BR112012003935A2 - transportador de taliscas adaptável reversível - Google Patents

transportador de taliscas adaptável reversível Download PDF

Info

Publication number
BR112012003935A2
BR112012003935A2 BR112012003935-0A BR112012003935A BR112012003935A2 BR 112012003935 A2 BR112012003935 A2 BR 112012003935A2 BR 112012003935 A BR112012003935 A BR 112012003935A BR 112012003935 A2 BR112012003935 A2 BR 112012003935A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
reversible
mode
taliscas
load
group
Prior art date
Application number
BR112012003935-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112012003935B1 (pt
Inventor
Thomas Michael Price Almond
Original Assignee
Hallco Industries Inc.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hallco Industries Inc. filed Critical Hallco Industries Inc.
Publication of BR112012003935A2 publication Critical patent/BR112012003935A2/pt
Publication of BR112012003935B1 publication Critical patent/BR112012003935B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65GTRANSPORT OR STORAGE DEVICES, e.g. CONVEYORS FOR LOADING OR TIPPING, SHOP CONVEYOR SYSTEMS OR PNEUMATIC TUBE CONVEYORS
    • B65G25/00Conveyors comprising a cyclically-moving, e.g. reciprocating, carrier or impeller which is disengaged from the load during the return part of its movement
    • B65G25/04Conveyors comprising a cyclically-moving, e.g. reciprocating, carrier or impeller which is disengaged from the load during the return part of its movement the carrier or impeller having identical forward and return paths of movement, e.g. reciprocating conveyors
    • B65G25/06Conveyors comprising a cyclically-moving, e.g. reciprocating, carrier or impeller which is disengaged from the load during the return part of its movement the carrier or impeller having identical forward and return paths of movement, e.g. reciprocating conveyors having carriers, e.g. belts
    • B65G25/065Reciprocating floor conveyors

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Reciprocating Conveyors (AREA)
  • Chain Conveyers (AREA)
  • Tyre Moulding (AREA)
  • Control Of Conveyors (AREA)
  • Loading Or Unloading Of Vehicles (AREA)

Abstract

TRANSPORTADOR DE TALISCAS ADAPTÁVEL REVERSÍVEL Um transportador de taliscas, de modo multioperacional com uma pluralidade de modos operacionais (cada modo operacional tendo um número pré-determinado de estágios) e meio de comutação entre modos operacionais sensível a pelo menos um evento de mudança operacional.

Description

is CE 1/35 ... ro TRANSPORTADOR DE TALISCAS ADAPTÁVEL REVERSÍVEL Etr O presente requerimento é um requerimento reivindicando os benefícios do CO Requerimento de Patente U.S. Número de Série12/604.279, protocolado em 22 de Outubro de 2009. O presente requerimento é um requerimento reivindicando os Ss benefícios sob 35 USC Section 119(e) da Patente Provisória U.S. Número de Série 61/236.513, protocolada em 24 de Agosto de 2009. O presente requerimento baseia-se sobre e reivindica prioridade para estes requerimentos, cuja exposição é aqui expressamente anexada para referência em sua totalidade.
ÁREA TÉCNICA A presente invenção contempla um transportador de taliscas reversível e, mais especificamente, um transportador adaptável ou multimodal.
FUNDAMENTO TÉCNICO Transportadores reversíveis de taliscas (também denominados “sistemas transportadores” “transportadores de taliscas reversíveis” ou “transportadores”) em geral compreendem uma pluralidade de ripas alongadas ou taliscas (também denominadas “taliscas de transportador,” “ripas de piso,” ou “ripas de convés”). Os transportadores são usados em geral nos compartimentos de retenção de carga de veículos de transporte de cargas (p.ex. o reboque móvel para carga, a carroçaria de um caminhão, a parte traseira de um semi-reboque, ou o baú de um furgão). O compartimento de retenção de carga tem a extremidade frontal voltada para a frente do compartimento (p.ex, em um caminhão, a extremidade frontal seria a extremidade voltada para a cabine do motorista) e uma extremidade traseira (p.ex., em um caminhão, a extremidade traseira é a extremidade através da qual a carga é carregada e através da qual a carga é retirada). As taliscas são dispostas lado a lado a fim de formar o piso do compartimento de retenção da carga de tal forma que
. 2/35 : 2 elas se estendem longitudinalmente ao chassi do compartimento de retenção da feitio i . * carga A “carga” pode ser, por exemplo, silagem, grãos, fertilizante, terra, areia, e o documentos fragmentados, cavaco de madeira, serragem, lixo, ou qualquer material particulado.
As taliscas são, geralmente, agrupadas em conjuntos de duas ou mais (grupos de n taliscas). Os grupos podem também incluir uma talisca estacionária ou mais. Para fins de descrição, as taliscas respectivas de cada grupo serão denominadas “conjunto”. As taliscas de cada conjunto movem-se simultaneamente num mesmo sentido (“sentido de direção de transporte da carga” ou “sentido de transporte") e, a seguir, retornam à posição inicial (“sentido de retração da carga” ou “sentido de retração”). O movimento para frente e para trás das taliscas faz com que a carga colocada sobre o chão avance passo a passo, e que, a seguir, as taliscas retraiam sem a carga. Se for o caso de carregar um caminhão, o transporte da carga é feito no sentido da extremidade frontal do compartimento de retenção da carga e o sentido de retração da carga é feito voltado para a extremidade traseira do compartimento de retenção da carga. Se for o caso de descarregar um caminhão (o uso mais típico), o sentido de transporte da carga é feito voltado para a extremidade traseira do compartimento de retenção da carga e o sentido de retração da carga é feito voltado para a extremidade frontal do compartimento de retenção da carga.
Transportadores reversíveis de taliscas podem ser classificados com base no número de “estágios” que cada grupo de taliscas executa no sentido de retração da carga (p.ex, se as taliscas de um grupo de três taliscas cada retrocedem individualmente, trata-se de sistema de três estágios, mas se somente duas taliscas de um grupo de três taliscas retrocedem e a terceira permanece no seu lugar, trata- se de um sistema de dois estágios. Outra classificação baseia-se em ser o
. 3/35 Fa o movimento de carga/descarga contínuo (movimento de transporte da maior parte . : : -- — não para de mover enquanto a menor parte retrocede) ou descontínuo (o movimento . o | de transporte para enquanto cada conjunto de taliscas retrocede).
A Patente U.S. No. 4.856.645 concedida à Hallstrom (aqui anexada em sua totalidade para referência) descreve um transportador de dois estágios, descontínuo, reversível, do tipo de taliscas, que contém duas extensões longitudinais lateralmente espaçadas, o primeiro e o segundo conjuntos de taliscas reversíveis dispostos para um movimento longitudinal de escorregamento no plano da carroçaria. Interposta entre taliscas adjacentes reversíveis há uma terceira talisca fixa montada imóvel ao chassi. Um par de cilindros hidráulicos de dupla ação é provido para mover longitudinalmente os conjuntos das taliscas reversíveis, sendo que o primeiro conjunto de taliscas reversíveis é ligado ao primeiro cilindro e o segundo é ligado ao segundo cilindro, de tal forma que as taliscas reversíveis adjacentes podem mover- se independentemente uma da outra enquanto uma talisca reversível sim outra não trabalham em uníssono fora da mesma unidade, em que ambos os conjuntos de taliscas reversíveis podem ser movidos simultaneamente na direção do transporte, sendo que cada conjunto de taliscas reversíveis pode ser movido na direção oposta, direção de retração, um independentemente do outro. A Patente U.S. No. 4.962.848 concedida à Foster (aqui incluída em sua totalidade para referência) descreve um transportador de taliscas, de dois estágios, descontínuo, reversível, que contém grupos com duas taliscas móveis e uma terceira talisca fixa, imóvel. A principal diferença entre a invenção descrita na patente concedida à Foster e a invenção descrita na Patente US No. 4.856.645 concedida à Hallstrom está na localização das peças móveis do piso em relação à peça fixa do piso.
, 4/35 Toa A Patente U.S.
No. 3.534.875 concedida à Hallstrom (aqui incluída em sua totalidade e. í e para referência) descreve um transportador do tipo de taliscas de três estágios, contínuo, reversível.
Na Patente “875 da Hallstrom, grupos de pelo menos três taliscas alongadas estão dispostos lado a lado a fim de formar uma carroçaria de caminhão tipo transportador.
As taliscas de cada grupo são ligadas a mecanismos de movimento de tal maneira que haja sempre um cada vez maior número de taliscas de cada grupo movendo-se simultaneamente no sentido do transporte enquanto a(s) talisca(s) remanescente(s) do grupo move(m)-se no sentido oposto, sentido de retração.
São previstos meios motores destinados a mover mais da metade das taliscas de cada grupo simultaneamente no sentido do transporte e a mover o restante das taliscas de cada grupo no sentido oposto, a uma velocidade maior.
Por exemplo, a patente Hallstrom '875 descreve uma configuração na qual há dois conjuntos de taliscas transportando e um conjunto de taliscas retrocedendo.
A Patente U.S.
No. 4.143.760 concedida à Hallstrom (aqui incluída em sua totalidade para referência) descreve um transportador do tipo de taliscas, de três estágios, descontínuo, reversível, no qual as taliscas são ligadas a um mecanismo movido por fluido pressurizado, destinado a mover todas as taliscas de cada grupo simultaneamente de uma posição inicial no sentido do transporte de carga e, a seguir, a mover as taliscas de cada grupo sequencialmente (em conjuntos de taliscas correspondentes) no sentido oposto, sentido de retração da posição avançada novamente à posição inicial.
As taliscas de cada grupo são interligadas, de maneira, no entanto, que possam ser liberadas no sentido do transporte para garantir movimento simultâneo.
A Patente U.S.
No. 4.793.468 concedida à Hamilton (aqui incluída em sua totalidade para referência) descreve um aparelho, e o método respectivo, para controlar um
" 5/35 FE piso de movimento contínuo de quatro estágios com múltiplas taliscas deslizantes, a iss . — fim de produzir um esforço praticamente uniforme de movimento de carga sobre : : uma carga transportada pelo aparelho. As taliscas são revertidas para frente e para trás por cilindros hidráulicos, cada um dos quais controla um conjunto de taliscas Ss movidas conjuntamente. A qualquer momento, a maioria das taliscas move-se conjuntamente no sentido desejado, carregando uma carga neste sentido a uma velocidade aproximadamente uniforme. O restante das taliscas move-se na direção contrária, mas a uma velocidade múltipla da velocidade à frente da maioria das taliscas. Cada conjunto de ripas move-se segundo um curso para a frente a uma velocidade relativamente baixa; a seguir, por um curso de retorno a uma velocidade maior. A Patente U.S. No. 4.580.678 concedida à Foster (aqui incluída em sua totalidade para referência) descreve um transportador móvel contínuo de seis estágios que usa duas fontes diferentes de pressão hidráulica, uma para avançar as taliscas e a outra para retroceder as taliscas. A maior parte do piso está sempre movendo-se no sentido do transporte enquanto a menor parte do piso está sendo retrocedida a uma velocidade maior.
BREVE RESUMO DA INVENÇÃO A presente invenção contempla um transportador reversível de taliscas e, mais especificamente, um transportador de taliscas reversível adaptável ou multimodal. Um transportador reversível de operação multimodal compreende uma pluralidade de taliscas dispostas em grupos (taliscas nas posições respectivas em tais grupos formando conjuntos, as taliscas sendo móveis no sentido do transporte da carga e no sentido de retração da carga) sendo uma talisca de cada conjunto preferivelmente fixada a pelo menos uma fonte de energia (ou de subunidade de b 6/35 He, Ê energia ou subunidade de força motora). O transportador alternante, de taliscas, de ia í i .- —operação multimodal tem uma pluralidade de modos de operação (pelo menos um S E Í dos quais sendo o modo inicial de operação), cada modo de operação tendo uma quantidade pré-determinada de estágios para mover um pré-determinado número de . taliscas de cada grupo de taliscas no sentido de retração. Pelo menos um da pluralidade de modos de operação é um modo inicial de operação. O transportador reversível de taliscas de operação multimodal tem meios de passar a outro modo de operação, sendo este meio de comutação susceptível a pelo menos uma mudança de modo de operação.
Um transportador reversível de taliscas, de operação multimodal para carregar e descarregar pelo menos uma carga de um compartimento de retenção de carga compreende uma pluralidade de taliscas dispostas em grupos de n taliscas [taliscas nas respectivas posições nos referidos grupos formando conjuntos, n sendo um número maior ou igual a três (3)] e n fontes de energia. As taliscas são móveis num sentido de transporte de carga e num sentido de retração de carga. Pelo menos uma talisca de cada conjunto ligada a cada fonte de energia (ou subunidade de energia ou subunidade de força motora). O transportador de taliscas, reversível, de operação multimodal tem uma pluralidade de modos de operar, cada modo de operar tendo um número pré-determinado de estágios para mover um número pré-determinado de taliscas em cada grupo de taliscas no sentido de retração da carga. O transportador reversível, de taliscas, de operação multimodal, tem meio para comutar entre modos de operação, o meio de comutação sendo susceptível a pelo menos um evento de mudança de modo de operação.
: 7135 a K Os objetivos anteriores e outros, assim como as características e as vantagens da e > — invenção, serão mais prontamente entendidos após considerar a seguinte descrição e detalhada da invenção, tomada em conjunto com os desenhos anexos.
BREVE DESCRIÇÃO DAS VÁRIAS VISTAS DOS DESENHOS Os desenhos anexos, que são incorporados a esta especificação e constituem parte dela, mostram várias configurações exemplificadoras. A Figura 1 é um fluxograma mostrando um método exemplificador e um sistema de um transportador reversível de taliscas adaptável ou multimodal. A Figura 2 é um gráfico de estado mostrando uma versão exemplificadora simplificada dos estados de um transportador reversível de taliscas multimodal.
A Figura 3 é um diagrama hidráulico de um transportador, proposto exemplificador, de taliscas, reversível, multimodal, que pode operar tanto em modo operacional descontínuo de dois estágios como em um modo operacional contínuo de três estágios.
As Figuras 4 a 8 são vistas perspectivas superiores angulares de um transportador de talisca reversível, adaptável ou multimodal, trabalhando em modo operacional descontínuo de três estágios, que mostram também um processo exemplificador de carregamento.
As Figuras 9 a 13 são vistas perspectivas superiores angulares de um transportador de taliscas, reversível, adaptável ou multimodal, trabalhando em modo operacional descontínuo de três estágios, que mostram também um processo exemplificador de carregamento.
As Figuras 14 a 17 são vistas perspectivas superiores angulares de um transportador de taliscas reversível, adaptável ou multimodal, trabalhando em modo é 8/35 A RGESSASM .. operacional descontínuo de dois estágios, que também mostram um processo e Í o exemplificador de carregamento. e As Figuras 18 a 21 são vistas perspectivas superiores angulares de um transportador de talisca reversível, adaptável ou multimodal, trabalhando em modo operacional descontínuo de dois estágios, que também mostram um processo exemplificador de carregamento.
A Figura 22 é um diagrama hidráulico de um transportador, de segunda preferência, de taliscas, reversível, adaptável ou multimodal, que pode operar tanto em modo operacional descontínuo de dois estágios como em modo operacional descontínuo de três estágios.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO A presente invenção contempla um transportador de taliscas e, mais especificamente, um transportador de taliscas, reversível, adaptável ou multimodal (também denominado “de modo multioperacional”).
Como foi dito na seção dos Fundamentos desta exposição, há muitos tipos de transportadores reversíveis de taliscas. Os transportadores conhecidos de taliscas, reversíveis, podem ser classificados segundo o número de “estágios” que cada grupo de taliscas executa no sentido da retração da carga (p.ex. se cada talisca de um grupo de três taliscas retrocede separadamente, ele é um sistema de três estágios). Discutem-se na seção de Fundamentos desta exposição, transportadores exemplificadores de taliscas com dois, três, quatro e seis estágios. Os transportadores de taliscas, reversíveis, conhecidos podem, ainda, ser classificados quanto ao movimento das taliscas em contínuos ou descontínuos, e exemplos de ambos são discutidos na seção de Fundamentos desta exposição.
. 9/35 Pia Te O Pode haver vantagens em cada um dos sistemas técnicos anteriores, Pio í S -- — independentemente de quantos estágios são executados no sentido da retração da fm carga ou se o movimento das taliscas é contínuo ou descontínuo. Por exemplo, dos sistemas conhecidos desta técnica, transportadores de taliscas, reversíveis, de dois estágios são, em geral, mais rápidos e mais eficientes (em termos de uso de óleo ou energia). Por exemplo, requer-se menos óleo hidráulico para transportar a carga 30 usando um transportador de taliscas reversível de dois estágios. Assim, para o mesmo volume de óleo, o transportador de taliscas reversível de dois estágios transportará a uma taxa de velocidade mais rápida do que um transportador de taliscas reversível de três estágios. Transportadores de taliscas reversíveis de dois estágios, no entanto, são descontínuos e, pelo menos, uma talisca de cada grupo não se move. O problema que uma talisca imóvel representa refere-se a poder sobrar carga não retirada do compartimento de retenção da carga (“falha de descarga”). Transportadores reversíveis de taliscas com um maior número de estágios e/ou de movimento contínuo têm maior potência e provém melhor descarga, mas são menos eficientes e em geral mais lentos. Ainda, tipos diferentes de transportadores reversíveis de taliscas são particularmente adequados para cargas específicas. Por exemplo, um transportador reversível de taliscas de dois estágios é especialmente adequado para cargas coesivas (p.ex. silagem e documentos fragmentados). Transportadores reversíveis de taliscas com três ou mais estágios são especialmente adequados para cargas menos coesivas (p.ex. grãos e fertilizantes). Destarte, todos os sistemas anteriores têm pontos fortes e pontos fracos.
O transportador adaptável ou multimodal reversível de taliscas, no entanto, pode funcionar em modos de múltiplos estágios (p.ex. tanto em um modo de dois estágios
. 10/35 Da o como em um de três estágios, mas poderia ser operado em qualquer modo que facial : S -- — tenha um pré-determinado número de estágios) e tanto no modo contínuo como no O í descontínuo e, portanto, tem todas as vantagens dos vários transportadores de taliscas da técnica anterior. O transportador adaptável reversível de taliscas que pode ser usado em qualquer um dos modos operacionais é projetado para apoio, de tal forma que o usuário pode escolher o modo operacional que mais lhe convenha para um determinado uso. Mais, o usuário pode escolher um modo operacional inicial (caracterizado por um pré-determinado número de estágios) e, depois, comutar para outro modo operacional (caracterizado por ter um número de estágios diferente do modo operacional inicial). A possibilidade de comutar entre modos operacionais é especialmente vantajosa quando a carga é uma carga “difícil”', em que há bastante atrito com as paredes laterais tal que a carga é difícil de descarregar no início. Nesta situação, o modo operacional inicial pode ser um modo operacional de três estágios e, uma vez que a carga tenha sido “liberada,” tanto um sensor 40 como o usuário podem promover uma mudança do modo inicial de operação para um modo operacional de dois estágios mais eficiente e mais rápido. Da mesma forma, se uma carga é especialmente pesada, um modo operacional de três estágios mais poderoso (mais cilindros trabalhando) pode ser usado até que a carga seja aliviada, quando tanto um sensor 40 quanto o usuário podem promover a mudança de um modo operacional para outro modo operacional descontínuo de dois estágios mais eficiente e mais rápido.
Para fins de transportador adaptável reversível de taliscas, um modo operacional é definido pelo número de estágios que usa (ou seja, o número pré-determinado de estágios). Uma característica do modo operacional é ser ele contínuo ou descontínuo. Para fins de transportador adaptável reversível de taliscas, comutar é 11/35 ir e entre um modo operacional contínuo e um modo operacional descontínuo continua Fio À í -- — sendo considerado como comutação entre modos. Deve ser salientado que “on” a eo (“liga”) e “off” (“desliga”) não são considerados modos operacionais. Mais, apesar de que inverter o sentido de um transportador reversível de taliscas (ou seja, comutando de carregar para descarregar ou comutando de descarregar para carregar) pode ser acompanhado de uma mudança no modo operacional, o sentido em si não é considerado na descrição do modo de operação. Para fins de transportador adaptável reversível de taliscas, comutar entre o estado “on” (“liga”) e o estado “off” (“desliga”) não é considerado comutação entre modos operacionais. Da mesma forma, para fins de transportador adaptável reversível de taliscas, comutar entre o estado de “carregar” e o estado de “descarregar” não é considerado comutação entre modos operacionais.
A Figura 1 é um fluxograma mostrando um método exemplificativo e um sistema relativos ao transportador adaptável reversível de taliscas. Este fluxograma mostra que quando um transportador adaptável reversível de taliscas é ligado (partida), ele oferece a opção de escolher o modo operacional 20 (alternativamente, o transportador adaptável reversível de taliscas pode entrar em um pré-determinado modo de operação). Se a escolha do modo inicial de operação é facilitada, a seleção pode ser feita pelo usuário manualmente ou pode ser feita automaticamente usando um ou mais sensores. O transportador adaptável reversível de taliscas entra em um modo inicial de operação (p.ex. dois estágios descontínuo ou três estágios contínuo ou descontínuo) 22. Em algum ponto ocorre um evento, (uma mudança de modo operacional) que altera o modo 24 de operação, e o transportador adaptável reversível de taliscas entra em um novo modo operacional 26. Por exemplo, um usuário pode iniciar a mudança (p.ex. evento de mudança manual de modo
. 12/35 fi te : operacional), um sensor pode iniciar a mudança (p.ex. evento do sensor mudando o e : Ê -- — modo operacional), o modo pode mudar após um número de ciclos (p.ex. um evento ” A de mudança de modo de contar), ou um temporizador pode iniciar a mudança (p.ex. evento de mudança de controlar o tempo de operação) de tal forma que um transportador adaptável reversível de taliscas que, inicialmente, está no modo descontínuo de dois estágios entra em um modo contínuo ou descontínuo de três estágios.
Em outro exemplo, um evento de mudança de modo operacional ocorre de tal forma que um transportador adaptável reversível de taliscas que está inicialmente no modo de três estágios descontínuo ou contínuo entra em um modo de dois estágios descontínuo.
Eventos de múltiplas mudanças de modos operacionais podem ocorrer para mudar o modo operacional.
Por exemplo, o modo inicial de operação pode ser um modo operacional de seis estágios e eventos podem ocorrer tais que ele opera sequencialmente em modos operacionais de cinco estágios, quatro estágios, três estágios e eventualmente dois estágios.
Em mais outro exemplo, o modo operacional inicial pode ser um modo operacional de dois estágios porque é econômico, mas um usuário pode ver que a carga é muito pesada e pode mudá-lo para um modo operacional de três estágios e, após isto, voltar ao modo operacional de dois estágios, quando a carga for mais leve.
Alguma vez, o transportador adaptável reversível de taliscas será desligado (fim), apesar de não ser isto, tecnicamente, um evento de mudança de modo de operação, porque não causa uma mudança entre dois modos de operação (“liga e desliga” e “carregar e descarregar” não são, tecnicamente, modos operacionais). A Figura 2 é um gráfico de estado mostrando uma versão simplificada exemplificadora dos estados de um transportador adaptável ou multimodal, reversível, de taliscas.
O Estado 28 é um estado de mudança de modo operacional.
FA Sl Neste estado, o transportador multimodal reversível de taliscas está aguardando e í : -* — instruções para mudar e/ou de fato está mudando de estado em resposta a um a À evento de mudança de modo operacional. Eventos exemplificadores de mudança de modo operacional incluem, mas não estão limitados a, uma pré-determinada escolha de um modo operacional (p.ex. ter entrado em um modo inicial de operação como resultado de uma configuração mecânica pré-determinada e/ou de um programa), uma escolha do usuário ou manual ou, ainda, o acionamento de um modo operacional (p.ex. o usuário escolhe o modo operacional ou muda o modo operacional), uma escolha de sensor ou de acionar um modo operacional (p.ex. um sensor acionando uma mudança de modo operacional), uma escolha de temporização ou de acionamento de um modo operacional (p.ex. após um tempo pré-determinado, o modo operacional muda), ou outra escolha ou meio de acionamento de uma mudança no modo operacional. O Estado 29 é o estado em que o transportador adaptável ou multimodal, reversível, de taliscas está realmente funcionando no modo operacional. Deve-se salientar que a técnica anterior (que pode ser considerada como tendo apenas um único modo operacional) não contempla mudança de estado de modo de operação — é mais liga ou desliga, e, se estiver ligado, é mais carregar ou descarregar. Liga, desliga, carrega, descarrega não são relevantes como modos operacionais conforme aqui definido.
Deve ser salientado que as Figuras 1 e 2 são diagramas que ilustram métodos e sistemas relativos ao transportador adaptável ou multimodal, reversível, de taliscas. Entender-se-á que cada bloco destes diagramas, e das combinações de blocos nestes diagramas, pode ser implementado como parte de um sistema mecânico (p.ex. no sistema hidráulico mostrado na Figura 3). Será também entendido que pelo menos alguns dos blocos destes diagramas, partes dos blocos destes diagramas,
é 14/35 fntifaia*: e/ou combinações de blocos nestes diagramas, podem ser implementados por pis ã: É -- — instruções de programas de computador, recebimento de instruções de um usuário SS et í e/ou sensores 40 associados a um sistema mecânico. Estes programas de computador podem ser carregados em um computador para produzir uma máquina, de tal forma que as instruções executadas no computador criam estruturas para implementar as funções especificadas no bloco ou nos blocos de diagramas. O termo “carregado em um computador” também inclui ser carregado na memória do computador ou numa memória associada ao computador ou acessível pelo computador. O termo “memória” é entendido como incluindo qualquer tipo de computador (ou outra tecnologia) — incluindo mídia legível, mas não limitada a, RAM, ROM, disco flexível, disco rígido, ou outro meio de armazenagem conhecido ou ainda a ser descoberto. O termo “computador” é entendido como incluindo qualquer tipo de processador, dispositivo lógico programável, ou outro tipo de aparelho programável conhecido ou ainda a ser descoberto. Será também entendido que cada bloco de diagramas, assim como combinações de blocos nos diagramas, pode ser dividido e/ou juntado a outros blocos dos diagramas sem afetar o escopo da invenção.
O transportador adaptável reversível de taliscas opera numa pluralidade de modos operacionais, cada modo operacional tendo um número pré-determinado de estágios para mover um pré-determinado número de taliscas em cada grupo no referido sentido de retração da carga. Por exemplo, um transportador adaptável reversível de taliscas pode operar em dois modos operacionais, um sendo um modo operacional de dois estágios descontínuo e o outro sendo um modo operacional descontínuo de três estágios. Um transportador adaptável reversível de taliscas exemplificador proposto é mostrado e descrito detalhadamente com o diagrama hidráulico da
, 15/35 Do ' Figura. 3, mais a representação gráfica dos vários estágios de ambos os modos ft : .- — operacionais mostrados nas Figuras 4 a 21. Deve ser salientado que é entendido ã nO como sendo um exemplo de um transportador adaptável ou multimodal reversível de taliscas. Transportadores adaptáveis reversíveis de taliscas podem ter modos operacionais que diferem dos dois descritos (p.ex. um modo operacional de dois estágios descontínuo e um modo operacional contínuo de seis estágios), ou podem ter mais de dois modos operacionais (p.ex. um modo operacional descontínuo de dois estágios, um modo operacional descontínuo de três estágios e um modo operacional descontínuo de seis estágios). Mais ainda, como pode ser deduzido da discussão da técnica anterior do sistema, pode haver múltiplos tipos de modos operacionais descontínuos de dois estágios, modos operacionais contínuos de três estágios, e outros modos operacionais conhecidos que diferem, por exemplo, na sequencia ou na velocidade do movimento das taliscas. O transportador adaptável reversível de taliscas pode ser projetado para trabalhar em qualquer combinação destes modos. Por exemplo, o transportador adaptável reversível de taliscas pode ser projetado somente para incluir apenas dois tipos diferentes de modos operacionais descontínuos de três estágios.
Ainda, a estrutura mecânica de tais componentes como o chassi, as taliscas, e os retentores pode ser como ela é mostrada ou pode ser como aquelas achadas nas referências da técnica anterior aqui discutida, em outras referências conhecidas da técnica anterior, assim como em conhecidos e em ainda para serem desenvolvidos componentes de estruturas mecânicas. Da mesma forma, a(s) fonte(s) de energia, os cilindros, e/ou os meios de acionamento do transportador adaptável reversível de taliscas pode(m) ser como aquela(s) discutida(s) nas referências aqui discutidas, em outras referências conhecidas da técnica anterior, assim como em conhecida(s) e
, 16/35
Dx É ainda para ser desenvolvida(s) fonte(s) de energia, cilindros, e/ou meios de ia e -- —acionamento.
Mais ainda, apesar de que a(s) fonte(s) exemplificadora(s), os Ss a cilindros, e/ou os meios de acionamento aqui mostrados e discutidos sejam baseados em hidráulica, em fonte(s) de energia alternativa(s) e/ou em meios de acionamento, poderiam ser baseados em pneumática, eletrônica, ou outros sistemas conhecidos ou ainda para serem desenvolvidos.
Na descrição das Figuras 3 a 21, os mesmo termos e os mesmos números de referência são usados para fazer referência às mesmas peças.
Por exemplo, cilindros hidráulicos HCa, HCb, e HCc (em geral referidos como cilindros hidráulicos HC), travessas de empuxo CDa, CDb, CDc (em geral referidas como travessas de empuxo CD), e taliscas FSa, FSb, FSc (em geral referidas como FS) são termos e números de referência que são usados em todas as figuras para descrever estruturas similares.
Mais, pelo amor à legibilidade, os índices (a, b, e oc) têm sido conservados coerentes em descrever os cilindros hidráulicos HC, as travessas de empuxo CD, e as taliscas FS de tal maneira que estes índices seguem junto (p.ex. o cilindro hidráulico HCa é conectado à travessa de empuxo CDa que, por sua vez, é conectado as taliscas FSa.
Deve-se salientar que as válvulas V-A, V-B, V-C, e VD e os cabeçotes móveis Pa1, Pa2, Pb1, Pb2, Pb3, Pc1, e Pc2 não seguem o mesmo esquema dos detalhes e índices.
Onde não for especificamente definido de outro modo, palavras, frases, abreviações e/ou acrônimos têm seus significados normais na técnica em foco.
Deve-se salientar que, salvo se especificado diferentemente, o termo “ou” é usado em sua forma não exclusiva (p.ex. “A ou B' inclui A, B, A e B, ou qualquer combinação deles, mas não precisa incluir todas estas possibilidades.
Deve-se salientar que, salvo se especificado diferentemente, “e/ou” é usado de forma semelhante (p.ex. “A e/ou B' inclui A, B, A e B, ou qualquer combinação deles,
, 17/35 a É mas não precisa incluir todas estas possibilidades). Deve-se salientar que, salvo se e ã -- —especificado diferentemente, o termo “inclui” significa "compõe-se de” (p.ex. um EE À dispositivo que inclui ou compõe-se de A e B contém A e B, mas, opcionalmente, pode conter C ou outros componentes além de A e B). Deve-se salientar que, salvo se especificado diferentemente, as formas singulares “um” “uma” e “o” referem-se a um ou mais de um, salvo se o contexto ditar claramente de outra forma.
Como mostrado nas Figuras 3 a 21, transportadores reversíveis de taliscas 10 incluem, em geral, uma pluralidade de taliscas alongadas FSa, FSb, FSc (também denominadas “ripas de transportador”, “ripas”, “ripas de piso” ou “ripas de convés” e em geral referidas como FS). Sistemas transportadores 10 são, em geral, usados nos compartimentos de retenção de carga 12 de veículos de transporte de carga.
Compartimentos exemplificadores de retenção de carga incluem reboques móveis de carga, a carroçaria de um caminhão (carroçarias de caminhões), a parte traseira de um semi-reboque, um contêiner de carga, o baú de um furgão, prateleiras estacionárias, ou qualquer retentor de carga móvel ou estacionário — Os compartimentos de retenção de carga 12 têm uma estrutura que tem um lado longitudinal e um lado transversal perpendicular ao lado longitudinal.
Apesar de o lado longitudinal! ser geralmente mais longo que o transversal, estes termos não são de significado tão limitado.
Nas figuras, o lado longitudinal é mostrado como estendendo-se da frente 14 para a traseira 16. A taliscas FS (também referidas como FSa, FSb, FSc) são dispostas lado a lado para formar o piso do compartimento de retenção da carga 12 de tal forma que elas se estendem paralelamente ao lado longitudinal da estrutura do compartimento de retenção da carga 12. O projeto das taliscas FS, inclusive o comprimento, a largura e a
A Tabela 1 mostra um quadro das válvulas V e a descrição do movimento do cilindro hidráulico HC associado às várias posições de válvula do transportador adaptável reversível de taliscas da Figura 3. Tabela 1 Descrição do Movimento do Cilindro Hidráulico | Válvula V- | Válvula V- | Válvula | Válvula V-D HC A B v-C tanque em ponte S1 — Modo de operação de três estágios - [1 1 1 1 Descarregando - Todos os cilindros movem-se para trás S2 — Modo de operação de três estágios - [2 2 1 1 Descarregando — Os cilindros movem-se para a frente (retração) um por vez; HCa, HCb, HCc S3 — Modo de operação de três estágios - [1 1 3 1 Carregando — Os cilindros movem-se para trás retração) um por vez; HCc, HCb, HCa S4 — Modo de operação de três estágios - |2 2 3 1 Carregando — Todos os cilindros movem-se para a frente S5 — Modo de operação de dois estágios - | 1 1 1 2 Descarregando — Todos os cilindros movem-se para trás (apesar de um cilindro (HCc) poder ser conservado nesta poder ser mantido nesta posição S6 — Modo de operação de dois estágios - |2 2 1 2 Descarregando — Um cilindro (HCc) move-se para a (ou é mantido na) posição traseira enquanto o cilindro HCa move-se para a frente (retração), e então o cilindro HCb move-se para a frente (retração S7 — Modo de operação de dois estágios - | 1 1 3 2 Carregando — Um cilindro (HCc) move-se para trás (ou é mantido na mais traseira posição), então o cilindro HCb move-se para trás (retração), e então o cilindro HCa move-se para trás (retração S8 — Modo de operação de dois estágios - | 2 2 3 2 Carregando — Um cilindro (HCc) move-se para trás (ou é mantido na mais traseira posição), enquanto os cilindros HCa e HCb movem-se para a frente conjuntamente
As Figuras 4 - 21 mostram um primeiro transportador de taliscas adaptável reversível exemplificador proposto.
Este único transportador de taliscas adaptável reversível pode operar no modo exemplificador de operação descontínuo de três estágios (mostrado descarregando nas Figuras 4 a 8 e carregando nas é 18/35 A espessura, depende de fatores que incluem a dimensão do piso, o material da e. o «- — construção, e a(s) aplicação(ões) para as quais o transportador é usado.
ea í Como mostrado nas Figuras 4 a 21, as taliscas FS são dispostas em grupos de taliscas (um grupo geralmente inclui pelo menos três taliscas FSa, FSb, FSc, apesar s de ser entendido que cada grupo pode incluir qualquer número desejado acima de dois). Os grupos podem ainda incluir uma ou mais taliscas estacionárias. Para fins de descrição, as taliscas respectivas de cada grupo serão denominadas “conjunto” (p.ex. todas as taliscas FSa formam um conjunto de taliscas) Em um modo operacional exemplificativo, as taliscas FSa, FSb, FSc movem-se simultaneamente em um sentido (p.ex. o “sentido de transporte da carga”). A seguir, as taliscas retornam no sentido oposto (p.ex. o “sentido de retração”). Isto pode ser feito movendo uma talisca FSa de cada grupo (o conjunto FSa) no sentido de retração, seguido de outra talisca FSb de cada grupo (o conjunto FSb), e assim por diante até que todas as taliscas (ou a maioria das taliscas) de cada grupo são retrocedidas. Deve-se salientar que transportadores reversíveis adaptáveis de taliscas alternativos podem usar sequencias mostradas e descritas em qualquer das referências aqui anexadas para referência. Deve-se salientar que a presente invenção não deve ser limitada a transportadores de taliscas reversíveis adaptáveis que usam estas sequencias específicas de taliscas. Em princípio, as taliscas FS movem-se conjuntamente, segurando a carga com elas, e, a seguir, as taliscas FS retornam à sua posição de partida. Em estágios, com cada terceira talisca FSa, FSb, FSc (em um transportador de taliscas reversível, com grupos de três taliscas) movendo-se em uníssono. As taliscas estacionárias (aquelas que atualmente não retornam) pelo menos parcialmente seguram a carga 30 substancialmente no seu lugar até que o próximo ciclo comece. Esta operação resulta em um avanço passo a passo (no
' 19/35 a, sentido do transporte da carga) de uma carga posicionada sobre o piso que pode ser O í -- — seguido de uma retração parcial da carga sobre o piso.
SS O transportador adaptável reversível de taliscas mostrado usa um sistema transportador acionado hidraulicamente. Neste transportador adaptável alternante 3 de taliscas mostrado, uma unidade de força hidráulica, de via dupla, de velocidade variável, move as taliscas e permite cargas, descargas e medições precisas. No transportador adaptável reversível de taliscas mostrado, a fonte de energia (unidade de força) inclui três subunidades de energia (ou subunidade de força motora) mostradas como três cilindros hidráulicos de dupla ação HCa, HCb, e HCc (referidos em geral como cilindros hidráulicos HC). No transportador adaptável reversível de taliscas mostrado, cada cilindro hidráulico HCa, HCb, HCc inclui um respectivo pistão 18a, 18b, 18c (cada um incluindo um eixo). O tamanho, a localização e o número de subunidade de energia (p.ex. cilindros hidráulicos) da(s) unidade(s) de força depende(m) da(s) aplicação(ões) do sistema transportador e do modo específico de operação a ser implementado. Transportadores adaptáveis reversíveis de taliscas podem ser acionados usando uma ou mais fontes de energia inclusive fontes hidráulicas de força, fontes pneumáticas de força, fontes elétricas de força, combustão interna ou outras fontes principais de força, fontes de energia mostradas e descritas em qualquer das referências aqui anexadas para referência, e fontes de energia conhecidas ou ainda a serem descobertas. Estas fontes de energia podem também incluir as ligações mecânicas necessárias a implementar o transportador adaptável reversível de taliscas. Subunidades múltiplas de energia (n subunidades de energia) e/ou fontes múltiplas de energia (n fontes de energia) podem ser usadas. Deve-se salientar que a presente invenção não deve ser limitada a a S transportadores adaptáveis reversíveis de taliscas acionados por uso destas fontes Co e ** —“deenergiae destas estruturas. SE í As taliscas FS são montadas aos cilindros hidráulicos HC através dos pistões de conexão 18a, 18b, 18c (ou extensões dos pistões) direta ou indiretamente às respectivas vigas-guia laterais ou às travessas de empuxo CDa, CDb, CDc (em geral referidas como travessas de empuxo CD) que são, por sua vez, montadas a uma pluralidade de taliscas FS. No transportador adaptável reversível de taliscas proposto, cada cilindro hidráulico HC é conectado a uma travessa de empuxo respectiva CD. Cada talisca móvel FS é então conectada a uma travessa de empuxo de tal modo que cada talisca móvel FS de um grupo é conectada a outra travessa de empuxo CD. Como exemplo, se há quatro taliscas em cada grupo de piso, uma talisca de cada grupo é ligada a cada travessa de empuxo CD que é, por sua vez, conectada ao seu respectivo cilindro hidráulico HC. Taliscas ligadas à mesma travessa de empuxo são consideradas um “conjunto”.
Além das taliscas, pelo menos uma fonte de força, e travessas de empuxo, um transportador reversível do tipo de taliscas 10 pode incluir subestruturas tais como subconveses, travessas e sapatas de travessas de empuxo. Transportadores alternativos — adaptáveis, reversíveis de taliscas podem usar subestruturas alternativas e mecanismos acionadores como aqueles mostrados e descritos em qualquer das referências aqui anexadas para referência. Deve-se salientar que a presente invenção não deve ser limitada a estas configurações de subestruturas e de mecanismos acionadores.
A Figura 3 é um diagrama hidráulico de um transportador adaptável reversível de taliscas mostrado proposto exemplificativo que pode operar tanto em modo de operação descontínuo de dois estágios como em modo de operação descontínuo de
| 21/35 três estágios.
Esta figura mostra como os três cilindros hidráulicos HCa, HCb, HCc são ligados às respectivas travessas de empuxo CDa, CDb, CDc (que, por sua vez, são ligadas ás respectivas taliscas FSa, FSb, FSc como mostrado em outras figuras). Os cilindros hidráulicos HCa, HCb, HCc nesta figura são mostrados sendo controlados por uma série de válvulas e válvulas de gatilho.
Na Figura 3, há seis válvulas de retenção hidráulicas ou mecânicas ou válvulas de gatilho Pa1, Pa2, Pb1, Pb2, Pb3, Pc1, e Pc2 (em geral referidas como válvulas de gatilho P). As válvulas de gatilho P monitoram quando os cilindros hidráulicos HC atingem suas respectivas cabeças 32 e bases 34. Por sua vez, as válvulas de gatilho P provêm sinais para as várias válvulas e/ou controlam estas e outros cilindros hidráulicos HC.
Por exemplo, as extremidades dos cursos das travessas de empuxo móveis dianteiras e traseiras CD ligadas (direta ou indiretamente) aos pistões 18a, 18b, 18c disparam as válvulas de gatilho P que, por sua vez, disparam as válvulas V (mostradas como quatro válvulas V-A, V-B, V-C, e V-D). A função das válvulas de gatilho é descrita na Patente U.S.
No. 4.143.760 concedida à Hallstrom, por exemplo, nas Figuras 3, 4, e 5 e no texto que descreve estas figuras.
No transportador adaptável reversível de taliscas, a válvula comutadora piloto não é mais controlada por ligação direta mecânica às travessas de empuxo, mas por ligação hidráulica.
Transportadores adaptáveis reversíveis de taliscas alternativos podem incorporar a estrutura exposta na Patente U.S.
No. 5.193.661 concedida à Foster, cuja exposição está aqui anexada para referência.
A Válvula V-A, que controla principalmente o fluxo do fluido, é mostrada como uma válvula principal de 4vias.
A Válvula V-A tem duas posições, mostradas como posição (1) de válvula e posição (2) de válvula.
Na posição (1), o fluido flui de tal maneira que as taliscas FS se movem para trás.
Na posição (2), o fluido flui de tal maneira que as taliscas FS se movem para a frente.
A Válvula V-B é mostrada como válvula piloto de 4 vias.
A finalidade principal da Válvula V-B é controlar a posição da válvula V-A.
A Válvula V-B tem duas posições, mostradas como posição de válvula (1) e posição de válvula (2). As posições são controladas pelas válvulas de gatilho P.
Por exemplo, no modo de três estágios, a válvula de gatilho Pai e a válvula de gatilho Pc2 são abertas quando um componente dos respectivos pistões 18a, 18c entra em contacto com a válvula de gatilho e a válvula de gatilho, por sua vez, envia um sinal à válvula V-B que envia um sinal à válvula V-A.
Da mesma forma, no modo de dois estágios, a válvula de gatilho Pai e a válvula de gatilho Pb2 são abertas quando um componente dos respectivos pistões 18a, 18c entra em contacto com a válvula de gatilho e a válvula de gatilho, por sua vez, envia um sinal à Válvula V-B que envia um sinal à Válvula V-A.
Como mostrado, a válvula V-A tem, em geral, a mesma posição da válvula V-B.
A Válvula V-C é mostrada como uma válvula de controle tal como uma válvula de 4 vias liga/desliga/para a frente/para trás.
Como mostrado, a válvula V-C é controlada manualmente (p.ex. com uma alavanca vai-vem ou uma válvula de 4 vias acionada por solenóide operada por meio de um interruptor de pressão pelo operador do transportador.
A Válvula V-C tem três posições mostradas como posição de válvula (1), posição de válvula (2), e posição de válvula (3). Na posição (2), o sistema está ocioso.
Como mostrado, pode haver uma lingueta na posição neutra que proporciona um travamento na posição central (a posição neutra). Na posição (1), o sistema está descarregando.
Na posição (3), o sistema está carregando.
Deve-se salientar que a válvula V-C pode ser controlada automaticamente por um ou mais sensores 40 (mostrados em tracejado) que detectam, por exemplo, o peso da carga 30, a altura da carga 30, a posição da carga 30, o movimento da carga 30, a massa da carga 30, a pressão do sistema, ou outros fatores que podem autorizar uma mudança na posição da válvula V-C (p.ex. ligando ou desligando o sistema ou mudando de sentido). Por exemplo, o sistema pode operar até que o sensor 40 detecta que a carga 30 é passada a uma pré-determinada posição (p.ex. no posterior 16), e então, o sensor 40 desliga automaticamente o sistema.
A Válvula V-D é mostrada como uma válvula de controle tal como um seletor 2/3, válvula de 8 vias.
A finalidade principal desta válvula é controlar se o sistema está no modo de operação de três estágios ou se no modo de operação de dois estágios.
À Válvula V-D tem duas posições, mostradas como posição de válvula (1) e posição de válvula (2). Na posição (1), o sistema está no modo de operação de três estágios.
Na posição (2), o sistema está no modo de operação de dois estágios.
Como mostrado, a válvula V-D pode ser controlada manualmente (p.ex. com uma alavanca vai-vem) pelo operador do transportador.
Deve-se salientar que a válvula V-D pode ser controlada automaticamente por um ou mais sensores 40 (mostrados em tracejado) que detectam, por exemplo, o peso da carga 30, a altura da carga 30, a posição da carga 30, o movimento da carga 30, a massa da carga 30, a pressão do sistema (pressão do sistema), ou outros fatores que podem autorizar comutar entre modos de operação.
Por exemplo, o sistema pode operar no modo de três estágios até que o sensor 40 detecta que o peso da carga foi suficientemente reduzido de tal maneira que ela pode passar a ser descarregada no modo de dois estágios que é mais eficiente em fato de energia, e, então, o sensor 40 dispara automaticamente a mudança.
A Tabela 1 mostra um quadro das válvulas V e a descrição do movimento do cilindro hidráulico HC associado às várias posições de válvula do transportador adaptável reversível de taliscas da Figura 3. Tabela 1 Descrição do Movimento do Cilindro Hidráulico | Válvula V- | Válvula V- | Válvula | Válvula V-D HC A B v-C tanque em ponte S1 — Modo de operação de três estágios - [1 1 1 1 Descarregando - Todos os cilindros movem-se para trás S2 — Modo de operação de três estágios - [2 2 1 1 Descarregando — Os cilindros movem-se para a frente (retração) um por vez; HCa, HCb, HCc S3 — Modo de operação de três estágios - [1 1 3 1 Carregando — Os cilindros movem-se para trás retração) um por vez; HCc, HCb, HCa S4 — Modo de operação de três estágios - |2 2 3 1 Carregando — Todos os cilindros movem-se para a frente S5 — Modo de operação de dois estágios - | 1 1 1 2 Descarregando — Todos os cilindros movem-se para trás (apesar de um cilindro (HCc) poder ser conservado nesta poder ser mantido nesta posição S6 — Modo de operação de dois estágios - |2 2 1 2 Descarregando — Um cilindro (HCc) move-se para a (ou é mantido na) posição traseira enquanto o cilindro HCa move-se para a frente (retração), e então o cilindro HCb move-se para a frente (retração S7 — Modo de operação de dois estágios - | 1 1 3 2 Carregando — Um cilindro (HCc) move-se para trás (ou é mantido na mais traseira posição), então o cilindro HCb move-se para trás (retração), e então o cilindro HCa move-se para trás (retração S8 — Modo de operação de dois estágios - | 2 2 3 2 Carregando — Um cilindro (HCc) move-se para trás (ou é mantido na mais traseira posição), enquanto os cilindros HCa e HCb movem-se para a frente conjuntamente
As Figuras 4 - 21 mostram um primeiro transportador de taliscas adaptável reversível exemplificador proposto.
Este único transportador de taliscas adaptável reversível pode operar no modo exemplificador de operação descontínuo de três estágios (mostrado descarregando nas Figuras 4 a 8 e carregando nas pfEafiiitoa S Figuras 9 a 13) e no modo exemplificador de operação de dois estágios descontínuo o = -- — (mostrado descarregando nas Figuras 14 a 17 e carregando nas Figuras 18 a 21). E E E . Os parágrafos seguintes detalham os estágios mostrados nas figuras.
Salvo se descrito como “pré-movimento”, cada figura representa um movimento do transportador adaptável reversível de taliscas proposto após o movimento ter acontecido com as setas indicando os sentidos no qual as taliscas e as travessas de empuxo se moveram.
As Figuras 4 a 8 mostram o processo de descarga em um modo de operação descontínuo de três estágios.
Como este é um processo de descarga, o sentido de transporte da carga (movimento) é da frente 14 para trás 16 do compartimento de retenção da carga 12. Em outras palavras, a carga (mostrada como um pacote grande 30 para simplicidade, mas, mais provavelmente, algum tipo de material particulado) está movendo-se, no processo de descarga do compartimento de retenção da carga 12. Neste transportador reversível, adaptável de taliscas, cada grupo contém três taliscas FSa, FSb, FSc.
Para fins explicativos, a Figura 4 representa um estágio de pré-movimento no qual todas as taliscas FS partem em direção à frente 14 do compartimento de retenção da carga 12. A Figura 5 representa o movimento de transporte da carga no qual todas as taliscas FS movem-se para trás conjuntamente (em direção à traseira 16 no compartimento de retenção da carga). Como este é um modo de operação descontínuo de três estágios, cada uma das três taliscas FSa, FSb, FSc do grupo são retrocedidas individualmente com seu respectivo conjunto (em direção à frente 14, no sentido de retração da carga). A Figura 6 representa um movimento no qual as taliscas FSa (aquelas ligadas às travessas de empuxo CDa) retrocedem.
Taliscas FSa movem- se em direção à frente 14 do compartimento de retenção da carga 12 no sentido da a retração da carga. Taliscas FSb e FSc seguram a carga 30, pelo menos e U -- — parcialmente, substancialmente em seu lugar durante a retração das taliscas FSa. A NE Figura 7 representa um movimento no qual taliscas FSb (aquelas ligadas às travessas de empuxo CDb) são retraídas. As taliscas FSb movem-se em direção à frente 14 do compartimento de retenção da carga 12 no sentido da retração da carga. As outras taliscas FSa e FSc seguram, pelo menos parcialmente, a carga 30 substancialmente no seu lugar durante a retração das taliscas FSb. Finalmente, a Figura 8 representa como as taliscas FSc (aquelas ligadas à terceira travessa de empuxo CDc) retraem-se. As taliscas FSc movem-se em direção à frente 14 do compartimento de retenção da carga 12 no sentido da retração da carga. As outras taliscas FSa e FSb seguram, pelo menos parcialmente, a carga 30 substancialmente em seu lugar durante a retração das taliscas FSc. Comparando a Figura 8 com a Figura 4, vê-se que a carga 30 move-se em direção à traseira 16 do compartimento de retenção da carga 12. Repete-se o processo até que a carga 30 é toda retirada do compartimento de retenção da carga 12. Usando a Tabela 1 e a Figura 3, o movimento de transporte da carga acontece quando o sistema está no estado S1 no qual todas as taliscas FS se movem para a traseira 16 em uníssono. No estado S1, todas as válvulas estão na posição (1). Da mesma forma, usando a Tabela 1 e a Figura 3, o movimento de retração da carga ocorre quando o sistema está no estado S2 no qual cada grupo de taliscas FS retrai- se separadamente com o seu respectivo conjunto. No estado S2, as válvulas V-A e V-B estão na posição de válvula (2) e as válvulas V-C e V-D estão na posição de válvula (1).
As Figuras 9 a 13 mostram o processo de carregamento no modo de operação descontínuo de três estágios. Como este é um processo de carregamento, o sentido sfisiaanra É de transporte da carga (movimento) é da traseira 16 para a frente 14 do e e .- —compartimento de retenção da carga 12. Em outras palavras, a carga (aqui eds mostrada como sendo um pacote grande 30 para simplicidade, mas, mais provavelmente, podendo ser algum tipo de material particulado), no processo de carregamento, move-se para dentro do compartimento de retenção da carga 12. Neste transportador adaptável reversível de taliscas, cada grupo tem três taliscas FSa, FSb, FSc.
Para fins de explicação, a Figura 9 mostra um estágio de pré- movimento no qual todas as taliscas FS partem juntas em direção à frente 14 do compartimento de retenção da carga 12. Como este é um modo de operação descontínuo de três estágios, cada uma das três taliscas FSa, FSb, FSc de um grupo é retraída individualmente com seus respectivos conjuntos (em direção à traseira 16, no sentido de retração da carga). A Figura 10 representa um movimento no qual as taliscas FSc (aquelas ligadas à travessa de empuxo CDc) foram retraídas.
As taliscas FSc movem-se na direção da traseira 16 do compartimento de retenção da carga 12 no sentido da retração da carga.
As outras taliscas FSa e FSb seguram, pelo menos parcialmente, a carga 30 substancialmente em seu lugar durante a retração das taliscas FSc.
A Figura 11 representa um movimento no qual as taliscas FSb (aquelas ligadas à travessa de empuxo CDb) foram retraídas.
As taliscas FSb movem-se na direção da traseira 16 do compartimento de retenção da carga 12 no sentido de retração da carga.
As outras taliscas FSa e FSc seguram, pelo menos parcialmente, a carga 30 substancialmente em seu lugar durante a retração das taliscas FSb.
A Figura 12 representa um movimento no qual as taliscas FSa (aquelas ligadas à travessa de empuxo CDa) foram retraídas.
As taliscas FSa movem-se em direção à traseira 16 do compartimento de retenção da carga 12 no sentido da retração da carga.
As taliscas
' 28/35 fniaisatara FSb e FSc seguram, pelo menos parcialmente, a carga 30 substancialmente em seu fia E -- — lugar durante a retração das taliscas FSa. A Figura 13 representa o movimento de ie transporte da carga no qual todas as taliscas FS movem-se conjuntamente para a frente (na direção da frente 14 do compartimento de retenção da carga 12 no sentido do transporte da carga). Comparando a Figura 13 com a Figura 9, vê-se que a carga 30 move-se na direção da frente 14 do compartimento de retenção da carga
12. O processo é repetido até que a carga 30 esteja totalmente carregada dentro do compartimento de retenção da carga 12. Usando a Tabela 1 e a Figura 3, o movimento de retração da carga ocorre quando o sistema está no estado S3 no qual cada conjunto de taliscas FS retrai-se separadamente. No estado S3, as válvulas V-A e V-B estão na posição de válvula (1), a válvula V-C está na posição de válvula (3) e a válvula V-D está na posição de válvula (1). Da mesma forma, usando a Tabela 1 e a Figura 3, o movimento de transporte da carga ocorre quando o sistema está no estado S4 no qual todas as taliscas FS se movem para a frente 14 em uníssono. No estado S4, as válvulas V-A e V-B estão na posição de válvula (2) e as válvulas V-C e V-D estão na posição de válvula (1).
As Figuras 14 a 17 mostram o processo de descarga no modo de operação descontínuo de dois estágios. Como este é um processo de descarga, o sentido de transporte da carga (movimento) é da frente 14 para a traseira 16 do compartimento de retenção da carga 12. Em outras palavras, a carga (mostrada como um pacote grande 30 para simplicidade, mas mais provavelmente algum tipo de material particulado), no processo de descarga, move-se para fora do compartimento de retenção da carga 12. Neste transportador adaptável reversível de taliscas, cada grupo tem três taliscas FSa, FSb, FSc, mas uma talisca FSc de cada grupo não se r : 29/35 o ' move.
Para fins de explicação, a Figura 14 mostra um estágio de pré-movimento no O E -.- — qual a talisca FSc permanece estacionária.
A Figura 15 representa o movimento de : - fo transporte da carga no qual as taliscas FSa e FSb movem-se conjuntamente para trás (em direção da traseira 16 no sentido de transporte da carga), mas as travessas de empuxo CDa e CDb movem-se para trás.
A carga 30 move-se para trás entre a Figura 14 e a Figura 15. Como este é um modo de operação descontínuo de dois estágios, cada uma das taliscas móveis FSa e FSb do mesmo grupo é retraída individualmente com seu respectivo conjunto (em direção à frente 14, no sentido de retração da carga). A Figura 16 representa um movimento no qual as taliscas FSa (aquelas ligadas à travessa de empuxo CDa) são retraídas.
As taliscas FSa movem- se em direção à frente 14 do compartimento de retenção da carga 12 no sentido de retração da carga.
As outras taliscas FSb e FSc, seguram, pelo menos parcialmente, a carga 30 substancialmente em seu lugar, durante a retração das taliscas FSa.
A Figura 17 representa um movimento no qual as taliscas FSb (aquelas ligadas à travessa de empuxo CDb) são retraídas.
As taliscas FSB movem-se na direção da frente 14 do compartimento de retenção da carga 12 no sentido da retração da carga.
As outras taliscas FSa e FSc, seguram, pelo menos parcialmente, a carga 30 substancialmente em seu lugar durante a retração das taliscas FSb.
Deve-se salientar que a Figura 17 mostra este transportador de taliscas adaptável, reversível, substancialmente na mesma posição mostrada na Figura 14, salvo que a carga 30 move-se na direção da traseira 16 do compartimento de retenção da carga 12. Repete-se o processo até que a carga 30 é totalmente retirada do compartimento de retenção da carga 12. Usando a Tabela 1 e a Figura 3, o movimento de transporte da carga acontece quando o sistema está no estado S5 no qual duas das taliscas FSa e FSb se movem
* 30/35 o, f para a traseira 16 em uníssono. No estado S5, as válvulas V-A e V-B estão na o 7 -- — posição de válvula (1), a válvula V-C está na posição de válvula (1), e a válvula V-D o ' está na posição de válvula (2). Da mesma maneira, usando a Tabela 1 e a Figura 3, o movimento de retração da carga ocorre quando o sistema está no estado S6 no qual duas taliscas FSa e FSb de cada grupo de taliscas movem-se para a frente com seus respectivos conjuntos (retração) separadamente. No estado S6, as válvulas V- A e V-B estão na posição de válvula (2), a válvula V-C está na posição de válvula (1), e a válvula V-D está na posição de válvula (2). Em ambos os estados S5 e S6, a válvula V-D isola o cilindro hidráulico HCc dos outros dois cilindros HCa, HCb e, de preferência, a base do cilindro HCc é alimentada pelo sistema de pressão para forçá-la a estender completamente (ou substancialmente completamente) e a ser mantida na posição estendida enquanto os outros cilindros HCa, HCb se movem normalmente.
Neste transportador exemplificador proposto, de taliscas, adaptável, reversível, a comutação entre o modo de três estágios e o de dois estágios é obtida redirecionando o óleo hidráulico dos cilindros hidráulicos HCb e HCc. Basicamente, isto dá origem a uma pressão para manter o cilindro hidráulico HCc estacionário na extremidade traseira de seu movimento (de tal forma que uma talisca FSc de cada grupo é mantida na retaguarda 16) e a redirecionar ao cilindro hidráulico HCb o fluxo padrão de óleo hidráulico que controla o cilindro hidráulico HCc. Deve-se salientar que o meio para comutar para um novo modo de operação pode incluir meios mecânicos (p.ex. interruptores mecânicos, válvulas mecânicas, mecanismos mecânicos ou eletromecânicos, para não permitir que HCc se mova, e outros dispositivos mecânicos que permitem comutar entre uma pluralidade de estados), meios elétricos (p.ex. interruptores elétricos, válvulas elétricas e outros dispositivos
: 31/35
EA, h elétricos que permitem comutar entre uma pluralidade de estados), mecanismos frisa S -- — controlados por processador (p.ex. computador ou unidades de processamento E O lógico), meios disjuntores (p.ex. mecanicamente, eletricamente, ou usando um processador de sinal para desligar uma ou mais taliscas por grupo de uma ou mais fontes de energia, tal como desligar o cilindro hidráulico HCc da travessa de empuxo CDc), mecanismos comutadores conhecidos ou ainda a serem descobertos, ou combinações dos mecanismos de comutação acima mencionados.
As Figuras 18 a 21 mostram o processo de carregamento no modo descontínuo de operação de dois estágios.
Como este é um processo de carregamento, o sentido de transporte da carga (movimento) vai da traseira 16 para a frente 14 do compartimento de retenção da carga 12. Em outras palavras, a carga (aqui mostrada como um pacote grande 30 por simplicidade, mas mais provavelmente, algum tipo de material particulado) no processo de carregamento, move-se para dentro do compartimento 12 de retenção da carga.
Neste transportador adaptável, reversível, de taliscas, cada grupo tem três taliscas FSa, FSb, FSc, mas uma talisca FSc de cada grupo não se move.
Para fins de explicação, a Figura 18 mostra um estágio pré-movimento no qual a talisca FSc permanece estacionária.
Como este e um modo de operação descontínuo de dois estágios, cada uma das duas taliscas móveis FSa e FSb de cada grupo é retraível individualmente com seu respectivo conjunto (em direção à traseira 16, no sentido de retração da carga). A Figura 19 representa um movimento no qual as taliscas FSb (aquelas ligadas à travessa de empuxo CDb) são retraídas.
As taliscas FSb movem-se para a traseira 16 do compartimento de retenção da carga.
As outras taliscas FSa e FSc seguram, pelo menos parcialmente, a carga 30 substancialmente em seu lugar durante a retração das taliscas FSb.
A Figura 20 representa um movimento no qual as taliscas FSa
. 32/35 fnfeifiiaoo: n (aquelas ligadas à travessa de empuxo CDa) são retraídas.
As taliscas FSa movem- Ea -- —seem direção à traseira 16 do compartimento de retenção da carga 12 no sentido e À de retração da carga.
As outras taliscas FSb e FSc seguram, pelo menos parcialmente, a carga 30 substancialmente em seu lugar durante a retração das taliscas FSa.
Finalmente, a Figura 21 representa o movimento de transporte da carga no qual as taliscas FSa e FSb movem-se conjuntamente para a frente (na direção de frente 14 no sentido de transporte da carga) conforme as travessas de empuxo CDa e CDb movem-se para a frente.
A carga 30 avança para a frente entre as Figuras 20 e 21. Deve-se salientar que a Figura 21 mostra este transportador adaptável reversível de taliscas substancialmente na mesma posição como mostrado na Figura 18, salvo que a carga 30 move-se na direção da frente 14 do compartimento de retenção da carga 12. Repete-se o processo até que a carga 30 tenha sido colocada para dentro do compartimento de retenção da carga 12. Usando a Tabela 1 e a Figura 3, o movimento de retração da carga ocorre quando o sistema está no estado S7 no qual duas taliscas FSa e FSb de cada grupo de talisca movem-se para trás (retração) separadamente com seus respectivos conjuntos.
No estado S7, as válvulas V-A e V-B estão na posição de válvula (1), a válvula V-C está na posição de válvula (3), e a válvula V-D está na posição de válvula (2). Da mesma forma, usando a Tabela 1 e a Figura 3, o movimento de transporte da carga ocorre quando o sistema está no estado S8 no qual duas das taliscas FSa e FSb movem-se para a frente 14 em uníssono.
No estado S8 as Válvulas V-A e V-B estão na posição de válvula 2. Em ambos os estados S7 e S8, a válvula V-C está na posição de válvula (3), e a válvula V-D está na posição de válvula (2). Neste estado, a válvula V- D isola o cilindro hidráulico HCc dos outros dois cilindros HCa, HCb e, preferivelmente, a base do cilindro HCc é alimentada pelo sistema de pressão para
? 33/35 A : forçá-la a estender completamente (ou substancialmente completamente) e para ser e e -- — mantida na posição estendida enquanto os outros cilindros HCa, HCb se movem : SEA normalmente.
A Figura 22 é um diagrama hidráulico de um segundo transportador exemplificador, reversível, adaptável ou multimodal, de taliscas que pode operar em ambos os modos de operação, descontínuo de dois estágios e descontínuo de três estágios. À diferença principal entre este transportador reversível, adaptável, de taliscas e aquele mostrado na Figura 3 é que HCc é mantido por uma válvula de retenção em vez de direcionar a admissão à linha de pressão. Uma vantagem deste transportador reversível adaptável de taliscas, é que ele pode usar componentes “de prateleira” e pode ser mais fácil de produzir. Em alguns casos, a válvula de retenção pode impedir os movimentos de HCc melhor do que o método pressurizado. Quando a válvula V-D (tal como um válvula de 4 vias, tal como uma DMA-GO01-E3X-10 feita pela Nachi America, 570 "B" Telser Rd, Lake Zurich, IL 60047) está na posição (1), PO Check 1 (uma válvula de retenção normalmente fechada, aberta por piloto como uma RP16A-01 feita pela HYDAC International, 445 Windy Point Dr, Glendale Heights, IL 61039) ela está aberta e permite fluxo livre de HCc a HCb fazendo com que HCc retraia totalmente. PO Check 2 (Uma válvula de retenção normalmente fechada, aberta por piloto como a RPO8A-O01 produzida pela HYDAC International, 445 Windy Point Dr, Glendale Heights, IL 61039) está fechada não permitindo que o sinal da Base Piloto venha de HCb Pb3 e somente permitindo que ele venha de HCc Pc2. Quando a válvula V-D está na posição (2), PO Check 1 está fechada impedindo HCc de retrair enquanto permite que ele se estenda. PO Check 2 está aberta permitindo que o sinal da Base Piloto venha de HCb Pb3. Check 1 previne que o óleo saia de HCc através de Pc2 e vá para o sinal piloto. Como o transportador
: 34/35 o reversível, adaptável, de taliscas mostrado na Figura 3, este transportador reversível is - .- — adaptável de taliscas usa uma válvula VMoc=2D acionada : . “ — mecanicamente/eletricamente/manualmente.
Como acima mencionado, transportadores alternativos de taliscas, adaptáveis, reversíveis podem ser implementados usando estruturas alternativas.
Além daqueles transportadores alternativos adaptáveis, reversíveis, de taliscas acima discutidos, o transportador adaptável de talisca, reversível, pode ser implementado usando uma estrutura de alta tecnologia.
Por exemplo, válvulas de gatilho podem ser substituídas por interruptores Reed eletrônicos ou magnéticos.
Outro exemplo é que válvulas podem ser substituídas por processadores e/ou computadores.
Por exemplo, a válvula V-B pode ser substituída por um processador, uma unidade de controle lógico ou um computador PLC que recebe sinais e controla a válvula V-A.
Esta tecnologia está mostrada na Patente U.S.
No. 5.839.568 concedida à Clark, que está aqui anexada para referência.
Ainda mais, podem ser implementados transportadores de taliscas alternativos, adaptáveis, reversíveis que provêm ao usuário dois modos diferentes de operar (p.ex. um modo de operar descontínuo de três estágios e um modo de operar contínuo de quatro estágios) ou mais de dois modos operacionais.
Os modos operacionais podem ser modos operacionais conhecidos (p.ex. aqueles discutidos nas referências a patentes aqui expostas) ou modos operacionais ainda a ser desenvolvidos.
Ainda mais, a disposição das taliscas pode ser semelhante àquela descrita na Patente U.S.
No. 4.856.645 concedida à Hallstrom (cuja exposição está anexada para referência) que mostra a terceira talisca estacionária entre cada talisca móvel assim como a talisca estacionária mais estreita que as talisca móveis.
é . 35/35 ia, Deve-se salientar que o uso de números e letras tem, principalmente, a finalidade de
O -- — identificação e não necessariamente uma indicação de ordem.
E Deve-se também salientar que todas as publicações, patentes e aplicações de patente aqui mencionadas, independentemente se supra ou infra, são aqui anexada para referência em sua integridade.
Os termos e expressões que têm sido empregados nas especificações acima são usados para descrever e não para limitar e não têm a finalidade de excluir outros equivalentes às características mostradas e descritas.
Esta aplicação pretende cobrir quaisquer adaptações ou alterações à presente invenção.
Os possuidores de conhecimento comuns da técnica terão consciência de que quaisquer arranjos calculados para atingir os mesmos objetivos podem ser substituídos pelas configurações específicas mostradas.
Entender-se-á também que as reivindicações seguintes pretendem cobrir todas as características genéricas e específicas do invento aqui descrito assim como todas as declarações do escopo da invenção que, no tocante à língua, pode-se dizer que caia em seu meio.

Claims (4)

  1. : » 1/6 too REIVINDICAÇÕES - e -* 1. “TRANSPORTADOR DE TALISCAS, REVERSÍVEL DE MÚLTIPLOS MODOS . í DE OPERAÇÃO”, caracterizado por ser constituído de: (a) uma pluralidade de taliscas dispostas em grupos, referidas taliscas móveis no sentido de transporte da carga e no sentido de retração da carga; (b) pelomenos uma fonte de energia, um talisca de cada grupo ligada a referida fonte de energia; (c) uma pluralidade de modos operacionais, cada modo operacional com um número pré-determinado de estágios para mover um número pré-determinado de taliscas em cada grupo de taliscas no referido sentido de retração da carga; (d) pelomenos um da referida pluralidade de modos operacionais sendo um modo inicial de operação; e (e) meios para comutar para um novo modo operacional, referido meio de comutação sensível a pelo menos um evento de mudança de modo operacional.
  2. 2. “TRANSPORTADOR DE TALISCAS, REVERSÍVEL DE MÚLTIPLOS MODOS DE OPERAÇÃO”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ter pelo menos uma fonte de energia incluindo uma pluralidade de subunidades de energia, uma talisca de cada grupo ligada a uma das referidas pluralidades de subunidades de energia.
  3. 3. “TRANSPORTADOR DE TALISCAS, REVERSÍVEL DE MÚLTIPLOS MODOS DE OPERAÇÃO”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por cada referido modo operacional ser contínuo ou descontínuo.
  4. 4. “TRANSPORTADOR DE TALISCAS, REVERSÍVEL DE MÚLTIPLOS MODOS DE OPERAÇÃO”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo referido modo inicial de operação poder ser escolhido pelo usuário.
    * , .7 & “TRANSPORTADOR DE TALISCAS, REVERSÍVEL DE MÚLTIPLOS MODOS « E - DE OPERAÇÃO”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo referido ã. e modo de operação inicial ser determinado por pelo menos um sensor.
    6. «TRANSPORTADOR DE TALISCAS, REVERSÍVEL DE MÚLTIPLOS MODOS DE OPERAÇÃO”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo referido meio de comutação ser repetidamente sensível a eventos de mudança de modo de operação.
    7. “TRANSPORTADOR DE TALISCAS, REVERSÍVEL DE MÚLTIPLOS MODOS DE OPERAÇÃO”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por pelo menos um modo de operação usar um número pré-determinado de estágios igual ao número de taliscas de cada grupo para mover as referidas taliscas de cada grupo no referido sentido de retração da carga.
    8. «TRANSPORTADOR DE TALISCAS, REVERSÍVEL DE MÚLTIPLOS MODOS DE OPERAÇÃO”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por pelo um modo operacional usar um número pré-determinado de estágios igual ao número de taliscas menos uma de cada grupo para mover referidas taliscas de cada grupo no referido sentido de retração da carga, uma das referidas taliscas de cada grupo permanecendo estacionária.
    9. “TRANSPORTADOR DE TALISCAS, REVERSÍVEL DE MÚLTIPLOS MODOS DE OPERAÇÃO”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo referido modo inicial de operação ter um número pré-determinado de estágios diferente do referido novo modo operacional.
    10. «TRANSPORTADOR DE TALISCAS, REVERSÍVEL DE MÚLTIPLOS MODOS DE OPERAÇÃO”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo referido aos meio de comutação ter um novo modo de operação é escolhido dentro de um grupo ú o. à - —constituído de: . O (a) interruptores mecânicos; (b) Interruptores elétricos; (c) válvulas mecânicas; (d) válvulas elétricas; (e) computador ou unidades de processamento lógico; (O mecanismos mecânicos; (9) meios disjuntores; e (h) combinações dos meios de comutação citados em (a) — (g).
    11. “TRANSPORTADOR DE TALISCAS, REVERSÍVEL DE MÚLTIPLOS MODOS DE OPERAÇÃO”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por pelo menos um evento de mudança de modo de operação ser escolhido de dentro de um grupo constituído de: (a) uma pré-determinada escolha de um modo de operação; (b) umeventomanualde mudar modo de operação; (c) um evento de mudança de modo operacional acionado por sensor; (d) um eventode mudança de modo de operação acionado por temporizador; (e) um evento de mudança de modo de operação por contagem (número de ciclos); e (O uma combinação de (a)-(d).
    12. “TRANSPORTADOR REVERSÍVEL DE TALISCAS DE MODO OPERACIONAL
    MÚLTIPLO PARA CARREGAR E DESCARREGAR PELO MENOS UMA CARGA DE UM COMPARTIMENTO DE RETENÇÃO DE CARGA”, caracterizado por ser 2 constituído de:
    pcs à (a) uma pluralidade de taliscas dispostas em grupos de n taliscas, referidas - À - * —taliscas móveis no sentido de transporte da carga e no sentido de retração da carga, - ; no qual n é um número maior ou igual a três (3) (b) nfontesde energia, um talisca e cada grupo ligada a cada fonte de energia; Ss (c) uma pluralidade de modos operacionais, cada modo operacional tendo um número pré-determinado de estágios para mover um número pré-determinado de taliscas de cada grupo de taliscas no referido sentido de retração da carga; e (d) meio de comutar entre modos operacionais, referido meio CE de comutação sensível a pelo menos um evento de mudança de modo operacional.
    13. “TRANSPORTADOR DE TALISCAS, DE MODO MULTIOPERACIONAL, REVERSÍVEL”, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por referidas n fontes de energia serem n subunidades de uma única fonte de energia.
    14. “TRANSPORTADOR DE TALISCAS, DE MODO MULTIOPERACIONAL, REVERSÍVEL”, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por cada referido modo de operação ser contínuo ou descontínuo.
    15. “TRANSPORTADOR DE TALISCAS, DE MODO MULTIOPERACIONAL, REVERSÍVEL”, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por pelo menos um evento de mudança de modo operacional ser escolhido de um grupo constituído de: (a) uma escolha pré-determinada de um modo operacional; (ob) umevento manual de mudança de modo operacional; (c) um eventode mudança de modo operacional acionado por sensor; (d) um evento de mudança de modo operacional acionado por temporizador; (e) um evento de mudança de modo operacional por contagem (número de ciclos); e sI6 o e (0) uma combinação de (a) a (d). - O ” - 16. “TRANSPORTADOR DE TALISCAS, DE MODO MULTIOPERACIONAL, E í REVERSÍVEL”, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por referido meio de comutação ser repetidamente sensível a eventos de mudança de modos operacionais.
    17. “TRANSPORTADOR DE TALISCAS, DE MODO MULTIOPERACIONAL, REVERSÍVEL", de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por pelo menos um modo operacional usar n estágios para mover referidas taliscas no referido sentido de retração da carga
    18. “TRANSPORTADOR DE TALISCAS, DE MODO MULTIOPERACIONAL, REVERSÍVEL”, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por pelo menos um modo operacional usar n-1 estágios para mover referidas taliscas no referido sentido de retração da carga, uma de referidas taliscas década grupo permanecendo estacionária.
    192. “TRANSPORTADOR DE TALISCAS, DE MODO MULTIOPERACIONAL, REVERSÍVEL”, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo referido meio de comutação para um novo modo operacional ser escolhido de um grupo constituído de: (a) interruptores mecânicos; (b) interruptores elétricos; (c) válvulas mecânicas; (d) válvulas elétricas; (e) — computador ou unidades de processamento lógico; (O mecanismos mecânicos; e (g) — meios de desconeção; e
    A e (h) combinações dos meios de comutação listados em (a) — (g). .: . — - 20 “TRANSPORTADOR DE TALISCAS DE MODO MULTIOPERACIONAL”, e í caracterizado por ser constituído de: (a) uma pluralidade de taliscas dispostas em grupos, referidas taliscas móveis no sentido do transporte da carga e no sentido de retração da carga; (b) pelomenos uma fonte de energia, um talisca de cada grupo ligada a referida pelo menos uma fonte de energia; (oc) pelo menos dois modos operacionais, cada modo operacional sendo um número pré-determinado de estágios para mover um número pré-determinado de taliscas no referido sentido de retração da carga; () um primeiro modo operacional usando um número pré-determinado de estágios igual ao número de taliscas de cada grupo para mover referidas taliscas de cada grupo no referido sentido de retração da carga; e (i) um segundo modo operacional usando um número pré-determinado de estágios igual ao número de taliscas menos uma de cada grupo para mover referidas taliscas de cada grupo no referido sentido de retração da carga; (d) pelomenos um da referida pluralidade de modos de operação sendo um modo operacional inicial; e (e) meio de comutação para um novo modo operacional, referido meio de comutação sensível a pelo menos um evento de mudança de modo operacional.
    Se 1/22
    AS o N.. L % e RT. 3: A RD, 3
    E O ii 2 e Ro 8 SE 32 1o: S So E 8 s8E :ã: a 23 E: ê Ec E. Ss sõrc ES S sês 1 ir o o 8: s 22 1 Bi Ss ess ; õ 285 gi e 2O 1 OS o ãà 1 OD E 1 Sa o Es = ç is
    DR io ú , e
    É 260 o 2 TVS AN ses oO
    ESA ds os o o . = 2 o vos 8773
    ENS 45 ê 8 O 3 z Ê à ao
    : S 3/22 2 J = : = Di 8 o ri dae Es . e E . Es -o se BRO cia ebdcuoesded dauedeadds euutciteta tia ainiainias as. X ; si Zerd : ss S>[ O) E a”? e E o E : Lo) = ' nm C— ei i 2 28: 1 1 o Á €- E ' > ' o 1 ss Eca) : EE ã: ; = E: . Â :S[ O) õ 2 AS [| E Pressão : 3 E ES E Le) Tanque | É soe çeo Ê = 1 oleo = t T 2 <
    É H Ê E « 2 Linhade desvio da Base Ú Ss EB = esSesaes Ra raRE Ss 1 efs : S 1. O &
    S 3 E | o É “DEE is) 3 a FS GE DSO 2 ole S Ss EFA E od 2 » (eee 1 & É 38) E Ss 12/53 E 8 o De rÁ ja qa 2 Ss = E $ is Es 3< 20 &s SN > ão s> 2 o 1 — a l> É E o es o ta as Ko E & Ed: FA ' Ko Om! Om" 2 = « - s DS Ss EN SEE Jd eso : ZE ASS S 2 RSS Ses SS E SS sã 2s sw so 1: Ss || | ss 2” É [Z ZA A s o vo So a Dose ea RO O | [383834 28 322] |o7 í EXS EE SO Cross-Drive S O > EA An Cross-Drive Oba A Cross-Drive CDe a)
    p ! / /
    E A
    A
    INE 8 so
    87 A
    TA
    NAS
    MOAZANSE OA! NS yNe
    Í WO
    NS A VW:
    7 A: N &
    VASO ANA ÉYW WWW No à
    QU
    VAO é WO
    WE
    LNNSTE e: > NE eê? As: j W
    FA
    AN NNW QE é S NÃ W :
    NA Na i
    + s e: /
    V 8 é
    | << ê ”
    ss A, E 9 AS SW &/
    WS VAO / RA - É SA ANE: É
    A WWE VW
    É Y |
    S NWA : V A NF é
    CV
    | 13/22 í
    E A 8 /
    é VA
    FO E
    NY o — 17/22 gi,
    VA
    WY A
    VV NE CA i º No QWY 8 NS We: À Wi: ( NE 2 Y 3
    É
    288 NS: SA Ny A
    SW A
    À WE WE No Y.
    O ! g$º À NO "W
    Y . í
    4 $ À)
    O WS
    - 22/22 , - poceesecsenserseêeereeentocessetas So Ss ' ie EE : Er À o n Te >> : PA e Ê i pinqeo Ss. 1 au es i dona a: ; : Hs &: ' 1 eras =. e) : : is Ss: 3 Ea Sã i : S E. i :$ 0) õ i = ã 8 É Pressão | = - =. E E Lo!) Tanque | + (Elo H | .s Fr : io E ; x 8/8 H se : & ss "ss E Sm & Linha de desvio da Base o : à ise | PH 8s 3 el 3 2 vã rede o 1 à ie |: ER A/0/O TREE em | Eã Ai Á ars 2 ge. Lt ZA VOS o SW iaur Ss Teo TA t+ 2 x: 3 E 3 EQ e TIRN2E Soa a 23 Er SS | 87 3IAá & 8 E â 2 se 3 [2 TS co H : vs À FEiatoa ERA ros | Ev E E: L i [RR [1 o [1H ' 2 ” . co E a se 38 o S. : 32 SSSSASo ASSIS SSSS Se, e 1 SS az ão TES E ço || | É ão 28% s
    À LS ES) ES FP A [DM us 2 q A Sta 2 ns 9 | | E2SsS| [280285 BUS 57?8 a o Ma A 28 CDa E à õ
    SEA CDb Cross-Drive 4 CDc
    ' . | 11 o» : RESUMO - Í'e TRANSPORTADOR DE TALISCAS ADAPTÁVEL REVERSÍVEL.
    Um transportador « de taliscas, de modo multioperacional com uma pluralidade de modos operacionais (cada modo operacional tendo um número pré-determinado de estágios) e meio de comutação entre modos operacionais sensível a pelo menos um evento de mudança operacional.
BR112012003935-0A 2009-08-24 2010-09-04 Transportador de taliscas reversível de múltiplos modos de operação BR112012003935B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US23651309P 2009-08-24 2009-08-24
US61/236,513 2009-08-24
US12/604,279 US8215478B2 (en) 2009-08-24 2009-10-22 Adaptable reciprocating slat conveyor
US12/604,279 2009-10-22
PCT/US2010/047923 WO2011029076A1 (en) 2009-08-24 2010-09-04 Adaptable reciprocating slat conveyor

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112012003935A2 true BR112012003935A2 (pt) 2020-07-14
BR112012003935B1 BR112012003935B1 (pt) 2022-09-06

Family

ID=43604416

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112012003935-0A BR112012003935B1 (pt) 2009-08-24 2010-09-04 Transportador de taliscas reversível de múltiplos modos de operação

Country Status (6)

Country Link
US (2) US8215478B2 (pt)
CN (1) CN102666317B (pt)
BR (1) BR112012003935B1 (pt)
CA (1) CA2770721C (pt)
CL (1) CL2012000467A1 (pt)
WO (1) WO2011029076A1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2013086539A1 (en) * 2011-12-08 2013-06-13 John Helmsderfer Bulk material unloading and distribution
DE102012012098A1 (de) * 2012-06-18 2013-12-19 Robert Bosch Gmbh Planetensteg zur Verbindung zweier Planetenstegwangen
US9266682B1 (en) * 2013-03-14 2016-02-23 Tommy George Pistacchio Sliding floor for continuous movement
US10059527B1 (en) 2016-02-04 2018-08-28 Hallco Industries, Inc. Raised reciprocating slat-type conveyor with floor pan
US9897113B2 (en) 2016-05-02 2018-02-20 Hallco Industries, Inc. Switching valve control system
US10076775B1 (en) 2017-07-31 2018-09-18 Epi Environmental Products Inc. Machine for laying and anchoring a sheet of material on a ground surface

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3534875A (en) * 1968-11-18 1970-10-20 Olof A Hallstrom Jr Reciprocating conveyor
US4144963A (en) * 1974-08-12 1979-03-20 Hallstrom Olof A Reciprocating conveyor
US4143760A (en) * 1975-01-10 1979-03-13 Hallstrom Olof A Reciprocating conveyor
US4580678A (en) * 1984-12-11 1986-04-08 Foster Raymond K Reciprocating floor conveyor system
US4793468A (en) * 1986-10-31 1988-12-27 Western Waste Industries Et Al. Multiphase sliding floor for continuous material movement
US4856645A (en) * 1987-10-19 1989-08-15 Hallstrom Jr Olof A Reciprocating conveyor
US4962848A (en) * 1990-01-16 1990-10-16 Foster Raymond K Reciprocating floor conveyor
US5839568A (en) * 1994-02-07 1998-11-24 Clark; Gary R. Reciprocating floor conveyor control system
US5839588A (en) * 1996-12-26 1998-11-24 Hawkinson; Terry B. Track system for feeding of product at points of sale
US6513648B1 (en) * 2000-11-06 2003-02-04 Olof A. Hallstrom Reciprocating conveyor with top front drive
US7028832B2 (en) * 2004-09-17 2006-04-18 Keith Investments, Llc Drive unit mount for reciprocating slat conveyor
CN2926132Y (zh) * 2006-07-11 2007-07-25 王安基 往复式输送机

Also Published As

Publication number Publication date
CA2770721C (en) 2018-06-19
CL2012000467A1 (es) 2012-08-31
US8215478B2 (en) 2012-07-10
CN102666317B (zh) 2016-04-06
WO2011029076A1 (en) 2011-03-10
US20110042185A1 (en) 2011-02-24
US8430231B2 (en) 2013-04-30
CA2770721A1 (en) 2011-03-10
US20120145518A1 (en) 2012-06-14
CN102666317A (zh) 2012-09-12
BR112012003935B1 (pt) 2022-09-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112012003935A2 (pt) transportador de taliscas adaptável reversível
JP3150279B2 (ja) パレットに載せられた物品を運搬するための往復運動床コンベヤ
CN105386481B (zh) 用于自动控制工作车辆的提升组件的系统和方法
CN205117040U (zh) 一种车厢后门液压开闭系统
US20140165549A1 (en) Hydraulic system having multiple closed loop circuits
BR112012003940B1 (pt) transportador de taliscas adatável reversível e método para transportar uma carga no mesmo
WO2013028436A1 (en) Methods and apparatus for freight container loading
CN202345485U (zh) 输送带式自卸车
KR100652271B1 (ko) 반송하역장치
CN103754537B (zh) 一种微型拉臂式垃圾车的拉臂架装置
CN105236306A (zh) 一种抓斗搬运机
CN206049475U (zh) 一种用于袋装水泥自卸车的后门锁紧机构
CN201506991U (zh) 一种适用于叉车的快速更换推土铲装置
CN103057526A (zh) 控制多个支腿同步支撑的液压系统和工程车辆
CN110530154A (zh) 一种熔炼炉加料车
CN204416493U (zh) 输送装置
AU2011285473B9 (en) Adaptable reciprocating slat conveyor
RU220773U1 (ru) Конвейер для транспортирования сыпучих и кусковых материалов
CN203391668U (zh) 一种带滑柱式尾板的货箱
CN217374288U (zh) 一种拉臂钩机构及钩臂车
CN203699438U (zh) 一种用于小型码头的辅助送料装置
RU2293052C2 (ru) Устройство для загрузки карьерных автомобилей-самосвалов
CN111196199A (zh) 一种推送式自卸车
CN201102495Y (zh) 一种平卸式自卸车斗
CN104192592B (zh) 翻车机系统用高效冻煤松动机

Legal Events

Date Code Title Description
B15I Others concerning applications: loss of priority

Free format text: PERDA DA PRIORIDADE US 61/236,513 DE 24/08/2009 REIVINDICADA PELO PCT US2010/047923 POIS O BRASIL NAO ACEITA RESTABELECIMENTO DO DIREITO DE PRIORIDADE POR PERDA DE PRAZO PARA DEPOSITO INTERNACIONAL, DEPOSITO DO PCT EM DATA POSTERIOR A 12 MESES DA PRIORIDADE, MESMO QUE ESTE TENHA SIDO CONCEDIDO NA FASE INTERNACIONAI DO PEDIDO. (RESERVA DO BRASIL DE ACORDO COM A REGRA 49TER.1 ALINEA (G) E 49TER.2 ALINEA (H) DO REGULAMENTO DE EXECUCAO DO PCT).

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B12F Other appeals [chapter 12.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 04/09/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO.