BR112017023331B1 - Painel sensível ao toque para operar manualmente maquinário - Google Patents

Painel sensível ao toque para operar manualmente maquinário Download PDF

Info

Publication number
BR112017023331B1
BR112017023331B1 BR112017023331-2A BR112017023331A BR112017023331B1 BR 112017023331 B1 BR112017023331 B1 BR 112017023331B1 BR 112017023331 A BR112017023331 A BR 112017023331A BR 112017023331 B1 BR112017023331 B1 BR 112017023331B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
image
operation button
displayed
touch
transport
Prior art date
Application number
BR112017023331-2A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112017023331A2 (pt
Inventor
Jun Hamaguchi
Original Assignee
Daifuku Co., Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from JP2015114446A external-priority patent/JP6300112B2/ja
Application filed by Daifuku Co., Ltd filed Critical Daifuku Co., Ltd
Publication of BR112017023331A2 publication Critical patent/BR112017023331A2/pt
Publication of BR112017023331B1 publication Critical patent/BR112017023331B1/pt

Links

Abstract

PAINEL SENSÍVEL AO TOQUE PARA OPERAR MANUALMENTE MAQUINÁRIO. A presente invenção refere-se a um painel sensível ao toque de um painel de operação portátil para operar manualmente equipamentos mecânicos normalmente operados automaticamente, em particular, vários tipos de equipamentos de manipulação de materiais operados em uma emergência, tem uma tela de operação para fazer o equipamento mecânico executar uma operação específica. Uma imagem de botão de operação de deslizamento 32 que pode ser movida para a tela de operação por uma operação de deslizamento e uma imagem de botão de operação de continuação 33 que é exibida em um local a partir do qual a imagem do botão de operação de deslizamento 32 é movida. Ao executar uma operação de toque na imagem do botão de operação de continuação 33, o equipamento mecânico é feito para executar a operação específica.

Description

CAMPO DA TÉCNICA
[001]A presente invenção refere-se a um painel sensível ao toque de um painel de controle portátil que é utilizado em um caso em que vários tipos de máquinas que são normalmente operadas automaticamente, em particular, vários tipos de máquinas que pertencem ao campo de manipulação de material são manualmente operados em uma emergência.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
[002]Considera-se que, como um painel de operação para operar manualmente máquinas, um painel de operação que é utilizado é geralmente chamado de tablet, tal como um terminal portátil ou um computador pessoal notebook e que inclui um painel sensível ao toque em que uma operação de toque pode ser executada em uma tela. Embora não seja possível fornecer uma literatura de patentes que descreva um exemplo convencional preferencial para este painel sensível ao toque para operar manualmente a máquina, pode-se considerar que, na sua configuração geralmente concebível, em janelas exibidas na tela nos estágios individuais da operação manual, várias tipos de informações para um operador, tal como os detalhes de uma operação pretendida a ser executada e uma pré-condição para executar com segurança a operação, e uma imagem de botão de operação de continuação para executar a operação, uma imagem de botão de operação de parada para um caso em que ocorrem inconvenientes se a operação for realizada enquanto mantendo as condições atuais e similares são exibidas. Em qualquer caso, de modo que as propriedades do painel sensível ao toque sejam utilizadas, uma operação para a imagem do botão de operação de continuação, a imagem do botão de operação de parada ou similar é uma operação de toque que é realizada com a ponta do dedo do operador.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO Problema técnico
[003]Uma vez que no painel sensível ao toque considerado para ser utilizado como descrito acima, apenas tocando uma imagem de botão de operação pretendida, uma operação associada com a imagem do botão de operação pode ser realizada, em comparação com, por exemplo, uma operação geral de computador pessoal em que uma operação de clique precisa ser executada em um estado em que o cursor de um mouse ou de um mesa sensível ao toque está sobreposto na imagem do botão de operação pretendida, é possível executar rápida e facilmente a operação pretendida. No entanto, existe a possibilidade de que esta propriedade funcione de forma negativa, de modo que a imagem do botão de operação seja involuntariamente tocada e a operação associada à imagem do botão de operação seja realizada com tempo involuntário. Em particular, uma vez que a máquina é operada manualmente, no caso em que a operação é realizada com tempo involuntário, pode levar a danos em grande escala na máquina ou um acidente causando ferimentos ou morte.
Solução ao problema
[004]A presente invenção propõe um painel sensível ao toque para operar manualmente a máquina que pode resolver o problema convencional como descrito acima, e para facilitar a compreensão de uma relação com uma modalidade que será descrita posteriormente, o painel sensível ao toque para operar manualmente a máquina de acordo com a presente invenção será mostrado com símbolos de referência que são utilizados na descrição da modalidade e que são colocados entre parênteses. É configurado de modo que, em um painel sensível ao toque de um painel de operação portátil para operar manualmente a máquina, em uma tela de operação para fazer a máquina executar uma operação específica, uma parte de tela móvel (imagem de botão de operação de deslizamento (32)) que pode ser movida na tela por uma operação de deslizamento e uma imagem de botão de operação (imagem de botão de operação de continuação (33)) que é exibida em um local a partir do qual a parte de tela móvel (imagem de botão de operação de deslizamento (32)) é movida quando a parte de tela móvel é movida são fornecidos e, executando uma operação de toque na imagem do botão de operação (imagem do botão de operação de continuação (33)) após a operação de deslizamento na parte da tela móvel (imagem do botão de operação de deslizamento (32)), a máquina é feita para executar a operação específica.
EFEITOS VANTAJOSOS
[005]Na configuração da presente invenção descrita acima, uma vez que a imagem do botão de operação na qual a operação de toque é realizada de modo a levar a máquina a executar a operação específica não é exibida sem que a parte de tela móvel seja movida pela operação de deslizamento, mesmo quando qualquer lugar na tela de operação seja tocado antes da operação de deslizamento na parte de tela móvel, a máquina é completamente impedida de ser levada involuntariamente a executar a operação específica. Além disso, o fato que é necessário para realizar a operação de deslizamento na parte da tela móvel antes de executar a operação específica significa que um tempo para determinar se ou não a operação específica é feita para executar também é fornecido, com o resultado de que a operação manual para levar a máquina a executar a operação específica pode ser executada de forma segura com margem suficiente.
[006]Quando a presente invenção é implementada, embora a parte de tela móvel seja preferencialmente formada com uma imagem de botão de operação de deslizamento dedicada na qual a direção da operação de deslizamento é exibida, a imagem do botão de operação de deslizamento é levada também a servir como imagem do botão de operação de parada para parar o desempenho da operação específica na máquina, e quando a operação da toque é realizada na imagem do botão de operação de parada, o desempenho da operação específica na máquina é parado enquanto a operação de deslizamento é realizada na imagem do botão de operação de parada em uma direção predeterminada, a imagem do botão de operação para levar a máquina a executar a operação específica pode ser feita para aparecer como esperado. Com esta configuração, o número de imagens de botão que precisam ser exibidas na tela de operação é reduzido e, portanto, é possível alcançar uma configuração de tela simples. Além disso, mesmo quando a operação de toque é executada erroneamente em vez da operação de deslizamento, uma parada do desempenho da operação específica na máquina resulta meramente e, portanto, não há risco de que outra operação seja realizada de forma involuntária. Nota-se que, no caso em que esta configuração é implementada, ela é de preferência simplesmente configurada de tal forma que a imagem do botão de operação de parada também servindo como a imagem do botão de operação de deslizamento é exibida como se aparentemente fosse o botão de operação de parada, e uma seta indicando a direção do deslizamento é adicionalmente exibida nesta imagem.
[007]Além disso, uma vez que na tela de operação do painel sensível ao toque, em cada estágio da operação manual, uma janela para exibir informações a serem exibidas relacionadas à operação manual pretendida para o operador é exibida, é possível configurar a janela de modo que a janela seja movida na tela pela operação de deslizamento, a janela é feita para servir como a parte de tela móvel e, portanto, a imagem do botão de operação é exibida em uma pequena janela exibida em um local a partir do qual a janela é movida quando a janela é movida pela operação de deslizamento. Neste caso, na janela, uma exibição (tal como uma seta) indicando a direção da operação de deslizamento é exibida. Conforme descrito acima, a própria janela que é originalmente necessária é feita para servir como o alvo de operação de deslizamento no qual a direção da operação de deslizamento é exibida e, portanto, é possível simplesmente configurar a tela de operação.
[008]Além disso, configurando de tal modo que, quando a operação de toque não é realizada na imagem do botão de operação dentro de um tempo definido após a operação de deslizamento na parte de tela móvel, a parte de tela móvel é retornada automaticamente de tal modo que a imagem do botão de operação é oculta, e, portanto, a imagem do botão de operação é impedida de ser mantida exibida de forma descuidada durante um longo período de tempo, é possível melhorar ainda mais a segurança.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[009]A Figura 1 mostra um transportador contínuo aéreo de corrente do tipo “power and free” como um exemplo de máquina de acordo com a presente invenção, a Figura 1A é uma vista lateral que ilustra a configuração da localização de transição de um corpo de deslocamento de transporte a partir de uma parte de caminho de deslocamento a montante para uma parte de caminho de deslocamento à jusante e a Figura 1B é uma vista planificada da Figura 1A.
[010]A Figura 2A é uma vista lateral que ilustra um estado em que o corpo de deslocamento de transporte é parado na posição de parada fixa da extremidade terminal da parte de caminho de deslocamento a montante, e a Figura 2B é uma vista ampliada parcialmente cortada de uma parte principal da Figura 2A, e a Figura 2C é uma vista lateral ampliada parcialmente cortada da parte principal que mostra um estado em que o corpo de deslocamento de transporte é acionado na parte de caminho de deslocamento.
[011]A Figura 3A é uma vista lateral que ilustra um estado em que o corpo de deslocamento de transporte é parado na posição de parada fixa da extremidade de início da parte de caminho de deslocamento à jusante, a Figura 3B é uma vista ampliada parcialmente cortada de uma parte principal da Figura 3A, e Figura 3C é uma vista ampliada parcialmente cortada da parte principal que ilustra um estágio no qual o acionamento do corpo de deslocamento de transporte é iniciado a partir do estado da Figura 3B.
[012]A Figura 4 é um fluxograma que mostra o fluxo em um caso em que o controle de transição do corpo de deslocamento de transporte no transportador contínuo aéreo de corrente mencionado acima é realizado por uma operação manual.
[013]As Figuras 5A a 5C são diagramas ilustrativos que mostram uma tela de exibição no primeiro estágio de operação no painel sensível ao toque de um painel de operação usado na operação manual.
[014]As Figuras 6A a 6C são diagramas ilustrativos que mostram uma tela de exibição no segundo estágio de operação no painel sensível ao toque do painel de operação usado na operação manual.
[015]As Figuras 7A a 7D são diagramas ilustrativos que mostram outra modalidade da tela de exibição no painel sensível ao toque do painel de operação usado na operação manual.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[016]Como um exemplo de máquina à qual a presente invenção é aplicada, um transportador contínuo aéreo de corrente do tipo “power and free” será primeiro descrito com referência às Figuras 1 a 3. O número de referência 1 indica um corpo de deslocamento de transporte, e o corpo de deslocamento de transporte 1 inclui dois carros de carga dianteiro e traseiro 3a e 3b que suspendem ambas as partes de extremidade dianteira e traseira de uma parte de corpo principal do tipo gancho 2 para suportar um objeto transportado, e um carro acionado 5 que é acoplado à frente do carro de carga dianteiro 3a através de uma barra de acoplamento 4. O caminho de deslocamento do corpo de deslocamento de transporte 1 é formado com um trilho de guia 6 que suporta os carros de carga 3a e 3b e o carro acionado 5 de modo que eles sejam movidos livremente. Os números de referência 7A e 7B denotam dispositivos de acionamento para o corpo de deslocamento de transporte 1, e os dispositivos de acionamento são formados com um trilho de guia 8 que é colocado no lado superior do trilho de guia 6 ao longo do trilho de guia 6 do corpo de deslocamento de transporte 1, uma corrente de acionamento 10 que é suspensa pelo trilho de guia 8 através de carros 9, e os impulsores 11 que são fornecidos de modo a se projetarem para baixo a partir da corrente de acionamento 10 na vizinhança dos carros 9 em posições com intervalos apropriados na direção do comprimento da corrente de acionamento 10. Conforme conhecido convencionalmente, a corrente de acionamento 10 vira ao longo de um caminho de circulação que inclui uma parte de caminho ao longo do caminho de deslocamento (o trilho de guia 6) do corpo de deslocamento de transporte 1, e é acionada a uma velocidade predeterminada com rodas dentadas acionadas por motor que são fornecidas em localizações apropriadas no caminho de circulação.
[017]No carro acionado 5 do corpo de deslocamento de transporte 1, uma garra acionada 12 que é levantada e abaixada livremente, uma garra de verificação 13 que está localizada na parte traseira da garra acionada 12, e uma parte operada 14 que se projeta para a frente a partir do carro acionado 5 e que é movida livremente verticalmente são fornecidas. A garra acionada 12 e a parte operada 14 são configuradas de modo a serem intertravadas e acopladas uma a outra de tal modo que a garra acionada 12 é intertravada com o movimento para cima da parte operada 14 de modo a ser abaixada a partir da posição limite de movimento ascendente, e a garra acionada 12 é inclinada por gravidade agindo sobre a parte operada 14 de modo a ser mantida na posição de limite de movimento ascendente. No carro de carga traseiro 3b do corpo de deslocamento de transporte 1, uma parte de operação 15 para abaixar, quando os corpos de deslocamento de transporte 1 são movidos um para mais próximo do outro, a garra acionada 12 do carro acionado 5 no corpo de deslocamento de transporte 1 no lado traseiro movendo-se para cima, a parte operada 14 do carro acionado 5 no corpo de deslocamento de transporte 1 no lado traseiro é fornecida de modo a se projetar para trás.
[018]A garra de verificação 13 é suportada de forma articulada de modo a cair livremente para a frente e para baixo, e é inclinada e mantida por gravidade de modo a ter uma postura em pé. A garra de verificação 13 na postura de pé é configurada de modo a ser um estágio mais baixo do que a extremidade superior da garra acionada 12 na posição de limite de movimento ascendente. Em seguida, em uma parte do caminho de acionamento onde o corpo de deslocamento de transporte 1 é impulsionado com os dispositivos de acionamento 7A e 7B, uma distância na direção de cima para baixo entre o trilho de guia 6 para guiar o corpo de deslocamento de transporte 1 (os carros 3a, 3b, e 5) e o trilho de guia 8 para guiar o empurrador 11 (a corrente de acionamento 10) é ajustado para uma distância padrão, de modo que o empurrador 11 que é movido para aproximar-se da parte traseira do corpo de deslocamento de transporte 1 faz a garra de verificação 13 cair para frente e para baixo, faz contato e empurra a parte de extremidade superior da garra acionada 12 na posição de limite de movimento ascendente a partir da traseira imediatamente após passar pela posição da garra de verificação 13, e faz o carro acionado 5 e, portanto, o corpo de deslocamento de transporte 1 avançar através da garra acionada 12. Quando o empurrador 11 aciona o corpo de deslocamento de transporte 1, a garra de verificação 13 é retornada para a postura de pé de modo a estar localizada no lado traseiro do empurrador 11 e, assim, a garra de verificação 13 faz contato com o empurrador 11 de modo a evitar que o carro acionado 5 do corpo de deslocamento de transporte 1 seja movido para frente do empurrador 11.
[019]Conforme ilustrado na Figura 1, o caminho de deslocamento do corpo de deslocamento de transporte 1 é seccionado em um caminho de deslocamento a montante 16A no qual o corpo de deslocamento de transporte 1 é acionado pelos dispositivos de acionamento a montante 7A de modo a se deslocar e a um caminho de deslocamento à jusante 16B no qual o corpo de deslocamento de transporte 1 é acionado pelos dispositivos de acionamento à jusante 7B de modo a se deslocar. Na localização de conexão do caminho de deslocamento a montante 16A e do caminho de deslocamento à jusante 16B, uma roda dentada de guia 17 que retrai a corrente de acionamento 10 dos dispositivos de acionamento a montante 7A lateralmente a partir do caminho de deslocamento a montante 16A e uma roda dentada de guia 18 que guia a corrente de acionamento 10 dos dispositivos de acionamento à jusante 7B para o caminho de deslocamento à jusante 16B são suportadas de forma articulada. Além disso, em uma parte de extremidade terminal do caminho de deslocamento a montante 16A e em uma parte de extremidade de início do caminho de deslocamento à jusante 16B, as posições de parada fixas P1 e P2 são definidas, e nas respectivas posições de parada fixas P1 e P2, batentes 19 e 20 para parar o corpo de deslocamento de transporte 1 nas respectivas posições de parada fixas P1 e P2 e que são livremente avançadas e retraídas são fornecidos.
[020]Na parte de extremidade terminal do caminho de deslocamento a montante 16A e na parte de extremidade de início do caminho de deslocamento à jusante 16B, as regiões de distância ampla H são fornecidas nas quais a distância na direção de cima para baixo entre o trilho de guia 6 para guiar o corpo de deslocamento de transporte 1 e o trilho de guia 8 para guiar o empurrador 11 é maior do que a distância padrão mostrada na Figura 2C, o batente 19 na posição de parada fixa P1 da parte de extremidade terminal do caminho de deslocamento a montante 16A é fornecido na parte de extremidade terminal da região de distância ampla H na parte de extremidade terminal do caminho de deslocamento a montante 16A e o batente 20 na posição de parada fixa P2 da parte de extremidade de início do caminho de deslocamento à jusante 16B é fornecido em uma posição próxima da extremidade de início do região de distância ampla H na parte de extremidade de início do caminho de deslocamento à jusante 16B.
[021]Os respectivos batentes 19 e 20 são acionados por um atuador tal como um solenoide ou uma unidade de cilindro de modo a serem avançados e retraídos em uma direção perpendicularmente horizontal em relação ao caminho de movimento da garra acionada 12 no carro acionado 5 do corpo de deslocamento de transporte 1, e é configurado de modo que, quando os respectivos batentes 19 e 20 estão localizados em posições de ação avançadas para o caminho de movimento da garra acionada 12, a garra acionada 12 é pressionada pela utilização da superfície de inclinação dianteira da garra acionada 12 à medida que o carro acionado 5 da garra acionada 12 é movido para avançar, a garra acionada 12 é liberado para baixo a partir do empurrador 11 tendo empurrado a garra acionada 12 a partir da parte traseira e, em seguida, os batentes 19 e 20 fazem contato com a parte de extremidade superior da garra de verificação 13 de modo a receber o carro acionado 5 (o corpo de deslocamento de transporte 1). Quando os batentes 19 e 20 param os carros acionados 5 nas posições de parada fixas P1 e P2, a superfície superior dos batentes 19 e 20 e a extremidade superior da garra de verificação 13 na postura de pé estão substancialmente no mesmo nível, e assim, o seguinte empurrador 11 pode ser movido para passar o lado superior dos batentes 19 e 20 e a garra de verificação 13.
[022]As regiões do lado a montante adicional em relação à região de distância ampla H no caminho de deslocamento a montante 16A e no lado à jusante adicional em relação à região de distância ampla H no caminho de deslocamento à jusante 16B são regiões de distância padrão R. Na região de distância padrão R, como mostrado na Figura 2C, a distância na direção de cima para baixo entre o trilho de guia 6 para guiar o corpo de deslocamento de transporte 1 e o trilho de guia 8 para guiar o empurrador 11 é uma distância sobre a qual o empurrador 11 é engatado entre a garra acionada 12 e a garra de verificação 13 e sobre a qual, no estado onde a garra de verificação 13 funciona, o empurrador 11 pode acionar o carro acionado 5 (o corpo de deslocamento de transporte 1). Nota-se que, no lado a montante adicional em relação à região de distância ampla H no caminho de deslocamento à jusante 16B, uma parte de caminho de gradiente ascendente 21 tendo um comprimento apropriado é fornecida no trilho de guia 6 para guiar o corpo de deslocamento de transporte 1.
[023]Conforme ilustrado na Figura 1A, um alimentador 22 que é adicionalmente fornecido envia o corpo de deslocamento de transporte 1 a partir da posição de parada fixa P1 na parte de extremidade terminal do caminho de deslocamento a montante 16A para a posição de parada fixa P2 na parte de extremidade de início do caminho de deslocamento à jusante 16B. O alimentador 22 pode ser formado com, por exemplo, um empurrador de verificação 24 que é acionado para ser empurrado ou extraído por uma unidade de cilindro 23, e o alimentador 22 empurra uma parte apropriada do corpo de deslocamento de transporte 1 a partir da parte traseira e assim pode enviar o corpo de deslocamento de transporte 1 da posição de parada fixa P1 para a posição de parada fixa P2. Como habitual, o alimentador 22 não está limitado a um alimentador que é formado com a unidade de cilindro 23 e o empurrador de verificação 24, mas o alimentador 22 também pode ser formado com um empurrador de verificação que é acionado por uma corrente ou um parafuso.
[024]O sistema de transportador contínuo aéreo de corrente configurado como descrito acima pode ser usado da seguinte forma. Ou seja, antes que o corpo de deslocamento de transporte 1 acionado pelo empurrador 11 dos dispositivos de acionamento a montante 7A no caminho de deslocamento a montante 16A atinja a parte de extremidade terminal do caminho de deslocamento a montante 16A, o batente 19 na posição de parada fixa P1 é feito para avançar a posição de ação. Como habitual, a comutação do batente 19 para a posição de ação neste caso é realizada em um estado vazio onde outro corpo de deslocamento de transporte 1 não está presente dentro de uma área de transição que inclui a região da parte de extremidade terminal do caminho de deslocamento a montante 16A e a região da parte de extremidade de início do caminho de deslocamento à jusante 16B. Em seguida, quando o corpo de deslocamento de transporte 1 (ver Figura 2C) acionado pelo empurrador 11 dos dispositivos de acionamento a montante 7A atinge a parte de extremidade terminal do caminho de deslocamento a montante 16A, como mostrado nas Figuras 2A e 2B, a garra acionada 12 do carro acionado 5 empurrado pelo empurrador 11 a partir da parte traseira é empurrada para baixo pelo batente 19, o empurrador 11 é liberado da garra acionada 12 de modo a passar como está, e o batente 19 faz contato com a garra de verificação 13 de modo a receber o carro acionado 5, com o resultado de que o corpo de deslocamento de transporte 1 é parado automaticamente na posição de parada fixa P1. Conforme ilustrado na Figura 1A, o empurrador de verificação 24 do alimentador 22 está localizado em uma posição de limite de retração, e o corpo de deslocamento de transporte 1 contrai o empurrador de verificação 24 de modo a passar, e então é parado automaticamente pelo batente 19 na posição de parada fixa P1. Neste momento, a localização empurrada para trás do corpo de deslocamento de transporte 1 que é empurrado a partir da parte traseira pelo empurrador de verificação 24 está localizada diretamente na frente do empurrador de verificação 24 na posição de limite de retração. Além disso, em um estado em que o corpo de deslocamento de transporte 1 é parado na posição de parada fixa P1 pelo batente 19 de modo a ser colocado no modo de espera, uma vez que a posição de parada fixa P1 está dentro da região de distância ampla H, o seguinte empurrador 11 dos dispositivos de acionamento a montante 7A pode ser movido para passar, sem qualquer problema, o topo do carro acionado 5 no corpo de deslocamento de transporte 1 que está parado na posição de parada fixa P1 de modo a ser colocado no modo de espera.
[025]Em seguida, em um estado em que o batente 20 na posição de parada fixa P2 da parte de extremidade de início no caminho de deslocamento à jusante 16B é feito para avançar para a posição de ação, o batente 19 na posição de parada fixa P1 é feito para sair, a garra acionada 12 é retornada para a posição de limite de movimento ascendente original, então o empurrador de verificação 24 do alimentador 22 é movido pela unidade de cilindro 23 de modo a se deslocar para avançar para uma posição de limite de avanço, a localização empurrada para trás do corpo de deslocamento de transporte 1 que foi parado na posição de batente fixa P1 é assim empurrada pelo empurrador de verificação 24 a partir da parte traseira, e o corpo de deslocamento de transporte 1 é enviado para a parte de extremidade de início do caminho de deslocamento à jusante 16B. Pela ação de envio do corpo de deslocamento de transporte 1 pelo empurrador de verificação 24 do alimentador 22, como mostrado nas Figuras 3A e 3B, a garra acionada 12 do carro acionado 5 no corpo de deslocamento de transporte 1 é empurrada para baixo pelo batente 20 na posição de parada fixa P2, e a garra de verificação 13 é recebida pelo batente 20, com o resultado de que o corpo de deslocamento de transporte 1 é parado automaticamente na posição de parada fixa P2. Neste momento, o carro de carga dianteiro 3a do corpo de deslocamento de transporte 1 é parado diretamente na frente da parte de caminho de gradiente ascendente 21 do trilho de guia 6. O envio do corpo de deslocamento de transporte 1 para a posição de parada fixa P2 é realizado no momento no qual um tempo suficiente pode ser assegurado antes do empurrador 11 dos dispositivos de acionamento à jusante 7B adicionalmente fornecido no caminho de deslocamento à jusante 16B atingir a posição de parada fixa P2.
[026]Conforme mostrado nas Figuras 3A e 3B, em um estado em que o corpo de deslocamento de transporte 1 é parado na posição de parada fixa P2 pelo batente 20 de modo a ser colocado no modo de espera, uma vez que a posição de parada fixa P2 está dentro da região de distância ampla H, o empurrador 11 dos dispositivos de acionamento à jusante 7B pode ser movido para passar, sem qualquer problema, o topo do carro acionado 5 no corpo de deslocamento de transporte 1 que está parado na posição de parada fixa P2 para ser colocado no modo de espera. Em seguida, antes do empurrador 11 que aciona o corpo de deslocamento de transporte 1 parado no modo de espera na posição de parada fixa P2 de modo a fazer o corpo de deslocamento de transporte 1 atingir a posição de parada fixa P2, o batente 20 na posição de parada fixa P2 é feito para sair, e assim a garra acionada 12 é retornada para a posição de limite de movimento ascendente original. Consequentemente, como mostrado na Figura 3C, o empurrador 11 do dispositivo de acionamento à jusante 7B que é movido em direção à posição de parada fixa P2 faz contato com a garra acionada 12 do carro acionado 5 de modo a iniciar o empurrão para trás, e, portanto, o acionamento do corpo de deslocamento de transporte 1 parado na posição de parada fixa P2 é iniciado.
[027]À medida que o corpo de deslocamento de transporte 1 se desloca ao longo do caminho de caminho à jusante 16B, o carro acionado 5 que é acionado sendo empurrado a partir da parte traseira com o empurrador 11 dos dispositivos de acionamento à jusante 7B é movido a partir da região de distância ampla H onde a posição de parada fixa P2 está presente na região de distância padrão R e, como mostrado na Figura 2C, em um estado de acionamento estável em que o empurrador 11 é engatado entre a garra acionada 12 do carro acionado 5 e a garra de verificação 13, o corpo de deslocamento de transporte 1 é acionado para se deslocar.
[028]Normalmente, como descrito acima, o acionamento de deslocamento de transição do corpo de deslocamento de transporte 1 a partir do caminho de deslocamento a montante 16A para o caminho de deslocamento à jusante 16B é automaticamente executado, no entanto, há um caso em que o acionamento de deslocamento de transição descrito acima precisa ser executado por uma operação manual quando uma situação é causada onde a operação automática não pode ser executada por algum motivo ou devido à confirmação da operação, etc. Para a operação manual nesse caso, um painel de operação que é usado é portátil e inclui um painel sensível ao toque para uma operação de toque, tal como um dispositivo que geralmente é chamado de tablet ou um computador pessoal notebook portátil.
[029]O fluxo da operação em um caso em que o acionamento de deslocamento de transição descrita acima do corpo de deslocamento de transporte 1 a partir do caminho de deslocamento a montante 16A para o caminho de deslocamento à jusante 16B é realizado pela operação manual no painel de operação é como mostrado no fluxograma da Figura 4. Aqui, as etapas S2, S5, S8 e S11 são realizadas por uma operação artificial no painel sensível ao toque do painel de operação. Antes de executar as respectivas etapas de desempenho S2, S5, S8 e S11, as etapas de confirmação anteriores, ou seja, uma etapa de confirmação anterior S1 para a etapa de desempenho S2, as etapas de confirmação anteriores S3 e S4 para a etapa de desempenho S5, as etapas de confirmação anteriores S6 e S7 para a etapa de desempenho S8, as etapas de confirmação anteriores S9 e S10 para a etapa de desempenho S11, e uma etapa de confirmação S12 para completar o controle de acionamento de deslocamento de transição são realizadas por ações de confirmação artificial.
[030]Um operador que executa o acionamento de deslocamento de transição do corpo de deslocamento de transporte 1 a partir do caminho de deslocamento a montante 16A para o caminho de caminho à jusante 16B pela operação manual carrega o painel de operação e se move para um local onde o operador pode reconhecer visualmente a área de transição, isto é, uma área de transição que inclui a região da parte de extremidade terminal do caminho de deslocamento a montante 16A e a região da parte de extremidade de início do caminho de deslocamento à jusante 16B. Aqui, o operador confirma as condições de acordo com o fluxograma mostrado na Figura 4 e, em seguida, executa a operação no painel sensível ao toque do painel de operação com base na confirmação. Como um exemplo, a exibição do painel sensível ao toque do painel de operação quando a etapa de confirmação anterior S1 e a etapa de desempenho S2 são realizadas será descrita com referência à Figura 5. No painel sensível ao toque do painel de operação, uma janela W-1 (ver a Figura 5A) para executar a etapa de confirmação anterior S1 é exibida. Na janela W-1, uma imagem explicativa da área de transição 25, uma indicação de exibição do item de confirmação 26 e uma imagem do botão de confirmação 27 são exibidas, e o operador reconhece visualmente, com referência à imagem explicativa da área de transição 25 e à indicação de exibição do item de confirmação 26, que a área de transição está em um estado vago e, em seguida, executa a operação de toque na imagem do botão de confirmação 27. Consequentemente, no painel sensível ao toque do painel de operação, em vez da janela W-1, uma janela W-2 (ver a Figura 5B).
[031]Na janela W-2, uma imagem explicativa de área de transição 28 incluindo os batentes A e B correspondentes aos batentes 19 e 20 fornecidos nas posições de parada fixas P1 e P2, uma indicação de exibição de detalhes de operação no momento da continuação 29, uma indicação de aviso antes da continuação 30, uma imagem de botão de operação de parada 31 e uma imagem de botão de operação de deslocamento antes da continuação 32 são exibidas. Portanto, o operador pode confirmar os detalhes da operação subsequente a partir da indicação de exibição de detalhes da operação 29, e também pode confirmar os avisos a partir da indicação de aviso antes da continuação 30 e, se o operador determinar a partir dos detalhes da indicação de aviso antes da continuação 30 que esse inconveniente ocorreria quando a operação é realizada como está, o operador pode executar a operação de toque na imagem do botão de operação de parada 31 e, assim, interromper a operação manual para o controle de acionamento de deslocamento de transição. Quando o operador determina que não ocorreria nenhum problema mesmo que a operação fosse realizada como está, conforme mostrado em uma janela W-3 da Figura 5C, a operação de deslizamento é executada com a ponta do dedo na imagem do botão de operação de deslizamento 32 em uma direção indicada. Consequentemente, uma vez que, como mostrado na mesma figura, na posição da imagem do botão de operação de deslocamento 32 antes da operação de deslizamento, aparece uma imagem de botão de operação de continuação 33, executando a operação de toque na imagem do botão de operação de continuação 33, um sinal de inicialização para a comutação dos batentes 19 e 20 para as posições de ação é transmitido sem fio do painel de operação para um dispositivo de controle para o controle de acionamento de deslocamento transição, e os batentes 19 e 20 são, assim, comutados para as posições de ação.
[032]O corpo de deslocamento de transporte 1 que foi enviado pela operação descrita acima para a área de transição na extremidade terminal do caminho de deslocamento a montante 16A é parado automaticamente na posição de parada fixa P1 pelo batente 19 na posição de ação. Em seguida, conforme indicado no fluxograma mostrado na Figura 4, as etapas de confirmação anteriores S3 e S4 e a etapa de desempenho S5 são realizadas e, neste momento, no painel sensível ao toque do painel de operação, em vez da janela W-3 mostrada na Figura 5C, uma janela W-4 (ver Figura 6A) para executar as etapas de confirmação anteriores S3 e S4 é exibida. Na janela W-4, uma imagem explicativa da área de transição 34 incluindo os batentes A e B correspondentes aos batentes 19 e 20 é exibida, o corpo de deslocamento de transporte e o alimentador, uma indicação de exibição de item de confirmação 35, e uma imagem de botão de confirmação 36 são exibidos, e o operador reconhece visualmente, com referência à imagem explicativa da área de transição 34, os detalhes das etapas de confirmação anteriores S3 e S4, isto é, o fato de que o corpo de deslocamento de transporte é parado pelo batente A e que um empurrador de alimentador Fp está na posição de limite de retração e, em seguida, executa a operação de toque na imagem do botão de confirmação 36. Por conseguinte, no painel sensível ao toque do painel de operação, em vez da janela W-4, uma janela W-5 (ver Figura 6B) é exibida.
[033]Na janela W-5, a imagem explicativa da área de transição 34, uma indicação de exibição de detalhes de operação no momento da continuação 37, uma indicação de aviso antes da continuação 38, uma imagem de botão de operação de parada 39 e uma imagem de botão de operação de deslizamento antes da continuação 40 são exibidas. Portanto, o operador pode confirmar os detalhes da operação subsequente a partir da indicação de exibição de detalhes da operação 37 e também confirmar os avisos a partir da indicação de aviso antes da continuação 38 e, se o operador determinar a partir dos detalhes da indicação de aviso antes da continuação 38 que uma inconveniência ocorreria quando a operação fosse realizada como está, o operador pode executar a operação de toque na imagem do botão de operação de parada 39 e, assim, interromper a operação manual para o controle de acionamento de deslocamento de transição. Quando o operador determina que não ocorreu nenhum problema, mesmo que a operação seja realizada como está, conforme mostrado em uma janela W-6 da Figura 6C, a operação de deslizamento é executada com a ponta do dedo na imagem do botão de operação de deslizamento 40 em uma direção indicada. Consequentemente, uma vez que, como mostrado na mesma figura, na posição da imagem do botão de operação de deslizamento 40 antes da operação de deslizamento, aparece uma imagem de botão de operação de continuação 41, executando a operação de toque na imagem do botão de operação de continuação 41, um sinal de inicialização para retrair o batente 19 a partir da posição de ação e comutar para uma posição de não ação é transmitido sem fio do painel de operação para o dispositivo de controle para o controle de transmissão de deslocamento de transição, e o batente 19 é assim comutado para a posição de não ação.
[034]Após a etapa de desempenho S5 ser realizada, como mostrado no fluxograma da Figura 4, as etapas de confirmação anteriores S6 e S7 e a etapa de desempenho S8 e as etapas de confirmação anteriores S9 e S10 e a etapa de desempenho S11 são realizadas sequencialmente. Embora não sejam ilustradas, quando as etapas de desempenho S8 e S11 são realizadas, na janela exibida no painel sensível ao toque do painel de operação, como nas janelas W-2 e W-3 e nas janelas W-5 e W-6 exibidas no painel sensível ao toque do painel de operação quando as etapas de desempenho anteriores S2 e S5 são executadas, uma imagem de botão de operação de parada, uma imagem de botão de operação de deslizamento antes da continuação e uma imagem de botão de operação de continuação que é exibida somente quando a imagem do botão de operação de deslizamento é deslizada em uma direção predeterminada são incluídas.
[035]Nota-se que, embora a imagem do botão de operação de continuação (33, 41, ...) que aparece quando a operação de deslizamento é realizada na imagem do botão de operação de deslizamento (32, 40, ...) na direção predeterminada seja operada de tal modo que a operação pretendida é realizada, é preferencial adotar uma configuração na qual, quando a operação de toque não é executada na imagem do botão de continuação dentro de um tempo definido após a operação de deslizamento na imagem do botão de operação do deslizamento, a imagem do botão de operação de deslizamento é automaticamente retornada para a posição original, de modo que a imagem do botão de operação seja oculta.
[036]Além disso, embora a imagem do botão de operação de parada (31, 39, ...) que é exibida na janela quando cada etapa de desempenho é realizada seja fornecida de modo a interromper e encerrar o controle de transição do corpo de deslocamento de transporte 1, como mostrado nas Figuras 7A e 7B, também é possível configurar de modo que a operação de deslizamento possa ser realizada na imagem do botão de operação de parada (31, 39, ...) na direção predeterminada, quando a operação de deslizamento é realizada na imagem do botão de operação de parada (31 , 39, ...) na direção predeterminada, a imagem do botão de operação de continuação (33, 41, ...) aparece na posição onde a imagem do botão de operação de parada (31, 39, ...) estava presente e, portanto, a imagem do botão de operação de parada ( 31, 39, ...) também é usada como a imagem do botão de operação de deslizamento (32, 40, ...). Além disso, também é possível configurar de forma que, como mostrado nas Figuras 7C e 7D, a janela (W-2, W-5, ...) exibida no painel sensível ao toque do painel de operação pode ser ativada na direção de uma seta exibida 42 quando as etapas de desempenho S2, S5, S8, e S11 são executadas e, ao executar a operação de deslizamento na janela (W-2, W-5, ...), uma pequena janela 43, incluindo a imagem do botão de operação de continuação (33, 41, ...) que foi escondida pela janela aparece.
Aplicabilidade industrial
[037]Um painel sensível ao toque para operar manualmente máquinas de acordo com a presente invenção pode ser utilizado em um caso em que vários tipos de máquinas que são normalmente operadas automaticamente, em particular, vários tipos de máquinas que pertencem ao campo de manipulação de material são operados manualmente em uma emergência. Lista de Números de Referência 1 - Corpo de deslocamento de transporte 2 - Parte de corpo principal 3a, 3b - Carro de carga 4 - Barra de acoplamento 5 - Carro acionado 6 - Trilho de guia de de corpo de deslocamento de transporte 7 - Dispositivo de acionamento 8 A - Dispositivo de acionamento a montante 78 - Dispositivo de acionamento à jusante 79 - Trilho guia do empurrador 80 - Corrente de acionamento 81 - Empurrador 82 - Garra acionada 83 - Garra de verificação 84 - Parte operada 85 - Parte de operação 86 A - Caminho de deslocamento a montante 168 - Caminho de deslocamento à jusante 169 18 - Roda dentada de guia 170 20 - Batente 21, - Parte de caminho de gradiente ascendente 22, - Alimentador 23, - Unidade de cilindro 24, - Empurrador de verificação 25, 28, 34 - Imagem explicativa de área de transição 26, 35 - Indicação de exibição do item de confirmação 27, 36 - Imagem do botão de confirmação 29, 37 - Indicação de exibição de detalhes da operação 30, 38 - Indicação de aviso antes da continuação 31, 39 - Imagem do botão de operação de parada 32, 40 - Imagem do botão de operação de deslizamento 33, 41 - Imagem do botão de operação de continuação 42, - Seta exibida 43, - Janela pequena P1 - Posição de parada fixa no caminho de deslocamento a montante P2 - Posição de parada fixa no caminho de deslocamento à jusante H - Região de distância ampla R - Região de distância padrão W-1 a W-6 - Janela

Claims (5)

1. Painel sensível ao toque de um painel de operação portátil para operar manualmente máquinas, em que uma tela de operação para fazer a máquina executar uma operação específica é fornecida no painel sensível ao toque, CARACTERIZADO pelo fato de que uma parte de tela móvel (32) é fornecida na tela de operação, a parte de tela móvel (32) sendo móvel na tela de operação por uma operação de deslizamento e uma imagem de botão de operação (33) é exibida em um local a partir do qual a parte de tela móvel (32) é movida, e a máquina é feita para executar a operação específica executando uma operação de toque na imagem do botão de operação (33) após a operação de deslizamento na parte de tela móvel (32).
2. Painel sensível ao toque para operar manualmente a máquina, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que: a parte da tela móvel é formada com uma imagem do botão de operação de deslizamento (32) na qual uma direção da operação de deslizamento é exibida.
3. Painel sensível ao toque para operar manualmente a máquina, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de que: a imagem do botão de operação de deslizamento também serve uma imagem do botão de operação de parada (31, 39) que interrompe a operação específica na máquina quando a operação de toque é realizada na imagem do botão de operação de deslizamento sem a operação de deslizamento ser executada sobre ela.
4. Painel sensível ao toque para operar manualmente a máquina, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que: a parte da tela móvel é formada com uma janela (W-2, W-5) que é exibida na tela de operação do painel sensível ao toque, uma tela que exibe informação para um operador e uma tela (42) que indica uma direção da operação de deslizamento são fornecidas na janela (W-2, W-5), e a imagem do botão de operação (33, 41) é exibida em uma pequena janela (43) exibida em um local a partir do qual a janela (W-2, W-5) é movida quando a janela (W-2, W-5) é movida pela operação de deslizamento.
5. Painel sensível ao toque para operar manualmente a máquina, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que: quando a operação de toque não é executada na imagem do botão de operação (33) dentro de um tempo definido após a operação de deslizamento na parte de tela móvel (32), a parte de tela móvel (32) é retornada automaticamente de modo que a imagem do botão de operação (33) seja oculta.
BR112017023331-2A 2015-06-05 2016-03-08 Painel sensível ao toque para operar manualmente maquinário BR112017023331B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2015-114446 2015-06-05
JP2015114446A JP6300112B2 (ja) 2015-06-05 2015-06-05 機械設備の手動操作用タッチパネル
PCT/JP2016/057115 WO2016194429A1 (ja) 2015-06-05 2016-03-08 機械設備の手動操作用タッチパネル

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112017023331A2 BR112017023331A2 (pt) 2018-08-14
BR112017023331B1 true BR112017023331B1 (pt) 2023-07-11

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10719226B2 (en) Touch panel for manually operating machinery
CN104379307B (zh) 用于操作工业机器人的方法
CN104302452B (zh) 用于操作工业机器人的方法
CN104349875B (zh) 用于操纵工业机器人的装置以及方法
JPWO2011093103A1 (ja) シリンジ駆動装置およびシリンジ駆動方法
JP2013207378A5 (ja) 電力供給制御装置、画像処理装置、電力供給制御プログラム
CN105771030A (zh) 一种自动输液器
BR112015026889B1 (pt) Método para operação de um dispositivo terminal móvel e dispositivo terminal móvel
BR112018014258B1 (pt) Sistema de controle para equipamento mecânico
BR112017023331B1 (pt) Painel sensível ao toque para operar manualmente maquinário
JPWO2013157203A1 (ja) 薬剤移注装置及び薬剤移注方法
US20120242605A1 (en) Electronic device
KR20130071239A (ko) 모션 인식 파워 윈도우
EP4348373A1 (en) Computer software, apparatus and method for controlling vehicle movement
JP2013188248A (ja) ラック装置およびその制御方法
CN108069328B (zh) 自动扶梯系统
JP5459720B2 (ja) フォークリフト
JP4153730B2 (ja) 電動式移動棚装置における制御装置
US20170220179A1 (en) Cross device gesture detection
JP6487301B2 (ja) リフト型スケール
KR101392861B1 (ko) 조작자와 차량 주행 상황을 반영한 차량용 ui 제공방법 및 장치
US20210035685A1 (en) Remote control for a medical apparatus, system of the remote control and the medical apparatus, and method for operating the medical apparatus
JP6475468B2 (ja) 電動式移動棚装置
KR101361123B1 (ko) 기울기 조절형 노핸드 드래그 기능 마우스 장치
CN105955545A (zh) 基于计算机技术的人机界面触摸装置