BR112012006108B1 - Aldehydes and nitriles from the isophorone, process of preparation, use and perfuming composition comprising the same - Google Patents

Aldehydes and nitriles from the isophorone, process of preparation, use and perfuming composition comprising the same Download PDF

Info

Publication number
BR112012006108B1
BR112012006108B1 BR112012006108B1 BR 112012006108 B1 BR112012006108 B1 BR 112012006108B1 BR 112012006108 B1 BR112012006108 B1 BR 112012006108B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
group
formula
hydrogen atom
compound
compounds
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "ALDEÍDOS E NITRILAS ORIUNDOS DA ISOFORONA, PROCESSO DE PREPARO, UTILIZAÇÃO E COMPOSIÇÃO PERFUMANTE COMPREENDENDO OS MESMOS". A presente invenção refere-se aos novos aldeídos e nitrilas oriundos da isoforona, apresentando uma fragrância particular, assim como a utilização desses compostos em perfumaria. O termo "perfumaria" é no caso utilizado para designar não somente a perfumaria no sentido habitual do termo, mas também os outros domínios nos quais o odor dos produtos é importante. Pode-se tratar de composições de perfumaria no sentido habitual do termo, tais como bases e concentrados perfumantes, águas de colônia, águas de toilette, perfumes e produtos similares; de composições tópicas - em particular cosméticos -, tais como cremes para o rosto e o corpo, pós de talco, óleos para cabelos, xampus, loções capilares, sais e óleos de banho, géis de ducha e de banho, sabonetes de toilette, antitranspirantes e desodorantes corporais, loções e cremes para barbear, sabonetes, cremes dentifrícios, enxaguador bucal, pomadas e produtos similares; e de produtos de manutenção, tais como amaciantes, detergentes, lixívias, desodorantes de ambiente, e produtos similares.
Os termos "fragrância", "fragrante", "odorante" são utilizados no caso, de maneira intercambiável para qualquer composto organoléptico estimulante de forma do odor.
Pelo termo "ocultar" ou "ocultador" entende-se reduzir ou eliminar a percepção de um mau uso odor ou de um mau uso gosto gerado por uma ou várias moléculas que entram na composição de um produto, Numerosos derivados de tipo ciclopentãnico, e em particular os compostos que comportam uma estrutura canfolênica pu os ciclopentanonas, são descritos na literatura por suas propriedades olfativas interessantes. Por exemplo, os pedidos de patente UD 5073538, EP 0146859, USUÁRIO 4477683 e Bruns et al. {Bruns K.; Weber U.; Development in food Science, 1998, 18 (F&F), 767-776) descrevem derivados do 2,4,4- trimetil cíclopenta-no, dos quais determinados apresentam um interesse para a indústria da perfumaria. Todavia, muito poucos compostos de tipo nitrilas ou aldeídos derivados do 2,4,4-trimetíl ciclopentano foram descritos na literatura (USUÁRIO 3931143, USUÁRIO 4477683 e Wheler O.H.; DE Rodriguez E.G.; J. Org. Chem., 1964, 29 (3), 718-721) e nenhuma dessas descrições constitui o estado de suas propriedades olfativas.
De maneira geral, a indústria da perfumaria tem uma necessidade constante de novas moléculas odorantes, a fim de acrescentar a faixa de notas oferecida aos fabricantes de perfumes para suas criações. Além disso, essa necessidade é tanto mais importante, quanto a indústria da perfumaria teve de enfrentar um endurecimento da regulamentação internacional, assim como um tomada de consciência ambiental, e uma exigência aumentada dos consumidores. O objeto da invenção é, portanto, propor novas fragrâncias e/ou compostos odorantes. A presente invenção se refere a novos aldeídos e nitrilas oriundos da isoforona. Esses compostos têm a vantagem de serem acessíveis por um preparo viável e pouco oneroso. A presente invenção tem, portanto, por objeto os compostos de fórmula geral (I) abaixo: na qual: R é um átomo de hidrogênio, um grupo alquila em Ci-C6, um grupo alcenila em C2-C6 ou um grupo =0¾ Z é um grupo CN ou CHO; e além de uma das ligações em pontilhado estar presente; à condição que: se Z for um grupo CHO e uma das ligações em pontilhado estiver presente, então E n est um átomo de hidrogênio; e se a ligação em pontilhado entre os carbonos Ca e Cb estiver presente, então R não será um grupo =CH2.
Pelo termo "alquila em C1-C6" no sentido da presente invenção, entende-se qualquer radical monovalente derivado de uma cadeia carbona-da saturada, linear ou ramificada, contendo 1 a 6 átomos de carbonos, nota-damente os grupos metila, etila, n-propila, i-propila, n-butila, i-butila, t-butila, pentila e hexila. Grupos alquilas preferidos são os grupos metila, etila, n-propila, i-propila, n-butila e n-pentila.
Pelo termo "alcenila em (C2-6)" no sentido da PI, entende-se qualquer radical monovalente derivado de uma cadeia carbonada, linear ou ramificada, contendo de 2 a 6 átomos de carbonos, comportando pelo menos uma ligação dupla, notadamente os grupos etenila, n-propenila, i-prope-nila, n-butenila, i-butenila, t-butenila, n-pentenila e n-hexenila.; grupos alceni-las preferidos são os grupos etenila, n-propenila, i-propenila, n-butenila, i-butenila e n-pentenila. A presente invenção tem também por objeto os estereoisômeros de fórmula (I), notadamente os diastereoisômeros de fórmula (I), assim como as misturas, em qualquer proporção, desses isômeros.
Em particular, a presente invenção se refere aos compostos de fórmula geral (Ia): na qual: R é um átomo de hidrogênio, um grupo alquila em C1-C6, um grupos alcenila em C2-C6 ou um grupo =CH2; Z é um grupo CN ou CHO; os compostos de fórmula geral (Ib) e (Ic). nas quais: R é um átomo de hidrogênio, um grupo alquila em C1-C6, um grupo alcenila em C2-C6 ou um grupo =CH2; Z é um grupo CN ou CHO; e à condição que, se Z for um grupo CHO, então R não será um átomo de hidrogênio; aqueles de fórmula (Ib) e (Ic), assim como os compostos de fórmula geral (Id): na qual: R é um átomo de hidrogênio, um grupo alquila em C1-C6, um grupo alcenila em C2-C6 Z é um grupo CN ou CHO; e à condição que, se Z for um grupo CHO, então R não será um átomo de hidrogênio.
Em um primeiro modo de realização, a presente invenção se refere ais compostos de fórmula geral (Γ) na qual: R é um átomo de hidrogênio, um grupo alquila em CrC6, alcenila C2-C6 ou um grupo = CH2; de preferência, R é um átomo de hidrogênio, um grupo alquila em C1-C6 ou um grupo =CH2; mais, preferencialmente, R é um átomo de hidrogênio, um grupo metila, etila, n-propila, i-propila ou = CH2; ainda mais preferencialmente R é um átomo de hidrogênio, um grupo metila ou = CH2; e no máximo uma das ligações em pontilhado está presente; à condição que, se a ligação em pontilhado entre os carbonos Ca e Cb estiver presente, então E não será um grupo = CH2.
Compostos de fórmula (Γ) particularmente interessante são os compostos (1) a (6) representados na tabela 1.
Uma primeira variante desse modo de realização se refere aos compostos de fórmula (Ia')': na qual: R é um átomo de hidrogênio, um grupo alquila em C1-C6, alceni-la em C2-C6 ou um grupo = CH2; de preferência, R é um átomo de hidrogênio, um grupo alquila em C1-C6 ou um grupo = CH2; mais preferencialmente, R é um átomo de hidrogênio, um grupo metila, etila, n-propila, i-propila ou = CH2; ainda, mais preferencialmente, R é um átomo de hidrogênio, um grupo metila ou = CH2.
Uma segunda variante se refere aos compostos de fórmula (lb'): na qual: R é um átomo de hidrogênio, um grupo alquila em Ci-C6, alceni-la em C2-C6 ou um grupo = CH2; de preferência, R é um átomo de hidrogênio, um grupo alquila em C1-C6 ou um grupo = CH2; mais preferencialmente, R é um átomo de hidrogênio, um grupo metila, etila, n-propila, i-propila ou = CH2; ainda, mais preferencialmente, R é um átomo de hidrogênio, um grupo metila ou = CH2.
Uma terceira variante desse modo de realização se refere também aos compostos de fórmula (lc'): na qual: R é um átomo de hidrogênio, um grupo alquila em C1-C6, alceni-la em C2-C6 ou um grupo = CH2; de preferência, R é um átomo de hidrogênio, um grupo alquila em C1-C6 ou um grupo = CH2; mais preferencialmente, R é um átomo de hidrogênio, um grupo metila, etila, n-propila, i-propila ou = CH2; ainda, mais preferencialmente, R é um átomo de hidrogênio, um grupo metila ou = CH2.
Enfim, uma última variante desse modo de realização se refere aos compostos de fórmula (ld'): na qual: R é um átomo de hidrogênio, um grupo alquila em C1-C6, ou um grupo alcenila em C2-C6; de preferência, R é um átomo de hidrogênio ou um grupo alquila em Ci-C6; mais preferencialmente, R é um átomo de hidrogênio, um grupo metila, etila, n-propila, i-propila; ainda, mais preferencialmente, R é um átomo de hidrogênio ou um grupo metila.
Em um segundo modo de realização, a presente invenção se refere também aos compostos de fórmula geral (Γ): na qual: R é um átomo de hidrogênio, um grupo alquila em C-i-C6, alceni-la em C2-C6 ou um grupo = CH2; de preferência, R é um átomo de hidrogênio, um grupo alquila em C1-C6 ou um grupo = CH2; mais preferencialmente, R é um átomo de hidrogênio, um grupo metila, etila, n-propila, i-propila ou = CH2; ainda, mais preferencialmente, R é um átomo de hidrogênio, um grupo metila ou = CH2; e no máximo uma das ligações em pontilhado está presente; à condição que, se uma das ligações em pontilhado estiver presente, então R não será um átomo de hidrogênio; e se a ligação em pontilhado entre os carbonos Ca e Cb estiver presente, então R não será um grupo =CH2.
Compostos de fórmula (I") particularmente interessantes são os compostos (7) a (9), representados na tabela 1.
Uma primeira variante desse modo de realização se refere aos compostos de fórmula (Ia") na qual: R é um átomo de hidrogênio, um grupo alquila em C1-C6, alceni-la em C2-C6 ou um grupo = CH2; de preferência, R é um átomo de hidrogênio, um grupo alquila em C1-C6 ou um grupo = CH2; mais preferencialmente, R é um átomo de hidrogênio, um grupo metila, etila, n-propila, i-propila ou = CH2; ainda, mais preferencialmente, R é um átomo de hidrogênio, um grupo metila ou - CH2.
Uma segunda variante se refere aos compostos de fórmula (lb"): na qual: R é um grupo alquila em Ci-C6) alcenila em C2-C6 ou um grupo = CH2; de preferência, R é um grupo alquila em Ci-C6 ou um grupo = CH2; mais preferencialmente, R é um grupo metila, etila, n-propila, i-propila ou = CH2; ainda, mais preferencialmente, R é um grupo metila ou = CH2.
Uma terceira variante desse modo de realização se refere também aos compostos de fórmula (lcM): na qual: R é um grupo alquila em C1-C6, alcenila em C2-C6 ou um grupo = CH2; de preferência, R é um grupo alquila em CrC6 ou um grupo = CH2; mais preferencialmente, R é um grupo metila, etila, n-propila, i-propila ou = CH2; ainda, mais preferencialmente, R é um grupo metila ou = CH2.
Enfim, uma última variante desse modo de realização se refere aos compostos de fórmula (ld"): na qual: R é um grupo alquila em Ci-C6,ou alcenila em C2-C6; de preferência, R é um grupo alquila em C1-C6; mais preferencialmente, R é um gru- po metila, etila, n-propila, i-propila; ainda, mais preferencialmente, R é um grupo metila.
Mais preferencialmente, a invenção se refere aos compostos de fórmula (I) representados na tabela 1.
Tabela 1 A invenção compreende todos os enantiômeros e diastereoisô-meros dos compostos de fórmula (I), sozinhos ou em mistura. A presença na estrutura dos compostos de fórmula (I) de centros de assimetria provoca a existência, para cada um dentre eles, de formas enantioméricas. A invenção compreende os compostos representados pela fórmula geral (I) sob a forma de misturas dos enantiômeros em proporções variáveis, em particular as misturas racêmicas. A invenção compreende também os compostos de fórmula (I) sob a forma de um único enantiômeros. A ela das misturas de enantiômeros ou de forma puras é realizada por métodos conhecidos do técnico, utilizando, por exemplo, produtos de partida opticamente enriquecidos ou opticamente puros.
Os compostos de fórmula (I) possuem a vantagem de serem a-cessíveis por um preparo viável e barato. Assim, os compostos de fórmula (I) podem ser obtidos a partir da isoforona. A presente invenção se refere também a um processo de preparo de um composto de fórmula (I), compreendendo uma etapa que consiste em fazer reagir o composto de fórmula (A) (A) Com um dietil fosfono dialquil acetonitrila de fórmula RCH(CN) PO(OC2H5)2 na qual R é um átomo de hidrogênio, um grupo alquila em Ci-C6 ou um grupo alcenila em C2-C6; de preferência, R é um átomo de hidrogênio ou um grupo alquila em Ci-C6; mais preferencialmente R é um átomo de hidrogênio ou um grupo metila; ou Com um cianoacetato de alquil de fórmulaNCCH2COOR', na qual R'é um grupo alquil em C1-C4; de preferência, R'é um grupo metila.
Em uma primeira etapa, o epóxido de isoforona É obtido a partir da isoforona por uma epoxidação de Wits-Scheffer. A redisposição do epóxido de isoforona em meio ácido leva à 2,4,4-trimetil ciclopentanona (A).
Em um primeiro modo de realização, os compostos de fórmula (Ia') e (ld') são obtidos segundo o esquema 1: ESQUEMA 1 A ação de um dietil fosfono alquil acetonitrila de fórmula R- CH(CN)PO(OC2H5)2, R sendo tal como definido mais acima, sobre a ciclo-pentanona de fórmula (A) leva aos compostos de fórmula (ld'). Essa reação é vantajosamente realizada em presença de uma base tal como um organoli-tiado, de preferência o butil lítio (BuLi) em um solvente apoiar como o tetra-hidro furano. A hidrogenação dos compostos de fórmula (ld') permite obter os compostos de fórmulas (Ia'), na qual R não pode ser = Chfe. A hidrogenação é realizada nas condições bem conhecidas do técnico, por exemplo, em um autoclave sob atmosfera de hidrogênio em presença de um catalisador de paládio sobre carvão a 5 %.
Em um segundo modo de realização, os compostos de fórmula (lb') e (lc'), assim como os compostos (5) e (6) são obtidos segundo o esquema 2: Esquema 2 Em uma primeira etapa, a ciclopentanona de fórmula (A) é condensada com um ciano acetato de alquila de fórmula NCCH2COOR', na qual Re um grupo alquila em C1-C4, de preferência um grupo metila, para dar o composto de fórmula (B). A condensação é,por exemplo, realizada em presença de ácido acético (AcOH) e de acetato de amônio (AclNH4) em um solvente apoiar aprótico, tal como o ciclo-hexano à temperatura de refluxo.
Em uma primeira variante, o composto (B) sofre em seguida uma descarboxilação eventualmente seguida de uma hidrogenação e/ou de uma alquilação para levar aos compostos de fórmula (I) (Ia'), (lb') ou (lc'). A descarboxilação é vantajosamente realizada em presença de um halogeneto alcalino, tal como o cloreto de lítio em um solvente polar como a N-metil pir-rolidona. A hidrogenação é realizada nas condições bem conhecidas do técnico, por exemplo, em um autoclave sob atmosfera de hidrogênio em pre- sença de um catalisador de paládio sobre carvão a 5 %. A alquilação pode ser realizada com o auxílio de um agente de alquilação escolhido dentre um brometo de alquila, um iodeto de alquila ou um cloreto de alquila e de uma base como, por exemplo, o di-isopropil amideto ou um cloreto de alquila e de uma base, como, por exemplo, o di-isopropil amideto de lítio ou o terc-bu-tilato de potássio. Um solvente adequado para essa reação pode ser um solvente apoiar, como o tetra-hidro furano ou um solvente polar aprótico, tal como a dimetil formamida.
Em uma segunda variante, a redução do composto de fórmula (B seguida de uma desidratação e eventualmente de uma hidrogenação permite obter os compostos (5) e (6). A redução é vantajosamente realizada, graças a um hidreto, tal como o NaBH4. A hidrogenação é realizada nas condições bem conhecidas do técnico, por exemplo, em um autoclave sob atmosfera de hidrogênio em presença de um catalisador de paládio sobre carvão a 5 %.
De maneira geral, os compostos de fórmula (I") são obtidos pela redução feita da função nitrila dos compostos de fórmula (Γ) correspondentes em função aldeído. Essa redução pode ser realizada, por exemplo, em presença de hidreto de di-isobutil alumínio (Dibal) em um solvente apoiar, tal como o tolueno.
Por suas propriedades odorantes, os compostos de fórmula (I) encontram um emprego muito variado em perfumaria, notadamente e a título não limitativo em cosmético e para os produtos de manutenção. A invenção tem, portanto, também por objeto a utilização de pelo menos um composto de fórmula (I), de acordo com a reivindicação, como agente ou composto fragrante, como agente de ocultação de odor ou como agente de neutralização de odor, sozinho ou em mistura com um ou vários outros compostos odorantes conhecidos do técnico e que o técnico está em condições de escolher em função do efeito buscado, o(s) agente(s) odoran-te(s) suplementar(es) podem ser compostos de fórmula (I) ou de outros a-gentes odorantes conhecidos do técnico.
Pelas mesmas razões, a invenção se refere também a um méto- do para perfumar um produto de base compreendendo o acréscimo de um composto da invenção a esse produto de base. O composto da invenção pode ser acrescentado sozinho ou em mistura com um ou vários outros compostos odorantes conhecidos do técnico, e que o técnico está em condições de escolher em função do efeito buscado. O(s) agente(s) odorante(s) suplementar(es) podem ser compostos de fórmula (I) ou de outros agentes odorantes conhecidos do técnico. Esse produto de base pode ser em particular uma composição de perfumaria, notadamente uma base ou um concentrado perfumante, uma água de colônia, uma água de toilette ou um perfume; uma composição cosmética, notadamente creme para o rosto e o corpo, pó de talco, óleo para cabelos ou para o corpo, shampoo, loção capilar, sal de banho, óleo de banho, gel de ducha, gel de banho, sabonete de toilette, antitranspirante corporal, desodorizante corporal, loções, creme para bar-bear, sabonete para barba, creme, dentifrício, banho e ducha ou pomada;ou um produto de manutenção,, notadamente amaciador, detergente, lixívia ou desodorizante de ambiente. A invenção tem também por objeto as composições que compreendem um produto de base e uma quantidade eficaz de um ou vários compostos de fórmula (I), de acordo com a invenção.
Pode tratar-se de uma composição ela própria odorante, ou de uma composição na qual o agente odorante é utilizado para ocultar ou neutralizar certos odores. O produto de base será facilmente determinado pelo técnico em função da composição considerada e, portanto, da utilização considerada, para as quais os componentes habituais, tais como os solventes e/ou adju-vantes, são bem conhecidos. A quantidade eficaz dos compostos de fórmula (I), de acordo com a invenção, incorporada na composição variará, segundo a natureza da composição, o efeito odorante desejado, e a natureza dos outros compostos odorantes, ou não eventualmente presentes, e poderá ser facilmente determinada pelo técnico, sabendo-se que pode variar em uma faixa muito extensa, de 0,1 a 99 % em peso, em particular 0,1 a 50 % em peso, notadamente 0,1 a 30 % em peso.
Os compostos de fórmula (I), de acordo com a invenção, podem ser utilizados, tais quais ou podem ser incorporados em ou sobre um material suporte inerte ou que pode conter outros ingredientes ativos da composição acabada. Uma grande variedade de materiais suportes pode ser empregada, incluindo, por exemplo, os solventes polares, os óleos, as gorduras, os sólidos finamente divididos, as ciclo dextrinas, as maltodextrinas, as gomas, as resinas e qualquer outro material suporte conhecido para essas composições. A invenção tem, portanto, também por objeto a utilização dos compostos de fórmula (I) para o preparo de uma composição odorante ou de um artigo odorante, nas aplicações descritas acima, em particular em perfumaria, em cosmética, por exemplo, para xampus ou sabonetes, e para produtos de manutenção, tais como amaciantes ou lixívias. A invenção se refere, em particular, uma composição de perfumaria, notadamente uma base ou um concentrado perfumante, uma água de colônia, uma água de toilette ou um perfume, compreendendo pelo menos um composto de fórmula (I) ou uma composição que compreende pelo menos um composto de fórmula (I). A invenção se refere também, em particular, uma composição cosmética, notadamente creme para o corpo e o corpo, pó de talco, óleo para cabelos ou para o corpo, shampoo, loção capilar, sal de banho, óleo de banho, gel de ducha, gel de banho, sabonete de toilette, antitranspirante corporal, desodorizante corporal, loções, creme para barbear, sabonete para barba, creme, dentifrício, enxaguador bucal, pomada compreendendo pelo menos um composto de fórmula (I) ou pelo menos uma composição compreendendo pelo menos um composto de fórmula (I). Um outro objeto da invenção é um método de tratamento ou de cuidado cosmético, preventivo ou não, utilizando pelo menos um composto de fórmula (I) ou pelo menos uma composição que compreende pelo menos um composto de fórmula (I). A invenção se refere ainda a um produto de manutenção, notadamente amaciante, detergente lixívia, desodorizante de ambiente, compre- endendo pelo menos um composto de fórmula (I).
Os compostos, de acordo com a invenção, podem ser utilizado, sozinho ou em combinação, tais quais ou ser incorporados em ou sobre um material suporte inerte ou que pode conter outros ingredientes ativos da composição acabada. Uma grande variedade de materiais suportes pode ser empregada, incluindo, por exemplo, os solventes polares, os óleos, as gorduras, os sólidos finamente divididos, as ciclodextrinas, as maltodextrinas, as gomas, as resinas e não importa que outro material suporte conhecido para essas composições.
Os exemplos seguintes ilustram mais os diferentes processos de fabricação dos compostos novos, de acordo com a invenção, assim como sua utilização, e seu interesse. Esses exemplos só são apresentados com uma finalidade de ilustração e não podem ser consideradas como limitativos da invenção. EXEMPLO 1: preparo de 2-(2,4,4-trimetil ciclopent-1-enil) aceto-nitrila (1) e 2-(3,3,5-trimetil ciclopent-1-enil) acetonitrila (2) Colocam-se no balão a ciclopentanona A, 1,5 eq. de cianoaceta-to de metila, 1 eq. de ácido acético e 10 % molar de acetato de amônio, no ciclo-hexano. O meio reacional é levado ao refluxo, a fim de eliminar a água formada com o auxílio de uma aparelhagem de tipo Dean-Stark. Após um noite ao refluxo, a conversão de A é satisfeita (>90%), deixa-se, portanto, o meio reacional voltar à temperatura ambiente.
Lava-se com uma solução de bicarbonato de sódio, depois com água salgada. Após secagem sobre sulfato de magnésio, filtragem sobre papel e evaporação do solvente, o produto bruto b é destilado sob pressão reduzida, Teb. = 80°C/0,3 torr. O 2-ciano- 2-(2,4,4-trimetil ciclopentilideno) acetato de metila B é colocado em um balão com 2 eq. de cloreto de lítio em mistura 98 : 2 de NMP (N-metil pirrolidona) e de água. Agita-se a 150°C. Após 3 horas, resfria-se o meio reacional à temperatura ambiente antes de derramá-lo sobre uma solução de HCI a 1 %. Agita-se alguns minutos, depois se extrai duas vezes ao MTBE (éter de terc-butila e de metila). As fases orgânicas reunidas são lavadas com uma solução de bicarbonato de sódio, depois com água salgada. Após secagem sobre sulfato de magnésio, filtragem sobre papel e evaporação do solvente, o produto bruto é destilado sob pressão reduzida. Obtém-se uma mistura 70 : 30 de 2-(2,4,4-trimetil ciclopent-1-enil) acetonitrila e de 2-(3,3,5-trimetil ciclopent-1-enil) acetonitrila.
Teb = 78-821 °C/6 torr.
Descrição olfativa: pimenta, cuminho, arborizado, citrus, potente. Isômero majoritário: 1H RMN (200 MHz, CDCI3): δ (ppm) 1,08 (s, 6H), 1,63 (s, 3H), 2,15 (s, 2H), 2,25 (s, 2H), 3,08 (s, 2H). 13C RMN (50 MHz, CDCI3): δ (ppm) 17,43, 19,82, 30,07, 30,19, 50,99, 53,84, 121,95,136,53,136,54. MS [e/m (%)]: 149 (M+, 45), 135 (10), 134 (100), 109 (43), 108 (15), 107 (27), 94 (21), 93 (66), 91 (26), 79 (22), 77 (18), 67 (16), 41 (14), 39 (13).
Isômero minoritário: 1H RMN (200 MHz, CDCI3): δ (ppm) 1,02-1,04 (m, 3H), 1,08 (s, 6H), 1,1 ΟΙ,20 (m, 2H), 1,95-2,05 (m, 1H), 3,01 (s, 2H), 5,56 (s, 1H). 13C RMN (50 MHz, CDCI3): δ (ppm) 14,40, 18,22, 28,52, 36,70, 40,77, 48,92, 118,08,134,15,139,95 MS [e/m (%)]: 149 (M+, 53), 148 (22), 135 (11), 134 (94), 122 (10), 120 (12), 109 (26), 108 (35), 107 (48), 106 (22), 94 (38), 93 (48), 92 (15), 91 (27), 83 (100), 80 (19), 79 (27), 77 (23), 69 (37), 67 (21), 66 (30), 65 (22), 56 (20), 55 (33), 54 (10),53(15),51 (11),43 (10),41 (41), 39 (31). IR (película, cm'1): 759w, 840w, 931w, 1070w, 1159w, 1241w, 1315w, 1364w, 1415m, 1446m, 2249m, 2837m, 2866m, 2954s. EXEMPLO 2: preparo 2-(2,4,4-trimetil ciclopentilideno) acetonitrila (3) Coloca-se sob atmosfera inerte 1,1 eq. de dietil fosfono acetonitrila no THF (tetra-hidro furano). Acrescentam-se ao gota a gota a cerca de 10°C 1,1 eq de uma solução do butil lítio no hexano. Agita-se durante uma hora à temperatura ambiente antes de acrescentar gota a gota a cerca de 10°C 1 eq. de ciclopentanona A. O meio reacional é agitado algumas horas à temperatura ambiente, depois derramado sobre uma solução de HCI a 10 %. Extrai-se três vezes a fase aquosa ao MTBE. Lavam-se as fases orgâni- cas reunidas com uma solução de bicarbonato de sódio, depois com água salgada. Após secagem sobre sulfato de magnésio, filtragem sobre papel e evaporação do solvente, o produto bruto é destilado sob pressão reduzida. Obtém-se uma mistura 75 : 25 dos isômeros trans e cis do 2- (2,4,4-trimetil— i ciclopentilideno) acetonitrila Teb = 85°C/ 6 torr.
Descrição olfativa: fresco, citrus, citrino, verde, potente.
Isômero majoritário: 1H RMN (200 MHz, CDCI3): δ (ppm) 0,99 (s, 3H), 1,12 (s, 6H), 1,20-1,32 (m, I 2H), 1,72-1,95 (m, 1H), 2,23-2,61 (m, 1H), 2,76-2,82 (m, 1H), 5,12 (s, 1H). 13C RMN (50 MHz, CDCI3): δ (ppm) 18,88, 28,01, 29,37, 37,84, 39,22, 48,59, 49,41,91,17,117,93,178,84. MS [e/m (%)]: 149 (M+, 47), 148 (21), 135 (11), 134 (90), 122 (11), 120 (12), 109 (22), 108 (34), 107 (42), 106 (18), 95 (10), 94 (35), 93 (49), 92 (15), 91 i (22), 84 (10), 83 (100), 81 (15), 80 (19), 79 (26), 78 (10), 77 (20), 69 (33), 67 (19), 66 (29), 65 (21), 56 (22), 55 (35), 53 (15), 51 (11), 43 (10), 41 (40), 39 (30).
Isômero minoritário: 1H RMN (200 MHz, CDCI3): δ (ppm) 0,89 (s, 3H), 1,14 (s, 6H), 1,20-1,32 (m, I 2H), 1,72-1,95 (m, 1H), 2,23-2,61 (m, 1H), 2,76-2,82 (m, 1H), 5,24 (s, 1H). 13C RMN (50 MHz, CDCI3): δ (ppm) 19,93, 27,24, 28,88, 38,06, 38,58, 49,63, 50,18, 91,50,117,93, 178,84. MS [e/m (%)]: 149 (M+, 12), 135 (10), 134 (100), 109 (17), 107 (11), 94 (20), 93 (82), 91 (21), 79 (20), 77 (14), 41 (12). ' IR (película, cm'1): 770w, 795w, 809s, 880w, 996w, 1268w, 1320w, 1369m, 1387m, 1420m, 1463s, 1637s, 2216s, 2870m, 2956s. EXEMPLO 3: Preparo do 2- (2,4,4-trimetil ciclopentilideno) acetonitrila (4) Uma solução contendo 1 equivalente de uma mistura dos compostos 1 e 2, obtido no exemplo 1, no tolueno e 5 % em massa de paládio sobre carvão a 5 % é colocado em um autoclave, sob 20 bárias de hidrogênio,a 40°C. No fim da reação, o autoclave é purificado ao nitrogênio e a solução filtrada sobre celite. O filtrado é concentrado. O produto bruto obtido sob a forma de dois diastereoisômeros em proporções 70 : 30 é purificado por destilação.
Teb = 80°C/ 6 torr Descrição olfativa: verde, fresco, zesto, potente.
Isômero majoritário: 1H RMN (200 MHz, CDCI3): δ (ppm) 0,92-1,08 (m, 3H), 1,04 (s, 6H), 1,15- 1.42 (m, 2H), 1,60-1,87 (m, 3H), 2,23-2,44 (m, 3H). 13C RMN (50 MHz, CDCI3): δ (ppm) 18,82, 21,33, 31,54, 37,09, 39,94, 43,66, 47,86, 50,59,119,42. MS [e/m (%)]: 151 (M+, 0,3), 136 (39), 119 (20), 111 (21), 108 (16), 96 (13), 95 (100), 83 (67), 82 (26), 69 (30), 67 (18), 56 (11), 55 (25), 41 (28), 39 (14). Isômero minoritário: 1H RMN (200 MHz, CDCI3): δ (ppm) 0,92-1,08 (m, 3H), 1,04 (s, 6H), 1,15- 1.42 (m, 2H), 1,60-1,87 (m, 3H), 2,23-2,44 (m, 3H). 13C RMN (50 MHz, CDCI3): 13C RMN (50 MHz, CDCI3): δ (ppm) 16,16, 19,29, 30,43, 35,47, 37,09, 39,04, 46,71,49,42, 120,36. 1H RMN (200 MHz, CDCI3): (ppm) 0,92-1,08 (m, 3H), 1,04 (s, 6H), 1,15-1,42 (m, 2H), 1,60-1,87 (m, 3H), 2.23- 2,44 (m, 3H). 13C RMN (50 MHz, CDCI3): (ppm) 18,82, 21,33, 31,54, 37,09, 39,94, 43,66, 47,86, 50,59, 119,42 MS [e/m (%)]: 151 (M+, 0,3), 136 (39), 119 (20), 111 (21), 108 (16), 96 (13), 95 (100), 83 (67), 82 (26), 69 (30), 67 (18), 56 (11), 55 (25), 41 (28), 39 (14), 1H RMN (200 MHz, CDCI3): (ppm)0,92-1,08 (m, 3H), 1,04 (s, 6H), 1,15-1,42 (m, 2H), 1,60-1,87 (m, 3H), 2.23- 2,44 (m, 3H). δ (ppm) 16,16, 19,29, 30,43, 35,47, 37,09, 39,04, 46,71,49,42, 120,36. MS [e/m (%)]: 151 (M+, 0,2), 136 (25), 119 (13), 111 (29), 109 (10), 108 (20), 96 (27), 95 (100), 94 (11), 84 (16), 83 (69), 82 (31), 81 (11), 69 (52), 68 (10), 67 (20), 56 (24), 55 (29), 53 (11), 41 (34), 39 (17). IR (película, cm'1): 931w, 1064w, 1316w, 1366m, 1379m, 14124, 1463m, 2246m, 2866m, 2930s, 2952s. EXEMPLO 4: preparo do 2- (2,4,4-trimetil ciclopentil) acrilonitrila (5) 1,1 eq. de boroidreto de sódio é colocado sob atmosfera inerte no etanol, a 10°C. Acrescenta-se aí gota a gota 0 2-ciano- 2- (2,4,4-trimetil ciclopentilideno) acetato de metila B. O meio reacional é agitado durante uma noite à também, depois neutralizado com a acetona. Ele é em seguida derramado sobre uma solução fria de HC110 %. Extrai-se duas vezes a fase aquosa ao MTBE. Lavam-se as fases orgânicas reunidas com uma solução de bicarbonato de sódio, depois com água salgada. Após secagem sobre sulfato de magnésio, filtragem sobre papel e evaporação do solvente, do 3-hidróxi - 2- (2,4,4-trimetil ciclopentil) propanonitrila é obtido sob a forma de quatro diastereoisômeros em proporções 11 :13 : 23 : 53). O 3-hidróxi - 2- (2,4,4-trimetil ciclopentil) propanonitrila é colocado sob atmosfera inerte no dicloro metano, a 10 grau. São acrescentados 2,2 eq de DBU 9 diaza biciclo [5.4.0] undec-7-eno) e alguns cristais de DMAP (4- dimetil amino piridina), depois gota a gota 1,2 eq. de anidrido tri-fluoro acético. O meio reacional é agitado uma noite à temperatura ambiente, depois derramado sobre água. Extrai-se uma vez a fase aquosa ao dicloro metano. Lavam-se as fases orgânicas reunidas com água. Após secagem sobre sulfato de magnésio, filtragem sobre papel e evaporação do solvente, o produto bruto obtido sob a forma de dois diastereoisômeros em proporções 70 : 30 é destilado sob pressão reduzida.
Teb = 35°C/0,3 torr Descrição olfativa: verde, fruitado, pele de pêssego, mel.
Isômero majoritário: 1H RMN (200 MHz, CDCI3): δ (ppm) 0,85 (d, J = 7,2 Hz, 3H), 0,96-1,06 (m, 6H), 1,10-1,17 (m, 2H), 1,64-1,83 (m, 4H), 2,17-2,48 (m, 1H), 2,55-2,64 (m, 1H). 13C RMN (50 MHz, CDCI3): δ (ppm) 18,94, 31,70, 40,84, 42,07, 46,98, 48,61, 49,20, 50,39, 203,41 MS [e/m (%)]: 163 (M\ 1), 148 (21), 121 (10), 120 (12), 107 (10), 106 (40), 84 (100), 83 (15), 79 (21), 77 (13), 55 (16), 41 (21), 39 (13).
Isômero minoritário: 1H RMN (200 MHz, CDCI3): δ (ppm) 0,85 (d, J = 7,2 Hz, 3H), 0,96-1,06 (m, 6H), 1,10-1,17 (m, 2H), 1,64-1,83 (m, 4H), 2,17-2,48 (m, 1H), 2,55-2,64 (m, 1H). 13C RMN (50 MHz, CDCI3): δ (ppm) 16,94, 30,64, 35,64, 36,46, 46,12, 48,51, 49,67, 50,65, 203,41. MS [e/m (%)]: 163 (M+, 0,4), 148 (12), 106 (29), 84 (100), 79 (17), 77 (11), 69 (46),55 (11),41 (18), 39 (11). IR (película, cm'1): 841 w, 932s, 1078w, 1195w, 1294w, 1367m, 1378m, 1407w, 1461m, 1618m, 2222m, 2867m, 2953s. EXEMPLO 5: Preparo do 2- (2,4,4-trimetil ciclopentil) propanoni- trila (6) Uma solução contendo 1 equivalente de 2- (2,4,4-trimetil ciclopentil) acrilonitrila 5 no tolueno e 5 % em massa de paládio sobre carvão a 5 % é colocada em um autoclave, sob 2000 KPa(20 bar) de hidrogênio, a 40°C. No fim da reação, o autoclave é purificado ao nitrogênio e a solução filtrada sobre celite. O filtrado é concentrado. O produto bruto obtido sob a forma de quatro diastereoisômeros em proporções 8 : 18 : 22 : 52 é purificado por destilação, Descrição olfativa: verde, agreste, Artemísia, arborizado 4 Isômeros superpostos: 1H RMN (200 MHz, CDCI3): δ (ppm) 0,91-1,03 (m, 6H), 1,09-1,11 (m, 3H), 1,31-1,92 (m, 2H), 1,25-1,39 (m, 3H), 1,72-1,74 (m, 1H), 2,21-2,43 (m, 1H), 2,59-2,84 (m, 1H). 13C RMN (50 MHz, CDCI3 isômero majoritário (52%)): δ (ppm) 16,51, 20,91, 28,73, 30,88, 30,99, 35,95, 38,42, 46,23, 49,64, 50,78,123,32. MS [e/m (%)], 52% isômero: 165 (M+, 1), 150 (49), 133 (32), 111 (65), 109 (10) , 96 (19), 95 (100), 83 (54), 81 (14), 69 (69), 67 (14), 56 (11), 55 (43), 53 (11) ,41 (32), 39 (14). MS [e/m (%)], 22% isômero: 165 (M+, 0,4), 150 (57), 133 (26), 111 (33), 96 (14), 95 (100), 83 (68), 81 (11), 69 (47), 67 (12), 55 (34), 41 (25), 39 (12). MS [e/m (%)], 18% isômero: 165 (M\ 0,3), 150 (31), 133 (17), 122 (11), 111 (84), 110 (17), 109 (19), 96 (19), 95 (83), 94 (11), 84 (29), 83 (54), 82 (13), 81 (15), 69 (100), 67 (17), 56 (18), 55 (49), 53 (13), 41 (40), 39 (17). MS [e/m (%)], 8% isômero: 165 (M+, 0,1), 150 (29), 133 (19), 111 (87), 110 (16), 109 (18), 96 (15), 95 (83), 94 (14), 84 (32), 83 (56), 82 (13), 81 (17), 69 (100), 67 (15), 56 (15), 55 (49), 53 (11), 41 (38), 39 (16). IR (film cm'1): 979w, 1103w, 1197w, 1319w, 1366m, 1381m, 1461 m, 2238m, 2867m, 2952s. EXEMPLO 6: preparo do 2- (2,4,4-trimetil ciclopentil) acetaldeído O 2- (2,4,4-trimetil ciclopentil) acetonitrila 4 é colocado sob atmosfera inerte no tolueno, a 10°C. São acrescentados aí gota a gota 1,2 eq de Di-bal (hidreto de di-isobutil alumínio). O meio reacional é agitado algumas horas à temperatura ambiente, depois derramado sobre uma mistura 20 : 40 : 40 de ácido acético, de água e de gelo. Extrai-se uma vez a fase aquosa ao tolueno. Lavam-se as fases orgânicas reunidas com uma solução de bicar-bonato e sódio, depois com água salgada. Após secagem sobre sulfato de magnésio, filtragem sobre papel e evaporação do solvente, o produto bruto obtido sob a forma de dois diastereoisômeros em proporções 70 : 30 é destilado sob pressão reduzida.
Teb = 50°C/0,3 torr Descrição olfativa: muito verde, citrus, apimentado, cuminho, muito potente.
Isômero majoritário:1 H RMN (200 MHz, CDCI3): δ (ppm) 1,05 (2d, J = 7,0 Hz e J = 6,8 Hz, 6H), 1,57-1,64 (m, 2H), 1,94-1,98 (m, 1H), 2,28-2,34 (m, 1H), 2,52-2,71 (m, 2H), 7,14-7,28 (m, 5H), 9,65 (s, 1H). 13C RMN (50 MHz, CDCI3): δ (ppm) 10,26, 17,71, 33,71, 33,91, 35,43, 51,88, 126.27, 128,71 (2C), 128,81 (2C), 142,49, 205,95. MS [e/m (%)]: 154 (M+, 2), 110 (35), 95 (100), 69 (21), 55 (17), 41 (17). Isômero minoritário: 1H RMN (200 MHz, CDCI3): δ (ppm) 0,89 (2d, J = 7,0 Hz e J = 6,8 Hz, 6H), 1,57-1,64 (m, 2H), 1,94-1,98 (m, 1H), 2,28-2,35 (m, 1H), 2,52-2,71 (m, 2H), 7,14-7,28 (m, 5H), 9,64 (s, 1H). 13C RMN (50 MHz, CDCI3): δ (ppm) 8,57, 15,78, 32,59, 34,02, 36,97, 50,93, 126.27, 128,71 (2C), 128,81 (2C), 142,49, 205,95. MS [e/m (%)]: 154 (M+, 0,5), 110 (36), 109 (13), 95 (100), 83 (11), 69 (33), 55 (21), 41 (22). IR (película, cm'1): 698s, 747m, 1454m, 1496m, 1603w, 1721s, 2704w, 2860m, 2933m, 2963m, 3026m, 3062w. EXEMPLO 7: preparo do 2-(2,4,4 -trimetil ciclopentil) acrilonitrila 5 O 2-(2,4,4 - trimetil ciclopentil) acrilonitrila 5 é colocado sob atmosfera i-nerte no tolueno, a 10°C. São acrescentados aí gota a gota 1,2 eq de Dibal (hidreto de di-isobutil alumínio). O meio reacional é agitado algumas horas à temperatura ambiente, depois derramado sobre uma mistura 20 : 40 : 40 de ácido acético, de água e de gelo. Extrai-se uma vez a fase aquosa ao tolueno. Lavam-se as fases orgânicas reunidas com uma solução de bicarbonato de sódio, depois com água salgada. Após secagem sobre sulfato de magnésio, filtragem sobre papel e evaporação do solvente, 0 produto bruto obtido sob a forma de dois diastereoisômeros em proporções 70 : 30 é destilado sob pressão reduzida.
Teb = 40°C /0,3 torr Descrição olfativa: verde, citrus, arborizado, potente.
Isômero majoritário: 1H RMN (200 MHz, CDCI3): δ (ppm) 0,88 (d, J = 6,4 Hz, 3H), 1,05 (2s 6H), 1.22- 1,34 (m, 2H), 1,60-1,87 (m, 2H), 2,04-2,17 (m, 1H), 2,57-2,67 (m, 1H), 6,01 e 6,28 (2s, 2H), 9,56 (s, 1H). 13C RMN (50 MHz, CDCI3): δ (ppm) 18,61, 31,78, 37,28, 39,56, 45,53, 49,06, 50,60, 133,39, 153,26,195,50. MS [e/m (%)]: 166 (M+, 35), 151 (89), 137 (30), 133 (43), 124 (17), 123 (60), 110 (26), 109 (100), 108 (21), 107 (21), 105 (20), 96 (12), 95 (88), 93 (25), 91 (24), 84 (29), 83 (39), 82 (11), 81 (58), 79 (32), 77 (22), 70 (12), 69 (57), 68 (11) , 67 (39), 65 (11), 56 (10), 55 (42) 53 (27), 43 (16), 41 (58) 39 (31). Isômero minoritário: 1H RMN (200 MHz, CDCI3): δ (ppm) 0,59 (d, J = 7,2 Hz, 3H), 1,05 (2s, 6H), 1.22- 1,34 (m, 2H), 1,60-1,87 (m, 2H), 2,04-2,17 (m, 1H), 2,57-2,67 (m, 1H), 6,07 e 6,20 (2s, 2H), 9,56 (s, 1H). 13C RMN (50 MHz, CDCI3): δ (ppm) 18,13, 31,54, 34,56, 37,28, 40,47, 43,24, 49,74,134,33, 151,82,195,50. MS [e/m (%)]: 166 (M+, 25), 151 (66), 137 (27), 133 (29), 124 (14), 123 (44), 110 (20), 109 (100), 108 (18), 107 (17), 105 (14), 95 (68), 93 (20), 91 (22), 84 (72), 83 (39), 82 (10), 81 (57), 79 (29), 70 (11), 69 (86), 67 (32), 65 (10), 56 (12) , 55 (39), 53 (23), 43 (13), 41 (57), 39 (29). IR (película, cnrf1): 895w, 937m, 1190w, 1242w, 1364w, 1376w, 1459m, 1623w, 1693s, 2696w, 2865m, 2952m. EXEMPLO 8: preparo do 2-(2,4,4 - trimetil ciclopentil) propanal (9) O 2-(2,4,4 - trimetil ciclopentil) propanonitrila 6 é colocado sob atmosfera inerte no tolueno, a 10°C. São acrescentados aí gota a gota 1,2 eq de de Dibal (hidreto de di-isobutil alumínio). O meio reacional é agitado algumas horas à temperatura ambiente, depois derramado sobre uma mistura 20:40:40 de ácido acético, de água e de gelo. Extrai-se uma vez a fase aquosa ao tolueno. Lavam-se as fases orgânicas reunidas com uma solução de bicarbonato de sódio, depois com água salgada. Após secagem sobre sulfato de magnésio, filtragem sobre papel e evaporação do solvente, o pro- duto bruto obtido sob a forma de três diastereoisômeros observados em CPG em proporções 73:16:11 é destilado sob pressão reduzida.
Teb = 40°C/0,4 torr Descrição olfativa: arborizado, seco, verde , citrus, fresco 3 isômeros superpostos: 1H RMN (200 MHz, CDCI3): δ (ppm) 0,95-1,03 (sinais s suprepostos, 6H), 1,07-1,11 (sinais d suprepostos, 3H), 1,17-1,32 (m, 2H), 1,40-1,50 (m, 1H), 1,62-1,71 (m, 1H), 1,81-2,05 e 2,20-2,23 (2m, 2H), 2,35-2,48 (m, 1H), 9,64 e 9,70 (2s, 1H). 13C RMN (50 MHz, CDCI3): 73% isômero: δ (ppm) 9,43, 19,34, 31,21, 31,40, 37,0, 37,40, 45,90, 47,10, 48,65, 50,46, 205,88. MS [e/m (%), 73% isômero]: 168 (M+, 1), 111 (14), 110 (49), 95 (100), 83 (26), 69 (30), 58 (10),55 (27),41 (17). MS [e/m (%), 16% isômero]: 168 (M+, 0,1), 111 (19), 110 (71), 97 (13), 95 (100), 83 (40), 69 (52), 67 (10), 58 (11), 55 (42), 43 (11), 41 (24). MS [e/m (%), 10% isômero]: 168 (M\ 1), 111 (20), 110 (37), 109 (12), 95 (100), 83 (79), 82 (15), 69 (45), 67 (13), 58 (33), 55 (45), 43 (12), 41 (27), 39 (10). MS [e/m (%)]: 190 (M+, 18), 132 (11), 131 (39), 117 (33), 105 (16), 104 (33), 92 (25), 91 (100), 85 (31), 65 (14). IR (película, cm"1): 840w, 885w, 920w, 971w, 1365w, 1377w, 1460m, 1725s, 2700w, 2866m, 2930m, 2952m. EXEMPLO 9: Composição perfumante, contendo o composto 5 Um acordo de tipo bombom ao limão foi preparado a partir dos seguintes ingredientes Avaliação: o acréscimo do composto 5 dá muito poder a essa nota limão, boostant consideravelmente as notas "citron" (limão) e "nitrila". A molécula tem também uma ação sobre a faceta gourmande (glutona), a nota etila maltol é acentuada. O mesmo efeito é constatado na aplicação alcoólica e shampoo. EXEMPLO 10: Composição perfumante, contendo o composto 5.
Um acordo de tipo pêssego verde foi preparado a partir dos seguintes ingredientes: Avaliação: o acréscimo 5 aumenta consideravelmente a poder, ele impulsiona as notas verdes. Várias pessoas de painel acionado têm a mesma opinião: elas preferem a composição com o composto 5. Essa composição é sentido em aplicação em shampoo.
REIVINDICAÇÕES

Claims (10)

1. Composto, caracterizado pelo fato de que apresenta a fórmula O): na qual: R é um átomo de hidrogênio, um grupo alquila em Ci-Ce, um grupo alcemla em CrCg ou um grupo -CHa, Z é um grupo CN ou CHO; e além de uma das ligações em pontilhado estar presente; com a condição de que: se Z for um grupo CHO e uma das ligações em pontilhado estiver presente, então R não será um átomo de hidrogênio; e se a ligação em pontilhado entre os carbonos Ca e Cb estiver presente, então R não será um grupo =CHa-
2. Composto de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que apresenta a fórmula geral {I'): R é um átomo de hidrogênio, um grupo alquila em Ci-Ce, alceni-la em Ca-Ce ou um grupo = CH2; e no máximo uma das ligações em pontilhado está presente; com a condição de que, se a ligação em pontilhado entre os carbonos Ca e Cb estiver presente, então R não será um grupo = CHa.
3. Composto de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que R é um átomo de hidrogênio ou um grupo metíla ou =CH2.
4. Composto de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que apresenta a fórmula geral (Γ): na qual: R é um átomo de hidrogênio, um grupo alquila em Ci-C6, alceni-la em C2-C6 ou um grupo = CH2; e no máximo uma das ligações em pontilhado está presente; com a condição de que, se uma das ligações está presente em pontilhado, então R não será um grupo = CH2.
5. Composto de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que R é um átomo de hidrogênio, grupo metila ou um grupo = CH2.
6. Processo de preparo de um composto de fórmula (I), caracterizado pelo fato de que compreende uma etapa que consiste em fazer reagir o composto de fórmula (A): com uma dietil fosfono dialquíl acetonitriia de fórmula R C H (C N )PO(OC2 Hsk na qual R é um átomo de hidrogênio, um grupo alquila em Ci-Ce ou um grupo alcenila em C2-C6; ou com um cianoacetato de alquila de fórmula NCCH2CÜOR', na qual R é um grupo alquila em C1-C4.
7. Utilização de um composto como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que é como agente ou composto fragrante.
8. Utilização de um composto como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que é como agente ocul-tadorde um odor.
9. Utilização de acordo com a reivindicação 7 ou 8, caracterizado pelo fato de que o composto como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 5, está em combinação com pelo menos um outro ingrediente aro-matizante ou perfumante, e/ou pelo menos um solvente, e/ou pelo menos um adjuvante.
10. Composição perfumante, caracterizada pelo fato de que compreende um composto como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 5.

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR101819615B1 (ko) 나무 향을 지닌 화합물
JP5514114B2 (ja) 置換オクタン(オクテン)ニトリル、その合成方法及び香料におけるその使用
JP2015511234A (ja) 付香成分としてのアルデヒド
ES2777000T3 (es) Nuevos aldehídos cicloalcánicos, su proceso de preparación, así como su utilización en perfumería
JP5856564B2 (ja) イソホロンに由来する新規のアルデヒド類及びニトリル類、並びに香料製造業におけるそれらの使用
BR112012006108B1 (pt) Aldehydes and nitriles from the isophorone, process of preparation, use and perfuming composition comprising the same
CA2969389A1 (en) Novel acetals of 1-(3,3-dimethylcyclohex-1-eneyl) ethanone, method for the production thereof and use of same in perfumery
ES2330640T3 (es) Derivados de 3-isopropil-1-metilciclopentilo y su utilizacion en aplicaciones de fragancia.
BRPI0514105B1 (pt) Tetrahidropirano (na) s substituídos em beta, seu processo de síntese e sua utilização em perfumaria
ES2295900T3 (es) Derivados de 3-isopropil-1-metilciclopentilo y su utilizacion en aplicaciones de fragancia.
WO2024096036A1 (ja) 香料組成物および消費者製品
JP6101281B2 (ja) 芳香剤としての5,5−ジメチル−2−プロピル−ヘキサヒドロ−2,4a−メタノナフタレン−1−オン
WO2009056756A1 (fr) Octane(ène) nitriles substitués, leurs procédés de synthèses et leurs utilisations en parfumerie
BR112015008263B1 (pt) Uso de um composto orgânico, método para melhorar, aumentar ou modificar uma base de produto de consumo, composição e artigo de fragrância