組み合わせ、及び蓋体付き容器
RU2776438C1 (ru) Крышка
TWI846620B (zh) 蓋體
JP7120393B2 (ja) 蓋体