BR102022024265A2 - Tanque de descontaminação e método para tratar produtos alimentícios - Google Patents

Tanque de descontaminação e método para tratar produtos alimentícios Download PDF

Info

Publication number
BR102022024265A2
BR102022024265A2 BR102022024265-8A BR102022024265A BR102022024265A2 BR 102022024265 A2 BR102022024265 A2 BR 102022024265A2 BR 102022024265 A BR102022024265 A BR 102022024265A BR 102022024265 A2 BR102022024265 A2 BR 102022024265A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
liquid
chamber
food product
antimicrobial
area
Prior art date
Application number
BR102022024265-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Robert E. Cathey
William F. Morris Iii
David H. Macaluso
John P. Shell
Original Assignee
Morris & Associates, Inc.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Morris & Associates, Inc. filed Critical Morris & Associates, Inc.
Publication of BR102022024265A2 publication Critical patent/BR102022024265A2/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23LFOODS, FOODSTUFFS, OR NON-ALCOHOLIC BEVERAGES, NOT COVERED BY SUBCLASSES A21D OR A23B-A23J; THEIR PREPARATION OR TREATMENT, e.g. COOKING, MODIFICATION OF NUTRITIVE QUALITIES, PHYSICAL TREATMENT; PRESERVATION OF FOODS OR FOODSTUFFS, IN GENERAL
    • A23L3/00Preservation of foods or foodstuffs, in general, e.g. pasteurising, sterilising, specially adapted for foods or foodstuffs
    • A23L3/34Preservation of foods or foodstuffs, in general, e.g. pasteurising, sterilising, specially adapted for foods or foodstuffs by treatment with chemicals
    • A23L3/3454Preservation of foods or foodstuffs, in general, e.g. pasteurising, sterilising, specially adapted for foods or foodstuffs by treatment with chemicals in the form of liquids or solids
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23LFOODS, FOODSTUFFS, OR NON-ALCOHOLIC BEVERAGES, NOT COVERED BY SUBCLASSES A21D OR A23B-A23J; THEIR PREPARATION OR TREATMENT, e.g. COOKING, MODIFICATION OF NUTRITIVE QUALITIES, PHYSICAL TREATMENT; PRESERVATION OF FOODS OR FOODSTUFFS, IN GENERAL
    • A23L3/00Preservation of foods or foodstuffs, in general, e.g. pasteurising, sterilising, specially adapted for foods or foodstuffs
    • A23L3/34Preservation of foods or foodstuffs, in general, e.g. pasteurising, sterilising, specially adapted for foods or foodstuffs by treatment with chemicals
    • A23L3/3454Preservation of foods or foodstuffs, in general, e.g. pasteurising, sterilising, specially adapted for foods or foodstuffs by treatment with chemicals in the form of liquids or solids
    • A23L3/3463Organic compounds; Microorganisms; Enzymes

Abstract

São divulgadas várias modalidades para um tanque de descontaminação e método para tratar a redução da contaminação microbiana de um produto alimentício. Em uma modalidade, o tanque de descontaminação compreende uma primeira câmara para reter um primeiro líquido contendo antimicrobiano para reduzir uma contaminação microbiana em uma superfície do produto alimentício. O tanque de descontaminação compreende ainda uma segunda câmara para reter um segundo líquido contendo antimicrobiano de conteúdo diferente do primeiro líquido contendo antimicrobiano na primeira câmara, para reduzir ainda mais a contaminação microbiana na superfície do produto alimentício. O tanque de descontaminação compreende ainda um primeiro descarregador configurado para remover o produto alimentício do primeiro líquido contendo antimicrobiano na primeira câmara e para depositar o produto alimentício em direção à segunda câmara. O tanque de descontaminação compreende ainda um segundo descarregador configurado para remover o produto alimentício do segundo líquido contendo antimicrobiano na segunda câmara.

Description

TANQUE DE DESCONTAMINAÇÃO E MÉTODO PARA TRATAR PRODUTOS ALIMENTÍCIOS REFERÊNCIA CRUZADA A PEDIDOS RELACIONADOS
[0001] Este pedido reivindica prioridade e benefício do Pedido Provisório U.S. Nº 63/283,943, depositado em 29 de novembro de 2021 e intitulado “DECONTAMINATION TANK AND METHOD FOR TREATING FOOD PRODUCTS”, cujo conteúdo integral é aqui incorporado por referência.
FUNDAMENTOS
[0002] No processamento de aves de capoeira, particularmente frangos, a indústria teve de lidar com problemas relativos à contaminação bacteriana das aves processadas. Durante o processo de preparação das aves, as aves ficam suscetíveis à contaminação, autoinfecção e contaminação cruzada pelo manuseio da massa de aves em um dia típico. As bactérias podem chegar à instalação agarradas e crescendo nas superfícies expostas das aves vivas, inclusive nos folículos das penas. A evisceração das aves cria uma oportunidade para os micróbios contaminarem os músculos recém-expostos e outros tecidos internos. O problema pode ser um pouco mitigado no estágio de processamento, onde as aves estão sendo resfriadas em um refrigerador de imersão, em que as aves são resfriadas da temperatura corporal aproximadamente normal até os trinta graus Fahrenheit. Nesta fase, o líquido no refrigerador pode lavar alguma contaminação. No entanto, níveis inaceitáveis de contaminação podem permanecer no produto.
[0003] Algumas das bactérias patogênicas comuns encontradas em aves são Salmonella, E. coli e outras. Embora aditivos antissépticos possam ser incluídos no líquido do refrigerador para uma redução significativa das bactérias, existe o risco de que as bactérias sejam transmitidas com as aves para o mercado onde os produtos preparados são distribuídos ao público. Felizmente, os produtos avícolas geralmente são bem cozidos e as bactérias são erradicadas durante o processo de cozimento. No entanto, ainda existe o risco de a bactéria poder ser transmitida ao público, por exemplo, ao manusear produtos crus.
[0004] Embora a adição de substâncias antibacterianas ao líquido no refrigerador tenha tido sucesso na redução das bactérias de superfície nas carcaças de aves, a maioria dos procedimentos não consegue remover todas as bactérias patogênicas das carcaças contaminadas. Por exemplo, é mais difícil aplicar vigorosamente o líquido e seu conteúdo antibacteriano nas cavidades das aves e nos folículos das penas das aves e essas áreas das aves podem reter mais bactérias do que outras partes das aves.
[0005] Devido à necessidade de reduzir a temperatura das aves enquanto estão no tanque de resfriamento, as aves requerem um longo tempo de permanência no líquido resfriado. Devido ao longo tempo de permanência, a concentração das substâncias antibacterianas no líquido não pode ser muito alta para evitar a degradação organoléptica do produto que produz alterações inaceitáveis no sabor, aroma, aparência ou textura.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0006] Muitos aspectos da presente divulgação podem ser melhor compreendidos com referência aos desenhos a seguir. Os componentes nos desenhos não estão necessariamente em escala, com ênfase em ilustrar claramente os princípios da divulgação. Além disso, nos desenhos, números de referência semelhantes designam partes correspondentes ao longo das várias vistas.
[0007] A Figura 1 é uma vista em corte longitudinal de um tanque de descontaminação com uma pluralidade de câmaras de acordo com várias modalidades da presente divulgação.
[0008] A Figura 2 é uma vista em corte transversal do tanque de descontaminação da Figura 1 através de uma área de produto de acordo com várias modalidades da presente divulgação.
[0009] A Figura 3 é uma vista em corte transversal do tanque de descontaminação da Figura 1 através de uma área de transbordamento de acordo com várias modalidades da presente divulgação.
[0010] A Figura 4 é uma vista em perspectiva do tanque de descontaminação da Figura 1 de acordo com várias modalidades da presente divulgação.
[0011] A Figura 5 é uma vista superior em uma câmara de um tanque de descontaminação que inclui um componente de controle de fluxo integrado de acordo com várias modalidades da presente divulgação.
[0012] A Figura 6 é uma vista em corte transversal do tanque de descontaminação da Figura 5 através de uma área de líquido de retorno e uma área de líquido forçado de acordo com várias modalidades da presente divulgação.
[0013] A Figura 7 é uma vista superior de um tanque de descontaminação com uma pluralidade de câmaras em uma disposição lado a lado de acordo com várias modalidades da presente divulgação.
[0014] A Figura 8 é uma vista em perspectiva do tanque de descontaminação da Figura 1 com a adição de pulverizadores para enxágue de acordo com várias modalidades da presente divulgação.
[0015] A Figura 9 é um fluxograma que mostra um exemplo de método para tratar produtos alimentícios usando um tanque de descontaminação de acordo com várias modalidades da presente divulgação.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[0016] A presente divulgação refere-se a um tanque de descontaminação com eficácia melhorada para descontaminar produtos alimentícios. O tanque de descontaminação pode ser usado, por exemplo, para aplicar soluções antimicrobianas em produtos alimentícios. Em alguns exemplos, o tratamento no tanque de descontaminação pode preceder ou seguir o tratamento dos produtos alimentícios em um refrigerador. Em várias modalidades, um tanque de descontaminação tem uma pluralidade de câmaras para que o produto possa ser submetido a tratamento por meio de uma série de diferentes soluções antimicrobianas. Em várias modalidades, um tanque de descontaminação tem uma ou mais bombas ou outros componentes de fluxo de líquido integrados ao tanque para circular ou bombear uma solução antimicrobiana pelo produto a uma alta taxa de fluxo com baixa queda de pressão. Em algumas modalidades, um tanque de descontaminação com uma pluralidade de câmaras pode incluir um ou mais componentes de fluxo de líquido integrados.
[0017] O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) continua a pressionar os processadores de aves para reduzir a quantidade de contaminantes microbianos no fornecimento de alimentos oferecidos ao público. Agentes antimicrobianos como ácido peracético (PAA), cloreto de cetilpiridínio (CPC), cloro, ozônio ou sal são mais ou menos eficazes contra várias espécies de micróbios, incluindo Salmonella, Campylobacter, E. coli e Listeria. Pode ser desejável usar uma combinação de agentes antimicrobianos para tratar um amplo espectro de contaminantes. No entanto, se dois ou mais agentes antimicrobianos forem misturados em uma solução comum, existe a possibilidade de que eles reajam ou interfiram e, assim, degradem a eficácia.
[0018] A eficácia de cada tipo de solução antimicrobiana pode ser geralmente aumentada proporcionando uma agitação mais agressiva do produto alimentício dentro da solução. Tentativas anteriores de agitar a solução usando tubos externos podem exigir bombas de potência relativamente alta que são difíceis de limpar. Além disso, como os tanques são relativamente compactos, fazer com que o fluxo retorne à entrada da bomba pode ser um desafio quando todo o volume de líquido no tanque está circulando a cada minuto ou dois.
[0019] Tentativas de agitação com ar injetado diretamente na solução às vezes criam espuma indesejável no tanque. Além disso, alguns agentes antimicrobianos podem liberar gás no ar de agitação, criando um risco pessoal ao redor do sistema de tratamento quando o ar de agitação deixa o tanque.
[0020] Várias modalidades da presente divulgação compreendem um tanque de descontaminação tendo uma série de câmaras para reter líquido(s) e descarregadores para elevar o produto para fora das câmaras. A Figura 1 é uma vista em corte longitudinal de um tanque de descontaminação 100 com uma pluralidade de câmaras 103a e 103b de acordo com várias modalidades da presente divulgação. As câmaras 103a e 103b podem ser orientadas axialmente em série como mostrado em Figura 1 ou podem ser orientadas lateralmente em uma disposição lado a lado como mostrado na Figura 7.
[0021] O produto alimentício 106, como porções comestíveis de aves, vegetais, frutas ou outros tipos de produtos alimentícios, é depositado em uma primeira câmara 103a do tanque de descontaminação 100 através de uma calha de entrada 107. A primeira câmara 103a contém um primeiro líquido 109a como uma solução antimicrobiana. Um primeiro descarregador 112a localizado na primeira câmara 103a eleva o produto 106 para fora da primeira câmara 103a e deposita o produto 106 em uma primeira calha do descarregador 115a transportando para uma segunda câmara 103b. Em algumas modalidades, uma ou mais correias ou calhas podem ser usadas para transferir o produto alimentício 106 do descarregador 112a para a segunda câmara 103b. A segunda câmara 103b pode ser vedada da primeira câmara 103a para evitar que os líquidos 109 (por exemplo, líquidos 109a, 109b) contidos nas respectivas câmaras 103 (por exemplo, câmaras 103a, 103b) se misturem.
[0022] A segunda câmara 103b pode conter um segundo líquido 109b de uma composição diferente do líquido 109a na primeira câmara 103a. Uma diferença na composição pode ser: (a) uma diferença nas espécies químicas em solução, (b) uma diferença na concentração da mesma espécie química, (c) ambos (a) e (b), ou (d) concentrações insignificantes de qualquer ingrediente ativo em um dos líquidos 109. Por exemplo, os líquidos 109 podem diferir no teor de pH de modo que misturar os líquidos 109 juntos tornaria um ou ambos menos eficazes ou ineficazes. Além disso, a ordem do tratamento pode ser significativa. Isto é, pode ser necessário ou preferível que que o produto alimentício 106 seja tratado com um primeiro líquido 109a antes de ser tratado com um segundo líquido 109b em vez de ser tratado com o segundo líquido 109b antes de ser tratado com o primeiro líquido 109a. Um segundo descarregador 112b na segunda câmara 103b eleva o produto 106 para fora da segunda câmara 103b e deposita em uma segunda calha do descarregador 115b que direciona o produto 106 para longe da segunda câmara 103b. A velocidade de rotação dos descarregadores 112 pode ser selecionada com base em um tempo de tratamento ideal para cada um dos respectivos líquidos 109. O tempo que um líquido 109 permanece no produto 106 antes que o líquido 109 seja drenado ou enxaguado pode contar para o tempo do tratamento.
[0023] O tanque de descontaminação 100 pode compreender mais de duas câmaras 103 e dois descarregadores 112. Os descarregadores 112 podem ser acionados por motores individuais. Em outras modalidades, alguns ou todos os descarregadores 112 podem ser acoplados por um ou mais eixos de acionamento 118 e acionados por um único motor 121. Um redutor de velocidade 122 pode ser usado para converter a velocidade de rotação do motor 121 em uma velocidade de rotação mais baixa com torque mais alto para o eixo de acionamento 118. A velocidade de rotação selecionada para pode ser alcançada usando um redutor de velocidade 120 para um descarregador específico 112. Em várias modalidades, as câmaras 103 do tanque de descontaminação 100 podem corresponder a unidades de tanque distintas que são acopladas entre si.
[0024] Em algumas modalidades, o produto 106 é enxaguado com uma solução de enxágue, como água, entre a imersão em uma primeira solução antimicrobiana e uma segunda solução antimicrobiana. A solução de enxágue é selecionada para enxaguar ou neutralizar a primeira solução antimicrobiana e/ou a segunda solução antimicrobiana. Tal enxágue pode ocorrer em uma câmara de enxágue separada 103 interposta entre a primeira câmara 103a e a câmara 103b. A câmara de enxágue separada 103 pode ser semelhante em construção às câmaras de tratamento 103 descritas acima. Em outras modalidades, o enxágue pode tomar a forma de pulverizadores de água ou uma cascata direcionada ao produto 106 na primeira calha do descarregador 115a antes do produto 106 entrar na segunda câmara 103b, como mostrado no exemplo da Figura 8. Em algumas modalidades, o agente de enxágue pode ser ar como quando uma faca de ar é usada para soprar o excesso de líquido 109a para fora do produto à medida que ele é transferido para a segunda câmara 103b.
[0025] Em algumas modalidades, cada câmara 103 (por exemplo, câmaras 103a, 103b) pode ser dividida em uma área de produto 124 (por exemplo, áreas de produto 124a, 124b) e uma área de transbordamento ou recirculação 127 (por exemplo, áreas de recirculação 127a, 127b ) separados por uma respectiva partição 128. Geralmente, um líquido 109 pode ser bombeado de uma área de transbordamento 127 através de uma ou mais passagens 130 em uma partição 128 para uma área de produto 124. O líquido 109 pode transbordar uma barreira 133 (isto é, uma abertura) dentro ou na partição 128 para retornar à área de transbordamento 127. Em alguns exemplos, o líquido 109 pode fluir através de uma tela posicionada em uma abertura ou barreira 133 dentro ou na partição 128 para evitar que o produto 106 entre na área de transbordamento 127. Em qualquer uma dessas modalidades, a calha do descarregador 115 se estende da partição 128 para a próxima câmara 103 ou a saída do tanque de descontaminação 100. A calha do descarregador 115 pode ser perfurada para permitir que qualquer líquido 109 seja descarregado com o produto 106 do descarregador 112 seja drenado para a área de transbordamento 127, em vez de transbordar para a próxima câmara 103.
[0026] Em várias modalidades, o tanque de descontaminação 100 pode incluir um respectivo componente de fluxo de líquido 136 integrado em uma câmara correspondente 103 para mover ou recircular o líquido 109 da área de transbordamento 127 para a área de produto 124. O componente de fluxo de líquido 136 pode se referir a vários tipos de bombas, uma bomba ou componente acionado por ventilador ou hélice, uma bomba ou componente acionado por impulsor ou outro tipo de componente que bombeia, move ou circula líquido 109. O respectivo componente de fluxo de líquido 136 pode ser acionado por um respectivo motor 139, como um motor que aciona uma hélice, impulsor, etc., para causar uma força de bombeamento ou um motor de bomba. Em outras modalidades, uma ou mais bombas externas podem ser usadas para circular o líquido 109 em uma câmara correspondente 103. Em alguns casos, um componente de fluxo de líquido separado 136 pode estar em cada câmara 103. Quando múltiplos componentes de fluxo de líquido 136 são usados, os componentes de fluxo de líquido 136 podem ser acionados por motores individuais 139 ou por um único motor 139 acoplado a um eixo de transmissão comum. Embora vários componentes e conteúdos do tanque de descontaminação 100 possam ser descritos em relação a uma determinada das câmaras 103, cada uma das respectivas câmaras 103 pode incluir um componente correspondente conforme descrito.
[0027] A Figura 2 é uma vista em corte transversal do tanque de descontaminação 100 através de uma área de produto 124 (Figura 1) de uma câmara 103a de acordo com várias modalidades da presente divulgação. A Figura 2 ilustra a calha de entrada 107 e a parede da câmara 203 que encerra o líquido 109a. O descarregador 112a, conforme representado, pode girar no sentido anti-horário para puxar o produto 106 (Figura 1) através do líquido 109a e depois para cima e para fora do líquido 109a para processamento subsequente. O descarregador do tipo moinho de vento 112a, como mostrado, pode ter uma pluralidade de pás do descarregador 206, que podem ter uma ou mais aberturas 209 que permitem a passagem do líquido 109a, mas não do produto 106. Cada pá de descarregador 206 pode ser acoplada ao eixo de acionamento 118 em um cubo 212 através de um respectivo braço 215.
[0028] A Figura 3 é uma vista em corte transversal do tanque de descontaminação 100 através de uma área de transbordamento 127a (ver Figura 1) de uma câmara 103a de acordo com várias modalidades da presente divulgação. Porções das pás do descarregador 206 são visíveis na Figura 3, e as pás do descarregador 206 trazem o produto 106 (Figura 1) até a calha do descarregador 115a. A calha do descarregador 115a pode ter uma ou mais aberturas de drenagem 303 para permitir que o líquido 109a seja drenado. Além disso, um defletor 306 pode estar presente para guiar o produto 106 através da calha do descarregador 115 para o lado oposto da câmara 103a. O motor 139 e o componente de fluxo de líquido 136 também são visíveis na Figura 3. O líquido 109a entra na área de transbordamento 127a através da barreira 133 e o nível de líquido 309 como mostrado na área de transbordamento 127a pode estar abaixo da área de produto 124a, onde o líquido 109a sai da área de produto 124a (Figura 1) através da barreira 133. O nível de líquido da área de produto 124a pode estar na parte inferior ou acima da barreira 133.
[0029] A Figura 4 é uma vista em perspectiva do tanque de descontaminação 100 de acordo com várias modalidades da presente divulgação. Na Figura 4, as pás do descarregador 206 do primeiro descarregador 112a (Figura 1) são mostradas, mas os componentes incluindo pás do descarregador 206 do segundo descarregador 112b (Figura 1) são omitidos para maior clareza. Mais claramente ilustrados na vista em perspectiva estão os componentes incluindo a calha de entrada 107, a calha do descarregador 115b, os defletores 306 e as áreas de transbordamento 127a e 127b das respectivas câmaras 103a e 103b. O componente de fluxo de líquido 136 está contido dentro da área de transbordamento 127 como mostrado. A vista em perspectiva ilustra como as câmaras 103a e 103b se encaixam no sistema geral do tanque de descontaminação 100. Embora o tanque de descontaminação 100 mostre duas câmaras 103a e 103b, pode haver qualquer número de câmaras adicionais 103.
[0030] Neste exemplo, a primeira câmara 103a pode incluir ou de outra forma ser alimentada com produto 106 através de uma calha de entrada 107. As pás do descarregador 206 podem levantar o produto 106 para fora da área de produto 124a. O defletor 306 pode guiar o produto 106 sobre a calha do descarregador 115a e para a área de produto 124b. A calha do descarregador 115a pode ter orifícios que permitem que um líquido 109a (Figura 1) caia na área de transbordamento 127a, enquanto fornece o produto 106 na área de produto 124b da câmara 103b. A câmara 103b pode tratar o produto 106 com outro líquido 109b (Figura 1). A operação dos componentes da câmara 103b pode prosseguir conforme discutido para a câmara 103a e conforme discutido mais adiante.
[0031] A Figura 5 é uma vista superior em uma câmara 103a de um tanque de descontaminação 100 que inclui um componente de fluxo de líquido integrado 136 de acordo com várias modalidades da presente divulgação. A calha do descarregador 115a está parcialmente oculta, de modo que a figura pode mostrar detalhes da estrutura abaixo. Em várias modalidades, as partições apropriadas 128, 502 e 503 podem dividir uma câmara 103 em três áreas: uma área de produto 124, uma área de líquido de retorno 506 e uma área de líquido forçado 509. A área de líquido de retorno 506 e a área de líquido forçado 509 em conjunto compreendem a área de transbordamento 127 (Figura 1) discutida anteriormente. A partição 128 que separa a área de produto 127 da área de líquido de retorno 506 tem uma tela ou barreira 133 (Figura 1) que permite que o líquido 109 atravesse da área de produto 124 para a área de líquido de retorno 506, mas bloqueia o produto 106 (Figura 1) de passagem. A partição 502 que separa a área de líquido de retorno 506 da área de líquido forçado 509 pode ser vedada para permitir uma diferença no nível de líquido entre as duas áreas. Esta partição 502 pode conter uma passagem através da qual um impulsor de um componente de fluxo de líquido 136 move o líquido 109 da área de líquido de retorno 506 para a área de líquido forçado 509. A partição 503 que separa a área de líquido forçado da área de produto contém passagens 130 que permitem líquido 109 (Figura 1) para fluir da área de líquido forçado 509 para a área de produto 124. As passagens 130 podem ser dimensionadas, moldadas e posicionadas para direcionar o fluxo para certas partes da área de produto 124 onde o líquido 109 lavará o produto 106 para aumentar o efeito antimicrobiano.
[0032] A forma e a posição das passagens 130 entre a área de líquido forçado 509 e a área de produto 124 podem ser significativas. Em certas partes da partição 503, a pá do descarregador 206 está pressionando o produto 106 contra a partição 503. Se as passagens 130 nesta área são orifícios simples que têm bordas expostas, o produto 106 pode ser cortado ou danificado à medida que o produto 106 passa pela abertura de passagem. A Figura 5 ilustra uma geometria possível para passagens 130 que minimizaria a exposição do produto 106 a bordas afiadas. Isso é análogo a esfregar o produto 106 na parte de trás de um ralador de queijo em vez do lado de corte.
[0033] O componente de fluxo de líquido 136 pode ser um componente de fluxo de líquido do tipo hélice 136 para mover um grande volume de líquido 109 contra uma altura de descarga relativamente baixa. Esses projetos podem usar motores menores e podem ser mais fáceis de limpar.
[0034] A porção do eixo de acoplamento 512 do eixo de acionamento 118 do descarregador 112a está configurada para facilitar a fixação a uma porção de recepção do cubo 212 do descarregador 112b (Figura 1) para a segunda câmara 103b (Figura 1).
[0035] A Figura 6 é uma vista em corte transversal do tanque de descontaminação 100 através de uma área de líquido de retorno 506 e uma área de líquido forçado 509 de acordo com várias modalidades da presente divulgação. Mais claramente ilustrado na FIG. 6 é a partição 128 com uma tela entre a área de produto 124 (FIG. 5) e a área de líquido de retorno 509, a partição 502 entre a área de líquido de retorno 506 e a área de líquido forçado 509, uma passagem 602 entre a área de líquido de retorno 506 e a área de líquido forçado 509 e as passagens 130 entre a área de líquido forçado 509 e a área de produto 124.
[0036] A Figura 7 é uma vista superior de um tanque de descontaminação 700 com uma pluralidade de câmaras 103a e 103b em uma disposição lado a lado de acordo com várias modalidades da presente divulgação. A disposição lado a lado da Figura 7 é também uma disposição girada em que o produto 106 muda uma direção de deslocamento 180 graus ao sair da primeira câmara 103a e entrar na segunda câmara 103b. Quando o produto 106 sai de uma primeira calha do descarregador 115a da primeira câmara 103a, o produto 106 é depositado em um dispositivo de transferência 703 (por exemplo, um transportador, uma calha, etc.) para transferir o produto 106 para a calha de entrada 107b da segunda câmara 103b, onde o produto 106 recebe tratamento adicional. Em alguns casos, a primeira e a segunda câmaras 103 podem estar em diferentes alturas de modo que a gravidade possa transferir o produto 106 da primeira calha do descarregador 115a para uma calha de entrada 107b da segunda câmara 103b que é mais baixa que a calha de entrada 107a da primeira câmara 103a. Alternativamente, o dispositivo de transferência 703 pode ter uma inclinação ascendente de uma correia ou rolos para impulsionar o produto 106 para cima em uma calha de entrada 107b que tem um ponto de entrada mais alto do que um ponto de saída da primeira calha do descarregador 115a.
[0037] A Figura 8 é uma vista em perspectiva do tanque de descontaminação 100 com a adição de pulverizadores 803a e 803b para enxágue de acordo com várias modalidades da presente divulgação. Os respectivos pulverizadores 803a e 803b são para aplicar um líquido de enxágue (por exemplo, água) ao produto 106 quando o produto 106 sai de uma respectiva câmara 103a ou 103b. Neste exemplo, o líquido de enxágue pode drenar através da respectiva calha do descarregador 115a, 115b para o respectivo líquido 109a ou 109b (Figura 1). Alternativamente, o líquido de enxágue pode drenar para uma captação separada, de modo que o líquido de enxágue não escoe para o respectivo líquido 109a ou 109b.
[0038] Referindo-se em seguida à Figura 9, é mostrado um fluxograma 900 que fornece um exemplo de um método para tratar produtos alimentícios 106 usando um tanque de descontaminação 100 de acordo com várias modalidades. Começando com a caixa 903, um produto alimentício 106 é recebido no tanque de descontaminação 100 por meio de uma calha de entrada 107a. Em alguns casos, o produto alimentício 106 pode ter sido tratado em um refrigerador, onde o refrigerador tem uma capacidade de líquido para refrigerar o produto alimentício 106. Na caixa 906, o produto alimentício 106 é imerso em um primeiro líquido contendo antimicrobiano 109a em uma primeira câmara 103a de uma pluralidade de câmaras 103 em o tanque de descontaminação 100. Por exemplo, o primeiro líquido contendo antimicrobiano 109a na primeira câmara 103a pode ser recirculado bombeando o primeiro líquido contendo antimicrobiano 109a de uma área de líquido de retorno 506 para uma área de líquido forçado 509 usando uma hélice, uma bomba, ou um outro componente de fluxo de líquido 136 (Figura 1). O primeiro líquido contendo antimicrobiano 109a pode, então, sair da área de líquido forçado 509 sob pressão através de uma pluralidade de aberturas na segunda partição 503. O primeiro líquido contendo antimicrobiano 109a pode retornar da área de produto 124 por meio de pelo menos uma abertura na primeira partição 128.
[0039] Na caixa 909, o produto alimentício 106 é transferido da primeira câmara 103a para a segunda câmara 103b por meio de um descarregador 112a. Em algumas modalidades, o produto alimentício 106 pode ser enxaguado por meio de uma solução de enxague antes do produto alimentício 106 ser depositado na segunda câmara 103b. Em uma modalidade, o produto alimentício 106 é pulverizado com a solução de enxague antes do produto alimentício 106 ser depositado na segunda câmara 103b. Em uma outra modalidade, o produto alimentício 106 é transferido por meio do descarregador 112a na primeira câmara 103a para uma terceira câmara 103 da pluralidade de câmaras, o produto alimentício 106 é imerso na solução de enxague na terceira câmara, e o produto alimentício 106 é transferido por meio de um descarregador 112 na terceira câmara 103 para a segunda câmara 103b.
[0040] Na caixa 912, o produto alimentício 106 é imerso em um segundo líquido contendo antimicrobiano 109b na segunda câmara 103b. Por exemplo, o segundo líquido contendo antimicrobiano 109b na segunda câmara 103b pode ser recirculado bombeando o segundo líquido contendo antimicrobiano 109b de uma área de líquido de retorno 506 para uma área de líquido forçado 509. O segundo líquido contendo antimicrobiano 109b pode, então, sair da área de líquido forçado 509 sob pressão através de uma pluralidade de aberturas na segunda partição 503. O segundo líquido contendo antimicrobiano 109b pode retornar da área de produto 127 por meio de pelo menos uma abertura na primeira partição 128. Na caixa 915, o produto alimentício tratado é descarregado. Em alguns casos, o produto alimentício 106 pode ser posteriormente tratado em um refrigerador, onde o refrigerador tem uma capacidade de líquido para refrigerar o produto alimentício 106. Em seguida, o fluxograma 900 termina.
[0041] A linguagem disjuntiva, como a frase “pelo menos um de X, Y ou Z”, a menos que especificamente indicado de outra forma, é entendida de outra forma com o contexto usado em geral para apresentar que um item, termo, etc., pode ser ou X, Y ou Z, ou qualquer combinação dos mesmos (por exemplo, X, Y e/ou Z). Assim, tal linguagem disjuntiva geralmente não se destina, e não deve, implicar que certas modalidades exigem que pelo menos um de X, pelo menos um de Y ou pelo menos um de Z para cada um esteja presente.
[0042] Deve-se enfatizar que as modalidades descritas acima da presente divulgação são meramente exemplos possíveis de implementações estabelecidas para uma compreensão clara dos princípios da divulgação. Muitas variações e modificações podem ser feitas na(s) modalidade(s) acima descrita(s) sem se afastar substancialmente do espírito e princípios da divulgação. Todas essas modificações e variações devem ser incluídas neste documento dentro do escopo desta divulgação e protegidas pelas seguintes reivindicações.

Claims (20)

  1. Tanque de descontaminação para tratar e reduzir a
    contaminação microbiana de um produto alimentício, o tanque de descontaminação caracterizado por compreender:
    uma primeira câmara para reter um primeiro líquido contendo antimicrobiano para reduzir uma contaminação microbiana em uma superfície do produto alimentício;
    uma segunda câmara para reter um segundo líquido
    contendo antimicrobiano de conteúdo diferente do primeiro líquido contendo antimicrobiano na primeira câmara, para reduzir ainda mais a contaminação microbiana na superfície do produto alimentício;
    um primeiro descarregador configurado para remover o produto alimentício do primeiro líquido contendo
    antimicrobiano na primeira câmara e para depositar o produto alimentício em direção à segunda câmara; e
    um segundo descarregador configurado para remover o produto alimentício do segundo líquido contendo antimicrobiano na segunda câmara.
  2. Tanque de descontaminação, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo produto alimentício ser recebido de um refrigerador ou descarregado para um refrigerador, o refrigerador tendo uma capacidade de líquido para refrigerar o produto alimentício e para reter uma solução líquida de água e produtos químicos em uma concentração química para reduzir a contaminação microbiana do produto alimentício em que o produto alimentício foi imerso à medida que o produto alimentício passa pelo refrigerador.
  3. Tanque de descontaminação, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pela primeira câmara e a segunda câmara possuírem uma capacidade de líquido menor do que a capacidade de líquido do refrigerador.
  4. Tanque de descontaminação, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo primeiro líquido contendo antimicrobiano e o segundo líquido contendo antimicrobiano possuírem conteúdo diferente da solução líquida no refrigerador.
  5. Tanque de descontaminação, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por tanto o primeiro descarregador quanto o segundo descarregador serem acionados por um eixo de transmissão comum.
  6. Tanque de descontaminação, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender ainda um ou mais bicos configurados para aplicar um líquido para enxaguar ou neutralizar o primeiro líquido contendo antimicrobiano após o produto alimentício ser removido do primeiro líquido contendo antimicrobiano na primeira câmara e antes do produto alimentício ser depositado no segundo líquido contendo antimicrobiano na segunda câmara.
  7. Tanque de descontaminação, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender ainda:
    uma terceira câmara interposta entre a primeira câmara e a segunda câmara, a terceira câmara retendo um líquido para enxaguar ou neutralizar o primeiro líquido contendo antimicrobiano após o produto alimentício ser removido do primeiro líquido contendo antimicrobiano na primeira câmara e antes do produto alimentício ser depositado no segundo líquido contendo antimicrobiano na segunda câmara;
    um terceiro descarregador configurado para remover o produto alimentício do líquido na terceira câmara e para depositar o produto alimentício em direção à segunda câmara; e
    em que o primeiro descarregador deposita o produto alimentício em direção à terceira câmara.
  8. Tanque de descontaminação, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela primeira câmara e a segunda câmara serem orientadas axialmente em série.
  9. Tanque de descontaminação, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela primeira câmara e a segunda câmara serem orientadas lateralmente.
  10. Tanque de descontaminação, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo primeiro líquido contendo antimicrobiano compreender um agente antimicrobiano selecionado do grupo que consiste em ácido peracético (PAA), cloreto de cetilpiridínio (CPC), cloro, ozônio, e sal, em que o segundo líquido contendo antimicrobiano compreende um agente antimicrobiano diferente selecionado a partir do grupo, e o primeiro líquido contendo antimicrobiano exclui o agente antimicrobiano diferente.
  11. Tanque de descontaminação para tratar e reduzir a contaminação microbiana de um produto alimentício, o tanque de descontaminação caracterizado por compreender:
    uma câmara para reter um líquido contendo antimicrobiano para reduzir uma contaminação microbiana em uma superfície do produto alimentício, a câmara sendo dividida em uma área de produto, uma área de líquido de retorno, e uma área de líquido forçado, a câmara incluindo uma primeira partição entre a área de produto e a área de líquido de retorno e uma segunda partição entre a área de produto e a área de líquido forçado, a primeira e a segunda partição impedindo o produto alimentício de entrar na área de líquido de retorno ou na área de líquido forçado;
    um componente de fluxo de líquido que recircula o
    líquido contendo antimicrobiano na câmara fazendo com que o líquido contendo antimicrobiano flua da área de líquido de retorno para a área de líquido forçado, o líquido contendo antimicrobiano saindo da área de líquido forçado sob pressão através de uma ou mais aberturas na segunda partição, o líquido contendo antimicrobiano retornando da área de produto por meio de pelo menos uma abertura na primeira partição; e
    um descarregador configurado para remover o produto alimentício do líquido contendo antimicrobiano na área de produto na câmara e para depositar o produto alimentício em direção a um destino.
  12. Tanque de descontaminação, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo destino corresponder a uma entrada de uma segunda câmara para reter um segundo líquido contendo antimicrobiano para reduzir a contaminação microbiana na superfície do produto alimentício, o segundo líquido contendo antimicrobiano tendo conteúdo diferente do líquido contendo antimicrobiano.
  13. Tanque de descontaminação, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por compreender ainda uma calha do descarregador acima de pelo menos uma da área de líquido de retorno ou da área de líquido forçado, a calha do descarregador retendo uma ou mais aberturas permitindo que o líquido contendo antimicrobiano que acompanha o produto alimentício depositado pelo descarregador seja drenado na pelo menos uma da área de líquido de retorno ou da área de líquido forçado.
  14. Tanque de descontaminação, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por um nível de líquido na área de produto ser superior a um nível de líquido na área de líquido de retorno, e pelo menos uma abertura na primeira partição corresponde a pelo menos uma de uma tela ou uma barreira.
  15. Método para tratar e reduzir a contaminação microbiana de um produto alimentício, caracterizado por compreender:
    imergir o produto alimentício em um primeiro líquido contendo antimicrobiano em uma primeira câmara de um tanque de descontaminação tendo uma pluralidade de câmaras; transferir o produto alimentício por meio de um descarregador na primeira câmara para uma segunda câmara da pluralidade de câmaras; e
    imergir o produto alimentício em um segundo líquido contendo antimicrobiano na segunda câmara, o segundo líquido contendo antimicrobiano sendo de conteúdo diferente do primeiro líquido contendo antimicrobiano na primeira câmara.
  16. Método, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado por compreender ainda tratar o produto alimentício em um refrigerador antes de imergir o produto alimentício no primeiro líquido contendo antimicrobiano ou depois de imergir o produto alimentício no segundo líquido contendo antimicrobiano, o refrigerador tendo uma capacidade de líquido para refrigerar o produto alimentício.
  17. Método, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado por transferir o produto alimentício por meio do descarregador na primeira câmara para a segunda câmara compreender ainda enxaguar o produto alimentício por meio de uma solução de enxague antes de depositar o produto alimentício na segunda câmara.
  18. Método, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado por enxaguar o produto alimentício por meio da solução de enxague compreender ainda pulverizar o produto alimentício com a solução de enxague antes de depositar o produto alimentício na segunda câmara.
  19. Método, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado por enxaguar o produto alimentício por meio da solução de enxague compreender ainda:
    transferir o produto alimentício por meio do descarregador na primeira câmara para uma terceira câmara da pluralidade de câmaras;
    imergir o produto alimentício na solução de enxague na terceira câmara; e
    transferir o produto alimentício por meio de um descarregador na terceira câmara to a segunda câmara.
  20. Método, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado por pelo menos uma da primeira câmara ou da segunda câmara ser dividida em uma área de produto, uma área de líquido de retorno, e uma área de líquido forçado, a pelo menos uma da primeira câmara ou da segunda câmara incluindo uma primeira partição entre a área de produto e a área de líquido de retorno e uma segunda partição entre a área de produto e a área de líquido forçado, a primeira e a segunda partição impedindo o produto alimentício de entrar na área de líquido de retorno ou na área de líquido forçado; e
    o método compreende ainda recircular um respectivo líquido contendo antimicrobiano na pelo menos uma da primeira câmara ou da segunda câmara fazendo com que o respectivo líquido contendo antimicrobiano flua da área de líquido de retorno a área de líquido forçado, o respectivo líquido contendo antimicrobiano saindo da área de líquido forçado sob pressão através de uma pluralidade de aberturas na segunda partição, o respectivo líquido contendo antimicrobiano retornando da área de produto por meio de pelo menos uma abertura na primeira partição.
BR102022024265-8A 2021-11-29 2022-11-28 Tanque de descontaminação e método para tratar produtos alimentícios BR102022024265A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US63/283,943 2021-11-29

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102022024265A2 true BR102022024265A2 (pt) 2023-06-06

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7470173B2 (en) Post chill decontamination tank
AU2011200712B2 (en) Antimicrobial solution and process
US6733379B2 (en) Post-evisceration process and apparatus
US5939115A (en) Method and apparatus for decontaminating poultry carcasses
US20050058013A1 (en) Treatment fluid application apparatus for foodstuffs and methods related thereto
US4012808A (en) Continuous method and apparatus for marinating poultry
KR20120107154A (ko) 냉장용 육계의 가공방법
US5667829A (en) Method and apparatus for treating meat products with ultrasonic energy in an ozonated water environment
BR102022024265A2 (pt) Tanque de descontaminação e método para tratar produtos alimentícios
US20230165284A1 (en) Decontamination tank and method for treating food products
US4578957A (en) By-products chiller and method for using same
KR20120107149A (ko) 냉장용 육계의 탕적장치
EP0350543A1 (en) By-products chiller and method for using same
JP2008061550A (ja) 小魚等の殺菌漂白方法及びその装置
US4796435A (en) By-products chiller and method for using same
US20060110505A1 (en) Immersion tube antimicrobial treatment
JP3919124B2 (ja) 小魚等の殺菌洗浄方法及びその装置
KR20120107155A (ko) 냉장용 육계의 탕적방법
US20040151814A1 (en) Apparatus for applying treatment fluid to foodstuffs and methods related thereto
JP3777174B2 (ja) 小魚等の殺菌洗浄方法
JP4164822B2 (ja) 小魚等の殺菌洗浄方法及びその装置
GB2526663A (en) Processing of poultry
JP4977925B2 (ja) 小魚の殺菌洗浄方法及びその装置
CN105767116A (zh) 一种补缬氨酸的短颌鲚保鲜加工方法
WO2016151335A1 (en) Processing of poultry