BR102022009818A2 - Conjunto de peneira para uso em uma colheitadeira agrícola e método de instalação de uma peneira de um sistema de limpeza em uma colheitadeira agrícola - Google Patents

Conjunto de peneira para uso em uma colheitadeira agrícola e método de instalação de uma peneira de um sistema de limpeza em uma colheitadeira agrícola Download PDF

Info

Publication number
BR102022009818A2
BR102022009818A2 BR102022009818-2A BR102022009818A BR102022009818A2 BR 102022009818 A2 BR102022009818 A2 BR 102022009818A2 BR 102022009818 A BR102022009818 A BR 102022009818A BR 102022009818 A2 BR102022009818 A2 BR 102022009818A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
sieve
angled surface
pair
cleaning shoe
angled
Prior art date
Application number
BR102022009818-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Jonas Deprauw
Michiel Vanderstichele
Kris Vanhee
Original Assignee
Cnh Industrial Belgium Nv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Cnh Industrial Belgium Nv filed Critical Cnh Industrial Belgium Nv
Publication of BR102022009818A2 publication Critical patent/BR102022009818A2/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D41/00Combines, i.e. harvesters or mowers combined with threshing devices
    • A01D41/12Details of combines
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01FPROCESSING OF HARVESTED PRODUCE; HAY OR STRAW PRESSES; DEVICES FOR STORING AGRICULTURAL OR HORTICULTURAL PRODUCE
    • A01F12/00Parts or details of threshing apparatus
    • A01F12/44Grain cleaners; Grain separators
    • A01F12/446Sieving means

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Threshing Machine Elements (AREA)
  • Combined Means For Separation Of Solids (AREA)
  • Cleaning In General (AREA)

Abstract

A presente invenção refere-se a um conjunto de peneira (100) para uso em uma colheitadeira agrícola (10) que inclui uma sapata de limpeza (101) tendo um par de trilhos laterais opostos (103) e uma peneira (48, 50) que é instalada de forma removível dentro da sapata de limpeza (101) em um local selecionado contra os trilhos laterais (103). A peneira (48, 50) tem uma extremidade a montante (120) definindo pelo menos uma primeira superfície angulada (122), e uma extremidade a jusante (118) definindo pelo menos uma segunda superfície angulada (124). A sapata de limpeza (101) inclui pelo menos uma primeira superfície de engate (130) para engatar a pelo menos uma primeira superfície angulada (122) e um par de parafusos (134), com cada um dos parafusos (134) sendo fixado articuladamente em relação a um respectivo dos trilhos laterais (103) e engatável com uma respectiva segunda superfície angulada (124). Cada um dos parafusos (134) tem um eixo longitudinal que é posicionado em um ângulo agudo (β) em relação aos trilhos laterais (103) da sapata de limpeza (101) e inclina a pelo menos uma primeira superfície angulada (122) para engate com a pelo menos uma primeira superfície de engate (130) quando os parafusos (134) são apertados contra uma respectiva segunda superfície angulada (124).

Description

CONJUNTO DE PENEIRA PARA USO EM UMA COLHEITADEIRA AGRÍCOLA E MÉTODO DE INSTALAÇÃO DE UMA PENEIRA DE UM SISTEMA DE LIMPEZA EM UMA COLHEITADEIRA AGRÍCOLA CAMPO DA INVENÇÃO
[0001] A presente invenção refere-se a um sistema de limpeza utilizado em uma colheitadeira agrícola, tal como uma colheitadeira combinada e, mais particularmente, a uma peneira utilizada em tal sistema de limpeza.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
[0002] Uma colheitadeira agrícola combina várias funções de colheita com uma única unidade de colheita, tais como colheita, debulha, separação e limpeza. Uma colheitadeira combinada inclui uma plataforma que remove a colheita de um campo e um compartimento do alimentador que transporta a matéria da colheita para um rotor de debulha. O rotor de debulha gira dentro de um alojamento perfurado, que pode ser na forma de côncavos ajustáveis e realiza a operação de debulha da colheita para remover o grão. Uma vez que o grão é debulhado, cai através de perfurações nos côncavos em uma bandeja de grãos. A partir da bandeja de grãos, o grão é limpo utilizando um sistema de limpeza e, em seguida, é transportado para um tanque graneleiro a bordo da colheitadeira. O sistema de limpeza incluindo um ventilador de limpeza que sopra ar através de peneiras oscilantes para descarregar palha e outros detritos em direção à parte traseira da colheitadeira. O material de colheita nãogrão, como palha da seção de debulha, passa por um picador de palha e sai pela parte traseira da colheitadeira. Quando o tanque graneleiro fica cheio, a colheitadeira é posicionada adjacente a um veículo no qual o grão deve ser descarregado, tal como um semirreboque, caixa de gravidade, caminhão reto ou similar; e um sistema de descarga na colheitadeira é acionado para transferir o grão para o veículo.
[0003] Mais particularmente, um sistema rotativo de debulha ou separação incluindo um ou mais rotores que podem se estender axialmente (da frente para trás) ou transversalmente dentro da estrutura da colheitadeira e que são parciais ou totalmente cercados por um côncavo perfurado. O material da colheita é debulhado e separado pela rotação do tambor dentro do côncavo. Materiais de colheita não-grãos mais grosseiros, como caules e folhas, são transportados para a parte traseira da colheitadeira e descarregados de volta ao campo. O grão separado, juntamente com alguns grãos do material não grão mais finos, como palha, poeira, palha e outros resíduos da cultura são descarregados através dos côncavos e caem em uma bandeja de grãos onde são transportados para um sistema de limpeza. Alternativamente, o grão e os grãos do material não grão mais fino também podem cair diretamente no próprio sistema de limpeza.
[0004] O sistema de limpeza separa ainda os grãos do material não grão de colheita e inclui tipicamente um ventilador que dirige um fluxo de ar para cima e para trás através de peneiras dispostas verticalmente que oscilam para a frente e para trás. O fluxo de ar levanta e transporta o material mais leve da cultura de grãos do material não grão para a extremidade traseira da colheitadeira para descarga no campo. Grãos limpos, sendo mais pesados, e pedaços maiores de grãos do material não grão da cultura, que não são levados pelo fluxo de ar, caem na superfície de uma peneira superior (também conhecida como peneiras do picador de palha) onde parte ou todo o grão limpo passa por uma peneira inferior (também conhecida como peneira de limpeza). O material da colheita de grãos e grãos do material não grão que permanece nas peneiras superior e inferior é fisicamente separado pela ação recíproca das peneiras à medida que o material se move para trás. Qualquer grão e/ou grãos do material não grão restante na superfície superior da peneira superior é descarregado na parte traseira da colheitadeira. Os grãos que caem pela peneira inferior caem em uma bandeja inferior do sistema de limpeza, onde são transportados para frente em direção a uma rosca sem-fim de grãos limpos.
[0005] A rosca sem-fim de grãos limpos é posicionada abaixo da peneira inferior e recebe os grãos limpos de cada peneira e da bandeja inferior do sistema de limpeza. A rosca sem-fim de grãos limpos então empurra os grãos limpos lateralmente para um elevador de grãos limpos, que por sua vez transporta os grãos limpos para um tanque graneleiro a bordo da colheitadeira.
[0006] Um conjunto de peneira normalmente inclui uma ou mais peneiras que são instaladas dentro de uma sapata de limpeza que são osciladas em movimentos para frente e para trás para limpar o grão enquanto o ar flui através do conjunto de peneira. Uma peneira usada no conjunto de peneira inclui tipicamente uma pluralidade de defletores que se estendem transversalmente entre os lados da peneira, com os defletores incluindo uma pluralidade de linguetas que são fixadas em sua borda traseira aos respectivos cabos. Dependendo da cultura a ser colhida, tamanho dos grãos, quantidade de matéria não cultivada, etc., o espaçamento dos defletores (entre as linguetas) pode precisar ser ajustado durante a operação.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[0007] A presente invenção fornece um conjunto de peneira com uma peneira que é presa contra uma sapata de limpeza utilizando uma estrutura angulada na extremidade a montante da peneira e um arranjo de parafuso articulado na extremidade a jusante da peneira.
[0008] A invenção em um formato particular é direcionada para um conjunto de peneira para uso em uma colheitadeira agrícola. O conjunto de peneira inclui uma sapata de limpeza com um par de trilhos laterais opostos e uma peneira que é instalada de forma removível dentro da sapata de limpeza em um local selecionado contra os trilhos laterais. A peneira tem uma extremidade a jusante e uma extremidade a montante, com a extremidade a montante definindo pelo menos uma primeira superfície angulada e a extremidade a jusante definindo pelo menos uma segunda superfície angulada. A sapata de limpeza inclui pelo menos uma primeira superfície de engate para engatar a pelo menos uma primeira superfície angulada na extremidade a montante da peneira. A sapata de limpeza também inclui um par de parafusos, com cada um dos parafusos sendo fixado de forma articulada em relação a um respectivo trilho lateral e engatável com uma respectiva segunda superfície angulada. Cada um dos parafusos tem um eixo longitudinal que está posicionado em um ângulo agudo (β) em relação aos trilhos laterais da sapata de limpeza e inclina a pelo menos uma primeira superfície angulada para engate com a pelo menos uma primeira superfície de engate quando os parafusos são apertados contra a respectiva segunda superfície angular.
[0009] Em outra modalidade, cada uma das segundas superfícies angulares compreende uma superfície arqueada. Um par de arruelas esféricas está associado a cada parafuso respectivo e engatável com uma respectiva superfície arqueada.
[0010] Em outra modalidade, cada uma das arruelas esféricas tem um raio de curvatura que coincide com um raio de curvatura da superfície arqueada.
[0011] Em outra modalidade, a peneira inclui estruturas laterais opostas. A pelo menos uma primeira superfície angular compreende um par de primeiras superfícies angulares posicionadas respectivamente nas extremidades a montante das duas estruturas laterais. Pelo menos uma segunda superfície angular compreende um par de segundas superfícies angulares posicionadas respectivamente nas extremidades a jusante das duas estruturas laterais.
[0012] Ainda em outra forma de realização, o par de segundas superfícies angulares inclui, cada uma, uma ranhura que permite que um respetivo dos parafusos seja girado no lugar dentro da ranhura.
[0013] Em ainda outra modalidade, um par de primeiras peças cantoneira definem respectivamente as primeiras superfícies angulares e um par de segundas peças cantoneiras definem respectivamente as segundas superfícies angulares.
[0014] Em ainda outra modalidade, cada um dos parafusos compreende um parafuso com olhal. Uma arruela esférica, arruela de pressão e porca estão associadas a cada parafuso.
[0015] Em uma outra modalidade, cada um dos parafusos tem um eixo de rotação (R) que está posicionado abaixo de um respectivo trilho lateral da sapata de limpeza.
[0016] Em outra modalidade, pelo menos uma primeira superfície de engate compreende uma superfície angulada definida por um suporte que se estende através da sapata de limpeza entre os trilhos laterais.
[0017] Em uma outra modalidade, a extremidade a jusante e a extremidade a montante são definidas em relação a uma direção de fluxo de ar (F) através da peneira durante a operação.
[0018] Em ainda outra modalidade, o ângulo agudo (β) fica dentro de uma faixa predeterminada.
[0019] Ainda em uma outra modalidade, a pelo menos uma primeira superfície angulada é posicionada em um ângulo agudo (α) em relação aos trilhos laterais da sapata de limpeza.
[0020] Em ainda outra modalidade, um método de instalação de uma peneira dentro de um sistema de limpeza de uma colheitadeira agrícola usa a peneira da presente divulgação.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS
[0021] As características e outras vantagens desta invenção acima mencionadas, e a maneira de alcançá-las, se tornarão mais aparentes e a invenção será mais bem compreendida por referência à seguinte descrição de uma modalidade da invenção tomada em conjunto com os desenhos anexos, em que:
A Figura 1 é uma vista lateral de uma modalidade de uma colheitadeira agrícola na forma de uma colheitadeira incluindo um sistema de limpeza da presente invenção;
A Figura 2 é uma vista em perspectiva de uma modalidade de um conjunto de peneira da presente invenção que pode ser utilizada na colheitadeira da Figura 1;
A Figura 3 é uma vista em perspectiva parcial de uma sapata de limpeza que faz parte do conjunto de peneira mostrado na Figura 2;
A Figura 4 é uma vista em perspectiva de uma porção de uma peneira instalada na sapata de limpeza da Figura 3, com a peneira em uma posição fixa;
A Figura 5 ilustra uma modalidade de uma peça cantoneira usada na extremidade a montante da peneira; e
A Figura 6 ilustra uma modalidade de uma peça cantoneira usada na extremidade a jusante da peneira.
[0022] Os caracteres de referência correspondentes indicam as partes correspondentes nas várias visualizações. As exemplificações apresentadas neste documento ilustram modalidades da invenção, e tais exemplificações não devem ser interpretadas como limitando o escopo da invenção de qualquer maneira.
DESCRIÇÃO DE REALIZAÇÕES DA INVENÇÃO
[0023] Os termos "grão", "palha" e "resíduos" são utilizados principalmente ao longo desta especificação para fins de referência, mas deve ser entendido que tais termos não se destinam a ser limitativos. Assim, "grão" refere-se à parte do material de colheita que é debulhado e separado da parte descartável do material de colheita, que é referido como grãos do material não grão da colheita ou palha. O material de colheita não debulhado completamente é referido como "resíduos". Além disso, os termos "para frente", "para trás", "esquerda" e "direita", quando utilizados em conexão com a colheitadeira agrícola e/ou componentes da mesma, são geralmente determinados com referência à direção de deslocamento operacional da colheitadeira, mas novamente, eles não devem ser interpretados como limitantes. Os termos "longitudinal" e "transversal" são determinados com referência à direção para frente e para trás da colheitadeira agrícola e também não devem ser interpretados como limitantes.
[0024] Referindo-nos agora aos desenhos, e mais particularmente à Figura 1, é mostrada uma colheitadeira agrícola na forma de uma colheitadeira 10, que geralmente inclui um chassi 12, rodas de preparo do solo 14 e 16, plataforma 18, alojamento do alimentador 20, cabine do operador 22, sistema de debulha e separação 24, sistema de limpeza 26, tanque graneleiro 28 e rosca sem-fim de descarga 30.
[0025] As rodas dianteiras 14 são rodas maiores do tipo flutuantes e as rodas traseiras 16 são rodas menores direcionáveis. A força motriz é aplicada seletivamente às rodas dianteiras 14 através de uma central elétrica na forma de um motor diesel 32 e uma transmissão (não mostrada). Embora a colheitadeira 10 seja mostrada como incluindo rodas, também deve ser entendido que a colheitadeira 10 pode incluir esteiras, como esteiras completas ou meia esteira.
[0026] A plataforma 18 é montada na frente da colheitadeira 10 e inclui uma barra de corte 34 para cortar as colheitas de um campo durante o movimento para frente da colheitadeira 10. Um rolo rotativo 36 alimenta a colheita na plataforma 18 e uma rosca sem-fim duplo 38 alimenta a colheita cortada lateralmente para dentro de cada lado em direção ao alojamento do alimentador 20. O alojamento do alimentador 20 transporta a colheita cortada para o sistema de debulha e separação 24 e é seletivamente móvel verticalmente utilizando atuadores apropriados, tais como cilindros hidráulicos (não mostrados).
[0027] O sistema de debulha e separação 24 é do tipo de fluxo axial e geralmente inclui um rotor 40 pelo menos parcialmente fechado e giratório dentro de um côncavo perfurado correspondente 42. As colheitas cortadas são debulhadas e separadas pela rotação do rotor 40 dentro do côncavo 42, e elementos maiores, como talos, folhas e semelhantes são descarregados da parte traseira da colheitadeira 10. Elementos menores de material de cultura, incluindo grãos e material de cultura não-grão, incluindo partículas mais leves que grãos, como palha, poeira e palha, são descarregados através de perfurações do côncavo 42. O sistema de debulha e separação 24 também pode ser um tipo diferente de sistema, como um sistema com um rotor transversal em vez de um rotor axial, etc.
[0028] Grãos e pequenos MOG que foram enviados com sucesso para o sistema de separação 24 em uma bandeja de grãos 44 e transportados para o sistema de limpeza 26. O sistema de limpeza 26 pode incluir uma peneira de pré-limpeza opcional 46, uma peneira superior 48 (também conhecida como peneiras do picador de palha), uma peneira inferior 50 (também conhecida como peneira de limpeza) e um ventilador de limpeza 52. A peneira superior 48 e a peneira inferior 50 podem ser transportadas dentro de uma estrutura comum e são geralmente designadas juntas como peneira 100, que será descrita em mais detalhes a seguir. O grão nas peneiras 46, 48 e 50 é submetido a uma ação de limpeza pelo ventilador 52 que fornece um fluxo de ar através das peneiras para remover palha e outras impurezas, como poeira do grão, fazendo com que este material seja transportado pelo ar para descarga da cobertura de palha 54 da colheitadeira 10. A bandeja de grãos 44 e a peneira de pré-limpeza 46 oscilam da frente para trás para transportar o grão e o material de colheita não-grão mais fino para a superfície superior da peneira superior 48. A peneira superior 48 e a peneira inferior 50 estão dispostas verticalmente uma em relação à outra e, também, oscilam de frente para trás para espalhar o grão pelas peneiras 48, 50, permitindo a passagem do grão limpo por gravidade através das aberturas das peneiras 48, 50.
[0029] O grão limpo cai em uma rosca sem-fim de grão limpo 56 posicionado transversalmente abaixo e em direção à frente da peneira inferior 50. A rosca sem-fim de grãos limpos 56 recebe grãos limpos de cada peneira 48, 50 e da bandeja inferior 58 do sistema de limpeza 26. A rosca sem-fim de grão limpo 56 transporta o grão limpo lateralmente para um elevador de grãos geralmente disposto verticalmente 60 para transporte para o tanque graneleiro 28. Os resíduos do sistema de limpeza 26 caem em uma calha da rosca semfim de resíduos 62. Os resíduos são transportados através da rosca sem-fim de resíduos 64 e retornam para a rosca sem-fim 66 para a extremidade a montante do sistema de limpeza 26 para ação de repetição de limpeza. Um par de roscas sem-fim do tanque graneleiro 68 no fundo do tanque graneleiro 28 transporta o grão limpo lateralmente dentro do tanque graneleiro 28 para a rosca sem-fim de descarga 30 para descarga da colheitadeira 10.
[0030] Fazendo agora referência às Figuras 2 e 3, o conjunto de peneira 100 inclui uma sapata de limpeza 101 na qual a peneira superior 48 e a peneira inferior 50 podem ser instaladas de forma removível. A sapata de limpeza 101 inclui um par de trilhos laterais opostos e substancialmente idênticos 103 (apenas um dos quais é visível na Figura 3), sobre os quais a peneira inferior 50 pode ser montada. A sapata de limpeza 101 também inclui outro par de trilhos laterais (não mostrados) localizados a montante do trilho lateral 103 visível na Figura 3, sobre os quais a peneira superior 48 pode ser instalada.
[0031] De acordo com um aspecto da presente invenção, a peneira superior 48 e a peneira inferior 50 são cada uma fixadas na sapata de limpeza 101 de tal forma que as peneiras 48, 50 são inclinadas tanto na direção traseira (a montante) quanto na direção descendente contra os trilhos laterais da sapata de limpeza 101. A peneira superior 48 e a peneira inferior 50 geralmente incluem uma estrutura 102 com um par de estruturas laterais opostas 104 (apenas um dos quais é visível para cada peneira 48, 50 na Figura 2). Uma primeira transversal 108 se estende entre as estruturas 104 em uma extremidade transversal 104 e uma segunda transversal 110 se estende entre as estruturas 104 em uma extremidade oposta transversal 104. Na modalidade mostrada, a primeira estrutura transversal 108 está posicionada na extremidade a jusante da peneira 48 ou 50 e a segunda estrutura transversal 110 está posicionada na extremidade a montante da peneira 48 ou 50.
[0032] Fazendo agora referência às Figuras 2 e 4, a peneira superior 48 e a peneira inferior 50 incluem cada uma pluralidade de defletores112. Cada defletor 112 inclui uma pluralidade de linguetas 114 que são fixadas em suas extremidades traseiras a um cabo correspondente 116. Os defletores 116 são montadas de forma articulada em extremidades opostas as estruturas laterais 104. As linguetas 114 se sobrepõe em relação e pode ser deslocada das linguetas 114 dos defletores adjacentes. O espaçamento entre as linguetas 114 dos defletores adjacentes pode ser ajustado girando simultaneamente os cabos 116 dentro das estruturas laterais 104. A Figura 4 é uma vista redigida mostrando apenas um par de defletores 112, por uma questão de simplicidade e facilidade de ilustração.
[0033] Fazendo agora referência às Figuras 4 - 6, a peneira inferior 50 pode ser presa dentro da sapata de limpeza 101. Para fins de discussão, apenas a peneira inferior 50 é discutida em detalhes neste documento. No entanto, deve ser entendido que a peneira superior 48 pode ser montada de forma semelhante dentro da sapata de limpeza 101.
[0034] A peneira inferior 50 tem uma extremidade a jusante 118 e uma extremidade a montante 120 em relação a uma direção do fluxo de ar F através da peneira inferior 50 durante a operação. A extremidade a montante 120 define pelo menos uma primeira superfície angulada 122 que está posicionada em um ângulo agudo α em relação aos trilhos laterais 103 da sapata de limpeza 101. O ângulo α pode ser qualquer ângulo desejado permitindo um encaixe em cunha das peneiras 48, 50 com a sapata de limpeza 101. Para algumas aplicações, a primeira superfície angulada 122 pode ser paralela ao trilho lateral 103, de modo que o ângulo α tenha um valor igual ou próximo de zero (0) em relação aos trilhos laterais 103.
[0035] Na modalidade ilustrada, a pelo menos uma primeira superfície angulada 122 é configurada como um par de primeiras superfícies anguladas 122 que estão posicionadas respectivamente nas extremidades a montante 120 das duas estruturas laterais 104. Mais particularmente, um par de primeiras peças cantoneira 126 definem respectivamente o par de primeiras superfícies angulares 122. Da mesma forma, um par de segundas superfícies angulares 124 pode ser posicionado respectivamente nas extremidades a jusante 118 das duas estruturas laterais 104. Na modalidade ilustrada, um par de segundas peças cantoneiras 128 definem respectivamente o par de segundas superfícies angulares 124. Cada uma das segundas superfícies angulares 124 tem uma superfície arqueada com um raio de curvatura R. O valor específico do raio de curvatura R pode variar, como será descrito abaixo.
[0036] Na modalidade mostrada, a primeira e a segunda superfícies angulares 122, 124 são definidas nas extremidades das estruturas laterais 104. No entanto, é possível que as superfícies angulares possam ser formadas em uma parte diferente da extremidade a jusante 118 ou extremidade a montante 120 das estruturas laterais 104. Por exemplo, o segundo elemento transversal a montante 110 pode ser configurado como uma extrusão com uma forma de cunha que se estende por toda a largura da peneira inferior 50.
[0037] A sapata de limpeza 101 inclui pelo menos uma primeira superfície de engate 130 (Figura 3) para engatar a pelo menos uma primeira superfície angulada 122 na extremidade a montante da peneira 50. Na modalidade ilustrada, a pelo menos uma primeira superfície de engate 130 está na forma de uma superfície angulada definida por um suporte 132 que se estende ao longo da largura da sapata de limpeza 101 entre os trilhos laterais 103. A orientação angular da superfície angulada definida pelo suporte 132 pode ser ligeiramente menor do que a primeira superfície angulada 122, de modo a exercer uma ligeira força de fixação na primeira superfície angulada 122.
[0038] A sapata de limpeza 101 também inclui um par de parafusos 134 que são fixados de forma articulada em relação a um respectivo dos trilhos laterais 103 e engatados com uma respectiva segunda superfície angulada 124. Na modalidade ilustrada, cada um dos parafusos 134 é configurado como um parafuso de olhal com um eixo de rotação R que está posicionado abaixo do trilho lateral correspondente 103 da sapata de limpeza 101. O olhal 134A do parafuso com olhal 134 pode ser fixado articuladamente à sapata de limpeza 101 ou trilho lateral 103 por uma estrutura adequada, tal como um parafuso ou pino (não numerado). Cada um dos parafusos (134) tem um eixo longitudinal que é posicionado em um ângulo agudo (β) em relação aos trilhos laterais (103) da sapata de limpeza (101) e inclina a pelo menos uma primeira superfície angulada (122) para engate com a pelo menos uma primeira superfície de engate (130) quando os parafusos (134) são apertados contra a respectiva segunda superfície angulada (124).
[0039] Um par de arruelas esféricas 136, arruelas de travamento 138 e porcas 140 estão associadas respectivamente a cada parafuso 134. O par de arruelas esféricas 136 está associado a cada parafuso respectivo 134 e engatável com uma superfície arqueada de uma respectiva segunda superfície angulada 124. Para esse fim, as arruelas esféricas 136 definem segundas superfícies de engate que entram em contato diretamente com as segundas superfícies angulares 124. O par de segundas superfícies angulares 124 inclui, cada uma, uma ranhura 142 (Figura 6) permitindo que um dos parafusos 134 respectivo seja girado no lugar dentro da ranhura 142. Cada uma das arruelas esféricas 136 tem um raio de curvatura que combina com um raio de curvatura da superfície arqueada de uma respectiva segunda superfície angulada 124. O raio de curvatura da arruela esférica 13 pode ser configurado para ter uma origem ou ponto de partida que se situa ao longo do eixo do parafuso 134. O valor particular do raio de curvatura das arruelas esféricas 136 pode variar, dependendo da aplicação.
[0040] As arruelas de pressão 138 podem ser uma arruela de pressão dividida convencional separada, ou alternativamente podem ser uma arruela de pressão dentada, ou incorporadas integralmente com a porca 140 como um fixador serrilhado. As arruelas de pressão 138 funcionam para manter o parafuso 134 firmemente no lugar em um ângulo selecionado β em relação aos trilhos laterais 103.
[0041] Com referência à Figura 5, a ação de fixação do parafuso 134 no ângulo β resulta em dois vetores de força 144, 146 aplicados à segunda superfície inclinada 124. O vetor de força 144 desvia a peneira inferior 50 em uma direção em direção à primeira superfície de engate 130 na extremidade a montante da peneira inferior 50. O vetor de força 146 inclina a peneira inferior 50 em uma direção descendente em direção aos trilhos laterais 103 da sapata de limpeza 101. A força de fixação angular aplicada pelos parafusos 134 resulta em fixação segura e confiável da peneira inferior 50 dentro da sapata de limpeza 101.
[0042] Embora esta invenção tenha sido descrita em relação a pelo menos uma modalidade, a presente invenção pode ser ainda modificada dentro da essência e escopo desta invenção. Este pedido destina-se, portanto, a cobrir quaisquer variações, utilizações ou adaptações da invenção utilizando princípios gerais. Além disso, este pedido destina-se a cobrir tais desvios da presente invenção que se enquadram na prática conhecida ou habitual na técnica a que esta invenção pertence e que se enquadram nos limites das reivindicações anexas.

Claims (13)

  1. CONJUNTO DE PENEIRA (100) PARA USO EM UMA COLHEITADEIRA AGRÍCOLA (10), em que o conjunto de peneira (100) compreende: uma sapata de limpeza (101) incluindo um par de trilhos laterais opostos (103); e uma peneira (48, 50) que é instalada de forma removível dentro da sapata de limpeza (101) em um local selecionado contra os trilhos laterais (103); sendo o conjunto caracterizado por: a peneira (48, 50) ter uma extremidade a jusante (118) e uma extremidade a montante (120), a extremidade a montante (120) definindo pelo menos uma primeira superfície angulada (122), a extremidade a jusante (118) definindo pelo menos uma segunda superfície angulada (128); e a sapata de limpeza (101) incluir pelo menos uma primeira superfície de engate (130) para engatar a pelo menos uma primeira superfície angulada (122) na extremidade a montante (120) da peneira (48, 50), e a sapata de limpeza (101) incluir um par de parafusos (134), cada um dos parafusos (134) sendo fixado de forma articulada em relação a um dos respectivos trilhos laterais (103) e engatável com uma respectiva segunda superfície angulada (124), cada um dos parafusos (134) tendo um eixo longitudinal que está posicionado em um ângulo agudo (β) em relação aos trilhos laterais (103) da sapata de limpeza (101) e inclinando a pelo menos uma primeira superfície angulada (122) para engate com a pelo menos uma primeira superfície de engate (130) quando os parafusos (134) são apertados contra a respectiva segunda superfície angulada (124).
  2. CONJUNTO DE PENEIRA (100), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma segunda superfície angulada (124) compreende, cada uma, uma superfície arqueada e inclui ainda um par de arruelas esféricas (136), cada uma das arruelas esféricas (136) sendo associada a um dos respectivos parafusos (134) e engatável com uma respectiva superfície arqueada.
  3. CONJUNTO DE PENEIRA (100) de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que cada uma das arruelas esféricas (136) tem um raio de curvatura que coincide com um raio de curvatura da superfície arqueada.
  4. CONJUNTO DE PENEIRA (100) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a peneira (48, 50) inclui membros laterais opostos (104), a pelo menos uma primeira superfície angulada (122) compreendendo um par de primeiras superfícies inclinadas respectivamente posicionadas nas extremidades a montante (120) das duas estruturas laterais (104), e a pelo menos uma segunda superfície angulada (124) compreendendo um par de segundas superfícies angulares posicionadas respectivamente nas extremidades a jusante (118) das duas estruturas laterais (104).
  5. CONJUNTO DE PENEIRA (100) de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o par de segundas superfícies angulares (124) inclui, cada uma, ranhura (142) permitindo que um dentre os respectivos parafusos (134) seja girado no lugar dentro da ranhura (142).
  6. CONJUNTO DE PENEIRA (100) de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que inclui ainda um par de primeiras peças cantoneira (126) definindo respectivamente as primeiras superfícies angulares (122), e um par de segundas peças cantoneiras (128) definindo respectivamente as segundas superfícies angulares (124).
  7. CONJUNTO DE PENEIRA (100) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que cada um dos parafusos (134) compreende um parafuso com olhal e inclui ainda uma arruela esférica (136), arruela de pressão (138) e porca (140) associada a cada parafuso (134).
  8. CONJUNTO DE PENEIRA (100) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que cada um dos parafusos (134) tem um eixo de rotação (R) que está posicionado abaixo de um respectivo trilho lateral (103) da sapata de limpeza (101).
  9. CONJUNTO DE PENEIRA (100) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a pelo menos uma primeira superfície de engate (130) compreende uma superfície angulada definida por um suporte que se estende através da sapata de limpeza (101) entre os trilhos laterais (103).
  10. CONJUNTO DE PENEIRA (100) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a extremidade a jusante (118) e a extremidade a montante (120) são definidas em relação a uma direção de fluxo de ar (F) através da peneira (48, 50) durante a operação.
  11. CONJUNTO DE PENEIRA (100) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o ângulo agudo (β) está dentro de uma faixa predeterminada.
  12. CONJUNTO DE PENEIRA (100) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a pelo menos uma primeira superfície angulada (122) está posicionada em um ângulo agudo (α) em relação aos trilhos laterais (103) da sapata de limpeza (101).
  13. MÉTODO DE INSTALAÇÃO DE UMA PENEIRA (48, 50) DE UM SISTEMA DE LIMPEZA (26) EM UMA COLHEITADEIRA AGRÍCOLA (10), caracterizado por utilizar o conjunto de peneira (100) conforme definido na reivindicação 1.
BR102022009818-2A 2021-05-21 2022-05-19 Conjunto de peneira para uso em uma colheitadeira agrícola e método de instalação de uma peneira de um sistema de limpeza em uma colheitadeira agrícola BR102022009818A2 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP21175440.3 2021-05-21
EP21175440.3A EP4091432A1 (en) 2021-05-21 2021-05-21 Sieve installation arrangement in a cleaning system of an agricultural harvester

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102022009818A2 true BR102022009818A2 (pt) 2022-12-06

Family

ID=76076227

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102022009818-2A BR102022009818A2 (pt) 2021-05-21 2022-05-19 Conjunto de peneira para uso em uma colheitadeira agrícola e método de instalação de uma peneira de um sistema de limpeza em uma colheitadeira agrícola

Country Status (4)

Country Link
US (1) US20220369559A1 (pt)
EP (1) EP4091432A1 (pt)
CN (1) CN115380699A (pt)
BR (1) BR102022009818A2 (pt)

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE1082077B (de) * 1959-05-04 1960-05-19 Fahr Ag Maschf Vorrichtung zum Befestigen von Dreschmaschinensieben
GB1075906A (en) * 1966-03-02 1967-07-19 Fortschritt Veb K Sieve arrangements
US4148724A (en) * 1977-12-13 1979-04-10 Hannon Electric Company Wedge-type tensioning rail construction for electrically heated screens
US4770190A (en) * 1987-05-15 1988-09-13 Deere & Company Cleaning shoe screen for an agricultural combine having readily replaceable louvers
US7175027B2 (en) * 2002-01-23 2007-02-13 Varco I/P, Inc. Shaker screen and clamping system
US7371162B2 (en) * 2006-04-24 2008-05-13 Cnh America Llc Sieve adjustment mechanism for an agricultural combine
US7497775B1 (en) * 2007-08-28 2009-03-03 Cnh America Llc Rear accessible sieve retainer
CN104620781B (zh) * 2015-03-16 2017-07-25 中联重机股份有限公司 一种联合收割机及其清选筛箱
EP3120685B1 (en) * 2015-07-23 2018-11-21 CNH Industrial Belgium nv Sieve arrangements for a cleaning system in an agricultural harvester
US10212888B2 (en) * 2017-02-08 2019-02-26 Cnh Industrial America Llc Sieve arrangement in a cleaning system for a combine harvester
US10959380B2 (en) * 2019-03-12 2021-03-30 Cnh Industrial America Llc Sieve for an agricultural harvester with adjustable louvers and associated adjustment assembly

Also Published As

Publication number Publication date
US20220369559A1 (en) 2022-11-24
EP4091432A1 (en) 2022-11-23
CN115380699A (zh) 2022-11-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11277969B2 (en) Adjusting system for fingerstyle grates of an agricultural harvester
BR102016009856A2 (pt) System and adjustment method of agricultural harvest
US10959380B2 (en) Sieve for an agricultural harvester with adjustable louvers and associated adjustment assembly
US10292330B2 (en) Agricultural harvester grain header auger
BR102016009813A2 (pt) cortador para uma ceifeira agrícola
BR112019025942B1 (pt) Sistema espalhador de palhiço/palha de uma colheitadeira agrícola
BR102016009893B1 (pt) Elevador para material de colheita e ceifeira-colheitadera agrícola
BR102016024532B1 (pt) Colheitadeira agrícola
BR112015028245B1 (pt) sistema de limpeza para uma colheitadeira combinada
BR102022009815A2 (pt) Peneira para uso em uma colheitadeira agrícola e método de operação de uma peneira em uma colheitadeira agrícola
BR102022009818A2 (pt) Conjunto de peneira para uso em uma colheitadeira agrícola e método de instalação de uma peneira de um sistema de limpeza em uma colheitadeira agrícola
EP3245861B1 (en) Threshing system with two banks of adjustable vanes on a cylindrical rotor cage of an agricultural harvester and method for controlling the vanes
US10674662B2 (en) Agricultural windrow chute with rolling edge
BR102016017233A2 (pt) arranjos de peneira para um sistema de limpeza em uma ceifeira agrícola
BR102017009916A2 (pt) Adjustable job scales in a cylindrical rotor box of an agricultural harvest
BR102016017238B1 (pt) Arranjo de peneira para uma colheitadeira agrícola
BR102022009822A2 (pt) Peneira para uso em uma colheitadeira agrícola, e métodos de operação de uma peneira em uma colheitadeira agrícola e de montagem de uma peneira
US10123486B2 (en) Frame for agricultural harvester cleaner
EP3395151A1 (en) Agricultural vehicle with active edge windrow chute
BR102022009675A2 (pt) Arranjo de ajuste para uma peneira em uma segadeira agrícola
BR112016028628B1 (pt) colheitadeira agrícola
BR102022017000A2 (pt) Alojamento de alimentador com batedor de pedra acionado independentemente

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]