BR112014025503B1 - Aparelho, e, método para coletar informação em uma aeronave - Google Patents

Aparelho, e, método para coletar informação em uma aeronave Download PDF

Info

Publication number
BR112014025503B1
BR112014025503B1 BR112014025503-2A BR112014025503A BR112014025503B1 BR 112014025503 B1 BR112014025503 B1 BR 112014025503B1 BR 112014025503 A BR112014025503 A BR 112014025503A BR 112014025503 B1 BR112014025503 B1 BR 112014025503B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
information
aircraft
node
application
host
Prior art date
Application number
BR112014025503-2A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112014025503A2 (pt
Inventor
Tri M. Phan
Douglas L. Wiese
David A. Bush
Original Assignee
The Boeing Company
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by The Boeing Company filed Critical The Boeing Company
Publication of BR112014025503A2 publication Critical patent/BR112014025503A2/pt
Publication of BR112014025503B1 publication Critical patent/BR112014025503B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64DEQUIPMENT FOR FITTING IN OR TO AIRCRAFT; FLIGHT SUITS; PARACHUTES; ARRANGEMENT OR MOUNTING OF POWER PLANTS OR PROPULSION TRANSMISSIONS IN AIRCRAFT
    • B64D45/00Aircraft indicators or protectors not otherwise provided for
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B7/00Radio transmission systems, i.e. using radiation field
    • H04B7/14Relay systems
    • H04B7/15Active relay systems
    • H04B7/185Space-based or airborne stations; Stations for satellite systems
    • H04B7/18502Airborne stations
    • H04B7/18506Communications with or from aircraft, i.e. aeronautical mobile service
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64DEQUIPMENT FOR FITTING IN OR TO AIRCRAFT; FLIGHT SUITS; PARACHUTES; ARRANGEMENT OR MOUNTING OF POWER PLANTS OR PROPULSION TRANSMISSIONS IN AIRCRAFT
    • B64D45/00Aircraft indicators or protectors not otherwise provided for
    • B64D2045/0085Devices for aircraft health monitoring, e.g. monitoring flutter or vibration

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Astronomy & Astrophysics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Computer And Data Communications (AREA)
  • Traffic Control Systems (AREA)
  • Information Transfer Between Computers (AREA)

Abstract

APARELHO, E, MÉTODO PARA COLETAR INFORMAÇÃO EM UMA AERONAVE. São descritos um método e aparelho compreendendo um nó da aeronave existente e um agente de informação localizado no nó da aeronave existente. O nó da aeronave existente é conectado em uma pluralidade de sistemas de aeronave e uma rede em um sistema de processamento de dados de rede de aeronave. O agente de informação é configurado para prover acesso a informação recebida pelo nó da aeronave existente para outros nós da aeronave no sistema de processamento de dados de rede de aeronave.

Description

FUNDAMENTOS
[0001] A presente descrição refere-se no geral a aeronave e, em particular, ao gerenciamento de informação em aeronave. Ainda mais particularmente, a presente descrição refere-se a um método e aparelho para obter informação de unidades substituíveis na linha em uma aeronave.
[0002] Aeronave tem cada vez mais sistemas elétricos que controlam a operação da aeronave, monitoram a operação da aeronave e fornecem outras funções. Esses sistemas elétricos podem ser nós em um sistema de processamento de dados de rede de aeronave. Frequentemente, esses nós são implementados como unidades substituíveis na linha. Uma unidade substituível na linha recebe informação necessária para realizar operações através de conexões em vários dispositivos.
[0003] Por exemplo, uma unidade substituível na linha em um sistema de controle ambiental pode ter conexões em sensores de temperatura, sensores de fluxo de ar, sensores de dióxido de carbono, atuadores de ventilação, unidades de resfriamento, unidades de aquecimento e outros dispositivos. A unidade substituível na linha pode receber informação dos diferentes sensores e controlar a operação das unidades de aquecimento, unidades de resfriamento e suspiros para proporcionar um ambiente desejado dentro da aeronave. Esses diferentes componentes são tipicamente conectados diretamente na unidade substituível na linha. Essas conexões podem ser feitas usando fios e barramentos de dados que são diretamente conectados em uma unidade substituível na linha.
[0004] Atualmente, se uma outra unidade substituível na linha precisar de informação de temperatura dos mesmos locais que os sensores para a primeira unidade substituível na linha, sensores adicionais podem ser colocados nesses locais e conectados na segunda unidade substituível na linha, ou conexões adicionais podem ser feitas entre a segunda unidade substituível na linha e os sensores de temperatura existentes. A adição de novos sensores ou novas conexões de sensores adicionais pode exigir o roteamento de fiação através da aeronave. Em aeronave existente, a capacidade de rotear nova fiação pode ser limitada e mais dispendiosa do que o desejado.
[0005] A incorporação de sensores adicionais pode aumentar o custo e peso da aeronave mais do que o desejado. Conectar a segunda unidade substituível na linha nos sensores de temperatura usando fios ou fibras óticas pode também aumentar o tempo e despesa necessários. Adicionalmente, gerar enlaces de comunicações adicionais nos diferentes sensores ou componentes pode levar mais tempo do que o desejado e aumentar a complexidade da aeronave mais do que o desejado. Além disso, este aumento em fios ou fibras óticas dentro da aeronave também pode resultar em mais manutenção do que o desejado.
[0006] Portanto, seria desejável ter um método e aparelho que levem em conta pelo menos alguns dos problemas supradiscutidos, bem como outros possíveis problemas.
SUMÁRIO
[0007] Em uma modalidade ilustrativa, um aparelho compreende um nó da aeronave existente e um agente de informação localizado no nó da aeronave existente. O nó da aeronave existente é conectado em uma pluralidade de sistemas de aeronave e uma rede em um sistema de processamento de dados de rede de aeronave. O agente de informação é configurado para prover acesso a informação recebida pelo nó da aeronave existente em outros nós da aeronave no sistema de processamento de dados de rede de aeronave.
[0008] Em uma outra modalidade ilustrativa, um aparelho compreende um nó da aeronave e um agente de informação localizado no nó da aeronave. O nó da aeronave é configurado para ficar localizado em uma aeronave e comunicar com uma pluralidade de sistemas de aeronave na aeronave. O agente de informação é configurado para identificar informação recebida da pluralidade de sistemas de aeronave que corresponde a uma subscrição de uma aplicação em um nó da aeronave hospedeiro na aeronave e transmitir a informação identificada para a aplicação no nó da aeronave hospedeiro.
[0009] Em também uma outra modalidade ilustrativa, um sistema de gerenciamento de informação compreende uma nó da aeronave, um nó da aeronave hospedeiro, um agente de informação no nó da aeronave, e um gerenciador localizado no nó da aeronave hospedeiro. O nó da aeronave é configurado para ficar localizado em uma aeronave e comunicar com uma pluralidade de sistemas de aeronave na aeronave. O nó da aeronave hospedeiro é configurado para comunicar com o nó da aeronave. O agente de informação é configurado para identificar informação recebida da pluralidade de sistemas de aeronave que corresponde a uma solicitação do nó da aeronave hospedeiro na aeronave e transmitir a informação identificada para o nó da aeronave hospedeiro. O gerenciador é configurado para processar a informação recebida do agente de informação do nó da aeronave e processar a informação recebida do nó da aeronave.
[00010] Em também uma outra modalidade ilustrativa, é apresentado um método para coletar informação em uma aeronave. Informação recebida de uma pluralidade de sistemas de aeronave em um nó da aeronave é identificada usando uma pluralidade de conexões na pluralidade de sistemas de aeronave. A informação identificada é informação solicitada que é solicitada por uma aplicação em um nó da aeronave hospedeiro. A informação solicitada é transmitida para a aplicação no nó da aeronave hospedeiro.
[00011] De acordo com um aspecto da presente descrição, é provido um aparelho compreendendo um nó da aeronave existente conectado em uma pluralidade de sistemas de aeronave e uma rede em um sistema de processamento de dados de rede de aeronave, e um agente de informação localizado no nó da aeronave existente, em que o agente de informação é configurado para fornecer acesso a informação recebida pelo nó da aeronave existente em outros nós da aeronave no sistema de processamento de dados de rede de aeronave.
[00012] O aparelho inclui adicionalmente o fato de que ele é configurado para prover acesso a informação recebida pelo nó da aeronave existente nos outros nós da aeronave no sistema de processamento de dados de rede de aeronave, o agente de informação é configurado para identificar a informação recebida da pluralidade de sistemas de aeronave para uma aplicação usando uma subscrição da aplicação em um nó da aeronave hospedeiro nos outros nós da aeronave e transmitir a informação identificada para a aplicação no nó da aeronave hospedeiro. O aparelho inclui adicionalmente o fato de que a subscrição identifica pelo menos um tipo de informação, um evento e a aplicação.
[00013] De acordo com um outro aspecto da presente descrição, é provido um aparelho compreendendo um nó da aeronave configurado para ser localizado em uma aeronave e comunicar com uma pluralidade de sistemas de aeronave na aeronave, e um agente de informação localizado no nó da aeronave, em que o agente de informação é configurado para identificar informação recebida da pluralidade de sistemas de aeronave que corresponde a uma subscrição de uma aplicação em um nó da aeronave hospedeiro na aeronave e transmitir a informação identificada para a aplicação no nó da aeronave hospedeiro.
[00014] O aparelho inclui adicionalmente o nó da aeronave hospedeiro configurado para receber a informação do nó da aeronave e transmitir a informação para a aplicação. O aparelho inclui adicionalmente um gerenciador localizado no nó da aeronave hospedeiro, em que o gerenciador é configurado para receber uma solicitação da aplicação no nó da aeronave hospedeiro, comunicar com o agente de informação para gerar a subscrição, receber a informação do agente de informação, e transmitir a informação para a aplicação.
[00015] O aparelho inclui adicionalmente o fato de que ele é configurado para transmitir a informação para a aplicação, o gerenciador é configurado para colocar a informação em um armazenamento temporário de dados para a aplicação. O aparelho inclui adicionalmente o fato de que o agente de informação é configurado para criptografar a informação. O aparelho inclui adicionalmente o fato de que a subscrição identifica pelo menos um de um tipo de informação, um evento e a aplicação. O aparelho inclui adicionalmente o fato de que o nó da aeronave é uma unidade substituível na linha. O aparelho inclui adicionalmente o fato de que um sistema de aeronave na pluralidade de sistemas de aeronave é selecionado de um de um sistema sensor, um gravador de voo, um sistema de navegação, um sistema de controle de voo, um sistema de controle ambiental, e um sistema de motor.
[00016] De acordo com um outro aspecto da presente descrição, é provido um sistema de gerenciamento de informação compreendendo um nó da aeronave configurado para ser localizado em uma aeronave e comunicar com uma pluralidade de sistemas de aeronave na aeronave, um nó da aeronave hospedeiro configurado para comunicar com o nó da aeronave, um agente de informação no nó da aeronave, em que o agente de informação é configurado para identificar informação recebida da pluralidade de sistemas de aeronave que corresponde a uma solicitação do nó da aeronave hospedeiro na aeronave e transmitir a informação identificada para o nó da aeronave hospedeiro, e um gerenciador localizado no nó da aeronave hospedeiro, em que o gerenciador é configurado para processar a informação recebida do agente de informação do nó da aeronave e processar a informação recebida do nó da aeronave.
[00017] O sistema de gerenciamento de informação inclui adicionalmente o fato de que o agente de informação é configurado para criptografar a informação. O sistema de gerenciamento de informação inclui adicionalmente o fato de que o nó da aeronave é uma unidade substituível na linha. O sistema de gerenciamento de informação inclui adicionalmente o fato de que um sistema de aeronave na pluralidade de sistemas de aeronave é selecionado de um de um sistema sensor, um gravador de voo, um sistema de controle de voo, um sistema de controle ambiental, e um sistema de motor.
[00018] De acordo com um outro aspecto da presente descrição, é provido um método para coletar informação em uma aeronave, o método compreendendo identificar a informação recebida de uma pluralidade de sistemas de aeronave em um nó da aeronave usando uma pluralidade de conexões na pluralidade de sistemas de aeronave, em que a informação identificada é informação solicitada que é solicitada por uma aplicação em um nó da aeronave hospedeiro, e transmitir a informação solicitada para a aplicação no nó da aeronave hospedeiro.
[00019] O método inclui adicionalmente o fato de que transmitir a informação solicitada para a aplicação no nó da aeronave hospedeiro compreende transmitir a informação solicitada para a aplicação no nó da aeronave hospedeiro usando uma rede em um sistema de processamento de dados de rede de aeronave. O método inclui adicionalmente o fato de que a etapa de identificar e a etapa de transmitir são realizadas por um agente de informação localizado no nó da aeronave. O método inclui adicionalmente o fato de que o agente de informação é configurado para prover acesso à informação recebida pelo nó da aeronave para outros nós da aeronave em um sistema de processamento de dados de rede de aeronave. O método inclui adicionalmente o fato de que o agente de informação identifica a informação solicitada usando uma subscrição para a aplicação.
[00020] Os recursos e funções podem ser alcançados independentemente em várias modalidades da presente descrição ou podem ser combinados em também outras modalidades nas quais detalhes adicionais podem ser vistos com referência à descrição seguinte e desenhos.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[00021] Os recursos inéditos considerados característica das modalidades ilustrativas são apresentados nas reivindicações anexas. As modalidades ilustrativas, entretanto, bem como um modo preferido de uso, seus objetivos e recursos adicionais, ficarão mais bem entendidos pela referência à descrição detalhada seguinte de uma modalidade ilustrativa da presente descrição quando lida em conjunto com os desenhos anexos, em que:
[00022] A Figura 1 é uma ilustração de uma aeronave de acordo com uma modalidade ilustrativa;
[00023] a Figura 2 é uma ilustração de um diagrama de blocos de uma ambiente de informação de acordo com uma modalidade ilustrativa;
[00024] a Figura 3 é uma ilustração de um diagrama de blocos de um sistema de gerenciamento de informação de acordo com uma modalidade ilustrativa;
[00025] a Figura 4 é uma ilustração de um diagrama de blocos de uma entrada em uma base de dados do sistema de acordo com uma modalidade ilustrativa;
[00026] a Figura 5 é uma ilustração de um diagrama de blocos de uma subscrição de acordo com uma modalidade ilustrativa;
[00027] a Figura 6 é uma ilustração de um fluxograma de um processo para coletar informação de acordo com uma modalidade ilustrativa;
[00028] a Figura 7 é uma ilustração de um fluxograma de um processo para processar solicitações de aplicações de acordo com uma modalidade ilustrativa;
[00029] a Figura 8 é uma ilustração de um fluxograma de um processo para receber informação de acordo com uma modalidade ilustrativa;
[00030] a Figura 9 é uma ilustração de um fluxograma de um processo para estabelecer uma subscrição de acordo com uma modalidade ilustrativa;
[00031] a Figura 10 é uma ilustração de um fluxograma de um processo para identificar informação para uma aplicação de acordo com uma modalidade ilustrativa; e
[00032] a Figura 11 é uma ilustração de um sistema de processamento de dados de acordo com uma modalidade ilustrativa.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[00033] As modalidades ilustrativas reconhecem e levam em conta uma ou mais diferentes considerações. Por exemplo, as modalidades ilustrativas reconhecem e levam em conta que uma solução pode ser conectar nós, tais como unidades substituíveis na linha, e os outros dispositivos nos diferentes sistemas de aeronave em uma rede. Por exemplo, um conjunto de sensores pode ser conectado na rede. Se uma unidade substituível na linha que não é diretamente conectada em um conjunto de sensores precisar de informação desses sensores, essa informação pode ser obtida do conjunto de sensores através da rede.
[00034] As modalidades ilustrativas levam em conta que esta solução pode ser adequada no projeto e construção de novas aeronaves. Entretanto, com aeronave existente, mudar as conexões existentes entre unidades substituíveis na linha e outros dispositivos na aeronave pode ser mais demorado, mais complexo e mais difícil do que o desejado. Essas conexões são conexões físicas usando enlaces físicos tais como fios e fibras óticas.
[00035] Por exemplo, acesso para instalar nova fiação e espaço para nova fiação podem ser limitados ou indisponíveis na aeronave. Em decorrência disto, as conexões ponto a ponto atualmente usadas entre unidades substituíveis na linha e sistemas de aeronave existente podem ser mais limitadas do que o desejado.
[00036] Em decorrência disto, obter informação de um sistema de aeronave existente exige fazer uma nova conexão entre o sistema de aeronave existente e a unidade substituível na linha na qual a informação é desejada. Estabelecer uma conexão é frequentemente mais difícil do que o desejado. Quando acesso limitado está presente, inúmeros componentes podem precisar ser removidos para prover o acesso necessário para fazer a nova conexão.
[00037] Em alguns casos, acesso para fazer a nova conexão pode ser inviável. Consequentemente, informação desejada para uso em uma unidade substituível na linha não já conectada no sistema de aeronave existente pode ser indisponível quando uma nova conexão não pode ser feita.
[00038] Assim, as modalidades ilustrativas reconhecem e levam em conta que, quando uma unidade substituível na linha ou uma aplicação em uma unidade substituível na linha precisa de informação de um sistema de aeronave existente, fazer uma nova conexão em uma unidade substituível na linha ou conectar o sistema de aeronave existente em uma rede pode ser mais difícil do que o desejado.
[00039] Em vez disso, as modalidades ilustrativas reconhecem e levam em conta que as diferentes unidades substituíveis na linha podem ser conectadas entre si ou em um outro nó diretamente ou através de uma rede na qual as unidades substituíveis na linha são conectadas. Essas conexões podem ser mais fáceis de fazer, comparadas com fazer uma nova conexão em um sistema de aeronave existente do qual se deseja informação. A unidade substituível na linha com a conexão existente no sistema de aeronave pode ser configurada para transmitir informação que é desejada do sistema de aeronave existente para a unidade substituível na linha na qual a informação é desejada.
[00040] As modalidades ilustrativas reconhecem e levam em conta que informação coletada pela unidade substituível na linha usando conexões existentes pode ser transmitida para um outro nó para processar usando uma função incluída na unidade substituível na linha. Por exemplo, se uma segunda unidade substituível na linha precisar de informação dos sensores conectados em uma primeira unidade substituível na linha, essa informação pode ser obtida pela primeira unidade substituível na linha e transmitida para a segunda unidade substituível na linha. Esta informação já é obtida pela primeira unidade substituível na linha como parte de sua funcionalidade existente. Portanto, conexões existentes não precisam ser mudadas. Em decorrência disto, o tempo e complexidade de atualização ou troca de nós em uma aeronave pode ser reduzido.
[00041] Com referência agora às figuras e, em particular, com referência à figura 1, está representada uma ilustração de uma aeronave de acordo com uma modalidade ilustrativa. Neste exemplo ilustrativo, a aeronave 100 tem asa 102 e asa 104 anexadas no corpo 106. A aeronave 100 inclui motor 108 anexado na asa 102 e motor 110 anexado na asa 104.
[00042] O corpo 106 tem seção da cauda 114. Estabilizador horizontal 116, estabilizador horizontal 118 e estabilizador vertical 120 são anexados na seção da cauda 114 do corpo 106.
[00043] A aeronave 100 é um exemplo de uma aeronave na qual um sistema de processamento de dados de rede de aeronave pode ser implementado com um sistema de gerenciamento de informação de acordo com uma modalidade ilustrativa. O sistema de gerenciamento de informação pode ser usado para obter informação de sistemas de aeronave que não estão diretamente conectados no sistema de processamento de dados de rede de aeronave.
[00044] Com referência agora à figura 2, está representada uma ilustração de um diagrama de blocos de uma ambiente de informação de acordo com uma modalidade ilustrativa. Como representado, o ambiente de informação 200 é um exemplo de um ambiente de informação que pode ser implementado dentro da aeronave 100 na figura 1.
[00045] Como representado, o ambiente de informação 200 inclui sistema de processamento de dados de rede de aeronave 202. O sistema de processamento de dados de rede de aeronave 202 inclui rede 204 e nós da aeronave 206.
[00046] A rede 204 é um meio usado para fornecer comunicações entre nós da aeronave 206 no sistema de processamento de dados de rede de aeronave 202. A rede 204 pode incluir conexões tais como enlaces de comunicações por fio, enlaces de comunicações sem fio, enlaces de comunicações óticos e outros tipos de conexões adequados.
[00047] Nós da aeronave 206 são dispositivos de hardware. Nós da aeronave 206 são configurados para processar informação. Adicionalmente, nós da aeronave 206 também podem controlar a operação dos sistemas de aeronave 208. Esses nós podem ser, por exemplo, sem limitação, computadores, unidades de processamento, controladores, ou outros dispositivos adequados.
[00048] Os sistemas de aeronave 208 podem tomar várias formas. Por exemplo, sem limitação, sistemas de aeronave 208 pode ser pelo menos um de um sistema sensor, um gravador de voo, um sistema de navegação, um sistema de controle de voo, um sistema de controle ambiental, um sistema de motor, ou algum outro tipo adequado de sistema.
[00049] Pc fotoc cswk wucfc. c gzrtguu«q “rgno ogpqu wo fg”. quando usada com uma lista de itens, significa que diferentes combinações de um ou mais dos itens listados podem ser usadas e somente um de cada item na nkuVc rofg ugt pgeguuáriOo Rot gzgorno, “rgno ogpqu wo fo kVgo C. kVgo D, g kVgo E” rofg kpenwkt. ugo nkokVc>«o, o kVgo C ow o kVgo C g o kVgo Do GuVg exemplo também pode incluir o item A, o item B, e o item C, ou o item B e o item C. Em outros exemplos, “rgno ogpou wo fg” rofg ugt, rot gzgorno, ugo limitação, dois do item A, um do item B, e dez do item C; quatro do item B e sete do item C; e outras combinações adequadas.
[00050] Nesses exemplos ilustrativos, nós da aeronave 206 tomam a forma de unidades substituíveis na linha 210. Uma unidade substituível na linha em unidades substituíveis na linha 210 é um componente modular que é projetado para ser rapidamente substituído no local da unidade substituível na linha. Uma unidade substituível na linha é tipicamente selada em um alojamento. Nesses exemplos ilustrativos, unidades substituíveis na linha 210 podem incluir computadores, unidades de processamentos, controladores e outros tipos adequados de dispositivos.
[00051] Como representado, um ou mais nós da aeronave 206 pode ser conectado nos sistemas de aeronave 208 através de conexões 212. Conexões 212 são conexões fora da rede 204 nesses exemplos ilustrativos. Em outras pclcvrcu. ukuVgocu fg cgtqpcxg 42: p«q u«q "Ikgcfbu go rgfg” eqoq rcrtg fq sistema de processamento de dados de rede de aeronave 202. Em alguns exemplos ilustrativos, conexões 212 podem ser referidas como conexões diretas em virtude de sistemas de aeronave 208 poderem ser diretamente conectados em um ou mais de nós da aeronave 206 usando fios, fibras óticas, ou alguma combinação destes.
[00052] Conexões 212 podem ser, por exemplo, fios em barramentos de dados que portam sinais analógicos. Esses fios são fisicamente roteados para um ou mais nós da aeronave 206.
[00053] Nesses exemplos ilustrativos, o sistema de gerenciamento de informação 214 pode ser usado para obter informação 216 de uma pluralidade fg ukuVgocu fg cgtqpcxg 42: Pc Ibrinc cswk wucfc, woc “rlwrcnkfcfg”, quando usada com referência a itens, significa um ou mais itens. Por exemplo, uma pluralidade de sistemas de aeronave 208 é um ou mais sistemas de aeronave.
[00054] Neste exemplo ilustrativo, o sistema de gerenciamento de informação 214 compreende nó da aeronave 218 em nós da aeronave 206 e nó da aeronave hospedeiro 220. Nó da aeronave 218 é conectado em uma pluralidade de sistemas de aeronave 208 e rede 204. O nó da aeronave hospedeiro 220 pode ser um nó nos nós da aeronave 206 nesses exemplos ilustrativos. O nó da aeronave hospedeiro 220 é conectado na rede 204.
[00055] Como representado, aplicações 222 rodam em nó da aeronave hospedeiro 220. Essas aplicações tomam a forma de software, hardware, ou uma combinação dos dois. Uma aplicação pode realizar várias funções que exigem informação 216 de uma pluralidade de sistemas de aeronave 208. Nó da aeronave hospedeiro 220, entretanto, não tem uma conexão com a pluralidade de sistemas de aeronave 208 dos quais informação 216 é obtida através da rede 204.
[00056] Nesses exemplos ilustrativos, agente de informação 224 é localizado no nó da aeronave 218. Agente de informação 224 é uma função, processo ou alguma combinação destes que pode ser implementada em software, hardware ou uma combinação dos dois. Agente de informação 224 comunica usando rede 204.
[00057] O agente de informação 224 é configurado para prover acesso a informação 216 recebida pelo nó da aeronave 218 a outros nós da aeronave nos nós da aeronave 206 no sistema de processamento de dados de rede de aeronave 202. Nesses exemplos ilustrativos, agente de informação 224 fornece uma função de passagem direta para informação 216. Em outras palavras, informação 216 pode ser transmitida ao nó da aeronave hospedeiro 220 para uso por uma ou mais das aplicações 222 além de ser processada ou de outra maneira usada pelo nó da aeronave 218.
[00058] Agente de informação 224 responde a solicitações originadas pelas aplicações 222 para informação 216 que é necessária por uma pluralidade de aplicações 222 que roda no nó da aeronave hospedeiro 220. O agente de informação 224 pode coletar informação 216 e transmitir informação 216 para aplicações 222 no nó da aeronave hospedeiro 220.
[00059] Em decorrência disto, informação 216 pode ser usada tanto pelo nó da aeronave 218 quanto por uma pluralidade de aplicações 222. Este uso de informação 216 ocorre sem precisar de conexões adicionais nas conexões 212 do nó da aeronave hospedeiro 220 com a pluralidade de sistemas de aeronave 208. Adicionalmente, informação 216 pode ser obtida sem conectar sistemas de aeronave 208 na rede 204 nesses exemplos ilustrativos. Adicionalmente, informação 216 obtida pode ser mudada com o tempo com as aplicações 222 transmitindo novas solicitações ao agente de informação 224. A mudança na informação 216 pode ser realizada sem modificação nas conexões na pluralidade de sistemas de aeronave 208. Em outras palavras, conexões adicionais na pluralidade de sistemas de aeronave 208 não são necessárias.
[00060] Desta maneira, agentes de informação podem ser usados em nós da aeronave 206 para prover outros nós da aeronave nos nós da aeronave 206 com acesso a informação de sistemas de aeronave 208 conectados nesses outros nós da aeronave. Nesses exemplos ilustrativos, os nós da aeronave nos nós da aeronave 206 que têm conexões 212 nos sistemas de aeronave 208 podem ser nós da aeronave existentes. Em decorrência disto, os nós da aeronave nos nós da aeronave 206 com agentes de informação podem agir como pontos de acesso para obter informação 216 de sistemas de aeronave 208.
[00061] De volta agora à figura 3, está representada uma ilustração de um diagrama de blocos de um sistema de gerenciamento de informação de acordo com uma modalidade ilustrativa. O sistema de gerenciamento de informação 300 na figura 3 é um exemplo de uma implementação para o sistema de gerenciamento de informação 214 na figura 2.
[00062] Como representado, o sistema de gerenciamento de informação 300 inclui unidade substituível na linha hospedeira 302 e unidade substituível na linha existente 304. A unidade substituível na linha hospedeira 302 é um exemplo de nó da aeronave hospedeiro 220 na figura 2. A unidade substituível na linha existente 304 é um exemplo de nó da aeronave 218 na figura 2. Como representado, o gerenciador 306 é localizado na unidade substituível na linha hospedeira 302 e o agente de informação 308 é localizado na unidade substituível na linha existente 304.
[00063] Nesses exemplos ilustrativos, aplicações 312 rodam na unidade substituível na linha hospedeira 302. Aplicações 312 podem tomar uma pluralidade de diferentes formas. Por exemplo, aplicações 312 podem ser pelo menos um de uma aplicação de monitoramento de vibração do motor, uma aplicação de manutenção, uma aplicação de uso de combustível, uma aplicação de monitoramento de saúde e outros tipos adequados de aplicações.
[00064] Uma pluralidade de aplicações 312 pode exigir informação 314 de uma pluralidade de sistemas de aeronave 310. Como representado, sistemas de aeronave 310 são conectados na unidade substituível na linha existente 304 e ficam em comunicação com a unidade substituível na linha existente 304.
[00065] Sistemas de aeronave 310, entretanto, não ficam em comunicação com a unidade substituível na linha hospedeira 302 neste exemplo ilustrativo. Em decorrência disto, a unidade substituível na linha hospedeira 302 é incapaz de obter informação 314 da pluralidade de sistemas de aeronave 310. Em outras palavras, uma conexão que permite que uma troca de dados entre diversos sistemas de aeronave 310 e a unidade substituível na linha hospedeira 302 fique ausente neste exemplo ilustrativo.
[00066] Nesses exemplos ilustrativos, o gerenciador 306 e o agente de informação 308 comunicam entre si para prover informação 314 da pluralidade de sistemas de aeronave 310 necessária pelas aplicações 312. Por exemplo, o agente de informação 308 é configurado para responder a solicitações provenientes da aplicação 316 para identificar informação 314 recebida da pluralidade de sistemas de aeronave 310 para aplicação 316 em aplicações 312 na unidade substituível na linha hospedeira 302. Informação 314 é identificada pelo agente de informação 308 usando aplicação 316 de subscrição 318. Subscrição 318 origina de solicitações geradas pela aplicação 316.
[00067] Quando informação 314 é recebida da pluralidade de sistemas de aeronave 310 e identificada pelo agente de informação 308, informação 314 é transmitida para a aplicação 316 na unidade substituível na linha hospedeira 302. Nesses exemplos ilustrativos, o agente de informação 308 é configurado para criptografar informação 314 antes de transmitir informação 314 para a aplicação 316. Desta maneira, informação 314 pode ser mantida como confidencial e segura.
[00068] Em um outro exemplo ilustrativo, a aplicação 316 envia solicitação 320 de informação 314 ao gerenciador 306. O gerenciador 306 usa a base de dados do sistema 322 para identificar uma fonte para informação 314. Nesses exemplos ilustrativos, a fonte pode ser um ou mais nós no sistema de processamento de dados de rede de aeronave. Em alguns exemplos ilustrativos, o nó que é a fonte para informação 314, pode ser, por exemplo, a própria unidade substituível na linha hospedeira 302. A base de dados do sistema 322 é uma base de dados que identifica diferentes nós e sistemas de aeronave conectados nesses nós.
[00069] Usando a base de dados do sistema 322, o gerenciador 306 identifica unidade substituível na linha existente 304 como um nó com conexões na pluralidade de sistemas de aeronave 310 que é configurada para suprir informação 314 que é necessária pela aplicação 316. Em resposta à identificação da unidade substituível na linha existente 304, o gerenciador 306 comunica com o agente de informação 308 na unidade substituível na linha existente 304 para gerar subscrição 318.
[00070] O agente de informação 308 monitora informação 324 recebida da pluralidade de sistemas de aeronave 310 pelas conexões 325 para informação 314 para aplicação 316 usando subscrição 318 para aplicação 316 em unidade substituível na linha hospedeira 302. Conexões 325 são conexões diretas entre a unidade substituível na linha existente 304 e os sistemas de aeronave 310 nesses exemplos ilustrativos. Como representado, informação 324 é informação usada pela unidade substituível na linha existente 304 para realizar várias funções em uma aeronave.
[00071] Quando informação 314 é identificada na informação 324, a informação 314 é colocada em armazenamento temporário de dados 326 na unidade substituível na linha existente 304. A informação 314 é então transmitida do armazenamento temporário de dados 326 para o gerenciador 306 na unidade substituível na linha hospedeira 302 pela rede conexão 328. Nesses exemplos ilustrativos, a conexão de rede 328 pode ser compreendida de um ou mais enlaces de comunicações na rede 204 na figura 2. Informação 314 é então transmitida para a aplicação 316.
[00072] Neste exemplo ilustrativo, informação 314 pode ser transmitida para a aplicação 316 pelo gerenciador 306 através do armazenamento temporário de dados 330. Por exemplo, informação 314 pode ser colocada no armazenamento temporário de dados 330, e aplicação 316 pode recuperar informação 314 do armazenamento temporário de dados 330. Armazenamento temporário de dados 330 é um armazenamento temporário de dados associado com aplicação 316. Embora os exemplos ilustrativos usem um armazenamento temporário de dados, outros tipos de armazenamento ou outros tipos de mecanismos podem ser usados, em adição ou em substituição ao armazenamento temporário de dados 330 para transmitir informação 314 para a aplicação 316.
[00073] Nesses exemplos ilustrativos, cada aplicação nas aplicações 312 que solicitam informação pode ter um armazenamento temporário de dados separado. Alternativamente, armazenamento temporário de dados 330 pode ser comum a todas as aplicações 312, com cada aplicação procurando informação em faixas de endereço específicas.
[00074] Em alguns exemplos ilustrativos, uma porção ou toda a informação 314 solicitada pela aplicação 316 pode ser obtida localmente através da unidade substituível na linha hospedeira 302. Por exemplo, a unidade substituível na linha hospedeira 302 pode ser conectada no sistema de aeronave 332. Neste caso, se informação 314 identificada pela solicitação 320 for disponível pelo sistema de aeronave 332, o gerenciador 306 pode gerar subscrição 334 para identificar quando informação 314 é recebida do sistema de aeronave 332. Neste caso, informação 314 pode ser colocada no armazenamento temporário de dados 330 pelo gerenciador 306 quando recebida do sistema de aeronave 332.
[00075] Adicionalmente, informação 314 também pode ser transmitida para a aplicação 336 localizada no nó 338. Neste exemplo ilustrativo, o nó 338 pode ser um computador, um computador portátil, um computador de bolso, ou algum outro dispositivo localizado fora de um sistema de processamento de dados de rede de aeronave. Em outras palavras, o nó 338 não é normalmente conectado no sistema de processamento de dados de rede de aeronave. O nó 338 pode comunicar com a unidade substituível na linha hospedeira 302 por conexão sem fio 340.
[00076] Neste exemplo ilustrativo, informação 314 pode ser colocada em um armazenamento temporário de dados atribuído à aplicação 336. O gerenciador 306 pode transmitir informação 314 encontrada no armazenamento temporário para a aplicação 336 no nó 338 por conexão sem fio 340.
[00077] Adicionalmente, a aplicação 316 pode fazer solicitações adicionais de informação necessárias para mudanças de informação. Adicionalmente, outras aplicações nas aplicações 312 também podem gerar solicitações de informação.
[00078] De volta agora à figura 4, está representada uma ilustração de um diagrama de blocos de uma entrada em uma base de dados do sistema de acordo com uma modalidade ilustrativa. Neste exemplo ilustrativo, a entrada 400 é um exemplo de uma entrada na base de dados do sistema 322 na figura 3. Neste exemplo ilustrativo, a entrada 400 inclui campos para tipo de informação 402, sistema de aeronave 404 e nó 406.
[00079] O campo para tipo de informação 402 identifica qual tipo de informação deve ser obtida para uma aplicação. Tipo de informação 402 pode ser, por exemplo, sem limitação, uso de combustível, temperatura, pressão, temperatura do motor, temperatura da cabine, temperatura externa, posição da superfície de controle e outros tipos adequados de informação.
[00080] Tipo de informação 402 também pode incluir metadados que descrevem outros tipos de informação. Os metadados podem ser, por exemplo, resolução, taxa de cálculo, taxa de transmissão e outros tipos adequados de informação. Estes metadados podem ser usados pela aplicação 312 e gerenciador 306 para determinar quais fontes de dados devem ser usadas se mais de uma estiver disponível. Certamente, o tipo de informação 402 pode identificar mais de um sistema de aeronave nesses exemplos ilustrativos.
[00081] O campo para sistema de aeronave 404 identifica o sistema de aeronave que fornece o tipo desejado de informação. Por exemplo, sem limitação, o sistema de aeronave 404 pode ser selecionado de um de um sistema sensor, um gravador de voo, um sistema de navegação, um sistema de controle de voo, um sistema de controle ambiental, um sistema de motor, ou algum outro tipo adequado de sistema. Certamente, o sistema de aeronave 404 pode identificar mais de um sistema de aeronave nesses exemplos ilustrativos.
[00082] O campo para o nó 406 identifica um nó conectado no sistema de aeronave identificado pelo sistema de aeronave 404. Esta identificação no nó 406 pode ser, por exemplo, sem limitação, um endereço de Protocolo da Internet (IP), uma designação alfanumérica ou algum outro tipo adequado de identificador. Em alguns exemplos ilustrativos, o nó 406 pode ser realmente parte do sistema de aeronave 404 e conectado nos vários componentes que fornecem tipo de informação 402.
[00083] Assim, quando o tipo de informação 402 é solicitado de uma aplicação, o nó 406 na entrada 400 identifica um nó em um sistema de processamento de dados de rede de aeronave do qual informação pode ser obtida. Nesses exemplos ilustrativos, o nó 406 é um campo que identifica um nó no qual um agente, tal como o agente de informação 224 na figura 2, está presente.
[00084] Adicionalmente, a solicitação também pode identificar o sistema de aeronave do qual o tipo de informação 402 está disponível. Assim, se o tipo de informação 402 estiver disponível por mais de um sistema de aeronave, o sistema de aeronave 404 na entrada 400 pode ser usado para identificar qual sistema de aeronave deve ser usado para obter a informação.
[00085] Certamente, a entrada 400 pode incluir outros campos em adição ou em substituição aos representados nesta figura. Em outros exemplos, o sistema de aeronave 404 pode ser omitido.
[00086] De volta agora à figura 5, está representada uma ilustração de um diagrama de blocos de uma subscrição de acordo com uma modalidade ilustrativa. A subscrição 500 é um exemplo de uma maneira na qual a subscrição 318 e a subscrição 334 na figura 3 podem ser implementadas. Como representado, a subscrição 500 inclui tipo de informação 502, sistema de aeronave 503, evento 504 e aplicação 506.
[00087] O tipo de informação 502 identifica um ou mais tipos de informação que deve ser transmitida para subscrição 500. O evento 504 identifica quando o tipo de informação 502 deve ser transmitido. Por exemplo, o evento 504 pode ser um evento periódico ou um evento não periódico. Nesses exemplos ilustrativos, o evento 504 pode indicar que o tipo de informação 502 deve ser coletado e transmitido somente uma vez.
[00088] Em outros exemplos ilustrativos, o evento 504 pode indicar que o tipo de informação 502 deve ser transmitido cada vez que ocorrer o evento 504. O evento 504 pode ser, por exemplo, quando um valor para tipo de informação 502 excede um patamar ou tem um valor particular. Por exemplo, o evento 504 pode indicar que o tipo de informação 502 deve ser transmitido a cada cinco segundos, a cada hora, ou depois de algum outro evento periódico.
[00089] Em outros exemplos ilustrativos, o evento 504 pode indicar que o tipo de informação 502 deve ser transmitido constantemente à medida que o tipo de informação 502 é recebido. Neste caso, informação 314 é colocada em armazenamento temporário de dados 326 para transmissão para o gerenciador 306 à medida que informação 314 é recebida de sistemas de aeronave 310.
[00090] A ilustração de subscrição 500 na figura 5 não visa limitar a maneira na qual uma subscrição pode ser implementada. Outros tipos de informação podem ser incluídos, em adição ou em substituição aos tipos de informação ilustrados na subscrição 500. Por exemplo, a subscrição 500 pode incluir uma identificação de um ou mais sistemas de aeronave dos quais informação deve ser coletada e transmitida para uma aplicação. A identificação do sistema de aeronave pode ser usada em adição ou em substituição à subscrição 500.
[00091] As ilustrações de ambiente de informação 200 na figura 2, sistema de gerenciamento de informação 300 na figura 3 e outros componentes nas figuras 2-5 não devem implicar em limitações físicas ou arquitetônicas da maneira na qual uma modalidade ilustrativa pode ser implementada. Outros componentes em adição ou em substituição aos ilustrados podem ser usados. Alguns componentes podem ser desnecessários. Também, os blocos são apresentados para ilustrar alguns componentes funcionais. Um ou mais desses blocos pode ser combinado, dividido, ou combinado e dividido em diferentes blocos quando implementado em uma modalidade ilustrativa.
[00092] Por exemplo, um ou mais nós hospedeiros além do nó da aeronave hospedeiro 220 pode estar presente nos nós da aeronave 206. Em ainda outros exemplos ilustrativos, pode-se considerar que o sistema de gerenciamento de informação 214 inclui agente de informação 224 e o nó da aeronave hospedeiro 220. Em ainda outros exemplos ilustrativos, pode-se considerar que o sistema de gerenciamento de informação 300 inclui gerenciador 306 e agente de informação 308 e não inclui unidade substituível na linha hospedeira 302 e unidade substituível na linha existente 304.
[00093] Em ainda outros exemplos ilustrativos, a aplicação 316 pode incluir uma identificação do tipo de informação 402 e do nó 406 na solicitação 320 ao gerenciador 306. Com este exemplo, a base de dados do sistema 322 pode ser desnecessária.
[00094] Como um outro exemplo ilustrativo, a rede 204 pode ser uma única conexão entre o nó da aeronave 218 e o nó da aeronave hospedeiro 220. Como um outro exemplo, a conexão de rede 328 entre a unidade substituível na linha existente 304 e a unidade substituível na linha hospedeira 302 pode ser um enlace de comunicações tal como um fio, uma fibra ótica ou uma mídia sem fio.
[00095] Em alguns exemplos ilustrativos, as conexões 212 podem ser conexões existentes entre sistemas de aeronave 208 e nó da aeronave 218. O nó da aeronave 218 nos nós da aeronave 206 pode ser um nó da aeronave existente no qual sistemas de aeronave 208 são conectados. Em outras palavras, os nós da aeronave existentes e as conexões existentes já podem estar presentes antes de o agente de informação 224 ser implementado no nó da aeronave existente. Em outros exemplos ilustrativos, o agente de informação 224 pode ser implementado substancialmente ao mesmo tempo que o sistema de processamento de dados de rede de aeronave 202 e sistemas de aeronave 208 para uma nova aeronave. Em outras palavras, o sistema de gerenciamento de informação 214 pode ser implementado de maneira tal que grandes mudanças no projeto de uma aeronave, tal como conectar sistemas de aeronave 208 na rede 204, pode ser evitado.
[00096] Com referência agora à figura 6, está representada uma ilustração de um fluxograma de um processo para coletar informação de acordo com uma modalidade ilustrativa. Neste exemplo representado, as diferentes operações podem ser implementadas no sistema de gerenciamento de informação 214 na figura 2 e no sistema de gerenciamento de informação 300 na figura 3.
[00097] O processo começa identificando informação recebida de uma pluralidade de sistemas de aeronave em um nó da aeronave usando uma pluralidade de conexões na pluralidade de sistemas de aeronave (operação 600). Na operação 600, a informação identificada é informação solicitada que é solicitada por uma aplicação em um nó da aeronave hospedeiro.
[00098] O processo então transmite a informação solicitada para a aplicação no nó da aeronave hospedeiro (operação 602) com o processo terminando em seguida. A informação solicitada é transmitida para a aplicação no nó da aeronave hospedeiro usando uma rede em um sistema de processamento de dados de rede de aeronave. Nesses exemplos ilustrativos, a operação 600 e a operação 602 podem ser implementadas em um agente de informação no sistema de gerenciamento de informação. Desta maneira, o agente de informação pode fazer com que o nó da aeronave funcione como um ponto de acesso para outros nós da aeronave.
[00099] Com referência agora à figura 7, está representada uma ilustração de um fluxograma de um processo para processar solicitações de aplicações de acordo com uma modalidade ilustrativa. O processo ilustrado na figura 7 pode ser implementado em um nó hospedeiro, tal como o nó da aeronave hospedeiro 220 na figura 2 ou unidade substituível na linha hospedeira 302 na figura 3. Nesses exemplos ilustrativos, uma ou mais das operações pode ser implementada no gerenciador 306 na figura 3.
[000100] O processo começa recebendo uma solicitação de informação de uma aplicação (operação 700). O processo então determina se a informação solicitada possa ser obtida localmente (operação 702). Esta determinação pode ser feita usando a base de dados do sistema 322 na figura 3. Se a informação não puder ser obtida localmente, o processo solicita a informação da fonte remota (operação 704) com o processo terminando em seguida.
[000101] Com referência novamente à operação 702, se a informação puder ser obtida localmente, o processo gera uma subscrição da informação (operação 706) com o processo terminando em seguida. Esta subscrição pode ser usada pelo processo para identificar informação desejada solicitada pela aplicação à medida que informação é recebida de um ou mais sistemas de aeronave conectado no nó no qual este processo roda.
[000102] De volta agora à figura 8, está representada uma ilustração de um fluxograma de um processo para receber informação de acordo com uma modalidade ilustrativa. O processo ilustrado na figura 8 pode ser implementado em um gerenciador, tal como o gerenciador 306 na figura 3.
[000103] O processo começa recebendo informação (operação 800). Esta informação pode ser recebida tanto por uma conexão de rede de um agente de informação quanto localmente de sistemas de aeronave. O processo identifica uma aplicação para a informação recebida (operação 802). Neste exemplo ilustrativo, a identificação da aplicação pode ser incluída na informação recebida. O agente de informação que transmite a informação pode incluir um identificador para a aplicação que é para receber a informação. O processo então coloca os dados em um armazenamento temporário para a aplicação (operação 804) com o processo terminando em seguida.
[000104] De volta agora à figura 9, está representada uma ilustração de um fluxograma de um processo para estabelecer uma subscrição de acordo com uma modalidade ilustrativa. O processo ilustrado na figura 9 pode ser implementado em um nó da aeronave, tal como o nó da aeronave 218 na figura 2, ou unidade substituível na linha existente 304 na figura 3. Em particular, este processo pode ser implementado usando agente de informação 308 para estabelecer uma subscrição. Em alguns casos, uma ou mais das operações na figura 9 pode ser implementada no gerenciador 306 para estabelecer subscrições para informação que pode ser obtida localmente. Neste exemplo ilustrativo, informação pode ser obtida localmente quando a informação é obtida de um sistema de aeronave conectado no nó da aeronave no qual o gerenciador está localizado.
[000105] O processo começa recebendo uma solicitação de informação (operação 900). Esta solicitação pode incluir uma identificação do tipo de informação. O processo então cria uma subscrição com base na solicitação (operação 902) com o processo terminando em seguida.
[000106] De volta agora à figura 10, está representada uma ilustração de um fluxograma de um processo para identificar informação para uma aplicação de acordo com uma modalidade ilustrativa. O processo ilustrado na figura 10 pode ser implementado no agente de informação 308 na figura 3, gerenciador 306 na figura 3, ou ambos.
[000107] O processo começa identificando informação recebida de um sistema de aeronave (operação 1000). Em seguida, o processo determina se a informação deve ser transmitida para uma aplicação (operação 1002). Esta determinação pode ser feita usando as subscrições geradas a partir das solicitações recebidos das aplicações.
[000108] Se a informação tem que ser transmitida para a aplicação, o processo então envia a informação a um gerenciador por uma conexão de rede (operação 1004) com o processo retornando para a operação 1000. Quando transmite informação na operação 1004, uma etiqueta de tempo pode ser adicionada na informação. A etiqueta de tempo pode ser usada para processar dados de diferentes fontes. Por exemplo, a etiqueta de tempo pode ser usada para classificar ou organizar informação recebida em diferentes momentos de diferentes fontes.
[000109] Nesses exemplos ilustrativos, a operação 1004 pode incluir associar a informação com a aplicação. Esta associação pode ser feita pelo uso de um identificador ou outro indicador que pode ser incluído ou transmitido em associação com a informação identificada para a aplicação. Com referência novamente à operação 1002, se a informação não tiver que ser transmitida para a aplicação, o processo retorna para a operação 1000.
[000110] Os fluxogramas e diagramas de blocos nas diferentes modalidades representadas ilustram a arquitetura, funcionalidade e operação de algumas possíveis implementações de aparelho e métodos em uma modalidade ilustrativa. A este respeito, cada bloco nos fluxogramas ou diagramas de blocos pode representar um módulo, segmento, função e/ou uma porção de uma operação ou etapa. Por exemplo, um ou mais dos blocos pode ser implementado como código de programa, em hardware, ou uma combinação de código de programa e hardware. Quando implementado em hardware, o hardware pode, por exemplo, tomar a forma de circuitos integrados que são fabricados ou configurados para realizar uma ou mais operações nos fluxogramas ou diagramas de blocos.
[000111] Em algumas implementações alternativas de uma modalidade ilustrativa, a função ou funções notadas nos blocos podem ocorrer fora da ordem notada nas figuras. Por exemplo, em alguns casos, dois blocos mostrados em sucessão podem ser executados de forma substancialmente simultânea, ou os blocos podem algumas vezes ser realizados na ordem contrária, dependendo da funcionalidade envolvida. Também, outros blocos podem ser incorporados além dos blocos ilustrados em um fluxograma ou diagrama de blocos.
[000112] De volta agora à figura 11, está representada uma ilustração de um sistema de processamento de dados de acordo com uma modalidade ilustrativa. O sistema de processamento de dados 1100 pode ser usado para implementar um ou mais de nós da aeronave 206 na figura 2. O sistema de processamento de dados 1100 pode ser usado para implementar unidades substituíveis na linha 210 na figura 2. Adicionalmente, o sistema de processamento de dados 1100 também pode ser usado para implementar unidade substituível na linha hospedeira 302 e unidade substituível na linha existente 304 na figura 3. Neste exemplo ilustrativo, o sistema de processamento de dados 1100 inclui estrutura de comunicações 1102, que fornece comunicações entre a unidade de processamento 1104, memória 1106, armazenamento persistente 1108, unidade de comunicações 1110, unidade de entrada/saída (I/O) 1112 e monitor 1114. Neste exemplo, a estrutura de comunicação pode tomar a forma de um sistema de barramento.
[000113] A unidade de processamento 1104 serve para executar instruções para software que podem ser carregadas em memória 1106. A unidade de processamento 1104 pode ser uma pluralidade de processadores, um núcleo multiprocessador, ou algum outro tipo de processador, dependendo da implementação particular.
[000114] A memória 1106 e o armazenamento persistente 1108 são exemplos de dispositivos de armazenamento 1116. Um dispositivo de armazenamento é qualquer peça de hardware que é capaz de armazenar informação, tal como, por exemplo, sem limitação, dados, código de programa na forma funcional e/ou outra informação adequada, tanto de forma temporária quanto/ou permanente. Dispositivos de armazenamento 1116 podem também ser referidos como dispositivos de armazenamento legíveis por computador nesses exemplos ilustrativos. A memória 1106, nesses exemplos, pode ser, por exemplo, uma memória de acesso aleatório ou qualquer outro dispositivo de armazenamento volátil ou não volátil adequado. O armazenamento persistente 1108 pode tomar várias formas, dependendo da implementação particular.
[000115] Por exemplo, o armazenamento persistente 1108 pode conter um ou mais componentes ou dispositivos. Por exemplo, o armazenamento persistente 1108 pode ser um disco rígido, uma memória relâmpago, um disco ótico regravável, uma fita magnética regravável, ou alguma combinação dos citados. A mídia usada pelo armazenamento persistente 1108 também pode ser removível. Por exemplo, um disco rígido removível pode ser usado para armazenamento persistente 1108.
[000116] A unidade de comunicações 1110, nesses exemplos ilustrativos, proporciona comunicações com outros sistemas ou dispositivos de processamento de dados. Nesses exemplos ilustrativos, a unidade de comunicações 1110 é uma placa de interface de rede.
[000117] A unidade de entrada/saída 1112 permite entrada e saída de dados com outros dispositivos que podem ser conectados no sistema de processamento de dados 1100. Por exemplo, a unidade de entrada/saída 1112 pode prover uma conexão para entrada de usuário através de um teclado, um mouse e/ou algum outro dispositivo de entrada adequado. Adicionalmente, a unidade de entrada/saída 1112 pode enviar a saída para uma impressora. O monitor 1114 fornece um mecanismo para exibir informação a um usuário.
[000118] Instruções para o sistema operacional, aplicações e/ou programas pode ser localizadas em dispositivos de armazenamento 1116, que ficam em comunicação com a unidade de processamento 1104 através da estrutura de comunicações 1102. Os processos das diferentes modalidades podem ser realizados pela unidade de processamento 1104 usando instruções implementadas por computador, que podem ser localizadas em uma memória, tal como a memória 1106.
[000119] Essas instruções são referidas como código de programa, código de programa utilizável por computador, ou código de programa legível por computador que pode ser lido e executado por um processador na unidade de processamento 1104. O código de programa nas diferentes modalidades pode ser concebido em diferentes mídias físicas ou de armazenamento legível por computador, tal como a memória 1106 ou armazenamento persistente 1108.
[000120] O código de programa 1118 é localizado em uma forma funcional em mídia legível por computador 1120 que é seletivamente removível e pode ser carregada ou transferida para o sistema de processamento de dados 1100 para execução pela unidade de processamento 1104. Código de programa 1118 e mídia legível por computador 1120 formam o produto programa de computador 1122 nesses exemplos ilustrativos. Em um exemplo, mídia legível por computador 1120 pode ser mídia de armazenamento legível por computador 1124 ou mídia de sinal legível por computador 1126.
[000121] Nesses exemplos ilustrativos, mídia de armazenamento legível por computador 1124 é um dispositivo de armazenamento físico ou tangível usado para armazenar código de programa 1118 em vez de uma mídia que propaga ou transmite código de programa 1118.
[000122] Alternativamente, código de programa 1118 pode ser transferido para o sistema de processamento de dados 1100 usando mídia de sinal legível por computador 1126. Mídia de sinal legível por computador 1126 pode ser, por exemplo, um sinal de dados propagado contendo código de programa 1118. Por exemplo, mídia de sinal legível por computador 1126 pode ser um sinal eletromagnético, um sinal ótico e/ou qualquer outro tipo adequado de sinal. Esses sinais podem ser transmitidos por enlaces de comunicações, tais como enlaces de comunicações sem fio, cabo de fibra ótica, cabo coaxial, um fio, e/ou qualquer outro tipo adequado de enlace de comunicações.
[000123] Os diferentes componentes ilustrados para o sistema de processamento de dados 1100 não visam prover limitações arquitetônicas da maneira na qual diferentes modalidades podem ser implementadas. As diferentes modalidades ilustrativas podem ser implementadas em um sistema de processamento de dados incluindo componentes em adição e/ou substituição aos ilustrados para o sistema de processamento de dados 1100. Outros componentes mostrados na figura 11 podem variar em relação aos exemplos ilustrativos mostrados. As diferentes modalidades podem ser implementadas usando qualquer dispositivo de hardware ou sistema capaz de rodar código de programa 1118.
[000124] Assim, as modalidades ilustrativas fornecem um método e aparelho para acessar informação de sistemas de aeronave que são conectados nos nós. Em particular, as modalidades ilustrativas podem ser usadas para acessar informação recebida de sistemas de aeronave por unidades substituíveis na linha existentes.
[000125] As modalidades ilustrativas podem configurar unidades substituíveis na linha existentes para agir como pontos de acesso para outros nós ou unidades substituíveis na linha para informação recebida dos sistemas de aeronave. Nesses exemplos ilustrativos, este acesso pode ser provido pelo uso de um agente de informação em uma unidade substituível na linha existente.
[000126] Desta maneira, funcionalidade adicional pode ser incorporada na aeronave existente pelo uso do sistema de gerenciamento de informação 214. Adicionalmente, menos mudanças nos projetos para aeronave podem ser feitas incorporando sistema de gerenciamento de informação 214 para prover acesso a informação gerada pelos sistemas de aeronave. Por exemplo, os sistemas de aeronave podem não precisar ser reprojetados para ser conectados em um sistema de processamento de dados de rede de aeronave.
[000127] A descrição das diferentes modalidades ilustrativas foi apresentada com propósitos de ilustração e descrição, e não pretende ser exaustiva ou limitada às modalidades na forma revelada. Muitas modificações e variações ficarão aparentes aos versados na técnica. Adicionalmente, diferentes modalidades ilustrativas podem fornecer diferentes recursos, comparadas com outras modalidades desejáveis. A modalidade ou modalidades selecionadas são escolhidas e descritas a fim de explicar melhor os princípios das modalidades, a aplicação prática, e permitir que versados na técnica entendam a descrição para várias modalidades com várias modificações adequadas ao uso particular contemplado.

Claims (13)

1. Aparelho, caracterizado pelo fato de que compreende: um nó da aeronave (218) configurado para ficar localizado em uma aeronave (100) e comunicar com uma pluralidade de sistemas de aeronave (208) na aeronave (100); e um agente de informação (224) localizado no nó da aeronave (218), em que o agente de informação (224) é configurado para identificar informação (216) recebida da pluralidade de sistemas de aeronave (208) que corresponde a uma subscrição (318) de uma aplicação (316) em um nó da aeronave hospedeiro (220) na aeronave (100) e transmitir a informação (216) identificada para a aplicação (316) no nó da aeronave hospedeiro (220).
2. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente: o nó da aeronave hospedeiro (220) configurado para receber a informação (216) do nó da aeronave (218) e transmitir a informação (216) para a aplicação (316).
3. Aparelho, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente: um gerenciador (306) localizado no nó da aeronave hospedeiro (220), em que o gerenciador (306) é configurado para receber uma solicitação (320) da aplicação (316) no nó da aeronave hospedeiro (220), comunicar com o agente de informação (224) para gerar a subscrição (318), receber a informação (216) do agente de informação (224), e transmitir a informação (216) para a aplicação (316).
4. Aparelho, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que, sendo configurado para transmitir a informação (216) para a aplicação (316), o gerenciador (306) é configurado para colocar a informação (216) em um armazenamento temporário de dados (326) para a aplicação (316).
5. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que o agente de informação (224) é configurado para criptografar a informação (216).
6. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que a subscrição (318) identifica pelo menos um de um tipo de informação (402), um evento (504) e a aplicação (316).
7. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que o nó da aeronave (218) é uma unidade substituível na linha.
8. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que um sistema de aeronave na pluralidade de sistemas de aeronave (208) é selecionado de um de um sistema sensor, um gravador de voo, um sistema de navegação, um sistema de controle de voo, um sistema de controle ambiental e um sistema de motor.
9. Método para coletar informação (216) em uma aeronave (100), caracterizado pelo fato de que o método compreende: identificar a informação (216) recebida de uma pluralidade de sistemas de aeronave (208) em um nó da aeronave (218) usando uma pluralidade de conexões na pluralidade de sistemas de aeronave (208), em que a informação (216) identificada é informação solicitada que é solicitada por uma aplicação (316) em um nó da aeronave hospedeiro (220); e transmitir a informação solicitada para a aplicação (316) no nó da aeronave hospedeiro (220).
10. Método, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que transmitir a informação solicitada para a aplicação (316) no nó da aeronave hospedeiro (220) compreende: transmitir a informação solicitada para a aplicação (316) no nó da aeronave hospedeiro (220) usando uma rede (204) em um sistema de processamento de dados de rede de aeronave (202).
11. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 9 a 10, caracterizado pelo fato de que a etapa de identificar e a etapa de transmitir são realizadas por um agente de informação (224) localizado no nó da aeronave (218).
12. Método, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que o agente de informação (224) é configurado para prover acesso à informação (216) recebida pelo nó da aeronave (218) aos outros nós da aeronave em um sistema de processamento de dados de rede de aeronave (202).
13. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 9 a 12, caracterizado pelo fato de que o agente de informação (224) identifica a informação solicitada usando uma subscrição (318) da aplicação (316).
BR112014025503-2A 2012-05-21 2013-05-20 Aparelho, e, método para coletar informação em uma aeronave BR112014025503B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US13/476,829 US8755953B2 (en) 2012-05-21 2012-05-21 Aircraft information management system
US13/476,829 2012-05-21
PCT/US2013/041903 WO2013177085A1 (en) 2012-05-21 2013-05-20 Aircraft information management system

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112014025503A2 BR112014025503A2 (pt) 2017-06-20
BR112014025503B1 true BR112014025503B1 (pt) 2022-07-05

Family

ID=48577900

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112014025503-2A BR112014025503B1 (pt) 2012-05-21 2013-05-20 Aparelho, e, método para coletar informação em uma aeronave

Country Status (12)

Country Link
US (2) US8755953B2 (pt)
EP (1) EP2853042B1 (pt)
JP (1) JP6224698B2 (pt)
KR (1) KR101948961B1 (pt)
CN (1) CN104365033B (pt)
AU (1) AU2013266541B2 (pt)
BR (1) BR112014025503B1 (pt)
CA (1) CA2865650C (pt)
ES (1) ES2595439T3 (pt)
RU (1) RU2632910C2 (pt)
SG (2) SG10201510664XA (pt)
WO (1) WO2013177085A1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8755953B2 (en) 2012-05-21 2014-06-17 The Boeing Company Aircraft information management system
US10254912B2 (en) 2015-09-10 2019-04-09 Honeywell International Inc. Methods and systems for non-intrusive system data pipe
CN106652094A (zh) * 2016-12-12 2017-05-10 中国航空工业集团公司西安航空计算技术研究所 一种飞机数据记录装置
CN106656587A (zh) * 2016-12-12 2017-05-10 中国航空工业集团公司西安航空计算技术研究所 一种机载网络服务系统配置文件管理与分发方法
US10768055B2 (en) * 2018-03-06 2020-09-08 Kidde Technologies, Inc. Device and method of calibrating fiber Bragg grating based fiber optic overheat systems
US11425819B2 (en) 2019-03-28 2022-08-23 Samsung Display Co., Ltd. Display device
KR20210041373A (ko) 2019-10-07 2021-04-15 삼성전자주식회사 전계 발광 소자 및 이를 포함하는 표시 장치

Family Cites Families (39)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH04345248A (ja) * 1991-05-23 1992-12-01 Matsushita Electric Ind Co Ltd イベント報告装置
JPH10215243A (ja) * 1996-11-28 1998-08-11 Fujitsu Ltd エージェントを用いた暗号化通信方法およびモーバイルコード記憶媒体
US6263269B1 (en) * 1998-12-23 2001-07-17 International Truck And Engine Corporation Configuration programming of input/output connections for network modules in a multiplexed vehicle communication system
US6898492B2 (en) * 2000-03-15 2005-05-24 De Leon Hilary Laing Self-contained flight data recorder with wireless data retrieval
US8995993B2 (en) * 2000-10-11 2015-03-31 Gogo Llc System for managing mobile internet protocol addresses in an airborne wireless cellular network
US7069261B2 (en) * 2002-04-02 2006-06-27 The Boeing Company System, method and computer program product for accessing electronic information
WO2003105094A1 (de) * 2002-06-10 2003-12-18 Robert Boshc Gmbh Verfahren und vorrichtung für einen fahrzeugbezogenen telematikdienst
US6979257B2 (en) * 2004-01-14 2005-12-27 Honeywell International, Inc. Cabin pressure control method and apparatus using all-electric control without outflow valve position feedback
US8023936B2 (en) * 2004-04-19 2011-09-20 The Boeing Company Method and system for monitoring ad-hoc network nodes
US7580235B2 (en) * 2004-10-12 2009-08-25 The Boeing Company Systems and methods for monitoring and controlling circuit breakers
US7702435B2 (en) * 2004-11-05 2010-04-20 Honeywell International Inc. Method and apparatus for system monitoring and maintenance
US7668632B2 (en) * 2004-11-22 2010-02-23 The Boeing Company System, method and computer program product for real-time event identification and course of action interpretation
US20060215568A1 (en) 2005-03-28 2006-09-28 Honeywell International, Inc. System and method for data collection in an avionics network
BRPI0613520A2 (pt) * 2005-06-02 2011-01-18 L 3 Comm Avionics Systems Inc sistema de aviÈnica para aviões, com uma interface de usuário do piloto, com dispositivos de entrada dependentes de contexto
FR2899050B1 (fr) * 2006-03-21 2008-09-19 Airbus France Sas Procede de communication de donnees entre des sytemes de traitement heterogenes connectes en reseau local et systeme de communication mettant en oeuvre ce procede
US7925978B1 (en) * 2006-07-20 2011-04-12 Adobe Systems Incorporated Capturing frames from an external source
US7759894B2 (en) * 2006-10-26 2010-07-20 Honeywell International Inc. Cogless motor driven active user interface haptic feedback system
US8509140B2 (en) * 2006-11-21 2013-08-13 Honeywell International Inc. System and method for transmitting information using aircraft as transmission relays
US7961135B2 (en) * 2007-05-02 2011-06-14 Aviation Communication & Surveillance Systems Llc Systems and methods for air traffic surveillance
US20080272915A1 (en) * 2007-05-04 2008-11-06 Pratt & Whitney Canada Corp. Equipment monitoring system and method
US8321083B2 (en) * 2008-01-30 2012-11-27 The Boeing Company Aircraft maintenance laptop
US8468263B2 (en) 2008-02-18 2013-06-18 The Boeing Company Onboard network system architecture for improved communication and method of use
US8022843B2 (en) 2008-03-31 2011-09-20 The Boeing Company Wireless aircraft sensor network
FR2935861B1 (fr) * 2008-09-10 2010-10-22 Airbus France Ensemble pour un aeronef pour la gestion et le stockage de donnees relatives a des equipements de bord
US20100070748A1 (en) * 2008-09-17 2010-03-18 Au Group Electronics Device and methods for simulating controller area network signals
US8565939B2 (en) * 2009-04-30 2013-10-22 Goodrich Corporation Distributed pedal system for aircraft
GB0912844D0 (en) * 2009-07-24 2009-08-26 Optimized Systems And Solution Process for development of monitoring tools
US9052375B2 (en) * 2009-09-10 2015-06-09 The Boeing Company Method for validating aircraft traffic control data
US8539217B2 (en) 2010-01-25 2013-09-17 Honeywell International Inc. Method and system to facilitate data transfer to a device
US8340839B2 (en) * 2010-03-22 2012-12-25 Honeywell International Inc. Aircraft communications radio tuning aid system and method
US8599044B2 (en) * 2010-08-11 2013-12-03 The Boeing Company System and method to assess and report a health of a tire
US8712634B2 (en) * 2010-08-11 2014-04-29 The Boeing Company System and method to assess and report the health of landing gear related components
CN101964958A (zh) * 2010-09-27 2011-02-02 北京航空航天大学 机载网络系统及其骨干节点消息处理方法
US8928498B2 (en) * 2010-09-27 2015-01-06 Honeywell International Inc Workload management system and method
US20120075123A1 (en) * 2010-09-29 2012-03-29 Honeywell International Inc. Dynamic task and adaptive avionics display manager
US8880381B2 (en) * 2010-10-01 2014-11-04 The Boeing Company Optimization of processor characteristics and large scale system optimization through domain decomposition
US8762990B2 (en) * 2011-07-25 2014-06-24 The Boeing Company Virtual machines for aircraft network data processing systems
CN102419586A (zh) * 2011-12-16 2012-04-18 新时代集团国防科技研究中心 一种基于串行总线的无人飞行器状态监测方法
US8755953B2 (en) 2012-05-21 2014-06-17 The Boeing Company Aircraft information management system

Also Published As

Publication number Publication date
KR20150014433A (ko) 2015-02-06
CN104365033B (zh) 2017-09-22
WO2013177085A1 (en) 2013-11-28
KR101948961B1 (ko) 2019-04-22
RU2014134924A (ru) 2016-07-10
EP2853042B1 (en) 2016-07-06
CA2865650C (en) 2017-02-28
JP2015525390A (ja) 2015-09-03
RU2632910C2 (ru) 2017-10-11
US20130311007A1 (en) 2013-11-21
BR112014025503A2 (pt) 2017-06-20
US9043053B2 (en) 2015-05-26
SG10201510664XA (en) 2016-01-28
CA2865650A1 (en) 2013-11-28
AU2013266541B2 (en) 2016-10-06
EP2853042A1 (en) 2015-04-01
US20140303816A1 (en) 2014-10-09
CN104365033A (zh) 2015-02-18
AU2013266541A1 (en) 2014-09-18
ES2595439T3 (es) 2016-12-30
JP6224698B2 (ja) 2017-11-01
US8755953B2 (en) 2014-06-17
SG11201405482QA (en) 2014-10-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112014025503B1 (pt) Aparelho, e, método para coletar informação em uma aeronave
US9043527B2 (en) PCI express channel implementation in intelligent platform management interface stack
US8930519B2 (en) Emulated communication between master management instance and assisting management instances on baseboard management controller
US20140344431A1 (en) Baseboard management system architecture
ES2288745T3 (es) Red de automatizacion con componentes de red que generan mensajes de estado.
US20140195657A1 (en) Implementation on baseboard management controller of single out-of-band communication access to multiple managed computer nodes
BR102014005861B1 (pt) Condição de sistema de visualização de montagem
BR102015001887B1 (pt) Método para prover funções dentro de um sistema de automação industrial e sistema de automação industrial
EP3422666B1 (en) Data centric messaging
WO2015182873A1 (ko) Dns 서버 선별 차단 및 proxy를 이용한 dns 주소 변경 방법
US11005703B1 (en) Method, device, and product for managing application nodes in a distributed application system
US9111245B2 (en) Displaying modeling data and logical data
US11507547B2 (en) Management of instrumentation data using a resource database
EP2981898B1 (en) Microcontroller at a cartridge of a chassis
JP7109687B2 (ja) 情報生成装置、情報生成方法、及び、情報生成プログラム
US11836100B1 (en) Redundant baseboard management controller (BMC) system and method
JP5672225B2 (ja) ハードウェア管理装置、情報処理装置、ハードウェア管理方法、および、コンピュータ・プログラム
US11656796B2 (en) Adaptive memory consistency in disaggregated datacenters
Floren et al. A Reference Architecture For EmulyticsTM Clusters
Warner et al. Development of web-based software for a multi-fieldbus diagnosis tool

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 20/05/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS