BR112015016373B1 - Estrutura de montagem de bateria para veículo - Google Patents

Estrutura de montagem de bateria para veículo Download PDF

Info

Publication number
BR112015016373B1
BR112015016373B1 BR112015016373-4A BR112015016373A BR112015016373B1 BR 112015016373 B1 BR112015016373 B1 BR 112015016373B1 BR 112015016373 A BR112015016373 A BR 112015016373A BR 112015016373 B1 BR112015016373 B1 BR 112015016373B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
vehicle
ductile
battery holder
pair
battery
Prior art date
Application number
BR112015016373-4A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112015016373A2 (pt
Inventor
Koki Ikeda
Kiyoshi Hokazono
Toshiya Miyashita
Tomohiro Sakurai
Kentaro Nakamura
Original Assignee
Toyota Jidosha Kabushiki Kaisha
Filing date
Publication date
Application filed by Toyota Jidosha Kabushiki Kaisha filed Critical Toyota Jidosha Kabushiki Kaisha
Priority claimed from PCT/JP2013/050244 external-priority patent/WO2014109024A1/ja
Publication of BR112015016373A2 publication Critical patent/BR112015016373A2/pt
Publication of BR112015016373B1 publication Critical patent/BR112015016373B1/pt

Links

Images

Abstract

ESTRUTURA DE MONTAGEM DE BATERIA PARA VEÍCULO. A presente invenção refere-se a uma estrutura de montagem de bateria (10) para um veículo, que inclui um suporte de bateria (20) formado de resina reforçada com fibra e fixado em uma carroçaria do veículo (12) via uma pluralidade de primeiras porções de fixação (40), uma bateria (30) fixada no suporte de bateria (20) via uma pluralidade de segundas porções de fixação (50); e membros dúcteis (52, 54) instalados entre a primeira porção de fixação (40) e a segunda porção de fixação (50).

Description

CAMPO TÉCNICO
[0001] A presente invenção refere-se a uma estrutura de montagem de bateria para um veículo.
TÉCNICA ANTECEDENTE
[0002] Tal estrutura é convencionalmente conhecida por um suporte de bateria para sustentar uma bateria de excitação (bateria) colocada em lado inferior com relação a uma porção de piso de um veículo elétrico ser moldado com o uso de material de resina reforçado com fibra e fixado às armações laterais (em um lado da carroçaria do veículo) colocadas nos lados direito e esquerdo de uma face inferior da porção de piso (por exemplo, vide Patente Japonesa No. 3606415).
SUMÁRIO DA INVENÇÃO PROBLEMA A SER SOLUCIONADO PELA INVENÇÃO
[0003] No entanto, a bateria de excitação é sustentada pelas armações laterais via suporte de bateria formado de resina reforçada com fibra. Devido a isto, quando uma carga de colisão fosse imposta ao suporte de bateria, no momento de uma colisão do veículo, uma fenda poderia ocorrer no suporte de bateria, de modo que a bateria de excitação poderia se desprender do suporte de bateria. Desse modo, é possível aperfeiçoar uma estrutura que impeça que uma bateria de excitação se desprenda de um suporte de bateria, quando uma carga de colisão for imposta ao suporte de bateria.
[0004] Em vista disto, a presente invenção destina-se a prover uma estrutura de montagem de bateria para um veículo que possa impedir que uma bateria se desprenda de um suporte de bateria formado de resina reforçada com fibra, mesmo quando uma carga for imposta ao suporte de bateria.
MEIOS PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA
[0005] A fim de atingir o objetivo acima, uma estrutura de montagem de bateria para um veículo, de acordo com um primeiro aspecto da presente invenção, inclui um suporte de bateria formado de resina reforçada com fibra, e fixado na carroçaria de um veículo via uma pluralidade de primeiras porções de fixação, uma bateria fixada no suporte de bateria via uma pluralidade de segundas porções de fixação, e um membro dúctil provido sobre a primeira porção de fixação e a segunda porção de fixação.
[0006] De acordo com o primeiro aspecto da presente invenção, o membro dúctil é provido sobre uma primeira porção de fixação para fixar o suporte de bateria à carroçaria do veículo e a segunda porção de fixação para fixar a bateria ao suporte de bateria. Consequentemente, mesmo que uma carga seja imposta ao suporte de bateria formado de resina reforçada com fibra, e uma fenda ocorra entre a primeira porção de fixação e a segunda porção de fixação, o membro dúctil impedirá que a bateria se desprenda do suporte de bateria.
[0007] Além disso, uma estrutura de montagem de bateria para um veículo, de acordo com um segundo aspecto da presente invenção, é configurada de tal modo que, na estrutura de montagem de bateria para um veículo de acordo com o primeiro aspecto, o membro dúctil seja provido sobre a primeira porção de fixação e a segunda porção de fixação adjacentes entre si.
[0008] De acordo com o segundo aspecto da presente invenção, o membro dúctil é provido sobre a primeira porção de fixação e a segunda porção de fixação adjacentes entre si. Consequentemente, o membro dúctil pode ser configurado de maneira compacta, impedindo assim, um aumento no peso e um aumento no custo, causados pela provisão do membro dúctil.
[0009] Além disso, uma estrutura de montagem de bateria para um veículo, de acordo com um terceiro aspecto da presente invenção, é configurada de tal modo que, na estrutura de montagem de bateria para um veículo de acordo com o primeiro aspecto, uma pluralidade de pares de fixações incluindo, cada qual, a primeira porção de fixação e a segunda porção de fixação adjacentes entre si, seja colocada de modo que os pares fiquem distanciados uns dos outros em uma direção dianteira-traseira da carroçaria do veículo e em uma direção da largura do veículo, e o membro dúctil seja estendido de modo a conectar a pluralidade de pares de fixações na direção dianteira-traseira da carroçaria do veículo ou na direção da largura do veículo.
[00010] De acordo com o terceiro aspecto da presente invenção, a pluralidade de pares de fixações incluindo, cada qual, a primeira porção de fixação e a segunda porção de fixação adjacentes entre si, e colocada de modo que os pares fiquem distanciados uns do outros na direção dianteira-traseira da carroçaria do veículo e na direção de largura do veículo, e conectados entre si pelo membro dúctil estendido na direção dianteira-traseira da carroçaria do veículo ou pelo membro dúctil estendido na direção da largura do veículo. Consequentemente, em um caso onde os pares de fixações são conectados entre si pelo membro dúctil estendido na direção dianteira-traseira da carroçaria do veículo, mesmo que uma carga seja imposta a partir da direção da largura do veículo e uma fenda ocorra entre os pares de fixações, será possível estavelmente impedir que a bateria se desprenda do suporte de bateria. Além disso, em um caso onde os pares de fixações são conectados entre si pelo membro dúctil estendido na direção da largura do veículo, mesmo que uma carga seja imposta a partir da direção dianteira-traseira da carroçaria do veículo e uma fenda ocorra entre os pares de fixações, será possível estavelmente impedir que a bateria se desprenda do suporte de bateria.
[00011] Além disso, uma estrutura de montagem de bateria para um veículo, de acordo com um quarto aspecto da presente invenção, é configurada de tal modo que, na estrutura de montagem de bateria para um veículo de acordo com o primeiro aspecto, uma pluralidade de pares de fixações incluindo, cada qual, a primeira porção de fixação e a segunda porção de fixação adjacentes entre si, seja colocada de modo que os pares fiquem distanciados uns dos outros em uma direção dianteira-traseira da carroçaria do veículo e em uma direção da largura do veículo, e o membro dúctil seja estendido de modo a conectar a pluralidade de pares de fixações na direção dianteira-traseira da carroçaria do veículo e na direção da largura do veículo.
[00012] De acordo com o quarto aspecto da presente invenção, a pluralidade de pares de fixações incluindo, cada qual, a primeira porção de fixação e a segunda porção de fixação adjacentes entre si, é colocada de modo que os pares fiquem distanciados uns do outros na direção dianteira-traseira da carroçaria do veículo e na direção da largura do veículo, e sejam conectados entre si pelos membros dúcteis estendidos na direção dianteira-traseira da carroçaria do veículo e na direção da largura do veículo. Consequentemente, mesmo que uma carga seja introduzida a partir da direção da largura do veículo ou da direção dianteira-traseira da carroçaria do veículo e uma fenda ocorra entre os pares de fixações, será possível estavelmente impedir que a bateria se desprenda do suporte de bateria.
[00013] Além disso, uma estrutura de montagem de bateria para um veículo, de acordo com um quinto aspecto da presente invenção, é configurada de tal modo que, na estrutura de montagem de bateria para um veículo de acordo com qualquer dos aspectos do primeiro ao quarto, o membro dúctil seja formado em uma forma plana.
[00014] De acordo com o quinto aspecto da presente invenção, o membro dúctil é formado em uma forma plana. Consequentemente, o membro dúctil pode ser configurado de maneira simples.
[00015] Além disso, uma estrutura de montagem de bateria para um veículo, de acordo com um sexto aspecto da presente invenção, é configurada de tal modo que, na estrutura de montagem de bateria para um veículo de acordo com qualquer dos aspectos do primeiro ao quarto, o suporte de bateria inclua uma parte superior e uma parte inferior configuradas de tal modo que suas porções periféricas externas sejam unidas entre si, de modo a formarem uma seção fechada, e o membro dúctil seja provido dentro da seção fechada.
[00016] De acordo com o sexto aspecto da presente invenção, o membro dúctil é provido dentro do suporte de bateria apresentando uma estrutura de seção fechada. Consequentemente, mesmo que uma carga seja imposta ao suporte de bateria, será possível efetivamente impedir que uma fenda ocorra no suporte de bateria e mais estavelmente impedir que a bateria se desprenda do suporte de bateria.
[00017] Além disso, uma estrutura de montagem de bateria para um veículo, de acordo com um sétimo aspecto da presente invenção, é configurada de tal modo que, na estrutura de montagem de bateria para um veículo de acordo com o sexto aspecto, o membro dúctil inclua um membro superior e um membro inferior configurados de tal modo que suas porções de flange sejam unidas entre si, de modo a formarem uma seção fechada, e uma porção de flange do membro superior e uma porção de flange do membro inferior, no lado da porção periférica externa, sejam intercaladas entre a porção periférica externa da parte superior do suporte de bateria e a porção periférica externa da parte inferior do suporte de bateria, de modo a serem unidas entre si.
[00018] De acordo com o sétimo aspecto da presente invenção, o membro dúctil apresenta uma estrutura de seção fechada, e a porção de flange do membro superior e a porção de flange do membro inferior são intercaladas entre a porção periférica externa da parte superior do suporte de bateria e a porção periférica externa da parte inferior do suporte de bateria, de modo a serem unidas entre si. Isto, consequentemente, aperfeiçoa a resistência ao impacto do suporte de bateria. Consequentemente, mesmo que uma carga seja imposta ao suporte de bateria, será possível mais efetivamente impedir que uma fenda ocorra no suporte de bateria. Com isso, é possível mais estavelmente impedir que a bateria se desprenda do suporte de bateria.
EFEITOS VANTAJOSOS DA INVENÇÃO
[00019] Conforme descrito acima, de acordo com o primeiro aspecto da presente invenção, mesmo que uma carga seja imposta ao suporte de bateria formado de resina reforçada com fibra, será possível impedir que a bateria se desprenda do suporte de bateria.
[00020] De acordo com o segundo aspecto da presente invenção, é possível configurar o membro dúctil de maneira compacta e impedir um aumento no peso e um aumento no custo de fabricação.
[00021] De acordo com o terceiro aspecto da presente invenção, mesmo que uma carga seja imposta ao suporte de bateria formado de resina reforçada com fibra a partir da direção da largura do veículo ou da direção dianteira-traseira da carroçaria do veículo, será possível estavelmente impedir que a bateria se desprenda do suporte de bateria.
[00022] De acordo com o quarto aspecto da presente invenção, mesmo que uma carga seja introduzida no suporte de bateria formado de resina reforçada com fibra a partir da direção da largura do veículo ou da direção dianteira-traseira da carroçaria do veículo, será possível estavelmente impedir que a bateria se desprenda do suporte de bateria.
[00023] De acordo com o quinto aspecto da presente invenção, é possível configurar o membro dúctil de maneira simples.
[00024] De acordo com o sexto aspecto da presente invenção, mesmo que uma carga seja imposta ao suporte de bateria formado de resina reforçada com fibra, será possível mais estavelmente impedir que a bateria se desprenda do suporte de bateria.
[00025] De acordo com o sétimo aspecto da presente invenção, é possível aperfeiçoar a resistência ao impacto do suporte de bateria formado de resina reforçada com fibra, e mesmo que uma carga seja imposta ao suporte de bateria, será possível mais estavelmente impedir que a bateria se desprenda do suporte de bateria.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[00026] A Figura 1 é uma vista em perspectiva explodida, que ilustra uma estrutura de montagem de bateria para um veículo de acordo com uma primeira concretização.
[00027] A Figura 2 é uma vista plana que ilustra a estrutura de montagem de bateria para um veículo de acordo com uma primeira concretização.
[00028] A Figura 3 é uma vista em seção tomada ao longo da seta A- A na Figura 2.
[00029] A Figura 4 é uma vista plana que ilustra uma modificação da estrutura de montagem de bateria para um veículo de acordo com a primeira concretização.
[00030] A Figura 5 é uma vista em seção tomada ao longo da seta BB na Figura 4.
[00031] A Figura 6 é uma vista plana que ilustra uma estrutura de montagem de bateria para um veículo de acordo com uma segunda concretização.
[00032] A Figura 7 é uma vista em seção tomada ao longo de uma seta C-C na Figura 6.
[00033] A Figura 8 é uma vista plana que ilustra uma estrutura de montagem de bateria para um veículo de acordo com uma terceira concretização.
[00034] A Figura 9 é uma vista em seção tomada ao longo da seta DD na Figura 8.
[00035] A Figura 10 é uma vista em seção tomada ao longo da seta E-E na Figura 8.
[00036] A Figura 11 é uma vista em seção que ilustra uma modificação da estrutura de montagem de bateria para um veículo de acordo com a terceira concretização.
[00037] A Figura 12 é uma vista plana que ilustra uma estrutura de montagem de bateria para um veículo de acordo com uma quarta concretização.
[00038] A Figura 13 é uma vista em seção tomada ao longo da seta F-F na Figura 12.
[00039] A Figura 14 é uma vista plana que ilustra uma modificação da estrutura de montagem de bateria para um veículo de acordo com a quarta concretização.
[00040] A Figura 15 é uma vista em seção tomada ao longo da seta G-G na Figura 14.
MODOS PARA SE EXECUTAR A INVENÇÃO
[00041] Detalhes de concretizações da presente invenção serão descritos abaixo com referência aos desenhos. Nota-se que, para fins de conveniência da descrição, em cada um dos desenhos, uma seta UP indica uma direção para cima da carroçaria do veículo, uma seta FR indica uma direção dianteira da carroçaria do veículo, e uma seta OUT indica um lado externo em uma direção da largura do veículo. Além disso, na seguinte descrição, em um caso onde as direções para cima e para baixo, as direções dianteira e traseira, e as direções direita e esquerda são descritas sem qualquer descrição especial, elas respectivamente indicam para cima e para baixo de uma direção para cima-para baixo da carroçaria do veículo, a dianteira e a traseira de uma direção dianteira-traseira da carroçaria do veículo, e a direita e a esquerda de uma direção direita-esquerda da carroçaria do veículo (uma direção da largura do veículo). PRIMEIRA CONCRETIZAÇÃO Inicialmente, é descrita uma primeira concretização. Conforme ilustrado nas Figuras de 1 a 3, uma estrutura de montagem de bateria 10 para um veículo, de acordo com a presente concretização, que é aplicada a um veículo, tal como um veículo elétrico, inclui um suporte de bateria (um suporte de pilha) 20 formado de resina reforçada com fibra e fixado, via uma pluralidade de primeiras porções de fixação 40, a um painel de piso de metal (a carroçaria de um veículo) 12 que constitui o piso do veículo, uma pilha de células de combustível 30, como uma bateria fixada ao suporte de bateria 20, via uma pluralidade de segundas porções de fixação 50, e uma pluralidade (por exemplo, dois) de membros dúcteis 52, 54, cada qual provido sobre a primeira porção de fixação 40 e a segunda porção de fixação 50.
[00042] O painel de piso 12 inclui uma porção de túnel 14 provida em sua parte central na direção da largura do veículo e se estendendo na direção dianteira-traseira da carroçaria do veículo, e porções de montagem dianteiras direita e esquerda emparelhadas 16 apresentando, cada qual, uma forma em seção rebaixada, quando vistas a partir da direção dianteira-traseira da carroçaria do veículo, são providas nos lados dianteiros da carroçaria do veículo de ambos os lados direito e esquerdo da porção de túnel 14. Além disso, porções de montagem traseiras direita e esquerda emparelhadas 18 apresentando, cada qual, uma forma em seção rebaixada, quando vistas a partir da direção da largura do veículo, são providas nos lados traseiros da carroçaria do veículo de ambos os lados direito e esquerdo da porção de túnel 14.
[00043] Cada das porções de montagem dianteiras 16 é provida com dois furos atravessantes 16A alinhados na direção dianteira-traseira da carroçaria do veículo e configurados para passar as cavilhas de flange 92 através dos mesmos, e cada das porções de montagem traseiras 18 é provida com um furo atravessante 18A configurado para passar uma cavilha de flange 92 através do mesmo. Quando o suporte de bateria 20 for fixado, com as cavilhas de flange 92 e as porcas 94, em cada das porções de montagem dianteiras 16 e cada das porções de montagem traseiras 18, o suporte de bateria 20 será colocado em um lado inferior da carroçaria do veículo com relação ao painel de piso 12 (vide Figura 3).
[00044] O suporte de bateria 20 inclui pelo menos uma armação superior plana 22 como uma parte superior de suporte de bateria, e uma armação inferior na forma de bandeja 24 como uma parte inferior de suporte de bateria. Conforme ilustrado na Figura 2, a armação superior 22 é formada em uma forma de "projeção", em uma vista plana, na qual uma parte central dianteira se projeta para um lado dianteiro da carroçaria do veículo de modo a ajustar uma forma da porção de acondicionamento externa posteriormente mencionada 32 da pilha de células de combustível 30, e a armação inferior 24 também é formada em uma forma de "projeção" em uma vista plana.
[00045] Mais especificamente, conforme ilustrado na Figura 1, a armação inferior 24 inclui: uma porção inferior plana 25 formada em uma forma de "projeção" em uma vista plana, uma porção de parede lateral 26 provida de maneira vertical de modo a ser integrada com uma parte periférica da porção inferior 25; e uma porção pendente plana (uma porção periférica externa) 27 que se projeta para fora a partir de uma extremidade superior da porção de parede lateral 26 de maneira integral. Uma forma externa incluindo a porção pendente 27 em uma vista plana tem o mesmo tamanho que a armação superior 22.
[00046] Quando a porção pendente 27 da armação inferior 24 for unida a uma porção periférica externa 23 da armação superior 22 com um adesivo e cavilhas/porcas (não mostradas), o suporte de bateria 20 será configurado para ter uma estrutura de seção fechada retangular. Consequentemente, uma pluralidade de (por exemplo, quatro) furos atravessantes 21 configurados para passar cavilhas através dos mesmos é formada em ambas as partes laterais direita e esquerda da porção periférica externa 23 (a porção pendente 27) (vide Figura 2).
[00047] Além disso, essa parte central dianteira da porção periférica externa 23 que se projeta para o lado dianteiro da carroçaria do veículo é uma porção protuberante 23A, e essa parte central dianteira da porção pendente 27 que se projeta para o lado dianteiro da carroçaria do veículo é uma porção protuberante 27A. Dois furos atravessantes 23B alinhados na direção dianteira-traseira da carroçaria do veículo são formados em cada das partes laterais direita e esquerda da porção protuberante 23A da porção periférica externa 23, e um furo atravessante 23C é formado em cada dos lados direito e esquerdo de uma extremidade traseira da porção periférica externa 23.
[00048] Além disso, dois furos atravessantes 27B alinhados na direção dianteira-traseira da carroçaria do veículo (de modo a se comunicar com os furos atravessantes 23B) são formados em cada das partes laterais direita e esquerda da porção protuberante 27A da porção pendente 27, e um furo atravessante 27C (que se comunica com o furo atravessante 23C) é formado em cada dos lados direito e esquerdo de uma extremidade traseira da porção pendente 27. Estes furos atravessantes 23B, 23C, 27B, 27C servem como furos de inserção para membros de colar 48 e cavilhas de flange 92 para fixar o suporte de bateria 20 ao painel de piso 12 (vide Figuras 1, 3).
[00049] Além disso, a porção protuberante 23A da porção periférica externa 23 é provida com um furo atravessante 23D adjacentemente em um lado interno, na direção da largura do veículo, com relação aos dois furos atravessantes 23B. Cada dos lados direito e esquerdo da extremidade traseira da porção periférica externa 23 é provido com um furo atravessante 23E adjacentemente em um lado externo, na direção da largura do veículo, com relação a um furo atravessante 23C. Cada dos furos atravessantes 23D, 23E serve como um orifício de derramamento para uma porca de solda 98 para fixar a pilha de células de combustível acima mencionada 30 ao suporte de bateria 20 (vide Figura 3).
[00050] É notado que, conforme ilustrado na Figura 3, uma armação de reforço 28 formada de resina reforçada com fibra pode ser provida, como um membro intermediário, entre a armação superior 22 e a armação inferior 24, de modo a configurar o suporte de bateria 20 para ter uma forma de seção fechada. A armação de reforço 28 é provida integralmente com uma pluralidade de porções rebaixadas 28A que se estendem na direção dianteira-traseira da carroçaria do veículo, e uma face inferior de cada das porções rebaixadas 28A é unida à face superior da porção inferior 25 da armação inferior 24 com um adesivo.
[00051] Uma face superior da armação de reforço 28 é unida a uma face inferior da armação superior 22 com um adesivo, e uma porção periférica externa 28B da armação de reforço 28 é sanduichada entre a porção periférica externa 23 da armação superior 22 e a porção pendente 27 da armação inferior 24, de modo que elas sejam unidas entre si. A armação de reforço 28 aperfeiçoa a resistência (rigidez) do suporte de bateria 20.
[00052] É notado que a armação de reforço 28 aqui ilustrada, é configurada de tal modo que suas porções rebaixadas 28A sejam formadas em posições correspondendo aos furos atravessantes 23D, 23E, de modo a poderem receber as porcas de solda 98. Além disso, furos atravessantes 28C configurados para passar os membros de colar 48 através dos mesmos são formados na porção periférica externa 28B da armação de reforço 28.
[00053] Conforme ilustrado nas Figuras de 1 a 3, a pilha de células de combustível 30 é configurada de tal modo que sua porção de acondicionamento externa 32 seja formada de metal (ou resina) em uma forma de caixa apresentando uma forma protuberante em uma vista plana, e porções de perna 34 que se projetam para fora são formadas integralmente em uma pluralidade de partes de uma periférica de extremidade inferior da porção de acondicionamento externa 32. Mais especificamente, as porções de perna 34 são providas, de maneira protuberante, em extremidades inferiores de ambas as paredes laterais direita e esquerda 32A dessa parte central dianteira da porção de acondicionamento externa 32 que se projeta para o lado dianteiro da carroçaria do veículo, e em extremidades inferiores dos lados direito e esquerdo de uma parede traseira 32B da seção de acondicionamento externa 32.
[00054] Cada das porções de perna 34 é provida com um furo atravessante 34A configurado para passar o membro de colar posteriormente mencionado 38 e a cavilha de flange 96 através do mesmo. É notado que um membro cilíndrico 36 com um flange de reforço é inserido em cada furo atravessante 34A de um lado inferior da carroçaria do veículo, e uma superfície periférica externa de uma porção cilíndrica 36A como sua porção central de eixo é unida a uma superfície periférica interna de cada furo atravessante 34A com um adesivo.
[00055] Quando a pilha de células de combustível 30 for fixada ao suporte de bateria 20, o membro de colar cilíndrico 38 será inserido em um furo atravessante da porção cilíndrica 36A do membro cilíndrico 36, de modo que uma superfície de extremidade inferior do membro de colar 38 e uma face inferior de uma porção de flange 36B do membro cilíndrico 36 façam contato com uma face superior do membro dúctil posteriormente mencionado 52, 54 (vide Figura 3).
[00056] Conforme ilustrado nas Figuras 1 a 3, na vista superior da armação superior 22, membros dúcteis geralmente elípticos 52, 54 são providos, respectivamente, sobre o furo atravessante 23B (uma primeira porção de fixação 40) e o furo atravessante 23D (uma segunda porção de fixação 50) adjacentes entre si do lado dianteiro, e sobre o furo atravessante 23C (uma primeira porção de fixação 40) e o furo atravessante 23E (uma segunda porção de fixação 50) adjacentes entre si.
[00057] Cada dos membros dúcteis 52, 54 é moldado em uma forma plana com o uso de uma placa de aço de alta resistência ou uma placa de aço de resistência ultra-alta, por exemplo. Furos atravessantes 52A, 52B se comunicam com furos atravessantes 23B, 23D, e furos atravessantes 54A, 54B que se comunicam com os furos atravessantes 23C, 23E são formados em respectivas ambas as extremidades dos membros dúcteis 52, 54.
[00058] Além disso, conforme ilustrado na Figura 2, tamanhos do membro dúctil 52 e do membro dúctil 54 são determinados apropriadamente de acordo com uma distância entre o furo atravessante 23B e o furo atravessante 23D adjacentes entre si, e uma distância entre o furo atravessante 23C e o furo atravessante 23E adjacentes entre si, respectivamente. Consequentemente, em um caso do suporte de bateria 20 ilustrado aqui, o membro dúctil 54 é formado para ter um tamanho maior do que o membro dúctil 52.
[00059] Além disso, cada um dos membros dúcteis 52, 54 é unido a uma face superior da armação superior 22 com um adesivo, de modo a ser integrado com a armação superior 22. Conforme ilustrado na Figura 3, a porca de solda 98 que se comunica coaxialmente com o furo atravessante 52B, 54B é provida de antemão em uma face inferior de uma extremidade interna, na direção da largura do veículo, do membro dúctil 52, 54.
[00060] Além disso, conforme ilustrado na Figura 3, um membro de reforço de metal 42 que cobre pelo menos a porção de parede lateral 26 é provido no lado inferior da porção pendente 27 do suporte de bateria 20. O membro de reforço 42 é configurado para ter uma forma de seção fechada com a união de uma porção de flange 44A do painel superior 44 a uma porção de flange 46A do painel inferior 46, e furos atravessantes 44B, 46B que se comunicam entre si em uma direção para cima-para baixo da carroçaria do veículo são formados no painel superior 44 e no painel inferior 46, respectivamente.
[00061] O membro de colar cilíndrico 48 formado de metal (por exemplo, ferro), é passado através dos furos atravessantes 44B, 46B, e sua superfície periférica externa 48A é unida ao painel superior 44 e ao painel inferior 46 por soldagem. Além disso, o membro de colar 48 se projeta para o lado superior da carroçaria do veículo a partir da face superior do painel superior 44, de modo a ser passado através dos furos atravessantes 27B, 23B, 52A ou dos furos atravessantes 27C, 23C, 54A.
[00062] É notado que o painel superior 44 do membro de reforço 42 é unido a uma face inferior da porção pendente 27, a uma superfície externa da porção de parede lateral 26, e a uma parte de uma face inferior da porção inferior 25 com um adesivo. Consequentemente, conforme ilustrado na Figura 3, o painel superior 44 é configurado de tal modo que seu lado interno na direção da largura do veículo seja dobrado para ter uma seção geralmente na forma de "L" de modo a seguir as formas da porção pendente 27, da porção de parede lateral 26, e da porção inferior 25. O painel inferior 46 é configurado de tal modo que seu lado externo na direção da largura do veículo seja dobrado para ter uma seção geralmente na forma geralmente de "L" invertido de modo a formar uma forma de seção fechada retangular com o painel superior 44.
[00063] Aqui, são descritas uma estrutura da primeira porção de fixação 40 do suporte de bateria 20 com relação ao painel de piso 12, e uma estrutura da segunda porção de fixação 50 da pilha de células de combustível 30 com relação ao suporte de bateria 20. É notado que a primeira porção de fixação 40 e a segunda porção de fixação 50, providas em um lado do membro dúctil 52, apresentam as mesmas estruturas que a primeira porção de fixação 40 e a segunda porção de fixação 50, providas em um lado do membro dúctil 54. Consequentemente, a seguir, é descrito o lado do membro dúctil 52 como um exemplo.
[00064] A primeira porção de fixação 40 é inicialmente descrita.Conforme ilustrado na Figura 3, o membro de colar 48 é passado através dos furos atravessantes 44B, 46B do membro de reforço 42, de modo a ser ligado ao membro de reforço 42. Consequentemente, quando o membro de reforço 42 for conectado ao lado inferior da porção pendente 27, o membro de colar 48 será passado, do lado inferior da carroçaria do veículo, através de cada dos furos atravessantes 27B, 23B da porção pendente 27 (a porção protuberante 27A) e da porção periférica externa 23 (porção protuberante 23A), e do furo atravessante 52A do membro dúctil 52.
[00065] Em seguida, a cavilha de flange 92 é passada através do furo atravessante 48B do membro de colar 48 a partir do lado inferior da carroçaria do veículo, de modo a se projetar para o lado superior da carroçaria do veículo a partir do furo atravessante 16A formado na porção de montagem dianteira 16 do painel de piso 12, e então, a cavilha de flange 92 é rosqueadamente engatada com uma porca 94. É notado que a cavilha de flange 92 é também fixada ao lado do membro dúctil 54, isto é, em um lado da porção de montagem traseira 18, da mesma maneira. Com isso, o suporte de bateria 20 é fixado ao painel de piso 12. Uma parte de fixação incluindo o membro de colar 48 serve como a primeira porção de fixação 40.
[00066] Em seguida, será descrita a segunda porção de fixação 50. Conforme ilustrado na Figura 3, a porção de perna 34 (mais especificamente, a porção de flange 36B do membro cilíndrico 36 provida integralmente com o furo atravessante 34A) da pilha de células de combustível 30 é colocada na face superior do suporte de bateria 20 (a armação superior 22). Depois, o membro de colar 38 é inserido a partir do lado superior da carroçaria do veículo no furo atravessante do membro cilíndrico 36, de modo a ser passado através do furo atravessante 38A do membro de colar 38 e através do furo atravessante 52B do membro dúctil 52.
[00067] Subsequentemente, a cavilha de flange 96 na qual é ajustada uma arruela 97 apresentando um diâmetro externo maior do que um diâmetro externo do membro cilíndrico 36 é inserida do lado superior da carroçaria do veículo no furo atravessante 38A do membro de colar 38, de modo a ser rosqueadamente engatada com a porca de solda 98 provida na face inferior do membro dúctil 52. É notado que a cavilha de flange 96 também é fixada ao lado do membro dúctil 54 da mesma maneira. Com isso, a pilha de células de combustível 30 é fixada ao suporte de bateria 20, e sua parte de fixação serve como a segunda porção de fixação 50. Isto é, a pilha de células de combustível 30 é fixada ao suporte de bateria 20 via os membros dúcteis 52, 54.
[00068] A seguir, são descritos os efeitos da estrutura de montagem de bateria 10 para um veículo, assim configurado, de acordo com a primeira concretização da presente invenção.
[00069] Quando o veículo apresentar uma colisão lateral, parte de uma carga de colisão imposta ao mesmo será transmitida para o suporte de bateria 20 formado de resina reforçada por fibra. Aqui, os membros dúcteis 52, 54 são, respectivamente, providos sobre a primeira porção de fixação 40 e a segunda porção de fixação 50 no lado dianteiro do veículo do suporte de bateria 20, e sobre a primeira porção de fixação 40 e a segunda porção de fixação 50 no lado traseiro do veículo do suporte de bateria 20.
[00070] Consequentemente, mesmo que parte da carga de colisão seja imposta ao suporte de bateria 20 apresentando um baixo limite de distorção e uma fenda (ou ruptura) ocorram entre a primeira porção de fixação 40 e a segunda porção de fixação 50, os membros dúcteis 52, 54 poderão impedir que a pilha de células de combustível 30 se desprenda do suporte de bateria 20.
[00071] É notado que, mesmo quando o veículo tiver uma colisão de extremidade dianteira ou uma colisão de extremidade traseira, será possível impedir que a pilha de células de combustível 30 se desprenda do suporte de bateria 20 de maneira similar. Além disso, mesmo que uma carga seja imposta ao suporte de bateria 20 proveniente de um obstáculo na superfície de uma estrada produzindo, portanto, uma fenda (ou ruptura), os membros dúcteis 52, 54 poderão impedir que a pilha de células de combustível 30 se desprenda do suporte de bateria 20.
[00072] Além disso, uma vez que os membros dúcteis 52, 54 são formados em uma forma plana, eles podem ser configurados de maneira simples. Além disso, os membros dúcteis 52, 54 são providos, cada qual, entre a primeira porção de fixação 40 e a segunda porção de fixação 50 adjacentes entre si, de modo que eles possam ser configurados de maneira compacta. Consequentemente, mesmo em uma configuração provida com os membros dúcteis 52, 54, sera possível impedir um aumento no peso do veículo e um aumento no custo de fabricação.
MODIFICAÇÃO DA QUARTA CONCRETIZAÇÃO
[00073] A seguir, é descrita uma modificação da primeira concretização. Conforme ilustrado nas Figuras 4 e 5, os membros dúcteis 56, 58, de acordo com a presente modificação, são configurados, cada qual, para ter uma forma de seção fechada, e para serem providos integralmente em um suporte de bateria 20 apresentando uma forma de seção fechada.
[00074] Conforme ilustrado na Figura 5, o membro dúctil 56 inclui um painel superior 62 como um membro superior, e um painel inferior 64 como um membro inferior. O membro dúctil 56 é configurado para ter uma forma de seção fechada com a união de uma porção de flange 62A do painel superior 62 a uma porção de flange 64A do painel inferior 64.
[00075] Furos atravessantes 62B, 64B, que se comunicam entre si na direção para cima-para baixo da carroçaria do veículo, são formados no painel superior 62 e no painel inferior 64, respectivamente. Um membro de colar 48 é configurado para ser passado através de furos atravessantes 62B, 64B, e uma superfície periférica externa 48A do membro de colar 48 é unida ao painel superior 62 e ao painel inferior 64 por soldagem.
[00076] Uma porção em relevo 63 que se projeta para o lado superior da carroçaria do veículo e que apresenta uma forma circular em uma vista plana é formada no painel superior 62, e um furo atravessante 63A configurado para passar uma cavilha de flange 96 através do mesmo é formado em uma parte central da porção em relevo 63. Uma porca de solda 98 que se comunica coaxialmente com o furo atravessante 63A é provida na face inferior da porção em relevo 63.
[00077] O suporte de bateria 20 inclui uma armação de reforço 28 provida entre uma armação superior 22 e uma armação inferior 24. Furos atravessantes 22A, 28C, 25A configurados para passar o membro de colar 48 através dos mesmos são formados na armação superior 22, na armação de reforço 28, e em uma porção inferior 25 da armação inferior 24, respectivamente. Furos atravessantes 22B, 28D são formados na armação superior 22 e na armação de reforço 28 de modo que a porção em relevo 63 se projete a partir de uma face superior da armação superior 22. Uma porção de dobra 28E para dobrar em uma maneira escalonada é formada em um lado interno da armação de reforço 28 na direção da largura do veículo.
[00078] Consequentemente, o suporte de bateria 20 é montado da seguinte maneira. Primeiro, o membro dúctil 56 é provido na armação inferior 24. Neste momento, uma extremidade inferior do membro de colar 48 é passada através do furo atravessante 25A formado na porção inferior 25. Depois, pelo menos uma face inferior da porção de flange 64A do painel inferior 64 do membro dúctil 56 é unida à face superior de uma porção pendente 27 da armação inferior 24 com um adesivo.
[00079] Em seguida, a armação de reforço 28 é colocada no membro dúctil 56. Neste momento, o membro de colar 48 é passado através do furo atravessante 28C, e a porção em relevo 63 é passada através do furo atravessante 28D. Além disso, pelo menos uma face inferior de uma porção periférica externa 28B da armação de reforço 28 é unida à face superior da porção de flange 62A do painel superior 62 do membro dúctil 56 com um adesivo. Também, uma face inferior da porção de dobra 28E da armação de reforço 28 é unida à face superior da porção de flange 62A do painel superior 62 do membro dúctil 56, e à face superior da porção inferior 25 com um adesivo.
[00080] Finalmente, a armação superior 22 é colocada na armação de reforço 28. Neste momento, o membro de colar 48 é passado através do furo atravessante 22A, e a porção em relevo 63 é passada através do furo atravessante 22B. Depois, pelo menos uma face inferior de uma porção periférica externa 23 da armação superior 22 é unida à face superior da porção periférica externa 28B da armação de reforço 28 com um adesivo. Com isso, o membro dúctil 56 apresentando uma formação de seção fechada é integralmente provido no suporte de bateria 20.
[00081] Com tal configuração, o membro dúctil 56 apresentando uma forma de seção fechada é provido sobre uma primeira porção de fixação 40 e uma segunda porção de fixação 50, de modo que a primeira porção de fixação 40 possa ser firmemente conectada à segunda porção de fixação 50 e uma resistência ao impacto do suporte de bateria 20 possa ser aperfeiçoada.
[00082] Consequentemente, será possível efetivamente impedir a ocorrência de uma fenda (ou ruptura) entre a primeira porção de fixação 40 e a segunda porção de fixação 50 no momento quando uma carga de colisão for imposta ao suporte de bateria 20. Adicionalmente, mesmo que uma fenda (ou ruptura) ocorra entre a primeira porção de fixação 40 e a segunda porção de fixação 50, será possível estavelmente impedir que uma pilha de células de combustível 30 se desprenda do suporte de bateria 20.
[00083] É notado que um lado do membro dúctil 58 é similar ao lado do membro dúctil 56, sendo assim omitida uma descrição do mesmo. Além disso, os membros dúcteis 52, 54, 56, 58 de acordo com a primeira concretização não são limitados às formas ilustradas nas figuras, uma vez que eles apresentam formas que podem ser providas sobre a primeira porção de fixação 40 e a segunda porção de fixação 50 adjacentes entre si. Consequentemente, na seguinte descrição, mesmo que um membro dúctil apresentando uma forma de seção fechada, e provido sobre uma primeira porção de fixação 40 e uma segunda porção de fixação 50 adjacentes entre si apresente uma forma diferente das formas ilustradas nas Figuras 4 e 5, um sinal de referência 56, 58 será atribuído ao membro dúctil, sendo aqui omitida uma descrição detalhada do mesmo.
SEGUNDA CONCRETIZAÇÃO
[00084] A seguir, será descrita uma segunda concretização. É notado que uma porção equivalente a uma porção na primeira concretização (incluindo a modificação) apresenta o mesmo sinal de referência, como a porção na primeira concretização, e uma descrição detalhada da mesma (incluindo efeitos comuns) é apropriadamente omitida.
[00085] Além disso, na segunda descrição, uma primeira porção de fixação 40 e uma segunda porção de fixação 50 adjacentes entre si são assumidas como um par de fixações, e um par em um lado esquerdo- dianteiro do veículo é referido como um par de fixações 60, um par em um lado direito-dianteiro do veículo é referido como um par de fixações 70, um par em um lado esquerdo-traseiro do veículo é referido como um par de fixações 80, e um par em um lado direito-traseiro do veículo é referido como um par de fixações 90. Isto é, os pares de fixações 60, 70, 80, 90 são colocados de modo a ficarem distanciados uns dos outros na direção dianteira-traseira da carroçaria do veículo e na direção da largura do veículo.
[00086] Conforme ilustrado na Figura 6, na segunda concretização, o par de fixações 60 no lado esquerdo do veículo e um par de fixações 70 no lado direito do veículo, no lado dianteiro do veículo, são conectados entre si por um membro dúctil 66 que se estende na direção da largura do veículo e que apresenta uma forma de seção fechada. Adicionalmente, o par de fixações 80 no lado esquerdo do veículo e o par de fixações 90 no lado direito do veículo, no lado traseiro do veículo, são conectados entre si por um membro dúctil 68 que se estende na direção da largura do veículo e que apresenta uma forma de seção fechada. É notado que o membro dúctil 66 e o membro dúctil 68 apresentam a mesma configuração, de modo que a descrição é feita tomando o membro dúctil 66 como um exemplo.
[00087] Conforme ilustrado na Figura 7, o membro dúctil 66 inclui um painel superior 72 como um membro superior, e um painel inferior 74 como um membro inferior. O membro dúctil 66 é configurado para ter uma forma de seção fechada com a união de uma porção de flange 72A do painel superior 72 a uma porção de flange 74A do painel inferior 74.
[00088] Furos atravessantes 72B, 74B, que se comunicam entre si na direção para cima-para baixo da carroçaria do veículo, são formados no painel superior 72 e no painel inferior 74, respectivamente. Um membro de colar 48 é configurado para ser passado através dos furos atravessantes 72B, 74B, e uma superfície periférica externa 48A do membro de colar 48 é unida ao painel superior 72 e ao painel inferior 74 por soldagem.
[00089] Uma porção em relevo 73 que se projeta para o lado superior da carroçaria do veículo e que apresenta uma forma circular em uma vista plana é formada no painel superior 72, e um furo atravessante 73A configurado para passar uma cavilha de flange 96 através do mesmo é formado em uma parte central da porção em relevo 73. Uma porca de solda 98 que se comunica coaxialmente com o furo atravessante 73A é provida em uma face inferior da porção em relevo 73.
[00090] Um suporte de bateria 20 inclui uma armação de reforço 28 provida entre uma armação superior 22 e uma armação inferior 24. Furos atravessantes 22A, 28C, 25A configurados para passar o membro de colar 48 através dos mesmos são formados na armação superior 22, na armação de reforço 28, e em uma porção inferior 25 da armação inferior 24, respectivamente. Furos atravessantes 22B, 28D sãoformados na armação superior 22 e na armação de reforço 28 de modo que a porção em relevo 73 se projete de uma face superior da armação superior 22.
[00091] Consequentemente, com a montagem do suporte de bateria 20 similarmente à modificação da primeira concretização, o membro dúctil 66 apresentando uma forma de seção fechada é integralmente provido no suporte de bateria 20. É notado que o membro dúctil 68 é também integralmente provido no suporte de bateria 20 de maneira similar.
[00092] Em tal configuração, o membro dúctil 66, 68 apresentando uma forma de seção fechada, é provido entre a primeira porção de fixação 40 e a segunda porção de fixação 50, o par de fixações 60 no lado esquerdo-dianteiro do veículo é conectado ao par de fixações 70 no lado direito-dianteiro do veículo na direção da largura do veículo pelo membro dúctil 66 apresentando uma forma de seção fechada, e o par de fixações 80 no lado esquerdo-traseiro do veículo é conectado ao par de fixações 90 no lado direito-traseiro do veículo na direção da largura do veículo pelo membro dúctil 68 apresentando uma formação de seção fechada.
[00093] Consequentemente, será possível efetivamente impedir não apenas a ocorrência de uma fenda (ou ruptura) entre a primeira porção de fixação 40 e a segunda porção de fixação 50 no momento quando uma carga de colisão for imposta ao suporte de bateria 20, mas também a ocorrência de uma fenda (ou ruptura) entre o par de fixações 60 no lado esquerdo-dianteiro do veículo e o par de fixações 70 no lado direito- dianteiro do veículo e a ocorrência de uma fenda (ou ruptura) entre o par de fixações 80 no lado esquerdo-traseiro do veículo e o par de fixações 90 no lado direito-traseiro do veículo no momento quando uma carga de colisão for imposta a partir da direção dianteira-traseira da carroçaria do veículo, em particular.
[00094] Mesmo que uma fenda (ou ruptura) ocorra entre a primeira porção de fixação 40 e a segunda porção de fixação 50, uma fenda (ou ruptura) irá ocorrer entre o par de fixações 60 no lado esquerdo-dianteiro do veículo e o par de fixações 70 no lado direito-dianteiro do veículo, ou uma fenda (ou ruptura) ocorrerá entre o par de fixações 80 no lado esquerdo-traseiro do veículo e o par de fixações 90 no lado direito- traseiro do veículo, será possível estavelmente impedir que uma pilha de células de combustível 30 se desprenda do suporte de bateria 20.
[00095] É notado que os membros dúcteis 66, 68 na segunda concretização não são limitados às formas ilustradas nas figuras, uma vez que os membros dúcteis 66, 68 apresentam formas que permite que o par de fixações 60 no lado esquerdo-dianteiro do veículo seja conectado ao par de fixações 70 no lado direito-dianteiro do veículo na direção da largura do veículo e o par de fixações 80 no lado esquerdo- traseiro do veículo seja conectado ao par de fixações 90 no lado direito- traseiro do veículo na direção da largura do veículo. Consequentemente, na seguinte descrição, respectivos membros dúcteis para conectar pares de fixações esquerdo e direito 60, 70 entre si e para conectar pares de fixações esquerdo e direito 80,90 entre si apresentam sinais de referência 66, 68, mesmo quando eles apresentarem formas diferentes das formas ilustradas nas Figuras 6, 7, as descrições detalhadas dos mesmos sendo aqui omitidas.
TERCEIRA CONCRETIZAÇÃO
[00096] A seguir, será descrita uma terceira concretização. É notado que uma porção equivalente a uma porção na primeira concretização e na segunda concretização apresenta os mesmos sinais de referência que a porção na primeira concretização e na segunda concretização, e uma descrição detalhada da mesma (incluindo efeitos comuns) é apropriadamente omitida.
[00097] Conforme ilustrado na Figura 8, na terceira concretização, um par de fixações 60 no lado dianteiro do veículo, e um par de fixações 80 no lado traseiro do veículo, no lado esquerdo do veículo, são conectados entre si por um membro dúctil plano 76 que se estende na direção dianteira-traseira da carroçaria do veículo, e um par de fixações 70 no lado dianteiro do veículo, e um par de fixações 90 no lado traseiro do veículo, no lado direito do veículo, são conectados entre si por um membro dúctil 78, que se estende na direção dianteira-traseira da carroçaria do veículo.
[00098] Em outras palavras, um membro dúctil 56 no lado dianteiro do veículo e um membro dúctil 58 no lado traseiro do veículo, no lado esquerdo do veículo, são conectados entre si pelo membro dúctil 76, e um membro dúctil 56 no lado dianteiro do veículo e um membro dúctil 58 no lado traseiro do veículo, no lado direito do veículo, são conectados entre si pelo membro dúctil 78. É notado que, conforme ilustrado na Figura 9, os membros dúcteis 56, 58 apresentam a mesma configuração que na primeira concretização. Além disso, o membro dúctil 76 e o membro dúctil 78 apresentam a mesma configuração, desse modo, a descrição é feita tomando o membro dúctil 76 como um exemplo.
[00099] Conforme ilustrado na Figura 10, o membro dúctil 76 provido no lado esquerdo do veículo é configurado para conectar uma primeira porção de fixação 40 do par de fixações 60 a uma primeira porção de fixação 40 do par de fixações 80. Mais especificamente, no lado esquerdo do veículo, uma primeira porção de fixação do lado traseiro 40 fora das primeiras porções de fixação 40 alinhadas em uma direção dianteira-traseira no par de fixações 60 é configurada de tal modo que uma extremidade dianteira 76A do membro dúctil 76 seja colocada entre o membro dúctil 56 e uma porção inferior 25 de uma armação inferior 24, de modo a ser unidade à mesma, e um membro de colar 48 é passada através de um furo atravessante 76C da extremidade dianteira 76A. Além disso, uma primeira porção de fixação 40 do par de fixações 80 é configurada de tal modo que uma extremidade traseira 76B do membro dúctil 76 seja colocada entre o membro dúctil 58 e a porção inferior 25 da armação inferior 24 de modo a ser unida ao mesmo, e um membro de colar 48 seja passado através do furo atravessante 76D da extremidade traseira.
[000100] Em tal configuração, o membro dúctil 56, 58 apresentando uma forma de seção fechada é provido sobre a primeira porção de fixação 40 e a segunda porção de fixação 50, o par de fixações 60 (o membro dúctil 56) no lado esquerdo-dianteiro do veículo e par de fixações 80 (o membro dúctil 58) no lado esquerdo-traseiro do veículo são conectados entre si pelo membro dúctil 76 na direção dianteira- traseira da carroçaria do veículo, e o par de fixações 70 (o membro dúctil 56) no lado direito-dianteiro do veículo e o par de fixações 90 (o membro dúctil 58) no lado direito-traseiro do veículo são conectados entre si pelo membro dúctil 78 na direção dianteira-traseira da carroçaria do veículo.
[000101] Consequentemente, é possível efetivamente impedir não apenas a ocorrência de uma fenda (ou ruptura) entre a primeira porção de fixação 40 e segunda porção de fixação 50 no momento quando uma carga de colisão for imposta a um suporte de bateria 20, mas também a ocorrência de uma fenda (ou ruptura) entre o par de fixações 60 no lado esquerdo-dianteiro do veículo e o par de fixações 80 no lado esquerdo- traseiro do veículo e a ocorrência de uma fenda (ou ruptura) entre o par de fixações 70 no lado direito-dianteiro do veículo e o par de fixações 90 no lado direito-traseiro do veículo no momento quando uma carga de colisão for introduzida da direção da largura do veículo, em particular.
[000102] Mesmo que uma fenda (ou ruptura) ocorra entre a primeira porção de fixação 40 e a segunda porção de fixação 50, uma fenda (ou ruptura) ocorrerá entre o par de fixações 60 no lado esquerdo-dianteiro do veículo e o par de fixações 80 no lado esquerdo-traseiro do veículo, ou uma fenda (ou ruptura) ocorrerá entre o par de fixações 70 no lado direito-dianteiro do veículo e o par de fixações 90 no lado direito- esquerdo do veículo, será possível estavelmente impedir que uma pilha de células de combustível 30 se desprenda do suporte de bateria 20.
[000103] Além disso, os membros dúcteis esquerdo e direito 76, 78 conectam, cada qual, o membro dúctil 56 ao membro dúctil 58, de modo a incluir a primeira porção de fixação 40 no par de fixações 60, 70 no lado dianteiro do veículo, e o a primeira porção de fixação 40 no par de fixações 80, 90 no lado traseiro do veículo, permitindo assim adicionalmente aperfeiçoar a resistência (rigidez) do suporte de bateria 20.
MODIFICAÇÃO DA TERCEIRA CONCRETIZAÇÃO
[000104] A seguir, será descrita uma modificação da terceira concretização. Conforme ilustrado na Figura 11, cada membro dúctil 77, de acordo com a presente modificação, é configurado para ter uma forma de seção fechada que se estende na direção dianteira-traseira da carroçaria do veículo, de modo a conectar um par de fixações 60 no lado esquerdo-dianteiro do veículo a um par de fixações 80 no lado esquerdo-traseiro do veículo ou conectar um par de fixações 70 no lado direito-dianteiro do veículo a um par de fixações 90 no lado direito- traseiro do veículo.
[000105] O membro dúctil 77 inclui um painel superior 82 como um membro superior, e um painel inferior 84 como um membro inferior. O membro dúctil 77 é configurado para ter uma forma de seção fechada com a união de uma porção de flange 82A do painel superior 82 a uma porção de flange 84A do painel inferior 84.
[000106] Furos atravessantes 82B, 84B, que se comunicam entre si na direção para cima-para baixo da carroçaria do veículo, são formados no painel superior 82 e no painel inferior 84, respectivamente. Um membro de colar 48 é configurado para ser passado através dos furos atravessantes 82B, 84B, e uma superfície periférica externa 48A do membro de colar 48 é unida ao painel superior 82 e ao painel inferior 84 por soldagem.
[000107] Embora não ilustrado aqui, uma porção em relevo, que se projeta para o lado superior da carroçaria do veículo e que apresenta uma forma circular em uma vista plana, é formada no painel superior 82, e um furo atravessante configurado para passar uma cavilha de flane 96 através do mesmo é formado em uma parte central da porção em relevo. Uma porca de solda 98, que se comunica coaxialmente com o furo atravessante, é provida na face inferior da porção em relevo.
[000108] Em tal configuração, o membro dúctil 77 apresentando uma forma de seção fechada, é provido sobre a primeira porção de fixação 40 e a segunda porção de fixação 50, o par de fixações 60 no lado esquerdo dianteiro do veículo é conectado ao par de fixações 80 no lado esquerdo-traseiro do veículo na direção dianteira-traseira da carroçaria do veículo pelo membro dúctil 77 apresentando uma forma de seção fechada, e o par de fixações 70 no lado direito dianteiro do veículo é conectado ao par de fixações 90 no lado direito traseiro do veículo na direção dianteira-traseira da carroceria do veículo pelo membro dúctil 77 apresentando uma forma de seção fechada.
[000109] Consequentemente, é possível mais efetivamente impedir não apenas a ocorrência de uma fenda (ou ruptura) entre a primeira porção de fixação 40 e a segunda porção de fixação 50, no momento quando uma carga de colisão for imposta a um suporte de bateria 20, mas também a ocorrência de uma fenda (ou ruptura) entre o par de fixações 60 no lado esquerdo-dianteiro do veículo e o par de fixações 80 no lado esquerdo-traseiro do veículo e a ocorrência de uma fenda (ou ruptura) entre o par de fixações 70 no lado direito-dianteiro do veículo e o par de fixações 90 no lado direito-traseiro do veículo no momento quando uma carga de colisão for imposta a partir da direção da largura do veículo, em particular.
[000110] Mesmo que uma fenda (ou ruptura) ocorra entre a primeira porção de fixação 40 e a segunda porção de fixação 50, uma fenda (ou ruptura) ocorrerá entre o par de fixações 60 no lado esquerdo-dianteiro do veículo, e o par de fixações 80 no lado esquerdo-traseiro do veículo, ou uma fenda (ou ruptura) ocorrerá entre o par de fixações 70 no lado direito-dianteiro do veículo e o par de fixações 90 no lado direito-traseiro do veículo, será possível mais estavelmente impedir que uma pilha de células de combustível 30 se desprenda do suporte de bateria 20.
QUARTA CONCRETIZAÇÃO
[000111] A seguir, será descrita uma quarta concretização. É notado que uma porção equivalente a uma porção nas concretizações da primeira à terceira apresenta o mesmo sinal de referência como a porção nas concretizações da primeira à terceira, e uma descrição detalhada das mesmas (incluindo efeitos comuns) é omitida apropriadamente. Além disso, uma vista em seção tomada ao longo da seta C-C na Figura 12 é a mesma que na Figura 7.
[000112] Conforme ilustrada nas Figuras 12, 13, a quarta concretização é uma concretização na qual a segunda concretização é combinada com a terceira concretização. Isto é, um par de fixações 60 no lado esquerdo do veículo, e um par de fixações 70 no lado direito do veículo, no lado dianteiro do veículo, são conectados entre si por um membro dúctil 66 que se estende na direção da largura do veículo, e um par de fixações 80 no lado esquerdo do veículo, e um par de fixações 90 no lado direito do veículo, no lado traseiro do veículo, são conectados entre si por um membro dúctil 68 que se estende na direção da largura do veículo.
[000113] Além disso, no lado esquerdo do veículo, o membro dúctil 66 é conectado ao membro dúctil 68 por um membro dúctil 86 que se estende na direção dianteira-traseira da carroçaria do veículo, e, no lado direito de veículo, o membro dúctil 66 é conectado ao membro dúctil 68 por um membro dúctil 88 que se estende na direção dianteira-traseira da carroçaria do veículo. Mais especificamente, respectivas extremidades dianteiras 86A, 88A dos membros dúcteis 86, 88 são unidas às extremidades traseiras 66A do membro dúctil 66, e as respectivas extremidades traseiras 86B, 88B dos membros dúcteis 86, 88 são unidas às extremidades dianteiras 68A do membro dúctil 68.
[000114] Em tal configuração, o membro dúctil 66, 68 apresentando uma forma de seção fechada é provida sobre uma primeira porção de fixação 40 e uma segunda porção de fixação 50, o par de fixações 60 (o membro dúctil 66) no lado esquerdo-dianteiro de veículo e o par de fixações 80 (o membro dúctil 68) no lado esquerdo-traseiro do veículo, são conectados entre si pelo membro dúctil 86 na direção dianteira- traseira da carroçaria do veículo, e o par de fixações 70 (o membro dúctil 66) no lado direito-dianteiro de veículo e o par de fixações 90 (o membro dúctil 68) no lado direito-traseiro de veículo são conectados entre si pelo membro dúctil 88 na direção dianteira-traseira da carroçaria do veículo.
[000115] Consequentemente, será possível efetivamente impedir não apenas a ocorrência de uma fenda (uma ruptura) entre a primeira porção de fixação 40 e a segunda porção de fixação 50, no momento quando uma carga de colisão for imposta a um suporte de bateria 20 a partir da direção dianteira-traseira da carroçaria do veículo ou da direção da largura do veículo, mas também a ocorrência de uma fenda (ou ruptura) entre o par de fixações 60 no lado esquerdo-dianteiro do veículo, e o par de fixações 70 no lado direito-dianteiro do veículo, e uma fenda (ou ruptura) entre o par de fixações 80 no lado esquerdo- traseiro do veículo, e o par de fixações 90 no lado direito-traseiro do veículo, e adicionalmente, a ocorrência de uma fenda (ou ruptura) entre o par de fixações 60 no lado esquerdo-dianteiro do veículo, e o par de fixações 80 no lado esquerdo-traseiro do veículo, e a ocorrência de uma fenda (ou ruptura) entre o par de fixações 70 no lado direito-dianteiro do veículo, e o par de fixações 90 no lado direito-traseiro do veículo.
MODIFICAÇÃO DA QUARTA CONCRETIZAÇÃO
[000116] A seguir, será descrita uma modificação da quarta concretização. Conforme ilustrado nas Figuras 14 e 15, as primeiras porções de fixação 40 nos pares de fixações 60, 70 no lado dianteiro do veículo, podem ser configuradas para serem conectadas às primeiras porções de fixação 40 em pares de fixações 80, 90 no lado traseiro do veículo, pelos membros dúcteis esquerdo e direito 76, 78,respectivamente.
[000117] Isto é, por exemplo, no lado traseiro do veículo, uma primeira porção de fixação do lado traseiro 40 fora das primeiras porções de fixação 40 alinhadas em uma direção dianteira-traseira no par de fixações 60, é configurada de tal modo que uma extremidade dianteira 76A do membro dúctil 76 seja colocada entre um membro dúctil 66 e uma porção inferior 25 de uma armação inferior 24 de modo a ser unida à mesma, e um membro de colar 48 é passado através de um furo atravessante 76C da extremidade dianteira 76A. Adicionalmente, uma primeira porção de fixação 40 do par de fixações 80 é configurada de tal modo que uma extremidade traseira 76B do membro dúctil 76 seja colocada entre o membro dúctil 68 e a porção inferior 25 da armação inferior 24 de modo a ser unido à mesma, e um membro de colar 48 é passado através de um furo atravessante 76D da extremidade traseira 76B.
[000118] Em tal configuração, os membros dúcteis esquerdo e direito 76, 78 são unidos, cada qual, de modo a incluírem a primeira porção de fixação 40 no par de fixações 60, 70 no lado dianteiro do veículo, e a primeira porção de fixação 40 no par de fixações 80, 90 no lado traseiro do veículo, conectando assim o membro dúctil 66 ao membro dúctil 68. Isto permite adicionalmente aperfeiçoar a resistência (rigidez) de um suporte de bateria 20.
[000119] Além disso, em um caso dos membros dúcteis 86, 88 nos quais as extremidades dianteiras 86A, 88A são unidas às extremidades traseiras 66A do membro dúctil 66 e as extremidades traseiras 86B, 88B são unidas às extremidades dianteiras 68A do membro dúctil 68, quando uma carga excessiva for imposta ao suporte de bateria 20, uma ruptura (desprendimento) poderá ser causada em porções de junção da mesma. Contudo, em um caso dos membros dúcteis 76, 78, os membros dúcteis 76, 78 são unidos de modo a incluírem as primeiras porções de fixação 40 no lado dianteiro do veículo e as primeiras porções de fixação 40 no lado traseiro do veículo, de modo que tal problema não ocorra.
[000120] A estrutura de montagem de bateria 10 para um veículo, de acordo com a presente concretização, foi descrita com referência aos desenhos. No entanto, a estrutura de montagem de bateria 10 para um veículo, de acordo com a presente concretização, não é limitada àquelas ilustradas nos desenhos, e seu design é modificável adequadamente dentro de uma faixa que não se desvia da essência da presente invenção. Por exemplo, o membro dúctil (um componente metálico), de acordo com a presente concretização, não é limitado a um membro moldado com o uso de uma placa de aço de alta resistência ou uma placa de aço de resistência ultra-alta, mas pode ser moldado com o uso de uma liga de alumínio, ferro, ou semelhante com certa dureza.
[000121] Além disso, o membro dúctil, de acordo com a presente concretização, não é limitado a uma configuração na qual o membro dúctil é unido ao suporte de bateria 20 com um adesivo, mas pode ser configurado para ser unido com o uso de um membro de conexão, tal como um rebite. Adicionalmente, a união dos membros dúcteis 76, 78 aos membros dúcteis 56, 58, a união dos membros dúcteis 76, 78 ou dos membros dúcteis 86, 88 aos membros dúcteis 66, 68 e,adicionalmente, a união da porção de flange do painel superior à porção de flange do painel inferior podem ser executadas por soldagem por pontos, por um adesivo, e semelhantes, não sendo assim limitadas, em particular.
[000122] Além disso, o membro dúctil, de acordo com a presente concretização, não é limitado a uma configuração na qual o membro dúctil é provido sobre a primeira porção de fixação 40 e a segunda porção de fixação 50 adjacentes entre si. Além disso, o suporte de bateria 20, de acordo com a presente concretização, não é limitado a uma configuração para sustentar a pilha de células de combustível 30. DESCRIÇÃO DOS NUMERAIS DE REFERÊNCIA 10 estrutura de montagem de bateria para veículo 12 painel de piso (carroçaria do veículo) 20 suporte de bateria 22 armação superior (parte superior do suporte de bateria) 23 porção periférica externa 24 armação inferior (parte inferior do suporte de bateria) 27 porção protuberante (porção periférica externa) 30 pilha de células de combustível (bateria) 40 primeira porção de fixação 50 segunda porção de fixação 52 membro dúctil 54 membro dúctil 56 membro dúctil 58 membro dúctil 60 par de fixações 62 painel superior (membro superior) 64 painel inferior (membro inferior) 66 membro dúctil 68 membro dúctil 70 par de fixações 72 painel superior (membro superior) 74 painel inferior (membro inferior) 76 membro dúctil 77 membro dúctil 78 membro dúctil 80 par de fixações 82 painel superior (membro superior) 84 painel inferior (membro inferior) 86 membro dúctil 88 membro dúctil 90 par de fixações

Claims (4)

1. Estrutura de montagem de bateria (10) para um veículo que compreende: um suporte de bateria (20) preso e fixado a uma carroçaria de veículo (12) via uma pluralidade de primeiras porções de fixação (40), e; uma bateria (30) presa e fixada no suporte de bateria (20) via uma pluralidade de segundas porções de fixação (50); caracterizada pelo fato de que um membro dúctil (52, 54) é provido sobre a primeira porção (40) de fixação e a segunda porção de fixação (50), o suporte de bateria (20) é feito de resina reforçada com fibra, uma pluralidade de pares de fixações, cada uma incluindo a primeira porção de fixação (40) e a segunda porção de fixação (50) adjacentes entre si, é colocada de modo a serem distanciadas uma da outra em uma direção dianteira-traseira do corpo de veículo e em uma direção de largura do veículo, e o membro dúctil (52, 54) é estendido de modo a se conectar à pluralidade de pares de fixação na direção dianteira-traseira do corpo do veículo e na direção de largura do veículo.
2. Estrutura de montagem de bateria (10) para o veículo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de o membro dúctil (52, 54) ser formado em uma forma plana.
3. Estrutura de montagem de bateria (10) para o veículo, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de o suporte de bateria (20) incluir uma parte superior (22) e uma parte inferior (24) configuradas de tal modo que suas porções periféricas externas (23, 27) sejam unidas entre si, de modo a formarem uma seção fechada; e de o membro dúctil (66, 68) ser provido dentro da seção fechada.
4. Estrutura de montagem de bateria (10) para o veículo, de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo fato de o membro dúctil (56) incluir um membro superior (62) e um membro inferior (64) configurados de tal modo que as porções de flange (62A, 64A) sejam unidas entre si, de modo a formarem uma seção fechada; e de uma porção de flange (62A) do membro superior (62) e uma porção de flange (64A) do membro inferior (64), no lado da porção periférica externa, serem intercaladas entre a porção periférica externa (23) da parte superior do suporte de bateria (22) e a porção periférica externa (27) da parte inferior do suporte de bateria (24), de modo a serem unidas entre si.
BR112015016373-4A 2013-01-09 Estrutura de montagem de bateria para veículo BR112015016373B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/JP2013/050244 WO2014109024A1 (ja) 2013-01-09 2013-01-09 車両用電池搭載構造

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112015016373A2 BR112015016373A2 (pt) 2017-07-11
BR112015016373B1 true BR112015016373B1 (pt) 2021-12-07

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CA2897705C (en) Battery mounting structure for vehicle
CN110588800B (zh) 车身下部结构
CN104953055B (zh) 动力电池模组及其电池容纳组件、车辆
US10300959B2 (en) Vehicle rear body structure
JP7044013B2 (ja) 車両下部構造
KR20140076165A (ko) 차량용 배터리 트레이
WO2015087131A1 (en) Vehicle front structure
US11161400B2 (en) Vehicle rear structure
US20160114834A1 (en) Structure for upper part of vehicle body
CN106184369A (zh) 车辆用副车架
US8783404B2 (en) Vehicle bracket
BR112015016373B1 (pt) Estrutura de montagem de bateria para veículo
KR101543004B1 (ko) 차량용 배터리 마운팅 유닛
KR101703620B1 (ko) 차체 멤버 체결구조
JP5326752B2 (ja) ショックアブソーバー取付け部構造
JP6253683B2 (ja) 車体構造
CN210706834U (zh) 一种汽车天窗安装支架
BR112019019314B1 (pt) Estrutura de fixação para um tanque de combustível
JP2019104264A (ja) 水素タンクの取付構造
JP2014125073A (ja) 自動車用サスペンションメンバの補強構造
CN219904034U (zh) 用于车辆的电池安装结构及具有其的车辆
RU2689072C2 (ru) Узел кронштейна крепления ремня безопасности, используемый для задних сидений, и транспортное средство
JP6380494B2 (ja) 車両の下部車体構造
KR101447362B1 (ko) 자동차용 프론트 서브프레임 마운팅 브라켓
JP2021154982A (ja) 車体フレーム構造