BR112012009984A2 - dispositivo de fixação por parafusamento, de trancamento automático, e montagem equipada dessa forma - Google Patents

dispositivo de fixação por parafusamento, de trancamento automático, e montagem equipada dessa forma Download PDF

Info

Publication number
BR112012009984A2
BR112012009984A2 BR112012009984-1A BR112012009984A BR112012009984A2 BR 112012009984 A2 BR112012009984 A2 BR 112012009984A2 BR 112012009984 A BR112012009984 A BR 112012009984A BR 112012009984 A2 BR112012009984 A2 BR 112012009984A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
nut
nozzle
screwing
interruption
retaining wall
Prior art date
Application number
BR112012009984-1A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112012009984B1 (pt
Inventor
Damien Marc
Original Assignee
Jpb Systeme
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Jpb Systeme filed Critical Jpb Systeme
Publication of BR112012009984A2 publication Critical patent/BR112012009984A2/pt
Publication of BR112012009984B1 publication Critical patent/BR112012009984B1/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16BDEVICES FOR FASTENING OR SECURING CONSTRUCTIONAL ELEMENTS OR MACHINE PARTS TOGETHER, e.g. NAILS, BOLTS, CIRCLIPS, CLAMPS, CLIPS OR WEDGES; JOINTS OR JOINTING
    • F16B39/00Locking of screws, bolts or nuts
    • F16B39/22Locking of screws, bolts or nuts in which the locking takes place during screwing down or tightening

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Bolts, Nuts, And Washers (AREA)
  • Mutual Connection Of Rods And Tubes (AREA)
  • Transmission Devices (AREA)
  • Dowels (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO DE FIXAÇÃO POR PARAFUSAMENTO, DE TRANCAMENTO AUTOMÁTICO, E MONTAGEM EQUIPADA DESSA FORMA A invenção diz respeito a um dispositivo de fixação por parafusamento (1a, 1b), de trancamento automático, que compreende uma porca (2a, 2b) parafusada sobre um bico rosqueado (3a, 3b) que se estende ao longo de um eixo (X) de parafusamento, e caracterizado pelo fato de que a porca (2a, 2b) compreende: - um primeiro elemento (6a, 6b) giratório em relação ao bico (3a, 3b) quando do parafusamento, - um segundo elemento (13a,13b) em rotação com o bico (3b) ou uma peça contígua (5) a ser montada, atravessada pelo bico (3a), - um órgão de interrupção (23a, 23b) solidário na rotação com o primeiro elemento (6a, 6b), - meios liberáveis de acoplamento (26a, 26b, 27a, 27b, 28a, 28b) entre o órgão de interrupção (23a, 23b) e o segundo elemento (13a, 13b), devendo a porca ser, ainda, dotada de uma zona de fixação direta entre uma primeira superfície de fixação (20a, 20b) do primeiro elemento (6a, 6b) e uma segunda superfície de fixação (21a, 21b) do segundo elemento (13a, 13b), momento em que o segundo elemento (13a, 13b) serve como apoio axial ao bico (3a, 3b) ou à referida peça contígua (5) a ser montada.

Description

Relatório = Descritivo da Patente de Invenção para “DISPOSITIVO DE FIXAÇÃO POR PARAFUSAMENTO, DE TRANCAMENTO AUTOMÁTICO, E MONTAGEM EQUIPADA DESSA FORMA” ' Área da invenção: . 5 A presente invenção diz respeito a um dispositivo de fixação por parafusamento, de trancamento automático, que compreenda uma porca parafusada sobre um bico rosqueado.
A presente invenção também se refere a uma montagem de, pelo menos, duas peças fixadas entre si por tal dispositivo.
A função do dispositivo de fixação de trancamento automático consiste em impedir o desparafusamento prematuro entre as duas peças entre si, e, em particular, nas aplicações onde ambas as peças, quando utilizadas, forem submetidas a vibrações ou a trepidações. Isso se aplica a montagens com três peças ou mais.
Estado da técnica: São conhecidos dispositivos de fixação parafusados, . destinados a reunir pelo menos duas peças entre si, e que se apresentam sob a forma genérica de uma porca parafusada sobre um bico rosqueado, sendo dotados de meios M liberáveis de acoplamento reforçado, destinados a impedir o desaparafusamento prematuro entre, pelo menos, as aludidas duas peças. Esses meios de acoplamento reforçado promovem um trancamento automático do acoplamento, quando do parafusamento da porca sobre o bico.
Tais dispositivos já conhecidos costumam apresentar inconvenientes de naturezas diversas, a saber: - a porca é constituída de diversas partes separáveis que podem se dispersar, e que devem ser montadas de acordo com uma ordem precisa; - a porca não se adapta a peças a serem montadas e/ou a pontas rosqueadas de diversas formas e que não sejam necessariamente padronizadas; as superfícies de atrito necessárias à fixação dependem muito da forma das peças a serem montadas, gerando, assim, uma incerteza quanto à eficácia à fixação, conforme os tipos de configuração; a adaptação dessas porcas já conhecidas necessita, às vezes, de uma usinagem que implica em consequências e custos; - as dimensões são pouco otimizadas.
Objetivo da invenção: O objetivo da invenção consiste em contornar, em sua totalidade ou em parte, os inconvenientes anteriores, mediante a proposta de um dispositivo de fixação de trancamento automático, destinado a fixar, pelo menos, duas peças entre si, e que seja compacto, constituído por uma peça única, adaptável a configurações e formas de peças variadas e não-padronizadas, e que exija um grau mínimo de usinagem. . 5 Objeto(s) da invenção: Para tanto, o objeto da invenção consiste em um dispositivo de fixação parafusado de trancamento automático, que compreenda uma porca parafusada sobre um bico rosqueado que se estenda por um eixo de parafusamento, devendo a porca compreender: - um primeiro elemento giratório em relação ao bico, quando do parafusamento; - um segundo elemento em rotação com o bico ou com uma peça contígua a ser montada, atravessada pelo bico; - um órgão de interrupção solidário, em rotação com o primeiro elemento; - meios liberáveis de acoplamento entre o órgão de interrupção . e o segundo elemento, devendo ser a porca, ainda, dotada de uma zona de fixação 1 direta entre uma primeira superfície de fixação do primeiro elemento e uma segunda superfície de fixação do segundo elemento, no momento em que o segundo elemento auxiliar no fornecimento de um apoio axial com o bico ou com a referida peça contígua a ser montada.
Assim, as forças de fixação são perfeitamente controladas, vez que condicionadas por superfícies de fixação de dois elementos constitutivos da porca.
Ademais, só se pode prever uma interrupção na rotação entre o segundo elemento e uma peça contígua ou a ponta rosqueada, o que enseja uma necessidade mínima de usinagem da aludida peça adjacente ou do bico, e, ainda assim, assegura um trancamento dos mais seguros, levando-se em consideração os meios liberáveis de acoplamento previstos.
De acordo com outras características vantajosas da invenção, o segundo elemento é móvel na direção axial X em relação ao primeiro elemento, entre uma interrupção axial conduzida pelo primeiro elemento e o órgão de interrupção, onde este último é reimpulsionado rumo ao segundo elemento por meios de devolução que se apoiam sobre o primeiro elemento, sendo levado em translação, de acordo com o eixo, ao encontro dos meios de devolução em relação ao primeiro elemento, sob a influência do segundo, à medida que a porca é deslocada ao longo do | eixo quando do parafusamento, no momento em que o segundo elemento auxilia no fornecimento de um apoio axial com o bico, ou com a aludida peça contígua a ser montada.
Graças à interrupção axial que prende o segundo elemento « 5 sobreo primeiro, a porca se apresenta sob o formato de um suprimento único, dispensando a reunião e a montagem de componentes diversos, o que torna particularmente simples a sua utilização.
De acordo com outras características vantajosas da invenção, os meios de acoplamento compreendem dentes na direção axial, formados sobre o segundo elemento e sobre o órgão de interrupção, e aptos a se interpenetrarem, conforme o for exigido pelos meios de devolução.
De acordo com outras características vantajosas da invenção, o primeiro elemento compreende uma zona de rotação por meio de um dispositivo de parafusamento, e que seja delimitada axialmente por uma extremidade traseira da —porcaem relação à direção axial de parafusamento, e por uma parede de contenção formada na periferia da porca. y De acordo com outras características vantajosas da invenção, a porca compreende um cilindro de apoio solidário à sua extremidade dianteira de uma ' face dianteira da parede de contenção, e uma face da extremidade dianteira do cilindro que constitui a primeira superfície de fixação do primeiro elemento.
De acordo com outras características vantajosas da invenção, o órgão de interrupção possui um formato genérico anular, introduzido em uma garganta dotada de uma forma acentuadamente cilíndrica, e delimitada, por um lado, em seu interior, por uma parte cilíndrica que prolonga acentuadamente a zona de rotação para além da parede de contenção periférica, na direção do parafusamento da porca, e, por outro lado, no exterior, pelo cilindro de apoio, devendo o órgão de interrupção compreender, ainda, meios de interrupção da rotação, constituídos por, pelo menos, uma protuberância radial, que possua, por exemplo, a forma genérica de rabo de andorinha que deslize, em sentido axial, em uma ranhura de forma conjugada, inserida na espessura de um cilindro de apoio, devendo uma face dianteira do órgão de interrupção em relação à direção de parafusamento apoiar uma parte dos dentes dos meios de acoplamento.
De acordo com outras características vantajosas da invenção, o segundo elemento possui uma forma genérica anular, onde uma face traseira em relação à direção de parafusamento fornece apoio a uma parte dos dentes dos meios de acoplamento, e devendo o segundo elemento possuir uma parede de contenção interior, cujo perfil radialmente interno seja intercalado entre a interrupção axial e o órgão de interrupção. . De acordo com outras características vantajosas da invenção, o segundo elemento compreende, pelo menos, uma presilha que se estenda . 5 axialmente na direção de parafusamento da porca, sendo a presilha capaz de introduzir-se em um local, de forma conjugada, e ajustada na peça contígua a ser montada, de modo a unir, em rotação, o segundo elemento e a referida peça adjacente.
De acordo com outras características vantajosas da invenção, os meios de devolução são do tipo mola de compressão, sendo, sobretudo, ondulados.
De acordo com outras características vantajosas da invenção, a porca compreende um cilindro de apoio, que prolonga a zona de rotação para além da parede de contenção periférica, na direção axial de parafusamento da porca, onde uma das extremidades dianteiras contém uma face que constitui a primeira superfície de fixação do primeiro elemento. ' De acordo com outras características vantajosas da invenção, o órgão de interrupção possui uma forma genérica anular, sendo introduzido em uma ' garganta sob a forma acentuadamente cilíndrica, delimitada, por um lado, em seu interior, pelo cilindro de apoio, e do outro, no exterior, por um envelope sob uma forma genérica cilíndrica, ligada à parede de contenção periférica, e que se estende na direção de parafusamento até uma extremidade dianteira, devendo o órgão de interrupção compreender, ainda, meios rotativos de interrupção, constituídos por, pelo menos, uma protuberância radial como, por exemplo, uma protuberância dotada da forma genérica de rabo de andorinha que deslize, em sentido axial, em uma ranhura de forma conjugada, inserida na espessura de um cilindro de apoio, devendo uma face dianteira do órgão de interrupção em relação à direção de parafusamento apoiar uma parte dos dentes dos meios de acoplamento.
De acordo com outras características vantajosas da invenção, o segundo elemento possui uma forma genérica anular, onde uma face traseira em relação à direção de parafusamento fornece apoio a uma parte dos dentes dos meios de acoplamento, e devendo o segundo elemento possuir uma parede de contenção exterior, cujo perfil radialmente externo seja intercalado entre a interrupção axial e o órgão de interrupção.
De acordo com outras características vantajosas da invenção, o segundo elemento compreende, pelo menos, uma protuberância radialmente interna,
que penetre em uma ranhura inserida sobre o bico, de modo a estabelecer uma ligação de deslize do tipo chaveta, reunindo, assim, em rotação o segundo elemento e o bico. ' De acordo com outras características vantajosas da invenção, : 5 osmeiosde devolução são do tipo mola de compressão, e, em particular, em formato helicoidal.
De acordo com outras características da invenção, a interrupção axial é formada por uma parede de contenção e, em particular, realizada por meio de engaste, estendendo-se radialmente em direção ao interior da porca, de —modoareter o segundo elemento na garganta.
Outro objeto da invenção consiste em uma montagem entre um apoio sobre o qual seja montado solidariamente um bico rosqueado e uma peça contígua atravessada pelo bico, e que compreenda um dispositivo de fixação parafusado de trancamento automático, dotado de todas as características anteriores, oude parte destas.
Outro objeto da invenção consiste em uma montagem sobre ' um bico rosqueado de uma peça contígua, tal como, por exemplo, uma polia ou uma roda, montada solidariamente giratória sobre o bico, e, em particular, graças a um ' sistema de chaveta, a peça contígua engatada sobre o bico, até cooperar, como um apoio, sobre uma parede de contenção do bico, e que compreenda um dispositivo de fixação parafusado de trancamento automático, dotado de todas as características anteriores, ou de partes destas.
Descrição detalhada: A invenção será compreendida com maior clareza a partir da leitura da descrição abaixo acerca de duas formas não-restritivas de realização da invenção, e à luz dos desenhos em anexo, onde: - as figuras 1 e 2 representam uma montagem de duas peças, dotada de um dispositivo de acoplamento parafusado de acordo com um primeiro modo de realização da invenção, nas configurações de pré-montagem e de montagem respectivamente, - a figura 3 representa uma visualização, em tamanho aumentado, da porca da figura 1, com um corte parcial de acordo com um plano de corte longitudinal, - a figura 4 representa uma visualização, em perspectiva, da porcadafigura1,onde foi arrancado um quarto da peça na direção longitudinal, - a figura 5 representa, em vista explodida, a porca da figura 1,
- a figura 6 representa uma visualização da mola integrada à porca da figura 1, - a figura 7 representa uma montagem de uma peça sobre um ' bico rosqueado, dotada de um dispositivo de acoplamento de acordo com um segundo . 5 —mododerealização da invenção, - a figura 8 representa uma visualização, em perspectiva, de uma das formas de montagem da figura 7, com a retirada de um quarto na direção longitudinal, De um modo em geral na descrição abaixo, evoca-se o —parafusamento da porca segundo uma direção axial X, que coincide com o eixo longitudinal do bico rosqueado que auxilia a porca. As noções de “dianteira” e “traseira”, ora utilizadas no texto para descrever a invenção em seus aspectos estruturais, devem ser compreendidas em relação a essa direção axial, e, mais precisamente, no sentido de deslocamento da porca quando de seu parafusamento —sobreo bico (parafusamento na direção dianteira, parafusamento na direção traseira).
Nas figuras 1 e 2, foi representado um dispositivo de fixação . parafusado 1a, de trancamento automático, de acordo com um primeiro modo de realização da invenção. Esse dispositivo compreende uma porca 2a parafusada sobre 1 um bico rosqueado 3a (ou goiva), de modo a garantir a fixação, entre si, de, pelo menos, duas peças, a saber, na configuração típica, uma peça de suporte 4 e uma peça contígua 5, no exemplo representado. Neste exemplo, o bico rosqueado 3a é montado rigidamente em uma abertura da peça de suporte 4. A peça contígua 5 é atravessada pelo bico 3a, e mantida em sanduíche entre a peça de suporte 4 e a porca 2a. Em uma variante não representada, o bico 3a pode ser dotado de uma parede de contenção, apoiada contra uma face da peça de apoio no lado oposto ao rosqueamento do bico 3a, de modo a manter simultaneamente a peça de suporte 4e a peça contígua em sanduíche entre a parede de contenção e a porca 2a.
De acordo com a invenção, a porca 2a compreende um primeiro elemento 6a giratório em relação ao bico 3a, quando do parafusamento.
Tomando por referência as figuras 1 a 3, esse primeiro elemento compreende vários nacos passíveis de serem decompostos de trás para frente, em uma zona de rotação 7a, por um dispositivo de parafusamento como, por exemplo, uma chave, uma parede de contenção 8a formada sobre a periferia da porca 2a, e uma parte cilíndrica 9a, que prolonga acentuadamente a zona de rotação 7a na direção dianteira, para além da parede de contenção 8a. Tipicamente, a zona 7a possui uma forma externa de prisma como, por exemplo, uma figura de seis seções. O primeiro elemento comporte uma abertura 10, que atravessa de um lado ao outro, e onde uma parte 11 mais fina na traseira comporta um rosqueamento 12, que contribui com aquele do bico 3a quando do parafusamento. ' A porca 2a compreende um segundo elemento 13a, dotado de . 5 uma forma genérica anular, que se situa em uma extremidade anterior à porca 2a. O segundo elemento 13a comporta uma parede de contenção interna 14a, cujo perfil radialmente interior é enfiado em torno de uma extremidade dianteira da parte cilíndrica 9a do primeiro elemento 6a, sendo retido na direção dianteira por uma interrupção axial 15a, que, tipicamente, corresponde a um anel elástico.
Assim que o grampo 17a for introduzido no alojamento 18, o segundo elemento 13a estará em rotação com a peça contígua, ou seja, imobilizado em rotação com esta última. Supõe-se, neste caso, que a própria peça esteja imobilizada, em rotação em relação ao bico 3a. O segundo elemento 13a compreende uma extensão radial 16, que transporta um grampo 17a que se estende radialmente, na direção do parafusamento da porca 2a, ou seja, para frente. O grampo 17a se destina a ser introduzido em um alojamento 18 de forma conjugada, como, por . exemplo, uma abertura com um único olho, inserida na peça contígua 5. No exemplo ilustrado nas figuras 1 e 2, são previstos dois alojamentos 18, dispostos em um ângulo ' de 180º em torno do eixo X, o que permite evitar que o segundo elemento 13a realize uma volta completa em torno do eixo X, antes de dispor o grampo 17a à vista do alojamento 18. Em uma variante da invenção, um único alojamento pode ser suficiente.
Como se vê na figura 3, a porca 2a também compreende um cilindro de apoio 19a, solidário à extremidade traseira daquela por uma face dianteira da parede de contenção 8a, devendo uma face da extremidade dianteira do cilindro 19a constituir uma primeira superfície de fixação 20a, destinada a servir de apoio a uma segunda superfície de fixação 21a, disposta diante desta sobre uma face traseira do segundo elemento 13a. O cilindro de apoio 19a forma uma viga que restringe o avanço do primeiro elemento 6a em relação ao segundo 13a, quando do —parafusamento da porca 2a sobre o bico 3a. O cilindro 19a pode ser, por exemplo, soldado na parede de contenção 8a. Há uma garganta 22a acentuadamente anular ou cilíndrica, inserida entre a parte cilíndrica 9a e o cilindro de apoio 19a, que delimitam tal garganta no interior e no exterior respectivamente.
A porca 2a compreende, ainda, um órgão de interrupção 23a, —dotadode uma forma geralmente anular e introduzido na garganta 20a. O órgão de interrupção 23a é solidário na rotação do primeiro elemento 6a. Para tanto, o órgão de interrupção 23a compreende, pelo menos, uma protuberância radial 24a, e, na configuração típica, duas protuberâncias 24a, conforme representado nas figuras 1 a
5. Essas protuberâncias 24a são introduzidas, e deslizam axialmente em ranhuras 25 de formatos conjugados, e inseridas na espessura do cilindro de apoio 19a (figura 5). Tais protuberâncias possuem, por exemplo, formatos de rabo de andorinha, cuja zona dilatada é a mais afastada do eixo X, devendo elas ser introduzidas nas respectivas ranhuras, cuja seção também apresenta um formato de trapézio. Tal formato de trapézio assegura uma orientação ótima do órgão de interrupção, quando do seu deslocamento axial na garganta 22a.
De acordo com a invenção, a porca 2a também compreende meios liberáveis de acoplamento 26a, 27a, 28a, constituídos por dois grupos de dentes direcionados axialmente, e solidários para um primeiro grupo do órgão de interrupção 23a, e para o segundo grupo do segundo elemento 13a. São previstos um grupo de dentes 26a sobre uma face anular dianteira do órgão de interrupção 23a, assim como um outro grupo de dentes 27a sobre uma face anular traseira do segundo elemento 13a, em posição frontal à referida face dianteira. Os dentes possuem uma . configuração triangular, sendo dotados, mais precisamente, de uma forma de triângulo isósceles, ou seja, cujas faces voltadas em direção ao outro grupo de dentes sejam do 7 mesmo declive oblíquo. Os dentes 26a do órgão de interrupção 23a e os dentes 27a do segundo elemento 13a possuem perfis complementares, de modo a serem capazes de se interpenetrar, conforme as necessidades dos meios de devolução 28a dispostos na garganta 22a, empurrando o órgão de interrupção 23a rumo ao segundo elemento 13a.
O primeiro grupo de dentes 26a do órgão de interrupção 23a é conduzido em rotação, juntamente com o primeiro elemento 6a, quando do parafusamento da porca 2a, enquanto que o segundo grupo de dentes 27a do segundo elemento 13a permanece imobilizado em rotação. Durante essa rotação relativa entre os dois grupos de dentes, esses últimos se alternam em configurações de interpenetração e de ponta contra ponta, sendo a passagem entre eles realizada pelo deslizamento realtivo das respectivas faces contíguas dos dois grupos de dentes. O órgão de interrupção 23a efetua, dessa forma, translações que seguem o eixo X, alternando-se rumo às direções traseira e dianteira durante o parafusamento da porca 2a, o que se aproxima de um movimento de oscilação. Cada translação é realizada sobre uma via que corresponde à altura dos dentes, distância esta que separa a ponta deumdenteda cavidade entre dois dentes, e se projeta sobre a direção axial.
Os meios de devolução 28a costumam ser formados por uma mola de compressão ondulada, conforme ilustrado na figura 6, que atua sobre uma via axial relativamente fraca, induzida por translações alternadas do órgão de interrupção 23a. A mola 28a se apoia, por um lado, sobre uma parede de contenção do primeiro elemento 6a, situada no fundo da garganta 22a, e, por outro, sobre uma face traseira doórgãode interrupção 23a.
O parafusamento da porca 2a sobre o bico 3a é efetuado da seguinte forma: conforme ilustrado na figura 1, a porca é apresentada à extremidade do bico rosqueado e, em seguida, parafusada neste último, graças a uma chave adaptada para promover uma rotação com a porca. No início do parafusamento, o — segundo elemento se encontra em rotação livre, e, em seguida, se aproxima da peça contígua 5. Quando do parafusamento da porca 2a, o segundo elemento 13a gira em torno do eixo X, até que o grampo entre em contato com a peça contígua 5. Um parafusamento complementar do grampo faz girar, ainda, o segundo elemento 13a, até que o grampo 17a se prenda ao primeiro dos alojamentos situados ao longo da —suatrajetória, graças ao impulso axial para frente. Essa indexação do grampo sobre a embocadura do alojamento se realiza de modo automático, e engendra um efeito . sensorial perceptível pelo operador quando do parafusamento. Em seguida, o grampo 17a disposto desse modo irá penetrar no alojamento 18, à medida que prossegue o ' parafusamento e que o grampo avança em direção à peça contígua 5. O segundo elemento 13a é, então, imobilizado em rotação em relação ao restante da porca 2a. Toda e qualquer rotação complementar do primeiro elemento 6a acarreta dois efeitos: por um lado, o primeiro elemento 6a irá avançar em movimento translacional, seguindo o eixo X em direção ao segundo elemento 13a, desde que nada impeça esse avanço. Por outro lado, os meios de acoplamento são exigidos pelo deslizamento relativo entre os dois grupos de dentes 26a, 27a, que giram um em relação ao outro, enquanto ocorre uma oscilação do órgão de interrupção 23a contra a força de propulsão exercida pelos meios de devolução 28a. São alternados movimentos de propulsão e liberação no contato entre os dois grupos de dentes, gerando um efeito de frenagem também denominado de trancamento automático, e que impede o desparafusamento prematuro da porca 2 a, já que o mesmo fenômeno de propulsão e liberação entre os dentes também se manifesta quando do desparafusamento. É necessário lutar contra o esforço de propulsão da mola, e aplicar um par de rotações sobre o primeiro elemento 6a superior a um certo patamar, de modo a gerar tanto o trancamento quanto o destrancamento.
ss Prossegue-se com o parafusamento, até que o segundo elemento 13a venha a ser plaqueado na peça contígua 5, e que o cilindro de apoio
19a entre em contato com o segundo elemento 13a, por meios das suas respectivas superfícies de fixação 20a e 21a, conforme representado na figura 2. Um par de fixadores é finalmente aplicado no primeiro elemento 6a, o que se traduz em uma fixação adequada, diretamente exercida entre o cilindro de apoio 19a e o segundo elemento13a.
Uma segunda forma de realização da invenção é apresentada nas figuras 7 e 8, tão somente nos aspectos em que se distingue da primeira. Os elementos identificados por referências, e que possuam o mesmo número de base (por exemplo, 2a e 2b), são dotados de funções ou efeitos técnicos idênticos em ambos os modos de realização.
Nessa segunda forma de realização, a montagem é efetuada entre um elemento giratório 30, tal como, por exemplo, uma polia, uma roda, etc... e um bico 3b. O elemento giratório 30 compreende um cubo de roda, dotado de uma abertura central 31 que permite engatá-lo sobre a extremidade do bico, até servir como apoio sobre uma parede de contenção 32 do bico 3b. Prevê-se um dispositivo antirrotação entre o elemento giratório 30 e o bico 3b, como, por exemplo, uma . extensão radial interna na abertura do elemento giratório, formando uma chaveta, que é introduzida em uma ranhura 33 longitudinal formada sobre a extremidade do bico 3b. : Um primeiro elemento da porca 2b compreende vários pedaços suscetíveis de decomposição, de trás para frente, em uma zona de rotação 7b, graças a uma ferramenta adaptada, a uma parede de contenção periférica 8b e a um cilindro de apoio 19b.
O cilindro de apoio 19b prolonga a zona de rotação 7b para frente, para além da parede de contenção periférica 8b, ou seja, na direção do parafusamento da porca 2b.
A porca compreende, ainda, um envelope 9b sob a forma geralmente cilíndrica, que se solidariza com a parede de contenção periférica 8b, e se estende para frente, até uma extremidade dianteira 34. Uma garganta 22b de forma acentuadamente cilíndrica é delimitada, na parte interna, pelo cilindro de apoio 19b, e, —naparte externa, pelo envelope 9b.
A porca compreende um órgão de interrupção 23b, dotado geralmente de uma forma anular, e que é introduzido na garganta 22b. O órgão de interrupção 23b compreende meios giratórios de interrupção, constituídos por, pelo menos, uma protuberância radial 24b que desliza axialmente em uma ranhura, de forma conjugada, e inserida na espessura do envelope 9b. Essa protuberância pode, por exemplo, possuir uma forma genérica de rabo de andorinha, sendo dotada de uma parte dilatada, afastada do eixo X, e que assegura uma orientação ótima do órgão de interrupção 23b em relação ao envelope 9b.
Nessa forma de realização, o segundo elemento 13b possui uma forma geralmente anular, sendo dotado de uma parede de contenção externa, cujo perfil radialmente externo se intercala entre uma interrupção axial 15b e o órgão de interrupção 23b. A interrupção axial 15b é constituída por uma parede de contenção ou de arrocho, e realizada, em particular, pela fixação, estendendo-se radialmente rumo ao eixo X, de modo a reter o segundo elemento 13b na garganta 22b.
Da mesma forma como ocorre no primeiro modo de realização, o segundo elemento 23b comporte meios de interrupção que se encontram em rotação em relação ao primeiro elemento 6a, sendo constituídos por, pelo menos, uma extensão radialmente interior, que penetra em uma ranhura longitudinal inserida sobre o bico 3b, de modo a estabelecer uma ligação do tipo chaveta. A ranhura pode corresponder, de forma vantajosa, à ranhura 33 que bloqueia, em rotação, o elemento giratório 30.
* Alguns meios de acoplamento 26b, 27b, 28b são constituídos por um primeiro grupo de dentes 26b previstos sobre uma face anular dianteira do ] órgão de interrupção, e por um segundo grupo de dentes 27b previstos sobre uma face anular traseira do segundo elemento 13b.
Uma mola de compressão 28b, tal como, por exemplo, uma mola helicoidal, é disposta na garganta 22b, e se apoia em uma cavidade da garganta 22b para empurrar o órgão de interrupção 23b rumo ao segundo elemento 13b, de modo a engendrar a interpenetração dos dentes. Em uma variante não representada, umamola ondulada pode ser igualmente adequada.
Como na primeira forma de realização, são previstas superfícies de fixação direta entre dois elementos constitutivos da porca, a saber, uma face anular dianteira do cilindro de apoio 19b, e uma face anular traseira do segundo elemento 13b. O cilindro de apoio 19b forma uma viga, assim como no primeiro modo de realização, restringindo o avanço do primeiro elemento 6b em direção ao segundo 13b, e permitindo, assim, uma transmissão direta da força de fixação entre o primeiro elemento e o segundo, imobilizado em rotação.
O princípio do funcionamento desse segundo modo de realização é semelhante ao primeiro, e não será descrito em maiores detalhes.
De modo esquemático, a primeira e a segunda formas de realização se diferenciam pelas seguintes particularidades:
- no primeiro modo de realização, o cilindro de apoio se situa no exterior dos meios de acoplamento, enquanto que, no segundo modo, ele se situa no interior dos meios de acoplamento; - a interrupção giratória do segundo elemento é realizada, no primeiro modo, por meio da peça contígua, enquanto que, no segundo modo de realização, ela é efetuada diretamente sobre o bico rosqueado; - no primeiro modo de realização, a interrupção axial do segundo elemento é realizada por uma parte cilíndrica e por um anel elástico, enquanto que, no segundo modo, ela é efetuada por uma parte arrochada do envelope.
Obviamente, a invenção não se restringe aos meios que acabam de ser descritos, e compreende todos os seus equivalentes técnicos.

Claims (17)

REIVINDICAÇÕES
1. Dispositivo de fixação por parafusamento (1a, 1b), de trancamento automático, caracterizado por compreender uma porca (2a, 2b) parafusada sobre um bico rosqueado (3a, 3b), que se estende por um eixo (X) de parafusamento, caracterizado pelo fato de que a porca (2a, 2b) compreende: - um primeiro elemento (6a, 6b) giratório em relação ao bico (3a, 3b), quando do parafusamento; - um segundo elemento (13a, 13b) em rotação com o bico (3b) ou com uma peça contígua (5) a ser montada, atravessada pelo bico (3a); - um órgão de interrupção (23a, 23b) solidário, em rotação com o primeiro elemento (6a, 6b); - meios liberáveis de acoplamento (26a, 26b, 27a, 27b, 28 a, 28b) entre o órgão de interrupção (23a, 23b) e o segundo elemento (13a, 13b), sendo tais meios de acoplamento caracterizados pelo fato de que compreendem dois grupos de dentes direcionados axialmente, e solidários em relação a um primeiro grupo do órgão de interrupção (23a, 23b) e ao segundo grupo do segundo elemento (13a, 13b); devendo ainda a porca ser caracterizada pelo fato de que compreende uma zona de fixação direta entre uma primeira superfície de fixação (20a, 20b) do primeiro elemento (6a, 6b) e uma segunda superfície de fixação (21a, 21b) do — segundo elemento (13a, 13b), quando o segundo elemento (13a, 13b) serve de apoio axial para o bico (3a, 3b) ou para a referida peça contígua (5) a ser montada, devendo o segundo elemento (13a, 13b) ser móvel na direção axial (X) em relação ao primeiro elemento (6a, 6b), entre uma interrupção axial (15 a, 15b) transportada pelo primeiro elemento e o órgão de interrupção (23 a, 23b).
2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender um órgão de interrupção (23a, 23b), que é empurrado rumo ao segundo elemento (13a, 13b) pelos meios de devolução (28a, 28b), apoiando-se sobre o primeiro elemento (6a, 6b) e sendo conduzido em movimento translacional segundo o eixo (X) ao encontro dos meios de devolução (28a, 28b) em relação ao primeiro elemento (6a, 6b), sob a influência do segundo elemento (13a, 13b), à medida que a porca (2a, 2b) é deslocada ao longo do eixo (X) por ocasião do parafusamento, quando o segundo elemento (13a, 13b) serve de apoio axial para o bico (3a, 3b) ou para a referida peça contígua (5) a ser montada.
3. Dispositivo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado —porcompreender dentes (26a, 26b, 27a, 27b) do segundo elemento (13a, 13b) e do exigência dos meios de devolução (28a, 28b).
4, Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado por compreender um primeiro elemento (6a, 6b) que compreende uma zona de rotação (7a, 7b) por meio de uma ferramenta de parafusamento, zona essa — delimitada axialmente por uma extremidade traseira da porca (2a, 2b) em relação à direção axial do parafusamento, e por uma parede de contenção (8a, 8b) formada sobre a periferia da porca.
5. Dispositivo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por compreender uma porca (2a, 2b) que compreende um cilindro de apoio (19a, 19b) solidário à sua extremidade traseira de uma face dianteira da parede de contenção (8a, 8b), devendo uma face da extremidade dianteira do cilindro (19a, 19b) constituir a primeira superfície de fixação (20a, 20b) do primeiro elemento (6a, 6b).
6. Dispositivo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por compreender um órgão de interrupção (23a), dotado geralmente de uma forma anular e introduzido em uma garganta (22a) de forma acentuadamente cilíndrica, e delimitada, na parte interna, por uma parte cilíndrica (9a) que prolonga acentuadamente a zona de rotação (7a) para além da parede de contenção periférica (8a), na direção do parafusamento da porca (1), e, na parte externa, pelo cilindro de apoio (19a), devendo o órgão de interrupção (23a) compreender, ainda, meios de interrupção giratória (24a) constituídos por, pelo menos, uma protuberância radial, como, por exemplo, uma protuberância dotada de uma forma genérica de rabo de andorinha que deslize axialmente em uma ranhura de forma conjugada, e inserida na espessura do cilindro de apoio (19a), devendo uma face dianteira do órgão de interrupção (23a) em relação à direção do parafusamento apoiar uma parte dos dentes —(26a) dos meios de acoplamento.
7. Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações 3 a 6, caracterizado por compreender um segundo elemento (13a), dotado de uma forma genérica anular, onde uma face traseira em relação à direção do parafusamento apoia uma parte dos dentes (27a) dos meios de acoplamento, devendo o segundo elemento — (13a) possuir uma parede de contenção interna, cujo perfil radialmente interno (14a) seja intercalado entre a interrupção axial (15a) e o órgão de interrupção (23a).
8. Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 7, caracterizado por compreender um segundo elemento (13a) que compreende, pelo menos, um grampo (17a) que se estende axialmente na direção do parafusamento da — porca (1), devendo o grampo ser capaz de introduzir-se em um alojamento (18), de
| 34 em rotação, o segundo elemento (13a) e a referida peça contígua (5).
9. Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações 2 a 8, caracterizado pelos meios de devolução (28a) serem do tipo mola de compressão, e, mais particularmente, ondulados.
10. Dispositivo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pela porca (1) compreender um cilindro de apoio (19b), que prolonga a zona de rotação (7b) para além da parede de contenção periférica (8b), na direção axial do parafusamento da porca (1), onde uma das extremidades dianteiras comporta uma face que constitui a primeira superfície de fixação (20b) do primeiro elemento (6b).
11. Dispositivo de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo órgão de interrupção (23b) possuir uma forma genérica anular, sendo introduzido em uma garganta (22b) de forma acentuadamente cilíndrica, delimitada, na parte interna, pelo cilindro de apoio (19b) e, na parte externa, por um envelope (9b) de forma genérica cilíndrica, solidarizado com a parede de contenção periférica (8b) e que se estende na direção do parafusamento até uma extremidade dianteira, devendo o órgão de interrupção (23b) compreender, ainda, meios de interrupção giratória (24b), constituídos por, pelo menos, uma protuberância radial, como, por exemplo, uma protuberância dotada de uma forma genérica de rabo de andorinha, e que desliza axialmente em uma ranhura, de forma conjugada, e inserida na espessura do envelope (9b), devendo uma das faces dianteiras do órgão de interrupção (23b) em relação à direção do parafusamento apoiar uma parte dos dentes (26b) dos meios de acoplamento.
12. Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações 3, 4, 10 e 11, caracterizado por compreender um segundo elemento (13b) dotado de uma forma genérica anular, onde uma das faces traseiras em relação à direção do parafusamento apoia uma parte dos dentes (27b) dos meios de acoplamento, devendo o segundo elemento (13b) possuir uma parede de contenção externa cujo perfil radialmente externo (14b) seja intercalado entre a interrupção axial (15b) e o órgão de interrupção (23b).
13. Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações | a 4, e 10 a 12, caracterizado por compreender um segundo elemento (13b) que compreende, pelo menos, uma protuberância (17b) radialmente interna, que penetra em uma ranhura (33) inserida sobre o bico (3b), de modo a estabelecer uma ligação de deslizamento do tipo chaveta e, assim, a solidarizar, em rotação, o segundo — elemento (13b)eo bico (3b).
' 4/4 4,6 10 a 13, caracterizado por compreender meios de devolução (28b) que são do tipo mola de compressão e, em particular, helicoidais.
15. Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações 12 a 14, caracterizado por compreender uma interrupção axial (15b) formada por uma parede de contenção, ou um arrocho, particularmente realizado por meio de engaste, que se estende radialmente em direção ao interior da porca (2b), de modo a reter o segundo elemento (13b) na garganta (22b).
16. Montagem entre um suporte (4), sobre o qual seja montado solidariamente um bico (3a) rosqueado e, pelo menos, uma peça contígua (5), atravessada pelo bico (3a), sendo tal montagem caracterizada por compreender um dispositivo de fixação por parafusamento (1a), e de trancamento automático, de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 9.
17. Montagem sobre um bico (3b) rosqueado de uma peça contígua (30), como, por exemplo, uma polia ou uma roda, montada solidariamente giratória sobre o bico (3b), e, em particular, por meio de um sistema de chaveta, devendo a peça contígua (30) ser engatada sobre o bico (3b), até servir de apoio sobre uma parede de contenção (32) do bico, sendo tal montagem caracterizada por compreender um dispositivo de fixação por parafusamento (1b), de trancamento automático, de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 4, e 10a15.
REIVINDICAÇÕES
1. Dispositivo de fixação por parafusamento (1a, 1b), de trancamento automático, caracterizado pelo fato de que compreende uma porca (2a, 2b) parafusada sobre um bico rosqueado (3a, 3b), que se estende por um eixo (X) de parafusamento, caracterizado pelo fato de que a porca (2a, 2b) compreende: - um primeiro elemento (6a, 6b) giratório em relação ao bico (3a, 3b), quando do parafusamento; - um segundo elemento (13a, 13b) em rotação com o bico (3b) ou com uma peça contígua (5) a ser montada, atravessada pelo bico (3a); - um órgão de interrupção (23a, 23b) solidário, em rotação com o primeiro elemento (6a, 6b); - meios liberáveis de acoplamento (26a, 26b, 27a, 27b, 28 a, 28b) entre o órgão de interrupção (23a, 23b) e o segundo elemento (13a, 13b), sendo tais meios de acoplamento caracterizados pelo fato de que compreendem dentes direcionados axialmente, e formados sobre o segundo elemento (13a, 13b) e sobre o órgão de interrupção (23a, 23b); ' devendo ainda a porca ser caracterizada pelo fato de que compreende uma zona de fixação direta entre uma primeira superfície de fixação (20a, i 20b) do primeiro elemento (6a, 6b) e uma segunda superfície de fixação (21a, 21b) do — segundo elemento (13a, 13b), quando o segundo elemento (13a, 13b) serve de apoio axial para o bico (3a, 3b) ou para a referida peça contígua (5) a ser montada, devendo o segundo elemento (13a, 13b) ser móvel na direção axial (X) em relação ao primeiro elemento (6a, 6b), entre uma interrupção axial (15 a, 15b) transportada pelo primeiro elemento e o órgão de interrupção (23 a, 23b).
2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende um órgão de interrupção (23a, 23b), que é empurrado rumo ao segundo elemento (13a, 13b) pelos meios de devolução (28a, 28b), apoiando-se sobre o primeiro elemento (6a, 6b) e sendo conduzido em movimento translacional segundo o eixo (X) ao encontro dos meios de devolução (28a, 28b) em relação ao primeiro elemento (6a, 6b), sob a influência do segundo elemento (13a, 13b), à medida que a porca (2a, 2b) é deslocada ao longo do eixo (X) por ocasião do parafusamento, quando o segundo elemento (13a, 13b) serve de apoio axial para o bico (3a, 3b) ou para a referida peça contígua (5) a ser montada.
3. Dispositivo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelofatode que compreende dentes (26a, 26b, 27a, 27b) do segundo elemento (13a, 13b) e do órgão de interrupção (23a, 23b) que são capazes de uma interpenetração,
por exigência dos meios de devolução (28a, 28b).
4. Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que compreende um primeiro elemento (6a, 6b) que compreende uma zona de rotação (7a, 7b) por meio de uma ferramenta de parafusamento, zona essa delimitada axialmente por uma extremidade traseira da porca (2a, 2b) em relação à direção axial do parafusamento, e por uma parede de contenção (8a, 8b) formada sobre a periferia da porca.
5. Dispositivo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que compreende uma porca (2a, 2b) que compreende um cilindro de —apoio(19a,19b) solidário à sua extremidade traseira de uma face dianteira da parede de contenção (8a, 8b), devendo uma face da extremidade dianteira do cilindro (19a, 19b) constituir a primeira superfície de fixação (20a, 20b) do primeiro elemento (6a, 6b).
6. Dispositivo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que compreende um órgão de interrupção (23a), dotado geralmente de uma forma anular e introduzido em uma garganta (22a) de forma acentuadamente ' cilíndrica, e delimitada, na parte interna, por uma parte cilíndrica (9a) que prolonga acentuadamente a zona de rotação (7a) para além da parede de contenção periférica ' (8a), na direção do parafusamento da porca (1), e, na parte externa, pelo cilindro de apoio (19a), devendo o órgão de interrupção (23a) compreender, ainda, meios de interrupção giratória (24a) constituídos por, pelo menos, uma protuberância radial, como, por exemplo, uma protuberância dotada de uma forma genérica de rabo de andorinha que deslize axialmente em uma ranhura de forma conjugada, e inserida na espessura do cilindro de apoio (19a), devendo uma face dianteira do órgão de interrupção (23a) em relação à direção do parafusamento apoiar uma parte dos dentes (26a) dos meios de acoplamento.
7. Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações 3 a 6, caracterizado pelo fato de que compreende um segundo elemento (13a), dotado de uma forma genérica anular, onde uma face traseira em relação à direção do parafusamento apoia uma parte dos dentes (27a) dos meios de acoplamento, devendo o segundo elemento (13a) possuir uma parede de contenção interna, cujo perfil radialmente interno (14a) seja intercalado entre a interrupção axial (15a) e o órgão de interrupção (23a).
8. Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que compreende um segundo elemento (13a) que compreende, pelo menos, um grampo (17a) que se estende axialmente na direção do parafusamento da porca (1), devendo o grampo ser capaz de introduzir-se em um alojamento (18), de forma conjugada, e inserido na peça contígua a ser montada, de modo a solidarizar, em rotação, o segundo elemento (13a) e a referida peça contígua (5).
9. Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações 2 a 8, caracterizado pelo fato de que os meios de devolução (28a) são do tipo mola de compressão, e, mais particularmente, ondulados.
10. Dispositivo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que a porca (1) compreende um cilindro de apoio (19b), que prolonga a zona de rotação (7b) para além da parede de contenção periférica (8b), na direção axial do parafusamento da porca (1), onde uma das extremidades dianteiras comporta uma face que constitui a primeira superfície de fixação (20b) do primeiro elemento (6b).
11. Dispositivo de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o órgão de interrupção (23b) possui uma forma genérica anular, sendo introduzido em uma garganta de forma acentuadamente cilíndrica, delimitada, ' na parte interna, pelo cilindro de apoio (19b) e, na parte externa, por um envelope (9b) de forma genérica cilíndrica, solidarizado com a parede de contenção periférica (8b) e ] que se estende na direção do parafusamento até uma extremidade dianteira, devendo o0órgão de interrupção (23b) compreender, ainda, meios de interrupção giratória (24b), constituídos por, pelo menos, uma protuberância radial, como, por exemplo, uma protuberância dotada de uma forma genérica de rabo de andorinha, e que desliza axialmente em uma ranhura, de forma conjugada, e inserida na espessura do envelope (9b), devendo uma das faces dianteiras do órgão de interrupção (23b) em relação à direção do parafusamento apoiar uma parte dos dentes (26b) dos meios de acoplamento.
12. Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações 3, 4, 10 e 11, caracterizado pelo fato de que compreende um segundo elemento (13b) dotado de uma forma genérica anular, onde uma das faces traseiras em relação à direção do parafusamento apoia uma parte dos dentes (27b) dos meios de acoplamento, devendo o segundo elemento (13b) possuir uma parede de contenção externa cujo perfil radialmente externo (14b) seja intercalado entre a interrupção axial (15b) e o órgão de interrupção (23b).
13. Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 4,610a12,caracterizado pelo fato de que compreende um segundo elemento (13b) que compreende, pelo menos, uma protuberância (17b) radialmente interna, que penetra em uma ranhura (33) inserida sobre o bico (3b), de modo a estabelecer uma ligação de deslizamento do tipo chaveta e, assim, a solidarizar, em rotação, o segundo elemento (13b) e o bico (3b).
14. Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações 2 a 4,e10a13, caracterizado pelo fato de que compreende meios de devolução (28b) que são do tipo mola de compressão e, em particular, helicoidais.
15. Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações 12 a 14, caracterizado pelo fato de que compreende uma interrupção axial (15b) formada por uma parede de contenção, ou um arrocho, particularmente realizado por meio de —engaste, que se estende radialmente em direção ao interior da porca (2b), de modo a reter o segundo elemento (13b) na garganta (22b).
16. Montagem entre um suporte (4), sobre o qual seja montado solidariamente um bico (3a) rosqueado e, pelo menos, uma peça contígua (5), atravessada pelo bico (3a), sendo tal montagem caracterizada pelo fato de que compreende um dispositivo de fixação por parafusamento (1a), e de trancamento automático, de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 9. ' 17. Montagem sobre um bico (3b) rosqueado de uma peça contígua (30), como, por exemplo, uma polia ou uma roda, montada solidariamente ' giratória sobre o bico (3b), e, em particular, por meio de um sistema de chaveta, devendo a peça contígua (30) ser engatada sobre o bico (3b), até servir de apoio sobre uma parede de contenção (32) do bico, sendo tal montagem caracterizada pelo fato de que compreende um dispositivo de fixação por parafusamento (1b), de trancamento automático, de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 4, e 10a15.
BR112012009984-1A 2009-11-05 2010-11-03 dlsposltlvo de fixação por parafusamento, de trancamentoautomático, e montagem equipada dessa forma BR112012009984B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0957838 2009-11-05
FR0957838A FR2952149B1 (fr) 2009-11-05 2009-11-05 Dispositif de fixation vissant auto-verrouillable et assemblage ainsi equipe.
PCT/FR2010/052358 WO2011055077A1 (fr) 2009-11-05 2010-11-03 Dispositif de fixation vissant auto-verrouillable et assemblage ainsi equipe

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112012009984A2 true BR112012009984A2 (pt) 2020-08-18
BR112012009984B1 BR112012009984B1 (pt) 2021-02-09

Family

ID=42306678

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112012009984-1A BR112012009984B1 (pt) 2009-11-05 2010-11-03 dlsposltlvo de fixação por parafusamento, de trancamentoautomático, e montagem equipada dessa forma

Country Status (12)

Country Link
US (1) US8840348B2 (pt)
EP (1) EP2496849B1 (pt)
JP (1) JP6063745B2 (pt)
CN (1) CN102667186B (pt)
BR (1) BR112012009984B1 (pt)
CA (1) CA2780167C (pt)
FR (1) FR2952149B1 (pt)
HK (1) HK1175517A1 (pt)
MX (1) MX2012004812A (pt)
PL (1) PL2496849T3 (pt)
RU (1) RU2560348C2 (pt)
WO (1) WO2011055077A1 (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2973003B1 (fr) * 2011-03-21 2013-03-29 Jpb Systeme Dispositif d'obturation a verrouillage auto-activable
US10436239B2 (en) 2011-03-21 2019-10-08 Jpb Système Self-locking sealing device
KR101328802B1 (ko) 2013-05-28 2013-11-20 이연심 풀림방지 볼트너트 체결장치
WO2016202981A1 (en) * 2015-06-18 2016-12-22 Jpb Systeme Self-locking screwing attachment devices and assemblies provided with same
CN106347093B (zh) * 2016-08-31 2019-06-21 上海蔚来汽车有限公司 电池箱锁紧装置以及包括该电池箱锁紧装置的电池箱
US10393167B2 (en) 2017-06-14 2019-08-27 Sps Technologies, Llc Self-locking plug assembly
US11408540B2 (en) 2017-09-27 2022-08-09 General Electric Company Tube coupling assembly
FR3078118B1 (fr) 2018-02-20 2020-02-21 Jpb Systeme Dispositif de retenue pour organe filete, notamment pour ecrou
USD888122S1 (en) 2018-10-11 2020-06-23 Moeller Mfg. Company, Llc Borescope plug lockring
CN110107586A (zh) * 2019-05-05 2019-08-09 海盐海马五金有限公司 一种防松动性能好的弹簧螺母
CN113223876B (zh) * 2021-04-14 2023-03-21 国网河北省电力有限公司保定供电分公司 开关控制装置

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
USRE23586E (en) * 1952-11-18 Mechanical connecting means
CH29609A (de) * 1903-09-15 1904-09-15 Robert Young William Sicherung an Mutterschrauben
US1646805A (en) * 1927-02-05 1927-10-25 Bell Alvah Lock nut
JPS5615982A (en) * 1979-07-13 1981-02-16 Nissan Motor Controller for revolution of nut
US4971501A (en) * 1984-03-16 1990-11-20 Hi-Shear Corporation Self-locking, releasable lock nut
JPS61171683U (pt) * 1985-04-15 1986-10-24
SU1315672A1 (ru) * 1985-10-11 1987-06-07 Предприятие П/Я В-2775 Фиксатор резьбового соединени
FR2710715B1 (fr) * 1993-09-29 1996-09-20 Marc Jean Pierre Verrou auto-bloquant pour canalisations.
US5482417A (en) * 1993-10-12 1996-01-09 Kennametal Inc. Cam and wedge-type self-locking mechanism
US5481938A (en) * 1994-05-02 1996-01-09 General Motors Corporation Position control apparatus for steering column
FR2726536A1 (fr) 1994-11-08 1996-05-10 Barre Bernard Dispositif d'obturation a verrouillage auto-activable
JPH0979247A (ja) * 1995-09-08 1997-03-25 Takeshi Kameyama ネジの緩み止め
FR2857080B1 (fr) * 2003-07-01 2007-04-13 J P B Systeme Dispositif de verrouillage et raccord de canalisation ainsi equipe
JP2006283889A (ja) * 2005-03-31 2006-10-19 Daiwa House Ind Co Ltd ネジ締結部におけるロック構造

Also Published As

Publication number Publication date
US20120213608A1 (en) 2012-08-23
CN102667186B (zh) 2015-02-11
US8840348B2 (en) 2014-09-23
WO2011055077A4 (fr) 2011-07-14
MX2012004812A (es) 2012-08-17
RU2560348C2 (ru) 2015-08-20
FR2952149A1 (fr) 2011-05-06
RU2012123004A (ru) 2013-12-10
BR112012009984B1 (pt) 2021-02-09
PL2496849T3 (pl) 2016-08-31
JP2013510273A (ja) 2013-03-21
EP2496849A1 (fr) 2012-09-12
WO2011055077A1 (fr) 2011-05-12
CN102667186A (zh) 2012-09-12
EP2496849B1 (fr) 2016-01-13
FR2952149B1 (fr) 2012-02-03
JP6063745B2 (ja) 2017-01-18
CA2780167C (fr) 2017-10-31
HK1175517A1 (zh) 2013-07-05
CA2780167A1 (fr) 2011-05-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112012009984A2 (pt) dispositivo de fixação por parafusamento, de trancamento automático, e montagem equipada dessa forma
ES2961350T3 (es) Dispositivo de unión, en particular, para unir una estantería a una pared de un mueble
ES2203508T3 (es) Conjunto portaherramientas.
WO2018121399A1 (zh) 周向锁止机构、包括其的电池锁定装置、动力电池包及车辆
ES2153711T3 (es) Jeringuilla de inyeccion.
ES2350550B1 (es) Sistema de union desmontable de piezas de gran espesor
ES2428720T3 (es) Casquillo de cambio rápido y conjunto de retención de llave hexagonal para una herramienta de instalación de fijaciones
ES2402019T3 (es) Dispositivo de fijación para la disposición en un riel de montaje
JP6806303B2 (ja) 特に家具の側壁にシェルフを結合するための結合装置
BR102012004773B1 (pt) dispositivo de tolerância para fixar um primeiro componente a um segundo componente, primeiro componente e método de instalação de um dispositivo de fixação
KR101472952B1 (ko) 풀림방지 너트 및 볼트
BRPI0717578A2 (pt) Elemento de fixação para uma união de soldagem por fricção
RU2660032C2 (ru) Крепежный элемент и крепежный узел
JP2013255988A (ja) ボア縁をバリ取りするバリ取り工具
TW201826591A (zh) 周向鎖止機構、電池鎖定裝置、動力電池組及車輛
ES2742687T3 (es) Dispositivo de fijación y disposición de fijación, especialmente, para la fijación de un objeto sanitario
RU2016102868A (ru) Сборный инструмент для механической обработки заготовок и его исполнительный элемент
ES2397564T3 (es) Soporte de espejo para fijar un espejo en un vehículo, y espejo con un soporte de espejo de esta clase
BR102012022428A2 (pt) Carroceria de veículo
BR112016025980B1 (pt) Cinzel de haste e disposição de fixação
BRPI0822122B1 (pt) Unidade de engate para inserir e para engatar com um pino roscado
US10145406B2 (en) Self-locking screwing attachment devices and assemblies provided with same
ES2893285T3 (es) Conjunto de broca de corte
PT2187097E (pt) Sistema de accionamento linear
ES2399121B1 (es) Dispositivo de fijación elástico

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 09/02/2021, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.