BR112014009801B1 - Compartimento anódico e célula eletroquímica para recuperação por eletrólise de metal - Google Patents

Compartimento anódico e célula eletroquímica para recuperação por eletrólise de metal Download PDF

Info

Publication number
BR112014009801B1
BR112014009801B1 BR112014009801-8A BR112014009801A BR112014009801B1 BR 112014009801 B1 BR112014009801 B1 BR 112014009801B1 BR 112014009801 A BR112014009801 A BR 112014009801A BR 112014009801 B1 BR112014009801 B1 BR 112014009801B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
anodic compartment
frame
anode
metal
metal electrolysis
Prior art date
Application number
BR112014009801-8A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112014009801A2 (pt
Inventor
Giuseppe Faita
Original Assignee
Industrie De Nora S.P.A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Industrie De Nora S.P.A filed Critical Industrie De Nora S.P.A
Publication of BR112014009801A2 publication Critical patent/BR112014009801A2/pt
Publication of BR112014009801B1 publication Critical patent/BR112014009801B1/pt

Links

Images

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C25ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PROCESSES; APPARATUS THEREFOR
    • C25CPROCESSES FOR THE ELECTROLYTIC PRODUCTION, RECOVERY OR REFINING OF METALS; APPARATUS THEREFOR
    • C25C7/00Constructional parts, or assemblies thereof, of cells; Servicing or operating of cells
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C25ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PROCESSES; APPARATUS THEREFOR
    • C25CPROCESSES FOR THE ELECTROLYTIC PRODUCTION, RECOVERY OR REFINING OF METALS; APPARATUS THEREFOR
    • C25C7/00Constructional parts, or assemblies thereof, of cells; Servicing or operating of cells
    • C25C7/04Diaphragms; Spacing elements

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Electrochemistry (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Metallurgy (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Electrolytic Production Of Metals (AREA)
  • Electrodes For Compound Or Non-Metal Manufacture (AREA)
  • Electrolytic Production Of Non-Metals, Compounds, Apparatuses Therefor (AREA)
  • Cell Electrode Carriers And Collectors (AREA)
  • Prevention Of Electric Corrosion (AREA)
  • Secondary Cells (AREA)
  • Battery Electrode And Active Subsutance (AREA)

Abstract

compartimento anódico e célula eletroquímica para recuperação por eletrólise de metal. a presente invenção se refere a um compartimento anódico para células de recuperação por eletrólise de metal delimitado por uma armação em formato de quadro que compreende um envoltório que inclui um separador permeável fixado ao dito formato de quadro por meio de um flange em formato de quadro, sendo que pelo menos um anodo é obtido a partir de um substrato de metal válvula revestido com pelo menos uma camada catalítica resistente à corrosão, em que o dito anodo é inserido dentro do dito envoltório, e um desnebulizador localizado acima do dito anodo e delimitado pelo dito separador e pela dita armação. a presente invenção também se refere a uma célula eletroquímica para recuperação por eletrólise de metal que compreende pelo menos um tal compartimento anódico.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A invenção presente refere-se a um compartimento anódico de uma célula para recuperação por eletrólise de metal equipado com um anodo que consiste em um substrato de metal fornecido com um revestimento que compreende uma camada catalítica. O compartimento anódico é projetado para conter bolhas de oxigênio geradas pela reação anódica na superfície do anodo.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
[002] Os processos de recuperação por eletrólise são geralmente executados em células eletroquímicas não divididas que contêm um banho eletrolítico e uma multiplicidade de ânodos e cátodos; em tais processos como, por exemplo, eletrodeposição de cobre, a reação eletroquímica ocorre no cátodo, geralmente feito de aço inoxidável, levando à deposição de cobre em forma metálica no próprio cátodo. No anodo, geralmente feito de chumbo, como resultado da reação eletroquímica, oxigênio gasoso é produzido, o qual é destacado a partir da superfície do eletrodo na forma de bolhas que migram em direção à superfície do eletrólito. Uma vez que atingem a superfície livre dos eletrólitos, as bolhas se rompem dando origem a uma névoa ácida (aerossol), que fundamentalmente consiste em gotículas de eletrólito ácido suspensas na atmosfera que sobrepõe o banho eletrolítico. Névoas ácidas, além de serem nocivas para a saúde das pessoas que trabalham no ambiente circundante, são corrosivas e perigosas para todas as partes de metal do espaço celular e podem danificar a presente instrumentação.
[003] Inúmeras técnicas químicas e físicas são conhecidas e usadas para controlar a concentração das névoas ácidas liberadas no ambiente circundante da eletrodeposição das células de metal; isso inclui o emprego de tensoativos e métodos mecânicos tais como, por exemplo, o uso de camadas de esferas que flutuam na superfície eletrolítica, que forçam as bolhas de gás ao longo de uma trajetória tortuosa, onde acontece a separação das névoas ácidas.
[004] Recentemente, houve tentativas para substituir ânodos de chumbo, sujeitos a realização de material nocivo no decurso do tempo, com ânodos não consumíveis obtidos em um substrato catalisado superficialmente de titânio ou outro metal válvula. Além de garantir uma melhor eficiência de energia, esse tipo de anodo é mais resistente a corrosão, evitando também o problema de impurezas do chumbo produzidas durante o processo.
[005] Todavia, foi observado que a evolução do oxigênio no último tipo de ânodos envolve oxigênio em forma de bolhas de tamanho muito reduzido (microbolhas), o que leva a uma maior liberação de névoas ácidas comparado aos ânodos de chumbo. Portanto, os métodos citados acima, para controle de névoas ácidas, não têm a mesma eficácia.
[006] Portanto, foi evidenciada a necessidade de fornecer um novo sistema adequado para reduzir ou eliminar névoas ácidas em processos de eletrodeposição com o uso de ânodos de metal válvula que compreende camadas catalíticas superficiais.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[007] Vários aspectos da invenção são apresentados nas reivindicações anexas.
[008] Sob um aspecto, a invenção se refere a um compartimento anódico de uma células de recuperação por eletrólise de metal delimitado por uma armação em formato de quadro que compreende um anodo que é obtido a partir de uma substrato de metal válvula revestido com pelo menos um camada catalítica resistente à corrosão, sendo que o dito anodo é inserido dentro de um envoltório que consiste em um separador permeável, sendo que o dito separador permeável é fixado a dito armação em formato de quadro, também por meio de um flange em formato de quadro, sendo que um desnebulizador é localizado acima do anodo e delimitado pelo dito separador permeável e pela dita armação. Uma configuração de tal natureza tem a vantagem de manter microbolhas confinadas em um espaço fechado. A armação em formato de quadro que fixa o separador permeável pode ser de material plástico, por exemplo, sendo formada através de quatro segmentos retos presos em extremidades. 0 elemento de flange para fixar o separador permeável ao quadro também pode ser de material plástico e preso, por exemplo, através de aparafusamento.
[009] 0 termo compartimento anódico, conforme usado no presente documento, quer dizer uma estrutura que é aplicada para cada anodo presente na eletrodeposição da célula, opcionalmente para substituir um anodo de chumbo pré- existente. Em uma modalidade, o compartimento anódico compreende um anodo com uma estrutura mecânica que consiste em uma rede expandida, uma folha perfurada ou uma folha planar.
[010] Alternativamente, o compartimento anódico compreende um anodo que tem uma estrutura mecânica que consiste em um par de redes expandidas ou folhas perfuradas dispostas paralelamente e voltadas umas para as outras. A última solução fornece um anodo subdividido em dois elementos paralelos de revestimento que podem ter a vantagem de minimizar a queda ôhmica e homogeneizar a distribuição atual.
[011] Em uma modalidade, o compartimento anódico, de acordo com a invenção, compreende um anodo que tem uma estrutura mecânica simples ou dupla caracterizada pelo fato de que o metal válvula do substrato é titânio e pelo menos um camada catalítica aplicada sobre o substrato compreende óxidos de irídio e de tântalo.
[012] Em uma modalidade adicional, o compartimento anódico compreende um separador permeável que pode consistir em uma folha porosa ou uma membrana de troca de cátions, por exemplo, do tipo hidrocarboneto. No caso do separador poroso ser uma folha porosa, a porção da folha em contato com a fase de gás pode ser, opcionalmente, fornecida com uma camada impermeável a fim de evitar a possível fuga de oxigênio para o ambiente.
[013] Em uma modalidade, o desnebulizador é fabricado a partir de um material plástico ou de uma camada de espuma plástica expandida ou de lâminas finas compactadas de forma próxima. 0 desnebulizador tem o propósito de reter as névoas eletrolíticas ácidas, extraídas através do oxigênio, separado a partir da fase líquida. Após atravessar o desnebulizador, o oxigênio é ventilado para a atmosfera ou, de preferência é enviado para um coletor conectado a um aspirador para ainda reduzir os possíveis traços residuais da névoa ácida para evitar, na medida do possível, a sua liberação para o ambiente externo.
[014] Sob outro aspecto, a invenção se refere a uma célula eletroquímica para recuperação por eletrólise de metal que compreende pelo menos um compartimento anódico como descrito acima.
[015] A estrutura proposta é adequada para instalação em usinas de extração de metal através do modo eletroquímico, em particular para extração de cobre e níquel, de nova construção ou como um substituto de eletrodos de chumbo pré-existentes.
[016] Algumas implantações que exemplificam a invenção agora serão descritas com referência ao desenho anexo, que tem o único propósito de ilustrar a disposição recíproca dos diferentes elementos em relação a dita implantação particular da invenção; em particular, desenhos não são necessariamente desenhados em escala.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[017] A Figura 1 mostra uma vista frontal e uma vista lateral correspondente de uma modalidade possível de um compartimento anódico que compreende um anodo formado através de um par de redes expandidas que tem duas barras coletoras de corrente dispostas em seu interior.
DESCRIÇÃO DETALHADA DOS DESENHOS
[018] A Figura 1 mostra uma vista frontal e a vista lateral correspondente de uma modalidade do compartimento anódico delimitado por uma armação de plástico 2, um flange fixo 3 para onde um separador poroso 4 é preso, um anodo formado através de um par de redes paralelas expandidas voltadas umas para as outras 5, um revestimento 6 direcionado para evitar a fuga de oxigênio para o ambiente externo, gaxetas 7, um desnebulizador 8, barras coletoras de corrente 9 e bocal de saída de oxigênio 1.
[019] Alguns dos resultados mais significativos obtidos pelos inventores estão presentes nos exemplos seguintes, que não pretendem ser uma limitação da extensão da Invenção.
EXEMPLO
[020] Um compartimento anódico conforme mostrado na Figura 1 foi montado em uma célula experimental de laboratório. A célula compreende dois cátodos de aço inoxidável de 100 centímetros de altura e 70 centímetros de largura com um compartimento anódico de acordo com a Figura 1 colocado entre os mesmos, que compreende um anodo obtido a partir de um substrato que consiste em um par de redes paralelas expandidas de 70x70 centímetros voltadas umas para as outras, feitas de titânio, que tem uma camada catalítica à base de óxido de tântalo e irídio com um carregamento total de 9 g/m2 e uma razão molar Ta: Ir de 35:65 referida aos elementos. 0 compartimento anódico compreende adicionalmente duas folhas porosas de polipropileno hidrofílico com pó de sílica, equipado na parte superior com uma pequena camada de neoprene impermeável a gás, e um desnebulizador que consiste em uma célula aberta de corpo de poliuretano expandido que tem poros de 100 pm de diâmetro médio. 0 cobre foi eletroextraído por 5 horas em densidade de corrente constante de 700 A/m2. 0 eletrólito contem 60 g/1 de sulfato cúprico e 100 g/1 de sulfato ácido. Caracterizações de ácidos aerossóis foram executadas a uma altura aproximada de 40 centímetros acima do nível da célula em todo o perímetro por um tempo de 45 minutos. Uma concentração média de 0,3 mg de aerossol por m3 de ar foi detectada.
CONTRAEXEMPLO
[021] Uma célula foi montada compreendendo dois cátodos de aço inoxidável de 100 centímetros de altura e 70 centímetros de largura com um anodo colocado entre os mesmos, obtido a partir de um substrato que consiste em um par de redes paralelas expandidas de 70x70 centímetros voltadas umas para as outras, feitas de titânio, que tem uma camada catalítica à base de óxido de tântalo e irídio com um carregamento total de 9 g/m2 e uma razão molar Ta:Ir de 35:65 referida aos elementos. 0 cobre foi eletroextraído por 5 horas em densidade de corrente constante de 700 A/m2. 0 eletrólito contem 60 g/1 de sulfato cúprico e 100 g/1 de sulfato ácido. Três camadas de microesferas de polipropileno com um diâmetro de 19 mm foram colocadas na superfície eletrolítica exposta. Caracterizações de ácidos aerossóis foram executadas a uma altura aproximada de 40 centímetros acima do nível da célula em todo o perímetro por um tempo de 45 minutos. Uma concentração média de 0,3 mg de aerossol por m3 de ar foi detectada.
[022] A descrição anterior não é destinada a limitar a Invenção, que pode ser usada de acordo diferentes modalidades sem se desviar dos escopos da mesma e cuja extensão é definida exclusivamente pelas reivindicações anexas.
[023] Através da descrição e das reivindicações do presente pedido, o termo "compreendendo" e variações destes, tais como "compreende" e "compreender" não pretendem excluir a presença de outros elementos, componentes ou etapas de processos adicionais.
[024] A discussão dos documentos, atos, materiais, dispositivos, artigos e semelhantes está incluída neste relatório descritivo unicamente com o propósito de proporcionar um contexto para a presente invenção. Não é sugerido ou representado que qualquer ou todas essas matérias faziam parte da base da técnica anterior ou eram do conhecimento geral comum no campo relevante para a presente invenção antes da data de prioridade de cada reivindicação deste pedido.

Claims (7)

1. COMPARTIMENTO ANÓDICO PARA CÉLULAS DE RECUPERAÇÃO POR ELETRÓLISE DE METAL delimitado por uma armação em formato de quadro caracterizado por compreender: - um envoltório que inclui um separador permeável fixado à dita armação em formato de quadro por meio de um flange em formato de quadro, - pelo menos um anodo obtido a partir de um substrato de metal válvula revestido com pelo menos uma camada catalitica resistente à corrosão, em que o dito anodo é inserido dentro do dito envoltório, - um desnebulizador localizado acima do dito anodo e delimitado pelo dito separador e pela dita armação.
2. COMPARTIMENTO ANÓDICO PARA CÉLULAS DE RECUPERAÇÃO POR ELETRÓLISE DE METAL, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo dito substrato de metal válvula ter uma estrutura mecânica que consiste em uma rede expandida, uma placa perfurada ou uma placa plana.
3. COMPARTIMENTO ANÓDICO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo dito substrato de metal válvula ter uma estrutura mecânica que consiste em um par de redes expandidas ou placas perfuradas dispostas paralelamente e voltadas umas para as outras.
4. COMPARTIMENTO ANÓDICO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo metal válvula do dito substrato ser titânio e a dita camada catalitica do dito anodo compreender óxidos de iridio e tântalo.
5. COMPARTIMENTO ANÓDICO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo dito separador permeável ser selecionado dentre uma folha porosa e uma membrana de troca de cations do tipo hidrocarboneto.
6. COMPARTIMENTO ANÓDICO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo dito desnebulizador ser fabricado a partir de um material plástico ou de uma camada de espuma plástica expandida ou de lâminas finas compactadas de forma próxima.
7. CÉLULA ELETROQUÍMICA PARA RECUPERAÇÃO POR ELETRÓLISE DE METAL caracterizada por compreender pelo menos um compartimento anódico, conforme definido na reivindicação 1.
BR112014009801-8A 2011-10-26 2012-10-25 Compartimento anódico e célula eletroquímica para recuperação por eletrólise de metal BR112014009801B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT001938A ITMI20111938A1 (it) 2011-10-26 2011-10-26 Comparto anodico per celle per estrazione elettrolitica di metalli
ITMI2011A001938 2011-10-26
PCT/EP2012/071172 WO2013060786A1 (en) 2011-10-26 2012-10-25 Anodic compartment for metal electrowinning cells

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112014009801A2 BR112014009801A2 (pt) 2017-04-18
BR112014009801B1 true BR112014009801B1 (pt) 2020-08-11

Family

ID=45315882

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112014009801-8A BR112014009801B1 (pt) 2011-10-26 2012-10-25 Compartimento anódico e célula eletroquímica para recuperação por eletrólise de metal

Country Status (19)

Country Link
US (1) US9206517B2 (pt)
EP (1) EP2776611B1 (pt)
JP (1) JP6113178B2 (pt)
KR (1) KR101947369B1 (pt)
CN (1) CN103890238B (pt)
AR (1) AR088479A1 (pt)
AU (1) AU2012330375B2 (pt)
BR (1) BR112014009801B1 (pt)
CA (1) CA2847819C (pt)
CL (1) CL2014001071A1 (pt)
EA (1) EA025814B1 (pt)
ES (1) ES2556039T3 (pt)
IT (1) ITMI20111938A1 (pt)
MX (1) MX346758B (pt)
PE (1) PE20142085A1 (pt)
PL (1) PL2776611T3 (pt)
TW (1) TWI563127B (pt)
WO (1) WO2013060786A1 (pt)
ZA (1) ZA201401934B (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ITMI20130505A1 (it) 2013-04-04 2014-10-05 Industrie De Nora Spa Cella per estrazione elettrolitica di metalli
TWI655324B (zh) * 2014-02-19 2019-04-01 義大利商第諾拉工業公司 電解槽之陽極結構以及金屬電解場中金屬澱積方法和系統
CN105018972A (zh) * 2014-04-21 2015-11-04 上海奇谋能源技术开发有限公司 一种降低电解槽电压的方法
CL2014001133A1 (es) * 2014-04-30 2014-11-03 Propipe Maqunarias Limitada Dispositivo electródico insertable (dei) que reemplaza al ánodo tradicional en procesos de electro obtencion de metales, que no genera neblina ácida u otros gases, que comprende un marco perimetral dispuesto en ambos lados del dispositivo, membranas de intercambio ionico, electrodo estrategico que es un conductor o semiconductor, ducto de entrada y salida, barras conductoras electricas verticales; procedimiento de aplicacion del dispositivo.
TWI687550B (zh) 2014-08-01 2020-03-11 義大利商第諾拉工業公司 金屬電煉電解槽之單位電池及其陽極元件,和從電解浴初步萃取金屬用之電解槽,以及從含亞銅離子和/或銅離子之溶液取得銅之製法
ITUB20152450A1 (it) * 2015-07-24 2017-01-24 Industrie De Nora Spa Apparato elettrodico per elettrodeposizione di metalli non ferrosi
US10584423B2 (en) 2015-11-25 2020-03-10 Proter S.A. EWS module device for electro-winning and/or electro-refining, interconnection process, and operating process thereof
ES2580552B1 (es) * 2016-04-29 2017-05-31 Industrie De Nora S.P.A. Ánodo seguro para celda electroquímica.
ES2818224B2 (es) 2019-10-07 2021-11-16 Pueo Felix Prado Instalacion de electro-deposicion con barras inter-celda activas

Family Cites Families (25)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB1022005A (en) * 1963-12-06 1966-03-09 Electro Chem Eng Improvements relating to the control of mists or sprays evolved from liquids
JPS51117904A (en) * 1975-04-10 1976-10-16 Mitsui Mining & Smelting Co Ltd A method for collecting gas generated in metal winning by the wet elec trolytic process
US4075069A (en) * 1975-04-10 1978-02-21 Mitsui Mining & Smelting Co., Ltd. Processes for preventing the generation of a mist of electrolyte and for recovering generated gases in electrowinning metal recovery, and electrodes for use in said processes
US4040914A (en) * 1976-04-28 1977-08-09 Diamond Shamrock Technologies S.A. Cathode starting blanks for metal deposition
CA1092056A (en) * 1977-10-11 1980-12-23 Victor A. Ettel Electrowinning cell with bagged anode
US4226685A (en) * 1978-10-23 1980-10-07 Kennecott Copper Corporation Electrolytic treatment of plating wastes
JPS5558390A (en) * 1978-10-25 1980-05-01 Honny Chem Ind Co Ltd Method and apparatus for prevention of scatter of acid mist caused by anodic oxidation treatment
US4441977A (en) * 1980-11-05 1984-04-10 Olin Corporation Electrolytic cell with sealing means
JPS6465286A (en) * 1987-09-07 1989-03-10 Mitsubishi Metal Corp Method for preventing electrolyte mist
DE4003516C2 (de) * 1990-02-06 1994-06-23 Heraeus Elektrochemie Elektrodenelement für elektrolytische Zwecke und dessen Verwendung
JP2526734B2 (ja) * 1991-11-22 1996-08-21 住友金属鉱山株式会社 金属電解採取方法に用いる不溶性アノ―ドボックス
IT1263898B (it) * 1993-02-12 1996-09-05 Permelec Spa Nora Catodo attivato per celle cloro-soda e relativo metodo di preparazione
US6054027A (en) * 1996-01-19 2000-04-25 Ebert; William Arthur Edge brush for electrodes
US5700549A (en) 1996-06-24 1997-12-23 International Business Machines Corporation Structure to reduce stress in multilayer ceramic substrates
US6129822A (en) * 1996-09-09 2000-10-10 Ferdman; Alla Insoluble titanium-lead anode for sulfate electrolytes
US6017428A (en) * 1997-07-16 2000-01-25 Summit Valley Equipment And Engineering, Inc. Electrowinning cell
US6120658A (en) * 1999-04-23 2000-09-19 Hatch Africa (Pty) Limited Electrode cover for preventing the generation of electrolyte mist
ITMI20012379A1 (it) * 2001-11-12 2003-05-12 Uhdenora Technologies Srl Cella di elettrolisi con elettrodi a diffusione di gas
ITMI20020535A1 (it) * 2002-03-14 2003-09-15 De Nora Elettrodi Spa Anodo per sviluppo di ossigeno e relativo substrato
NO321256B1 (no) * 2002-08-26 2006-04-10 Oro As Elektrodekonstruksjoner, samt anvendelse derav
US7258778B2 (en) * 2003-03-24 2007-08-21 Eltech Systems Corporation Electrocatalytic coating with lower platinum group metals and electrode made therefrom
US7393438B2 (en) * 2004-07-22 2008-07-01 Phelps Dodge Corporation Apparatus for producing metal powder by electrowinning
KR101060208B1 (ko) * 2006-07-07 2011-08-29 아사히 가라스 가부시키가이샤 전해 장치 및 방법
CA2663652C (en) * 2006-09-21 2010-07-06 Qit-Fer & Titane Inc. Electrochemical process for the recovery of metallic iron and chlorine values from iron-rich metal chloride wastes
US8022004B2 (en) * 2008-05-24 2011-09-20 Freeport-Mcmoran Corporation Multi-coated electrode and method of making

Also Published As

Publication number Publication date
ITMI20111938A1 (it) 2013-04-27
BR112014009801A2 (pt) 2017-04-18
EA025814B1 (ru) 2017-01-30
CA2847819C (en) 2019-07-16
WO2013060786A1 (en) 2013-05-02
AR088479A1 (es) 2014-06-11
CA2847819A1 (en) 2013-05-02
TW201317398A (zh) 2013-05-01
MX2014004999A (es) 2014-10-17
EP2776611B1 (en) 2015-10-07
ES2556039T3 (es) 2016-01-12
KR20140082788A (ko) 2014-07-02
US20140246306A1 (en) 2014-09-04
CL2014001071A1 (es) 2014-07-11
JP6113178B2 (ja) 2017-04-12
AU2012330375B2 (en) 2016-10-13
EP2776611A1 (en) 2014-09-17
JP2014530961A (ja) 2014-11-20
US9206517B2 (en) 2015-12-08
TWI563127B (en) 2016-12-21
PL2776611T3 (pl) 2016-03-31
CN103890238B (zh) 2017-05-10
ZA201401934B (en) 2016-01-27
PE20142085A1 (es) 2015-01-10
KR101947369B1 (ko) 2019-04-22
EA201400330A1 (ru) 2014-07-30
MX346758B (es) 2017-03-31
CN103890238A (zh) 2014-06-25
AU2012330375A1 (en) 2014-03-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112014009801B1 (pt) Compartimento anódico e célula eletroquímica para recuperação por eletrólise de metal
US5082543A (en) Filter press electrolysis cell
ES2543676T3 (es) Célula para electrodiálisis despolarizada de disoluciones salinas
JP6900317B2 (ja) アルカリ水電気分解装置において使用されるダイアフラム電極アセンブリ
JP6788039B2 (ja) 複極式エレメント、複極式電解槽、水素製造方法
FI70054C (fi) I en elektrolytisk cell anvaendbar elektrod
EP4205202A1 (en) Method of operating capillary-based electro-synthetic or electro-energy cells
JP5180409B2 (ja) 無機顆粒廃触媒から貴金属を抽出する方法及び該装置
JP2003193279A (ja) アルカリ金属アルコラートを電気化学的に製造するための方法および電解セル
TWI721607B (zh) 氟氣製造裝置
JP2013076151A (ja) 電解セル及び電解槽
ES2817410T3 (es) Celda electrolítica para la producción de soluciones oxidantes
US20220267911A1 (en) Process for preparing alkali metal alkoxides in a three-chamber electrolysis cell
EP0144567A2 (en) Process for the electrolysis of an aqueous alkali metal halide solution
NO20150021A1 (en) BUBBLE COLLECTOR GUIDE AND USE THEREOF
CN216808974U (zh) 一种电解制氧装置
JP2002206186A (ja) 電極構造体及び該構造体を使用する電解方法
JPS63128189A (ja) 支持構造体上にフイルタプレス型構造体の構成部品を組立てる方法
JPH0216389B2 (pt)
JPS59193291A (ja) 電解方法及び電解槽
JPS63230893A (ja) 電気化学槽用の構造フレ−ム
JPS5816081A (ja) 塩化アルカリ金属水溶液の電解方法

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 25/10/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.