BR102022002817A2 - Conjunto de suporte de fixação, tanque aplicado a carreta graneleira e carreta graneleira - Google Patents

Conjunto de suporte de fixação, tanque aplicado a carreta graneleira e carreta graneleira Download PDF

Info

Publication number
BR102022002817A2
BR102022002817A2 BR102022002817-6A BR102022002817A BR102022002817A2 BR 102022002817 A2 BR102022002817 A2 BR 102022002817A2 BR 102022002817 A BR102022002817 A BR 102022002817A BR 102022002817 A2 BR102022002817 A2 BR 102022002817A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
fixing support
fact
intermediate portion
fixing
tank
Prior art date
Application number
BR102022002817-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Assis Strasser
Original Assignee
Gts Do Brasil Ltda.
Filing date
Publication date
Application filed by Gts Do Brasil Ltda. filed Critical Gts Do Brasil Ltda.
Publication of BR102022002817A2 publication Critical patent/BR102022002817A2/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D67/00Undercarriages or frames specially adapted for harvesters or mowers; Mechanisms for adjusting the frame; Platforms
    • A01D67/005Arrangements of coupling devices
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D90/00Vehicles for carrying harvested crops with means for selfloading or unloading

Abstract

A presente invenção se insere no campo das máquinas agrícolas, mais especificamente, na área de armazenagem e transporte de grãos, e descreve um conjunto de suporte de fixação, um tanque aplicado a carreta graneleira e uma carreta graneleira, em que é descrito um conjunto de suporte de fixação compreendendo: pelo menos um suporte de fixação lateral compreendendo pelo menos uma porção superior, pelo menos uma porção intermediária e pelo menos uma porção inferior; e pelo menos um suporte de fixação traseiro compreendendo pelo menos uma porção superior, pelo menos uma primeira porção intermediária, pelo menos uma segunda porção intermediária, e pelo menos uma porção inferior.

Description

CONJUNTO DE SUPORTE DE FIXAÇÃO, TANQUE APLICADO A CARRETA GRANELEIRA E CARRETA GRANELEIRA Campo da invenção:
[001] A presente invenção se insere no campo das máquinas agrícolas, mais especificamente, na área de armazenagem e transporte de grãos, e descreve um conjunto de suporte de fixação, um tanque aplicado a carreta graneleira e uma carreta graneleira.
Fundamentos da invenção:
[002] Com a finalidade de propiciar um melhor entendimento da presente invenção, será apresentada uma breve explanação sobre o estado da técnica, bem como os problemas existentes, onde será possível a um técnico versado no assunto reconhecer os aspectos limitantes já existentes, para num momento posterior compreender as características técnicas da solução proposta para a resolução dos problemas.
[003] Carretas graneleiras são implementos extensivamente utilizados no transporte de sólidos da produção agrícola, como por exemplo sementes, fertilizantes, entre outros. Elas são de extrema importância no processo, pois são as responsáveis diretas pelo abastecimento dos caminhões graneleiros.
[004] Em sua grande maioria, as carretas graneleiras são fabricadas com tanques suportados por chapas ou tubos. Essas chapas conectam partes do tanque ao chassi da carreta graneleira quando este se estende até a porção traseira da máquina. Também é possível encontrar configurações em que a conexão do tanque é feita diretamente com o sistema de rodado, sem a utilização das chapas ou dos tubos.
[005] Nos casos supracitados, existem, no entanto, alguns problemas. Por exemplo, as chapas utilizadas como apoios no estado da técnica são estruturas rígidas, e devido à sua configuração de montagem no modelo, oferecem pouca intercambialidade de peças ou variabilidade ao conjunto, de modo que os suportes de fixação acabam atendendo única e exclusivamente a um determinado tipo de chassi e tanque.
[006] Além disso, para carretas graneleiras mais robustas, por exemplo, são projetados complexos suportes de fixação, alguns incluindo múltiplos sistemas de chapas e travessas para aumentar a resistência da estrutura, o que além de tornar o implemento custoso, também aumenta as chances de falha do equipamento e o peso do conjunto.
[007] Desse modo, os objetivos da presente invenção são atingidos ao fornecer um conjunto de suporte de fixação aplicado a carretas graneleiras que possa ser utilizado com diferentes tanques e chassis, com montagem simplificada, utilizando poucos elementos, intercambialidade dos componentes, com grande capacidade de adaptação aos modelos devido aos diferentes ângulos de montagem e, ainda, que ofereça menor risco de falha e maior segurança pela tensão distribuída ao longo do tanque.
[008] Similarmente, para solucionar o problema de ter uma estrutura mais resistente, que suporte o peso dos grãos de maneira segura, a presente invenção fornece um tanque com perfis de chapas que possuem dobras e furação adequadas para formar o design e os ângulos de caimento do tanque, com reforços internos fabricados em chapas dobradas que formam travessas para estabilização da estrutura.
Estado da técnica:
[009] Os ensinamentos do estado da técnica propõem atualmente, de maneira geral e com o intuito de resolver os problemas de adaptação dos suportes de fixação entre tanque e chassi da carreta graneleira, soluções que preveem complexas configurações utilizando conjuntos de chapas, com pouca possibilidade de permuta entre os elementos e oferecendo pouca segurança ao projeto devido à maior probabilidade de acúmulo de tensões.
[010] Assim, a busca pelo histórico da invenção em questão, levou a alguns documentos que revelam matérias dentro do campo tecnológico da presente invenção.
[011] O documento de patente BR 10 2012 007214 9 descreve uma carreta multiuso para transporte de grãos, sementes, fertilizantes e similares que, de acordo com as suas características, propicia a formação de uma carreta multiuso em estrutura própria e específica do tipo mecânica rebocável e baseada na alimentação do tubo de descarga a partir da caçamba acondicionadora ser realizada apenas pela ação da gravidade, com vistas a possibilitar de forma extremamente prática, segura e precisa uma completa otimização nos procedimento de descarregamento da caçamba acondicionadora para outro veículo através do tubo de descarga, além de elevada economia de tempo e energia e redução de danos aos grãos, sementes, fertilizantes e similares e, tendo como base, uma carreta multiuso com grande resistência, segurança e versatilidade facilmente adaptável a uma vasta gama de veículos tracionadores, produtos, locais e usuários em geral. Ademais, o referido documento descreve uma caçamba que é suportada por chapas que formam uma espécie de viga. Tais chapas encontram-se apoiadas sobre o chassi da máquina. Diferentemente da presente invenção, o conjunto de suporte de fixação com as duas vigas em formato de “U” não prevê mudança de angulação de suas chapas, uma vez que é composto por duas estruturas inteiriças. Além disso, não há previsão de uma estrutura de fixação na parte traseira do tanque.
[012] O documento de patente BR 10 2020 012117 0 descreve um tubo para transporte de grãos para carreta graneleira dotado de um sistema articulado em que o componente intermediário possui um corte obliquo em que a rotação da porção superior em relação à porção inferior possibilita que a porção superior realize um percurso em arco quando o esta sai de uma posição de transporte para uma posição de operação. Ao contrário da presente invenção, o referido documento é focado em um design de tubo, de modo que o conjunto de suporte de fixação do tanque é composto por 4 chapas nas porções frontal e traseira da máquina, com pouca ou nenhuma possibilidade de variação angular das mesmas.
Breve descrição da invenção:
[013] A presente invenção se insere no campo das máquinas agrícolas, mais especificamente, na área de armazenagem e transporte de grãos, e descreve um conjunto de suporte de fixação, um tanque aplicado a carreta graneleira e uma carreta graneleira.
[014] A invenção se refere a um conjunto de suporte de fixação para tanque aplicado a carreta graneleira, fabricado em materiais metálicos, como por exemplo aço, de construção simples e formato diferenciado, permitindo uma maior variabilidade de montagens de suporte para ser utilizado nos mais diferentes modelos de chassi e tanque de carretas graneleiras.
[015] Além disso, os suportes de fixação da presente invenção permitem uma montagem do conjunto de perfis de chapas, que podem ser inteiriças ou por partes, em diferentes posições, graças à variação angular dos perfis de chapas.
[016] Ainda, a maneira com que os perfis de chapas são afixados ao tanque é um diferencial, uma vez que distribuem o carregamento ao longo da borda do tanque, ao invés de um carregamento concentrado, dotando o implemento de maior segurança e confiabilidade.
[017] Adicionalmente, a presente invenção fornece um tanque com chapas de fechamento que são soldadas e possuem dobras e furação para formar o design e os ângulos de caimento adequados, em que os reforços internos são fabricados em perfis de chapas dobradas que formam travessas com a principal função de prover estabilidade às chapas laterais, frontal e traseira do tanque e suportar adequadamente o peso dos grãos depositados no interior do tanque.
[018] Os objetivos acima descritos são alcançados ao fornecer um conjunto de suporte de fixação compreendendo: pelo menos um suporte de fixação lateral compreendendo pelo menos uma porção superior, pelo menos uma porção intermediária e pelo menos uma porção inferior; e pelo menos um suporte de fixação traseiro compreendendo pelo menos uma porção superior, pelo menos uma primeira porção intermediária, pelo menos uma segunda porção intermediária, e pelo menos uma porção inferior.
[019] Ainda, a presente invenção fornece um tanque aplicado a carreta graneleira compreendendo um reforço interno compreendendo pelo menos três perfis de chapas de reforço; e um conjunto de suporte de fixação compreendendo: pelo menos um suporte de fixação lateral compreendendo pelo menos uma porção superior, pelo menos uma porção intermediária e pelo menos uma porção inferior; e pelo menos um suporte de fixação traseiro compreendendo pelo menos uma porção superior, pelo menos uma primeira porção intermediária, pelo menos uma segunda porção intermediária, e pelo menos uma porção inferior.
[020] Além disso, a presente invenção provê ainda uma carreta graneleira que compreende um tanque aplicado a carreta graneleira compreendendo um reforço interno compreendendo pelo menos três perfis de chapas de reforço; e um conjunto de suporte de fixação compreendendo: pelo menos um suporte de fixação lateral compreendendo pelo menos uma porção superior, pelo menos uma porção intermediária e pelo menos uma porção inferior; e pelo menos um suporte de fixação traseiro compreendendo pelo menos uma porção superior, pelo menos uma primeira porção intermediária, pelo menos uma segunda porção intermediária, e pelo menos uma porção inferior.
Breve descrição das figuras:
[021] Para obter uma total e completa visualização da presente invenção, são apresentadas as figuras as quais se faz referências, conforme se segue: a Figura 1 mostra uma vista isométrica frontal de uma carreta graneleira, de acordo com uma configuração exemplificativa da presente invenção.
[022] A Figura 2 mostra uma vista isométrica traseira de uma carreta graneleira, de acordo com uma configuração exemplificativa da presente invenção.
[023] A Figura 3 mostra uma vista isométrica superior de uma carreta graneleira, de acordo com uma configuração exemplificativa da presente invenção.
[024] A Figura 4 mostra uma vista em perspectiva ampliada com destaque para um suporte lateral esquerdo da carreta graneleira, de acordo com uma configuração exemplificativa da presente invenção.
[025] A Figura 5 mostra uma vista frontal ampliada com destaque para o suporte lateral esquerdo da carreta graneleira, de acordo com uma configuração exemplificativa da presente invenção.
[026] A Figura 6 mostra uma vista em perspectiva ampliada com destaque para um suporte traseiro da carreta graneleira, de acordo com uma configuração exemplificativa da presente invenção.
[027] A Figura 7 mostra uma vista lateral ampliada com destaque para o suporte traseiro da carreta graneleira, de acordo com uma configuração exemplificativa da presente invenção.
Descrição detalhada da invenção:
[028] A presente invenção se insere no campo das máquinas agrícolas, mais especificamente, na área de armazenagem e transporte de grãos, e descreve um conjunto de suporte de fixação, um tanque aplicado a carreta graneleira e uma carreta graneleira, capazes de conferir maior resistência, estabilidade e simplicidade a todos os elementos constituintes de uma carreta graneleira utilizada para transporte de sólidos de produção agrícola, como fertilizantes e grãos em geral.
[029] Fazendo referência aos desenhos e, especificamente às Figuras 1, 2 e 3, é mostrada uma carreta graneleira que compreende, de maneira geral, um tanque (1), um chassi (2), um sistema de rodados (3), um tubo para transporte de grãos (4) e um conjunto de suporte de fixação (5).
[030] O tanque (1), como observado de maneira exemplificativa nas Figuras mencionadas anteriormente, possui formato geral piramidal. Todavia, é previsto pela presente invenção que o tanque (1) possa ter qualquer outro formato geométrico adequado. A principal função do tanque (1) é permitir que os grãos, fertilizantes, ou quaisquer outros produtos de produção agrícola nele inseridos, escoem para a sua porção inferior por ação exclusiva da gravidade.
[031] Além disso, o tanque (1) como demonstrado exemplificativamente nas Figuras da presente invenção tem aproximadamente 14000 litros de capacidade volumétrica, podendo ser expandido para até aproximadamente 20000 litros, adicionando-se chapas em sua porção superior para elevar a altura útil do tanque (1), desse modo, aumentando a sua capacidade.
[032] Em muitos casos, para estabilizar o tanque e também todo o sistema da carreta graneleira, evitando vibrações excessivas e o risco de falha dos componentes, e também para melhorar a resistência dos tanques, uma pluralidade de barras e/ou chapas são dispostas na parte interna do tanque, por exemplo nas paredes internas do mesmo, de um lado ao outro, no sentido longitudinal ou transversal. Isso acaba limitando a capacidade de operação do tanque já que ocupa um espaço que poderia ser mais bem aproveitado para os grãos.
[033] Assim, o tanque (1) da presente invenção possui um reforço interno (1.1), como mostrado na Figura 3, que é fabricado a partir de perfis de chapas, inteiriças ou em partes, dobradas, que formam travessas em sua porção superior. A função das travessas, como dito anteriormente, é a de estabilizar as paredes laterais, frontal e traseira do tanque (1).
[034] A Figura 3 mostra 3 perfis de chapas de reforço, sendo que o maior perfil é aquele que se conecta, em cada uma de suas extremidades, à uma das paredes laterais do tanque (1). Os dois perfis de chapas de reforço menores conectam-se, em uma de suas extremidades respectivamente, à parede interna frontal e à parede interna traseira do tanque (1). A outra extremidade dos perfis de chapas de reforço menores conectam-se à uma região substancialmente central do perfil de chapa de reforço maior, de modo que o reforço interno (1.1) possua formato similar ao de uma cruz. As conexões descritas entre o tanque (1) e os perfis de reforço do reforço interno (1.1) podem ser feitas por meio de parafusos, rebites, solda, ou qualquer outro meio apropriado de conexão.
[035] É previsto ainda pela presente invenção que os perfis de chapas de reforço do reforço interno (1.1) possuam angulação entre cerca de 0 e cerca de 25 graus de inclinação em relação ao plano horizontal.
[036] Ainda em relação ao reforço interno (1.1) do tanque (1) da presente invenção, apesar de na Figura 3 serem mostrados de maneira exemplificativa 3 perfis de chapas de reforço, também é possível realizar a invenção com 2 perfis de chapas cruzados, ou ainda com 4 perfis segmentados e cruzados, a depender do projeto e aplicação do tanque (1).
[037] O conjunto de suporte de fixação (5), de acordo com uma configuração exemplificativa da presente invenção fixação traseiro (5T). Uma das funções do conjunto de suporte de fixação (5) é fazer a interface de conexão entre o tanque (1) e o chassi (2) da carreta graneleira, de modo que o tanque (1) seja suportado pelo conjunto (5) sobre o chassi (2) de maneira estável e segura.
[038] Quando o tubo (4) da carreta graneleira está disposto na parte frontal da mesma, como mostrado nas Figuras do presente pedido de modo exemplificativo, o conjunto de suporte de fixação (5) compreende pelo menos dois suportes de fixação laterais (5L) e pelo menos um suporte de fixação traseiro (5T), preferencialmente, dois suportes de fixação laterais (5L), um à esquerda do tanque (1) e um à direita do tanque (1), e um suporte de fixação traseiro (5T) na parte posterior do tanque (1). Contudo, adaptações de projeto do conjunto de suporte de fixação (5) podem ser feitas, de modo que se o tubo (4) for disposto na lateral do tanque (1), um suporte de fixação frontal pode ser disposto na parte dianteira do tanque (1), deixando uma das laterais do tanque (1) livre para disposição do tubo (4), ou ainda, um dos suportes laterais (5L) pode ser provido com uma abertura para que o tubo (4) passe através do mesmo.
[039] As Figuras 4 e 5 mostram, de acordo com uma configuração exemplificativa da presente invenção, um suporte de fixação lateral (5L) disposto à esquerda do tanque (1). É previsto que o suporte lateral (5L) seja composto por chapas inteiriças dobráveis ou por partes conectadas entre si.
[040] Nas Figuras 4 e 5, o suporte de fixação lateral (5L) compreende pelo menos uma porção superior (5.1L), pelo menos uma porção intermediária (5.2L) e pelo menos uma porção inferior (5.3L).
[041] Ainda de acordo com as Figuras 4 e 5, a porção superior (5.1L) do suporte de fixação lateral (5L) é afixada ao tanque (1) por meio de solda, parafusos, rebites, ou ainda qualquer meio de fixação apropriado. A referida porção superior (5.1L) possui formato geral trapezoidal, podendo ainda possuir formato retangular, quadrado, ou qualquer formato poligonal que se adeque ao protejo.
[042] A porção superior (5.1L) do suporte lateral (5L) é afixada ao longo de uma região estendida na lateral do tanque (1), e não apenas à determinados pontos do mesmo, o que permite uma melhor distribuição de carregamento exercido no tanque (1) e uma consequente estabilidade e segurança ao implemento agrícola. De maneira exemplificativa, de acordo com uma configuração da presente invenção, o perfil de chapa da porção superior (5.1L) do suporte de fixação lateral (5L) possui entre cerca de 1000 mm e cerca de 1510 mm de comprimento, considerando o sentido longitudinal da carreta graneleira, e entre cerca de 240 mm e cerca de 280 mm de altura.
[043] O suporte de fixação lateral (5L) compreende ainda uma porção intermediária (5.2L) que conecta a porção superior (5.1L) à uma porção inferior (5.3L). A porção intermediária (5.2L) possui formato geral de quadrilátero irregular, podendo ainda possuir formato trapezoidal, retangular, quadrado, de paralelogramo, ou qualquer formato poligonal que se adeque ao protejo. Ainda, a porção intermediária (5.2L) do suporte de fixação lateral (5L) possui entre cerca de 1100 e cerca de 1120 mm de comprimento e entre cerca de 350 mm e cerca de 475 mm de altura.
[044] Ademais, considerando o sentido longitudinal da carreta graneleira, a porção intermediária (5.2L) pode ser perpendicular ou inclinada em relação a um plano horizontal entre cerca de 60 e cerca de 70 graus, mais preferencialmente em cerca de 67 graus. Essa inclinação lateral da porção intermediária (5.2L) permite que o suporte de fixação lateral (5L) siga o movimento de inclinação do tanque (1) quando em operação ou transporte.
[045] Conforme ilustrado nas Figuras 4 e 5, e mais especificamente na Figura 5, a porção superior (5.1L) se conecta à porção intermediária (5.2L) do suporte de fixação lateral (5L), formando um primeiro ângulo (θ1) entre as duas porções. O primeiro ângulo (θ1) do suporte lateral (5L) varia entre cerca de 120 graus e cerca de 140 graus, preferencialmente entre cerca de 125 graus e cerca de 135 graus, e se altera entre a porção superior (5.1L) e a porção intermediária (5.2L) para se ajustar à inclinação transversal da parede lateral do tanque (1), ou seja, no sentido do eixo do sistema de rodados (3).
[046] Adicionalmente, o suporte de fixação lateral (5L) compreende ainda uma porção inferior (5.3L), que é conectada à porção intermediária (5.2L), formando um segundo ângulo (θ2) entre as duas porções. O segundo ângulo (θ2) do suporte lateral (5L) varia entre cerca de 80 graus e cerca de 90 graus, preferencialmente entre cerca de 82,5 graus e cerca de 87,5 graus.
[047] Como visto nas Figuras 4 e 5, a porção inferior (5.3L) do suporte de fixação lateral (5L) é afixada ao chassi (2) por meio de parafusos. Entretanto, a porção inferior (5.3L) também pode ser afixada ao chassi (2) por meio de rebites, solda, ou qualquer outro meio de fixação adequado.
[048] O perfil de chapa da porção inferior (5.3L) do suporte de fixação lateral (5L) é substancialmente trapezoidal, podendo ainda ser substancialmente quadrado, retangular, ou outros formatos poligonais apropriados. De acordo com uma configuração exemplificativa da presente invenção, a porção inferior (5.3L) possui comprimento que varia entre cerca de 1000 mm e cerca de 1200 mm, de preferência entre cerca de 1100 mm e cerca de 1150 mm, e largura entre cerca de 140 mm e cerca de 160 mm.
[049] Nas Figuras 6 e 7 é mostrado em detalhes um suporte de fixação traseiro (5T), de acordo com uma configuração exemplificativa da presente invenção. O suporte de fixação traseiro (5T) compreende pelo menos uma porção superior (5.1T), pelo menos uma primeira porção intermediária (5.2T), pelo menos uma segunda porção intermediária (5.3T), e pelo menos uma porção inferior (5.4T).
[050] Os perfis de chapas que constituem o suporte de fixação traseiro (5T) podem ser de pelo menos um perfil inteiriço ou ainda de partes de perfis de chapas conectadas umas às outras. O suporte de fixação traseiro (5T) sustenta o tanque (1) e promove um reforço adicional importante da região posterior da carreta. Adicionalmente, como pode ser visto nas Figuras 6 e 7, a porção superior (5.1T) do suporte de fixação traseiro (5T) é afixada ao longo de uma região que se estende pela parede externa traseira do tanque (1), o que ocasiona um carregamento distribuído ao longo dessa região e, por conseguinte, menor probabilidade de falhas da máquina do que se houvesse um carregamento concentrado.
[051] A porção superior (5.1T) do suporte de fixação traseiro (5T) possui um formato geral trapezoidal, podendo ainda ser de paralelogramo, retangular, poligonal, ou outros, e é afixada à parede externa traseira do tanque (1) e conectada à primeira porção intermediária (5.2T), formando um primeiro ângulo (β1) entre as porções superior (5.1T) e intermediária (5.2T). O primeiro ângulo (β1) do suporte de fixação traseiro (5T) varia entre cerca de 85 graus e cerca de 95 graus, preferencialmente entre cerca de 87,5 graus e cerca de 92,5 graus, e se altera entre a porção superior (5.1T) e a primeira porção intermediária (5.2T) para se ajustar à inclinação da parede traseira do tanque (1) no sentido longitudinal da carreta.
[052] O comprimento da porção superior (5.1T) do suporte de fixação traseiro (5T) varia entre cerca de 800 mm e cerca de 840 mm, enquanto sua altura pode variar entre cerca de 200 mm e cerca de 240 mm.
[053] A primeira porção intermediária (5.2T) do suporte de fixação traseiro (5T) conecta a porção superior (5.1T) à segunda porção intermediária (5.3T). Entre a primeira porção intermediária (5.2T) e a segunda porção intermediária (5.3T) forma-se um segundo ângulo (β2) do suporte de fixação traseiro (5T) que varia entre cerca de 120 graus e cerca de 160 graus, de preferência entre cerca de 130 graus e cerca de 150 graus.
[054] Como pode ser visto nas Figuras 6 e 7, a primeira porção intermediária (5.2T) possui formato geral trapezoidal, podendo ainda ser de paralelogramo, retangular, poligonal ou outros. Em relação às suas dimensões, o comprimento da primeira porção intermediária (5.2T) varia entre cerca de 735 mm e cerca de 805 mm, enquanto sua altura varia entre cerca de 135 mm e cerca de 155 mm.
[055] Como observado nas Figuras 6 e 7, o suporte de fixação traseiro (5T) compreende ainda uma segunda porção intermediária (5.3T), de formato geral trapezoidal, podendo ainda ser de paralelogramo, retangular, poligonal ou outros, e que conecta a primeira porção intermediária (5.2T) à porção inferior (5.4T).
[056] O comprimento da segunda porção intermediária (5.3T) do suporte de fixação traseiro (5T) varia entre cerca de 800 mm e cerca de 840 mm, enquanto sua altura pode variar entre cerca de 200 mm e cerca de 240 mm. A segunda porção intermediária (5.3T) está conectada em uma de suas extremidades à porção inferior (5.4T) do suporte de fixação traseiro (5T), formando com o mesmo um terceiro ângulo (β3) do suporte de fixação traseiro (5T) que varia entre cerca de 85 graus e cerca de 105 graus, de preferência entre cerca de 90 graus e cerca de 100 graus.
[057] Como visto nas Figuras 6 e 7, a porção inferior (5.4T) do suporte de fixação traseiro (5T) é afixada ao chassi (2) por meio de parafusos. Todavia, a porção inferior (5.4T) também pode ser afixada ao chassi (2) por meio de rebites, solda, ou qualquer outro meio de fixação adequado.
[058] O perfil de chapa da porção inferior (5.4T) do suporte de fixação traseiro (5T) é substancialmente trapezoidal, podendo ainda ser substancialmente quadrado, retangular, ou outros formatos poligonais apropriados. De acordo com uma configuração exemplificativa da presente invenção, a porção inferior (5.4T) possui comprimento que varia entre cerca de 1070 mm e cerca de 1150 mm, de preferência entre cerca de 1075 mm e cerca de 1140 mm, e largura entre cerca de 140 mm e cerca de 160 mm.
[059] Vale ressaltar que as angulações conferidas pelo design do suporte de fixação traseiro (5T) são de extrema importância pois causam um alívio no carregamento originado pelo movimento no sentido longitudinal da carregadeira e pela vibração do tanque (1) quando em operação ou transporte.
[060] Além disso, os perfis de chapas utilizados para o conjunto de suporte de fixação (5) compreendendo os suportes de fixação laterais (5L) e o suporte de fixação traseiro (5T) possuem em torno de 16 mm de espessura, a depender da capacidade e/ou dimensão do tanque (1).
[061] Ainda, os perfis de chapas utilizados para o conjunto de suporte de fixação (5) compreendendo os suportes de fixação laterais (5L) e o suporte de fixação traseiro (5T) podem apresentar ao menos um dentre os seguintes formatos: trapezoidal, de paralelogramo, retangular, quadrado, triangular, poligonal, ou uma combinação dos mesmos.
[062] Além dos pontos citados anteriormente, a presente invenção compreende ainda uma carreta graneleira e um tanque (1) de carreta graneleira.
[063] Será apreciado por um técnico no assunto que as travessas, barras e chapas mencionadas acima poderão ser maciças ou ainda construídas a partir de perfis conformados, fabricadas em alumínio, ferro fundido, aço ou qualquer liga metálica, a depender do projeto empregado.
[064] Ademais, um técnico no assunto compreenderá que os elementos a presente invenção são compostos basicamente por elementos estruturais de fabricação metalmecânica e, portanto, as formas de fixação empregadas entre seus elementos compreendem soldagem, parafusos, rebites, pinos, adesivos, dentre outros, de acordo com os casos específicos de aplicação.
[065] Desse modo, os versados na arte valorizarão os conhecimentos aqui apresentados e poderão reproduzir a invenção descrita nas modalidades apresentadas e em outras variantes, abrangidas no escopo das reivindicações anexas.

Claims (19)

  1. Conjunto de suporte de fixação (5) de uma carreta graneleira, caracterizado pelo fato de que compreende: pelo menos um suporte de fixação lateral (5L) compreendendo: pelo menos uma porção superior (5.1L), pelo menos uma porção intermediária (5.2L) e pelo menos uma porção inferior (5.3L); e pelo menos um suporte de fixação traseiro (5T) compreendendo: pelo menos uma porção superior (5.1T), pelo menos uma primeira porção intermediária (5.2T), pelo menos uma segunda porção intermediária (5.3T), e pelo menos uma porção inferior (5.4T).
  2. Conjunto de suporte de fixação (5), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a porção superior (5.1L) do suporte lateral (5L) é afixada ao longo de uma região estendida na lateral do tanque (1).
  3. Conjunto de suporte de fixação (5), de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a porção intermediária (5.2L) conecta a porção superior (5.1L) à uma porção inferior (5.3L) do pelo menos um suporte de fixação lateral (5L).
  4. Conjunto de suporte de fixação (5), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que a porção intermediária (5.2L) é perpendicular ou inclinada lateralmente entre 60 e 70 graus em relação a um plano horizontal.
  5. Conjunto de suporte de fixação (5), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que um primeiro ângulo (θ1) de suporte de fixação lateral é formado entre a porção superior (5.1L) e a porção intermediária (5.2L) do pelo menos um suporte de fixação lateral (5L).
  6. Conjunto de suporte de fixação (5), de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que o primeiro ângulo (θ1) varia entre 120 e 140 graus.
  7. Conjunto de suporte de fixação (5), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que um segundo ângulo (θ2) de suporte de fixação lateral é formado entre a porção intermediária (5.2L) e a porção inferior (5.3L) do pelo menos um suporte de fixação lateral (5L).
  8. Conjunto de suporte de fixação (5), de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o segundo ângulo (θ2) varia entre 80 e 90 graus.
  9. Conjunto de suporte de fixação (5), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que a porção superior (5.1T) do suporte de fixação traseiro (5T) é afixada ao longo de uma região que se estende pela parede externa traseira do tanque (1).
  10. Conjunto de suporte de fixação (5), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de que um primeiro ângulo (β1) de suporte de fixação traseiro é formado entre a porção superior (5.1T) e a primeira porção intermediária (5.2T) do pelo menos um suporte de fixação traseiro (5T).
  11. Conjunto de suporte de fixação (5), de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o primeiro ângulo (β1) varia entre 85 e 95 graus.
  12. Conjunto de suporte de fixação (5), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo fato de que um segundo ângulo (β2) de suporte de fixação traseiro é formado entre a primeira porção intermediária (5.2T) e a segunda porção intermediária (5.3T) do pelo menos um suporte de fixação traseiro (5T).
  13. Conjunto de suporte de fixação (5), de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que o segundo ângulo (β2) varia entre 120 e 160 graus.
  14. Conjunto de suporte de fixação (5), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado pelo fato de que um terceiro ângulo (β3) de suporte de fixação traseiro é formado entre a segunda porção intermediária (5.3T) e a porção inferior (5.4T) do pelo menos um suporte de fixação traseiro (5T).
  15. Conjunto de suporte de fixação (5), de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que o terceiro ângulo (β3) varia entre 85 e 105 graus.
  16. Conjunto de suporte de fixação (5), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 15, caracterizado pelo fato de que os perfis de chapas utilizados para o conjunto de suporte de fixação (5) compreendendo os suportes de fixação laterais (5L) e o suporte de fixação traseiro (5T) apresentam ao menos um dentre os seguintes formatos: trapezoidal, de paralelogramo, retangular, quadrado, triangular, poligonal, ou uma combinação dos mesmos.
  17. Tanque (1) aplicado a carreta graneleira, caracterizado pelo fato de que compreende: um reforço interno (1.1) compreendendo pelo menos três perfis de chapas de reforço; e um conjunto de suporte de fixação (5) compreendendo: pelo menos um suporte de fixação lateral (5L) compreendendo pelo menos uma porção superior (5.1L), pelo menos uma porção intermediária (5.2L) e pelo menos uma porção inferior (5.3L); e pelo menos um suporte de fixação traseiro (5T) compreendendo pelo menos uma porção superior (5.1T), pelo menos uma primeira porção intermediária (5.2T), pelo menos uma segunda porção intermediária (5.3T), e pelo menos uma porção inferior (5.4T).
  18. Tanque (1), de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato de que os perfis de chapas de reforço do reforço interno (1.1) possuem angulação entre cerca de 0 e cerca de 25 graus de inclinação em relação ao plano horizontal.
  19. Carreta graneleira, caracterizada pelo fato de que compreende: um tanque (1) compreendendo um reforço interno (1.1) que compreende pelo menos três perfis de chapas de reforço; e um conjunto de suporte de fixação (5) compreendendo: pelo menos um suporte de fixação lateral (5L) compreendendo pelo menos uma porção superior (5.1L), pelo menos uma porção intermediária (5.2L) e pelo menos uma porção inferior (5.3L); e pelo menos um suporte de fixação traseiro (5T) compreendendo pelo menos uma porção superior (5.1T), pelo menos uma primeira porção intermediária (5.2T), pelo menos uma segunda porção intermediária (5.3T), e pelo menos uma porção inferior (5.4T).
BR102022002817-6A 2022-02-14 Conjunto de suporte de fixação, tanque aplicado a carreta graneleira e carreta graneleira BR102022002817A2 (pt)

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102022002817A2 true BR102022002817A2 (pt) 2023-08-29

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6089583A (en) Stabilizer
US6213507B1 (en) Vehicle trailer frame cross member/suspension assembly mount
BR102012032516A2 (pt) Estrutura de carroçaria dianteria de um veículo a motor
BRPI0822508B1 (pt) Travessa central para uma suspensão traseira de tipo travessa de torção para um veículo a motor e método para sua produção.
DE112012004693T5 (de) Kraftfahrzeug-Heckkarosseriestruktur
BRPI0816576B1 (pt) suspensão traseira para um veículo a motor.
BR102018075564A2 (pt) Pulverizador de lança frontal com uma seção central de lança e disposição de braço de elevação para melhorar o campo de visão
BR112021012409A2 (pt) Veículo tendo uma estrutura fornecida com uma estrutura de suporte para unidades auxiliares, em particular tanques de gás ou baterias elétricas
US4395193A (en) Material handling bucket
JP2007523000A (ja) 自動車のフレーム
KR100253881B1 (ko) 서스펜션 프레임 브래킷
CN104275998A (zh) 拖臂安装部结构
BR102022002817A2 (pt) Conjunto de suporte de fixação, tanque aplicado a carreta graneleira e carreta graneleira
BR112018002216B1 (pt) Suspensão de eixo pneumática em tandem para um par de eixos traseiros de um veículo e porção de suspensão de eixo pneumática para um eixo de um veículo
BR0312481B1 (pt) correia transportadora sem-fim.
US4065089A (en) Cantilever rack construction
BRPI0619031A2 (pt) uma estrutura de chassi e um método para manufaturação de uma estrutura de chassi
JP2017087982A (ja) リヤサブフレーム構造
BRPI0902287A2 (pt) arranjo de barra de direção multiponto para chassi de veìculo utilitário, console de suporte, e suporte transversal
BR102013013746B1 (pt) Estrutura de quadro de suporte com uma unidade de tanque conjuntamente suportante
BR102019024639B1 (pt) Subunidade de estrutura de veículo com módulos de caixa absorvente de impacto e método para fabricar uma subunidade de estrutura de veículo
BR102012006170A2 (pt) Estrutura de capô de veículo
CN216474086U (zh) 组装式晾衣架
BR102018005574A2 (pt) estrutura de rampa de pulverização ou dispersão e máquina que comporta tal estrutura
CN211336185U (zh) 无人车机架及无人车