BR102022018672A2 - Processo aprimorado para preparar um composto de éster antranílico - Google Patents
Processo aprimorado para preparar um composto de éster antranílico Download PDFInfo
- Publication number
- BR102022018672A2 BR102022018672A2 BR102022018672-3A BR102022018672A BR102022018672A2 BR 102022018672 A2 BR102022018672 A2 BR 102022018672A2 BR 102022018672 A BR102022018672 A BR 102022018672A BR 102022018672 A2 BR102022018672 A2 BR 102022018672A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- formula
- compound
- iii
- solvent
- fórmula
- Prior art date
Links
Classifications
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C07—ORGANIC CHEMISTRY
- C07C—ACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
- C07C67/00—Preparation of carboxylic acid esters
Landscapes
- Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
Abstract
A presente invenção revela um processo para a preparação de um composto de Fórmula (T).
Description
[0001] A presente invenção se refere a um processo melhorado para a preparação de um composto de éster antranílico da Fórmula (I).
[0002] Os ésteres antranílicos são materiais de partida ou materiais intermediários versáteis e de baixo custo para a preparação de muitos produtos farmacêuticos e agrícolas.
[0003] Os ésteres antranílicos são conhecidos por seu uso na preparação de uma importante classe sintético de inseticidas, isto é, diamidas. As moléculas do inseticida diamida compartilham o mesmo sítio-alvo, o receptor de rianodina, e são agrupadas sob o grupo 28, os moduladores do receptor de rianodina, da classificação do modo de ação de acordo com o Comitê de Ação de Resistência a Inseticidas (IRAC -"Insecticide Resistance Action Committee"). Os inseticidas diamida como clorantraniliprole, ciantraniliprrle, ciclaniliprole, tetraclorantraniliprole e tetraniliprole são bem conhecidos e são altamente potentes.
[0004] As técnicas anteriores existentes reveralaram várias rotas de síntese para preparar inseticidas diamida, com muitos processos usando o composto de éster antranílico da Fórmula (I).
[0005] Processos para preparar o composto intermediário, isto é, o éster antranilico da Fórmula (I), são conhecidos na técnica. Entretanto, a sequência de reações revelada na técnica anterior é de execução tediosa e menos adequada para produção comercial. Alguns desses processos envolvem o uso de agentes de cloração caros, como solução de sódio hipocloroso, n-clorossuccinimida e similares. O uso de tais reagentes caros em grande escala não é economicamente viável.
[0006] O documento WO2006062978 revela um processo para a preparação de composto de éster antranílico da Fórmula (I) por meio da cloração de metil-2-amino-3-metilbenzoato com o uso de cloreto de sulfurila em acetonitrila. O dito processo envolve a adição de uma pequena quantidade de cloreto de sulfurila ao longo de 3 a 3,5 horas mantendo a temperatura em 50 a 55 °C e, a seguir, o resfriamento imediato até 5°C e, então, o procedimento de desenvolvimento é executado. Para mencionar uma limitação do processo, o processo exigiu a adição muito lenta de cloreto de sulfurila e então o resfriamento imediato até 5°C. Além disso, o solvente usado para a reação é acetonitrila que é higroscópica por natureza e pode causar o aumento do teor de umidade na mistura de reação. É amplamente sabido que o cloreto de sulfurila reage prontamente com a água, criando assim a possibilidade de formação de subprodutos gasosos sob a forma de óxidos de enxofre e essa formação de subprodutos gasosos pode continuar quando a reação prossegue. Na produção em grande escala, a evolução do gás é muito abundante e, a qualquer momento imprevisível, ela pode ter um aumento repentino levando a uma situação de reação descontrolada e causando a expulsão de reagentes do reator. Essas limitações e os problemas associados ao processo tornam esse processo pouco prático, ineficientt e arriscado em escala comercial.
[0007] Portanto, é necessário descobrir uma forma segura de conduzir essa reação em escala comercial e sobrepujar um ou mais problemas associados à técnica anterior.
[0008] É um objetivo da presente invenção fornecer um processo para a preparação de um composto de éster antranílico de Fórmula (I).
[0009] Outro objetivo da presente invenção é fornecer um processo aprimorado, de custo aceitável e industrialmente viável para a preparação de um composto de éster antranilico de Fórmula (I).
[0010] Outro objetivo da presente invenção é fornecer um processo para a preparação de um composto de éster antranllico de Fórmula (I) que não exija condições extremas de temperatura nem etapas de trabalho complicadas.
[0011] De acordo com um aspecto da presente invenção, é fornecido um processo para o preparo de um composto de Fórmula (I) sem isolar o composto de Fórmula (IV)
[0012] De acordo com um outro aspecto da presente invenção é fornecido um processo para a preparação de um composto de éster antranílico de Fórmula (I),compreendendo:
- a) fazer a metilação de um composto de Fórmula (III) com um agente de metilação para obter um composto de Fórmula (IV);
- b) extrair o composto de Fórmula (IV) com um solvente clorado e tratar a camada orgânica separada com cloreto de sulfurila para obter um composto de éster antranílico de Fórmula (I).
[0013] De acordo com um outro aspecto da presente invenção é fornecido um processo para a preparação de um composto de éster antranílico de Fórmula (I),compreendendo:
- a) fazer a metilação de um composto de Fórmula (III) com um agente de metilação para obter um composto de Fórmula (IV)
- b) tratar o composto de Fórmula (IV) com solvente clorado e tratar a camada orgânica separada com cloreto de sulfurila para obter um composto de éster antranílico de Fórmula (I),
[0014] De acordo com ainda um outro aspecto da presente invenção, é fornecido um processo para a preparação do composto de éster antranílico de Fórmula (I)compreendendo:
- a) fazer a metilação do composto de Fórmula (III) com um agente de metilação para obter um composto de Fórmula (IV);
- b) extrair o composto de Fórmula (IV) com um solvente clorado e tratar a camada orgânica separada com cloreto de sulfurila para obter um composto de éster antranílico de Fórmula (I),
[0015] A descrição a seguir é fornecida para ajudar o entendimento abrangente das modalidades exemplificadoras da invenção. Ela inclui vários detalhes específicos para ajuda essa compreensão, mas estes devem ser considerados meramente exemplificadores. A invenção inclui também todas as etapas, características, composições e métodos mencionados ou indicados neste relatório descritivo, individual ou coletivamente, e todas e quaisquer combinações de quaisquer duas ou mais das ditas etapas ou características.
[0016] Por conveniência, antes de descrever com mais detalhes a presente invenção, certos termos utilizados no relatório descritivo e nos exemplos serão descritos aqui. Estas definições devem ser lidas levando em consideração o restante da revelação e entendidas sob a perspectiva de uma pessoa versada na técnica. Exceto onde definido em contrário, todos os termos técnicos e científicos usados na presente invenção têm o significado comumente compreendido por uma pessoa versada na técnica. Os termos usados ao longo deste relatório descritivo são definidos como se segue, a menos que sejam limitados de outro modo em ocorrências específicas,
[0017] O termo ”temperatura ambiente”, salvo indicação em contrário, significa temperatura essencialmente a faixa de 20 a 35°C.
[0018] O termo ”pureza” significa pureza conforme determinado por cromatografia líquida de alta pressão (HPLC - ”High Pressure Liquid Chromatography”).
[0019] O termo ”cerca de” ou ”aproximadamente”, como usado aqui inclui o valor declarado e significa dentro de uma faixa aceitável de desvio para um valor específico, conforme determinado por um versado na técnica, considerando a medição em questão e o erro associado à medição da quantidade específica (ou seja, as limitações do sistema de medição). Por exemplo, ”cerca de” pode significar dentro de um ou mais desvios padrão ou dentro de ± 10% ou ± 5% do valor declarado. A citação de faixas de valores tem por objetivo servir meramente como um método abreviado de se referir individualmente a cada valor separado dentro da faixa, exceto onde indicado em contrário na presente invenção, e cada valor separado é incorporado no relatório descritivo como se fosse individualmente citado na presente invenção. Os pontos finais do teste de todas as faixas estão incluídos na faixa e combináveis independentemente. Entende-se que, quando uma faixa de parâmetros é fornecida, todos os números inteiros dentro dessa faixa, e décimos dos mesmos, também são fornecidos. Por exemplo, ”0,1 a 80%" inclui 0,1%, 0,2%, 0,3%, etc. até 80%. Como usado aqui, os termos "compreendendo", "incluindo", "tendo", "contendo", "envolvendo" e similares devem ser entendidos como abertos, isto é, indicando que eles incluem, mas não se limitam a.
[0020] Os termos "preferencial" e "de preferência" referem-se às modalidades da invenção que podem proporcionar certos benefícios, sob certas circunstâncias ٠ Em uma modalidade, os aspectos e modalidades aqui descritos também devem ser interpretados como substituindo a cláusula "que compreende" por "que consiste em", ou por "que consiste essencialmente em", ou por "que consiste substancialmente em".
[0021] A presente invenção descreve um processo aprimorado para a preparação de um composto de éster antranílico de Fórmula (I). O processo da presente invenção é baseado em uma nova sequência de reações que pode ser facilmente implementada em grandes lotes de produção para fornecer o composto desejado em alto rendimento sem envolver qualquer risco de liberação de subprodutos gasosos violentos causada pelo uso de cloreto de sulfurila. Portanto, o processo fornecido na presente invenção é econômico, ambientalmente amigável e seguro.
[0022] De acordo com um aspecto da presente invenção, é fornecido um processo para a preparação de um composto de éster antranílico de Fórmula (I) que não exige o isolamento do composto de Fórmula (IV)
[0023] Em uma modalidade, é fornecido um processo para a preparação de um éster antranílico de Fórmula (I) .compreendendo:
- i) fazer a metilação do composto de Fórmula (III) com um agente de metilação para obter um composto de Fórmula (IV); e
- ii) tratar o composto obtido de Fórmula (IV) com cloreto de sulfurila para obter um éster antranílico de Fórmula (I).
[0024] Em uma modalidade, o agente de metilação usado é selecionado dentre iodometano, carbonato de dimetila, sulfato de dimetila, diazometano, dimetoxipropano, dimetilzinco, metil fluorossulfonato, triflato de metila e similares; de preferência é usado sulfato de dimetila.
[0025] A quantidade de agente de metilação usada em relação ao composto de Fórmula (III) está na faixa de 1 a 3 mols.
[0026] Em uma modalidade, a dita metilação é feita na presença de um solvente.
[0027] O solvente usado é selecionado dentre solventes orgânicos como diclorometano, dicloroetano, acetonitrila, dimetil formamida, dimetilacetamida, N-metil pirrolidona e mistura dos mesmos.
[0028] Em uma modalidade, a reação de metilação é executada na presença de dimetil formamida como solvente.
[0029] Em uma modalidade, a reação de metilação é executada na presença de dimetilacetamida como solvente.
[0030] A quantidade do solvente usado em relação ao composto de Fórmula (III) é de cerca de 4 a 10 vezes.
[0031] Em uma modalidade, a reação de metilação é executada na presença de uma base.
[0032] Tipicamente, a base usada é selecionada dentre hidróxido de sódio, hidróxido de potássio, carbonato de sódio, carbonato de potássio, bicarbonato de sódio, bicarbonato de potássio e similares.
[0033] A quantidade da base usada em relação ao composto de Fórmula (III) está na faixa de 1 a 1,5 mol.
[0034] Em uma modalidade, a reação de metilação é executada a uma temperatura na faixa de 20 a 100 °C.
[0035] Em uma modalidade, a reação de metilação é executada ao longo de um período de tempo na faixa de 0,5 a 6 horas.
[0036] Em uma modalidade, a etapa i) do processo compreende adicionalmente isolar o composto de Fórmula (IV) com um solvente clorado e reduzir o teor de umidade da camada orgânica para menos de 0,5% em peso/peso.
[0037] Em uma modalidade, o solvente clorado usado é selecionado do grupo de dicloreto de metileno, dicloreto de etileno, clorofórmio, 1,1,2-tricloroetano, clorobenzeno, o- diclorobenzeno e similares.
[0038] Em uma modalidade, o solvente clorado usado é dicloreto de etileno.
[0039] A quantidade do solvente clorado usada em relação ao composto de Fórmula (III) é de cerca de 3 a 10 vezes.
[0040] Em uma modalidade, o teor de umidade da camada orgânica é reduzido para menos de 0,5% em peso.
[0041] Em uma modalidade, o composto de Fórmula (IV) obtido na etapa i) não é isolado e a camada orgânica obtida na etapa i) é usada diretamente na etapa ii) para tratamento adicional.
[0042] Em uma modalidade, o composto de Fórmula (IV) obtido na etapa i) pode ser isolado por processos convencionalmente conhecidos, como destilação, precipitação etc., e então usado na etapa ii).
[0043] Em uma modalidade, na etapa ii) a quantidade de cloreto de sulfurila usada em relação ao composto de Fórmula (III) está na faixa de 0,5 a 1,5 mol.
[0044] Em uma modalidade, o tratamento com cloreto de sulfurila é feito a uma temperatura na faixa de 20 a 100 °C. Em uma modalidade, o tratamento com cloreto de sulfurila é feito a uma temperatura na faixa de 40 a 70 °C.
[0045] Em uma modalidade, o tratamento com cloreto de sulfurila é feito ao longo de um período de tempo na faixa de 10 minutos a 3 horas.
[0046] De acordo com um outro aspecto da presente invenção é fornecido um processo para a preparação de um composto de éster antranílico de Fórmula (I),compreendendo:
- i) fazer a metilação de um composto de Fórmula (III) com um agente de metilação para obter um composto de Fórmula (IV);
- ii) isolar o composto de Fórmula (IV) por meio de tratamento com um solvente orgânico clorado e adicionalmente tratar a camada orgânica separada com cloreto de sulfurila para obter um composto de éster antranílico de Fórmula (I).
[0047] Em uma modalidade, o solvente clorado usado é selecionado do grupo de dicloreto de metileno, dicloreto de etileno, clorofórmio, 1,1,2-tricloroetano, clorobenzeno, o- diclorobenzeno e similares.
[0048] Em uma modalidade, o solvente clorado usado é dicloreto de etileno.
[0049] A quantidade do solvente clorado usada em relação ao composto de Fórmula (III) é de cerca de 3 a 10 vezes.
[0050] Em uma modalidade, a etapa ii) do processo compreende adicionalmente reduzir o teor de umidade da camada orgânica para menos de 0,5%, em peso, antes do tratamento com cloreto de sulfurila.
[0051] Em uma modalidade, o teor de umidade da camada orgânica é reduzido por destilação azeotrópica.
[0052] Em uma modalidade, o teor de umidade é reduzido para menos de 0,5%, em peso.
[0053] De preferência, o teor de umidade da camada orgânica é ajustado para menos que 0,1%, em peso.
[0054] Em uma modalidade, a quantidade de cloreto de sulfurila usada em relação ao composto de Fórmula (III) está na faixa de 0,5 a 1,5 mol.
[0055] Em uma modalidade, a etapa ii) é executada na presença de um catalisador. De preferência, o catalisador usado é dimetil formamida.
[0056] Em uma modalidade, o tratamento com cloreto de sulfurila é feito a uma temperatura na faixa de 20 a 100 °C. Em uma modalidade, o tratamento com cloreto de sulfurila é feito a uma temperatura na faixa de 40 a 70 °C.
[0057] Em uma modalidade, o tratamento com cloreto de sulfurila é feito ao longo de um período de tempo na faixa de 10 minutos a 3 horas.
[0058] Os inventores da presente invenção criaram habilidosamente o processo da presente invenção por seleção cuidadosa de um solvente naturalmente não higroscópico para o processo. O uso desse solvente possibilita o ajuste amplo do teor de umidade.
[0059] Além disso, evita-se também o uso de múltiplos solventes no processo por meio do uso de um solvente orgânico clorado para extrair o composto de Fórmula (IV). Tipicamente, a camada orgânica após o ajuste do teor de umidade pode ser diretamente usada para reação de cloração sem exigir isolamento do composto de Fórmula (IV), o que torna o processo eficiente, ambientalmente amigável e econômico para produção em larga escala.
[0060] Além disso, como o composto de Fórmula (IV) não precisa ser isolado, a possibilidade de perda de rendimento devida a etapas de manuseio de sólidos, como cristalização ou precipitação ou filtração, é reduzida.
[0061] De acordo com uma modalidade da presente invenção, o composto de Fórmula (III) é preparado por meio da redução do composto de Fórmula (II).
[0062] Em uma modalidade, a etapa de redução do composto de Fórmula (II) para o composto de Fórmula (III) é executada na presença de um catalisador e de um solvente.
[0063] Tipicamente, o catalisador usado é selecionado dentre catalisador de paládio, um catalisador de platina ou níquel de Raney. O catalisador de paládio ou de platina, como paládio em carbono ou platina em carbono, pode ser usado. De preferência, é usado um catalisador de platina.
[0064] Em uma modalidade, o catalisador de platina usado na etapa de redução do composto de Fórmula (II) para o composto de Fórmula (III) pode ser reciclado e reutilizado para a mesma reação mais de 20 vezes, tornando o processo de custo aceitável e economicamente viável em escala industrial.
[0065] Em uma modalidade, o solvente usado na etapa de redução do composto de Fórmula (II) para o composto da Fórmula (III) é selecionado do grupo que consiste em nitrilas, por exemplo acetonitrila ou C1-C5 álcool, por exemplo metanol, etanol, isopropanol, n-propanol, butanol, ter-butanol e similares.
[0066] Em uma modalidade, a etapa de redução do composto de Fórmula (II) para o composto de Fórmula (III) é executada a uma temperatura na faixa de 20 a 80 °C.
[0067] Em uma modalidade, a etapa de reduzir o composto de Fórmula (II) para o composto de Fórmula (III) é executada ao longo de um período de tempo na faixa de 1 a 10 horas.
[0068] De acordo com um outro aspecto da presente invenção é fornecido um processo para a preparação de um composto de éster antranílico de Fórmula (I),compreendendo:
- i) fazer a metilaçãó de um composto de Fórmula (III) com um agente de metilação para produzir um composto de Fórmula (IV)
[0069] De acordo com ainda um outro aspecto da presente invenção, é fornecido um processo para a preparação do composto de éster antranílico de Fórmula (I)compreendendo:
- i) fazer a metilação de um composto de Fórmula (III) com um agente de metilação para obter um composto de Fórmula (IV);
- ii) extrair o composto de Fórmula (IV) com um solvente orgânico clorado e tratar a camada orgânica separada com cloreto de sulfurila para obter um composto de éster antranílico de Fórmula (I),
[0070] De acordo com um outro aspecto da presente invenção, é fornecido um processo para a preparação de um composto de éster antranílico de Fórmula (I),compreendendo:
- i) fazer a metilação de um composto de Fórmula (III) com um agente de metilação para obter um composto de Fórmula (IV);
- ii) extrair o composto de Fórmula (IV) em um solvente orgânico clorado e reduzir o teor de umidade na camada orgânica para menos de 0,5%, em peso;
- iii) tratar a camada orgânica com cloreto de sulfurila para obter um composto de éster antranílico de Fórmula (I),
[0071] De acordo com ainda um outro aspecto da presente invenção, é fornecido um processo para a preparação do composto de éster antranílico de Fórmula (I)compreendendo:
- i) fazer a metilação de um composto de Fórmula (III) com um agente de metilação para produzir um éster de Fórmula (IV);
- ii) extrair o éster da Fórmula (IV) em um solvente clorado para obter uma camada orgânica;
- iii) reduzir o teor de umidade da camada orgânica até menos que 0,5%, em peso;
- iv) tratar a camada orgânica da etapa c) com cloreto de sulfurila para obter um composto de éster antranílico de Fórmula (I),
[0072] Em uma modalidade, o composto de Fórmula (I) pode ser usado para preparar os compostos de inseticida diamida, por exemplo clorantraniliprole, ciantraniliprrle, ciclanillprrle, tetraclorantraniliprole e tetraniliprole. De preferência, o composto de Fórmula (I) é usado para a preparação de clorantraniliprole.
Vantagens da presente invenção
Vantagens da presente invenção
- 1. Um processo simples, de custo aceitável e industrialmente viável para a preparação de um composto de éster antranílico
- de Fórmula (I).
- 2. O dito processo não exige o isolamento do composto da Fórmula (IV), reduzindo assim a geração de efluente e o número de etapas das operações.
- 3. Envolve o uso de reagentes de custo aceitável, como cloreto de sulfurila.
- 4. O catalisador de platina usado para a redução do composto de Fórmula (II) pode ser reciclado e reutilizado múltiplas vezes.
[0073] O processo para a preparação de um composto de éster antranílico de Fórmula (I) de acordo com a invenção é estabelecido pelos experimentos exemplificados abaixo. Estes exemplos são meramente ilustrativos e não devem ser interpretados como limitadores do escopo da invenção de forma alguma. De fato, várias modificações da invenção em adição àquelas aqui mostradas e descritas ficarão evidentes aos versados na técnica a partir dos exemplos a seguir e da descrição supracitada.
[0074] As amostras foram analisadas por cromatografia líquida de alto desempenho com detecção de UV usando a coluna COSMOSIL -5C18-MS-II
[0075] 6.147 g de ácido nítrico fumegante foram carregados em um vaso de reação e foram resfriados até -15 a -10°C; foram então adicionados 1.639 g de ácido m-toluico e a mistura de reação foi mantida por 2 horas à mesma temperatura. Após a conclusão da reação, o ácido 2-nitro-3-metilbenzoico bruto foi isolado e foram adicionados 1.180 g de etanol a 50%. A mistura foi aquecida até 75 a 80°C por 1 hora e, então, resfriada até a temperatura ambiente; o produto foi filtrado e seco para obter 1.000 g de ácido 2-nitro-3-metilbenzoicc.
[0076] 1.032 g de ácido 2-nitro-3-metilbenzoico, 51 g de catalisador de platina a 3%, em peso, em carbono ativado (Pt/C) e 6.640 g de metanol foram adicionados a um vaso de reação. A mistura foi hidrogenada a 4 a 6 kg/cm2 a 30 °C e então a temperatura da mistura de reação foi aumentada para 50 a 55 °C e mantida por 6 horas. Após a conclusão da reação, a mistura de reação foi filtrada para recuperar o catalisador e o filtrado foi destilado para recuperar cerca de 70% do solvente usado e para obter uma massa de reação. Em seguida, foram adicionados 1.674 g de água e a mistura foi mantida por 1 hora a 20 a 25 °C para precipitar o produto. O produto foi filtrado e seco para obter-se 806 g de ácido 2-amino-3-metilbenzoico.
[0077] A uma mistura de 5.250 g de dimetilformamida e 806 g de ácido ácido 2-amino-3-metilbenzoicc, foram adicionados 850 g de carbonato de potássio e a mistura de reação foi aquecida até 50 a 55°C. Mantendo a temperatura em 50 a 55 °C, 1.380 g de sulfato de dimetila foram adicionados dentro de 2 a 3 horas e a temperatura foi aumentada para 65 a 70 °C. A mistura foi mantida a essa temperatura por 3 a 4 horas. Após a conclusão da reação, o solvente usado foi removido por destilação e 4.050 g de dicloreto de etileno foram adicionados ao residuo assim obtido. Foram então adicionados 4.850 g de água e a mistura foi agitada por 1 hora à temperatura ambiente. Após 1 hora, as camadas foram separadas e a camada orgânica foi submetida a destilação azeotrópica a 50 a 55 °C sob vácuo de 550 a 650 mmHg. O teor de umidade da camada orgânica foi reduzido para menos de 0,1% e essa camada orgânica compreendendo metil-3-metil-2-amino benzoato foi usada no Exemplo 4.
[0078] À camada orgânica obtida no Exemplo 3 foram adicionados 660 g de cloreto de sulfurila dentro de 2 a 3 horas a -0 a 55 °C e essa temperatura de reação foi mantida por 1 hora. Após a conclusão da reação, a mistura foi resfriada até a temperatura ambiente e foram adicionados 1.200 g de água e em seguida adicionados 920 g de hidróxido de sódio para ajustar o pH para 5,5 a 6. As camadas foram separadas, e a camada orgânica foi removida por destilação para se obter 1.000 g de metil-3-metil-2-amin0---cl0or benzoato.
[0079] Foram carregados 73- g de ácido nítrico fumegante em um vaso de reação que foi então resfriado até -1- a -10 °C. Foi então feita uma adição em porções de 2-0 g de ácido m-toluico e a mistura de reação foi mantida à mesma temperatura por 2 horas. Após a conclusão da reação, o ácido 2-nitro-3-metilbenzoico bruto foi isolado e 22- g de etanol a -0% foram adicionados a ele. A mistura foi aquecida até 7- a 80°C por 1 hora e, então, resfriada até a temperatura ambiente, o produto foi filtrado e seco para obter 161 g de ácido 2-nitro-3-metilbenzoico.
[0080] 1-9 g de ácido 2-nitro-3-metilbenzoico, 7g de catalisador de platina a 3%, em peso, em carbono ativado (Pt/C) e 1.000 g de metanol foram adicionados a um vaso de reação. A mistura foi hidrogenada a 4 a 6 kg/cm2 a 30 °C, então a temperatura da mistura de reação foi aumentada para 50 a 55°C e mantida por 6 horas. Após a conclusão da reação, a mistura de reação foi filtrada para recuperar o catalisador e o filtrado foi destilado para recuperar cerca de 70% do solvente usado e para obter uma massa de reação. 525 g de água foram adicionados à massa de reação e a mistura foi mantida a 20 a 25 °C por 1 hora para precipitar o produto. O produto foi filtrado e seco para obter 120 g de ácido 2-amino-3-metilbenzoico.
[0081] A uma mistura de 650 g de dimetilformamida e 100 g do ácido 2-amino-3-metilbenzoico da Etapa 2 foram adicionados 106 g de carbonato de potássio e a mistura de reação obtida foi aquecida até 50 a 55°C. Mantendo a temperatura entre 50 e 55 °C, 170 g de sulfato de dimetila foram adicionados dentro de 2 a 3 horas e a temperatura foi aumentada para 65 a 70 °C. A mistura foi mantida a essa temperatura por 3 a 4 horas. Após a conclusão da reação, o solvente usado foi removido por destilação e 600 g de água foram adicionados. Foram então adicionados 500 g de dicloreto de etileno e a mistura foi agitada por 1 hora à temperatura ambiente. Após 1 hora, as camadas foram separadas e a camada orgânica foi submetida a destilação azeotrópica a 50 a 55 °C sob vácuo de 500 a 650 mmHg. O teor de umidade da camada orgânica foi reduzido para menos de 0,1% e essa camada orgânica compreendendo metil-3-metil-2-amin0 benzoato foi usada na Etapa 4.
[0082] À camada orgânica obtida na Etapa 3 foram adicionados 82 g de cloreto de sulfurila dentro de 2 a 3 horas a 50 a 55 °C e essa temperatura de reação foi mantida por 1 hora. Após a conclusão da reação, a mistura foi resfriada até a temperatura ambiente e foram adicionados 150 g de água e em seguida adicionados 114 g de hidróxido de sódio para ajustar o pH em 5,5 a 6. As camadas foram separadas, e a camada orgânica foi removida por destilação para se obter 124 g de metil-3-metil-2-amino-5-cloro benzoato.
[0083] A Etapa 1 e a Etapa 2 foram executadas de modo similar às do Exemplo 5.
[0084] A uma mistura de 650 g de dimetilacetamida e 100 g de ácido 2-amino-3-metilbenzoico foram adicionados 106 g de carbonato de potássio e a mistura de reação obtida foi aquecida até 50 a 55°C. 170 g de sulfato de dimetila foram adicionados à mistura dentro de 2 a 3 horas e a temperatura foi aumentada para 65 a 75 °C. A mistura foi mantida a essa temperatura por 3 a 4 horas. Fórmula a conclusão da reação, o solvente usado foi removido por destilação e, em seguida, foram adicionados 580 g de dicloreto de etileno e 580 g de água. A mistura foi agitada e aquecida até 40 a 45 °C. Fórmula isso, as camadas foram separadas e a camada orgânica foi submetida a destilação azeotrópica a 50 a 55 °C sob vácuo de 500 a 650 mmHg. O teor de umidade da camada orgânica foi reduzido para menos de 0,1% e essa camada orgânica compreendendo metil-3-metil_2_amino benzoato foi usada na Etapa 4.
[0085] À camada orgânica obtida na Etapa 3 foram adicionados 82 g de cloreto de sulfurila e 1 g de dimetil formamida dentro de 2 a 3 horas a 50 a 55°C. A mistura de reação foi, então, mantida à mesma temperatura por mais 1 a 2 horas. Fórmula a conclusão da reação, a mistura foi resfriada até a temperatura ambiente e foram adicionados 150 g de água e em seguida foi adicionada uma solução aquosa de hidróxido de sódio a 50% para ajustar o pH em 5,5 a 6. As camadas foram separadas, e a camada orgânica foi removida por destilação para se obter 124 g de metil-3-metil-2-amino-5-cloro benzoato com pureza HPLC de 99.21%.
Claims (14)
- Processo para a preparação do composto de Fórmula (I), caracterizado por compreender:
- i) fazer a metilação de um composto de Fórmula (III) com um agente de metilação para obter um composto de Fórmula (IV); e
- ii) reagir o composto obtido de Fórmula (IV) com cloreto de sulfurila para obter um composto de Fórmula (I):
- Processo, de acordo com a reivindicação 1, sendo o processo caracterizado por ser executado sem o isolamento do composto de Fórmula IV.
- Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o agente de metilação ser selecionado dentre iodometano, carbonato de dimetila, sulfato de dimetila, diazometano, dimetoxipropano, dimetilzinco, metil fluorossulfonato e triflato de metila.
- Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a metilação ser executada na presença de um solvente.
- Processo, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por o solvente ser selecionado dentre diclorometano, dicloroetano, acetonitrila, dimetil formamida, dimetilacetamida, n-metil pirrolidona e misturas dos mesmos.
- Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a metilação ser executada na presença de uma base.
- Processo, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por a base ser selecionada dentre hidróxido de sódio, hidróxido de potássio, carbonato de sódio, carbonato de potássio, bicarbonato de sódio e bicarbonato de potássio.
- Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a Etapa i) compreender adicionalmente isolar o composto de Fórmula (IV) em um solvente clorado e reduzir o teor de umidade da camada orgânica para menos de 0,5%, em peso.
- Processo, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por o solvente clorado ser selecionado do grupo que consiste em dicloreto de metileno, dicloreto de etileno, clorofórmio, 1,1,2-tricloroetano, clorobenzeno e o-diclorobenzeno.
- Processo, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por o catalisador ser um catalisador de metal selecionado dentre paládio, platina e níquel de Raney.
- Processo, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por o catalisador ser platina.
- Processo, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por o solvente ser selecionado do grupo que consiste em nitrilas ou C1-C5 álcool.
- Processo para a preparação de um composto de Fórmula (I):- caracterizado por compreender:
- i) fazer a metilação de um composto de Fórmula (III) com um agente de metilação para obter um composto de Fórmula (IV);
- ii) tratar o composto de Fórmula (IV) com um solvente clorado para obter uma camada orgânica;
- iii) reduzir o teor de umidade da camada orgânica até menos que 0,5%, em peso;
- iv) reagir o composto de Fórmula (IV) com cloreto de sulfurila para obter um composto de Fórmula (I):
Applications Claiming Priority (2)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
IN202121041920 | 2021-09-16 | ||
IN202121041920 | 2021-09-16 |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR102022018672A2 true BR102022018672A2 (pt) | 2023-03-28 |
Family
ID=85482627
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR102022018672-3A BR102022018672A2 (pt) | 2021-09-16 | 2022-09-16 | Processo aprimorado para preparar um composto de éster antranílico |
Country Status (2)
Country | Link |
---|---|
CN (1) | CN115806497A (pt) |
BR (1) | BR102022018672A2 (pt) |
-
2022
- 2022-09-16 CN CN202211133938.1A patent/CN115806497A/zh active Pending
- 2022-09-16 BR BR102022018672-3A patent/BR102022018672A2/pt unknown
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
CN115806497A (zh) | 2023-03-17 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BR112021013271B1 (pt) | Método de preparação de intermediário de l-glufosinato e de lglufosinato | |
BRPI0914788B1 (pt) | processo para produção de um produto intermediário de etexilato de dabigatran | |
SE454273B (sv) | Cykliska hydroxiimider till anvendning vid framstellning av cykliska aminosyror samt forfaranden for deras framstellning | |
EP3490973B1 (en) | Polymorphic forms of belinostat and processes for preparation thereof | |
BR112017000061B1 (pt) | Processo para a preparação de ácidos 4-alcóxi-3-hidroxipicolínicos | |
WO2013008247A1 (en) | Process for preparation of (dl) -norepinephrine acid addition salt, a key intermediate of (r) - (-) - norepinephrine | |
CZ2009763A3 (cs) | Zpusob výroby vysoce cistého 5-[2-cyklopropyl-1-(2-fluorfenyl)-2-oxoethyl]-4,5,6,7-tetrahydrothieno[3,2-c]pyridin-2-yl acetátu známého pod nechráneným názvem prasugrel a jeho nových farmaceuticky prijatelných solí. | |
EP3812366A1 (en) | A preparation method for m-diamide compounds | |
WO2016051423A2 (en) | An improved process for the preparation of enzalutamide | |
NO325305B1 (no) | Nye mellomprodukter, isomerer derav og fremgangsmate for fremstilling av disse | |
TW201429970A (zh) | 殺線蟲磺醯胺之製備 | |
BR102022018672A2 (pt) | Processo aprimorado para preparar um composto de éster antranílico | |
BR112019019589A2 (pt) | processo para a preparação de um inibidor quinase estruturado por sulfonamida | |
NO800868L (no) | Fremgangsmaate til fremstilling av 2,6-diaminonbularin-forbindelser | |
CN1189822A (zh) | 制备罗哌卡因盐酸盐-水合物的新方法 | |
BRPI0619760A2 (pt) | processo para preparar compostos | |
Johnson et al. | THE ACTION OF ALCOHOLATES AND AMINES ON BENZOYLISO-CYANCHLORIDE. | |
KR101027945B1 (ko) | 염산 사포그릴레이트의 재결정 방법 | |
KR20200092945A (ko) | 레날리도마이드의 결정형 | |
JP2022514909A (ja) | アントラニルアミドの調製プロセス | |
JP2011519840A (ja) | 1,7’−ジメチル−2’−プロピル−2,5’−ビ−1h−ベンゾイミダゾールの製造 | |
BR112021006329B1 (pt) | Método de preparação de certas sulfonamidas nematicidas | |
JP6389513B2 (ja) | 3−クロロ−4−メトキシベンジルアミン塩酸塩含有組成物およびその製造方法 | |
TW200804247A (en) | Process of producing O-methyl-N-nitroisourea | |
CN113087655B (zh) | 一种左布比卡因中间体化合物 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette] |