BR112020002600A2 - dispositivos de matriz dentária - Google Patents

dispositivos de matriz dentária Download PDF

Info

Publication number
BR112020002600A2
BR112020002600A2 BR112020002600-0A BR112020002600A BR112020002600A2 BR 112020002600 A2 BR112020002600 A2 BR 112020002600A2 BR 112020002600 A BR112020002600 A BR 112020002600A BR 112020002600 A2 BR112020002600 A2 BR 112020002600A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
band
retainer
clip
dental matrix
matrix device
Prior art date
Application number
BR112020002600-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Thomas John Webster
Bruce S. McLean
Wade Robert Michael Smith
Original Assignee
Ultradent Products Inc.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ultradent Products Inc. filed Critical Ultradent Products Inc.
Publication of BR112020002600A2 publication Critical patent/BR112020002600A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61CDENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
    • A61C5/00Filling or capping teeth
    • A61C5/80Dental aids fixed to teeth during treatment, e.g. tooth clamps
    • A61C5/85Filling bands, e.g. matrix bands; Manipulating tools therefor

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Oral & Maxillofacial Surgery (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Dental Tools And Instruments Or Auxiliary Dental Instruments (AREA)

Abstract

Trata-se de um dispositivo de matriz dentária que inclui um corpo e um retentor de grampo. O corpo pode incluir uma cavidade de fixação, uma abertura e uma rampa imediatamente adjacente à abertura. O retentor de grampo pode estar pelo menos parcialmente posicionado na cavidade de fixação. O retentor de grampo pode ser pelo menos parcialmente posicionado na cavidade de fixação e pode incluir uma porção de grampo em uma primeira extremidade que pode incluir uma porção alavancada que é conectada rotativamente a uma base. A translação do retentor de grampo em uma primeira direção pode puxar o retentor de grampo para dentro da cavidade de fixação, de modo que uma superfície inferior da porção alavancada gire em direção a uma superfície superior da base. A translação do retentor de grampo em uma segunda direção pode pressionar a porção alavancada para cima da rampa para separar a superfície inferior da porção alavancada da superfície superior da base.

Description

“DISPOSITIVOS DE MATRIZ DENTÁRIA” REFERÊNCIA CRUZADA A PEDIDOS RELACIONADOS
[0001] Este pedido reivindica a prioridade e os benefícios do pedido de patente provisório americano número de série 62/550,549, depositado em 25 de agosto de 2017, que está incorporado aqui por referência em sua totalidade.
Campo da invenção
[0002] As modalidades da presente divulgação se referem aos dispositivos dentários para uso em procedimentos odontológicos. Em particular, algumas modalidades se referem aos dispositivos de matriz dentária.
Antecedentes da invenção
[0003] Os dentistas tratam pacientes que desenvolveram condições de deterioração no dente, tais como cáries. Para tratar cáries, o dentista remove a porção afetada do dente e deposita um material de preenchimento na reparação do dente.
Durante um procedimento odontológico, uma banda pode ser usada para isolar o dente com cárie de um ou mais dentes próximos.
Por exemplo, a banda pode ser presa ao redor do dente. A banda pode pelo menos definir parcialmente a forma desejada do dente restaurado e pode reduzir ou impedir que o material de preenchimento flua para os dentes circundantes.
[0004] O dentista pode usar um dispositivo de matriz durante o procedimento de preenchimento dentário. O dispositivo de matriz pode reter a banda e pode permitir o posicionamento da banda em relação ao dente. No entanto, os dispositivos de matriz dentária atuais sofrem de várias desvantagens. Em particular, alguns dos dispositivos da matriz podem falhar em prender suficientemente a banda em relação ao dente. Além disso, os dispositivos de matriz podem dificultar a liberação da banda após o procedimento.
[0005] A matéria aqui reivindicada não se limita às modalidades que resolvem quaisquer desvantagens ou que operam apenas em ambientes, tais como os descritos. Em vez disso, esse histórico é fornecido apenas para ilustrar um exemplo da área técnica em que algumas modalidades descritas aqui podem ser praticadas.
BREVE RESUMO DA INVENÇÃO
[0006] Assim, existe a necessidade de uma placa que elimine ou diminua as desvantagens e problemas descritos acima.
[0007] Um aspecto de uma modalidade é um dispositivo de matriz dentária. O dispositivo de matriz dentária pode incluir uma banda, um corpo, uma cabeça articulada, um botão e um retentor de grampo. A banda pode ser configurada para ser posicionada em torno de um dente durante um procedimento odontológico. A banda pode definir uma ou mais aberturas, tal como uma abertura em cada extremidade. A banda pode sair do corpo em uma primeira extremidade e se estender do corpo através da cabeça articulada. O corpo pode incluir um ou mais recursos, tal como uma porção retentora de articulação, uma porção de fixação, uma abertura, uma cavidade de fixação que pode se estender através de pelo menos uma porção do corpo e uma rampa, que pode se inclinar em direção à abertura. A porção de cabeça articulada pode ser configurada para ser anexada à cabeça articulada. A abertura pode ser posicionada entre a porção de fixação e a rampa. O botão pode ser configurado para ser anexado à porção de fixação do corpo. O botão pode ser fixado rotativamente a uma extremidade do corpo. O retentor de grampo pode estar pelo menos parcialmente posicionado na cavidade de grampo. O retentor de grampo pode incluir uma porção rosqueada, uma porção de grampo, uma guia e uma dobradiça. A porção rosqueada pode interagir com o botão, de modo que a rotação do botão traduza o retentor de grampo na cavidade de fixação. A porção de grampo pode incluir uma porção alavancada e uma base.
A porção de grampo pode ser configurável em dois ou mais arranjos, tal como um primeiro arranjo e um segundo arranjo.
Na primeira disposição, a porção alavancada e a base podem ser posicionadas no corpo e/ou a banda pode ser retida pelo retentor de grampo. No segundo arranjo, pelo menos uma porção da porção alavancada pode se estender através da abertura e/ou a banda pode ser liberada do retentor de grampo. A translação do retentor de grampo em uma primeira direção puxa o retentor para dentro da cavidade de fixação e reduz o comprimento de uma porção da banda que se estende do corpo. A translação do retentor de grampo em uma segunda direção empurra a porção alavancada para cima da rampa para transferir o retentor de grampo do primeiro arranjo para o segundo arranjo para liberar a banda da porção de grampo. A dobradiça pode incluir uma tira de material que pode permitir ou parcialmente permitir que a porção alavancada gire em relação à base. A dobradiça pode permitir a rotação da porção alavancada em relação à base, de modo que uma superfície inferior da porção alavancada entre em contato ou seja posicionada imediatamente adjacente a uma superfície superior da base, quando o retentor de grampo é configurado na primeira disposição. A guia pode se estender a partir da superfície superior da base. A porção alavancada pode definir uma fenda da guia, que pode ser configurada para receber a guia. A fenda da guia pode incluir uma porção semicilíndrica e uma porção retangular que se estende para fora de um lado da porção alavancada. No primeiro arranjo, a guia pode ser posicionada nas aberturas da banda e na fenda da guia da porção alavancada. No segundo arranjo, a guia pode ser retirada da fenda da guia. A mola pode se estender da base em uma superfície oposta à superfície superior. A mola pode ser configurada para pressionar contra uma superfície interna da cavidade de fixação para forçar a base em direção à porção alavancada. A abertura pode ser definida em uma superfície de uma reentrância do corpo. A rampa pode incluir uma superfície da reentrância e pode se inclinar em direção à abertura. A porção alavancada pode se estender da cavidade de fixação para a rampa. À medida que a porção alavancada é pressionada na rampa, a porção alavancada pode se afastar da base.
Vantajosamente, a rampa e a porção alavancada podem permitir que um dentista libere a banda de maneira fácil e confiável do corpo.
Isso fornece uma melhoria em relação a outros dispositivos de matriz que são puxados até que a banda se quebre ou outros mecanismos semelhantes.
A porção de cabeça articulada pode incluir um retentor de articulação.
O retentor de articulação pode incluir uma forma particular, tal como substancialmente quadrada ou outra forma adequada.
A cabeça articulada pode ser configurável em várias configurações e orientações, as quais podem ser baseadas ou limitadas pelo retentor de articulação e sua forma particular.
Em detalhes,
o retentor de articulação pode ser substancialmente quadrado e a cabeça articulada pode ser configurável em três orientações em relação ao corpo.
Vantajosamente, a cabeça articulada pode permitir que um dentista coloque simultaneamente vários dispositivos de matriz na boca de um paciente.
Em particular,
o dentista pode colocar um primeiro dispositivo de matriz dentária e configurá-lo na primeira orientação (por exemplo,
em um primeiro ângulo), depois colocar um segundo dispositivo de matriz dentária e configurar o segundo dispositivo de matriz na segunda orientação.
Essa colocação pode reduzir a interferência física entre o primeiro e o segundo dispositivos de matriz.
A cabeça articulada pode incluir uma porção central e duas porções laterais.
As duas porções laterais podem ser conectadas pela porção central.
As duas porções laterais podem ser conectadas em ângulos retos à porção central.
As duas porções laterais podem ser anguladas uma em direção à outra à medida que as duas porções laterais encontram a porção central.
A porção central pode estreitar à medida que a porção central se estende a partir das porções laterais. A porção central pode definir um orifício central. O orifício central pode incluir uma ou mais dimensões, que podem estar relacionadas à banda. Em detalhes, o orifício central pode incluir uma dimensão alongada em uma primeira direção definida entre as duas partes laterais e uma largura. O orifício central pode ser configurado para receber duas extremidades da banda próximas umas das outras, de modo que a banda forme um laço, que pode ser posicionado em torno de um dente. O orifício central pode incluir uma largura que é definida perpendicularmente à primeira direção. A largura pode ser menor que a dimensão alongada do orifício central. A cabeça articulada pode incluir uma cabeça articulada alada.
[0008] Outro aspecto é um dispositivo de matriz dentária. O dispositivo de matriz dentária pode incluir um corpo, uma cabeça articulada, um botão, uma banda e um retentor de grampo.
O corpo pode incluir uma ou mais geometrias, tal como uma cavidade de fixação, uma abertura e uma rampa imediatamente adjacente à abertura. O corpo também pode incluir uma porção retentora de articulação na primeira extremidade e uma porção de fixação na segunda extremidade. A abertura pode incluir uma abertura na cavidade de fixação e uma rampa pode ser posicionada próxima ou imediatamente adjacente à abertura. A banda pode ser configurada para ser posicionada em torno de um dente. A banda pode definir uma ou mais aberturas, tal como uma abertura em cada extremidade.
O botão pode ser configurado para ser anexado à porção de fixação do corpo.
O botão pode ser fixado ao corpo de modo que o botão fique preso em relação ao corpo e gire em relação ao corpo.
O retentor de grampo pode estar pelo menos parcialmente posicionado na cavidade de grampo.
O retentor de grampo pode incluir uma porção rosqueada,
uma mola, uma guia e uma porção de grampo na primeira extremidade do retentor de grampo.
A porção de grampo pode incluir um ou mais componentes, tal como uma porção alavancada,
uma dobradiça e uma base.
A porção alavancada pode ser conectada rotativamente à base através da dobradiça.
A guia pode se estender a partir da superfície superior da base.
A porção alavancada pode definir uma fenda da guia.
A fenda da guia pode ser configurada para receber a guia.
A guia pode ser posicionada nas aberturas da banda e na fenda da guia da porção alavancada.
A fenda da guia pode incluir uma porção semicilíndrica e uma porção retangular que se estende para fora de um lado da porção alavancada.
A translação do retentor de grampo em uma primeira direção pode puxar o retentor de grampo para dentro da cavidade de fixação, de modo que uma superfície inferior da porção alavancada gire em direção a uma superfície superior da base.
A translação do retentor de grampo na primeira direção reduz o comprimento de uma porção da banda que se estende do corpo.
A translação do retentor de grampo em uma segunda direção pode empurrar a porção alavancada para cima da rampa para separar a superfície inferior da porção alavancada da superfície superior da base.
A translação do retentor de grampo na segunda direção pode retirar a guia da fenda da guia e pode permitir a liberação da banda da porção de grampo.
A mola pode se estender da base em uma superfície oposta à superfície superior.
A mola pode ser configurada para pressionar contra uma superfície interna da cavidade de fixação para forçar a base em direção à porção alavancada.
A porção rosqueada do retentor de grampo pode interagir com o botão.
Em detalhes, a porção rosqueada pode interagir com o botão, de modo que a rotação do botão em uma primeira direção de rotação traduza o retentor de grampo na cavidade de fixação na primeira direção e a rotação do botão em uma segunda direção de rotação traduza o retentor de grampo na cavidade de fixação na segunda direção.
A cabeça articulada pode ser fixada de forma rotativa à porção retentora de articulação do corpo.
A banda pode sair do corpo em uma primeira extremidade e pode se estender do corpo através da cabeça articulada.
A porção de cabeça articulada pode incluir um retentor de articulação que pode incluir uma forma particular, tal como sendo substancialmente quadrada ou outra forma adequada.
A cabeça articulada pode ser configurável em várias configurações e orientações que podem ser baseadas ou limitadas pelo retentor de articulação e sua forma particular.
Em detalhes, o retentor de articulação pode ser substancialmente quadrado e a cabeça articulada pode ser configurável em uma primeira orientação em relação ao corpo,
uma segunda orientação em relação ao corpo e uma terceira orientação em relação ao corpo. Na primeira orientação, a banda pode estar em um primeiro ângulo substancialmente reto em relação ao corpo. Na segunda orientação, a banda pode estar substancialmente alinhada com o corpo. Na terceira orientação, a banda pode estar em um segundo ângulo substancialmente reto em relação ao corpo. A cabeça articulada pode incluir duas porções laterais e uma porção central. A porção central pode ser conectada às duas porções laterais. A porção central pode definir um orifício central que pode ser configurado de acordo com a banda. Em detalhes, o orifício central pode incluir uma dimensão alongada em uma primeira direção entre as porções laterais e uma largura em uma segunda direção. A porção central pode estreitar à medida que a porção central se estende a partir das porções laterais. As duas porções laterais podem estar inclinadas uma em direção à outra. A cabeça articulada pode incluir uma cabeça articulada alada.
[0009] Ainda outro aspecto de uma modalidade inclui um método de isolamento de pelo menos uma porção de uma superfície externa de um dente durante um procedimento de restauração dentária. O método pode incluir o posicionamento de uma banda em torno de pelo menos uma porção de um dente. A banda pode ser posicionada em torno de um dente, de modo que uma superfície lateral interna da banda seja adjacente a pelo menos uma porção de uma superfície externa do dente. O método pode incluir a translação de um retentor de grampo em uma primeira direção. A translação de um retentor de grampo em uma primeira direção pode puxar a banda para dentro de uma cavidade de grampo que pode ser definida pelo menos parcialmente por um corpo de um dispositivo de matriz dentária. O retentor de grampo pode incluir uma porção de grampo com uma porção alavancada que retém a banda em relação ao corpo e o retentor de grampo pode incluir uma porção rosqueada. A translação do retentor de grampo na primeira direção pode reduzir o comprimento de uma porção da banda que se estende a partir do corpo. A translação do retentor de grampo na primeira direção pode incluir a rotação de um botão na primeira direção de rotação. O botão pode estar em interface com a porção rosqueada e pode ser fixado a uma porção de fixação do corpo. O método pode incluir a translação do retentor de grampo em uma segunda direção. O retentor de grampo pode ser transladado em uma segunda direção após um procedimento de restauração dentária.
A translação do retentor de grampo na segunda direção pode incluir empurrar a porção alavancada para cima de uma rampa imediatamente adjacente a uma abertura do corpo. Empurrar a porção alavancada para cima da rampa pode separar a porção alavancada de uma base da porção de grampo, o que pode liberar a banda da porção de grampo. A porção alavancada pode se projetar da cavidade de fixação através de uma abertura, a qual pode ser posicionada próxima ou imediatamente adjacente à rampa. A translação do retentor de grampo na segunda direção pode incluir a rotação do botão em uma segunda direção de rotação. O método pode incluir a configuração de uma cabeça articulada em relação a uma porção de cabeça articulada do corpo. A porção de cabeça articulada pode incluir um retentor de articulação que é substancialmente quadrado. A configuração da cabeça articulada pode incluir o posicionamento da cabeça articulada em uma ou mais orientações, tal como em uma primeira orientação em relação ao corpo, em uma segunda orientação em relação ao corpo e em uma terceira orientação em relação ao corpo. Na primeira orientação, a banda pode estar em um primeiro ângulo substancialmente reto em relação ao corpo. Na segunda orientação, a banda pode estar substancialmente alinhada com o corpo. Na terceira orientação, a banda pode estar em um segundo ângulo substancialmente reto em relação ao corpo.
[0010] O objetivo e as vantagens das modalidades serão realizados e alcançados pelo menos pelos elementos, características e combinações particularmente apontados nas reivindicações.
[0011] Deve ser entendido que a descrição geral acima e a descrição detalhada a seguir são exemplificativas e explicativas e não são restritivas da invenção, tal como reivindicada.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0012] Os desenhos anexos contêm figuras das modalidades preferidas para melhor esclarecer e ilustrar os aspectos acima citados, vantagens e características da presente invenção.
Será apreciado que estes desenhos descrevem somente as modalidades preferidas da invenção e não pretendem limitar seu escopo. Além disso, será apreciado que os desenhos podem ilustrar tamanhos, escalas, relações e configurações preferenciais da invenção, porém estes não se destinam a limitar o escopo da invenção reivindicada. A invenção será descrita e explicada com especificidade adicional e detalhada pelo uso dos desenhos anexos nos quais:
[0013] A figura 1 ilustra um exemplo de um primeiro dispositivo de matriz dentária;
[0014] A figura 2 ilustra um exemplo de um segundo dispositivo de matriz dentária;
[0015] A figura 3 ilustra uma vista explodida do primeiro dispositivo de matriz dentária e do segundo dispositivo de matriz dentária das figuras 1 e 2;
[0016] A figura 4A ilustra um exemplo de corpo que pode ser implementado no primeiro dispositivo de matriz dentária e no segundo dispositivo de matriz dentária das figuras 1 e 2;
[0017] A figura 4B ilustra outra vista do corpo da figura 4A;
[0018] A figura 4C ilustra outra vista do corpo da figura 4A;
[0019] A figura 5A ilustra um exemplo de liberação do grampo que pode ser implementado no primeiro dispositivo de matriz dentária e no segundo dispositivo de matriz dentária das figuras 1 e 2;
[0020] A figura 5B ilustra outra vista da liberação do grampo da figura 5A;
[0021] A figura 5C ilustra outra vista da liberação do grampo da figura 5A;
[0022] A figura 6A ilustra uma vista detalhada de uma porção da liberação do grampo da figura 5A;
[0023] A figura 6B ilustra outra vista detalhada da parte da liberação do grampo da figura 6A;
[0024] A figura 6C ilustra outra vista detalhada da parte da liberação do grampo da figura 6A;
[0025] As figuras 7A e 7B ilustram um exemplo de submontagem da liberação do grampo das figuras 5A a 6C com o corpo das figuras 4A a 4C;
[0026] A figura 8A ilustra um exemplo de cabeça articulada alada que pode ser implementada no primeiro dispositivo de matriz dentária da figura 1;
[0027] A figura 8B ilustra uma vista adicional da cabeça articulada alada da figura 8A;
[0028] A figura 8C ilustra uma vista adicional da cabeça articulada alada da figura 8A;
[0029] A figura 8D ilustra uma vista adicional da cabeça articulada alada da figura 8A;
[0030] A figura 9A ilustra um exemplo de cabeça articulada que pode ser implementada no segundo dispositivo de matriz dentária da figura 2;
[0031] A figura 9B ilustra uma vista adicional da cabeça articulada da figura 9A;
[0032] A figura 9C ilustra uma vista adicional da cabeça articulada da figura 9A;
[0033] A figura 9D ilustra uma vista adicional da cabeça articulada da figura 9A;
[0034] A figura 10A ilustra um botão exemplificativo que pode ser implementado no primeiro dispositivo de matriz dentária e no segundo dispositivo de matriz dentária das figuras 1 e 2;
[0035] A figura 10B ilustra uma vista adicional do botão da figura 10A;
[0036] A figura 10C ilustra uma vista adicional do botão da figura 10A;
[0037] As figuras 11A a 11C ilustram o segundo dispositivo de matriz dentária em várias configurações em interface com um dente; e
[0038] A figura 12 é um fluxograma de um exemplo de método de isolamento de pelo menos uma porção de uma superfície externa de um dente.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES PREFERIDAS
[0039] A presente invenção é direcionada de modo geral aos dispositivos de matriz dentária. Os princípios da presente invenção, no entanto, não estão limitados aos dispositivos de matriz dentária explicitamente descrito ou representado. Deve ser entendido que, à luz da presente revelação, os dispositivos de matriz dentária aqui descritos podem ter uma variedade de formas, tamanhos, configurações e disposições. Também será entendido que os dispositivos de matriz dentária podem incluir qualquer quantidade apropriada e combinação de características, componentes, aspectos, e semelhantes. Além disso, enquanto os dispositivos de matriz dentária mostrados nas figuras anexas são ilustrados como tendo determinados estilos e configurações, será entendido que as tampas e recipientes podem ter qualquer estilo apropriado, será apreciado que os dispositivos de matriz dentária podem ter qualquer estilo ou configuração.
[0040] Além disso, para ajudar na descrição de várias modalidades exemplificativas dos dispositivos de matriz dentária, palavras, tais como superior, inferior, frontal, traseira, lateral, direita e esquerda são usadas para descrever as figuras anexas que podem ser, mas são não necessariamente, desenhadas em escala. Será ainda apreciado que os dispositivos de matriz dentária podem ser dispostos em uma variedade de posições ou orientações desejadas e utilizados em vários locais, ambientes e arranjos. A seguir, uma descrição detalhada de modalidades exemplificativas dos dispositivos dentários.
[0041] As figuras de 1 a 3 ilustram exemplos de dispositivos de matriz dentária 100 e 200 (coletivamente, dispositivos de matriz 100/200). A figura 1 ilustra um exemplo do primeiro dispositivo de matriz dentária 100. A figura 2 ilustra um exemplo de segundo dispositivo de matriz dentária 200. A figura 3 ilustra uma vista explodida dos dispositivos de matriz 100/200 das figuras 1 e 2. Nas figuras 1 e 2, os dispositivos de matriz 100/200 são representados em interface com os dentes
50A a 50C (coletivamente, dentes 50 ou de modo geral, dente 50). As figuras 1 e 2 representam superfícies de desgaste ou superfícies de mordida dos dentes 50 que são as gengivas opostas de um paciente.
[0042] Com referência às figuras 1 e 2, os dispositivos de matriz 100/200 são configurados para posicionar uma banda 108 em torno de um dos dentes 50. Por exemplo, nas figuras 1 e 2, os dispositivos de matriz 100/200 posicionam a banda 108 em torno de um dente central 50B dos dentes 50. A banda 108 pode ser posicionada frouxamente em torno do dente central 50B. A banda 108 pode então ser apertada (como descrito abaixo) de modo que pelo menos uma porção da banda 108 esteja em contato com uma ou mais superfícies laterais do dente central 50B. A banda 108 pode isolar o dente central 50B de um primeiro dente 50A e um segundo dente 50C. Enquanto o dente central 50B é isolado do primeiro dente 50A e do segundo dente 50C, um procedimento ou tratamento odontológico pode ser realizado no dente central 50B. Após o procedimento ou tratamento odontológico, tal como uma restauração de Classe II, os dispositivos de matriz 100/200 podem liberar a banda 108 de modo que a banda 108 possa ser removida em torno do dente central 50B.
[0043] Por exemplo, inicialmente, a banda 108 pode ser posicionada frouxamente em torno do dente central 50B. Quando posicionada frouxamente, a banda 108 pode não entrar em contato com as superfícies laterais do dente central 50B. Os dispositivos de matriz 100/200 podem então apertar a banda 108 ao redor do dente central 50B. Quando a banda 108 é apertada, porções da banda 108 podem entrar em contato com superfícies laterais do dente central 50B. Por exemplo, a banda 108 pode incluir porções intradentais 110 e 112, que são posicionadas entre o dente central 50B e o primeiro dente 50A e entre o dente central 50B e o segundo dente 50C. As porções intradentais 110 e 112 podem entrar em contato com as superfícies laterais do dente central 50B. Além disso, a banda 108 pode incluir uma porção de banda interna 114. A porção de banda interna 114 pode entrar em contato com uma superfície lateral interna do dente central 50B. A banda 108 também pode incluir uma porção externa 116. A porção externa 116 pode se estender das porções intradentais 110 e 112 para os dispositivos de matriz 100/200.
[0044] Após o procedimento ou tratamento odontológico, a banda 108 pode ser liberada. Quando liberada, a porção externa 116 pode ser liberada dos dispositivos de matriz 100/200 e as porções da banda 108 estão soltas em relação ao dente central 50B. Depois que a banda 108 é liberada, um profissional de saúde dental pode remover a banda 108 em torno do dente central 50B.
[0045] Com referência às figuras 1 e 3, o primeiro dispositivo de matriz dentária 100 pode incluir um botão 800, uma cabeça articulada alada 600, um corpo 400 e um retentor de grampo
500. Com referência às figuras 2 e 3, o segundo dispositivo de matriz dentária 200 pode incluir o botão 800, uma cabeça articulada 700, o corpo 400 e o retentor de grampo 500. Cada um desses componentes é descrito em relação às figuras de 1 a
3.
[0046] O botão 800 e a cabeça articulada alada 600 ou o botão 800 e a cabeça articulada 700 são fixados de maneira removível ao corpo 400. O retentor de grampo 500 está posicionado em uma cavidade do grampo 450 (Figura 3) definida pelo corpo 400. A cavidade de fixação 450 pode ser uma passagem que se estende através do corpo 400 entre aberturas nas extremidades opostas do corpo 400. O botão 800 gira em relação ao corpo 400. A rotação do botão 800 translada o retentor de grampo 500 na cavidade de fixação 450. A translação do retentor de grampo 500 pode apertar a banda 108 em torno do dente central 50B.
Além disso, a translação do retentor de grampo 500 libera a banda 108 de modo que a banda 108 possa ser removida do dente central 50B.
[0047] Por exemplo, a banda 108 pode ser retida em uma porção de grampo 550 (Figura 3) do retentor de grampo 500. Como o retentor de grampo 500 é transladado em uma direção x negativa (por exemplo, através da rotação do botão 800 em uma primeira direção), a banda 108 pode ser arrastada para o corpo 400, o que pode apertar a banda 108 em torno do dente central 50B. A cavidade do grampo 450 pode ser dimensionada e configurada para alojar o retentor de grampo 500, de modo que a porção de grampo 550 possa se mover livremente para frente e para trás nas direções x negativa e x dentro do corpo 400.
[0048] Após o procedimento ou tratamento odontológico, o botão 800 pode ser girado em uma segunda direção (oposta à primeira direção). A rotação na segunda direção pode transladar o retentor de grampo 500 na direção x. A translação do retentor de grampo 500 na direção x pode empurrar a banda 108 do corpo 400, o que pode afrouxar a banda 108 em relação ao dente central 50B. Além disso, a translação do retentor de grampo 500 na direção x pode pressionar uma porção alavancada 552 do retentor de grampo 500 para cima (na direção y) uma seção do corpo 400. A seção do corpo 400 pode ser em forma de rampa ou de outra forma, para facilitar o movimento da poção alavancada 552 do retentor de grampo 500. A porção alavancada 552 pode ser fixada à porção restante do retentor de grampo 500 através de um ponto de dobradiça, ponto de apoio ou outro ponto de maior flexibilidade que permita que a porção alavancada 552 dobre ou gire em torno do ponto de dobradiça. Como o retentor de grampo 500 é transladado na direção x, a banda 108 pode afrouxar e a porção alavancada 552 pode pressionar contra a seção em rampa do corpo 400, que gira a porção alavancada 552 do retentor de grampo 500. A rotação pode abrir a porção de grampo 550 e interromper ou desengatar uma conexão entre a porção de grampo 550 e a banda 108. A banda 108 pode então ser liberada dos dispositivos de matriz 100/200.
[0049] Adicionalmente ou alternativamente, após o procedimento ou tratamento odontológico, o botão 800 pode ser girado um pouco mais na primeira direção. Essa rotação traslada o retentor de grampo 500 em uma quantidade adicional na direção x negativa. À medida que o retentor de grampo 500 é transladado em uma direção x negativa, a banda 108 pode ser puxada para dentro do corpo 400. A banda 108 pode rasgar, o que pode liberar a banda 108 dos dispositivos de matriz 100/200. A banda 108 pode então ser removida em torno do dente central 50B.
[0050] Com referência às figuras 1 e 3, o primeiro dispositivo de matriz dentária 100 inclui a cabeça articulada alada 600.
Com referência às figuras 2 e 3, o segundo dispositivo de matriz dentária 200 inclui a cabeça articulada 700. A cabeça articulada alada 600 e a cabeça articulada 700 pode orientar a banda 108 em relação ao corpo 400. Por exemplo, a banda 108 pode ser fixada na porção de grampo 550 do retentor de grampo
500. A banda 108 pode se estender da porção de grampo 550 a partir da cavidade de fixação 450. A banda 108 pode então ser direcionada através de uma abertura na cabeça articulada alada 600 ou na cabeça articulada 700 até o dente central 50B. A cabeça articulada alada 600 e a cabeça articulada 700 podem ser configuradas para alterar a orientação da cabeça articulada alada 600 e a cabeça articulada 700 em relação ao corpo 400, o que pode alterar ainda mais a orientação da banda 108 em relação ao corpo 400.
[0051] Nas figuras 1 e 2, a cabeça articulada alada 600 e a cabeça articulada 700 são representadas alinhadas com o corpo
400. Por exemplo, uma dimensão longa do corpo 400 é orientada paralela ao eixo x. Na orientação em linha, a banda 108 é estendida substancialmente na mesma direção que a dimensão longa do corpo 400.
[0052] A orientação da cabeça articulada alada 600 e da cabeça articulada 700 pode mudar de modo que a banda 108 se estenda em um ângulo em relação ao corpo 400. Por exemplo, a banda 108 pode se estender a cerca de 90 graus, 45 graus, ou outro ângulo adequado. A modificação do ângulo entre a banda 108 e o corpo 400 pode permitir que um profissional de saúde dental use vários dispositivos de matriz (por exemplo, dispositivos de matriz 100/200) simultaneamente e/ou permita que os dispositivos de matriz 100/200 sejam movidos de modo que o profissional de saúde dental possa acessar ou mais prontamente acessar uma porção dos dentes 50.
[0053] A cabeça articulada alada 600 inclui as asas 613. As asas 613 podem ajudar na reorientação da cabeça articulada alada 600 em relação ao corpo 400. Por exemplo, um provedor pode pressionar as asas 613, que podem girar a cabeça articulada alada 600 em relação ao corpo 400. Alguns detalhes adicionais da cabeça articulada alada 600 são fornecidos abaixo.
[0054] Modificações, adições ou omissões podem ser feitas nos dispositivos de matriz 100/200 sem se afastar do escopo da presente divulgação. Além disso, a separação de vários componentes nas modalidades descritas neste documento não pretende indicar que a separação ocorre em todas as modalidades. Pode ser entendido com o benefício desta divulgação, que os componentes descritos podem ser integrados juntos em um único componente ou separados em múltiplos componentes.
[0055] As figuras 4A a 4C ilustram uma modalidade exemplificativa do corpo 400 que pode ser implementada nos dispositivos de matriz 100/200 das figuras 1 a 3. A figura 4A representa uma vista superior do corpo 400. A figura 4B representa uma vista lateral do corpo 400. A figura 4C representa uma vista em perspectiva do corpo 400.
[0056] O corpo 400 inclui uma estrutura que é substancialmente oca dentro da qual a cavidade de fixação 450 é definida. O corpo 400 se estende a partir de uma primeira extremidade 404 na qual um botão (por exemplo, o botão 800) pode ser anexado a uma segunda extremidade 402 na qual uma cabeça articulada (por exemplo, a cabeça articulada 700 ou a cabeça articulada alada 600) pode ser conectada. Como melhor mostrado na figura 4A, uma largura do corpo 400 pode ser definida em uma direção substancialmente paralela ao eixo z. A largura do corpo 400 pode afunilar da segunda extremidade 402 para a primeira extremidade 404. Por exemplo, uma primeira largura 408 que é definida perto da segunda extremidade 402 pode ser maior que uma segunda largura 410 definida perto da segunda extremidade
402.
[0057] Na segunda extremidade 402, o corpo 400 pode incluir uma porção de fixação 401. A porção de fixação 401 pode ser configurada para interagir com um botão, tal como o botão 800 descrito em outra parte da presente divulgação. A porção de fixação 401 pode ser configurada para reter o botão em relação ao corpo 400 e para permitir a rotação do botão em relação ao corpo 400. Por exemplo, a porção de fixação 401 pode ser configurada para permitir a rotação em torno de um eixo que é substancialmente paralelo ao eixo x da figura 4A. Em algumas modalidades, a porção de fixação 401 pode ser configurada para permitir a fixação do botão sem um fixador. Por exemplo, o botão 800 pode ser acoplado ao corpo 400 na porção de fixação 401 por um encaixe de pressão, ajuste de interferência ou outro mecanismo de acoplamento adequado.
[0058] O corpo 400 pode definir uma ou mais reentrâncias 414A a 414F (geralmente, reentrância 414 ou reentrâncias 414). Três das reentrâncias 414 podem ser definidos em cada face do corpo
400. Uma ou mais das reentrâncias 414 podem ser configuradas para permitir uma melhor aderência ao corpo 400. Por exemplo, um usuário pode colocar o dedo em um das reentrâncias 414.
[0059] Além disso, uma ou mais das reentrâncias 414 podem incluir uma janela 416. A janela 416 é uma abertura na estrutura do corpo 400. A janela 416 permite que os componentes posicionados na cavidade de fixação 450 ou em partes dela saiam da cavidade de fixação 450. Por exemplo, a janela 416 pode permitir que uma porção do retentor de fixação, tal como o retentor de fixação 500 se projete seletivamente da cavidade de fixação 450. Nas modalidades das figuras 4A a 4C, a janela 416 pode ser substancialmente retangular e pode ser definido em uma superfície do recorte 414. Em outras modalidades, a janela 416 pode incluir outra forma, tal como uma forma arqueada, uma forma alongada ou outra forma adequada.
[0060] A reentrância 414 que inclui a janela 416 (nas figuras 4A a 4C uma terceira reentrância 414C) pode incluir uma rampa
403. A rampa 403 pode se inclinar em direção à janela 416. A rampa 403 pode ser configurada para levantar uma porção alavancada (por exemplo, 552 das figuras 1 a 3) de um retentor de grampo (por exemplo, 500 das figuras 1 a 3), que pode liberar uma banda (por exemplo, a banda 108) do retentor de grampo. A rampa 403 pode ser posicionada adjacente ou imediatamente adjacente a pelo menos uma porção da janela 416.
Por exemplo, a rampa 403 pode ser posicionada ao longo de um dos lados da janela 416 e pode se inclinar para baixo na direção da primeira extremidade 404, como mostrado nas figuras 4A a 4C.
[0061] O corpo 400 pode incluir uma porção de cabeça articulada 425. A porção de cabeça articulada 425 pode incluir dois braços de articulação 427A e 427B (geralmente, o braço de articulação 427 ou os braços de articulação 427). Os braços de articulação 427 podem se estender em uma direção x positiva em cada lado da estrutura do corpo 400. Nas modalidades das figuras 4A a 4C, os braços de articulação 427 podem incluir uma borda arredondada 429 oposta ao corpo 400.
[0062] Além disso, um retentor de articulação 431 pode sobressair de cada um dos braços de articulação 427. Com referência à figura 4A, os retentores de articulação 431 podem se estender na direção z e na direção z negativa. Os retentores de articulação 431 podem ser configurados para reter uma cabeça articulada (por exemplo, a cabeça articulada 700 ou a cabeça articulada alada 600) em relação ao corpo 400. Os retentores de articulação 431 das figuras 4A a 4C podem incluir uma cabeça 433 definida na extremidade livre dos retentores de articulação
431. A cabeça 433 pode ser mais larga do que um pescoço 435 que está anexado ao retentor de articulação 431.
[0063] Na modalidade das figuras 4A a 4C, os retentores de articulação 431 podem incluir uma seção transversal substancialmente quadrada. Com referência à figura 4B, a seção transversal quadrada pode ser orientada nos braços de articulação 427, de modo que os lados 437 dos retentores de articulação 431 estejam substancialmente alinhados com as faces do corpo 400 e substancialmente paralelos ao plano XZ.
Além disso, a seção transversal quadrada pode ser orientada nos braços de articulação 427, de modo que uma extremidade 439 dos retentores de articulação 431 seja substancialmente perpendicular às faces do corpo 400 e paralela ao plano YZ.
[0064] A seção transversal substancialmente quadrada pode permitir a orientação da cabeça articulada em relação ao corpo
400. Por exemplo, a cabeça articulada pode ser posicionada alinhada com o corpo 400 e pode ser posicionada a cerca de 90 graus em relação ao corpo 400
[0065] Em outras modalidades, os retentores de articulação 431 podem incluir outra forma de seção transversal. Por exemplo, os retentores de articulação 431 podem ser triangulares, hexagonais, pentagonais etc. A forma dos retentores de articulação 431 pode ser determinada com base em várias orientações da cabeça articulada em relação ao corpo 400. Por exemplo, os retentores de articulação 431 ter uma seção quadrada pode permitir três orientações. Modalidades dos retentores de articulação 431 que têm uma forma pentagonal podem permitir quatro orientações.
[0066] As figuras 5A a 5C ilustram uma modalidade exemplificativa do retentor de grampo 500 que pode ser implementado nos dispositivos de matriz 100/200 das figuras 1 a 3. A figura 5A é uma vista superior do retentor de grampo
500. A figura 5B é uma vista lateral do retentor de grampo
500. A figura 5C é uma vista em perspectiva do retentor de grampo 500.
[0067] O retentor de grampo 500 pode ser configurado para reter seletivamente uma banda (por exemplo, a banda 108). Por exemplo, o retentor de grampo 500 pode ser configurado para reter a banda durante um procedimento ou tratamento odontológico. Através do movimento do retentor de grampo 500 em relação a um corpo, tal como o corpo 400, a banda pode ser apertada em torno de um dente de um paciente. Além disso, através do movimento do retentor de grampo 500, a banda pode ser liberada de modo que a banda possa ser removida em torno do dente do paciente.
[0068] O retentor de grampo 500 pode incluir uma porção rosqueada 505 que está conectada a uma porção de grampo 550.
A porção rosqueada 505 pode ter uma estrutura alongada ou semelhante a uma haste e pode incluir roscas definidas em uma superfície externa. As roscas podem ser configuradas para interagir com um subvolume rosqueado de um botão, tal como o botão 800. A rotação do botão 800 em relação à porção rosqueada 505 pode traduzir o retentor de grampo 500. A porção de grampo 550 é fixada em uma primeira extremidade da porção rosqueada
505. A porção de grampo 550 pode ser configurada para reter seletivamente uma banda. Alguns detalhes da porção de grampo 550 são fornecidos abaixo com referência às figuras 6A a 6C.
[0069] O retentor de fixação 500 pode ser dimensionado e modelado para ser posicionado dentro de uma cavidade de fixação definida em um corpo, tal como a cavidade de fixação 450 do corpo 400. Além disso, o retentor de fixação 500 pode ser dimensionado para transladar dentro da cavidade de fixação 450 do corpo 400. Por exemplo, um comprimento 502 da porção de grampo 550 pode ser aproximadamente igual ao comprimento do corpo 400. Além disso, a porção de grampo 550 pode ser substancialmente retangular para caber dentro da cavidade de fixação 450.
[0070] As figuras 6A a 6C ilustram vistas detalhadas da porção de grampo 550 do retentor de grampo 500 das figuras 5A a 5C.
A figura 6A representa uma vista lateral da porção de grampo
550. A figura 6B representa uma primeira vista em perspectiva frontal da porção de grampo 550. A figura 6C representa uma segunda vista em perspectiva frontal da porção de grampo 550.
[0071] A porção de grampo 550 pode incluir a porção alavancada 552, uma base 554, uma guia 556 e uma mola 558. A porção alavancada 552 pode ser conectada à base 554 através de uma dobradiça 560. A porção alavancada 552 pode incluir um estrutura alongada que se estende da dobradiça 560. A porção alavancada 552 pode incluir uma superfície inferior que está configurada para entrar em contato ou ser imediatamente adjacente à base 554. A superfície inferior pode se conectar a uma face frontal 573 que inclui uma superfície angular que se afasta para longe a partir da base 554. A superfície angular é configurada para entrar em contato com a rampa 403 para girar a porção alavancada 552 em relação à base 554.
[0072] A dobradiça 560 pode incluir uma tira estreita de material que permite que a porção alavancada 552 gire em relação à base 554. Por exemplo, a porção alavancada 552 pode girar ao longo de uma seta 562 da figura 6A. A porção alavancada 552 pode girar de tal modo que uma superfície inferior da porção alavancada 552 possa entrar em contato ou ser imediatamente adjacente a uma superfície superior da base 554.
[0073] Um corpo, tal como o corpo 400 pode girar a porção alavancada 552 em relação à base 554. Por exemplo, com referência às figuras 2 e 6A, como o retentor de grampo 500 se traduz em uma direção x negativa, o corpo 400 pode entre em contato com uma face traseira 571 da porção alavancada 552, que pode forçar a porção alavancada 552 no sentido horário.
Além disso, conforme o retentor de grampo 500 translada na direção x positiva, a face frontal 573 da porção alavancada 552 pode entrar em contato com a rampa 403 do corpo 400. A rampa 403 pode empurrar a porção alavancada 552 para longe da base 554.
[0074] Com referência às figuras 6A a 6C, a porção alavancada 552 pode definir uma fenda da guia 568. A fenda da guia 568 pode ser definida na superfície inferior da porção alavancada
552. Como melhor mostrado na figura 6C, a fenda da guia 568 pode incluir uma porção semicilíndrica 581 e uma porção retangular 583. A porção retangular 583 se estende para um lado da porção alavancada 552. A porção retangular 583 pode incluir uma dimensão que é substancialmente igual a um diâmetro da porção semicilíndrica 581.
[0075] A guia 556 pode se estender da base 554 em uma direção para à porção alavancada 552. A guia 556 pode ser substancialmente cilíndrica e pode ter uma porção chanfrada 585 (Figura 6B) na extremidade oposta à base 554. A porção chanfrada 585 pode aumentar a eficácia da liberação de uma banda que é disposta pela porção de grampo 550. Por exemplo, uma redução no diâmetro da guia 556 pode reduzir a probabilidade da banda ser presa pela guia 556.
[0076] A fenda da guia 568 pode ser definida de modo que a guia 556 possa ser posicionada e disposta na fenda da guia
568. Por exemplo, quando a porção alavancada 552 é posicionada contra a base 554 (por exemplo, girada em direção à base 554), a guia 556 pode ser posicionada na fenda da guia 568. A guia 556 pode incluir um diâmetro que é substancialmente semelhante à porção semicilíndrica 581 da fenda da guia 568.
[0077] A mola 558 pode se estender a partir da base 554. A mola 558 pode incluir uma tira de material que é flexível e rígida. Por exemplo, na modalidade representada, a mola 558 inclui um arco de material com um vazio definido entre a mola 558 e a base 554. A mola 558 pode ser configurada para fixar a porção de grampo 550 na cavidade de fixação 450.
[0078] As figuras 7A e 7B ilustram um exemplo de uma montagem do retentor de grampo 500 das figuras 5A a 6C com o corpo 400 das figuras 4A a 4C. A figura 7A representa o retentor de grampo 500 em uma primeira posição em relação ao corpo 400. A figura 7B representa o retentor de grampo 500 em uma segunda posição em relação ao corpo 400.
[0079] Na primeira posição da figura 7A, a porção de grampo 550 do retentor de grampo 500 está posicionada na cavidade de fixação 450. Por exemplo, a porção alavancada 552 ou pelo menos uma parte dela está posicionada dentro da cavidade de fixação
450. Uma parede superior 491 da cavidade de fixação 450 pode entrar em contato com a porção alavancada 552 e pode pressionar a porção alavancada 552 em direção à base 554. Na primeira posição, a guia 556 pode ser posicionada na fenda da guia 568.
A mola 558 pode pressionar a porção alavancada 552 contra a parede superior 491.
[0080] Com referência às figuras 3 e 7A, a banda 108 pode incluir orifícios que podem ser colocados sobre a guia 556.
Como o retentor de grampo 500 está configurado na primeira posição, a porção de grampo 550 pode reter a banda 108 pressionando a guia 556 na fenda da guia 568. À medida que o retentor de grampo 500 é transladado na direção x negativa, a banda 108 pode ser puxada para dentro da cavidade de fixação 450, que pode apertar a banda 108 em torno de um dente.
[0081] Na segunda posição da figura 7B, a porção alavancada 552 pode entrar em contato com a rampa 403. A rampa 403 pode levantar a porção alavancada 552 da base 554, de modo que a guia 556 não esteja mais posicionada na fenda da guia 568.
Como a porção alavancada 552 é empurrada para cima da rampa 403, uma porção da porção alavancada 552 pode sobressair da janela 416.
[0082] Com referência às figuras 3 e 7A, com a porção alavancada 552 separada da base 554, os orifícios da banda 108 podem ser removidos da guia 556. Por conseguinte, na segunda posição da figura 7B, a banda 108 pode ser liberada da porção de grampo 550. Como descrito acima, para fazer a transição da primeira posição para a segunda posição, o retentor de grampo 500 pode ser transladado na cavidade de fixação 450. Por exemplo, o retentor de grampo 500 pode ser transladado substancialmente na direção x das figuras 7A e 7B.
[0083] As figuras 8A a 8D ilustram uma modalidade exemplificativa da cabeça articulada alada 600 que pode ser implementada nos primeiros dispositivos de matriz dentária 100 das figuras 1 e 3. A figura 8A representa uma vista lateral da cabeça articulada alada 600. A figura 8B representa uma vista superior da cabeça articulada alada 600. A figura 8C é uma vista em perspectiva da cabeça articulada alada 600. A figura 8D mostra uma vista frontal da cabeça articulada alada 600.
[0084] Com referência às figuras 8A e 8B, a cabeça articulada alada 600 pode incluir duas porções laterais 602A e 602B (geralmente, porção lateral 602 ou porções laterais 602) que são conectadas por uma porção central 604. As asas 613 também podem se estender da porção central 604. Por exemplo, as porções laterais 602 podem se estender na direção x negativa a partir da porção central 604. Além disso, as asas 613 podem se estender na direção y e na direção y negativa.
[0085] Em algumas modalidades, as porções laterais 602 podem ser conectadas à porção central 604 em ângulos retos. Por exemplo, as porções laterais 602 podem ser orientadas em cerca de 90 graus em relação à porção central 604. Da mesma forma, as asas 613 podem ser conectadas à porção central 604 em ângulos retos. Por exemplo, as asas 613 podem ser orientadas em cerca de 90 graus em relação à porção central 604. As porções laterais 602 podem ser anguladas uma em direção à outra quando encontram a porção central 604. Por exemplo, quando as porções laterais 602 encontram a porção central 604, as porções laterais 602 podem se estender uma em direção à outra.
[0086] Com referência às figuras 8C e 8D, a porção central 604 pode se estreitar à medida que a porção central 604 se estende a partir das porções laterais 602. A porção central 604 pode definir um orifício central 606. O orifício central 606 pode ser alongado em uma primeira direção definida entre as porções laterais 602. O orifício central 606 pode incluir uma largura definida perpendicular à primeira direção. A largura pode ser menor que a dimensão alongada na primeira direção. O orifício central 606 pode ser configurado para receber uma banda como a banda 108 das figuras 1 a 3. Por exemplo, a banda pode ser presa ao redor de um dente ou posicionada no orifício central 606.
[0087] Com referência às figuras 8A e 8C, as porções laterais 602 podem cada uma definir uma abertura 608. Por exemplo, as aberturas 608 de cada uma das porções laterais 602A e 602B são mostradas na figura 8C. As aberturas 608 podem ser configuradas para receber um retentor de articulação, tal como os retentores de articulação 431 do corpo 400. As aberturas 608 podem ser configuradas para reter os retentores de articulação 431, que podem anexar a cabeça articulada 600 ao corpo 400. Na modalidade representada, as aberturas 608 incluem uma seção transversal quadrada arredondada. Por exemplo, como visto na figura 8A, a seção transversal quadrada arredondada da abertura 608 é mostrada. As aberturas 608 podem se estender através das porções laterais 602.
[0088] Em algumas modalidades, as aberturas 608 podem incluir uma parede escalonada. Por exemplo, a parede escalonada pode definir um volume mais próximo de uma superfície externa 612 que é maior que um volume interno, que está mais próximo de uma superfície interna oposta à superfície externa. A parede escalonada pode ser configurada para acomodar a cabeça e um pescoço (por exemplo, cabeça 433 e pescoço 435) de um retentor de articulação.
[0089] A parede escalonada das aberturas 608 permite que a cabeça articulada 600 se interligue/engate com o corpo (por exemplo, 400) durante o uso. Por exemplo, quando uma banda (108 da figura 3) é apertada, a tensão na banda 108 pode criar uma pressão nas porções laterais 602. A pressão é representada na figura 8C pelas setas 617. A pressão 617 pode ser orientada em uma direção que faz com que as porções laterais 602 se afastem umas das outras e fiquem desengatadas com os retentores de articulação. A parede escalonada impede que as porções laterais 602 fiquem desengatadas com os retentores de articulação. Especificamente, a parede escalonada engata com os retentores de articulação em uma direção substancialmente oposta à da pressão 617.
[0090] A seção transversal quadrada arredondada da abertura 608 pode permitir que a cabeça articulada 600 seja posicionada em três orientações em relação ao corpo 400. Alguns detalhes adicionais das orientações são descritos com referência às figuras 11A a 11C.
[0091] As figuras 9A a 9D ilustram uma modalidade exemplificativa da cabeça articulada 700 que pode ser implementada no segundo dispositivo de matriz dentária 200 das figuras 2 e 3. A figura 9A mostra uma vista lateral da cabeça articulada 700. A figura 9B mostra uma parte superior vista da cabeça articulada 700. A figura 9C é uma vista em perspectiva da cabeça articulada 700. A figura 9D representa uma vista frontal da cabeça articulada 700.
[0092] Com referência à figura 9B, a cabeça articulada 700 pode incluir duas porções laterais 702A e 702B (geralmente, porção lateral 702 ou porções laterais 702) que são conectadas por uma porção central 704. Em algumas modalidades, as porções laterais 702 podem ser conectadas à porção central 704 em ângulos retos. Por exemplo, as porções laterais 702 podem ser orientadas em cerca de 90 graus em relação à porção central
704.
[0093] As porções laterais 702 podem ser anguladas uma em direção à outra quando encontram a porção central 704. Por exemplo, quando as porções laterais 702 encontram a porção central 704, as porções laterais 702 podem se estender uma em direção à outra.
[0094] Com referência às figuras 9C e 9D, a porção central 704 pode se estreitar à medida que a porção central 704 se estende a partir das porções laterais 702. A porção central 704 pode definir um orifício central 706. O orifício central 706 pode ser alongado em uma primeira direção definida entre as porções laterais 702. O orifício central 706 pode incluir uma largura que é definida perpendicularmente à primeira direção. A largura pode ser menor que a dimensão alongada na primeira direção.
[0095] O orifício central 706 pode ser configurado para receber uma banda. Por exemplo, a banda pode ser enrolada em torno de um dente ou posicionada no orifício central 706. A forma do orifício central 706 pode ser configurada para rotear duas extremidades da banda próximas uma da outra, de modo que a banda forme uma alça.
[0096] Com referência às figuras 9A e 9C, as porções laterais 702 podem cada uma definir uma abertura 708, que pode ser substancialmente semelhante à abertura 608 das figuras 6A a 6D. A seção transversal quadrada arredondada da abertura 708 pode permitir que a cabeça articulada alada 600 seja posicionada em três orientações em relação ao corpo 400. Alguns detalhes adicionais das orientações são descritos com referência às figuras 11A a 11C.
[0097] As figuras 10A a 10C ilustram uma modalidade exemplificativa do botão 800 que pode ser implementado pelos dispositivos de matriz 100/200. A figura 10A representa uma primeira vista em perspectiva do botão 800. A figura 10B representa uma vista em perspectiva traseira do botão 800. A figura 10C representa uma vista em corte do botão 800.
[0098] O botão 800 inclui um corpo de botão 806 que é substancialmente cilíndrico. O corpo do botão 806 se estende de uma primeira extremidade 802 para uma segunda extremidade
804. O corpo do botão 806 inclui características externas definidas em uma superfície externa do corpo do botão 806. A características externas podem incluir sulcos longitudinais 808 e um anel de base 810. O anel de base 810 está incluído na segunda extremidade 804. O anel de base se estende por uma porção do comprimento até o corpo do botão 806. As cristas longitudinais 808 se estendem do anel de base 810 até a primeira extremidade 802.
[0099] Como melhor representado na figura 10B, as cristas longitudinais 808 geralmente incluem estruturas elevadas que podem ser separadas por porções inferiores. Uma borda externa e uma superfície externa das saliências longitudinais 808 podem ter a forma de onda. Por exemplo, a borda externa e a superfície externa das cristas longitudinais 808 podem ter um padrão em forma de onda senoidal ou outro padrão em forma de onda adequado. Em algumas modalidades, as cristas longitudinais 808 podem ter larguras diferentes na porção superior/externa. Na figura 10B, duas larguras 812 e 814 estão marcadas. Uma primeira largura 812 pode ser maior que uma segunda largura
814. O botão 800 pode incluir várias cristas longitudinais 808 tendo uma primeira largura 812 e várias cristas longitudinais 808 tendo várias cristas longitudinais 808 tendo uma segunda largura 814. Em operação, um usuário pode colocar seus dedos contra as cristas longitudinais 808. O usuário pode então aplicar uma força de rotação que resulta em uma rotação do botão 800.
[00100] O corpo do botão 806 pode definir um volume interno do botão 816. O volume interno do botão 816 pode se estender da primeira extremidade 802 à segunda extremidade 804. O volume interno do botão 816 pode incluir um ou mais subvolumes. Como melhor mostrado na figura 10C, o volume interno do botão 816 pode incluir um subvolume de saída 818, um subvolume rosqueado 820 e um subvolume 822 de conexão. O subvolume de saída 822 pode ser substancialmente cilíndrico ou pode incluir um ou mais porções cônicas. O subvolume de saída 818 pode estar aberto na primeira extremidade 802. Uma porção rosqueada de uma liberação de grampo, tal como a porção rosqueada 505 do retentor de grampo 500, pode se estender para o subvolume de saída 818. Por exemplo, como a liberação do grampo translada em um corpo, uma parte da porção rosqueada pode se estender para o subvolume de saída 818.
[00101] O subvolume de fixação 822 pode ser configurado para se conectar a um corpo, tal como o corpo 400. O subvolume de fixação 822 pode se estender da segunda extremidade 804 ao subvolume rosqueado 820. O subvolume de fixação 822 pode ser moldado para criar um acessório de encaixe com o corpo 400.
Por exemplo, com referência às figuras 4A e 10C. O corpo 400 inclui a porção de fixação 401. A porção de fixação 401 pode ser configurada para ser retida no subvolume 822. Com a porção de fixação 401 do corpo 400 retida no subvolume 822, o botão 800 pode ser retido em relação ao corpo 400, o que pode impedir que o botão 800 seja puxado do corpo 400. Além disso, com a porção de fixação 401 do corpo 400 retida no subvolume de fixação 822, o botão 800 pode ser capaz de girar em relação ao corpo 400. Por conseguinte, o botão 800 pode ser retido em relação ao corpo 400 e pode girar em relação ao corpo 400.
[00102] Com referência à figura 10C, o subvolume rosqueado 820 pode se estender do subvolume de fixação 822 para o subvolume de saída 822. O subvolume rosqueado 820 pode ter segmentos definidos no mesmo. As roscas do subvolume rosqueado 820 podem ser moldadas para interagir com uma porção rosqueada de uma liberação de grampo, como a porção rosqueada 505 do retentor de grampo 500. À medida que o botão 800 gira, a liberação de grampo pode transladar em relação ao botão 800 Por exemplo, quando o botão 800 é girado em uma primeira direção, a liberação do grampo pode ser traduzida na direção x e quando o botão 800 é girado em uma segunda direção, a liberação do grampo pode ser traduzida na direção x negativa.
[00103] As figuras 11A a 11C ilustram o segundo dispositivo de matriz dentária 200 em várias configurações. Na figura 11A, o segundo dispositivo de matriz dentária 200 é representado em uma configuração em linha. Na configuração em linha, a banda
108 é estendida substancialmente na mesma direção que uma dimensão longitudinal 1102 do corpo 400.
[00104] Na configuração em linha da figura 11A, o retentor de articulação 431 pode ser posicionado na abertura 708. Quando posicionado na configuração em linha, o retentor de articulação substancialmente quadrado 431 pode entrar em contato com cada lado da abertura 708. Isso é o retentor de articulação substancialmente quadrado 431 pode caber dentro da abertura 708 que também é substancialmente quadrada.
[00105] Na figura 11B, o segundo dispositivo de matriz dentária 200 é representado em uma primeira configuração angular. Na primeira configuração angular, a banda 108 é angular em relação à dimensão longitudinal 1102 do corpo 400.
Na primeira configuração angular da figura 11B, o retentor de articulação 431 pode ser posicionado na abertura 708. Quando posicionado na primeira configuração angular, o retentor de articulação substancialmente quadrado 431 pode entrar em contato com cada lado da abertura 708. Além disso, o retentor de articulação substancialmente quadrado 431 pode caber dentro da abertura 708 que também é substancialmente quadrada.
[00106] Na figura 11C, o segundo dispositivo de matriz dentária 200 é representado em uma segunda configuração angular. Na segunda configuração angular, a banda 108 é angular em relação à dimensão longitudinal 1102 do corpo 400. Na segunda configuração angular da figura 11B, o retentor de articulação 431 pode ser posicionado na abertura 708. Quando posicionado na segunda configuração angular, o retentor de articulação substancialmente quadrado 431 pode entrar em contato com cada lado da abertura 708. Além disso, o retentor de articulação substancialmente quadrado 431 pode caber dentro da abertura 708 que também é substancialmente quadrada.
[00107] Nas modalidades das figuras 11A a 11C, existem três configurações. Em outras modalidades, pode haver mais de três configurações. Nestas e em outras modalidades, a abertura 708 e o retentor de articulação 431 podem incluir uma forma, da seção transversal, diferente de um quadrado. Por exemplo, em modalidades com cinco configurações, a abertura 708 e o retentor de articulação 431 podem incluir uma seção transversal do hexágono. Além disso, as figuras 11A a 11C representam o segundo dispositivo de matriz dentária 200. O primeiro dispositivo de matriz dentária 100 também pode ser configurável nas três configurações das figuras 11A a 11C.
[00108] A figura 12 é um fluxograma de um método exemplificativo 1200 de isolamento de pelo menos uma porção (por exemplo, uma superfície externa) de um dente de acordo com pelo menos uma modalidade da presente divulgação. O método 1200 pode ser implementado durante um procedimento de restauração dentária em algumas modalidades. O método 1200 pode ser realizado usando um ou mais dos dispositivos de matriz dentária (por exemplo, 100 e 200) descritos na presente divulgação. Embora ilustrados como blocos discretos, vários blocos na figura 12 podem ser divididos em blocos adicionais,
combinados em menos blocos ou eliminados, dependendo da implementação desejada.
[00109] O método 1200 pode começar no bloco 1202 no qual uma banda pode ser posicionada em torno de pelo menos uma porção de um dente. A banda pode ser posicionada em torno de um dente, de modo que uma superfície lateral interna da banda seja adjacente a pelo menos uma porção de uma superfície externa do dente. No bloco 1204, um retentor de grampo pode ser transladado em uma primeira direção. A translação de um retentor de grampo na primeira direção pode puxar a banda para dentro de uma cavidade de grampo que pode ser definida pelo menos parcialmente por um corpo de um dispositivo de matriz dentária. Em algumas modalidades, o retentor de grampo pode incluir uma porção de grampo com uma porção alavancada que retém a banda em relação ao corpo e o retentor de grampo pode incluir uma porção rosqueada. A translação do retentor de grampo na primeira direção pode reduzir o comprimento de uma porção da banda que se estende a partir do corpo. Além disso, em algumas modalidades, a translação do retentor de grampo na primeira direção pode incluir a rotação de um botão na primeira direção de rotação. O botão pode estar em interface com a porção rosqueada e pode ser fixado a uma porção de fixação do corpo.
[00110] No bloco 1206, uma cabeça articulada pode ser configurada em relação a uma porção retentora de articulação do corpo. A porção de cabeça articulada pode incluir um retentor de articulação que é substancialmente quadrado. A configuração da cabeça articulada pode incluir o posicionamento da cabeça articulada em uma ou mais orientações, tal como em uma primeira orientação em relação ao corpo, em uma segunda orientação em relação ao corpo e em uma terceira orientação em relação ao corpo. Na primeira orientação, a banda pode estar em um primeiro ângulo substancialmente reto em relação ao corpo. Na segunda orientação, a banda pode estar substancialmente alinhada com o corpo. Na terceira orientação, a banda pode estar em um segundo ângulo substancialmente reto em relação ao corpo.
[00111] No bloco 1208, o retentor de grampo pode ser transladado em uma segunda direção. O retentor de grampo pode ser transladado em uma segunda direção após um procedimento de restauração dentária. A translação do retentor de grampo na segunda direção pode incluir empurrar a porção alavancada para cima de uma rampa do corpo. Empurrar a porção alavancada para cima da rampa pode separar a porção alavancada de uma base da porção de grampo, o que pode liberar a banda da porção de grampo. A porção alavancada pode se projetar da cavidade de fixação através de uma janela, a qual pode ser posicionada próxima ou imediatamente adjacente à rampa. A translação do retentor de grampo na segunda direção pode incluir a rotação do botão em uma segunda direção de rotação. Em algumas circunstâncias, o método 1200 ou partes deste podem ser realizadas várias vezes com vários dispositivos de matriz dentária.
[00112] Um especialista na técnica apreciará que, para este e outros procedimentos e métodos divulgados neste documento, as funções desempenhadas nos processos e métodos podem ser implementadas em ordem diferente. Além disso, as etapas e operações descritas são fornecidas apenas como exemplos, e algumas das etapas e operações podem ser opcionais, combinadas em menos etapas e operações ou expandidas em etapas e operações adicionais sem prejudicar as modalidades divulgadas.
[00113] Um especialista na técnica apreciará que, para este e outros procedimentos e métodos divulgados neste documento, as funções desempenhadas nos processos e métodos podem ser implementadas em ordem diferente. Além disso, as etapas e operações descritas são fornecidas apenas como exemplos, e algumas das etapas e operações podem ser opcionais, combinadas em menos etapas e operações ou expandidas em etapas e operações adicionais sem prejudicar as modalidades divulgadas.
[00114] Uma pessoa versada na técnica apreciará, depois de revisar esta divulgação, que os dispositivos de matriz podem ter outras formas, tamanhos, configurações e disposições adequadas, dependendo, por exemplo, do uso pretendido. Um especialista na técnica também apreciará que diferentes componentes dos dispositivos da matriz podem ter várias formas, tamanhos, configurações e disposições, dependendo, por exemplo, do uso pretendido dos dispositivos da matriz. Além disso, uma pessoa versada na técnica apreciará que os dispositivos de matriz podem incluir qualquer número adequado ou combinação de características ou aspectos.
[00115] Embora a presente invenção tenha sido descrita em termos de certas modalidades preferidas, outras modalidades se tornaram aparentes para aqueles versados na técnica e também estarão dentro do escopo desta invenção. Por conseguinte, pretende-se que o escopo da invenção seja definido pelas reivindicações que seguem.

Claims (20)

REIVINDICAÇÕES
1. Dispositivo de matriz dentária CARACTERIZADO pelo fato de compreender: uma banda que está configurada para ser posicionada em torno de um dente; um corpo, incluindo uma cavidade de fixação que se estende através deste, uma abertura e uma rampa inclinada em direção à abertura; um botão, configurado para ser fixado rotativamente em relação a uma extremidade do corpo; e um retentor de grampo, pelo menos parcialmente, posicionado na cavidade de fixação, o retentor de grampo inclui: uma porção rosqueada, que faz interface com o botão, de modo que a rotação do botão translade o retentor de grampo na cavidade de fixação; e uma porção de grampo, que inclui uma porção alavancada e uma base, sendo a porção de grampo configurável em um primeiro arranjo no qual a porção alavancada e a base estão posicionadas no corpo e em um segundo arranjo no qual pelo menos uma porção da porção alavancada se estende através da abertura.
2. Dispositivo de matriz dentária, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que:
a translação do retentor de grampo em uma primeira direção puxa o retentor para dentro da cavidade de fixação e reduz o comprimento de uma porção da banda que se estende do corpo; e a translação do retentor de grampo em uma segunda direção empurra a porção alavancada para cima da rampa para transferir o retentor de grampo do primeiro arranjo para o segundo arranjo para liberar a banda da porção de grampo.
3. Dispositivo de matriz dentária, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que: o retentor de grampo inclui ainda uma dobradiça; e a dobradiça inclui uma tira de material que permite que a porção alavancada gire em relação à base, de modo que uma superfície inferior da porção alavancada entre em contato ou seja posicionada imediatamente adjacente a uma superfície superior da base quando o retentor de grampo é configurado na primeira disposição.
4. Dispositivo de matriz dentária, de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADO pelo fato de que o retentor de grampo inclui ainda uma mola que se estende da base em uma superfície oposta à superfície superior, a mola sendo configurada para pressionar contra uma superfície interna da cavidade de fixação para forçar a base em direção à porção alavancada.
5. Dispositivo de matriz dentária, de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADO pelo fato de que: a banda define uma abertura em cada extremidade; o retentor de grampo inclui uma guia que se estende da superfície superior da base; a porção alavancada define uma fenda da guia que está configurada para receber a guia; na primeira disposição, a guia é posicionada nas aberturas da banda e na fenda da guia da porção alavancada; e no segundo arranjo, a guia é retirada da fenda da guia.
6. Dispositivo de matriz dentária, de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADO pelo fato de que a fenda da guia inclui uma porção semicilíndrica e uma porção retangular que se estende para fora de um lado da porção alavancada.
7. Dispositivo de matriz dentária, de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADO pelo fato de que: a abertura é definida na superfície de uma reentrância do corpo; a rampa inclui uma superfície da reentrância e inclinações em direção à abertura; a porção alavancada se estende da cavidade de fixação para a rampa; e à medida que a porção alavancada é pressionada na rampa, a porção alavancada se afasta da base.
8. Dispositivo de matriz dentária, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende ainda uma cabeça articulada, em que: o corpo inclui uma porção de cabeça articulada que está configurada para ser anexada à cabeça articulada; e a banda sai do corpo na primeira extremidade e se estende do corpo através da cabeça articulada.
9. Dispositivo de matriz dentária, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADO pelo fato de que: a porção de cabeça articulada inclui um retentor de articulação que é substancialmente quadrado; e a cabeça articulada é configurável em três orientações em relação ao corpo.
10. Dispositivo de matriz dentária, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADO pelo fato de que a cabeça articulada inclui: uma porção central; duas porções laterais que são conectadas pela porção central em ângulos retos e anguladas uma direção a outra quando as duas porções laterais encontram a porção central; e a porção central se estreita à medida que a porção central se estende das porções laterais.
11. Dispositivo de matriz dentária, de acordo com a reivindicação 10, CARACTERIZADO pelo fato de que a cabeça articulada inclui uma cabeça articulada alada.
12. Dispositivo de matriz dentária, de acordo com a reivindicação 10, CARACTERIZADO pelo fato de que: a porção central define um orifício central que inclui uma dimensão alongada em uma primeira direção definida entre as duas porções laterais; o orifício central está configurado para receber duas extremidades da banda próximas uma da outra, de modo que a banda forma um laço; o orifício central inclui uma largura que é definida perpendicularmente à primeira direção; e a largura é menor do que a dimensão alongada do orifício central.
13. Dispositivo de matriz dentária, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: um corpo que inclui uma cavidade de fixação, uma abertura e uma rampa imediatamente adjacente à abertura; e um retentor de grampo, pelo menos parcialmente, posicionado na cavidade do grampo, o retentor de grampo incluindo uma porção de grampo em uma primeira extremidade que inclui uma porção de alavanca que é conectada rotativamente a uma base, em que: a translação do retentor de grampo em uma primeira direção puxa o retentor de grampo para dentro da cavidade de fixação, de modo que uma superfície inferior da porção alavancada gire em direção a uma superfície superior da base; e a translação do retentor de grampo em uma segunda direção empurra a porção alavancada para cima da rampa para separar a superfície inferior da porção alavancada da superfície superior da base.
14. Dispositivo de matriz dentária, de acordo com a reivindicação 13, CARACTERIZADO pelo fato de que: o retentor de grampo inclui ainda uma mola que se estende da base em uma superfície oposta para a superfície superior; e a mola está configurada para pressionar contra uma superfície interna da cavidade de fixação para forçar a base em direção à porção alavancada.
15. Dispositivo de matriz dentária, de acordo com a reivindicação 13, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende ainda uma banda que está configurada para ser posicionada em torno de um dente, em que: a banda define uma abertura em cada extremidade; o retentor de grampo inclui uma guia que se estende da superfície superior da base; a porção alavancada define uma fenda da guia que está configurada para receber a guia; e a guia está posicionada nas aberturas da banda e na fenda da guia.
16. Dispositivo de matriz dentária, de acordo com a reivindicação 15, CARACTERIZADO pelo fato de que:
a translação do retentor de grampo na primeira direção reduz o comprimento de uma porção da banda que se estende do corpo; e a translação do retentor de grampo na segunda direção retira a guia da fenda da guia e permite a liberação da banda da porção de grampo.
17. Dispositivo de matriz dentária, de acordo com a reivindicação 15, CARACTERIZADO pelo fato de que a fenda da guia inclui uma porção semicilíndrica e uma porção retangular que se estende para fora de um lado da porção alavancada.
18. Dispositivo de matriz dentária, de acordo com a reivindicação 15, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende ainda: uma cabeça articulada que é rotativamente ligada a uma porção retentora de articulação do corpo; e uma banda que está configurada para ser posicionada em torno de um dente e a banda sai do corpo em uma primeira extremidade e se estende do corpo através da cabeça articulada, em que: a porção de cabeça articulada inclui um retentor de articulação que é substancialmente quadrado; e a cabeça articulada é configurável em uma primeira orientação em relação ao corpo em que a banda está em um primeiro ângulo substancialmente reto em relação ao corpo, em uma segunda orientação em relação ao corpo em que a banda está substancialmente alinhada com o corpo e em uma terceira orientação em relação ao corpo em que a banda está em um segundo ângulo substancialmente reto em relação ao corpo.
19. Dispositivo de matriz dentária, de acordo com a reivindicação 18, CARACTERIZADO pelo fato de que a cabeça articulada inclui: duas porções laterais; e uma porção central que conecta as duas porções laterais e define um orifício central que é alongado em uma primeira direção entre as porções laterais, em que: a porção central se estreita à medida que a porção central se estende das porções laterais; e as duas porções laterais são anguladas uma em direção à outra.
20. Dispositivo de matriz dentária, de acordo com a reivindicação 19, CARACTERIZADO pelo fato de que a cabeça articulada inclui uma cabeça articulada alada.
BR112020002600-0A 2017-08-25 2018-08-24 dispositivos de matriz dentária BR112020002600A2 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201762550549P 2017-08-25 2017-08-25
US62/550,549 2017-08-25
US16/111,023 US11090136B2 (en) 2017-08-25 2018-08-23 Dental matrix devices
US16/111,023 2018-08-23
PCT/US2018/048022 WO2019040917A1 (en) 2017-08-25 2018-08-24 DENTAL MATRIX DEVICES

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112020002600A2 true BR112020002600A2 (pt) 2020-07-28

Family

ID=65434098

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112020002600-0A BR112020002600A2 (pt) 2017-08-25 2018-08-24 dispositivos de matriz dentária

Country Status (7)

Country Link
US (1) US11090136B2 (pt)
EP (1) EP3672517A4 (pt)
CN (1) CN111031959A (pt)
AU (1) AU2018322393B2 (pt)
BR (1) BR112020002600A2 (pt)
GB (1) GB2579452B (pt)
WO (1) WO2019040917A1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US11090136B2 (en) 2017-08-25 2021-08-17 Ultradent Products, Inc. Dental matrix devices
USD919817S1 (en) 2017-08-25 2021-05-18 Ultradent Products, Inc. Knob of a dental matrix device
USD860462S1 (en) * 2017-08-25 2019-09-17 Ultradent Products, Inc. Dental matrix device
GB201907008D0 (en) * 2019-05-17 2019-07-03 Magic Trix Ltd Dental apparatus

Family Cites Families (26)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US348628A (en) 1886-09-07 Dental matrix
US1348257A (en) * 1919-01-02 1920-08-03 Louis P Wagner Combination inlay and orthodontia clamp
US2286021A (en) 1940-06-28 1942-06-09 Stanford Horrie Burton Dental matrix clamp
US2439703A (en) * 1946-06-18 1948-04-13 Benjamin F Tofflemire Matrix retainer
US2786273A (en) * 1955-06-02 1957-03-26 Reiter David All-purpose dental retainer
US3020638A (en) * 1959-03-09 1962-02-13 Benjamin F Tofflemire Combination dental instrument defining a matrix band retainer and clamping block forthe band
US2964847A (en) * 1959-08-31 1960-12-20 Benjamin F Tofflemire Combination dental appliance defining a traction instrument and detachable clamping bocks for matrix bands
US3105301A (en) * 1962-04-02 1963-10-01 Benjamin F Tofflemire Dental retainer with crimping device for matrix band retaining clamp
US3462841A (en) 1968-01-16 1969-08-26 Ira V Ainsworth Dental matrix equipment
US3613245A (en) * 1969-11-03 1971-10-19 Sigmund P Knight Matrix retainer
US3517444A (en) * 1969-11-28 1970-06-30 Benjamin F Tofflemire Reversible dental matrix band retaining clamp
EP0227590A1 (en) * 1985-12-19 1987-07-01 Hawe-Neos Dental Dr. H. von Weissenfluh S.A. Improved matrix holder for dentistry
US5055045A (en) * 1991-03-18 1991-10-08 Dickie Robert G Disposable dental matrix retainer clamp
US5342197A (en) * 1994-01-19 1994-08-30 Innovadent Technologies Ltd. Dental matrix retainer clamp
US5460525A (en) 1994-03-07 1995-10-24 Rashid; Paul L. Dual matrix band retainer
AU8489298A (en) 1997-08-27 1999-03-16 John E. Garrison Improved dental wedge for utilization in dental restoration
AU6222400A (en) * 1999-07-19 2001-02-05 Ultradent Products, Inc. Textured dental matrix bands and related systems and methods
US6234793B1 (en) * 1999-07-19 2001-05-22 Ultradent Products, Inc. Textured dental matrix bands and related methods
US20020155410A1 (en) 2001-04-19 2002-10-24 Bills Dan J. Anatomically shaped sectional matrix band retainers
GB0820074D0 (en) 2008-11-01 2008-12-10 Astek Innovations Ltd Dental matrix clamp
JP6144269B2 (ja) 2011-11-02 2017-06-07 デンツプライ シロナ インコーポレーテッド マトリックスバンドリテーナー
US9687970B2 (en) 2015-08-24 2017-06-27 Plus Craft Industrial Co., Ltd. Oil core wrench
CA3014640C (en) 2016-02-23 2023-11-21 Dentsply Sirona Inc. Circumferential matrix system
USD792594S1 (en) 2016-05-10 2017-07-18 Dentsply Sirona Inc. Circumferential matrix system
USD860462S1 (en) 2017-08-25 2019-09-17 Ultradent Products, Inc. Dental matrix device
US11090136B2 (en) 2017-08-25 2021-08-17 Ultradent Products, Inc. Dental matrix devices

Also Published As

Publication number Publication date
AU2018322393A1 (en) 2020-01-16
EP3672517A4 (en) 2021-08-18
US11090136B2 (en) 2021-08-17
AU2018322393B2 (en) 2021-05-20
EP3672517A1 (en) 2020-07-01
GB2579452A (en) 2020-06-24
GB201918911D0 (en) 2020-02-05
US20190060032A1 (en) 2019-02-28
GB2579452B (en) 2022-08-10
WO2019040917A1 (en) 2019-02-28
CN111031959A (zh) 2020-04-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112020002600A2 (pt) dispositivos de matriz dentária
ES2879447T3 (es) Aplicador de clips quirúrgicos endoscópicos que incluye un conjunto contador
JP5038329B2 (ja) 歯列不正を処置するための歯列矯正デバイスおよび方法
ES2310421T3 (es) Un especulo.
ES2527279T3 (es) Conectores de electrodo biomédico
ES2895905T3 (es) Dispositivo universal de fijación de catéteres
BR0117289B1 (pt) instrumento de segurar para retentor de aba cranial.
US5899853A (en) Double grip surgical retractor stay
BR112014001291B1 (pt) Dispositivo médico para engate de tecido com garras giratórias destacáveis
BRPI0809910B1 (pt) Dispositivo de segurança para prender um dispositivo de fixação sendo dotado de uma seção alongada
ES2668849T3 (es) Pinza cruzada aórtica
BRPI0416213B1 (pt) presilha guia para a orientação da colocação de fio-guia no fêmur
BR112020023896A2 (pt) clip endoscópico destacável para anastomose
BR112015010441B1 (pt) Braçadeira de crânio e método para mudar uma distância entre um primeiro braço e um segundo braço de uma braçadeira de crânio
BR112020008129A2 (pt) abridor de boca para expor a região palatina e orofaríngea de um paciente
US4887965A (en) Adjustable mouth prop
US20110151406A1 (en) Dental articulating paper forceps
KR20140102802A (ko) 치아 발치기
US20170156819A1 (en) Dental dam clamp
CN109008922B (zh) 医用口腔检查器
US9351814B2 (en) Device for attaching or removing dental or surgical components
JP2004537379A (ja) Pegチューブのアダプタのためのアセンブリ部材、およびこの種のアセンブリ部材を含むpegチューブのためのアダプタ
CN109172009B (zh) 患者具有更佳就医体验的口腔检查用医疗器械
CN110393650B (zh) 矫正张口器
BR112021015001A2 (pt) Suporte ortodôntico

Legal Events

Date Code Title Description
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 4A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2685 DE 21-06-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.