BR102020000510A2 - Painel de estouro para uso em um sistema de evacuação de aeronave, aeronave, e, método para montar um conjunto de compartimento para um sistema de evacuação de aeronave - Google Patents

Painel de estouro para uso em um sistema de evacuação de aeronave, aeronave, e, método para montar um conjunto de compartimento para um sistema de evacuação de aeronave Download PDF

Info

Publication number
BR102020000510A2
BR102020000510A2 BR102020000510-3A BR102020000510A BR102020000510A2 BR 102020000510 A2 BR102020000510 A2 BR 102020000510A2 BR 102020000510 A BR102020000510 A BR 102020000510A BR 102020000510 A2 BR102020000510 A2 BR 102020000510A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
support
edge
panel
packboard
overflow
Prior art date
Application number
BR102020000510-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Bruce Tudor
Guangqing Shen
Original Assignee
Goodrich Corporation
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Goodrich Corporation filed Critical Goodrich Corporation
Publication of BR102020000510A2 publication Critical patent/BR102020000510A2/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64DEQUIPMENT FOR FITTING IN OR TO AIRCRAFT; FLIGHT SUITS; PARACHUTES; ARRANGEMENT OR MOUNTING OF POWER PLANTS OR PROPULSION TRANSMISSIONS IN AIRCRAFT
    • B64D25/00Emergency apparatus or devices, not otherwise provided for
    • B64D25/08Ejecting or escaping means
    • B64D25/14Inflatable escape chutes

Landscapes

  • Business, Economics & Management (AREA)
  • Emergency Management (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Connection Of Plates (AREA)
  • Emergency Lowering Means (AREA)

Abstract

uma aeronave inclui um conjunto de compartimento com um painel de estouro e um packboard configurado para armazenar um sistema de evacuação. o painel de estouro pode compreender uma cobertura que tem uma montagem de suporte e um suporte acoplado à montagem de suporte. o suporte pode compreender uma porção de acoplamento, um flange que se estende a partir da porção de acoplamento, uma porção curva que se estende a partir do flange para longe do painel de estouro e uma porção de rebordo que se estende a partir da porção curva oposta à direção da porção curva. o packboard pode compreender uma fenda configurada para receber o suporte.

Description

PAINEL DE ESTOURO PARA USO EM UM SISTEMA DE EVACUAÇÃO DE AERONAVE, AERONAVE, E, MÉTODO PARA MONTAR UM CONJUNTO DE COMPARTIMENTO PARA UM SISTEMA DE EVACUAÇÃO DE AERONAVE CAMPO
[001] A presente divulgação refere-se a sistemas de aeronaves e, em particular, a sistemas para reter painéis de estouro de rampa de evacuação fora da asa.
FUNDAMENTOS
[002] Os sistemas de evacuação de emergência podem ser usados para sair de uma aeronave ausente uma ponte telescópica ou outro meio de saída adequado para os passageiros. O sistema de evacuação pode se lançar do lado de uma fuselagem de aeronave, por exemplo, através de um conjunto de compartimento tendo um painel de estouro e um packboard.
SUMÁRIO
[003] Um painel de estouro para uso em um sistema de evacuação de aeronave, de acordo com várias modalidades, é divulgado aqui. O painel de estouro compreende uma cobertura e um primeiro suporte. A cobertura pode ter um primeiro suporte de montagem disposto próximo a uma primeira borda da cobertura. O primeiro suporte pode compreender uma porção de acoplamento, um flange, uma porção curva e uma porção de rebordo. A porção de acoplamento pode ser acoplada à primeira montagem de suporte. O flange pode se estender da porção correspondente em direção à primeira borda da cobertura. A porção curva pode se estender do flange para longe da cobertura. A porção de rebordo pode se estender da porção curva em direção à primeira borda da cobertura.
[004] Em várias modalidades, a porção de acoplamento pode ser acoplada à primeira montagem de suporte por meio de um fixador mecânico. O primeiro suporte pode ser disposto próximo a uma segunda borda da cobertura, a segunda borda se estendendo ortogonal a partir da primeira borda e formando um primeiro canto da cobertura. O painel de estouro pode ainda compreender um segundo suporte, o segundo suporte disposto adjacente ao primeiro suporte a uma altura da primeira borda, o primeiro suporte sendo a altura da primeira borda do primeiro suporte. O segundo suporte pode ser substancialmente semelhante ao primeiro suporte. O painel de estouro pode ainda compreender um terceiro suporte disposto adjacente ao segundo suporte na altura da primeira borda. O painel de estouro pode ainda compreender uma primeira placa disposta adjacente ao primeiro suporte a uma primeira largura da segunda borda, o primeiro suporte sendo a primeira largura da segunda borda, a primeira placa configurada para receber um trava de esfera.
[005] Uma aeronave de acordo com várias modalidades, é divulgada aqui. A aeronave compreende um conjunto de compartimento. O conjunto de compartimento compreende um painel de estouro e um packboard. O painel de estouro pode incluir um primeiro suporte e uma cobertura, o primeiro suporte disposto próximo a uma primeira borda da cobertura, o primeiro suporte tendo uma porção de rebordo. O packboard pode incluir um flange e um compartimento disposto dentro do flange, o compartimento compreendendo um painel inferior e um painel superior, o painel inferior compreendendo uma primeira fenda disposta no mesmo, a porção de rebordo do primeiro suporte engatando a primeira fenda.
[006] A aeronave pode ainda compreender uma fuselagem e uma asa fixada à fuselagem, o conjunto de compartimento disposto na fuselagem próximo à asa. O packboard pode ainda compreender um ilhó disposto na primeira fenda, o ilhó engatando na porção de rebordo do primeiro suporte. O primeiro suporte pode ainda compreender uma porção de acoplamento, em que a porção de acoplamento é mecanicamente acoplada à cobertura. O primeiro suporte pode ser disposto próximo a uma segunda borda da cobertura, a segunda borda se estendendo ortogonal a partir da primeira borda e formando um primeiro canto da cobertura. O painel de estouro pode ainda compreender um segundo suporte, o segundo suporte disposto axialmente adjacente ao primeiro suporte a uma altura da primeira borda, o primeiro suporte sendo a altura da primeira borda do primeiro suporte. O painel de estouro pode ainda compreender um terceiro suporte disposto adjacente ao segundo suporte na altura da primeira borda. O painel de estouro pode ainda compreender uma primeira placa disposta adjacente ao primeiro suporte a uma primeira largura da segunda borda, o primeiro suporte sendo a primeira largura da segunda borda. O packboard pode ainda compreender um primeiro trava de esfera disposto em frente à primeira fenda, em que o primeiro trava de esfera é acoplado à primeira placa. O ilhó pode compreender uma ranhura que engata uma superfície externa do painel inferior, uma superfície interna do painel inferior e uma superfície de perímetro da primeira fenda.
[007] Um método de montagem de um conjunto de compartimento para um sistema de evacuação de aeronave, de acordo com várias modalidades, é divulgado aqui. O método compreende engatar uma pluralidade de suportes de um painel de estouro em uma pluralidade de respectivas fendas de um packboard; girar o painel de estouro em torno de uma linha de dobradiça criada por uma interface entre a pluralidade de suportes e a pluralidade das respectivas fendas, a articulação sendo em direção ao packboard; e engatar um trava de esfera disposto em um painel superior do packboard em uma respectiva placa disposta em uma fuselagem na borda adjacente do packboard.
[008] O método pode ainda compreender prender o painel de estouro ao packboard. Cada suporte na pluralidade de suportes pode compreender uma porção de rebordo, em que cada porção de rebordo engata uma fenda respectiva na pluralidade de fendas respectivas.
[009] Os recursos e elementos anteriores podem ser combinados em várias combinações sem exclusividade, a menos que expressamente indicado de outro modo. Estas características e elementos, bem como a operação dos mesmos, se tornarão mais evidentes à luz da descrição e das figuras anexas a seguir. Entretanto, deve-se compreender que a descrição e os desenhos a seguir se destinam a serem de natureza exemplar e não limitantes.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0010] A matéria da presente divulgação é particularmente salientada e distintamente reivindicada na porção conclusiva do relatório descritivo. No entanto, a divulgação pode ser mais bem entendida com referência à descrição detalhada e às reivindicações quando consideradas em conexão com as figuras de desenhos, em que numerais semelhantes denotam elementos semelhantes.
[0011] A FIG. 1 ilustra uma vista em perspectiva de um sistema de evacuação, de acordo com várias modalidades;
A FIG. 2 ilustra uma vista em perspectiva de uma porção de uma aeronave, de acordo com várias modalidades;
A FIG. 3 ilustra uma vista em perspectiva de um painel de estouro, de acordo com várias modalidades;
A FIG. 4 ilustra uma vista em perspectiva de um compartimento de packboard, de acordo com várias modalidades;
A FIG. 5 ilustra uma vista em perspectiva de um conjunto de compartimento durante a montagem, de acordo com várias modalidades;
A FIG. 6A ilustra uma vista em seção transversal de um conjunto de compartimento montado, de acordo com várias modalidades;
A FIG. 6B ilustra uma vista em seção transversal de uma porção de um conjunto de compartimento montado, de acordo com várias modalidades; e
A FIG. 7 ilustra um método de montagem de um conjunto de compartimento de acordo com várias modalidades.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[0012] A descrição detalhada de modalidades exemplificativas no presente documento faz referência aos desenhos em anexo que mostram modalidades exemplificativas a título de ilustração. Embora estas modalidades exemplificativas sejam descritas de maneira suficientemente detalhada para possibilitar que os versados na técnica pratiquem a divulgação, deve-se entender que outras modalidades podem ser realizadas e que adaptações e alterações lógicas no projeto e construção podem ser feitas de acordo com esta divulgação e com as instruções no presente documento. Desse modo, a descrição detalhada no presente documento é apresentada a título de ilustração somente e não de limitação. As etapas recitadas em qualquer uma das descrições de método ou de processo podem ser executadas em qualquer ordem e não se limitam necessariamente à ordem apresentada.
[0013] Além disso, qualquer referência ao singular inclui modalidades plurais e qualquer referência a mais do que um componente ou etapa pode incluir uma modalidade ou etapa singular. Além disso, qualquer referência a preso, fixado, conectado ou semelhante pode incluir fixação permanente, removível, temporária, parcial, completa e/ou qualquer outra opção de fixação possível. Adicionalmente, qualquer referência à falta de contato (ou frases semelhantes) também pode incluir contato reduzido ou contato mínimo. Linhas de hachuras cruzadas de superfície podem ser usadas ao longo das figuras para designar partes diferentes, mas não necessariamente para designar os mesmos materiais ou materiais diferentes.
[0014] Ao longo da presente divulgação, números de referência semelhantes denotam elementos semelhantes. Consequentemente, os elementos com numeração de elemento semelhante podem ser mostrados nas figuras, mas podem não ser necessariamente ser repetidos no presente documento por uma questão de clareza.
[0015] Como usado neste documento, “atrás” se refere à direção associada à cauda (isto é, a extremidade traseira) de uma aeronave, ou geralmente, à direção de escape da turbina a gás. Como usado neste documento, “frente” se refere à direção associada ao nariz (isto é, a extremidade dianteira) de uma aeronave ou geralmente, à direção ou movimento de voo. Como usado neste documento, “distal” refere-se à direção para fora, ou geralmente, longe de um componente de referência. Como usado neste documento, “proximal” e/ou “próximo” refere-se a uma direção para dentro, ou geralmente, em direção ao componente de referência.
[0016] Os sistemas de evacuação da presente divulgação podem incluir corrediças infláveis com tubos de asa inferior. Em várias modalidades, os tubos de asa inferior podem ser configurados para se estender sob a asa de uma aeronave. Os tubos de asa inferior podem ser parte integrante da rampa inflável e podem inflar após a rampa ser implantada. Por conseguinte, em resposta à rampa inflável sendo implantada, os tubos de asa inferior podem se estender sob a asa da aeronave e tendem a impedir o “kiting” ou o levantamento da rampa.
[0017] Com referência à FIG. 1, um sistema de evacuação 100 é ilustrado, de acordo com várias modalidades. O sistema de evacuação 100 pode compreender uma rampa de evacuação 104. A rampa de evacuação 104 pode compreender uma extremidade de cabeça 106 e uma extremidade de dedo do pé 108, extremidade oposta à cabeça 106. A extremidade de cabeça 106 pode ser acoplada a uma estrutura de aeronave. Em várias modalidades, uma estrutura de trilhos 107 pode ser acoplada à extremidade da cabeça 106. A rampa de evacuação 104 pode compreender uma rampa inflável. A FIG. 1 ilustra a rampa de evacuação 104 em uma posição inflada e/ou implantada. A rampa de evacuação 104 pode compreender uma superfície de deslizamento 110 e uma superfície inferior 112, superfície de deslizamento oposta 110. A superfície de deslizamento 110 pode se estender da extremidade de cabeça 106 para a extremidade de dedo do pé 108. A estrutura de trilhos 107 pode fornecer uma entrada para a superfície de deslizamento 110. A rampa de evacuação 104 pode compreender um tubo externo 114 e um tubo interno 116. O tubo externo 114 e o tubo interno 116 podem ser dispostos nos lados opostos da rampa de evacuação 104. O tubo externo 114 e o tubo interno 116 podem ser formados integralmente e em comunicação fluida. Dito de forma diferente, o tubo externo 114 e o tubo interno 116 podem fazer parte de uma câmara interconectada que se enche de gás após a implantação da rampa de evacuação 104. Em várias modalidades, o sistema de evacuação 100 pode compreender um ou mais tubos de asa inferior 250 acoplados à rampa de evacuação 104. A rampa de evacuação 104 pode compreender uma rampa de faixa única. No entanto, a rampa de evacuação 104 pode compreender qualquer número de faixas. A extremidade de dedo do pé 108 pode entrar em contato com uma superfície de saída (por exemplo, o solo) em resposta à rampa de evacuação 104 sendo implantada.
[0018] Com referência à FIG. 2, uma aeronave exemplificativa 200 com sistema de evacuação 100 em uma posição retraída é mostrada, de acordo com várias modalidades. A aeronave 200 pode compreender uma fuselagem 202 com asas 204 fixadas na fuselagem 202. Asas 204 podem incluir uma ou mais flapes 205. A porta de saída de emergência 206 pode estar disposta na fuselagem 202 sobre a asa 204, de forma tal que os passageiros que saem da porta de saída de emergência 206 saiam sobre a asa 204. O sistema de evacuação 100 pode ser instalado na aeronave 200 e pode ser disposto atrás da porta de saída de emergência 206. Um painel de estouro 210 pode cobrir o sistema de evacuação 100. A este respeito, com referência combinada à FIG. 1 uma FIG. 2, a rampa de evacuação 104 pode ser armazenada atrás do painel de estouro 210. Em várias modalidades, a rampa de evacuação 104 pode ser dobrada, quando na posição retraída. Em resposta à abertura da porta de saída de emergência 206 ou em resposta a outro evento de evacuação, o sistema de evacuação 100 pode descartar o painel de estouro 210 e a rampa de evacuação 104 podem ser implantada. Em várias modalidades, o sistema de evacuação 100 pode incluir e/ou ser alojado dentro de um packboard, que pode ser montado na aeronave 200.
[0019] Com referência agora à FIG. 3, uma vista em perspectiva de um painel de estouro 300, de acordo com várias modalidades, é representada. O painel de estouro 300 compreende uma cobertura 310 e um primeiro suporte 320. O primeiro suporte 320 é acoplado à cobertura por qualquer método conhecido na técnica, como um fixador mecânico e conexão de inserção, uma conexão por pinos ou uma conexão rebitada. Em várias modalidades, o primeiro suporte 320 é rebitado à cobertura 310. Em várias modalidades, a cobertura 310 é feita de um material compósito, como epóxi de vidro, epóxi de fibra de carbono ou qualquer outro material comumente usado na técnica. Em várias modalidades, o primeiro suporte 320 é feito de metal, como aço inoxidável, uma liga de níquel, titânio, alumínio ou qualquer metal comumente usado na técnica. Em várias modalidades, a cobertura 310 compreende uma primeira plataforma 312 disposta em uma primeira superfície da cobertura 310. O painel de estouro compreende ainda uma primeira placa 330 disposta na primeira plataforma 312 por qualquer método comumente conhecido na técnica, como uma conexão fixada. A primeira plataforma 312 e a primeira placa 330 são configuradas para receber um primeiro trava de esfera de um packboard. A cobertura 310 compreende ainda uma primeira montagem de suporte 316. A primeira montagem de suporte 316 está configurada para receber o primeiro suporte 320. Em várias modalidades, o painel de estouro 300 compreende ainda uma vedação 340 que se estende ao redor do perímetro da cobertura 310. A vedação 340 é ligada ao painel de estouro 300 por qualquer método comumente conhecido na técnica, como por meio de ligação adesiva ou semelhante.
[0020] Em várias modalidades, o painel de estouro 300 compreende ainda um segundo suporte 350 e um terceiro suporte 352. Cada suporte pode ter uma forma substancialmente semelhante. O primeiro suporte 320 pode ser disposto próximo a uma borda frontal e uma borda adjacente da asa do painel de estouro 300. O segundo suporte 350 pode ser disposto axialmente adjacente ao primeiro suporte 320 em uma posição posterior ao primeiro suporte próximo à borda adjacente da asa do painel de estouro 300. O terceiro suporte 352 pode ser disposto axialmente adjacente ao segundo suporte 350 em uma posição posterior ao segundo suporte 350 e próximo à borda adjacente da asa e uma borda posterior do painel de estouro 300. O segundo suporte 350 pode ser montado a uma altura acima da borda adjacente da asa que é substancialmente semelhante à altura do primeiro suporte 320 acima da borda adjacente da asa. Disposta oposta a cada suporte, próxima a uma borda adjacente da fuselagem do painel de estouro, pode haver uma respectiva placa. Por exemplo, oposta ao primeiro suporte 320, próximo a uma borda frontal e uma borda adjacente da fuselagem do painel de estouro 300, está uma primeira placa 330 acoplada à primeira plataforma 312 do painel de estouro 300. Alinhando cada placa com um respectivo suporte, o painel de estouro 300 pode liberar-se de um packboard mais facilmente após a implantação do sistema de evacuação.
[0021] Com referência agora à FIG. 4, é representada uma vista em perspectiva de um packboard 400, de acordo com várias modalidades. O packboard 400 compreende um flange 402 e um compartimento 404 disposto dentro do flange. O compartimento 404 compreende um painel inferior 406 e um painel superior 408. O compartimento está configurado para receber um sistema de evacuação 100, como descrito com referência à FIG. 1 acima. Em várias modalidades, o flange 402 e o compartimento 404 são um componente unitário. O packboard 400 compreende ainda uma primeira fenda 410 disposta no painel inferior 406 do compartimento 404. A primeira fenda 410 está configurada para receber o primeiro suporte 320. Em várias modalidades, o packboard 400 compreende ainda um primeiro trava de esfera 420 disposto próximo a uma borda frontal e uma borda adjacente à fuselagem do painel superior 408 do packboard 400. Com breve referência às FIGs. 3 e 4, o primeiro trava de esfera 420 é configurado para coincidir com a primeira placa 330 do painel de estouro 300 e fixar o painel de estouro 300 ao packboard 400. Da mesma forma, a primeira fenda 410 é configurada para receber o primeiro suporte 320 do painel de estouro 300 e prender o painel de estouro 300 ao packboard 400. Para liberar o painel de estouro 300 do packboard 400, o primeiro trava de esfera 420 é acionado e libera a primeira placa 330 do primeiro trava de esfera 420.
[0022] Em várias modalidades, o packboard 400 compreende ainda uma segunda fenda 450 e uma terceira fenda 452. Cada fenda pode ter uma forma substancialmente semelhante. A primeira fenda 410 pode ser disposta próximo a uma borda frontal e uma borda adjacente da asa do packboard 400. A segunda fenda 450 pode ser disposta axialmente adjacente à primeira fenda 410 em uma posição posterior à primeira fenda 410 próxima à borda adjacente da asa do packboard 400. A terceira fenda 452 pode ser disposta axialmente adjacente à segunda fenda 450 em uma posição posterior à segunda fenda 450 e próxima à borda adjacente da asa e uma borda posterior do packboard 400. A segunda fenda 450 pode ser montada a uma profundidade da borda adjacente da asa que é substancialmente semelhante à profundidade da primeira fenda 410 é da borda adjacente da asa. Disposto oposto a cada fenda, próximo a uma borda adjacente da fuselagem do packboard 400, pode haver um respectivo trava de esfera. Por exemplo, oposto à primeira fenda 410, próximo a uma borda frontal e uma borda adjacente da fuselagem do packboard 400, está um primeiro trava de esfera 420 acoplado ao painel superior 408 do packboard 400.
[0023] Com referência agora à FIG. 5, uma vista em seção transversal de um conjunto de compartimento 500 durante a montagem, de acordo com várias modalidades, é representada. O conjunto de compartimento 500 compreende um painel de estouro 300 e um packboard 400. Durante a montagem, cada suporte engata uma respectiva fenda. Em várias modalidades, o packboard 400 compreende ainda um segundo ilhó 512 disposto na segunda fenda 450. Cada fenda no packboard 400 pode incluir um ilhó disposto dentro da fenda. Por exemplo, o segundo suporte 350 engata o segundo ilhó 512 disposto dentro da segunda fenda 450. Em várias modalidades, o segundo ilhó 512 pode ser feito de um material compatível, como borracha natural e/ou sintética, silicone, neoprene de PTFE ou semelhante. O segundo ilhó 512 pode proteger a borda da segunda fenda 450 e/ou impedir o atrito da borda da segunda fenda 450. O segundo ilhó 512 também pode fornecer atrito adicional ao segundo suporte 350 e amortecer as vibrações do conjunto de compartimento 500 enquanto estiver em uso.
[0024] Depois de cada suporte engatar uma fenda respectiva, o painel de estouro 300 é articulado em torno das interfaces de suporte/ilhó 575 e cada placa no painel de estouro 300 engata um respectivo trava de esfera no packboard 400. Por exemplo, com breve referência agora às FIGS. 5 e 6A, a segunda placa 520 está alinhada e engata no segundo trava de esfera 530. As segundas esferas 532, que são dispostas circunferencialmente em torno de um segundo pistão 534 no segundo trava de esfera 530, serão comprimidas na montagem até que se encaixem na segunda placa 520, na qual as segundas esferas 522 se expandirão dentro da segunda placa 520 e prenderão o painel de estouro 300 ao packboard 400. O segundo trava de esfera 530 é feito de metal, como aço inoxidável, uma liga de níquel, titânio, alumínio ou qualquer metal comumente usado na técnica.
[0025] Com referência agora à FIG. 6A, uma vista em seção transversal de um conjunto de compartimento 500 depois de ser montado, de acordo com várias modalidades, é representada. O painel de estouro 300 é preso ao packboard 400 por meio das linguetas de trava de esfera e do suporte para interfaces de ilhós. Por exemplo, o segundo trava de esfera 530 é acoplado à segunda placa 520 e o segundo suporte 350 engata na segunda fenda 450 e prende o painel de estouro 300 ao packboard 400. Com referência agora à FIG. 6B, uma porção 675 de um conjunto de compartimento montado da FIG. 6A, de acordo com várias modalidades, é representado. O segundo suporte 350 compreende uma porção de acoplamento 610 e uma porção de rebordo 620. A porção de acoplamento 610 é acoplada a uma segunda montagem de suporte 616 da cobertura 310. O segundo suporte 350 compreende ainda um flange 615 que se estende em direção à borda adjacente da asa da cobertura 310. O suporte compreende ainda uma porção curva 630 que se curva para fora da cobertura 310 e em direção à segunda fenda 450. Em várias modalidades, a porção de rebordo 620 se estende a partir da porção curva 630 e forma uma porção substancialmente em forma de U. A porção de rebordo 620 engata no segundo ilhó 512. Em várias modalidades, o segundo ilhó 512 compreende uma ranhura que se estende ao redor de um perímetro do segundo ilhó 512. A ranhura é configurada para engatar o perímetro da fenda em uma superfície externa do painel inferior 406, uma superfície interna do painel inferior 406 e uma superfície de fenda se estendendo em torno de um perímetro da segunda fenda 450. Para instalar o segundo ilhó 512, o segundo ilhó 512 é comprimido e colocado na segunda fenda 450, depois o ilhó expande para sua forma não deformada e pressiona contra o perímetro da segunda fenda. Embora descrito em relação à segunda fenda 450 e ao segundo suporte 350, cada interface de suporte e fenda pode ser substancialmente semelhante à segunda fenda 450 e à segunda interface de suporte 350.
[0026] Em várias modalidades, uma interface de fenda e suporte, conforme descrito aqui, pode ser mais fácil de fabricar e menos dispendiosa do que os conjuntos de compartimento típicos para as corrediças de evacuação. Um painel de estouro com suportes, como divulgado neste documento, pode ser fixado mecanicamente por qualquer método conhecido na técnica e pode eliminar ligações adicionais em conjuntos de compartimentos para corrediças de evacuação. Além disso, os conjuntos de compartimentos, como aqui descritos, podem ser robustos.
[0027] Com referência agora à FIG. 7, é descrito um método de montagem de um conjunto de compartimento, de acordo com várias modalidades. O método compreende engatar uma pluralidade de suportes de um painel de estouro em uma pluralidade de respectivas fendas de um packboard. Cada suporte pode ser adjacente a um respectivo suporte na pluralidade de suportes (etapa 702). Da mesma forma, cada fenda pode ser adjacente a uma fenda correspondente na pluralidade de fendas. Cada suporte pode ser disposto em uma cobertura de um painel de estouro próximo a uma borda adjacente da asa do painel de estouro. Da mesma forma, cada fenda pode ser disposta em um painel inferior do packboard próximo a uma borda adjacente da asa do packboard. Em seguida, o painel de estouro é girado sobre o suporte para encaixar a interface em direção ao packboard (etapa 704). Então, uma pluralidade de travas de esferas dispostos em um painel superior do packboard engata uma pluralidade de placas respectivas dispostas em uma fuselagem adjacente à borda do packboard (etapa 706). Cada trava de esfera pode ser disposta em frente a uma respectiva fenda no packboard. Da mesma forma, cada placa pode ser disposta oposta a um respectivo suporte no painel de estouro. Além disso, cada trava de esfera pode ser disposto adjacente a um trava de esfera respectiva, e cada placa pode ser disposta adjacente a uma placa respectiva. Sobre a pluralidade de travas de esferas que engatam na pluralidade das respectivas placas, o painel de estouro é preso ao packboard (etapa 708). Embora descrito com referência a uma pluralidade de suportes, fendas e travas de esferas, está dentro do escopo desta divulgação que um único suporte, fenda e trava de esfera pode ser utilizado.
[0028] Benefícios e outras vantagens foram aqui descritos em relação a modalidades específicas. Além disso, as linhas de conexão mostradas nas várias figuras contidas neste documento destinam-se a representar exemplos de relações funcionais e/ou acoplamentos físicos entre os vários elementos. Deve-se observar que muitas relações funcionais alternativas ou adicionais ou ligações físicas podem estar presentes em um sistema prático. No entanto, os benefícios, vantagens, soluções para os problemas e quaisquer elementos que possam fazer com que qualquer benefício, vantagem ou solução ocorra ou fique mais evidente não serão interpretados como características ou elementos cruciais, necessários ou essenciais da divulgação. Consequentemente, o escopo da divulgação não deve ser limitado por nada a não ser as reivindicações anexas, nas quais a referência a um elemento no singular não deve significar “um(a) e apenas um(a)”, salvo quando explicitamente declarado, porém “um(a) ou mais”. Além disso, quando uma frase semelhante a “pelo menos um(a) dentre A, B ou C” é utilizada nas reivindicações, isso significa que a expressão deve ser interpretada como significando que apenas A pode estar presente em uma modalidade, apenas B pode estar presente em uma modalidade, apenas C pode estar presente em uma modalidade ou que qualquer combinação dos elementos A, B e C podem estar presentes em uma única modalidade; por exemplo, A e B, A e C, B e C ou A e B e C.
[0029] Os sistemas, métodos e aparelhos são fornecidos no presente documento. Na descrição detalhada neste documento, referências a “várias modalidades”, “uma modalidade,”, “um exemplo de modalidade,” etc., indicam que a modalidade descrita pode incluir um recurso, estrutura ou característica particular, mas cada modalidade pode não necessariamente incluir o recurso, estrutura ou característica em particular. Além do mais, tais frases não se referem necessariamente à mesma modalidade. Adicionalmente, quando um recurso, estrutura, ou característica em particular é descrito em conexão com uma modalidade, alega-se que é de conhecimento daqueles versados na técnica pressupor tal recurso, estrutura ou característica em conexão com outras modalidades explicitamente descritas ou não. Após a leitura do relatório descritivo, será evidente para aqueles versados na(s) técnica(s) relevante(s) como implementar a divulgação em modalidades alternativas.
[0030] Além disso, nenhum elemento, componente ou etapa de método na presente divulgação deve ser dedicado ao público, independentemente da possibilidade de o elemento, componente ou etapa do método ser expressamente citado nas reivindicações. Nenhum elemento reivindicatório descrito no presente documento deve ser interpretado sob as disposições do Título 35 do U.S.C. § 112(f), salvo quando o elemento for expressamente recitado usando a frase “meio para”. Conforme usados no presente documento, os termos “compreende”, “compreendendo” ou qualquer outra variação dos mesmos se destinam a cobrir uma inclusão não exclusiva, de forma tal que um processo, método, artigo ou aparelho que compreende uma lista de elementos não inclua somente esses elementos, porém possa incluir outros elementos não listados expressamente ou inerentes a tal processo, método, artigo ou aparelho.

Claims (15)

  1. Painel de estouro para uso em um sistema de evacuação de aeronave, caracterizado pelo fato de que o painel de estouro compreende:
    uma cobertura tendo um primeiro suporte de montagem disposto próximo a uma primeira borda da cobertura; e
    um primeiro suporte, o primeiro suporte compreendendo:
    a porção de acoplamento acoplada à primeira montagem de suporte;
    um flange que se estende da porção de acoplamento em direção à primeira borda da cobertura;
    uma porção curva que se estende do flange para longe da cobertura; e
    uma porção de rebordo que se estende da porção curva em direção à primeira borda da cobertura.
  2. Painel de estouro de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a porção de acoplamento é acoplada à primeira montagem de suporte por meio de um fixador mecânico.
  3. Painel de estouro de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o primeiro suporte é disposto próximo a uma segunda borda da cobertura, a segunda borda se estendendo ortogonal a partir da primeira borda e formando um primeiro canto da cobertura.
  4. Painel de estouro de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que compreende um segundo suporte, o segundo suporte disposto adjacente ao primeiro suporte a uma altura da primeira borda, o primeiro suporte sendo a altura da primeira borda do primeiro suporte.
  5. Painel de estouro de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o segundo suporte é substancialmente semelhante ao primeiro suporte.
  6. Painel de estouro de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que compreende ainda um terceiro suporte disposto adjacente ao segundo suporte na altura da primeira borda;
    em que compreende ainda uma primeira placa disposta adjacente ao primeiro suporte a uma primeira largura da segunda borda, o primeiro suporte sendo a primeira largura da segunda borda, a primeira placa configurada para receber um trava de esfera.
  7. Aeronave, caracterizada pelo fato de que compreende:
    um conjunto de compartimento, compreendendo:
    um painel de estouro incluindo um primeiro suporte e uma cobertura, o primeiro suporte disposto próximo a uma primeira borda da cobertura, o primeiro suporte tendo uma porção de rebordo; e
    um packboard incluindo um flange e um compartimento disposto dentro do flange, o compartimento compreendendo um painel inferior e um painel superior, o painel inferior compreendendo uma primeira fenda disposta no mesmo, a porção de rebordo do primeiro suporte engatando a primeira fenda.
  8. Aeronave de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que compreende ainda uma fuselagem e uma asa fixada à fuselagem, o conjunto de compartimento disposto na fuselagem próximo à asa.
  9. Aeronave de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que o packboard compreende ainda um ilhó disposto na primeira fenda, o ilhó engatando na porção de rebordo do primeiro suporte.
  10. Aeronave de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que o primeiro suporte compreende ainda uma porção de acoplamento, em que a porção de acoplamento é mecanicamente acoplada à cobertura.
  11. Aeronave de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que o primeiro suporte é disposto próximo a uma segunda borda da cobertura, a segunda borda se estendendo ortogonal a partir da primeira borda e formando um primeiro canto da cobertura.
  12. Aeronave de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo fato de que o segundo suporte, o segundo suporte disposto axialmente adjacente ao primeiro suporte a uma altura da primeira borda, o primeiro suporte sendo a altura da primeira borda do primeiro suporte;
    em que o painel de estouro compreende ainda um terceiro suporte disposto adjacente ao segundo suporte na altura da primeira borda;
    em que o painel de estouro pode ainda compreender uma primeira placa disposta adjacente ao primeiro suporte a uma primeira largura da segunda borda, o primeiro suporte sendo a primeira largura da segunda borda;
    em que o packboard compreende ainda um primeiro trava de esfera disposto oposto à primeira fenda, em que o primeiro trava de esfera é acoplado à primeira placa.
  13. Aeronave de acordo com a reivindicação 9, caracterizada pelo fato de que o ilhó compreende uma ranhura que engata uma superfície externa do painel inferior, uma superfície interna do painel inferior e uma superfície de perímetro da primeira fenda
  14. Método para montar um conjunto de compartimento para um sistema de evacuação de aeronave, o método caracterizado pelo fato de que compreende:
    engatar uma pluralidade de suportes de um painel de estouro em uma pluralidade de respectivas fendas de um packboard;
    girar o painel de estouro em torno de uma linha de dobradiça criada por uma interface entre a pluralidade de suportes e a pluralidade das respectivas fendas, a articulação sendo em direção ao packboard; e
    engatar um trava de esfera disposto em um painel de topo do packboard em uma respectiva placa disposta em uma fuselagem na borda adjacente do packboard.
  15. Método de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que compreende ainda prender o painel de estouro ao packboard;
    em que cada suporte na pluralidade de suportes compreende uma porção de rebordo, em que cada porção de rebordo engata uma fenda respectiva na pluralidade de fendas respectivas.
BR102020000510-3A 2019-06-26 2020-01-09 Painel de estouro para uso em um sistema de evacuação de aeronave, aeronave, e, método para montar um conjunto de compartimento para um sistema de evacuação de aeronave BR102020000510A2 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US16/453,698 US11117673B2 (en) 2019-06-26 2019-06-26 Method and system for retaining off-wing evacuation slide blowout panel
US16/453,698 2019-06-26

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102020000510A2 true BR102020000510A2 (pt) 2021-01-05

Family

ID=68917472

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102020000510-3A BR102020000510A2 (pt) 2019-06-26 2020-01-09 Painel de estouro para uso em um sistema de evacuação de aeronave, aeronave, e, método para montar um conjunto de compartimento para um sistema de evacuação de aeronave

Country Status (3)

Country Link
US (1) US11117673B2 (pt)
EP (1) EP3757011B1 (pt)
BR (1) BR102020000510A2 (pt)

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5102070A (en) * 1991-06-13 1992-04-07 Air Cruisers Company Inflatable aircraft evacuation slide arrangement
FR2807388B1 (fr) * 2000-04-07 2002-06-28 Aerospatiale Matra Airbus Porte d'aeronef et aeronef equipe d'une telle porte
FR2824312B1 (fr) 2001-05-02 2004-07-02 Eads Airbus Sa Dispositif d'evacuation rapide, pour aeronef
US7380755B2 (en) * 2005-05-26 2008-06-03 Goodrich Corporation Frangible pneumatic latch
US7467764B2 (en) * 2006-10-12 2008-12-23 Goodrich Corporation Fuselage mounted evacuation slide system
RU2628282C1 (ru) 2016-02-25 2017-08-15 Акционерное общество "Военно-промышленная корпорация "Научно-производственное объединение машиностроения" Узел стыковки разделяемых объектов летательных аппаратов
US10494109B2 (en) 2016-05-06 2019-12-03 Goodrich Corporation Systems and methods for retaining removable panel when deploying evacuation system
US10766625B2 (en) 2016-05-10 2020-09-08 Air Cruisers Company, LLC Release system for inflatable life saving devices
US10472076B2 (en) * 2016-09-12 2019-11-12 Goodrich Corporation Release system for evacuation slide assembly
US10843805B2 (en) * 2017-07-21 2020-11-24 Yaborã Indústria Aeronáutica S.A. Systems to prevent inadvertent in-flight deployment of inflatable aircraft emergency evacuation slides

Also Published As

Publication number Publication date
EP3757011A1 (en) 2020-12-30
US11117673B2 (en) 2021-09-14
US20200407069A1 (en) 2020-12-31
EP3757011B1 (en) 2023-11-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2275615T3 (es) Cubo de cateter.
ES2216332T3 (es) Conjunto propulsor con capos de ventilador equipado con elementos de seguridad de mantenimiento y de posicionamiento para aeronave.
US20140064950A1 (en) Lateral propulsion unit for aircraft comprising a turbine engine support arch
CN103448900B (zh) 壁安装系统及其方法
BR102017005226A2 (pt) Evacuation system for an aircraft, and, method for retention of a detachable panel
BRPI0712348B1 (pt) Dispositivo de fixação que permite a montagem de uma palheta de limpador de para-brisa a um braço porta-palheta, palheta de limpador de para-brisa e sistema de enxugamento
ES2677495T3 (es) Método de ensamblaje de un fuselaje y un fuselaje de aeronave
BR102014001654B1 (pt) sistema para reter e lançar uma pluralidade de canards e coberturas de canard em um projétil; método para ejetar uma pluralidade de coberturas de canard e lançar uma pluralidade de canards em um projétil; e sistema para reter e lançar uma pluralidade de canards e coberturas de canard em um projétil
BR102020000510A2 (pt) Painel de estouro para uso em um sistema de evacuação de aeronave, aeronave, e, método para montar um conjunto de compartimento para um sistema de evacuação de aeronave
WO2015000049A1 (pt) Conector para conduto flexível
BR112021006718A2 (pt) método para abrir / fechar a porta de uma aeronave e aeronave implementando tal método
ES2930051T3 (es) Pasador
US5660357A (en) Airstream ejected missile engine inlet cover
BR102017016282A2 (pt) Sistema de liberação, conjunto de escorrega de evacuação de uma aeronave, e, método para posicionamento de um escorrega de evacuação de uma aeronave.
ES2301304B1 (es) Sistema de apertura y cierre de seguridad para puertas.
BR102015013447A2 (pt) guia de airbag de cortina de coluna lateral
BR102020000603A2 (pt) aeronave, asa, e, método para acoplar uma nervura estrutural e um elemento termoelétrico a uma borda de ataque de uma asa.
US20050034934A1 (en) Wheel chock
ES2659071T3 (es) Estructura protectora para tabiques de placas
BR102016021637A2 (pt) aparelho de oclusão para fechar uma abertura apical na parede do coração
BR102018003758A2 (pt) tobogã de evacuação, conjunto de evacuação de uma aeronave, e, método de embalamento.
ES2671512T3 (es) Registro de calzada con marco y panel
BR102016022490A2 (pt) Retention arrangement for a loaded cylinder valve, and, loaded cylinder disposal
BR102017020044A2 (pt) Componente inflável, conjunto de evacuação da aeronave, e, método de ativação de uma escorregadeira-barco inflável
CN216339106U (zh) 高速公路施工临时组装式防眩板

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]