BR112020008883A2 - retrator de articulação temporomandibular e dispositivo de pressão de articulação temporomandibular - Google Patents

retrator de articulação temporomandibular e dispositivo de pressão de articulação temporomandibular Download PDF

Info

Publication number
BR112020008883A2
BR112020008883A2 BR112020008883-8A BR112020008883A BR112020008883A2 BR 112020008883 A2 BR112020008883 A2 BR 112020008883A2 BR 112020008883 A BR112020008883 A BR 112020008883A BR 112020008883 A2 BR112020008883 A2 BR 112020008883A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
adjustment
rotation
temporomandibular joint
pressure
mouthpiece
Prior art date
Application number
BR112020008883-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Yi Luo
Wei Fang
Original Assignee
Shanghai Microport Rehab Technologies Co., Ltd.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Shanghai Microport Rehab Technologies Co., Ltd. filed Critical Shanghai Microport Rehab Technologies Co., Ltd.
Publication of BR112020008883A2 publication Critical patent/BR112020008883A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61HPHYSICAL THERAPY APPARATUS, e.g. DEVICES FOR LOCATING OR STIMULATING REFLEX POINTS IN THE BODY; ARTIFICIAL RESPIRATION; MASSAGE; BATHING DEVICES FOR SPECIAL THERAPEUTIC OR HYGIENIC PURPOSES OR SPECIFIC PARTS OF THE BODY
    • A61H1/00Apparatus for passive exercising; Vibrating apparatus; Chiropractic devices, e.g. body impacting devices, external devices for briefly extending or aligning unbroken bones
    • A61H1/02Stretching or bending or torsioning apparatus for exercising
    • A61H1/0218Drawing-out devices
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61HPHYSICAL THERAPY APPARATUS, e.g. DEVICES FOR LOCATING OR STIMULATING REFLEX POINTS IN THE BODY; ARTIFICIAL RESPIRATION; MASSAGE; BATHING DEVICES FOR SPECIAL THERAPEUTIC OR HYGIENIC PURPOSES OR SPECIFIC PARTS OF THE BODY
    • A61H2205/00Devices for specific parts of the body
    • A61H2205/02Head
    • A61H2205/026Mandible

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Pain & Pain Management (AREA)
  • Physical Education & Sports Medicine (AREA)
  • Rehabilitation Therapy (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Rehabilitation Tools (AREA)
  • Dental Tools And Instruments Or Auxiliary Dental Instruments (AREA)

Abstract

A presente invenção refere-se a um retrator de articulação temporomandibular e a um dispositivo de pressão da articulação temporomandibular (20). O dispositivo de pressão da articulação temporomandibular (20) é configurado para aumentar o espaço da articulação temporomandibular e compreende: uma base de montagem (50); pelo menos uma estrutura de pressão (21) e pelo menos uma estrutura de ajuste (22) instaladas sobre a base de montagem (50). A estrutura de pressão (21) compreende um elemento de pressão (211) e um elemento de conexão (212). O elemento de pressão (211) é conectado à estrutura de ajuste (22) por meio do elemento de pressão (212) para que, sob a ação da estrutura de ajuste (22), o elemento de conexão (212) faça o elemento de pressão (211) mover-se para a articulação temporomandibular de um paciente e pressione a articulação temporomandibular para baixo. O dispositivo de pressão da articulação temporomandibular (20) ajusta, por meio da estrutura de ajuste (22), a posição da estrutura de pressão (21) em relação à articulação temporomandibular, para possibilitar que a estrutura de pressão (21) pressione para baixo a articulação temporomandibular do paciente de modo a aumentar o espaço da articulação temporomandibular até um certo grau, permitindo assim que o paciente abra sua boca em um ângulo maior e, desse modo, tenha mais conveniência ao utilizar o retrator de articulação temporomandibular.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção par “RETRA-
TOR DE ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E DISPOSITIVO DE PRESSÃO DE ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR”. CAMPO TÉCNICO
[0001] O presente pedido de patente refere-se ao campo de instru- mentos médicos, em particular, a um retrator de articulação temporo- mandibular e um dispositivo de pressão da articulação temporomandi- bular.
ANTECEDENTES
[0002] O sintoma de disfunção da articulação temporomandibular é uma das doenças clínicas mais comuns e está listado pela Organização Mundial da Saúde (WHO) como a quarta epidemia oral que mais afeta a saúde dos seres humanos. A síndrome de disfunção da articulação temporomandibular manifesta-se na forma de uma série de sintomas de dor, estalos, dores musculares, fadiga, restrição da abertura da boca, disfunção da articulação temporomandibular e similares. Alguns casos apresentam recorrência, adiamento e persistência, o que afeta grave- mente os músculos da mastigação e a função da linguagem. Do ponto de vista da medicina moderna, a causa dessa doença é muito compli- cada e ainda não está clara.
[0003] Atualmente, acredita-se que ela está relacionada com fato- res de instabilidade emocional, constituição frágil, relação oclusal desor- denada, trauma e similares. Esses fatores afetam a estrutura normal da articulação mandibular ou prejudicam o movimento coordenado dos músculos e ligamentos fixados ao entorno da estrutura da articulação. Os métodos de tratamento existentes incluem basicamente o uso de luz, eletricidade, acupuntura, injeção, fisioterapia, dentre outros, por exem- plo, ultra laser instrumento terapêutico, artroscopia temporomandibular, tratamento de acupuntura combinada com onda ultracurta, tratamento de irradiação de ultra laser combinado com injeção local na articulação temporomandibular, tratamento com acupuntura por punção e aqueci- mento e outros tratamentos. Esses tratamentos possuem vantagens e desvantagens, adequadas para diferentes pessoas.
[0004] Além disso, dispositivos de tração também podem ser usa- dos para exercitar a oclusão do paciente. No entanto, o dispositivo atual de tração de articulação temporomandibular não é capaz de efetuar uma operação de abertura da articulação temporomandibular do paciente com um espaço de antemão, de modo que a articulação temporoman- dibular não consegue abrir a boca do paciente em um grande ângulo, ou o paciente sente-se desconfortável quando sua boca é forçada a se abrir.
SUMÁRIO
[0005] Como consequência, torna-se necessária a provisão de um dispositivo de pressão de articulação temporomandibular capaz de abrir a articulação temporomandibular com um espaço e um retrator de arti- culação temporomandibular que inclui a mesma, para tratar o problema do retrator atual de articulação temporomandibular que não é capaz de efetuar uma operação de abertura da articulação temporomandibular com um espaço de antemão, o que afeta o efeito de abertura de um retrator de articulação temporomandibular.
[0006] Um dispositivo de pressão de articulação temporomandibu- lar configurado para abrir a articulação temporomandibular com um es- paço inclui uma base de montagem, pelo menos uma estrutura de pres- são e pelo menos uma estrutura de ajuste, as quais são montadas sobre a base de montagem. A estrutura de pressão inclui um elemento de pressão e um elemento de conexão. O elemento de pressão é conec- tado à estrutura de ajuste por meio do elemento de conexão, para que o elemento de conexão, quando submetido à estrutura de ajuste, faça o elemento de pressão mover-se para a articulação temporomandibular de um usuário e empurrar a articulação temporomandibular para baixo.
[0007] Em uma das modalidades, a estrutura de ajuste inclui um conjunto de acionamento e um conjunto de rotação. O conjunto de rota- ção inclui um primeiro elemento de rotação montado sobre a base de montagem. O conjunto de acionamento é adaptado para fazer o primeiro elemento de rotação girar. Uma extremidade do elemento de conexão é conectada ao primeiro elemento de rotação. A outra extremidade do ele- mento de conexão é conectada ao elemento de pressão, para quando o conjunto de acionamento fizer o primeiro elemento de rotação girar, o primeiro elemento de rotação faça o elemento de conexão girar para baixo, de modo que o elemento de pressão empurre a articulação tem- poromandibular para baixo.
[0008] Em uma das modalidades, o elemento de pressão inclui uma porção de pressão e uma porção de ajuste. A porção de ajuste está co- nectada de modo rosqueado ao elemento de conexão. A porção de pres- são é disposta sobre a porção de pressão, para comprimir a articulação temporomandibular, à medida que a porção de pressão se mover em relação ao elemento de conexão.
[0009] Em uma das modalidades, a porção de ajuste é um parafuso de rotação. A porção de pressão é uma esfera elástica. O parafuso de rotação está conectado de modo removível à esfera elástica.
[0010] Em uma das modalidades, o primeiro elemento de rotação inclui uma primeira roda giratória. Uma parede lateral da primeira roda giratória é provida com uma primeira superfície de entalhe. Uma pri- meira porção de contato em formato de gancho é reservada em um lado da primeira superfície de entalhe longe do conjunto de acionamento. O conjunto de acionamento inclui um elemento de contato capaz de mo- ver-se de modo axial. O elemento de contato é adaptado para encostar- se na primeira porção de contato em formato de gancho.
[0011] Em uma das modalidades, a base de montagem é provida com um assento de roda. O assento de roda suporta a primeira roda giratória por meio de um eixo giratório.
[0012] Em uma das modalidades, o conjunto de acionamento inclui um tubo externo, um botão, um parafuso de acionamento e o elemento de contato. O tubo externo está conectado de modo fixo à base de mon- tagem. O parafuso de acionamento está conectado de modo rosqueado ao tubo externo. Uma extremidade do parafuso de acionamento está conectada de modo fixo ao botão, e a outra extremidade do parafuso de acionamento está conectada ao elemento de contato. Durante a rotação do botão, o parafuso de acionamento é capaz de encostar-se na pri- meira porção de contato em formato de gancho por meio do elemento de contato, de modo que a primeira roda giratória faça o elemento de conexão girar.
[0013] Em uma das modalidades, uma extremidade do elemento de contato que se encosta na primeira porção de contato em formato de gancho tem a forma de cunha.
[0014] Em uma das modalidades, uma parede periférica externa da primeira roda giratória é provida com um eixo de conexão que se es- tende de modo radial. O elemento de conexão é encaixado de modo removível sobre o eixo de conexão.
[0015] Como consequência, o presente pedido de patente também provê um retrator de articulação temporomandibular, o qual inclui uma porção oclusal e o dispositivo de pressão da articulação temporomandi- bular conforme descrito acima. A porção oclusal inclui uma primeira peça bucal e uma segunda peça bucal. A primeira peça bucal corres- ponde à segunda peça bucal, para adaptar-se à boca do usuário.
[0016] Em uma das modalidades, um retrator de articulação tempo- romandibular também inclui um primeiro cabo de ajuste e um segundo cabo de ajuste. A primeira peça bucal é conectada à base de montagem por meio de uma estrutura giratória. A segunda peça bucal é conectada à base de montagem. A primeira peça bucal é capaz de mover-se para perto ou para longe da segunda peça bucal e é girada em um determi- nado ângulo, de modo a ser aberta, quando submetida ao primeiro cabo de ajuste e ao segundo cabo de ajuste. O primeiro cabo de ajuste e o segundo cabo de ajuste são configurados para ajustar a força de aber- tura nos dois lados da porção oclusal, respectivamente.
[0017] Em uma das modalidades, a estrutura giratória inclui dois se- gundos elementos de rotação. Os dois segundos elementos de rotação são dispostos em paralelo ao longo dos seus eixos de rotação e são conectados de modo giratório à base de montagem, respectivamente. Os dois segundos elementos de rotação são respectivamente conecta- dos aos dois lados da primeira peça bucal. A segunda peça bucal é co- nectada à base de montagem, para quando os dois segundos elemen- tos de rotação girarem respectivamente em relação à base de monta- gem, os dois segundos elementos de rotação façam a primeira peça bucal girar em relação à segunda peça bucal.
[0018] Em uma das modalidades, o primeiro cabo de ajuste e o se- gundo cabo de ajuste correspondem aos dois segundos elementos de rotação, respectivamente. O primeiro cabo de ajuste e o segundo cabo de ajuste incluem uma ponta do cinzel, um elemento elástico e um ele- mento de ajuste. Uma extremidade da ponta do cinzel desvia-se do eixo geométrico de rotação do segundo elemento de rotação e encosta-se no segundo elemento de rotação. O elemento elástico é configurado para inclinar a ponta do cinzel contra o segundo elemento de rotação, para fazer o segundo elemento de rotação girar em relação à base de montagem, de modo a abrir a porção oclusal. O elemento de ajuste é capaz de mover-se em relação à ponta do cinzel de modo a encostar o elemento elástico na ponta do cinzel e a ajustar a força de abertura da porção oclusal aberta por meio do elemento elástico através da ponta do cinzel.
[0019] Em uma das modalidades, o segundo elemento de rotação inclui uma segunda roda giratória. Uma extremidade da ponta do cinzel encosta-se no elemento elástico. A outra extremidade da ponta do cinzel está conectada de modo giratório à segunda roda giratória e uma porção de conexão entre a ponta do cinzel e a segunda roda giratória desvia- se do eixo geométrico de rotação da segunda roda giratória.
[0020] Em uma das modalidades, o primeiro cabo de ajuste e o se- gundo cabo de ajuste também incluem um alojamento do cabo conec- tado à base de montagem. O alojamento do cabo tem a forma de uma estrutura tubular oca. O elemento de ajuste, o elemento elástico e a ponta do cinzel são providos em sequência no alojamento do cabo ao longo de uma direção axial do mesmo.
[0021] Em uma das modalidades, o elemento de ajuste inclui um parafuso. O parafuso é inserido no alojamento do cabo e está conectado de modo rosqueado ao alojamento do cabo, e quando o parafuso é gi- rado em relação ao alojamento do cabo, o parafuso se move na direção axial do alojamento do cabo, de modo que a ponta do cinzel seja impe- lida pelo elemento elástico a encostar-se no segundo elemento de rota- ção.
[0022] Em uma das modalidades, um retrator de articulação tempo- romandibular também inclui uma estrutura giratória, um primeiro cabo de ajuste e um segundo cabo de ajuste. No qual, a estrutura giratória inclui dois segundos elementos de rotação montados sobre a base de montagem. Os eixos de rotação dos dois segundos elementos de rota- ção são substancialmente coincidentes um com o outro. A primeira peça bucal é respectivamente conectada a cada um dos segundos elementos de rotação por meio de hastes curvadas. A segunda peça bucal está conectada à base de montagem. O primeiro cabo de ajuste é configu- rado para impelir de forma elástica um segundo elemento de rotação a girar, e o segundo cabo de ajuste é configurado para impelir de forma elástica o outro segundo elemento de rotação a girar, de modo que a primeira peça bucal seja capaz de abrir-se em relação à segunda peça bucal, e a primeira peça bucal seja capaz de fechar-se em uma direção que se aproxima da segunda peça bucal, quando submetida a uma força externa.
[0023] Em uma das modalidades, cada um dos segundos elemen- tos de rotação inclui uma segunda roda giratória. A segunda roda gira- tória é apoiada sobre a base de montagem por um pino. Cada uma das hastes curvadas está conectada à segunda roda giratória correspon- dente. O primeiro cabo de ajuste e o segundo cabo de ajuste compre- endem: um alojamento tubular montado sobre a base de montagem, um elemento de ajuste, um elemento elástico e uma ponta do cinzel encai- xada de modo sequencial no alojamento tubular. O elemento de ajuste está conectado de modo rosqueado ao alojamento tubular, e uma pri- meira extremidade do elemento de ajuste se estende para fora do alo- jamento tubular. Uma segunda extremidade da ponta do cinzel se es- tende para fora do alojamento tubular e é conectada à segunda roda giratória correspondente. Um ponto de conexão entre a segunda extre- midade da ponta do cinzel e a segunda roda giratória correspondente desvia-se do eixo geométrico de rotação da segunda roda giratória. O elemento elástico é posicionado entre uma segunda extremidade do ele- mento de ajuste e uma primeira extremidade da ponta do cinzel.
[0024] Em uma das modalidades, a base de montagem é provida com duas bases de suporte ocas. Uma segunda roda giratória é montada em uma base de suporte pelo pino. O alojamento de cada base de suporte é provido com uma fenda de oscilação e uma fenda de montagem. A fenda de oscilação é configurada para limitar a faixa de ângulos de oscilação da haste curvada. A ponta do cinzel é conectada à segunda roda girató- ria através da fenda de montagem.
[0025] Em uma das modalidades, cada uma das segundas rodas giratórias é provida com um braço de acionamento que se projeta para fora de uma parede periférica externa da segunda roda giratória. O braço de acionamento se estende para fora da fenda de oscilação. O braço de acionamento está conectado à haste curvada.
[0026] Em uma das modalidades, uma periferia externa da segunda roda giratória é provida com uma segunda porção de contato em for- mato de gancho. A segunda extremidade da ponta do cinzel encosta-se em uma parte interna da segunda porção de contato em formato de gan- cho.
[0027] Em uma das modalidades, a periferia externa da segunda roda giratória é provida com uma segunda superfície de entalhe. A se- gunda porção de contato em formato de gancho é disposta em um lado da segunda superfície de entalhe longe da ponta do cinzel.
[0028] Em uma das modalidades, a segunda extremidade da ponta do cinzel tem a forma de cunha.
[0029] Em uma das modalidades, a primeira extremidade do ele- mento de ajuste é provida com um botão. Uma extremidade do aloja- mento tubular que corresponde ao elemento de ajuste é provida com um mostrador. O botão é provido com um ponteiro ou marcações.
[0030] Em uma das modalidades, o elemento elástico é uma mola. Um bloco de pressão é provido entre a segunda extremidade do ele- mento de ajuste e a mola. O bloco de pressão é provido com uma ra- nhura de limitação para receber a extremidade do elemento de ajuste, e o bloco de pressão é provido com uma porção de pilar sobre a qual a mola é encaixada.
[0031] De acordo com um retrator de articulação temporomandibu- lar e o dispositivo de pressão da articulação temporomandibular con- forme descrito acima, o dispositivo de pressão da articulação temporo- mandibular inclui a estrutura de pressão e a estrutura de ajuste, a posi- ção da estrutura de pressão em relação à articulação temporomandibu- lar é ajustada pela estrutura de ajuste, de modo que a estrutura de pres- são pressione a articulação temporomandibular de um usuário para baixo e abra a articulação temporomandibular com um espaço, aju- dando assim o usuário a abrir a boca em um ângulo maior e facilitando um retrator de articulação temporomandibular a abrir a boca do usuário em um ângulo amplo.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0032] Para ilustrar com mais clareza as modalidades do presente pedido de patente ou as soluções da técnica anterior, uma simples in- trodução será feita a desenhos que são necessários para a descrição das modalidades ou da técnica anterior. Obviamente, os desenhos des- critos abaixo apenas ilustram algumas modalidades do presente pedido de patente. Para pessoas versadas na técnica, os desenhos de outras modalidades também podem ser obtidos de acordo com esses dese- nhos sem a premissa do esforço criativo.
[0033] A figura 1 é uma vista esquemática estrutural de um retrator de articulação temporomandibular de acordo com uma modalidade.
[0034] A figura 2 é uma vista esquemática estrutural superior de um retrator de articulação temporomandibular mostrado na figura 1.
[0035] A figura 3 é uma vista esquemática estrutural parcial de um retrator de articulação temporomandibular mostrado nas figuras 1 e 2.
[0036] A figura 4 é uma vista esquemática estrutural lateral de um dispositivo de pressão da articulação temporomandibular de um retrator de articulação temporomandibular mostrado na figura 3.
[0037] A figura 5 é uma vista esquemática estrutural de uma pri- meira roda giratória mostrada nas figuras 3 e 4.
[0038] A figura 6 é uma vista esquemática transversal de um pri- meiro cabo de ajuste/um segundo cabo de ajuste e uma estrutura rota- cional de acordo com uma modalidade.
[0039] A figura 7 é uma vista esquemática de um estado de monta- gem do primeiro cabo de ajuste/o segundo cabo de ajuste e da estrutura rotacional mostrados na figura 6.
[0040] A figura 8 é uma vista esquemática estrutural de uma se- gunda roda giratória mostrada na figura 7.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES
[0041] Para facilitar a compreensão, o presente pedido de patente será descrito em mais detalhes com referência aos desenhos relevan- tes, os quais mostram as modalidades preferidas do presente pedido de patente. No entanto, o presente pedido de patente pode ser implemen- tado de várias formas diferentes e não está limitado às modalidades descritas aqui. Por outro lado, essas modalidades são concebidas com o propósito de prover um entendimento completo e minucioso da des- crição do presente pedido de patente.
[0042] É válido observar que quando um elemento é referido como estando “fixado” a outro elemento, ele pode estar diretamente sobre ou- tro elemento, ou um ou mais elementos intermediários também podem estar presentes. Quando um elemento é considerado como “conectado” a outro elemento, ele pode estar conectado diretamente a outro ele- mento ou pode haver um ou mais elementos intermediários entre ele ao mesmo tempo. Os termos “dentro”, “fora”, “esquerdo” e “direito” e ex- pressões similares conforme usadas aqui servem apenas o propósito de ilustração, e não significam uma única e exclusiva implementação.
[0043] Com referência às figuras 1 e 2, um retrator de articulação temporomandibular de acordo com uma modalidade do presente pedido de patente inclui uma porção oclusal 10, um dispositivo de pressão da articulação temporomandibular 20, um primeiro cabo de ajuste 30, um segundo cabo de ajuste 40 e uma base de montagem 50.
[0044] A porção oclusal 10 inclui uma primeira peça bucal 11 e uma segunda peça bucal 12. A primeira peça bucal 11 e uma segunda peça bucal 12 são dispostas em sentido oposto sobre a base de montagem
50. A primeira peça bucal 11 e uma segunda peça bucal 12 podem mo- ver-se uma relação à outra para encaixarem-se na boca de um usuário e abri-la, de modo a efetuar um exercício de tração da articulação tem- poromandibular. Nesta modalidade, os dispositivos de pressão da arti- culação temporomandibular 20 são dispostos em sentido oposto em am- bos os lados da porção oclusal 10 através das bases de montagem 50, de modo a corresponderem à articulação temporomandibular do usuá- rio, pressionando assim a articulação temporomandibular. De maneira mais específica, os dispositivos de pressão da articulação temporoman- dibular 20 pressionam para baixo uma mandíbula ligada à articulação temporomandibular, de modo a abrir a articulação temporomandibular (ou seja, a região entre a mandíbula e osso temporal conectado pela articulação temporomandibular) com um pouco de espaço, para que seja mais fácil abrir a boca do usuário e para que seja mais fácil para a porção oclusal 10 abrir a boca do usuário em um ângulo amplo. Deve- se entender que os dois os lados usados aqui (por exemplo, os dois lados da porção oclusal 10) referem-se aos lados direito e esquerdo da boca do usuário.
[0045] É válido observar que, nesta modalidade, a porção oclusal é aberta ajustando-se os primeiros cabos de ajuste 30 e os segundos cabos de ajuste 40. Os primeiros cabos de ajuste 30 e os segundos cabos de ajuste 40 são dispostos em ambos os lados da porção oclusal 10, respectivamente, para ajustar a força de abertura em ambos os la- dos da porção oclusal 10 e atender às necessidades de exercício do usuário.
[0046] Conforme mostrado na figura 2, o dispositivo de pressão da articulação temporomandibular 20 inclui a base de montagem 50, pelo menos uma estrutura de pressão 21 e pelo menos uma estrutura de ajuste 22 que são montadas sobre a base de montagem 50. Quando a base de montagem 50 é provida com duas estruturas de pressão 21 e duas estruturas de ajuste 22, conforme mostrado nas figuras, um par de estruturas de pressão 21 e a estrutura de ajuste 22 são dispostos em um lado, outro par de estruturas de pressão 21 e a estrutura de ajuste 22 são dispostos no outro lado, para corresponderem à articulação tem- poromandibular em ambos os lados do usuário. A estrutura de pressão 21 inclui pelo menos um elemento de pressão 211 e um elemento de conexão 212. O elemento de pressão 211 é conectado à estrutura de ajuste 22 por meio do elemento de conexão 212, para que o elemento de conexão 212, quando submetido a uma operação por parte da estru- tura de ajuste 22, faça o elemento de pressão 211 se mover para a arti- culação temporomandibular do usuário e empurrar a mandíbula da arti- culação temporomandibular para baixo, de modo a abrir a articulação temporomandibular com um espaço, ou seja, abrir a articulação tempo- romandibular para que os usuários com restrição para abrir a boca pos- sam efetuar ações de abertura de boca. Nesta modalidade, o elemento de pressão 211 inclui uma porção de pressão 211a e uma porção de ajuste 211b. A porção de ajuste 211b está conectada de modo rosque- ado ao elemento de conexão 212. A porção de pressão 211a é disposta sobre a porção de ajuste 211b e adaptada para entrar em contato com a face do usuário. Girando-se a porção de ajuste 211b, a porção de ajuste 211b pode mover-se de modo axial e fazer a porção de pressão 211a deslocar-se, de modo que a porção de pressão 211a possa apro- ximar-se da face do usuário e em seguida encostar-se na articulação temporomandibular ou mover-se para longe da face do usuário. Quando a porção de pressão 211a encosta-se na articulação temporomandibu- lar, o elemento de conexão 212 é impelido a mover-se para baixo pela estrutura de ajuste 22, de modo que a porção de pressão 211a seja impelida a empurrar a mandíbula da articulação temporomandibular para baixo e a articulação temporomandibular seja aberta com um es- paço. Portanto, torna-se relativamente fácil para um usuário abrir sua boca e conveniente para a porção oclusal 10 abrir a boca do usuário para um exercício de tração da articulação temporomandibular.
[0047] É válido observar que o elemento de pressão 211 pode ser um parafuso de rotação com um indentador em sua extremidade. O in- dentador pode ser uma esfera feita, por exemplo, de borracha, silicone ou outros materiais plásticos elásticos e, desse modo, o indentador pode funcionar como a porção de pressão 211a conforme descrita acima. O indentador é configurado com uma estrutura e um material adequado para contatar a face de uma pessoa, de modo a pressionar a articulação temporomandibular e empurrar a mandíbula da articulação temporo- mandibular para baixo, quando submetido a uma operação por parte do elemento de conexão 212, para abrir a articulação temporomandibular com um espaço. Uma porção de perno do parafuso de rotação funciona como a porção de ajuste 211b conforme descrita acima. Visto que a por- ção de perno do parafuso de rotação está conectada de modo rosque- ado ao elemento de conexão 212, a posição relativa do indentador e da face do usuário pode ser ajustada girando-se o parafuso de rotação, para que o indentador possa encostar-se na articulação temporomandi- bular do usuário, ou o indentador seja desencaixado da articulação tem- poromandibular do usuário.
[0048] Em algumas modalidades, o indentador e o parafuso de ro- tação são acoplados um no outro usando-se uma rosca ou outros mé- todos de conexão removível, para que o indentador possa ser removido do parafuso de rotação e o parafuso de rotação possa ser removido do elemento de conexão 212, atendendo assim diferentes necessidades. Por exemplo, um dispositivo de pressão da articulação temporomandi- bular 20 pode ser provido com apenas um elemento de pressão 211. Quando for necessário empurrar a articulação temporomandibular es- querda do usuário para baixo, o elemento de pressão 211 poderá ser montado no elemento de conexão 212 no lado esquerdo do usuário, de modo que o indentador fique alinhado com a porção da articulação tem- poromandibular esquerda do usuário. Do mesmo modo, quando for ne- cessário empurrar a articulação direita temporomandibular do usuário para baixo, o elemento de pressão 211 poderá ser montado no elemento de conexão 212 no lado direito do usuário, para que o indentador fique alinhado com a articulação temporomandibular direita do usuário. Ou seja, a posição para a montagem do indentador faceia a porção da arti- culação temporomandibular que precisa ser tratada. Se ambos os lados da articulação temporomandibular precisarem ser abertos para baixo com um pouco de espaço, então será necessário que os elementos de conexão 212 nos lados direito e esquerdo do usuário sejam providos com elementos de montagem 211, para que as porções de pressão 211a do elemento de pressão 211 em ambos os lados do usuário possam encostar-se nas posições da articulação temporomandibular em ambos os lados do usuário, uma descrição redundante sobre os detalhes desta operação não ser provida aqui.
[0049] Nas modalidades acima, como uma estrutura de transmissão que transmite a força de um mecanismo de ajuste para o elemento de pressão 211 e faz o elemento de pressão 211 empurrar a articulação temporomandibular para baixo, o elemento de conexão 212 pode ser uma estrutura do tipo haste similar a um braço de alavanca. Existem várias maneiras para que a estrutura de ajuste 22 faça o elemento de conexão 212 impelir o elemento de pressão 211 a empurrar a articula- ção temporomandibular para baixo. Por exemplo, a estrutura de ajuste
22 pode fazer o elemento de pressão 211 puxar a articulação temporo- mandibular para baixo aplicando tensão sobre o elemento de conexão 212 em uma determinada direção. De maneira alternativa, o elemento de conexão 212 pode ser impelido a mover o elemento de pressão 211 ao longo de uma determinada trajetória de moção, para que o elemento de pressão 211 aplique uma força de impulso de moção descendente sobre a articulação temporomandibular, abrindo desse modo a articula- ção temporomandibular com um pouco de espaço. Em algumas moda- lidades, a estrutura de ajuste 22 faz a haste de conexão girar em relação à base de montagem 50, para que o elemento de pressão 211 possa mover-se para cima e para baixo em relação à porção oclusal 10 conec- tada à base de montagem 50, de modo a mover o elemento de pressão 211 para a articulação temporomandibular do usuário e pressionar a ar- ticulação temporomandibular para baixo. Uma explanação será provida em detalhes considerando-se que a estrutura de ajuste 22 faz o ele- mento de pressão 211 girar em relação à base de montagem 50 por meio do elemento de conexão 212 como um exemplo.
[0050] Conforme mostrado na figura 2, a estrutura de ajuste 22 in- clui um conjunto de acionamento 221 e um conjunto de rotação 222. O conjunto de rotação 222 inclui pelo menos um primeiro elemento de ro- tação montado sobre a base de montagem 50. O conjunto de aciona- mento 221 é adaptado para fazer o primeiro elemento de rotação girar. Uma extremidade do elemento de conexão 212 está conectada ao pri- meiro elemento de rotação, e a outra extremidade do mesmo está co- nectada ao elemento de pressão 211. Quando o conjunto de aciona- mento 221 faz o primeiro elemento de rotação girar, o primeiro elemento de rotação faz o elemento de conexão 212 girar para baixo, para que o elemento de pressão 211 pressione a articulação temporomandibular para baixo. Em algumas modalidades, em um estado inicial, o conjunto de acionamento 221 não aplica força sobre o primeiro elemento de ro- tação e não interfere no movimento do primeiro elemento de rotação. O usuário morde a porção oclusal 10 para fixar a posição relativa da base de montagem 50 e a face do usuário. De forma manual, o elemento de conexão 212 pode ser girado para a articulação temporomandibular em torno do eixo geométrico de rotação do primeiro elemento de rotação, e o elemento de pressão 211 pode encostar-se na articulação temporo- mandibular. Em seguida, o conjunto de acionamento 221 é usado para fazer o primeiro elemento de rotação girar, e o primeiro elemento de rotação faz o elemento de conexão 212 girar para baixo e em seguida, o elemento de conexão 212 faz o elemento de pressão 211 pressionar a mandíbula da articulação temporomandibular para baixo, abrindo a articulação temporomandibular com um espaço, para que seja conveni- ente para o usuário abrir sua boca, tornando mais fácil para a porção oclusal 10 de um retrator de articulação temporomandibular abrir a boca do usuário.
[0051] Conforme mostrado nas figuras de 3 a 5, o primeiro elemento de rotação inclui uma primeira roda giratória 2222. Uma parede lateral da primeira roda giratória 2222 possui uma superfície de entalhe 2222a paralela a uma direção axial da primeira roda giratória 2222. Uma por- ção de contato (uma primeira porção de contato em formato de gancho) 2222b é reservada em um lado da superfície de entalhe 2222a longe do conjunto de acionamento 221. A porção de contato 2222b possui um formato de gancho arqueado. Nesta modalidade, visto que a porção de contato 2222b é disposta em um lado da superfície de entalhe 2222a longe do conjunto de acionamento 221, ou seja, a porção de contato 2222b desvia-se do eixo geométrico de rotação da primeira roda girató- ria 2222, quando a força é aplicada à porção de contato 2222b fora de seu eixo geométrico de rotação, porque a força é de natureza excêntrica e desvia-se do eixo geométrico de rotação da primeira roda giratória
2222, a primeira roda giratória 2222 irá girar em torno de seu eixo geo- métrico de rotação, fazendo o elemento de conexão 212 impelir o ele- mento de pressão 211 a girar em torno do eixo geométrico de rotação da primeira roda giratória 2222 e gerando uma força de pressão des- cendente sobre a articulação temporomandibular. De maneira especí- fica, visto que o elemento de pressão 211 é impelido pelo elemento de conexão 212 a girar em torno do eixo geométrico de rotação da primeira roda giratória 2222, quando o elemento de pressão 211 girar para baixo, haverá um componente de força atuando para baixo e ao mesmo tempo haverá um componente de força atuando para a frente, o que faz a di- reção da força de pressão descendente aplicada pelo elemento de pres- são 211 ser adaptada à trajetória de moção da articulação temporoman- dibular. Portanto, é mais conveniente abrir a articulação temporomandi- bular com um espaço, o que torna mais fácil para um retrator de articu- lação temporomandibular abrir a boca do usuário e evita que os pacien- tes se sintam desconfortáveis por estarem sendo forçados a abrir a boca.
[0052] Conforme mostrado na figura 4, o conjunto de acionamento 221 inclui um tubo externo 221a, um botão 2211, um parafuso de acio- namento 2213 e um elemento de contato 2214. Uma extremidade do parafuso de acionamento 2213 está conectada de modo fixo ao botão 2211 e a outra extremidade do parafuso de acionamento 2213 é provida com o elemento de contato 2214. O elemento de contato 2214 encosta- se na porção de contato 2222b da primeira roda giratória 2222, e uma extremidade do elemento de contato 2214 é encaixada de maneira pre- ferida na porção de contato 2222b. Durante a rotação do botão 2211, o parafuso de acionamento 2213 efetua um movimento axial para esten- der-se em direção à primeira roda giratória 2222, de modo que o ele- mento de contato 2214 possa encostar-se na porção de contato 2222b. O parafuso de acionamento 2213 continua estendendo-se para fora para fazer a primeira roda giratória 2222 girar. Em seguida, o elemento de conexão 212 conectado à primeira roda giratória 2222 é girado para baixo, de modo que o elemento de pressão 211 pressione a articulação temporomandibular para baixo. É válido observar que, em algumas mo- dalidades, o parafuso de acionamento 2213 é montado de modo axial em um tubo externo oco 221a através de um bloco de fixação 2212. O parafuso de acionamento 2213 está conectado de modo rosqueado ao bloco de fixação 2212. O bloco de fixação 2212 é preso no tubo externo 221a através de um elemento de travamento tal como um aparelho Jackscrew, um parafuso ou similares. O botão 2211 é posicionado fora da primeira extremidade do tubo externo 221a e longe da primeira roda giratória 2222, e a segunda extremidade do tubo externo 221a é fixada sobre a base de montagem 50. Desse modo, quando o botão 2211 é girado, o parafuso de acionamento 2213 é conectado de modo rosque- ado ao bloco de fixação 2212 e se move de modo axial ao longo do tubo externo 221a, de modo que o elemento de contato 2214 é impelido pelo parafuso de acionamento 2213 a comprimir a porção de contato 2222b, para fazer a primeira roda giratória 2222 impelir o elemento de conexão 212 a girar para baixo e abaixar a articulação temporomandibular. De maneira alternativa, girando-se o botão 2211 em uma direção inversa, o elemento de conexão 212 pode ser girado para cima.
[0053] Conforme mostrado na figura 5, um lado da porção de con- tato 2222b que faceia o elemento de contato 2214 é provido com uma reentrância 2222c. Uma extremidade do elemento de contato 2214 pró- xima da primeira roda giratória 2222 tem a forma de cunha. A extremi- dade da ponta em forma de cunha estende-se para dentro da reentrân- cia 2222c. A região de extremidade da ponta em forma de cunha pode contatar de forma segura a parede da reentrância 2222c, impedindo as- sim que o elemento de contato 2214 a escape da porção de contato 2222b e afete o seu uso durante o processo do elemento de contato
2214 que faz a primeira roda giratória 2222 girar em relação à base de montagem 50. Além disso, nesta modalidade, a primeira roda giratória 2222 pode ser conectada de modo giratório a um assento de roda 2221 conectado à base de montagem 50 por meio de um eixo giratório 2223 montado em um orifício central 2222d do mesmo. A primeira roda gira- tória 2222 é disposta de modo a corresponde ao conjunto de aciona- mento 221 e o elemento de contato 2214 encosta-se na porção de con- tato 2222b da primeira roda giratória 2222, para quando o botão 2211 do conjunto de acionamento 221 for girado, o elemento de contato 2214 ser impelido pelo parafuso de acionamento 2213 a encostar-se na por- ção de contato 2222b da primeira roda giratória 2222. Em seguida, a primeira roda giratória 2222 faz o elemento de conexão 212 girar para baixo em torno da base de montagem 50, de modo que a articulação temporomandibular seja pressionada para baixo pelo elemento de pres- são 211 conectado ao elemento de conexão 212, ajudando assim a por- ção oclusal 10 a abrir a boca do usuário para o exercício de tração da articulação temporomandibular.
[0054] Em algumas modalidades, o elemento de contato 2214 é provido com um orifício para receber a extremidade do parafuso de aci- onamento 2213, e o parafuso de acionamento 2213 pode girar no orifí- cio. Desse modo, quando o parafuso de acionamento 2213 é girado para fazer o elemento de contato 2214 mover-se de modo axial, o pró- prio elemento de contato 2214 não precisa girar.
[0055] É válido observar que o elemento de conexão 212 e a pri- meira roda giratória 2222 podem ser montados de um modo removível. Por exemplo, um eixo de conexão 213 é provido sobre a primeira roda giratória 2222. O eixo de conexão 213 é posicionado sobre uma parede da circunferência externa da primeira roda giratória 2222 e estende-se em uma direção radial. O elemento de conexão 212 é conectado de modo removível ao eixo de conexão 213, de modo a substituir o elemento de conexão 212. Nesta modalidade, o elemento de conexão 212 é uma estrutura tubular oca ou uma estrutura sólida do tipo haste, a qual é provida com um orifício de inserção em uma de suas extremidades, lo- calizada longe da posição de montagem do elemento de pressão 211, de modo a fazer com que o elemento de conexão 212 seja conectado de modo removível ao eixo de conexão 213 sobre a primeira roda gira- tória 2222 por meio da conexão de inserção. Desse modo, o compri- mento de extensão do elemento de conexão 212 pode ser regulado ajustando-se a profundidade de inserção, para que o elemento de pres- são 211 possa passar através da articulação temporomandibular quando o elemento de pressão 211 girar em torno do eixo geométrico de rotação da primeira roda giratória 2222, pressionando para baixo a articulação temporomandibular. Nesta modalidade, um orifício vazado 212a também pode ser provido no local onde o eixo de conexão 213 é inserido no elemento de conexão 212, para que um elemento de trava- mento 213a, tal como um aparelho Jackscrew ou um parafuso possa passar através do orifício vazado 212a para travar a posição ajustada, evitando assim que o elemento de conexão 212 se solte e tenha seu desempenho afetado quando o elemento de conexão 212 empurrar a articulação temporomandibular para baixo através do elemento de pres- são 211. Em outras modalidades, o elemento de conexão 212 é uma haste retrátil, e um prendedor para travar o comprimento do elemento de conexão 212 é provido na porção correspondente da haste retrátil. O prendedor é um aparelho Jackscrew ou um parafuso não perfurante, tal estrutura também pode ajustar o elemento de pressão 211 em uma po- sição adequada e travá-lo, e uma descrição redundante do mesmo não será provida aqui.
[0056] Novamente com referência às figuras 1 e 2, em algumas mo- dalidades, ambos os lados da primeira peça bucal 11 e da segunda peça bucal 12 são conectados de modo giratório por uma estrutura giratória
60. De maneira específica, a primeira peça bucal 11 é conectada de modo giratório à base de montagem 50 pela estrutura giratória 60, e a segunda peça bucal 12 é conectada à base de montagem 50. Além disso, quando o usuário utiliza um retrator de articulação temporoman- dibular, o maxilar e a mandíbula do usuário mordem a primeira peça bucal 11 e a segunda peça bucal 12, respectivamente. Durante o pro- cesso de fechamento ou abertura da porção oclusal 10, a primeira peça bucal 11 pode ser girada em relação à segunda peça bucal 12. De ma- neira específica, a primeira peça bucal 11 pode aproximar-se ou afastar- se da segunda peça bucal 12 e ser girada em um determinado ângulo, para que a porção oclusal 10, bem como as moções de abertura e fe- chamento da boca do usuário sejam mantidas coordenadas, e seja con- veniente abrir a boca do usuário para o exercício de tração da articula- ção temporomandibular, de modo a aumentar a faixa de moção da boca do usuário abertura.
[0057] A estrutura giratória 60 inclui dois segundos elementos de rotação. As rotações dos dois segundos elementos de rotação podem ser implementadas de forma separada. De maneira específica, um se- gundo elemento de rotação é conectado a um lado da primeira peça bucal 11 e o outro segundo elemento de rotação é conectado ao outro lado da primeira peça bucal 11. A segunda peça bucal 12 é conectada à base de montagem 50. Visto que a rotação dos dois segundos elemen- tos de rotação em relação à base de montagem 50 pode ser implemen- tada de maneira independente, a rotação dos dois elementos de rotação em relação às bases de montagem 50 pode ser controlada para gerar diferentes forças de abertura em ambos os lados da primeira peça bucal
11. É válido observar que os eixos de rotação dos dois segundos ele- mentos de rotação em relação à base de montagem 50 são substanci- almente coincidentes um com o outro. Ou seja, os dois segundos ele- mentos de rotação são espaçados um do outro na direção dos eixos de rotação que são substancialmente coincidentes um com o outro, para serem dispostos nos dois lados da primeira peça bucal 11. Desse modo, é possível garantir que os dois lados tenham a melhor coordenação quando a primeira peça bucal 11 for girada em relação à segunda peça bucal 12 e que a limitação da faixa de moção da estrutura giratória 60 quando a porção oclusal 10 é fechada ou aberta não seja causada pelos eixos de rotação que não coincidem e, desse modo, o efeito dos exer- cícios de tração temporomandibular não será afetado.
[0058] É válido observar que ambos os lados da primeira peça bucal 11 podem ser respectivamente conectados aos segundos elementos de rotação em ambos os lados através de uma haste curvada 11a. De ma- neira específica, a haste curvada 11a é dividida em uma primeira haste curvada e uma segunda haste curvada. Um lado da primeira peça bucal 11 é conectado ao segundo elemento de rotação desse lado pela pri- meira haste curvada. O outro lado da primeira peça bucal 11 é conec- tado ao segundo elemento de rotação do outro lado pelo segundo haste curvada. Os dois lados da segunda peça bucal 12 também podem ser conectados à base de montagem 50 por uma haste de conexão 12a. Em algumas modalidades, uma haste de suporte 50a também pode ser provida sobre a base de montagem 50. A haste de conexão 12a é mon- tada sobre a haste de suporte 50a e é, desse modo, fixada sobre a haste de suporte 50a, para que a segunda peça bucal 12 e a base de monta- gem 50 estejam a uma distância de montagem adequada, de modo que a primeira peça bucal 11 e a segunda peça bucal 12 estejam viradas uma para a outra em cima e embaixo. Portanto, a porção oclusal 10 pode ser fechada ou aberta em torno do eixo geométrico de rotação do segundo elemento de rotação, o qual é adaptado para fechar e abrir a boca do usuário, atendendo desse modo às exigências de exercício de tração da articulação temporomandibular.
[0059] Em algumas modalidades, o primeiro cabo de ajuste 30 e o segundo cabo de ajuste 40 estão em correspondência individual com os dois elementos de rotação, respectivamente.
O primeiro cabo de ajuste é configurado para provocar de forma elástica a rotação de um se- gundo elemento de rotação.
O segundo cabo de ajuste 40 é configurado para provocar de forma elástica a rotação do outro segundo elemento de rotação, de modo que a primeira peça bucal 11 possa ser aberta em relação à segunda peça bucal 12 e a primeira peça bucal 11 possa ser fechada em uma direção que se aproxima da segunda peça bucal 12, quando submetida a uma força externa.
De maneira específica, o pri- meiro cabo de ajuste 30 e um dos segundos elementos de rotação são dispostos no mesmo lado da primeira peça bucal 11, de modo corres- pondente, o segundo cabo de ajuste 40 e os outros segundos elementos de rotação são dispostos no outro lado da primeira peça bucal 11. Desse modo, os segundos elementos de rotação nos dois lados da primeira peça bucal 11 podem ser ajustados pelo primeiro cabo de ajuste 30 e pelo segundo cabo de ajuste 40, respectivamente, para que os segun- dos elementos de rotação nos dois lados possam abrir a primeira peça bucal 11 com diferentes forças.
Portanto, quando o usuário morde a pri- meira peça bucal 11 e a segunda peça bucal 12 para o exercício de tração da articulação temporomandibular, a porção oclusal 10 provê uma tração mais adequada para ambos os lados da boca do usuário, de modo a melhorar o lado doente de uma maneira direcionada, aumen- tando o efeito de tração.
É válido observar que “impulsionamento elás- tico” neste caso refere-se a um processo de impulsionamento imple- mentado pelo movimento e/ou deformação de um elemento elástico para fazer o segundo elemento de rotação correspondente girar em uma primeira direção.
Quando o segundo elemento de rotação é empurrado para o seu lugar, o segundo elemento de rotação pode deformar ainda mais o elemento elástico de forma elástica, quando submetido a uma força externa (tal como a força de mordida de um usuário), para causar a rotação em uma segunda direção. A segunda direção é oposta à pri- meira direção.
[0060] É válido observar que o primeiro cabo de ajuste 30 e o se- gundo cabo de ajuste 40 podem ser projetados com a mesma configu- ração, de modo a unificar os padrões de ajuste, para que a força para abrir ambos os lados da porção oclusal 10 possa ser ajustada de forma precisa, atendendo às exigências do exercício de tração da articulação temporomandibular.
[0061] Em algumas modalidades, a primeira peça bucal 11 pode gi- rar em relação à haste curvada 11a e a segunda peça bucal 12 pode ser girada em relação à haste de conexão 12a. Com tal modelo, é mais fácil de a porção oclusal 10 se encaixar a diferentes pessoas e diferentes formatos de boca. Em algumas modalidades, a porção oclusal 10 é feita de materiais flexíveis, tal como plástico ou similares. Para aumentar ainda mais o encaixe entre a porção oclusal 10 e a cavidade oral, uma pluralidade de orifícios vazados ou ranhuras é provida sobre a primeira peça bucal 11 e a segunda peça bucal 12, para tornar mais provável que a primeira peça bucal 11 e a segunda peça bucal 12 sejam deformadas de forma elástica.
[0062] Conforme mostrado na figura 6, em algumas modalidades, o primeiro cabo de ajuste 30 e o segundo cabo de ajuste 40 incluem uma ponta do cinzel 3, um elemento elástico e um elemento de ajuste. Uma extremidade 3b da ponta do cinzel 3 desvia-se do eixo geométrico de rotação do segundo elemento de rotação e encosta-se no segundo ele- mento de rotação. O elemento elástico é configurado para empurrar a ponta do cinzel 3 contra o segundo elemento de rotação, de modo a fazer o segundo elemento de rotação girar em torno de seu próprio eixo geométrico de rotação e abrir a porção oclusal 10. O elemento de ajuste pode mover-se em relação à ponta do cinzel 3 para empurrar o elemento elástico contra a ponta do cinzel 3, de modo a ajustar a força de abertura da porção oclusal 10 aberta por meio do elemento elástico através da ponta do cinzel 3.
[0063] De maneira específica, visto que a posição onde a ponta do cinzel 3 e o segundo elemento de rotação encostam-se um no outro desvia-se do eixo geométrico de rotação do segundo elemento de rota- ção, quando submetida a uma força elástica aplicada à ponta do cinzel 3 pelo elemento elástico, a ponta do cinzel 3 pode fazer o segundo ele- mento de rotação girar em relação à base de montagem 50, de modo a abrir a porção oclusal 10. Nesta modalidade, visto que a ponta do cinzel 3 é encostada de forma elástica no segundo elemento de rotação pelo elemento elástico, ou seja, um retrator de articulação temporomandibu- lar pode fazer a porção oclusal 10 abrir a boca do usuário por meio da força elástica do elemento elástico, de modo a efetuar um exercício de tração sobre a articulação temporomandibular. Deve-se entender que quanto mais o elemento elástico deforma-se sob pressão, maior é a força com a qual um elemento de rotação 52 abre a primeira peça bucal
10. Além disso, a força elástica provida pelo elemento elástico possui um melhor efeito de flexibilidade. De maneira específica, o usuário pode fechar a porção oclusal 10 fechando a boca e em seguida, o segundo elemento de rotação é girado em relação à base de montagem 50 em uma direção oposta e apertar o elemento elástico com a ponta do cinzel 3, evitando assim o desconforto causado quando a boca do usuário é forçada a se abrir e a se manter rigidamente em um ângulo de abertura.
[0064] Na modalidade acima, o elemento de ajuste pode mover-se em relação à ponta do cinzel 3, de modo a pressionar o elemento elás- tico contra uma extremidade 3a da ponta do cinzel 3 para ajustar a força de abertura da porção oclusal 10 aberta por meio do elemento elástico através da ponta do cinzel 3. De maneira específica, quando o elemento de ajuste move-se em direção à ponta do cinzel 3, uma força de pressão é gerada sobre o elemento elástico para forçar o elemento elástico com- primir a ponta do cinzel 3. A ponta do cinzel 3 faz o elemento de rotação 52 girar e o elemento de rotação 52 faz a primeira peça bucal 11 girar na direção aberta, para que a porção oclusal 10 seja aberta em um de- terminado ângulo. De maneira específica, à medida que o elemento elástico se move gradualmente em direção à ponta do cinzel 3, o ângulo no qual a porção oclusal 10 é aberta aumenta gradativamente dentro de sua faixa de abertura até que ele seja limitado ao ângulo de abertura máximo. Deve-se compreender que, independentemente de a porção oclusal 10 estar aberta no ângulo de abertura máximo, à medida que a deformação por compressão do elemento elástico aumentar, a força elástica que precisa ser superada pela boca do usuário para fechar a porção oclusal 10 torna-se maior.
[0065] Deve-se compreender que quando o usuário utiliza um retra- tor de articulação temporomandibular para o exercício de tração, a boca do usuário morde a porção oclusal 10, e a força aplicada pela boca do usuário sobre a porção oclusal 10 e a força de abertura da porção oclu- sal 10 são forças de interação. Em um retrator de articulação temporo- mandibular de acordo com o presente pedido de patente, a força de abertura do segundo elemento de rotação aberta por meio do elemento elástico através da ponta do cinzel 3 é ajustada pelo elemento de ajuste, para que a porção oclusal 10 possa abrir a boca do usuário com dife- rentes forças para efetuar o exercício de tração da articulação temporo- mandibular. Deve-se compreender que regulando-se de forma separada o primeiro cabo de ajuste 30 e o segundo cabo de ajuste 40 respectiva- mente, as forças de abertura em ambos os lados da porção oclusal 10 podem ser ajustadas de modo adaptativo, para que o lado do usuário que está de fato doente possa receber um exercício de tração de um modo direcionado. Ou as forças de abertura em ambos os lados da por- ção oclusal 10 podem ser ajustadas de modo adaptativo de acordo com as exigências das diferentes condições dos usuários, de modo a au- mentar o efeito de tração.
[0066] Conforme mostrado na figura 6 e na figura 7, o primeiro cabo de ajuste 30 e o segundo cabo de ajuste 40 incluem um alojamento do cabo 4 conectado à base de montagem 50. O alojamento do cabo 4 é um alojamento tubular oco. O elemento de ajuste, o elemento elástico e a ponta do cinzel 3 são providos em sequência no alojamento do cabo 4 ao longo da direção axial do alojamento do cabo 4. A extremidade da ponta do cinzel que se projeta para fora do alojamento do cabo 4 está conectada a uma segunda roda giratória correspondente 62. O ponto de conexão entre a ponta do cinzel 3 e a segunda roda giratória correspon- dente 62 desvia-se do eixo geométrico de rotação da segunda roda gi- ratória 62. É válido observar que o elemento de ajuste pode mover-se ao longo da direção axial do alojamento do cabo 4, de modo a encostar o elemento elástico na ponta do cinzel 3, para que a ponta do cinzel 3 se mova de modo axial e faça o segundo elemento de rotação girar em relação à base de montagem 50 para abrir a porção oclusal 10. Desse modo, a boca do usuário é aberta e o exercício de tração sobre a arti- culação temporomandibular é efetuado.
[0067] Na modalidade acima, o elemento elástico pode ser uma mola 2 e o elemento de ajuste pode ser um parafuso 1. Uma extremi- dade da mola 2 é encaixada sobre uma extremidade da ponta do cinzel 3 longe do segundo elemento de rotação, e a outra extremidade da mola 2 encosta-se no parafuso 1 através de um bloco de pressão 5. Nesta modalidade, uma elevação limitante é formada sobre a ponta do cinzel 3 para encostar-se na mola 2. Uma extremidade do bloco de pressão 5 longe da mola 2 é provida com uma saliência de limitação 5a que se estende na direção radial. A mola 2 é encaixada sobre uma porção de pilar do bloco de pressão 5 e encosta-se na saliência de limitação 5a, de modo a limitar a mola 2 entre o bloco de pressão 5 e a ponta do cinzel
3. Nesta modalidade, uma extremidade do bloco de pressão 5 que fa- ceia o parafuso 1 é provida com uma ranhura de limitação 5b na direção axial. De maneira opcional, o parafuso 1 é inserido de modo giratório dentro da ranhura de limitação 5b. Desse modo, quando o parafuso 1 se move axialmente na direção da ponta do cinzel 3 por rotação, o bloco de pressão 5 pode mover-se de modo axial ao mesmo tempo sem girar, o que também pode impedir o parafuso 1 de escapar do bloco de pres- são 5 quando ele for girado em relação ao alojamento do cabo 4 e afetar O uso.
[0068] O parafuso 1 é inserido dentro do alojamento do cabo 4 e conectado de modo rosqueado ao alojamento do cabo 4. Durante a ro- tação do parafuso 1, o parafuso 1 se move de modo axial ao longo do alojamento do cabo 4. A ponta do cinzel 3 pode ser impelida pelo ele- mento elástico e pelo bloco de pressão 5 a encostar-se no segundo ele- mento de rotação. É válido observar que uma extremidade do parafuso 1 que se projeta para fora do alojamento do cabo 4 e para longe do elemento elástico pode ser provida com um botão 7, de modo a girar o parafuso 1, para que o parafuso 1 possa ser girado em relação ao alo- jamento do cabo 4 e, desse modo, se mover axialmente ao longo do alojamento do cabo 4 conectado ao mesmo. Em algumas outras moda- lidades, uma conexão rosqueada entre o parafuso 1 e o alojamento do cabo 4 também pode ser obtida dispondo-se um elemento de conexão com roscas internas, tal como uma porca 6 ou similares no alojamento do cabo 4, uma descrição redundante da mesma não será provida aqui.
[0069] Conforme mostrado na figura 6 e na figura 7, na modalidade acima, o segundo elemento de rotação e o primeiro elemento de rotação são projetados com a mesma estrutura. O segundo elemento de rotação inclui uma segunda roda giratória 62. As estruturas da segunda roda giratória 62 e da primeira roda giratória 222 são a mesma estrutura do tipo roda. De maneira específica, a parede lateral da segunda roda gi- ratória 62 é provida com uma superfície de entalhe 62a paralela à dire- ção axial da segunda roda giratória 62. Uma porção de contato (uma segunda porção de contato em formato de gancho) 62b é reservada em um lado da superfície de entalhe 62a longe da ponta do cinzel 3. A por- ção de contato 62b possui um formato de gancho arqueado. A porção de contato 62b corresponde à ponta do cinzel 3. Uma extremidade da ponta do cinzel 3 é encaixada de maneira preferida na porção de contato 62b, para que a ponta do cinzel 3 possa encostar-se de forma segura na porção de contato 62b quando a ponta do cinzel 3 for pressionada contra o elemento de rotação 52 pelo elemento elástico e pelo elemento de ajuste, de modo a girar o elemento de rotação 52 em relação à base de montagem 50. Visto que a superfície de entalhe 62a é disposta sobre a parede lateral da segunda roda giratória 62, ou seja, a segunda roda giratória 62 é parcialmente cortada para formar uma estrutura giratória 50 com uma seção transversal circular incompleta, a ponta do cinzel 3 não precisa ser montada sobre a superfície de extremidade axial da se- gunda roda giratória 62, podendo ser disposta em uma posição entre as superfícies de extremidade axial da segunda roda giratória 62, de modo a reduzir o espaço de montagem, tornar a estrutura mais leve e prática, facilitando assim o seu uso.
[0070] Conforme mostrado na figura 8, na modalidade acima, um lado da porção de contato 62b que faceia a ponta do cinzel 3 é provido com uma reentrância 62c. Uma extremidade da ponta do cinzel 3 pró- xima da segunda roda giratória 62 tem a forma de cunha. A extremidade da ponta em forma de cunha encosta-se na parte interna da reentrância 62c. Aregião de extremidade da ponta em forma de cunha pode contatar de forma segura a parede da reentrância 62c, evitando assim que a ponta do cinzel 3 escape da porção de contato 62b e prejudique seu uso durante o processo em que a ponta do cinzel 3 faz a segunda roda gi- ratória 62 girar em relação à base de montagem 50.
[0071] É válido observar que a segunda roda giratória 62 e a base de montagem 50 podem ser conectadas de modo giratório uma à outra por vários meios. Por exemplo, a roda giratória 62 pode ser diretamente conectada à base de montagem 50 por um pino. Visto que a segunda peça bucal 12 é presa sobre a base de montagem 50, quando a se- gunda roda giratória 62 é girada em relação à base de montagem 50, a primeira peça bucal 11 conectada à segunda roda giratória 62 é impelida a mover-se em relação à segunda peça bucal 12, efetuando assim a abertura e o fechamento da porção oclusal 10. Em alguma modalidade, a segunda roda giratória 62 também pode ser montada sobre a base de montagem 50 de um modo giratoriamente conectado por uma base de suporte 61. Por exemplo, através de uma estrutura de pino, a segunda roda giratória 62 é disposta de modo giratório sobre a base de suporte 61 e a base de suporte 61 é presa sobre a base de montagem 50, de modo a criar uma conexão giratória entre a segunda roda giratória 62 e a base de montagem 50. Nesta modalidade, a segunda roda giratória 62 é provida com um orifício de eixo 62d através do qual um pino 63 passa, para que o pino 63 que atravessa o orifício do eixo 62d possa conectar de modo giratório a segunda roda giratória 62 à base de su- porte 61.
[0072] Em outra modalidade, a estrutura da roda giratória e a haste de conexão são projetadas para exercer as funções da segunda roda giratória 62 e da ponta de cinzel em forma de cunha 3. Por exemplo, uma extremidade da haste de conexão é presa à ponta do cinzel 3, a outra extremidade do mesmo é conectada de modo giratório à roda gi- ratória. Além disso, o ponto de conexão entre a haste de conexão e a roda giratória desvia-se do eixo geométrico de rotação da roda giratória, portanto, quando a ponta do cinzel 3 faz a haste de conexão girar em relação à roda giratória, a roda giratória gira em relação à base de mon- tagem 50, quando submetida à haste de conexão, e o efeito em que a porção oclusal 10 é aberta para efetuar o exercício de tração sobre a articulação temporomandibular também é obtido. Obviamente que a pri- meira roda giratória 2222 e o elemento de contato 2214 também podem adotar esse método de transmissão para acionar o elemento de cone- xão 21, e uma descrição redundante do mesmo não será provida aqui.
[0073] Em algumas modalidades, um braço de acionamento 621 também pode ser disposto sobre a segunda roda giratória 62 em uma posição que se desvia de seu eixo geométrico de rotação. O braço de acionamento 621 projeta-se para fora a partir da parede periférica ex- terna da segunda roda giratória. A haste curvada 11a é conectada ao braço de acionamento 621, para que a exigência de que a segunda roda giratória 62 faça a primeira peça bucal 11 girar em torno do eixo geomé- trico de rotação da segunda roda giratória 62 em relação à segunda peça bucal 12 por meio da haste curvada 11a possa ser atendida. Além disso, a haste de conexão 12a que conecta a segunda peça bucal 12 à base de montagem 50 também possui um formato curvado, para que o primeiro cabo de ajuste 30 e o segundo cabo de ajuste 40 em ambos os lados sejam dispostos em um intervalo apropriado, facilitando desse modo a operação. Além disso, uma haste de suporte 50a também pode ser disposta sobre a base de montagem 50. Uma extremidade da haste de conexão 12a é conectada à haste de suporte 50a e a outra extremi- dade da haste de conexão 12a é conectada à segunda peça bucal 12, de modo a dispor de forma razoável/correta a primeira peça bucal 11 e a segunda peça bucal 12 em uma certa distância do eixo geométrico de rotação da segunda roda giratória 62. Portanto, é garantido que a por- ção oclusal 10 tenha uma faixa de abertura maior, para que a porção oclusal 10 possa abrir a boca do usuário por completo e atender às exi- gências do exercício de tração da articulação temporomandibular.
[0074] Conforme mostrado na figura 6, em algumas modalidades, a base de suporte 61 possui uma estrutura cilíndrica e oca. A base de suporte 61 é provida com uma fenda de oscilação 61a e uma fenda de montagem 61b, de modo a fornecer um espaço móvel para o braço de acionamento 621 e a ponta do cinzel 3, e impedi-los de interferir na base de suporte 61. Além disso, o braço de acionamento 621 se estende para fora da fenda de oscilação 61a. A parede da fenda de oscilação 61a pode ser configurada para limitar a faixa de ângulos de oscilação do braço de acionamento 621 e da haste curvada 11a, de modo que o ân- gulo de abertura máximo da primeira peça bucal 11 seja limitado, res- tringindo desse modo o ângulo de abertura máximo da porção oclusal
10. A ponta do cinzel 3 estende-se para dentro da base de suporte 61 por meio da fenda de montagem 61b e é conectada à segunda roda giratória 62. A base de suporte 61 com uma estrutura cilíndrica possui um formato similar ao da segunda roda giratória 62, o que resulta em uma estrutura mais compacta e impede a fixação de materiais estranhos na segunda roda giratória 62 de modo a não afetar o efeito de uso. É válido observar que a estrutura para montar um assento de roda 2223 da primeira roda giratória 2222 também pode ser projetada com a es- trutura acima da base de suporte 61, para que a primeira roda giratória 2222 também possa ser montada de modo giratório sobre a base de montagem 50, a qual exerce o papel de impedir que materiais estranhos interfiram no efeito de rotação da primeira roda giratória 2222, e uma descrição redundante da mesma não será provida aqui.
[0075] Conforme mostrado na figura 6 e na figura 7, em algumas modalidades, uma extremidade do alojamento do cabo 4 próxima do botão 7 é provida com um mostrador 8. Um ponteiro ou marcações são dispostas sobre o botão 7, para quando o botão 7 for girado para rodar o parafuso 1 em relação ao alojamento do cabo 4, ser conveniente ve- rificar a faixa de rotação do botão 7, medindo desse modo o ajuste da força de abertura em ambos os lados da porção oclusal 10. Por exem- plo, uma escala de O a 10 é marcada em sentido horário no mostrador 8 para indicar que ele possui 10 graus. O grau O pode ser definido como aquele no qual o parafuso 1 encontra-se em um estado de aperto natu- ral, sem que a força do parafuso 1 esteja sendo aplicada à segunda roda giratória 62. Desse modo, quando o botão 7 é girado para mover o pa- rafuso 1 ao longo do alojamento do cabo 4 e abrir gradualmente a por- ção oclusal 10, a mudança na força de abertura pode ser medida pelos graus no mostrador 8. Portanto, a força de abertura da porção oclusal é quantificada, para que o médico possa ajustar com precisão a força de abertura em ambos os lados da porção oclusal 10 de acordo com necessidades reais. Em outra modalidade, as marcações de escala tam- bém podem ser dispostas em posições opostas ao mesmo tempo. Tal modelo não apenas torna mais fácil para o médico ajustar a força de abertura da porção de oclusão 10, mas também para o usuário ajustar a força de abertura.
[0076] Em comparação com a técnica anterior, o presente pedido de patente apresenta os seguintes efeitos técnicos:
[0077] Em primeiro lugar, em um retrator de articulação temporo- mandibular, a articulação temporomandibular pode ser pressionada pela estrutura de pressão 21 no dispositivo de pressão da articulação tem- poromandibular 20. A articulação temporomandibular é aberta com um espaço pela estrutura de ajuste, tornando mais fácil para o usuário abrir sua boca, de modo que a articulação temporomandibular tenha mais facilidade em abrir a boca do usuário para o exercício de tração da arti- culação temporomandibular, e evitando o problema de desconforto cau- sado pela abertura forçada da boca do usuário.
[0078] Em segundo lugar, um retrator de articulação temporoman- dibular ajusta a força de abertura em ambos os lados da porção oclusal por meio do primeiro cabo de ajuste 30 e do segundo cabo de ajuste 40,
os quais são respectivamente dispostos nos dois lado da porção oclusal 10, de modo a fazer a força de abertura nos dois lados atender às ne- cessidades do exercício oclusal do paciente e a efetuar exercícios de tração no paciente de um modo direcionado, para aumentar o efeito de tração.
[0079] Em terceiro lugar, um retrator de articulação temporomandi- bular faz a segunda roda giratória 62 girar por meio da ponta do cinzel 3, de tal modo que a primeira peça bucal 11 é girada e aberta em uma direção longe da segunda peça bucal 12. Esse distanciamento con- forma-se ao afastamento normal da articulação temporomandibular de um ser humano.
[0080] Em quarto lugar, um retrator de articulação temporomandi- bular inclui um mostrador visual 8 em ambos os lados, quantificando desse modo a força de abertura, facilitando e gravando a operação, tor- nando mais fácil para os pacientes operar de acordo com as diferentes condições ou diferentes tratamentos durante a utilização a longo prazo do retrator.
[0081] Em quinto lugar, um retrator de articulação temporomandibu- lar provê aos pacientes funções de abertura passiva da boca e fecha- mento ativo da boca. Durante a tração, se o paciente se sentir descon- fortável e com dificuldades de adaptar-se ao retrator, o paciente poderá morder com mais força para diminuir o ângulo de abertura. O paciente pode ajustar de forma ativa a aplicação de força de acordo com o seu grau de adaptação.
[0082] Cada uma das características técnicas das modalidades descritas acima pode ser combinada de forma arbitrária, mas para sim- plificar a descrição, nem todas as combinações possíveis de cada uma das características técnicas na modalidade acima foram descritas. No entanto, contanto que não haja nenhuma contradição na combinação dessas características técnicas, todas elas devem ser consideradas como abrangidas no escopo deste relatório descritivo.
[0083] As modalidades descritas acima apresentam apenas manei- ras variadas de implementação do presente pedido de patente, e as descrições do mesmo são mais específicas e detalhadas, porém, não devem ser consideradas como limitantes do escopo do pedido de pa- tente. É válido observar que, para pessoas versadas na técnica, várias modificações e aprimoramentos podem ser feitos sem desvio do con- ceito do presente pedido de patente, o qual está incluído dentro do es- copo de proteção do presente pedido de patente. Portanto, o escopo de proteção deste pedido de patente está sujeito às reivindicações em anexo.

Claims (14)

U7 REIVINDICAÇÕES
1. Dispositivo de pressão da articulação temporomandibular, caracterizado pelo fato de que compreende uma base de montagem, pelo menos uma estrutura de pressão e pelo menos uma estrutura de ajuste montadas sobre a base de montagem, no qual a estrutura de pressão compreende um elemento de pressão e um elemento de con- exão, o elemento de pressão sendo conectado à estrutura de ajuste por meio do elemento de conexão, para que o elemento de conexão, quando submetido a uma operação da estrutura de ajuste, faça o ele- mento de pressão mover-se para a articulação temporomandibular de um usuário e empurrar a articulação temporomandibular para baixo.
2. Dispositivo de pressão da articulação temporomandibular de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: a estrutura de ajuste compreende um conjunto de aciona- mento e um conjunto de rotação; e o conjunto de rotação compreende um primeiro elemento de rotação montado sobre a base de montagem, o conjunto de aciona- mento sendo configurado para fazer o primeiro elemento de rotação girar; e no qual uma extremidade do elemento de conexão é conectada ao primeiro elemento de rotação, e a outra extremidade do elemento de conexão é conectada ao elemento de pressão, para quando o conjunto de acionamento fizer o primeiro elemento de rotação girar, o primeiro elemento de rotação faça o elemento de conexão girar para baixo, de modo que o elemento de pressão empurre a articulação temporomandibular para baixo.
3. Dispositivo de pressão da articulação temporomandibular de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que ele- mento de pressão compreende uma porção de pressão e uma porção de ajuste, com a porção de pressão conectada de modo rosqueado ao elemento de conexão e a porção de pressão disposta sobre a porção de pressão para comprimir a articulação temporomandibular à medida que a porção de pressão se mover em relação ao elemento de conexão.
4. Dispositivo de pressão da articulação temporomandibular de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a por- ção de ajuste é um parafuso de rotação e a porção de pressão é uma esfera elástica, o parafuso de rotação conectado de modo removível à esfera elástica.
5. Dispositivo de pressão da articulação temporomandibular de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que: o primeiro elemento de rotação compreende uma primeira roda giratória, uma parede lateral da primeira roda giratória é provida com uma primeira superfície de entalhe, e uma primeira porção de con- tato em formato de gancho é reservada em um lado da primeira super- fície de entalhe longe do conjunto de acionamento; e no qual o conjunto de acionamento compreende um ele- mento de contato configurado para ser móvel de modo axial, o elemento de contato configurado para encostar-se na primeira porção de contato em formato de gancho.
6. Dispositivo de pressão da articulação temporomandibular de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que a base de montagem é provida com um assento de roda, o assento de roda suporta a primeira roda giratória por meio de um eixo giratório; e/ou o conjunto de acionamento compreende um tubo externo, um botão, um parafuso de acionamento e o elemento de contato, o tubo externo conectado de modo fixo à base de montagem, o parafuso de acionamento conectado de modo rosqueado ao tubo externo, uma ex- tremidade do parafuso de acionamento conectada de modo fixo ao botão, e a outra extremidade do parafuso de acionamento conectada ao elemento de contato, e durante a rotação do botão, o parafuso de acionamento en- costa-se na primeira porção de contato em formato de gancho por meio do elemento de contato, para que a primeira roda giratória faça o ele- mento de conexão girar; uma extremidade do elemento de contato que se encosta na primeira porção de contato em formato de gancho tem a forma de cunha; e/ou no qual uma parede periférica externa da primeira roda giratória é provida com um eixo de conexão que se estende de modo radial, o elemento de conexão encaixada de modo removível sobre o eixo de conexão.
7. Retrator de articulação temporomandibular, caracterizado pelo fato de que compreende uma porção oclusal e dispositivo de pressão da articulação temporomandibular como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 6, no qual a porção oclusal compreende uma primeira peça bucal e uma segunda peça bucal, a primeira peça bucal correspondendo à segunda peça bucal para adaptar-se à boca do usuário.
8. Retrator de articulação temporomandibular de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que também compreende um primeiro cabo de ajuste e um segundo cabo de ajuste, a primeira peça bucal conectada à base de montagem por meio de uma estrutura giratória, a segunda peça bucal conectada à base de montagem, a primeira peça bucal podendo ser movida para perto e para longe da segunda peça bucal e girando em um determinado ângulo, de modo a ser aberta quando submetida a uma operação por parte do primeiro cabo de ajuste e do segundo cabo de ajuste, o primeiro cabo de ajuste e o segundo cabo de ajuste configurados para ajustar a força de aber- tura nos dois lados da porção oclusal, respectivamente.
9. Retrator de articulação temporomandibular de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que a estrutura giratória compreende dois segundos elementos de rotação, os dois segundos elementos de rotação dispostos lado a lado ao longo dos seus eixos de rotação e conectados de modo giratório à base de montagem, respec- tivamente;
no qual os dois segundos elementos de rotação são respec- tivamente conectados a ambos os lados da primeira peça bucal, a se- gunda peça bucal conectada à base de montagem, para quando os dois segundos elementos de rotação girarem respectivamente em relação à base de montagem, os dois segundos elementos de rotação fazerem a primeira peça bucal girar em relação à segunda peça bucal;
no qual o primeiro cabo de ajuste e o segundo cabo de ajuste correspondem aos dois segundos elementos de rotação, respectiva- mente, o primeiro cabo de ajuste e o segundo cabo de ajuste com- preendendo uma ponta do cinzel, um elemento elástico e um elemento de ajuste, uma extremidade da ponta do cinzel desviando-se do eixo geométrico de rotação do segundo elemento de rotação e encostando- se no segundo elemento de rotação, o elemento elástico configurado para inclinar a ponta do cinzel contra o segundo elemento de rotação para fazer o segundo elemento de rotação girar em relação à base de montagem, de modo a abrir a porção oclusal;
no qual o elemento de ajuste é configurado para ser móvel em relação à ponta do cinzel e encostar o elemento elástico contra a ponta do cinzel, de modo a ajustar a força de abertura da porção oclusal aberta por meio do elemento elástico através da ponta do cinzel;
no qual o segundo elemento de rotação compreende uma segunda roda giratória, uma extremidade da ponta do cinzel que se en- costa no elemento elástico, a outra extremidade da ponta do cinzel conectada de modo giratório à segunda roda giratória;
no qual uma porção de conexão entre a ponta do cinzel e a segunda roda giratória desvia-se do eixo geométrico de rotação da se- gunda roda giratória; no qual o primeiro cabo de ajuste e o segundo cabo de ajuste também compreendem um alojamento do cabo conectado à base de montagem, o alojamento do cabo é uma estrutura tubular oca; e no qual o elemento de ajuste, o elemento elástico e a ponta do cinzel são providos em sequência no alojamento do cabo ao longo de uma direção axial do mesmo; e no qual o elemento de ajuste compreende um parafuso, o parafuso é inserido no alojamento do cabo e conectado de modo rosqueado ao alojamento do cabo, quando o parafuso é girado em relação ao alojamento do cabo, o parafuso se move ao longo da direção axial do alojamento do cabo, de modo que a ponta do cinzel seja im- pelida pelo elemento elástico a encostar-se no segundo elemento de rotação.
10. Retrator de articulação temporomandibular de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que também com- preende uma estrutura giratória, um primeiro cabo de ajuste e um se- gundo cabo de ajuste; no qual a estrutura giratória compreende dois segundos ele- mentos de rotação montados sobre a base de montagem, eixos de rotação dos dois segundos elementos de rotação substancialmente co- incidentes um com o outro; no qual a primeira peça bucal é conectada a cada um dos segundos elementos de rotação por meio de hastes curvadas, a se- gunda peça bucal está conectada à base de montagem; e no qual o primeiro cabo de ajuste é configurado para impelir de forma elástica um segundo elemento de rotação a girar, e o segundo cabo de ajuste é configurado para impelir de forma elástica o outro se- gundo elemento de rotação para girar, de modo que a primeira peça bucal seja capaz de abrir-se em relação à segunda peça bucal, e a primeira peça bucal seja capaz de fechar-se em uma direção que se aproxima da segunda peça bucal submetido a uma força externa.
11. Retrator de articulação temporomandibular de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que: cada um dos segundos elementos de rotação compreende uma segunda roda giratória apoiada sobre a base de montagem por um pino, e cada uma das hastes curvadas é conectada à segunda roda giratória correspondente; no qual o primeiro cabo de ajuste e o segundo cabo de ajuste compreendem: um alojamento tubular montado sobre a base de monta- gem, um elemento de ajuste, um elemento elástico, e uma ponta do cinzel encaixada de modo sequencial no alojamento tubular; no qual o elemento de ajuste está conectado de modo rosqueado ao alojamento tubular, e uma primeira extremidade do elemento de ajuste se estende para fora do alojamento tubular e uma segunda extremidade da ponta do cinzel se estende para fora do alojamento tubular e é conectada à segunda roda giratória correspondente; e no qual um ponto de conexão entre a segunda extremidade da ponta do cinzel e a segunda roda giratória correspondente desvia-se do eixo geométrico de rotação da segunda roda giratória, e o elemento elástico é posicionado entre uma segunda extremidade do elemento de ajuste e uma primeira ex- tremidade da ponta do cinzel.
12. Retrator de articulação temporomandibular de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que a base de mon- tagem é provida com duas bases de suporte ocas, uma segunda roda giratória montada em uma base de suporte pelo pino, o alojamento de cada base de suporte provido com uma fenda de oscilação e uma fenda de montagem, a fenda de oscilação configurada para limitar faixa de ângulos de oscilação da haste curvada, a ponta do cinzel conectada à segunda roda giratória através da fenda de montagem.
13. Retrator de articulação temporomandibular de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que cada uma das segundas rodas giratórias é provida com um braço de acionamento que se projeta para fora de uma parede periférica externa da segunda roda giratória, e o braço de acionamento se estende para fora da fenda de oscilação e está conectado à haste curvada.
14. Retrator de articulação temporomandibular de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que uma periferia externa da segunda roda giratória é provida com uma segunda porção de contato em formato de gancho, e a segunda extremidade da ponta do cinzel encosta-se em uma parte interna da segunda porção de con- tato em formato de gancho; no qual a periferia externa da segunda roda giratória é provida com uma segunda superfície de entalhe, e a segunda porção de contato em formato de gancho é disposta em um lado da segunda superfície de entalhe longe da ponta do cinzel, no qual a segunda extremidade da ponta do cinzel tem a forma de cunha; no qual a primeira extremidade do elemento de ajuste é provida com um botão; e uma extremidade do alojamento tubular que corresponde ao elemento de ajuste é provida com um mostrador, o botão provido com um ponteiro ou marcações; no qual o elemento elástico é uma mola, e um bloco de pressão é provido entre a segunda extremidade do elemento de ajuste e a mola; e no qual o bloco de pressão é provido com uma ranhura de limitação para receber a extremidade do elemento de ajuste, e o bloco de pressão é provido com uma porção de pilar sobre a qual a mola é encaixada.
BR112020008883-8A 2017-12-20 2018-12-04 retrator de articulação temporomandibular e dispositivo de pressão de articulação temporomandibular BR112020008883A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CN201711387808.X 2017-12-20
CN201711387808.XA CN108175637B (zh) 2017-12-20 2017-12-20 颞颌关节牵引器及颞颌关节按压装置
PCT/CN2018/119216 WO2019120075A1 (zh) 2017-12-20 2018-12-04 颞颌关节牵引器及颞颌关节按压装置

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112020008883A2 true BR112020008883A2 (pt) 2020-10-20

Family

ID=62546611

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112020008883-8A BR112020008883A2 (pt) 2017-12-20 2018-12-04 retrator de articulação temporomandibular e dispositivo de pressão de articulação temporomandibular

Country Status (3)

Country Link
CN (1) CN108175637B (pt)
BR (1) BR112020008883A2 (pt)
WO (1) WO2019120075A1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN108175637B (zh) * 2017-12-20 2023-11-21 锐可医疗科技(上海)有限公司 颞颌关节牵引器及颞颌关节按压装置
CN111568481B (zh) * 2020-05-18 2022-06-21 西安交通大学医学院第一附属医院 一种胸外科医生用肋骨牵开装置
CN111616757B (zh) * 2020-06-08 2022-10-14 上海交通大学医学院附属第九人民医院 一种用于口腔肿瘤切除的撑开器
CN113405890B (zh) * 2021-05-25 2022-06-07 中国人民解放军总医院第八医学中心 一种伸缩型口腔材料力学实验压头
TR2022005270A2 (tr) * 2022-04-04 2022-04-21 Mersi̇n Tuğgen Ki̇li̇tli̇ çeneyi̇ açma aleti̇

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6413231B1 (en) * 1999-10-06 2002-07-02 Dynasplint Systems, Inc. Device to assist in therapy of patient who has limited jaw opening
DE10393366B4 (de) * 2002-09-27 2014-04-03 Nihon University Okkludator
CN201692033U (zh) * 2010-04-30 2011-01-05 浙江大学 一种颞颌关节脱位牵引复位器
CN103637765B (zh) * 2013-12-30 2015-08-19 陈腾 颧颏张角式开口装置
CN108175637B (zh) * 2017-12-20 2023-11-21 锐可医疗科技(上海)有限公司 颞颌关节牵引器及颞颌关节按压装置
CN208851931U (zh) * 2017-12-20 2019-05-14 上海微创骨科医疗科技有限公司 颞颌关节牵引器及颞颌关节按压装置
CN108309697B (zh) * 2018-03-27 2020-06-30 上海微创骨科医疗科技有限公司 颞颌关节牵引器及其助推装置

Also Published As

Publication number Publication date
CN108175637A (zh) 2018-06-19
WO2019120075A1 (zh) 2019-06-27
CN108175637B (zh) 2023-11-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112020008883A2 (pt) retrator de articulação temporomandibular e dispositivo de pressão de articulação temporomandibular
CN108836600B (zh) 脊柱牵引治疗器
CN108309697B (zh) 颞颌关节牵引器及其助推装置
CN107485480A (zh) 一种稳定穿刺固定装置
JP5706991B1 (ja) マッサージ機
CN106726351B (zh) 颞颌关节训练器
US6413231B1 (en) Device to assist in therapy of patient who has limited jaw opening
WO2019109919A1 (zh) 颞颌关节牵引器
CN113244087B (zh) 一种老年患者腿部训练装置
CN208599058U (zh) 一种颈部肌肉锻炼器
CN110051440A (zh) 一种用于脊柱外科的可调式颈椎前路手术体位摆放装置
CN107157754B (zh) 一种自动膝关节按摩装置
US5662686A (en) Method and device for correcting structural imbalance in a human spine
CN109172280B (zh) 膝或肘关节气动牵引治疗器
CN208741419U (zh) 颞颌关节牵引器
CN205360429U (zh) 一种颈部锻炼器
CN111227773B (zh) 一种用于口腔诊疗的医用开口器
CN108578969A (zh) 一种颈部肌肉锻炼器
US20110106094A1 (en) Mandibular distraction system and method of use
BRPI0619724A2 (pt) massageador
CN208851931U (zh) 颞颌关节牵引器及颞颌关节按压装置
CN111544845B (zh) 一种儿科复健装置
CN211131955U (zh) 角度可调型骨科膝关节置换手术用下肢固定装置
KR100494073B1 (ko) 경추 견인장치
CN209529633U (zh) 眼科按摩护理装置

Legal Events

Date Code Title Description
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B11D Dismissal acc. art. 38, par 2 of ipl - failure to pay fee after grant in time