BR102022018691A2 - Sistema e método para a detecção de veículo curto - Google Patents

Sistema e método para a detecção de veículo curto Download PDF

Info

Publication number
BR102022018691A2
BR102022018691A2 BR102022018691-0A BR102022018691A BR102022018691A2 BR 102022018691 A2 BR102022018691 A2 BR 102022018691A2 BR 102022018691 A BR102022018691 A BR 102022018691A BR 102022018691 A2 BR102022018691 A2 BR 102022018691A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
subsection
vehicle
time
subsections
length
Prior art date
Application number
BR102022018691-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Armand Pierre Bohe
Original Assignee
Siemens Mobility Sas
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Siemens Mobility Sas filed Critical Siemens Mobility Sas
Publication of BR102022018691A2 publication Critical patent/BR102022018691A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B61RAILWAYS
    • B61LGUIDING RAILWAY TRAFFIC; ENSURING THE SAFETY OF RAILWAY TRAFFIC
    • B61L1/00Devices along the route controlled by interaction with the vehicle or train
    • B61L1/16Devices for counting axles; Devices for counting vehicles
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B61RAILWAYS
    • B61LGUIDING RAILWAY TRAFFIC; ENSURING THE SAFETY OF RAILWAY TRAFFIC
    • B61L1/00Devices along the route controlled by interaction with the vehicle or train
    • B61L1/18Railway track circuits
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B61RAILWAYS
    • B61LGUIDING RAILWAY TRAFFIC; ENSURING THE SAFETY OF RAILWAY TRAFFIC
    • B61L23/00Control, warning or like safety means along the route or between vehicles or trains
    • B61L23/04Control, warning or like safety means along the route or between vehicles or trains for monitoring the mechanical state of the route
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B61RAILWAYS
    • B61LGUIDING RAILWAY TRAFFIC; ENSURING THE SAFETY OF RAILWAY TRAFFIC
    • B61L23/00Control, warning or like safety means along the route or between vehicles or trains
    • B61L23/08Control, warning or like safety means along the route or between vehicles or trains for controlling traffic in one direction only
    • B61L23/14Control, warning or like safety means along the route or between vehicles or trains for controlling traffic in one direction only automatically operated
    • B61L23/16Track circuits specially adapted for section blocking

Abstract

A presente invenção refere-se a sistema e método para detectar se um veículo (2) que entra em uma seção de via (1) de uma rede ferroviária é menor que um comprimento predefinido L, o método compreendendo as etapas de: - detectar (201) em um tempo T0 uma entrada do veículo (2) em uma primeira subseção (S1) da dita seção de via (1); - a partir do dito tempo T0, determinar (202), em função do tempo, os estados de ocupação de pelo menos uma primeira subse- ção (S1) e uma terceira subseção (S3), sendo que o dito estado de ocupação é "ocupado" ou "livre", sendo que a primeira subseção (S1) é separada da terceira subseção (S3) por uma segunda subseção (S2) de um comprimento L; - reportar (203) para uma unidade de avaliação (3) os ditos estados de ocupação em função do tempo para pelo menos a primeira e terceira subseções pelo menos até que o estado de ocupação da dita primeira subseção (S1) fique "livre"; - processar (204) a partir da unidade de avaliação (3) os estados de ocupação reportados em função do tempo determinado para as ditas pelo menos primeira e terceira subseções, e determinar a partir de uma evolução temporal dos estados de ocupação da primeira e terceira subseções, se o veículo que entra é menor que o comprimento predefinido L.

Description

[001] A presente invenção refere-se a sistema e a método para a detecção de um veículo curto em uma rede ferroviária.
[002] A presente invenção se refere essencialmente a questões de segurança relativas a veículos guiados que se deslocam em uma rede ferroviária. A expressão "veículo guiado" se refere a um meio de transporte público, por exemplo, metrôs, trens ou subunidades de trem, bondes, etc., bem como aos meios de transporte de carga, tais como, trens de carga, para os quais a segurança vem a ser um fator muito importante e os quais são guiados ao longo de uma rota ou ferrovia por meio de pelo menos um trilho, em particular por dois trilhos. Doravante, o dito veículo guiado será simplesmente referido com o termo "veículo".
[003] Os atuais sistemas de sinalização ferroviária são configurados para controlar o tráfego na rede ferroviária e evitar colisões entre os veículos que se deslocam na dita rede ferroviária. Para esse fim, esses sistemas geralmente se baseiam em alguns pressupostos geométricos e dinâmicos concernentes a veículos que se deslocam na dita rede ferroviária, na qual, em função desses ditos pressupostos, sinais são controlados no sentido de permitir um deslocamento seguro na rede ferroviária.
[004] Um desses pressupostos diz respeito notoriamente ao comprimento do veículo. O sistema de sinalização considera, por exemplo, que todos os veículos que trafegam na rede ferroviária são distinguidos por um comprimento maior que um comprimento predefi- nido L. No entanto, em redes ferroviárias abertas a diferentes tipos de tráfegos e veículos, pode acontecer que um veículo menor que o dito comprimento predefinido L, por exemplo, um veículo de manutenção, tenha de se movimentar na rede ferroviária. Isso poderá perturbar o tráfego corrente na rede ferroviária, causando, por exemplo, problemas de funcionamento ou segurança, e requerendo que um operador de rede ferroviária acione ou adote providências apropriadas que garantam a segurança do deslocamento dos veículos na rede ferroviária com relação ao dito veículo curto.
[005] A fim de notificar a entrada de tal veículo curto na rede ferroviária, o maquinista do veículo curto tem de sinalizar a dita entrada para um operador de rede ferroviária, usando, por exemplo, um meio de comunicação tipo um sistema de rádio, ou chamar o operador usando um telefone. Tal entrada poderá também ser notificada por meio de uma mensagem escrita ou oral por parte de um operador que controla uma zona a montante da rede ferroviária na qual o veículo curto correntemente se localiza para um operador que controla uma zona a jusante da rede ferroviária na qual o veículo curto tem de se deslocar.
[006] Infelizmente, tais notificações não impedem erros humanos, requerem um processo de validação por parte dos operadores, e são, portanto, não eficazes.
[007] Um objetivo da presente invenção é propor um sistema e um método capazes de garantir a segurança de uma entrada de um veículo curto em uma rede ferroviária por meio da detecção automática da dita entrada em uma seção de via da rede ferroviária, e de preferência notificar a dita entrada para um sistema de controle responsável pelo controle do tráfego de veículos na dita seção de via.
[008] Para se alcançar tal objetivo, a presente invenção propõe um método e um sistema tais como apresentados pelos objetos das reivindicações independentes. Outras vantagens da presente invenção são divulgadas nas reivindicações dependentes.
[009] A presente invenção propõe, de fato, um método para detectar se um veículo que entra em uma seção de via de uma rede fer- roviária é menor que um comprimento predefinido L, a dita seção de via compreendendo uma primeira subseção S1, uma segunda subseção S2 consecutiva à primeira subseção S1, e uma terceira subseção S3 consecutiva à segunda subseção S2, sendo que a primeira subseção S1 é separada da terceira subseção S3 pelo dito comprimento predefinido L. O dito comprimento predefinido L é, portanto, o comprimento da segunda subseção S2. De acordo com a presente invenção, duas subseções são "consecutivas" quando compartilham a mesma demarcação.
[0010] O método de acordo com a presente invenção compreende notavelmente as seguintes etapas de: - detectar em um tempo T0 uma entrada do veículo na pri-meirasubseção S1. No presente caso, deve-se supor que o veículo esteja se deslocando da primeira subseção S1 em direção à terceira subseção S3; - a partir do dito tempo T0, determinar, em função do tempo, os estados de ocupação de pelo menos a primeira subseção S1 e a terceira subseção S3, sendo que o dito estado de ocupação é "ocupado" ou "livre". Deve-se notavelmente considerar que o estado de ocupação nominal da primeira, segunda, ou terceira subseções está livre. Isso significa que, antes de um veículo entrar na primeira ou na terceira subseção, todas as subseções consecutivas S1-S3 se encontram em seus estados nominais. A presente invenção propõe, nesse caso, determinar uma evolução temporal dos estados de ocupação da pelo menos a primeira e terceira subseções pelo sistema de acordo com a presente invenção. A dita evolução temporal é tipicamente uma série temporal dos estados de ocupação para ambas a primeira e ter-ceirasubseções, mostrando, para diferentes tempos Ti o estado de ocupação de ambas a primeira subseção S1 e a terceira subseção S3. Essa série temporal poderá, por exemplo, ser registrada, por exemplo, em uma tabela, mostrando os estados de ocupação de cada uma das ditas subseções em função do tempo; - reportar ou enviar para uma unidade de avaliação os es-tados de ocupação determinados em função do tempo para pelo menos as ditas primeira e terceira subseções. De preferência, a determinação dos estados de ocupação das subseções S1 e S3 ocorre pelo menos até que o estado de ocupação da dita primeira subseção S1 fique "livre" outra vez, ou seja, muda novamente de ocupado para livre, ou dito de outra maneira, até que o veículo detectado deixe a primeirasubseção S1. De preferência, a notificação dos estados de ocupação ocorre também pelo menos até que o estado de ocupação da dita primeira subseção S1 fique "livre" outra vez. De preferência, as ditas determinação e/ou notificação param assim que a primeira subseção S1 muda o seu estado de ocupação de ocupado para livre; - processar por meio da unidade de avaliação os estados de ocupação reportados em função do tempo determinado para as ditas pelo menos primeira e terceira subseções, e determinar a partir de uma evolução temporal dos estados de ocupação da primeira e tercei-rasubseções se o veículo que entra é menor que o comprimento pre- definido L. Por exemplo, essa unidade poderá determinar se existe um tempo T_N > T0 no qual ambas a primeira e a terceira subseções são distinguidas pelo estado de ocupação "livre" enquanto o estado de ocupação da terceira subseção S3 permanece em seu estado nominal durante o intervalo de tempo [T0,T_N]. Quando tal tempo T_N existe, nesse caso a unidade de avaliação poderá classificar o veículo como um veículo curto, e a mesma poderá de preferência notificar o sistema de controle que o veículo que entrou na seção de via é um veículo curto quando o mesmo é classificado como tal. Por exemplo, a unidade de avaliação poderá emitir um sinal indicando que o veículo cujo com-primento foi avaliado como menor que o comprimento predefinido foi detectado entrando na subseção S1; - de preferência, notificar um sistema de controle responsável pelo controle do tráfego de veículos na dita rede ferroviária sobre a entrada de um veículo curto na dita seção de via quando o comprimento do veículo que entra é avaliado como menor que o comprimento predefinido L.
[0011] A presente invenção se refere ainda a um sistema para detectar se um veículo que entra em uma seção de via de uma rede ferroviária é menor que um comprimento predefinido L, o dito sistema compreendendo: - um sistema detector configurado para determinar um estado de ocupação por parte de um veículo de uma primeira subseção S1 da dita seção de via, sendo que o dito estado de ocupação é "ocupado" ou "livre", o dito sistema detector sendo ainda configurado para detectar em um tempo T0 uma entrada do veículo na primeira subseção S1, e reportar ou enviar para uma unidade de avaliação, a partir do dito tempo T0 ou notavelmente pelo menos até que o estado de ocupação da dita primeira subseção S1 mude do corrente estado ocupado devido à detecção do veículo para o estado de ocupação "livre" indicando que o dito veículo deixou a primeira subseção S1, o estado de ocupação da primeira subseção S1 em função do tempo. Tal como acima explicado, deve-se aqui considerar que o veículo está se movendo da primeira subseção S1 em direção à terceira subseção S3 e que o estado de ocupação nominal das subseções está "livre". Para um movimento do veículo da terceira subseção S3 para a primeira subseção, o conceito presentemente descrito se aplica mutatis mutandis. O dito sistema detector é ainda configurado para determinar um estado de ocupação da terceira subseção S3 da dita seção de via, sendo que a dita primeira subseção S1 é separada da terceira subseção S3 pela segunda subseção S2 cujo comprimento é o comprimento predefinido L. Tal como acima explicado, a segunda subseção S2 é consecutiva à primeira subseção S1, e a terceira subseção S3 é con-secutivaà segunda subseção S2. O sistema detector é ainda configurado para reportar ou enviar para a dita unidade de avaliação, a partir do dito tempo T0 ou notavelmente pelo menos até que o estado de ocupação da dita primeira subseção S1 mude de "ocupado" para "livre", o dito estado de ocupação da terceira subseção S3 em função do tempo. De preferência, o sistema detector compreende um primeiro detector D1 e um terceiro detector D3, sendo que o primeiro detector D1, respectivamente, o terceiro detector D3, é configurado para determinar o dito estado de ocupação por parte de um veículo da primeirasubseção S1, respectivamente, a terceira subseção S3, da dita seção de via, o primeiro detector D1 sendo ainda configurado para detectar o dito tempo T0 correspondente a uma entrada do veículo na primeirasubseção S1. De preferência, a detecção da entrada do veículo na primeira subseção S1 dispara o início da determinação do estado de ocupação em função do tempo por meio de ambos os detectores D1 e D3 de suas respectivas subseções; - a dita unidade de avaliação sendo configurada para receber por parte do sistema detector, por exemplo, por parte de cada detector D1 e D3, os estados de ocupação determinados em função do tempo, e determinar a partir de uma evolução temporal dos estados de ocupação da primeira e terceira subseções se o veículo que entra é menor que o comprimento predefinido L. Por exemplo, essa unidade poderá ser configurada para determinar se existe um tempo T_N > T0 no qual ambas a primeira e a terceira subseções são distinguidas pelo estado de ocupação "livre" e o estado de ocupação da terceira subseção S3 permanece no seu estado de ocupação nominal durante o intervalo de tempo [T0,T_N]. Em particular, quando tal tempo T_N existe, nesse caso a unidade de avaliação classificará o veículo detectado como um veículo curto. De preferência, a unidade de avaliação é ainda configurada para notificar um sistema de controle responsável pelo controle do tráfego de veículos na dita rede ferroviária se o dito veículo cuja entrada na dita primeira subseção S1 foi detectada é um veículo curto, ou seja, um veículo cujo comprimento é menor que o dito com-primento predefinido L.
[0012] De preferência, o sistema detector de acordo com a presente invenção é configurado para determinar um estado de ocupação da segunda subseção S2 por parte de um veículo. Para esse fim, o sis-temapoderá compreender um segundo detector D2 configurado para determinar o dito estado de ocupação da subseção S2. O dito sistema detector é, nesse caso, configurado para reportar para a unidade de avaliação o estado de ocupação da segunda subseção S2 em função do tempo. Por exemplo, o sistema de acordo com a presente invenção pode ser configurado para determinar, a partir do dito tempo T0 e em função do tempo, os estados de ocupação da primeira, segunda e ter-ceirasubseções S1, S2, S3, e nesse caso reportar para a unidade de avaliação 3 os estados de ocupação das ditas primeira, segunda, e terceira subseções em função do tempo notavelmente pelo menos até que o estado de ocupação da dita primeira seção S1 mude de "ocupado" para "livre". A unidade de avaliação 3 é, nesse caso, configurada para determinar se existe um tempo T_N’ no qual a segunda subseção está "ocupada" enquanto a primeira e terceira subseções estão "livres". Quando tal tempo T_N’ existe, que é, na verdade, equivalente ao tempo T_N, nesse caso a unidade de avaliação poderá classificar o veículo detectado como um veículo curto. De preferência, a unidade de avaliação poderá ainda ser configurada para sinalizar para um operador ou centro de controle que o dito veículo que foi detectado entrando na primeira subseção S1 é um veículo curto.
[0013] De acordo com a presente invenção, o sistema detector pode ser configurado para determinar o estado de ocupação em função do tempo de subseções consecutivas adicionais, por exemplo, de um conjunto inteiro S={SI,...,SN} de subseções. Para esse fim, o sistema detector de acordo com a presente invenção pode compreender um ou vários detectores adicionais D4-DN. Cada detector adicional Dj, j=4,.,N, é notavelmente configurado para determinar o estado de ocupação de uma subseção adicional Sj e reportar para a unidade de avaliação, a partir do dito tempo T0, o estado de ocupação da subseção adicional Sj em função do tempo. As ditas notificação e/ou determinação poderão ocorrer pelo menos até que o estado de ocupação da primeira subseção S1 fique "livre". De preferência, essas notificação e/ou determinação ocorrem até que o veículo entre na última subseção SN ou saia da mesma, ou seja, até que o estado de ocupação da última subseção SN mude de livre para ocupado, ou de ocupado para livre. A subseção S4 é em particular consecutiva à subseção S3, e cada subseção Sk é consecutiva à subseção Sk+1 para k=1,.,N-1. Em tal caso, a unidade de avaliação é configurada para receber de cada detector a evolução temporal dos estados de ocupação da subseção pela qual o detector é responsável. A unidade de avaliação é notavelmente configurada para determinar se o veículo que entrou na primeira subseção S1 é um veículo curto a partir de um processamento da evolução temporal de todos os estados de ocupação reportados.
[0014] A presente invenção propõe, portanto, determinar em diferentes tempos Ti o estado de ocupação de uma pluralidade de subseções, nas quais pelo menos a evolução temporal ou a sequência de sucessivos estados de ocupação de duas subseções diretamente limítrofes à subseção de um comprimento L é obtida e processada por meio da unidade de avaliação a fim de determinar se um veículo é menor que o dito comprimento L ou não. A fim de aumentar a segurança, uma determinação, por parte do sistema detector de acordo com a presente invenção, da evolução temporal dos estados de ocu-pação de diversos pares de subseções poderá ser feita, sendo que cada par diretamente margeia tal subseção de um comprimento L. Op-cionalmente, a determinação do estado de ocupação pelo dito sistema detector poderá ser feita para diferentes pares de subseções, nas quais cada par diretamente margeia a subseção de um comprimento predefinido diferente, por exemplo, L1 para um primeiro par, L2 para um segundo par, etc., permitindo, assim, determinar a faixa de comprimento do veículo que entra.
[0015] Outros aspectos da presente invenção serão mais bem en-tendidosatravés dos desenhos em anexo, nos quais referências nu-méricas similares são usadas para partes similares ou correspondentes:
[0016] A Figura 1 é uma representação esquemática de um sistema para a detecção de um veículo curto de acordo com a presente invenção.
[0017] A Figura 2 é uma representação esquemática de um método para a detecção de um veículo curto de acordo com a presente invenção.
[0018] As Figuras 3A e 3B são tabelas representando os estados de ocupação em função do tempo para um veículo curto e um veículo longo.
[0019] A Figura 1 e a Figura 2 ilustram modalidades preferidas do método e sistema para detectar um veículo curto que entra em uma seção de via. As Figuras 3A e 3B ilustram sequências temporais dos estados de ocupação que são determinados pelo sistema detector de acordo com a presente invenção para as subseções da dita seção de via.
[0020] A Figura 1 mostra uma seção de via 1 de uma rede ferroviária sobre a qual um veículo 2, por exemplo, um trem ou metrô, pode se mover. A presente invenção propõe a etapa de detectar se o com-primento do veículo 2 que entra em uma primeira subseção S1 é menor que um comprimento predefinido L. Para esse fim, uma porção da seção de via é dividida nas subseções consecutivas Si,..., SN, sendo que cada subseção Si compartilha uma demarcação com uma subseção diretamente seguinte Sp+1, com p=1,.,N-1, e sendo que o estado de ocupação de parte das subseções ou de todas as subseções é de-terminado pelo sistema detector. Por exemplo, cada subseção Si, i = 1,.,N, pode ser associada a um detector Di do sistema detector, sendo que o dito detector Di é configurado para determinar o estado de ocupação da subseção Si, e, por conseguinte também, e em particular, detectar se um veículo entrou na subseção Si. No entanto, todas as subseções não precisam ser associadas a um detector, ou seja, o estado de ocupação em função do tempo de todas as subseções consecutivas não precisa ser determinado pelo sistema detector. Com efeito, será suficiente que os estados de ocupação de pelo menos um par de subseções se margeiem entre si, cada qual em um lado, a subseção cujo comprimento se iguala ao comprimento predefinido L sendo determinada de modo a permitir avaliar se o veículo que se move no dito par de subseções é menor que o dito comprimento predefinido L. Por exemplo, um primeiro detector D1 é configurado para determinar o estado de ocupação de uma primeira subseção S1, opcionalmente um segundo detector D2 é configurado para determinar o estado de ocupação de uma segunda subseção S2, e um terceiro detector D3 é configurado para determinar o estado de ocupação de uma terceira subseção, o comprimento da dita segunda subseção S2 sendo o dito comprimento predefinido L. A partir da evolução temporal dos estados de ocupação das subseções S1 e S3, o sistema de acordo com a presente invenção nesse caso já será capaz de determinar se o comprimento do veículo 2 é menor que L. A obtenção dos estados de ocupação da segunda subseção S2 por meio do sistema detector, por exemplo, pelo detector D2, será, portanto, opcional, mas poderá aumentar a segurança do sistema. Portanto, o estado de ocupação por um veículo 2 de algumas ou todas as ditas subseções consecutivas Si pode ser determinado pelo sistema detector, por exemplo, por seus detectores Di.
[0021] O sistema detector poderá usar diferentes técnicas para determinar o estado de ocupação das subseções, e, por conseguinte, a presença de um veículo em uma subseção. Por exemplo, o sistema poderá usar circuitos de via, ou contadores de eixo, ou um conjunto de barreiras luminosas compreendendo para cada demarcação de cada subseção pelo menos uma barreira luminosa do dito conjunto, ou um sistema de câmeras configurado para gerar imagem de um comprimento da dita seção de via compreendendo pelo menos a primeira, segunda e terceira subseções, e um sistema de análise de imagem capaz de determinar a partir das imagens obtidas a evolução temporal dos estados de ocupação das ditas subseções S1-S3 quando um veículo 2 que entra na primeira subseção S1 é detectado em uma imagem obtida por uma câmera do dito sistema de câmeras. Um detector de acordo com a presente invenção é, portanto, um dispositivo ou sistema capaz de detectar a presença de um veículo em uma subseção. O detector poderá ser um contador de eixo ou um circuito de via. O detector poderá usar outras técnicas. Em particular, um mesmo detector poderá ser capaz de determinar o estado de ocupação de várias subseções. Esse é o caso, por exemplo, quando o detector é uma câmera do dito sistema de câmeras.
[0022] Embora o conceito de acordo com a presente invenção requeira pelo menos duas subseções (ou seja, uma dupla ou par de subseções), por exemplo, S1 e S3, margeando diretamente uma outra subseção de um comprimento L, por exemplo, a subseção S2, cada subseção sendo localizada em um lado diferente da dita outra subse- ção, e tendo o seu estado de ocupação determinado pelo sistema de-tector, por exemplo, cada subseção tendo um diferente detector, ou cada subseção tendo um mesmo detector, de modo a permitir uma avaliação do comprimento do veículo 2 (por exemplo, se o dito comprimentoé menor que o comprimento predefinido L ou não), a Figura 1 apresenta um exemplo não limitante no qual uma pluralidade de ou todas as subseções Si são associadas a um detector Di. Tal como mostrado na Figura 1, poderá haver uma ou várias outras subseções Si cujo comprimento Li é predefinido, por exemplo, igual ao comprimento L predefinido, ou igual a um comprimento L1 maior que L, ou igual a um comprimento L2 menor que L, de tal modo que o comprimento do veículo detectado 2 possa ser determinado de maneira mais precisa usando o conceito de acordo com a presente invenção, por exemplo, determinando por meio da unidade de avaliação 3 se o comprimentoestá compreendido entre L2 e L, ou entre L e L1.
[0023] De preferência, cada detector Di de acordo com a presente invenção é configurado para determinar o estado de ocupação da sub-seção Si pela qual o mesmo é responsável, e, em seguida, enviar ou reportar para uma unidade de avaliação 3 o dito estado de ocupação. O detector poderá enviar ou reportar continuamente o dito estado de ocupação, ou periodicamente, começando a reportar tão logo um veí-culoé detectado na primeira subseção S1 do conjunto consecutivo de subseções Si. A detecção por meio do primeiro detector D1 do veículo 2 que entra na subseção S1 poderá ser usada para disparar a deter-minação do estado de ocupação em função do tempo e sua notificação por todos os outros detectores. Por exemplo, o primeiro detector D1 poderá enviar um sinal para todos os outros detectores responsáveis pela determinação do estado de ocupação de pelo menos uma das subseções consecutivas, o dito sinal sendo configurado para lançar a determinação do estado de ocupação em função do tempo por parte dos outros detectores.
[0024] Cada estado de ocupação é associado a uma data ou valor de tempo que permite que a unidade de avaliação 3 determine a evolução temporal dos estados de ocupação de cada subseção para a qual a mesma recebe os ditos estados de ocupação. De preferência, assim que o sistema detector detecta a presença de um veículo na primeira subseção S1, ou seja, detecta a entrada do dito veículo na subseção S1, por exemplo, através do seu detector D1, em seguida, o sistema começa a obter o estado de ocupação em função do tempo de todas as outras subseções pelas quais o mesmo é responsável. Por exemplo, assim que o detector D1 detecta a presença de um veículo na subseção S1, em seguida, todos os outros detectores responsáveis pela determinação do estado de ocupação em função do tempo de pelo menos uma outra subseção Si do conjunto de subseções consecutivas, por exemplo, o detector D3, também começarão a reportar os estados de ocupação em função do tempo para cada subseção pela qual o detector é responsável. Em outras palavras, ao considerar um conjunto de subseções consecutivas e um associado conjunto de detectores tal como previamente descrito, a detecção de uma entrada de um veículo na primeira subseção quando o dito veículo está se movendo na direção da última subseção, ou na última subseção quando o dito veículo está se movendo na direção da primeira subseção, é configurada para disparar o envio ou notificação por parte de todos os detectores do estado de ocupação em função do tempo da(s) subseção(s) pela(s) qual(s) os mesmos são responsáveis para a unidade de avaliação. De preferência, o dito envio ou notificação é interrompido assim que a unidade de avaliação 3 tenha avaliado o comprimento do veículo que entra 2.
[0025] A unidade de avaliação 3 é configurada para processar os estados de ocupação recebidos em função do tempo e avaliar, a partir dos mesmos, o comprimento do veículo 2. A Figura 3A mostra, por exemplo, os estados de ocupação reportados em função do tempo para um veículo curto, e a Figura 3B mostra, por exemplo, os estados de ocupação reportados em função do tempo para um veículo longo. A diferença entre as duas tabelas poderá ser observada para o tempo T2: na Figura 3A, a unidade de avaliação é capaz de identificar o tempo T2 no qual as subseções S1 e S3 estão livres, enquanto a subseção S2 está ocupada, e, a partir da dita identificação, a unidade será capaz de concluir que o veículo 2 é menor que o comprimento predefi- nido. Ao contrário, na Figura 3B, a unidade de avaliação 3 não consegue identificar um tempo Ti no qual o estado de ocupação da subseção S3 permanece livre enquanto o estado de ocupação da subseção S1 muda de ocupado para livre. Deste modo, de acordo com a tabela da Figura 3B, o veículo é mais longo que a distância predefinida L. De preferência, a unidade de avaliação 3 poderá armazenar, por exemplo, em um banco de dados, sequências predefinidas de evoluções temporais dos estados de ocupação das ditas subseções nas quais cada sequência é associada a um comprimento ou a uma característica de comprimento do veículo, sendo que o dito comprimento ou característica de comprimento é configurado para ser associado ao veículo cuja movimentação nas ditas subseções gera uma evolução temporal dos estados de ocupação que corresponde à sequência predefinida em questão. Por exemplo, a sequência [(T0, ocupado, livre, livre), (T1, ocupado, ocupado, livre), (T2, livre, ocupado, ocupado)] poderá ser usada para codificar um "comprimento do veículo menor que o comprimento predefinido". Outras sequências poderão, em seguida, ser definidas, sendo que cada sequência é configurada para caracterizar o comprimento do veículo detectado, de modo a permitir a determinação se, por exemplo, o dito comprimento está compreendido entre L2 e L, ou entre L e L1. Em particular, a seção de via 1 pode ser dividida em um conjunto de subseções consecutivas S1-SN tendo, cada qual, um comprimento diferente, e a unidade de avaliação pode compreender uma tabela de sequências predefinidas de evoluções temporais dos estados de ocupação das ditas subseções consecutivas S1-SN em função de um comprimento de veículo, ou seja, cada sequência predefini- da pode ser associada a um comprimento de veículo, a unidade de avaliação sendo, nesse caso, configurada para comparar uma evolução temporal obtida ou recebida sobre os estados de ocupação das ditas subseções consecutivas resultantes do deslocamento de um veículo nas ditas subseções S1-SN às ditas sequências predefinidas da dita tabela, e identificar a sequência predefinida que corresponde à evolução temporal obtida ou recebida, e prover como saída o comprimento de veículo associado à sequência predefinida correspondente. A unidade de avaliação ainda pode determinar se o dito comprimento de veículo emitido satisfaz requisitos de comprimento da rede ferroviária, e no caso negativo, a unidade poderá informar o sistema de controle ou um operador sobre a detecção do dito veículo que não atende aos ditos requisitos de comprimento.
[0026] Mesmo quando o estado de ocupação da subseção S2 não pode ser ou não é determinado pelo sistema detector, a unidade de avaliação 3 poderá ainda determinar se o veículo é menor ou não que o comprimento predefinido L a partir da evolução temporal dos estados de ocupação das subseções diretamente adjacentes S1 e S3. Na verdade, a unidade de avaliação 3 é configurada para determinar: - quando um tempo T_N > T0 no qual o estado de ocupação de ambas a primeira e a terceira subseções está "livre" existe, e - quando o estado de ocupação da terceira subseção S3 mantém o seu estado de ocupação nominal durante todo o intervalo de tempo [T0,T_N], e - quando tal tempo T_N existe e o estado de ocupação da subseção S3 permanece em seu estado nominal, nesse caso a unidade de avaliação 3 é configurada para sinalizar que o veículo detectado 2 tem um comprimento menor que o comprimento predefinido. Com efeito, quando uma condição "quando" acima mencionada não é verdadeira, nesse caso essa condição significa que o veículo detectado é maior que o dito comprimento predefinido.
[0027] O método de acordo com a presente invenção será em seguida descrito em mais detalhes com relação à Figura 2, juntamente com a Figura 1. Uma porção da seção de via compreende N subseções consecutivas S1 - SN, com N > 2, e o estado de ocupação em função do tempo de pelo menos duas subseções que margeiam a subseção de um comprimento igual ao dito comprimento predefinido L é determinado pelo sistema detector de acordo com a presente invenção. Deve-se considerar o veículo 2 que entra na primeira subseção S1 e se movimenta na direção da última subseção SN tal como mostrado na Figura 1. O método de acordo com a presente invenção compreende as seguintes etapas de:
[0028] Na etapa 201, o sistema detector, por exemplo, o seu detector D1, detecta em um tempo T0 uma entrada do veículo 2 na primeirasubseção S1. A dita detecção pode corresponder à mudança do estado de ocupação da primeira subseção S1 de seu estado de ocupação nominal "livre" para o estado de ocupação "ocupado". Essa mudança tipicamente ocorre no tempo T0 quando o veículo 2 entra na subseção S1 e corresponde à detecção do dito veículo 2 que começa a se movimentar na primeira subseção S1.
[0029] Na etapa 202, a partir do dito tempo T0, o sistema detector determina, em função do tempo, os estados de ocupação de pelo menos duas subseções que diretamente margeiam a subseção distinguida por um comprimento igual ao dito comprimento predefinido L. Por exemplo, o sistema determina pelo menos os estados de ocupação das subseções S1 e S3 em função do tempo. De preferência, o mesmo também determinará os estados de ocupação em função do tempo da dita subseção distinguida por um comprimento igual ao dito comprimento predefinido L, por exemplo, da subseção S2. O sistema poderá ainda começar, no dito tempo T0 ou em um tempo posterior, a determinar o estado de ocupação de um outro par de subseções dentre as subseções S1-SN, sendo que o dito outro par compreende subseções que diretamente margeiam uma outra subseção distinguida por um comprimento igual ao dito comprimento predefinido L ou distinguida por um comprimento igual a um outro comprimento predefinido Li. O sistema poderá, por exemplo, obter pelo menos os estados de ocupação das subseções diretamente adjacentes Si-1 e Si+1 à subseção Si, sendo que a dita subseção Si é distinguida por um comprimento igual ao comprimento L1. O sistema detector poderá, por exemplo, determinar ou obter o estado de ocupação em função do tempo de cada uma das subseções S1-SN para as quais o mesmo é configurado para determinar tal estado de ocupação. Para esse fim, o sistema poderá usar um conjunto de detectores Di. Em particular, cada detector Di é configurado para determinar o estado de ocupação de uma subseção Si ou de um conjunto de subseções.
[0030] Na etapa 203, o sistema de detecção reporta ou envia para a unidade de avaliação 3, por exemplo, em tempo real, os ditos estados de ocupação em função do tempo para as ditas pelo menos duas subseções que diretamente margeiam a subseção distinguida pelo comprimento igual ao dito comprimento predefinido L. Adicionalmente, o sistema poderá também reportar ou enviar para a dita unidade de avaliação 3, os estados de ocupação em função do tempo do dito um outro par de subseções que diretamente margeiam a dita uma outra subseção distinguida por um comprimento igual a L ou Li. Por exemplo, o sistema poderá reportar ou enviar para a unidade de avaliação o estado de ocupação em função do tempo das subseções S1 e S3, e/ou, das subseções Si-1 e Si+1. De preferência, o mesmo poderá ainda enviar ou reportar para a unidade de avaliação 4 os estados de ocupação em função do tempo das subseções S2 e/ou Si. O dito envio ou notificação ocorre de preferência pelo menos até que a subseção Si-1 mude novamente para o seu estado de ocupação de ocupado para livre, e, em seguida, poderá parar. Por exemplo, o envio dos estados de ocupação das subseções S1 e S3 é interrompido assim que a subseção S1 muda o seu estado de ocupação de ocupado para livre. De preferência, a dita notificação ou envio ocorrerá até que o veículo 2 alcance a última subseção SN e para quando a mesma sai da dita última subseção SN.
[0031] Na etapa 204, a unidade de avaliação 3 processa todos os estados de ocupação reportados ou recebidos em função do tempo. Para esse fim, a unidade de avaliação 3 tipicamente compreende um ou vários processadores e uma memória configurada para processar os estados de ocupação em função do tempo. De preferência, cada estado de ocupação é associado a um dado de tempo que permite que a unidade de avaliação obtenha ou determine a evolução temporal dos ditos estados de ocupação, tal como mostrado, por exemplo, nas Figuras 3A e 3B. Essa unidade poderá, por exemplo, determinar a evolução temporal dos estados de ocupação das subseções S1 e S3, e/ou, Si-1 e Si+1. A unidade de avaliação 3 é ainda configurada para determinar, a partir das ditas evoluções temporais, por exemplo, os estados de ocupação das subseções S1 e S3, e/ou, Si-1 e Si+1, caso o veículo detectado seja um veículo de um comprimento menor que o comprimento predefinido L. Adicionalmente, quando a subseção Si é distinguida por um comprimento Li, a unidade poderá também determinar se o dito comprimento do veículo é menor que Li ou não.
[0032] Na etapa 205, e opcionalmente, a unidade de avaliação 3 notifica o sistema de controle 4 responsável pelo monitoramento do tráfego de veículos na dita rede ferroviária que o veículo detectado 2 é um veículo curto. De preferência, o dito sistema de acordo com a pre-sente invenção faz parte do dito sistema de controle 4, este compre-endendo ainda, por exemplo, um sistema de sinalização. Após o rece-bimento da notificação de veículo curto com relação à entrada do veículo 2 na seção de via 1, o sistema de controle poderá ser configurado para a tomada automática de providências, notavelmente controlar o sistema de sinalização, por exemplo, o seu sinal 41. O sistema poderá, por exemplo, definir o sinal 41 para impedir que o veículo 2 se desloque para frente, ou seja, passe o dito sinal 41. De maneira alternativa ou adicionalmente, a unidade de avaliação 3 poderá enviar um alarme para um operador de um centro de controle quando um veículo curto é detectado.
[0033] Tal como explicado acima, subseções consecutivas poderão compreender não apenas uma única subseção de um comprimento predefinido L, porém outras subseções que têm um comprimento igual ao dito comprimento predefinido L, e/ou outras subseções que têm um comprimento diferente do dito comprimento predefinido L, por exemplo, menor que L. Por exemplo, quando dentro do conjunto das subseções consecutivas S1-SN, a subseção S2 é distinguida por um comprimento L, nesse caso pelo menos uma das subseções consecutivas S3-SN-1 - denominada a seguir Si - poderá ter um comprimento igual a um comprimento predefinido Li usado para se aproximar do comprimento do veículo. O comprimento Li poderá ser igual (para cálculos redundantes) ou diferente do comprimento L. Nesse caso, o métodopoderá compreender a etapa de determinar por meio da unidade de avaliação 3 se um tempo T_M > T0 existe, durante o qual ambas as subseções diretamente adjacentes à subseção Si ficam em um estado de ocupação livre depois de a subseção diretamente adjacente ocupa- da primeiro, ou seja, a subseção Si-1, mudar o seu estado de ocupação de ocupado para livre, enquanto a outra subseção adjacente sempre permanece em seu estado de ocupação nominal durante o intervalo de tempo [T0,T_M].
[0034] Em suma, a presente invenção propõe um método e um sistema para detectar se um veículo 2 que entra em uma seção de via 1 de uma rede ferroviária é menor que um comprimento predefinido L, a dita determinação baseando-se na obtenção e processamento dos estados de ocupação das subseções da dita seção de via, sendo que a evolução temporal dos estados de ocupação de pelo menos duas subseções que margeiam a subseção distinguida por um comprimento igual ao dito comprimento predefinido é analisada por uma unidade de avaliação, que é notavelmente configurada para emitir um sinal indicando se o veículo detectado é menor que o comprimento predefinido L.

Claims (15)

1. Método para detectar se um veículo (2) que entra em uma seção de via (1) de uma rede ferroviária é menor que um comprimento predefinido L, a dita seção de via (1) compreendendo uma primeira subseção (S1), uma segunda subseção (S2) consecutiva à primeira subseção (S1), e uma terceira subseção (S3) consecutiva à segunda subseção (S2), sendo que o comprimento da segunda subseção (S2) é igual ao dito comprimento predefinido L; o método caracterizado pelo fato de que compreende as seguintes etapas : - detectar (201) em um tempo T0 uma entrada do veículo (2) na primeira subseção (S1); - a partir do dito tempo T0, determinar (202), em função do tempo, os estados de ocupação de pelo menos a primeira subseção (S1) e a terceira subseção (S3), sendo que o dito estado de ocupação é "ocupado" ou "livre", - reportar (203) para uma unidade de avaliação (3) os ditos estados de ocupação em função do tempo; - processar (204) a partir da unidade de avaliação (3) os estados de ocupação reportados em função do tempo determinado para as ditas pelo menos primeira e terceira subseções, e determinar, a partir de uma evolução temporal dos estados de ocupação da primeira e terceira subseções, se o veículo (2) é menor que o comprimento predefinido L; - e caso o dito veículo (2) seja menor que o comprimento predefinido L, nesse caso, de preferência notificar (205) um sistema de controle (4) responsável pelo controle do tráfego de veículos na dita rede ferroviária sobre a entrada na dita seção de via (1) do dito veículo (2) menor que o comprimento predefinido L.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que determinar a partir de uma evolução temporal dos estados de ocupação da primeira e terceira subseções se o veículo que entra (2) é menor que o comprimento predefinido L compreende: - determinar se existe um tempo T_N > T0 no qual ambas a primeira e a terceira subseções são distinguidas pelo estado de ocupação "livre" e o estado de ocupação da terceira subseção S3 permaneceu"livre" durante o intervalo de tempo [T0,T_N], e quando isso acontece, classificar o veículo (2) como um veículo curto; - o método ainda compreende sinalizar de preferência para o dito sistema de controle (4) que o veículo detectado (2) é um veículo curto quando o mesmo é classificado como tal.
3. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que compreende determinar, a partir do dito tempo T0 e em função do tempo, os estados de ocupação da segunda subseção (S2), reportar para a dita unidade de avaliação (3) os ditos estados de ocupação em função do tempo da segunda subseção (S2), determinar quando existe um tempo T_N’ no qual a segunda subseção está "ocupada" enquanto a primeira e terceira subseções estão "livres" e quando isso acontece, nesse caso, de preferência notificar o dito sistema de controle (4) que o veículo detectado (2) é um veículo curto.
4. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que compreende reportar, a partir do dito tempo T0, o estado de ocupação de uma ou diversas subseções consecutivas adicionais S4-SN em função do tempo, o método compreendendo ainda determinar por meio da unidade de avaliação (3) se o dito veículo é um veículo curto (10) a partir do processamento de todos os estados de ocupação reportados.
5. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma das subseções consecutivas S3-SN-1 - denominada a seguir Si - é distinguida pelo dito comprimento predefi- nido L, o método compreendendo a etapa de determinar por meio da unidade de avaliação (3) se um tempo T_M > T0 existe, durante o qual ambas as subseções diretamente adjacentes à subseção Si ficam em um estado de ocupação livre depois de a subseção diretamente adjacente ocupada primeiro, ou seja, a subseção Si-1, mudar o seu estado de ocupação de ocupado para livre, enquanto a outra subseção adjacente sempre permanece "livre" durante o intervalo de tempo [T0,T_M].
6. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 4 ou 5, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma das subseções consecutivas S3-SN-1 é distinguida por um outro comprimento predefi- nido L’ menor que o comprimento predefinido L, e em que a unidade de avaliação (3) é configurada para determinar se o comprimento do dito veículo é maior que L, compreendido entre L e L’, ou menor que L’ a partir do seu processamento dos estados de ocupação reportados.
7. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que compreende armazenar sequências predefinidas de evoluções temporais dos estados de ocupação das ditas subseções, e associar a cada uma das ditas sequências predefinidas um comprimento de veículo ou uma característica de comprimento, o método compreendendo comparar a evolução temporal dos estados de ocupação recebidos às ditas sequências predefini- das, e identificar aquela que corresponde à dita evolução temporal dos estados de ocupação recebidos, e associar ao veículo detectado o comprimento de veículo ou a característica de comprimento da cor-respondentesequência predefinida.
8. Sistema para detectar se um veículo (2) que entra em uma seção de via (1) de uma rede ferroviária e se move de uma primeirasubseção (S1) em direção a uma terceira subseção (S3) é menor que um comprimento predefinido L; o sistema caracterizado pelo fato de que compreende: - um sistema detector configurado para determinar um estado de ocupação por parte de um veículo da primeira subseção (S1) e da terceira subseção (S3) da dita seção de via (1), sendo que o dito estado de ocupação é "ocupado" ou "livre", o dito sistema detector sendo ainda configurado para detectar em um tempo T0 uma entrada do veículo (2) na primeira subseção (S1) e reportar para uma unidade de avaliação (3), a partir do dito tempo T0, o estado de ocupação da primeira subseção (S1) e da terceira subseção (S3) em função do tempo, a dita primeira subseção (S1) sendo separada da terceira subseção (S3) por uma segunda subseção (S2) cujo comprimento é o comprimento predefinido L; - a dita unidade de avaliação (3) sendo configurada para receber por parte do sistema detector os estados de ocupação determinados em função do tempo e determinar a partir de uma evolução temporal dos ditos estados de ocupação da primeira e terceira subseções, se o veículo que entra é menor que o comprimento predefinido L e se o dito veículo (2) é determinado como sendo menor que o comprimento predefinido L, nesse caso a unidade de avaliação (3) é de preferência ainda configurada para notificar um sistema de controle (4) responsável pelo controle do tráfego de veículos na dita rede ferroviária que o dito veículo (2) cuja entrada na dita primeira subseção (S1) foi detectada é um veículo curto.
9. Sistema, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que a unidade de avaliação 3 é configurada para determinar se existe um tempo T_N no qual ambas a primeira e a terceira subseções são distinguidas pelo estado de ocupação "livre", e o estado de ocupação da terceira subseção (S3) permanece em seu estado nominal durante o intervalo de tempo [T0,T_N].
10. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindica- ções 8 ou 9, caracterizado pelo fato de que o sistema detector é configurado para determinar em função do tempo um estado de ocupação da segunda subseção (S2), e reportar para a unidade de avaliação (3), a partir do dito tempo T0, o estado de ocupação da segunda subseção (S2) em função do tempo, a unidade de avaliação (3) sendo ainda configurada para determinar se existe um tempo T_N’ no qual a segunda subseção está "ocupada" enquanto a primeira e terceira subseções estão "livres" e, quando tal tempo existe, nesse caso, de preferência notificar o dito sistema de controle (4) que o dito veículo (2) é um veículo curto.
11. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações 8 a 10, caracterizado pelo fato de que o sistema detector é configurado para determinar o estado de ocupação de uma ou diversas subseções consecutivas adicionais S4-SN e reportar, a partir do dito tempo T0, o estado de ocupação de cada subseção adicional Sj, j=4,...,N em função do tempo, a unidade de avaliação (3) sendo configurada para determinar se o veículo detectado (2) é um veículo curto a partir do processamento de todos os estados de ocupação reportados, as subseções adicionais S4-SN sendo as subseções consecutivas, S4 sendo uma subseção consecutiva à terceira subseção S3.
12. Sistema, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma das subseções consecutivas S3-SN-1 - denominada a seguir Si - é distinguida pelo dito comprimento predefinido L, a unidade de avaliação (3) sendo configurada para determinar se um tempo T_M existe, durante o qual ambas as subseções diretamente adjacentes à subseção Si, ou seja, as subseções Si-1 e Si+1, ficam em um estado de ocupação livre depois de a subseção diretamente adjacente ocupada primeiro, ou seja, a subseção Si-1, mudar o seu estado de ocupação de ocupado para livre, enquanto a outra subseção adjacente sempre permanece em seu estado de ocupação livre durante o intervalo de tempo [T0,T_M].
13. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 ou 12, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma das subseções consecutivas S3-SN-1 é distinguida por um outro comprimento predefinido L’ menor que o comprimento predefinido L, e em que a unidade de avaliação (3) é configurada para determinar se o comprimento do dito veículo é maior que L, compreendido entre L’ e L, ou menor que L’ a partir do seu processamento dos estados de ocupação reportados.
14. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações 8 a 13, caracterizado pelo fato de que a unidade de avaliação (3) compreende um banco de dados que armazena sequências predefini- das de evoluções temporais dos estados de ocupação das ditas subseções, sendo que cada uma das ditas sequências predefinidas é associada a um comprimento de veículo ou a uma distinção de comprimento, a unidade de avaliação (3) sendo configurada para comparar a evolução temporal dos estados de ocupação recebidos às ditas sequências predefinidas, e identificar aquela que corresponde à dita evolução temporal dos estados de ocupação recebidos, e associar ao veículo detectado o comprimento de veículo ou a característica de comprimento da sequência predefinida correspondente.
15. Sistema de controle (4) desenhado para controlar e monitorar um tráfego de veículos (2) ao longo de uma seção de via (1) de uma rede ferroviária; o sistema de controle caracterizado pelo fato de que compreende: - um sistema de sinalização; - o sistema como definido em qualquer uma das reivindicações 8 a 14; - o dito sistema de controle (4) sendo configurado para controlar o sistema de sinalização em função de uma notificação de veículo curto enviada pelo sistema para o veículo detectado (2).
BR102022018691-0A 2021-09-21 2022-09-19 Sistema e método para a detecção de veículo curto BR102022018691A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP21306300.1 2021-09-21

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102022018691A2 true BR102022018691A2 (pt) 2023-09-12

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10081379B2 (en) Broken rail detection system for communications-based train control
WO2018113762A1 (zh) 区域控制器及其控制方法和列车自动控制系统
US7222003B2 (en) Method and computer program product for monitoring integrity of railroad train
CN104442931B (zh) 轨道交通综合维护管理系统
US11472451B2 (en) Automated warning time inspection at railroad grade crossings on a given track route
CN109715472B (zh) 用于轨道占用确定的系统和方法
US9390385B2 (en) Guideway-guided vehicle detection based on RFID system
CN105905133A (zh) 一种铁路线路障碍自动监测报警方法及系统
CN111845856A (zh) 一种道岔区间安全防护方法及装置
BR102022018691A2 (pt) Sistema e método para a detecção de veículo curto
WO2023272975A1 (zh) 一种应用于高铁信号系统安全信息监督装置
Ki et al. An algorithm for incident detection using artificial neural networks
CN113859331A (zh) 一种铁路监控系统及其监控方法
US10562552B2 (en) System for railway monitoring
US11904916B2 (en) System and method for short vehicle detection
US8005585B2 (en) Method for determining the occupancy status of a track section in particular following a restart of an axle counting system, as well as an evaluation device and counting point for this
JP7221449B2 (ja) 列車検知装置、列車検知システム、および列車検知方法
EP3508395A1 (fr) Système et méthode de localisation de véhicules guidés par comparaison de comptage d'essieux
JP3523203B2 (ja) 交通設備の制御および監視方法
RU2669721C1 (ru) Система определения подвижных единиц с нарушением нижнего габарита при движении длинносоставных поездов
BR102020001702A2 (pt) Sistema de detecção de trem, seção de via de trem e método de detecção
US20230166780A1 (en) System and method for virtual block operational status control with long block time delay
JP4117536B2 (ja) 列車在線検知システム
RU2567306C1 (ru) Система контроля перемещения подвижных объектов на железнодорожной станции
TWM531407U (zh) 鐵道資訊讀取裝置