BR112018001552B1 - Secador de cabelo com uma canalização de entrada de ar com desempenho acústico otimizado - Google Patents

Secador de cabelo com uma canalização de entrada de ar com desempenho acústico otimizado Download PDF

Info

Publication number
BR112018001552B1
BR112018001552B1 BR112018001552-0A BR112018001552A BR112018001552B1 BR 112018001552 B1 BR112018001552 B1 BR 112018001552B1 BR 112018001552 A BR112018001552 A BR 112018001552A BR 112018001552 B1 BR112018001552 B1 BR 112018001552B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
hair dryer
air
fins
circulation chamber
inlet zone
Prior art date
Application number
BR112018001552-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112018001552A2 (pt
Inventor
Nicolas LAUCHET
Original Assignee
Seb S.A.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Seb S.A. filed Critical Seb S.A.
Publication of BR112018001552A2 publication Critical patent/BR112018001552A2/pt
Publication of BR112018001552B1 publication Critical patent/BR112018001552B1/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A45HAND OR TRAVELLING ARTICLES
    • A45DHAIRDRESSING OR SHAVING EQUIPMENT; EQUIPMENT FOR COSMETICS OR COSMETIC TREATMENTS, e.g. FOR MANICURING OR PEDICURING
    • A45D20/00Hair drying devices; Accessories therefor
    • A45D20/04Hot-air producers
    • A45D20/08Hot-air producers heated electrically
    • A45D20/10Hand-held drying devices, e.g. air douches
    • A45D20/12Details thereof or accessories therefor, e.g. nozzles, stands

Landscapes

  • Cleaning And Drying Hair (AREA)

Abstract

A invenção se refere a um secador de cabelo (1) compreendendo uma câmara de circulação de ar (3) equipada com uma zona de entrada (4) e uma zona de saída (5), um sistema de circulação de ar (6) incluindo um motor (8) e uma hélice (7) configurados na câmara de circulação para aspirar o ar externo através da zona de entrada e para transportar esse ar a montante em direção à jusante, até a zona de saída. O secador de cabelo compreende pelo menos duas aletas (11) dispostas no nível da zona de entrada, as referidas aletas sendo configuradas entre si e em frente à zona de entrada para formar canais de entrada de ar orientados em direção à hélice, e para bloquear as linhas de visada para dentro da câmara de circulação. Em uma modalidade, essas aletas possuem a forma de uma tulipa. A invenção permite melhorar o desempenho acústico do secador de cabelo.

Description

Campo técnico
[0001] A presente invenção se refere ao campo dos secadores de cabelo para o tratamento dos cabelos por meio de secagem. Esta visa, primeiramente, otimizar os desempenhos de secagem e de sensação.
Estado da técnica
[0002] Tradicionalmente, os secadores de cabelo compreendem uma zona de entrada de ar, uma câmara de circulação de ar, uma zona de saída de ar, um sistema de circulação de ar e um elemento de aquecimento. O sistema de circulação de ar e o elemento de aquecimento são integrados na câmara de circulação. O sistema de circulação de ar compreende um motor que aciona uma hélice, permitindo a aspiração do ar externo através da zona de entrada. O sistema de circulação também compreende um circuito retificador equipado com pás configuradas para canalizar o ar soprado que sai da hélice. Esse ar soprado e canalizado é, em seguida, transportado em direção à jusante da câmara de circulação, passando pelo elemento de aquecimento. O ar mais ou menos aquecido é, em seguida, soprado para fora, através da zona de saída, de modo a secar os cabelos.
[0003] É conhecida a patente japonesa publicada com o número JPH02252404 compreendendo aletas dispostas na zona de entrada, essas aletas permitindo canalizar o ar aspirado em direção à hélice limitando as perdas de carga, o que contribui para melhorar a velocidade do ar soprado para fora e, assim, a secagem e a sensação. Esse tipo de design permanece, entretanto, pouco eficaz no plano acústico. De fato, o design deste secador de cabelo e, mais geralmente, de todos os secadores de cabelo existentes, não permite diminuir a poluição sonora devida, especialmente, à rotação do motor.
Sumário da invenção
[0004] A presente invenção também visa canalizar o ar aspirado em direção à hélice, limitando as perdas de carda, compensando essa desvantagem de poluição sonora encontrada nos secadores de cabelo tais como aquele descrito na patente JPH02252404.
[0005] Com essa finalidade, o secador de cabelo de acordo com a invenção compreende uma câmara de circulação de ar equipada com uma zona de entrada e uma zona de saída. O secador de cabelo também compreende um sistema de circulação de ar que inclui um motor e uma hélice configurados na câmara de circulação para aspirar o ar externo através da zona de entrada e para transportar esse ar desde a montante em direção à jusante até a zona de saída. Esse sistema de circulação de ar também compreende um circuito retificador equipado com pás configuradas para canalizar o ar soprado que sai da hélice. Ademais, um elemento de aquecimento é disposto na câmara de circulação a jusante do circuito retificador, o referido elemento de aquecimento permitindo aquecer mais ou menos o ar que circula durante sua passagem em torno do referido elemento de aquecimento, antes de ser soprado para fora através da zona de saída.
[0006] Interessantemente, o secador de cabelo de acordo com a invenção compreende pelo menos duas aletas dispostas no nível da zona de entrada. Essas aletas são configuradas entre si e em frente à zona de entrada para formar os canais de entrada de ar pelos quais o ar aspirado sob a ação da hélice penetra na câmara de circulação. Esses canais de entrada de ar são orientados em direção à hélice, o que permite canalizar o ar em direção à hélice, limitando as perdas de carga. Ademais, essas pelo menos duas aletas são configuradas para bloquear as linhas de visada para dentro da câmara de circulação, como se uma parede obstruísse a zona de entrada na câmara de circulação. Assim, o ar aspirado é canalizado em direção à hélice e as ondas sonoras geradas pela rotação do motor se propagam nos canais, sendo impulsionadas contra as aletas que constituem a referida parede de obstrução, o que permite diminuir as ondas sonoras desde sua saída dos canais e, desse modo, reduz a poluição sonora.
[0007] Entende-se por linhas de visada para dentro da câmara de circulação as linhas paralelas a um eixo longitudinal da câmara de circulação e sobre o alinhamento das quais um usuário pode posicionar seu olho para tentar ver a parte de dentro da câmara de circulação a partir da parte posterior do secador de cabelo.
[0008] Em uma modalidade do secador de cabelo de acordo com a invenção, cada uma das aletas apresenta uma forma de tulipa que se abre em direção à montante do referido secador de cabelo. Essas aletas são sobrepostas umas às outras com um espaçamento entre si de modo a formar os referidos canais orientados em direção à hélice. Ademais, as aletas são configuradas para revestir a zona de entrada e para revestir pelo menos parcialmente sucessivamente umas após as outras, de modo a bloquear as linhas de visada para dentro da câmara de circulação. Essa forma de tulipa favorece o revestimento de toda a zona de entrada para constituir a referida parede de obstrução, sem haver nenhuma influência negativa sobre a seção dos canais implementados. Por outro lado, essa forma de tulipa favorece uma tomada do ar no lado de fora, nas bordas laterais do secador de cabelo.
[0009] Em uma modalidade do secador de cabelo de acordo com a invenção, este compreende entre duas e dez tulipas. Preferencialmente, o secador de cabelo compreende duas ou quatro tulipas.
[0010] Em uma modalidade do secador de cabelo de acordo com a invenção, este compreende uma parte inferior (ou cobertura) montada com a câmara de circulação, na zona de entrada. Essa parte inferior compreende as referidas pelo menos duas aletas. Esse design facilita a implementação, separadamente, da câmara de circulação e da parte inferior (ou cobertura) com as aletas. Em uma modalidade preferencial, os meios de fixação removíveis são implementados entre a câmara de circulação e a parte inferior, de modo a permitir a remoção da parte inferior. Isso facilita o acesso ao interior da câmara de circulação para acessar o sistema de circulação de ar, por exemplo, para a reposição da hélice ou qualquer outra operação de manutenção. Isso permite também a reposição da parte inferior por outra.
[0011] Em uma modalidade do secador de cabelo de acordo com a invenção, a parte inferior compreende travas das aletas entre estas. Isso facilita a implementação das aletas com um espaçamento regular entre estas.
[0012] Em uma modalidade do secador de cabelo de acordo com a invenção, este compreende um sistema de canalização configurado na zona de entrada para expulsar para fora o ar repelido na circunferência da hélice dentro da câmara de circulação. De fato, existe uma forte diferença de pressão entre a parte a montante da hélice e sua parte a jusante. Contudo, em razão do conjunto de montagem entre as peças, é necessário deixar um espaço entre a parede interna da câmara de circulação e o contorno circunferencial da hélice. Isso cria a existência de um espaço circunferencial no qual um equilíbrio de pressão se produz e uma parte do ar é repelida pela hélice em vez de ser aspirada e depois soprada. O sistema de canalização permite então expulsar esse ar repelido pela hélice e de empurrá-lo para fora, em vez de deixá-lo na câmara de circulação. Isso permite, vantajosamente, evitar qualquer turbulência e qualquer perturbação do escoamento do ar aspirado e canalizado através das aletas.
[0013] Em uma modalidade do secador de cabelo de acordo com a invenção, o sistema de canalização compreende um conduíte com uma forma circular, disposto na zona de entrada de maneira adjacente à parede interna da câmara de circulação. Essa forma circular garante um escape do ar repelido em toda a borda interna da câmara de circulação, na zona de entrada. No entanto, seria possível prover vários conduítes divididos uniformemente em toda a borda na zona de entrada, sem desviar do escopo da invenção.
[0014] Em uma modalidade do secador de cabelo de acordo com a invenção, o sistema de canalização compreende meios de redução da velocidade do ar repelido para fora. Essa redução da velocidade evita a geração das turbulências fora da zona de entrada do secador de cabelo, as quais poderiam perturbar a entrada de ar adequada nos canais constituídos pelas aletas.
[0015] Em uma modalidade do secador de cabelo de acordo com a invenção, o sistema de canalização compreende meios de diminuição da poluição sonora. Isso também contribui para a otimização dos desempenhos acústicos do secador de cabelo.
[0016] Em uma modalidade preferencial do secador de cabelo de acordo com a invenção, o sistema de canalização é constituído por um conduíte com uma forma circular, o referido conduíte apresentando, em um plano de corte longitudinal, uma forma de chicane. Essa forma de chicane permite, vantajosamente, a implementação, ao mesmo tempo, dos meios de redução da velocidade do ar e dos meios para diminuir a poluição sonora, tal como mencionados acima.
[0017] Em uma modalidade do secador de cabelo de acordo com a invenção, este inclui uma parte inferior (ou cobertura), tal como mencionado acima, com qualquer uma de suas características. Ademais, essa parte inferior compreende o sistema de canalização que complementa as aletas. Esse design facilita a implementação, separadamente, da câmara de circulação e da parte inferior com o sistema de canalização e as aletas.
[0018] Em uma modalidade do secador de cabelo de acordo com a invenção, as pelo menos duas aletas e o sistema de canalização, tal como mencionados acima, são configurados para que o ar descarregado pelo referido sistema de canalização seja aspirado novamente pela hélice através dos canais de entrada de ar. Em uma modalidade preferencial, a forma de tulipa das aletas e a forma de chicane do conduíte são configuradas para permitir essa implementação.
Breve descrição das figuras
[0019] A descrição a seguir de uma modalidade preferencial permite destacar o objeto da invenção, junto com as figuras, dentre as quais: - A figura 1 ilustra uma vista de seção do conjunto de um secador de cabelo de acordo com uma modalidade da invenção; - A figura 2 ilustra uma vista parcial ampliada da parte posterior do secador de cabelo da figura 1; - A figura 3 ilustra uma vista de seção da parte inferior (ou cobertura) que integra especialmente as aletas; - A figura 4 é uma vista lateral da figura 3; - A figura 5 é uma vista frontal de uma variante da parte inferior; - A figura 6 é uma vista parcial ampliada da parte posterior de uma variante de secador de cabelo que integra a parte inferior da figura 5. - A figura 7 ilustra uma vista parcial lateral ampliada da parte posterior de um secador de cabelo de acordo com uma variante da modalidade. - A figura 8 ilustra uma vista de cima da parte posterior do secador de cabelo ilustrado na figura 7.
Descrição detalhada
[0020] Após a descrição, as mesmas referências são utilizadas para descrever as características similares de acordo com as diferentes variantes de modalidade.
[0021] Tal como ilustrado na figura 1, o secador de cabelo 1 compreende um corpo 2 que apresenta uma forma mais ou menos cilíndrica, permitindo constituir uma câmara de circulação 3, a qual apresenta um eixo longitudinal X. Essa câmara de circulação 3 compreende uma zona de entrada 4 e uma zona de saída 5. Um sistema de circulação 6 é disposto nessa câmara de circulação 3, o qual permite aspirar o ar ambiente através da zona de entrada, depois transportar esse ar por todo o comprimento da câmara de circulação 3 de modo a soprar, então, o ar para fora do secador de cabelo 1, através da zona de saída 5. Esse sistema de circulação 6 compreende uma hélice 7 disposta próxima à zona de entrada 4, um motor 8 que permite impelir a hélice 7 a girar, e um circuito retificador 9 disposto a jusante da hélice 7 e que permite canalizar o ar que sai dessa hélice 7. O secador de cabelo 1 também compreende um elemento de aquecimento 10 disposto a jusante do circuito retificador 9, o qual permite aquecer o ar na parte a jusante da câmara de circulação 3, antes de sua expulsão através da zona de saída 5. O secador de cabelo 1 também compreende meios de controle e regulagem do motor 8 e do elemento de aquecimento 10 (não ilustrados) que permitem modificar individualmente a velocidade de rotação do motor 8 e a temperatura de aquecimento do elemento de aquecimento 10, de uma posição desligada a uma posição de potência total. Todas essas características se encontram geralmente nos secadores de cabelo, portanto não são detalhadas a seguir na descrição.
[0022] A invenção se destina, de acordo com um primeiro aspecto, à implementação de meios de canalização do ar aspirado pela hélice 7 no nível da zona de entrada 4. Esses meios de canalização são configurados para reduzir as perdas de cargas e para reduzir a poluição sonora devida, especialmente, ao funcionamento do motor 8, à rotação da hélice 7 e ao fluxo de ar circulando na câmara de circulação 3.
[0023] Tal como ilustrado especialmente nas figuras de 1 a 3 e de 6 a 8, esses meios são implementados pelas aletas 11 dispostas em uma parte inferior 12 (ou cobertura) que é montada com a zona de entrada 4 da câmara de circulação 3. Na modalidade das figuras de 1 a 4, quatro aletas 11a — 11d são dispostas na parte inferior 12. Entretanto, pode ser provido um número de aletas diferente, preferencialmente incluído entre duas e dez aletas. A título de exemplo, nas figuras 5 e 6, apenas duas aletas 11a, 11b são dispostas na parte inferior 12, enquanto nas figuras 7 e 8, seis aletas 11a-11f são dispostas na parte inferior 12.
[0024] Na modalidade ilustrada nas figuras 1 a 3, cada uma das aletas 11a —11d apresenta a forma de uma tulipa que se abre em direção à parte a montante do secador de cabelo 1. Ademais, essas aletas 11a — 11d são configuradas para serem espaçadas regularmente entre si de maneira a constituir três canais 13a —13c entre as referidas aletas 11a — 11d. A parte inferior 12 compreende um conduíte central 14 cuja parede 14a apresenta uma forma de chicane tal como ilustrada nas figuras 2 a 3. A quarta aleta 11d está, adicionalmente, configurada em frente a esta parede 14a para constituir um canal 13d, como ilustrado nessas figuras 2 a 3. Por outro lado, as quatro aletas 11a — 11d são configuradas entre si para se revestirem-se parcialmente umas após as outras, mantendo a presença dos três canais 13a — 13c. Igualmente, a quarta aleta 11d e a parede 14a são configuradas para a referida aleta 11d revestir parcialmente a referida parede 14a, mantendo a presença do quarto canal 13d. Esses revestimentos parciais mencionados acima permitem revestir totalmente o conduíte central 14 disposto na zona de entrada 4 da câmara de circulação 3, como se uma parede estivesse disposta de frente para esta zona de entrada 4 a fim de obstrui-la, o que pode ser constatado na figura 4. Isso permite bloquear as linhas de visada dentro da câmara de circulação 3. Esse design permite, vantajosamente, que as ondas sonoras, produzidas especialmente pelo motor 8, pela rotação da hélice 7 e pelo fluxo de ar circulando, escapem pelos canais 13a — 13d, sendo impulsionadas sobre as aletas 11a — 11d e sobre a parede 14a, o que diminui as ondas sonoras. Ademais, essa forma de tulipa das aletas 11a — 11d permite, vantajosamente, aos canais 13a — 13d canalizar o ar aspirado com um escoamento linear até a hélice 7, o que limita as perdas de carga.
[0025] Na variante de modalidade das figuras 5 e 6, encontram- se características comparáveis àquelas da variante de modalidade das figuras 1 a 4, com apenas duas aletas 11a, 11b que formam entre si um canal 13b, a segunda aleta 11b formando, com a parede 14a do conduíte central 14, um canal 13c. Ademais, a primeira tulipa 11a está configurada para apresentar um canal axial 13a, tal como ilustrado na figura 6. Esse canal axial 13a é obstruído por uma tampa 22 (não ilustrada na figura 6) disposta na entrada do canal axial 13a. Essa variante de implementação permite também obstruir visualmente o acesso ao conduíte central 14 da parte inferior 12 e, portanto, à zona de entrada 4 da câmara de circulação 3, como pode ser visto na figura 5, apesar da presença dos canais 13a — 13c. Isso bloqueia, portanto, as linhas de visada dentro da câmara de circulação 3, permitindo uma diminuição das ondas sonoras que são impulsionadas às aletas 11a, 11b e à parede 14a, saindo pelos canais 13b — 13c. Como pode ser visto nas figuras 5 e 6, o canal axial 13a disposto no centro da primeira aleta 11a permite manter um acesso na câmara de circulação 3 após remoção da tampa 22, especialmente para uma intervenção de reparo no cubo da hélice 7. Preferencialmente, a seção desse canal axial 13a será reduzida, até mesmo excluída para privilegiar uma primeira aleta 11a comparável àquela das figuras 1 a 4.
[0026] Um segundo aspecto da invenção se destina à implementação de um sistema de canalização 15 na zona de entrada 4, configurado para expulsar para fora o ar repelido na circunferência da hélice 7 dentro da câmara de circulação 3. Tal como ilustrado nas figuras 2 e 6, as extremidades 16 das pás 17 da hélice 7, constituindo o contorno circunferencial da referida hélice 7, são espaçadas em relação à parede interna 3a da câmara de circulação 3, por razões de montagem entre as referidas peças. Isso cria a existência de um espaço circunferencial 18 entre a hélice 7 e a parede interna 3a, tal como ilustrado nas figuras 2 e 6, no qual se produz um equilíbrio de pressão. Uma parte do ar aspirado é então repelida pela hélice 7, em vez de ser soprada em direção à jusante da câmara de circulação 3, devido ao fato de existir uma forte diferença de pressão entre a parte a montante da hélice 7 e parte a jusante desta. O sistema de canalização 15 permite, portanto, expulsar para fora esse ar repelido pela hélice 7 em vez de deixá-lo na câmara de circulação 3, a montante da hélice. Isso permite, vantajosamente, evitar que o ar repelido gere turbulências na zona de entrada 4, o que teria como desvantagem perturbar o escoamento do ar aspirado e canalizado através das aletas 11a — 11b ou 11a — 11d.
[0027] Esse sistema de canalização 15 é preferencialmente implementado na parte inferior 12, graças à presença de um conduíte de escape 19, disposto em torno do conduíte central 14. Esse conduíte de escape 19 é disposto na circunferência da zona de entrada 4, próximo ao espaço circunferencial 18, assim como é ilustrado nas figuras 2 e 6 pelas duas variantes de modalidade do secador de cabelo 1. Desse modo, o ar repelido pela hélice 7 é expulso para fora pelo conduíte de escape 19, em vez de gerar turbulências na câmara de circulação 3, a montante da hélice 7, o que evita a perturbação do escoamento apropriado do ar aspirado pelos canais 13a — 13b ou 13a — 13d.
[0028] A parede interna 19a do conduíte de escape 19 é constituída pela parede 14a do conduíte central 14, e apresenta, então, a forma de uma chicane, assim como é explicado anteriormente. A parede externa 19b do conduíte de escape 19 também apresenta uma forma de chicane que é mais destacada na modalidade das figuras 5 e 6 que na modalidade das figuras 1 a 4, assim como pode ser visto em comparação às referidas figuras. Em ambos os casos, as formas das paredes interna 19a e externa 19b permitem ao conduíte de escape 19 dispor de uma forma de chicane, a qual permite, vantajosamente, interromper a velocidade do ar repelido e que é expulso para fora do conduíte de escape 19. Isso evita a perturbação da aspiração do ar externo através dos canais 13a — 13c ou 13a — 13d. Essa forma de chicane do conduíte de escape 19 permite, ainda, bloquear a linha de visada na câmara de circulação 3, assim como pode ser visto nas figuras 4 e 5 para as duas variantes de modalidade, de maneira similar ao efeito produzido pela configuração das aletas 11a — 11b ou 11a — 11d. Desse modo, o conduíte de escape 19 também permite diminuir a poluição sonora ao forçar as ondas a serem impulsionadas às paredes interna 19a e externa 19b do referido conduíte.
[0029] A forma de tulipa das aletas 11a — 11b ou 11a — 11d permite dispor de canais 13a — 13c ou 13a — 13d cujas extremidades a montante são orientadas nas laterais do secador de cabelo 1, e não de acordo com seu eixo longitudinal X, assim como pode ser visto especialmente nas figuras 2 e 6. Isso permite aspirar o ar externo nas laterais do secador de cabelo 1. Ademais, a forma de chicane do conduíte de escape 19 permite expulsar o ar repelido nas laterais, próximo às extremidades a montante dos canais 13a — 13c ou 13a — 13d. Isso permite, vantajosamente, aspirar mais uma vez esse ar repelido cuja velocidade de escoamento foi anteriormente interrompida desde o momento de seu escape.
[0030] Na modalidade das figuras 5 e 6, a parte inferior 12 compreende três travas 20a, 20b, 20c dispostas entre as aletas 11a, 11b e a parede 14a do conduíte central 14, para manter as referidas aletas 11a, 11b com um espaçamento regular. Essas travas 20a, 20b, 20c são divididas uniformemente em torno da parte inferior 12, como ilustrado na figura 5. Tais travas também podem ser consideradas entre as aletas 11a — 11d e a parede 14a do conduíte central 14, na modalidade das figuras 1 a 4.
[0031] Na modalidade das figuras 1 a 4, os pontos de ligação 21a, 21b, por exemplo, três ou quatro, são implementados entre a parede interna 19a e a parede externa 19b sobre a parte inferior 12, tal como ilustrado na figura 2, para manter os referidos elementos em posição entre si. Tais pontos de ligação podem ser considerados na modalidade das figuras 5 e 6. Tais pontos de ligação também podem ser considerados entre as aletas 11a — 11d e a parede 14a, na modalidade das figuras 1 a 4, até mesmo entre as aletas 11a, 11b e a parede 14a, na modalidade das figuras 5 e 6.
[0032] Tal como ilustrado especialmente nas figuras 2 e 6, a extremidade a montante 2a do corpo 2 do secador de cabelo 1 e a extremidade a jusante 12a da parte inferior 12 são configuradas para permitir uma montagem removível da referida parte inferior 12, por exemplo, a fim de alcançar a hélice 7. Pode-se prover um encaixe da extremidade a jusante 12a da parte inferior 12 na extremidade a montante 2a do corpo 2, até mesmo os parafusos sem cabeça (não ilustrados) permitindo enganchar a extremidade a jusante 12a à extremidade a montante 2a.
[0033] Na variante de modalidade das figuras 7 e 8, encontram- se características comparáveis àquelas da variante de modalidade das figuras 1 a 4, mas com seis aletas 11a-11f que formam entre si cinco canais 13a-13f.
[0034] Assim como a variante das figuras 5 e 6, a primeira tulipa 11a é configurada para apresentar um canal axial 13a que é desbloqueado em frente ao cubo da hélice 7, mas que é obstruído na entrada do canal 13a por uma tampa 22.
[0035] Entretanto, diferentemente da modalidade apresentada nas figuras 1 a 3 e da variante apresentada nas figuras 5 e 6, na variante apresentada nas figuras 7 e 8, a última aleta 11f entra em contato com a parede 14a de maneira a eliminar o sistema de canalização 15 na zona de entrada 4.
[0036] Com essa finalidade, nesta variante, a parede 14a se estende transversalmente ao eixo longitudinal X até alcançar a parede da última aleta 11f.
[0037] Desse modo, a última aleta 11f favorece unicamente a introdução do ar através do sexto canal 13f formado entre essa última aleta 11f e a quinta aleta 13e.
[0038] Nessa variante, as aletas 11a-11f apresentam uma disposição particular na qual várias aletas 11a-11e se estendem a partir de planos transversais diferentes.
[0039] Desse modo, a primeira aleta 13a se estende a partir de um plano transversal mais afastado da hélice que o plano transversal a partir do qual se estende a segunda aleta 13b.
[0040] Igualmente, a segunda aleta 13b se estende a partir de um plano transversal mais afastado da hélice que o plano transversal a partir do qual se estende a terceira aleta 13c e assim sucessivamente até a quinta aleta 11e.
[0041] Apenas a quinta aleta 11e e a sexta aleta 11f se estendem a partir de um mesmo plano transversal.
[0042] Essa disposição permite formar uma zona 23 de volume determinado situada em frente ao cubo da hélice.
[0043] A presença desta zona 23 permite melhorar o desempenho da hélice.
[0044] De fato, a presença desta zona 23 favorece a circulação do ar admitido na frente do cubo da hélice. Esse ar pode, assim, juntar-se sem restrição à zona útil da hélice, situada mais externamente, sem necessidade de apoiar-se contra o cubo da hélice.
[0045] Outras variantes são consideradas sem se desviar do escopo da invenção. Seria possível, por exemplo, prover uma parte inferior 12 compreendendo unicamente as aletas 11a — 11b ou 11a — 11d e o conduíte central 14, neste caso o conduíte de escape 19 seria disposto diretamente no corpo 2 no nível da zona de entrada 4 da câmara de circulação 3.

Claims (14)

1. Secador de cabelo (1) compreendendo uma câmara de circulação de ar (3) equipada com uma zona de entrada (4) e uma zona de saída (5), um sistema de circulação de ar (6) incluindo um motor (8) e uma hélice (7) configurados na câmara de circulação para aspirar o ar externo através da zona de entrada e para transportar esse ar a montante em direção à jusante, até a zona de saída, caracterizado pelo fato de que compreende pelo menos duas aletas (11a, 11b, 11c, 11d) dispostas no nível da zona de entrada, as referidas aletas sendo configuradas entre si e de frente para a zona de entrada a fim de formar canais de entrada de ar (13a, 13b, 13c, 13d) orientados em direção à hélice, e a fim de bloquear as linhas de visada paralelas a um eixo longitudinal da câmara de circulação para dentro da câmara de circulação.
2. Secador de cabelo (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as aletas (11a, 11b, 11c, 11d) apresentam, cada uma, uma forma de tulipa que se abre em direção à montante e são sobrepostas umas às outras com um espaçamento entre si, de modo a formar os referidos canais (13a, 13b, 13c, 13d), as referidas aletas sendo configuradas para revestir a zona de entrada (4) e para revestirem pelo menos parcialmente sucessivamente umas após as outras, de modo a bloquear as linhas de visada em direção ao interior da câmara de circulação (3).
3. Secador de cabelo (1), de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que compreende entre duas e dez tulipas (11a, 11b, 11c, 11d).
4. Secador de cabelo (1), de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que compreende duas ou quatro tulipas (11a, 11b, 11c, 11d).
5. Secador de cabelo (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizado pelo fato de que compreende uma parte inferior (ou cobertura) (12) montada com a câmara de circulação (3) na zona de entrada (4), a parte inferior compreendendo as referidas pelo menos duas aletas (11a, 11b, 11c, 11d).
6. Secador de cabelo (1), de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que os meios de fixação removíveis são implementados entre a câmara de circulação (3) e a parte inferior (12) de modo a permitir a retirada da parte inferior.
7. Secador de cabelo (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 5 ou 6, caracterizado pelo fato de que a parte inferior (12) compreende travas (20a, 20b, 20c) para manter as aletas (11a, 11b, 11c, 11d) unidas entre si.
8. Secador de cabelo (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 7, caracterizado pelo fato de que compreende um sistema de canalização (15) configurado na zona de entrada (4) para expulsar para fora o ar repelido na circunferência (16) da hélice (7) dentro da câmara de circulação (3).
9. Secador de cabelo (1), de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o sistema de canalização (15) compreende um conduíte (19) com uma forma circular, disposto na zona de entrada (4) de maneira adjacente à parede interna (3a) da câmara de circulação (3).
10. Secador de cabelo (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 8 ou 9, caracterizado pelo fato de que o sistema de canalização (15) compreende meios de redução da velocidade do ar repelido para fora.
11. Secador de cabelo (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações de 8 a 10, caracterizado pelo fato de que o sistema de canalização (15) compreende meios de diminuição da poluição sonora.
12. Secador de cabelo (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações de 8 a 11, caracterizado pelo fato de que o sistema de canalização (15) é constituído de um conduíte (19) com uma forma circular, o referido conduíte apresentando, em um plano de corte longitudinal, uma forma de chicane.
13. Secador de cabelo (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações de 8 a 12, vinculadas a qualquer uma das reivindicações de 5 a 7, caracterizado pelo fato de que a parte inferior (12) compreende o sistema de canalização (15).
14. Secador de cabelo (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações de 8 a 13, caracterizado pelo fato de que as pelo menos duas aletas (11a, 11b, 11c, 11d) e o sistema de canalização (15) são configurados para que o ar repelido pelo referido sistema de canalização seja aspirado outra vez pela hélice (7) através dos canais de entrada de ar (13a, 13b, 13c, 13d).
BR112018001552-0A 2015-07-28 2016-07-08 Secador de cabelo com uma canalização de entrada de ar com desempenho acústico otimizado BR112018001552B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR1557227 2015-07-28
FR1557227A FR3039375B1 (fr) 2015-07-28 2015-07-28 Seche-cheveux avec une canalisation d'entree d'air a performances acoustiques optimisees
PCT/FR2016/051763 WO2017017331A1 (fr) 2015-07-28 2016-07-08 Seche-cheveux avec une canalisation d'entree d'air a performances acoustiques optimisees

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112018001552A2 BR112018001552A2 (pt) 2018-09-18
BR112018001552B1 true BR112018001552B1 (pt) 2022-08-30

Family

ID=55759652

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112018001552-0A BR112018001552B1 (pt) 2015-07-28 2016-07-08 Secador de cabelo com uma canalização de entrada de ar com desempenho acústico otimizado

Country Status (9)

Country Link
EP (1) EP3328238B1 (pt)
KR (1) KR102585671B1 (pt)
CN (1) CN107847029B (pt)
BR (1) BR112018001552B1 (pt)
ES (1) ES2729955T3 (pt)
FR (1) FR3039375B1 (pt)
RU (1) RU2727535C2 (pt)
TR (1) TR201907872T4 (pt)
WO (1) WO2017017331A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR102134484B1 (ko) * 2019-01-22 2020-07-16 유태승 저소음 헤어드라이어

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1338894A (en) * 1919-07-12 1920-05-04 Younkin David Frank Printing-frame
JPS5079497A (pt) * 1973-11-16 1975-06-27
GB2226493A (en) * 1988-11-30 1990-07-04 Moro Spina Improvements in or relating to hairdriers
JPH02252404A (ja) 1989-03-28 1990-10-11 Matsushita Electric Works Ltd 送風機
JPH0579497A (ja) * 1991-09-20 1993-03-30 Matsushita Electric Works Ltd 軸流フアン
JP3703112B2 (ja) * 1995-12-13 2005-10-05 九州日立マクセル株式会社 ヘアードライヤ
US5884008A (en) * 1997-12-08 1999-03-16 Goldberg; Sherry P Portable hair dryer for use in a vehicle with handle switch responsive to pivoting and vehicle battery voltage indicator
US6715215B1 (en) * 2003-03-24 2004-04-06 Sun Luen Electrical Mfg. Co. Ltd. Electric hair dryer
FR2926704B1 (fr) * 2008-01-25 2013-02-01 Velecta Paramount Silencieux pour appareil de sechage et seche-cheveux silencieux
IT1401326B1 (it) * 2010-07-29 2013-07-18 Parlux S P A Dispositivo silenziatore per asciugacapelli.
FR2967335B1 (fr) * 2010-11-15 2013-06-07 Seb Sa Seche-cheveux a ventilateur centrifuge
GB2487996B (en) * 2011-08-19 2013-07-10 Jemella Ltd Hair dryer
FR2982748B1 (fr) * 2011-11-18 2014-04-04 Seb Sa Seche-cheveux avec moyens particuliers de prehension
CN104544885A (zh) * 2014-06-04 2015-04-29 新联电器厂有限公司 风叶及具有该风叶的吹风机
CN104433134A (zh) * 2014-11-27 2015-03-25 桂林电子科技大学 一种静音节能防辐射电吹风
CN204444643U (zh) * 2015-01-07 2015-07-08 谢文波 一种阻抗式静音电吹风
US11338894B1 (en) * 2019-04-10 2022-05-24 Jonathan A. Bay Auxiliary low-speed marine steering associated with inverted snorkel for underwater engine exhaust

Also Published As

Publication number Publication date
RU2018106488A (ru) 2019-08-28
BR112018001552A2 (pt) 2018-09-18
ES2729955T3 (es) 2019-11-07
TR201907872T4 (tr) 2019-06-21
FR3039375A1 (fr) 2017-02-03
CN107847029A (zh) 2018-03-27
EP3328238A1 (fr) 2018-06-06
KR102585671B1 (ko) 2023-10-06
FR3039375B1 (fr) 2017-09-01
WO2017017331A1 (fr) 2017-02-02
CN107847029B (zh) 2021-01-01
RU2018106488A3 (pt) 2019-12-10
KR20180034522A (ko) 2018-04-04
RU2727535C2 (ru) 2020-07-22
EP3328238B1 (fr) 2019-05-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP6060426B2 (ja) 手持ち式電気器具
ES2340875T3 (es) Aparato de secado.
US20100154239A1 (en) Drying apparatus
US20140034039A1 (en) Air exchange system with multiple air blowers or fans to produce a cyclone-like air flow
ES2674241T3 (es) Intercambiador de calor
JP2020182865A5 (pt)
JP2013542038A5 (pt)
BR102016002632A2 (pt) motor elétrico
SE439037B (sv) Kylanordning for forbrenningsmotor
JP2019516061A5 (pt)
BR112018001552B1 (pt) Secador de cabelo com uma canalização de entrada de ar com desempenho acústico otimizado
ES2960440T3 (es) Método para el tratamiento de productos, como huevos para incubar, con un flujo de gas acondicionado, y cámara climática para realizar el método
ITRM990107A1 (it) Custodia di ventilatore di un condizionatore di aria di tipo a finestra.
BR112018001554B1 (pt) Secador de cabelo com uma canalização de entrada de ar otimizada
KR101233538B1 (ko) 크로스 플로우 팬 및 이것을 구비한 공기 조화기
ES2337867B2 (es) Dispositivo para evacuacion rapida de fluidos gaseosos en un horno deconveccion.
KR101801193B1 (ko) 천장부착형 공기 순환기
ES2376518T3 (es) Aparato de calefacción, ventilación y/o climatización con acústica mejorada.
ES2848979T3 (es) Sección de conducto para un conducto de circulación de aire
US10465641B1 (en) Outboard motor and watercraft
JP2014031976A (ja) 空気調和機の室外機ユニット
JP2018141603A (ja) ダクト換気装置
US1432060A (en) Fan
WO2021113939A1 (pt) Aparelho de refrigeração compreendendo entrada de ventilação e elemento difusor
JP6396039B2 (ja) 送風装置

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 08/07/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS