BR102022009822A2 - Peneira para uso em uma colheitadeira agrícola, e métodos de operação de uma peneira em uma colheitadeira agrícola e de montagem de uma peneira - Google Patents

Peneira para uso em uma colheitadeira agrícola, e métodos de operação de uma peneira em uma colheitadeira agrícola e de montagem de uma peneira Download PDF

Info

Publication number
BR102022009822A2
BR102022009822A2 BR102022009822-0A BR102022009822A BR102022009822A2 BR 102022009822 A2 BR102022009822 A2 BR 102022009822A2 BR 102022009822 A BR102022009822 A BR 102022009822A BR 102022009822 A2 BR102022009822 A2 BR 102022009822A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
sieve
strip
elongated channel
grain
extruded
Prior art date
Application number
BR102022009822-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Jonas Deprauw
Michiel Vanderstichele
Kris Vanhee
Original Assignee
Cnh Industrial Belgium Nv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Cnh Industrial Belgium Nv filed Critical Cnh Industrial Belgium Nv
Publication of BR102022009822A2 publication Critical patent/BR102022009822A2/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01FPROCESSING OF HARVESTED PRODUCE; HAY OR STRAW PRESSES; DEVICES FOR STORING AGRICULTURAL OR HORTICULTURAL PRODUCE
    • A01F12/00Parts or details of threshing apparatus
    • A01F12/44Grain cleaners; Grain separators
    • A01F12/446Sieving means
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D41/00Combines, i.e. harvesters or mowers combined with threshing devices
    • A01D41/12Details of combines
    • A01D41/127Control or measuring arrangements specially adapted for combines
    • A01D41/1276Control or measuring arrangements specially adapted for combines for cleaning mechanisms

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Threshing Machine Elements (AREA)

Abstract

A presente invenção refere-se a uma peneira (48, 50) para uso em uma colheitadeira agrícola (10) incluindo uma estrutura (102) com um par de estruturas laterais opostas (104). Uma pluralidade de defletores sobrepostos (112) se estende entre o par de estruturas laterais opostas (104) e são sobrepostas uma em relação à outra. As estruturas laterais opostas (104) são, cada uma, constituída por uma estrutura lateral de metal extrudado com um canal alongado parcialmente aberto (116) tendo uma seção transversal predefinida e uma tira polimérica (124) tendo uma seção transversal correspondente transportada dentro do canal alongado (116).

Description

PENEIRA PARA USO EM UMA COLHEITADEIRA AGRÍCOLA, E MÉTODOS DE OPERAÇÃO DE UMA PENEIRA EM UMA COLHEITADEIRA AGRÍCOLA E DE MONTAGEM DE UMA PENEIRA CAMPO DA INVENÇÃO
[0001] A presente invenção refere-se a um sistema de limpeza utilizado em uma colheitadeira agrícola, tal como uma colheitadeira combinada e, mais particularmente, a uma peneira utilizada em tal sistema de limpeza.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
[0002] Uma colheitadeira agrícola combinando várias funções de colheita com uma única unidade de colheita, como colheita, debulha, separação e limpeza. Uma colheitadeira combinada inclui um coletor que remove a colheita de um campo e um compartimento do alimentador que transporta a matéria da colheita para um rotor de debulha. O rotor de debulha gira dentro de um alojamento perfurado, que pode ser na forma de côncavos ajustáveis e realiza a operação de debulha da colheita para remover o grão. Uma vez que o grão é debulhado, cai através de perfurações nos côncavos em uma bandeja de grãos. A partir da bandeja de grãos, o grão é limpo utilizando um sistema de limpeza e, em seguida, é transportado para um tanque graneleiro a bordo da colheitadeira. O sistema de limpeza incluindo um ventilador de limpeza que sopra ar através de peneiras oscilantes para descarregar palha e outros detritos em direção à parte traseira da colheitadeira. O material de colheita não-grão, como palha da seção de debulha, passa por um picador de palha e sai pela parte traseira da colheitadeira. Quando o tanque graneleiro fica cheio, a colheitadeira é posicionada adjacente a um veículo no qual o grão deve ser descarregado, tal como um semirreboque, caixa de gravidade, caminhão reto ou similar; e um sistema de descarga na colheitadeira é acionado para transferir o grão para o veículo.
[0003] Mais particularmente, um sistema rotativo de debulha ou separação incluindo um ou mais rotores que podem se estender axialmente (da frente para trás) ou transversalmente dentro da estrutura da colheitadeira e que são parcial ou totalmente cercados por um côncavo perfurado. O material da colheita é debulhado e separado pela rotação do tambor dentro do côncavo. Os materiais de colheita não-grãos mais grosseiros, como caules e folhas, são transportados para a parte traseira da colheitadeira e descarregados de volta ao campo. O grão separado, juntamente com alguns grãos do material não grão mais finos, como palha, poeira, palha e outros resíduos da cultura são descarregados através dos côncavos e caem em uma bandeja de grãos onde são transportados para um sistema de limpeza. Alternativamente, o grão e os grãos do material não grão mais fino também podem cair diretamente no próprio sistema de limpeza.
[0004] O sistema de limpeza separa ainda os grãos do material não grão de colheita e inclui tipicamente um ventilador que dirige um fluxo de ar para cima e para trás através de peneiras dispostas verticalmente que oscilam para a frente e para trás. O fluxo de ar levanta e transporta o material mais leve da cultura de grãos do material não grão para a extremidade traseira da colheitadeira para descarga no campo. Os grãos limpos, sendo mais pesados, e pedaços maiores de grãos do material não grão da cultura, que não são levados pelo fluxo de ar, caem na superfície de uma peneira superior (também conhecida como peneiras do picador de palha) onde parte ou todo o grão limpo passa por uma peneira inferior (também conhecida como peneira de limpeza). O material da colheita de grãos e grãos do material não grão que permanecem nas peneiras superior e inferior é fisicamente separado pela ação recíproca das peneiras à medida que o material se move para trás. Qualquer grão e/ou grãos do material não grão restante na superfície superior da peneira superior é descarregado na parte traseira da colheitadeira. Os grãos que caem pela peneira inferior caem em uma bandeja inferior do sistema de limpeza, onde são transportados para frente em direção a uma rosca sem-fim de grãos limpos.
[0005] A rosca sem-fim de grãos limpos é posicionado abaixo da peneira inferior e recebe os grãos limpos de cada peneira e da bandeja inferior do sistema de limpeza. A rosca sem-fim de grãos limpos então empurra os grãos limpos lateralmente para um elevador de grãos limpos, que por sua vez transporta os grãos limpos para um tanque graneleiro a bordo da colheitadeira.
[0006] Uma peneira inclui tipicamente uma pluralidade de defletores que se estendem transversalmente entre os lados da peneira, com os defletores incluindo uma pluralidade de linguetas que são fixadas em sua borda traseira aos respectivos cabos. Dependendo da cultura a ser colhida, tamanho dos grãos, quantidade de matéria não cultivada, etc., o espaçamento dos defletores (entre as linguetas) pode precisar ser ajustado durante a operação. Os cabos em cada extremidade dos defletores se estendem pelas laterais da peneira e podem ser girados utilizando alavancas manuais, etc., que por sua vez, abrem e fecham o espaçamento entre as linguetas dos defletores adjacentes. Os lados da peneira são tipicamente formados de chapa de aço com orifícios através dos quais os cabos se estendem. A rotação dos cabos nos orifícios da chapa de aço pode desgastar os cabos ao longo do tempo.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DA INVENÇÃO
[0007] A presente invenção trata de uma peneira com estruturas laterais extrudadas e uma tira transportada e presa na respectiva estrutura lateral. Uma pluralidade de orifícios alinhados é formada através da tira e estruturas laterais para transportar os cabos da peneira com área de superfície aumentada e atrito reduzido, aumentando assim a vida operacional dos cabos.
[0008] A presente invenção, em uma forma particular, é direcionada para uma peneira para uso em uma colheitadeira agrícola, incluindo uma estrutura com um par de estruturas laterais opostas. Uma pluralidade de defletores sobrepostos estende-se entre o par de estruturas laterais opostas e são sobrepostas uma em relação à outra. As estruturas laterais opostas são cada uma constituídas por uma estrutura lateral de metal extrudado com um canal alongado parcialmente aberto com uma seção transversal predefinida e uma tira com uma seção transversal correspondente transportada dentro do canal alongado.
[0009] Em outra modalidade, o canal alongado tem um lado aberto e um lado fechado oposto, e a tira e o lado fechado incluem, cada um, uma pluralidade de orifícios alinhados que se estendem geralmente ortogonalmente a partir do lado aberto, e a pluralidade de defletores inclui, cada um, um cabo e um pluralidade de linguetas fixadas ao cabo, sendo os respectivos cabos transportados rotativamente dentro dos correspondentes orifícios alinhados.
[0010] Em outra modalidade, cada pluralidade de orifícios alinhados na tira fornece uma área de superfície aumentada com baixo atrito para transportar rotativamente um dos respectivos cabos.
[0011] Em outra modalidade, o canal alongado inclui um ressalto deformável que se estende entre o lado fechado e o lado aberto, com o ressalto deformável sendo comprimido contra a tira para manter a tira no lugar dentro do canal alongado.
[0012] Em ainda outra modalidade, o canal alongado tem uma seção transversal geralmente de forma trapezoidal.
[0013] Ainda, em outra modalidade, cada tira se estende substancialmente por um comprimento do canal alongado correspondente.
[0014] Ainda, em outra modalidade, a tira compreende uma tira de poliamida ou uma tira de bronze.
[0015] Em outra modalidade, as estruturas laterais de metal extrudado compreendem estruturas laterais de alumínio extrudado.
[0016] Em outra modalidade, a estrutura inclui, ainda, um par de estruturas transversais que se estendem entre as estruturas laterais. Uma pluralidade de peças cantoneiras de alumínio fundido, respectivamente, interligam uma das estruturas laterais com uma das estruturas transversais.
[0017] Ainda, em outra modalidade, um método de operação de uma peneira em uma colheitadeira agrícola utiliza as estruturas laterais de metal extrudado e as respectivas tiras.
[0018] Ainda, em outra modalidade, um método de montagem de uma peneira insere a tira, deforma o ressalto da estrutura lateral extrudada e perfura uma pluralidade de orifícios alinhados através da tira e da estrutura lateral extrudada.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0019] As características e outras vantagens da invenção acima mencionadas, e a maneira de alcançá-las, se tornarão mais aparentes e a invenção será melhor compreendida com referência à seguinte descrição de uma modalidade da invenção tomada em conjunto com os desenhos anexos, em que:
A Figura 1 é uma vista lateral de uma modalidade de uma colheitadeira agrícola na forma de uma colheitadeira combinada que inclui o sistema de limpeza da presente invenção;
A Figura 2 é uma vista em perspectiva de uma modalidade de uma peneira da presente invenção que pode ser utilizada na colheitadeira da Figura 1;
A Figura 3 é uma vista da extremidade de uma modalidade de uma estrutura lateral e uma tira utilizada na presente invenção;
A Figura 4 é uma vista em perspectiva de uma porção da estrutura lateral mostrada na Figura 3;
A Figura 5 é uma vista em perspectiva de uma porção da tira mostrada na Figura 3;
A Figura 6 é uma vista em perspectiva de uma modalidade de uma peça cantoneira da presente invenção utilizada para unir uma estrutura lateral com uma estrutura transversal; e
A Figura 7 é uma vista em perspectiva de outra modalidade de uma cantoneira da presente invenção utilizada para unir uma estrutura lateral com uma estrutura transversal.
[0020] Os caracteres de referência correspondentes indicam as partes correspondentes nas várias visualizações. As exemplificações apresentadas neste documento ilustram modalidades da invenção, e tais exemplificações não devem ser interpretadas como limitando o escopo da invenção de qualquer maneira.
DESCRIÇÃO DE REALIZAÇÕES DA INVENÇÃO
[0021] Os termos "grão", "palha" e "resíduos" são utilizados principalmente ao longo desta descrição para fins de referência, mas deve ser entendido que tais termos não se destinam a ser limitativos. Assim, "grão" refere-se à parte do material de colheita que é debulhado e separado da parte descartável do material de colheita, que é referido como grãos do material não grão da colheita ou palha. O material de colheita não debulhado completamente é referido como "resíduos". Além disso, os termos "para frente", "para trás", "esquerda" e "direita", quando utilizados em conexão com a colheitadeira agrícola e/ou componentes da mesma, são geralmente determinados com referência à direção de deslocamento operacional da colheitadeira, mas, novamente, eles não devem ser interpretados como limitantes. Os termos "longitudinal" e "transversal" são determinados com referência à direção para frente e para trás da colheitadeira agrícola e também não devem ser interpretados como limitantes.
[0022] Referindo-se agora aos desenhos, e mais particularmente à Figura 1, é mostrada uma colheitadeira agrícola na forma de uma colheitadeira combinada 10, que geralmente inclui um chassi 12, rodas de preparo do solo 14 e 16, coletor 18, alojamento do alimentador 20, cabine do operador 22, sistema de debulha e separação 24, sistema de limpeza 26, tanque graneleiro 28 e rosca sem-fim de descarga 30.
[0023] As rodas dianteiras 14 são rodas maiores do tipo flutuantes e as rodas traseiras 16 são rodas menores direcionáveis. A força motriz é aplicada seletivamente às rodas dianteiras 14 através de uma central elétrica na forma de um motor à diesel 32 e uma transmissão (não mostrada). Embora a colheitadeira 10 seja mostrada como incluindo rodas, também deve ser entendido que a colheitadeira 10 pode incluir esteiras, como esteiras completas ou meia esteira.
[0024] A plataforma 18 é montada na frente da colheitadeira 10 e inclui uma barra de corte 34 para cortar as colheitas de um campo durante o movimento para frente da colheitadeira 10. Um rolo rotativo 36 alimenta a colheita no coletor 18 e uma rosca sem-fim dupla 38 alimenta a colheita cortada lateralmente para dentro de cada lado em direção ao alojamento do alimentador 20. O alojamento do alimentador 20 transporta a colheita cortada para o sistema de debulha e separação 24 e é seletivamente móvel verticalmente utilizando atuadores apropriados, tais como cilindros hidráulicos (não mostrados).
[0025] O sistema de debulha e separação 24 é do tipo de fluxo axial e geralmente inclui um rotor 40 pelo menos parcialmente fechado e giratório dentro de um côncavo perfurado correspondente 42. As colheitas cortadas são debulhadas e separadas pela rotação do rotor 40 dentro do côncavo 42, e elementos maiores, como talos, folhas e semelhantes são descarregados pela parte traseira da colheitadeira 10. Elementos menores de material de cultura, incluindo grãos e material de cultura não-grão, incluindo partículas mais leves que grãos, como palha, poeira e palha, são descarregados através de perfurações do côncavo 42. O sistema de debulha e separação 24 também pode ser um tipo diferente de sistema, como um sistema com um rotor transversal em vez de um rotor axial, etc.
[0026] Os grãos e pequenos MOG que foram enviados com sucesso para o sistema de separação 24 em uma bandeja de grãos 44 e transportados para o sistema de limpeza 26. O sistema de limpeza 26 pode incluir uma peneira de pré-limpeza opcional 46, uma peneira superior 48 (também conhecida como peneiras do picador de palha), uma peneira inferior 50 (também conhecida como peneira de limpeza) e um ventilador de limpeza 52. A peneira superior 48 e a peneira inferior 50 podem ser transportadas dentro de uma estrutura comum e são geralmente designadas em conjunto como conjunto de peneira 100, que será descrito em mais detalhes a seguir. O grão nas peneiras 46, 48 e 50 é submetido a uma ação de limpeza pelo ventilador 52 que fornece um fluxo de ar através das peneiras para remover palha e outras impurezas, como poeira do grão, fazendo com que este material seja transportado pelo ar para descarga da cobertura de palha 54 da colheitadeira 10. A bandeja de grãos 44 e a peneira de pré-limpeza 46 oscilam da frente para trás para transportar o grão e o material de colheita não-grão mais fino para a superfície superior da peneira superior 48. A peneira superior 48 e a peneira inferior 50 estão dispostas verticalmente uma em relação à outra e também oscilam de frente para trás para espalhar o grão pelas peneiras 48, 50, permitindo a passagem do grão limpo por gravidade através das aberturas das peneiras 48, 50.
[0027] O grão limpo cai em uma rosca sem-fim de grão limpo 56 posicionada transversalmente abaixo e em direção à frente da peneira inferior 50. A rosca sem-fim de grãos limpos 56 recebe grãos limpos de cada peneira 48, 50 e da bandeja inferior 58 do sistema de limpeza 26. A rosca sem-fim de grão limpo 56 transporta o grão limpo lateralmente para um elevador de grãos geralmente disposto verticalmente 60 para o transporte para o tanque graneleiro 28. Os resíduos do sistema de limpeza 26 caem em uma calha da rosca sem-fim de resíduos 62. Os resíduos são transportados através da rosca sem-fim de resíduos 64 e retornam para a rosca sem-fim 66 para a extremidade a montante do sistema de limpeza 26 para ação de repetição de limpeza. Um par de roscas sem-fim do tanque graneleiro 68 no fundo do tanque graneleiro 28 transporta o grão limpo lateralmente dentro do tanque graneleiro 28 para a rosca sem-fim de descarga 30 para descarga da colheitadeira 10.
[0028] Fazendo agora referência às Figuras 2 e 3, o conjunto de peneira 100 inclui uma sapata de limpeza 101 na qual a peneira superior 48 e a peneira inferior 50 podem ser instaladas de forma removível. A peneira superior 48 e a peneira inferior 50 geralmente incluem uma estrutura 102 com um par de estruturas laterais opostas 104 (apenas uma das quais é visível para cada peneira 48, 50 na Figura 2). Uma primeira estrutura transversal 108 se estende entre as estruturas laterais 104 em uma extremidade das estruturas laterais 104 e uma segunda estrutura transversal 110 se estende entre as estruturas laterais 104 em uma extremidade oposta das estruturas laterais 104. Na modalidade mostrada, a primeira estrutura transversal 108 está posicionada na extremidade a jusante da peneira 48 ou 50 e a segunda estrutura transversal 110 está posicionada na extremidade a montante da peneira 48 ou 50.
[0029] A peneira superior 48 e a peneira inferior 50 incluem, cada uma, uma pluralidade de defletores112 (às vezes também referidas como cabos) que se estendem entre o par de estruturas laterais opostas 104. Os defletores 112 são montados de forma articulada em extremidades opostas as estruturas laterais 104.
[0030] A pluralidade de defletores 112 inclui, cada um, um cabo 113 e uma pluralidade de linguetas 114 fixadas ao cabo 113. A pluralidade de linguetas 114 se sobrepõe em relação e pode ser deslocada das linguetas 114 dos defletores adjacentes. O espaçamento entre as linguetas 114 dos defletores adjacentes pode ser ajustado girando simultaneamente os defletores dentro das estruturas laterais 104.
[0031] O par de estruturas laterais opostas 104 (Figuras 3 e 4) são cada um composto por uma estrutura lateral de metal extrudado com um canal alongado parcialmente aberto 116 tendo uma seção transversal predefinida. Na modalidade ilustrada, as estruturas laterais de metal extrudado 104 são formadas como estruturas laterais de alumínio extrudado, para obter peso reduzido, mantendo a resistência adequada. O canal alongado 116 pode ter uma seção transversal geralmente trapezoidal, com um lado fechado 118 e um lado aberto 120. Um canal alongado com uma seção transversal de forma diferente também é possível. O canal alongado 116 inclui um ressalto deformável 122 que se estende entre o lado fechado 118 e o lado aberto 120, que será descrito em mais detalhes abaixo.
[0032] Uma tira 124 (Figuras 3 e 5) é transportada dentro do canal alongado 116 e tem uma seção transversal que geralmente corresponde e combina com a seção transversal do canal alongado 116. A tira 124 é de um material alternativo em comparação com as estruturas laterais de metal extrudado 104, por exemplo, pode ser uma tira polimérica ou outra tira de metal. O ressalto deformável 122 é comprimido contra a tira 124 para manter a tira 124 no lugar dentro do canal alongado 116. O ressalto deformável 122 pode ser dobrado contra a tira 124, conforme indicado pela seta direcional 126, e pode incluir uma projeção distal 128 que ajuda a segurar a tira 124.
[0033] Na modalidade ilustrada, a tira 124 é configurada como uma tira de poliamida proporcionando resistência ao desgaste adequada e propriedades de atrito reduzidas. Pode ser possível formar a tira polimérica 124 de outros materiais adequados com propriedades físicas semelhantes, por exemplo, um metal como bronze. Cada tira polimérica 124 estende-se substancialmente pelo comprimento do canal alongado correspondente 116 no qual está disposta.
[0034] A tira 124 e o lado fechado 118 incluem, cada um, uma pluralidade de orifícios alinhados 130 que se estendem geralmente ortogonalmente a partir do lado aberto 120 (Figuras 3 e 4). Os respectivos cabos 113 das defletores 112 são transportados rotativamente dentro de um orifício correspondente dos orifícios alinhados 130. Em contraste com uma peneira convencional em que os cabos são transportados rotativamente na chapa de aço fina das estruturas laterais, a pluralidade de orifícios alinhados 130 com a tira polimérica 124 fornece uma área de superfície aumentada com baixo atrito para transportar rotativamente um dos respectivos cabos 113. Isso, por sua vez, aumenta a vida operacional dos defletores 112.
[0035] A estrutura 102 pode ainda incluir uma pluralidade de peças cantoneiras de alumínio fundido 132, 134 que, respectivamente, interconectam uma das estruturas laterais 104 com uma das estruturas transversais 108, 110 (Figuras. 6 e 7). Os elementos fixadores 136 prendem as peças cantoneiras 132, 134 com as estruturas laterais extrudadas 104. A peça cantoneira 132 mostrada na Figura 6 está na extremidade frontal (a jusante) do conjunto de peneira 100 e a peça cantoneira 134 mostrada na Figura 7 está na extremidade traseira (a montante) do conjunto de peneira 100. As peças cantoneiras de alumínio fundido 132, 134 fornecem cantos de baixo peso e alta resistência para a estrutura 102.
[0036] Durante a montagem da estrutura 102, a tira 124 é deslizada para dentro do canal alongado 116 e o ressalto deformável 122 é dobrado em compressão contra a tira 124. Os orifícios 130 são perfurados através da tira polimérica 124 e do lado fechado 118 em espaçamentos predeterminados entre tais, correspondendo à configuração dos defletores 112. Os cabos 113 dos defletores 112 são colocados nos orifícios alinhados correspondentes 130. As peças cantoneiras 132, 134 são utilizadas para prender juntas as estruturas 104 e as estruturas transversais 108, 110. Os cabos 113 dos defletores 112 podem então ser girados dentro dos orifícios alinhados 130 com atrito reduzido e desgaste aprimorado.
[0037] Embora esta invenção tenha sido descrita em relação a pelo menos uma modalidade, a presente invenção pode ser ainda modificada dentro da essência e escopo desta divulgação. Este pedido destina-se, portanto, a cobrir quaisquer variações, utilizações ou adaptações da invenção utilizando princípios gerais. Além disso, este pedido destina-se a cobrir tais desvios da presente invenção que se enquadram na prática conhecida ou habitual na técnica a que esta invenção pertence e que se enquadram nos limites das reivindicações anexas.

Claims (11)

  1. PENEIRA (48, 50) PARA USO EM UMA COLHEITADEIRA AGRÍCOLA (10), em que a peneira (48, 50) compreende: uma estrutura (102) incluindo um par de estruturas laterais opostas (104); uma pluralidade de defletores sobrepostos (112) estendendo-se entre o par de estruturas laterais opostas (104) e sendo sobrepostas uma em relação à outra; sendo caracterizada por: cada uma das estruturas laterais opostas (104) ser composta por um membro lateral de metal extrudado com um canal alongado parcialmente aberto (116) com uma seção transversal predefinida e uma tira (124) com uma seção transversal correspondente transportada dentro do canal alongado (116).
  2. PENEIRA (48, 50), de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o canal alongado (116) tem um lado aberto (120) e um lado fechado oposto (118), e a tira (124) e o lado fechado (118) incluem, cada um, uma pluralidade de orifícios alinhados (130) que se estendem geralmente ortogonalmente a partir do lado aberto (120), e a pluralidade de defletores (112), cada um, inclui um cabo (113) e uma pluralidade de linguetas (114) fixadas ao cabo (113), os respectivos cabos (113) sendo transportados rotativamente dentro dos correspondentes orifícios alinhados (130).
  3. PENEIRA (48, 50), de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que cada um da pluralidade de orifícios alinhados (130) na tira (124) fornece uma área de superfície aumentada com baixo atrito para transportar rotativamente os respectivos cabos (113).
  4. PENEIRA (48, 50), de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que o canal alongado (116) inclui um ressalto deformável (122) que se estende entre o lado fechado (118) e o lado aberto (120), o ressalto deformável (122) sendo comprimido contra a tira (124) para manter a tira (124) no lugar dentro do canal alongado (116).
  5. PENEIRA (48, 50), de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que o canal alongado (116) tem uma secção transversal geralmente de forma trapezoidal.
  6. PENEIRA (48, 50), de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que cada tira (124) se estende substancialmente por um comprimento do canal alongado correspondente (116).
  7. PENEIRA (48, 50), de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a tira (124) compreende uma tira de poliamida ou uma tira de bronze.
  8. PENEIRA (48, 50), de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que as estruturas laterais de metal extrudado (104) compreendem estruturas laterais de alumínio extrudado.
  9. PENEIRA (48, 50), de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a estrutura (102) inclui, ainda, um par de estruturas transversais (108, 110) que se estendem entre as estruturas laterais (104), e inclui ainda uma pluralidade de peças cantoneiras de alumínio fundido (132, 134), cada uma das peças cantoneiras (132, 134) interligando uma das estruturas laterais (104) com uma das estruturas transversais (108, 110).
  10. MÉTODO DE OPERAÇÃO DE UMA PENEIRA (48, 50) EM UMA COLHEITADEIRA AGRÍCOLA (10), caracterizado por utilizar as estruturas laterais de metal extrudado (104) e as respectivas tiras (124) da peneira conforme definida na reivindicação 1.
  11. MÉTODO DE MONTAGEM DE UMA PENEIRA (48, 50), caracterizado por compreender as etapas de:
    • - posicionar a estrutura lateral de metal extrudado (104);
    • - inserir a tira (124);
    • - deformar o ressalto deformável (122) da estrutura lateral extrudada (104); e
    • - perfurar uma pluralidade de orifícios alinhados através da tira (124) e da estrutura lateral extrudada (104)
BR102022009822-0A 2021-05-21 2022-05-19 Peneira para uso em uma colheitadeira agrícola, e métodos de operação de uma peneira em uma colheitadeira agrícola e de montagem de uma peneira BR102022009822A2 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP21175435.3A EP4091431A1 (en) 2021-05-21 2021-05-21 Sieve for an agricultural harvester including extruded sides with strips
EP21175435.3 2021-05-21

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102022009822A2 true BR102022009822A2 (pt) 2022-12-06

Family

ID=76076225

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102022009822-0A BR102022009822A2 (pt) 2021-05-21 2022-05-19 Peneira para uso em uma colheitadeira agrícola, e métodos de operação de uma peneira em uma colheitadeira agrícola e de montagem de uma peneira

Country Status (4)

Country Link
US (1) US20220369560A1 (pt)
EP (1) EP4091431A1 (pt)
CN (1) CN115362834A (pt)
BR (1) BR102022009822A2 (pt)

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE1127135B (de) * 1960-12-19 1962-04-05 Graepel Friedrich Lamellensieb fuer Maehdrescher
GB2054335A (en) * 1979-08-01 1981-02-18 Baggaley D J Sieves
CN201911071U (zh) * 2010-10-22 2011-08-03 董明慧 全喂入脱粒机复脱清选装置
US9258945B2 (en) * 2013-09-20 2016-02-16 Deere & Company Hanger mount for a reciprocating sieve
EP3120687B1 (en) * 2015-07-23 2018-10-17 CNH Industrial Belgium nv Side shaker link for agricultural harvester sieve assembly
CN111418357A (zh) * 2020-04-26 2020-07-17 江苏大学 一种多层分段式再生稻籽粒清选筛

Also Published As

Publication number Publication date
CN115362834A (zh) 2022-11-22
EP4091431A1 (en) 2022-11-23
US20220369560A1 (en) 2022-11-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9992924B2 (en) Folding mechanism for wide wheat headers
US11277969B2 (en) Adjusting system for fingerstyle grates of an agricultural harvester
BR102016009856A2 (pt) System and adjustment method of agricultural harvest
US10292330B2 (en) Agricultural harvester grain header auger
EP3090621A1 (en) Combine harvester with elevator
BR102015009418A2 (pt) canais removíveis para um sistema de limpeza de uma ceifeira agrícola
BR112019025942B1 (pt) Sistema espalhador de palhiço/palha de uma colheitadeira agrícola
BR102016024532B1 (pt) Colheitadeira agrícola
EP2996457B1 (en) Cover plate for a clean grain auger in a cleaning system of an agricultural harvester
BR102022009815A2 (pt) Peneira para uso em uma colheitadeira agrícola e método de operação de uma peneira em uma colheitadeira agrícola
US11369060B2 (en) Removable auger trough
BR102022009822A2 (pt) Peneira para uso em uma colheitadeira agrícola, e métodos de operação de uma peneira em uma colheitadeira agrícola e de montagem de uma peneira
US10104839B2 (en) Linkage for agricultural harvester cleaner
US9736982B2 (en) Grain tank with increased storage capacity for an agricultural harvester
US20170020071A1 (en) Frame for agricultural harvester cleaner
BR102017009929B1 (pt) Sistema de debulha para uso em uma colheitadeira agrícola
BR102016017238B1 (pt) Arranjo de peneira para uma colheitadeira agrícola
BR102016017233A2 (pt) arranjos de peneira para um sistema de limpeza em uma ceifeira agrícola
BR102022009818A2 (pt) Conjunto de peneira para uso em uma colheitadeira agrícola e método de instalação de uma peneira de um sistema de limpeza em uma colheitadeira agrícola
EP4091430A1 (en) Adjustment arrangement for a sieve in an agricultural harvester

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]