BR112017027881B1 - Coluna de direcionamento para um veículo - Google Patents
Coluna de direcionamento para um veículo Download PDFInfo
- Publication number
- BR112017027881B1 BR112017027881B1 BR112017027881-2A BR112017027881A BR112017027881B1 BR 112017027881 B1 BR112017027881 B1 BR 112017027881B1 BR 112017027881 A BR112017027881 A BR 112017027881A BR 112017027881 B1 BR112017027881 B1 BR 112017027881B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- hook
- memory
- toothed
- column
- tooth segment
- Prior art date
Links
Images
Classifications
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B62—LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
- B62D—MOTOR VEHICLES; TRAILERS
- B62D1/00—Steering controls, i.e. means for initiating a change of direction of the vehicle
- B62D1/02—Steering controls, i.e. means for initiating a change of direction of the vehicle vehicle-mounted
- B62D1/16—Steering columns
- B62D1/18—Steering columns yieldable or adjustable, e.g. tiltable
- B62D1/183—Steering columns yieldable or adjustable, e.g. tiltable adjustable between in-use and out-of-use positions, e.g. to improve access
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B62—LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
- B62D—MOTOR VEHICLES; TRAILERS
- B62D1/00—Steering controls, i.e. means for initiating a change of direction of the vehicle
- B62D1/02—Steering controls, i.e. means for initiating a change of direction of the vehicle vehicle-mounted
- B62D1/16—Steering columns
- B62D1/18—Steering columns yieldable or adjustable, e.g. tiltable
- B62D1/181—Steering columns yieldable or adjustable, e.g. tiltable with power actuated adjustment, e.g. with position memory
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B62—LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
- B62D—MOTOR VEHICLES; TRAILERS
- B62D1/00—Steering controls, i.e. means for initiating a change of direction of the vehicle
- B62D1/02—Steering controls, i.e. means for initiating a change of direction of the vehicle vehicle-mounted
- B62D1/16—Steering columns
- B62D1/18—Steering columns yieldable or adjustable, e.g. tiltable
- B62D1/184—Mechanisms for locking columns at selected positions
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Chemical & Material Sciences (AREA)
- Combustion & Propulsion (AREA)
- Transportation (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- Steering Controls (AREA)
Abstract
Presente invenção refere a coluna de direcionamento para veículo que compreende colunas inferior (2), e superior (4) conectada à inferior por conexão pivô, mecanismo de travamento incluindo segmento de dente (6) fixado a uma das colunas, e gancho dentado (8) montado articulado em relação à outra das colunas e inclinado para posição engatada encaixada com segmento de dente (6) para travar colunas em inclinação ajustada, e atuador para articular gancho dentado (8) fora de engate com segmento de dente (6) caracterizada por gancho de memória (20) conectado à mesma das colunas que gancho dentado (8) e adaptado para cooperar com ele para que odentado fique engatado pelo de memória (20) quando ele for para posição desengatada, percutor (30) fixado a outra das colunas que gancho de memória (20) e que aja no mesmo (20) quando asuperior (4) chegar a posição aproximada/afastada inclinada que ode memória (20) é movi-do fora do engate com dentado (8), e percutor de memória ajustável (40) articulado na outra den-tre colunas que gancho de memória (20) e travável em posição de pivô desejada para que aja naquele (20) quando asuperior chegar a (4) po-sição de inclinação ajustada quando ele (20) é movido fora do engate com odentado (8) para que este seja inclinado retornando posição en-gatada com segmento de dente (6).
Description
[001] A presente invenção refere-se a uma coluna de direcionamento para um veículo que compreende uma coluna inferior, uma coluna superior conectada à coluna inferior por uma conexão pivô que permite ajustar um ângulo de inclinação da coluna superior em relação à coluna inferior, um mecanismo de travamento que inclui um segmento de dente fixo em relação a uma dentre as colunas inferior e superior, e um gancho dentado montado de modo articulado em relação à outra dentre as colunas inferior e superior e inclinadas para uma posição que se encaixa com o segmento de dente para travar as colunas superior e inferior em uma posição de inclinação ajustada, e um atuador para articular o gancho dentado para fora do engate com o segmento de dente.
[002] Uma coluna de direcionamento é montada em uma cabine de veículo e recebe um eixo de direcionamento que carrega um volante em sua extremidade superior. As montagens de coluna de direcionamento simples são rígidas ou inflexíveis, isto é, o volante no topo da coluna de direcionamento está localizado em uma posição fixa na cabine de veículo. Em montagens mais complexas, a altura e/ou o ângulo de inclinação do volante é ajustável. A presente invenção se refere a colunas de direcionamento que permitem ajustar o ângulo de inclinação do volante. Há montagens de coluna de direcionamento com mecanismos de ajuste de inclinação que utilizam motores elétricos ou escalonados para acionar os componentes de montagem de coluna de direcionamento um em relação ao outro de modo que um ângulo de inclinação desejado seja obtido. Por outro lado, há mecanismos de ajuste de inclinação mecânicos que permitem ajustar manualmente o ângulo de inclinação e que incluem um mecanismo de travamento de memória mecânico. Em tais mecanismos de travamento de memória mecânicos o ângulo de inclinação ajustados do volante pode ser definido e o volante pode ser destravado, pode ser colocado em uma posição inclinada e ser retornado para a posição ajustada originalmente definida e ser travado nessa novamente. Há, por exemplo, colunas de direcionamento que permitem inclinar o volante para uma posição aproximada/afastada em que o volante é girado em direção mais oposta ao condutor. Essa posição aproximada/afastada do volante fornece conforto aprimorado para o condutor quando se entra e sai do carro. A presente invenção é direcionada para uma coluna de direcionamento incluindo tal mecanismo de travamento de memória mecânico e permitindo a articulação da coluna superior para uma posição aproximada/afastada.
[003] O documento US 4.938.093A revela uma coluna de direcionamento de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1. A coluna de direcionamento compreende uma coluna inferior adaptada para ser montada em uma estrutura de cabine de veículo. Uma coluna superior é conectada à coluna inferior por uma conexão pivô que permite ajustar um ângulo de inclinação da coluna superior em relação à coluna inferior. Um mecanismo de travamento de memória inclui um segmento de dente fixado em relação à coluna superior, e um gancho dentado montado de modo articulado em relação à coluna inferior. O gancho dentado é inclinado por uma força de inclinação para ser articulado para uma posição engatada em que os dentes do gancho dentado estão encaixados com os dentes do segmento de dente. Há um atuador pelo qual uma força pode ser exercida no gancho dentado de modo que seja articulado em direção oposta ao segmento de dente para uma posição fora de engate com o segmento de dente de modo que a coluna superior possa ser articulada, por exemplo, para sair e entrar no carro. Depois disso, o volante pode ser retornado para sua posição de inclinação originalmente ajustada em que é travado novamente pelo mecanismo de travamento de memória. Essa coluna de direcionamento conhecida pode ser apenas travada na posição de inclinação ajustada memorizada, mas não, além disso, em uma posição aproximada/afastada.
[004] É um objetivo da presente invenção dispor uma coluna de direcionamento de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1 de tal maneira que a coluna superior possa ser travada em uma posição inclinada memorizada e em uma posição aproximada/afastada.
[005] Este objetivo é alcançado pela coluna de direcionamento que compreende os recursos da reivindicação 1. As modalidades preferenciais da invenção são estabelecidas nas reivindicações dependentes.
[006] De acordo com a presente invenção, a coluna de direcionamento compreende adicionalmente um gancho de memória adaptado para cooperar com o gancho dentado para que o gancho dentado fique engatado pelo gancho de memória quando o gancho dentado for movido para a posição desengatada para manter, desse modo, o gancho dentado nas posições desengatadas. Desse modo, a função do gancho de memória é manter o gancho dentado fora de engate com o segmento de dente uma vez que o atuador foi atuado para destravar o mecanismo de travamento de memória. O gancho de memória mantém esse estado do gancho dentado que está fora de engate com o segmento de dente, até que um componente adicional aja no gancho de memória para ficar fora de engate com o gancho dentado, após isso o gancho dentado é retornado para a posição engatada que se encaixa com o segmento de dente pela força de inclinação que age no gancho dentado.
[007] A coluna de direcionamento compreende adicionalmente um percutor fixado a outras dentre as colunas inferior e superior do que o gancho de memória e disposta de modo que aja no gancho de memória quando a coluna superior se aproximar de uma posição aproximada/afastada inclinada, por meio do que o gancho de memória é movido para fora de engate com o gancho dentado para que o gancho dentado é inclinado de volta para a posição em engate com o segmento de dente. Além disso, há um percutor de memória ajustável montado de modo articulado na outra dentre as colunas inferior e superior do que o gancho de memória e travável em uma posição desejada de modo que aja no gancho de memória quando a coluna superior chegar a uma posição de inclinação ajustada por meio da qual o gancho de memória é movido para fora do engate com o gancho dentado para que o gancho dentado seja inclinado de volta para a posição em engate com o segmento de dente. Portanto, o percutor de memória ajustável garante que o mecanismo de travamento de memória retorna para seu estado travado uma vez que a coluna superior chega à posição de inclinação memorizada ou ajustada.
[008] Em uma modalidade preferencial, um batente de inclinação é fornecido em uma das colunas inferior e superior, e uma superfície de batente de inclinação em cooperação é fornecida na outra das colunas inferior e superior que são dispostas para cooperar para impedir o movimento de inclinação adicional da coluna superior além da posição aproximada/afastada quando se chega à posição aproximada/afastada proveniente da posição de inclinação ajustada. Igualmente, um batente de inclinação de memória é conectado ao percutor de memória que é montado de modo articulado em uma das colunas inferior e superior, e uma superfície de batente de memória em cooperação é fornecida na outra das colunas inferior e superior, cujo batente de inclinação de memória e superfície de batente de inclinação de memória são dispostos para bloquear ainda mais o movimento inclinado da coluna superior quando a coluna superior tiver chegado à posição de inclinação ajustada proveniente da posição aproximada/afastada.
[009] Em uma modalidade preferencial, o gancho dentado é conectado de modo articulado à coluna inferior, e o percutor e o segmento de dente são fixados à coluna superior e o percutor de memória é montado de modo articulado à coluna superior.
[0010] Em uma modalidade preferencial, um batente de inclinação é fornecido em uma das colunas superior e inferior que fica apoiado com a outra das colunas inferior e superior quando a coluna superior chega à posição aproximada/afastada e impede, desse modo, o movimento de inclinação da coluna superior além da posição aproximada/afastada. Ademais, um batente de inclinação de memória é conectado ao percutor de memória que bloqueia mecanicamente o movimento inclinado adicional da coluna superior quando a coluna superior tiver chegado à posição de inclinação ajustada conforme ajustada pela posição do percutor de memória.
[0011] Com a presente invenção, uma coluna de direcionamento com um mecanismo de ajuste de inclinação é fornecida, o qual utiliza pouquíssimos componentes que agem mecanicamente permitindo travara a coluna superior em uma posição aproximada/afastada assim como em uma posição de inclinação ajustada memorizada.
[0012] Em uma modalidade preferencial, o gancho de memória é inclinado para se mover para uma posição de repouso e disposta para cooperar com o gancho dentado de modo que o gancho de memória fique livre para se mover na direção de sua posição de repouso quando o gancho dentado chegar à sua posição desengatada, em que o movimento do gancho de memória para sua posição de repouso causa um engate de intertravamento que mantém o gancho dentado na posição desengatada.
[0013] Em uma modalidade preferencial, o gancho de memória é um elemento alongado com uma extremidade vertical que é elasticamente flexível para ser curvada em uma direção lateral, em que a elasticidade do gancho de memória fornece a inclinação para a posição de repouso vertical do gancho de memória. Essa flexão do gancho de memória pode, por exemplo, ser liberada quando uma abertura no gancho de memória chegar a uma porção de ponta do gancho dentado de modo que a porção de ponta seja recebida na abertura. Isso, por um lado, permite que o gancho de memória flexione de volta para sua posição de repouso vertical e, por outro lado, fornece o engate do gancho de memória e do gancho dentado, que pode ser liberado novamente por meio de flexão do gancho de memória novamente.
[0014] Em uma modalidade preferencial, uma alavanca de ajuste é fornecida, a qual é móvel de uma primeira posição em que a mesma trava o percutor de memória em relação à coluna superior para uma segunda posição em que o percutor de memória é articulável em relação à coluna superior a fim de permitir o ajuste para uma nova posição de inclinação ajustada da coluna superior. Na segunda posição da alavanca de ajuste o percutor de memória fica livre para seguir movimento da coluna superior em apoio no gancho de memória até que o condutor tenha definido a coluna superior na nova posição inclinada desejada, após isso a alavanca de ajuste é retornada de volta para sua primeira posição para travar o percutor de memória na nova posição inclinada memorizada para a coluna superior.
[0015] Em uma modalidade preferencial, o gancho de memória se estende da coluna inferior para a coluna superior e é elasticamente flexível para que sua extremidade livre possa ser flexionada para fora da posição de repouso central em duas direções opostas. Nesse caso, é preferencial que o gancho de memória compreenda uma fenda alongada que se estende geralment4e na direção longitudinal das colunas superior e inferior, em que a fenda alongada é disposta para receber uma porção de ponta do gancho dentado que é oposta à conexão articulada do gancho dentado. A fenda alongada é disposta e dimensionada de modo que a porção de ponta do gancho de memória possa se mover ao longo da fenda alongada quando o gancho dentado for articulado fora de engate com o segmento de dente. Ademais, o gancho dentado compreende uma projeção que aponta para a extremidade superior da fenda alongada e que é disposta para estar na região da fenda alongada quando o gancho de memória estiver em sua posição de repouso e o gancho dentado estiver na posição desengatada articulada em direção oposta ao segmento de dente. Dessa maneira, a projeção se estende na fenda alongada e se apoia contra a extremidade superior da fenda alongada para manter o gancho dentado na posição desengatada articulada em direção oposta ao segmento de dente. Quando o gancho dentado estiver na posição engatada, o gancho de memória é flexionado para qualquer lado da projeção para que o gancho dentado possa chegar à posição engatada no segmento de dente sem interferência da projeção do gancho dentado com o gancho de memória. Por outro lado, quando o gancho dentado estiver novamente movido da posição engatada para a posição desengatada ao pressionar o atuador o gancho de memória, então, flexiona novamente para sua posição de repouso central quando a extremidade superior da fenda no gancho de memória tiver passado a extremidade superior da projeção no gancho dentado.
[0016] Em uma modalidade preferencial, o percutor e o percutor de memória são dispostos para agir no gancho de memória ao flexionar o mesmo para fora de sua posição de repouso de tal maneira que a extremidade superior da fenda seja movida da região da projeção no gancho dentado para que a força de retorno tenha capacidade de retornar o gancho dentado para a posição engatada no segmento de dente sem interferência da projeção de gancho dentado com a extremidade superior da fenda do gancho do gancho de memória.
[0017] A invenção será descrita agora com referência a uma modalidade preferencial mostrada nos desenhos em que: Figura 1 mostra uma vista em perspectiva de uma parte central da montagem de coluna de direcionamento incluindo uma conexão articulada entre uma coluna inferior e uma superior; Figura 2 mostra a vista em perspectiva da montagem de coluna de direcionamento da Figura 1 que mostra o lado oposto em comparação com a Figura 1; Figura 5 e 4 mostram vistas em perspectiva de componentes de um mecanismo de travamento com outros componentes da montagem de coluna de direcionamento omitida por questão de clareza de apresentação; Figuras 5 a 12 mostram vistas laterais do mecanismo de travamento da coluna de direcionamento durante operações de inclinação e operações de ajuste do ângulo de inclinação da coluna superior em relação à coluna inferior, novamente com outros componentes da montagem de coluna de direcionamento omitida por questão de clareza de apresentação.
[0018] Com referência às Figuras 1 a 4, uma visão geral da coluna de direcionamento e seu mecanismo de travamento será dada agora. Na Figura 1, uma porção central da coluna de direcionamento é mostrada, em que apenas uma porção de extremidade superior da coluna inferior 2, e uma porção de extremidade inferior da coluna superior 4 são mostradas. A coluna inferior 2 é fixada em relação à cabine de veículo, a coluna superior é sustentada pela coluna inferior 2 e conectada à mesma por uma conexão pivô. Nas Figuras, a referência numérica 4’ designa um componente que é fixo em relação ao componente de coluna superior.
[0019] A conexão pivô é dotada de um mecanismo de travamento liberável que permite travar a coluna superior em um ângulo de inclinação desejável em relação à coluna inferior.
[0020] O mecanismo de travamento compreende um gancho dentado 8 que é fixo a um eixo 7 que é recebido em uma montagem articulada na coluna inferior. Uma mola 12 (vide Figura 1) é sustentada pela coluna inferior e age no gancho dentado 8 para impulsionar o mesmo para ser articulado para cima para uma posição engatada. O gancho dentado 8 é dotado de uma série de dentes dispostos em uma borda superior do gancho dentado 8.
[0021] Oposto ao gancho dentado 8, um segmento de dente 6 é fixa em relação à coluna superior. O segmento de dente 6 carrega uma série de dentes complementares em sua borda inferior. Nas Figuras 1 a 3, o gancho dentado está na posição engatada em que os dentes do gancho dentado 8 se encaixam com os dentes do segmento de dente 6. Uma vez que o segmento de dente 6 é fixado na coluna superior e o gancho dentado 8 permite apenas movimentos articulados ao redor de seu 7 em relação à coluna inferior, a conexão pivô entre as colunas superior e inferior 4, 2 é travada quando o gancho dentado 8 for engatado com o segmento de dente 6. Para destravar o mecanismo de travamento, o gancho dentado 8 é articulado ao redor do eixo 7 de modo que a porção de extremidade frontal 9 do gancho dentado 8 oposto ao eixo 7 se mova para baixo para mover o dente do gancho dentado 8 para fora de engate com os dentes do segmento de dente 6. Para essa finalidade, um atuador é fornecido, por exemplo, um pedal (não mostrado) que é montado perto de uma região de extremidade inferior da coluna inferior. Esse atuador é conectado por um cabo (não mostrado) à porção de extremidade frontal 9 de gancho dentado 8. Esse atuador também poderia ser fornecido por uma alavanca que age na porção de extremidade 9 de gancho dentado 8.
[0022] Nas Figuras 5 a 12, uma porção de extremidade terminal 7 de um cabo conectado ao pedal é mostrada. A fim de destravar o mecanismo de travamento o condutor pressiona o pedal, onde o cabo é puxado para baixo, o que faz com que o gancho dentado 8 se articule para baixo contra a força de inclinação de mola 12 para levar o gancho dentado 8 para fora de engate com o segmento de dente 6.
[0023] O mecanismo de travamento compreende adicionalmente um gancho de memória 20 que é fixa em relação à coluna inferior. O gancho de memória 20 tem um recorte ou reentrância 22 abaixo de um membro de gancho superior 24 (vide Figuras e 4) que se estender horizontalmente. O gancho de memória 20 é elástico de modo que uma porção de extremidade livre superior do gancho de memória 20 pode ser curvada ou flexionada para fora de uma posição de repouso vertical quando a força estiver agindo no gancho de memória 20. Alternativamente, o gancho de memória poderia ter uma conexão pivô com a coluna inferior permitindo que a mesma seja articulada para fora da posição de repouso vertical para qualquer lado, e as molas poderiam ser fornecidas para inclinar o gancho de memória para a posição de repouso.
[0024] Uma porção de ponta de gancho dentado 8 se estende através da reentrância 22 do gancho de memória 20. Essa porção de ponta de gancho de memória 8 é dotada de uma lingueta ou projeção 10 (vide Figura 1 e Figura 5) que se projeta para cima. A projeção 10 do gancho dentado 8 é disposta para cooperar com o gancho de memória 20 da maneira a seguir. Quando o gancho dentado 8 for articulado para baixo para fora de engate com o segmento de dente 6, e quando o gancho de memória 20 estiver livre para retornar para sua posição de repouso vertical, o elemento de gancho 24 do gancho de memória 20 fica disposto verticalmente acima da parede de extremidade superior da projeção 10 do gancho dentado 8. Dessa maneira, o gancho de memória 20 tem capacidade de manter o gancho dentado 8 na posição desengatada ao engatar a parede de extremidade superior de projeção 10 com o elemento de gancho 24 do gancho de memória 20. Essa situação é mostrada na Figura 6 que mostra o gancho dentado 8 mantido na posição desengatada.
[0025] A fim de levar o gancho de memória 20 para fora de engate com o gancho dentado 8 na posição desengatada do gancho dentado 8, uma força tem que ser exercida no gancho de memória 20 de modo que o mesmo seja curvado na direção lateral para que o elemento de gancho 24 (vide Figuras 3 e 4) se movido para longe da projeção 10. Então, o gancho dentado 8 é articulado para cima novamente acionado por mola 12. O resultado desse movimento é mostrado na Figura 4.
[0026] A força para flexionar o gancho de memória 20 foi exercida por um percutor 40 que se projeta a partir de um suporte de percutor 42. O suporte de percutor 42 é montado por pinos pivôs 46 na coluna superior para que o mesmo possa ser articulado ao redor de um eixo geométrico definido por pinos pivôs 46 cujo eixo geométrico é perpendicular ao eixo geométrico longitudinal da coluna superior. Também conectado à coluna superior está uma alavanca de ajuste 44. Essa alavanca de ajuste 44 carrega um pino 48 que é recebido em uma fenda alongada 52 no suporte de percutor 42. O pino 48 retém um disco 54 que fica em contiguidade as porções de superfície interna de suporte de percutor 42 adjacente à fenda alongada 52. Se a alavanca de ajuste 44 estiver em uma posição fechada o disco 54 é puxado de modo justo contra a superfície interna de suporte de percutor 42 de modo que o suporte de percutor 42 seja travado em relação à coluna superior. Se a alavanca de ajuste 44 for articulada para cima para uma posição aberta, o disco 54 é liberado de modo que o mesmo possa deslizar ao longo da superfície interna do suporte de percutor 42. Nessa situação, o suporte de percutor 42 pode se articular ao redor dos pinos pivôs 46 em relação à coluna superior. Essa articulação do suporte de percutor 42 ocorre quando a alavanca de ajuste 44 tiver sido articulada para a posição aberta e a coluna superior for inclinada para uma nova posição inclinada desejada em relação à coluna inferior conforme será explicado em mais detalhes abaixo. Uma vez que a nova posição inclinada desejada tiver sido alcançada, a alavanca de ajuste 44 é articulada para a posição fechada, por meio da qual o suporte de percutor 42 é travado na coluna superior e não pode mais se articular ao redor de pinos pivôs 46.
[0027] Além do percutor de memória 40 há um percutor adicional, ou seja, o percutor 30 que é fixa em relação à coluna superior. Esse percutor 30 é disposto de modo que o mesmo seja movido contra a extremidade superior do gancho de memória 20 quando uma posição aproximada/afastada da coluna superior for alcançada. Nesse caso, o percutor 30 (vide Figura 7) fica em apoio com a extremidade superior do gancho de memória 20 e, eventualmente, curva o gancho de memória 20 em direção oposta à projeção 10 do gancho dentado 8 para permitir que o gancho dentado 8 seja impulsionado para o engate com o segmento de dente 6. Essa situação é mostrada na Figura 8 que mostra a coluna superior travada na posição aproximada/afastada.
[0028] Ademais, os batentes de inclinação e as superfícies de batente de inclinação em cooperação são fornecidos tal que o movimento articulado limite da coluna superior está na faixa entre a posição aproximada/afastada e a posição de inclinação ajustada memorizada. Em particular, há um batente de inclinação 16 com uma superfície inferior inclinada na coluna superior (vide Figura 2) e uma superfície de batente de inclinação em cooperação 15 na coluna inferior que fica em apoio quando a coluna superior chegar à posição aproximada/afastada para, desse modo, bloquear ainda mais o movimento de inclinação da coluna superior além da posição aproximada/afastada. Além disso, o suporte de percutor 42 é dotado de um batente de inclinação de memória 41 (vide Figuras 2 e 3). Esse batente de inclinação de memória 41 está em relação fixa com o suporte de percutor 42 de modo que o mesmo se mova com o suporte de percutor 42 para ajustar para uma nova posição de inclinação ajustada. O batente de inclinação de memória 41 é disposto para cooperar com uma superfície de batente de inclinação de memória 22 fixada à outra das colunas inferior e superior, na modalidade mostrada fixada à coluna inferior. O batente de inclinação de memória 41 e a superfície de batente de inclinação de memória em cooperação 22 são dispostos de modo que o movimento adicional de inclinação da coluna superior seja parado quando a coluna superior chegar à posição de inclinação ajustada memorizada que vem da posição aproximada/afastada.
[0029] Na operação a seguir, a montagem de coluna de direcionamento e seu mecanismo de travamento será descrita primeiro em conjunto com as Figuras 5 a 9. Essas Figuras 5 a 9 mostram uma sequência de estados de movimento quando a coluna superior for movida a partir de um estado em que a mesma está travada em uma posição de inclinação anteriormente ajustada para um estado no qual a mesma está travada na posição aproximada/afastada.
[0030] Na Figura 5, o gancho dentado 8 é engatado com o segmento de dente 6 de modo que a coluna superior seja travada na posição de inclinação anteriormente ajustada. Nessa posição de inclinação anteriormente ajustada o percutor 40 é pressionado contra uma porção de extremidade superior e curvou o gancho de memória 20 para o lado direito na vista da Figura 5. Devido a essa flexão, o gancho de memória 20 foi movido para fora de engate com a parede de extremidade superior da projeção 10 do gancho dentado 8 que faz com que o gancho dentado 8 retorne para a posição engatada.
[0031] Em seguida, o condutor deseja sair do carro e pressiona um pedal montado perto da região inferior da coluna inferior. Um cabo (não mostrado) conectado ao pedal é puxado para baixo quando o pedal é pressionado, por meio do que uma porção terminal de cabo 7 fixada à porção de extremidade frontal 9 do gancho dentado 8 é puxada para baixo. Essa fase de movimento é mostrada na Figura 6.
[0032] Na Figura 7, a coluna superior foi inclinada para a posição aproximada/afastada. No curso desse movimento, o percutor 40 foi movido para longe da extremidade superior do gancho de memória 20. Além disso, a parede de extremidade superior da projeção 10 do gancho dentado 8 foi movida para um nível abaixo do elemento de gancho 24 do gancho de memória 20. Uma vez que o gancho de memória 20 é elástico o mesmo retorna para sua posição de repouso vertical em que o elemento de gancho 24 do gancho de memória 20 é movido sobre a parede de extremidade superior da projeção 10 do gancho dentado 8 para que o gancho dentado 8 seja mantido na posição desengatada pelo gancho de memória 20. Essa situação é mostrada na Figura 7. O condutor pode, após esse movimento de inclinação inicial, liberar o pedal ou a alavanca que foi usada para articular o gancho dentado para baixo, e continuar a mover a coluna para a posição aproximada/afastada ou de volta para a posição de inclinação ajustada para condução, o que é possível devido ao fato de que o gancho de memória 20 age como uma trava que retém o gancho dentado 8 na posição desengatada.
[0033] Na Figura 8, a coluna superior é adicionalmente inclinada e se aproxima da posição aproximada/afastada. Imediatamente antes da coluna superior chegar à posição aproximada/afastada, o percutor 30 fica em apoio contra a extremidade superior do gancho de memória 20 e começa a curvar a mesma para o lado esquerdo. Uma vez que a projeção 10 do gancho dentado 8 é liberada do elemento de gancho 24 do gancho de memória 20, o gancho dentado 8 é articulado para cima pela força de inclinação da mola 12 e é movida para a posição engatada que se encaixa com o segmento de dente 6. Esse estado é mostrado na Figura 9 em que o gancho dentado 8 é mostrado na posição engatada travando a coluna superior na posição aproximada/afastada. Nesse estado, a memória 20 é ligeiramente flexionada para o lado esquerdo. Ao mesmo tempo, o batente de inclinação 16 fica em apoio sobre a superfície de batente de inclinação 15 (Figura 2) para bloquear ainda mais o movimento articulado da coluna superior 4 além da posição aproximada/afastada.
[0034] Se o condutor retornar agora para o carro e sentar no assento de condutor, a coluna superior tem que ser movida da posição aproximada/afastada para a posição inclinada anteriormente ajustada novamente. O condutor pressiona para baixo o pedal que desengata o gancho dentado 8 a partir do segmento de dente 6 e articula a coluna superior de volta, conforme mostrado nas Figuras 7 e 6, em que a coluna superior se aproxima da posição de inclinação anteriormente ajustada na Figura 5. Quando a coluna superior 4 chega à posição de inclinação anteriormente ajustada, o batente de memória de inclinação 41 fica em apoio com a superfície de batente de memória de inclinação 22 para bloquear o movimento de inclinação adicional da coluna superior além da posição de inclinação anteriormente ajustada. Simultaneamente, o percutor de memória 40 fica em apoio contra o gancho de memória 20 e começa a flexionar o mesmo para o lado direito para levar o mesmo para fora de engate com a projeção 10 do gancho dentado 8. Quando a coluna superior chegar à posição de inclinação anteriormente ajustada o batente de inclinação de memória 41 fica em apoio com a superfície de batente de memória 22 para parar o movimento articulado da coluna superior. Ao mesmo tempo, quando o gancho de memória 20 ficar fora de engate com a projeção 10 o gancho dentado 8 retorna acionado pela força de inclinação para a posição engatada que se encaixa com o segmento de dente 6 para que a coluna superior seja travada novamente na posição de inclinação anteriormente ajustada, conforme mostrado na Figura 5.
[0035] A seguir, será descrito como a montagem de coluna de direcionamento é ajustada para uma nova posição inclinada desejada da coluna superior. Esse processo será descrito em conjunto com as Figuras 10 a 12.
[0036] Na Figura 10, o gancho dentado 8 já foi articulado para a posição desengatada ao pressionar o pedal. Ademais, a alavanca de ajuste 44 foi girada para cima para destravar o suporte de memória 42 da coluna superior para que o suporte de memória 42 possa se articular ao redor de pinos pivôs 46 (vide Figuras 10 e 11). Essa função de alavanca de ajuste pode ser substituída por outros meios, como um simples parafuso ou outras disposições de fixação.
[0037] Na Figura 11, a coluna superior foi inclinada para uma nova posição inclinada desejada. Durante esse movimento, o percutor de memória 40 do suporte de memória 42 estava em engate com uma porção de extremidade superior do gancho de memória 20. Por essa razão, o suporte de memória 42 não seguiu o movimento inclinado da coluna superior e, portanto, foi articulado para uma nova posição articulada em relação à coluna superior 4. Após a nova posição inclinada desejada ter sido alcançada na Figura 11 a alavanca de ajuste 44 é girada para baixo novamente a fim de travar o suporte de memória 42 na coluna superior. O suporte de memória 42 agora tem uma nova posição articulada em relação à coluna superior de modo que o suporte de memória 42, com esse percutor de memória 40, desengate o gancho de memória 20 da projeção 10 do gancho dentado 8 quando a coluna superior for, da próxima vez, levada de volta para a nova posição inclinada desejada, após isso o gancho dentado 8 retorna sob a influência da mola para sua posição engatada no segmento de dente 6 novamente para travar o mecanismo de travamento na posição de inclinação ajustada. Também, a posição de batente de inclinação de memória 41 mudou correspondentemente para que o batente de inclinação de memória 41 fique em contiguidade com a superfície de batente de memória 22 quando a coluna superior chegar à posição de inclinação recentemente ajustada para parar a articulação da coluna superior.
[0038] Com o mecanismo de travamento descrito, a montagem de coluna de direcionamento dessa modalidade pode ser travada em uma posição aproximada/afastada assim como em uma posição inclinada desejada ajustável, em que o mecanismo de travamento e sua função de mecanismo de memória sejam realizados com os componentes mecânicos simples e confiavelmente operacionais.
Claims (9)
1. Coluna de direcionamento para um veículo que compreende uma coluna inferior (2), uma coluna superior (4) conectada à coluna inferior por uma conexão pivô que permite ajustar um ângulo de inclinação da coluna superior em relação à coluna inferior, um mecanismo de travamento que inclui um segmento de dente (6) fixo em relação a uma dentre as colunas inferior e superior, e um gancho dentado (8) montado de modo articulado em relação à outra dentre as colunas inferior e superior e inclinadas para uma posição engatada que se encaixa com o segmento de dente (6) para travar as colunas superior e inferior em uma posição de inclinação ajustada, e um atuador para articular o gancho dentado (8) para fora do engate com o segmento de dente (6) para uma engatada, um gancho de memória (20) conectado às mesmas colunas inferior e superior que o gancho dentado (8) e adaptado para cooperar com o gancho dentado, caracterizada pelo fato de que o gancho dentado fique engatado pelo gancho de memória (20) quando o gancho dentado for movido para a posição desengatada para manter, desse modo, o gancho dentado (8) na posição desengatada, um percutor (30) fixado a outra dentre as colunas inferior e superior que o gancho de memória (20) e disposto de modo que o mesmo aja no gancho de memória (20) quando a coluna superior (4) chegar a uma posição aproximada/afastada inclinada por meio da qual o gancho de memória (20) é movido para fora do engate com o gancho dentado (8) para que o gancho dentado seja inclinado de volta para a posição engatada em engate com o segmento de dente (6), e um percutor de memória ajustável (40) montado de modo articulado na outra dentre as colunas inferior e superior do que o gancho de memória (20) e travável em uma posição de pivô desejada de modo que aja no gancho de memória (20) quando a coluna superior chegar a (4) uma posição de inclinação ajustada por meio da qual o gancho de memória (20) é movido para fora do engate com o gancho dentado (8) para que o gancho dentado seja inclinado de volta para a posição engatada em engate com o segmento de dente (6).
2. Coluna de direcionamento, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o gancho dentado (8) é conectado de modo articulado à coluna inferior, e que o percutor (30), e o segmento de dente (6) são fixos à coluna superior e o percutor de memória (42) é montado de modo articulado à coluna superior.
3. Coluna de direcionamento, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que um batente de inclinação (16) e uma superfície de batente de inclinação em cooperação (15) são fornecidos, os quais impedem o movimento de inclinação da coluna superior além da posição aproximada/afastada, e que um batente de inclinação de memória (41) é conectado ao percutor de memória (40) e a superfície de batente de memória em cooperação (22) são fornecidos para bloquear ainda mais o movimento inclinado da coluna superior quando a coluna superior tiver chegado à posição de inclinação ajustada.
4. Coluna de direcionamento, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que o gancho de memória (20) é inclinado para se mover para uma posição de repouso e disposta para cooperar com o gancho dentado (8) de modo que o gancho de memória (20) fique livre para se mover para sua posição de repouso quando o gancho dentado (8) chegar à sua posição desengatada, em que o movimento do gancho de memória (20) para sua posição de repouso causa um engate de intertravamento que mantém o gancho dentado (8) em sua posição desengatada.
5. Coluna de direcionamento, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que o gancho de memória (20) é um elemento alongado com uma extremidade vertical que é elasticamente flexível para ser curvada em uma direção lateral, em que a elasticidade do gancho de memória (20) fornece a inclinação para a posição de repouso vertical do gancho de memória (20).
6. Coluna de direcionamento, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que uma alavanca de ajuste (44) que é móvel de uma primeira posição em que trava o percutor de memória (40) em relação à coluna superior (4) para uma segunda posição em que o percutor de memória (40) é articulável em relação à coluna superior a fim de permitir o ajuste para uma nova posição de inclinação ajustada da coluna superior.
7. Coluna de direcionamento, de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 6, caracterizada pelo fato de que o gancho de memória (20) se estende da coluna inferior (2) para a coluna superior e é elasticamente flexível para que sua extremidade livre possa ser flexionada para fora da posição de repouso em duas direções opostas.
8. Coluna de direcionamento, de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que o gancho de memória (20) compreende uma porção de reentrância (22) abaixo de um elemento de gancho (24), sendo que a porção de reentrância é disposta para receber uma porção de ponta (9) do gancho dentado (8) que é oposta à conexão articulada do gancho dentado (8), em que a porção de reentrância (22) é disposta e dimensionada de modo que a porção de ponta (9) do gancho de memória (20) possa se mover ao longo da porção de reentrância quando o gancho dentado (8) for articulado fora do engate com o segmento de dente (6), e em que o gancho dentado (8) compreende uma projeção (10) que está apontando para o elemento de gancho do gancho de memória e que é disposta para estar na região do elemento de gancho (24) quando o gancho de memória (20) estiver em sua posição de repouso e o gancho dentado (8) estiver na posição desengatada articulada em direção oposta ao segmento de dente (6) para que a projeção (10) tenha capacidade de ficar em apoio com o elemento de gancho (22) para manter o gancho dentado (8) na posição desengatada.
9. Coluna de direcionamento, de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pelo fato de que o percutor (30) e o percutor de memória (40) são dispostos para agir no gancho de memória (20) para flexionar o mesmo para fora de sua posição de repouso de tal maneira que o elemento de gancho (24) do gancho de memória (20) seja movido da região da projeção (10) no gancho dentado (8) para que o gancho dentado possa ser retornado pela força de inclinação para a posição engatada no segmento de dente (6) sem interferência da projeção de gancho dentado (10) com o elemento de gancho (24) do gancho de memória (20).
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
PCT/EP2015/064510 WO2016206752A1 (en) | 2015-06-26 | 2015-06-26 | Steering column for a vehicle |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR112017027881A2 BR112017027881A2 (pt) | 2018-08-28 |
BR112017027881B1 true BR112017027881B1 (pt) | 2022-11-16 |
Family
ID=53488335
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR112017027881-2A BR112017027881B1 (pt) | 2015-06-26 | 2015-06-26 | Coluna de direcionamento para um veículo |
Country Status (5)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US10618543B2 (pt) |
EP (1) | EP3313711B1 (pt) |
CN (1) | CN107820473B (pt) |
BR (1) | BR112017027881B1 (pt) |
WO (1) | WO2016206752A1 (pt) |
Families Citing this family (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
FR3061891B1 (fr) * | 2017-01-19 | 2019-05-24 | Peugeot Citroen Automobiles Sa | Colonne de direction a reglage manuel et retractable, pour un vehicule |
Family Cites Families (12)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
JPS57155156A (en) * | 1981-03-20 | 1982-09-25 | Aisin Seiki Co Ltd | Tilt steering device |
US4530254A (en) | 1982-08-05 | 1985-07-23 | Toyota Jidosha Kabushiki Kaisha | Fastening device for tiltable steering assembly |
JPS62194969A (ja) * | 1986-02-22 | 1987-08-27 | Aisin Seiki Co Ltd | チルトステアリング装置 |
JPS62227857A (ja) * | 1986-03-31 | 1987-10-06 | Aisin Seiki Co Ltd | チルトステアリング装置 |
US4876910A (en) * | 1987-03-20 | 1989-10-31 | Aisin Seiki Kabushiki Kaisha | Tilting steering apparatus |
US4938093A (en) | 1989-03-10 | 1990-07-03 | Nippon Seiko Kabushiki Kaisha | Tilt steering column unit for vehicles with memory mechanism |
JPH0443572U (pt) * | 1990-08-16 | 1992-04-14 | ||
US5566585A (en) | 1994-03-03 | 1996-10-22 | Chrysler Corporation | Tilt steering column locking mechanism |
WO2003055730A1 (fr) * | 2001-12-27 | 2003-07-10 | Nsk Ltd. | Levier de direction de type a basculement de vehicule |
KR100530030B1 (ko) * | 2003-06-16 | 2005-11-21 | 현대모비스 주식회사 | 자동차용 틸트 스티어링 장치 |
US8327734B2 (en) * | 2006-11-21 | 2012-12-11 | Hyundai Motor Company | Steering column of vehicle |
EP2433847B1 (en) * | 2010-09-28 | 2013-03-06 | Kongsberg Power Products Systems AB | Steering column assembly |
-
2015
- 2015-06-26 CN CN201580081210.0A patent/CN107820473B/zh active Active
- 2015-06-26 WO PCT/EP2015/064510 patent/WO2016206752A1/en unknown
- 2015-06-26 US US15/736,908 patent/US10618543B2/en active Active
- 2015-06-26 BR BR112017027881-2A patent/BR112017027881B1/pt active IP Right Grant
- 2015-06-26 EP EP15731596.1A patent/EP3313711B1/en active Active
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
WO2016206752A1 (en) | 2016-12-29 |
CN107820473A (zh) | 2018-03-20 |
BR112017027881A2 (pt) | 2018-08-28 |
EP3313711B1 (en) | 2019-04-24 |
US10618543B2 (en) | 2020-04-14 |
US20180362068A1 (en) | 2018-12-20 |
EP3313711A1 (en) | 2018-05-02 |
CN107820473B (zh) | 2020-01-17 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
KR102618184B1 (ko) | 차량 시트에 부착될 수 있는 시트 엘리먼트 및 베이스를 포함하는 차일드 시트 시스템 | |
US9873359B2 (en) | Child safety seat | |
KR20200035928A (ko) | 유아 안전 시트용 지지 기저부 | |
TWI292454B (en) | Latch device requiring no complexly operating for preventing malfunction thereof | |
JP2008137651A (ja) | 平行な調整可能性を有する中央アームレスト | |
BRPI1104541A2 (pt) | aparelho de ajuste de assento e conjunto de assento de veÍculo | |
JPH0212772B2 (pt) | ||
KR101623817B1 (ko) | 다기능 어셈블리 및 그를 구비한 의자 | |
BR112017027881B1 (pt) | Coluna de direcionamento para um veículo | |
KR101854808B1 (ko) | 엑스 방향에서 이동될 수 있는 헤드 서포트 | |
EP2825809B1 (en) | A support head for video-photographic equipment | |
EP1070615B2 (en) | Open roof construction for a vehicle | |
PT1369293E (pt) | Assento de criança para automóvel compreendendo uma base e uma cadeira ligada à base, assim como esta base | |
JP6541488B2 (ja) | シートスライド装置 | |
JP2010184506A (ja) | モニタパネル装置 | |
JP5213133B2 (ja) | 自動車のシートの調整可能なヘッドレストの上昇および下降の機構において使用するように適合されたブラケットシステム | |
CN114846207A (zh) | 控制台的倾斜结构和控制台 | |
JP3640841B2 (ja) | サンルーフ装置 | |
JP2010143548A (ja) | コンソールリッドの開閉構造及びコンソールボックス | |
CN111374478B (zh) | 座椅收折结构 | |
CN106672065B (zh) | 操作角度可调的方向机柱 | |
JP2021530398A (ja) | ピボット可能なテーブルエレメントを備えた車両の調節可能アセンブリ | |
BR112021001760B1 (pt) | Guia de puxar para gavetas | |
KR102012104B1 (ko) | 차량 시트 슬라이드 고정장치 | |
KR20200132140A (ko) | 자동차의 헤드레스트 틸팅 장치 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B06U | Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette] | ||
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette] |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/06/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS |