BR112014011848B1 - Alicerce para um mastro de antena e método de construir um alicerce - Google Patents

Alicerce para um mastro de antena e método de construir um alicerce Download PDF

Info

Publication number
BR112014011848B1
BR112014011848B1 BR112014011848-5A BR112014011848A BR112014011848B1 BR 112014011848 B1 BR112014011848 B1 BR 112014011848B1 BR 112014011848 A BR112014011848 A BR 112014011848A BR 112014011848 B1 BR112014011848 B1 BR 112014011848B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
foundation
elements
elongated body
end surface
opening
Prior art date
Application number
BR112014011848-5A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112014011848A2 (pt
Inventor
Arvind Kumar Gupta
Original Assignee
Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ)
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) filed Critical Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ)
Publication of BR112014011848A2 publication Critical patent/BR112014011848A2/pt
Publication of BR112014011848B1 publication Critical patent/BR112014011848B1/pt

Links

Images

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04HBUILDINGS OR LIKE STRUCTURES FOR PARTICULAR PURPOSES; SWIMMING OR SPLASH BATHS OR POOLS; MASTS; FENCING; TENTS OR CANOPIES, IN GENERAL
    • E04H12/00Towers; Masts or poles; Chimney stacks; Water-towers; Methods of erecting such structures
    • E04H12/22Sockets or holders for poles or posts
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01QANTENNAS, i.e. RADIO AERIALS
    • H01Q1/00Details of, or arrangements associated with, antennas
    • H01Q1/12Supports; Mounting means
    • H01Q1/1242Rigid masts specially adapted for supporting an aerial

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Support Of Aerials (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

método e disposições em relação a alicerces para mastro de antena de sistema de comunicação sem fio trata-se de um método de construir um alicerce, um elemento de alicerce (2) e um alicerce para um mastro de antena de um sistema de comunicação sem fio. o alicerce compreende pelo menos três elementos de alicerce (2). cada elemento de alicerce (2) compreende um corpo alongado (4). sendo que o corpo alongado (4) compreende uma primeira extremidade (6). pelo menos uma barra (16) se estende a partir de um corpo alongado (4) na primeira extremidade (6). uma disposição de ligação (18) para o mastro de antena é fornecida no elemento de alicerce (2). os pelo menos três elementos de alicerce (2) são dispostos para se estenderem substancialmente de modo simétrico a partir de uma porção central (24) do alicerce (30). uma porção de concreto central é moldada na porção central (24) do alicerce (30) para unir a pelo menos uma barra (16) de cada um dos três elementos de alicerce (2).

Description

CAMPO DA TÉCNICA
[0001] O campo da técnica refere-se a um método de construir um alicerce para um mastro de antena de um sistema de comunicação sem fio, a um elemento de alicerce para um alicerce de um mastro de antena de um sistema de comunicação sem fio e a um alicerce para um mastro de antena de um sistema de comunicação sem fio.
FUNDAMENTOS
[0002] Um mastro de antena para um sistema de comunicação sem fio é montado em um alicerce. Um alicerce comum usado para mastros de um sistema de comunicação sem fio é um alicerce de laje, em que o mastro incida sobre uma única laje de concreto subjacente à área inteira do mastro. Uma forma de produzir tal alicerce é escavar uma abertura no solo, construir um molde retangular ou quadrado na abertura, dispor barras de reforço de aço no molde e depositar concreto no molde. O peso do mastro é transferido para o solo através do alicerce de laje. O alicerce de laje se estende em um plano horizontal pelo menos tanto quanto uma área de ocupação do mastro a ser sustentado pelo alicerce relevante. Dependendo do tamanho do mastro, o alicerce de laje pode se estender, por exemplo, 5 por 5 metros no plano horizontal e pode ter, por exemplo, 1 metro de profundidade.
[0003] O alicerce de laje exige escavação substancial e um trabalho de depósito de concreto a serem desempenhados. Uma quantidade considerável de concreto tem que ser produzida e depositada. Igualmente, quando um mastro de antena é removido de um sítio, a remoção de um depósito de concreto tão grande pode ser pesada.
SUMÁRIO
[0004] Um objetivo das modalidades é fornecer um alicerce para um mastro de antena do sistema de comunicação sem fio que é mais fácil de produzir do que um alicerce de laje.
[0005] De acordo com um aspecto, o objetivo é alcançado por um método de construir um alicerce para um mastro de antena de um sistema de comunicação sem fio. O alicerce compreende pelo menos três elementos de alicerce. Cada elemento de alicerce compreende um corpo alongado. O corpo alongado compreende uma primeira extremidade, uma segunda extremidade e é dotado de uma primeira superfície de extremidade. Pelo menos uma barra se estende a partir do corpo alongado na primeira extremidade. Uma disposição de fixação para o mastro de antena se estende a partir de uma primeira superfície de extremidade. O método compreende: - dispor os pelo menos três elementos de alicerce para se estenderem substancialmente de modo simétrico a partir de uma porção central do alicerce e de modo que cada uma das primeiras extremidades dos pelo menos três elementos de alicerce seja disposta na porção central do alicerce, e - depositar uma porção de concreto central na porção central do alicerce para unir a pelo menos uma barra de cada um dos três elementos de alicerce.
[0006] Como elementos de alicerce alongados pré-formados são utilizados no alicerce e se estendem a partir de uma porção central do alicerce e adicionalmente os elementos de alicerce são unidos pela porção de concreto central depositada, um alicerce pode ser produzido com um esforço muito menor do que produzir um alicerce de laje. Como resultado, o objetivo mencionado acima é alcançado.
[0007] O corpo alongado de um elemento de alicerce tem, de modo adequado, tal comprimento que um alicerce construído com a primeira extremidade do corpo alongado na porção central do alicerce tem uma largura que se estende pelo menos sobre uma área que corresponde a uma área de ocupação de um mastro de antena relevante, isto é, uma projeção do mastro de antena em uma posição ereta em um plano horizontal. Os elementos de alicerce podem compreender concreto com barras de reforço, aço, argila reforçada, etc.
[0008] De acordo com modalidades, a dita disposição pode compreender: - colocar cada um dos pelo menos três elementos de alicerce com as primeiras superfícies da extremidade voltadas verticalmente. Dessa maneira, o mastro de antena pode ser fixado à disposição de fixação de cada elemento de alicerce.
[0009] De acordo com as modalidades, o corpo alongado de cada um dos pelo menos três elementos de alicerce pode ser dotado de uma abertura atravessante que se estende através da primeira superfície de extremidade. O método pode compreender: - conduzir uma estaca para cada elemento de alicerce para uma porção de solo abaixo do alicerce, a dita disposição pode compreender: - posicionar cada estaca para se estender através de cada abertura atravessante dos pelo menos três elementos de alicerce e o método pode ainda compreender: - prender cada estaca em cada abertura atravessante. Dessa maneira, o alicerce pode ser ancorado de modo seguro ao solo por meio de estacas.
[0010] De acordo com modalidades, o método pode compreender: - expandir cada estaca após ter sido conduzida para a porção de solo. Dessa maneira, cada estaca pode ser ancorada de modo seguro ao solo.
[0011] De acordo com um aspecto adicional, o objetivo é alcançado por um elemento de alicerce para um alicerce de um mastro de antena de um sistema de comunicação sem fio que compreende um corpo alongado. O corpo alongado compreende uma primeira extremidade, uma segunda extremidade e é dotado de uma primeira superfície de extremidade. Pelo menos uma barra se estende a partir do corpo alongado na primeira extremidade. Uma disposição de fixação para um mastro de antena a ser sustentado pelo alicerce se estende a partir da primeira superfície de extremidade. O corpo alongado é dotado de uma abertura atravessante que se estende através da primeira superfície de extremidade.
[0012] Como o elemento de alicerce alongado é dotado de pelo menos uma barra que se estende a partir do corpo do alongado que pode ser utilizada no alicerce para unir o elemento de alicerce a elementos de alicerce adicionais por uma porção de concreto central depositada, um alicerce pode ser facilmente produzido com um esforço menor do que um alicerce de laje. Como resultado, o objetivo mencionado acima é alcançado.
[0013] De acordo com modalidades, o corpo alongado pode compreender barras de reforço e concreto. A pelo menos uma barra pode ser uma barra de reforço. Dessa maneira, um elemento de alicerce facilmente produzido, barato e durável pode ser produzido. Adicionalmente, tais elementos de alicerce podem ser pré-fabricados e transportados para um sítio onde um mastro de antena deve estar ereto.
[0014] De acordo com modalidades, a abertura atravessante pode se estender substancialmente em paralelo com uma segunda superfície de extremidade através do corpo alongado. A segunda superfície de extremidade pode ser substancialmente perpendicular à primeira superfície de extremidade. Dessa maneira, um dispositivo de ancoragem pode ser fornecido através do elemento de alicerce para prender o elemento de alicerce ao solo.
[0015] De acordo com modalidades, a disposição de fixação pode ser presa no corpo alongado. Dessa maneira, uma disposição fixa pode ser fornecida para prender um mastro de antena ao elemento de alicerce.
[0016] A disposição de fixação, por exemplo, pode ser uma haste de aço roscada se sobressai a partir da primeira superfície de extremidade e é depositada no corpo alongado.
[0017] De acordo com um aspecto adicional, o objetivo é alcançado por um alicerce para um mastro de antena de um sistema de comunicação sem fio que compreende pelo menos três elementos de alicerce de acordo com qualquer um dos aspectos ou modalidades discutidos no presente documento. Os pelo menos três elementos de alicerce são dispostos para se estenderem substancialmente de modo simétrico a partir de uma porção central do alicerce. Cada uma das primeiras extremidades dos pelo menos três elementos de alicerce é disposta na porção central do alicerce. A pelo menos uma barra dos pelo menos três elementos de alicerce são unidas por uma porção de concreto central.
[0018] Como o alicerce compreende elementos de alicerce alongados pré- formados que se estendem a partir de uma porção central do alicerce e os elementos de alicerce são unidos pela porção de concreto central depositada, um alicerce pode ser produzido com um esforço muito menor do que produzir um alicerce de laje. Como resultado, o objetivo mencionado acima é alcançado.
[0019] De acordo com modalidades, uma estaca pode se estender através de cada abertura atravessante dos pelo menos três elementos de alicerce e cada estaca é presa em cada abertura atravessante por um enchimento de concreto. Dessa maneira, o alicerce pode ser ancorado ao solo para fornecer um alicerce estável para um mastro de antena.
[0020] De acordo com modalidades, pelo menos uma estaca pode ser uma estaca de aço expansível.
[0021] Dessa maneira, o alicerce pode ser fixado no solo expandindo-se a estaca de aço, que por sua vez assegura uma ancoragem segura ao solo.
[0022] Aspectos adicionais e vantagens se tornarão aparentes após estudo das reivindicações anexas e da descrição detalhada seguinte. Os versados na técnica irão perceber que características diferentes podem ser combinadas para criar modalidades diferentes das descritas a seguir, sem desviar do escopo como definido nas reivindicações anexas.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0023] Os vários aspectos de modalidades, que incluem suas características e vantagens particulares, serão compreendidos prontamente a partir da descrição detalhada seguinte e dos desenhos anexos, nos quais: A Figura 1 ilustra um elemento de alicerce para um alicerce de um mastro de antena de um sistema de comunicação sem fio de acordo com modalidades, As Figuras 2a e 2b, cada, ilustram três elementos de alicerce para alicerces de mastros de antena de sistemas de comunicação sem fio de acordo com modalidades, A Figura 3 ilustra um corte transversal através de uma porção de um alicerce para um mastro de antena de um sistema de comunicação sem fio, A Figura 4 ilustra um alicerce para um mastro de antena de um sistema de comunicação sem fio de acordo com modalidades, e A Figura 5 ilustra um método de construir um alicerce para um mastro de antena de um sistema de comunicação sem fio.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[0024] Modalidades serão agora descritas em maior detalhe com referência aos desenhos anexos, nos quais modalidades exemplificativas são mostradas. As características reveladas de modalidades exemplificativas podem ser combinadas como prontamente compreendidas por alguém de habilidade normal na técnica. Números parecidos se referem a elementos parecidos ao longo de tudo. Funções ou construções conhecidas não serão necessariamente descritas em detalhe para brevidade e/ou clareza.
[0025] A Figura 1 ilustra um elemento de alicerce para um alicerce 2 de um mastro de antena de um sistema de comunicação sem fio de acordo com modalidades. O elemento de alicerce 2 compreende um corpo alongado 4. O corpo alongado 4 compreende uma primeira extremidade 6 e uma segunda extremidade 8. O corpo alongado 4 é dotado de uma primeira superfície de extremidade 10 e uma segunda superfície de extremidade 12. O elemento de alicerce 2 é depositado a partir de concreto e compreende barras de reforço 14. Pelo menos uma barra 16 se estende a partir do corpo alongado 4 na primeira extremidade 6 do corpo alongado 4. A pelo menos uma barra 16 que se estende a partir da primeira extremidade 6 é uma barra de reforço que se estende a partir da segunda superfície de extremidade 12. Uma disposição de fixação 18 para um mastro de antena a ser sustentado pelo alicerce se estende a partir da primeira superfície de extremidade 10. A disposição de fixação 18 compreende pelo menos uma haste roscada 20, que é depositada no concreto do corpo alongado 4. O corpo alongado 4 é dotado de uma abertura atravessante 22 que se estende através da primeira superfície de extremidade 10. A abertura atravessante 22 pode ser disposto na segunda extremidade 8 do corpo alongado 4 e pode se estender substancialmente em paralelo com a segunda superfície de extremidade 12.
[0026] A Figura 2a ilustra três elementos de alicerce 2 para um alicerce de um mastro de antena de um sistema de comunicação sem fio de acordo com modalidades. Cada um dos três elementos de alicerce 2 compreende um corpo alongado 4 e são dispostos estendendo-se substancialmente de modo simétrico a partir de uma porção central 24 do alicerce. Cada elemento de alicerce 2 tem uma primeira extremidade 6 com uma segunda superfície de extremidade 12, pelo menos uma barra 16 se estende a partir de tal segunda superfície 12.
[0027] Um fosso 26 foi escavado no solo para acomodar os três elementos de alicerce 2. Os elementos de alicerce 2 são dispostos no fosso 26 com as primeiras extremidades 6 na porção central 24. Na porção central 24 uma porção de concreto central do alicerce é disposta para ser depositada. Desse modo, a pelo menos uma barra 16 dos três elementos de alicerce 2 serão unidas por uma porção de concreto central. O alicerce irá, desse modo, compreender os três elementos de alicerce 2 e a porção de concreto central. O fosso 26 é preenchido com solo de encontro aos elementos de alicerce 2 e à porção de concreto central.
[0028] Cada elemento de alicerce 2 é dotado de uma abertura atravessante 22 que se estende substancialmente de modo vertical através do corpo alongado 4. Cada elemento de alicerce 2 pode ser ancorado ao solo por meio de sua abertura atravessante 22. Os elementos de alicerce 2 são dotados de disposições de fixação 18. Um mastro de antena pode ser fixado ao alicerce por meio de disposições de fixação 18.
[0029] A Figura 2b ilustra três elementos de alicerce 2 para um alicerce de um mastro de antena de um sistema de comunicação sem fio de acordo com modalidades. Cada um dos três elementos de alicerce 2 compreende um corpo alongado 4 e são dispostos estendendo-se substancialmente de modo simétrico a partir de uma porção central 24 do alicerce. Cada elemento de alicerce 2 tem uma primeira extremidade 6, pelo menos uma barra 16 se estende pela tal extremidade. Em contraste com as modalidades da Figura 2a, a pelo menos uma barra 16 se estende a partir de uma superfície lateral longitudinal 28 do corpo alongado 4 de cada elemento de alicerce 2 em vez de a partir de segundas superfícies de extremidade.
[0030] Novamente um fosso 26 acomoda os três elementos de alicerce 2. Os elementos de alicerce 2 são dispostos no fosso 26 com as primeiras extremidades 6 na porção central 24. Na porção central 24 uma porção de concreto central do alicerce é disposta para ser depositada. Desse modo, a pelo menos uma barra 16 dos três elementos de alicerce 2 serão unidas por uma porção de concreto central. Cada elemento de alicerce 2 é dotado de uma abertura atravessante 22 e é dotado de uma disposição de fixação 18. Um mastro de antena pode ser fixado ao alicerce por meio de disposições de fixação 18.
[0031] A Figura 3 ilustra um corte transversal através de uma porção de um alicerce 30 para um mastro de antena 31 de um sistema de comunicação sem fio, O alicerce 30 compreende pelo menos três elementos de alicerce 2 unidos em uma porção central 24 do alicerce 30 por uma porção de concreto central 32. Um dos elementos de alicerce 2 é mostrado na Figura 3. Cada elemento de alicerce 2 compreende um corpo alongado 4. Em uma primeira extremidade 6 do corpo alongado 4 pelo menos uma barra 16 se estende a partir do corpo alongado 4. A pelo menos uma barra 16 de cada elemento de alicerce 2 do alicerce 30 são unidas pela porção de concreto central 32.
[0032] O alicerce 30 é disposto no solo com uma primeira superfície de extremidade 10 substancialmente no nível do solo. Cada elemento de alicerce 2 é dotado de uma abertura atravessante 22 que se estende através do corpo alongado 4. A estaca 34 se estende através da abertura atravessante 22. A estaca 34 é presa na abertura atravessante 20 por um enchimento de concreto 36. Desse modo, além do alicerce 2 fornecer uma área de ocupação ampla, o alicerce 30 é ancorado ao solo por meio das estacas 34 para fornecer um alicerce estável para o mastro de antena 31. A estaca 34 é uma estaca de aço expansível, isto é, a estaca 34 é conduzida para o solo na forma de um tubo de aço de diâmetro substancialmente uniforme. Subsequentemente um dispositivo expansor é descendido para a estaca 34 e é ativo para expandir a porção 38 da estaca 34. Dessa maneira, a estaca 34 é ancorada de modo sólido no solo. Estacas adicionais do alicerce 30 podem ser do mesmo tipo da estaca 34 ou de um ou mais tipos diferentes do que a estaca 34.
[0033] Cada elemento de alicerce 2 é dotado de disposições de fixação 18. O mastro de antena 31 é fixado ao alicerce pode meios das disposições de fixação 18. A disposição de fixação 18 pode compreender pelo menos uma haste roscada 20 e uma porca 40.
[0034] A Figura 4 ilustra um alicerce 30 para um mastro de antena de um sistema de comunicação sem fio de acordo com modalidades, O alicerce 30 compreende quatro elementos de alicerce 2 que compreendem corpos alongados 4, tais elementos de alicerce 2 são unidos por uma porção de concreto central 32. Os elementos de alicerce 2 podem ser projetados em concordância com aspectos e modalidades revelados no presente documento. Em particular, cada corpo alongado 4 tem uma primeira superfície lateral 10 voltada para cima e uma disposição de fixação 18 para o mastro de antena.
[0035] Um modelo 42 é ilustrado na Figura 4. O modelo 42 pode ser usado para posicionar os elementos de alicerce 2 de modo simétrico e/ou para colocar as primeiras superfícies laterais 10 dos quatro elementos de alicerce 2 no mesmo plano horizontal. O modelo 42 é dotado de um ou mais entalhes e/ou aberturas para o engate com as disposições de fixação 18. O modelo 42 é usado durante a construção do alicerce 30 e pode ser removido uma vez que tenha sido verificado que os quatro elementos de alicerce 2 estão corretamente posicionados e/ou nivelados.
[0036] A Figura 5 ilustra um método de construir um alicerce para um mastro de antena de um sistema de comunicação sem fio. O alicerce compreende pelo menos três elementos de alicerce. Cada elemento de alicerce compreende um corpo alongado. O corpo alongado compreende uma primeira extremidade, uma segunda extremidade e é dotado de uma primeira superfície de extremidade. Pelo menos uma barra se estende a partir do corpo alongado na primeira extremidade. Uma disposição de fixação para o mastro de antena se estende a partir da primeira superfície de extremidade. O método compreende: - dispor 100 os pelo menos três elementos de alicerce para se estenderem substancialmente de modo simétrico a partir de uma porção central do alicerce e de modo que cada uma das primeiras extremidades dos pelo menos três elementos de alicerce seja disposta na porção central do alicerce, e - depositar 110 uma porção de concreto central na porção central do alicerce para unir a pelo menos uma barra de cada um dos três elementos de alicerce.
[0037] De acordo com modalidades, a disposição 100 pode compreender: - colocar 105 cada um dos pelo menos três elementos de alicerce com as primeiras superfícies da extremidade voltadas verticalmente.
[0038] De acordo com as modalidades o corpo alongado de cada um dos pelo menos três elementos de alicerce pode ser dotado de uma abertura atravessante que se estende através da primeira superfície de extremidade. O método pode ainda compreender: - conduzir 120 uma estaca para cada elemento de alicerce para uma porção de solo abaixo do alicerce, a disposição 100 pode compreender: - posicionar 130 cada estaca para se estender através de cada abertura atravessante dos pelo menos três elementos de alicerce e o método pode ainda compreender: - prender 140 cada estaca em cada abertura atravessante. A condução 120 pode ser desempenhada antes do posicionamento 130. Alternativamente, a condução 120 pode ser desempenhada após o posicionamento 130.
[0039] De acordo com modalidades, a prender 140 pode compreender: - depositar 145 concreto na abertura atravessante de cada elemento de alicerce. O depósito 145 pode ser desempenhado quando o depósito 110 é desempenhado.
[0040] De acordo com modalidades, o método pode ainda compreender: - expandir 150 cada estaca após ter sido conduzida para a porção de solo.
[0041] De acordo com modalidades, o método pode ainda compreender: - escavar 160 uma porção de solo para formar um fosso disposto para receber os pelo menos três elementos de alicerce para se estenderem substancialmente de modo simétrico a partir da porção central do alicerce e a disposição 100 pode compreender: - posicionar 170 cada um dos pelo menos três elementos de alicerce no fosso com sua primeira superfície de extremidade substancialmente no, ou acima do, nível do solo.
[0042] Embora tenha sido feita referência a modalidades exemplificativas, muitas alternações, modificações e similares diferentes se tornarão aparentes para os versados na técnica. Por exemplo, a porção de concreto central 32 pode ser depositada em um molde construído a partir de elementos de molde removíveis dispostos em conexão com os elementos de alicerce 2. Alternativamente, o fosso 26 pode ser preenchido ao redor dos elementos de alicerce 2 exceto por na porção central 24 do alicerce e a porção de concreto central é depositada diretamente na porção central 24 com solo circundante usado como um molde que mantém o concreto no lugar durante a cura. Uma ou mais estacas de um tipo diferente do que o discutido em conexão com a Figura 3 podem ser usadas.
[0043] Portanto, deve ser compreendido que os antecedentes são ilustrativos de várias modalidades exemplificativas e não é limitado às modalidades específicas reveladas e que modificações às modalidades reveladas, combinações de características de modalidades reveladas assim como outras modalidades são destinadas a serem inclusas dentro do escopo das reivindicações anexas.
[0044] Como usado no presente documento, o termo "que compreende" ou "compreende"é aberto e inclui uma ou mais características, elementos, etapas, componentes ou funções especificadas, mas não impossibilitam a presença ou adição de uma ou mais outras características, elementos, etapas, componentes, funções ou grupos dos mesmos.
[0045] Como usado no presente documento, o termo “e/ou” inclui quaisquer e todas as combinações de um ou mais itens listados associados.
[0046] Como usado no presente documento, a abreviação comum "e.g.", que deriva da frase em latim "exempli gratia," pode ser usado para introduzir ou especificar um exemplo ou exemplos gerais de um item previamente mencionado e não é destinado a ser limitador de tal item. Se usado no presente documento, a abreviação comum "i.e.", que deriva da frase em latim "id est," pode ser usada para especificar um item particular de uma recitação mais geral.
[0047] A terminologia usada no presente documento tem o propósito de descrever modalidades particulares apenas e não é destinada a ser limitadora. Como usadas no presente documento, as formas únicas "um", "uma" e "o", "a"são destinadas a também incluir as formas em plural, a menos que o contexto indique claramente o contrário.
[0048] Será compreendido que, embora os termos primeiro, segundo, terceiro, etc. possam ser usados no presente documento para descrever vários elementos, componentes, regiões, camadas e/ou seções, esses elementos, componentes, regiões, camadas e/ou seções não devem ser limitados por esses termos. Esses termos são usados apenas para distinguir um elemento, componente, região, camada ou seção de outro elemento, componente, região, camada ou seção. Desse modo, um primeiro elemento, componente, região, camada ou seção discutido no presente documento poderia ser denominado um segundo elemento, componente, região, camada, ou seção sem desviar dos ensinamentos no presente documento.
[0049] Modalidades exemplificativas foram descritas no presente documento com referência a ilustrações de corte transversal que são ilustrações esquemáticas de modalidades idealizadas (e estruturas intermediárias). Como tal, variações dos formatos das ilustrações como resultado, por exemplo, de técnicas e/ou tolerâncias de fabricação devem ser esperadas. Desse modo, modalidades não devem ser interpretadas como limitadas aos formatos particulares de regiões ilustradas no presente documento, mas para incluir divergências em formato que resultam, por exemplo, da fabricação.

Claims (11)

1. Método de construir um alicerce (30) para um mastro de antena de um sistema de comunicação sem fio, o alicerce (30) compreende pelo menos três elementos de alicerce (2), cada elemento de alicerce (2) compreende um corpo alongado (4), o corpo alongado (4) compreende uma primeira extremidade (6), uma segunda extremidade (8) e é dotado de uma primeira superfície de extremidade (10), em que pelo menos uma barra (16) se estende a partir do corpo alongado (4) na primeira extremidade (6) e em que uma disposição de fixação (18) para o mastro de antena se estende a partir da primeira superfície de extremidade (10), o método caracterizado pelo fato de que compreende: dispor (100) os pelo menos três elementos de alicerce (2) para se estenderem substancialmente de modo simétrico a partir de uma porção central (24) do alicerce (30) e de modo que cada uma das primeiras extremidades (6) dos pelo menos três elementos de alicerce (2) seja disposta na porção central (24) do alicerce (30), e depositar (110) uma porção de concreto central (32) na porção central (24) do alicerce (30) para unir a pelo menos uma barra (16) de cada um dos três elementos de alicerce (2).
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a dita disposição compreende: colocar (105) cada um dos pelo menos três elementos de alicerce (2) com as primeiras superfícies de extremidade (10) voltadas para cima.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o corpo alongado (4) de cada um dos pelo menos três elementos de alicerce (2) é dotado com uma abertura atravessante (22) que se estende através da primeira superfície de extremidade (10) e em que o método compreende: conduzir (120) uma estaca (34) para cada elemento de alicerce (2) para uma porção de solo abaixo do alicerce (30), a dita disposição (100) compreende: posicionar (130) cada estaca (34) para se estender através de cada abertura (22) dos pelo menos três elementos de alicerce (2) e em que o método ainda compreende: prender (140) cada estaca (34) em cada abertura (22).
4. Método, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a dita fixação (140) compreende: depositar (145) concreto na abertura atravessante (22) de cada elemento de alicerce (2).
5. Método, de acordo com a reivindicação 3 ou 4, caracterizado pelo fato de que ainda compreende: expandir (150) cada estaca (34) após ter sido conduzida para a porção de solo.
6. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que ainda compreende: escavar (160) uma porção de solo para formar um fosso disposto para receber os pelo menos três elementos de alicerce (2) para se estenderem substancialmente de modo simétrico a partir da porção central (24) do alicerce (30) e a dita disposição (100) compreende: posicionar (170) cada um dos pelo menos três elementos de alicerce (2) no fosso com sua primeira superfície de extremidade (10) substancialmente no, ou acima do, nível do solo.
7. Alicerce (30) para um mastro de antena de um sistema de comunicação sem fio caracterizado pelo fato de que compreende pelo menos três elementos de alicerce (2), cada elemento de alicerce (2) compreendendo um corpo alongado (4), o corpo alongado (4) compreendendo uma primeira extremidade (6), uma segunda extremidade (8) e é dotado de uma primeira superfície de extremidade (10), em que pelo menos uma barra (16) se estende a partir do corpo alongado (4) na primeira extremidade (6) e uma disposição de fixação (18) para um mastro de antena a ser sustentado pelo alicerce (30) se estende a partir da primeira superfície de extremidade (10), e em que o corpo alongado (4) é dotado com uma abertura atravessante (22) se estendendo através da primeira superfície de extremidade (10), em que os pelo menos três elementos de alicerce (2) são dispostos para se estenderem substancialmente de modo simétrico a partir de uma porção central (24) do alicerce (30), em que cada uma das primeiras extremidades (6) dos pelo menos três elementos de alicerce (2) são dispostas na porção central (24) do alicerce (30), em que a pelo menos uma barra (16) dos pelo menos três elementos de alicerce (2) são unidas por uma porção de concreto central (32), em que a porção de concreto central (32) é depositada na posição central após dispor os elementos de alicerce (2) ao redor da porção central (24), e em que uma estaca (34) se estende através de cada abertura atravessante (22) dos pelo menos três elementos de alicerce (2) e cada estaca (34) é presa em cada abertura atravessante (22) por um enchimento de concreto (36).
8. Alicerce (30), de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma estaca (34) é uma estaca de aço expansível.
9. Alicerce (30), de acordo com a reivindicação 7 ou 8, caracterizado pelo fato de que o corpo alongado (4) compreende barras de reforço e concreto (14), e em que a pelo menos uma barra (16) é uma barra de reforço (14).
10. Alicerce (30), de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 9, caracterizado pelo fato de que a abertura atravessante (22) se estende substancialmente em paralelo com uma segunda superfície de extremidade (12) através do corpo alongado (4), em que a segunda superfície de extremidade (12) é substancialmente perpendicular à primeira superfície de extremidade (10).
11. Alicerce (30), de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 10, caracterizado pelo fato de que a disposição de fixação (18) é presa no corpo alongado (4).
BR112014011848-5A 2011-11-18 2011-11-18 Alicerce para um mastro de antena e método de construir um alicerce BR112014011848B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/SE2011/051387 WO2013074007A1 (en) 2011-11-18 2011-11-18 Method and arrangements relating to foundation for antenna mast of wireless communication system

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112014011848A2 BR112014011848A2 (pt) 2017-05-02
BR112014011848B1 true BR112014011848B1 (pt) 2021-10-13

Family

ID=45346537

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112014011848-5A BR112014011848B1 (pt) 2011-11-18 2011-11-18 Alicerce para um mastro de antena e método de construir um alicerce

Country Status (5)

Country Link
US (1) US9238921B2 (pt)
EP (1) EP2780976B1 (pt)
BR (1) BR112014011848B1 (pt)
IN (1) IN2014MN00921A (pt)
WO (1) WO2013074007A1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20140237909A1 (en) * 2011-11-18 2014-08-28 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Method and Arrangement Relating to Antenna Mast of Wireless Communication System
US9273714B2 (en) * 2013-10-04 2016-03-01 Fitzhugh Lee Jackson System and method of installing and removing a temporary concrete barrier from a bridge deck
WO2017011681A1 (en) * 2015-07-15 2017-01-19 Rute Foundation Systems, Inc. Beam and pile anchor foundation for towers
US9938685B2 (en) 2015-07-15 2018-04-10 Rute Foundation Systems, Inc. Beam and pile anchor foundation for towers
US10851763B2 (en) 2018-10-04 2020-12-01 Tetra Tech, Inc. Wind turbine foundation and method of constructing a wind turbine foundation

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3500607A (en) * 1968-02-19 1970-03-17 Herbert S Wilson Anchor bolt form
SE420009B (sv) * 1979-12-21 1981-09-07 Ericsson Telefon Ab L M Expanderskruv for fastsettning i en halighet
US4714225A (en) * 1985-07-02 1987-12-22 Skinner Jerald P Foundation system for ground-mounted masts
US4922264B1 (en) * 1989-04-24 1995-11-21 Robert M Fitzgerald Satellite antenna mounting apparatus with ballast means
SE469944C (sv) * 1992-02-28 1998-05-18 Cue Dee Produkter Ab Mastfot, särskilt för en temporärt uppställd mast
US6050038A (en) * 1998-09-11 2000-04-18 Fey; James M. Foundation system for supporting a superstructure
IL134724A0 (en) * 2000-02-24 2001-04-30 Giltek Telecomm Ltd Foundation for a tower and a method for its deployment on site
US6343445B1 (en) * 2000-03-07 2002-02-05 General Signal Corporation Tower structure
US6557312B2 (en) * 2000-08-24 2003-05-06 Mcginnis Henry J. Prefabricated-building tower foundation
US7533505B2 (en) 2003-01-06 2009-05-19 Henderson Allan P Pile anchor foundation
DE10321647A1 (de) * 2003-05-13 2004-12-02 Wobben, Aloys, Dipl.-Ing. Fundament für eine Windenergieanlage
US8269690B1 (en) * 2005-04-20 2012-09-18 Ken Caruso Cellular telephone antenna support structure
JP4971422B2 (ja) * 2006-03-20 2012-07-11 テレフオンアクチーボラゲット エル エム エリクソン(パブル) 管状の遠距離通信塔
US9096985B1 (en) * 2006-09-21 2015-08-04 Ahmed Phuly Foundation with slab, pedestal and ribs for columns and towers
US8322093B2 (en) * 2008-06-13 2012-12-04 Tindall Corporation Base support for wind-driven power generators
US20120068039A1 (en) * 2010-09-16 2012-03-22 Richard Erich Support for an upright structure
US8302357B1 (en) * 2010-10-26 2012-11-06 Kontek Industries, Inc. Blast-resistant foundations
CA2849099A1 (en) * 2011-09-22 2013-03-28 Shaner Industries, Llc Foundation apparatus and method
US20140237909A1 (en) * 2011-11-18 2014-08-28 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Method and Arrangement Relating to Antenna Mast of Wireless Communication System
EP2783051A4 (en) * 2011-11-23 2015-07-15 Vaasaball Wind Products Oy POWER GENERATOR-BASED BASE BASED ON POWER TRANSIT, ESPECIALLY A BASE FOR A WIND POWER GENERATOR GROUP OR A MARGIN GENERATING POWER GENERATOR
US8677700B2 (en) * 2012-03-01 2014-03-25 Thomas & Betts International, Inc. Foundation system for electrical utility structures
DE102012212700B4 (de) * 2012-07-19 2015-08-06 Peter Kellner System zur Verankerung von Aufbauten im Erdboden

Also Published As

Publication number Publication date
EP2780976B1 (en) 2015-09-30
US9238921B2 (en) 2016-01-19
EP2780976A1 (en) 2014-09-24
WO2013074007A1 (en) 2013-05-23
IN2014MN00921A (pt) 2015-04-17
BR112014011848A2 (pt) 2017-05-02
US20140237908A1 (en) 2014-08-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8789337B2 (en) Foundation system for bridges and other structures
US9284710B2 (en) Prefabricated concrete pole base and adjustable connector
KR101707523B1 (ko) 사면 보강 및 급속시공을 위한 계단식 옹벽 시공용 프리캐스트 콘크리트 블록 및 이를 이용한 옹벽 시공방법
BR112014011848B1 (pt) Alicerce para um mastro de antena e método de construir um alicerce
KR101560253B1 (ko) 파일과 프리캐스트코핑부를 이용한 급속 교량 시공방법
US20130036678A1 (en) Prefabricated concrete pole base and adjustable connector
CN104404887B (zh) 一种大跨度钢管拱桥无支架吊装工艺
US20130214227A1 (en) Fence
CN109339087A (zh) 一种低层建筑的基础结构体系
US10060087B2 (en) Fully adjustable suspended post and panel modules and installation methods
KR101211469B1 (ko) 옹벽축조용 조립식 블록이 구비된 옹벽 구조체 및 그를 이용한 옹벽시공방법
KR101328436B1 (ko) 조립식 옹벽블록
JP2008248655A (ja) ハニカム構造体構築用支持具
AU2018202577B2 (en) A device and method for supporting a post
KR20150125834A (ko) 교량용 교대의 조립식 접속슬래브 브라켓 시공공법
JP2019065641A (ja) 落石防護柵
KR200413303Y1 (ko) 강재 빔을 이용한 산벽 구조체
CA2696509A1 (en) Insulated concrete form
KR100601126B1 (ko) 선반식 녹화 옹벽의 앵커링 구조
KR200345934Y1 (ko) 선반식 녹화 옹벽의 앵커링 구조
JP3629684B2 (ja) 遮音壁用基礎ブロック
KR101341105B1 (ko) 아치형 프리캐스트 구조물 및 이의 시공 방법
KR102448885B1 (ko) 가드레일 지주의 지지력 보강구조
RU188967U1 (ru) Усиленная конструкция подпорной стенки
CN114575391A (zh) 一种地铁车站抗浮梁施工方法

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: TELEFONAKTIEBOLAGET LM ERICSSON (PUBL) (SE)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 18/11/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 13A ANUIDADE.