BR112015001594B1 - método e sistema para moldar bolos de alimento - Google Patents

método e sistema para moldar bolos de alimento Download PDF

Info

Publication number
BR112015001594B1
BR112015001594B1 BR112015001594-8A BR112015001594A BR112015001594B1 BR 112015001594 B1 BR112015001594 B1 BR 112015001594B1 BR 112015001594 A BR112015001594 A BR 112015001594A BR 112015001594 B1 BR112015001594 B1 BR 112015001594B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
food
mass
pump chamber
supply hopper
discharge opening
Prior art date
Application number
BR112015001594-8A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112015001594A2 (pt
Inventor
Martinus Johannes Willebrordus Van Zoelen
Thomas Willem Dekker
Franciscus Quirinus Fredrik Verouden
Sigebertus Johannes Jacobus Jozef Meggelaars
Original Assignee
Marel Townsend Further Processing B.V.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Marel Townsend Further Processing B.V. filed Critical Marel Townsend Further Processing B.V.
Publication of BR112015001594A2 publication Critical patent/BR112015001594A2/pt
Publication of BR112015001594B1 publication Critical patent/BR112015001594B1/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C7/00Apparatus for pounding, forming, or pressing meat, sausage-meat, or meat products
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C7/00Apparatus for pounding, forming, or pressing meat, sausage-meat, or meat products
    • A22C7/0023Pressing means
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C7/00Apparatus for pounding, forming, or pressing meat, sausage-meat, or meat products
    • A22C7/0023Pressing means
    • A22C7/003Meat-moulds
    • A22C7/0069Pressing and moulding by means of a drum
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C7/00Apparatus for pounding, forming, or pressing meat, sausage-meat, or meat products
    • A22C7/0023Pressing means
    • A22C7/003Meat-moulds
    • A22C7/0076Devices for making meat patties

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Meat, Egg Or Seafood Products (AREA)
  • Processing Of Meat And Fish (AREA)
  • Reciprocating Pumps (AREA)
  • Formation And Processing Of Food Products (AREA)
  • Manufacturing And Processing Devices For Dough (AREA)

Abstract

MÉTODO E SISTEMA PARA MOLDAR BOLOS DE ALIMENTO. Em um método para moldar bolos de alimento de um produto alimentício compreendendo uma massa de alimento (5) com uma estrutura substancialmente coerente formada por partículas do produto alimentício que são livremente conectadas umas nas outras, por exemplo, carne moída, o produto alimentício é primeiro suprido em uma tremonha de suprimento (3). Produto alimentício é movimentado na tremonha de suprimento para pelo menos uma abertura de descarga (8) da tremonha de suprimento, da qual ele é descarregado. O produto alimentício que foi descarregado pela abertura de descarga da tremonha de suprimento é alimentado em pelo menos uma câmara da bomba (12) de um sistema de bomba de deslocamento positivo. Subsequentemente, o produto alimentício na câmara da bomba é positivamente deslocado para uma abertura de saída da câmara da bomba pelo sistema de bomba de deslocamento positivo (20). O produto alimentício é descarregado pela abertura de saída da câmara da bomba, e então alimentado em um dispositivo de moldagem com uma pluralidade de cavidades de molde para moldar os bolos de alimento. A estrutura substancialmente coerente de pelo menos uma porção da massa de alimento é substancialmente mantida quando a dita massa de alimento é movimentada na tremonha (...).

Description

Campo da Invenção
[001] A invenção refere-se a um método para moldar bolos de alimento de um produto alimentício, por exemplo, uma massa de carne moída, o método compreendendo: - suprir produto alimentício a uma tremonha de suprimento, o produto alimentício compreendendo uma massa de alimento com uma estrutura substancialmente coerente formada por partículas do produto alimentício que são livremente conectadas umas nas outras, - mover o produto alimentício na tremonha de suprimento para pelo menos uma abertura de descarga da tremonha de suprimento, - descarregar o produto alimentício pela abertura de descarga da tremonha de suprimento, - alimentar o produto alimentício que foi descarregado pela abertura de descarga da tremonha de suprimento em pelo menos uma câmara da bomba de um sistema de bomba de deslocamento positivo, - deslocar positivamente o produto alimentício na câmara da bomba para uma abertura de saída da câmara da bomba pelo sistema de bomba de deslocamento positivo, - descarregar o produto alimentício pela abertura de saída da câmara da bomba, - alimentar o produto alimentício que foi descarregado pela abertura de saída da câmara da bomba em um dispositivo de moldagem com uma pluralidade de cavidades de molde para moldar os bolos de alimento.
[002] A patente norte-americana US 4054967 atribuída a Formax, Inc. descreve um método e aparelho para moldar bolos de alimento, em particular bolos de hambúrguer moldados de carne moída. Na moldagem dos bolos de alimento, um suprimento do produto alimentício do qual os bolos devem ser formados é mantido em uma tremonha de suprimento. Da  tremonha, o produto alimentício é alimentado em uma bomba de alimento do tipo êmbolo de ação alternada. É mencionado que um dos problemas com técnicas de moldagem de bolo de alimento convencionais resulta da "batida" do produto alimentício por um mecanismo de alimentação positivo que supre o produto alimentício na bomba. Isto resulta da ação de alimentação positiva usada para forçar o produto alimentício para a admissão da bomba, e a dificuldade decorrente de evitar fluxo circulatório. Esta batida pode causar separação do produto alimentício, por exemplo, separação de gordura de outro tecido em carne moída. Além do mais, o efeito da batida do mecanismo alimentador pode moer o produto alimentício em partículas menores que o desejado. Em ambos os casos, uma deterioração indesejada do produto alimentício pode resultar. Portanto, a bomba de alimento de acordo com este documento tem um grande orifício de acesso para introduzir produto alimentício em uma câmara da bomba estreita. Um suprimento de produto alimentício é continuamente mantido em uma posição que bloqueia completamente o grande orifício de acesso que leva à câmara da bomba, de forma que o orifício de acesso é impedido de ser aberto para a atmosfera. Para introduzir produto alimentício na câmara da bomba, o êmbolo da bomba é rapidamente retirado da câmara, depois do orifício de acesso. A rápida retirada do êmbolo da câmara produz um vácuo parcial e extrai uma quantidade de produto alimentício da tremonha de suprimento através do orifício de acesso para a câmara. Assim, o produto alimentício não é forçado para a bomba de alimento usando uma ação de alimentação positiva. Em vez disso, o produto alimentício é extraído para a bomba, basicamente pelo vácuo desenvolvido mediante rápida retirada do êmbolo da bomba. Embora isto reduza a batida do produto alimentício, um mecanismo de alimentação positiva (parafusos de alimentação) na tremonha de suprimento é ainda necessário, em virtude de o produto alimentício ter que ser continuamente mantido em uma posição que bloqueia completamente o grande orifício de acesso que leva à câmara da bomba. A operação dos parafusos de alimentação ainda resulta em batida do produto alimentício com resultante deterioração.
[003] Foi acordado na patente norte-americana US 4182003, também atribuída a Formax, Inc. que a bomba de admissão de vácuo do tipo descrito na patente norte-americana US 4054967 reduz o problema de batida, mas não pode eliminá-lo completamente. Portanto, a patente norte-americana US 4182003 propõe alinhar dois parafusos de alimentação contrarrotativos ao longo de eixos geométricos paralelos à direção de movimento do êmbolo da bomba. Isto permite que os parafusos de alimentação funcionem praticamente como uma válvula de gaveta com relação à abertura de admissão para a câmara da bomba. Os parafusos de alimentação avançam o produto alimentício para um alojamento de extremidade do parafuso de alimentação, que leva diretamente à admissão da bomba de alimento. Durante o curso de bombeamento do êmbolo, movimento reverso de produto alimentício para fora da câmara da bomba é bloqueado pelos parafusos de alimentação, que estão agora estacionários, e pelo produto alimentício contido no alojamento de extremidade do parafuso de alimentação. O efeito do bloqueio dos parafusos de alimentação e do produto alimentício no alojamento de extremidade do parafuso de alimentação é de maneira tal que existe pouca tendência de bombeamento reverso de produto alimentício da câmara da bomba de volta através da abertura de admissão da bomba. Em vez disso, o produto alimentício é cisalhado ao longo do nível do topo do êmbolo e é comprimido na extremidade dianteira da câmara da bomba. É descrito que a ação da válvula de gaveta dos parafusos de alimentação com relação à bomba de alimento reduz batida do produto alimentício na admissão da bomba. Entretanto, a operação dos parafusos de alimentação, mesmo se eles operarem apenas intermitentemente, causa agitação do produto alimentício, que induz deterioração do produto alimentício. Isto afeta a qualidade dos bolos de alimento moldados.
[004] Um objetivo da invenção é suprir um método melhorado para moldar bolos de alimento, em particular um método para moldar bolos de alimento que produz bolos de alimento moldados com excelente qualidade em termos de aparência, uniformidade, paladar, textura e mordida.
[005] Este objetivo é alcançado de acordo com a invenção por um método para moldar bolos de alimento de um produto alimentício, por exemplo, carne moída, o método compreendendo: - suprir o produto alimentício a uma tremonha de suprimento, o produto alimentício compreendendo uma massa de alimento com uma estrutura substancialmente coerente formada por partículas do produto alimentício que são livremente conectadas umas nas outras, - mover o produto alimentício na tremonha de suprimento para pelo menos uma abertura de descarga da tremonha de suprimento, - descarregar o produto alimentício pela abertura de descarga da tremonha de suprimento, - alimentar o produto alimentício que foi descarregado pela abertura de descarga da tremonha de suprimento em pelo menos uma câmara da bomba de um sistema de bomba de deslocamento positivo, - deslocar positivamente o produto alimentício na câmara da bomba para uma abertura de saída da câmara da bomba pelo sistema de bomba de deslocamento positivo, - descarregar o produto alimentício pela abertura de saída da câmara da bomba, - alimentar o produto alimentício que foi descarregado pela abertura de saída da câmara da bomba em um dispositivo de moldagem com uma pluralidade de cavidades de molde para moldar os bolos de alimento, em que - estrutura substancialmente coerente de pelo menos uma porção da massa de alimento é substancialmente mantida quando a massa de alimento é movimentada na tremonha de suprimento para a abertura de descarga e também quando a massa de alimento ou uma porção desta é descarregada pela abertura de descarga da tremonha de suprimento e alimentada na câmara da bomba.
[006] O método de acordo com a invenção é particularmente adequado para processar carne moída, preferivelmente carne de boi moída e/ou carne de porco moída. Neste caso, a estrutura substancialmente coerente da massa de alimento compreende partículas tipo cordel e/ou em forma de serpentina e/ou talharim que são aderidas umas nas outras. Assim, a massa de alimento forma uma pasta. Entretanto, o produto alimentício que é suprido na tremonha de suprimento pode também compreender carne que é cortada em pedaços, picada e/ou cortada em tiras. Além do mais, o produto alimentício pode também compreender carne de frango, carne de peixe, vegetais e/ou outro produto alimentício.
[007] Com o método de acordo com a invenção, a massa de alimento que foi alimentada na câmara da bomba do sistema de bomba de deslocamento positivo manteve, pelo menos parcialmente, sua estrutura substancialmente coerente antes de a massa de alimento na câmara da bomba ser submetida à ação de deslocamento positivo do sistema de bomba. Em outras palavras, as forças exercidas na massa de alimento, pelo menos até que a massa de alimento tenha sido alimentada na câmara da bomba, são relativamente fracas, de forma que as partículas do produto alimentício que são livremente conectadas umas nas outras dificilmente serão comprimidas, ou não serão absolutamente comprimidas, em uma direção transversal à direção de movimento da massa de alimento. A densidade da massa de alimento dificilmente é aumentada quando a massa de alimento é movimentada na tremonha de suprimento e também quando ela é descarregada pela tremonha de suprimento e alimentada na câmara da bomba. Além do mais, as partículas do produto alimentício que são livremente conectadas umas nas outras não são separadas enquanto o produto alimentício é transferido na tremonha de suprimento e para a câmara da bomba. Se a estrutura substancialmente coerente da massa de alimento fosse quebrada pelas forças de tração nas partículas de alimento, elas estariam sujeitas a cargas de cisalhamento que deterioram as características da massa de alimento. Assim, a massa de alimento é processada de uma maneira assim delicada que a estrutura substancialmente coerente relativamente leve de pelo menos uma porção da massa de alimento é mantida até a câmara da bomba. Em decorrência disto, batida da massa de alimento é substancialmente impedida até que a massa de alimento tenha sido introduzida na câmara da bomba. Isto leva a bolos de alimento com excelentes características em termos de aparência, uniformidade, paladar, textura e mordida.
[008] Nota-se que a patente britânica GB 1214114 descreve um dispositivo para alimentar produto alimentício, em particular carne de frango, subdividindo volumetricamente em inúmeras porções de pesos iguais. Para formar inúmeras porções de um produto simultaneamente por meio de uma pluralidade de câmaras de medição de mesma capacidade, que são simultaneamente cheias com o produto e subsequentemente esvaziadas, o produto a ser cheio deve ter uma densidade uniforme. Para certos gêneros alimentícios, tal como, por exemplo, carne, uma densidade razoavelmente uniforme pode ser conferida cortando-os muito finamente em pedaços. De acordo com este documento, o corte em pedaços do produto de partida não é absolutamente questionável na fabricação de certos artigos, tais como, por exemplo, bolas de carne cortada em pedaços ou pastas de carne ou peixe. Entretanto, onde o produto final tem que conter peças de carne de frango integrais, é desejável que a carne de frango mantenha o mínimo de dano possível, isto é, as peças de carne devem reter ao máximo possível sua textura fibrosa original e que possa ser reconhecida como tal pelo consumidor do produto final, por exemplo, sopa de frango enlatada ou bolos de frango.
[009] É de acordo com a invenção que a massa de alimento na tremonha de suprimento seja substancialmente não comprimida em uma direção transversal à direção de movimento da massa de alimento na tremonha de suprimento até sua abertura de descarga, e que a massa de alimento é substancialmente não comprimida tanto em uma direção transversal à direção de movimento da massa de alimento quando a massa de alimento é descarregada pela abertura de descarga da tremonha de suprimento e alimentada na câmara da bomba. Neste caso, à medida que o produto alimentício atravessa a tremonha de suprimento, a tremonha de suprimento não inclui um estreitamento para a abertura de descarga da tremonha de suprimento. A transferência pela abertura de descarga da tremonha de suprimento para a câmara da bomba tampouco não inclui um estreitamento, isto é, a massa de alimento não passa por um estreitamento até ser recebida na câmara da bomba. Em decorrência disto, a estrutura leve substancialmente coerente da massa de alimento é substancialmente preservada até que a massa de alimento seja recebida na câmara da bomba.
[0010] Na invenção, a tremonha de suprimento tem uma área de fluxo seccional transversal que não diminui da abertura de enchimento da tremonha de suprimento para a abertura de descarga da tremonha de suprimento. A área de fluxo seccional transversal da tremonha de suprimento estende-se transversalmente à direção de movimento do produto alimentício. Quando a área de fluxo seccional transversal da tremonha de suprimento não diminui, por exemplo, ela permanece substancialmente a mesma da abertura de enchimento para a abertura de descarga, a massa de alimento não é submetida a compressão lateral. Isto é vantajoso para preservar as características desejadas da massa de alimento.
[0011] De acordo com a invenção, a câmara da bomba pode ser provida com uma abertura de entrada que é formada pela abertura de descarga da tremonha de suprimento. Neste caso, a abertura de descarga da tremonha de suprimento constitui a abertura de entrada da câmara da bomba, isto é, a área de fluxo seccional transversal delimitada pela abertura de descarga define a área de fluxo seccional transversal da abertura de entrada da câmara da bomba. Em outras palavras, a massa de alimento é diretamente transferida da tremonha de suprimento para a câmara da bomba através da abertura de descarga/abertura de entrada. Consequentemente, a massa de alimento não é comprimida em uma direção transversal à direção de movimento da massa de alimento, mesmo quando a massa de alimento é transferida da tremonha de suprimento para a câmara da bomba.
[0012] De acordo com a invenção, é possível que o produto alimentício seja suprido na tremonha de suprimento por meio de uma correia transferidora. Alternativamente, com o método de acordo com a invenção, o produto alimentício pode ser suprido na tremonha de suprimento de um recipiente contendo o produto alimentício, em que o recipiente contendo o produto alimentício foi armazenado por pelo menos 8 horas a uma temperatura abaixo de 6°C antes de o produto alimentício ser suprido pelo recipiente na tremonha de suprimento. O recipiente pode compreender uma base e uma parede periférica que estende-se da base até uma extremidade superior. A extremidade superior da parede periférica define uma abertura de recipiente do recipiente. Normalmente, a base do recipiente é substancialmente retangular ou quadrada, e a parede periférica compreende quatro paredes laterais verticais. O recipiente pode ter uma capacidade de 100 a 1.000 litros, por exemplo, 200 a 500 litros. O recipiente pode ter diferentes dimensões, tais como um comprimento de 500 a 1.500 mm, uma largura de 400 a 800 mm e uma altura de 400 a 800 mm. Preferivelmente, o recipiente tem um comprimento de 800 mm e uma largura de 800 mm.
[0013] Depois da produção de carne moída em um moedor, é em geral conhecido armazenar a carne moída em um recipiente como este e manter o recipiente com a carne moída sob refrigeração por um período de tempo, tal como por toda a noite. Em decorrência disto, as partículas tipo cordel e/ou serpentina da carne moída que já estão livremente conectadas adjacentes umas às outras mediante produção pelo moedor são aderidas umas nas outras mais firmemente de maneira a formar uma estrutura substancialmente coerente relativamente leve da massa de alimento no recipiente. Quando a carne moída é subsequentemente processada adicionalmente na tecnologia anterior, a estrutura substancialmente coerente relativamente leve da massa de alimento é deteriorada pela compressão da massa de alimento e também pela passagem pelos parafusos de alimentação. Ao contrário disto, de acordo com a invenção, a estrutura substancialmente coerente relativamente leve da massa de alimento é preservada ao máximo possível. Com esta finalidade, a carne moída na tremonha de suprimento é conduzida em uma direção de movimento voltada para a câmara da bomba com mínimas forças externas. Isto leva a bolos de alimento com excelente qualidade.
[0014] É de acordo com a invenção que a massa de alimento possa mover na tremonha de suprimento para sua abertura de descarga apenas por meio de gravidade, em que a massa de alimento é capaz de ser descarregada pela abertura de descarga da tremonha de suprimento e alimentada na câmara da bomba também apenas por meio de gravidade. Neste caso, a massa de alimento é descarregada em uma abertura de enchimento da tremonha de suprimento. A tremonha de suprimento forma uma calha para guiar a massa de alimento da abertura de enchimento para a abertura de descarga pela influência da gravidade, isto é, a massa de alimento desce para a abertura de descarga por seu próprio peso. A massa de alimento é descarregada pela abertura de descarga da tremonha de suprimento e conduzida para dentro da câmara da bomba por seu próprio peso igualmente. Isto depende da quantidade da massa de alimento na tremonha de suprimento, se a massa de alimento puder descer para a abertura de descarga e através dela para a câmara da bomba. Entende-se que massa de alimento é "capaz de mover apenas por meio de gravidade" quando a tremonha de suprimento é cheia até pelo menos 30% de sua capacidade máxima. Assim, de acordo com a invenção, a massa de alimento é capaz de mover na tremonha de suprimento para sua abertura de descarga e adicionalmente para a câmara da bomba por seu próprio peso quando a tremonha de suprimento é cheia, por exemplo, até 30% ou 50% ou 80% de sua capacidade máxima. De qualquer maneira, a massa de alimento é capaz de mover na tremonha de suprimento para sua abertura de descarga e subsequentemente para a câmara da bomba por seu próprio peso quando a tremonha de suprimento é cheia até sua capacidade máxima. Em decorrência disto, não é necessário deslocar positivamente a massa de alimento, por exemplo, por parafusos de alimentação que exercem cargas de cisalhamento na massa de alimento e causam sua batida indesejada.
[0015] De acordo com a invenção, as superfícies internas das paredes da tremonha de suprimento podem ser desenhadas para impedir que as partículas da massa de alimento "grudem" nas superfícies. Por exemplo, as paredes da tremonha de suprimento podem ser feitas de um material adequado ou revestidas com uma camada de revestimento adequada, a tremonha de suprimento pode ter paredes porosas com furos de suspiro ou a tremonha de suprimento pode ser provida com paredes vibratórias para remover qualquer produto alimentício que tenha aderido nas paredes.
[0016] É de acordo com a invenção que a massa de alimento não seja conduzida para a abertura de descarga da tremonha de suprimento por um parafuso de alimentação e não seja conduzida pela abertura de descarga da tremonha de suprimento para a câmara da bomba por um parafuso de alimentação. Como anteriormente explicado, parafusos de alimentação causam batida indesejada da massa de alimento. Isto é impedido de acordo com a invenção permitindo que a massa de alimento na tremonha de suprimento seja movimentada em direção à abertura de descarga, e da abertura de descarga para a câmara da bomba sem a necessidade de nenhum parafuso de alimentação, isto é, parafusos de alimentação podem ser omitidos de acordo com a invenção.
[0017] É possível de acordo com a invenção que a câmara da bomba seja alimentada com uma porção da massa de alimento que é removida da massa de alimento na tremonha de suprimento, em que a estrutura substancialmente coerente de pelo menos uma porção da massa de alimento é substancialmente mantida quando a massa de alimento é removida da massa de alimento na tremonha de suprimento. Assim, uma porção da massa de alimento é removida da massa de alimento na tremonha de suprimento e a porção removida da massa de alimento é alimentada na câmara da bomba, mantendo ainda, pelo menos parcialmente, a estrutura substancialmente coerente na porção removida da massa de alimento. Isto resulta em preservação das características desejadas da massa de alimento.
[0018] Em uma modalidade vantajosa da invenção, a abertura de descarga da tremonha de suprimento abre para um lado da câmara da bomba, e em que o sistema de bomba de deslocamento positivo compreende um êmbolo, e um sistema de acionamento que é configurado para mover o êmbolo entre uma posição retraída, na qual o êmbolo é afastado da abertura de descarga da tremonha de suprimento, e uma posição estendida, na qual o êmbolo estende-se além da abertura de descarga da tremonha de suprimento e ao interior da câmara da bomba, e em que, com o êmbolo na posição retraída, uma porção da massa de alimento na tremonha de suprimento é transferida através da abertura de descarga para a câmara da bomba na frente de uma cabeça de êmbolo do êmbolo, e em que, em seguida, a porção da massa de alimento é separada do restante da massa de alimento na tremonha de suprimento e a porção separada da massa de alimento é isolada na câmara da bomba, e em que, quando a porção separada da massa de alimento tiver sido isolada na câmara da bomba, a distância entre a cabeça do êmbolo e uma extremidade oposta da câmara da bomba é substancialmente igual à largura da abertura de descarga, visto na direção do eixo geométrico longitudinal do êmbolo, e em que, em seguida, o êmbolo é acionado para sua posição estendida para impelir a porção da massa de alimento para fora da abertura de saída da câmara da bomba. O sistema de acionamento para mover o êmbolo pode ser pneumaticamente ou hidraulicamente operado.
[0019] A largura da abertura de descarga determina o comprimento da porção da massa de alimento que é transferida da tremonha de suprimento para a câmara da bomba e que é separada do restante da massa de alimento na tremonha de suprimento, por exemplo, cortando a estrutura substancialmente coerente da massa de alimento ao longo da abertura de descarga. A porção separada da massa de alimento é isolada na câmara da bomba entre a cabeça do êmbolo e a extremidade oposta da câmara da bomba. Quando a porção separada da massa de alimento tiver sido isolada na câmara da bomba, o êmbolo está ainda em uma posição na qual a cabeça do êmbolo ainda não pressurizou a porção separada da massa de alimento. Afinal, a largura da abertura de descarga, e assim também o comprimento da porção separada da massa de alimento, é substancialmente igual à distância entre a cabeça do êmbolo e a extremidade oposta da câmara da bomba. É somente depois do isolamento da porção separada da massa de alimento que o êmbolo com a cabeça do êmbolo começa pressurizar a porção separada da massa de alimento. Em decorrência disto, a massa de alimento não pode escoar da câmara da bomba de volta para a tremonha de suprimento mediante pressurização pela cabeça do êmbolo. Assim, a estrutura substancialmente coerente da porção da massa de alimento permanece substancialmente intata até que seja separada e isolada e a estrutura substancialmente coerente não é afetada por efeitos de batida que podem ser causados por qualquer refluxo da massa de alimento.
[0020] Em uma modalidade de acordo com a invenção, a câmara da bomba tem um comprimento, visto na direção do eixo geométrico longitudinal do êmbolo, que é maior que a largura da abertura de descarga, e em que a porção da massa de alimento que foi transferida através da abertura de descarga para a câmara da bomba na frente da cabeça de êmbolo do êmbolo é separada do restante da massa de alimento na tremonha de suprimento avançando o êmbolo além da abertura de descarga para uma posição intermediária de forma que a porção da massa de alimento é empurrada para a frente pela cabeça do êmbolo até que a porção da massa de alimento seja movimentada além da abertura de descarga e isolada na câmara da bomba, e em que, em seguida, o êmbolo é avançado adicionalmente para sua posição estendida para impelir a porção da massa de alimento para fora da abertura de saída da câmara da bomba.
[0021] Neste caso, a câmara da bomba compreende uma zona de admissão e uma zona de pressão. Por exemplo, o comprimento da câmara da bomba pode ser aproximadamente o dobro da largura da abertura de descarga, em que a zona de admissão e a zona de pressão têm cada qual o mesmo comprimento que é substancialmente igual à largura da abertura de descarga. Incidentalmente, a altura da zona de admissão e a altura da zona de pressão são preferivelmente também aproximadamente iguais. Com o êmbolo em sua posição retraída, a porção da massa de alimento que é transferida da tremonha de suprimento para a câmara da bomba é recebida na zona de admissão da câmara da bomba. O êmbolo é então acionado para sua posição intermediária de forma que a porção da massa de alimento que foi recebida na zona de admissão é avançada pela cabeça do êmbolo para a zona de pressão da câmara da bomba. Ao mesmo tempo, a porção da massa de alimento é separada do restante da massa de alimento na tremonha de suprimento à medida que a cabeça do êmbolo move além da abertura de descarga e corta a massa de alimento. Na posição intermediária do êmbolo, a cabeça do êmbolo define a transição entre a zona de admissão e a zona de pressão da câmara da bomba. Na posição intermediária, a porção da massa de alimento é completamente separada e fechada na zona de pressão da câmara da bomba.
[0022] Subsequentemente, a cabeça do êmbolo é acionada para a frente para sua posição estendida para forçar a porção da massa de alimento para fora da abertura de saída da câmara da bomba.
[0023] Alternativamente, a bomba de deslocamento positivo compreende um prato da válvula que pode ser acionado entre uma posição aberta, na qual o prato da válvula é afastado da abertura de descarga da tremonha de suprimento, e uma posição fechada, na qual o prato da válvula fecha a abertura de descarga da tremonha de suprimento, e em que, com o prato da válvula na posição aberta, uma porção da massa de alimento na tremonha de suprimento é transferida através da abertura de descarga para a câmara da bomba na frente da cabeça de êmbolo do êmbolo, e em que, em seguida, a porção da massa de alimento que foi transferida através da abertura de descarga para a câmara da bomba na frente da cabeça de êmbolo do êmbolo é separada do restante da massa de alimento na tremonha de suprimento movendo o prato da válvula ao longo da abertura de descarga para sua posição fechada de forma que a porção da massa de alimento é cortada pelo prato da válvula, e em que, com o prato da válvula em sua posição fechada, a porção removida da massa de alimento é isolada na câmara da bomba, e em que, em seguida, o êmbolo é avançado adicionalmente para sua posição estendida para impelir a porção da massa de alimento para fora da abertura de saída da câmara da bomba.
[0024] Neste caso, a câmara da bomba pode ter um comprimento, visto na direção do eixo geométrico longitudinal do êmbolo, que é substancialmente igual à largura da abertura de descarga. O prato da válvula pode ser acionado ao longo de um eixo geométrico longitudinal que é substancialmente paralelo ao eixo geométrico longitudinal do êmbolo. Com o êmbolo em sua posição retraída e o prato da válvula em sua posição aberta, a porção da massa de alimento que é transferida da tremonha de suprimento para a câmara da bomba é recebida na câmara da bomba. O prato da válvula é então avançado para sua posição fechada enquanto o êmbolo é mantido em sua posição retraída. À medida que o prato da válvula move para sua posição fechada, a borda de avanço do prato da válvula corta a massa de alimento. Por meio disto, a porção da massa de alimento na câmara da bomba é separada do restante da massa de alimento na tremonha de suprimento. Depois de atingir a posição fechada, a abertura de descarga é fechada e a porção separada da massa de alimento é isolada na câmara da bomba. Subsequentemente, enquanto o prato da válvula é mantido em sua posição fechada, a cabeça do êmbolo é acionada de sua posição retraída para sua posição estendida de maneira a forçar a porção da massa de alimento para fora da abertura de saída da câmara da bomba.
[0025] Com o método de acordo com a invenção, é possível que o sistema de bomba de deslocamento positivo desloque positivamente a massa de alimento na câmara da bomba para sua abertura de saída, ainda mantendo substancialmente a estrutura substancialmente coerente de pelo menos uma porção da massa de alimento na câmara da bomba. Em particular, a massa de alimento na câmara da bomba é submetida a uma força de acionamento na direção longitudinal da câmara da bomba somente e a massa de alimento na câmara da bomba é substancialmente não comprimida em uma direção transversal à direção de movimento da massa de alimento na câmara da bomba para sua abertura de saída. Preferivelmente, a massa de alimento é substancialmente não comprimida em uma direção transversal à direção de movimento da massa de alimento, mesmo quando a massa de alimento é descarregada pela abertura de saída da câmara da bomba. Novamente, as propriedades desejadas da massa de alimento são mantidas em grande parte.
[0026] Em uma modalidade preferida de acordo com a invenção, a tremonha de suprimento compreende: - uma zona da tremonha principal que recebe a massa de alimento que é suprida na tremonha de suprimento, - um membro de divisão, preferivelmente uma aresta cortante, que é arranjado dentro da tremonha de suprimento em uma extremidade a jusante da zona da tremonha principal, em que o membro de divisão divide a massa de alimento em duas correntes de massa de alimento, ainda mantendo substancialmente a estrutura substancialmente coerente de pelo menos uma porção da massa de alimento em cada corrente, - dois canais de alimentação, cada canal de alimentação estendendo-se a partir do membro de divisão, em que cada canal de alimentação transporta uma das correntes de massa de alimento, ainda mantendo substancialmente a estrutura substancialmente coerente de pelo menos uma porção da massa de alimento em cada corrente, e também - duas aberturas de descarga, cada abertura de descarga estendendo-se em uma extremidade a jusante de um dos canais de alimentação, em que cada abertura de descarga descarrega uma das correntes de massa de alimento ou uma porção desta, ainda mantendo substancialmente a estrutura substancialmente coerente de pelo menos uma porção da massa de alimento, e em que o sistema de bomba de deslocamento positivo compreende: - duas câmaras de bomba, cada câmara da bomba sendo em comunicação com uma das aberturas de descarga, e cada câmara da bomba com uma abertura de saída, - um coletor de válvula que é conectado nas aberturas de saída das câmaras de bomba, e em que o coletor de válvula compreende um caminho de passagem de saída que é conectado no dispositivo de moldagem, e em que a massa de alimento ou uma porção desta das correntes é alimentada nas câmaras de bomba em alternância de forma que pelo menos uma câmara da bomba sempre contém massa de alimento sob pressão de maneira a suprir um fluxo substancialmente contínuo de massa de alimento das câmaras de bomba através do coletor de válvula no dispositivo de moldagem.
[0027] Neste caso, a abertura de enchimento da tremonha de suprimento abre para a zona da tremonha principal. Na extremidade a jusante da zona da tremonha principal, o membro de divisão divide a massa de alimento em duas correntes de massa de alimento. Por exemplo, o membro de divisão compreende uma lâmina de corte. Cada corrente de massa de alimento escoa separadamente ao longo de um caminho de fluxo formado por um canal de alimentação, uma abertura de descarga e uma câmara da bomba. Os caminhos de fluxo são unidos novamente conectando as aberturas de saída das câmaras de bomba no coletor de válvula comum. Daí, a massa de alimento é impelida para o dispositivo de moldagem. A massa de alimento na zona da tremonha principal e nos canais de alimentação da tremonha de suprimento é substancialmente não comprimida em uma direção transversal à direção de movimento da massa de alimento para as aberturas de descarga. A massa de alimento é substancialmente não comprimida mesmo em uma direção transversal à direção de movimento da massa de alimento quando a massa de alimento de cada corrente é descarregada por uma das aberturas de descarga da tremonha de suprimento e alimentada em uma das câmaras de bomba. Como anteriormente explicado, isto impede deterioração indesejada da estrutura substancialmente coerente da massa de alimento de forma que os bolos de alimento moldados obtêm excelentes características.
[0028] É possível de acordo com a invenção que a área de fluxo seccional transversal total dos canais de alimentação juntas seja substancialmente igual à área de fluxo seccional transversal da zona da tremonha principal, e em que a área de fluxo seccional transversal de cada abertura de descarga é substancialmente igual à área de fluxo seccional transversal do canal de alimentação associado. Neste caso, é preferível que a área de fluxo seccional transversal da zona da tremonha principal seja substancialmente constante, vista na direção de movimento da massa de alimento na zona da tremonha principal. Quando a soma das áreas de fluxo seccionais transversais dos canais de alimentação é substancialmente igual à área de fluxo seccional transversal da zona da tremonha principal, a massa de alimento não é submetida a compressão lateral, já que ela é dividida em duas correntes de massa de alimento ao atravessar o membro de divisão. Em decorrência disto, cargas de cisalhamento na massa de alimento são limitadas a um mínimo e a estrutura relativamente leve desejada da massa de alimento é substancialmente mantida em ambas as correntes de massa de alimento. Além do mais, a área seccional transversal de cada canal de alimentação é substancialmente constante e igual à área de fluxo de sua abertura de descarga. Assim, cada corrente de massa de alimento não é submetida a compressão lateral mesmo quando ela escoa através do canal de alimentação, para fora do canal de descarga e para uma das câmaras de bomba.
[0029] Em uma modalidade adicional de acordo com a invenção, as câmaras de bomba são situadas em qualquer lado do coletor de válvula. Ao contrário da tecnologia anterior, na qual as câmaras de bomba são situadas lado a lado, as câmaras de bomba de acordo com esta modalidade da invenção são voltadas uma para a outra. Foi surpreendentemente observado que esta configuração resulta em qualidades de bolos de alimento ainda melhores.
[0030] É possível, de acordo com a invenção, que o sistema de bomba de deslocamento positivo compreenda um êmbolo para cada câmara da bomba, em que cada êmbolo pode ser movimentado pelo sistema de acionamento entre uma posição retraída, na qual o êmbolo fica afastado da abertura de descarga de um dos canais de alimentação, e uma posição estendida, na qual o êmbolo estende-se além da abertura de descarga de um dos canais de alimentação e ao interior da câmara da bomba associada, e em que os eixos geométricos longitudinais dos êmbolos das câmaras de bomba são situados substancialmente no mesmo plano. Os eixos geométricos longitudinais dos êmbolos podem ser inclinados uns em relação aos outros de acordo com uma forma de V, ou eles podem também ficar dispostos substancialmente no mesmo plano horizontal. Como as câmaras de bomba são situadas em qualquer lado do coletor de válvula, os êmbolos das câmaras de bomba são voltados um para o outro. Assim, quando um dos êmbolos é movimentado de sua posição retraída para sua posição estendida, o êmbolo é avançado na direção do outro êmbolo. Surpreendentemente observou-se que esta configuração é vantajosa para a qualidade dos bolos de alimento.
[0031] Em uma modalidade de acordo com a invenção, o coletor de válvula compreende um membro de válvula que pode ser operado alternadamente entre uma primeira posição, na qual o membro de válvula fecha a abertura de saída de uma primeira câmara da bomba e permite que massa de alimento seja transferida da abertura de saída da outra segunda câmara da bomba para o caminho de passagem de saída que é conectado no dispositivo de moldagem, e uma segunda posição, na qual o membro de válvula fecha a abertura de saída da outra segunda câmara da bomba e permite que massa de alimento seja transferida da abertura de saída da primeira câmara da bomba para o caminho de passagem de saída que é conectado no dispositivo de moldagem. Assim, o coletor de válvula é configurado para passar massa de alimento alternadamente das câmaras de bomba sob pressão para o dispositivo de moldagem de forma que um fluxo substancialmente contínuo de massa de alimento é alimentado no dispositivo de moldagem. Ao mesmo tempo, o membro de válvula do coletor de válvula impede qualquer refluxo, já que a câmara da bomba que pode não estar sob pressão é isolada. É possível de acordo com a invenção que o membro de válvula seja operado para ser movimentado entre a primeira e segunda posições antes que os respectivos êmbolos da câmara da bomba atinjam suas posições estendida mais externa. Assim, a abertura de saída da primeira câmara da bomba não está ainda completamente fechada pelo membro de válvula quando o membro de válvula já abre a abertura de saída da outra segunda câmara da bomba. Isto resulta em altas velocidades de produção.
[0032] Em uma modalidade preferida da invenção, o membro de válvula é configurado para cortar a massa de alimento no coletor de válvula quando o membro de válvula é operado da primeira posição para a segunda posição, e vice-versa, e em que a estrutura substancialmente coerente de pelo menos uma porção da massa de alimento é substancialmente mantida quando a massa de alimento é cortada pelo membro de válvula no coletor de válvula. Neste caso, o membro de válvula é configurado para cortar a massa de alimento recebida no coletor de válvula. Por exemplo, o membro de válvula pode ser formado com arestas de corte.
[0033] O dispositivo de moldagem de acordo com a invenção pode ser construído de várias maneiras. Em uma modalidade específica de acordo com a invenção, o dispositivo de moldagem compreende um tambor de moldagem que é rotativo em torno de um eixo geométrico de rotação, em que o tambor de moldagem tem uma superfície de moldagem substancialmente cilíndrica na qual a pluralidade de cavidades de molde para moldar os bolos de alimento é arranjada. Neste caso, pode ser possível que o produto alimentício que foi descarregado pela abertura de saída da câmara da bomba seja alimentado em um bocal de dispensação que une a superfície de moldagem do tambor de moldagem, e em que o bocal de dispensação é envolto por uma placa de contato que apoia de forma selada a superfície de moldagem do tambor de moldagem durante rotação do tambor de moldagem em torno do eixo geométrico de rotação.
[0034] A placa de contato é preferivelmente flexível. A placa de contato apoia a superfície de moldagem do tambor de moldagem, ainda permitindo rotação do tambor de moldagem em torno do eixo geométrico de rotação. À medida que o tambor de moldagem gira, o bocal de dispensação é tanto fechado pela superfície de moldagem do tambor de moldagem quanto em comunicação com uma ou mais cavidades de molde, enquanto vazamento entre o tambor de moldagem e a placa de contato é impedido, exercendo pressão suficiente na placa de contato flexível.
[0035] Em uma modalidade alternativa do dispositivo de moldagem de acordo com a invenção, o dispositivo de moldagem compreende uma placa de molde com a pluralidade de cavidades de molde, e em que a placa de molde é ciclicamente movimentada por um acionamento da placa de molde entre uma posição de enchimento, na qual cavidades de molde ficam em comunicação com a abertura de saída da câmara da bomba de maneira a moldar bolos de alimento nas cavidades de molde, e uma posição de descarga, na qual os bolos de alimento moldados nas cavidades de molde podem ser removidas das cavidades de molde.
[0036] É possível de acordo com a invenção que a tremonha de suprimento e o sistema de bomba de deslocamento positivo fiquem situados acima do dispositivo de moldagem de forma que o produto alimentício que foi descarregado pela abertura de saída da câmara da bomba é alimentado para baixo no dispositivo de moldagem. Então, é preferível de acordo com a invenção que a tremonha de suprimento e o sistema de bomba de deslocamento positivo sejam fixados em uma armação, e em que o dispositivo de moldagem pode ser deslocado com relação à armação entre uma posição superior, na qual o dispositivo de moldagem é conectado no sistema de bomba de deslocamento positivo, e uma posição inferior, na qual o dispositivo de moldagem fica a uma distância abaixo do sistema de bomba de deslocamento positivo. Em decorrência disto, o dispositivo de moldagem é facilmente acessível para manutenção, por exemplo, para trocar um tambor de moldagem do dispositivo de moldagem.
[0037] A invenção também refere-se a um sistema para moldar bolos de alimento de um produto alimentício, por exemplo, carne moída, o sistema compreendendo: - uma tremonha de suprimento para receber um produto alimentício compreendendo uma massa de alimento com uma estrutura substancialmente coerente formada por partículas do produto alimentício que são livremente conectadas umas nas outras, a tremonha de suprimento compreendendo pelo menos uma abertura de descarga e sendo configurada para permitir que produto alimentício na tremonha de suprimento mova para a abertura de descarga, - um sistema de bomba de deslocamento positivo compreendendo pelo menos uma câmara da bomba, a câmara da bomba sendo conectada na abertura de descarga da tremonha de suprimento para alimentar produto alimentício que é descarregado pela abertura de descarga da tremonha de suprimento na câmara da bomba de um sistema de bomba de deslocamento positivo, o sistema de bomba de deslocamento positivo sendo configurado para deslocar positivamente produto alimentício na câmara da bomba para uma abertura de saída da câmara da bomba e descarregar produto alimentício pela abertura de saída, - um dispositivo de moldagem com uma pluralidade de cavidades de molde para moldar os bolos de alimento, o dispositivo de moldagem sendo conectado na abertura de saída da câmara da bomba para alimentar produto alimentício que foi descarregado pela abertura de saída da câmara da bomba no dispositivo de moldagem, em que: o sistema é configurado de uma maneira tal que a estrutura substancialmente coerente de pelo menos uma porção da massa de alimento é substancialmente mantida quando a massa de alimento é movimentada na tremonha de suprimento para a abertura de descarga e também quando a massa de alimento ou uma porção desta é descarregada pela abertura de descarga da tremonha de suprimento e alimentada na câmara da bomba.
[0038] Os recursos supradescritos com relação ao método de acordo com a invenção podem também ser aplicados, sozinhos ou em qualquer combinação de recursos, ao sistema de acordo com a invenção. Além disso, os efeitos técnicos supraexplicados também se aplicam ao sistema de acordo com a invenção.
Breve Descrição dos Desenhos
[0039] A invenção será agora explicada com mais detalhes, apenas a título de exemplo, com referência aos desenhos anexos.
[0040] A figura 1 mostra diagramaticamente uma vista lateral de uma primeira modalidade de um sistema para moldar bolos de alimento de acordo com a invenção.
[0041] A figura 2 mostra diagramaticamente um detalhe ampliado II da figura 1.
[0042] A figura 3 mostra uma vista em perspectiva de um membro de válvula de um coletor de válvula ilustrado na figura 2.
[0043] A figura 4 mostra diagramaticamente uma segunda modalidade de um sistema para moldar bolos de alimento de acordo com a invenção.
Descrição Detalhada da Invenção
[0044] A figura 1 mostra uma primeira modalidade de um sistema 1 de moldagem para moldar bolos de alimento de uma massa de alimento com uma estrutura substancialmente coerente que pode ser bombeada e é adequada para consumo, em particular uma massa de alimento de carne moída com uma estrutura substancialmente coerente compreendendo partículas tipo cordel e/ou serpentina que são aderidas umas nas outras. Assim, a massa de alimento forma uma pasta de carne. O método de acordo com a invenção é particularmente vantajoso quando a carne moída é carne de boi moída e/ou carne de porco moída. Entretanto, a massa de alimento pode também compreender outros tipos de carne, tais como carne de frango, carne de peixe, vegetais e/ou outro produto alimentício.
[0045] A estrutura substancialmente coerente de uma massa de alimento de carne moída é formada moendo carne em um moedor e subsequentemente recebendo a carne moída em um recipiente que é armazenado em uma câmara de armazenamento a frio, por exemplo, durante pelo menos 8 horas a uma temperatura abaixo de 6°C. As partículas tipo cordel e/ou serpentina da carne moída que já estão livremente conectadas adjacentes umas às outras mediante produção pelo moedor são aderidas umas nas outras mais firmemente mantendo-as sob refrigeração por um período de tempo de maneira a formar uma estrutura substancialmente coerente relativamente leve da massa de alimento no recipiente. Quando a carne moída é subsequentemente processada adicionalmente na tecnologia anterior, a estrutura substancialmente coerente relativamente leve da massa de alimento é deteriorada pela compressão da massa de alimento e também pela sua passagem em parafusos de alimentação que causam batida da massa de alimento. Ao contrário disto, de acordo com a invenção, a estrutura substancialmente coerente relativamente leve da massa de alimento é preservada ao máximo possível, como será explicado a seguir.
[0046] A massa de alimento é suprida do recipiente em uma abertura de enchimento 4 de uma tremonha de suprimento 3. Nesta modalidade exemplar, a tremonha de suprimento 3 compreende uma zona da tremonha principal 5 para receber a massa de alimento que é suprida na abertura de enchimento 4. A massa de alimento desce para o nível de um membro de divisão 6 que é arranjado no interior da tremonha de suprimento 3. O membro de divisão 6 é configurado para cortar a massa de alimento da zona da tremonha principal 5 em duas correntes de massa de alimento. O nível do membro de divisão 6 define a extremidade a jusante da zona da tremonha principal 5. A tremonha de suprimento 3 compreende dois canais de alimentação 7 e duas aberturas de descarga 8. Cada corrente de massa de alimento que passa pelo membro de divisão 6 é recebida em um dos canais de alimentação 7. Cada canal de alimentação 7 guia uma das correntes de massa de alimento para a abertura de descarga 8 em uma extremidade a jusante do canal de alimentação 7.
[0047] Como mostrado na figura 1, a tremonha de suprimento 3 não é provida com nenhum parafuso de alimentação que pode causar batida da massa de alimento. A massa de alimento é capaz de mover na tremonha de suprimento 3 de sua abertura de enchimento 4 para suas aberturas de descarga 8 apenas por meio de gravidade. A zona da tremonha principal 5 e os canais de alimentação 7 constituem calhas para guiar a massa de alimento ou uma corrente desta. Além do mais, a zona da tremonha principal 5 tem uma área de fluxo seccional transversal que não diminui da abertura de enchimento 4 da tremonha de suprimento 3 para o nível do membro de divisão 6. Além disso, a área seccional transversal total de fluxo dos canais de alimentação 7 juntos é substancialmente igual à área de fluxo seccional transversal da zona da tremonha principal 5, e a área de fluxo seccional transversal de cada abertura de descarga 8 é também substancialmente igual à área de fluxo seccional transversal do canal de alimentação associado 7. Assim, a tremonha de suprimento 3 tem uma área de fluxo seccional transversal para a massa de alimento que não diminui da abertura de enchimento 4 para as aberturas de descarga 8 da tremonha de suprimento 3.
[0048] Em decorrência disto, a massa de alimento na tremonha de suprimento 3 é substancialmente não comprimida em uma direção transversal à direção de movimento da massa de alimento na tremonha de suprimento 3 para as aberturas de descarga 8. À medida que a massa de alimento atravessa a tremonha de suprimento 3, ela não encontra nenhum estreitamento para as aberturas de descarga 8. Assim, a estrutura substancialmente coerente da massa de alimento não é afetada. Além do mais, o membro de divisão 6 é configurado para cortar a massa de alimento em duas correntes, ainda mantendo substancialmente a estrutura substancialmente coerente de pelo menos uma porção da massa de alimento em cada corrente.
[0049] A massa de alimento de cada corrente é alimentada em um sistema de bomba de deslocamento positivo 10. Nesta modalidade exemplar, o sistema de bomba de deslocamento positivo 10 compreende duas câmaras de bomba 12 que são cada qual conectadas fluidicamente em uma das aberturas de descarga 8. Cada abertura de descarga 8 da tremonha de suprimento 3 desemboca em um lado de uma das câmaras de bomba 12 e assim forma uma abertura de entrada da câmara da bomba 12. A massa de alimento é substancialmente não comprimida em uma direção transversal à direção de movimento da massa de alimento quando a massa de alimento é descarregada pela abertura de descarga 8 da tremonha de suprimento 3 e alimentada na câmara da bomba 12. Em outras palavras, a abertura de descarga 8 da tremonha de suprimento 3 não forma tampouco um estreitamento, isto é, a massa de alimento não encontra nenhum estreitamento até ser recebida na câmara da bomba 12. Em decorrência disto, a estrutura coerente substancialmente leve da massa de alimento permanece substancialmente intata.
[0050] O sistema de bomba 10 compreende um êmbolo 16 para cada câmara da bomba, e um sistema de acionamento para mover cada êmbolo 16 entre uma posição retraída (mostrada na esquerda na figura 1) e uma posição estendida (mostrada na direita na figura 1). O sistema de acionamento para os êmbolos 16 pode ser operado pneumaticamente ou hidraulicamente, por exemplo, usando água como o fluido hidráulico. Nesta modalidade exemplar, o sistema de bomba 10 é simétrico com relação a um plano vertical central. Portanto, somente o lado do sistema de bomba 10 mostrado na esquerda na figura 1 será agora descrito, já que o outro lado do sistema de bomba 10 mostrado na direita na figura 1 é essencialmente o mesmo.
[0051] A câmara da bomba 12 tem um comprimento, visto na direção do eixo geométrico longitudinal 18 do êmbolo 16, que é maior que a largura A da abertura de descarga 8. Nesta modalidade exemplar, o comprimento da câmara da bomba 12 é aproximadamente o dobro da largura A da abertura de descarga 8. A câmara da bomba 12 compreende uma zona de admissão 14 e uma zona de pressão 15 que têm o mesmo comprimento A, B que é substancialmente igual à largura da abertura de descarga 8. Na posição retraída, o êmbolo 16 fica afastado da abertura de descarga 8 da tremonha de suprimento 3. Com o êmbolo 16 na posição retraída, uma porção da massa de alimento é transferida do canal de alimentação 7 da tremonha de suprimento 3 através da abertura de descarga 8 para a zona de admissão 14 da câmara da bomba 12 na frente de uma cabeça do êmbolo 20 do êmbolo 16. A largura da abertura de descarga 8 determina o comprimento da porção da massa de alimento que é transferida do canal de alimentação 7 da tremonha de suprimento 3 para a câmara da bomba 12.
[0052] O êmbolo 16 é então acionado de forma que a porção da massa de alimento que foi recebida na zona de admissão 14 é avançada pela cabeça do êmbolo 20 para a zona de pressão 15 da câmara da bomba 12. Ao mesmo tempo, a porção da massa de alimento é separada do restante da massa de alimento na tremonha de suprimento 3 à medida que a cabeça do êmbolo 20 move além da abertura de descarga 8 e corta a massa de alimento, mantendo ainda a estrutura substancialmente coerente da massa de alimento. Quando a cabeça do êmbolo 20 fecha a abertura de descarga 8, a cabeça do êmbolo 20 define a zona de pressão 15 da câmara da bomba 12. Então, a porção da massa de alimento foi completamente separada e a porção separada da massa de alimento foi isolada na zona de pressão 15 da câmara da bomba 12. Neste estágio, a distância B entre a cabeça do êmbolo 20 e uma extremidade oposta da câmara da bomba 12 é substancialmente igual à largura A da abertura de descarga 8, vista na direção do eixo geométrico longitudinal 18 do êmbolo 16 (vide figura 1).
[0053] Quando a porção separada da massa de alimento tiver sido recém-isolada na câmara da bomba 12, o êmbolo 16 está ainda em uma posição na qual a cabeça do êmbolo 20 ainda não pressurizou a porção separada da massa de alimento. Finalmente, a largura da abertura de descarga A, e assim também o comprimento da porção separada da massa de alimento, é substancialmente igual à distância B entre a cabeça do êmbolo e a extremidade oposta da câmara da bomba 12. É somente depois do isolamento da porção separada da massa de alimento que o êmbolo 16 com a cabeça do êmbolo 20 começa pressurizar a porção separada da massa de alimento. Em decorrência disto, a massa de alimento não pode escoar da câmara da bomba 12 de volta para a tremonha de suprimento 3 mediante pressurização pela cabeça do êmbolo 20. Assim, a estrutura substancialmente coerente da porção da massa de alimento não é afetada pelos efeitos de batida que podem ser causados por qualquer refluxo da massa de alimento.
[0054] Subsequentemente, a cabeça do êmbolo é acionada para a frente para sua posição estendida, na qual o êmbolo 16 estende-se além da abertura de descarga 8 da tremonha de suprimento 3 e de forma substancial completamente na câmara da bomba 12. Em decorrência disto, a porção da massa de alimento é deslocada para fora da abertura de saída 19 da câmara da bomba 12 ao interior de um coletor de válvula 21.
[0055] O coletor de válvula é mostrado com mais detalhes na figura 2. O coletor de válvula 21 é conectado nas aberturas de saída 19 das câmaras de bomba 12. O coletor de válvula 21 compreende um caminho de passagem de saída 25 que é conectado em um dispositivo de moldagem 30. Acionando os êmbolos 16, porções da massa de alimento das correntes nos canais de alimentação 7 são alimentadas nas câmaras de bomba 12 em alternância de forma que pelo menos uma câmara da bomba 12 sempre contém massa de alimento sob pressão de maneira a suprir um fluxo substancialmente contínuo de massa de alimento pelas aberturas de saída das câmaras de bomba 12 no coletor de válvula 21.
[0056] O coletor de válvula 21 compreende um membro de válvula 22 que pode ser acionado alternadamente entre duas posições. Na primeira posição mostrada na figura 2, o membro de válvula 22 fecha a abertura de saída 19 da câmara da bomba 12 na esquerda e permite que massa de alimento seja transferida da abertura de saída da outra câmara da bomba 12 na direita do caminho de passagem de saída 25 que é conectado no dispositivo de moldagem 30. Na segunda posição, o membro de válvula rotou em torno do eixo geométrico de rotação 23 de maneira a fechar a abertura de saída 19 da câmara da bomba na direita e permitir que massa de alimento seja transferida da abertura de saída 19 da câmara da bomba 12 na esquerda para o caminho de passagem de saída 25. Assim, o coletor de válvula 21 é configurado para passar massa de alimento alternadamente das câmaras de bomba 12 sob pressão para o dispositivo de moldagem 30 de forma que um fluxo substancialmente contínuo de massa de alimento é alimentado no dispositivo de moldagem 30. Ao mesmo tempo, o membro de válvula 22 do coletor de válvula 21 impede qualquer refluxo para a câmara da bomba que não está sob pressão.
[0057] Como ilustrado na figura 3, o membro de válvula 22 é configurado para cortar a massa de alimento no coletor de válvula 21 quando o membro de válvula 22 é rotado da primeira posição para a segunda posição, e vice-versa. Nesta modalidade exemplar, o membro de válvula 22 compreende arestas de corte 24 de forma que a estrutura substancialmente coerente de pelo menos uma porção da massa de alimento é também substancialmente mantida quando a massa de alimento é cortada pelas arestas de corte 24 no coletor de válvula 21.
[0058] Como mostrado na figura 1, a tremonha de suprimento 3 e o sistema de bomba 10 são situados acima do dispositivo de moldagem 30 de forma que o produto alimentício que foi descarregado do coletor de válvula 21 é alimentado para baixo no dispositivo de moldagem 30. A tremonha de suprimento 3 e o sistema de bomba 10 podem ser fixados em uma armação de suporte (não mostrada) que pode ser provida com rodas. O dispositivo de moldagem 30 pode ser deslocado com relação à armação de suporte entre uma posição superior, na qual o dispositivo de moldagem 30 é conectado no coletor de válvula 21 do sistema de bomba 10, e uma posição inferior, na qual o dispositivo de moldagem 30 é desconectado do coletor de válvula 21 e a uma distância abaixo do coletor de válvula 21. Assim, o dispositivo de moldagem 30 é facilmente acessível para manutenção.
[0059] Nesta modalidade exemplar, o dispositivo de moldagem 30 compreende um dispositivo de passagem de enchimento 35 e um tambor de moldagem 36. O tambor de moldagem 36 é rotativo em torno de um eixo geométrico de rotação substancialmente horizontal. O tambor de moldagem 36 é rotativamente montado na armação de suporte que suporta a tremonha de suprimento 3 e o sistema de bomba 10 (não mostrado). O tambor de moldagem 36 pode ser rotativamente acionado, tal como por um motor elétrico (não mostrado). A superfície periférica externa do tambor de moldagem 36 forma uma superfície de moldagem 45 que contém uma pluralidade de cavidades de molde 44.
[0060] As cavidades de molde 44 são configuradas para moldar bolos de alimento da massa de alimento. A forma das cavidades de molde 44 corresponde à forma dos bolos de alimento a ser moldados. Cada cavidade de molde 44 compreende uma base 47 e uma parede periférica 48 que estende-se da base 47 até a superfície de moldagem 45. A borda periférica da parede periférica 48 na superfície de moldagem 45 define uma abertura da cavidade do molde 46 da cavidade do molde 44. As dimensões da base 47 e da parede periférica 48 de cada cavidade do molde 44 determinam o volume da cavidade do molde 44. O volume de cada cavidade do molde 44 é fixo. Por exemplo, as dimensões das cavidades de molde 44 são iguais entre si de maneira a moldar os mesmos bolos de alimento.
[0061] As cavidades de molde 44 podem ser distribuídas no tambor de moldagem de diferentes maneiras. Como ilustrado na figura 1, as cavidades de molde 44 são espaçadas na direção periférica do tambor de moldagem 36. Além do mais, as cavidades de molde 44 são arranjadas em fileiras próximas umas das outras, por exemplo, na direção axial do tambor de moldagem 36, na superfície de moldagem 45. Entretanto, as cavidades de molde 44 podem também ser distribuídas na superfície de moldagem 45 de acordo com uma hélice ou de uma maneira diferente.
[0062] O dispositivo de passagem de enchimento 35 é configurado para encher as cavidades de molde 44 do tambor de moldagem 36. O dispositivo de passagem de enchimento 35 distribui a massa de alimento nas cavidades de molde 44 do tambor de moldagem 36. O dispositivo de passagem de enchimento 35 compreende uma sapata de enchimento 49 com uma passagem 32 para a massa de alimento. A passagem 32 é conectada no caminho de passagem de saída 25 do coletor de válvula 21, por exemplo, por meio de um acoplamento desanexável. A passagem 32 estende-se até um bocal de dispensação 34.
[0063] O bocal de dispensação 34 fica voltado para o tambor de moldagem 36, ou seja, o bocal de dispensação 34 fica voltado para as cavidades de molde 44 do tambor de moldagem 36. O bocal de dispensação 34 é arranjado em uma placa de contato flexível 40 da sapata de enchimento 49. Em seção transversal, a placa de contato 40 tem substancialmente a forma de um segmento de um círculo, cujo diâmetro corresponde ao diâmetro da superfície de moldagem 45 do tambor de moldagem 36. A placa de contato flexível 40 apoia a superfície de moldagem 45 do tambor de moldagem 36, ainda permitindo rotação do tambor de moldagem 36 em torno do eixo geométrico de rotação. À medida que o tambor de moldagem 36 gira, o bocal de dispensação 34 é tanto selado pela superfície de moldagem 45 do tambor de moldagem 36 quanto conectado fluidicamente em uma fileira de cavidades de molde 44, enquanto vazamento entre o tambor de moldagem 36 e a placa de contato flexível 40 é impedido, pressionando a placa de contato flexível 40 contra a superfície de moldagem 45 do tambor de moldagem 36 por meio de dispositivo de atuação 50, 56 a uma pressão ajustável. Entretanto, a vedação entre a superfície de apoio 40 da sapata de enchimento 49 e a superfície de moldagem 45 do tambor de moldagem 36 pode também ser projetada diferentemente.
[0064] Nesta modalidade exemplar, o bocal de dispensação 34 é em forma de fenda. A passagem 32 tem uma seção transversal substancialmente constante do caminho de passagem de saída 25 do coletor de válvula 21 até o bocal de dispensação em forma de fenda 34. O bocal de dispensação em forma de fenda 34 estende-se virtualmente por toda a largura (na direção axial) do tambor de moldagem 36. Com as cavidades de molde 44 sendo arranjadas próximas umas das outras em fileiras na direção da largura na superfície de moldagem 45 do tambor de moldagem 36, o bocal de dispensação em forma de fenda 34 pode encher as cavidades de molde 44 de uma fileira simultaneamente.
[0065] A massa de alimento é transferida para o bocal de dispensação 34 através da passagem 32 por causa da ação do sistema de bomba de deslocamento positivo 10. Um volume da massa de alimento controlado escoa do bocal de dispensação 34 para uma fileira de cavidades de molde 44 se a fileira de cavidades de molde 44 estiver em comunicação com o bocal de dispensação 34, ou seja, quando a fileira de cavidades de molde 44 passa o bocal de dispensação 34 durante rotação do tambor de moldagem 36. Em decorrência disto, as cavidades de molde 44 da fileira são cheias e um produto moldado 76 é moldado em cada cavidade do molde 44 da fileira.
[0066] Os produtos 76 moldados nas cavidades de molde 44 são então liberados das cavidades de molde 44 e colocados no dispositivo de descarga 26 e descarregados. O dispositivo de descarga 26 compreende um dispositivo transferidor que é montado sob o tambor de moldagem 36, por exemplo, uma correia transferidora sem fim. Por meio do dispositivo transferidor, os produtos podem então ser movimentados, por exemplo, para uma ou mais estações de processamento, tais como um dispositivo de revestimento de proteína, um dispositivo de revestimento de farinha de rosca, um dispositivo de congelamento e/ou um dispositivo de embalagem.
[0067] A figura 4 mostra uma segunda modalidade de um sistema de acordo com a invenção. Componentes iguais ou similares são designados com os mesmos números de referência. Nesta modalidade, o sistema de bomba de deslocamento positivo 10 compreende um prato da válvula 60 que pode ser acionado entre uma posição aberta, na qual o prato da válvula 60 fica afastado da abertura de descarga 8 da tremonha de suprimento 3 (vide na esquerda na figura 4), e uma posição fechada, na qual o prato da válvula 60 fecha a abertura de descarga 8 da tremonha de suprimento 3, como ilustrado na direita na figura 4. Como mostrado na figura 4, a câmara da bomba 12 tem um comprimento, visto na direção do eixo geométrico longitudinal 18 do êmbolo 16, que é substancialmente igual à largura da abertura de descarga. O prato da válvula 60 pode ser acionado ao longo de um eixo geométrico longitudinal que é substancialmente paralelo ao eixo geométrico longitudinal 18 do êmbolo 16.
[0068] Com o êmbolo 16 em sua posição retraída e o prato da válvula 60 na posição aberta, uma porção da massa de alimento é deixada da tremonha de suprimento 3 através da abertura de descarga 8 na câmara da bomba 12 na frente da cabeça do êmbolo 20 do êmbolo 16. a porção da massa de alimento desce por seu próprio peso pela abertura de descarga 8 na câmara da bomba 12 na frente da cabeça do êmbolo 20, de forma que a estrutura substancialmente coerente da massa de alimento é preservada em grande quantidade. Então, a porção da massa de alimento que foi recebida na câmara da bomba 12 é separada do restante da massa de alimento na tremonha de suprimento 3 movendo o prato da válvula 60 ao longo do plano da abertura de descarga 8 para sua posição fechada. À medida que o prato da válvula move para sua posição fechada, a borda de avanço do prato da válvula 60 corta a massa de alimento. Em decorrência disto, a porção da massa de alimento é removida pelo prato da válvula 60. A porção removida da massa de alimento é isolada na câmara da bomba 12 quando o prato da válvula 60 tiver atingido sua posição fechada. Neste estágio, o êmbolo é ainda mantido em sua posição retraída. Subsequentemente, enquanto o prato da válvula 60 é mantido em sua posição fechada, o êmbolo 16 com a cabeça do êmbolo 20 é acionado de sua posição retraída para sua posição estendida de maneira a forçar a porção da massa de alimento para fora da abertura de saída 19 da câmara da bomba 12. A massa de alimento é transferida para um coletor de válvula 21 que pode ser construído similar ao coletor de válvula mostrado na figura 2.
[0069] A invenção não está limitada às modalidades exemplares supradescritas. Deve-se entender que inúmeras variações e modificações podem ser feitas sem fugir do escopo da invenção. Além do mais, qualquer recurso da descrição apresentada pode ser combinado com qualquer das reivindicações, tanto sozinhos quanto em qualquer combinação de recursos.

Claims (16)

1. Método para moldar bolos de alimento de um produto alimentício, por exemplo, uma massa de carne moída, o método compreende: - fornecer produto alimentício a uma tremonha de suprimento (3), o produto alimentício compreendendo uma massa de alimento com uma estrutura coerente formada por partículas do produto alimentício que são livremente conectadas umas nas outras; - mover o produto alimentício na tremonha de suprimento para pelo menos uma abertura de descarga (8) da tremonha de suprimento; - descarregar o produto alimentício pela abertura de descarga da tremonha de suprimento; - alimentar o produto alimentício que foi descarregado pela abertura de descarga da tremonha de suprimento em pelo menos uma câmara da bomba (12) de um sistema de bomba de deslocamento positivo; - deslocar positivamente o produto alimentício na câmara da bomba para uma abertura de saída (19) da câmara da bomba pelo sistema de bomba de deslocamento positivo; - descarregar o produto alimentício pela abertura de saída da câmara da bomba; - alimentar o produto alimentício que foi descarregado pela abertura de saída da câmara da bomba em um dispositivo de moldagem (30) com uma pluralidade de cavidades de molde (44) para moldar os bolos de alimento, caracterizado pelo fato de que: o produto alimentício é fornecido na tremonha de suprimento (3) por um recipiente contendo o produto alimentício, em que o recipiente contendo o produto alimentício foi armazenado em uma câmara de armazenamento a frio antes de o produto alimentício ser fornecido a partir do recipiente na tremonha de suprimento; - massa de alimento na tremonha de suprimento (3) é não comprimida em uma direção transversal à direção de movimento da massa de alimento na tremonha de suprimento até sua abertura de descarga, e em que a massa de alimento é não comprimida em uma direção transversal à direção de movimento da massa de alimento quando a massa de alimento é descarregada a partir da abertura de descarga (8) da tremonha de suprimento e alimentada na câmara da bomba (12), e em que a tremonha de suprimento (3) tem uma área de fluxo seccional transversal que não diminui de uma abertura de enchimento da tremonha de suprimento até a abertura de descarga da tremonha de suprimento, e em que a massa de alimento se move na tremonha de suprimento (3) para sua abertura de descarga (8) apenas por meio de gravidade, e a massa de alimento é descarregada pela abertura de descarga (8) da tremonha de suprimento e alimentada na câmara da bomba (12) também apenas por meio de gravidade.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a câmara da bomba (12) compreende uma abertura de entrada que é formada pela abertura de descarga (8) da tremonha de suprimento.
3. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a abertura de descarga da tremonha de suprimento (3) abre para um lado da câmara da bomba (12), e em que o sistema de bomba de deslocamento positivo compreende um êmbolo (16), e um sistema de acionamento que é configurado para mover o êmbolo entre uma posição retraída, na qual o êmbolo fica afastado da abertura de descarga da tremonha de suprimento, e uma posição estendida, na qual o êmbolo estende-se além da abertura de descarga da tremonha de suprimento e na câmara da bomba, e em que, com o êmbolo (16) na posição retraída, uma porção da massa de alimento na tremonha de suprimento é transferida através da abertura de descarga para a câmara da bomba na frente de uma cabeça de êmbolo (20) do êmbolo, e em que, em seguida, a porção da massa de alimento é separada do restante da massa de alimento na tremonha de suprimento e a porção separada da massa de alimento é isolada na câmara da bomba, e em que, quando a porção separada da massa de alimento tiver sido isolada na câmara da bomba (12), a distância entre a cabeça do êmbolo e uma extremidade oposta da câmara da bomba é igual à largura da abertura de descarga, vista na direção do eixo geométrico longitudinal do êmbolo, e em que, em seguida, o êmbolo (16) é acionado para sua posição estendida para impelir a porção da massa de alimento para fora da abertura de saída da câmara da bomba.
4. Método de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a câmara da bomba (12) tem um comprimento, visto na direção do eixo geométrico longitudinal do êmbolo, que é maior que a largura da abertura de descarga (8), e em que a porção da massa de alimento que foi transferida através da abertura de descarga para a câmara da bomba na frente da cabeça de êmbolo do êmbolo é separada do restante da massa de alimento na tremonha de suprimento avançando o êmbolo além da abertura de descarga para uma posição intermediária de forma que a porção da massa de alimento é empurrada para a frente pela cabeça do êmbolo até que a porção da massa de alimento seja movimentada além da abertura de descarga e isolada a partir daí na câmara da bomba, e em que, em seguida, o êmbolo é avançado adicionalmente para sua posição estendida para impelir a porção da massa de alimento para fora da abertura de saída da câmara da bomba.
5. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que a bomba de deslocamento positivo compreende um prato da válvula (60) que é acionado entre uma posição aberta, na qual o prato da válvula fica afastado da abertura de descarga da tremonha de suprimento, e uma posição fechada, na qual o prato da válvula fecha a abertura de descarga da tremonha de suprimento, e em que, com o prato da válvula na posição aberta, uma porção da massa de alimento na tremonha de suprimento é transferida através da abertura de descarga para a câmara da bomba (12) na frente da cabeça de êmbolo do êmbolo, e em que, em seguida, a porção da massa de alimento que foi transferida através da abertura de descarga para a câmara da bomba na frente da cabeça de êmbolo do êmbolo é separada do restante da massa de alimento na tremonha de suprimento movendo o prato da válvula ao longo da abertura de descarga para sua posição fechada de forma que a porção da massa de alimento é cortada pelo prato da válvula, e em que, com o prato da válvula em sua posição fechada, a porção removida da massa de alimento é isolada na câmara da bomba, e em que, em seguida, o êmbolo é avançado adicionalmente para sua posição estendida para impelir a porção da massa de alimento para fora da abertura de saída da câmara da bomba.
6. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que a massa de alimento na câmara da bomba (12) é não comprimida em uma direção transversal à direção de movimento da massa de alimento na câmara da bomba para sua abertura de saída, e em que a massa de alimento é não comprimida em uma direção transversal à direção de movimento da massa de alimento quando a massa de alimento é descarregada pela abertura de saída da câmara da bomba.
7. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que a tremonha de suprimento compreende: - receber, por uma zona da tremonha principal (5), a massa de alimento que é fornecida para a tremonha de suprimento, - dividir, por um membro de divisão (6) arranjado dentro da tremonha de suprimento em uma extremidade a jusante da zona da tremonha principal, a massa de alimento em duas correntes de massa de alimento, enquanto mantém a estrutura coerente de pelo menos uma porção da massa de alimento em cada corrente, - transportar, por dois canais de alimentação (7) se estendendo a partir do membro de divisão, cada uma das correntes de massa de alimento, enquanto mantém a estrutura coerente de pelo menos uma porção da massa de alimento em cada corrente, - descarregar, por duas aberturas de descarga (8), cada uma se estendendo em uma extremidade a jusante de um dos canais de alimentação, as correntes de massa de alimento ou uma porção desta, enquanto mantém a estrutura coerente de pelo menos uma porção da massa de alimento, e em que a massa de alimento ou uma porção desta das correntes são alimentadas nas duas câmaras de bomba em alternância de forma que pelo menos uma câmara da bomba sempre contém massa de alimento sob pressão de maneira a fornecer um fluxo contínuo de massa de alimento das câmaras de bomba através de um coletor de válvula para o dispositivo de moldagem.
8. Método de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o coletor de válvula (21) compreende um membro de válvula (22) que é operado alternadamente entre uma primeira posição, na qual o membro de válvula fecha uma abertura de saída de uma primeira câmara da bomba e permite que massa de alimento seja transferida da abertura de saída da outra segunda câmara da bomba para um caminho de passagem de saída que é conectado no dispositivo de moldagem, e uma segunda posição, na qual o membro de válvula fecha a abertura de saída da outra segunda câmara da bomba e permite que massa de alimento seja transferida da abertura de saída da primeira câmara da bomba para o caminho de passagem de saída que é conectado no dispositivo de moldagem.
9. Método de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o membro de válvula (22) corta a massa de alimento no coletor de válvula quando o membro de válvula é operado entre a primeira e segunda posições, e em que a estrutura coerente de pelo menos uma porção da massa de alimento é mantida quando a massa de alimento é cortada pelo membro de válvula no coletor de válvula.
10. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de que o produto alimentício que é suprido na tremonha de suprimento compreende carne moída ou carne cortada em pedaços, e em que a estrutura coerente da massa de alimento compreende partículas tipo cordel e/ou serpentina que são aderidas umas nas outras.
11. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de que o produto alimentício é fornecido na tremonha de suprimento a partir de um recipiente que compreende uma base retangular ou quadrada, e em que a tremonha de suprimento em qualquer lugar tem uma área de fluxo seccional transversal que é pelo menos igual à base do recipiente.
12. Sistema para moldar bolos de alimento de um produto alimentício, por exemplo, uma massa de carne moída, utilizando o método como definido na reivindicação 1, o sistema compreende: - uma tremonha de suprimento (3) para receber um produto alimentício compreendendo uma massa de alimento com uma estrutura coerente formada por partículas do produto alimentício que são livremente conectadas umas nas outras, a tremonha de suprimento compreendendo pelo menos uma abertura de descarga (8) e sendo configurada para permitir que produto alimentício na tremonha de suprimento mova para a abertura de descarga, - um sistema de bomba de deslocamento positivo (10) compreendendo pelo menos uma câmara da bomba (12), a câmara da bomba sendo conectada na abertura de descarga (8) da tremonha de suprimento para alimentar produto alimentício que é descarregado pela abertura de descarga da tremonha de suprimento na câmara da bomba, o sistema de bomba de deslocamento positivo sendo configurado para deslocar positivamente produto alimentício na câmara da bomba para uma abertura de saída (19) da câmara da bomba e descarregar produto alimentício da abertura de saída, - um dispositivo de moldagem (30) com uma pluralidade de cavidades de molde (44) para moldar os bolos de alimento, o dispositivo de moldagem sendo conectado na abertura de saída da câmara da bomba para alimentar produto alimentício que foi descarregado pela abertura de saída da câmara da bomba no dispositivo de moldagem, caracterizado pelo fato de que: a tremonha de suprimento (3) tem uma área de fluxo seccional transversal que não diminui de uma abertura de enchimento da tremonha de suprimento até a abertura de descarga (8) da tremonha de suprimento.
13. Sistema de acordo a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que compreende: - uma zona da tremonha principal (5) que recebe a massa de alimento que é fornecida para a tremonha de suprimento, - um membro de divisão (6) que é arranjado dentro da tremonha de suprimento em uma extremidade a jusante da zona da tremonha principal, em que o membro de divisão divide a massa de alimento em duas correntes de massa de alimento, enquanto mantém a estrutura coerente de pelo menos uma porção da massa de alimento em cada corrente, - dois canais de alimentação (7), cada canal de alimentação estendendo-se a partir do membro de divisão, em que cada canal de alimentação transporta uma das correntes de massa de alimento, enquanto mantém a estrutura coerente de pelo menos uma porção da massa de alimento em cada corrente, e também - duas aberturas de descarga (8), cada abertura de descarga estendendo-se em uma extremidade a jusante de um dos canais de alimentação, em que cada abertura de descarga descarrega uma das correntes de massa de alimento ou uma porção desta, enquanto mantém a estrutura coerente de pelo menos uma porção da massa de alimento, e em que o sistema de bomba de deslocamento positivo (10) compreende: - duas câmaras de bomba (12), cada câmara da bomba estando em comunicação com uma das aberturas de descarga, e cada câmara da bomba tendo uma abertura de saída, - um coletor de válvula (21) que é conectado nas aberturas de saída das câmaras de bomba, e em que o coletor de válvula compreende um caminho de passagem de saída (25) que é conectado no dispositivo de moldagem.
14. Sistema de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que o coletor de válvula (21) compreende um membro de válvula (22) que pode ser operado alternadamente entre uma primeira posição, na qual o membro de válvula fecha a abertura de saída de uma primeira câmara da bomba, e uma segunda posição, na qual o membro de válvula fecha a abertura de saída da outra segunda câmara da bomba.
15. Sistema de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que a área de fluxo seccional transversal total dos dois canais de alimentação (7) juntos é igual à área de fluxo seccional transversal da zona da tremonha principal, e em que a área de fluxo seccional transversal de cada abertura de descarga (8) é igual à área de fluxo seccional transversal do canal de alimentação associado.
16. Sistema de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de moldagem compreende um tambor de moldagem (36) que é rotativo em torno de um eixo geométrico de rotação, e em que o tambor de moldagem tem uma superfície de moldagem cilíndrica na qual a pluralidade de cavidades de molde (44) para moldar os bolos de alimento é arranjada.
BR112015001594-8A 2012-07-27 2013-07-26 método e sistema para moldar bolos de alimento BR112015001594B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201261676627P 2012-07-27 2012-07-27
US61/676,627 2012-07-27
PCT/NL2013/050563 WO2014017916A2 (en) 2012-07-27 2013-07-26 A method and system for moulding food patties

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112015001594A2 BR112015001594A2 (pt) 2017-07-04
BR112015001594B1 true BR112015001594B1 (pt) 2021-01-19

Family

ID=48986191

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112015001594-8A BR112015001594B1 (pt) 2012-07-27 2013-07-26 método e sistema para moldar bolos de alimento

Country Status (7)

Country Link
US (1) US9788554B2 (pt)
EP (1) EP2877030B1 (pt)
JP (1) JP2015526072A (pt)
CN (1) CN104540387B (pt)
BR (1) BR112015001594B1 (pt)
DK (1) DK2877030T3 (pt)
WO (1) WO2014017916A2 (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
PL2449893T3 (pl) * 2010-11-04 2017-09-29 Gea Food Solutions Bakel B.V. Urządzenie do rozprowadzania masy i urządzenie formujące
CA2932043A1 (en) * 2013-12-02 2015-06-11 Gea Food Solutions Bakel B.V. Methods for filling cavities in a mould member
US10537114B2 (en) 2013-12-04 2020-01-21 Gea Food Solutions Bakel B.V. Feed channel with a customized exit
WO2016187219A1 (en) * 2015-05-17 2016-11-24 Momentum Machines Company System and method for grinding a meat patty
FR3042948B1 (fr) * 2015-10-28 2017-12-22 Marel France Systeme pour former des steaks haches
US10306913B2 (en) * 2016-02-04 2019-06-04 Provisur Technologies, Inc. Fill plate
CN106509041A (zh) * 2016-11-21 2017-03-22 高州市创盟科技有限公司 带有输送带的甜饼馅成型机
CN106579522A (zh) * 2016-11-21 2017-04-26 高州市创盟科技有限公司 甜饼馅成型机
NL2018037B1 (en) * 2016-12-21 2018-06-28 Marel Townsend Further Proc Bv Moulding food products from a pumpable foodstuff mass
WO2018111108A2 (en) * 2016-12-12 2018-06-21 Marel Townsend Further Processing B.V. Moulding food products from a pumpable foodstuff mass
NL2024251B1 (en) 2019-11-18 2021-07-21 Marel Further Proc Bv Food process line for in-line processing food and method for processing food
NL2027519B1 (en) 2021-02-08 2022-09-09 Marel Further Proc Bv A food processing line and method for controlling a food processing line

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL6807321A (pt) 1968-05-24 1969-11-26
US3887964A (en) * 1972-01-24 1975-06-10 Formax Inc Food patty molding machine
US4054967A (en) 1975-10-20 1977-10-25 Formax, Inc. Food patty molding machine
US4182003A (en) * 1978-02-28 1980-01-08 Formax, Inc. Food patty molding machine
FR2435209A1 (fr) 1978-06-22 1980-04-04 Haut Rhin Manufacture Machines Ensemble de malaxage et formage de steaks haches moules
JPS5530518U (pt) * 1978-08-18 1980-02-27
JP4222553B2 (ja) * 1999-06-22 2009-02-12 有限会社アイケン 食品成形装置及び食品成形方法
JP3794246B2 (ja) * 1999-06-22 2006-07-05 有限会社アイケン 食品成形装置
JP4325967B2 (ja) * 2000-12-25 2009-09-02 有限会社アイケン 食品成形装置及び食品成形方法
NL2002672C2 (nl) * 2009-03-26 2010-09-28 Stork Titan Bv Massaverdeelinrichting en vorminrichting omvattende een dergelijke massaverdeelinrichting.
NL2003185C2 (en) * 2009-07-10 2011-01-11 Stork Titan Bv Moulding device, moulding element, moulding method, food preparation method and moulded product.
PL2449893T3 (pl) * 2010-11-04 2017-09-29 Gea Food Solutions Bakel B.V. Urządzenie do rozprowadzania masy i urządzenie formujące

Also Published As

Publication number Publication date
US20150208674A1 (en) 2015-07-30
CN104540387B (zh) 2017-06-23
CN104540387A (zh) 2015-04-22
WO2014017916A2 (en) 2014-01-30
US9788554B2 (en) 2017-10-17
EP2877030A2 (en) 2015-06-03
JP2015526072A (ja) 2015-09-10
EP2877030B1 (en) 2017-07-19
WO2014017916A3 (en) 2014-05-15
BR112015001594A2 (pt) 2017-07-04
DK2877030T3 (en) 2017-10-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112015001594B1 (pt) método e sistema para moldar bolos de alimento
US10820601B2 (en) Method for separating bone fragments and tallow from a single ingredient stream of beef by controlling the frozen condition of the beef and immersing in carbonic acid at elevated pressures
EP1525799A2 (en) Moulding
US9462824B2 (en) Methods for separating lean beef and fat and producing a product having a predetermined fat content
PT1058502E (pt) Doce gelado arejado contendo certas configuracoes metodo e aparelho para a sua producao
BRPI0904668A2 (pt) método e aparelho para a produção contìnua de artigos assados em forma ou não de sanduìche, e, aplicador de recheio para aplicar uma camada de recheio sobre um bolo de base de fundo
BR112013032383B1 (pt) Método para o processamento de uma massa de carne moída, e, instalação para o processamento de uma massa de material alimentício que pode ser bombeado
US2397446A (en) Apparatus for refrigerating comestibles
ES2253409T3 (es) Procedimiento, aparato y producto de infusion liquida y ablandamiento.
IL299967A (en) Designed meat-like food products
ES2565540T3 (es) Dispositivo de fabricación de porciones texturadas de productos alimenticios
EP0198391A2 (en) Method of continuously processing fish and apparatus thereof
DK2358211T3 (en) Device for continuous production by extrusion cooking of a food product containing whole and solid pieces, as well as an extrusion machine equipped with such a device
WO2019230232A1 (ja) 氷スラリー製造装置及び冷凍システム
KR101889685B1 (ko) 저칼로리 돈까스의 제조방법
KR20180020353A (ko) 떡볶이용 떡 제조장치 및 방법
KR20100135997A (ko) 떡볶이 떡의 제조장치
US2425912A (en) Appabatus fob
JPS62228251A (ja) 食用の混合された粉砕圧縮フル−ツおよびナツツ製品を作る方法
US20120213878A1 (en) Method for volume division of dough and implementing device
EP0818959B1 (en) Device for carrying out a method for processing fish, in particular salmon
JP2012075403A (ja) 圧縮された冷凍麺塊、及びその製造方法
CN115812924B (zh) 一种多味鱿鱼及多味鱿鱼生产工艺
WO2012170476A2 (en) Method for separating lean beef and fat
RU2297147C1 (ru) Дозатор начинки высокопроизводительного устройства для изготовления полуфабрикатов с тестовой оболочкой

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06I Technical and formal requirements: publication cancelled

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 6.6.1 NA RPI NO 2462 DE 13/03/2018 POR TER SIDO INDEVIDA.

B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application according art. 36 industrial patent law
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application according art. 36 industrial patent law
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/07/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.