BR112020002140A2 - dispositivo gerador de aerossol que tem uma bobina indutora com separação reduzida - Google Patents

dispositivo gerador de aerossol que tem uma bobina indutora com separação reduzida Download PDF

Info

Publication number
BR112020002140A2
BR112020002140A2 BR112020002140-7A BR112020002140A BR112020002140A2 BR 112020002140 A2 BR112020002140 A2 BR 112020002140A2 BR 112020002140 A BR112020002140 A BR 112020002140A BR 112020002140 A2 BR112020002140 A2 BR 112020002140A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
aerosol generating
generating device
inductor coil
aerosol
coil
Prior art date
Application number
BR112020002140-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Oleg FURSA
Oleg Mironov
Tony Reevell
Ihar Nikolaevich ZINOVIK
Original Assignee
Philip Morris Products S.A.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Philip Morris Products S.A. filed Critical Philip Morris Products S.A.
Publication of BR112020002140A2 publication Critical patent/BR112020002140A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A24TOBACCO; CIGARS; CIGARETTES; SIMULATED SMOKING DEVICES; SMOKERS' REQUISITES
    • A24FSMOKERS' REQUISITES; MATCH BOXES; SIMULATED SMOKING DEVICES
    • A24F40/00Electrically operated smoking devices; Component parts thereof; Manufacture thereof; Maintenance or testing thereof; Charging means specially adapted therefor
    • A24F40/40Constructional details, e.g. connection of cartridges and battery parts
    • A24F40/46Shape or structure of electric heating means
    • A24F40/465Shape or structure of electric heating means specially adapted for induction heating
    • HELECTRICITY
    • H05ELECTRIC TECHNIQUES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • H05BELECTRIC HEATING; ELECTRIC LIGHT SOURCES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; CIRCUIT ARRANGEMENTS FOR ELECTRIC LIGHT SOURCES, IN GENERAL
    • H05B6/00Heating by electric, magnetic or electromagnetic fields
    • H05B6/02Induction heating
    • H05B6/10Induction heating apparatus, other than furnaces, for specific applications
    • H05B6/105Induction heating apparatus, other than furnaces, for specific applications using a susceptor
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A24TOBACCO; CIGARS; CIGARETTES; SIMULATED SMOKING DEVICES; SMOKERS' REQUISITES
    • A24FSMOKERS' REQUISITES; MATCH BOXES; SIMULATED SMOKING DEVICES
    • A24F40/00Electrically operated smoking devices; Component parts thereof; Manufacture thereof; Maintenance or testing thereof; Charging means specially adapted therefor
    • A24F40/20Devices using solid inhalable precursors

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Electromagnetism (AREA)
  • General Induction Heating (AREA)
  • Catching Or Destruction (AREA)

Abstract

A presente invenção refere-se a um dispositivo gerador de aerossol (12) compreendendo um compartimento (16) definindo uma câmara (18) para receber pelo menos uma porção de um artigo gerador de aerossol (14) e uma bobina indutora (26) disposta dentro da câmara (18). O dispositivo gerador de aerossol (12) também compreende uma fonte de alimentação (32) e um controlador (30) conectado à bobina indutora (26) e configurado para fornecer uma corrente elétrica alternante à bobina indutora (26), de modo que, em uso, a bobina indutora (26) gera um campo magnético alternante para aquecer indutivamente um elemento susceptor (24) e, desse modo, aquece pelo menos uma porção de um artigo gerador de aerossol (14) recebido dentro da bobina indutora (26).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITIVO GERADOR DE AEROSSOL QUE TEM UMA BOBINA INDUTORA COM SEPARAÇÃO REDUZIDA".
[001] A presente invenção refere-se a um dispositivo gerador de aerossol com uma bobina indutora disposta para entrar em contato com um artigo gerador de aerossol. A presente invenção também se refere a um sistema gerador de aerossol compreendendo o dispositivo gerador de aerossol e um artigo gerador de aerossol para uso com o dispositivo gerador de aerossol.
[002] Uma série de sistemas geradores de aerossol em que um dispositivo gerador de aerossol com um aquecedor elétrico é usado para aquecer um substrato formador de aerossol, como um plugue de tabaco, tem sido proposta na técnica. Um objetivo de tais sistemas geradores de aerossol é reduzir os constituintes de fumaça nocivos conhecidos do tipo produzido pela combustão e degradação pirolítica do tabaco em cigarros convencionais. Tipicamente, o substrato gerador de aerossol é fornecido como parte de um artigo gerador de aerossol que é inserido em uma câmara ou cavidade no dispositivo gerador de aerossol. Em alguns sistemas conhecidos, para aquecer o substrato formador de aerossol a uma temperatura em que é capaz de liberar componentes voláteis que podem formar um aerossol, um elemento de aquecimento resistivo, como uma lâmina de aquecimento é inserido dentro ou em torno do substrato formador de aerossol quando o artigo é recebido no dispositivo gerador de aerossol. Em outros sistemas geradores de aerossol, um aquecedor indutivo é usado em vez de um elemento de aquecimento resistivo. O aquecedor indutivo compreende um indutor formando parte do dispositivo gerador de aerossol e um elemento susceptor eletricamente condutor dentro do dispositivo gerador de aerossol e disposto de tal modo que esteja em proximidade térmica do substrato formador de aerossol. Enquanto está sendo usado, o indutor gera um campo magnético alternante para gerar correntes de Foucault e perdas de histerese no elemento susceptor, fazendo com que o elemento susceptor aqueça, aquecendo assim o substrato formador de aerossol.
[003] Os sistemas de aquecimento indutivo dependem da transferência de energia do indutor ao elemento susceptor. Seria desejável fornecer um dispositivo gerador de aerossol que melhorasse a transferência de energia de um indutor a um elemento susceptor.
[004] De acordo com um primeiro aspecto da presente invenção, é fornecido um dispositivo gerador de aerossol que compreende um compartimento que define uma câmara para receber pelo menos uma porção de um artigo gerador de aerossol e uma bobina indutora disposta pelo menos parcialmente dentro da câmara. O dispositivo gerador de aerossol também compreende uma fonte de alimentação e um controlador conectado à bobina indutora e configurado para fornecer uma corrente elétrica alternante à bobina indutora, de modo que, em uso, a bobina indutora gera um campo magnético alternante para aquecer indutivamente um elemento susceptor e, desse modo, aquecer pelo menos uma porção de um artigo gerador de aerossol recebido dentro da câmara.
[005] Conforme usado neste documento, o termo "longitudinal" é usado para descrever a direção ao longo do eixo principal do dispositivo gerador de aerossol ou de um artigo gerador de aerossol e o termo "transversal" é usado para descrever a direção perpendicular à direção longitudinal. Ao se referir à câmara ou à bobina indutora, "longitudinal" refere-se à direção na qual um artigo gerador de aerossol é inserido na câmara ou na bobina indutora, e o termo "transversal" refere-se a uma direção perpendicular à direção na qual um artigo gerador de aerossol é inserido na câmara ou na bobina indutora.
[006] Conforme usado neste documento, o termo "largura" refere-
se à dimensão principal em uma direção transversal de um componente do dispositivo gerador de aerossol ou de um artigo gerador de aerossol, em uma localização específica ao longo de seu comprimento. O termo "espessura" refere-se à dimensão de um componente do dispositivo gerador de aerossol ou de um artigo gerador de aerossol, e, uma direção transversal perpendicular à largura.
[007] Conforme usado neste documento, o termo "substrato formador de aerossol" refere-se a um substrato capaz de liberar compostos voláteis que podem formar um aerossol. Tais compostos voláteis podem ser liberados pelo aquecimento do substrato formador de aerossol. Um substrato formador de aerossol é parte de um artigo gerador de aerossol.
[008] Conforme usado neste documento, o termo "artigo gerador de aerossol" é usado para denotar um substrato formador de aerossol que é capaz de liberar compostos voláteis que podem formar um aerossol. Por exemplo, um artigo gerador de aerossol pode ser um artigo que gera um aerossol que é diretamente inalável pelo usuário tragando ou soprando em um bocal em uma extremidade proximal ou de usuário do sistema. Um artigo gerador de aerossol pode ser descartável. Um artigo compreendendo um substrato formador de aerossol contendo tabaco é chamado de bastão de tabaco.
[009] Conforme usado neste documento, o termo "dispositivo gerador de aerossol" se refere a um dispositivo que interage com um artigo gerador de aerossol para gerar um aerossol.
[0010] Conforme usado neste documento, o termo "sistema gerador de aerossol" se refere à combinação de um artigo gerador de aerossol, conforme descrito e ilustrado em mais detalhes no presente documento, com um dispositivo gerador de aerossol, conforme descrito e ilustrado no presente documento em mais detalhes. Em um sistema gerador de aerossol, o artigo gerador de aerossol e o dispositivo gerador de aerossol cooperam para gerar um aerossol respirável.
[0011] Conforme usado neste documento, o termo "alongada" refere-se a um componente com um comprimento maior do que a sua largura e espessura, por exemplo, duas vezes maior.
[0012] Conforme usado neste documento, um "elemento susceptor" significa um elemento eletricamente condutor que aquece quando submetido a uma mudança do campo magnético. Isso pode ser o resultado das correntes de Foucault induzidas no elemento susceptor, ou ambas correntes de Foucault e perdas por histerese. Em uso, o elemento susceptor fica localizado em contato térmico ou proximidade térmica com o substrato formador de aerossol de um artigo gerador de aerossol recebido na bobina indutora do dispositivo gerador de aerossol. Desta forma, o substrato formador de aerossol é aquecido pelo elemento susceptor durante o uso de modo que um aerossol seja formado. O elemento susceptor pode formar parte do dispositivo gerador de aerossol ou parte de um artigo gerador de aerossol.
[0013] Vantajosamente, o uso do aquecimento indutivo em vez do aquecimento resistivo pode fornecer uma conversão de energia melhorada devido às perdas de energia associadas a um aquecedor resistivo, em particular, devido à resistência ao contato em conexões entre o aquecedor resistivo e a fonte de alimentação.
[0014] Vantajosamente, dispor a bobina indutora pelo menos parcialmente dentro da câmara pode reduzir ou minimizar a distância entre a bobina indutora e um elemento susceptor. Vantajosamente, dispor a bobina indutora pelo menos parcialmente dentro da câmara pode eliminar quaisquer materiais de intervenção entre a bobina indutora e o artigo gerador de aerossol. Vantajosamente, uma ou ambas as características podem maximizar a transferência de energia indutiva da bobina indutora para o elemento susceptor. Isso pode ser particularmente significativo nas modalidades em que o elemento susceptor é posicionado dentro do artigo gerador de aerossol durante o uso.
[0015] O artigo gerador de aerossol pode compreender um elemento susceptor disposto pelo menos parcialmente dentro da bobina indutora. Vantajosamente, fornecer tanto a bobina indutora quanto um elemento susceptor como partes do dispositivo gerador de aerossol torna possível construir um artigo gerador de aerossol que seja simples, barato e robusto. Os artigos geradores de aerossol são tipicamente descartáveis e produzidos em números muito maiores que os dispositivos geradores de aerossol com os quais os mesmos funcionam. Consequentemente, reduzir o custo dos artigos, mesmo que este necessite de um dispositivo mais caro, pode gerar uma economia significativa para os fabricantes e os consumidores.
[0016] Preferencialmente, o elemento susceptor é um elemento susceptor alongado. Preferencialmente, o elemento susceptor alongado está disposto para a inserção em um artigo gerador de aerossol quando o artigo gerador de aerossol é inserido na bobina indutora. Vantajosamente, um elemento susceptor alongado disposto para inserção em um artigo gerador de aerossol pode otimizar a transferência de calor do elemento susceptor a um substrato formador de aerossol do artigo gerador de aerossol.
[0017] Preferencialmente, o elemento susceptor se estende na bobina indutora e na câmara a partir da extremidade fechada da câmara.
[0018] A bobina indutora pode ser configurada para receber pelo menos uma porção de um artigo gerador de aerossol dentro da bobina indutora quando a pelo menos uma porção do artigo gerador de aerossol é recebida dentro da câmara. Preferencialmente, a bobina indutora é configurada de modo que, quando um artigo gerador de aerossol é recebido dentro da bobina indutora, a bobina indutora entre em contato com o artigo gerador de aerossol.
[0019] Vantajosamente, configurar a bobina indutora para entrar em contato com um artigo gerador de aerossol recebido dentro da bobina indutora pode aumentar o aquecimento do artigo gerador de aerossol durante o uso. Por exemplo, uma bobina indutora normalmente exibe uma quantidade relativamente pequena de aquecimento resistivo quando uma corrente elétrica alternante for fornecida à bobina indutora. Portanto, o fornecimento de contato entre a bobina indutora e o artigo gerador de aerossol pode facilitar a transferência condutora de calor da bobina indutora para o artigo gerador de aerossol.
[0020] Vantajosamente, configurar a bobina indutora para entrar em contato com um artigo gerador de aerossol recebido dentro da bobina indutora pode facilitar a retenção do artigo gerador de aerossol dentro do dispositivo gerador de aerossol durante o uso. Por exemplo, o contato entre a bobina indutora e o artigo gerador de aerossol pode fornecer um grau de atrito desejado para reduzir o risco do artigo gerador de aerossol deslizar para fora da câmara durante o uso.
[0021] O compartimento pode compreender pelo menos uma fenda que se estende através do compartimento e está em comunicação com a câmara. A bobina indutora é exposta à câmara através da fenda, de modo que a bobina indutora entre em contato com um artigo formador de aerossol recebido dentro da câmara. A bobina indutora pode se estender parcialmente através da fenda e na câmara.
[0022] O compartimento pode compreender uma porção de compartimento exterior e uma porção de compartimento interior, em que a porção de compartimento interior define a pelo menos uma fenda. Uma superfície externa da bobina indutora pode confinar uma superfície interna da porção de compartimento exterior. A bobina indutora pode ser formada de um material resiliente para polarizar a superfície externa da bobina indutora contra a superfície interna da porção de compartimento exterior.
[0023] Vantajosamente, as modalidades nas quais a bobina indutora se estende parcialmente através de pelo menos uma fenda em uma porção de compartimento interior pode facilitar a retenção da bobina indutora dentro do compartimento. Por exemplo, a bobina indutora pode ser inserida na câmara e expandida na pelo menos uma fenda contra a porção de compartimento exterior.
[0024] A bobina indutora pode estar disposta dentro da câmara. Ou seja, a bobina indutora pode estar disposta substancialmente inteiramente dentro da câmara. Uma superfície interna do compartimento pode definir pelo menos parcialmente a câmara, em que uma superfície externa da bobina indutora confina a superfície interna do compartimento. A bobina indutora pode ser formada de um material resiliente para polarizar a superfície externa da bobina indutora contra a superfície interna do compartimento.
[0025] O compartimento pode definir um recesso em uma superfície interna da câmara. Preferencialmente, uma superfície interna do compartimento forma o recesso. A bobina indutora pode pelo menos parcialmente disposto dentro do recesso. Vantajosamente, o recesso pode facilitar a retenção da bobina indutora dentro da câmara.
[0026] O recesso pode ser pré-formado no compartimento, de modo que a bobina indutora seja inserida no recesso durante a montagem do dispositivo gerador de aerossol. Por exemplo, a bobina indutora pode ser inserida na câmara e expandida no recesso. Isso pode facilitar a construção do compartimento e da bobina indutora em processos de fabricação separados.
[0027] Uma superfície externa da bobina indutora pode ser moldada com uma porção do compartimento, em que a porção moldada do compartimento forma o recesso. Vantajosamente, isso integra a fabricação do compartimento e montagem da bobina indutora com o compartimento em uma única etapa de fabricação. Por exemplo, pelo menos uma porção do compartimento pode ser formada ao moldar o compartimento sobre uma bobina indutora pré-formada. Vantajosamente, a moldagem pode facilitar a retenção da bobina indutora dentro do recesso. Por exemplo, a etapa de moldagem pode ligar uma superfície externa da bobina indutora ao compartimento.
[0028] O compartimento pode definir uma câmara com um formato transversal substancialmente constante ao longo de um comprimento da câmara. Por exemplo, a câmara pode definir um volume com um formato substancialmente cilíndrico, tal como um formato cilíndrico circular ou um formato cilíndrico elíptico. Uma superfície externa da bobina indutora pode confinar uma superfície interna da câmara. A bobina indutora pode ser formada de um material resiliente para polarizar a superfície externa da bobina indutora contra a superfície interna da câmara. A superfície externa da bobina indutora pode ser ligada à superfície interna da câmara, por exemplo, usando um adesivo.
[0029] Em qualquer uma das modalidades descritas neste documento, cada enrolamento da bobina indutora pode ser separado dos enrolamentos adjacentes da bobina indutora. Vantajosamente, o espaçamento entre os enrolamentos adjacentes pode formar um canal helicoidal entre os enrolamentos da bobina indutora. Vantajosamente, o canal helicoidal pode facilitar o fluxo de ar através da câmara quando o artigo gerador de aerossol é recebido dentro da câmara. Por exemplo, nas modalidades em que a bobina indutora é configurada para entrar em contato com um artigo gerador de aerossol recebido dentro da bobina indutora, o fluxo de ar pode passar ao longo do canal helicoidal quando um artigo gerador de aerossol é recebido dentro da bobina indutora. Vantajosamente, o espaçamento entre os enrolamentos adjacentes pode ser ajustado para fornecer o canal helicoidal com uma área transversal desejada. Vantajosamente, isso pode fornecer uma resistência à tragada desejada, por exemplo.
[0030] A bobina indutora pode ser configurada de modo que cada enrolamento da bobina indutora entre em contato com os enrolamentos adjacentes da bobina indutora. Vantajosamente, isso elimina as lacunas entre os enrolamentos adjacentes da bobina indutora. Vantajosamente, isso pode reduzir ou eliminar o risco de contaminantes ou detritos se alojando entre os enrolamentos da bobina indutora. Isso é particularmente vantajoso, visto que a bobina indutora está disposta para entrar em contato com um artigo gerador de aerossol recebido dentro da bobina indutora. Vantajosamente, eliminar as lacunas entre os enrolamentos adjacentes da bobina indutora aumenta o número de enrolamentos por comprimento de unidade da bobina indutora, o que aumenta a indutância da bobina indutora.
[0031] Preferencialmente, a bobina indutora é formada a partir de um fio que compreende um núcleo eletricamente condutor e uma camada externa que cerca o núcleo eletricamente condutor, em que a camada externa compreende um material isolante eletricamente. Vantajosamente, a camada externa previne um curto-circuito elétrico entre os enrolamentos adjacentes da bobina indutora. Vantajosamente, a camada externa isola a bobina indutora de um artigo gerador de aerossol recebido dentro da bobina indutora. A camada externa pode compreender pelo menos um dentre um vidro e uma cerâmica.
[0032] A bobina indutora pode ser formada de um fio com um formato transversal substancialmente retangular. Conforme usado neste documento, um formato retangular pode ser qualquer paralelogramo em ângulo reto, incluindo quadrado. Preferencialmente, a bobina indutora é formada de um fio com um formato transversal substancialmente quadrado.
[0033] Vantajosamente, formar a bobina indutora de um fio com um formato transversal substancialmente retangular pode facilitar a eliminação de lacunas entre os enrolamentos adjacentes da bobina indutora nas modalidades em que cada enrolamento entra em contato com os enrolamentos adjacentes. Preferencialmente, as superfícies planas de cada enrolamento da bobina indutora entram em contato com as superfícies planas dos enrolamentos adjacentes da bobina indutora.
[0034] Preferencialmente, a bobina indutora define um lúmen que se estende através da bobina indutora para receber um artigo gerador de aerossol. Nas modalidades em que a bobina indutora é formada de um fio com um formato transversal substancialmente retangular e cada enrolamento entra em contato com os enrolamentos adjacentes, preferencialmente, uma pluralidade de enrolamentos consecutivos da bobina indutora define uma primeira porção do lúmen com uma área transversal constante. Vantajosamente, a primeira porção do lúmen com uma área transversal constante pode formar uma porção lisa de uma superfície interna da bobina indutora. Vantajosamente, uma porção lisa de uma superfície interna da bobina indutora pode facilitar a inserção de um artigo gerador de aerossol na bobina indutora. Vantajosamente, uma porção lisa de uma superfície interna da bobina indutora pode aumentar a área de contato entre a bobina indutora e um artigo gerador de aerossol recebido dentro da bobina indutora. Vantajosamente, isso pode facilitar a retenção de um artigo gerador de aerossol dentro da bobina indutora.
[0035] Preferencialmente, o lúmen tem uma primeira extremidade, uma segunda extremidade e um comprimento que se estende entre a primeira extremidade e a segunda extremidade.
[0036] O lúmen pode ter uma área transversal constante ao longo de seu comprimento.
[0037] A bobina indutora pode estar disposta dentro do compartimento de modo que um artigo gerador de aerossol inserido na bobina indutora entre no lúmen através da primeira extremidade do lúmen. Nas modalidades em que a bobina indutora define uma primeira porção do lúmen com uma área transversal constante, a bobina indutora pode definir uma segunda porção do lúmen que se estende entre a primeira porção do lúmen e a primeira extremidade do lúmen, em que uma área transversal da segunda porção aumenta em uma direção da primeira porção em direção à primeira extremidade. Vantajosamente, isso pode fornecer o lúmen com uma área transversal afunilada, o que pode facilitar a inserção de um artigo gerador de aerossol na bobina indutora. Preferencialmente, uma área transversal do lúmen na primeira extremidade é maior do que uma área transversal do lúmen dentro da primeira porção. Preferencialmente, a área transversal do lúmen dentro da primeira porção é substancialmente a mesma que uma área transversal de uma porção de um artigo gerador de aerossol configurado para a inserção na bobina indutora.
[0038] A primeira porção do lúmen pode se estender entre a segunda porção e a segunda extremidade do lúmen.
[0039] Nas modalidades nas quais uma superfície externa da bobina indutora confina uma superfície interna de um recesso ou uma câmara definida pelo compartimento, preferencialmente, as variações no perfil transversal do recesso ou da câmara correspondem às variações no perfil transversal do lúmen.
[0040] Nas modalidades nas quais o dispositivo gerador de aerossol compreende um elemento susceptor, o elemento susceptor pode ser formado de qualquer material que possa ser aquecido de forma indutiva a uma temperatura suficiente para gerar um aerossol de um substrato formador de aerossol. Os materiais adequados para o elemento susceptor incluem grafite, molibdênio, carboneto de silício, aços inoxidáveis, nióbio e alumínio. Elementos susceptores preferenciais compreendem um metal ou carbono. Preferencialmente, o elemento susceptor compreende ou consiste em um material ferromagnético, por exemplo, ferro ferrítico, uma liga ferromagnética tal como um aço ferromagnético ou aço inoxidável, partículas ferromagnéticas e ferrita. Um elemento susceptor adequado pode ser ou compreender alumínio. O elemento susceptor compreende preferencialmente mais que cerca de 5 por cento, preferencialmente mais que cerca de 20 por cento, mais preferencialmente mais que cerca de 50 por cento ou mais que cerca de 90 por cento de materiais ferromagnéticos ou paramagnéticos. Os elementos susceptores preferenciais podem ser aquecidos a uma temperatura superior a cerca de 250 graus Celsius.
[0041] O elemento susceptor pode compreender um núcleo não metálico com uma camada de metal disposta no núcleo não metálico. Por exemplo, o elemento susceptor pode compreender uma ou mais faixas metálicas formadas em uma superfície externa de um núcleo de cerâmica ou substrato.
[0042] O elemento susceptor pode ter uma camada externa protetora, por exemplo, uma camada protetora de cerâmica ou camada protetora de vidro. A camada externa protetora pode encapsular o elemento susceptor. O elemento susceptor pode incluir um revestimento protetor formado por um vidro, cerâmica ou um metal inerte, formado sobre um núcleo de material susceptor.
[0043] O elemento susceptor pode ter qualquer seção transversal adequada. Por exemplo, o elemento susceptor pode ter um formato de quadrado, oval, retangular, triangular, pentagonal, hexagonal, ou forma transversal semelhante. O elemento susceptor podem ter um formato plano ou um formato transversal plano.
[0044] O elemento susceptor pode ser sólido, oco ou poroso. Preferencialmente, o elemento susceptor é sólido.
[0045] Nas modalidades nas quais o elemento susceptor tem um formato plano ou transversal plano, preferencialmente, o elemento susceptor tem uma espessura entre cerca de 1 milímetro e cerca de 8 milímetros, mais preferencialmente de cerca de 3 milímetros a cerca de 5 milímetros. A espessura do elemento susceptor é medida em uma direção longitudinal do dispositivo gerador de aerossol. Preferencialmente, o elemento susceptor tem uma largura ou um diâmetro entre cerca de 3 milímetros e cerca de 12 milímetros, mais preferencialmente entre cerca de 4 milímetros e cerca de 10 milímetros, mais preferencialmente entre cerca de 5 milímetros e cerca de 8 milímetros. A largura ou diâmetro do elemento susceptor é ortogonal a sua espessura.
[0046] Nas modalidades em que o elemento susceptor é um elemento susceptor alongado, preferencialmente, o elemento susceptor alongado está na forma de um pino, uma coluna, uma lâmina ou uma placa. Preferencialmente, o elemento susceptor alongado tem um comprimento entre cerca de 5 milímetros e cerca de 15 milímetros, por exemplo, entre cerca de 6 milímetros e cerca de 12 milímetros ou entre cerca de 8 milímetros e cerca de 10 milímetros. O elemento susceptor alongado tem, preferencialmente, uma largura entre cerca de 1 milímetro e cerca de 8 milímetros, mais preferencialmente de cerca de 3 milímetros a cerca de 5 milímetros. O elemento susceptor alongado pode ter uma espessura de cerca de 0,01 milímetros a cerca de 2 milímetros. Se o elemento susceptor alongado tiver uma seção transversal constante, por exemplo, uma seção transversal circular, terá uma largura ou diâmetro preferencial entre cerca de 1 milímetro e cerca de 5 milímetros.
[0047] Preferencialmente, o dispositivo gerador de aerossol é portátil. O dispositivo gerador de aerossol pode ter um tamanho comparável a um charuto ou cigarro convencional. O dispositivo gerador de aerossol pode ter um comprimento total entre aproximadamente 30 milímetros e aproximadamente 150 milímetros. O dispositivo gerador de aerossol pode ter um diâmetro externo entre aproximadamente 5 milímetros e aproximadamente 30 milímetros.
[0048] O compartimento de dispositivo gerador de aerossol pode ser alongado. O compartimento pode compreender qualquer material ou combinação de materiais apropriados. Os exemplos de materiais adequados incluem metais, ligas, plásticos ou materiais compostos que contêm um ou mais daqueles materiais, ou termoplásticos que são adequados para as aplicações farmacêuticas ou alimentícias, por exemplo, polipropileno, poli-éter-éter-cetona (PEEK) e polietileno. Preferencialmente, o material é leve e não é frágil.
[0049] O compartimento pode compreender um bocal. O bocal pode compreender pelo menos uma entrada de ar e pelo menos uma saída de ar. O bocal pode compreender mais de uma entrada de ar. Uma ou mais das entradas de ar podem reduzir a temperatura do aerossol antes que seja transmitido a um usuário e pode reduzir a concentração do aerossol antes que seja transmitido a um usuário.
[0050] Alternativamente, o bocal pode ser fornecido como parte de um artigo gerador de aerossol.
[0051] Conforme usado neste documento, o termo "bocal" refere-se a uma porção do dispositivo gerador de aerossol que é colocada na boca de um usuário para inalar diretamente um aerossol gerado pelo dispositivo gerador de aerossol de um artigo gerador de aerossol recebido na câmara do compartimento.
[0052] O dispositivo gerador de aerossol pode incluir uma interface de usuário para ativar o dispositivo, por exemplo, um botão para iniciar o aquecimento do dispositivo ou tela para indicar um estado do dispositivo ou do substrato formador de aerossol.
[0053] O dispositivo gerador de aerossol compreende uma fonte de alimentação. A fonte de alimentação pode ser uma bateria, como uma bateria de íons de lítio recarregável. Alternativamente, a fonte de alimentação pode ser outra forma de dispositivo de armazenamento de carga, tal como um capacitador. A fonte de alimentação pode necessitar de recarga. A fonte de alimentação pode ter uma capacidade que permite o armazenamento de energia suficiente para uma ou mais utilizações do dispositivo. Por exemplo, a fonte de alimentação de energia pode ter capacidade suficiente para permitir a geração contínua de aerossol durante um período de cerca de seis minutos, correspondente ao típico tempo despendido para fumar um cigarro convencional ou por um período que seja um múltiplo de seis minutos. Em outro exemplo, a fonte de alimentação pode ter capacidade suficiente para permitir um número predeterminado de tragadas ou de ativações discretas.
[0054] A fonte de alimentação pode ser uma fonte de alimentação CC. Em uma modalidade, a fonte de alimentação é uma fonte de alimentação CC com uma voltagem de alimentação CC no intervalo de cerca de 2,5 Volts a cerca de 4,5 Volts e uma corrente de alimentação CC no intervalo de cerca de 1 Ampere a cerca de 10 Amperes (correspondendo à fonte de alimentação CC no intervalo de cerca de 2,5 Watts a cerca de 45 Watts).
[0055] A fonte de alimentação pode ser configurada para operar em alta frequência. Conforme usado neste documento, o termo "corrente oscilante de alta frequência" significa uma corrente oscilante com uma frequência de entre cerca de 500 quilo-hertz e cerca de 30 megahertz. A corrente oscilante de alta frequência pode ter uma frequência de entre cerca de 1 megahertz a cerca de 30 megahertz, preferencialmente entre cerca de 1 megahertz a cerca de 10 megahertz e mais preferencialmente entre cerca de 5 megahertz a cerca de 8 megahertz.
[0056] O dispositivo gerador de aerossol compreende um controlador conectado à bobina indutora e à fonte de alimentação. O controlador é configurado para controlar o fornecimento de energia à bobina indutora da fonte de alimentação. O controlador pode compreender um microprocessador, que pode ser um microprocessador programável, um microcontrolador ou um chip integrado de aplicação específica (application specific integrated chip, ASIC) ou outros circuitos eletrônicos capazes de fornecer controle. O controlador pode compreender outros componentes eletrônicos. O controlador pode ser configurado para regular um fornecimento de corrente para a bobina indutora. A corrente pode ser fornecida à bobina indutora continuamente mediante ativação do dispositivo gerador de aerossol ou pode ser fornecida intermitentemente, tal como a cada tragada. O controlador pode compreender, vantajosamente, o inversor CC/CA, que pode compreender um amplificador de potência de Classe-D ou Classe-E.
[0057] De acordo com um segundo aspecto da presente invenção, é fornecido um sistema gerador de aerossol. O sistema gerador de aerossol compreende um dispositivo gerador de aerossol de acordo com o primeiro aspecto da presente invenção, de acordo com qualquer uma das modalidades descritas neste documento. O sistema gerador de aerossol também compreende um artigo gerador de aerossol com um substrato formador de aerossol e configurado para uso com o dispositivo gerador de aerossol.
[0058] O artigo gerador de aerossol pode compreender um elemento susceptor. Nas modalidades em que o dispositivo gerador de aerossol compreende um elemento susceptor, o elemento susceptor no artigo gerador de aerossol pode ser ademais ao elemento susceptor no dispositivo gerador de aerossol. Preferencialmente, o artigo gerador de aerossol compreende um elemento susceptor nas modalidades em que o dispositivo gerador de aerossol não inclui um elemento susceptor.
[0059] O elemento susceptor pode estar posicionado adjacente ao substrato formador de aerossol. Preferencialmente, o susceptor está posicionado dentro do substrato formador de aerossol.
[0060] O elemento susceptor pode compreender qualquer um dos recursos preferenciais ou opcionais descritos neste documento com referência ao primeiro aspecto da presente invenção.
[0061] O substrato formador de aerossol pode compreender nicotina. O substrato formador de aerossol contendo nicotina pode ser uma matriz de sal de nicotina. O substrato formador de aerossol pode compreender um material à base de plantas. O substrato formador de aerossol pode compreender tabaco. O substrato formador de aerossol pode compreender um material contendo tabaco, incluindo compostos flavorizantes de tabaco voláteis, que são liberados a partir do substrato formador de aerossol mediante aquecimento. Alternativamente, o substrato formador de aerossol pode compreender um material sem tabaco. O substrato formador de aerossol pode compreender um material à base de plantas homogeneizado. O substrato formador de aerossol pode compreender um material de tabaco homogeneizado. O material de tabaco homogeneizado pode ser formado pela aglomeração do tabaco particularizado. Em uma modalidade particularmente preferida, o substrato formador de aerossol compreende uma folha frisada agrupada de material de tabaco homogeneizado. Conforme usado neste documento, o termo "folha frisada" indica uma folha com diversas arestas ou corrugações substancialmente paralelas.
[0062] O substrato formador de aerossol pode compreender pelo menos um formador de aerossol. Um formador de aerossol pode ser qualquer composto conhecido adequado ou mistura de compostos que, quando em uso, facilitem a formação de um aerossol denso e estável e que seja substancialmente resistente à degradação térmica à temperatura de operação do sistema. Formadores de aerossol adequados são bem conhecidos na técnica e incluem, mas não estão limitados a: álcoois poli-hídricos, tais como trietilenoglicol, 1,3- butanodiol e glicerina; ésteres de álcoois poli-hídricos, tais como mono- , di- ou triacetato de glicerol; e ésteres alifáticos de ácidos mono-, di- ou policarboxílicos, tais como dodecanodioato de dimetila e tetradecanodioato de dimetila. Formadores de aerossol preferenciais são álcoois poli-hídricos ou misturas dos mesmos, como trietilenoglicol, 1,3-butanediol. Preferencialmente, o formador de aerossol é glicerina. Quando presente, o material de tabaco homogeneizado pode ter um teor de formador de aerossol igual ou superior a 5% em peso em relação ao peso seco e, preferencialmente, entre cerca de 5% e cerca de 30% em peso em relação ao peso seco. O substrato formador de aerossol pode compreender outros aditivos e ingredientes, tais como aromatizantes.
[0063] Em qualquer uma das modalidades acima, o artigo gerador de aerossol e a câmara do dispositivo gerador de aerossol podem ser organizados de modo que o artigo seja parcialmente recebido dentro da câmara do dispositivo gerador de aerossol. A câmara do dispositivo gerador de aerossol e o artigo gerador de aerossol podem ser organizados de modo que o artigo seja inteiramente recebido dentro da câmara do dispositivo gerador de aerossol.
[0064] O artigo gerador de aerossol pode ser substancialmente cilíndrico na forma. O artigo gerador de aerossol pode ser substancialmente alongado. O artigo gerador de aerossol pode ter um comprimento e uma circunferência substancialmente perpendicular ao comprimento. O substrato formador de aerossol pode ser fornecido como um segmento formador de aerossol contendo um substrato formador de aerossol. O segmento formador de aerossol pode ser substancialmente de forma cilíndrica. O segmento formador de aerossol pode ser substancialmente alongado. O segmento formador de aerossol pode ter um comprimento e uma circunferência substancialmente perpendicular ao comprimento.
[0065] O artigo gerador de aerossol pode ter um comprimento total dentre aproximadamente 30 milímetros e aproximadamente 100 milímetros. Em uma modalidade, o artigo gerador de aerossol tem um comprimento total de aproximadamente 45 milímetros. O artigo gerador de aerossol pode ter um comprimento total entre aproximadamente 5 milímetros e aproximadamente 12 milímetros. Em uma modalidade, o artigo gerador de aerossol pode ter um diâmetro externo de aproximadamente 7,2 milímetros.
[0066] O substrato formador de aerossol pode ser fornecido como um segmento formador de aerossol com um comprimento entre cerca de 7 milímetros e cerca de 15 milímetros. Em uma modalidade, o segmento formador de aerossol pode ter um comprimento de aproximadamente 10 milímetros. Alternativamente, o segmento formador de aerossol pode ter um comprimento de aproximadamente 12 milímetros.
[0067] O segmento gerador de aerossol tem, preferencialmente, um diâmetro externo que é aproximadamente igual ao diâmetro externo do artigo gerador de aerossol. O diâmetro externo do segmento formador de aerossol pode ser de aproximadamente 5 milímetros e aproximadamente 12 milímetros. Em uma modalidade, o segmento formador de aerossol pode ter um diâmetro externo de aproximadamente 7,2 milímetros.
[0068] O artigo gerador de aerossol pode compreender um plugue de filtro. O plugue de filtro pode estar localizado na extremidade a jusante do artigo gerador de aerossol. O plugue de filtro pode ser um plugue de filtro de acetato de celulose. O plugue de filtro tem aproximadamente 7 milímetros de comprimento em uma modalidade, mas pode ter um comprimento entre aproximadamente 5 milímetros e aproximadamente 10 milímetros.
[0069] O artigo gerador de aerossol pode compreender um invólucro de papel externo. Além disso, o artigo gerador de aerossol pode compreender uma separação entre o substrato formador de aerossol e o plugue de filtro. A separação pode ser de cerca de 18 milímetros, mas pode estar na faixa de aproximadamente 5 milímetros e aproximadamente 25 milímetros.
[0070] De acordo com um terceiro aspecto da presente invenção, é fornecido um sistema gerador de aerossol compreendendo um dispositivo gerador de aerossol, um elemento susceptor e um artigo gerador de aerossol compreendendo um substrato formador de aerossol. O dispositivo gerador de aerossol compreende um compartimento e uma bobina indutora disposta dentro do compartimento para receber pelo menos uma porção do artigo gerador de aerossol dentro da bobina indutora, de modo que, quando um artigo gerador de aerossol for recebido dentro da bobina indutora, a bobina indutora entrará em contato com o artigo gerador de aerossol. O elemento susceptor é configurado para o descarte de pelo menos uma porção do elemento susceptor dentro da bobina indutora. O dispositivo gerador de aerossol também compreende uma fonte de alimentação e um controlador conectado à bobina indutora e configurado para fornecer uma corrente elétrica alternante à bobina indutora, de modo que, em uso, a bobina indutora gera um campo magnético alternante para aquecer indutivamente o elemento susceptor e, desse modo, aquecer pelo menos uma porção do artigo gerador de aerossol recebido dentro da bobina indutora.
[0071] O dispositivo gerador de aerossol pode compreender qualquer uma das características opcionais ou preferidas descritas neste documento com referência ao primeiro aspecto da presente invenção.
[0072] O artigo gerador de aerossol pode compreender qualquer uma das características opcionais ou preferidas descritas neste documento com referência ao segundo aspecto da presente invenção.
[0073] De acordo com um quarto aspecto da presente invenção, é fornecido um dispositivo gerador de aerossol compreendendo um compartimento e uma bobina indutora disposta dentro do compartimento para receber pelo menos uma porção de um artigo gerador de aerossol dentro da bobina indutora, de modo que, quando um artigo gerador de aerossol for recebido dentro da bobina indutora, a bobina indutora entrará em contato com o artigo gerador de aerossol. O dispositivo gerador de aerossol também compreende uma fonte de alimentação e um controlador conectado à bobina indutora e configurado para fornecer uma corrente elétrica alternante à bobina indutora, de modo que, em uso, a bobina indutora gera um campo magnético alternante para aquecer indutivamente um elemento susceptor e, desse modo, aquecer pelo menos uma porção de um artigo gerador de aerossol recebido dentro da bobina indutora.
[0074] Vantajosamente, configurar a bobina indutora para entrar em contato com um artigo gerador de aerossol recebido dentro da bobina indutora pode aumentar o aquecimento do artigo gerador de aerossol durante o uso. Por exemplo, uma bobina indutora normalmente exibe uma quantidade relativamente pequena de aquecimento resistivo quando uma corrente elétrica alternante for fornecida à bobina indutora. Portanto, o fornecimento de contato entre a bobina indutora e o artigo gerador de aerossol pode facilitar a transferência condutora de calor da bobina indutora para o artigo gerador de aerossol.
[0075] Vantajosamente, configurar a bobina indutora para entrar em contato com um artigo gerador de aerossol recebido dentro da bobina indutora pode facilitar a retenção do artigo gerador de aerossol dentro do dispositivo gerador de aerossol durante o uso. Por exemplo, o contato entre a bobina indutora e o artigo gerador de aerossol pode fornecer um grau de atrito desejado para reduzir o risco do artigo gerador de aerossol deslizar para fora da câmara durante o uso.
[0076] Vantajosamente, a disposição da bobina indutora para entrar em contato com um artigo gerador de aerossol recebido dentro da bobina indutora pode reduzir ou minimizar a distância entre a bobina indutora e um elemento susceptível. Vantajosamente, a disposição da bobina indutora para entrar em contato com um artigo gerador de aerossol recebido dentro da bobina indutora elimina qualquer material intermediário entre a bobina indutora e o artigo gerador de aerossol. Vantajosamente, uma ou ambas as características podem maximizar a transferência de energia indutiva da bobina indutora para o elemento susceptor. Isso pode ser particularmente significativo nas modalidades em que o elemento susceptor é posicionado dentro do artigo gerador de aerossol durante o uso.
[0077] O dispositivo gerador de aerossol pode compreender uma câmara. O compartimento pode pelo menos definir parcialmente a câmara. Preferencialmente, a câmara compreende uma extremidade aberta através da qual um artigo gerador de aerossol é inserido na bobina indutora. Preferencialmente, a câmara compreende uma extremidade fechada oposta à extremidade aberta. Durante o uso, um artigo gerador de aerossol é recebido dentro da câmara quando o artigo gerador de aerossol for recebido dentro da bobina indutora.
[0078] Vantajosamente, a câmara pode facilitar a montagem do dispositivo gerador de aerossol. Em particular, a câmara pode reter a bobina indutora em uma posição desejada dentro do compartimento.
[0079] A bobina indutora pode pelo menos parcialmente disposto dentro da câmara.
[0080] O dispositivo gerador de aerossol pode compreender qualquer uma das características opcionais ou preferidas descritas neste documento com referência ao primeiro aspecto da presente invenção.
[0081] De acordo com um quinto aspecto da presente invenção, é fornecido um sistema gerador de aerossol. O sistema gerador de aerossol compreende fornecer um dispositivo gerador de aerossol de acordo com o quinto aspecto da presente invenção, de acordo com qualquer uma das modalidades descritas neste documento. O sistema gerador de aerossol também compreende um artigo gerador de aerossol com um substrato formador de aerossol e configurado para uso com o dispositivo gerador de aerossol. O artigo gerador de aerossol pode compreender qualquer uma das características opcionais ou preferidas descritas neste documento com referência ao segundo aspecto da presente invenção.
[0082] A invenção será descrita a seguir, somente a título de exemplo, com referência às figuras anexas, nas quais:
[0083] A Figura 1 mostra uma vista em perspectiva de um sistema gerador de aerossol de acordo com uma primeira modalidade da presente invenção;
[0084] A Figura 2 mostra uma vista em perspectiva do sistema gerador de aerossol da Figura 1 com o artigo gerador de aerossol inserido no dispositivo gerador de aerossol;
[0085] A Figura 3 mostra uma vista em corte do dispositivo gerador de aerossol do sistema gerador de aerossol da Figura 1;
[0086] A Figura 4 mostra uma vista em corte transversal do sistema gerador de aerossol da Figura 2;
[0087] A Figura 5 mostra uma vista transversal de um dispositivo gerador de aerossol de acordo com uma segunda modalidade da presente invenção;
[0088] A Figura 6 mostra uma vista em corte transversal de um dispositivo gerador de aerossol de acordo com uma terceira modalidade da presente invenção;
[0089] A Figura 7 mostra uma vista em perspectiva de uma disposição alternativa de bobina indutora de acordo com a presente invenção;
[0090] A Figura 8 mostra uma vista em corte transversal de um arranjo alternativo adicional de bobina indutora de acordo com a presente invenção; e
[0091] A Figura 9 mostra uma vista em corte transversal de um arranjo alternativo adicional de bobina indutora, de acordo com a presente invenção.
[0092] As Figuras 1 a 4 mostram um sistema gerador de aerossol 10 de acordo com uma primeira modalidade da presente invenção. Um sistema gerador de aerossol 10 compreende um dispositivo gerador de aerossol 12 e um artigo gerador de aerossol 14.
[0093] O dispositivo gerador de aerossol 12 compreende um compartimento 16 definindo uma câmara 18 para receber uma porção do artigo gerador de aerossol 14. A câmara 18 compreende uma extremidade aberta 20 através da qual o artigo gerador de aerossol 14 é inserido na câmara 18 e uma extremidade fechada 22 oposta à extremidade aberta 20. Um elemento susceptor 24 se estende a partir da extremidade fechada 22 da câmara 18 para inserção no artigo gerador de aerossol 14.
[0094] O dispositivo gerador de aerossol 12 também compreende uma bobina indutora 26 compreendendo uma pluralidade de enrolamentos 28 dispostos dentro da câmara 18 e se estendendo ao redor do elemento susceptor 24. O posicionamento da bobina indutora 26 dentro da câmara 18 reduz a distância entre a bobina indutora 26 e o elemento susceptor 24. O posicionamento da bobina indutora 26 dentro da câmara 18 também elimina qualquer porção do compartimento 16 entre a bobina indutora 26 e o elemento susceptor
24.
[0095] O compartimento 16, a câmara 18, a bobina indutora 26 e o elemento susceptor 24 são dispostos concentricamente em relação a um eixo central 29 do dispositivo gerador de aerossol 12.
[0096] O dispositivo gerador de aerossol 12 também compreende um controlador 30 e uma fonte de alimentação 32 conectada à bobina indutora 26. O controlador 30 está configurado para fornecer uma corrente elétrica alternante da fonte de alimentação 32 para a bobina indutora 26 para gerar um campo magnético alternante, que aquece indutivamente o elemento susceptor 24.
[0097] O artigo gerador de aerossol 14 compreende um substrato formador de aerossol 34 sob a forma de um plugue de tabaco, um tubo oco de acetato 36, um filtro polimérico 38, um bocal 40 e um invólucro externo 42. Durante o uso, uma porção do artigo gerador de aerossol 14 é inserida na câmara 18 e na bobina indutora 26, de modo que o artigo gerador de aerossol 14 entre em contato com a bobina indutora
26. Quando o artigo gerador de aerossol 14 for inserido na câmara 18, o elemento susceptor 24 será inserido no substrato formador de aerossol 34. O controlador 30 fornece a corrente elétrica alternante à bobina indutora 26 para aquecer indutivamente o susceptor 24, que aquece o substrato formador de aerossol 34 para gerar um aerossol. O dispositivo gerador de aerossol 12 compreende uma entrada de ar 44 que se estende através do compartimento 16 e fornece comunicação fluida entre o exterior do dispositivo gerador de aerossol 12 e a câmara 18 adjacente à extremidade fechada 22. Durante o uso, um usuário aspira o bocal 40 do artigo gerador de aerossol 14 para puxar um fluxo de ar para dentro da câmara 18 através da entrada de ar 44. O fluxo de ar flui para o substrato formador de aerossol 34 em que nesse momento o aerossol é arrastado para o fluxo de ar. O fluxo de ar e o aerossol fluem, então, através do tubo de acetato oco 36, filtro polimérico 38 e um bocal 40 para entrega ao usuário.
[0098] A Figura 5 mostra uma vista transversal de um dispositivo gerador de aerossol 112 de acordo com uma segunda modalidade da invenção. O dispositivo gerador de aerossol 112 é semelhante ao dispositivo gerador de aerossol 12 descrito com referência às Figuras 1 a 4 e números de referência semelhantes são usados para designar partes semelhantes.
[0099] O dispositivo gerador de aerossol 112 compreende um compartimento 116 que tem uma porção de compartimento interior 117 que define a câmara 18 e uma porção de compartimento exterior 119 afastada da porção de compartimento interior 117. O compartimento 116 compreende ainda uma fenda anular 121 dentro da porção interior do compartimento 117 e em comunicação com a câmara 18. A bobina indutora 26 é disposta dentro da fenda 121 de modo que a bobina indutora 26 se estenda parcialmente para a câmara 18. Uma superfície externa da bobina indutora 26 confina com uma superfície interna da porção de compartimento exterior 119. O dispositivo gerador de aerossol 112 pode ser combinado com o artigo gerador de aerossol 14 descrito com referência às Figuras 1 a 4, e a operação do dispositivo gerador de aerossol 112 é idêntica à operação do dispositivo gerador de aerossol 12.
[00100] A Figura 6 mostra uma vista em corte transversal de um dispositivo gerador de aerossol 212 de acordo com uma terceira modalidade da invenção. O dispositivo gerador de aerossol 212 é semelhante ao dispositivo gerador de aerossol 112 descrito com referência à Figura 5 e números de referência semelhantes são usados para designar partes semelhantes.
[00101] O dispositivo gerador de aerossol 212 compreende um compartimento 216 compreendendo uma porção de compartimento interior 217 que é moldada em relação à bobina indutora 26 para formar um recesso 223 em que a bobina indutora 26 está disposta de modo que a bobina indutora 26 se estenda parcialmente para dentro da câmara 18. Uma superfície externa da bobina indutora 26 contígua à porção da porção de compartimento interior 217 formando o recesso
223. O dispositivo gerador de aerossol 112 pode ser combinado com o artigo gerador de aerossol 14 descrito com referência às Figuras 1 a 4, e a operação do dispositivo gerador de aerossol 112 é idêntica à operação do dispositivo gerador de aerossol 12.
[00102] A Figura 7 mostra uma bobina indutora alternativa 326 que pode ser usada com qualquer um dos dispositivos geradores de aerossol descritos com referência às Figuras 1 a 6, em vez da bobina indutora 26. Cada enrolamento 328 da bobina indutora 326 entra em contato com os enrolamentos adjacentes 328 para eliminar folgas entre os enrolamentos 328. Isso reduz ou evita que contaminantes ou detritos fiquem alojados entre os enrolamentos 328 e aumenta a indutância da bobina indutora 328. Para evitar curtos-circuitos elétricos entre enrolamentos adjacentes 328, a bobina indutora 326 é formada a partir de um fio condutor que é revestido com uma camada externa eletricamente isolante 329.
[00103] A Figura 8 mostra uma vista transversal de uma bobina indutora alternativa adicional 426. A bobina indutora 426 é substancialmente a mesma que a bobina indutora 326 mostrada na Figura 7, exceto que a bobina indutora 426 é formada a partir de um fio com uma forma de seção transversal quadrada. A bobina indutora 426 define um lúmen 431 que se estende através da bobina indutora 426 para receber uma porção do artigo gerador de aerossol 14. Os enrolamentos 428 da bobina indutora 426 têm o mesmo diâmetro, de modo que a área da seção transversal do lúmen 431 permaneça constante ao longo do eixo central 29. O resultado desse arranjo é uma superfície interna 433 da bobina indutora 426 que é substancialmente lisa ao longo do eixo central 29.
[00104] A Figura 9 mostra uma vista transversal de uma outra bobina indutora alternativa adicional 526. A bobina indutora 526 é semelhante à bobina indutora 426 descrita com referência à Figura 8. A bobina indutora 526 difere compreendendo uma primeira seção 535 em que a área de seção transversal 536 do lúmen 431 permanece constante e uma segunda seção 537 em que a área de seção transversal 538 do lúmen 431 aumenta em uma direção longe da primeira seção 535. A maior área de seção transversal do lúmen 431 na segunda seção 537 pode facilitar a inserção do artigo gerador de aerossol 14 no lúmen 431.

Claims (14)

REIVINDICAÇÕES
1. Dispositivo gerador de aerossol caracterizado pelo fato de que compreende: um compartimento definindo uma câmara para receber pelo menos uma porção de um artigo gerador de aerossol; uma bobina indutora disposta pelo menos parcialmente dentro da câmara, em que o compartimento define um recesso em uma superfície interna da câmara e em que a bobina indutora está pelo menos parcialmente disposta dentro do recesso; e uma fonte de alimentação e um controlador conectado à bobina indutora e configurado para fornecer uma corrente elétrica alternante à bobina indutora, de modo que, em uso, a bobina indutora gera um campo magnético alternante para aquecer indutivamente um elemento susceptor e, desse modo, aquece pelo menos uma porção de um artigo gerador de aerossol recebido dentro da bobina indutora.
2. Dispositivo gerador de aerossol, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende ainda um elemento susceptor alongado disposto pelo menos parcialmente dentro da bobina indutora.
3. Dispositivo gerador de aerossol, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a bobina indutora é configurada para receber pelo menos uma porção de um artigo gerador de aerossol dentro da bobina indutora e em que a bobina indutora é configurada de modo que, quando um artigo gerador de aerossol for recebido dentro da bobina indutora, a bobina indutora entrará em contato com o artigo gerador de aerossol.
4. Dispositivo gerador de aerossol, de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que uma superfície externa da bobina indutora é moldada com uma porção do compartimento e em que a porção moldada do compartimento forma o recesso.
5. Dispositivo gerador de aerossol, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a bobina indutora é formada a partir de um material elástico, de modo que os enrolamentos da bobina indutora sejam inclinados contra uma superfície interna da câmara.
6. Dispositivo gerador de aerossol, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que cada enrolamento da bobina indutora entra em contato com os enrolamentos adjacentes da bobina indutora.
7. Dispositivo gerador de aerossol, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a bobina indutora é formada a partir de um fio que compreende um núcleo eletricamente condutor e uma camada externa em torno do núcleo eletricamente condutor, a camada externa compreendendo um material eletricamente isolante.
8. Dispositivo gerador de aerossol, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a bobina indutora é formada a partir de um fio com um formato de seção transversal retangular.
9. Dispositivo gerador de aerossol, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que superfícies planas de cada enrolamento da bobina indutora entram em contato com superfícies planas de enrolamentos adjacentes da bobina indutora.
10. Dispositivo gerador de aerossol, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a bobina indutora define um lúmen que se estende através da bobina indutora para receber um artigo gerador de aerossol e em que uma pluralidade de enrolamentos consecutivos da bobina indutora define uma primeira porção do lúmen tendo uma área de seção transversal constante.
11. Dispositivo gerador de aerossol, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o lúmen tem uma primeira extremidade, uma segunda extremidade e um comprimento que se estende entre a primeira extremidade e a segunda extremidade e em que o lúmen tem uma área de seção transversal constante ao longo de seu comprimento.
12. Dispositivo gerador de aerossol, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que a bobina indutora é disposta dentro do compartimento, de modo que um artigo gerador de aerossol inserido na bobina indutora entre no lúmen através de uma primeira extremidade do lúmen, em que uma segunda porção do lúmen se estenda entre a primeira porção do lúmen e a primeira extremidade do lúmen e em que uma área de seção transversal da segunda porção aumenta em uma direção a partir da primeira porção em direção à primeira extremidade.
13. Dispositivo gerador de aerossol, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que o lúmen tem uma segunda extremidade oposta à primeira extremidade e em que a primeira porção do lúmen se estende entre a segunda porção e a segunda extremidade do lúmen.
14. Sistema gerador de aerossol caracterizado pelo fato de que compreende um dispositivo gerador de aerossol, conforme definido em qualquer uma das reivindicações precedentes, e um artigo gerador de aerossol com um substrato formador de aerossol e configurado para ser usado com o dispositivo gerador de aerossol.
BR112020002140-7A 2017-08-09 2018-08-09 dispositivo gerador de aerossol que tem uma bobina indutora com separação reduzida BR112020002140A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP17185601 2017-08-09
EP17185601.6 2017-08-09
PCT/EP2018/071705 WO2019030361A1 (en) 2017-08-09 2018-08-09 AEROSOL GENERATING DEVICE HAVING A REDUCED SEPARATION INDUCTION COIL

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112020002140A2 true BR112020002140A2 (pt) 2020-08-04

Family

ID=59579521

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112020002140-7A BR112020002140A2 (pt) 2017-08-09 2018-08-09 dispositivo gerador de aerossol que tem uma bobina indutora com separação reduzida

Country Status (7)

Country Link
US (1) US11375753B2 (pt)
EP (1) EP3664642B1 (pt)
JP (2) JP7161521B2 (pt)
KR (2) KR102569256B1 (pt)
CN (1) CN110913712A (pt)
BR (1) BR112020002140A2 (pt)
WO (1) WO2019030361A1 (pt)

Families Citing this family (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2507104A (en) 2012-10-19 2014-04-23 Nicoventures Holdings Ltd Electronic inhalation device
GB2507102B (en) 2012-10-19 2015-12-30 Nicoventures Holdings Ltd Electronic inhalation device
KR102569256B1 (ko) * 2017-08-09 2023-08-22 필립모리스 프로덕츠 에스.에이. 감소된 분리를 갖는 인덕터 코일을 갖는 에어로졸 발생 장치
WO2019030364A1 (en) * 2017-08-09 2019-02-14 Philip Morris Products S.A. AEROSOL GENERATING DEVICE WITH ELASTIC SUSCEPTOR
RU2765097C2 (ru) 2017-08-09 2022-01-25 Филип Моррис Продактс С.А. Генерирующее аэрозоль устройство с плоской катушкой индуктивности
US10750787B2 (en) 2018-01-03 2020-08-25 Cqens Technologies Inc. Heat-not-burn device and method
CN209376679U (zh) * 2018-09-28 2019-09-13 深圳市合元科技有限公司 烘焙烟具
GB201903264D0 (en) * 2019-03-11 2019-04-24 Nicoventures Trading Ltd Aerosol provision system
WO2020182735A1 (en) * 2019-03-11 2020-09-17 Nicoventures Trading Limited Aerosol Generating Device
JP7296471B2 (ja) * 2019-03-11 2023-06-22 ニコベンチャーズ トレーディング リミテッド エアロゾル供給デバイス
CN114828674A (zh) * 2019-12-11 2022-07-29 菲利普莫里斯生产公司 具有多导线感应线圈的感应加热式气溶胶生成装置
CN110946334A (zh) * 2019-12-17 2020-04-03 东莞市麦斯莫科电子科技有限公司 电子烟
EP3895554A1 (en) * 2020-04-17 2021-10-20 Nerudia Limited Smoking substitute apparatus
WO2021209634A1 (en) * 2020-04-17 2021-10-21 Nerudia Limited Smoking substitute apparatus
KR102556047B1 (ko) * 2020-09-02 2023-07-14 주식회사 케이티앤지 히터 조립체 및 이를 포함하는 에어로졸 생성 장치
EP4250984A1 (en) * 2020-11-24 2023-10-04 Philip Morris Products S.A. Heater for aerosol-generating device with hollow susceptor pin
CN114680387A (zh) * 2020-12-25 2022-07-01 深圳市合元科技有限公司 气雾生成装置
GB202108788D0 (en) * 2021-06-18 2021-08-04 Nicoventures Trading Ltd Aerosol generating device
CN116509075A (zh) * 2022-01-23 2023-08-01 深圳市博迪科技开发有限公司 一种具有离散式弧面感受器的电磁加热型气溶胶生成器具及其使用方法
BE1029861B1 (fr) * 2022-04-29 2023-05-15 Ningbo Yilan Yasi Skin Care Products Co Ltd Procédé de commande de chauffage pour cartouche de cigarette électronique et dispositif de cigarette

Family Cites Families (64)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5613505A (en) 1992-09-11 1997-03-25 Philip Morris Incorporated Inductive heating systems for smoking articles
JP3565595B2 (ja) * 1994-12-16 2004-09-15 株式会社明電舎 誘導加熱コイル
JP2009140708A (ja) * 2007-12-05 2009-06-25 Meleagros Corp 誘導加熱装置および誘導加熱装置に使用される加熱容器
KR101523382B1 (ko) * 2008-11-10 2015-06-01 엘지전자 주식회사 냉매가열장치
EP2201850A1 (en) 2008-12-24 2010-06-30 Philip Morris Products S.A. An article including identification information for use in an electrically heated smoking system
TWI546023B (zh) 2011-10-27 2016-08-21 菲利浦莫里斯製品股份有限公司 具有氣溶膠生產控制之電操作氣溶膠產生系統
MX347697B (es) 2012-01-03 2017-05-09 Philip Morris Products Sa Dispositivo y sistema de generación de aerosol.
GB201217067D0 (en) 2012-09-25 2012-11-07 British American Tobacco Co Heating smokable material
AU2014365123B2 (en) 2013-12-19 2019-04-04 Philip Morris Products S.A. Aerosol-generating system for generating and controlling the quantity of nicotine salt particles
CN110754697B (zh) 2014-02-28 2022-08-12 奥驰亚客户服务有限责任公司 电子蒸汽吐烟装置及其部件
CA3114677A1 (en) 2014-05-12 2015-11-19 Loto Labs, Inc. Improved vaporizer device
TWI692274B (zh) 2014-05-21 2020-04-21 瑞士商菲利浦莫里斯製品股份有限公司 用於加熱氣溶膠形成基材之感應加熱裝置及操作感應加熱系統之方法
TWI661782B (zh) * 2014-05-21 2019-06-11 瑞士商菲利浦莫里斯製品股份有限公司 電熱式氣溶膠產生系統、電熱式氣溶膠產生裝置及產生氣溶膠之方法
TWI670017B (zh) 2014-05-21 2019-09-01 瑞士商菲利浦莫里斯製品股份有限公司 氣溶膠形成基材及氣溶膠傳遞系統
TWI669072B (zh) 2014-05-21 2019-08-21 瑞士商菲利浦莫里斯製品股份有限公司 電熱式霧劑產生系統及用於此系統中之匣筒
TWI664920B (zh) 2014-05-21 2019-07-11 瑞士商菲利浦莫里斯製品股份有限公司 氣溶膠形成基材及氣溶膠傳遞系統
TWI667964B (zh) 2014-05-21 2019-08-11 瑞士商菲利浦莫里斯製品股份有限公司 用於霧劑產生之感應型加熱裝置及系統
MY182297A (en) 2014-05-21 2021-01-18 Philip Morris Products Sa Aerosol-generating article with internal susceptor
TWI635897B (zh) 2014-05-21 2018-09-21 瑞士商菲利浦莫里斯製品股份有限公司 氣溶膠形成基材及氣溶膠傳遞系統
TWI697289B (zh) 2014-05-21 2020-07-01 瑞士商菲利浦莫里斯製品股份有限公司 氣溶膠形成製品、電熱氣溶膠產生裝置及系統、及操作該系統之方法
TWI660685B (zh) 2014-05-21 2019-06-01 瑞士商菲利浦莫里斯製品股份有限公司 電熱式氣溶膠產生系統及用於此系統中之匣筒
TWI666993B (zh) 2014-05-21 2019-08-01 Philip Morris Products S. A. 用於霧劑產生之感應加熱裝置及系統
CN105407750B (zh) 2014-05-21 2018-06-26 菲利普莫里斯生产公司 具有多材料感受器的成烟制品
TWI666992B (zh) 2014-05-21 2019-08-01 瑞士商菲利浦莫里斯製品股份有限公司 氣溶膠產生系統及用在氣溶膠產生系統中之料匣
TWI664918B (zh) 2014-05-21 2019-07-11 瑞士商菲利浦莫里斯製品股份有限公司 可感應加熱的菸草產品
GB2527597B (en) 2014-06-27 2016-11-23 Relco Induction Dev Ltd Electronic Vapour Inhalers
GB2546921A (en) 2014-11-11 2017-08-02 Jt Int Sa Electronic vapour inhalers
WO2016090037A1 (en) 2014-12-02 2016-06-09 Goldstein Gabriel Marc Vaporizing reservoir
GB201505600D0 (en) 2015-03-31 2015-05-13 British American Tobacco Co Apparatus for heating smokable material
EP3297462B1 (en) 2015-05-21 2019-12-18 Philip Morris Products S.a.s. Method for manufacturing inductively heatable tobacco products
MX2017014530A (es) 2015-05-21 2018-03-02 Philip Morris Products Sa Metodo para fabricar barras de tabaco que pueden calentarse de manera inductiva.
RU2700014C2 (ru) 2015-05-21 2019-09-12 Филип Моррис Продактс С.А. Способ изготовления индукционно нагреваемых табачных стержней
GB201511349D0 (en) 2015-06-29 2015-08-12 Nicoventures Holdings Ltd Electronic aerosol provision systems
GB201511358D0 (en) 2015-06-29 2015-08-12 Nicoventures Holdings Ltd Electronic aerosol provision systems
GB201511359D0 (en) 2015-06-29 2015-08-12 Nicoventures Holdings Ltd Electronic vapour provision system
ES2967288T3 (es) 2015-07-06 2024-04-29 Philip Morris Products Sa Me¿todo para fabricar un sustrato formador de aerosol calentable inductivamente
US10842198B2 (en) 2015-08-17 2020-11-24 Philip Morris Products S.A. Aerosol-generating system and aerosol-generating article for use in such a system
US10869504B2 (en) 2015-08-17 2020-12-22 Philip Morris Products S.A. Aerosol-generating system and aerosol-generating article for use in such a system
HUE044506T2 (hu) 2015-08-17 2019-10-28 Philip Morris Products Sa Aeroszol-fejlesztõ rendszer és aeroszol-fejlesztõ cikk egy ilyen rendszerben való használatra
US20170055580A1 (en) 2015-08-31 2017-03-02 British American Tobacco (Investments) Limited Apparatus for heating smokable material
US20170055581A1 (en) 2015-08-31 2017-03-02 British American Tobacco (Investments) Limited Article for use with apparatus for heating smokable material
US20170055584A1 (en) 2015-08-31 2017-03-02 British American Tobacco (Investments) Limited Article for use with apparatus for heating smokable material
US20170055582A1 (en) 2015-08-31 2017-03-02 British American Tobacco (Investments) Limited Article for use with apparatus for heating smokable material
US20170055575A1 (en) 2015-08-31 2017-03-02 British American Tobacco (Investments) Limited Material for use with apparatus for heating smokable material
US20170055583A1 (en) 2015-08-31 2017-03-02 British American Tobacco (Investments) Limited Apparatus for heating smokable material
US20170055574A1 (en) 2015-08-31 2017-03-02 British American Tobacco (Investments) Limited Cartridge for use with apparatus for heating smokable material
GB2543329B (en) 2015-10-15 2018-06-06 Jt Int Sa A method for operating an electronic vapour inhaler
TW201714534A (zh) 2015-10-22 2017-05-01 菲利浦莫里斯製品股份有限公司 氣溶膠輸送系統及操作該氣溶膠輸送系統的方法
CA3002712A1 (en) 2015-10-22 2017-04-27 Philip Morris Products S.A. Aerosol-generating article and method for manufacturing such aerosol-generating article; aerosol-generating device and system
EP3364793B1 (en) 2015-10-22 2020-08-26 Philip Morris Products S.a.s. Aerosol-generating system
CA3002585A1 (en) 2015-10-22 2017-04-27 Philip Morris Products S.A. Inductive heating device for heating an aerosol-forming substrate comprising a susceptor
CA3002419A1 (en) 2015-10-22 2017-04-27 Philip Morris Products S.A. Particle and aerosol-forming system comprising such particles
CA3002723A1 (en) * 2015-10-22 2017-04-27 Philip Morris Products S.A. Aerosol generating article, aerosol-generating system and method for manufacturing an aerosol-generating article
US20170119046A1 (en) 2015-10-30 2017-05-04 British American Tobacco (Investments) Limited Apparatus for Heating Smokable Material
US20170119047A1 (en) 2015-10-30 2017-05-04 British American Tobacco (Investments) Limited Article for Use with Apparatus for Heating Smokable Material
US20170119048A1 (en) 2015-10-30 2017-05-04 British American Tobacco (Investments) Limited Article for Use with Apparatus for Heating Smokable Material
US20170119051A1 (en) 2015-10-30 2017-05-04 British American Tobacco (Investments) Limited Article for Use with Apparatus for Heating Smokable Material
US10820630B2 (en) 2015-11-06 2020-11-03 Rai Strategic Holdings, Inc. Aerosol delivery device including a wirelessly-heated atomizer and related method
WO2017085242A1 (en) 2015-11-19 2017-05-26 Philip Morris Products S.A. Inductive heating device for heating an aerosol-forming substrate
CN206227716U (zh) 2016-09-14 2017-06-09 深圳市合元科技有限公司 电子烟的雾化器及电子烟
CN206079031U (zh) * 2016-09-17 2017-04-12 深圳市合元科技有限公司 烟雾发生器及烟雾吸取装置
CN206137197U (zh) * 2016-09-26 2017-05-03 深圳市合元科技有限公司 烟雾吸取装置和烟支
CN110891443A (zh) * 2017-08-09 2020-03-17 菲利普莫里斯生产公司 具有多个感受器的气溶胶生成系统
KR102569256B1 (ko) * 2017-08-09 2023-08-22 필립모리스 프로덕츠 에스.에이. 감소된 분리를 갖는 인덕터 코일을 갖는 에어로졸 발생 장치

Also Published As

Publication number Publication date
JP2022189871A (ja) 2022-12-22
KR102569256B1 (ko) 2023-08-22
JP7161521B2 (ja) 2022-10-26
RU2020109336A3 (pt) 2021-11-16
EP3664642B1 (en) 2022-01-05
US11375753B2 (en) 2022-07-05
WO2019030361A1 (en) 2019-02-14
RU2020109336A (ru) 2021-09-10
EP3664642A1 (en) 2020-06-17
CN110913712A (zh) 2020-03-24
KR20230135104A (ko) 2023-09-22
US20210145061A1 (en) 2021-05-20
KR20200038926A (ko) 2020-04-14
JP2020529217A (ja) 2020-10-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112020002140A2 (pt) dispositivo gerador de aerossol que tem uma bobina indutora com separação reduzida
KR102565586B1 (ko) 탄성 서셉터를 갖는 에어로졸 발생 장치
BR112020002393A2 (pt) dispositivo gerador de aerossol com bobina indutora plana
BR122020005215A2 (pt) Dispositivo e sistema gerador de aerossol com múltiplas bobinas indutoras
BR112020001464A2 (pt) dispositivo gerador de aerossol com susceptor removível
BR112020000801A2 (pt) dispositivo gerador de aerossol com camada susceptora
BR112020001283A2 (pt) sistema gerador de aerossol com bobina indutora não circular
CN114173590A (zh) 包括通过使用了脉冲宽度调制信号的控制器驱动的感应加热装置的气溶胶生成装置
US20220386697A1 (en) Inductive heating arrangement with gas permeable segmented inductive heating element
CN114096168A (zh) 包括包含具有不同谐振频率的第一lc电路和第二lc电路的感应加热装置的气溶胶生成装置
CN114072017A (zh) 具有分段感应加热元件的感应加热装置
CN114072016A (zh) 包括包含具有相同谐振频率的第一lc电路和第二lc电路的感应加热装置的气溶胶生成装置
US20220240586A1 (en) An inductive heating arrangement having an annular channel
RU2776799C2 (ru) Устройство и система, генерирующие аэрозоль
RU2818655C2 (ru) Компоновка для индукционного нагрева, имеющая кольцевой канал
BR112020002149B1 (pt) Dispositivo gerador de aerossol, sistema gerador de aerossol e elemento susceptor elástico

Legal Events

Date Code Title Description
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]