BR112018013998B1 - Trava para um veículo a motor, veículo a motor e método para montar uma trava para um veículo a motor - Google Patents
Trava para um veículo a motor, veículo a motor e método para montar uma trava para um veículo a motor Download PDFInfo
- Publication number
- BR112018013998B1 BR112018013998B1 BR112018013998-0A BR112018013998A BR112018013998B1 BR 112018013998 B1 BR112018013998 B1 BR 112018013998B1 BR 112018013998 A BR112018013998 A BR 112018013998A BR 112018013998 B1 BR112018013998 B1 BR 112018013998B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- rotor
- stator
- lock
- angular
- delimiter
- Prior art date
Links
Abstract
A invenção refere-se a uma trava para um veículo a motor, compreendendo um estator (1) e um rotor (2) projetados para acionar um corpo de destravamento, o estator (1) e o rotor (2) compreendendo um primeiro e um segundo meio de montagem que cooperam em conjunto de tal modo que o rotor (2) possa se mover entre uma posição angular aberta na qual o rotor (2) pode mover-se em translação ao longo do eixo de rotação do rotor, e posições angulares fechadas em que o primeiro e o segundo meio de montagem bloqueiam o rotor (2) em translação ao longo do eixo de rotação do rotor, as posições angulares fechadas compreendendo uma posição estática e pelo menos uma posição ativa para acionar o corpo de destravamento, a trava também compreendendo um meio de bloqueio (33, 34) para bloquear a rotação do rotor (2) no sentido da posição angular aberta. A invenção também se refere a um veículo a motor associado e a um método de montagem associado.
Description
[0001] A presente invenção diz respeito a uma trava para um veículo a motor, bem como um veículo a motor compreendendo uma trava de acordo com a invenção e a um método de montagem associado.
[0002] Uma trava para um veículo a motor compreende um lado frontal configurado para a introdução de uma chave de destravamento e um lado traseiro configurado para cooperar com um membro de destravamento, Este tipo de trava, geralmente, compreende um estator e um rotor inserido dentro do estator, de modo a ser móvel em rotação.
[0003] O estado da técnica mais próximo aparenta ser o documento US2655028, que relaciona-se com fechaduras, mais particularmente com fechaduras de portas de automóveis do tipo conhecido como fechaduras de pilar. A característica de uma fechadura de coluna reside no fornecimento de um eixo de condução ou de funcionamento que é acoplado ao cilindro da fechadura e projeta-se axialmente para trás para transmitir a rotação do cilindro a um mecanismo de trinco da porta a acionar. Na maioria dos casos, é muito desejável ligar o cilindro da fechadura com o veio de acionamento, de modo a proporcionar ao veio um grau limitado de movimento universal que lhe permita compensar o desalinhamento entre a caixa da fechadura e o mecanismo do trinco da porta.
[0004] De acordo com o estado da técnica, propôs-se uma trava em que o rotor é inserido através da frente do estator, isto é, através da porção do estator localizada na parte frontal da trava, e fixado à parte traseira do estator, isto é, no lado traseiro da trava, por meio de um anel de retenção.
[0005] Este tipo de trava, de acordo com o estado da técnica, tem a desvantagem de possuir uma fraca resistência à tração, a saber, uma extração do rotor em um sentido oposto à sua inserção no estator, a fim de forçar a trava. A resistência de tração deste tipo de trava depende da força da afixação do anel de retenção.
[0006] Ademais, este tipo de trava requer uma peça de fixação, a saber, o anel de retenção. Esta peça de fixação aumenta os custos de montagem, bem como os tempos de montagem, além disso, durante a montagem, o operador pode perdê-la.
[0007] Também se propôs uma trava na qual o estator é feito em duas peças montadas de maneira axial em torno do rotor, e duas metades de um estator são fixadas juntas por pinos.
[0008] Este tipo de trava tem a desvantagem de exigir várias peças adicionais, a saber, a metade de um estator, e dois pinos. Estas peças adicionais aumentam os custos de montagem, bem como os tempos de montagem.
[0009] Também se propôs uma trava na qual o estator é feito em duas peças montadas radialmente em torno do rotor, e as duas metades de um estator são fixadas preferencialmente juntas por um sistema chamado "sistema do tipo garfo".
[0010] Este tipo de trava tem a desvantagem de possuir uma fraca resistência ao espaçamento, a saber, deslocamentos radiais do rotor de modo a separar as metades de um estator, a fim de forçar a trava. O reforço da resistência de espaçamento é obtido pela fixação de tipo garfo, que é complexa e aumenta os custos de montagem. Adicionalmente, a segunda metade de estator é uma peça adicional que aumenta ainda mais os custos de montagem.
[0011] O objeto da presente invenção é propor uma trava dotada de um número limitado de peças, ao mesmo tempo em que apresenta boa resistência à aplicação de força, particularmente à força exercida ao se puxar, espaçar e empurrar, a saber: uma pressão aplicada ao rotor para a parte traseira da trava, a fim de forçar a trava.
[0012] Para este fim, a invenção diz respeito a uma trava para um veículo a motor, compreendendo um estator, um rotor alojado e móvel em rotação no estator para acionar um membro de destravamento, o estator compreendendo um primeiro meio de montagem e o rotor compreendendo um segundo meio de montagem cooperando com o primeiro meio de montagem, de tal modo que o rotor seja móvel entre: - pelo menos uma posição angular aberta na qual o rotor é móvel em translação ao longo do eixo de rotação do rotor, - posições angulares fechadas nas quais o primeiro e segundo meios de montagem bloqueiam o rotor em translação ao longo do eixo de rotação do rotor, em que as posições angulares fechadas compreendem uma posição de repouso na qual o rotor não aciona o membro de destravamento, e pelo menos uma posição ativa na qual o rotor aciona o membro de destravamento, a trava adicionalmente compreendendo um meio de bloqueio para bloquear a rotação do rotor em direção à posição angular aberta.
[0013] Vantajosamente, o meio de montagem da trava de acordo com a invenção permite ter uma boa resistência à aplicação de força, particularmente ao empurrar e puxar, sem aumentar os tempos de montagem e os custos de montagem de tal trava.
[0014] De acordo com modalidades preferenciais, a trava para veículo a motor de acordo com a invenção compreende um ou mais dos seguintes recursos, considerados individualmente ou de acordo com todas as possíveis combinações: - a trava compreende um meio de retorno configurado para impulsionar o rotor para a posição de repouso; e/ou - o rotor compreende um alojamento em que o meio de retorno é inserido; e/ou - o estator compreende um delimitador de estator, o rotor compreende um delimitador de rotor, e o meio de bloqueio compreende uma base de bloqueio cooperando com o dito delimitador de estator e/ou com o dito delimitador de rotor; e/ou - na posição de repouso do rotor, o alojamento e os delimitadores de estator e rotor são posicionados de tal modo que o meio de retorno coopere com o delimitador de rotor e com o delimitador de estator; e/ou - o rotor troca da posição angular aberta para a posição de repouso através de uma rotação de 180°; e/ou - o meio de retorno compreende dita base de bloqueio; e/ou - o estator compreende um recuo angular externo delimitado pelo dito delimitador de estator, o rotor compreende um recuo angular interno delimitado pelo dito delimitador de rotor, e ditos recuos angulares são pelo menos parcialmente sobrepostos quando o rotor está na posição de repouso; e/ou - quando o rotor está na posição angular aberta, ditos recuos angulares são pelo menos parcialmente deslocados um em relação ao outro; e/ou - o alojamento abre-se radialmente para o recuo angular interno; e/ou - o primeiro meio de montagem do estator compreende pelo menos uma protrusão se estendendo em direção ao rotor, e o segundo meio de montagem do rotor compreende pelo menos um recuo cooperando com a dita protrusão para fixar axialmente o rotor no estator nas posições angulares fechadas; e/ou - o estator é integralmente feito em uma peça única; e/ou - a trava compreende um lado frontal configurado para a introdução de uma chave de destravamento, e um lado traseiro configurado para cooperar com um membro de destravamento, e os meios de montagem são configurados de tal modo que o rotor seja inserível de maneira axial pela parte traseira no estator na posição angular aberta.
[0015] A invenção também diz respeito a um veículo a motor compreendendo pelo menos uma trava de acordo com a invenção, dita trava sendo montada em um dispositivo de partida e/ou a folha da porta e/ou um tanque de combustível e/ou uma porta-luvas.
[0016] A invenção adicionalmente se refere a um método para montar uma trava para um veículo a motor, a trava compreendendo um lado frontal configurado para a introdução de uma chave de destravamento, e um lado traseiro configurado para cooperar com um membro de destravamento, em que o rotor é inserido de maneira axial, preferencialmente a partir do lado de trás, no estator na posição angular aberta e é articulado a uma posição angular fechada, e em que o meio de bloqueio é posicionado para bloquear a rotação do rotor em direção à posição angular aberta.
[0017] Outros aspectos e vantagens da invenção aparecerão mediante leitura da seguinte descrição de uma modalidade preferencial da invenção, dada como exemplo não limitante e com referência às figuras anexas, em que: - As Figuras 1 e 2 mostram as vistas explodidas de uma trava de acordo com uma modalidade da invenção, - A figura 3 ilustra um rotor na posição angular aberta de uma trava de acordo com uma modalidade da invenção, e - As figuras 4a e 4b ilustram um rotor na posição de repouso de uma trava de acordo com uma modalidade da invenção.
[0018] Nas figuras diferentes, os elementos semelhantes são designados por referências idênticas.
[0019] Deve ser observado que os desenhos não têm outro intuito além de ilustrar o texto da descrição e não constituem, de modo algum, uma limitação do escopo da invenção. De forma semelhante, a invenção não está limitada às modalidades descritas e se estende a outras variantes dentro do escopo das reivindicações.
[0020] A invenção refere-se a uma trava para um veículo a motor. A trava pode ser montada em um dispositivo de partida, em uma folha da porta, tal como uma porta do carro ou um porta-malas, em um tanque de combustível, ou no porta-luvas do veículo a motor. Particularmente, as Figuras 1 e 2 mostram vistas explodidas de uma trava de acordo com uma modalidade da invenção.
[0021] A trava compreende um estator 1 e um rotor 2 alojado em um alojamento 12 do estator 1, mostrado particularmente na Figura 2. O rotor 2 é montado móvel em rotação no estator 1. A rotação do rotor 2 permite o acionamento de um membro de destravamento.
[0022] O estator compreende um primeiro meio de montagem 11 e o rotor 2 compreende um segundo meio de montagem 21, 22 destinado a cooperar com o primeiro meio de montagem 11.
[0023] Por exemplo, como mostrado na Figura 2, o primeiro meio de montagem 11 compreende uma protrusão estendendo-se a partir de uma parede interna do estator 1 em direção ao alojamento 12 do estator 1. Em outras palavras, o primeiro meio de montagem 11 compreende uma protrusão estendendo-se a partir do estator 1 em direção ao rotor 2, quando o último é recebido no alojamento 12 do estator 1. Mais especificamente, a protrusão do primeiro meio de montagem 11 estende-se radialmente a partir de uma parede interna do estator 1 em direção ao alojamento 12 do estator 1 destinado a receber o rotor 2.
[0024] Como mostrado na Figura 1, o segundo meio de montagem 21, 22 compreende um recuo destinado a cooperar com a protrusão do estator 1. Em outras palavras, o segundo meio de montagem 21, 22 compreende um recuo com um formato substancialmente complementar à protrusão dos primeiros meios de montagem 11, de tal modo que, quando o rotor 2 é inserido no alojamento 12 do estator 1 em uma posição predeterminada, o primeiro e segundo meios de montagem 11, 21, 22 cooperam. Mais especificamente, o segundo meio de montagem 21, 22 compreende um recuo que se estende radialmente a partir de uma parede externa do rotor 2 na direção do eixo de rotação do rotor 2.
[0025] Alternativamente, o segundo meio de montagem 21, 22 compreende uma protrusão estendendo-se a partir de uma parede do rotor 2 em direção ao estator 1 quando o rotor está inserido no alojamento 12 do estator 1, e o estator 1 compreende um recuo estendendo-se a partir de uma parede do estator 1 em um sentido oposto ao do alojamento 12 do estator 1, o recuo do rotor 2 sendo destinado a cooperar com a protrusão do estator 1.
[0026] O primeiro meio de montagem 11 e o segundo meio de montagem 21, 22 cooperam, de tal modo que o rotor 2 seja móvel, particularmente móvel em rotação, entre pelo menos uma posição angular aberta e posições angulares fechadas, e é bloqueado, particularmente bloqueado em translação, nas posições angulares fechadas.
[0027] A posição angular aberta 23a, 24a, ilustrada na Figura 3, corresponde à posição na qual o rotor 2 é móvel, em translação ao longo do eixo de rotação do rotor. Na posição angular aberta, o rotor 2 é móvel em rotação em direção às posições angulares fechadas.
[0028] A posição angular aberta 23a, 24a preferencialmente estende- se por um setor angular entre 90° e 270° em torno do eixo de rotação do rotor 2, particularmente substancialmente igual a 180°.
[0029] As posições angulares fechadas correspondem às posições nas quais a cooperação entre o primeiro meio de montagem 11 e o segundo meio de montagem 21, 22 bloqueia o rotor 2 em translação ao longo do eixo de rotação do rotor.
[0030] As posições angulares fechadas compreendem uma posição de repouso 23b, 24b na qual o rotor 2 não aciona o membro de destravamento, e pelo menos uma posição ativa, neste documento, por exemplo, duas posições ativas (não mostradas), na qual o rotor 2 aciona o membro de destravamento. Particularmente, a posição de repouso se estende ao longo de um setor angular mais amplo do que o setor angular de cada posição ativa. Mais especificamente, uma posição ativa pode corresponder a uma determinada posição angular, enquanto uma posição de repouso pode corresponder a um setor angular compreendendo uma pluralidade de posições angulares. Em outras palavras, a rotação do rotor 2 a partir da posição de repouso 23b, 24b para uma posição ativa permite o acionamento do membro de destravamento para o travamento, e a rotação do rotor 2 a partir da posição de repouso 23b, 24b para a outra posição ativa permite o acionamento do membro de destravamento para o destravamento.
[0031] Particularmente, a rotação permitindo a troca da posição de repouso 23b, 24b para uma das posições ativas é, preferencialmente, uma rotação por um ângulo entre 0° e 90°, particularmente maior que 45° em um caso, para travamento, por exemplo, e uma rotação por um ângulo entre 0° e -90°, particularmente menor do que -45° no outro caso, para destravamento, por exemplo.
[0032] Vantajosamente, o rotor 2 comuta da posição angular aberta 23a, 24a para uma posição angular fechada, particularmente para a posição de repouso 23b, 24b através de uma rotação por um ângulo maior que 90° e menor que 270°, por exemplo, a rotação por um ângulo substancialmente igual a 180°.
[0033] Ademais, como mostrado na Figura 4b, a trava compreende um meio de bloqueio 33, 34 permitindo o bloqueio da rotação do rotor 2 quando ele está em uma posição fechada em direção à posição angular aberta. Mais especificamente, o meio de bloqueio 33, 34 impede a rotação do rotor 2 a partir da posição de repouso 23b, 24b em direção à posição angular aberta. Em outras palavras, o meio de bloqueio 33, 34 permite segurar o rotor nas posições angulares fechadas.
[0034] De acordo com a modalidade da invenção, a trava compreende um meio de retorno 3 configurado para devolver o rotor 2 para a posição de repouso 23b, 24b. Por exemplo, após um acionamento do membro de destravamento, o meio de retorno 3 permite impulsionar o rotor 2 a partir de uma posição ativa para a posição de repouso 23b, 24b.
[0035] O meio de retorno 3 é, por exemplo, uma mola de retorno permitindo devolver o rotor 2 para a posição de repouso 23b, 24b. Vantajosamente, como mostrado na Figura 4b, o meio de retorno 3 compreende o meio de bloqueio 33, 34. Como resultado, o meio de retorno também permite o bloqueio da rotação do rotor 2 em direção à posição angular aberta 23a, 24a.
[0036] Particularmente, como mostrado na Figura 4a, o rotor 2 compreende um alojamento 26 no qual o meio de retorno 3 destina-se a ser inserido. Por exemplo, na Figura 4b, o meio de retorno 3 possui um formato substancialmente anular e estende-se ao longo do eixo de rotação do rotor 2. O meio de retorno 3 compreende o meio de bloqueio 33, 34, que se estende em um sentido transversal ao formato substancialmente anular do meio de retorno 3. O alojamento do rotor 2 tem um formato substancialmente anular, de tal modo que o meio de retorno 3 seja inserido no dito alojamento do rotor 2.
[0037] De acordo com a modalidade da invenção, o estator 1 compreende um delimitador de estator e o rotor 2 compreende um delimitador de rotor. Particularmente, como mostrado na Figura 4a, o delimitador do estator compreende uma primeira porção 13 e uma segunda porção 14, e o delimitador do rotor compreende uma primeira porção 23 e uma segunda porção 24. Mais especificamente, o delimitador do estator estende-se a partir de uma parede externa do estator 1 em direção ao rotor 2 quando o rotor é recebido no alojamento do estator 1. De forma similar, o delimitador de rotor estende-se a partir de uma parede interna do estator 1 em direção ao eixo de rotação do rotor 2.
[0038] O meio de bloqueio 33, 34 compreende uma base de bloqueio cooperando com o delimitador de estator e/ou com o delimitador de rotor para bloquear a rotação do rotor 2 a partir da posição de repouso em direção à posição angular aberta. Vantajosamente, o meio de retorno 3 compreende dita base de bloqueio.
[0039] Particularmente, como mostrado na Figura 4b, o meio de bloqueio 33 coopera com a primeira porção 13 do delimitador de estator e com a primeira porção 23 do delimitador de rotor, e o meio de bloqueio 34 coopera com a segunda porção 14 do delimitador de estator e com a segunda porção 24 do delimitador de rotor.
[0040] De acordo com uma modalidade da invenção, na posição de repouso 23b, 24b do rotor 2, o alojamento 26 e os delimitadores de estator e rotor são posicionados de tal modo que o meio de retorno 3 coopere com o delimitador de rotor e com o delimitador de estator.
[0041] Em outras palavras, na posição de repouso 23b, 24b do rotor 2, o alojamento 26 e os delimitadores de estator e rotor estão em continuidade. Mais especificamente, na posição de repouso 23b, 24b do rotor 2, o posicionamento do meio de retorno 3 no alojamento 26 faz com que a cooperação do meio de retorno 3 com o delimitador de rotor e com o delimitador de estator.
[0042] Particularmente, como mostrado na Figura 4b, na posição de repouso do rotor 2, o alojamento do rotor 2, a primeira porção 23 do delimitador de rotor e a primeira porção 13 do delimitador do estator estão em continuidade, e o meio de retorno 3, particularmente o meio de bloqueio 33, coopera com a primeira porção 13, 23 dos delimitadores do rotor e o estator. De forma similar, na posição de repouso do rotor 2, o alojamento do rotor 2, a segunda porção 24 do delimitador do rotor e a segunda porção 14 do delimitador do estator estão em continuidade e o meio de bloqueio 34 coopera com a segunda porção 14, 24 dos delimitadores do rotor e do estator.
[0043] De acordo com a modalidade da invenção, o estator 1 compreende um recuo angular externo 15 delimitado pelo delimitador de estator e, mais especificamente, pela primeira e segunda porções 13, 14 do delimitador do estator. Em outras palavras, como mostrado na Figura 3, o estator 1 compreende um recuo estendendo-se a partir de uma superfície externa do estator 1 em relação ao alojamento do estator 1, em direção ao rotor 2 inserido no alojamento do estator 1.
[0044] Particularmente, o recuo angular externo 15 estende-se a partir de uma parede externa do estator 1 em direção ao alojamento do estator destinado a receber o rotor 2 ao longo de um setor angular do estator 1. Mais especificamente, o recuo angular externo 15 estende-se ao longo do setor angular entre a primeira porção 13 do delimitador de estator e a segunda porção 14 do delimitador de estator.
[0045] De forma similar, o rotor 2 compreende um recuo angular interno 25 delimitado pelo delimitador de rotor e, mais especificamente, pela primeira e segunda porções 23, 24 do delimitador do rotor. Em outras palavras, como mostrado na Figura 4a, o rotor 2 compreende um recuo estendendo-se a partir da superfície externa do rotor 2, isto é, a partir da superfície em contato com a parede do alojamento do estator 1, em direção ao eixo de rotação do rotor.
[0046] Particularmente, o recuo angular interno 25 estende-se a partir de uma parede externa do rotor 2 em direção ao eixo de rotação do rotor 2 ao longo de um setor angular do rotor 2. Mais especificamente, o recuo angular interno 25 estende-se ao longo do setor angular entre a primeira porção 23 do delimitador de estator e a segunda porção 24 do delimitador de rotor.
[0047] O recuo angular externo 15 do estator 1 e o recuo angular interno 25 do rotor 2 preferencialmente se estendem ao longo de um setor angular entre 45° e 180°, particularmente substancialmente igual a 90°.
[0048] Particularmente, quando o rotor está na posição de repouso, o recuo angular externo 15 e o recuo angular interno 25 são pelo menos parcialmente sobrepostos. Em outras palavras, quando o rotor está na posição de repouso, pelo menos uma porção do recuo angular externo 15 e pelo menos uma porção do recuo angular interno 25 se estendem ao longo do mesmo setor angular a partir do eixo de rotação do rotor. Por exemplo, como mostrado na Figura 4a, na posição de repouso 23b, 24b do rotor 2, os recuos angulares 15, 25 estão totalmente sobrepostos. Mais especificamente, na Figura 4a, os recuos angulares externo 15 e interno 25 estão em continuidade.
[0049] O recuo angular externo 15 e o recuo angular interno 25 são pelo menos parcialmente deslocados um em relação ao outro quando o rotor está na posição angular aberta 23a, 24a. Em outras palavras, na posição angular aberta do rotor, pelo menos uma porção do recuo angular externo 15 e pelo menos uma porção do recuo angular interno 25 se estendem ao longo de diferentes setores angulares a partir do eixo de rotação do rotor. Particularmente, como ilustrado na Figura 3, na posição angular aberta 23a, 24a do rotor 2, os recuos angulares 15, 25 são totalmente deslocados um em relação ao outro. Mais especificamente, na Figura 3, os recuos angulares externo 15 e interno 25 não se estendem ao longo do mesmo setor angular a partir do eixo de rotação do rotor.
[0050] Particularmente, o alojamento 26 do rotor abre-se radialmente para o recuo angular interno 25.
[0051] De acordo com a modalidade da invenção, o primeiro meio de montagem 11 do estator 1 compreende pelo menos uma protrusão que se estende em direção ao rotor 2, quando este é recebido no alojamento 12 do estator 1, e o segundo meio de montagem 21, 22 do rotor 2 compreende pelo menos um recuo cooperando com a protrusão. A cooperação da protrusão do primeiro meio de montagem 11 com o recuo do segundo meio de montagem 21, 22 permite fixar de maneira axial o rotor 2 no estator 1 nas posições angulares fechadas 23b, 24b.
[0052] De acordo com uma modalidade da invenção, o estator 1 é integralmente feito em uma peça única. Vantajosamente, o estator de peça de peça única permite reduzir o tempo e os custos de montagem da trava que a compreende. Ademais, quando o estator é integralmente feito em uma peça única, não é possível desvio do estator, o que permite reduzir o risco de sucesso de uma tentativa para forçar a trava.
[0053] De acordo com uma modalidade da invenção, o rotor 2 compreende um orifício de inserção de uma inserção chaveada e membros de codificação, tais como tranquetas. As tranquetas permitem o bloqueio da rotação do rotor 2 no estator 1 durante a ausência de uma chave ou quando uma chave não compatível é inserida no orifício de inserção do rotor 2.
[0054] De acordo com uma modalidade da invenção, a trava compreende um lado frontal configurado para a introdução de uma chave de destravamento, e um lado traseiro configurado para cooperar com um membro de destravamento. Particularmente, a chave de destravamento é inserida na trava na posição de repouso do rotor 2. A rotação da chave de destravamento permite a comutação do rotor 2 a partir da posição de repouso para uma posição ativa e, assim, o acionamento do membro de destravamento da trava.
[0055] Preferencialmente, os meios de montagem 11, 21, 22 são configurados de tal modo que o rotor 2 seja inserível de maneira axial pelo lado traseiro da trava no estator 1, mostrado particularmente na Figura 2, na posição angular aberta 23a, 24a. Vantajosamente, os meios de montagem 11, 21, 22 permitem ter uma boa resistência à aplicação de força, particularmente ao empurrar e puxar. De fato, a inserção do rotor pelo lado traseiro da trava no estator permite ter uma boa resistência de tração da trava, e a cooperação dos meios de montagem 11, 21, 22 permite ter uma boa resistência à ação de empurrar da trava.
[0056] A invenção também diz respeito a um método para montar uma trava para um veículo a motor, como descrito anteriormente.
[0057] Particularmente, o método de montagem compreende uma etapa de inserção, durante a qual o rotor é inserido no estator. Mais especificamente, o rotor é inserido de maneira axial no estator, preferencialmente pela parte traseira do estator, na posição angular aberta. Após a inserção do rotor 2 no estator 1, mostrada particularmente na Figura 3, o primeiro meio de montagem e o segundo meio de montagem cooperam, de tal modo que o rotor seja móvel em translação ao longo do eixo do rotor.
[0058] O método compreende, após a etapa de inserção, uma etapa de rotação, durante a qual o rotor é articulado a uma posição angular fechada. Mais especificamente, o rotor é articulado a partir da posição angular aberta para uma posição angular fechada, particularmente para a posição de repouso. Como ilustrado na Figura 4a, seguindo a rotação do rotor 2 no estator 1 a partir da posição angular aberta para uma posição angular fechada, o primeiro meio de montagem e o segundo meio de montagem cooperam, de tal modo que o rotor seja bloqueado em translação ao longo do eixo do rotor. A rotação do rotor 2 impulsiona o meio de bloqueio em uma posição de bloqueio da rotação do rotor 2 a partir de uma posição angular fechada em direção à posição angular aberta. Em outras palavras, o meio de bloqueio é posicionado para impedir a rotação do rotor 2 a partir da posição de repouso para a posição angular aberta.
[0059] Particularmente, o estator 1 e o rotor 2 possuem a montagem do tipo baioneta, isto é, eles possuem um sistema de fixação do tipo baioneta. Mais especificamente, primeiramente, o rotor 2 é inserido de maneira axial no alojamento do estator 1, que faz com que a cooperação do primeiro e segundo meios de montagem 11, 21, 22, de tal modo que o rotor 2 seja móvel em translação ao longo do eixo de rotação do rotor. E então, o rotor 2 é articulado em relação ao estator 1, que faz com que a cooperação do primeiro e segundo meios de montagem 11, 21, 22, de tal modo que o rotor 2 seja móvel em rotação em torno do eixo de rotação do rotor e seja bloqueado em translação em relação ao estator 1.
[0060] A invenção também se refere a um veículo a motor compreendendo pelo menos uma trava conforme descrito anteriormente, a trava sendo capaz de ser montada em um dispositivo de partida, em uma folha de porta, em um tanque de combustível ou então em um porta-luvas do veículo a motor.
[0061] Nas reivindicações, a palavra "compreendendo" não exclui outros elementos ou etapas, e o artigo indefinido "um" ou "uma" não exclui os plurais. O simples fato de que os diferentes recursos são mencionados em reivindicações dependentes diferentes não indica que uma combinação destes recursos não possa ser considerada de maneira vantajosa. Quaisquer numerais de referência nas reivindicações não devem ser interpretados como limitantes do escopo da invenção.
Claims (15)
1. Trava para um veículo a motor compreendendo um estator (1) e um rotor (2) alojado e móvel em rotação no estator (1) para acionar um membro de destravamento o estator (1) compreendendo um primeiro meio de montagem (11) e o rotor (2) compreendendo um segundo meio de montagem (21, 22) cooperando com o primeiro meio de montagem (11) de tal modo que o rotor (2) seja móvel entre: - pelo menos uma posição angular aberta (23a, 24a) na qual o rotor é móvel em translação ao longo do eixo de rotação do rotor; e - posições angulares fechadas nas quais o primeiro e segundo meios de montagem (11, 21, 22) bloqueiam o rotor (2) em translação ao longo do eixo de rotação do rotor, caracterizada pelo fato de que o rotor (2) é inserível de maneira axial pelo lado traseiro da trava no estator (1); as posições angulares fechadas compreendem uma posição de repouso (23b, 24b) na qual o rotor (2) não aciona o membro de destravamento, e pelo menos uma posição ativa na qual o rotor (2) aciona o membro de destravamento; e a trava compreende, adicionalmente, um meio de bloqueio (33, 34) para bloquear a rotação do rotor (2) em direção à posição angular aberta (23a, 24a).
2. Trava, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que compreende, adicionalmente, um meio de retorno (3) configurado para impulsionar o rotor para a posição de repouso (23b, 24b).
3. Trava, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que o rotor (2) compreende um alojamento (26) no qual o meio de retorno (3) é inserido.
4. Trava, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo fato de que o estator (1) compreende um delimitador de estator e o rotor (2) compreende um delimitador de rotor, em que o meio de bloqueio (33, 34) compreende uma base de bloqueio cooperando com o dito delimitador de estator e/ou com o dito delimitador de rotor.
5. Trava, de acordo com as reivindicações 3 e 4, caracterizada pelo fato de que, na posição de repouso (23b, 24b) do rotor (2), o alojamento (26) e os delimitadores de estator e rotor são posicionados de tal modo que o meio de retorno (3) coopera com o delimitador de rotor e com o delimitador de estator.
6. Trava, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada pelo fato de que o rotor (2) troca da posição angular aberta (23a, 24a) para a posição de repouso (23b, 24b) através de uma rotação de 180°.
7. Trava, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada pelo fato de que o meio de retorno (3) compreende a referida base de bloqueio.
8. Trava, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizada pelo fato de que o estator (1) compreende um recuo angular externo (15) delimitado pelo referido delimitador de estator, em que o rotor (2) compreende um recuo angular interno (25) delimitado pelo dito delimitador de rotor; e em que os ditos recuos angulares (15, 25) são pelo menos parcialmente sobrepostos quando o rotor (2) está na posição de repouso (23b, 24b).
9. Trava, de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pelo fato de que, quando o rotor (2) está na posição angular aberta (23a, 24a), os referidos recuos angulares (15, 25) são pelo menos parcialmente deslocados entre si.
10. Trava, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizada pelo fato de que o alojamento (26) abre-se radialmente para o recuo angular interno (25).
11. Trava, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizada pelo fato de que o primeiro meio de montagem (11) do estator (1) compreende pelo menos uma protrusão se estendendo em direção ao rotor (2); e o segundo meio de montagem (21, 22) do rotor (2) compreende pelo menos um recuo cooperando com a referida protrusão para fixar de maneira axial o rotor (2) no estator (1) nas posições angulares fechadas.
12. Trava, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizada pelo fato de que o estator (1) é integralmente feito em uma peça única.
13. Trava, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizada pelo fato de que compreende um lado frontal configurado para a introdução de uma chave de destravamento, e um lado traseiro configurado para cooperar com um membro de destravamento, em que os meios de montagem (21, 22) são configurados de tal modo que o rotor (2) seja inserível de maneira axial pelo lado traseiro no estator (1) na posição angular aberta (23a, 24a).
14. Veículo a motor, caracterizado pelo fato de que compreende pelo menos uma trava conforme definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 13, a referida trava sendo montada em um dispositivo de partida e/ou a folha da porta e/ou um tanque de combustível e/ou um porta-luvas.
15. Método para montar uma trava para um veículo a motor, a trava conforme definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado pelo fato de que a trava compreende um lado frontal configurado para a introdução de uma chave de destravamento, e um lado traseiro configurado para cooperar com um membro de destravamento, em que o rotor (2) é inserido de maneira axial, preferencialmente a partir do lado de trás, no estator (1) na posição angular aberta (23a, 24a) e é articulado até uma posição angular fechada; e em que o meio de bloqueio é posicionado para bloquear a rotação do rotor (2) em direção à posição angular aberta (23a, 24a).
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
FR1651355A FR3048011A1 (fr) | 2016-02-19 | 2016-02-19 | Verrou pour vehicule automobile |
FR16/51355 | 2016-02-19 | ||
PCT/FR2017/050367 WO2017140996A1 (fr) | 2016-02-19 | 2017-02-17 | Verrou pour vehicule automobile |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR112018013998A2 BR112018013998A2 (pt) | 2018-12-11 |
BR112018013998B1 true BR112018013998B1 (pt) | 2023-07-11 |
Family
ID=
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
KR101291409B1 (ko) | 핸들장치 | |
CN105649408B (zh) | 锁具机构 | |
CN101133221B (zh) | 用于机动车锁定系统的可释放锁具 | |
JP5037486B2 (ja) | 自動車のロッキングシステムのための解放自在なロック | |
KR20070122455A (ko) | 자동차 록킹 시스템용의 해제가능한 록 | |
US20150345179A1 (en) | Cylinder lock device | |
JP2013510029A (ja) | 中間体の揺動バーによってデッドロックが確実に行われるようにした、自動車のステアリングコラム用の盗難防止装置 | |
BR112016018404B1 (pt) | Mecanismo de destravamento para uma trava de porta traseira de automóvel, e automóvel | |
US10099654B2 (en) | Anti-theft device for a motor vehicle steering column | |
JP5986680B2 (ja) | ステアリングロック装置 | |
BR112018013998B1 (pt) | Trava para um veículo a motor, veículo a motor e método para montar uma trava para um veículo a motor | |
BRPI0512260B1 (pt) | dispositivo de trava de direção antifurto e veículo motorizado compreendendo pelo menos um tal dispositivo | |
JP5663718B2 (ja) | 自動車の施錠装置および盗難防止装置 | |
BR112019009134B1 (pt) | Unidade de fechadura para veículo automóvel | |
CN108699869B (zh) | 用于机动车的锁 | |
EP3124724A1 (en) | Lever coupler, rod holder, and steering wheel device for vehicle | |
FI79880B (fi) | Cylinderlaos. | |
JPH04108211U (ja) | ロツク解除用ケーブル及び操作用ケーブルのジヨイント機構 | |
BR112020021143A2 (pt) | anel de fixação para trava de batente de porta, conjunto de anéis, conjunto de trava de batente de porta e conjunto de maçaneta de batente de porta | |
EP3199412B1 (en) | Bracket for a vehicle antitheft device | |
CN105377642B (zh) | 用于机动车辆的具有死锁的转向柱锁以及相关联的组装方法 | |
JP5940543B2 (ja) | ステアリングコラムをロック/アンロックする電気式盗難防止装置 | |
BR112013025219A2 (pt) | aparelho de tranca de porta para veículo | |
CN110318606B (zh) | 门锁装置以及具有其的车辆 | |
JP2016211289A (ja) | 車両用ロック装置 |