BR112016006605B1 - Descoberta a base de pedido-resposta, sob demanda em redes pontoa-ponto - Google Patents
Descoberta a base de pedido-resposta, sob demanda em redes pontoa-ponto Download PDFInfo
- Publication number
- BR112016006605B1 BR112016006605B1 BR112016006605-7A BR112016006605A BR112016006605B1 BR 112016006605 B1 BR112016006605 B1 BR 112016006605B1 BR 112016006605 A BR112016006605 A BR 112016006605A BR 112016006605 B1 BR112016006605 B1 BR 112016006605B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- resources
- transmission
- subset
- request
- point discovery
- Prior art date
Links
Images
Classifications
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04W—WIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
- H04W48/00—Access restriction; Network selection; Access point selection
- H04W48/08—Access restriction or access information delivery, e.g. discovery data delivery
- H04W48/14—Access restriction or access information delivery, e.g. discovery data delivery using user query or user detection
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04W—WIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
- H04W4/00—Services specially adapted for wireless communication networks; Facilities therefor
- H04W4/80—Services using short range communication, e.g. near-field communication [NFC], radio-frequency identification [RFID] or low energy communication
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04W—WIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
- H04W48/00—Access restriction; Network selection; Access point selection
- H04W48/08—Access restriction or access information delivery, e.g. discovery data delivery
- H04W48/10—Access restriction or access information delivery, e.g. discovery data delivery using broadcasted information
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04W—WIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
- H04W8/00—Network data management
- H04W8/005—Discovery of network devices, e.g. terminals
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
- Signal Processing (AREA)
- Computer Security & Cryptography (AREA)
- Databases & Information Systems (AREA)
- Mobile Radio Communication Systems (AREA)
Abstract
DESCOBERTA A BASE DE PEDIDO-RESPOSTA, SOB DEMANDA EM REDES PONTO-A-PONTO. Um método, um aparelho, e um produto de programa de computador para comunicação sem fio são fornecidos. Em uma configuração, o aparelho envia uma transmissão solicitando um ponto de sinal de descoberta e indicando se a transmissão inclui um pedido de unidifusão ou um pedido de multidifusão. Além disso, o aparelho recebe pelo menos uma resposta de sinal de descoberta de ponto com base na transmissão. Em outra configuração, o aparelho recebe um pedido de transmissão de um sinal de descobrimento de ponto e indicando se a transmissão inclui um pedido de unidifusão ou um pedido multidifusão. Além disso, o aparelho envia uma resposta de sinal de descoberta de ponto em resposta à transmissão recebida e em recursos determinados com base na indicação se a transmissão inclui um pedido de unidifusão ou um pedido de multidifusão.
Description
[0001] Este pedido reivindica a prioridade do pedido Não provisório US n° de série 14/038.735, intitulado "ON-DEMAND, REQUEST-RESPOSE BASED DISCOVERY IN PEER-TO-PEER NETWORKS" e depositado em 26 de Setembro de 2013, o que é expressamente incorporada por referência neste documento na sua totalidade.
[0002] A presente divulgação refere-se genericamente a sistemas de comunicação e, mais particularmente, para descoberta a base de pedido-resposta, sob demanda, nas redes ponto-a-ponto (P2P).
[0003] Descoberta de ponto é uma característica central de redes P2P em que descobrir ponto na proximidade é o objetivo final ou a obrigação como um precursor para comunicações P2P diretas. Descoberta em segundo plano pode ser utilizada em redes P2P, a fim de reduzir o consumo de energia e a utilização de recursos tempo-frequência. Descoberta em segundo plano é o lugar onde pontos transmitem sua presença a um ritmo lento, periódico (por exemplo, uma vez a cada 20 segundos) em um recurso de tempo-frequência, e ouvir para outros pontos em sua proximidade, quando não está transmitindo. Descoberta em segundo plano pode ser muito ineficiente, especialmente quando é necessária uma descoberta de latência menor. Assim, são necessários métodos e aparelhos para a descoberta de ponto de latência menor.
[0004] Em um aspecto da divulgação, um método, um produto de programa de computador, e um aparelho são fornecidos. O aparelho envia uma transmissão solicitando um sinal de descoberta de ponto, indicando se a transmissão inclui um pedido de unidifusão ou um pedido de multidifusão. O aparelho recebe pelo menos uma resposta de sinal descoberta de ponto baseado na transmissão.
[0005] Em um aspecto da divulgação, um método, um produto de programa de computador, e um aparelho são fornecidos. O aparelho recebe uma transmissão de pedido de sinal de descoberta de ponto e indicando se a transmissão inclui um pedido de unidifusão ou um pedido de multidifusão. O aparelho envia uma resposta de sinal de descoberta de ponto em resposta à transmissão recebida e sobre os recursos apurados com base em indicação se a transmissão inclui um pedido de unidifusão ou um pedido de multidifusão.
[0006] A FIG. 1 é um diagrama de um sistema de comunicação P2P.
[0007] A FIG. 2 é um primeiro diagrama que ilustra um processo de descoberta de ponto baseado em demanda.
[0008] A FIG. 3 é um diagrama que ilustra um segundo modo de descoberta de ponto baseado em demanda.
[0009] A FIG. 4 é um terceiro diagrama que ilustra um processo de descoberta de ponto baseado em demanda.
[0010] A FIG. 5 é uma quarta diagrama que ilustra um processo de descoberta de ponto baseado em demanda.
[0011] A FIG. 6 é um diagrama de fluxo de um primeiro método de comunicação sem fio.
[0012] A FIG. 7 é um diagrama de fluxo de um segundo método de comunicação sem fio.
[0013] A FIG. 8 é um fluxograma de um terceiro método de comunicação sem fio.
[0014] A FIG. 9 é um fluxograma de um quarto método de comunicação sem fio.
[0015] A FIG. 10 é um diagrama de fluxo de dados conceitual ilustrando o fluxo de dados entre os diferentes módulos/meio/componentes em um aparelho exemplificativo.
[0016] A FIG. 11 é um diagrama que ilustra um exemplo de uma implementação de hardware para um aparelho que emprega um sistema de processamento.
[0017] A descrição detalhada apresentada a seguir em ligação com os desenhos anexos pretende ser uma descrição de várias configurações e não se destina a representar as únicas configurações em que os conceitos aqui descritos podem ser praticados. A descrição detalhada inclui detalhes específicos para a finalidade de fornecer uma compreensão completa de vários conceitos. No entanto, será evidente para os peritos na arte que estes conceitos podem ser praticados sem estes detalhes específicos. Em alguns casos, estruturas e componentes bem conhecidos são mostrados em forma de diagrama de blocos, a fim de evitar obscurecer tais conceitos.
[0018] Vários aspectos dos sistemas de telecomunicações serão agora apresentados com referência a vários aparelhos e métodos. Estes aparelhos e métodos serão descritos na descrição detalhada que se segue e podem ser ilustrados nos desenhos anexos por vários blocos, módulos, componentes, passos, circuitos, processos, algoritmos, elementos, etc. (coletivamente referidos como "elementos"). Estes elementos podem ser implementados utilizando hardware eletrônico, software de computador, ou qualquer combinação dos mesmos. Se tais elementos são implementados como hardware ou software depende da aplicação e limitações específicas de projeto impostas ao sistema global.
[0019] A título de exemplo, um elemento, ou qualquer porção de um elemento, ou qualquer combinação dos elementos podem ser implementados com um ou mais processadores. Exemplos de processadores incluem microprocessadores, microcontroladores, processadores de sinal digital (DSPs), matrizes de portas de campo programáveis (FPGA), dispositivos lógicos programáveis (PLD), máquinas de estados, lógica fechado, circuitos de hardware discretos, e outro hardware adequado configuradas para executar as várias funcionalidades descritas ao longo desta descrição. O um ou mais processadores podem executar software. Software deve ser interpretado de forma ampla como significando instruções, conjuntos de instruções, código, segmentos de código, código de programa, programas, subprogramas, módulos de software, aplicações, aplicações de software, pacotes de software, rotinas, sub-rotinas, objetos, executáveis, tópicos de execução, procedimentos, funções, etc., seja referido como software, firmware, middleware, microcódigo, linguagem de descrição de hardware, ou de outra forma.
[0020] Consequentemente, em uma ou mais modalidades exemplificativas, as funções descritas podem ser implementadas em hardware, software, firmware, ou qualquer combinação dos mesmos. Se implementado em software, as funções podem ser armazenadas em ou codificadas como uma ou mais instruções de código ou em um meio legível por computador. Meios legíveis por computador incluem meios de armazenamento de computador. Meio de armazenamento pode ser qualquer meio disponível que pode ser acessado por um computador. A título de exemplo, e não como limitação, tais meios legíveis por computador podem compreender uma memória de acesso aleatório (RAM), uma memória só de leitura (ROM), um programável ROM eletricamente apagável (EEPROM), o disco compacto (CD) ROM ( CD-ROM) ou outro armazenamento em disco óptico, armazenamento de disco magnético ou outros dispositivos de armazenamento magnéticos, ou qualquer outro meio que possa ser utilizado para transportar ou armazenar o código do programa desejado sob a forma de instruções ou estruturas de dados, e que pode ser acessado por um computador. Disco e disquete, tal como é aqui utilizado, inclui CD, disco laser, disco óptico, disco versátil digital (DVD), disquete e um disco onde discos geralmente reproduzem dados magneticamente, enquanto que os discos reproduzem dados opticamente com lasers. Combinações dos anteriores também devem ser incluídas dentro do escopo dos meios de leitura por computador.
[0021] A FIG. 1 é um diagrama 100 de um sistema de comunicação P2P. O P2P (também referido como dispositivo- a-dispositivo (D2D)) do sistema de comunicação inclui uma pluralidade de dispositivos sem fio 104, 106, 108, 110. O sistema de comunicação P2P pode sobrepor com um sistema de comunicação celular, como por exemplo, uma rede sem fio de área ampla (WWAN). Alguns dos dispositivos sem fio 104, 106, 108, 110 podem comunicar em conjunto em comunicação P2P usando o espectro DL/UL WWAN, alguns podem comunicar com a estação de base 102, e alguns podem fazer as duas coisas. Por exemplo, como mostrado na FIG. 1, os dispositivos sem fio 108, 110 estão em comunicação P2P e os dispositivos sem fio 104, 106 estão em comunicação P2P. Os dispositivos sem fio 104, 106 podem também comunicar com a estação de base 102.
[0022] A estação de base 102 pode também ser referida como um Nó B, um Nó B evoluído (eNB), um ponto de acesso, uma estação de base transceptora, uma estação de base de rádio, um transceptor de rádio, uma função transceptora, um conjunto de serviços básicos (BSS), um conjunto de serviços estendido (ESS), ou alguma outra terminologia adequada. Exemplos de dispositivos sem fio incluem um telefone celular, um telefone inteligente, um (SIP) telefone de protocolo de iniciação de sessão, um laptop, um assistente pessoal digital (PDA), rádio por satélite, sistema de posicionamento global, um dispositivo multimídia, um dispositivo de vídeo, um leitor digital de áudio (por exemplo, leitor de MP3), uma câmera, uma consola de jogos, um tablet ou qualquer outro dispositivo de funcionamento similar. O dispositivo sem fio pode também ser referido pelos peritos na técnica como um equipamento de usuário (UE), a estação móvel, uma estação de assinante, uma unidade móvel, uma unidade de assinante, uma unidade sem fio, uma unidade remota, um dispositivo móvel, um dispositivo sem fio, um dispositivo de comunicações sem fio, um dispositivo remoto, um posto de assinante móvel, um terminal de acesso, um terminal móvel, um terminal sem fio, de um terminal remoto, um aparelho, um agente de usuário, um cliente móvel, um cliente, ou alguma outra terminologia adequada.
[0023] Os métodos exemplares e aparelhos infra discutidos são aplicáveis a qualquer de uma variedade de sistemas de comunicações sem fio P2P, tais como, por exemplo, um sistema de comunicação sem fio baseados em P2P FlashLinQ, WiMedia, Bluetooth, ZigBee, Wi-Fi com base em IEEE padrão 802.11, ou Long Term Evolution (LTE). No entanto, uma pessoa versada na técnica compreenderá que os métodos e os aparelhos exemplificativos são aplicáveis mais genericamente a uma variedade de outros sistemas de comunicação sem fio P2P.
[0024] Tal como discutido acima, descoberta em segundo plano pode ser utilizada em redes P2P, a fim de reduzir o consumo de energia e a utilização de recursos tempo-frequência. No entanto, a descoberta de fundamento pode ser ineficiente para alguns casos de uso que requerem uma descoberta de ponto de latência menor. Descoberta sob demanda fornece uma descoberta de ponto de menor latência. Na descoberta sob demanda, UEs anunciam a sua descoberta de informação em resposta a uma consulta para obter as informações de descoberta. Por exemplo, um UE pode consultar lojas que têm item X em estoque. Lojas que têm item X em estoque pode responder à consulta através da transmissão de suas informações de descoberta. Com base nas informações de descoberta recebidas, o UE determina as lojas que têm item X em estoque. A UE faz essa determinação muito mais rápido do que a UE poderia fazer tal determinação usando descoberta em segundo plano. Os métodos e aparelhos são fornecidos INFRA em relação à descoberta sob demanda.
[0025] A FIG. 2 é um primeiro diagrama que ilustra um processo 200 (ou de controle de acesso ao meio (MAC)) de descoberta de ponto com base na demanda. Como mostrado na FIG. 2, a UE 202 envia uma transmissão 210 solicitando um sinal de descoberta de ponto. A transmissão 210 indica se a transmissão 210 inclui um pedido de unidifusão ou um pedido de multidifusão. Um pedido de unidifusão é um pedido feito para um UE específico cuja identificação é conhecida, tal como por meio de descoberta em segundo plano, informação fora de linha, ou outros meios. Pedidos de unidifusão podem incluir informações que indicam que o pedido é para um determinado UE e/ou podem ser transmitidos em especial os recursos de tempo-frequência dedicados ao UE em particular. Um pedido de multidifusão é um pedido feito para um grupo de UEs ou todos os UEs. O número de UEs que podem responder (também referidos como Fanout) a um pedido de multidifusão pode não ser conhecido pelo UE transmitindo o sinal de pedido de descoberta de ponto. O UE 204 recebe a transmissão 210 solicitando um sinal de descoberta de ponto. Se a transmissão 210 é um pedido de unidifusão para o UE 204 ou um pedido de multidifusão, o UE 204 pode responder, enviando uma resposta de sinal de descoberta de ponto 212, em resposta à transmissão recebida 210. O UE 204 pode determinar os recursos para transmitir o sinal de descoberta de ponto de resposta 212 com base na indicação sobre se a transmissão 210 inclui um pedido de unidifusão ou um pedido de multidifusão. O UE 204 transmite o sinal de resposta de descoberta de ponto 212 sobre os recursos determinados. Se o UE 206 está em estreita proximidade suficiente com o UE 202, o UE 206 pode também receber a transmissão 210. Se a transmissão 210 é um pedido de multidifusão, o UE 206 pode também responder à transmissão 210 através da transmissão de um sinal de resposta de descoberta de ponto. Consequentemente, o UE 202 pode receber, pelo menos, um sinal de resposta de descoberta de ponto 212, 214, baseado na transmissão 210.
[0026] Alguns dos UEs podem estar em comunicação com uma estação de base 250. Por exemplo, como mostrado na FIG. 2, a UE 202 e UE 204 estão em comunicação com a estação de base 250. Os UEs 202, 204 podem fornecer retorno para a estação de base 250 em relação ao uso sob demanda no recurso descoberto e pode receber informação da estação base 250 em relação disponível/ recursos alocados sob demanda para a descoberta sob demanda.
[0027] A FIG. 3 é um segundo diagrama 300 ilustrando um método de descoberta de ponto baseado em demanda. Como mostrado na FIG. 3, os horários disponíveis para o envio de pedidos de sinais de descoberta de ponto e recebe respostas de sinais de descoberta de ponto (ou seja, usado para descoberta de ponto) são indicados com um M e partições de tempo disponível para o envio de pedidos de sinais de descoberta de ponto e receber respostas de sinais de descoberta de ponto (ou seja, não é usado para a descoberta de ponto) não têm indicação. Em uma configuração, a descoberta de ponto sob demanda discutido em relação à FIG. 2 ocorre em partições de tempo intercaladas que estão disponíveis para os pedidos de sinal de descoberta de ponto e respostas de sinais de descoberta de ponto (indicada com um M) de tal modo que as respostas de sinais de descoberta de ponto são transmitidas em uma partição de tempo seguinte disponível após a partição de tempo em que um pedido de sinal de descoberta de ponto foi recebido. Com referência à FIG. 3, o UE-A transmite um sinal de um pedido de descoberta de ponto de uma primeira partição de tempo 302. Assume que o sinal do pedido de descoberta de ponto é um pedido de unidifusão para o UE-B. Se o UE-B recebe e decodifica a pedido sinal de descoberta de ponto com êxito, a UE-B transmite uma resposta de sinal descoberta de ponto em uma segunda partição de tempo 304. A segunda partição de tempo 304 é uma partição de tempo disponível seguinte após a primeira partição de tempo 302 para enviar pedidos de sinais de descoberta de ponto e receber respostas de sinais de descoberta de ponto. No entanto, como mostrado na FIG. 3, o UE-B não recebe e decodifica com sucesso o sinal de pedido de descoberta de ponto na primeira partição de tempo 302 e, portanto, não transmite um sinal de resposta de descoberta de ponto na segunda partição de tempo 304. Uma vez que o UE- A não recebe uma resposta de sinal de descoberta de ponto a partir do UE-B na segunda partição de tempo 304, o UE-A transmite novamente um pedido de sinal de descoberta de ponto em uma terceira partição de tempo 306. O UE-B recebe com sucesso e decodifica o sinal de pedido de descoberta de ponto recebido na terceira partição de tempo 306 e transmite uma resposta de sinal de descoberta de ponto em um quarto período de tempo 308. Porque UEs transmitem respostas de sinais de descoberta de ponto em um próximo horário disponível depois de receber um pedido de sinal de descoberta de ponto, UEs que transmitem um pedido de sinal de descoberta de ponto podem determinar quando um pedido de sinal descoberta de ponto de unidifusão não é recebido corretamente e pode retransmitir esse pedido de sinal de descoberta de ponto de unidifusão.
[0028] FIG. 4 é um terceiro diagrama 400 que ilustra um método para a descoberta de ponto baseado em demanda. Em uma configuração, os UEs indicam se um sinal de pedido de descoberta de ponto é um pedido de unidifusão ou um pedido de multidifusão ao transmitir o sinal de pedido de descoberta de ponto com uma sequência piloto ortogonal particular. UEs podem selecionar uma sequência piloto de um primeiro conjunto de sequências piloto ortogonal P1 quando o pedido é um pedido de unidifusão e pode selecionar uma sequência piloto de um segundo conjunto de sequências piloto ortogonais P2 quando o pedido é um pedido de multidifusão. Os primeiro e segundo conjuntos de sequências ortogonais podem não ter sequências piloto em comum (isto é, Pi n P2 = 0), e o primeiro e segundo conjuntos de sequências piloto podem ser subconjuntos de um conjunto de sequências piloto ortogonal P (isto é, Pi, P2 c P) que são todos ortogonais entre si. UEs podem transmitir os pedidos de sinal de descoberta de ponto de recursos dentro de um bloco 406. O bloco 406 de recursos pode incluir uma pluralidade de elementos de recursos, cada um para um símbolo em particular (por exemplo, divisão de frequência única portadora de acesso múltiplo (SC-FDMA) símbolo) e uma subportadora. Alguns dos elementos de recurso 402 incluem a informação de dados/controle de sinal de pedido de descoberta de ponto e alguns dos elementos de recurso 404 incluem os sinais de referência/piloto. UEs podem transmitir a sequência piloto selecionada dentro dos elementos de recursos 404 dentro de um bloco de recursos 406 incluindo o pedido de sinal descoberta de ponto. Assim que UEs podem distinguir entre pedidos de sinal descoberta de ponto de unidifusão e respostas de sinais de descoberta de ponto, UEs podem transmitir todas as respostas de sinais descobertas de ponto com uma sequência piloto selecionada a partir do segundo conjunto de sequências piloto ortogonais P2. Como tal, UEs podem transmitir o sinal descoberta unidifusão pares pedidos com uma sequência piloto selecionado a partir do primeiro conjunto de sequências piloto ortogonais P1, e podem transmitir os pedidos de sinal descoberta de ponto de multidifusão e respostas de sinais descoberta de ponto unidifusão/multidifusão com uma sequência piloto selecionado a partir do segundo conjunto de sequências piloto ortogonais 2. UEs podem ainda utilizar a sequência piloto recebida para estimativa de canal e decodificação. As sequências piloto são detectáveis por todos os UEs, mesmo se a informação de dados/controle é protegida. Assim, os UE podem determinar se uma sequência piloto recebida em um bloco de recursos 406 está associada ou não associada com um pedido de unidifusão. O uso de sequências piloto para indicar se uma transmissão é um pedido de unidifusão assegura que a estimativa de canal e decodificação não é afetada.
[0029] A FIG. 5 é um quarto diagrama que ilustra um processo 500 de descoberta de ponto baseado em demanda. Em uma primeira configuração, os recursos para respostas de sinais de descoberta de ponto de unidifusão podem ser ligados de um-a-um com recursos em que os pedidos de sinal de descoberta de ponto unidifusão são enviados/recebidos. Consequentemente, a o recurso de resposta de sinal de descoberta de ponto de unidifusão Ruresp é uma função do recurso de pedido de sinal de descoberta e ponto de unidifusão Rureq (p.ex., Rures=f(Rureq). Quando o recurso de resposta de sinal de descoberta Ruresp é uma função do recurso de resposta de sinal de descoberta de ponto por unidifusão Rures, as respostas de sinal de descoberta de ponto de unidifusão são protegidos de colidir entre eles. Colisões (mesmos recursos que estão sendo usados) são evitados porque recursos de resposta de sinal de descoberta de ponto de unidifusão único Ruresp é fornecido para responder a cada um ponto recebido pedido do sinal descoberta de unidifusão. Em uma segunda configuração, os UEs escutam em todos os recursos tempo-frequência e determinam com recursos pedidos unidifusão em curso. Em uma terceira configuração, por pedido de unidifusão, pedido de multidifusão, e as transmissões de resposta multidifusão (transmissões de resposta não- unidifusão), UES selecionam recursos para as transmissões que evitem os recursos dos quais se espera uma resposta de unidifusão. Tais configurações protegem transmissões de resposta de unidifusão de colidir com outras transmissões quando possível.
[0030] Com referência à FIG. 5, em relação à primeira configuração, um UE 202 determina um conjunto de recursos 540 para o envio de pedidos de sinais de descoberta de ponto e recebe respostas de sinais de descoberta de ponto. O UE 202 envia um pedido de sinal de descoberta de ponto 210 de uma partição de tempo 510 do conjunto de recursos 540 e recebe pelo menos uma resposta de sinal de pares descoberta 212, 214 em uma partição de tempo 520 do conjunto de recursos 540. A partição de tempo 520 está uma próxima partição de tempo disponível após a partição de tempo 510 para o envio de pedidos de sinais de descoberta de ponto e receber respostas de sinais de descoberta de ponto. Por exemplo, se o UE envia um pedido 202 de sinal de descoberta de ponto de unidifusão 210 no recurso 512 para o UE 204, o UE 202 pode receber um sinal de resposta de descoberta de ponto de unidifusão 212 no recurso 522 a partir do UE 204. Em outro exemplo, se UE 202 envia um pedido de sinal de descoberta de ponto de multidifusão 210 no recurso 512, o UE 202 pode receber uma resposta de sinal descoberta de ponto de multidifusão 212 no recurso 524 a partir do UE 204 e pode receber uma resposta de sinal descoberta de ponto multidifusão 214 no recurso 526 a partir do UE 206. Quando o UE 202 envia um pedido de sinal de descoberta de ponto de unidifusão 210, o UE 202 determina um subconjunto de recursos 522 de um conjunto de recursos de 540 na partição de tempo 520 para receber o sinal de resposta de descoberta de ponto de unidifusão 212. Como discutido supra, o subconjunto de recursos 522 (Ruresp) é determinada com base em um mapeamento conhecida a priori, a partir de recursos 512 (Rureq) utilizados para o envio do sinal de pedido de descoberta de ponto 210.
[0031] No que diz respeito à segunda configuração, o UE 202 pode escutar as transmissões em uma partição de tempo 530 do conjunto de recursos 540. A partição de tempo 530 é uma partição de tempo disponível anteriormente para a partição de tempo 510 que está disponível para o envio de pedidos para sinais de descoberta de ponto e receber respostas de sinais de descoberta de ponto. O UE 202 determina transmissões recebidas na partição de tempo 530 que são pedidos de unidifusão, e determina um subconjunto de recursos na partição de tempo correspondente 530 para as transmissões determinadas que são utilizadas para pedidos de unidifusão. Por exemplo, o UE 202 pode determinar que as transmissões recebidas dos recursos 534, 538 são pedidos de unidifusão, enquanto as transmissões recebidas dos recursos 536, 533, 531 não são pedidos de unidifusão (isto é, que as transmissões recebidas dos recursos 536, 533, 531 são respostas de unidifusão, pedidos de multidifusão e/ou respostas de multidifusão). Com base nos recursos 534, 538 que transportam os pedidos de unidifusão na partição de tempo 530, o UE 202 pode determinar um recurso para o envio de um pedido de descoberta de ponto de sinal 210 dentro da partição de tempo 510.
[0032] No que diz respeito à terceira configuração, o UE 202 pode determinar um segundo subconjunto de recursos 514, 518 na partição de tempo 510 baseado em mapeamentos conhecidos a priori a partir do subconjunto de recursos 534, 538 na partição de tempo 530 para o segundo subconjunto de recursos 514, 518 na partição de tempo 510. O recurso 514 é dedicado a uma resposta de unidifusão de sinal de descoberta de ponto, em resposta ao pedido de unidifusão de sinal de descoberta de ponto no recurso 534. Da mesma forma, o recurso 518 é dedicado a uma resposta de sinal de descoberta de ponto de unidifusão em resposta ao pedido de sinal de descoberta de ponto de unidifusão no recurso 538. O UE 202 determina um terceiro subconjunto de recursos na partição de tempo 510 do conjunto de recursos 540 que excluem todos os recursos do segundo subconjunto de recursos 514, 518. O terceiro subconjunto de recursos inclui todos os recursos na partição de tempo 510 excluindo o segundo subconjunto de recursos 514, 518. Consequentemente, o terceiro subconjunto de recursos na partição de tempo 510 inclui recursos dos quais não são esperadas respostas de sinais descoberta de ponto de unidifusão (recursos no terceiro subconjunto de recursos pode ser inutilizado, ou pode ser utilizado para pedidos sinal de descoberta de ponto de unidifusão, de pedidos de sinal de descoberta de ponto de multidifusão, ou respostas de sinais de descoberta de ponto multidifusão). A UE 202, em seguida, seleciona aleatoriamente quarto subconjunto de recursos 512 a partir do terceiro subconjunto de recursos para enviar o pedido de sinal descoberta de ponto 210. À medida que o UE 202 seleciona aleatoriamente um recurso para o pedido de sinal descoberta de ponto 210, o UE pode selecionar o recurso 513 em que o pedido de unidifusão é enviado (por outro UE) ou o recurso 516 no qual uma resposta de multidifusão é enviada (por outro UE), mas não os meios 514, 518 excluídos da seleção. Assim, esta configuração pode proteger apenas transmissões de resposta de unidifusão a partir de colisão com outras transmissões, e pode não proteger outras transmissões, tais como transmissões de pedido de unidifusão, transmissões de pedido de multidifusão e transmissões de resposta de multidifusão.
[0033] Alternativamente, em vez de evitar recursos em que são esperadas respostas de unidifusão, o UE 202 pode selecionar aleatoriamente um subconjunto de recursos do conjunto de recursos 540 na partição de tempo 510 para o envio do pedido de sinal de descoberta de ponto 210. Por exemplo, em vez de selecionar aleatoriamente um recurso a partir dos recursos na partição de tempo 510 excluindo os meios 514, 518, o UE 202 pode selecionar aleatoriamente um recurso na partição de tempo 510 de todos os recursos na partição de tempo 510. Nesta configuração, o UE 202 pode acabar por selecionar um dos recursos 514 ou 518, resultando, assim, em caso de colisão (mesmo recurso a ser utilizado) por dois UEs diferentes. No entanto, uma tal colisão pode não ser tão prejudicial para os UEs que utilizam (a transmitir ou receber) o recurso colidindo se os UEs estão suficientemente afastados uns dos outros.
[0034] Referindo-nos novamente à FIG. 5, em relação à primeira configuração, o UE 204 determina um conjunto de recursos 540 para receber pedidos de sinais de descoberta de ponto e enviar respostas de sinais de descoberta de ponto. O UE 204 recebe um pedido de sinal de descoberta de ponto 210 de uma partição de tempo 510 do conjunto de recursos 540 e envia uma resposta de sinal de descoberta de ponto 212 de uma partição de tempo 520 do conjunto de recursos 540. A partição de tempo 520 é uma próxima partição de tempo disponível após a partição de tempo 510 para receber pedidos de sinais de descoberta de ponto e envio de respostas de sinais de descoberta de ponto. Por exemplo, se o UE 204 recebe um sinal de pedido de descoberta de ponto de unidifusão 210 no recurso 512 a partir do UE 202, o UE 204 pode enviar um sinal de resposta de descoberta de ponto de unidifusão 212 no recurso 522 para o UE 202. Em outro exemplo, se o UE 204 recebe um sinal de pedido de descoberta de ponto de multidifusão 210 no recurso 512, o UE 204 pode enviar um sinal de resposta de descoberta de ponto multidifusão 212 no recurso 524 para o UE 202. Assumindo que o UE 204 recebe um pedido de sinal de descoberta de ponto 210 em um primeiro subconjunto de recursos 512 de um conjunto de recursos 540 na partição de tempo 510. O UE 204 determina se o pedido de sinal de descoberta de ponto recebido 210 no recurso 512 indica que o sinal de pedido de descoberta de ponto 210 é um pedido de unidifusão ou um pedido de multidifusão. Quando o UE 204 determina que a recepção do pedido de sinal de descoberta de ponto 210 é um pedido de unidifusão, o UE 204 determina um segundo subconjunto de recursos 522 de um conjunto de recursos 540 na partição de tempo 520 para o envio de resposta de sinal de descoberta de ponto. Tal como discutido supra, o segundo subconjunto de recursos 522 (Ruresp) é determinado com base em um mapeamento conhecido a priori, a partir do primeiro subconjunto de recursos 512 (Rureq) para o segundo subconjunto de recursos (522) Ruresp.
[0035] No que diz respeito à segunda configuração, o UE 204 pode escutar as transmissões na partição de tempo 510 do conjunto de recursos 540. O UE 204 determina transmissões recebidas na partição de tempo 510 que são pedidos de unidifusão, e determina um subconjunto de recursos na partição de tempo correspondente 510 para as transmissões determinadas que são utilizadas para pedidos unidifusão. Por exemplo, o UE 204 pode determinar que a transmissão recebida no recurso 513 é um pedido de unidifusão. Com base no recurso 513 transportando um pedido de unidifusão na partição de tempo 510, o UE 204 pode determinar um recurso para o envio de uma resposta de sinal de descoberta de ponto de multidifusão dentro da partição de tempo 520.
[0036] No que diz respeito à terceira configuração, o UE 204 determina um segundo subconjunto de recursos 523 (Ruresp) na partição de tempo 520 baseado em mapeamentos conhecidos a priori a partir do subconjunto de recursos 513 (Rureq) na partição de tempo 510 para o segundo subconjunto de recursos 523 (Ruresp) na partição de tempo 520. Isto é, o UE 204 pode determinar que o recurso 523 está ligado ao recurso 513 e é dedicado para uma resposta de sinal de descoberta de ponto, em resposta ao pedido de sinal na descoberta de ponto do recurso 513. O UE 204 determina um terceiro subconjunto de recursos na partição de tempo 520 do conjunto de recursos 540 que excluam todos os recursos do segundo subconjunto de recursos 523. O terceiro subconjunto de recursos inclui todos os recursos na partição de tempo 520 excluindo o segundo subconjunto de recursos 523. Consequentemente, o terceiro subconjunto de recursos na partição de tempo 520 inclui recursos em que respostas de sinais de descoberta de ponto de unidifusão não são recebidas (recursos no terceiro subconjunto de recursos pode ser inutilizado, ou podem ser utilizados para pedidos de sinal de descoberta de ponto de unidifusão, os pedidos de sinal descoberta de ponto multidifusão, ou respostas de sinal de descoberta de ponto de multidifusão). Ao enviar uma resposta de sinal de descoberta de ponto de multidifusão, o UE 204 seleciona aleatoriamente um quarto subconjunto de recursos 524 a partir do terceiro subconjunto de recursos para o envio da resposta de sinal descoberta de ponto 212. À medida que o UE 204 seleciona aleatoriamente um recurso para a resposta do sinal de descoberta de ponto 212, o UE 204 pode selecionar o recurso 526 no qual uma resposta de multidifusão é enviada (pelo UE 206), mas não o recurso 523 que foi excluído da seleção. Assim, esta configuração pode proteger apenas transmissões de resposta de unidifusão a partir da colisão com outras transmissões, e pode não proteger outras transmissões, tais como transmissões de pedido de unidifusão, transmissões de pedido de multidifusão e transmissões de resposta de multidifusão.
[0037] Alternativamente, em vez de evitar recursos dos quais respostas de unidifusão são esperadas, o UE 204 pode selecionar aleatoriamente um subconjunto de recursos do conjunto de recursos 540 na partição de tempo 520 para o envio do sinal de resposta de descoberta de ponto 212 quando a resposta de sinal de descoberta de ponto 212 é uma resposta de multidifusão. Por exemplo, em vez de selecionar aleatoriamente um recurso a partir dos recursos na partição de tempo 520 excluindo o recurso 523, o UE 204 pode selecionar aleatoriamente um recurso na partição de tempo 520 de todos os recursos na partição de tempo 520. Nesta configuração, o UE 204 pode acabar escolhendo os recursos 523, resultando, assim, em caso de colisão (mesmo recurso a ser utilizado) por dois UEs diferentes. No entanto, uma tal colisão pode não ser tão prejudicial para os UEs que utilizam (transmitem ou recebem) o recurso colidindo se os UEs estão suficientemente afastados uns dos outros.
[0038] Referindo-nos novamente à FIG. 2, os UEs 202, 204 podem fornecer retorno para a estação base 250 sobre um número médio de recursos no conjunto de recursos 540 com transmissões em curso (por exemplo, através da detecção de energia sobre os recursos), um número médio de recursos no conjunto de recursos 540 com pedidos de unidifusão em curso, e/ou um número médio de recursos no conjunto de recursos 540 utilizados para respostas a pedidos de multidifusão (por exemplo, número de recursos em que respostas únicas são recebidas por originadores de pedido de multidifusão (para estimar espalhamento)). Os UEs 202, 204 podem fornecer o retorno a uma velocidade lenta (por exemplo, centenas de ciclos de descoberta sob demanda). Com as informações recebidas, a estação base 250 em relação a um número de pedidos e respostas de unidifusão e multidifusão no sistema (carga do sistema), e pode aumentar/diminuir o número de recursos de descoberta sob demanda, conforme necessário. A estação base 250 pode transmitir a mudança na distribuição (uma indicação do conjunto de recursos 540) como parte de um bloco de informação do sistema (SIB).
[0039] FIG. 6 é um fluxograma 600 de um primeiro método de comunicação sem fio. O método pode ser realizado por um UE, tal como o UE 202. No passo 602, o UE pode selecionar uma sequência piloto em primeiro lugar quando uma transmissão é um pedido de unidifusão e pode selecionar uma segunda sequência piloto quando a transmissão é um pedido de multidifusão. A segunda sequência piloto é diferente da primeira sequência piloto. Especificamente, no passo 602, o UE pode selecionar um ou mais pilotos sequências a partir de um primeiro subconjunto de sequências piloto P1 de um conjunto de piloto ortogonal sequências P quando a transmissão é um pedido de unidifusão, e pode selecionar um ou mais pilotos sequências de um segundo subconjunto de sequências piloto P2 do conjunto de piloto ortogonal sequências P quando a transmissão é um pedido de multidifusão. O segundo subconjunto de sequências piloto 2 é diferente do primeiro subconjunto de sequências piloto P1 (isto é, Pi n P2 = 0). No passo 604, o UE pode determinar um conjunto de recursos 540 para o envio de pedidos de sinais de descoberta de ponto e receber respostas de sinais de descoberta de ponto. O UE pode receber informação a partir de uma estação de base indicando o conjunto de recursos 540. Em uma tal configuração, o UE pode enviar informação à estação de base indicando, pelo menos, um de um número médio de recursos no conjunto de recursos 540 com transmissões, um número médio de recursos no conjunto de recursos 540 utilizados para pedidos de unidifusão, ou um número médio de recursos no conjunto de recursos 540 utilizados para respostas a pedidos de multidifusão. A informação de que o UE recebe da estação de base baseia-se na informação enviada para a estação base. No passo 606, o UE envia uma transmissão 2i0 solicitando um sinal de descoberta de ponto, indicando se a transmissão inclui um pedido de unidifusão ou um pedido de multidifusão. A transmissão pode incluir a sequência piloto selecionada e pode ser enviada em uma partição de tempo 5i0 do conjunto de recursos 540. No passo 608, o UE recebe, pelo menos, uma resposta de sinal de descoberta de ponto 2i2, 2i4, baseada na transmissão. A, pelo menos, uma resposta de sinal descoberta de ponto 2i2, 2i4 pode ser recebida em uma partição de tempo 520 do conjunto de recursos 540. A partição de tempo 520 é uma janela de tempo próxima disponível após a partição de tempo 5i0 para o envio de pedidos para os sinais de detecção dos pares e recebendo respostas de sinais descoberta de ponto. No passo 608, o UE pode receber a, pelo menos, um ponto de sinal resposta descoberta 212, 214 simultaneamente com uma ou mais sequências piloto a partir do segundo subconjunto de sequências piloto P2. Tal como descrito supra, apenas a pedidos de sinal de descoberta de ponto de unidifusão pode incluir uma sequência piloto a partir do primeiro subconjunto de sequências piloto P1. Respostas de descoberta de ponto de sinal de unidifusão, os pedidos de sinal de descoberta de ponto de multidifusão, e as respostas de sinais de descoberta de ponto de multidifusão podem incluir uma sequência piloto a partir do segundo subconjunto de sequências piloto P2. Consequentemente, a pelo menos uma resposta de sinal de descoberta de ponto 212, 214 pode incluir sequências piloto a partir do segundo subconjunto de sequências piloto P2.
[0040] FIG. 7 é um fluxograma 700 de um segundo método de comunicação sem fio. O método pode ser realizado por um UE, tal como o UE 202. No passo 702, o UE escuta para a transmissão de uma partição de tempo 530 do conjunto de recursos 540. A partição de tempo 530 é uma partição de tempo previamente disponível para a partição de tempo 510 que está disponível para o envio de pedidos de sinais de descoberta de ponto e recebe respostas de sinais de descoberta de ponto. No passo 704, o UE determina transmissões recebidas na partição de tempo 530 que são pedidos de unidifusão. No passo 706, o UE determina um subconjunto de recursos na partição de tempo correspondente 530 para as transmissões determinados que são utilizados para pedidos de unidifusão. Por exemplo, referindo a FIG. 5, o UE pode determinar que os meios 534, 538 na partição de tempo 530 são utilizados para pedidos de unidifusão. No passo 708, o UE determina um segundo subconjunto de recursos na partição de tempo com base em 510 mapeamentos conhecidos a priori a partir do subconjunto de recursos na partição de tempo 530 para o segundo subconjunto de recursos na partição de tempo 510. Por exemplo, referindo-se a FIG. 5, o UE pode determinar que os recursos 514, 518 são ligados com e mapeados a partir dos recursos 534, 538, respectivamente. No passo 710, o UE determina um terceiro subconjunto de recursos na partição de tempo 510 do conjunto de recursos 540 que excluem todos os recursos no segundo subconjunto de recursos. Por exemplo, referindo a FIG. 5, o UE pode determinar que o terceiro subconjunto de recursos inclui todos os recursos na partição de tempo 510 excluindo os meios 514, 518. No passo 712, o UE seleciona aleatoriamente um quarto subconjunto de recursos do terceiro subconjunto de recursos para o envio transmissão. A transmissão é enviada (ver passo 606 da Fig. 6) no quarto subconjunto selecionado dos recursos. Por exemplo, a partir do terceiro subconjunto de recursos, o UE pode selecionar o recurso 512 aleatoriamente. O quarto subconjunto de recursos é, portanto, o recurso 512. O UE evita escolher os recursos 514, 518, que esses recursos foram excluídos do terceiro subconjunto de recursos de que o quarto subconjunto de recursos foi selecionado aleatoriamente. No passo 714, o UE determina um subconjunto de recursos do conjunto de recursos de 540 na partição de tempo 520 para receber o sinal de resposta descoberta, pelo menos, um ponto, quando a transmissão é um pedido de unidifusão. O subconjunto de recursos é determinado com base em um mapeamento conhecida a priori, a partir de recursos utilizados para a transmissão de envio. A resposta do sinal descoberta, pelo menos, um dos pares for recebido no determinado subconjunto de recursos quando a transmissão é um pedido de unidifusão. Por exemplo, referindo a FIG. 5, o recurso 522 da partição de tempo 520 está ligado com e é mapeado a partir do recurso 512 da partição de tempo 510 quando o recurso 512 transporta um pedido de unidifusão. Consequentemente, se o recurso 512 é utilizado para um sinal de pedido de descoberta de ponto de unidifusão, em seguida, o UE determina que uma resposta de sinal de descoberta de ponto de unidifusão, em resposta ao pedido de sinal de descoberta de ponto de unidifusão pode ser recebido no recurso 522.
[0041] Em uma configuração, o UE não pode executar os passos 702-712. Em vez disso, o UE pode selecionar aleatoriamente um subconjunto de recursos do conjunto de recursos 540 na partição de tempo 510 para o envio de transmissão. Isto é, o UE pode selecionar aleatoriamente qualquer um dos recursos na partição de tempo 510 para o envio de transmissão. Nesta configuração, o UE pode selecionar aleatoriamente um dos recursos 514, 518, que, em seguida, colidem com as respostas de unidifusão sobre esses recursos. Uma tal colisão pode não ser tão prejudicial para os UEs que utilizam os meios de colisão se os UEs estão suficientemente afastados uns dos outros.
[0042] A FIG. 8 é um fluxograma 800 de um terceiro método de comunicação sem fio. O método pode ser realizado por um UE, tal como o UE 204. No passo 802, o UE determina um conjunto de recursos 540 para receber pedidos de sinais de descoberta de ponto e enviar respostas de sinais de descoberta de ponto. O UE pode receber informação a partir de uma estação de base indicando o conjunto de recursos 540. O UE pode enviar esta informação à estação de base indicando, pelo menos, um de um número médio de recursos no conjunto de recursos 540 com transmissões, um número médio de recursos do conjunto de recursos 540 utilizado para pedidos de unidifusão, ou um número médio de recursos no conjunto de recursos 540 utilizados para respostas a pedidos de multidifusão. As informações recebidas a partir da estação de base podem basear-se na informação enviada para a estação base. No passo 804, o UE recebe uma transmissão 210 solicitando um sinal de descoberta de ponto, indicando se a transmissão 210 inclui um pedido de unidifusão ou um pedido de multidifusão. A transmissão 210 é recebida em uma partição de tempo 510 do conjunto de recursos 540. Em particular, a transmissão é recebida em um primeiro subconjunto de recursos do conjunto de recursos 540 na partição de tempo 510. Por exemplo, com referência à FIG. 5, o primeiro subconjunto de recursos é o recurso 512. No passo 806, o UE determina se a transmissão recebida 210 é um pedido de unidifusão ou um pedido de multidifusão. O UE pode determinar se a transmissão recebido 210 é um pedido de unidifusão ou multidifusão um pedido baseado em se a transmissão 210 inclui a primeira sequência piloto ou a segunda sequência piloto. A transmissão 210 pode incluir uma sequência piloto primeiro quando a transmissão 210 é um pedido de unidifusão, e uma segunda sequência piloto quando a transmissão 210 é um pedido de multidifusão. A segunda sequência piloto é diferente do que a primeira sequência piloto. Especificamente, a transmissão 210 pode incluir uma ou mais sequências piloto a partir de um primeiro subconjunto de sequências piloto P1 de um conjunto de piloto ortogonal sequências P quando a transmissão 210 é um pedido de unidifusão, e um ou mais piloto sequências a partir de um segundo subconjunto de piloto sequências P2 do conjunto de piloto ortogonal sequências P quando a transmissão 210 é um pedido de multidifusão. O segundo subconjunto de sequências piloto P2 é diferente do primeiro subconjunto de sequências piloto P1 (p.ex. Pi n P2 = 0). O UE pode determinar se a transmissão recebida 210 é um pedido de unidifusão ou um pedido de multidifusão baseado em se a transmissão 2i0 inclui uma ou mais sequências piloto do primeiro subconjunto de sequências piloto ou o segundo subconjunto de sequências piloto P2. Na etapa 808, o UE envia uma resposta de sinal de descoberta de ponto 2i2, em resposta à transmissão recebida 2i0 e sobre os recursos determinada com base na indicação de que a transmissão 2i0 inclui um pedido de unidifusão ou um pedido de multidifusão. A resposta de sinal descoberta de ponto 2i2 é enviado em uma partição de tempo 520 do conjunto de recursos 540. A partição de tempo 520 é a próxima partição de tempo disponível após a partição de tempo 5i0 para receber pedidos de sinais de descoberta de ponto e envio de respostas de sinais de descoberta de ponto.
[0043] No passo 808, o UE pode enviar a resposta do sinal de descoberta de ponto 2i2 simultaneamente com uma ou mais sequências piloto a partir do segundo subconjunto de sequências piloto P2. Tal como descrito supra, apenas os pedidos de sinal de descoberta de ponto de unidifusão podem incluir uma sequência piloto do primeiro subconjunto de piloto sequências Pi. Respostas de sinal de descoberta de ponto de unidifusão, de sinal pedidos de descoberta de ponto de multidifusão, e respostas de sinais de descoberta de ponto de multidifusão podem incluir uma sequência piloto de o segundo subconjunto de sequências piloto P2. Consequentemente, o sinal de resposta de descoberta de ponto 212 podem incluir uma ou mais sequências piloto a partir do segundo subconjunto de piloto sequências P2.
[0044] A FIG. 9 é um fluxograma 900 de um quarto método de comunicação sem fio. O método pode ser realizado por um UE, tal como o UE 204. No passo 902, o UE determina se a transmissão recebida indica a transmissão de um pedido unidifusão ou um pedido de multidifusão com base na indicação na transmissão recebida. Se a transmissão for um pedido de unidifusão, no passo 904, o UE determina um segundo subconjunto de recursos 522 de um conjunto de recursos de 540 na partição de tempo 520 para o envio do sinal de resposta de descoberta de ponto. A resposta do sinal de descoberta de ponto é enviada no segundo subconjunto de recursos 522 determinado quando a transmissão é um pedido de unidifusão. O segundo subconjunto de recursos 522 é determinado com base em um mapeamento conhecido a priori, a partir do primeiro subconjunto de recursos 512 para o segundo subconjunto de recursos 522. Se a transmissão for um pedido de multidifusão, no passo 906, o UE escuta a transmissão do momento 510 do conjunto de recursos 540. No passo 908, o UE determina transmissões recebidas na partição de tempo 510 que são pedidos de unidifusão. No passo 910, o UE determina um subconjunto de recursos 513 na partição de tempo 510 que corresponde às transmissões determinadas que são utilizadas para pedidos de unidifusão. No passo 912, o UE determina um segundo subconjunto de recursos 523 na partição de tempo 520 baseado em mapeamentos conhecidos a priori a partir do subconjunto de recursos 513 na partição de tempo 510 para o segundo subconjunto de recursos 523 na partição de tempo 520. Na etapa 914, o UE determina um terceiro subconjunto de recursos na partição de tempo 520 do conjunto de recursos 540 que excluam todos os recursos do segundo subconjunto de recursos 523. No passo 916, o UE seleciona aleatoriamente um quarto subconjunto de recursos do terceiro subconjunto de recursos para o envio da resposta de sinal descoberta de ponto. Por exemplo, como mostrado na FIG. 5, o UE seleciona aleatoriamente o recurso 524 para o envio da resposta de sinal de descoberta de ponto. A transmissão é enviada no quarto subconjunto selecionado dos recursos quando a transmissão é um pedido de multidifusão.
[0045] Em uma configuração, o UE não pode executar os passos 906-916. Em vez disso, o UE pode selecionar aleatoriamente um subconjunto de recursos do conjunto de recursos de 540 na partição de tempo 520 para o envio do sinal de resposta de descoberta de ponto. Isto é, o UE pode selecionar aleatoriamente qualquer um dos recursos na partição de tempo 520 para o envio da resposta de multidifusão. Nesta configuração, o UE pode selecionar aleatoriamente o recurso 523, que, em seguida, colidem com a resposta de unidifusão desse recurso. Tal colisão não pode ser tão prejudicial para os UEs que utilizam o recurso colidindo se os UEs estão suficientemente afastados uns dos outros.
[0046] FIG. 10 é um diagrama de fluxo de dados conceitual que ilustra a 1000 o fluxo de dados entre os diferentes módulos/meio/componentes de um aparelho exemplar 1002. Em uma configuração, o aparelho inclui um módulo de transmissão 1012 que está configurado para enviar uma transmissão para o UE 1030 solicitando um sinal de descoberta de ponto e indicando se a transmissão inclui um pedido de unidifusão ou um pedido de multidifusão. O aparelho inclui ainda um módulo de recepção 1004 que está configurado para receber pelo menos um sinal de resposta de descoberta de ponto a partir do UE 1030 com base na transmissão. O aparelho pode ainda incluir um módulo de unidifusão/multidifusão indicação/determinação 1006 que está configurado para selecionar uma sequência piloto primeiro quando a transmissão é um pedido de unidifusão. O módulo de transmissão 1012 pode ser configurado para incluir a sequência de primeiro piloto selecionada quando a transmissão é um pedido de unidifusão. O módulo unidifusão/multidifusão indicação/determinação 1006 pode ser ainda configurado para selecionar uma segunda sequência piloto quando a transmissão é um pedido de multidifusão. A segunda sequência piloto é diferente do que a primeira sequência piloto. O módulo de transmissão 1012 pode ser configurado para incluir a sequência segundo piloto selecionada quando a transmissão é um pedido de multidifusão. O módulo de unidifusão/multidifusão indicação/determinação 1006 pode ser configurado para selecionar uma ou mais sequências piloto de um primeiro subconjunto de sequências piloto de um conjunto de sequências piloto ortogonais quando a transmissão é um pedido de unidifusão. O módulo de transmissão 1012 pode ser configurado para incluir as selecionadas uma ou mais sequências piloto do primeiro subconjunto de sequências piloto quando a transmissão é um pedido de unidifusão. O módulo de unidifusão/multidifusão indicação/determinação 1006 pode ser configurado para selecionar uma ou mais sequências piloto de um segundo subconjunto de sequências piloto do conjunto de sequências piloto ortogonais quando a transmissão é um pedido de multidifusão. O segundo subconjunto de sequências piloto é diferente do primeiro subconjunto de sequências piloto. O módulo de transmissão 1012 pode ser configurado para incluir as selecionadas uma ou mais sequências piloto a partir do segundo subconjunto de sequências piloto quando a transmissão é um pedido de multidifusão. O módulo de recepção 1004 pode ser configurado para receber o sinal de resposta, pelo menos, uma descoberta de ponto simultaneamente com uma ou mais sequências piloto a partir do segundo subconjunto de sequências piloto. O aparelho pode ainda incluir um módulo de determinação de recurso 1008 que está configurado para determinar um conjunto de recursos para o envio de pedidos de sinais de descoberta de ponto e receber respostas de sinais de descoberta de ponto. O módulo de transmissão 1012 pode ser configurado para enviar a transmissão em uma primeira partição de tempo do conjunto de recursos e o módulo de recepção 1004 pode ser configurado para receber a, pelo menos, um ponto de resposta de sinal descoberta em uma segunda partição de tempo de um conjunto de recursos. A segunda partição de tempo é uma partição de tempo disponível seguinte após a primeira partição de tempo para o envio de pedidos de sinais de descoberta de ponto e receber respostas de sinais de descoberta de ponto. O módulo de determinação de recurso 1008 pode ser configurado para determinar um subconjunto de recursos do conjunto de recursos na segunda partição de tempo para receber o sinal de resposta descoberta, pelo menos, um ponto, quando a transmissão é um pedido de unidifusão. O subconjunto de recursos é determinado com base em um mapeamento conhecido a priori, a partir de recursos utilizados para a transmissão de envio. A resposta do sinal de descoberta de ponto, pelo menos, for recebida no determinado subconjunto de recursos quando a transmissão é um pedido de unidifusão. O módulo de recepção 1004 pode ser configurado para receber as transmissões de uma terceira partição de tempo de um conjunto de recursos. O terceiro slot de tempo é uma partição de tempo previamente disponíveis para a primeira partição de tempo que está disponível para o envio de pedidos de sinais de descoberta de ponto e receber respostas de sinais de descoberta de ponto. O módulo unidifusão/indicação multidifusão/determinação 1006 pode ser configurado para determinar transmissões recebidas na terceira partição de tempo que são pedidos unidifusão. O módulo unidifusão/indicação multidifusão/determinação 1006 pode ser configurado para determinar um subconjunto de recursos na terceira partição de tempo correspondente às transmissões determinados que são utilizados para pedidos unidifusão. O módulo de determinação de recurso 1008 pode ser configurado para determinar um segundo subconjunto de recursos na primeira partição de tempo com base em mapeamentos conhecida a priori a partir do subconjunto de recursos na terceira partição de tempo para o segundo subconjunto de recursos na primeira partição de tempo. O módulo de determinação de recurso 1008 pode ser configurado para determinar um terceiro subconjunto de recursos na primeira partição de tempo de um conjunto de recursos que excluam todos os recursos do segundo subconjunto de recursos. O módulo de determinação de recurso 1008 pode ser configurado para selecionar aleatoriamente um quarto subconjunto de recursos do terceiro subconjunto de recursos para o envio da transmissão. O módulo de transmissão 1012 pode ser configurado para enviar a transmissão no quarto subconjunto selecionado dos recursos. O módulo de determinação de recurso 1008 pode ser configurado para selecionar aleatoriamente um subconjunto de recursos do conjunto de recursos na primeira partição de tempo para enviar a transmissão. A transmissão é enviada no subconjunto selecionado dos recursos. O módulo de recepção 1004 pode ser configurado para receber informação a partir de uma estação de base 1050 que indica o conjunto de recursos. O módulo de transmissão 1012 pode ser configurado para enviar a informação para a estação de base 1050 que indica pelo menos um de um número médio de recursos no conjunto de recursos com as transmissões, um número médio de recursos do conjunto dos recursos utilizados para pedidos de unidifusão, ou um número médio de recursos no conjunto de recursos utilizados para respostas a pedidos de multidifusão. A informação recebida é baseada na informação enviada para a estação base 1050.
[0047] Em uma configuração, o aparelho inclui um módulo de recepção 1004 que está configurado para receber uma transmissão a partir do UE 1030 solicitando um sinal de descoberta de ponto, indicando se a transmissão inclui um pedido de unidifusão ou um pedido de multidifusão. O aparelho inclui ainda um módulo de transmissão 1012 que está configurado para enviar uma resposta de sinal de descoberta de ponto para o UE 1030 em resposta à transmissão recebida e sobre os recursos determinados com base na indicação de que a transmissão inclui um pedido de unidifusão ou um pedido de multidifusão. A transmissão pode incluir uma primeira sequência piloto quando a transmissão é um pedido de unidifusão, e uma segunda sequência piloto quando a transmissão é um pedido de multidifusão. A segunda sequência piloto é diferente do que a primeira sequência piloto. O aparelho pode ainda incluir unidifusão/ multidifusão/ indicação módulo de determinação de 1006 que está configurado para determinar se a transmissão recebida é um pedido de unidifusão ou um pedido de multidifusão baseado em se a transmissão inclui a primeira sequência piloto ou a segunda sequência piloto. A transmissão inclui uma ou mais sequências piloto a partir de um primeiro subconjunto de sequências piloto de um conjunto de sequências pilotos ortogonais quando a transmissão é um pedido de unidifusão, e uma ou mais sequências piloto a partir de um segundo subconjunto de sequências piloto do conjunto de sequências pilotos ortogonais quando a transmissão é um pedido de multidifusão. O segundo subconjunto de sequências piloto é diferente do primeiro subconjunto de sequências piloto. O módulo unidifusão/multidifusão indicação/determinação 1006 pode ser configurado para determinar se a transmissão recebida é um pedido de unidifusão ou um pedido de multidifusão com base em se a transmissão inclui uma ou mais sequências piloto do primeiro subconjunto de sequências piloto ou o segundo subconjunto de sequências piloto. O módulo de transmissão 1012 pode ser configurado para enviar o sinal de resposta de descoberta de ponto simultaneamente com uma ou mais sequências piloto a partir do segundo subconjunto de sequências piloto. O aparelho pode ainda incluir um módulo de determinação de recurso 1008 que é configurado para determinar um conjunto de recursos para a recepção de pedidos de sinais de descoberta de ponto e enviar respostas de sinais de descoberta de ponto. O módulo de recepção 1004 pode ser configurado para receber a transmissão de uma primeira partição de tempo de um conjunto de recursos e o módulo de transmissão 1012 pode ser configurado para enviar o sinal de resposta de descoberta de ponto em uma segunda partição de tempo de um conjunto de recursos. A segunda partição de tempo é uma partição de tempo disponível seguinte após a primeira partição de tempo para a recepção de pedidos de sinais de descoberta de ponto e envio de respostas de sinais de descoberta de ponto. A transmissão pode ser recebida em um primeiro subconjunto de recursos do conjunto de recursos na primeira partição de tempo. O módulo de unidifusão/multidifusão indicação/determinação 1006 pode ser configurado para determinar se a transmissão recebida indica a transmissão de um pedido é um pedido de unidifusão ou multidifusão com base na indicação na transmissão recebida. O módulo de determinação de recurso 1008 pode ser configurado para determinar um segundo subconjunto de recursos do conjunto de recursos na segunda partição de tempo para enviar o sinal de resposta quando a transmissão de descoberta de ponto é recebida em um pedido de unidifusão. O módulo de transmissão 1012 pode ser configurado para enviar o sinal de resposta de descoberta de ponto no segundo subconjunto de recursos determinado quando a transmissão é um pedido de unidifusão. O segundo subconjunto de recursos é determinado com base em um mapeamento conhecido a priori, a partir do primeiro subconjunto de recursos para o segundo subconjunto de recursos. O módulo de recepção 1004 pode ser configurado para receber transmissões na primeira partição de tempo de um conjunto de recursos. O módulo de determinação de recurso 1008 pode ser configurado para determinar transmissões recebidas na primeira partição de tempo que são pedidos unidifusão, e para determinar um subconjunto de recursos na primeira partição de tempo correspondente às transmissões determinadas que são utilizadas para pedidos de unidifusão. O módulo de determinação de recurso 1008 pode ser configurado para determinar um segundo subconjunto de recursos na segunda partição de tempo com base em mapeamentos conhecido a priori a partir do subconjunto de recursos na primeira partição de tempo para o segundo subconjunto de recursos na segunda partição de tempo, para determinar um terceiro subconjunto de recursos na segunda partição de tempo do conjunto de recursos que excluem todos os recursos no segundo subconjunto de recursos e para selecionar aleatoriamente quarto subconjunto de recursos a partir do terceiro subconjunto de recursos para o envio da resposta de sinal descoberta de ponto quando a transmissão é um pedido de multidifusão. O módulo de transmissão 1012 pode ser configurado para enviar a transmissão no quarto subconjunto selecionado de recursos quando a transmissão é um pedido de multidifusão. O módulo de determinação de recurso 1008 pode ser configurado para selecionar aleatoriamente um subconjunto de recursos do conjunto de recursos na segunda ranhura de tempo para enviar o sinal de resposta de descoberta de ponto, quando a transmissão é um pedido de multidifusão. O módulo de transmissão 1012 pode ser configurado para enviar o sinal de resposta de descoberta de ponto no subconjunto selecionado dos recursos quando a transmissão é um pedido de multidifusão. O módulo de recepção 1004 pode ser configurado para receber informação a partir de uma estação de base 1050 que indica o conjunto de recursos. O módulo de transmissão 1012 pode ser configurado para enviar esta informação à estação de base indicando, pelo menos, um de um número médio de recursos no conjunto de recursos com as transmissões, um número médio de recursos no conjunto de recursos utilizados para pedidos de unidifusão, ou uma média do número de recursos no conjunto de recursos utilizados para respostas a pedidos de multidifusão. A informação recebida é baseada na informação enviada para a estação base.
[0048] O aparelho pode incluir módulos adicionais que realizam cada um dos passos do algoritmo nos fluxogramas das FIGs 6-9 acima mencionadas. Como tal, cada passo nos fluxogramas das FIGs 6-9 acima mencionadas pode ser realizado através de um módulo e o aparelho pode incluir um ou mais dos referidos módulos. Os módulos podem ser um ou mais componentes de hardware especificamente configurados para levar a cabo o processo indicado/algoritmo, implementado por um processador configurado para executar o processo indicado/algoritmo, armazenados dentro de um meio legível por computador para a execução por um processador, ou alguma combinação dos mesmos.
[0049] A FIG. 11 é um diagrama 1100 ilustrando um exemplo de uma implementação de hardware para um aparelho 1002' empregando um sistema de processamento 1114. O sistema de processamento 1114 pode ser implementado com uma arquitetura de barramento, geralmente representado pelo barramento 1124. O barramento 1124 pode incluir qualquer número de interligação de barramento e pontes, dependendo da aplicação específica do sistema de processamento 1114 e as restrições globais de projeto. Os barramentos 1124 unem vários circuitos, incluindo um ou mais processadores e/ou módulos de hardware, representados pelo processador 1104, os módulos 1004, 1006, 1008, 1012, e o meio legível por computador/memória 1106. O ônibus 1124 pode também ligar vários outros, tais como circuitos de fontes de sincronização, periféricos, reguladores de tensão, e circuitos de gestão de energia, que são bem conhecidos na técnica, e, consequentemente, não serão descritos mais adiante. O sistema de processamento 1114 pode ser acoplado a um emissor-receptor 1110. O transceptor 1110 é acoplado a uma ou mais antenas 1120. O transceptor 1110 proporciona um meio para comunicação com vários outros aparelhos através de um meio de transmissão. O transceptor 1110 recebe um sinal a partir da uma ou mais antenas 1120, extrai a informação do sinal recebido, e fornece a informação extraída para o sistema de processamento 1114. Além disso, o transceptor 1110 recebe a informação a partir do sistema de processamento 1114, e com base na informação recebida, gera um sinal a ser aplicado a uma ou mais antenas 1120. O sistema de processamento 1114 inclui um processador 1104 acoplado a um meio legível por computador/memória 1106. O processador 1104 é responsável pelo processamento geral, incluindo a execução de software armazenado no meio legível por computador/memória 1106. O software, quando executado pelo processador 1104, faz com que o sistema de processamento 1114 para realizar as várias funções supra descritas para qualquer aparelho particular. O meio legível por computador/memória 1106 pode também ser utilizado para o armazenamento de dados que são manipulados pelo processador 1104, quando a execução de software. O sistema de processamento inclui ainda, pelo menos um dos módulos de 1004, 1006, 1008, 1012. Os módulos podem ser módulos de software em execução no processador 1104, residentes/armazenados no computador meio legível/módulos de memória 1106, um ou mais de hardware acoplado ao processador 1104, ou alguma combinação dos mesmos.
[0050] Em uma configuração, o aparelho 1002/1002' para a comunicação sem fio inclui meios para enviar um sinal de transmissão de solicitar uma descoberta de ponto, indicando se a transmissão de um pedido inclui um pedido de unidifusão ou multidifusão, e meios para receber, pelo menos, uma resposta de sinal descoberta de ponto baseada na transmissão. O aparelho pode incluir ainda meios para selecionar uma sequência piloto primeiro quando a transmissão é um pedido de unidifusão. A transmissão inclui a sequência de primeiro piloto selecionado quando a transmissão é um pedido de unidifusão. O aparelho pode incluir ainda meios para selecionar uma segunda sequência piloto quando a transmissão é um pedido de multidifusão. A segunda sequência piloto é diferente da primeira sequência piloto. A transmissão inclui a sequência segundo piloto selecionado quando a transmissão é um pedido de multidifusão. O aparelho pode incluir ainda meios para selecionar uma ou mais sequências piloto a partir de um primeiro subconjunto de sequências piloto de um conjunto de sequências ortogonais piloto quando a transmissão é um pedido de unidifusão. A transmissão inclui as selecionadas uma ou mais sequências piloto do primeiro subconjunto de sequências piloto quando a transmissão é um pedido de unidifusão. O aparelho pode incluir ainda meios para selecionar uma ou mais sequências piloto a partir de um segundo subconjunto de sequências piloto do conjunto de sequências ortogonais piloto quando a transmissão é um pedido de multidifusão. O segundo subconjunto de sequências piloto é diferente do primeiro subconjunto de sequências piloto. A transmissão inclui os selecionados de um ou mais sequências piloto a partir do segundo subconjunto de sequências piloto quando a transmissão é um pedido de multidifusão. O aparelho pode incluir ainda meios para determinar um conjunto de recursos para o envio de pedidos de sinais de descoberta de ponto e receber respostas de sinais de descoberta de ponto. A transmissão é enviada em uma primeira partição de tempo de um conjunto de recursos e pelo menos uma resposta do sinal de descoberta de ponto é recebida em uma segunda partição de tempo de um conjunto de recursos. A segunda partição de tempo é uma partição de tempo disponível seguinte após a primeira partição de tempo para o envio de pedidos de sinais de descoberta de ponto e receber respostas de sinais de descoberta de ponto. O aparelho pode incluir ainda meios para determinar um subconjunto de recursos do conjunto de recursos na segunda partição de tempo para receber pelo menos uma resposta de sinal de descoberta de ponto, quando a transmissão é um pedido de unidifusão. O subconjunto de recursos é determinado com base em um mapeamento conhecido a priori, a partir de recursos utilizados para a transmissão de envio. A pelo menos uma resposta de sinal de descoberta de ponto é recebida no determinado subconjunto de recursos quando a transmissão é um pedido de unidifusão. O aparelho pode incluir ainda meios para a escuta para a transmissão de uma terceira partição de tempo de um conjunto de recursos. A terceira partição de tempo é uma partição de tempo previamente disponíveis para a primeira partição de tempo que está disponível para o envio de pedidos de sinais de descoberta de ponto e receber respostas de sinais de descoberta de ponto. O aparelho pode incluir ainda meios para determinar transmissões recebidas na terceira partição de tempo que são pedidos unidifusão, e meios para determinar um subconjunto de recursos na terceira partição de tempo correspondente às transmissões determinados que são utilizados para pedidos unidifusão. O aparelho pode incluir ainda meios para determinar um segundo subconjunto de recursos na primeira partição de tempo com base em mapeamentos conhecida a priori a partir do subconjunto de recursos na terceira partição de tempo para o segundo subconjunto de recursos na primeira partição de tempo. O aparelho pode incluir ainda meios para determinar um terceiro subconjunto de recursos na primeira partição de tempo de um conjunto de recursos que excluam todos os recursos do segundo subconjunto de recursos. O aparelho pode incluir ainda meios para selecionar aleatoriamente um quarto subconjunto de recursos do terceiro subconjunto de recursos para o envio de transmissão, a transmissão a ser enviada no quarto subconjunto selecionado dos recursos. O aparelho pode incluir ainda meios para selecionar aleatoriamente um subconjunto de recursos do conjunto de recursos na primeira ranhura de tempo para enviar a transmissão. A transmissão é enviada no subconjunto selecionado dos recursos. O aparelho pode incluir ainda meios para receber informação a partir de uma estação de base indicando o conjunto de recursos. O aparelho inclui ainda meios para enviar informação à estação de base indicando, pelo menos, um de um número médio de recursos no conjunto de recursos com as transmissões, um número médio de recursos no conjunto de recursos utilizados para pedidos unidifusão, ou um número médio de recursos no conjunto de recursos utilizados para respostas a pedidos de multidifusão. A informação recebida é baseada na informação enviada para a estação base. Os meios acima referidos podem ser um ou mais dos módulos acima mencionados do aparelho 1002 e/ou o sistema de processamento de 1114 do aparelho 1002' configurado para executar as funções recitados pelos meios acima referidos.
[0051] Em uma configuração, o aparelho 1002/1002' para a comunicação sem fio inclui meios para recepção de um sinal de transmissão de solicitar uma descoberta de ponto, indicando se a transmissão de um pedido inclui um pedido de unidifusão ou multidifusão, e meios para enviar uma resposta de sinal de descoberta de ponto em resposta à transmissão recebida e sobre os recursos determinados com base na indicação se a transmissão inclui um pedido de unidifusão ou um pedido de multidifusão. A transmissão pode incluir uma primeira sequência piloto quando a transmissão é um pedido de unidifusão, e uma segunda sequência piloto quando a transmissão é um pedido de multidifusão. A segunda sequência piloto é diferente da primeira sequência piloto. O aparelho pode incluir ainda meios para determinar se a transmissão recebida é um pedido de unidifusão ou um pedido de multidifusão baseado em se a transmissão inclui a primeira sequência piloto ou a segunda sequência piloto. A transmissão pode incluir uma ou mais sequências piloto a partir de um primeiro subconjunto de sequências piloto de um conjunto de sequências pilotos ortogonais quando a transmissão é um pedido de unidifusão, e uma ou mais sequências piloto a partir de um segundo subconjunto de sequências piloto do conjunto de sequências piloto ortogonais quando a transmissão é um pedido de multidifusão. O segundo subconjunto de sequências piloto é diferente do primeiro subconjunto de sequências piloto. O aparelho pode incluir ainda meios para determinar se a transmissão recebida é um pedido de unidifusão ou um pedido de multidifusão baseado em se a transmissão inclui uma ou mais sequências piloto do primeiro subconjunto de sequências piloto ou o segundo subconjunto de sequências piloto. O aparelho pode incluir ainda meios para determinar um conjunto de recursos para a recepção de pedidos de sinais de descoberta de ponto e envio de respostas de sinais de descoberta de ponto. A transmissão é recebida em uma primeira partição de tempo de um conjunto de recursos e a resposta do sinal de descoberta de ponto é enviada em uma segunda partição de tempo de um conjunto de recursos. A segunda partição de tempo é uma partição de tempo disponível seguinte após a primeira partição de tempo para a recepção de pedidos de sinais de descoberta de ponto e envio de respostas de sinais de descoberta de ponto. A transmissão pode ser recebida em um primeiro subconjunto de recursos do conjunto de recursos na primeira partição de tempo. O aparelho pode incluir ainda meios para determinar se a transmissão recebida indica a transmissão é um pedido de unidifusão ou um pedido de multidifusão com base na indicação na transmissão recebida. O aparelho pode incluir ainda meios para determinar um segundo subconjunto de recursos do conjunto de recursos na segunda ranhura de tempo para enviar o sinal de resposta quando a transmissão de descoberta de ponto é recebida de um pedido de unidifusão. A resposta do sinal de descoberta de ponto é enviada no segundo subconjunto de recursos determinado quando a transmissão é um pedido de unidifusão. O segundo subconjunto de recursos é determinado com base em um mapeamento conhecido a priori, a partir do primeiro subconjunto de recursos para o segundo subconjunto de recursos. O aparelho pode incluir ainda meios para escutar as transmissões na primeira partição de tempo de um conjunto de recursos, meios para determinar transmissões recebidas na primeira partição de tempo que são pedidos de unidifusão, e meios para determinar um subconjunto de recursos na primeira partição de tempo correspondente às transmissões determinadas que são utilizados para pedidos de unidifusão. O aparelho pode incluir ainda meios para determinar um segundo subconjunto de recursos na segunda partição de tempo com base em mapeamentos conhecidos a priori a partir do subconjunto de recursos na primeira partição de tempo para o segundo subconjunto de recursos na segunda partição de tempo, meios para determinar uma terceiro subconjunto de recursos na segunda partição de tempo de um conjunto de recursos que excluam todos os recursos do segundo subconjunto de recursos, e meios para selecionar ao acaso um quarto subconjunto de recursos do terceiro subconjunto de recursos para enviar a resposta do sinal de descoberta de ponto, quando o transmissão é um pedido de multidifusão. A transmissão é enviada no quarto subconjunto selecionado dos recursos quando a transmissão é um pedido de multidifusão. O aparelho pode incluir ainda meios para selecionar aleatoriamente um subconjunto de recursos do conjunto de recursos na segunda ranhura de tempo para enviar o sinal de resposta quando a transmissão de descoberta de ponto é um pedido de multidifusão. A resposta do sinal de descoberta de ponto é enviada no subconjunto selecionado dos recursos quando a transmissão é um pedido de multidifusão. O aparelho pode incluir ainda meios para receber informação a partir de uma estação de base indicando o conjunto de recursos. O aparelho pode incluir ainda meios para enviar informação à estação de base indicando, pelo menos, um de um número médio de recursos no conjunto de recursos com as transmissões, um número médio de recursos do conjunto dos recursos utilizados para pedidos unidifusão, ou um número médio dos recursos no conjunto de recursos utilizados para respostas a pedidos de multidifusão. A informação recebida é baseada na informação enviada para a estação base. Os meios acima referidos podem ser um ou mais dos módulos acima mencionados do aparelho 1002 e/ou o sistema de processamento de 1114 do aparelho 1002' configurado para executar as funções recitados pelos meios acima referidos.
[0052] Entende-se que a ordem específica ou hierarquia dos passos nos processos descritos é uma ilustração de abordagens exemplares. Com base nas preferências de design, entende-se que a ordem ou hierarquia dos passos nos processos específicos podem ser alterados. Além disso, alguns passos que podem ser combinadas ou omitidas. O método que acompanha os pedidos apresenta elementos dos vários passos de uma ordem de amostra, e não se destinam a limitar-se à ordem ou hierarquia específica apresentada.
[0053] A descrição anterior é proporcionada para permitir a qualquer pessoa versada na técnica de praticar os vários aspectos aqui descritos. Várias modificações a estes aspectos serão prontamente evidentes para os peritos na arte, e os princípios genéricos aqui definidos podem ser aplicados a outros aspectos. Assim, as reivindicações não se destinam a ser limitadas aos aspectos aqui mostrados, mas deve ser dado o escopo completo de acordo com as reivindicações, em que referência a um elemento no singular não pretende significar "um e apenas um" a menos especificamente de modo declarado, mas antes "um ou mais". A palavra "exemplar" é aqui utilizada para significar “servir como um exemplo, caso ou ilustração”. Qualquer aspecto aqui descrito como "exemplificativo" não é necessariamente para ser interpretado como preferido ou vantajoso em relação a outros aspectos. A menos que especificamente indicado de outra forma, o termo "um" refere-se a um ou mais. As combinações tais como "pelo menos um de A, B , ou C,",”pelo menos um de a, B, e C,”e “a, B, C, ou qualquer combinação dos mesmos” incluem qualquer combinação de a, B e/ou C, e pode incluir múltiplos de a, múltiplos de B, ou múltiplos de C. Especificamente, combinações tais como "pelo menos um de a, B, ou C", “pelo menos um de a, B, e C” e “a, B, C, ou qualquer combinação dos mesmos” pode ser A apenas, B apenas, C apenas, A e B, A e C, B e C, ou A e B e C, onde tais combinações podem conter um ou mais membro ou membros de A, B, ou C. Todos os equivalentes estruturais e funcionais aos elementos dos vários aspectos descritos ao longo desta divulgação, que são conhecidos ou mais tarde, venha a ser conhecido pelos especialistas na matéria estão expressamente aqui incorporadas por referência e destinam-se a ser englobados pelas reivindicações . Além disso, nada aqui divulgado destina-se a ser dedicado ao público independentemente de que essa divulgação é expressamente recitada nas reivindicações. Nenhum elemento de reivindicação é para ser interpretado como um meio mais a função de, a menos que o elemento seja expressamente recitado usando a frase "meios para".
Claims (15)
1. Método de comunicação sem fio em um equipamento de usuário, UE, de envio, o método CARACTERIZADO por compreender: enviar uma transmissão (606), a partir do equipamento de usuário, UE, de envio solicitando um sinal de descoberta de ponto e indicando se a transmissão inclui uma solicitação de unidifusão ou uma solicitação de multidifusão; selecionar (602) uma primeira sequência piloto a partir de um primeiro subconjunto de sequências piloto de um conjunto de sequências piloto ortogonal quando a transmissão é uma solicitação de unidifusão, a transmissão incluindo a primeira sequência piloto selecionada quando a transmissão é uma solicitação de unidifusão; selecionar uma segunda sequência piloto a partir de um segundo subconjunto de sequências piloto do conjunto de sequências piloto ortogonal quando a transmissão é uma solicitação de multidifusão, a segunda sequência piloto sendo diferente da primeira sequência piloto, a transmissão incluindo a segunda sequência piloto selecionada quando a transmissão é uma solicitação de multidifusão, em que o primeiro e segundo subconjuntos de sequências piloto não possuem sequências piloto em comum; e receber (608), no UE de envio, pelo menos uma resposta de sinal de descoberta de ponto com base na transmissão.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO por compreender adicionalmente: determinar (604) um conjunto de recursos para o envio de solicitações de sinais de descoberta de ponto e receber respostas de sinais de descoberta de ponto, em que a transmissão é enviada em uma primeira partição de tempo de um conjunto de recursos e a pelo menos uma resposta de sinal descoberta de ponto é recebida em uma segunda partição de tempo do conjunto de recursos, a segunda partição de tempo sendo uma partição de tempo disponível seguinte, após a primeira partição de tempo para envio de solicitações de sinais de descoberta de ponto e recebimento de respostas de sinais de descoberta de ponto; e determinar (714) um subconjunto de recursos do conjunto de recursos na segunda partição de tempo para receber pelo menos uma resposta de sinal descoberta de ponto, quando a transmissão é uma solicitação de unidifusão, o subconjunto de recursos sendo determinado com base em um mapeamento conhecido a priori, a partir de recursos utilizados para enviar a transmissão, a pelo menos uma resposta de sinal de descoberta de ponto sendo recebida no subconjunto de recursos determinado quando a transmissão é uma solicitação de unidifusão.
3. Método, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO por compreender adicionalmente: escutar (702) para transmissões em uma terceira partição de tempo do conjunto de recursos, a terceira partição de tempo sendo uma partição de tempo previamente disponível para a primeira partição de tempo que está disponível para o envio de solicitações de sinais de descoberta de ponto e receber respostas de sinais de descoberta de ponto; determinar (704) transmissões recebidas na terceira partição de tempo que são solicitações de unidifusão; e determinar um subconjunto de recursos na terceira partição de tempo correspondente às transmissões determinadas que são utilizadas para solicitações de unidifusão.
4. Método, de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADO por compreender adicionalmente: determinar (708) um segundo subconjunto de recursos na primeira partição de tempo com base em mapeamentos conhecido a priori a partir do subconjunto de recursos na terceira partição de tempo para o segundo subconjunto de recursos na primeira partição de tempo; determinar (710) um terceiro subconjunto de recursos na primeira partição de tempo do conjunto de recursos que excluam todos os recursos do segundo subconjunto de recursos; e selecionar aleatoriamente um quarto subconjunto de recursos do terceiro subconjunto de recursos para o envio da transmissão, a transmissão sendo enviada no quarto subconjunto selecionado dos recursos.
5. Método, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO por compreender adicionalmente: selecionar (712) aleatoriamente um subconjunto de recursos do conjunto de recursos na primeira partição de tempo para enviar a transmissão, a transmissão a ser enviada no subconjunto selecionado dos recursos; e receber informação a partir de uma estação de base indicando o conjunto de recursos.
6. Método, de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADO por compreender adicionalmente enviar informação para a estação de base indicando, pelo menos, um de um número médio de recursos no conjunto de recursos com as transmissões, um número médio de recursos no conjunto de recursos utilizado para solicitações de unidifusão, ou um número médio de recursos no conjunto de recursos utilizado para respostas a solicitações de multidifusão, em que a informação recebida é baseada na informação enviada para a estação base.
7. Método de comunicação sem fio em um equipamento de usuário, UE, de recepção, o método CARACTERIZADO por compreender: receber uma transmissão, em um equipamento de usuário, UE, de recepção solicitando um sinal de descoberta de ponto, determinar se a transmissão recebida inclui uma solicitação de unidifusão com base em se a transmissão inclui uma primeira sequência piloto a partir de um primeiro subconjunto de sequências piloto de um conjunto de sequências piloto ortogonais; determinar se a transmissão recebida inclui uma solicitação de multidifusão com base em se a transmissão inclui uma segunda sequência piloto a partir de um segundo subconjunto de sequências piloto do conjunto de sequências piloto ortogonais, a segunda sequência piloto sendo diferente da primeira sequência piloto, a transmissão recebida incluindo a segunda sequência piloto selecionada quando a transmissão é uma solicitação de multidifusão, em que o primeiro e segundo subconjuntos de sequências piloto não possuem sequências piloto em comum; e enviar, a partir do UE de recepção, um sinal de resposta de descoberta de ponto em resposta à transmissão recebida e sobre os recursos determinada com base na indicação.
8. Método, de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO por compreender adicionalmente determinar um conjunto de recursos para a recepção de solicitações de sinais de descoberta de ponto e enviar respostas de sinais de descoberta de ponto, em que a transmissão é recebida em uma primeira partição de tempo do conjunto de recursos e a resposta do sinal de descoberta de ponto é enviada em uma segunda partição de tempo do conjunto de recursos, a segunda partição de tempo sendo um próxima partição de tempo disponível após a primeira partição de tempo para a recepção de pedidos de sinais de descoberta de ponto e envio de respostas de sinais de descoberta de ponto, em que a transmissão é recebida em um primeiro subconjunto de recursos do conjunto de recursos na primeira partição de tempo, e o método compreende adicionalmente: determinar se a transmissão recebida que indica a transmissão é uma solicitação de unidifusão ou uma solicitação de multidifusão com base na indicação na transmissão recebida; e determinar um segundo subconjunto de recursos do conjunto de recursos na segunda partição de tempo para enviar a resposta do sinal de descoberta de ponto, quando a transmissão recebida é uma solicitação de unidifusão, a resposta do sinal de descoberta de ponto sendo enviada no segundo subconjunto determinado de recursos quando a transmissão é uma solicitação de unidifusão, o segundo subconjunto de recursos sendo determinado com base em um mapeamento conhecido a priori, a partir do primeiro subconjunto de recursos para o segundo subconjunto de recursos.
9. Método, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADO por compreender adicionalmente: escutar transmissões na primeira partição de tempo do conjunto de recursos; determinar transmissões recebidas na primeira partição de tempo que são solicitações de unidifusão; e determinar um subconjunto de recursos na primeira partição de tempo correspondente às transmissões determinadas que são utilizadas para solicitações de unidifusão, determinar um segundo subconjunto de recursos na segunda partição de tempo com base em mapeamentos conhecidos a priori a partir do subconjunto de recursos na primeira partição de tempo para o segundo subconjunto de recursos na segunda partição de tempo; determinar um terceiro subconjunto de recursos na segunda partição de tempo do conjunto de recursos que excluam todos os recursos do segundo subconjunto de recursos; e selecionar aleatoriamente um quarto subconjunto de recursos do terceiro subconjunto de recursos para o envio do sinal de resposta de descoberta de ponto, quando a transmissão é uma solicitação de multidifusão, a transmissão sendo enviada no quarto subconjunto selecionado dos recursos quando a transmissão é um pedido de multidifusão.
10. Método, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADO por compreender adicionalmente selecionar aleatoriamente um subconjunto de recursos do conjunto de recursos na segunda partição de tempo para enviar a resposta de sinal de descoberta de ponto, quando a transmissão é uma solicitação de multidifusão, a resposta do sinal de descoberta de ponto sendo enviada no subconjunto selecionado de recursos quando a transmissão é uma solicitação de multidifusão.
11. Método, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADO por compreender adicionalmente receber informação a partir de uma estação de base indicando o conjunto de recursos.
12. Método, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO por compreender adicionalmente enviar informação para a estação de base indicando, pelo menos, um de um número médio de recursos no conjunto de recursos com as transmissões, um número médio de recursos no conjunto de recursos utilizados para solicitações de unidifusão, ou um número médio de recursos no conjunto de recursos utilizados para respostas à solicitações de multidifusão, em que a informação recebida é baseada na informação enviada para a estação base.
13. Aparelho para comunicação sem fio, CARACTERIZADO por compreender: meios para receber uma transmissão de sinal de descoberta de ponto; meios para determinar se a transmissão recebida inclui uma solicitação de unidifusão com base em se a transmissão inclui uma primeira sequência piloto a partir de um primeiro subconjunto de sequências piloto de um conjunto de sequências piloto ortogonais; meios para determinar se a transmissão recebida inclui uma solicitação de multidifusão com base em se a transmissão inclui uma segunda sequência piloto a partir de um segundo subconjunto de sequências piloto do conjunto de sequências piloto ortogonais, a segunda sequência piloto sendo diferente da primeira sequência piloto, a transmissão recebida incluindo a segunda sequência piloto selecionada quando a transmissão é uma solicitação de multidifusão, em que o primeiro e segundo subconjuntos de sequências piloto não possuem sequências piloto em comum; e meios para enviar um sinal de resposta de descoberta de ponto em resposta à transmissão recebida e sobre os recursos determinada com base na indicação.
14. Aparelho para comunicação sem fio, CARACTERIZADO por compreender: meios para enviar uma transmissão de sinal de descoberta de ponto e indicando se a transmissão inclui uma solicitação de unidifusão ou uma solicitação de multidifusão, os meios para enviar incluindo meios para selecionar uma primeira sequência piloto a partir de um primeiro subconjunto de sequências piloto de um conjunto de sequências piloto ortogonal quando a transmissão é uma solicitação de unidifusão, a transmissão incluindo a primeira sequência piloto selecionada quando a transmissão é uma solicitação de unidifusão; meios para selecionar uma segunda sequência piloto a partir de um segundo subconjunto de sequências piloto do conjunto de sequências piloto ortogonal quando a transmissão é uma solicitação de multidifusão, a segunda sequência piloto sendo diferente da primeira sequência piloto, a transmissão incluindo a segunda sequência piloto selecionada quando a transmissão é uma solicitação de multidifusão, em que o primeiro e segundo subconjuntos de sequências piloto não possuem sequências piloto em comum; e meios para receber pelo menos uma resposta de sinal de descoberta de ponto com base na transmissão.
15. Memória legível por computador, caracterizada por conter gravada na mesma o método conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 12.
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
US14/038,735 | 2013-09-26 | ||
US14/038,735 US9532301B2 (en) | 2013-09-26 | 2013-09-26 | On-demand, request-response based discovery in peer-to-peer networks |
PCT/US2014/056815 WO2015047957A1 (en) | 2013-09-26 | 2014-09-22 | On-demand, request-response based discovery in peer-to-peer networks |
Publications (3)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR112016006605A2 BR112016006605A2 (pt) | 2017-08-01 |
BR112016006605B1 true BR112016006605B1 (pt) | 2023-04-11 |
BR112016006605B8 BR112016006605B8 (pt) | 2023-10-17 |
Family
ID=51691151
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR112016006605A BR112016006605B8 (pt) | 2013-09-26 | 2014-09-22 | Descoberta a base de pedido-resposta, sob demanda em redes ponto-a-ponto |
Country Status (7)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US9532301B2 (pt) |
EP (1) | EP3050333B1 (pt) |
JP (1) | JP6215460B2 (pt) |
KR (1) | KR101728290B1 (pt) |
CN (1) | CN105580401B (pt) |
BR (1) | BR112016006605B8 (pt) |
WO (1) | WO2015047957A1 (pt) |
Families Citing this family (8)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CN103906266A (zh) * | 2012-12-31 | 2014-07-02 | 中兴通讯股份有限公司 | 无线通信方法、用户设备、网络设备及系统 |
US10110713B2 (en) | 2014-09-12 | 2018-10-23 | Samsung Electronics Co., Ltd. | Handling different protocol data unit types in a device to device communication system |
US10085144B2 (en) * | 2014-10-02 | 2018-09-25 | Apple Inc. | Peer to peer mobile user equipment communication with on-demand discovery signal transmission |
US10027729B2 (en) * | 2015-05-22 | 2018-07-17 | Qualcomm Incorporated | Unicast support in prose direct device-to-device communication |
US9930513B2 (en) | 2015-11-23 | 2018-03-27 | Qualcomm Incorporated | Resource allocation for the relaying of device-to-device discovery messages |
US10674389B2 (en) * | 2016-12-01 | 2020-06-02 | Qualcomm Incorporated | Access terminal radio link monitoring (RLM) on a shared communication medium |
US10813041B2 (en) * | 2018-11-09 | 2020-10-20 | Sony Corporation | Propagating discovery assistance request and response |
KR102126828B1 (ko) * | 2019-04-23 | 2020-06-25 | 권준 | 무선 인터컴 시스템 |
Family Cites Families (17)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
WO2007083701A1 (ja) * | 2006-01-19 | 2007-07-26 | Matsushita Electric Industrial Co., Ltd. | 無線通信基地局装置およびパイロット送信方法 |
JP4750607B2 (ja) * | 2006-04-05 | 2011-08-17 | キヤノン株式会社 | システム、情報処理装置、管理方法及びプログラム |
US8077801B2 (en) | 2007-01-10 | 2011-12-13 | Qualcomm Incorporated | Pilot structure with multiplexed unicast and SFN transmissions |
US8750917B2 (en) * | 2007-05-18 | 2014-06-10 | Qualcomm Incorporated | Multiplexing and power control of uplink control channels in a wireless communication system |
US8660098B2 (en) * | 2008-02-27 | 2014-02-25 | Nippon Telegraph And Telephone Corporation | Wireless communication method, base station apparatus and wireless communication system |
US8493887B2 (en) * | 2008-12-30 | 2013-07-23 | Qualcomm Incorporated | Centralized control of peer discovery pilot transmission |
WO2010113456A1 (ja) | 2009-03-31 | 2010-10-07 | パナソニック株式会社 | 基地局装置、端末装置、パイロット送信方法及びチャネル推定方法 |
RU2553677C2 (ru) | 2009-09-02 | 2015-06-20 | Эппл Инк | Способ передачи трафика услуги групповой и широковещательной передачи информации (mbs) в системе беспроводной связи |
US8325697B2 (en) | 2009-10-13 | 2012-12-04 | Qualcomm Incorporated | Methods and apparatus for selecting and transmitting pilots |
US8817709B2 (en) | 2009-10-14 | 2014-08-26 | Qualcomm Incorporated | Methods and apparatus for controlling channel utilization |
US9900759B2 (en) * | 2009-11-04 | 2018-02-20 | Qualcomm Incorporated | Method and apparatus for peer discovery in a wireless communication network |
US10250678B2 (en) | 2010-07-07 | 2019-04-02 | Qualcomm Incorporated | Hybrid modes for peer discovery |
US10098154B2 (en) * | 2010-07-08 | 2018-10-09 | Qualcomm Incorporated | Method and apparatus for detection and resolution of resource collision in a peer-to-peer network |
WO2013100834A1 (en) | 2011-12-30 | 2013-07-04 | Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) | Method and network node for handling beacon signal transmission |
US8958335B2 (en) * | 2012-05-04 | 2015-02-17 | Futurewei Technologies, Inc. | System and method for controlling network discovery |
US20140143588A1 (en) * | 2012-11-21 | 2014-05-22 | Nokia Corporation | Instant Communication Error Indication From Slave |
US20140189774A1 (en) * | 2012-12-28 | 2014-07-03 | Alcatel-Lucent Usa Inc. | Devices and methods for multicast |
-
2013
- 2013-09-26 US US14/038,735 patent/US9532301B2/en active Active
-
2014
- 2014-09-22 JP JP2016516838A patent/JP6215460B2/ja active Active
- 2014-09-22 EP EP14783944.3A patent/EP3050333B1/en active Active
- 2014-09-22 WO PCT/US2014/056815 patent/WO2015047957A1/en active Application Filing
- 2014-09-22 KR KR1020167009068A patent/KR101728290B1/ko active IP Right Grant
- 2014-09-22 BR BR112016006605A patent/BR112016006605B8/pt active IP Right Grant
- 2014-09-22 CN CN201480052335.6A patent/CN105580401B/zh active Active
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
US9532301B2 (en) | 2016-12-27 |
BR112016006605B8 (pt) | 2023-10-17 |
KR20160062031A (ko) | 2016-06-01 |
BR112016006605A2 (pt) | 2017-08-01 |
CN105580401B (zh) | 2019-03-19 |
US20150085697A1 (en) | 2015-03-26 |
KR101728290B1 (ko) | 2017-04-18 |
JP2016538738A (ja) | 2016-12-08 |
JP6215460B2 (ja) | 2017-10-18 |
EP3050333A1 (en) | 2016-08-03 |
EP3050333B1 (en) | 2017-11-29 |
WO2015047957A1 (en) | 2015-04-02 |
CN105580401A (zh) | 2016-05-11 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BR112016006605B1 (pt) | Descoberta a base de pedido-resposta, sob demanda em redes pontoa-ponto | |
US20230041263A1 (en) | Methods providing rach occasion indication for random access procedure initiated by pdcch order and related wireless terminals and base stations | |
US10652936B2 (en) | Short identifiers for device-to-device (D2D) broadcast communications | |
AU2016428856B2 (en) | Search space monitoring in wireless communication networks | |
US9647875B1 (en) | Bloom filters with variable hash | |
BR112015017404A2 (pt) | descoberta de dispositivo para dispositivo com base em equipamento de usuário | |
BR112019006318A2 (pt) | sequência de assinatura para identificação de sistema em um espectro compartilhado | |
KR20120010259A (ko) | 무선 통신 네트워크에서의 피어-투-피어 디바이스를 위한 발견 채널 및 발견 비콘 | |
TW201129201A (en) | Method and apparatus for efficient association procedure | |
BR112012007540B1 (pt) | Negociação de proprietário de grupo ponto-a-ponto de wlan | |
WO2018126782A1 (zh) | 信道检测方法及装置、存储介质 | |
JP2023052656A (ja) | 情報送信方法及び装置 | |
US20130124937A1 (en) | Method and apparatus for transmitting data in device-to-device service system | |
BR112021016068A2 (pt) | Método para monitoramento de recurso de transmissão, método para determinação de recurso de transmissão e dispositivo de comunicações. | |
BR112019011793B1 (pt) | métodos e nó filho para associação priorizada entre dispositivos filho e dispositivos pai que operam em uma rede de salto de canal com partições de tempo | |
JP2019521621A (ja) | 情報送信及び情報受信のための方法、及び装置 | |
BR112017007140B1 (pt) | Método de acesso aleatório de dispositivos com diferentes perdas de percurso | |
US9723545B2 (en) | Discovery of Wi-Fi direct services via discovery probe | |
CN112514530A (zh) | 新无线电车联网簇头的方法及其装置 | |
CN106537955B (zh) | 数据传输方法和设备 | |
BR112014020364B1 (pt) | Método para comunicação sem fio entre dispositivos eletrônicos,dispositivo eletrônico e subsistema de rede | |
WO2018014247A1 (zh) | 系统信息的获取装置、方法以及通信系统 | |
WO2022208435A1 (en) | Communication device power saving when communication device monitors multicast control channel notification channel | |
BR112017019531B1 (pt) | Canais de descoberta e sincronização para zonas de rastreamento de usuário em uma rede celular |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette] | ||
B06U | Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette] | ||
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette] |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 22/09/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS |
|
B16C | Correction of notification of the grant [chapter 16.3 patent gazette] |
Free format text: REFERENTE A RPI 2727 DE 11/04/2023, QUANTO AO ITEM (73) ENDERECO DO TITULAR. |