BR112020006673A2 - dispositivo para injetar uma composição em um ovo e métodos de injeção que implementa o dispositivo - Google Patents

dispositivo para injetar uma composição em um ovo e métodos de injeção que implementa o dispositivo Download PDF

Info

Publication number
BR112020006673A2
BR112020006673A2 BR112020006673-7A BR112020006673A BR112020006673A2 BR 112020006673 A2 BR112020006673 A2 BR 112020006673A2 BR 112020006673 A BR112020006673 A BR 112020006673A BR 112020006673 A2 BR112020006673 A2 BR 112020006673A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
injection
groove
trocar
egg
guide member
Prior art date
Application number
BR112020006673-7A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112020006673B1 (pt
Inventor
Ephrem Adjanohoun
Jean Claude Yvin
Original Assignee
Nectra
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nectra filed Critical Nectra
Publication of BR112020006673A2 publication Critical patent/BR112020006673A2/pt
Publication of BR112020006673B1 publication Critical patent/BR112020006673B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01KANIMAL HUSBANDRY; AVICULTURE; APICULTURE; PISCICULTURE; FISHING; REARING OR BREEDING ANIMALS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; NEW BREEDS OF ANIMALS
    • A01K45/00Other aviculture appliances, e.g. devices for determining whether a bird is about to lay
    • A01K45/007Injecting or otherwise treating hatching eggs
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C12BIOCHEMISTRY; BEER; SPIRITS; WINE; VINEGAR; MICROBIOLOGY; ENZYMOLOGY; MUTATION OR GENETIC ENGINEERING
    • C12MAPPARATUS FOR ENZYMOLOGY OR MICROBIOLOGY; APPARATUS FOR CULTURING MICROORGANISMS FOR PRODUCING BIOMASS, FOR GROWING CELLS OR FOR OBTAINING FERMENTATION OR METABOLIC PRODUCTS, i.e. BIOREACTORS OR FERMENTERS
    • C12M21/00Bioreactors or fermenters specially adapted for specific uses
    • C12M21/10Bioreactors or fermenters specially adapted for specific uses adapted for the cultivation of avian eggs or in avian eggs, e.g. for vaccine production

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Genetics & Genomics (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Bioinformatics & Cheminformatics (AREA)
  • Birds (AREA)
  • Animal Husbandry (AREA)
  • Biodiversity & Conservation Biology (AREA)
  • Sustainable Development (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Microbiology (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Biotechnology (AREA)
  • Infusion, Injection, And Reservoir Apparatuses (AREA)
  • Surgical Instruments (AREA)

Abstract

A invenção se refere a um dispositivo (1) para injetar uma composição em um ovo, compreendendo: um membro de guia (2) compreendendo um primeiro invólucro, conhecido como invólucro externo (4), preso à agulha (5) e um segundo invólucro que pode se mover em translação dentro do invólucro externo (4), conhecido como invólucro interno (3), conectado ao trocarte (6, 18) e compreendendo um copo (14) destinado a suportar a parte superior de um ovo; um primeiro meio de travamento, adequado para bloquear o movimento do trocarte (6); e um segundo meio de travamento, adequado para bloquear o movimento da agulha de injeção (5) em configurações nas quais a agulha é inserida no trocarte.

Description

“DISPOSITIVO PARA INJETAR UMA COMPOSIÇÃO EM UM OVO E MÉTODOS DE INJEÇÃO QUE IMPLEMENTA O DISPOSITIVO”
[001] A presente invenção refere-se ao campo da injeção de composições em ovos através da casca, também conhecido como injeções in ovo, e em particular refere-se a um dispositivo para injetar composições em ovos, e mais particularmente ovos de aves, como ovos de aves de criação.
[002] A injeção de composições em ovos fertilizados permite que os embriões sejam submetidos a tratamento preventivo ou curativo. As composições injetadas são, por exemplo, vacinas, antibióticos, suplementos alimentares, microrganismos e/ ou componentes destinados a reduzir a mortalidade, melhorar o desenvolvimento embrionário, produzir vacinas ou realizar análises. Essa técnica também pode ser útil para injetar substâncias em ovos estéreis, por exemplo, com o objetivo de adicionar conservantes ou coletar amostras de ovos através da casca, etc.
[003] Tais injeções são geralmente realizadas por meio de dispositivos do estado da técnica, incluindo uma cabeça de injeção posicionada de modo a penetrar nos ovos a serem tratados através de uma das suas extremidades.
[004] Nesse contexto, uma abordagem conhecida descrita na patente US 3,377,989 implementa uma máquina para injeção automática in ovo de material biológico, incluindo uma agulha fixa, carregada por uma caixa de proteção retrátil posicionada sobre um suporte que é levemente móvel e destinado a perfurar a casca e injetar a solução in ovo nela, apoiando o ovo contra a agulha. A principal desvantagem dessa técnica é que, embora o suporte seja móvel e embutido em uma mola para amortecer seus movimentos, é difícil controlar a profundidade de penetração da agulha no ovo, o que causa lesões irreversíveis ao embrião quando a agulha penetra no ovo para injetar a solução in ovo nele. Essa técnica também é relativamente pouco confiável, pois a agulha geralmente fica entupida por um fragmento de casca durante a punção, tal fragmento pode ser conduzido total ou parcialmente no interior do ovo durante uma nova injeção, causando potencial contaminação dos outros embriões. Além disso, tal técnica não permite que a velocidade de impacto da agulha e/ ou do restante da cabeça de injeção contra a casca seja controlada com precisão, o que causa numerosas perdas resultantes de quebra de ovos.
[005] Outra abordagem desenvolvida, também conhecida no estado da técnica e descrita no pedido de patente WO 2007/024952, implementa um sistema de injeção incluindo uma bomba conectada a uma agulha, cuja agulha é montada de modo que deslize dentro de um perfurador, destinado a perfurar o ovo, antes do deslizamento da agulha em direção ao centro do ovo.
Tal técnica, embora reduza o impacto da ferramenta de injeção e remova os pedaços de casca bloqueados no perfurador, não permite que a profundidade de penetração do perfurador dentro do ovo ou a profundidade de penetração da agulha de injeção sejam controladas. Mais especificamente, como o tamanho dos ovos é variável, os injetores presos a um suporte comum passam por translação vertical durante as fases de punção e injeção, o perfurador e a agulha de injeção penetram mais profundamente em ovos grandes e mais rasos em ovos pequenos, o perfurador pode assim descer até as partes mais sensíveis do ovo, e o caminho da agulha de injeção pode, portanto, ser muito longo e machucar o embrião.
[006] No restante da presente descrição e no contexto da presente invenção, o termo “trocarte” será usado para indicar um meio de perfurar o ovo no qual uma agulha de injeção deve deslizar.
[007] A presente invenção pretende superar os problemas do estado da técnica e, portanto, refere-se a um dispositivo para injetar uma composição em um ovo, incluindo um trocarte compreendendo um corpo tubular e um meio de injeção, o referido dispositivo compreende:
- um membro de guia compreendendo um primeiro invólucro, conhecido como um invólucro externo, fixado à agulha e um segundo invólucro que pode se mover em translação dentro do invólucro externo, conhecido como invólucro interno, conectado ao trocarte e tendo um copo destinado a suportar na parte superior de um ovo; - um primeiro meio de travamento adequado para bloquear o movimento do trocarte; e - um segundo meio de travamento adequado para bloquear o movimento da agulha de injeção em configurações nas quais a agulha é retraída no interior do trocarte.
[008] O trocarte está conectado ao invólucro interno, ou seja, o trocarte é fixado ao invólucro interno ou o trocarte se acopla com esse invólucro nas configurações do membro de guia, onde o trocarte é conectado direta ou indiretamente ao invólucro interno enquanto se apoia contra ela. Uma extremidade do trocarte destinada a entrar em contato com um ovo a ser tratado é cortada, por exemplo, substancialmente em forma de chanfro, de modo a permitir uma perfuração mais fácil da casca.
[009] O meio de injeção é vantajosamente uma agulha de injeção para injetar uma substância líquida, conhecida como solução, penetrando no ovo a uma profundidade controlada. O meio de injeção é vantajosamente montado de modo que deslize pelo menos parcialmente dentro do referido corpo tubular do trocarte entre uma posição na qual sua extremidade de injeção é totalmente retraída dentro do corpo tubular e uma posição na qual sua extremidade de injeção se projeta para fora do corpo tubular do trocarte.
[0010] O meio de injeção pode, alternativamente, ser um bico que permite a injeção de pelo menos uma substância gasosa e/ ou a distribuição de pelo menos um corpo sólido que deve ser impulsionado para dentro do ovo do lado de fora através do corpo tubular do trocarte, ou inserido diretamente na área de interesse a ser tratada no ovo. Um tal bico pode operar, por exemplo, usando um propulsor de gás para emitir um jato.
[0011] Graças a esse dispositivo, o trocarte e a agulha de injeção podem ser travados e destravados de forma assíncrona. O dispositivo de acordo com a invenção permite ainda que o deslocamento e a trajetória do trocarte e da agulha sejam controlados com precisão durante as etapas de perfurar a casca e injeção da composição no ovo. Durante a fase de perfurar, a pressão exercida pelo injetor sobre a casca do ovo é aplicada apenas ao trocarte, travando simultaneamente a agulha de injeção na posição vertical.
[0012] O membro de guia do dispositivo de acordo com a invenção inclui vantajosamente: - uma primeira ranhura feita na face externa do invólucro interno e uma segunda ranhura feita na face interna do invólucro externo, a primeira e a segunda ranhuras se estendem longitudinalmente no membro de guia e substancialmente voltadas uma para a outra, a primeira ranhura compreende o primeiro meio de travamento, incluindo uma primeira dobra posicionada em uma das extremidades da primeira ranhura, a segunda ranhura compreende o segundo meio de travamento que tem uma dobra, referida como uma segunda dobra, posicionada em uma das suas extremidades; e - um rebite de ligação montado de modo a deslizar tanto dentro da primeira como da segunda ranhura; a primeira dobra sendo configurada para travar o rebite de ligação enquanto está livre para deslizar dentro da segunda ranhura e capaz de se suportar contra uma extremidade da segunda ranhura; e a segunda dobra sendo configurada para bloquear o rebite de ligação, enquanto está livre para deslizar dentro da primeira ranhura e capaz de se suportar contra uma extremidade da primeira ranhura.
[0013] O termo “dobra” é entendido no contexto da invenção como denotando um entalhe que se estende em uma extremidade da parte linear de maior comprimento de uma ranhura.
[0014] Esse sistema de ranhura dupla permite que o deslocamento dos dois invólucros no membro de guia seja controlado com precisão e fornece o bloqueio com amortecimento graças a um pilar gradual nas dobras. As duas ranhuras estão substancialmente viradas uma para a outra, não estão necessariamente perfeitamente alinhadas radialmente em relação ao eixo do membro de guia e podem ser deslocadas uma em relação à outra. As dobras são posicionadas da seguinte forma: deslizando o invólucro interno dentro do invólucro externo, o recesso da primeira dobra se estende radialmente em relação ao eixo do membro de guia na fenda da segunda ranhura. Da mesma forma, deslizando o invólucro interno dentro do invólucro externo, o recesso da segunda dobra se estende radialmente em relação ao eixo do membro de guia na fenda da primeira ranhura. Posicionando o dispositivo de injeção in ovo verticalmente com a ponta da agulha (quando o meio de injeção é uma agulha) voltada para baixo: o trocarte pode ser abaixado enquanto bloqueia o deslocamento do meio de injeção e, inversamente, o meio de injeção pode ser abaixado enquanto bloqueia o deslocamento do trocarte. Depois que o trocarte perfura a casca e penetra no interior do ovo a uma profundidade definida, a pressão sobre o mesmo desaparece; apenas a extremidade distal do injetor aplica uma força na parte superior do ovo, o que resulta em travar a posição vertical do trocarte no ovo e desbloquear o meio de injeção, permitindo assim que a profundidade de penetração do trocarte dentro do ovo seja limitada e definida, e permitindo que os meios de injeção sejam abaixados dentro do ovo a uma velocidade baixa.
[0015] A primeira ranhura passa vantajosamente pelo invólucro interno e o rebite de ligação é preso, por um lado, por uma extremidade ao trocarte e passa, por outro lado, pela primeira ranhura enquanto está alojado dentro da segunda ranhura pela outra extremidade do mesmo. O rebite de ligação é montado no trocarte e se abre para a segunda ranhura do invólucro externo, de modo a fornecer um ponto de apoio para o trocarte conectado aos dois invólucros para uma melhor ancoragem. Assim, o caminho do trocarte pode terminar, enquanto os meios de injeção, capazes de se mover dentro do trocarte, podem por sua vez ser abaixados até que o membro de guia ocupe uma configuração em que os movimentos do invólucro interno em relação ao invólucro externo estejam todos bloqueados.
[0016] A segunda ranhura é vantajosamente penetrante e é passada através do rebite de ligação, que inclui uma cabeça adaptada para se prender com as bordas externas da segunda ranhura; a cabeça do rebite de ligação é, por exemplo, uma cabeça de parafuso chanfrada.
[0017] De acordo com outras formas de realização, o segundo meio de travamento inclui vantajosamente, por um lado, um primeiro ímã posicionado na face externa do revestimento interno e, por outro lado, um segundo ímã posicionado na face interna do revestimento externo, os referidos primeiro e segundo ímãs sendo posicionados um de frente para o outro no membro de guia em uma configuração do membro de guia conhecida como configuração de perfuração. Esse sistema de ímã duplo permite que os invólucros do membro de guia sejam deslocados um em relação ao outro, sem movimentos bruscos ou solavancos. Desde que a casca do ovo não tenha sido perfurada com a penetração do trocarte dentro do ovo, o meio de injeção é mantido imóvel na posição retraída. A força magnética (F1) exercida entre os dois ímãs é maior que a força (F2) necessária para perfurar a casca do ovo, mas é menor que a força de suporte (F3) do copo quando em contato com a casca do ovo. Como resultado, a translação do invólucro externo em relação ao invólucro interno só é possível quando o copo se apoia contra a casca do ovo e quando o trocarte penetra no ovo até a profundidade desejada.
[0018] Vantajosamente, o primeiro meio de travamento do dispositivo descrito acima é formado por uma conexão rígida do trocarte ao copo.
O copo e o trocarte podem, por exemplo, ser feitos em uma peça por moldagem.
[0019] Vantajosamente, o dispositivo de acordo com a invenção compreende um terceiro meio de travamento capaz de bloquear o deslocamento dos meios de injeção em uma configuração do membro de guia para o qual o meio de injeção se projeta fora do trocarte, conhecido como configuração de injeção. Assim, o dispositivo de acordo com a invenção não apenas permite controlar a profundidade de inserção do trocarte e injetar os meios de injeção, por exemplo, uma agulha a ser injetada dentro do ovo no momento certo, mas também permite que a profundidade da injeção no ovo seja controlada com precisão.
[0020] Vantajosamente, o invólucro externo inclui um fundo e o terceiro meio de travamento compreende o referido fundo, sendo fornecida uma borda do invólucro interno de modo a encostar no referido fundo na configuração de injeção. Assim, na configuração do membro de guia, em que todos os movimentos do invólucro interno em relação ao invólucro externo são bloqueados, ou seja, na configuração da injeção, o caminho dos meios de injeção no interior do ovo é controlado pela posição do fundo e/ ou o comprimento do invólucro externo ou do invólucro interno que deve encostar no fundo.
[0021] Vantajosamente, no dispositivo de acordo com as formas de realização descritas no contexto da invenção, incluindo as referidas primeira e segunda ranhuras, o terceiro meio de travamento é a extremidade da segunda ranhura oposta àquela que inclui a primeira dobra. Assim, o rebite de ligação bloqueado na primeira dobra desliza na segunda ranhura e termina o seu percurso na extremidade mencionada acima da segunda ranhura acima, a fim de bloquear a descida do meio de injeção no ovo (configuração de injeção). O caminho da agulha pode ser ajustado com precisão em função do comprimento da segunda ranhura.
[0022] Para todas as formas de realização descritas acima no contexto da invenção, o invólucro interno e o invólucro externo possuem vantajosamente uma forma substancialmente cilíndrica. Invólucros com seções quadradas ou triangulares etc. também podem ser implementados. No entanto, as seções circulares que são mais fáceis de produzir ou redimensionar após a fabricação são preferidas.
[0023] A presente invenção ainda se refere a um método para a injeção in ovo de composições, implementando dispositivos como o descrito no contexto da invenção e compreendendo as etapas de: - iniciar a compressão do membro de guia que ocupa uma primeira configuração em que o rebite de ligação está alojado dentro da segunda dobra e o meio de injeção é totalmente retraído; - manutenção da compressão e subsequentemente o deslizamento do invólucro externo em relação ao invólucro interno com deslocamento do rebite de ligação na primeira ranhura até que o copo fique posicionado na parte superior de um ovo, de acordo com uma segunda configuração do membro de guia; - continuar a comprimir o membro de guia, a fim de perfurar a casca pelo trocarte; - manter a compressão do membro de guia até que o ovo seja perfurado e até que o rebite guia seja bloqueado na primeira dobra, a fim de bloquear o deslocamento do trocarte; e - comprimir ainda mais o membro de guia para fazer com que o rebite de ligação deslize dentro da segunda ranhura e o meio de injeção seja abaixado até que o dispositivo ocupe a configuração de injeção.
[0024] O deslocamento do rebite de ligação dentro da primeira ranhura resulta, no final do seu percurso, no deslizamento do rebite de ligação dentro da primeira dobra. As etapas sucessivas desse deslizamento do rebite de ligação na primeira dobra fazem com que o trocarte gire. Esta rotação do trocarte resulta na redução do rolamento transversal para baixo do trocarte que já perfurou o ovo. Essa rotação do trocarte então libera a pressão aplicada ao ovo, o que impede que a casca do ovo seja quebrada ou rachada.
[0025] A presente invenção refere-se ainda a outro método para a injeção in ovo de composições, implementando outros dispositivos, como o descrito no contexto da invenção e compreendendo as etapas de: - posicionar o trocarte na parte superior de um ovo; - pressurizar o membro de guia na parte superior do ovo que ocupa a configuração de perfuração, em que os referidos primeiro e segundo ímãs são posicionados um de frente para o outro no membro de guia até o ovo ser perfurado; - manter a compressão até que a magnetização entre o primeiro ímã e o segundo ímã seja quebrada e subsequentemente até o deslizamento do invólucro externo em relação ao invólucro interno, o que resulta no abaixamento do trocarte no ovo perfurado até que o copo seja posicionado sobre a parte superior do referido ovo; e - comprimir ainda mais o membro de guia para fazer com que o meio de injeção seja abaixado até que o membro de guia ocupe a configuração de injeção.
[0026] A descrição detalhada a seguir apresenta as formas de realização da presente invenção apenas para fins ilustrativos e não deve ser interpretada como limitativa de forma alguma, com as figuras anexas, nas quais: - A Figura 1 mostra uma vista de perfil transparente de um dispositivo de injeção de acordo com a invenção, a fim de visualizar o interior do dispositivo;
- A Figura 2 mostra uma vista em perfil de um dispositivo de injeção de acordo com a forma de realização mostrada na Figura 1, em outra configuração: uma vista explodida foi mostrada para melhor visualizar o interior do dispositivo;
- A Figura 3 mostra o mesmo dispositivo, em duas versões,
colocado em uma plataforma de injeção acima de uma fileira de dois ovos;
- A Figura 4 mostra uma vista em perfil de um dispositivo de injeção de acordo com a forma de realização mostrada na Figura 1, em outra configuração;
- A Figura 5 mostra uma vista em perfil de um dispositivo de injeção de acordo com a forma de realização mostrada nas figuras anteriores,
em outra configuração;
- A Figura 6 mostra uma vista em perfil de um dispositivo de injeção de acordo com a forma de realização mostrada nas Figuras 1 a 3, em outra configuração;
- A Figura 5 mostra uma vista em perfil de um dispositivo de injeção de acordo com a forma de realização mostrada nas figuras anteriores,
em outra configuração;
- A Figura 7 mostra uma vista em perfil de um dispositivo de injeção de acordo com a forma de realização mostrada nas figuras anteriores,
em outra configuração;
- A Figura 8 mostra uma vista em perfil de um dispositivo de injeção de acordo com a forma de realização mostrada nas figuras anteriores,
em outra configuração;
- A Figura 9 mostra uma vista em corte de outra forma de realização de acordo com a invenção; - A Figura 10 mostra uma vista em corte do dispositivo mostrado na Figura 9 posicionado em um ovo;
- A Figura 11 mostra uma vista em corte do dispositivo mostrado na Figura 10 em outra configuração; - A Figura 12 mostra uma vista em corte do dispositivo mostrado nas Figuras 10 e 11, em outra configuração; e - A Figura 13 mostra o membro de guia e o trocarte e o meio para conectar o trocarte ao membro de guia do dispositivo de acordo com a invenção em duas configurações finais I e II.
[0027] As Figuras 1 e 2 mostram uma primeira forma de realização de um dispositivo de injeção in ovo (1) de acordo com a invenção, incluindo um membro de guia (2) formado por um invólucro interno (3) coberto por um invólucro externo (4), ambos os quais têm uma forma substancialmente cilíndrica. O invólucro externo (4) é preso a uma agulha de injeção (5) que passa através de um trocarte (6) no qual é montado um rebite de ligação (7) conectado aos dois invólucros, o invólucro interno (3) e o invólucro externo (4). Uma ranhura, conhecida como primeira ranhura (8), é feita sobre o revestimento interno (3) através de toda a sua espessura e inclui uma dobra, referida como uma primeira dobra (9), que se estende em uma das suas extremidades. Outra ranhura, conhecida como segunda ranhura (10), é feita sobre o revestimento externo (4) através de toda a sua espessura e inclui uma dobra, referida como uma segunda dobra (11), que se estende em uma das suas extremidades. As duas dobras (9 e 11) estão posicionadas no mesmo lado – na respectiva ranhura – do membro de guia (2).
[0028] O rebite de ligação (7), que é montado sobre o trocarte (6) no qual a agulha de injeção (5) desliza, passa através das duas ranhuras (8 e 10) e termina em uma cabeça chanfrada que desliza nas bordas da segunda ranhura pela face externa do invólucro externo, referido como bordas externas da segunda ranhura.
[0029] A primeira dobra (9) é configurada de modo que a fenda da mesma se comunique com a fenda da segunda ranhura (10), e o rebite de ligação (7) passa através da primeira dobra (9) e da segunda ranhura (10) quando o revestimento interno (3) é colocado em movimento sobre o invólucro interno (4) em uma primeira área de deslocamento do membro de guia (2). A primeira área de deslocamento é parcialmente mostrada nas Figuras 6 e 7. Da mesma forma, a segunda curva (11) é configurada de modo que a fenda da mesma comunique com a fenda da primeira ranhura (8), e o rebite de ligação (7) passa através da segunda dobra (11) e da primeira ranhura (8) quando o invólucro interno (3) é colocado em movimento no invólucro interno (4) em uma segunda área de deslocamento do membro de guia (2). A segunda área de deslocamento é parcialmente mostrada nas Figura 1, 2, 3, 4 e 5.
[0030] O invólucro externo (4) compreende um fundo (13) que fecha uma primeira extremidade do membro de guia e que é fixado a uma agulha de injeção (5). O invólucro interno (3) compreende um copo (14) colocado na segunda extremidade do membro de guia e tendo uma forma para cobrir um ovo de galinha.
[0031] Para realizar uma injeção em um ovo de galinha, o dispositivo (1) de acordo com a invenção montado sobre uma plataforma de injeção (15) está em repouso em uma primeira configuração na qual o rebite de ligação (7) está alojado dentro da segunda curva (11) e a agulha de injeção (5) é totalmente retraída. Um ovo é trazido sob o dispositivo (1) usando um transportador e uma vez que é posicionado sob a plataforma de injeção (15) de frente para o dispositivo (1), a plataforma (15) é abaixada de modo que o copo (14) cubra a parte superior do ovo.
[0032] Para realizar a injeção de uma composição no ovo, comprimindo o membro de guia (2), que ocupa inicialmente uma primeira configuração mostrada na Figura 4, são executadas as seguintes etapas: - um ovo é colocado sob o membro de guia (2) que ocupa
(Figura 4), em repouso, uma primeira configuração em que o rebite de ligação (7) está alojado dentro da segunda curva (11) e a agulha (5) é totalmente retraída; - a parte superior do ovo é coberta pelo copo (14); - uma vez que o contato é feito, o membro de guia (2) é comprimido contra o ovo, de modo a fazer com que o invólucro externo (4) deslize em relação ao invólucro interno (3), com o deslocamento do rebite de ligação (7) dentro da primeira ranhura (8) (veja a Figura 5); - a compressão do membro de guia (2) é mantida até que o ovo seja perfurado e até o rebite guia (7) ser bloqueado (ver Figura 6) na primeira curva (9), a fim de bloquear o deslocamento do trocarte (6); e - a compressão é continuada para induzir o deslizamento do rebite de ligação (7) dentro da segunda ranhura (10) e, posteriormente, o abaixamento da agulha (5) (ver Figura 7) até que o membro de guia (2) esteja na configuração de injeção (consulte a Figura 8).
[0033] O deslocamento do rebite de ligação (7) dentro da primeira ranhura (8) resulta, no final do seu percurso, no deslizamento do rebite de ligação (7) dentro da primeira curva (9). As etapas sucessivas deste deslizamento do rebite de ligação (7) na primeira curva (9) são mostrados nas Figuras 5 a 7, que fazem com que o trocarte (6) gire. Esta rotação do trocarte (6) resulta na redução do rolamento transversal do trocarte que já perfurou o ovo. Esta rotação do trocarte (6) libera assim a pressurização aplicada ao ovo, o que impede que a casca do ovo seja quebrada ou rachada.
[0034] A Figura 13 mostra como tal um dispositivo permite que a profundidade de penetração do trocarte seja definida com precisão, a fim de evitar os inconvenientes descritos acima. A altura ΔH entre a primeira dobra (9) da primeira ranhura (8) e a segunda dobra (11) da segunda ranhura (10) ao longo do eixo longitudinal e quando o injetor está na configuração de repouso
(configuração I) corresponde à profundidade máxima de penetração do trocarte dentro do ovo: ou seja, a distância máxima substancialmente entre a projeção das bordas do copo (14) no eixo do trocarte (neste caso, é a extremidade inferior do membro de guia que é mostrada) e a extremidade do trocarte (6), quando o injetor está em uma configuração conhecida como uma configuração de perfuração (configuração II), essa configuração de perfuração também é mostrada na Figura 6.
[0035] Outra forma de realização do dispositivo de injeção in ovo de acordo com a invenção é mostrada, a saber, o dispositivo (16) na Figura 9.
Similarmente ao dispositivo (1) da forma de realização descrita acima no contexto da invenção, este dispositivo (16) inclui um membro de guia (17) formado por um invólucro interno (3) coberto por um invólucro externo (4), ambos tendo uma forma substancialmente cilíndrica. O invólucro externo (4) compreende um fundo (13) que fecha uma primeira extremidade do membro de guia e que é fixado a uma agulha de injeção (5) que passa através de um trocarte (18). O trocarte (18) é fixado a um copo (19) colocado na segunda extremidade do membro de guia e modelado de modo a cobrir um ovo de galinha. Um primeiro ímã (20) é fixado à face interna do invólucro externo (4) e de frente para um segundo ímã (21) que é ele próprio fixado à face externa do invólucro interno (3) em uma configuração do membro de guia conhecida como configuração de perfuração, mostrada nas Figuras 9 e 10.
[0036] Para realizar a injeção de uma composição no ovo, comprimindo o membro de guia (2), que ocupa inicialmente a configuração de perfuração mostrada nas Figuras 9 ou 10, são executadas as seguintes etapas: - o trocarte (18) está posicionado na parte superior de um ovo; - o membro de guia (2) é pressurizado na parte superior do ovo que ocupa a configuração de perfuração, em que os referidos primeiro e segundo ímãs (20, 21) são posicionados um de frente para o outro no membro de guia até o ovo ser perfurado;
- a compressão é mantida até que a magnetização entre o primeiro ímã e o segundo ímã seja quebrada (Figura 11) e, posteriormente, até o deslizamento do invólucro externo em relação ao invólucro interno, o que resulta no abaixamento do trocarte dentro do ovo perfurado até o copo estar posicionado na parte superior do referido ovo; e
- o membro de guia é ainda comprimido para fazer com que a agulha seja abaixada até que o membro de guia ocupe a configuração de injeção (Figura 12).

Claims (12)

REIVINDICAÇÕES
1. DISPOSITIVO (1) PARA INJETAR UMA COMPOSIÇÃO EM UM OVO, incluindo um trocarte (6, 18) compreendendo um corpo tubular e um meio de injeção (5) montado de modo que possa deslizar pelo menos parcialmente dentro do referido corpo tubular do trocarte entre uma posição na qual a extremidade de injeção do meio de injeção é totalmente retraída dentro do corpo tubular e uma posição na qual a extremidade de injeção do meio de injeção se projeta fora do corpo tubular do trocarte, caracterizado pelo referido dispositivo compreender: - um membro de guia (2) compreendendo um primeiro invólucro, conhecido como invólucro externo (4), preso ao meio de injeção (5) e um segundo invólucro que pode se mover em translação dentro do invólucro externo (4), conhecido como invólucro interno (3), conectado ao trocarte (6, 18) e com um copo (14) destinado a suportar a parte superior de um ovo; - um primeiro meio de travamento adequado para bloquear o movimento do trocarte (6); e - um segundo meio de travamento adequado para bloquear o movimento do meio de injeção (5) em configurações nas quais o referido meio de injeção é retraído no interior do trocarte (6).
2. DISPOSITIVO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo membro de guia (2) incluir: - uma primeira ranhura (8) feita na face externa do invólucro interno (3) e uma segunda ranhura (10) feita na face interna do invólucro externo (4), a primeira e a segunda ranhuras (8 e 10) se estendem longitudinalmente no membro de guia (2) e substancialmente voltadas uma para a outra, a primeira ranhura (8) compreende o primeiro meio de travamento, incluindo uma primeira dobra (9) posicionada em uma das extremidades da primeira ranhura, a segunda ranhura compreende o segundo meio de travamento com uma curva, referida como uma segunda curva (11), posicionada em uma das suas extremidades; - um rebite de ligação (7) montado de modo que deslize tanto dentro da primeira como da segunda ranhura; e a primeira dobra (9) sendo configurada para bloquear o rebite de ligação (7) livre para deslizar dentro da segunda ranhura (10) e capaz de se suportar contra uma extremidade da segunda ranhura (10); e a segunda dobra (11) sendo configurada para bloquear o rebite de ligação (7) livre para deslizar dentro da primeira ranhura (8) e capaz de se suportar contra uma extremidade da primeira ranhura (8).
3. DISPOSITIVO, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pela primeira ranhura (8) passar através do invólucro interno (3) e o rebite de ligação (7) ser fixado, por um lado, por uma extremidade ao trocarte (6) e passar através, por outro lado, da primeira ranhura (8) enquanto está alojada dentro da segunda ranhura (10) através da outra extremidade da mesma.
4. DISPOSITIVO, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pela segunda ranhura (10) ser penetrante e ser passada através do rebite de ligação (7), que inclui uma cabeça adaptada para engatar com as bordas externas da segunda ranhura (10).
5. DISPOSITIVO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 2, caracterizado pelo segundo meio de travamento incluir, por um lado, um primeiro ímã (20) posicionado na face externa do invólucro interno (3) e, por outro lado, um segundo ímã (21) posicionado na face interna do invólucro externo (4), sendo os referidos primeiro e segundo ímãs (20 e 21) posicionados de frente um para o outro no membro de guia (2) em uma configuração do membro de guia conhecido como configuração de perfuração.
6. DISPOSITIVO, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo primeiro meio de travamento ser formado por uma conexão rígida do trocarte (18) ao copo (14).
7. DISPOSITIVO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado por compreender um terceiro meio de travamento capaz de bloquear o deslocamento do meio de injeção (5) em uma configuração do membro de guia para o qual o referido meio de injeção se projeta para fora do trocarte, referido como uma configuração de injeção.
8. DISPOSITIVO, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo invólucro externo (4) incluir um fundo (13) e o terceiro meio de travamento compreender o referido fundo (13), uma borda do invólucro interno (3) sendo fornecida de modo a encostar no referido fundo (13) na configuração de injeção.
9. DISPOSITIVO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 4, em combinação com a reivindicação 7, caracterizado pelo terceiro meio de travamento ser a extremidade da segunda ranhura (10) oposta àquela que inclui a primeira dobra (9).
10. DISPOSITIVO (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado por ser para injeção de uma solução líquida, em que o meio de injeção é uma agulha de injeção (5).
11. MÉTODO DE INJEÇÃO QUE IMPLEMENTA O DISPOSITIVO (1), conforme definido em qualquer uma das reivindicações 2 a 4, potencialmente tomado em combinação com qualquer uma das reivindicações 7 a 9, caracterizado por compreender as seguintes etapas de: - colocar um ovo sob o membro de guia (2) que ocupa uma primeira configuração em que o rebite de ligação (7) está alojado dentro da segunda curva (11) e o meio de injeção (5) é totalmente retraído; - manter a compressão e subsequentemente o deslizamento do invólucro externo (4) em relação ao invólucro interno (3) com o deslocamento do rebite de ligação (7) na primeira ranhura (3) até o copo (14) ficar posicionado na parte superior de um ovo de acordo com uma segunda configuração do membro de guia (2); - continuar a comprimir o membro de guia (2), a fim de perfurar a casca pelo trocarte (7); - manter a compressão do membro de guia (2) até o ovo ser perfurado e até o rebite de ligação (7) ser bloqueado na primeira dobra (9), a fim de bloquear o deslocamento do trocarte (6); e - comprimir ainda mais o membro de guia (2) para fazer com que o rebite de ligação (7) deslize dentro da segunda ranhura (10) e o meio de injeção (5) seja abaixado até que o dispositivo esteja na configuração de injeção.
12. MÉTODO DE INJEÇÃO QUE IMPLEMENTA O DISPOSITIVO, conforme definido em qualquer uma das reivindicações 5 a 6, potencialmente tomado em combinação com qualquer uma das reivindicações 7 ou 8, caracterizado por compreendender as seguintes etapas de: - posicionar o trocarte (18) na parte superior de um ovo; - pressurizar o membro de guia (2) na parte superior do ovo que ocupa a configuração de perfuração, em que os referidos primeiro e segundo ímãs (20 e 21) são posicionados um de frente para o outro no membro de guia (2) até que o ovo seja perfurado; - manter a compressão até que a magnetização entre o primeiro ímã e o segundo ímã (20 e 21) seja quebrada e subsequentemente até o deslizamento do invólucro externo (4) em relação ao invólucro interno (3), o que resulta na redução do trocarte (18) dentro do ovo perfurado até que o copo (19) esteja posicionado na parte superior do referido ovo; e - comprimir ainda mais o membro de guia (2) para fazer com que o meio de injeção (5) seja abaixado até que o dispositivo esteja na configuração de injeção.
BR112020006673-7A 2017-10-03 2018-10-02 Dispositivo para injetar uma composição em um ovo BR112020006673B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR1759249 2017-10-03
FR1759249A FR3071701B1 (fr) 2017-10-03 2017-10-03 Dispositif pour injection in-ovo
PCT/FR2018/052426 WO2019069012A1 (fr) 2017-10-03 2018-10-02 Dispositif pour injection in-ovo

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112020006673A2 true BR112020006673A2 (pt) 2020-10-06
BR112020006673B1 BR112020006673B1 (pt) 2024-04-24

Family

ID=

Also Published As

Publication number Publication date
FR3071701B1 (fr) 2023-05-12
FR3071701A1 (fr) 2019-04-05
US11641847B2 (en) 2023-05-09
CN116369246A (zh) 2023-07-04
CN111246731A (zh) 2020-06-05
EP3691446A1 (fr) 2020-08-12
CN111246731B (zh) 2023-06-06
US20200260696A1 (en) 2020-08-20
WO2019069012A1 (fr) 2019-04-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2924818T3 (es) Dispositivo de infusión de aguja de altura ajustable
ES2613034T3 (es) Dispositivo de acceso dérmico
ES2330338T3 (es) Aparato para la remocion de pigmentos de una seccion pigmentada de la piel.
US8202253B1 (en) Method and apparatus for introducing an intravenous catheter
JP6685232B2 (ja) 薬剤装置
ES2314182T3 (es) Inyector intradermico.
ES2880256T3 (es) Insertador de resorte compacto para equipo de infusión de administración de fármacos
US8758300B2 (en) Improvements relating to the insertion of a medical needle
ES2640936T3 (es) Procedimiento para incrementar la resistencia a la filtración de un sistema cerrado y presurizado que comprende un contenedor sellado mediante septo
EP3020430B1 (en) Cannula for catgut-embedding therapy
JP2005537893A (ja) 表皮への物質の送出方法および装置
BRPI0815802B1 (pt) cabeça de injeção para injetar substância em ovos
ES2880334T3 (es) Aparato de estabilización y guía para el acceso a una vía de acceso implantada y métodos relacionados
WO2009031880A1 (es) Dispositivo para el aspirado de médula ósea y biopsia de hueso
US11641847B2 (en) In-ovo injection device
BR112020002326A2 (pt) método e aparato para introdução de uma agulha para colocação de catéter
BR112020006673B1 (pt) Dispositivo para injetar uma composição em um ovo
KR101541159B1 (ko) 피부 시술용 모듈
US10058651B1 (en) Safety needle device for accessing a medical port
US20180353742A1 (en) Implantable medical port
RU2017107115A (ru) Инъекционное устройство
BR112020026939A2 (pt) Conjunto de instrumento de injeção
CN215228228U (zh) 一种无菌穿刺固定器
RU2780292C2 (ru) Инъектор, система и способ для инъектирования яйца сельскохозяйственной птицы
JP2016127872A (ja) 皮下点滴用留置針

Legal Events

Date Code Title Description
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/10/2018, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS