BR112020014686B1 - Grelha para o cozimento de produtos alimentícios, método de cozimento e deformação de um produto alimentício com a grelha - Google Patents

Grelha para o cozimento de produtos alimentícios, método de cozimento e deformação de um produto alimentício com a grelha Download PDF

Info

Publication number
BR112020014686B1
BR112020014686B1 BR112020014686-2A BR112020014686A BR112020014686B1 BR 112020014686 B1 BR112020014686 B1 BR 112020014686B1 BR 112020014686 A BR112020014686 A BR 112020014686A BR 112020014686 B1 BR112020014686 B1 BR 112020014686B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
upper plate
plate
drive shaft
cooking
actuator
Prior art date
Application number
BR112020014686-2A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112020014686A2 (pt
Inventor
Douglas S. Jones
Original Assignee
Garland Commercial Industries, Llc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Garland Commercial Industries, Llc filed Critical Garland Commercial Industries, Llc
Publication of BR112020014686A2 publication Critical patent/BR112020014686A2/pt
Publication of BR112020014686B1 publication Critical patent/BR112020014686B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J37/00Baking; Roasting; Grilling; Frying
    • A47J37/06Roasters; Grills; Sandwich grills
    • A47J37/0611Roasters; Grills; Sandwich grills the food being cooked between two heating plates, e.g. waffle-irons
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J37/00Baking; Roasting; Grilling; Frying
    • A47J37/06Roasters; Grills; Sandwich grills
    • A47J37/0611Roasters; Grills; Sandwich grills the food being cooked between two heating plates, e.g. waffle-irons
    • A47J2037/0617Roasters; Grills; Sandwich grills the food being cooked between two heating plates, e.g. waffle-irons with means to adjust the distance between heating plates

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Baking, Grill, Roasting (AREA)

Abstract

A presente divulgação provê uma grelha que tem uma chapa superior móvel e uma chapa inferior, a última das quais mantém os produtos alimentícios que são cozidos entre as chapas. A chapa superior tem um braço da chapa, um acionamento da trava e um pino de trava conectados na mesma. Um atuador, um eixo de acionamento e uma cabeça do eixo de acionamento são operativamente conectados no braço da chapa. Durante a operação da grelha, o acionamento da trava aciona o pino de trava para o interior da cabeça do eixo de acionamento, mantendo a chapa superior paralela à chapa inferior, mesmo quando for aplicada pelo atuador pressão para baixo maior do que o peso da chapa superior. Em dispositivos da tecnologia anterior, a aplicação deste tipo de pressão irá fazer com que a chapa superior fique não paralela à chapa inferior, causando cozimento desigual. O travamento da chapa superior horizontalmente garante que a chapa superior não saia do nível horizontal quando a mesma entrar em contato com os produtos alimentícios na chapa inferior.

Description

FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO CAMPO DA DIVULGAÇÃO
[0001] A presente divulgação refere-se a dispositivos e a métodos para controlar o posicionamento da chapa em grelhas de cozimento. Mais particularmente, a presente divulgação provê dispositivos e métodos para impedir que a chapa superior de dois estágios de um dispositivo de cozimento de dois lados com uma chapa superior pivotável traseira rote quando na posição de cozimento horizontal. Isto garante que o mecanismo de posicionamento da placa superior de precisão possa aplicar pressão maior no alimento posicionado na chapa inferior do que o peso da chapa somente, e sem ser forçado a pivotar fora de uma posição paralela em relação à chapa inferior devido aos produtos alimentícios ou outros objetos na chapa inferior.
DESCRIÇÃO DA TECNOLOGIA RELACIONADA
[0002] Os dispositivos de cozimento ou grelhas de dois lados, da forma descrita na Patente US 5.934.182, têm um mecanismo ou uma chapa que são abaixados para a, e cozinham na, posição horizontal, paralela a uma superfície de cozimento inferior. Quando na posição de não cozimento, a chapa superior é elevada e pivota de um ponto atrás das superfícies de cozimento até uma posição que expõe a superfície de cozimento superior para o operador de forma que a superfície superior possa ser acessada para limpeza e fique fora do caminho para remover o alimento cozido da superfície inferior. Em virtude do desenho do sistema de acionamento de posicionamento da chapa superior, a chapa superior é pivotável em ponto pivô traseiro, a partir de uma posição de cozimento horizontal em uma posição de não cozimento superior angulada.
[0003] Quando a chapa superior for abaixada, a mesma rota de uma posição de não cozimento superior angulada para uma posição paralela horizontal em uma posição de cozimento mais superior. Aqui, o movimento rotacional da chapa é interrompido pelo contato de um limitador. O peso da chapa superior mantém o contato entre a chapa e o limitador. Isto mantém a chapa horizontal enquanto a força do alimento na placa inferior for menor do que o peso da chapa superior.
[0004] Se o sistema de acionamento de posicionamento da chapa tentar aplicar mais pressão do que o peso da chapa superior sobre o alimento colocado na chapa inferior, o ponto pivô traseiro abaixa até um ponto no qual a chapa superior começará a pivotar, ao redor do ponto de contato mais posterior que a chapa superior tem no alimento ou na placa da grelha inferior. Quando isto ocorrer, a frente da chapa superior pivota para cima, tornando a chapa superior não paralela com a chapa inferior e o produto alimentício. Isto causa o cozimento desigual e, possivelmente, qualidade do alimento insegura, devido ao alimento insuficientemente cozido na área de cozimento frontal. Então, as atuais configurações de grelhas de dois lados, por exemplo, aquelas descritas na Patente US 5.934.182, não podem cozinhar alimentos que exigem mais pressão para comprimir o produto alimentício com mais pressão do que o peso físico da chapa superior e manter o paralelismo entre as superfícies superior e inferior da chapa de cozimento.
[0005] Em algumas aplicações, o cliente deseja usar mais pressão para comprimir ou formar produtos alimentícios macios (descongelados) com mais força de compressão do que o peso físico da placa superior e manter o paralelismo entre as superfícies de cozimento superior e inferior. Há uma necessidade de um dispositivo que alcance estes objetivos e aborde os supradescritos problemas dos dispositivos atuais.
SUMÁRIO DA DIVULGAÇÃO
[0006] A grelha da presente divulgação compreende uma chapa superior, uma chapa inferior na qual o produto alimentício é colocado, e um sistema de posicionamento de revestimento que controla a altura da chapa superior em relação à chapa inferior. A grelha da presente divulgação pode aplicar muito mais pressão na chapa inferior e no produto alimentício do que os dispositivos atualmente disponíveis. Nos dispositivos atuais, há um limite em relação a quanta pressão pode ser aplicada, já que os mesmos podem se basear apenas na gravidade e no peso da chapa superior para manter o paralelismo. Uma maneira de alcançar isto é com um pino de trava na chapa superior que mantém a chapa superior paralela à chapa inferior, quando a chapa superior estiver na posição de cozimento horizontal.
[0007] Assim, em uma modalidade, a presente divulgação provê uma grelha para o cozimento de produtos alimentícios. A grelha compreende: uma chapa superior, uma chapa inferior, em que os produtos alimentícios são colocados na chapa inferior, um eixo de acionamento que tem uma cabeça do eixo de acionamento, em que o eixo de acionamento e a cabeça do eixo de acionamento são operativamente conectados na chapa superior; um atuador operativamente conectado no eixo de acionamento, em que o atuador retrai e estende seletivamente o eixo de acionamento, a fim de controlar uma altura vertical da chapa superior em relação à chapa inferior; e um mecanismo de trava operativamente conectado na chapa superior, em que o mecanismo de trava trava a chapa superior em uma posição horizontal que é paralela à chapa inferior.
[0008] Em uma modalidade, o mecanismo de trava compreende um mecanismo de acionamento conectado na chapa superior e um pino de trava operativamente conectado no mecanismo de acionamento. O mecanismo de acionamento estende e retrai seletivamente o pino de trava. Em uma posição estendida, o pino de trava contata a cabeça do eixo de acionamento para travar a chapa superior na posição horizontal.
[0009] Em uma outra modalidade, a presente divulgação provê um método de cozimento de um produto alimentício com a grelha. O método compreende as etapas de: colocar o produto alimentício na chapa inferior; controlar o atuador para abaixar a chapa superior até uma posição horizontal que é paralela à chapa inferior; controlar o atuador para mover a chapa superior na direção da chapa inferior, quando a chapa superior estiver na posição horizontal; e controlar a chapa superior para ficar na posição horizontal depois que a chapa superior contatar o produto alimentício.
[00010] Em uma outra modalidade, a presente divulgação provê um método de deformação de um produto alimentício com a grelha. O método compreende as etapas de: colocar o produto alimentício na chapa inferior; controlar o atuador para abaixar a chapa superior até uma posição horizontal que é paralela à chapa inferior; controlar o atuador para mover a chapa superior na direção da chapa inferior, ao mesmo tempo em que a chapa superior fica na posição horizontal, desse modo, comprimindo o produto alimentício; controlar a chapa superior para ficar na posição horizontal depois que a chapa superior contatar o produto alimentício; comprimir o produto alimentício de forma que uma espessura do produto depois da etapa de compressão fique menor do que uma espessura do produto alimentício antes da etapa de compressão; e cozinhar o produto alimentício entre a chapa inferior e a chapa superior.
[00011] Em uma outra modalidade, a presente divulgação provê um método de deformação de um produto alimentício usando a grelha supradescrita. O produto alimentício é deformado entre as chapas superior e inferior de acordo com as etapas programadas de comprimir e aliviar a pressão no alimento entre as chapas para alcançar uma qualidade desejada do alimento.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[00012] A figura 1 é uma vista em perspectiva frontal da grelha da presente divulgação;
[00013] a figura 2 é uma vista em perspectiva traseira da grelha da figura 1;
[00014] a figura 3 é uma vista explodida da grelha da figura 1;
[00015] a figura 4 é uma vista seccional transversal da grelha da figura 1;
[00016] a figura 5 é um detalhe seccional transversal da grelha da figura 1, com uma chapa superior em uma posição abaixada;
[00017] a figura 6 é um segundo detalhe seccional transversal da grelha da figura 1, com uma chapa superior em uma posição elevada;
[00018] a figura 7 é uma vista lateral da grelha da figura 1, com uma chapa superior em uma posição elevada;
[00019] a figura 8 é uma terceira vista seccional transversal da grelha da figura 1, com a chapa superior em uma posição elevada e inclinada;
[00020] a figura 9 é uma vista lateral da grelha da figura 1, com a chapa superior em uma posição elevada e inclinada;
[00021] a figura 10 é uma vista lateral da grelha da figura 1, com a chapa superior em uma posição elevada;
[00022] a figura 11 é uma vista lateral transparente e detalhada da grelha da figura 1, com a chapa superior em uma posição destravada;
[00023] a figura 12 é uma vista lateral transparente e detalhada da grelha da figura 1, com a chapa superior em uma posição travada;
[00024] a figura 13 mostra a grelha da figura 1, com a chapa superior elevada e inclinada, com produtos alimentícios pré-comprimidos na chapa inferior;
[00025] a figura 14 mostra a grelha da figura 1, com os produtos alimentícios em um estado comprimido;
[00026] a figura 15 mostra uma vista lateral da grelha da figura 1, com a chapa superior abaixada em uma posição destravada;
[00027] a figura 16 mostra a grelha da figura 1, com a chapa superior abaixada em uma posição travada;
[00028] a figura 17 mostra os produtos alimentícios comprimidos produzidos pela grelha, da forma representada na figura 15, quando o mecanismo de trava não estiver encaixado, e os produtos alimentícios não estiverem comprimidos na mesma espessura;
[00029] a figura 18 mostra os produtos alimentícios comprimidos produzidos pela grelha, da forma representada na figura 15, quando o mecanismo de trava estiver encaixado, e os produtos alimentícios estiverem comprimidos na mesma espessura;
[00030] as figuras 19a e 19b mostram um desenho esquemático de um mecanismo de controle para estender e retrair o pino de trava da presente divulgação; e
[00031] a figura 20 mostra um fluxograma que ilustra o processo para o mecanismo de controle da figura 19.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA DIVULGAÇÃO
[00032] A presente divulgação provê dispositivos de grelha tipo concha e métodos que permitem o cozimento que exige mais força do que o peso físico da chapa superior. O ciclo de cozimento da presente divulgação pode ser concluído automaticamente, controlavelmente e com repetitividade. A grelha da presente divulgação provê maneiras para interromper a chapa superior de uma grelha tipo concha de pivotar quando o acionamento do posicionamento de precisão traseiro aplicar uma força para baixo na chapa superior. Isto pode ser útil, como um exemplo, quando for necessário deformar um produto alimentício até uma altura que é menor do que a altura do produto alimentício quando o mesmo estiver colocado na chapa inferior. Os dispositivos da presente divulgação proveem uma maneira para travar de forma controlável e seletiva a chapa superior paralela à superfície de cozimento inferior quando na posição de cozimento, e destravar a chapa para permitir movimento rotacional para a posição de não cozimento superior. O travamento da chapa superior em uma posição horizontal em relação à chapa inferior permite o cozimento de múltiplos produtos alimentícios em uma superfície inferior da chapa, em uma alta pressão, e todos nas mesmas especificações. As grelhas atuais não têm a capacidade de deformar e cozinhar os produtos alimentícios até uma consistência desejada, automaticamente e com repetitividade. A grelha da presente divulgação pode ser operada em modos em que o mecanismo de trava é empregado, e em que o mesmo não é empregado.
[00033] Em relação às figuras, e, em particular, às figuras 1-12, a grelha 1 da presente divulgação é mostrada. A grelha 1 tem uma chapa inferior 2, uma chapa superior 3, um atuador linear 4 e um eixo de acionamento 5. A chapa superior 3, o atuador 4 e o eixo de acionamento 5 são conectados uns nos outros da maneira descrita a seguir com detalhes adicionais, de forma que o atuador 4 possa controlar e ajustar uma altura da chapa superior 3 em relação à chapa inferior 2. De forma importante, a grelha 1 também tem um braço da chapa 6, com o acionamento da trava 7 e o pino de trava 8 conectados no mesmo. O braço da chapa 6, o acionamento da trava 7 e o pino de trava 8 são todos conectados em uma superfície superior da chapa superior 3. O eixo de acionamento 5 tem uma cabeça do eixo de acionamento 9 no topo do mesmo.
[00034] Em uma modalidade, a chapa superior 3 e o braço da chapa 6 são um componente unitário. Isto pode mitigar qualquer soltura nas conexões, que pode levar a um tremor ou a uma vibração da chapa superior 3.
[00035] Quando a grelha 1 estiver em uso, um controlador 13 pode controlar o acionamento da trava 7 para acionar o pino 8, de forma que o mesmo contate ou encaixe com a cabeça do eixo de acionamento 9. O pino de trava 8 pode ser acionado em uma direção horizontal ou primariamente horizontal. O pino de acionamento 8 contata uma superfície frontal da cabeça do eixo de acionamento 9 em um local que impulsiona o braço da chapa 6 solidamente sobre a cabeça do eixo de acionamento 9, acima do ponto pivô da chapa 12 (discutido com mais detalhes a seguir). Isto impede que o braço da chapa 6 pivote.
[00036] O acionamento da trava 7 pode incluir qualquer número de maneiras para acionar o pino de trava 8, tais como um motor de engrenagem, um motor de passo ou um solenoide. O acionamento da trava 7 também pode compreender uma mola, de forma que a mesma fique constantemente forçando o pino de trava 8 contra a cabeça do eixo 9. A extremidade do pino de trava 8 pode seguir o contorno da cabeça do eixo 9. Quando a chapa superior 3 for horizontal, pode haver um freio ou um ímã na superfície da cabeça do eixo 9 que encaixa o pino de trava 8. O pino de trava 8 também pode ter almofadas ou estofamento em cada extremidade, para reduzir o desgaste e a ruptura.
[00037] Quando o pino de trava 8 estiver encaixado com a cabeça do eixo de acionamento 9 desta maneira, isto impede significativamente ou completamente que a chapa superior 3 rote em relação à cabeça do eixo de acionamento 9 e ao eixo de acionamento 5. Quando este for o caso, o controlador 13 controla o atuador 4 para mover a chapa superior 3 de forma que a mesma aplique uma força muito maior nos produtos alimentícios que estão na chapa inferior 2 do que seria possível em outras circunstâncias, tudo enquanto a chapa superior 3 mantém uma posição horizontal. O controlador pode controlar a chapa superior 3 para mover para uma posição ou posições verticais programadas definidas durante o programa de cozimento.
[00038] Da forma previamente discutida, quando a chapa superior 3 não estiver travada no local, a máxima força que pode ser aplicada nos produtos alimentícios, e ainda mantendo uma posição em nível horizontal, é o peso da chapa. Sem um mecanismo de trava no local, se o atuador 4 precisasse aplicar mais força na chapa 3, a chapa 3 rotaria no ponto pivô traseiro, saindo do nível em relação à chapa inferior 2, e cozinharia os produtos alimentícios de forma desigual. No final de um programa de cozimento, quando a chapa superior 3 for elevada até uma posição de cozimento horizontal mais superior, o pino de trava 8 é retraído, permitindo o movimento rotacional da chapa superior 3 até sua posição de não cozimento.
[00039] A chapa superior 3 se move à medida que a mesma é abaixada de uma posição de não cozimento (figuras 7 - 9) para uma posição de cozimento horizontal (figura 1 e outras). Na posição de não cozimento mais superior, a chapa superior 3 fica em um ângulo maior do que a horizontal em relação à chapa inferior 2, para permitir o acesso às superfícies de cozimento da chapa inferior 2 e da chapa superior 3. A fim de mover para uma posição de cozimento, o atuador 4 retrai o eixo de acionamento 5, que fica localizado atrás das superfícies de cozimento. A cabeça do eixo de acionamento 9 que, da forma previamente discutida, é conectada no eixo 5, tem um limitador pivô 10 localizado na borda frontal inferior da cabeça 9. À medida que o atuador 4 retrai, a chapa superior 3 rota para baixo até uma posição horizontal. A chapa superior 3 pode ter um limitador de posicionamento 11 que contata o limitador pivô 10 na cabeça 9 quando a chapa superior 3 estiver em uma posição horizontal. O braço da chapa superior 6 pode ser conectado na cabeça do eixo de acionamento 9 de uma maneira tal que o braço da chapa 6 (e, assim, a chapa superior 3) possa rotar ao redor do ponto pivô 12 na cabeça 9.
[00040] Também pode haver um comutador ou um gatilho em outro local na grelha 1 que indica quando a chapa superior 3 está rotando para baixo para a posição de cozimento. Este comutador pode enviar um sinal para o controlador 13, que, por sua vez, irá iniciar a extensão do pino de trava 8, antes de a chapa superior 3 ficar completamente horizontal. Isto pode poupar algum tempo no processo de cozimento.
[00041] Uma vez que a chapa superior 3 tiver rotado até a horizontal e estiver paralela à chapa inferior 2, este é o ponto na rotação da chapa superior 3 em que o limitador pivô 10 e o limitador de posicionamento 11 fazem contato. Isto interrompe a rotação do braço da chapa superior 6 em um ponto em que o mesmo está horizontal e paralelo à chapa inferior 2. Uma vez que os limitadores 10 e 11 estiverem em contato um com o outro, a distância da área entre a base da chapa superior 3 e a superfície de cozimento da chapa inferior 2 é a zona em que o cozimento com a chapa paralela pode ocorrer. Em alguns casos, um produto alimentício é colocado na chapa inferior 2 que tem uma altura (em um estado pré-cozido) que é maior do que a altura desejada do produto cozido. A presente divulgação permite o travamento do braço da chapa superior 6 e da chapa superior 3, permitindo a força do atuador 5 para baixo para comprimir o produto até a espessura cozida desejada.
[00042] Quando a compressão do produto alimentício for desejada, o pino de trava 8 pode ser implementado da maneira supradescrita. Da forma previamente discutida, isto permite que o controlador 13 controle o atuador 4, para, por sua vez, ajustar a posição vertical da chapa superior 3, sem rotação no ponto pivô 12. Isto mantém a chapa superior 3 paralela à chapa inferior 2, mesmo quando a força de reação dos alimentos for maior do que a força que pode ser produzida pelo peso da chapa superior 3. Declarado de uma outra maneira, a resistência do produto alimentício quando pressionado pela chapa superior 3 irá forçar a chapa superior para pivotar para fora da condição paralela, o que não ocorria para o mecanismo de trava (acionamento 7 e pino 8) da divulgação predefinida. Quando o produto alimentício pressionar para cima na chapa superior 3, o pino de trava 8, que está impulsionando o braço da chapa 6 solidamente para o interior do limitador de posicionamento 11 através do ponto pivô 12, trava o braço da chapa 6 de rotar ao redor do ponto pivô 12. Isto transfere a força de arraste vertical gerada pelo motor do atuador 4 para puxar para baixo na chapa superior 3 com pressão maior no alimento e ao mesmo tempo em que mantém o paralelismo entre a chapa superior 2 e a chapa inferior 2. Desta maneira, uma quantidade de força igual pode ser aplicada nos produtos alimentícios que estão na frente e atrás da superfície da chapa inferior 2.
[00043] Um comutador ou outro dispositivo (discutidos com mais detalhes a seguir) podem detectar ou determinar quando a chapa superior 3 está em uma posição em que o limitador do braço da chapa superior 11 fez contato com o limitador da cabeça do eixo 10, interrompendo a rotação na posição horizontal. Uma vez que este ponto é alcançado, como exposto, o controlador 13 controla o acionamento da trava 7 para mover o pino de trava 8 para o local. Os materiais usados para o pino de trava, o limitador pivô e a cabeça pivô devem ser fortes o suficiente para suportar múltiplas implementações durante o tempo. Aço inoxidável é um exemplo não limitante de um material forte o suficiente para suportar os encaixes repetidos entre o pino 8 e a cabeça do eixo 9.
[00044] Uma vez que a chapa superior for travada no lugar pelo pino de acionamento da trava 8, o atuador 4 pode mover a chapa superior 3 na direção da chapa inferior 2 com a força completa do sistema de acionamento, que é muito maior do que o peso da chapa superior 3 quando permite-se que pivote naturalmente sem que o braço da chapa superior 6 seja travado. O atuador 4 pode, então, por meio do controlador 13, controlar a posição da chapa superior 3 em uma sequência programada de posições para o cozimento do produto alimentício na superfície inferior da chapa. As sequências programadas podem incluir variáveis, tais como a quantidade de tempo que a chapa superior 3 está em uma certa posição, a altura da chapa superior 3 em relação à chapa superior 2 e a quantidade de pressão aplicada na chapa superior 3 e, assim, nos produtos alimentícios na chapa inferior 2. O controlador 13 pode ficar no alojamento da grelha 1. Um usuário pode selecionar um programa desejado e iniciar o cozimento através de uma interface de usuário 14. Uma vez que o cozimento estiver completo, o controlador 13 controla o acionamento da trava 7 para retrair o pino de trava 8, de forma que a chapa superior 3 possa rotar para cima novamente, para fora da posição de cozimento horizontal.
[00045] Em uma modalidade, o mecanismo de trava (acionamento 7 e pino 8) é uma montagem de acionamento rosqueada motorizada localizada na ou ligeiramente acima da chapa superior 6, que aciona o pino de trava rosqueado 8 (figura 4) sobre a cabeça 9 acima do pivô 12, forçando o braço da chapa 6 a travar em uma posição horizontal entre o limitador pivô 10 abaixo do ponto pivô 12. O pino de trava 8 aplica a pressão para acionar a cabeça 10 acima do pivô 12, e força o braço da chapa 6 para o interior do limitador pivô 10. Isto força o braço da chapa superior 6 na horizontal, travando o mesmo no local. Quando o pino 8 estiver encaixado, o braço da chapa superior 6 fica rígido e pode, então, ser puxado para baixo até uma posição programada. A modalidade supradescrita pode ser melhor para precisos controle e força, mas a presente divulgação contempla outros mecanismos de trava, tal como um pino não rosqueado 8.
[00046] A presente divulgação também contempla o uso de outros meios de prevenção de que o braço da chapa superior 6 se mova em relação à cabeça 9 quando em uma orientação de cozimento horizontal, para habilitar a aplicação de uma força maior do que o peso da chapa superior no produto alimentício. Por exemplo, um elemento de fixação acionado por um motor pode ser acionado a partir da chapa superior e através da cabeça do eixo de acionamento 9 e do ponto pivô 12. Isto irá impedir o movimento relativo entre a chapa superior 3 e a cabeça do eixo de acionamento 9, e manter a chapa superior 3 horizontal. Outros dispositivos e métodos são contemplados, desde que os mesmos impeçam que a chapa superior 3 saia da horizontal em relação à chapa inferior 2 à medida que a força é aplicada.
[00047] Uma das vantagens da grelha da presente divulgação é que a força adicional supradescrita pode ser usada para comprimir e/ou mudar o perfil vertical de um produto alimentício macio conformável entre as chapas 2, 3. Isto pode ser desejável, por exemplo, para formar bifes de hambúrguer a partir de bolas de carne moída fresca colocadas na chapa inferior 2. A textura resultante é desejável para alguns clientes. A mesma pode ter uma borda mais dura, em oposição a bifes congelados, achatados, pré-modelados com bordas macias.
[00048] A grelha 1 da presente divulgação pode ser usada em um modo de travamento ou de não travamento, permitindo ao operador grande flexibilidade. Novamente, os programas para estes diferentes modos podem ser armazenados no controlador 13, e acessados ou selecionados através da interface de usuário 14. O cozimento em programa no modo travado permite que o operador coloque o alimento na chapa inferior 1 e comprima ou reforme o perfil do alimento para uma forma diferente, então, aplique diferentes quantidades de pressão no alimento durante o processo de cozimento através de programas de cozimento disponíveis. Isto pode ser alcançado, por exemplo, movendo a chapa superior 3 para posições verticais diferentes (perto ou longe) da chapa inferior 2, desse modo, aplicando mais ou menos pressão no alimento para cozinhar o mesmo até as características desejadas. Por exemplo, o usuário pode desejar um programa de acordo com o qual é aplicada na chapa superior 3 uma alta força por um período de tempo inicial, para deformar o produto alimentício e, então, uma força inferior, para permitir que o produto alimentício cresça. O pino de trava 8 também pode ser liberado em um ponto no programa, para usar apenas o peso da gravidade da chapa superior para concluir o programa de cozimento. Todas estas opções podem ser programadas no controlador 13 e na interface de usuário 14, de forma que as mesmas sejam um toque a partir de uma perspectiva do usuário.
[00049] Em relação às figuras 13 - 18, a grelha 1 é mostrada, com exemplos de produtos alimentícios em vários estágios. Na figura 13, os produtos alimentícios estão na chapa inferior 2, ao mesmo tempo em que a chapa superior 3 está em uma posição de não cozimento, a saber, elevada. Como pode ser visto, os produtos alimentícios estão em forma de bola, significando que alguma força adicional, além do peso da chapa superior 3, é necessária para comprimir os produtos alimentícios nas formas de bife mais achatadas na figura 14. A grelha na figura 15 está cozinhando sem um pino de trava encaixado. Em decorrência disto, a chapa superior 3 está fora de nível, significando que os produtos alimentícios na parte traseira da chapa inferior 2 (para o lado esquerdo na figura) estão mais comprimidos do que os produtos alimentícios na parte frontal da chapa inferior 2 (para a direita da figura). Ao contrário, na figura 16, um pino de trava é usado, e a chapa superior 3 está nivelada, mesmo depois da compressão dos produtos alimentícios na chapa inferior 2. A figura 17 mostra o efeito do não uso de um pino de trava durante a compressão dos produtos alimentícios com mais força do que o peso da chapa superior 3. Os produtos alimentícios serão cozidos em pressões desiguais, levando a diferenças no tamanho e no grau de cozimento. Isto é muito indesejável, por exemplo, na indústria de alimentações rápidas (fast food), em que a conformidade aos padrões é crítica. A figura 18 mostra os produtos alimentícios cozidos com o pino de trava da presente divulgação. Como pode ser visto, mesmo quando a força de compressão for exigida, os produtos alimentícios em locais diferentes na chapa inferior 2 são comprimidos e cozidos até a mesma altura, garantindo a uniformidade do produto.
[00050] Em relação à figura 3, a grelha 1 também pode ter um entalhe de ligação 15 com um entalhe interno que aceita uma haste 16 montada na parte traseira do braço da chapa superior 6. Quando a chapa estiver horizontal, a haste 16 se desloca no entalhe. Quando o atuador 4 se estender para cima até o ponto em que a haste 16 contata o raio superior do entalhe de ligação 15, o braço da chapa 6 e a chapa superior 3 rotam ao redor do pivô 12. À medida que o atuador 4 continua a estender, o braço da chapa superior 6 e a chapa superior 3 rotam até sua posição de não cozimento mais superior. A grelha 1 também pode ter dois ou mais dos eixos 5 que são conectados no atuador 4, cada um dos quais irá funcionar da mesma maneira supradescrita para ajustar a altura vertical da chapa superior 3. A grelha 1 também pode ter duas cabeças do eixo de acionamento 9. Cada uma das múltiplas cabeças do eixo de acionamento 9 pode ser conectada em seus próprios eixos 5. A grelha 1 também pode compreender múltiplos acionamentos da trava 7 e pinos de trava 8, um para cada cabeça do eixo de acionamento 9.
[00051] Em relação às figuras 19a, 19b, e 20, um mecanismo e um processo de controle para a extensão e a retração do pino de trava 8 são mostrados. Da forma previamente discutida, o acionamento da trava 7 estende e retrai o pino de trava 8 de forma que o mesmo contate a cabeça do eixo de acionamento 9. Há diversas maneiras para que a grelha 1 da presente divulgação determine quando a extensão ou a retração do pino de trava 8 estão completas, e a próxima ação pode ocorrer. A saber, a extensão e a retração do pino 8 podem ser detectadas com dispositivos mecânicos, pela detecção da quantidade de corrente consumida pelo acionamento da trava 7, ou uma combinação de cada.
[00052] Da forma vista na figura 19a, quando o acionamento 7 estender o pino 8, o acionamento 7 irá usar uma certa quantidade de corrente. Quando o pino 8 contatar a cabeça 9, o consumo de corrente do acionamento 7 irá aumentar, já que o mesmo não pode mais estender o pino 8. O controlador 13 pode detectar este pico de consumo de corrente, e determinar que o pino 8 está em sua posição completamente estendida. O pino 8 pode ter uma projeção ou uma borda 8a no mesmo, e um comutador 17 pode estar na vizinhança do pino 8. Quando o acionamento 7 retrair o pino 8, a projeção 8a atinge o comutador 17, que também fica em comunicação com, e pode enviar um sinal para, o controlador 13 para significar que o pino 8 está retraído. A figura 19b mostra estas etapas como um fluxograma.
[00053] A presente divulgação também contempla que dois dos comutadores 17 podem ser usados, um para detectar a retração completa, um outro para detectar a extensão completa do pino 8. Uma vantagem do uso do controle de corrente é que, depois de repetidos golpes entre o pino 8 e o eixo 9, a geometria de cada um dos mesmos pode mudar. O local de um comutador 17 pode, então, precisar ser ajustado. O uso do controle de corrente para determinar quando o pino 8 está completamente estendido em relação ao eixo 9 não é dependente da geometria. O sinal que indica a extensão completa é dado apenas quando o pino 8 tiver contatado firmemente a cabeça 9. Com o comutador 17, a lógica de controle adicional pode ser incorporada no controlador 13. Por exemplo, o controlador 13 pode determinar que a chapa superior 3 está levantando, mas ainda não houve uma indicação proveniente do comutador 17 de que o pino 8 retraiu. O controlador 13 pode, então, enviar um sinal de alarme e desligar a grelha.
[00054] Embora a presente divulgação tenha sido descrita em relação a uma ou mais modalidades em particular, será entendido pelos versados na técnica que várias mudanças podem ser feitas e que equivalentes podem ser substituídos por elementos dos mesmos sem fugir do escopo da mesma. Além do mais, muitas modificações podem ser feitas para adaptar uma situação ou um material em particular aos preceitos da divulgação sem fugir do escopo da mesma. Portanto, pretende-se que a divulgação não seja limitada à(s) modalidade(s) em particular divulgada(s) como o melhor modo contemplado para realizar esta divulgação.

Claims (17)

1. Grelha (1) para o cozimento de produtos alimentícios, que compreende: uma chapa superior (3); uma chapa inferior (2), em que os produtos alimentícios são colocados na chapa inferior (2); um eixo de acionamento (5) que tem uma cabeça do eixo de acionamento (9), em que o eixo de acionamento (5) e a cabeça do eixo de acionamento (9) são operativamente conectados na chapa superior (3); um atuador (4) operativamente conectado no eixo de acionamento (5) e compreendendo um motor, em que o atuador (4) retrai e estende seletivamente o eixo de acionamento (5), a fim de controlar uma altura vertical da chapa superior (3) em relação à chapa inferior (2); e um mecanismo de trava (7,8) operativamente conectado na chapa superior (3), em que o mecanismo de trava (7,8) trava a chapa superior (3) em uma posição horizontal que é paralela à chapa inferior (2), caracterizada por quando o mecanismo de trava (7,8) trava a chapa superior (3) na posição horizontal, o motor acionar o atuador (4) para aplicar uma força descendente ao eixo de acionamento (5) e chapa superior (3) que é maior que o peso da chapa superior (3), e a chapa superior (3) ter um limitador de posicionamento (11) e a cabeça do eixo de acionamento (9) ter um limitador pivô (10), de modo que o mecanismo de trava (7,8) trava a placa superior (3) na posição horizontal paralela à placa inferior (2) enquanto o limitador de posicionamento (11) entra em contato com o limitador pivô (10).
2. Grelha (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o mecanismo de trava (7,8) compreender: um mecanismo de acionamento (7) conectado na chapa superior (3); e um pino de trava (8) operativamente conectado no mecanismo de acionamento (7), em que o mecanismo de acionamento (7) estende e retrai seletivamente o pino de trava (8), e em que, em uma posição estendida, o pino de trava (8) contata a cabeça do eixo de acionamento (9) para travar a chapa superior (3) na posição horizontal.
3. Grelha (1), de acordo com a reivindicação 2, caracterizada por um pino de trava (8) contatar a cabeça do eixo de acionamento (9) a fim de impedir a rotação da chapa superior (3) em relação à cabeça do eixo de acionamento (9) quando a chapa superior (3) estiver em uma posição horizontal.
4. Grelha (1), de acordo com a reivindicação 2, caracterizada por compreender adicionalmente um braço da chapa (6) conectado em um topo da chapa superior (3) e na cabeça do eixo de acionamento (9), em que o mecanismo de acionamento (7) e o pino de trava (8) são conectados no braço da chapa (6).
5. Grelha (1), de acordo com a reivindicação 4, caracterizada por o braço da chapa (6) ser rotativamente conectado na cabeça do eixo de acionamento (9) em um ponto pivô (12), de forma que o braço da chapa (6) e a chapa superior (3) rotacionem em relação à cabeça do eixo de acionamento (9) ao redor do ponto pivô (12).
6. Grelha (1), de acordo com a reivindicação 5, caracterizada por um ponto no qual o pino de trava (8) contatar a cabeça do eixo de acionamento (9) quando na posição estendida fica acima do ponto pivô (12).
7. Grelha (1), de acordo com a reivindicação 3, caracterizada por um braço da chapa (6) ter um primeiro limitador pivô (10) em um lado inferior do mesmo e um eixo de acionamento (5) que tem um segundo limitador pivô (10) no mesmo, de forma que, quando a chapa superior (3) estiver em uma posição horizontal, o primeiro limitador pivô (10) contate o segundo limitador pivô (10).
8. Grelha (1), de acordo com a reivindicação 2, caracterizada por compreender adicionalmente: um alojamento; um controlador (13) no alojamento, em que o controlador (13) fica em comunicação com o atuador (4) e o mecanismo de acionamento (7); e uma interface de usuário (14) em uma superfície do alojamento.
9. Grelha (1), de acordo com a reivindicação 8, caracterizada por compreender adicionalmente um programa de cozimento armazenado no controlador (13), em que um usuário seleciona o programa através da interface de usuário (14), e o controlador (13) opera o atuador (4) e o mecanismo de acionamento (7) de acordo com o programa de cozimento.
10. Grelha (1), de acordo com a reivindicação 8, caracterizada por compreender adicionalmente um comutador (17) em comunicação com o controlador (13), de forma que, quando o mecanismo de acionamento (7) retrair completamente o pino de trava (8), o pino de trava (8) contate o comutador (17) e o comutador (17) envie um sinal para o controlador (13).
11. Grelha (1), de acordo com a reivindicação 8, caracterizada por o controlador (13) determinar uma quantidade de corrente usada pelo mecanismo de acionamento (7) quando o mecanismo de acionamento (7) estender o pino de trava (8), e o controlador (13) determinando que o pino de trava (8) está completamente estendido quando a corrente usada pelo mecanismo de acionamento (7) aumentar.
12. Grelha (1), de acordo com a reivindicação 2, caracterizada por o pino de trava (8) se deslocar na direção horizontal.
13. Método de cozimento de um produto alimentício com a grelha (1), conforme definida na reivindicação 1, que compreende as etapas de: colocar o produto alimentício na chapa inferior (2); controlar o atuador (4) para abaixar a chapa superior (3) até uma posição horizontal que é paralela à chapa inferior (2); engatar o mecanismo de trava (7,8), de modo que a chapa superior (3) fique travada na posição horizontal; e controlar o atuador (4) para mover a chapa superior (3) na direção da chapa inferior (2), quando a chapa superior (3) estiver na posição horizontal; o método sendo caracterizado por compreender ainda controlar o atuador (4) para aplicar uma força descendente no chapa superior (3) e no produto alimentício que é maior que o peso da chapa superior (3).
14. Método, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por a grelha (1) compreender ainda um controlador (13), em que o controlador (13) tem um programa de cozimento armazenado no mesmo, em que o programa de cozimento inclui parâmetros de cozimento relativos a uma altura da chapa superior (3) em relação à chapa inferior (2), uma quantidade tempo em que o mecanismo de trava (7,8) é acionado ou uma quantidade de pressão aplicada a chapa superior (3), e em que as etapas de controle e engate são realizadas de acordo com o programa de cozimento.
15. Método de deformação de um produto alimentício com a grelha (1), conforme definida na reivindicação 1, que compreende as etapas de: colocar o produto alimentício na chapa inferior (2); controlar o atuador (4) para abaixar a chapa superior (3) até uma posição horizontal que é paralela à chapa inferior (2); engatar o mecanismo de trava (7,8), de modo que a chapa superior (3) fique travada na posição horizontal; controlar o atuador (4) para mover a chapa superior (3) na direção da chapa inferior (2), ao mesmo tempo em que a chapa superior (3) fica na posição horizontal, desse modo, comprimindo o produto alimentício; e cozinhar o produto alimentício entre a chapa inferior (2) e a chapa superior (3), o método sendo caracterizado por compreender ainda controlar o atuador (4) para aplicar uma força descendente no chapa superior (3) e no produto alimentício que é maior que o peso da chapa superior (3); deste modo, comprimir o produto alimentício de forma que uma espessura do produto depois da etapa de compressão fique menor do que uma espessura do produto alimentício antes da etapa de compressão.
16. Método, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado por compreender adicionalmente a etapa de, durante a etapa de cozimento, mudar uma altura da chapa superior (3) em relação à chapa inferior (2).
17. Método, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado por a grelha (1) compreender ainda um controlador (13), em que o controlador (13) tem um programa de cozimento armazenado no mesmo, em que o programa de cozimento inclui parâmetros de cozimento relativos a uma altura da chapa superior (3) em relação à chapa inferior (2), uma quantidade tempo em que o mecanismo de trava (7,8) é acionado ou uma quantidade de pressão aplicada a chapa superior (3), e em que as etapas de controle e engate são realizadas de acordo com o programa de cozimento.
BR112020014686-2A 2018-02-01 2018-08-13 Grelha para o cozimento de produtos alimentícios, método de cozimento e deformação de um produto alimentício com a grelha BR112020014686B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201862625282P 2018-02-01 2018-02-01
US62/625,282 2018-02-01
PCT/US2018/046469 WO2019152071A1 (en) 2018-02-01 2018-08-13 A two-sided cooking device with upper platen position locking mechanism for high compression precision positioning controlled cooking

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112020014686A2 BR112020014686A2 (pt) 2020-12-08
BR112020014686B1 true BR112020014686B1 (pt) 2023-11-21

Family

ID=67391684

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112020014686-2A BR112020014686B1 (pt) 2018-02-01 2018-08-13 Grelha para o cozimento de produtos alimentícios, método de cozimento e deformação de um produto alimentício com a grelha

Country Status (8)

Country Link
US (1) US11317760B2 (pt)
EP (1) EP3745933A4 (pt)
JP (1) JP7090162B2 (pt)
CN (1) CN112040825B (pt)
AU (1) AU2018405512B2 (pt)
BR (1) BR112020014686B1 (pt)
CA (1) CA3075929C (pt)
WO (1) WO2019152071A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US11819160B2 (en) 2017-05-18 2023-11-21 Accutemp Products, Inc. Modular griddle with searing device
CA3073546A1 (en) * 2017-08-22 2019-02-28 Taylor Commercial Foodservice Inc. Automated grill with conveyor and active compression
AU2018405512B2 (en) 2018-02-01 2023-03-02 Garland Commercial Industries, Llc A two-sided cooking device with upper platen position locking mechanism for high compression precision positioning controlled cooking

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH04197321A (ja) * 1990-11-29 1992-07-16 Kunio Shibazaki 両面加熱調理器
US5247874A (en) * 1992-05-20 1993-09-28 Gas Research Institute High-volume cooking
US5341727A (en) 1992-05-20 1994-08-30 Gas Research Institute Positioning mechanism
US5934182A (en) 1996-06-06 1999-08-10 Garland Commercial Industries, Inc. Two-surfaced grill with computer controlled two stage upper platen positioning mechanism
JP3121291B2 (ja) * 1997-06-27 2000-12-25 株式会社コメットカトウ 両面焼き調理器
US8210100B2 (en) * 2004-03-02 2012-07-03 Enodis Corporation Cooking apparatus and method with product recognition
US8555777B2 (en) 2005-10-04 2013-10-15 Restaurant Technology, Inc. Two-surface grill with adjustable gap and multi-stage method for cooking food
WO2007127072A2 (en) * 2006-04-28 2007-11-08 Restaurant Technology, Inc. Automated dual cooking surface grill and method
KR101558593B1 (ko) 2008-12-29 2015-10-20 엘지전자 주식회사 무선통신 시스템에서 신호 전송 방법 및 장치
JP2015521921A (ja) * 2012-07-03 2015-08-03 ガーランド・コマーシャル・インダストリーズ・エルエルシーGarland Commercial Industries Llc 食品調理手順を有するクラムシェルグリル及び方法
CA2878453A1 (en) * 2012-07-13 2014-01-16 Garland Commercial Industries, Llc Precision platen positioning devices and methods for grills
WO2014088539A1 (en) 2012-12-03 2014-06-12 Thomson Licensing Dynamic user interface
WO2014093512A1 (en) * 2012-12-11 2014-06-19 Garland Commercial Industries, Llc Cooking grill with multiple gas heating zones front to back for improved grill plate temperature management
US20150305554A1 (en) * 2014-04-25 2015-10-29 Restaurant Technology, Inc. Two-sided grill and method
AU2018405512B2 (en) 2018-02-01 2023-03-02 Garland Commercial Industries, Llc A two-sided cooking device with upper platen position locking mechanism for high compression precision positioning controlled cooking

Also Published As

Publication number Publication date
EP3745933A4 (en) 2021-10-13
US11317760B2 (en) 2022-05-03
CN112040825A (zh) 2020-12-04
WO2019152071A1 (en) 2019-08-08
EP3745933A1 (en) 2020-12-09
US20190231124A1 (en) 2019-08-01
AU2018405512A1 (en) 2020-04-23
BR112020014686A2 (pt) 2020-12-08
JP7090162B2 (ja) 2022-06-23
CA3075929C (en) 2023-02-14
CA3075929A1 (en) 2019-08-08
AU2018405512B2 (en) 2023-03-02
CN112040825B (zh) 2023-12-12
JP2021513374A (ja) 2021-05-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112020014686B1 (pt) Grelha para o cozimento de produtos alimentícios, método de cozimento e deformação de um produto alimentício com a grelha
US10932618B2 (en) Two-surface grill with adjustable gap and multi-stage method for cooking food
US20190045972A1 (en) Grilling appliance with automated platen leveling and gap calibration system
US11793355B2 (en) Grilling appliance with lower platen position control
EP0903995A1 (en) Two-surfaced grill with computer controlled two-stage upper platen positioning mechanism
EP0909139B1 (en) Instant-on cooking device controller
JP2000271014A (ja) 自動ギャップ寸法決定機構を有するクラムシェル調理装置
JP3090905B2 (ja) 電子ギャップ調節機構を有する両面調理装置
US10993581B2 (en) Oven system for pressed food items
US6769898B1 (en) Dough press
JP2009106735A5 (pt)
AU2020200805A1 (en) Oven system for pressed food items
CN213344252U (zh) 爆米花机
CN108371487A (zh) 一种自动切割的烤肉设备
JP3121291B2 (ja) 両面焼き調理器
KR200474755Y1 (ko) 고기구이판의 경사각도 조절장치
WO2024021101A1 (zh) 烹饪设备

Legal Events

Date Code Title Description
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 13/08/2018, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS