BR112015016509B1 - dispensador de fluido recarregável - Google Patents
dispensador de fluido recarregável Download PDFInfo
- Publication number
- BR112015016509B1 BR112015016509B1 BR112015016509-5A BR112015016509A BR112015016509B1 BR 112015016509 B1 BR112015016509 B1 BR 112015016509B1 BR 112015016509 A BR112015016509 A BR 112015016509A BR 112015016509 B1 BR112015016509 B1 BR 112015016509B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- ventilation
- outlet
- bottom wall
- dispenser
- ventilation channel
- Prior art date
Links
Images
Classifications
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B05—SPRAYING OR ATOMISING IN GENERAL; APPLYING FLUENT MATERIALS TO SURFACES, IN GENERAL
- B05B—SPRAYING APPARATUS; ATOMISING APPARATUS; NOZZLES
- B05B11/00—Single-unit hand-held apparatus in which flow of contents is produced by the muscular force of the operator at the moment of use
- B05B11/0005—Components or details
- B05B11/0037—Containers
- B05B11/0056—Containers with an additional opening for filling or refilling
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B05—SPRAYING OR ATOMISING IN GENERAL; APPLYING FLUENT MATERIALS TO SURFACES, IN GENERAL
- B05B—SPRAYING APPARATUS; ATOMISING APPARATUS; NOZZLES
- B05B11/00—Single-unit hand-held apparatus in which flow of contents is produced by the muscular force of the operator at the moment of use
- B05B11/01—Single-unit hand-held apparatus in which flow of contents is produced by the muscular force of the operator at the moment of use characterised by the means producing the flow
- B05B11/10—Pump arrangements for transferring the contents from the container to a pump chamber by a sucking effect and forcing the contents out through the dispensing nozzle
- B05B11/1001—Piston pumps
Landscapes
- Containers And Packaging Bodies Having A Special Means To Remove Contents (AREA)
- Closures For Containers (AREA)
Abstract
DISPENSADOR DE FLUIDO Um dispensador de fluido recarregável que compreende: - um reservatório de fluido (1) que define um gargalo (11) e uma parede de fundo (13); - uma válvula de enchimento (2); - um elemento dispensador (4), tal como uma bomba; - um impulsor (6) que está montado sobre o elemento dispensador (4); e - um canal de ventilação (12) que se estende ao longo do reservatório de fluido (1) e que é feito integralmente com o reservatório de fluido (1); o dispensador sendo caracterizado pelo fato de incluir um elemento estacionário (20) que é montado sobre a parede de fundo (13) do reservatório de fluido (1), o elemento estacionário (20) formando uma passagem de ventilação (221, 222) que conecta a saída do canal de ventilação (12) ao exterior.
Description
[001] A presente invenção refere-se a um dispensador de fluido recarregável que compreende: - um reservatório de fluido que define um gargalo e uma parede de fundo; - uma válvula de enchimento que está montada na parede de fundo, a válvula de enchimento incluindo um elemento móvel e um elemento estacionário que formam uma base de válvula para o elemento móvel; - um elemento dispensador, tal como uma bomba, que está montado sobre o reservatório de modo a levar o fluido; - um impulsor que está montado sobre o elemento dispensador; e - um canal de ventilação que se estende ao longo do reservatório de fluido de modo a colocar o reservatório de fluido em comunicação com o exterior, o canal de ventilação definindo uma entrada na proximidade do gargalo, e uma saída que se abre para fora na parede de fundo.
[002] Um campo vantajoso de aplicação da presente invenção é o campo de perfumaria, sem esquecer os campos de cosméticos e farmácia.
[003] No estado da técnica, é já conhecido que o documento US 3 559 701 descreve um dispensador recarregável que compreende: um reservatório; uma válvula de enchimento que está montada na parede de fundo do reservatório; um elemento dispensador na forma de uma válvula; um impulsor que está montado sobre a válvula de dispensador; e um canal de ventilação que se estende ao longo do reservatório a partir da parede de fundo na proximidade do gargalo. Quando o fluido é injetado para dentro do reservatório através da válvula de enchimento forçada no seu estado aberto, o ar contido no reservatório pode ser evacuado através do canal de ventilação. Naquele documento do estado da técnica, o canal de ventilação tem a forma de um tubo fino que está montado sobre a parede de fundo do reservatório e que se estende livremente dentro do reservatório. Pode ser facilmente compreendido que aquele projeto de canal de ventilação é difícil de implementar com custo relativamente baixo. Deverá ser observado que aquele documento tem mais de quarenta anos de idade.
[004] É também conhecido o documento GB 2 229 380 que descreve um dispensador recarregável que compreende um reservatório, uma bomba, um impulsor, e um canal de ventilação que é feito integralmente com o reservatório. O dispensador recarregável não inclui uma válvula de enchimento genuína: ao invés, um cone que define uma pequena passagem torna possível receber a haste de acionamento de uma bomba de uma garrafa fonte. Fluido pode, portanto, ser injetado para dentro do reservatório, e o ar contido no reservatório pode escapar através do canal de ventilação. O dispensador recarregável também inclui uma tampa removível que pode ser montada na parede de fundo do reservatório de modo a fechar tanto o cone como a saída do canal de ventilação. No que se refere a isto, o projeto do canal de ventilação que está incorporado no reservatório não pode ser propiciado em um modo industrial e a custo moderado. O canal de ventilação é mostrado com uma seção que é constante ao longo de todo o seu comprimento, o que poderia significar que foi feito por meio de um pino fino de seção constante, o que não é possível na prática. Tal pino não poderia ser removido do canal após moldagem como resultado do seu longo comprimento e sua estrema finura.
[005] Um objetivo da presente invenção é solucionar os inconvenientes anteriormente mencionados do estado da técnica pela definição de um dispensador recarregável que tenha um canal de ventilação que é incorporado no reservatório, mas sem gerar complicações no que se refere à moldagem do reservatório e do seu canal de ventilação. Deverá ser possível moldar e desenformar o canal de ventilação rapidamente por meio de um pino robusto.
[006] Para alcançar estes objetivos, a presente invenção propõe um dispensador de fluido recarregável que compreende: um reservatório de fluido que define um gargalo e uma parede de fundo munida de uma abertura; uma válvula de enchimento que é montada na abertura da parede de fundo, a válvula de enchimento incluindo um elemento móvel e uma base de válvula para o elemento móvel; um elemento dispensador, tal como uma bomba, que é montado sobre o reservatório de modo a levar o fluido, o elemento dispensador incluindo um corpo e uma haste de acionamento que é móvel axialmente para baixo e para cima; um impulsor que está montado sobre a haste de acionamento do elemento dispensador; e um canal de ventilação que se estende ao longo do reservatório de fluido de modo a colocar o reservatório de fluido em comunicação com a saída, o canal de ventilação definindo uma entrada na proximidade do gargalo, e uma saída que se abre para fora na parede de fundo, o canal de ventilação sendo feito integralmente com o reservatório de fluido; o dispensador sendo caracterizado pelo fato de incluir um elemento estacionário que é montado sobre a parede de fundo do reservatório de fluido, o elemento estacionário formando uma passagem de ventilação que conecta a saída do canal de ventilação ao exterior. Portanto, o elemento estacionário forma uma espécie de extensão do canal de ventilação pela formação de uma passagem de ventilação terminal antes de se abrir para fora para o exterior. Como resultado, é possível fazer o canal de ventilação com uma seção que seja maior, e com um formato que seja cônico ou que se afunile, por exemplo. Portanto, a saída do canal de ventilação apresenta uma seção de fluxo que é maior que a seção de fluxo da entrada. O canal de ventilação pode apresentar uma configuração que se alargue na direção da sua saída.
[007] Além disso, a passagem de ventilação que conecta a saída do canal de ventilação à saída pode apresentar uma seção de fluxo que é menor que a seção de fluxo do canal de ventilação de modo a criar considerável perda de carga, impedindo deste modo qualquer vazamento de fluido. Como exemplo, a passagem de ventilação apresenta uma seção de fluxo que é menor que a seção de fluxo da saída.
[008] Em uma modalidade muito simples, a passagem de ventilação compreende um orifício de ventilação que está posicionado na saída. Contudo, quando o orifício de ventilação conecta a saída do canal de ventilação diretamente à saída, o elemento estacionário necessita ser orientado, dado que o canal de ventilação está posicionado de modo descentrado. Portanto, a passagem de ventilação compreende preferivelmente um duto anular e um orifício de ventilação, o duto anular conectando a saída ao orifício de ventilação. Deste modo, não é necessário indexar a orientação do elemento estacionário, uma vez que o duto anular, como resultado do seu formato anular, está sempre situado voltado para a saída do canal de ventilação. Além disso, o duto anular constitui um segmento da passagem de ventilação que pode ser feito com uma seção que é muito constrita.
[009] Em uma modalidade prática, o elemento estacionário inclui um disco que é munido de um sulco anular no qual é formado um orifício de ventilação que atravessa a espessura do disco.
[010] De acordo com outra característica vantajosa da invenção, o elemento estacionário também forma a base de válvula da válvula de enchimento. Como exemplo, a base de válvula pode ser formada no centro do disco.
[011] De acordo com outra característica vantajosa da invenção, o elemento móvel da válvula de enchimento compreende um diafragma flexível ranhurado que se apoia de modo estanque sobre a base de válvula, na posição de repouso. Preferivelmente, o diafragma flexível ranhurado é formado por uma parte flexível que inclui ainda uma banda de ancoragem anular na qual o diafragma flexível ranhurado se estende, a banda de ancoragem anular sendo encravada entre a parede de fundo e o elemento estacionário.
[012] Em outro aspecto da invenção, o dispensador compreende ainda uma tampa removível que cobre o elemento estacionário de modo hermético.
[013] O espírito da invenção resulta da mesma ser mais fácil e menos dispendiosa para incorporar o canal de ventilação no reservatório. Contudo, a moldagem como uma parte única necessita que o canal de ventilação tenha uma determinada seção e um determinado formato, e isto poderia gerar riscos de vazamento. Com a finalidade de eliminar os riscos de vazamento, o canal de ventilação é estendido por uma passagem de ventilação de menor seção, passagem de ventilação esta que é formada por um elemento estacionário que é montado sobre a parede de fundo do reservatório. Engenhosamente, o elemento estacionário também forma a base da válvula de enchimento.
[014] A invenção é descrita mais completamente abaixo com referência aos desenhos anexos, os quais mostram uma modalidade da invenção como exemplo não-limitativo.
[015] Nas figuras: - a Figura 1 é uma vista em seção vertical através de um dispensador feito de acordo com a invenção; - a Figura 2 é uma vista em perspectiva ampliada do dispensador da Figura 1; - a Figura 3 é uma vista em maior escala da porção de fundo do dispensador da Figura 1; - a Figura 4 é uma vista similar à vista na Figura 3 durante uma operação de enchimento; - a Figura 5 é uma vista sobre a linha de seção C-C da Figura 3; - a Figura 6 é uma vista em perspectiva do elemento estacionário da válvula de enchimento; e - a Figura 7 é uma vista em perspectiva do elemento móvel da válvula de enchimento.
[016] É feita primeiramente referência às Figuras 1 e 2 com a finalidade de descrever, de modo geral, a estrutura de um dispensador de fluido recarregável em uma modalidade não-limitativa da invenção. O dispensador compreende os seguintes elementos componentes, a saber um reservatório de fluido 1, uma válvula de enchimento 2, uma tampa removível opcional 3, um elemento dispensador 4, um anel fixador 5 e um impulsor 6.
[017] Como exemplo, o elemento dispensador 4 pode ser uma bomba que compreende um corpo de bomba 41 que é munido na sua extremidade inferior de um tubo de imersão 42 e na sua extremidade superior de um colar de sustentação 43. A bomba também compreende uma haste de acionamento 44 que é móvel axialmente para baixo e para cima dentro do corpo 41, de modo a provocar variação do volume de uma câmara de bomba (não mostrada). Em um modo inteiramente convencional, a bomba 4 é munida de uma válvula de entrada e de uma válvula de saída em extremidades opostas da câmara de bomba, de modo que o fluido possa penetrar na câmara de bomba através do tubo de imersão 42 e da válvula de entrada aberta, e deixar a câmara de bomba através da válvula de saída aberta e da haste de acionamento 44 quando a referida câmara de bomba tiver sido colocada sob pressão. Este projeto é inteiramente convencional para uma bomba nos campos de perfumaria, cosmética e farmácia.
[018] O anel fixador 5 toma possível montar o elemento dispensador 4 de modo estacionário e estanque no reservatório 1. O anel fixador pode ainda estar incorporado ao elemento dispensador 4. O meio fixador compreende: meio de recepção 53 para receber, de modo estacionário e estável, o colar de sustentação 43 do corpo 41; uma saia fixadora 51 que está engatada dentro ou fora do reservatório; e uma placa 52 que pode ficar apoiada contra a extremidade superior do reservatório. O projeto específico do anel fixador 5 não é crítico para a presente invenção.
[019] O impulsor 6 está montado sobre a extremidade livre da haste de acionamento 44 do elemento dispensador 4. Inclui uma luva de conexão 61 que está engatada sobre a extremidade livre da haste de acionamento 44. A luva de conexão 61 é estendida por um duto interno 62 que conduz a um orifício de dispensador 63, por exemplo, na forma de um bocal de pulverização. Este projeto geral é inteiramente convencional para um impulsor nos campos de perfumaria, cosmética e farmácia. Dado que o impulsor não é um elemento crítico da presente invenção, não necessita ser descrito em maior detalhe.
[020] O reservatório de fluido 1 compreende um cilindro 10 que é geralmente cilíndrico. Na sua extremidade superior, o cilindro 10 define um gargalo 11 dentro do qual a saia fixadora 51 do anel 5 é engatada de modo estacionário e estanque. Na sua extremidade inferior, o cilindro 10 forma uma parede de fundo 13 que é munida de uma abertura 14 que está vantajosamente posicionada de modo centrado. Na abertura 14, a parede de fundo 13 forma um rebordo anular 15 que tem uma função que é explanada abaixo. Na abertura central 14, a parede de fundo 13 também define um sulco de fixação por encaixe 16. Na sua parede externa, a parede de fundo 13 forma uma rosca 17. A abertura 14 atravessa a parede de fundo, de modo que o interior do reservatório 1 possa comunicar-se com o exterior através da abertura. Além disso, o cilindro 10 também forma um canal de ventilação 12 que se estende sobre a maior parte da altura do recipiente 1. O canal de ventilação inclui uma entrada 121 que está posicionada na proximidade do gargalo 11. Contudo, isto não exclui o fato da entrada 121 estar posicionada remotamente do gargalo 11.0 canal de ventilação 12 também inclui uma saída 122 que se abre para fora na parede de fundo 13, ao lado da abertura 14. O canal de ventilação 12 é feito integralmente com o restante do reservatório 11. Em um modo inteiramente convencional, o reservatório com o seu canal de ventilação 12 pode ser feito por moldagem por injeção de um material plástico adequado. O canal de ventilação 12 pode ser formado por meio de um pino de moldagem que é removido do referido canal após moldagem. Vantajosamente, o pino de moldagem pode apresentar um formato que se adelgaça ou que é frustocônico, de modo que a seção de fluxo do canal de ventilação 12 aumenta a partir da entrada 121 até a saída 122. Na Figura 1, deve, portanto, ser observado que o canal de ventilação 12 apresenta uma configuração que se alarga na direção da saída 122. Com tal configuração para um pino de moldagem e um canal de ventilação, é garantido que o pino de moldagem seja mais robusto e que seja mais fácil de desenformar. Deverá ser observado que a seção de fluxo do canal de ventilação 12 na sua saída 122 corresponde substancialmente ao diâmetro do tubo de imersão 42, cujo diâmetro fica na faixa de aproximadamente 2 milímetros (mm) a 3 mm.
[021] A válvula de enchimento 2 é montada na parede de fundo 13 do reservatório e atravessa principalmente a abertura central 14. A válvula de enchimento 2 é formada por um elemento estacionário 20 e uma parte flexível 25. De modo muito geral, o elemento estacionário 20 forma uma base de válvula 24, e a parte flexível 25 forma um elemento móvel 27 que se apoia de modo seletivo e estanque contra a base de válvula 24. Na ausência de qualquer fluido sob pressão, o elemento móvel 27 apoia-se de modo estanque contra a base 24. Quando o elemento móvel está sujeito a fluido que apresenta pressão suficiente, o mesmo levanta-se da sua base de modo a criar uma passagem que toma possível conectar a saída do reservatório ao interior do reservatório.
[022] Em maior detalhe, a parte flexível 25 inclui um diafragma flexível 27 que apresenta uma ranhura 28, por exemplo na forma de uma cruz que é muito claramente visível na Figura 7. O diafragma flexível 27 é circundado por uma banda de ancoragem anular 26 que deve se apoiar contra o rebordo 15 formado dentro da abertura 14 da parede de fundo 13. A face superior do diafragma 27 está orientada na direção do interior do reservatório 1. A sua face inferior apoia- se contra a base de válvula 24 formada pelo elemento estacionário 20. Mais precisamente, o elemento estacionário 20 inclui um aro 21 que forma externamente um cordão de fixação por encaixe 211 que é recebido no sulco de fixação por encaixe 16 da parede de fundo 13 dentro da abertura 14. A extremidade superior do aro 21 entra em contato com a banda de ancoragem 26 do elemento móvel 25 e empurra-a fortemente contra o rebordo 15. Portanto, a parte flexível 25 é mantida de modo estacionário e estanque dentro da abertura 14. O elemento estacionário 20 também forma a base de válvula 24 que entra em contato com a face inferior do diafragma flexível 27. A base de válvula 24 pode ser na forma de um perno que está posicionado coaxialmente dentro do aro 21. O perno pode estar conectado ao aro 21 por meio de uma pluralidade de barras axiais, de modo a definir entre elas dutos de alimentação 242 que conduzem à face inferior do diafragma flexível 27. Na sua face inferior, a base de válvula 24 pode formar uma ou mais saliências de apoio 24 contra as quais um alojamento de recepção 23 se abre para fora.
[023] Com referência à Figura 3, é possível ver a válvula de enchimento 2 na sua posição de repouso. O diafragma flexível 27 apoia-se de modo estanque contra a base de válvula 24. Na Figura 4, a extremidade livre de uma haste de acionamento S2 de um elemento dispensador S1 que forma parte de uma garrafa fonte S é engatada dentro do alojamento de recepção 23 de modo a apoiar-se contra as saliências 241. Ao pressionar a haste de acionamento S2 fortemente para dentro do alojamento 23, o elemento dispensador S1 é acionado e fluido sob pressão é forçado através da haste de acionamento de modo a fluir sob pressão através dos dutos de alimentação 242 de modo a alcançar a face inferior do diafragma flexível 27 que é em seguida levantado, alargando a ranhura 28. O fluido pode então penetrar no reservatório 1. Deverá ser observado que a válvula de enchimento 2 é aberta sob a ação do fluido sob pressão, e não pela pressão mecânica exercida diretamente pela haste de acionamento S2.
[024] O elemento estacionário 20 também forma um disco 22 que se estende radialmente para fora a partir do aro 21. O disco 22 pode ser feito integralmente com o aro 21: em uma variante, o disco 22 pode ser montado ao redor do aro 21. O disco 22 entra em contato com a face inferior da parede de fundo 13 e cobre a saída 122 do canal de ventilação 12. Na invenção, o disco 22 forma uma passagem de ventilação que conecta a saída 122 do canal de ventilação 12 ao exterior. Como exemplo, a passagem de ventilação pode ser formada por um orifício de ventilação 222 que atravessa a espessura do disco 22 e que está vantajosamente posicionada na saída do canal de ventilação 12. Portanto, o orifício 222 conecta diretamente o canal 12 ao exterior. Vantajosamente, o orifício 222 apresenta uma seção de fluxo que é menor que a seção de fluxo do canal de ventilação 12 e, mais especificamente, menor que a seção de fluxo na sua saída 122. Isto é muito claramente visível nas Figuras 1, 3 e 4. Portanto, o orifício de ventilação 222 constitui uma passagem de saída de seção que é menor comparada com a seção do canal 12. Portanto, é evitado qualquer risco de vazamento ou de perda de fluido. A redução em seção concedida pelo orifício de ventilação 222 toma possível moldar o canal de ventilação 12 com um pino de moldagem de grande seção, melhorando deste modo a sua solidez. Em uma variante preferida, o orifício de ventilação 222 é combinado com um duto anular 221 que está posicionado entre a saída 122 e o orifício 222. Como exemplo, o duto anular 221 pode ser na forma de um sulco anular 221' (visível na Figura 6) que é formado na face superior do disco 22. Uma vez aplicada contra a face inferior da parede de fundo 13, o sulco anular 221' forma o duto anular 221. O duto anular é preferivelmente circular e apresenta um diâmetro tal que o duto anular 221 está posicionado em alinhamento com a saída 122 do canal 12. Como resultado do duto anular 221, não é mais necessário orientar o disco 22: o orifício de ventilação 222 pode estar situado em qualquer lugar em relação à saída 122. O duto anular 221 também toma possível fazer um segmento de passagem de ventilação que seja relativamente longo entre a saída 122 e o orifício de ventilação 222. Além disso, a seção de fluxo do duto anular 221 é muito menor que a seção de fluxo da saída 122, reduzindo deste modo ainda mais qualquer risco de vazamento de fluido no orifício de ventilação 222.
[025] Nesta modalidade, o canal anular 221 e o orifício de ventilação 222 são formados pelo disco 22 que forma uma parte integral do elemento estacionário 20. Contudo, sem ir além do âmbito da invenção, é possível formar o duto anular 221 e o orifício de ventilação 222 em um disco que seja montado sobre a parede de fundo do reservatório, mas que não esteja fixado à válvula de enchimento 2.
[026] A tampa removível 3 inclui uma parede de fundo 31 que é munida de uma gaxeta de vedação 32 para se achata contra o disco 22 de modo a fechar o orifício de ventilação 222 em um modo hermético. Com a finalidade de comprimir a gaxeta 32, a tampa 3 inclui uma borda rosqueada 33 que pode engatar com a rosca 17 do corpo de reservatório 1 em qualquer lugar, como pode ser visto muito claramente na Figura 3. Naturalmente, a parede de fundo 13 da tampa 3 também cobre a válvula de enchimento 2.
[027] Na configuração mostrada na Figura 3, o dispensador pode ser usado de modo convencional pelo acionamento do impulsor 6 de modo a dispensar doses de fluido. Uma vez o dispensador vazio, a tampa removível 3 pode ser removida e a haste de acionamento S2 da garrafa fonte S pode ser inserida no alojamento de recepção 23, como mostrado na Figura 4. É então suficiente pressionar a haste de acionamento S2 de modo a dispensar doses sucessivas de fluido, doses estas que são injetadas dentro do reservatório através da válvula de enchimento, na qual o diafragma flexível 27 foi forçado para o seu estado aberto. A Figura 5 mostra uma vista em seção transversal sobre a linha de seção C-C da Figura 3. Através do canal de ventilação 12, é possível em particular ver uma seção curta do duto anular 221 e o orifício de ventilação 222. É também possível observar o diafragma flexível 27 com a sua ranhura em forma de cruz 28. Na Figura 6, é possível observar as extremidades superiores dos dutos de alimentação 242 que se estendem entre o aro 21 e a base de válvula 24. O aro 21 é circundado pelo disco 22 de modo que, na sua face superior, forma um sulco anular 221' no fundo da qual é formado o orifício de ventilação 222.
[028] Por meio da presente invenção, o canal de ventilação pode ser feito integralmente com o reservatório sem ter que reduzir, de modo perigoso, a seção do pino de moldagem, dado que o canal de ventilação se comunica com o exterior através de uma passagem de ventilação que tem uma seção de fluxo que é pequena.
Claims (11)
1. DISPENSADOR DE FLUIDO RECARREGÁVEL que compreende: - um reservatório de fluido (1) que define um gargalo (11) e uma parede de fundo (13) munida de uma abertura (14); - uma válvula de enchimento (2) que é montada na abertura (14) da parede de fundo (13), a válvula de enchimento (2) incluindo um elemento móvel (27) e uma base de válvula (24) para o elemento móvel (27); - um elemento dispensador (4), tal como uma bomba, que é montado sobre o reservatório (1) de modo a levar o fluido, o elemento dispensador (4) incluindo um corpo (41) e uma haste de acionamento (44) que é móvel axialmente para baixo e para cima; - um impulsor (6) que está montado sobre a haste de acionamento (44) do elemento dispensador (4); e - um canal de ventilação (12) que se estende ao longo do reservatório de fluido (1) de modo a colocar o reservatório de fluido (1) em comunicação com a saída, o canal de ventilação (12) definindo uma entrada (121) na proximidade do gargalo (11), e uma saída (122) que se abre para fora na parede de fundo (13), o canal de ventilação (12) sendo feito integralmente com o reservatório de fluido (1); o dispensador caracterizado por incluir um elemento estacionário (20) que é montado sobre a parede de fundo (13) do reservatório de fluido (1), o elemento estacionário (20) formando uma passagem de ventilação (221, 222) que conecta a saída (122) do canal de ventilação (12) ao exterior.
2. DISPENSADOR, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela saída (122) do canal de ventilação (12) apresentar uma seção de fluxo que seja maior que a seção de fluxo da entrada (121).
3. DISPENSADOR, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 2, caracterizado pelo canal de ventilação (12) apresentar uma configuração que se alargue na direção da sua saída (122).
4. DISPENSADOR, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pela passagem de ventilação (221, 222) apresentar uma seção de fluxo que é menor que a seção de fluxo da saída (122).
5. DISPENSADOR, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pela passagem de ventilação compreender um orifício de ventilação (222) que está posicionado na saída (122).
6. DISPENSADOR, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pela passagem de ventilação compreender um duto anular (221) e um orifício de ventilação (222), o duto anular (221) conectando a saída (122) ao orifício de ventilação (222).
7. DISPENSADOR, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo elemento estacionário (20) incluir um disco (22) que é munido de um sulco anular (221') no qual é formado um orifício de ventilação (222) que atravessa a espessura do disco (22).
8. DISPENSADOR, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo elemento estacionário (20) também formar a base de válvula (24) da válvula de enchimento (2).
9. DISPENSADOR, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo elemento móvel da válvula de enchimento (2) compreender um diafragma flexível ranhurado (27) que se apoia de modo estanque sobre a base de válvula (24), na posição de repouso.
10. DISPENSADOR, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo diafragma flexível ranhurado (27) ser formado por uma parte flexível (25) que inclui ainda uma banda de ancoragem anular (26) na qual o diafragma flexível ranhurado (27) se estende, a banda de ancoragem anular (26) sendo encravada entre a parede de fundo (13) e o elemento estacionário (20).
11. DISPENSADOR, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado por compreender ainda uma tampa removível (3) que cobre o elemento estacionário (20) de modo hermético.
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
FR1350273A FR3000944B1 (fr) | 2013-01-11 | 2013-01-11 | Distributeur de produit fluide. |
FR1350273 | 2013-01-11 | ||
PCT/FR2014/050027 WO2014108637A1 (fr) | 2013-01-11 | 2014-01-09 | Distributeur de produit fluide |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR112015016509A2 BR112015016509A2 (pt) | 2017-07-11 |
BR112015016509B1 true BR112015016509B1 (pt) | 2020-11-10 |
Family
ID=47989239
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR112015016509-5A BR112015016509B1 (pt) | 2013-01-11 | 2014-01-09 | dispensador de fluido recarregável |
Country Status (7)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US9352346B2 (pt) |
EP (1) | EP2943285B1 (pt) |
CN (1) | CN104837565B (pt) |
BR (1) | BR112015016509B1 (pt) |
ES (1) | ES2621327T3 (pt) |
FR (1) | FR3000944B1 (pt) |
WO (1) | WO2014108637A1 (pt) |
Families Citing this family (8)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
WO2016036761A1 (en) | 2014-09-02 | 2016-03-10 | HCT Group Holdings Limited | Container with dispensing tip |
CN108367856B (zh) * | 2015-11-25 | 2019-11-26 | 科劲市场管理有限公司 | 具有回流机构的流体分配器 |
CN105465415B (zh) * | 2015-12-30 | 2017-10-13 | 广州中国科学院先进技术研究所 | 联动开闭系统及其联动开闭方法 |
CN105465419B (zh) * | 2015-12-30 | 2017-10-13 | 广州中国科学院先进技术研究所 | 气动开闭系统及其气动开闭方法 |
AU2017221053A1 (en) * | 2016-02-16 | 2018-08-02 | Aziende Chimiche Riunite Angelini Francesco A.C.R.A.F. S.P.A. | Dispenser with articulated dispensing tube |
FR3092014B1 (fr) | 2019-01-30 | 2022-07-29 | Aptar France Sas | Distributeur de produit fluide rechargeable |
US20220048056A1 (en) * | 2020-08-14 | 2022-02-17 | Ohhy Media Llc | Liquid dispenser |
USD1024604S1 (en) | 2021-07-14 | 2024-04-30 | Ohhy Media Llc | Liquid dispenser |
Family Cites Families (10)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CH502129A (de) * | 1968-04-27 | 1971-01-31 | Goldwell Gmbh | Vorrichtung zum Zerstäuben von Flüssigkeiten, mit Vorratsbehälter und aufladbarem Dosierzerstäuber |
CN86209847U (zh) * | 1986-12-08 | 1987-12-12 | 柳宗信 | 防回气热水自动排气阀 |
GB2229380A (en) * | 1989-03-21 | 1990-09-26 | Simon Beresford Winterflood | Refillable pen-style perfume atomiser |
FR2868050B1 (fr) * | 2004-03-24 | 2006-06-02 | Oreal | Ensemble de conditionnement et de distribution d'un produit |
US7735692B2 (en) * | 2006-10-10 | 2010-06-15 | Meadwestvaco Calmar, Inc. | Rotating dispenser head with locking and venting closure connector for an air foaming pump dispenser |
CA2688068A1 (en) * | 2007-05-28 | 2008-12-04 | Pwristine, Inc. | Wristband-mounted dispenser for liquids and powders with an improved dispensing mechanism |
CN201329329Y (zh) * | 2008-12-26 | 2009-10-21 | 东莞怡信磁碟有限公司 | 改进型便携可充式喷液瓶 |
CN202346156U (zh) * | 2011-09-16 | 2012-07-25 | 无锡圣马科技有限公司 | 一种便于充液的喷雾罐 |
FR2994867B1 (fr) * | 2012-09-04 | 2014-09-26 | Rexam Dispensing Sys | Flacon de distribution d’un produit fluide |
US9365408B2 (en) * | 2012-11-16 | 2016-06-14 | Zhejiang Jm Industry Co., Ltd. | Auto refill perfume atomizer |
-
2013
- 2013-01-11 FR FR1350273A patent/FR3000944B1/fr not_active Expired - Fee Related
-
2014
- 2014-01-09 ES ES14705808.5T patent/ES2621327T3/es active Active
- 2014-01-09 US US14/151,341 patent/US9352346B2/en not_active Expired - Fee Related
- 2014-01-09 EP EP14705808.5A patent/EP2943285B1/fr active Active
- 2014-01-09 WO PCT/FR2014/050027 patent/WO2014108637A1/fr active Application Filing
- 2014-01-09 CN CN201480003394.4A patent/CN104837565B/zh not_active Expired - Fee Related
- 2014-01-09 BR BR112015016509-5A patent/BR112015016509B1/pt active IP Right Grant
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
US9352346B2 (en) | 2016-05-31 |
EP2943285A1 (fr) | 2015-11-18 |
WO2014108637A1 (fr) | 2014-07-17 |
BR112015016509A2 (pt) | 2017-07-11 |
CN104837565B (zh) | 2017-07-28 |
ES2621327T3 (es) | 2017-07-03 |
CN104837565A (zh) | 2015-08-12 |
US20140197208A1 (en) | 2014-07-17 |
FR3000944A1 (fr) | 2014-07-18 |
FR3000944B1 (fr) | 2015-01-16 |
EP2943285B1 (fr) | 2017-03-08 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BR112015016509B1 (pt) | dispensador de fluido recarregável | |
BR102013021161B1 (pt) | fecho de dispensa para recipiente que contém fluido | |
US20150101705A1 (en) | Liquid dropper allowing quantitative withdrawal, and a cosmetic container equipped with the same | |
EP3150287B1 (en) | Trigger-type liquid dispenser | |
ITVI20000111A1 (it) | Pompa a soffietto per la distribuzione di liquidi | |
KR101867566B1 (ko) | 이중 배출수단을 갖는 화장품 용기 | |
BR102017002831A2 (pt) | Pump for a receptacle, in particular, a bottle for a cosmetic product, and a dispensing device understanding such pump | |
BR112014030387B1 (pt) | dispensador de gatilho | |
ES2452869T3 (es) | Dispositivo de distribución de producto fluido | |
ITBS20100187A1 (it) | Dispositivo di erogazione a grilletto | |
JP2013180775A (ja) | 二重容器 | |
ES2297149T3 (es) | Dispositivo de muestras de perfumes. | |
ES2400800T3 (es) | Sistema de distribuición de un producto fluido | |
PT2899135T (pt) | Dispositivo para verter líquido contido num recipiente | |
BR112015026782B1 (pt) | distribuidor de fluido recarregável | |
BR102018012895A2 (pt) | Bomba moldada para distribuir um produto fluido | |
US20160053474A1 (en) | Air Suction Spray Nozzle | |
ES2505259T3 (es) | Bomba de camisa deslizante | |
ES2738209T3 (es) | Dispensador de producto fluido | |
ES2379386T3 (es) | Cabeza de accionamiento y de distribución para una bomba | |
JP4449412B2 (ja) | 定量注出塗布容器 | |
ES2308178T3 (es) | Dispositivo de obturacion para distribuidor de producto liquido sin toma de aire. | |
ES2963075T3 (es) | Cabezal de dispensación de producto fluido y conjunto de moldeo de un tal cabezal | |
JP6076176B2 (ja) | ポンプ | |
JP2016008049A (ja) | 液体容器 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B06U | Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette] | ||
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B09W | Correction of the decision to grant [chapter 9.1.4 patent gazette] |
Free format text: RETIFICACAO DO DEFERIMENTO PUBLICADO NA RPI 2591 DE 01/09/2020. |
|
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette] |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 09/01/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. |