BR112019011108B1 - Composição de revestimento rígido de silicone curável, método para formação da mesma, artigo revestido e método para preparação de um artigo - Google Patents
Composição de revestimento rígido de silicone curável, método para formação da mesma, artigo revestido e método para preparação de um artigo Download PDFInfo
- Publication number
- BR112019011108B1 BR112019011108B1 BR112019011108-5A BR112019011108A BR112019011108B1 BR 112019011108 B1 BR112019011108 B1 BR 112019011108B1 BR 112019011108 A BR112019011108 A BR 112019011108A BR 112019011108 B1 BR112019011108 B1 BR 112019011108B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- fact
- coating composition
- curable silicone
- hard coating
- acid
- Prior art date
Links
Abstract
A presente tecnologia fornece um sistema de revestimento que inclui um polímero de silicone curável e um catalisador, em que o catalisador é selecionado a partir de uma superbase, um sal de uma superbase, ou uma combinação de dois ou mais dos mesmos.
Description
[001] O assunto revelado refere-se a composições de revestimento ou sistemas para revestir uma variedade de substratos. Em particular, o assunto refere- se a uma composição de revestimento que fornece um revestimento resistente à abrasão, como, por exemplo, uma formulação de revestimento rígido.
[002] Os materiais poliméricos, particularmente termoplásticos como policarbonato, são alternativas promissoras para o vidro para uso como material estrutural em uma variedade de aplicações, incluindo aplicações automotivas, de transporte e envidraçamento arquitetônico, em que maior liberdade de design, economia de peso e recursos de segurança aprimorados estão em alta procura. Os substratos de policarbonato não tratados, no entanto, são limitados pela sua falta de abrasão, resistência química, ultravioleta (UV) e ao clima e, portanto, precisam ser protegidos com revestimentos opticamente transparentes que aliviam as limitações de um material polimérico para uso nas aplicações mencionadas acima.
[003] Os revestimentos rígidos de silicone têm sido tradicionalmente usados para melhorar a resistência à abrasão e resistência aos raios UV de vários polímeros, incluindo policarbonato e acrílicos. Isso permite o uso de policarbonatos em uma ampla gama de aplicações, incluindo envidraçamento arquitetônico e peças automotivas como faróis e para-brisas.
[004] A adição de um revestimento rígido de silicone termicamente curável confere, em geral, resistência à abrasão ao substrato polimérico. A adição de materiais absorvedores de UV orgânicos ou inorgânicos na camada de revestimento rígido de silicone pode aprimorar a resistência à exposição aos elementos do substrato polimérico subjacente. Um catalisador aprimora a cura desses revestimentos sob condições térmicas. Os catalisadores de cura podem exercer uma função importante na determinação do desempenho do revestimento rígido. Um carregamento de catalisador insuficiente na formulação pode levar à cura incompleta do revestimento, o que resultará em menor resistência à abrasão do revestimento. Entretanto, a incorporação de concentrações maiores de catalisador é muitas vezes prejudicial ao envelhecimento por intemperismo a longo prazo do revestimento sob condições térmicas. O alto carregamento de catalisador pode levar à fragilização do revestimento curado devido a altos níveis de material residual na matriz que não faz parte da rede de reticulação. Isso pode resultar em falha de adesão prematura ou trincamento dos revestimentos, visto que esse material é perdido durante o envelhecimento por intemperismo. É difícil encontrar catalisadores que tenham alta atividade (e, portanto, exigem carregamento mínimo) e exibam estabilidade aprimorada em comparação com catalisadores iônicos convencionais.
[005] A presente tecnologia fornece um sistema de revestimento que compreende uma composição de revestimento rígido curável e um catalisador, em que o catalisador é selecionado a partir de uma superbase, um sal de uma superbase, ou uma combinação de dois ou mais dos mesmos. Foi verificado que o uso destes materiais fornece composições de revestimento com propriedades de abrasão, aderência e mecânicas ideais como Dureza e módulo no estado curado final, particularmente em composições de revestimento rígido à base de silicone. O catalisador pode ser usado em carregamentos mais baixos em comparação com os catalisadores convencionais, sem comprometer o desempenho a longo prazo, o que pode ser medido por estudos de envelhecimento por intemperismo acelerado. A cura também pode ser efetuada a uma temperatura mais baixa e/ou tempos mais curtos em comparação com os catalisadores convencionais.
[006] Os presentes catalisadores podem também ser usados com materiais inorgânicos absorvedores de UV e ainda fornecem um revestimento com propriedades de cura ideais como, por exemplo, Dureza (H) e módulo reduzido (Er) e propriedades de revestimento protetor como resistência à abrasão e resistência à exposição aos elementos. A resistência à exposição aos elementos pode ser definida como tempo de vida útil ao ar livre de um artigo revestido mantendo, ao mesmo tempo, as propriedades de revestimento inicial como resistência à transmissão, neblina, adesão e abrasão. A mesma pode ser medida através de estudos de envelhecimento por intemperismo realizados sob condições climáticas aceleradas envolvendo mudanças de temperatura, radiação e umidade usando um Weatherometer.
[007] Em um aspecto, é fornecido um sistema de revestimento rígido de silicone curável caracterizado pelo fato de que compreende (a) uma composição à base de silicone curável que compreende uma dispersão de pelo menos uma resina de siloxanol e pelo menos um óxido de metal coloidal, e (b) pelo menos um catalisador, em que o catalisador é selecionado a partir de uma superbase, um sal de uma superbase, ou uma combinação de dois ou mais dos mesmos em uma modalidade, a superbase ou sal de uma superbase é selecionado a partir de um composto que tem uma pKa de cerca de 11 ou mais. Em uma modalidade, a superbase ou sal de uma superbase tem uma pKa de cerca de 11 a cerca de 45.
[008] Em uma modalidade, o catalisador é selecionado a partir de piridínio, imidazólio, dialquilimidazólio, trialquilimidazólio, dialquilpirrolidínio, mono ou dialquilpiridínio, trialquilsulfônio, oxazólio, tiazólio, oxadiazólio, triazólio, piperidínio, pirazólio, pirimidínio, pirazínio, triazínio, fosfônio, sulfônio, carbazólio, indólio e seus derivados, aminas quaternárias e fosfônio quaternário, um composto heterocíclico que compreende pelo menos um heteroátomo positivamente carregado, composto de organossilício/silano que compreende um ou mais heteroátomos positivamente carregados ou combinações de dois ou mais dos mesmos.
[009] Em uma modalidade o catalisador é selecionado a partir de um composto da fórmula:
[010] ou combinações de dois ou mais dos mesmos, em que Ri, R2, R3, R4,R5, R6, R7, R8, R9, R10, R11 e R12 são, independentemente, selecionados a partir de hidrogênio, uma alquila, uma alquila substituída, uma alquenila, uma alquenila substituída, uma alquinila, uma alquinila substituída, um carbociclo, um heterociclo, uma arila, ou uma heteroarila, composto de organossilicone que tem grupo catiônico pendente ou enxertado selecionado a partir do grupo de piridínio, imidazólio, dialquilimidazólio, trialquilimidazólio, dialquilpirrolidínio, mono ou dialquilpiridínio, trialquilsulfônio, oxazólio, tiazólio, oxadiazólio, triazólio, piperidínio, pirazólio, pirimidínio, pirazínio, triazínio, fosfônio, sulfônio, carbazólio, indólio seus derivados, aminas quaternárias e fosfônio quaternário, um composto heterocíclico que compreende pelo menos um heteroátomo positivamente carregado, composto de organossilício/silano que compreende um ou mais heteroátomos positivamente carregados ou combinações de dois ou mais dos mesmos, X e Y são selecionados a partir de heteroátomo como nitrogênio, oxigênio, enxofre e fósforo e D é selecionado a partir do composto de silício organo-funcional que tem grupos aniônicos pendentes ou enxertados selecionados a partir de haletos, sulfatos, alquilsulfatos, nitratos, acetatos, cianatos, aluminatos, boratos, tosilatos, carboxilatos, haletos de fósforo, haletos de boro, composto de organossilício/silano que compreende um ou mais heteroátomos negativamente carregados ou combinações de dois ou mais dos mesmos.
[011] Em uma modalidade, a superbase é selecionada a partir de um imidazol da fórmula:
[012] em que R1, R2, R3, R4 e R5 são independentemente selecionados a partir de hidrogênio, uma alquila, uma alquila substituída, uma alquenila, uma alquenila substituída, uma alquinila, uma alquinila substituída, um carbociclo, um heterociclo, uma arila ou uma heteroarila, composto de organossilicone que tem grupo catiônico pendente ou enxertado selecionado do grupo de piridínio, imidazólio, dialquilimidazólio, trialquilimidazólio, dialquilpirrolidínio, mono ou dialquilpiridínio, trialquilsulfônio, oxazólio, tiazólio, oxadiazólio, triazólio, piperidínio, pirazínio, pirimidínio, pirazólio, triazólio, fosfônio, sulfônio, carbazólio, indólio e seus derivados, aminas quaternárias e fosfônio quaternário, um composto heterocíclico que compreende pelo menos um heteroátomo positivamente carregado, composto de organossilício/silano de que compreende um ou mais heteroátomos positivamente carregados ou combinações de dois ou mais dos mesmos.
[013] Em uma modalidade, o catalisador é selecionado a partir de um composto imidazol da fórmula:
[014] em que Rx pode ser um alquileno C1-C20, aralquileno que compreende um ou mais dentre heteroátomo, uma alquila, uma alquila substituída, uma alquenila, uma alquenila substituída, uma alquinila, uma alquinila substituída, um carbociclo, um heterociclo, uma arila, ou uma heteroarila; e R1, R2, R3, R4, R5, R6, R7 e R8 são conforme descrito acima em relação a R1 a R12.
[015] Em uma modalidade, o catalisador é selecionado a partir de um sal de uma superbase que compreende um ácido selecionado a partir de ácido propanoico, ácido 2-metil propanoico, ácido butanoico, ácido pentanoico (ácido valérico), ácido hexanoico (ácido caproico), ácido 2-etilexanoico, ácido heptanoico (ácido enântico), ácido hexanoico, ácido octanoico (ácido caprílico), ácido oleico, ácido linoleico, ácido linolênico, ácido cicloexanocarboxílico, ácido cicloexilacético, ácido cicloexenocarboxílico, ácido benzoico, ácido benzenoacético, ácido propanodioico (ácido malônico), ácido butanodioico (ácido sucínico), ácido hexanodioico (ácido adípico), ácido 2-butenodioico (ácido maleico) ), ácido láurico, ácido esteárico, ácido mirístico, ácido palmítico, ácido isoanoico, ácido versático, ácido láurico, ácido acético, ácido esteárico, ácido mirístico, ácido palmítico, ácido isoanoico, aminoácidos; ou uma combinação de dois ou mais catalisadores.
[016] Em uma modalidade, a superbase orgânica é selecionada a partir de uma amidina, guanidina, poliamina multicíclica, fosfazeno, ou uma combinação de dois ou mais dos mesmos.
[017] Em uma modalidade, o catalisador é selecionado a partir de compostos que compreendem um anel de imidazol por molécula, incluindo imidazol, 2-metilimidazol, 2-etil-4-metilimidazol, 2-metil-4-etil imidazol, 2-undecilimidazol, 2- heptadecilimidazol, 2-fenilimidazol, 2-fenil-4-metilimidazol, 1-benzil-2-metilimidazol, 2-etilimidazol, 2-isopropilimidazol, 2-fenil-4-benzilimidazol, 1-cianoetil-2- metilimidazol, 1-cianoetil-2-etil-4-metilimidazol, 1-cianoetil-2-undecilimidazol, 1- cianoetil-2-isopropilimidazol, 1-cianoetil-2-fenilimidazol, 2,4-diamino-6-[2‘-metilimidazolil-(1)‘]-etil-s-triazina, 2,4-diamino-6-[2‘-etil-4-metilimidazolil-(1)‘]-etil-s-triazina, 2,4-diamino-6-[2‘-undecilimidazolil-(1)‘]-etil-s-triazina, aduto de ácido 2-metil- imidazó-lio-isocianúrico, aduto de ácido 2-fenilimidazólio-isocianúrico, 1-aminoetil-2- metilimidazol, 2-fenil-4,5-diidróximetilimidazol, 2-fenil-4-metil-5-hidróximetilimidazol, 2-fenil-4-benzil-5-hidróximetilimidazol, ou combinações de dois ou mais dos mesmos.
[018] Em uma modalidade, o catalisador é selecionado a partir de compostos que compreendem 2 ou mais anéis de imidazol por molécula e condensação dos compostos com formaldeído.
[019] Em uma modalidade, o sistema de revestimento compreende adicionalmente um material absorvedor de UV inorgânico, um material absorvedor de UV orgânico, ou uma combinação de dois ou mais dos mesmos. Em uma modalidade, o revestimento compreende um material absorvedor de UV inorgânico selecionado a partir de óxido de cério, óxido de titânio, óxido de zinco, óxido de ferro, ou uma combinação de dois ou mais dos mesmos.
[020] Em uma modalidade, o catalisador é fornecido em uma quantidade que varia de cerca de 1 ppm a cerca de 75 ppm. Em uma modalidade, em que o catalisador é fornecido em uma quantidade que varia de cerca de 10 ppm a cerca de 70 ppm.
[021] Em uma modalidade, o catalisador é fornecido em uma quantidade que varia de cerca de 20 ppm a cerca de 60 ppm.
[022] Em um aspecto, a presente tecnologia fornece um artigo revestido que compreende um substrato polimérico e um revestimento conforme descrito em qualquer uma das modalidades anteriormente mencionadas disposto sobre pelo menos uma porção da superfície do substrato polimérico.
[023] Em uma modalidade, o sistema de revestimento é um sistema sem iniciador.
[024] Em uma modalidade, um iniciador está disposto entre o substrato polimérico e o revestimento.
[025] Em uma modalidade, o sistema de revestimento compreende um material absorvedor de UV inorgânico fornecido em uma quantidade que varia de cerca de 1 %, em peso, a cerca de 50 %, em peso, de peso seco da película após a cura do sistema de revestimento.
[026] Em uma modalidade, o sistema de revestimento compreende um material absorvedor de UV inorgânico fornecido em uma quantidade que varia de cerca de 5 %, em peso, a cerca de 40 %, em peso, de peso seco da película após a cura do sistema de revestimento.
[027] Em uma modalidade, o sistema de revestimento compreende um material absorvedor de UV inorgânico fornecido em uma quantidade que varia de cerca de 10 %, em peso, a cerca de 30 %, em peso, de peso seco da película após a cura do sistema de revestimento.
[028] Em uma modalidade, o sistema de revestimento compreende um material absorvedor de UV inorgânico fornecido em uma quantidade que varia de cerca de 14 %, em peso, a cerca de 17 %, em peso, de peso seco da película após a cura do sistema de revestimento.
[029] Em uma modalidade, o substrato polimérico é um material à base de policarbonato.
[030] Em um aspecto, um método de formação de uma composição de revestimento rígido de silicone curável é fornecido, sendo que o método compreende adicionar um catalisador selecionado a partir de um catalisador, uma superbase, um sal de uma superbase, ou uma combinação de dois ou mais dos mesmos a uma composição de revestimento rígido de silicone que compreende um material de silicone curável.
[031] Em um outro aspecto, um método de preparação de um artigo revestido é fornecido, sendo que o método comprende: aplicar uma composição de revestimento rígido de silicone a pelo menos uma porção de uma superfície de um artigo, sendo que a composição de revestimento rígido de silicone compreende (a) uma composição de silicone curável que compreende pelo menos uma resina de siloxanol e pelo menos um óxido de metal coloidal, e (b) pelo menos um catalisador selecionado a partir de catalisador, uma superbase, um sal de uma superbase, ou uma combinação de dois ou mais dos mesmos; e curar a composição de revestimento rígido de silicone para formar uma camada de revestimento curada.
[032] Esses e outros aspectos e modalidades da presente tecnologia são adicionalmente entendidos e descritos com referência à sguinte descrição detalhada.
[033] Agora, será feita referência às modalidades exemplificativas, cujos exemplos estão ilustrados nos desenhos anexos. Será entendido que outras modalidades podem ser usadas e mudanças estruturais e funcionais podem ser feitas. Além disso, as características das várias modalidades podem ser combinadas ou alteradas. Como tal, a descrição a seguir é apresentada apenas a título de ilustração e não deve limitar de modo algum às várias alternativas e modificações que podem ser feitas às modalidades ilustradas. Nesta revelação, inúmeros detalhes específicos fornecem uma compreensão completa da revelação do assunto. Deve ser entendido que os aspectos desta revelação podem ser praticados com outras modalidades, não necessariamente incluindo todos os aspectos descritos no presente documento, etc.
[034] Como usado no presente documento, as palavras “exemplo” e “exemplificador” significam um caso ou ilustração. As palavras “exemplo” ou “exemplificador” não indicam um aspecto ou modalidade essencial ou preferencial. A palavra “ou” destina-se a ser inclusiva e não exclusiva, a menos que o contexto sugira em contrário. Como um exemplo, a frase “A emprega B ou C”, inclui qualquer permutação inclusiva (por exemplo, A emprega B; A emprega C; ou A emprega tanto B como C). Como outra matéria, os artigos “um” e “uma” são, em geral, destinados a significar “um ou mais”, “pelo menos um”, etc. exceto onde o contexto sugerir em contrário.
[035] A presente tecnologia fornece uma composição de revestimento, como uma composição de revestimento rígido, ou um sistema com um catalisador de cura que pode substituir os catalisadores convencionais usados para formulações de revestimento rígido. A composição ou sistema de revestimento pode exibir excelentes propriedades a longo prazo como resistência à abrasão e propriedades a longo prazo como resistência à exposição aos elementos. A resistência à exposição aos elementos pode ser definida como tempo de vida útil ao ar livre de um artigo revestido mantendo, ao mesmo tempo, as propriedades de revestimento inicial como resistência à transmissão, neblina, adesão e abrasão. A mesma pode ser medida através dos estudos de envelhecimento por intemperismo realizados sob condições climáticas aceleradas envolvendo mudanças de temperatura, radiação e umidade usando um Weatherometer.
[036] A composição de revestimento pode fornecer revestimentos opticamente transparentes. Os revestimentos podem ser usados para revestir uma variedade de substratos e podem ser usados, por exemplo, como um revestimento superior para fornecer resistência à abrasão a determinadas superfícies.
[037] Em uma modalidade, as composições de revestimento compreendem um material adequado para formar um revestimento resistente à abrasão e um catalisador de cura para curar a composição. A composição de revestimento pode ser configurada para fornecer um revestimento relativamente rígido que pode fornecer resistência à abrasão e/ou outras propriedades desejáveis ao substrato. A composição de revestimento pode compreender um sistema que inclui uma camada externa (revestimento superior) e uma camada de iniciador opcional. Dependendo da natureza da composição de revestimento e do substrato que será revestido, uma camada de iniciador pode precisar ser aplicada sobre o substrato para promover o revestimento protetor externo ou camada de revestimento superior. Como usado no presente documento, a expressão “sistema de revestimento” pode referir-se a uma camada de revestimento superior individualmente ou pode referir-se a uma camada de revestimento superior em combinação com a camada de iniciador, bem como quaisquer outras camadas adicionais que podem estar incluídas.
[038] O catalisador pode ser adicionado à formulação de revestimento superior conforme desejado com um propósito específico ou aplicação pretendida. Em uma modalidade, o catalisador compreende uma superbase, um sal de uma superbase, ou uma combinação de dois ou mais dos mesmos. Em geral, o catalisador deve ser adicionado em uma quantidade que não irá afetar ou prejudicar as propriedades físicas do revestimento incluindo, por exemplo, as propriedades ópticas do sistema de revestimento, porém também em uma quantidade eficaz para fornecer resistência à exposição aos elementos suficiente ao revestimento dependendo da exigência de desempenho para a aplicação específica. Em uma modalidade, o catalisador é fornecido em uma quantidade que varia de cerca de 1 ppm a cerca de 75 ppm; de cerca de 10 ppm a cerca de 70 ppm; ainda de cerca de 20 ppm a cerca de 60 ppm. A ppm do catalisador refere-se ao número de moles de catalisador por peso total de sólidos (ativos) na formulação. Aqui, como em outro lugar no relatório descritivo e reivindicações, os valores numéricos podem ser combinados para formar faixas novas e não-especificadas.
[039] O catalisador pode ser selecionado conforme desejado com um propósito específico ou aplicação pretendida. Em uma modalidade, o catalisador compreende uma superbase. Uma superbase pode ser definida como um composto que exibe basicidade significativamente maior que aquela de aminas comumente usadas, como piridina ou trietilamina. Uma superbase também pode ser definida para ter um valor de pKa acima de cerca de 11. Nas modalidades, a superbase ou sal da mesma pode ter uma pKa de cerca de 15 ou mais, cerca de 20 ou mais, cerca de 25 ou mais, cerca de ou mais, cerca de 35 ou mais, ainda cerca de 40 ou mais. Nas modalidades, a superbase pode ter um valor de pKa de cerca de 11 a cerca de 45; de cerca de 15 a cerca de 40; de cerca de 20 a cerca de 35; de cerca de 25 a 30. Nas modalidades, a superbase pode ter um valor de pKa de cerca de 20 a cerca de 25; em uma modalidade de cerca de 22 a cerca de 25. Aqui como em outro lugar no relatório descritivo e reivindicações, os valores numéricos podem ser combinados para formar faixas novas e não-especificadas.
[040] O material de superbase ou sal do mesmo pode ser selecionado conforme desejado com um propósito específico ou aplicação pretendida. Exemplos de materiais adequados incluem, porém sem limitação:
[041] ou uma combinação de dois ou mais dos mesmos, em que Ri, R2, R3,R4, R5, R6, R7, R8, R9, R10, R11, R12, R13 e R14 são, independentemente, selecionados a partir de hidrogênio, uma alquila, uma alquila substituída, uma alquenila, uma alquenila substituída, uma alquinila, uma alquinila substituída, um carbociclo, um heterociclo, uma arila ou uma heteroarila. X e Y são, independentemente, selecionados a partir de heteroátomos como nitrogênio, oxigênio, enxofre e fósforo; e D é selecionado a partir de um composto de silício organo-funcional que tem grupos aniônicos pendentes ou enxertados seleccionados a partir de halogenetos, sulfatos, alquilsulfatos, nitratos, acetatos, cianatos, aluminatos, boratos, tosilatos, carboxilatos, halogenetos de fósforo, haletos de boro, composto de organossilício/silano que compreendem um ou mais heteroátomos negativamente carregados ou combinações de dois ou mais dos mesmos. Em uma modalidade, R1- R14 são, independentemente, selecionados a partir de hidrogênio ou uma alquila C1C4. Em uma modalidade, R1-R14 são, cada um, hidrogênio.
[042] Um sal de uma superbase pode ser formado a partir de qualquer contraíon adequado. Na modalidade, os sais de superbases podem ser sulfatos, alquilsulfatos, tosilatos, carboxilatos, haletos fosforosos, haletos de boro, compostos de organossilício/silano que compreendem um ou mais heteroátomos negativamente carregados, ou uma combinação de dois ou mais dos mesmos. Exemplos de ácidos carboxílicos adequados para formar o sal incluem, porém sem limitação, ácidos carboxílicos lineares, ramificados e/ou cíclicos. Em uma modalidade, o ácido carboxílico pode ser selecionado a partir de um ácido carboxílico C4-C20 linear ou ramificado. Exemplos de íons adequados para formar um sal de uma superbase incluem, porém sem limitação, ácidos carboxílicos, íons de halo, etc. Nas modalidades, o sal é formado a partir de ácidos carboxílicos orgânicos como ácido propanoico, ácido 2-metil propanoico, ácido butanoico, ácido pentanoico (ácido valérico), ácido hexanoico (ácido caproico), ácido 2-etilexanoico, ácido heptanoico (ácido enântico), ácido hexanoico, ácido octanoico (ácido caprílico), ácido oleico, ácido linoleico, ácido linolênico, ácido cicloexanocarboxílico, ácido cicloexilacético, ácido cicloexenocarboxílico, ácido benzoico, ácido benzenoacético, ácido propanodioico (ácido malônico), ácido butanodioico (ácido sucínico), ácido hexanodioico (ácido adípico), ácido 2-butenodioico (ácido maleico) ), ácido láurico, ácido esteárico, ácido mirístico, ácido palmítico, ácido isoanoico, ácido versático, ácido láurico ou ácido esteárico acético, ácido mirístico, ácido palmítico, ácido isoanoico ou aminoácidos. Nas modalidades, o sal é formado por um cloreto ou iodeto.
[043] Nas modalidades, o catalisador compreende um cátion de imidazol. Em uma modalidade, o cátion de imidazol da fórmula:
[044] em que R1-R5 pode ser conforme descrito acima. Em uma modalidade, R1 e R2 podem ser tomados para formar um anel de 5 a 10 membros, que pode compreender um ou mais heteroátomos. Em uma modalidade, R1 e R2 do imidazol são tomados como benzeno. O imidazol pode compreender um grupo arila, que compreende opcionalmente um heteroátomo como parte do grupo R3.
[045] Nas modalidades, o composto de imidazol pode compreender dois anéis ligados um ao outro através de um grupo de ligação. Em uma modalidade, o imidazol é um composto da fórmula:
[046] em que Rx pode ser um alquileno C1-C20, ou um aralquileno, em que Rx compreende opcionalmente um ou mais heteroátomos, um alquileno, um alquileno substituído, um alquenileno, um alquenileno substituído, um alquinileno, um alquinileno substituído, um carbociclo, um heterociclo, um arileno, ou um heteroarileno; e R1, R2, R3, R4, R5, R6, R7 e R8 a partir de hidrogênio, uma alquila, uma alquila substituída, uma alquenila, uma alquenila substituída, uma alquinila, uma alquinila substituída, um carbociclo, um heterociclo, uma arila ou uma heteroarila, composto de organossilicone que tem grupo catiônico pendente ou enxertado selecionado a partir do grupo de piridínio, imidazólio, dialquilimidazólio, trialquilimidazólio, dialquilpirrolidínio, mono ou dialquilpiridínio, trialquilsulfônio, oxazólio, tiazólio, oxadiazólio, triazólio, piperidínio, pirazínio, pirimidínio, pirazólio, triazólio, fosfônio, sulfônio, carbazólio, indólio e seus derivados, aminas quaternárias e fosfônio quaternário, um composto heterocíclico que compreende pelo menos um heteroátomo positivamente carregado, composto de organossilício/silano de que compreende um ou mais heteroátomos positivamente carregados ou combinações de dois ou mais dos mesmos Nas modalidades, R1-R8 são, independentemente, selecionados a partir de hidrogênio ou uma alquila Ci-C-4. Será entendido que R1-R8 vicinais um ao outro podem ser tomados para formar um anel, que pode ser saturado ou insaturado. Em uma modalidade, quaisquer dois dentre R1-R8 vicinais um ao outro podem ser tomados para formar uma fenila. Nas modalidades, o sal é formado a partir de um ácido carboxílico orgânico como ácido propanoico, ácido 2- metil propanoico, ácido butanoico, ácido pentanoico (ácido valérico), ácido hexanoico (ácido caproico), ácido 2-etilexanoico, ácido heptanoico (ácido enântico), ácido hexanoico, ácido octanoico (ácido caprílico), ácido oleico, ácido linoleico, ácido linolênico, ácido cicloexanocarboxílico, ácido cicloexilacético, ácido cicloexenocarboxílico, ácido benzoico, ácido benzenoacético, ácido propanodioico (ácido malônico), ácido butanodioico (ácido sucínico), ácido hexanodioico (ácido adípico), ácido 2-butenodioico (ácido maleico) ), ácido láurico, ácido esteárico, ácido mirístico, ácido palmítico, ácido isoanoico,ácido versático, ácido láurico, ácido acético, ácido esteárico, ácido mirístico, ácido palmítico, ácido isoanoico, ou aminoácidos, e ânions como, por exemplo, cloreto, iodeto, etc.
[047] O imidazol pode ser selecionado a partir de compostos que têm um anel de imidazol por molécula, como, por exemplo, imidazol, 2-metilimidazol, 2-etil-4- metilimidazol, 2-metil-4-etil imidazol, 2-undecilimidazol, 2-heptadecilimidazol, 2- fenilimidazol, 2-fenil-4-metilimidazol, 1-benzil-2-metilimidazol, 2-etilimidazol, 2- isopropilimidazol, 2-fenil-4-benzilimidazol, 1-cianoetil-2-metilimidazol, 1-cianoetil-2- etil-4-metilimidazol, 1-cianoetil-2-undecilimidazol, 1-cianoetil-2-isopropilimidazol, 1- cianoetil-2-fenilimidazol, 2,4-diamino-6-[2‘-metilimidazolil-(1)‘]-etil-s-triazina, 2,4- diamino-6-[2‘-etil-4-metilimidazolil-(1)‘]-etil-s-triazina, 2,4-diamino-6-[2‘-undecilimidazolil-(1)‘]-etil-s-triazina, aduto de ácido 2-metil-imidazó-lio-isocianúrico, aduto de ácido 2-fenilimidazólio-isocianúrico, 1-aminoetil-2-metilimidazol, 2-fenil-4,5- diidróximetilimidazol, 2-fenil-4-metil-5-hidróximetilimidazol, 2-fenil-4-benzil-5- hidróximetilimidazol, ou combinações de dois ou mais dos mesmos. O imidazol pode ser selecionado a partir de compostos contendo 2 ou mais anéis de imidazol por molécula que são obtidos por desidratação de compostos de imidazol contendo hidróximetila como 2-fenil-4,5-di-hidróximetilimidazol, 2-fenil-4-metil-5- hidróximetilimidazol e 2-fenil-4-benzil-5-hidróxi-metilimidazol, ou combinações de dois ou mais dos mesmos; e condensação dos mesmos com formaldeído, por exemplo, 4,4-metileno-bis-(2-etil-5-metilimidazol).
[048] Ainda outros exemplos de imidazóis adequados incluem, porém sem limitação:
[049] Nas modalidades, o catalisador pode ser uma superbase selecionada a partir de uma amidina, uma guanidina, uma poliamina multicíclica, um derivado de fosfazeno, etc., ou uma combinação de dois ou mais dos mesmos.
[050] As amidinas podem ser definidas como compostos de amina que têm uma função de imina adjacente ao carbono alfa. Estruturalmente, essas correspondem a equivalentes de amina de ésteres carboxílicos. A amidina pode ser um composto da fórmula:
[051] em que R15-R18 são, independentemente, selecionados a partir de hidrogênio e/ou substituintes de alquila C1-C16 que podem ser lineares, ramificados, cíclicos ou aromáticos. Ademais, os substituintes R15-R18 podem ser insaturados, halogenados ou ter uma funcionalidade específica como grupos funcionais hidroxila, éter, amina, ciano, ou nitro. Os substituintes de alquila R15-R18 também podem formar estruturas bicíclicas, em que um aumento na deformação do anel pode levar a uma basicidade mais forte. Exemplos de amidinas cíclicas incluem, porém sem limitação, 1,5-diazabiciclo[4.3.0]non-5-eno (DBN), 2,8,9-triisopropil-2,5,8,9-tetraaza- 1-forosfabicilo[3,3,3]undecano (TITAPBU), 3,3,6,9,9-pentametil-2,10-diazabiciclo- [4.4.0]dec-1-eno,1,8-diazabiciclo[5.4.0]-undec-7-eno (DBU). DBU é um dos derivados de amidina mais fortes.
[052] A guanidinas podem ser classificadas como aminas que compreendem duas funções de imina adjacentes ao carbono α. Essas podem corresponder a equivalentes de amina de orto ésteres e mostram a basicidade de Bronsted mais forte entre os derivados de amina. A basicidade de guanidina está próxima àquela de um íon de hidroxila, que é uma das bases mais fortes na química aquosa. A guanidina pode ser um composto da fórmula:
[053] em que cada ocorrência de R19-R23 é, selecionada a partir de hidrogênio e/ou um substituinte de alquila C1-C16 que pode ser lineares, ramificados, cíclicos ou aromáticos. Ademais, os substituintes R19-R23 podem ser insaturados, halogenados ou ter uma funcionalidade específica como grupos funcionais hidroxila, éter, amina, ciano, ou nitro. Os substituintes de alquila R19-R23 também podem compreender estruturas bicíclicas, em que um aumento na deformação do anel pode levar a uma basicidade mais forte. Exemplos de guanidinas incluem, porém sem limitação, 1,5,7-triazabiciclo[4.4.0]dec-5-eno (TBD), N-metil-1,5,7-triazabiciclo[4.4.0]dec-5-eno (MTBD), N,N,N’,N‘- tetrametilguanidina (TMG), ou N,N,N’,N’,N”-pentametilguanidina.
[054] Fosfazenos são superbases orgânicas que compreendem um átomo de fósforo ligado a quatro funções de nitrogênio de três substituintes de amina e um substituinte de imina. Fosfazenos são classificados como bases Pn, em que n denota o número de átomos de fósforo na molécula. A basicidade de fosfazenos aumenta com o aumento da quantidade de átomos de fósforo na molécula. Uma base P4 é considerada para ter uma basicidade paralela a compostos de organo lítio. O fosfazeno pode ser um composto da fórmula:
[055] em que R24-R27 são, independentemente, selecionados a partir de hidrogênio e/ou um substituinte de alquila C1-C16 que pode ser linear, ramificado, cíclico ou aromático. Ademais, esses substituintes de alquila R24-R27 podem ser insaturados, halogenados ou ter uma funcionalidade específica como funções de hidroxila, éter, amina, ciano, ou nitro. Os substituintes de alquila R24-R27 podem ser iguais ou misturas de várias combinações.
[056] A superbase também pode ser um azafosfatrano. O azafosfatrano pode ser selecionado a partir de um composto da seguinte fórmula:
[057] em que R28, R29 e R30 são, independentemente, selecionados a partir de hidrogênio, uma alquila linear ou ramificada que compreende 1 a 10 átomos de carbono, e um grupo aromático que compreende 6 a 12 átomos de carbono, e um grupo fosforoso substituído com ou sem nitrogênio; A é nulo ou selecionado a partir de hidrogênio, R31 ou (R32R33P-N=)t, em que R31, R32 e R33 são, independentemente, selecionados a partir de hidrogênio, uma alquila linear ou ramificada que compreende 1 a 10 átomos de carbono, e um grupo aromático que compreende 6 a 12 átomos de carbono; e t é 1 a 10. Os grupos alquila adequados incluem, porém sem limitação, metila, etila, propila, butila, pentila, hexila, octila, isopropila, isobutila, etc. Os grupos aromáticos adequados incluem, porém sem limitação, fenila, benzila, naftila, etc.
[058] Em uma modalidade, o composto de azafosfatrano pode ser selecionado a partir das seguintes fórmulas:
[059] ou combinações de dois ou mais dos mesmos, em que R28-R30 pode ser conforme descrito acima. Em uma modalidade, o material de azafosfatrano é selecionado a partir de um composto acima em que R31, R32 e R33 são selecionados a partir de metila, isopropila, isobutila, ou uma combinação de dois ou mais dos mesmos.
[060] Será entendido que um ou mais materiais de azafosfatrano diferentes podem ser usados como o material de catalisador.
[061] Ainda outros catalisadores adequados incluem compostos de fosfônio; iminas de fósforo e iletos.
[062] O catalisador pode ser adicionado à composição de revestimento diretamente ou pode ser dissolvido em um solvente ou outro carreador adequado. O solvente pode ser um solvente polar e/ou não polar como metanol, etanol, n-butanol, t-butanol, n-octanol, n-decanol, 1-metóxi-2-propanol, álcool isopropílico, etilenoglicol, tetraidrofurano , dioxano, éter dietílico, éter dibutílico, bis (2-metóxietil)éter, 1,2- dimetoxietano, acetonitrila, benzonitrila, metiletilcetona e carbonato de propileno.
[063] As composições de revestimento podem incluir absorvedores de UV. Os absorvedores de UV podem ser inorgânicos, orgânicos ou uma combinação de dois ou mais dos mesmos. Exemplos de material absorvedor de UV inorgânico adequado incluem, porém sem limitação, óxido de cério, óxido de titânio, óxido de zinco, óxido de ferro ou uma combinação de dois ou mais dos mesmos. Em geral, o material inorgânico deve ser adicionado em uma quantidade que não afetará ou prejudicará as propriedades físicas do revestimento incluindo, por exemplo, as propriedades ópticas do sistema de revestimento. Em uma modalidade, o material inorgânico é fornecido em uma quantidade que varia de cerca de 1 %, em peso, a cerca de 50 %, em peso; de cerca de 7 %, em peso, a cerca de 40 %, em peso, de cerca de 10 a cerca de 30 %, em peso; ainda de cerca de 14 a cerca de 17 %, em peso, com base no peso seco da película após a cura do revestimento. Aqui, como em outro lugar no relatório descritivo e reivindicações, os valores numéricos podem ser combinados para formar faixas novas e não-especificadas.
[064] Exemplos de absorvedores de UV orgânicos, incluem, porém sem limitação, aqueles capazes de co-condensação com silanos. Tais absorvedores de UV são revelados nas Patentes US n°s 4.863.520, 4.374.674, 4.680.232 e 5.391.795 que estão incorporadas no presente documento a título de referência em sua totalidade. Exemplos específicos incluem 4-[gama-(trimetóxisilil) propoxil]-2-hidróxi benzofenona e 4-[gama-(trietóxisilil) propoxil]-2-hidróxi benzofenona e 4,6-dibenzoil- 2-(3-trietóxisililpropil) resorcinol. Quando os absorvedores de UV que são capazes de co-condensação com silanos forem usados, o absorvedor de UV deve se co- condensar com outras espécies de reação por mistura completa da composição de revestimento antes da aplicação a um substrato. A co-condensação do absorvedor de UV impede a perda de desempenho de revestimento causada pela lixiviação de absorvedores de UV livres para o ambiente durante o envelhecimento por intemperismo.
[065] As composições de revestimento podem incluir um ou mais outros materiais ou aditivos para fornecer o revestimento com propriedades desejadas com um propósito específico ou aplicação pretendida. Por exemplo, a composição também pode incluir aditivos como estabilizadores de luz de amina impedida, antioxidantes, corantes, modificadores de fluxo, agentes de nivelamento e tensoativos. Os tensoativos são comumente adicionados como um modificador de fluxo/agente de nivelamento em composições de revestimento. Exemplos de tensoativos adequados incluem, porém sem limitação, tensoativos florados como FLUORAD™ junto à 3M Company de St. Paul, Minn., e poliéteres de silicone sob a designação Silwet® e CoatOSil® disponível junto à Momentive Performance Materials, Inc. de Waterford, N.Y. E copolímeros de poliéter polissiloxano como BYK®-331 produzido pela BYK®-Chemie. Os antioxidantes adequados incluem, porém sem limitação, fenóis impedidos (por exemplo, IRGANOX® 1010 junto à Ciba Specialty Chemicals).
[066] Em uma modalidade, a composição de revestimento de revestimento superior é selecionada, em uma modalidade, a partir de um material adequado para fornecer um revestimento superior. A composição de revestimento é um revestimento superior de silicone. Exemplos não limitadores de revestimentos de silicone que fornecem uma composição de Revestimento rígido são dispersões de uma resina de siloxanol e uma dispersão de óxido de metal coloidal. Em uma modalidade, a resina de siloxanol é derivada de um condensado parcial de um silanol e um alcoxissilano. Exemplos de óxidos de metal coloidal adequados incluem, porém sem limitação, sílica coloidal, óxido de cério coloidal, ou uma combinação de dois ou mais dos mesmos.
[067] As dispersões de sílica coloidal à base de resina de siloxanol são descritas, por exemplo, no Pedido de Patente US n° 13/036,348, Patente US n° 8.637.157, Patente US n° 5.411.807 e Patente US n° 5.349.002, cujas revelações estão incorporadas no presente documento a título de referência em sua totalidade.
[068] As dispersões de sílica coloidal à base de resina de siloxanol são conhecidas na técnica. Em geral, essas composições têm uma dispersão de sílica coloidal em uma solução alifática de álcool/água do condensado parcial de um organoalcóxisilano. Os organoalcóxissilanos adequados incluem aqueles da fórmula (R)aSi(OR’)4-a, em que R é um radical hidrocarboneto monovalente C1-C6, R’ é R ou hidrogênio, e a é um número inteiro igual a 0 a 2 inclusive. Em uma modalidade, o organoalcóxissilano é um alquil trialcóxi silano, que pode ser, porém sem limitação, metil trimetóxi silano. Outros exemplos de organoalcóxissilanos adequados para a resina incluem, porém sem limitação, tetraetóxissilano, etiltrietóxissilano, dietildietóxissilano, tetrametóxissilano, metiltrimetóxissilano, dimetildimetóxoxissilano, etc. As dispersões aquosas de sílica coloidal têm geralmente um tamanho de partícula na faixa de cerca de 5 a cerca de 150 nanômetros de diâmetro. Essas dispersões de sílica são preparadas por métodos bem conhecidos na técnica e estão comercialmente disponíveis. Dependendo da porcentagem de sólidos desejada na composição de revestimento final, álcool adicional, água ou um solvente miscível em água pode ser adicionado. Em geeral, o sistema solvente deve conter de cerca de 20 a cerca de 75 por cento em peso para garantir a solubilidade do siloxanol formado pela condensação do silanol. Se for desejado, uma pequena quantidade de um solvente polar miscível em água pode ser adicionada ao sistema solvente de água-álcool. A composição é deixada envelhecer durante um curto período de tempo para garantir a formação do condensado parcial do silanol, ou seja, o siloxanol. Mediante a geração dos substituintes de hidroxila desses silanóis, uma reação de condensação começa para formar ligações de silício-oxigênio-silício. A reação de condensação não é exaustiva. Os siloxanos produzidos mantêm uma quantidade de grupos hidróxi ligados por silício, é por isso que o polímero é solúvel na mistura solvente de água-álcool. Esse condensado parcial solúvel pode ser caracterizado como um polímero de siloxanol que tem grupos hidroxila ligados por silício e unidades de repetição —SiO—. Mais particularmente, nem todos os grupos alcóxi do organossilano são condensados a ligações siloxano. O grau de condensação é caracterizado pela razão T3/T2 em que T3 representa o número de átomos de silício no polímero de siloxanol que têm três ligações siloxano, condensadas com três outras espécies de alcóxissilano ou silanol. T2 representa o número de átomos de silício no polímero de siloxanol que têm duas ligações siloxano, condensadas com outras duas espécies de alcóxissilano ou silanol e um grupo alcó'xi ou hidróxi restante. A razão T3/T2 pode situar-se na faixa de 0 (sem condensação) a ~ (condensação completa). A T3/T2 de soluções de revestimento à base de resina de siloxanol é, de preferência, 0,2 a 3,0 e, com mais preferência, de cerca de 0,6 a cerca de 2,5.
[069] Exemplos de dispersões de resina de siloxanol/sílica coloidal à base de solvente aquoso/orgânico podem ser encontrados na Patente US n° 3.986.997 de Clark que descreve dispersões ácidas de sílica coloidal e silsesquioxano hidroxilado em um meio de álcool-água com um pH de cerca de 3 a 6. Também, a Patente US n° 4.177.315 de Ubersax revela uma composição de revestimento que compreende de cerca de 5 a 50 por cento em peso de sólidos compreendendo de cerca de 10 a 70 por cento em peso de sílica e cerca de 90 a 30 por cento em peso de um silanol orgânico parcialmente polimerizado da fórmula geral RSi(OH)3, em que R é selecionado a partir de metila e até cerca de 40% de um radical selecionado a partir do grupo que consiste em vinila, fenila, gama-glicidóxipropila e gama- metacriloxipropila, e cerca de 95 a 50 por cento em peso de solvente, sendo que o solvente compreende cerca de 10 a 90 por cento em peso de água e cerca de 90 a 10 por cento em peso de álcool alifático inferior, sendo que a composição de revestimento tem um pH maior que cerca de 6,2 e menor que cerca de 6,5. A Patente n° US 4.476.281 de Vaughn descreve uma composição de revestimento rígido que tem um pH de 7,1 a 7,8. Em outro exemplo, a Patente n° US 4.239.798 de Olson et al. revela um revestimento superior de organopolissiloxano carregado com sílica termofixo, que é o produto da condensação de um silanol da fórmula RSi(OH)3 em que R é selecionado a partir do grupo que consiste em radicais alquila de 1 a 3 átomos de carbono, o radical vinila, o radical 3,3,3-trifluoropropila, o radical gama- glicidóxipropila e o radical gama-metacriloxipropila, sendo que pelo menos cerca de 70 por cento em peso do silanol são CH3Si(OH)3. O conteúdo das patentes supracitadas estão incorporados no presente documento a título de referência.
[070] As dispersões de resina de siloxanol/sílica coloidal descritas no presente documento podem conter condensados parciais tanto de organotrialcóxissilanos como de diorganodialcóxissilanos; e podem ser preparadas com solventes orgânicos adequados, como, por exemplo, alcanol de 1 a 4 carbonos como metanol, etanol, propanol, isopropanol, butanol; glicóis e éteres glicol como propilenoglicolmetil éter e similares e misturas dos mesmos.
[071] Exemplos de materiais de revestimento de silicone comerciais adequados incluem, porém sem limitação, SilFORT TM AS4700, SilFORT TM PHC 587, SilFORT TM AS4000, SilFORT TM SHC2050 disponível junto à Momentive Performance Materials Inc., SILVUE TM 121, SILVUE TM 339, SILVUE TM MP100, CrystalCoatTM CC-6000 disponível junto à SDC Technologies, e HI-GARDTM 1080 disponível junto à PPG, etc.
[072] Em uma modalidade, o sistema de revestimento rígido de silicone compreende de cerca de 10 % a cerca de 50 %, em peso, de sólidos. Em uma modalidade, o sistema de revestimento rígido de silicone compreende de cerca de 15 % a cerca de 45 %, em peso, de sólidos. Em uma modalidade, o sistema de revestimento rígido de silicone compreende de cerca de 20 % a cerca de 30 %, em peso, de sólidos.
[073] O revestimento que compreende os presentes catalisadores pode ser aplicado a um substrato conforme desejado com um propósito específico ou aplicação pretendida. O revestimento pode ser diretamente aplicado à superfície de um substrato de interesse. Alternativamente, como pode ser desejado ou necessário dependendo do substrato que está a ser revestido, um iniciador pode ser colocado sobre a superfície do substrato, e o revestimento pode ser disposto sobre a camada de iniciador. O número de camadas de revestimento também pode ser selecionado conforme desejado com um propósito específico ou aplicação pretendida. Por exemplo, pode ser possível empregar uma única camada de revestimento, duas ou mais camadas de revestimento, três ou mais camadas de revestimento, etc. Em uma modalidade, o revestimento rígido pode ser formado por 1 a 5 camadas de revestimento, 2 a 4 camadas de revestimento ou 3 camadas de revestimento.Múltiplas camadas de revestimento podem ser formadas por aplicação de uma camada de revestimento, secagem suficiente do revestimento e formação de uma camada de revestimento subsequente sobre a camada de revestimento adjacente. Isso pode ser feito quantas vezes forem necessárias para fornecer o número desejado de camadas de revestimento. Será entendido que as camadas de revestimento podem ter composições iguais ou diferentes umas das outras. De modo similar, está dentro do escopo da presente tecnologia que múltiplas camadas de iniciador podem ser empregadas para promover a adesão de uma camada de revestimento a um substrato.
[074] O revestimento pode ser aplicado a qualquer substrato adequado. Exemplos de substratos adequados incluem, porém sem limitação, materiais poliméricos orgânicos como polímeros acrílicos, por exemplo, poli(metilmetacrilato), poliamidas, poli-imidas, copolímero de acrilonitrila-estireno, terpolímeros de estireno- acrilonitrila-butadieno, cloreto de polivinila, polietileno, policarbonatos, copolicarbonatos, policarbonatos de alto calor, e qualquer outro material adequado.
[075] Em aplicações que compreendem uma camada de iniciador ou revestimento, a composição de iniciador compreende um material adequado para facilitar a adesão do material de revestimento superior ao substrato. O material de iniciador não é particularmente limitado, e pode ser selecionado a partir de qualquer material de iniciador. Em uma modalidade, o iniciador é selcionado a partir de homo e copolímeros de acrilatos de alquila, poliuretanos, policarbonatos, polivinilpirrolidona, polivinilbutirais, poli(tereftalato de etileno), poli(tereftalato de butileno), um hexa-acrilato de uretano, um triacrilato de pentaeritritol, uma polivinilpirrolidona, um polivinilbutiral, um poli(tereftalato de etileno), poli(tereftalato de butileno), ou uma combinação de dois ou mais dos mesmos. Em uma modalidade, o iniciador pode ser metacrilato de polimetila. Exemplos de materiais de revestimento de iniciador adequados incluem, porém sem limitação, SilFORTTM SHP470, SilFORTTM SHP470FT-2050, SilFORTTM SHP401, disponíveis junto à Momentive Performance Materials Inc. e CrystalCoatTM PR-660, disponível junto à SDC Technologies, etc.
[076] O revestimento de iniciador pode ser revestido sobre um substrato por revestimento por fluxo, revestimento por imersão, revestimento por rotação, revestimento por aspersão ou quaisquer outros métodos conhecidos por um versado no campo, é deixado secar por remoção de quaisquer solventes, por exemplo, por evaporação, deixando assim um revestimento seco. O iniciador pode ser subsequentemente curado. Adicionalmente, um revestimento superior (por exemplo, uma camada de revestimento rígido) pode ser aplicado sobre a camada de iniciador seca por revestimento por fluxo, revestimento por imersão, revestimento de rotação ou quaisquer outros métodos conhecidos por um versado no campo. Opcionalmente, uma camada de revestimento superior pode ser diretamente aplicada ao substrato sem uma camada de iniciador. O revestimento superior pode ser subsequentemente curado.
[077] Os exemplos a seguir ilustram as modalidades de materiais de acordo com a tecnologia revelada. Os exemplos pretendem ilustrar aspectos e modalidades da tecnologia revelada, e não pretendem limitar as reivindicações ou revelação a tais modalidades específicas.
[078] Soluções de resina de revestimento rígido de silicone contendo óxido de cério foram preparadas por hidrólise de metiltrimetóxisilano (MTMS) em uma solução de óxido de cério coloidal (Sigma Aldrich, 20 %, em peso, de Céria, 2,5 %, em peso, de ácido acético). Uma garrafa de vidro pequena foi carregada com solução de óxido de cério coloidal. MTMS foi adicionado à solução de óxido de cério resfriada durante aproximadamente 20 minutos. A mistura foi deixada repousar à temperatura ambiente e agitada durante algumas horas. Em seguida, 1-metóxi-2- propanol (MP) foi misturado e a reação foi deixada em repouso à temperatura ambiente durante vários dias. A mistura de reação foi, então, diluída com isopropanol (IPA) e o aditivo de controle de fluxo BYK® 302, polidimetilsiloxano modificado com poliéter, (disponível junto à Byk-Chemie GmbH) foi adicionado. A Tabela 1 ilustra um exemplo de formulação de sol de revestimento rígido de silicone contendo óxido de cério. O teor de sólidos final da formulação foi calculada como 20,1 %, em peso.TABELA 1: Cargas para a preparação de sol de revestimento rígido de silicone contendo óxido de céria, exemplo S-1.
[079] Soluções de resina de revestimento rígido de silicone contendo óxido de cério foram preparadas seguindo o mesmo procedimento do Exemplo S-1 exceto que as cargas são como indicado na Tabela 2. A concentração de sólido final da formulação foi calculada como 21,6 %, em peso.TABELA 2: Cargas para a preparação de sol de revestimento rígido de silicone contendo óxido de céria, exemplo S-2.
[080] Um hidrolisado de óxido de cério - siloxanol foi preparado carregando sol de óxido de cério (Sigma Aldrich, 20% em peso de sólidos, 2,5% em peso de ácido acético estabilizado, aquoso) em um frasco de Erlenmeyer, então, resfriando em um banho de gelo a <10° C. MTMS foi, então, adicionado a sol de CeO2 frio durante 30 minutos, agitando a mistura e mantendo a temperatura entre 10 a 15° C. O hidrolisado resultante foi deixado aquecer até à temperatura ambiente e agitado durante mais 16 horas. O hidrolisado foi, então, diluído adicionando MP e IPA e deixado repousar durante três dias à temperatura ambiente até envelhecer. O pH do hidrolisado foi, então, ajustado para 5,1 adicionando a solução de NH3. O agente de controle de fluxo BYK® 331 polidimetilsiloxano modificado com poliéter (disponível junto à Byk-Chemie GmbH) foi, então, adicionado à mistura de hidrolisado de siloxanol - Óxido de Cério. A Tabela 3 mostra as cargas usadas para formular sol de revestimento de óxido de cério e siloxanol, Exemplo S-3. Essa formulação tem uma concentração de sólidos medida de 25,8 %, em peso. A formulação foi adicionalmente envelhecida antes da formulação final com o catalisador.TABELA 3 Cargas para a preparação alternativa de sol de revestimento rígido de silicone contendo óxido de céria, exemplo S-3.
[081] Um hidrolisado de óxido de cério - siloxanol foi preparado carregando sol de óxido de cério (Sigma Aldrich, 20% em peso de sólidos, 2,5% em peso de ácido acético estabilizado, aquoso) em um frasco de Erlenmeyer, então, resfriando em um banho de gelo a <10° C. MTMS foi, então, adicionado a sol de CeO2 frio durante 30 minutos, agitando a mistura e mantendo a temperatura entre 10 a 15° C. O hidrolisado resultante foi deixado aquecer até à temperatura ambiente e agitado durante mais 16 horas. O hidrolisado foi, então, diluído adicionando MP. O hidrolisado foi envelhecido deixando repousar durante três dias à temperatura ambiente.
[082] Um hidrolisado de sílica coloidal - siloxanol foi preparado carregando o sol de sílica coloidal (Nalco 1034A, 34,7 % de sólidos, aquoso) em um frasco de Erlenmeyer, então, resfriamento em um banho de gelo até <10° C. MTMS foi, então, adicionado ao sol de SiO2 frio durante 30 minutos enquanto agita a mistura. O hidrolisado resultante foi deixado aquecer até a temperatura ambiente e agitado durante mais 16 horas. O hidrolisado foi, então, diluído adicionando isopropanol. O hidrolisado foi envelhecido deixando repousar durante três dias à temperatura ambiente.
[083] O hidrolisado contendo óxido de cério e o hidrolisado contendo sílica coloidal foram, então, combinados e agitados para misturar completamente os mesmos. O pH do hidrolisado combinado foi, então, ajustado para 5,1 adicionando a solução de NH3. À mistura de hidrolisado de CeO2/SiO2 siloxanol foi, então, adicionado o agente para controle de fluxo BYK® 331 polidimetilsiloxano modificado com poliéter. A Tabela 4 mostra as cargas usadas para formular a solução para revestimento de siloxanol de óxido de cério - sílica coloidal, essa formulação tinha uma concentração de sólidos de 25,6 % em peso. O hidrolisado foi adicionalmente envelhecido antes da formulação final com o catalisador. TABELA 4. Cargas de sol de revestimento rígido de silicone contendo céria/sílica.
[084] MTMS e ácido acético foram misturados a uma temperatura de 10 a 15 °C seguido da adição de sol de Sílica coloidal (sílica coloidal Ludox® AS40, 40% de sólidos, amônio estabilizado, disponível junto à W.R. Grace & Co.) e água adicional, mantendo a temperatura entre 10 a 15 ° C. A solução foi misturada durante 12 a 20 horas e o hidrolisado foi diluído por adição de IPA e n-butanol (NBA) seguido do lote adicional de ácido acético. 4-[Y-(trietóxisilil) propoxil]-2-hidróxi benzofenona (SHBP) foi adicionado à mistura e agitado durante algumas horas. O agente para controle de fluxo BYK® 302 foi adicionado à mistura e o hidrolisado foi envelhecido deixando repousar à temperatura ambiente durante alguns dias. Essa formulação tem uma concentração de sólidos medida de 20%. A Tabela 5 mostra as cargas usadas para formular o sol de Revestimento rígido de silicone.TABELA 5. Cargas de sol de revestimento rígido de silicone contendo silica coloidal e 4-[Y-(trietóxisilil) propoxil]-2-hidróxi benzofenona.
[085] MTMS e ácido acético foram misturados seguido de adição de sol de sílica coloidal (sílica coloidal Ludox® AS40, 40 % em peso de sólidos) e água deionizada adicional mantendo, ao mesmo tempo, a temperatura em torno de 10 a 15°C. A solução foi misturada durante 12 a 20 horas, e o hidrolisado foi, então, diluído por adição de IPA e NPA seguido do lote adicional de ácido acético. Ao hidrolisado diluído foi, então, adicionado 4,6-dibenzoil-2- (3-trietóxisililpropil) resorcinol (SDBR) como uma solução a 32% em peso em MP e a mistura foi, então, deixada agitar durante algumas horas seguido de adição de BYK302. O hidrolisado foi, então, envelhecido à temperatura ambiente (20°C) durante 50 a 75 dias. A Tabela 6 mostra as cargas usadas para formular o sol de revestimento rígido de silicone. Essa formulação tem uma concentração de sólidos medida de 24,7%. TABELA 6. Cargas de sol de revestimento rígido de silicone contendo silica coloidal e 4,6-dibenzoil-2-(3-trietóxisililpropil) resorcinol.
[086] MTMS e ácido acético foram misturados a uma temperatura de 10 a 15 °C seguido da adição de sol de Sílica coloidal (sílica coloidal Ludox® AS40, 40% de sólidos e água deionizada adicional durante um período de 20 minutos. O hidrolisado resultante foi deixado aquecer até a temperatura ambiente e agitado durante 12 a 20 horas. O hidrolisado foi, então, diluído por adição de IPA e NBA seguido de adição de uma segunda porção de ácido acético. Ao hidrolisado diluído foi, então, adicionado SDBR como uma solução a 32% em peso em MP e a mistura de reação foi deixada agitar durante algumas horas. O hidrolisado foi, então, envelhecido à temperatura ambiente durante 30 a 50 dias. O hidrolisado foi, então, misturado com um peso igual de água deionizada e vigorosamente misturado. A mistura de hidrolisado de água foi, então, transferida para um funil de separação e deixada repousar durante 60 minutos, após isso, duas camadas foram formadas. A camada inferior (fase de resina de silicone) foi removida e separada da camada superior (fase aquosa). A fase de resina de silicone tinha uma concentração de sólidos medida de 54,4%. A fase orgânica/silicone foi, então, diluída com uma mistura de metanol, IPA, NBA, ácido acético e MP. A mistura foi então novamente envelhecida durante 30 a 50 dias à temperatura ambiente (20° C), após isso, o agente de controle de fluxo BYK® 302 polidimetilsiloxano modificado com poliéter foi adicionado. A Tabela 7 mostra as cargas usadas para formular o sol de revestimento rígido de silicone. Essa formulação tem uma concentração de sólidos medida de 25,4 %.TABELA 7. Cargas de formulação lavada com água de sol de revestimento rígido de silicone contendo sílica coloidal e 4,6-dibenzoil-2-(3-trietóxisililpropil) resorcinol.
[087] MTMS e ácido acético foram misturados a uma temperatura de 10 a 15 °C seguido da adição de sol de Sílica coloidal (sílica coloidal Ludox® AS40, 40% de sólidos e água deionizada adicional durante um período de 20 minutos ao MTMS- ácido acético. Após 10 a 25 horas, o hidrolisado foi, então, diluído por adição de IPA e NBA seguido de adição de uma segunda porção de ácido acético. Ao hidrolisado diluído foi, então, adicionado SHBP e a mistura de reação foi deixada a agitar durante algumas horas e deixada envelhecer à temperatura ambiente (20° C) durante 50 a 60 dias. O solvente volátil foi, então, removido por destilação a vácuo até o resíduo de hidrolisado (no recipiente de destilação) atingir uma concentração de sólidos de 34,3%. O hidrolisado concentrado foi diluído com IPA e NBA e, então, um poliol acrílico (Jonacryl® 587 poliol acrílico, BASF, Florham Park, NJ) e polidimetilsiloxano modificado com poliéter BYK® 302 foram dissolvidos na solução de hidrolisado. A concentração de sólidos final foi medida a 25,0%. A Tabela 8 mostra as cargas usadas para formular o sol de revestimento rígido de silicone.TABELA 8. Cargas de sol de revestimento rígido de silicone sem iniciador contendo sílica coloidal e 4-[Y-(trietóxisilil) propoxil]-2-hidróxi benzofenona.
[088] Os catalisadores na Tabela 9 foram usados para formular as soluções de revestimento finais mostradas nas Tabelas 10 a 12. Em cada caso, o sol de revestimento rígido de silicone foi carregado em uma garrafa de vidro e, então, o catalisador foi adicionado. A mistura foi, então, agitada até dissolver completamente o catalisador. TABELA 9. Catalisadores Usados nos exemplos de revestimento.
[089] As formulações produzidas a partir dos exemplos S-1 a S-8 foram, então, aplicadas a substratos de policarbonato escorvados e as formulações produzidas a partir de S-9 foram aplicadas a substratos de policarbonato não escorvados.TABELA 10. Exemplos e exemplos comparativos revestidos sobre os substratos de policarbonato preparados com metacrilato de polimetila.
TABELA 11. Exemplos e exemplos comparativos revestidos sobre ossubstratos de policarbonato escorvados com SHP470FT-2050.TABELA 12. Exemplos e exemplos comparativos revestidos sobre substrates de policarbonato não escorvados.
[090] As soluções de metacrilato de polimetila (PMMA) foram preparadas por dissolução de resina de PMMA (Elvacite 2041) em uma mistura de 85 %, em peso, de MP e 15 %, em peso, de álcool diacetona (DAA). As diluições de solvente foram feitas com uma mistura de 85:15 de MP : DAA. Os componentes foram combinados em uma garrafa de vidro ou polietileno adequadamente dimensionada, então, bem agitada para mistura. O teor de sólidos das soluções era entre 2 a 8% em peso de sólidos, de modo a fornecer espessuras de revestimento de iniciador de 0,5 a 3 mícrons de espessura quando aplicado a substratos de policarbonato. As soluções de iniciador foram deixadas repousar durante pelo menos 1 hora antes da aplicação de revestimento.
[091] As formulações de iniciador foram revestidas em placas de policarbonato de acordo com o procedimento exposto a seguir. As placas de policarbonato (PC) foram limpas com um fluxo de gás N2 ou ar deionizado para remover quaisquer partículas de poeira que se aderem à superfície seguido de enxágue da superfície com IPA ou MP. As placas foram, então, deixadas secar dentro de uma coifa durante 20 minutos. As soluções de iniciador foram, então, aplicadas às placas PC por revestimento de fluxo. O solvente nas soluções de revestimento de iniciador foi deixado pré-evaporar na coifa durante aproximadamente 20 minutos (20 a 25 °C, 35 a 45% de umidade relativa) e, então, colocado em um forno de ar circulado pré-aquecido durante a 125 °C durante 20 a 45 minutos. Os painéis foram resfriados até a temperatura ambiente antes de as soluções de revestimento rígido serem aplicadas.
[092] Os exemplos de revestimento rígido de silicone catalisado descritos na Tabela 11 foram aplicados a painéis de PC escorvados de PMMA por revestimento por fluxo. Após secagem em uma coifa durante aproximadamente 20 minutos (20 a 22 °C, 25 a 45% de HR), as placas revestidas foram colocadas em um forno de ar circulado pré-aquecido a 125 °C durante 45 minutos para curar o revestimento. Os painéis foram resfriados até a temperatura ambiente antes de qualquer análise ou teste adicional ser realizado.
[093] Os exemplos de revestimento rígido de silicone catalisado descritos na Tabela 12 foram aplicados a painéis de PC escorvados SHP470FT-2050 por revestimento por fluxo. Após secagem em uma coifa durante aproximadamente 20 minutos (20 a 22 °C, 25 a 45% de HR), as placas revestidas foram colocadas em um forno de ar circulado a uma temperatura de 105°C a 125°C e um tempo entre 15 a 90 minutos. Os painéis foram resfriados até a temperatura ambiente antes de qualquer análise ou teste adicional ser realizado.
[094] Os exemplos de revestimento rígido de silicone catalisado descritos na Tabela 13 foram aplicados a painéis de PC não escorvados por revestimento por fluxo. Após secagem em uma coifa durante aproximadamente 20 minutos (20 a 22 °C, 25 a 45% de HR), as placas revestidas foram colocadas em um forno de ar circulado a uma temperatura de 105°C a 125°C e um tempo entre 15 a 90 minutos. Os painéis foram resfriados até a temperatura ambiente antes de qualquer análise ou teste adicional ser realizado.
[095] As características ópticas (transmissão e neblina) foram medidas de acordo com ASTM D1003 usando um instrumento BYK Gardner Haze-Gard™. A adesão foi medida de acordo com ASTM D3200/D3359 (teste de adesão crosshatch). A adesão é classificada em uma escala de 5B a 0B, com 5B indicativo do nível mais alto de adesão. Uma classificação de <4B é considerada adesão insatisfatória. A adesão após o embebimento em água foi realizada por imersão das placas de PC revestidas em água deionizada quente a 65 °C durante um determinado período de tempo seguido de testes de adesão cross-hatch. As amostras com adesão > 4B após 10 dias de embebimento em água a 65 °C são consideradas como tendo boa adesão por embebimento em água.
[096] O teste de resistência à abrasão de lã de aço foi realizado esfregando lã de aço de grau 0000 sob um peso de 1 Kg sobre a superfície do substrato revestido. A neblina inicial (Hi) da amostra revestida foi medida antes da abrasão de lã de aço e, então, após esfregação novamente 5 vezes (Hf) para a frente e para trás. A mudança na neblina (ΔHsw) foi calculada como, ΔHsw = Hf - Hi.
[097] O teste de abrasão Taber foi realizado de acordo com ASTM D1003 e D1044, medições de neblina foram feitas usando um medidor de neblina BYK Haze- Gard ™ plus, valores de ΔHaze em 500 ciclos ΔH500) foram feitas. Três corpos de prova de cada exemplo foram testados e o valor médio de ΔH500 é relatado.
[098] Os valores de dureza (H) e módulo reduzido (Er) foram obtidos a partir de medições de nanoindentação. O uso de H/Er foi documentado na literatura (J. Coat. Technol. Res., 13(4), 677 a 690. DOI 10.1007/s11998-016-9782-8) como um meio de prever propriedades de desgaste de revestimentos de nanocompósitos cerâmicos e metálicos. O teste relatado aqui foi realizado usando um instrumento Hysitron® TI 900 TriboIndenter®, equipado com uma sonda de geometria Berkovich. Os testes foram realizados em modo de controle de deslocamento, e a carga máxima para um recuo foi selecionada para garantir uma profundidade de contato consistente de 5,0 ± 0,1% da espessura do filme de revestimento superior na localização que será testada. As superfícies de teste das amostras foram limpas com IPA antes do teste. Cada medição consistia em uma função de carga de três segmentos: um segmento de carga (uma elevação de cinco segundos de deslocamento zero para o deslocamento alvo), um segmento de espera (uma espera de cinco segundos no deslocamento alvo) e um segmento de descarga (um deslocamento de descarga de volta a zero de um segundo. Um mínimo de sete medições foram feitas em cada corpo de prova testado, o valor médio dessas medições para cada exemplo é relatado. O desvio padrão médio relativo dos valores relatados era < 2%.
[099] Os resultados do teste de exemplos e exemplos comparativos são mostrados nas Tabelas 13 a 15. TABELA 13. Propriedades das formulações de revestimento rígido catalisadas revestidas . em PC escorvado com metacrilato de . polimetila.
TABELA 14. Propriedades das formulações de revestimento rígido catalisadas revestidas sobre os substratos de policarbonato escorvados com SHP470FT-2050.
TABELA15. Propriedades de formulações de revestimento rígido catalisadas em substratos de policarbonato não escorvados.
[0100] Embora a descrição acima contenha muitas especificidades, estas especificidades não devem ser interpretadas como limitações no escopo da invenção, mas apenas como exemplificações de modalidades preferenciais da mesma. Os versados na técnica podem vislumbrar muitas outras variações possíveis que estão dentro do escopo e espírito da invenção, como definido pelas reivindicações em anexo.
Claims (23)
1. Composição de revestimento rígido de silicone curável CARACTERIZADA pelo fato de que compreende (a) uma composição de condensação à base de silicone curável que compreende uma dispersão de pelo menos uma resina de siloxanol e pelo menos um óxido de metal coloidal selecionado a partir de óxido de cério coloidal, e (b) pelo menos um catalisador selecionado a partir de um sal de uma superbase, selecionado de um composto imidazol e um contra íon, o composto imidazol selecionado dentre um composto de fórmula (i), (ii) ou uma combinação de (i) e (ii): em que Ri, R2, R3, R4, R5, R6, R7, e R8 são selecionados independentemente dentre hidrogênio, uma alquila, uma alquila substituída, uma alquenila, uma alquenila substituída, uma alquinila, uma alquinila substituída, um carbociclo, um heterociclo, uma arila, uma heteroarila, um composto de organossilicone tendo um grupo catiônico pendente ou enxertado selecionado dentre piridínio, imidazólio, dialquilimidazólio, trialquilimidazólio, dialquilpirrolidínio, mono ou dialquilpiridínio, trialquilsulfônio, oxazólio, tiazólio, oxadiazólio, triazólio, piperidínio, pirazólio, pirimidínio, pirazínio, triazínio, fosfônio, sulfônio, carbazólio, indólio e seus derivados, uma amina quaternária; um fosfônio quaternário, um composto heterocíclico que compreende pelo menos um heteroátomo positivamente carregado, um composto de organossilício/silano compreendendo um ou mais heteroátomos positivamente carregados; e o contra íon selecionado dentre um contra íon de halo.
2. Composição de revestimento rígido de silicone curável, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que a superbase ou o sal de uma superbase tem uma pKa maior que 11.
3. Composição de revestimento rígido de silicone curável, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que a superbase ou o sal de uma superbase tem uma pKa de 11 a 45.
4. Composição de revestimento rígido de silicone curável, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que a superbase ou o sal de uma superbase tem uma pKa de 20 a 30.
5. Composição de revestimento rígido de silicone curável, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que o contraíon é selecionado dentre cloreto ou iodeto.
6. Composição de revestimento rígido de silicone curável, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, CARACTERIZADA pelo fato de que o composto imidazol do sal imidazol é selecionado dentre imidazol, 2-metilimidazol, 2- etil-4-metilimidazol, 2-metil-4-etil imidazol, 2-undecilimidazol, 2-heptadecilimidazol, 2- fenilimidazol, 2-fenil-4-metilimidazol, 1-benzil-2-metilimidazol, 2-etilimidazol, 2- isopropilimidazol, 2-fenil-4-benzilimidazol, 1-cianoetil-2-metilimidazol, 1-cianoetil-2- etil-4-metilimidazol, 1-cianoetil-2-undecilimidazol, 1-cianoetil-2-isopropilimidazol, 1- cianoetil-2-fenilimidazol, 2,4-diamino-6-[2‘-metilimidazolil-(1)‘]-etil-s-triazina, 2,4- diamino-6-[2‘-etil-4-metilimidazolil-(1)‘]-etil-s-triazina, 2,4-diamino-6-[2‘- undecilimidazolil-(1)‘]-etil-s-triazina, aduto de ácido 2-metil-imidazólio-isocianúrico, aduto de ácido 2-fenilimidazólio-isocianúrico, 1-aminoetil-2-metilimidazol, 2-fenil-4,5- diidróximetilimidazol, 2-fenil-4-metil-5-hidróximetilimidazol, 2-fenil-4-benzil-5- hidróximetilimidazol, ou uma combinação de dois ou mais dos mesmos.
7. Composição de revestimento rígido de silicone curável, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4 e 6, CARACTERIZADA pelo fato de que o composto imidazol do sal imidazol é selecionado dentre compostos que compreendem 2 ou mais anéis de imidazol por molécula e condensados com formaldeído.
8. Composição de revestimento rígido de silicone curável, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, 6 e 7, CARACTERIZADA pelo fato de que o catalisador é fornecido em uma quantidade que varia de 1 ppm a 75 ppm.
9. Composição de revestimento rígido de silicone curável, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4 e 6 a 8, CARACTERIZADA pelo fato de que o catalisador é fornecido em uma quantidade que varia de 10 ppm a 70 ppm.
10. Composição de revestimento rígido de silicone curável, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4 e 6 a 9, CARACTERIZADA pelo fato de que o catalisador é fornecido em uma quantidade que varia de 15 ppm a 60 ppm.
11. Composição de revestimento rígido de silicone curável, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4 e 6 a 10, CARACTERIZADA pelo fato de que compreende ainda um material absorvedor de UV orgânico, um material absorvedor de UV inorgânico ou uma combinação dos mesmos.
12. Composição de revestimento rígido de silicone curável, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADA pelo fato de que a composição de revestimento rígido de silicone compreende de 10% a 50% em peso de sólidos.
13. Composição de revestimento rígido de silicone curável, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4 e 6 a 12, CARACTERIZADA pelo fato de que o material absorvedor de UV é selecionado dentre óxido de cério, óxido de titânio, óxido de zinco ou uma combinação de dois ou mais dos mesmos.
14. Composição de revestimento rígido de silicone curável, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4 e 6 a 13, CARACTERIZADA pelo fato de que a resina de siloxanol é derivada de um condensado parcial de um silanol da fórmula RSi(OH)3, em que R é um grupo alquila que compreende 1 a 3 átomos de carbono.
15. Composição de revestimento rígido de silicone curável, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4 e 6 a 14, CARACTERIZADA pelo fato de que o óxido de metal coloidal compreende ainda sílica coloidal.
16. Artigo revestido CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: um substrato polimérico; e uma camada de revestimento rígido de silicone disposta em pelo menos uma porção de uma superfície do substrato, a camada de revestimento rígido de silicone compreendendo a composição de revestimento rígido de silicone curável, como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 4 e 6 a 15.
17. Artigo, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO pelo fato de que o substrato compreende um poli(metilmetacrilato), uma poliamida, uma poliimida, um copolímero de acrilonitrila-estireno, um terpolímero de estireno- acrilonitrila-butadieno, um cloreto de polivinila, um polietileno, um policarbonato, um copolicarbonato ou uma combinação de dois ou mais dos mesmos.
18. Artigo, de acordo com a reivindicação 16 ou 17, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende ainda uma camada de iniciador disposta entre a camada de revestimento rígido de silicone e o substrato polimérico.
19. Artigo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 16 a 18, CARACTERIZADO pelo fato de que o iniciador é selecionado dentre um homopolímero de um acrilato de alquila, um copolímero de um acrilato de alquila, um poliuretano, um policarbonato, um hexa-acrilato de uretano, um triacrilato de pentaeritritol, uma polivinilpirrolidona, um polivinilbutiral, um poli(tereftalato de etileno), poli(tereftalato de butileno), ou uma combinação de dois ou mais dos mesmos.
20. Artigo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 16 a 19, CARACTERIZADO pelo fato de que o material absorvedor de UV inorgânico está presente em uma quantidade que varia de 1% em peso a 50% em peso do peso seco da composição de revestimento rígido de silicone.
21. Método para formação de uma composição de revestimento rígido de silicone curável CARACTERIZADO pelo fato de que compreende adicionar um catalisador selecionado dentre catalisador de uma superbase, um sal de uma superbase, ou uma combinação de dois ou mais dos mesmos a uma composição de revestimento rígido de silicone que compreende um material de silicone curável.
22. Método para preparação de um artigo revestido CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: aplicar uma composição de revestimento rígido de silicone curável, como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 4 e 6 a 15, a pelo menos uma porção de uma superfície de um artigo; e curar a composição de revestimento rígido de silicone para formar uma camada de revestimento curada.
23. Método, de acordo com a reivindicação 22, CARACTERIZADO pelo fato de que a camada de revestimento curada é ainda tratada por um processo de deposição a vácuo.
Applications Claiming Priority (5)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
US201662427848P | 2016-11-30 | 2016-11-30 | |
US62/427,848 | 2016-11-30 | ||
US15/634,102 | 2017-06-27 | ||
US15/634,102 US20180148600A1 (en) | 2016-11-30 | 2017-06-27 | Abrasion resistant coating composition with inorganic metal oxides |
PCT/US2017/063875 WO2018102509A1 (en) | 2016-11-30 | 2017-11-30 | Abrasion resistant coating composition with inorganic metal oxides |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR112019011108A2 BR112019011108A2 (pt) | 2019-10-08 |
BR112019011108B1 true BR112019011108B1 (pt) | 2023-08-08 |
Family
ID=
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
JP7321933B2 (ja) | 無機金属酸化物を用いた耐摩耗性コーティング組成物 | |
ES2546818T3 (es) | Revestimientos duros flexibles de silicona curados térmicamente | |
EP1591503B1 (en) | Silicone coating compositions and coated articles | |
KR102144280B1 (ko) | 수지-선형 오르가노실록산 블록 공중합체의 경화성 조성물 | |
JP5194563B2 (ja) | 耐擦傷性コーティング組成物、及び被覆物品 | |
JP4908681B2 (ja) | 撥水コーティング用シリコーン樹脂組成物 | |
US20120251729A1 (en) | Coating Compositions With Alkoxy-Containing Aminofunctional Silicone Resins | |
EP2873704B1 (en) | Refinish coating system and repairing method for automotive resin glazing | |
US20150031797A1 (en) | Room Temperature-Curable Coating Composition | |
WO2018102510A1 (en) | Abrasion resistant coating composition with inorganic metal oxides | |
JP4883269B2 (ja) | 硬化性ポリメチルシロキサン樹脂の製造方法 | |
JP2007145896A (ja) | 木材表面塗工液及び木材表面の処理方法 | |
Pathak et al. | Sol gel derived organic-inorganic hybrid coating: A new era in corrosion protection of material | |
BR112019011108B1 (pt) | Composição de revestimento rígido de silicone curável, método para formação da mesma, artigo revestido e método para preparação de um artigo | |
US11104814B2 (en) | Primer formulations with improved photostability | |
WO2020023200A1 (en) | Crack resistant coating composition and method of making thereof | |
JP2007262349A (ja) | コーティング用組成物およびこれを被覆してなる樹脂被覆品 | |
WO2002088268A1 (fr) | Composition pour revetement dur et produit a base de resine muni d'un revetement dur | |
US20130267652A1 (en) | Methods of hydrophobizing materials with siloxanes containing hydrocarbyliminoalkyl or quaternary ammonium salts | |
JP2004035614A (ja) | 被覆ポリカーボネート板状成形体 | |
JP2812924B2 (ja) | ガスバリア用表面処理用組成物および表面処理樹脂成形体 | |
JPH066669B2 (ja) | ジルコニウム含有オルガノポリシロキサン組成物 | |
WO2023229913A1 (en) | Protective coating composition for metals and polymeric surfaces | |
BR112020002051A2 (pt) | composição de revestimento protetor de superfície curável, processos para sua preparação e aplicação a um substrato metálico e substrato metálico revestido resultante | |
Kostromina et al. | Investigation of the curing processes of alkoxysilane-based materials |