BR112020019132B1 - Arranjo e método para esfolar partes de aves contendo o peito da ave - Google Patents

Arranjo e método para esfolar partes de aves contendo o peito da ave Download PDF

Info

Publication number
BR112020019132B1
BR112020019132B1 BR112020019132-9A BR112020019132A BR112020019132B1 BR 112020019132 B1 BR112020019132 B1 BR 112020019132B1 BR 112020019132 A BR112020019132 A BR 112020019132A BR 112020019132 B1 BR112020019132 B1 BR 112020019132B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
bird
parts
skinning
breast
roller
Prior art date
Application number
BR112020019132-9A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112020019132A2 (pt
Inventor
Adrian Schulze
Original Assignee
Nordischer Maschinenbau Rud. Baader Gmbh + Co. Kg
Filing date
Publication date
Application filed by Nordischer Maschinenbau Rud. Baader Gmbh + Co. Kg filed Critical Nordischer Maschinenbau Rud. Baader Gmbh + Co. Kg
Priority claimed from PCT/EP2018/058206 external-priority patent/WO2019185155A1/de
Publication of BR112020019132A2 publication Critical patent/BR112020019132A2/pt
Publication of BR112020019132B1 publication Critical patent/BR112020019132B1/pt

Links

Abstract

A presente invenção se refere a um arranjo (10) para esfolar partes de aves contendo o peito da ave, tendo um dispositivo de transporte (11) que compreende elementos de descanso (13) configurados para transportar as partes das aves em uma direção de transporte (24) ao longo de um dispositivo de esfolar (12), e o dispositivo de esfolar (12) compreender pelo menos um rolo (14) perfilado acionado rotativamente e um elemento de guia (15), onde o rolo (14), juntamente com uma borda de entrada (16) do elemento de guia (15), é adaptado para formar uma fenda de entrada (17) para agarrar a pele no lado do peito da ave. O arranjo (10) é distinto em que o elemento de guia (15) compreende elementos de guia de lado (18), cada um adaptado para guiar lateralmente a parte da ave, onde os elementos de guia de lado (18) têm superfícies de guia interna (19) adaptadas para contatar a carne da parte das aves. A presente invenção refere-se ainda a um método correspondente

Description

[001] A presente invenção se refere a um arranjo para esfolar partes de aves contendo o peito da ave, tendo um dispositivo de transporte que compreende elementos de descanso configurados para transportar as partes de aves em uma direção de transporte ao longo de um dispositivo de esfolar, e o dispositivo de esfolar compreende pelo menos um rolo perfilado rotativo e um elemento de guia, em que o rolo, juntamente com uma borda de entrada do elemento de guia, está adaptado para formar uma abertura de entrada para agarrar a pele no lado do peito da ave.
[002] A invenção se refere ainda a um método para esfolar partes de aves contendo o peito da ave, compreendendo as etapas de: transportar as partes de aves em uma direção de transporte ao longo de um dispositivo de esfolar por meio de elementos de descanso de um dispositivo de transporte, conduzindo pelo menos um rolo perfilado em rotação, em que o rolo, juntamente com uma borda de entrada de um elemento de guia, forma uma abertura de entrada para agarrar a pele no lado do peito da ave, agarrando automaticamente a pele por meio da abertura de entrada.
[003] Tais arranjos e métodos são usados no processamento mecânico de aves de corte. Antes que as carcaças das aves sejam filetadas, elas devem ser esfoladas. Por conseguinte, a esfola dos peitos e das metades frontais das aves nas máquinas de filetagem é efectuada com esfoladores, que removem a pele dos filés por meio de um rolo e uma sapata fixa de aperto.
[004] Esses esfoladores são conhecidos, por exemplo, do documento US 2011/092146 A1.
[005] Uma desvantagem dos esfoladores e métodos de esfolagem conhecidos é que a pele não é removida de forma confiável e completa. A esfola dos peitos e das metades frontais das aves, em particular, é difícil devido às condições anatômicas especiais. Assim, a pele da região da prega respiratória fica aderida à carcaça da ave. Isso significa que a pele não se desprende completamente e/ou não pode ser separada do corpo da ave de maneira controlada.
[006] O problema das partes de pele que permanecem nos filetes pode ser resolvido, por exemplo, realizando etapas de processamento adequadas para esse fim. A pele que adere ao filete é simplesmente separada desta forma. No entanto, por um lado, é necessária uma etapa de processamento adicional e, por outro lado, há uma perda de rendimento, uma vez que o tamanho do filé é reduzido pelo corte de aparagem.
[007] Consequentemente, é um objetivo da presente invenção propor um arranjo que garanta que a pele da ave seja automaticamente removida completamente e com um alto grau de confiabilidade. Outro objetivo é propor um método correspondente.
[008] O objetivo é alcançado por um arranjo com as características mencionadas anteriormente, em que o elemento de guia compreende elementos de guia de lado, cada um adaptado para guiar lateralmente a parte de ave, onde os elementos de guia de lado têm superfícies de guia internas adaptadas para encostar na carne da parte de ave ser esfolada. Por meio do elemento de guia de acordo com a invenção, a carcaça das aves é guiada de forma definida durante o processo de esfola e ao mesmo tempo a pele é retirada dos filés das aves de forma controlada.
[009] As superfícies guias internas que entram em contato com a carne da ave auxiliam no processo de remoção da pele da carcaça das aves até que a pele ainda esteja conectada com a carcaça das aves apenas na região da prega respiratória. Como resultado da orientação precisa, a separação final controlada da pele do corpo da ave só ocorre quando todas as regiões da pele foram destacadas do corpo da ave.
[010] O elemento de guia de acordo com a invenção, que compreende os elementos de guia de lado, está adaptado adicionalmente para levantar os corpos das aves à medida que passam através do elemento de guia, de tal maneira que a distância até o rolo aumenta. Desta forma, além da força de tração já gerada pelo rolo movido por rotação, é exercida uma força adicional que auxilia no desprendimento da pele. Pouco antes da carcaça da ave ou da parte da ave passar completamente através do elemento de guia de acordo com a invenção, ela atinge a posição mais alta com a maior distância até o rolo. Nesta posição, a pele da ave é esticada ao máximo pelas forças atuantes mencionadas e, no decurso das mesmas, é finalmente e substancialmente separada da carcaça da ave.
[011] O elemento de guia é de preferência configurado como um corpo moldado, por exemplo, como um corpo oco ou sólido. Em particular, o elemento de guia é configurado em uma peça. O elemento de guia é, por exemplo, fresado em material sólido ou fabricado por impressão 3D.
[012] Uma modalidade conveniente da invenção é caracterizada pelos elementos de guia de lado, onde cada um compreende superfícies de guia externas que são adaptadas para guiar a pele conectada no lado da parte da ave, onde as superfícies de guia externas em cada caso se estendem entre a borda de entrada e uma borda de separação, e onde em cada caso a superfície guia interna se junta à superfície guia externa.
[013] As superfícies de guia externas formam assim adicionalmente superfícies de direcionamento para a orientação definida das regiões destacadas da pele da ave. Desta forma, o elemento de guia passa durante o processo de esfola entre a pele a ser removida e a polpa (carne interna da ave). As superfícies de guia internas servem assim substancialmente para guiar a carcaça das aves, enquanto as superfícies de guia externas são configuradas e adaptadas para guiar e direcionar a pele das aves. As superfícies de guia externas são, em particular, adaptadas para direcionar a pele para a abertura de entrada do dispositivo de esfolar e, ao mesmo tempo, para efetuar o aperto da pele, de modo que a pele seja separada do corpo da ave, enquanto é constantemente submetida a uma força de tração e por último também é destacado precisamente na conexão, que está presente até o final, com o corpo da ave na região do sulco respiratório.
[014] Um desenvolvimento adicional vantajoso é diferenciado pelo fato de que as superfícies de guia internas com sua borda de separação são, cada uma, curvadas pelo menos substancialmente de forma côncava. Devido à concavidade das superfícies de guia internas, elas se agarram perfeitamente aos filetes da carcaça das aves e, assim, garantem um direcionamento preciso e suportado da parte da ave durante a esfola. Ainda de preferência, a geometria das superfícies guia interna é adaptada à geometria média das partes de aves a serem processadas. As superfícies guia interna podem ser curvas completamente côncavas ou substancialmente côncavas. Geometrias de superfície interna que são curvadas côncavamente várias vezes em diferentes direções espaciais também podem ser usadas.
[015] De acordo com uma outra modalidade preferida, o elemento de guia compreende uma superfície de contato disposta entre as superfícies de guia internas, onde a superfície de contato, começando da borda de entrada, forma uma rampa de passagem que é inclinada por um ângulo α em relação a um rolo tangencial. A superfície de contato oferece a vantagem de que a parte da ave é elasticamente comprimida e/ou comprimida até certo ponto. Por um lado, isso facilita o processo de desprendimento da pele e, por outro lado, faz com que a parte da ave seja alterada, nomeadamente levantada, no que diz respeito à sua posição vertical em relação ao dispositivo de transporte. Isto faz com que a pele seja guiada para fora do rolo, como resultado se tem que a pele é ainda mais esticada elasticamente e as forças de desprendimento aumentam em conformidade. As forças de desprendimento atingem assim ordens de grandeza suficientes para finalmente descolar a pele aderida na região da prega respiratória.
[016] Outra forma de realização conveniente da invenção é caracterizada pela borda de separação em cada caso se juntar lateralmente às superfícies de contacto sem costura. É assim formada uma superfície de direcionamento contínuo que é livre de degraus e saliências e é tão lisa quanto possível e que por um lado permite que a parte da ave seja guiada com o mínimo de resistência possível e ao mesmo tempo evita danos mecânicos e ação sobre os filés de aves.
[017] De acordo com outra forma de realização preferida da invenção, a borda da superfície de contato da superfície de contato é adaptada para se unir diretamente à borda de entrada. Vantajosamente, o "enroscar" da pele na fenda de entrada é assim auxiliado por uma borda de entrada definida e, imediatamente após a pele ter sido agarrada, é efectuada a compressão previamente descrita com levantamento simultâneo da parte da ave. É assim assegurado que, o elemento de guia de acordo com a invenção, deslize entre a pele a ser retirada e o resto da carcaça da ave e que a pele que, devido à direção de transporte, seja direcionada para a fenda de entrada.
[018] Outra forma de realização conveniente da invenção é caracterizada pelos elementos de guia de lado serem configurados de modo que a largura livre entre as superfícies de guia internas diminua na direção de transporte. Isso efetua uma compressão lateral adicional que atua nos lados da parte da ave ou da carcaça da ave. Ao mesmo tempo, a superfície guia interna, fechada sob leve pressão, na região do lado da carcaça da ave, está em contato com a carne e assim auxilia na ação de desprendimento da pele.
[019] Outro desenvolvimento preferido da invenção é distinguido pelo fato de que as superfícies de guia internas dos elementos de guia de lado têm, cada uma, uma borda de extremidade, onde em cada caso a borda de extremidade de uma das superfícies de guia internas é mais curta do que a respectiva porção da borda de separação da mesma superfície guia interna. A borda de separação, que está adaptada para passar entre a pele e o corpo da ave que compreende a carne, define uma seção transversal de entrada do elemento de guia de acordo com a invenção. A seção transversal de entrada refere-se à área da seção transversal livre que, do ponto de vista do corpo da ave, primeiro forma uma passagem livre na entrada no elemento de guia. As bordas de extremidade definem a secção transversal de saída do elemento de guia de acordo com a invenção, ou seja, a área da secção transversal que está disponível quando o corpo da ave sai do alcance efectivo do elemento de guia. A relação escolhida dos respectivos comprimentos das bordas de extremidade e da borda de separação tem como resultado que a seção transversal livre se reduz constantemente ao longo da linha de passagem da ave, a fim de atingir os efeitos descritos acima.
[020] De acordo com outra forma de realização preferida da invenção, cada uma das superfícies guia interna é configurada como uma superfície envolvente que abrange a região entre a borda de extremidade e a borda de separação da respectiva superfície de guia interna. A superfície envolvente forma uma superfície de suporte que é tão lisa quanto possível e que permite que as superfícies de carne da parte da ave deslizem com a menor resistência possível.
[021] Outra forma de realização conveniente da invenção é caracterizada pela borda de separação, as bordas da superfície de contacto e/ou as bordas de extremidade serem arredondadas. A forma arredondada reduz o risco de possíveis danos ao tecido da carne. Além disso, o arredondamento da borda de separação em particular tem um efeito positivo no comportamento de esfolamento da pele na abertura de entrada. Se a pele entrar em contato com a borda de separação primeiro, ela é pressionada brevemente na borda de separação cega, de modo que seja agarrada pelo rolo e puxada com segurança para a abertura de entrada. A carne é direcionada de forma confiável através da borda de separação arredondada para as superfícies de guia internas ou para a superfície de contato. O arredondamento das bordas da superfície de contato e/ou das bordas das extremidades proporciona um bom comportamento de deslizamento da pele guiada sobre elas. O rasgo ou dano indesejável à pele é assim evitado de forma confiável, o que poderia fazer com que a pele fosse arrancada de maneira incontrolável e poderia afetar adversamente o resultado do descolamento.
[022] De acordo com outra forma de realização preferida, o rolo é acionado por meio de uma unidade de acionamento, de tal maneira que a velocidade circunferencial do rolo é maior do que a velocidade de transporte do dispositivo de transporte. Em outras palavras, a velocidade de entrada com a qual a pele é puxada para a fenda de entrada é maior do que a velocidade com a qual as partes de aves são transportadas na direção de transporte. A pele está à frente da carcaça da ave. Como resultado, a pele é elasticamente esticada, o que auxilia ainda mais no processo de destacamento.
[023] Outra forma de realização conveniente da invenção é caracterizada por, na zona dos elementos de guia dos lados, o rolo apresentar um perfil de superfície periférico inclinado em relação ao seu eixo de rotação. O perfil da superfície periférica é, portanto, adaptado para inclinar na região mencionada em relação à direção circunferencial do rolo. A pele é, portanto, influenciada não apenas por uma força de tração na direção circunferencial do rolo, mas também por um componente de força adicional perpendicular à direção circunferencial ou paralela ao eixo de rotação do rolo. Por meio deste componente de força transversal, é possível espalhar a pele tão extensivamente quanto possível sobre a circunferência do rolo e distribuí-la tão extensivamente quanto possível, a fim de auxiliar na ação de desprendimento como um todo.
[024] De acordo com outra forma de realização preferida da invenção, os perfis de superfície periférica na região dos elementos de guia de lado são, cada um, inclinados para as faces de extremidade do rolo, contrariamente ao sentido de rotação do rolo. Vantajosamente, a pele é assim dirigida para fora, nomeadamente para os lados do rolo ou para as faces de extremidade do rolo. Como resultado, o bloqueio da lacuna de entrada pelo acúmulo de pele pode ser neutralizado com segurança.
[025] Outro desenvolvimento preferido da invenção distingue-se pelo facto de, na zona da superfície de contacto que forma a rampa de passagem, o rolo ter um perfil de superfície periférico orientado paralelo ao eixo de rotação do rolo. Isso tem um efeito positivo no processo de entrada no primeiro contato da pele com a lacuna de entrada. Como resultado da orientação mencionada do perfil de superfície periférica, a pele é puxada para a fenda de entrada apenas na direção circunferencial do rolo e, portanto, é garantido que a pele é agarrada na fenda de entrada o mais rápido possível. Somente quando há pele suficiente na folga de entrada, de modo que seja agarrada com segurança entre o rolo e a borda de entrada, a pele se espalha extensivamente na região dos elementos de guia de lado por meio do perfil de superfície periférica, a fim de evita o bloqueio pelo acúmulo excessivo de pele na abertura de entrada.
[026] De acordo com outra forma de realização preferida, o dispositivo de esfolar está montado para ser defletido de forma resiliente em relação ao dispositivo de transporte. Isso permite que as carcaças e partes das aves de diferentes tamanhos sejam processadas. Por meio da deflexão resiliente do dispositivo de esfolar, o aperto e compressão acima descritos da parte da ave são limitados a valores máximos predeterminados. Se, por exemplo, partes das aves de pequeno tamanho passar pelo elemento de guia, a deflexão do dispositivo de esfolar não é necessária ou é necessária apenas em um grau muito pequeno. A passagem de uma parte maior da ave pode levar ao efeito de compressão e compressão pelo elemento de guia se tornando muito grande. A montagem resilientemente defletível do dispositivo de esfolar, neste caso, permite um certo grau de deflexão contra a força da mola, de modo que as forças máximas predeterminadas que atuam na parte da ave a ser esfolada sejam mantidas.
[027] Outra forma de realização conveniente da invenção é caracterizada por cada um dos elementos de guia de lado compreender meios de corte adaptados para separar a ligação entre a pele e a parte da ave. Os meios de corte permitem que a pele que adere à carcaça da ave na região da prega respiratória seja cortada com precisão e exatidão. Utilizando os meios de corte de acordo com a invenção, a pele não é arrancada da carcaça da ave, mas a união da pele é cortada de forma controlada e reproduzível com precisão. De preferência, portanto, os meios de corte estão dispostos no lado da saída, à jusante do elemento de guia em relação à direção de transporte.
[028] Outro desenvolvimento preferido da invenção é distinguido pelo fato de cada um dos meios de corte ter uma borda de corte que está configurada para ser inclinada em relação à direção de transporte. Esta posição inclinada da borda de corte reduz as forças de corte que atuam na conexão da pele e, portanto, resulta no corte da conexão da pele mais suavemente, o que tem um efeito positivo na reprodutibilidade e precisão do corte de separação.
[029] De acordo com outra forma de realização preferida, o gume da lamina de core é em forma de foice. Desta forma, é garantido que a conexão da pele é cortada de forma limpa em todos os casos. Devido ao formato em foice, a pele fica "presa" na parte côncava da lâmina cortante. Qualquer "deslizamento" sobre a borda de corte sem realmente ser cortado é, portanto, excluído, de modo que o corte de separação seja executado com alta confiabilidade e precisão.
[030] Outra forma de realização conveniente da invenção é caracterizada pelas bordas de corte serem cada uma chanfradas em ambos os lados. As bordas de corte chanfradas em ambos os lados afetam o comportamento de seleção dos meios de corte, pois as bordas de corte têm uma função de direcionamento adicional. Em particular, danos à carne como resultado de cortes indesejados na carne são excluídos.
[031] De acordo com uma outra forma de realização preferida da invenção, os meios de corte são montados para serem flexíveis de forma resiliente transversalmente à direção de transporte. A presente invenção é, portanto, adaptada para o processamento de aves de diferentes anatomias e tamanhos. Como resultado da montagem defletível mencionada, os meios de corte são adaptados para serem autoajustáveis e se adaptarem automaticamente à largura particular das partes das aves.
[032] O objetivo é ainda alcançado por um método correspondente tendo as características mencionadas anteriormente, onde a parte da ave é guiada lateralmente por meio de elementos de guia de lado em cada caso lateralmente por contato das superfícies de guia internas com a carne da parte da ave.
[033] Um desenvolvimento adicional preferido da invenção é distinguido pela orientação da pele conectada no lado da parte da ave por meio de superfícies de guia externas dos elementos de guia de lado, que em cada caso se estendem entre a borda de entrada e uma borda de separação, na qual em cada caso a superfície da guia interna se junta à superfície da guia externa.
[034] De acordo com um desenvolvimento adicional vantajoso do método de acordo com a invenção, é fornecido que pelo menos partes das regiões da parte das aves sejam elasticamente comprimidas pelo transporte da parte das aves através de uma rampa de passagem, onde a rampa de passagem é formada por uma superfície de contato disposta entre as superfícies de guia internas e onde a superfície de contato da rampa de passagem, começando da borda de entrada, é inclinada por um ângulo α em relação a um rolo tangencial.
[035] Outra forma de realização conveniente é distinguida pela compressão lateral da parte da ave transversalmente à direção de transporte por meio dos elementos de guia de lado, cuja largura livre entre as superfícies de guia internas afunila na direção de transporte.
[036] De acordo com uma outra forma de realização preferida, o rolo é acionado por meio de uma unidade de acionamento, de modo que a velocidade circunferencial do rolo é maior do que a velocidade de transporte do dispositivo de transporte.
[037] Uma variante vantajosa do método de acordo com a invenção é distinguida porque a remoção da pele ocorre pelo menos com um subcomponente na direção das faces de extremidade do rolo por meio de um perfil da superfície periférica do rolo na região dos elementos de guia de lado que é orientada inclinada em relação ao eixo de rotação do rolo.
[038] Ainda de preferência, a pele é puxada para o vão de entrada na região da rampa de rodagem na direção de rotação do rolo por meio de um perfil de superfície periférica orientada paralela ao eixo de rotação do rolo.
[039] De acordo com uma forma de realização preferida, o dispositivo de esfolar é defletido de forma resiliente em relação ao dispositivo de transporte à medida que um dos corpos das aves passa através dele.
[040] Outro desenvolvimento preferido da invenção é distinguido pela separação da ligação restante entre a pele e a parte da ave por meio de meios de corte.
[041] Outra forma de realização conveniente da invenção é caracterizada pela separação ter lugar no lado da saída, isto é, imediatamente antes da parte da ave ter passado completamente pelo elemento de guia.
[042] De acordo com uma outra forma de realização preferida, a separação ocorre por meio de meios de corte com uma borda de corte inclinada em relação à direção de transporte.
[043] De acordo com uma outra forma de realização preferida da invenção, os meios de corte desviam de forma resiliente transversalmente para a direção de transporte.
[044] As vantagens associadas ao método de acordo com a invenção correspondem de maneira análoga às vantagens alcançadas com o arranjo de acordo com a invenção e já descritas anteriormente. Portanto, a fim de evitar a repetição, é feita referência em conexão com o método de acordo com a invenção às vantagens já mencionadas com o arranjo de acordo com a invenção.
[045] Outras características e formas de realização, preferidas e/ou convenientes da invenção, se tornam evidentes a partir das reivindicações dependentes e da descrição detalhada. As modalidades particularmente preferidas serão descritas em mais detalhes com referência aos desenhos anexos, nos quais:
[046] A Figura 1 mostra uma representação esquemática do arranjo de acordo com a invenção em uma vista em perspectiva,
[047] A Figura 2 é uma vista em perspectiva do dispositivo de esfolar de acordo com a invenção,
[048] A Figura 3 é uma vista frontal do dispositivo de esfolar mostrado na Figura 2, olhando na direção de transporte,
[049] A Figura 4 é uma vista em perspectiva do elemento de guia de acordo com a invenção de acordo com uma primeira modalidade,
[050] A Figura 5 é uma vista em perspectiva do elemento de guia de acordo com a invenção de acordo com uma segunda modalidade da invenção,
[051] A Figura 6 mostra o elemento de guia mostrado na Figura 5 a partir de uma outra direção de visualização,
[052] A Figura 7 é uma vista em perspectiva do elemento de guia de acordo com a invenção de acordo com uma terceira modalidade da invenção, e
[053] A Figura 8 é uma vista em perspectiva do elemento de guia de acordo com a invenção de acordo com uma quarta forma de realização.
[054] A Figura 1 mostra uma representação esquemática do arranjo (10) de acordo com a invenção em uma vista em perspectiva. O arranjo (10) é configurado e adaptado para esfolar partes de aves, não mostradas no desenho, contendo o peito das aves. As partes de aves são, de preferência, capuzes de peito ou metades dianteiras de carcaças de aves. A pele da ave a ser removida geralmente fica sobre o filé de peito, mas não está fixamente aderida a ele. Na região da prega respiratória, em cada um dos lados da carcaça das aves, a pele está aderida à carcaça das aves.
[055] O arranjo (10) de acordo com a invenção compreende um dispositivo de transporte (11) que está configurado e adaptado para transportar as partes de aves em uma direção de transporte (24). Ao longo da linha de transporte formada pelo dispositivo de transporte (11) está disposto um dispositivo de esfolar (12). O dispositivo de transporte (11) compreende elementos de descanso (13) que são configurados e adaptados para receber as partes das aves.
[056] As Figuras 2 e 3 mostram o dispositivo de esfolar (12) de acordo com a invenção em detalhes em diferentes vistas. Por razões de clareza, as duas figuras não mostram todo o dispositivo de transporte (11), mas em cada caso apenas um dos elementos de descanso (13).
[057] dispositivo de esfolar (12) compreende um rolo (14) perfilado acionado rotativamente e um elemento de guia (15). O rolo (14), juntamente com uma borda de entrada (16) do elemento de guia (15), forma uma abertura de entrada (17) para agarrar a pele no lado do peito da ave. Puxando a pele da ave para a abertura de entrada (17), a pele é removida da parte da ave.
[058] O elemento de guia (15) compreende elementos de guia de lado (18), cada um adaptado para guiar lateralmente a parte da ave. Os elementos de guia de lado (18) são adaptados para entrar em contato com a carne da parte da ave, ou seja, enquanto a pele de ave está sendo removida através do rolo (14) perfilado, os elementos de guia de lado (18) entram em contato direto com a carne dos filetes subjacente do peito. Para este efeito, os elementos de guia de lado (18) têm, cada um, superfícies de guia interna (19). Os elementos de guia de lado (18), portanto, têm uma função de orientação e direção, a fim de guiar o corpo da ave de uma maneira definida e guiá-lo através do rolo (14) sem partes de o corpo da ave, com exceção da pele, entrando em contato com o rolo (14).
[059] Os elementos de guia de lado (18), de preferência, compreendem superfícies de guia externas (20) adaptadas para guiar a pele conectada no lado da parte da ave, onde as superfícies de guia externas (20) se estendem cada uma entre a borda de entrada (16) e uma borda de separação (21), na qual em cada caso, o interior da superfície de guia interna (19) está contígua à superfície de guia externa (20). A pele de ave é puxada sobre a borda de separação (21) pela interação do rolo (14) perfilado rotacionalmente acionado e em cada caso lateralmente através dos elementos de guia de lado (18). Descrita graficamente, a pele de ave "flui” em volta do elemento de guia (15) lateralmente e é removida da parte da ave através da abertura de entrada (17).
[060] Vantajosamente, as superfícies guia interna (19) com a sua borda de separação (21) são cada uma curvadas de forma côncava ou substancialmente côncava. É particularmente vantajoso que a concavidade das superfícies guia interna (19) seja configurada correspondendo substancialmente à anatomia da parte da ave a ser esfolada, isto é, por exemplo, está adaptada à forma externa do filé externo que ainda está na carcaça da ave. Dependendo dos tipos de aves a serem processadas, as superfícies guia interna (19) podem ter formas correspondentemente diferentes. As superfícies guia interna (19) são, em qualquer caso, preferencialmente adaptadas de modo que entrem em contato, tanto quanto possível, com toda a superfície dos filetes externos da parte da ave.
[061] Ainda de preferência, o elemento de guia (15) tem uma superfície de contato (22) que está disposta entre as superfícies de guia interna (19) e forma uma rampa de passagem inclinada que se estende a partir da borda de entrada (16). A superfície de contato (22) é inclinada por um ângulo α em relação a um rolo tangencial (23). O rolo tangencial (23) denota a tangencial da circunferência do rolo que se encontra no plano XY. Em outras palavras, a superfície de contato (22) é disposta inclinada pelo ângulo α em relação ao plano XY.
[062] Tal superfície de contato inclinada (22) é mostrada em particular em cada uma das Figuras 4 a 8. As partes das aves de corte transportadas na direção de transporte (24) encontram esta superfície de contato (22). Como a superfície de contato (22) é inclinada, as partes das aves são, por um lado, comprimidas até certo ponto e ao mesmo tempo levantadas ligeiramente em relação ao eixo Z, isto é, direcionadas para longe do rolo (14), de modo que o "círculo que flui" acima descrito da pele da ave em torno dos elementos de guia de lado (18) é adicionalmente assistido. Por causa da largura livre comparativamente maior entre a superfície de contato (22) e os elementos de descanso (13) na região de entrada (26), a entrada da parte da ave no elemento de guia (15) ocorre com a menor resistência possível, de modo que a entrada confiável da carcaça das aves entre as superfícies de guia internas (19) é assegurada. A disposição inclinada da superfície de contato (22) leva a uma redução contínua da largura livre na direção da região de saída (27) do elemento de guia (15), de modo que a resistência mecânica contrária à direção de transporte (24) da mesma forma aumenta continuamente e o levantamento acima descrito decorre no efeito de compressão.
[063] De preferência, a borda de separação (21) em cada caso junta-se lateralmente à borda de superfície de contato (25) sem costura. Deste modo, as superfícies de contacto (22) formam com a borda de separação (21) uma superfície envolvente fechada que não tem degraus e saliências, de modo que a carcaça da ave pode deslizar sobre ela. Pelas mesmas razões, a borda da superfície de contato (25) da superfície de contato (22) na forma de uma rampa de passagem é ainda preferencialmente adaptada para unir a borda de entrada (16) diretamente.
[064] Vantajosamente, os elementos de guia de lado (18) como um todo são configurados de modo que a largura livre entre as superfícies de guia interna (19) afunilam na direção de transporte (24). As superfícies de guia interna (19) são, consequentemente, não apenas curvas no plano XZ, mas, adicionalmente, formam superfícies voltadas para um ao outro no plano XZ. Para este efeito, as superfícies guia interna (19) podem ser dispostas, por exemplo, inclinadas no plano XZ ou, como mostrado no desenho, podem ser curvas. As superfícies guia interna (19) são, portanto, curvas em relação a uma ou mais direções espaciais.
[065] As superfícies de guia interna (19) dos elementos de guia de lado (18) têm cada uma bordas de extremidade (28). De preferência, a borda de extremidade (28) de uma das superfícies de guia interna (19) é mais curta do que a respectiva porção da borda de separação (21) da mesma superfície de guia interna (19). A geometria descrita das bordas de extremidade (28) e das respectivas porções da borda de separação (21) define assim a geometria da borda das superfícies de guia interna (19). As próprias superfícies de guia interna (19) são configuradas como superfícies envolventes que abrangem a região entre essa geometria de borda definida. Em outras palavras, as superfícies de guia interna (19) são adaptadas de modo que abrangem a região entre a borda de extremidade (28) e a borda de separação (21) da respectiva superfície de guia interna (19).
[066] De preferência, a borda de separação (21), as bordas de superfície de contato (25) e/ou as bordas de extremidade (28) têm a forma arredondada. Isto permite um melhor deslizamento da pele e da parte da ave sobre o elemento de guia (15) e, ao mesmo tempo, evita danos e ferimentos na carne como resultado da ação mecânica, o que pode levar a um produto final de menor qualidade.
[067] Vantajosamente, o rolo (14) é acionado por meio de uma unidade de acionamento (29), mostrada apenas na Figura 3 por razões de clareza, de tal maneira que a velocidade circunferencial do rolo (14) é maior do que a velocidade de transporte do dispositivo de transporte (11). A pele que entrou na fenda de entrada (17) é, portanto, removida com uma velocidade mais alta, em comparação com a velocidade de transporte da parte da ave. Desta maneira, uma força de tração correspondentemente alta é exercida na pele da ave, que se deforma elasticamente até certo ponto sob a ação da força. A diferença na velocidade é escolhida especificamente de modo que a força de tração em desenvolvimento seja suficientemente grande para destacar a pele da carcaça das aves em regiões nas quais não está aderida à carcaça das aves e para permitir que deslize sobre o elemento de guia (15), mas a pele não é arrancada de forma incontrolável da parte da ave ou a pele não é rasgada.
[068] É evidente a partir da Figura 2 que o rolo (14) tem, de preferência na região dos elementos de guia de lado (18), um perfil de superfície periférica que é inclinado em relação ao seu eixo de rotação (30). O rolo (14) é, portanto, fornecido com um dentado nessas regiões. Isso tem o efeito de que a pele não é apenas puxada na direção circunferencial do rolo (14), mas a pele também é distribuída na superfície circunferencial (32) do rolo (14) em outro componente direcional, a saber, paralelo ao eixo de rotação.
[069] Particularmente preferível, a inclinação do perfil de superfície periférica na região dos elementos de guia de lado (18) é, opcionalmente, lateralmente a eles, e é inclinada para as faces de extremidade dos rolos contrária à direção de rotação do rolo (14). Isso tem o efeito de que a pele que entra na fenda de entrada (17) é adicionalmente puxada lateralmente para fora e, assim, se espalha extensivamente sobre a superfície circunferencial (32) do rolo (14).
[070] Vantajosamente, o rolo (14) tem, na região da superfície de contato (22) que forma a rampa de passagem, um perfil de superfície periférica que é orientado paralelo ao eixo de rotação (30) do rolo (14). Isso oferece a vantagem de, pela primeira vez a pele entra em contacto com o rolo (14) e a borda de entrada (16), a pele é puxada tão rapidamente quanto possível para a fenda de entrada (17) paralela à direção de transporte (24) e desta forma é agarrada com um alto grau de confiabilidade. Uma vez que a primeira região de pele foi puxada para a fenda de entrada (17) e se estendeu ao longo de toda a largura do perfil periférico orientado paralelamente ao eixo de rotação (30), mesmo o espalhamento da pele sobre a superfície circunferencial (32) do rolo é efetuado através dos perfis periféricos acima mencionados na região dos elementos de guia de lado (18).
[071] A superfície circunferencial (32) do rolo (14) é consequentemente dividida em três regiões. Uma região interna (33), que está associada substancialmente com a superfície de contato (22), que tem o referido perfil periférico com um perfil orientado paralelo ao eixo de rotação (30), enquanto o perfil periférico descrito inclinado em relação ao eixo de rotação (30) é fornecido em cada caso nas regiões externas (34).
[072] O dispositivo de esfolar (12) é preferencialmente disposto montado para ser resilientemente defletível em relação ao dispositivo de transporte (11). Por exemplo, o dispositivo de esfolar (12), como é mostrado a título de exemplo nas Figuras 2 e 3, está disposto para ser articulado em torno de um eixo de articulação (35) e é montado de forma resiliente por meio de um elemento pneumático (40). Quando uma parte de ave passa através do dispositivo de esfolar (12), todo o dispositivo de esfolar (12) é desviado para baixo por um movimento giratório contra a polarização da mola pelo elemento pneumático (40) assim que a parte de ave passa através o elemento de guia (15) com compressão correspondente. Deste modo, a compressão efectuada na parte da ave pelo elemento de guia (15) é compensada até certo ponto, de modo que é possível o processamento de corpos de aves de diferentes anatomias e tamanhos. Em vez do elemento pneumático (40), outros elementos com uma ação de mola, por exemplo, molas de tensão, podem ser usados como uma alternativa. O elemento pneumático (40) oferece a vantagem de que a força da mola é ajustável pela aplicação de ar comprimido e é perfeitamente adaptável aos requisitos de produção particulares. Além disso, o elemento (40) pneumático é ativado, subsidiária ou unicamente, para efetuar a deflexão do dispositivo de esfolar e o seu retorno tão rápido quanto possível à posição inicial.
[073] Conforme mostrado nas Figuras 4 a 8, cada elemento de guia de lado (18) compreende meios de corte (36) adaptados para separar a conexão entre a pele e a parte da ave. Por meio do meio de corte (36), a ligação da pele à carcaça da ave na região da prega respiratória é cortada e, assim, a pele é completamente separada da carcaça. Desta forma, um corte controlado é executado. Em conjunto com a orientação precisa da carcaça da ave, efetuada pelo elemento de guia (15) e as seções de pele já destacadas da parte da ave, a última conexão da pele é cortada precisamente no ponto correto. Um corte de separação ideal para cada geometria de ave é assim realizado por um desenho estrutural surpreendentemente simples do arranjo (10) de acordo com a invenção.
[074] De preferência, os meios de corte (36) estão dispostos no lado de saída, à jusante do elemento de guia (15) em relação à direção de transporte (24). O corte através da conexão de pele por meio dos meios de corte (36), portanto, só ocorre pouco antes da parte da ave ter passado através do elemento de guia (15) completamente.
[075] As bordas de corte (37) de cada um dos meios de corte (36) são preferencialmente inclinadas em relação à direção de transporte (24). De acordo com a forma de realização exemplar mostrada na Figura 4, as facas têm a forma de facas triangulares. Alternativamente, os meios de corte (36), como é mostrado nas Figuras 5 e 6, são configurados com uma borda cortante em forma de foice. Isto oferece a vantagem de que a pele que está aderida à carcaça é "presa" na forma de borda cortante côncava. É assim assegurado que a ligação de pele seja cortada por meio do meio de corte (36) em todos os casos. A pele, portanto, não pode deslizar sobre a borda de corte (37) sem ser cortada completamente.
[076] Como é evidente nas Figuras 5 a 8, os meios de corte (36) têm, de preferência, cada um a forma de facas (38) duplas, isto é, têm bordas de corte (37) em cada um dos seus lados dianteiro e traseiro. Isso oferece a vantagem de que uma borda de corte (37) cega pode ser trocada de uma maneira simples girando os meios de corte (36) a 180 °, sem ter que substituir todo o meio de corte (36).
[077] Como é mostrado na Figura 8, é fornecido de acordo com outra modalidade vantajosa da invenção que a borda de corte (37) é tão inclinada que as bordas de corte (37), começando do elemento de guia de lado (18), se estendem em sentido contrário à direção de transporte (24). Deste modo, consegue-se uma função comparável à variante de forma de realização com uma borda de corte (37) em forma de foice, nomeadamente evitar que a pele deslize sobre o meio de corte sem que a secção da pele seja cortada completamente. Mais preferencialmente, as bordas de corte (37) são, cada uma, chanfradas em ambos os lados.
[078] O primeiro corte ideal da seção da pele a ser cortada é assim garantido e, ao mesmo tempo, o corte indesejável dos filés de aves é evitado. Alternativamente, os meios de corte (36) são montados para serem defletidos de forma resiliente transversalmente à direção de transporte (24) (não mostrada no desenho). O meio de corte (36) desvia assim lateralmente, se exigido pela largura da carcaça da ave. Os meios de corte (36) são assim adaptados para se adaptarem à parte da ave.
[079] O método de acordo com a invenção é igualmente descrito em conexão com o arranjo descrito anteriormente. Além disso, alguns aspectos selecionados do método de acordo com a invenção são adicionalmente descritos abaixo.
[080] O método de acordo com a invenção para esfolar partes de aves contendo o peito da ave compreende as etapas de: transportar as partes das aves na direção de transporte (24) ao longo do dispositivo de esfolar (12) por meio dos elementos de descanso (13) do dispositivo de transporte (11), conduzindo pelo menos um rolo (14) perfilado em rotação, onde o rolo (14), juntamente com uma borda de entrada (16) de um elemento de guia (15), forma uma fenda de entrada (17) para agarrar a pele no lado do peito da ave. A pele é agarrada automaticamente por meio da fenda de entrada (17), enquanto a parte da ave é guiada lateralmente por meio de elementos de guia de lado (18). A guiagem ocorre por contato das superfícies de guia interna (19) com a carne da parte da ave.
[081] A pele conectada no lado da parte da ave é de preferência guiada por meio das superfícies de guia externa (20) dos elementos de guia de lado (18), que em cada caso se estendem entre a borda de entrada (16) e uma borda de separação (21), na qual em cada caso a superfície de guia interna (19) está contígua à superfície guia externa (20).
[080] Vantajosamente, pelo menos partes de regiões da parte das aves são comprimidas elasticamente ao transportar a parte das aves através de uma rampa de passagem, onde a rampa de passagem é formada por uma superfície de contato (22) disposta entre as superfícies de guia internas (19). A superfície de contato (22) da rampa de passagem é disposta, começando da borda de entrada (16), inclinado por um ângulo α em relação a um rolo tangencial (23).
[082] De preferência, a parte da ave é adicionalmente comprimida transversalmente lateralmente e transversalmente à direção de transporte (24) por meio dos elementos de guia de lado (18), cuja largura livre entre as superfícies de guia interna (19) afunila na direção de transporte (24).
[083] Ainda de preferência, o rolo (14) é acionado por meio de uma unidade de acionamento (29), de modo que a velocidade circunferencial do rolo (14) seja maior do que a velocidade de transporte do dispositivo de transporte (11).
[084] Vantajosamente, a remoção da pele ocorre pelo menos com um subcomponente na direção das faces de extremidade (29) do rolo (14) por meio de um perfil de superfície periférica do rolo (14) na região dos elementos de guia de lado (18), que está inclinado em relação ao eixo de rotação (30) do rolo (14). Em particular, a pele é puxada para a fenda de entrada (17) na região da rampa de rodagem na direção de rotação do rolo (14) por meio de uma superfície periférica de perfil orientado paralelo ao eixo de rotação (30) do rolo (14).
[085] De preferência, o dispositivo de esfolar (12) é defletido de forma resiliente em relação ao dispositivo de transporte (11) quando uma das partes da ave ou uma carcaça da ave passa através dele.

Claims (30)

1 - Arranjo para esfolar partes de aves contendo o peito da ave, tendo um dispositivo de transporte (11) que compreende elementos de descanso (13) configurados para transportar as partes das aves em uma direção de transporte (24) ao longo de um dispositivo de esfolar (12), o dispositivo de esfolar (12) compreendendo pelo menos um rolo (14) perfilado acionado rotativamente e um elemento de guia (15), onde o rolo (14), juntamente com uma borda de entrada (16) do elemento de guia (15), está adaptado para formar uma fenda de entrada (17) para agarrar a pele no lado do peito da ave, em que o elemento de guia (15) compreende elementos de guia de lado (18), cada um sendo adaptado para guiar lateralmente as partes de aves, e onde os elementos de guia de lado (18) têm superfícies de guia interna (19) adaptadas para contatar a carne das partes de aves; caracterizado por cada um dos elementos de guia de lado (18) compreender meios de corte (36) adaptado para separar a conexão entre a pele e as partes de aves.
2 - Arranjo para esfolar partes de aves contendo o peito da ave, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por cada um dos elementos de guia de lado (18) compreenderem superfícies de guia externa (20) que são adaptadas para guiar a pele conectada no lado das partes de aves, em que as superfícies de guia externa (20) em cada caso se estendem entre a borda de entrada (16) e uma borda de separação (21), na qual em cada caso a superfície de guia interna (19) se junta à superfície guia externa (20).
3 - Arranjo para esfolar partes de aves contendo o peito da ave, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por cada uma das superfícies de guia interna (19) com sua borda de separação (21) serem curvadas pelo menos de forma côncava.
4 - Arranjo para esfolar partes de aves contendo o peito da ave, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado poro elemento de guia (15) compreender uma superfície de contato (22) disposta entre as superfícies de guia interna (19), em que a superfície de contato (22), partindo da borda de entrada (16), forma uma rampa de passagem que é inclinada por um ângulo α em relação a um rolo tangencial (23).
5 - Arranjo para esfolar partes de aves contendo o peito da ave, de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 4, caracterizado por a borda de separação (21) em cada caso se juntar lateralmente à borda da superfície de contacto (25) da superfície de contato (22), sem costura.
6 - Arranjo para esfolar partes de aves contendo o peito da ave, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por a borda da superfície de contato (25) da superfície de contato (22) estar adaptada para se unir diretamente com a borda de entrada (16).
7 - Arranjo para esfolar partes de aves contendo o peito da ave, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por os elementos de guia de lado (18) serem configurados de modo que a largura livre entre as superfícies de guia interna (19) afunila na direção de transporte (24).
8 - Arranjo para esfolar partes de aves contendo o peito da ave, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado por cada uma das superfícies de guia interna (19) dos elementos de guia de lado (18) apresentarem uma borda de extremidade (28), em que em cada caso a borda de extremidade (28) de uma das superfícies de guia interna (19) é mais curta do que a respectiva porção da borda de separação (21) da mesma superfície de guia interna.
9 - Arranjo para esfolar partes de aves contendo o peito da ave, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por cada uma das superfícies de guia interna (19) ser configurada como uma superfície envolvente que abrange a região entre a borda de extremidade (28) e a borda de separação (21) da respectiva superfície de guia interna (19).
10 - Arranjo para esfolar partes de aves contendo o peito da ave, de acordo com a reivindicação 8 ou 9, caracterizado pora borda de separação (21), as bordas de superfície de contato (25) e/ou as bordas de extremidade (28) serem em forma arredondada.
11 - Arranjo para esfolar partes de aves contendo o peito da ave, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado por o rolo (14) é acionado por meio de uma unidade de acionamento (29) de tal forma que a velocidade circunferencial do rolo (14) é maior do que a velocidade de transporte do dispositivo de transporte (11).
12 - Arranjo para esfolar partes de aves contendo o peito da ave, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado por, na região dos elementos guia de lado (18), o rolo (14) tem um perfil de superfície periférica que é inclinado em relação ao seu eixo de rotação (30).
13 - Arranjo para esfolar partes de aves contendo o peito da ave, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por os perfis de superfície periférica na região dos elementos de guia de lado (18) são, cada um, inclinados para as faces de extremidade (39) do rolo (14) contrariamente ao sentido de rotação do rolo (14).
14 - Arranjo para esfolar partes de aves contendo o peito da ave, de acordo com qualquer uma das reivindicações 4 a 13, caracterizado por, na região da superfície de contato (22) que forma a rampa de rodagem, o rolo (14) apresenta um perfil de superfície periférica orientado paralelamente ao eixo de rotação (30) do rolo (14).
15 - Arranjo para esfolar partes de aves contendo o peito da ave, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 14, caracterizado por o dispositivo de esfolar (12) ser montado de forma a poder ser defletido de forma resiliente em relação ao dispositivo de transporte (11).
16 - Arranjo para esfolar partes de aves contendo o peito da ave, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 15, caracterizado poros meios de corte (36) serem dispostos no lado de saída a jusante do elemento de guia (15) com relação a direção de transporte (24).
17 - Arranjo para esfolar partes de aves contendo o peito da ave, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 15, caracterizado por cada um dos meios de corte (36) ter uma borda de corte (37), cujas bordas de corte são configuradas para serem inclinadas em relação à direção de transporte (24).
18 - Arranjo para esfolar partes de aves contendo o peito da ave, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado por a borda de corte (37) ser na forma de foice.
19 - Arranjo para esfolar partes de aves contendo o peito da ave, de acordo com a reivindicação 17 ou 18, caracterizado por cada uma das bordas de corte (37) ser chanfradas em ambos os lados.
20 - Arranjo para esfolar partes de aves contendo o peito da ave, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 19, caracterizado por os meios de corte (36) serem montados para poderem ser defletidos de forma resiliente transversalmente à direção de transporte (24).
21 - Método para esfolar partes de aves contendo o peito da ave, compreendendo as etapas de: transportar as partes de aves em uma direção de transporte (24) ao longo de um dispositivo de esfolar (12) por meio de elementos de descanso (13) de um dispositivo de transporte (11), acionar pelo menos um rolo (14) perfilado em rotação, onde o rolo (14), juntamente com uma borda de entrada (16) de um elemento de guia (15), forma uma fenda de entrada (17) para agarrar a pele no lado do peito da ave, agarrar automaticamente a pele por meio da fenda de entrada (17), e em cada caso, guiar a lateral das partes de aves por meio de elementos de guia de lado (18), por contato das superfícies de guia interna (19) com a carne das partes de aves, caracterizado por: separar a conexão restante entre a pele e as partes de aves por meio de meios de corte (36), em que a separação ocorre no lado de saída, a saber imediatamente antes das partes de aves terem passado completamente através do elemento de guia (15).
22 - Método para esfolar partes de aves contendo o peito da ave, de acordo com a reivindicação 21, caracterizado por guiar a pele conectada no lado das partes de aves por meio das superfícies de guia externa (20) dos elementos de guia de lado (18), que em cada caso, se estendem entre a borda de entrada (16) e uma borda de separação (21), na qual em cada caso, a superfície guia interna (19) se junta à superfície guia externa (20).
23 - Método para esfolar partes de aves contendo o peito da ave, de acordo com a reivindicação 21 ou 22, caracterizado por comprimir de forma elástica pelo menos parte das regiões das partes de aves ao transportar as partes de aves sobre uma rampa de passagem que é formada por uma superfície de contato (22) disposta entre as superfícies de guia interna (19), onde a superfície de contato (22) da rampa de passagem, partindo da borda de entrada (16), é inclinada por um ângulo α em relação a um rolo tangencial (23).
24 - Método para esfolar partes de aves contendo o peito da ave, de acordo com qualquer uma das reivindicações 21 a 23, caracterizado por comprimir lateralmente as partes de aves transversalmente na direção de transporte (24) por meio dos elementos de guia de lado (18), cuja largura livre entre as superfícies de guia interna (19) afunila na direção de transporte (24).
25 - Método para esfolar partes de aves contendo o peito da ave, de acordo com qualquer uma das reivindicações 21 a 24, caracterizado por acionar o rolo (14) por meio de uma unidade de acionamento (29), de modo que a velocidade circunferencial do rolo (14) seja maior do que a velocidade de transporte do dispositivo de transporte (11).
26 - Método para esfolar partes de aves contendo o peito da ave, de acordo com qualquer uma das reivindicações 21 a 25, caracterizado por remover a pele pelo menos com um subcomponente na direção das faces de extremidade (39) do rolo (14) por meio de um perfil de superfície periférica do rolo (14) na região dos elementos de guia de lado (18) que é orientado inclinado em relação ao eixo de rotação (30) do rolo (14).
27 - Método para esfolar partes de aves contendo o peito da ave, de acordo com qualquer uma das reivindicações 21 a 26, caracterizado por puxar a pele para dentro da fenda de entrada (17) na região da rampa de rodagem na direção de rotação do rolo (14) por meio de um perfil de superfície periférica ser orientado paralelamente ao eixo de rotação (30) do rolo (14).
28 - Método para esfolar partes de aves contendo o peito da ave, de acordo com qualquer uma das reivindicações 21 a 27, caracterizado por defletir de forma resiliente o dispositivo de esfolar (12) em relação ao dispositivo de transporte (11) à medida que um dos corpos das aves passa.
29 - Método para esfolar partes de aves contendo o peito da ave, de acordo com qualquer uma das reivindicações 21 a 28, caracterizado por separar ocorre por meio dos meios de corte (36) tendo uma borda de corte (37) que é inclinada com relação à direção de transporte (24).
30 - Método para esfolar partes de aves contendo o peito da ave, de acordo com qualquer uma das reivindicações 21 a 29, caracterizado por defletir de forma resiliente os meios de corte (36) transversalmente à direção de transporte (24).
BR112020019132-9A 2018-03-29 Arranjo e método para esfolar partes de aves contendo o peito da ave BR112020019132B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/EP2018/058206 WO2019185155A1 (de) 2018-03-29 2018-03-29 Anordnung und verfahren zum enthäuten von die geflügelbrust enthaltenden geflügelteilen

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112020019132A2 BR112020019132A2 (pt) 2021-01-12
BR112020019132B1 true BR112020019132B1 (pt) 2023-08-29

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP0769247B1 (en) Method and device for processing a cluster of organs from a slaughtered animal
BR112016002060B1 (pt) instalação de retirada de pele, e, método para remover pele de partes de aves domésticas abatidas
EP3016519B1 (en) A skinning device and method for removing skin from an animal carcass
BR112014020981B1 (pt) dispositivo e método para a separação de um intestino a partir de uma estrutura graxa de um animal abatido
BR102013003486B1 (pt) aparelho e método para processamento de moela
KR100773051B1 (ko) 어체 처리방법 및 그 장치
US4951352A (en) Apparatus and process for harvesting hearts and livers of poultry
KR20170073561A (ko) 도축된 가금류에서 적출된 장기 또는 장기들을 기계적으로 가공하기 위한 방법, 가공 장치 및 가공 라인
BR112020019132B1 (pt) Arranjo e método para esfolar partes de aves contendo o peito da ave
BRPI0911810B1 (pt) System and method for cleaning a housing or portion of housing of brown domestic birds
JP4925008B2 (ja) 動物大腸処理装置
BR112020019132A2 (pt) Arranjo e método para esfolar partes de aves contendo o peito da ave
US4291436A (en) Apparatus for extracting the entrails and/or cleaning the belly cavity of fish
US3522622A (en) Hock cutter
BRPI1002728A2 (pt) esfolador de ombro e de pescoço de aves domésticas
US6745477B2 (en) Deboning knife
NL2012466A (en) Method, processing device and processing line for mechanically processing an organ or organs taken out from slaughtered poultry.
JP2014204672A (ja) 動物大腸の脂取り機構及び脂取り方法
NL2012464A (en) Method, processing device and processing line for mechanicallly processing an organ or organs taken out from slaughtered poultry.
US5295895A (en) Method and apparatus for skinning encased frankfurters and the like
US20180360056A1 (en) Separating tissue from an intestine
US20160227707A1 (en) Window strip corn husker
US1722902A (en) Head scutcher
BR112019008972B1 (pt) Máquina para descascar salsichas
CN106029537B (zh) 用于自动切割和导出材料幅的设备及相关的方法