BR102017002472A2 - Imaging machine and sheet feeding device - Google Patents

Imaging machine and sheet feeding device Download PDF

Info

Publication number
BR102017002472A2
BR102017002472A2 BR102017002472A2 BR 102017002472 A2 BR102017002472 A2 BR 102017002472A2 BR 102017002472 A2 BR102017002472 A2 BR 102017002472A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
sheet
feed
image forming
path
openable member
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

“APARELHO FORMADOR DE IMAGEM E DISPOSITIVO ALIMENTADOR DE FOLHA” CAMPO DA INVENÇÃO E TÉCNICA RELACIONADA
[0001] A presente invenção relaciona-se a um aparelho formador de imagem incluindo um membro que pode se abrir aberto quando uma obstrução de uma folha ocorre.
[0002] O aparelho formador de imagem tal como uma máquina copiadora ou uma impressora inclui uma dispositivo alimentador de folha para alimentar a folha sobre a qual uma imagem é para ser formada por uma porção formadora de imagem.
[0003] O dispositivo alimentador de folha inclui uma porção inversora para alimentar a folha de uma maneira alternada como exposto no Pedido de Patente Japonês Aberto (JP-A) 2011-11838. A porção inversora inclui um caminho de alimentação de descarga, um caminho de indução inversa, um caminho de alternância, e um caminho de descarga inversa. O caminho de alimentação de descarga é um caminho de alimentação de folha para guiar a folha, sobre a qual a imagem é formada, afim de descarregar a folha do aparelho formador de imagem. O caminho de indução inversa é um caminho de alimentação se ramificando do caminho de alimentação de descarga. O caminho de alternância é uma caminho de alimentação de folha no qual a folha, sobre a qual a imagem é formada, atravessou o caminho de indução inversa é puxada a fim de virar de cabeça para baixo a folha e inverter extremidades dianteira e traseira da folha com relação a uma direção de alimentação (folha). O caminho de descarga inversa é um caminho de alimentação de folha, fundido com o caminho de alimentação de descarga, para guiar a folha puxada no caminho de alternância a fim de descarregar a folha do aparelho formador de imagem. No caso do aparelho formador de imagem capaz de efetuar formação de imagem em ambos os lados (lado duplo) para formar imagens sobre as superfícies (lados) da folha, o dispositivo alimentador de folha também inclui ambos um caminho de alimentação de ambos os lados que é um caminho de alimentação de folha no qual a folha de qual extremidades dianteira e traseira com relação à direção de alimentação são invertidas no caminho de alternância na porção inversora é alimentada.
[0004] Incidentemente, no caso onde uma obstrução ocorre no aparelho formador de imagem, "liberação de obstrução" para remover a folha causando a obstrução é requerida. Por essa razão, um membro que pode se abrir é provido como uma parte do aparelho formador de imagem e o membro que pode se abrir é aberto para expor o dispositivo alimentador de folha e um membro alimentador (folha) e então a folha é removida. Por exemplo, em alguns casos, uma porta rotativa (porta inversora) é provida a uma superfície lateral do aparelho formador de imagem, onde a folha é para ser descarregada, a fim de expor o caminho de alimentação de folha e o membro de alimentação da porção inversora descrita acima.
[0005] Ademais, para o aparelho formador de imagem, uma unidade de desfazer ondulação para corrigir um estado ondulado da folha sobre a qual a imagem é formada e uma unidade de opção, para executar um pós-processamento, tal como um rematador para executar grampeamento são adicionalmente móveis em alguns casos. Quando a unidade de opção é montada ao aparelho formador de imagem, a unidade de opção e o aparelho formador de imagem são usados integralmente como um sistema formador de imagem.
[0006] JP-A 2003-241454 expõe uma constituição na qual uma porta que pode se abrir para abrir um caminho de alimentação é provida com uma lâmpada e o caminho de alimentação é iluminado com a lâmpada quando a porta é aberta.
[0007] Porém, no caso onde a unidade de opção está montada ao aparelho formador de imagem, uma operação tal como a liberação de obstrução não é executada prontamente em alguns casos.
[0008] Por exemplo, no caso onde a obstrução gerada na porção inversora descrita acima em um estado no qual a unidade de opção está conectada com a superfície lateral do aparelho formador de imagem onde a folha é para ser descarregada será considerado. Neste caso, pela influência de existência da unidade de opção, um ângulo de abertura/fechamento da porta inversora se torna pequeno e um espaço (espaço aberto) para permitir a liberação de obstrução quando a porta inversora está aberta se torna estreito. Ademais, a fim de manter a porta inversora em um estado que pode se abrir ou similar, elementos da unidade de opção, tal como a caminho de alimentação de folha estão dispostos a uma porção superior da porta inversora. Por essa razão, o espaço aberto da porta inversora se torna escuro como uma sombra da unidade de opção e o membro que pode se abrir, de forma que visibilidade da folha estagnando na caminho de alimentação de folha fica pior em alguns casos. Como resultado, a liberação de obstrução não é executada prontamente.
[0009] Ademais, na constituição de JP-A 2003-241454, quando a porta é aberta, a lâmpada é descoberta no espaço aberto pela abertura da porta. Por essa razão, a lâmpada constitui um obstáculo quando a folha de estagnação é removida.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[0010] A presente invenção provê um aparelho formador de imagem capaz de executar facilmente uma operação tal como liberação de obstrução em um espaço aberto de um membro que pode se abrir.
[0011] De acordo com um aspecto da presente invenção, é provido um aparelho formador de imagem compreendendo: uma montagem principal; uma porção formadora de imagem para formar uma imagem sobre uma folha; um membro que pode se abrir suportado rotativamente pela montagem principal; um primeiro guia de alimentação provido sobre o membro que pode se abrir; um segundo guia de alimentação provido na montagem principal, em que quando o membro que pode se abrir é fechado, um caminho de alimentação de folha para alimentar a folha é formado pelo primeiro e segundo guias de alimentação; um furo provido no primeiro guia de alimentação; e um dispositivo de iluminação, provido sobre o membro que pode se abrir, para iluminar pelo menos uma parte do segundo guia de alimentação pelo furo quando o membro que pode se abrir é aberto.
[0012] Características adicionais da presente invenção se tornarão aparentes da descrição seguinte de concretizações exemplares com referência aos desenhos anexos.
DESCRIÇÃO BREVE DOS DESENHOS
[0013] Figura 1 é uma vista secional esquemática de um sistema formador de imagem.
[0014] Figura 2 é uma vista de perspectiva do sistema formador de imagem.
[0015] Figura 3 é uma vista de perspectiva de uma porta inversora e uma vizinhança dela.
[0016] Figura 4 é uma vista de perspectiva da sistema formador de imagem durante uma operação da porta inversora.
[0017] Figura 5 é uma vista secional esquemática de um aparelho formador de imagem ao qual um rematador não está montado.
[0018] Figura 6 é uma vista secional da porta inversora e da vizinhança dela.
[0019] Figura 7 é um fluxograma de um exemplo de controle de ativação e desativação de um dispositivo de iluminação (dispositivo de iluminação).
[0020] Figura 8 é uma vista de perspectiva mostrando uma superfície exterior da porta inversora.
[0021] Figura 9 é um fluxograma de outro exemplo do controle de ativação e desativação do dispositivo de iluminação.
[0022] Figura 10 é uma vista de perspectiva da porta inversora.
DESCRIÇÃO DAS CONCRETIZAÇÕES
[0023] Um aparelho formador de imagem e um sistema formador de imagem de acordo com a presente invenção serão descritos com referência aos desenhos.
[0024] Concretização 1 1. Sistema formador de imagem [0025] Figura 1 é uma vista secional esquemática de uma sistema formador de imagem 100 nesta concretização. Figura 2 é uma vista de perspectiva do sistema formador de imagem 100.
[0026] O sistema formador de imagem 100 inclui um aparelho formador de imagem 1 e um rematador 80 como uma unidade de opção. Nesta concretização, o aparelho formador de imagem 1 é um aparelho formador de imagem a cores usando um tipo eletrofotográfico. Particularmente, nesta concretização, das vantagens tal como a compatibilidade com uma ampla variedade de folhas e produtividade de impressão excelente, o aparelho formador de imagem 1 emprega um tipo em tandem de transferência intermediária no qual unidades formadoras de imagem para quatro cores são providas e dispostas sobre uma correia de transferência intermediária. Ademais, nesta concretização, o rematador (dispositivo de pós-processamento) 80 tem uma função de pós-processamento tal como grampeamento ou encadernação.
[0027] O aparelho formador de imagem 1 inclui uma porção alimentadora de folha 101 para alimentar uma folha (material de gravação, material de transferência) S tal como uma folha de gravação e uma porção alimentadora de folha (carregadora) 109 para alimentar (carregar) a folha S alimentada pela porção alimentadora de folha 101. Nesta concretização, um dispositivo alimentador de folha 2 é constituído pela porção alimentadora de folha 101 e a porção alimentadora de folha 109. O aparelho formador de imagem 1 inclui uma porção formadora de imagem 102 para formar uma imagem sobre a folha S alimentada pela porção alimentadora de folha 109.
[0028] A porção alimentadora de folha 101 inclui as porções de acomodação de folha 30 - 34 e membros alimentadores de folha 35 - 39.
[0029] A porção formadora de imagem 102 inclui membros fotossensíveis 61 (61Y, 61M, 61C, 61K), dispositivos carregadores 62 (62Y, 62M, 62C, 62K), dispositivos de exposição 63 (63Y, 63M, 63C, 63K) e dispositivos reveladores 64 (64Y, 64M, 64C, 64K). Ademais, a porção formadora de imagem 102 inclui dispositivos de transferência primária 66 (66Y, 66M, 66C, 66K) e limpadores de membro fotossensível 65 (65Y, 65M, 65C, 65K). Ademais, a porção formadora de imagem 102 inclui uma correia de transferência intermediária 67 sobre a qual imagens de toner formadas nos membros fotossensíveis 61Y, 61M, 61C, 61K são transferidas primeiro e um rolo de transferência secundário 43, que é um dispositivo de transferência secundário para transferir as imagens de toner da correia de transferência intermediária 67 sobre a folha S. A correia de transferência intermediária 67 é esticada através de rolos como rolos de estiramento tais como um rolo de acionamento 68, um rolo de tensão 69 e um rolo de transferência secundário interno 70 e é acionado rotacionalmente (alimentado) em uma direção de seta R (direção horária) indicada na Figura 1. Ademais, a porção formadora de imagem 102 inclui um dispositivo de fixação 45 para fixar uma imagem sobre a folha S na qual as imagens de toner são transferidas.
[0030] A porção alimentadora de folha 109 inclui caminhos de alimentação de provisão 40, 41, que são caminhos de alimentação de folha pelos quais a folha S alimentada pelos membros alimentadores de folha 35 - 39 da porção alimentadora de folha 101 passa. Ademais, a porção alimentadora de folha 109 inclui um par de rolos de registro 42 para alimentar a folha S a uma porção de transferência secundária (beliscão de transferência secundário) N, que é uma porção de contato entre a correia de transferência intermediária 67 e o rolo de transferência secundário 43. Ademais, a porção alimentadora de folha 109 inclui uma correia de alimentação de pré-fixação 44 para enviar a folha S, sobre a qual as imagens de toner são transferidas, para o dispositivo de fixação 45. Em um lado a jusante do dispositivo de fixação 45, um caminho de alimentação de pós-fixação 59 ao longo do qual um par de rolos de descarga interno 46 é provido. Ademais, a porção alimentadora de folha 109 inclui uma porção inversora 85, para alimentar a folha de uma maneira em alternância, provida a jusante do caminho de alimentação de pós-fixação 59 com relação a uma direção de alimentação (folha) da folha S. O caminho de alimentação de pós-fixação 59 e a porção inversora 85 estão conectados entre si por uma saída (primeira porção de conexão) 59a do caminho de alimentação de pós-fixação 59, que é um primeiro caminho horizontal que se estende substancialmente horizontalmente.
[0031] A porção inversora 85 inclui um caminho de alimentação de descarga 51, um caminho de indução inversa 52, um caminho de alternância 55 e um caminho de descarga inversa 56. O caminho de alimentação de descarga 51 se conectando com o caminho de alimentação de pós-fixação 59 a uma extremidade a montante disso com relação à direção de alimentação é um caminho de alimentação de folha para guiar a folha S, sobre a qual a imagem é formada, a fim de descarregar a folha S do aparelho formador de imagem 1. O caminho de indução inversa 52 se conectando com o caminho de alimentação de pós-fixação 59 a um a extremidade montante disso com relação à direção de alimentação é um caminho de alimentação de folha se ramificando do caminho de alimentação de pós-fixação 59. O caminho de alternância 55 é um caminho de alimentação de folha no qual a folha S que atravessou o caminho de indução inversa 52 é puxada (tirada) para virar de cabeça para baixo a folha S e inverter as extremidades dianteira e traseira da folha S com relação à direção de alimentação. O caminho de descarga inversa 56 é uma caminho de alimentação de folha, fundido com o caminho de alimentação de descarga 51, para guiar a folha S, puxada no caminho de alternância 55, para ser descarregada do aparelho formador de imagem 1. Ademais, a porção inversora 85 inclui um par de rolos inversor superior 53 e um par de rolos inversor inferior 54 que são membros de alimentação providos ao longo do caminho de alternância 55. Ademais, a porção inversora 85 inclui um par de rolos de descarga exterior 49, que é um membro de alimentação para alimentar a folha S descarregada do dispositivo de fixação 45.
[0032] Ademais, a porção alimentadora de folha 109 inclui um caminho de alimentação de ambos os lados (lado duplo) 47, que é um caminho de alimentação de folha para alimentar a folha S invertida em direção de alimentação no caminho de alternância 55 da porção inversora 85. O caminho de alternância 55 e o caminho de alimentação de ambos os lados 47 estão conectados entre si por uma entrada (segunda porção de conexão) 47a do caminho de alimentação de ambos os lados 47, que é um segundo caminho horizontal se estendendo substancialmente horizontalmente. O caminho de alimentação de ambos os lados 47 se conecta com o caminho de alimentação de provisão 41. Ademais, a porção alimentadora de folha 109 inclui pares de rolos de ambas superfícies 48a - 48d, que são membros de alimentação para alimentar a folha S atravessando o caminho de alimentação de ambos os lados 47.
[0033] Ademais, o aparelho formador de imagem 1 é provido com uma tela operacional 303. A tela operacional 303 não só funciona como um dispositivo de exibição para exibir informação sobre o aparelho formador de imagem 1, mas também funciona como uma entrada para introduzir vários valores de colocação no aparelho formador de imagem 1.
[0034] Por outro lado, o rematador 80 inclui uma unidade de caminho regulador 181 para alimentar a folha S descarregada do aparelho formador de imagem 1 e uma unidade de pós-processamento (montagem principal de rematador) 108 para processar a folha S alimentada pela unidade de caminho regulador 181. A unidade de caminho regulador 181 inclui um caminho regulador 81 que é alimentando um caminho de alimentação de folha para guiar a folha S a ser alimentada à unidade de pós-processamento 108. O caminho regulador 81 está conectado com o caminho de alimentação de descarga 51 do aparelho formador de imagem 1 em um lado a jusante com relação à direção de alimentação da folha S. Ademais, o rematador 80 inclui porções de empilhamento de descarga 83a - 83d sobre as quais a folha S processada pela unidade de pós-processamento 108 é descarregada. Incidentemente, a unidade de caminho regulador 181 e a unidade de pós-processamento 108 são unidades individuais, e o aparelho formador de imagem 1 também pode ser conectado com a unidade de pós-processamento 108 pela unidade de caminho regulador 181. 2. Processo de alimentação de folha [0035] A folha S é acomodada nas porções de acomodação de folha 30 - 34 de uma maneira empilhada e é alimentada pelas respectivas porções alimentadoras de folha 35 - 39 em sincronismo com temporização de formação de imagem na porção formadora de imagem 102. A folha S alimentada pela respectivas porções alimentadoras de folha 35 - 39 passa pelos respectivos caminhos de alimentação de folha 40, 41 e é alimentada ao par de rolos de registro 42.
[0036] A folha alimentada S é contatada contra o par de rolos de registro 42 e forma uma volta disso. Como resultado, uma extremidade principal da folha S segue o par de rolos de registro 42, de forma que movimento oblíquo da folha S seja corrigido. Ademais, o par de rolos de registro 42 envia, depois de corrigir o movimento oblíquo da folha S, a folha S para a porção de transferência secundária N à temporização predeterminada em sincronismo com temporização de formação de imagem sobre a folha S. Quer dizer, o par de rolos de registro 42 alimenta a folha S para a porção de transferência secundária N em sincronismo com temporização quando as imagens de toner levadas sobre a correia de transferência intermediária 67, que é um membro portador de imagem, alcança a porção de transferência secundária N.
[0037] A porção de transferência secundária N é um beliscão que é formado pelo rolo de transferência secundária interna 70 e o rolo de transferência secundária 43 dispostos contrários um ao outro pela correia de transferência intermediária 67 e onde as imagens de toner são para serem transferidas sobre a folha S. Na porção de transferência secundária N, as imagens de toner são transferidas (transferidas secundárias) sobre a folha S aplicando pressão predeterminada e uma polarização de carga eletrostática predeterminada. 3. Processo de formação de imagem [0038] Um processo de formação de imagem executado à mesma temporização como o processo de alimentação de folha à porção de transferência secundária N descrita acima será descrito. A superfície do membro fotossensível giratório 61 é carregada eletricamente uniformemente pelo dispositivo de carregamento 62. A superfície do membro fotossensível carregado 61 é sujeita a exposição de varredura pelo dispositivo de exposição 63. O dispositivo de exposição 63 é acionado na base de um sinal de informação de imagem enviado. Como resultado, uma imagem latente eletrostática (imagem eletrostática) é formada no membro fotossensível 61. A imagem latente eletrostática formada no membro fotossensível 61 é posicionada (visualizada) com toner como um revelador pelo dispositivo de revelação 64. Como resultado, a imagem de toner é formada no membro fotossensível 61. A imagem de toner no membro fotossensível 61 é transferida (transferida primária) sobre a correia de transferência intermediária 67 aplicando pressão predeterminada e uma polarização de carga eletrostática predeterminada pelo dispositivo de transferência primária 66. Toner (toner residual de transferência) permanecendo no membro fotossensível 61 em uma quantidade leve depois de uma etapa de transferência primária é removido e coletado da superfície do membro fotossensível 61 pelo limpador de membro fotossensível 65.
[0039] Durante a formação de uma imagem a cores completa, o processo de formação de imagem descrito acima é executado para cada uma das cores de amarelo (Y), magenta (M), ciano (C) e preto (K). Então, as imagens de toner das cores respectivas de Y, M, C e K formadas nos respectivos membros fotossensíveis 61 são transferidas sobrepostamente sobre a correia de transferência intermediária 67. Como resultado, as imagens de toner para a imagem a cores completa é formada na correia de transferência intermediária 67.
[0040] Incidentemente, o aparelho formador de imagem 1 também é capaz de formar uma imagem monocromática de uma única cor tal como preto. 4. Processos de transferência secundária e posteriores [0041] Como descrito acima, na porção de transferência secundária N, as imagens de toner são transferidas (transferidas secundárias) da correia de transferência intermediária 67 sobre a folha S. Depois disso, a folha S é alimentada ao dispositivo de fixação 45 pela correia de alimentação de pré-fixação 44. O dispositivo de fixação 45 fixa (fixa derretendo) as imagens de toner sobre a folha S através de pressão predeterminada (força premente) por rolos ou correias providas contrárias entre si e por calor de uma fonte de calor tal como um aquecedor.
[0042] A folha S sobre a qual a imagem é fixada é alimentada no caminho de alimentação de pós-fixação 59 pelo par de rolos de descarga interno 46 e é alimentada ao caminho de alimentação de descarga 51 ou ao caminho de indução inversa 52. A uma porção de ramificação entre o caminho de alimentação de descarga 51 e o caminho de indução inversa 52, um dispositivo de comutação (não mostrado) para trocar seletivamente o caminho de alimentação de folha da folha S é provido. Quando a folha S é descarregada do aparelho formador de imagem 1, o caminho de alimentação de descarga 51 é selecionado. No caso onde a folha S é virada de cabeça para baixo ou extremidades dianteira e traseira da folha S são invertidas e a folha S é descarregada do aparelho formador de imagem 1 ou no caso onde a imagem é formada sobre uma segunda superfície em formação de imagem em ambas superfícies, o caminho de indução inversa 52 é selecionado.
[0043] A folha S alimentada no caminho de alimentação de descarga 51 pelo par de rolos de descarga interno 46 é descarregada do aparelho formador de imagem 1 pelo par de rolos de descarga exterior 49. Com o caminho de alimentação de descarga 51, o caminho regulador 81 provido na unidade de caminho regulador 181 do rematador 80 está conectado. A folha S alimentada pelo par de rolos de descarga exterior 49 é enviada à unidade de pós-processamento 108 pelo caminho regulador 81 e é sujeita a pós-processamento pela unidade de pós-processamento 108 como desejado. Então, finalmente, a folha S é descarregada sobre as porções de empilhamento de descarga 83a - 83d.
[0044] No caso onde a imagem é formada sobre a segunda superfície na formação de imagem de ambas superfícies, a folha S alimentada no caminho de indução inversa 52 é puxada no caminho de alternância 55 pelo par de rolos inversor superior 53 e pelo par de rolos inversor inferior 54. As extremidades dianteira e traseira da folha S puxada no caminho de alternância 55 são invertidas com relação à direção de alimentação trocando uma direção rotacional do par de rolos inversor inferior 54 para uma direção oposta àquela durante o arrastamento da folha S (operação de comutação). Então, a folha S é alimentada ao caminho de alimentação de ambos os lados 47 pelo par de rolos inversor inferior 54. Depois disso, a folha S é alimentada no caminho de alimentação de ambos os s 47 pelos ambos pares de rolos de ambas as superfícies 48a - 48d e é fundida com o caminho de alimentação 41 enquanto assegurando a temporização de uma folha S subsequente alimentada pelos respectivos membros alimentadores de folha 35 - 39. Então, a folha S é alimentada à porção de transferência secundária N pelo par de rolos de registro 42. Com relação ao processo de formação de imagem na superfície traseira (segunda superfície), o processo é o mesmo como aquele de acordo com o caso da superfície dianteira (primeira superfície) e portanto será omitido da descrição.
[0045] No caso onde a folha S é descarregada do aparelho formador de imagem 1 depois de ser virada de cabeça para baixo e depois que as extremidades dianteira e traseira da folha S são invertidas, semelhantemente como no caso onde a imagem é formada sobre a segunda superfície na formação de imagem de ambas as superfícies, a folha S é puxada do caminho de indução inversa 52 no caminho de alternância 55. Depois disso, a direção rotacional do par de rolos inversor superior 53 e do par de rolos inversor inferior 54 é trocada a uma direção oposta àquela durante o arrastamento da folha S, por meio de que a folha S é virada de cabeça para baixo e as extremidades dianteira e traseira dela com relação à direção de alimentação são invertidas, de forma que a folha S seja descarregada do caminho de alternância 55. A folha S é descarregada do aparelho formador de imagem 1 pelo par de rolos de descarga exterior 49 pelo caminho de descarga inversa 56, e então é enviada ao caminho regulador 81 do rematador 80 da mesma maneira como descrito acima. 5. Constituição para liberação de obstrução na porção inversora [0046] Uma constituição para remover a folha estagnando na porção inversora 85 no caso onde uma obstrução gerada será descrita.
[0047] Figura 3 é uma vista de perspectiva da porção inversora 85 e uma vizinhança dela. Na Figura 3, para entendimento fácil de uma constituição da porção inversora 85, o rematador 80 é omitido da ilustração.
[0048] Incidentemente, com relação ao sistema formador de imagem 100 (aparelho formador de imagem 1, rematador 80), um lado dianteiro (superfície) na folha de desenho da Figura 1 é um "lado dianteiro (superfície dianteira)" e um lado traseiro (superfície) na folha de desenho da Figura 1 é um "lado traseiro (superfície traseira)". Esta direção traseira - dianteira é substancial mente paralela às direções de eixo rotacional dos membros fotossensíveis 61 e os rolos de estiramento 68 - 70 para a correia de transferência intermediária 67. No lado dianteiro do aparelho formador de imagem 1, a tela operacional 303 é provida, e operador tal como um usuário ou um representante de serviço executa normalmente uma operação do sistema formador de imagem 100 do lado dianteiro do aparelho formador de imagem 1. Ademais, com relação ao sistema formador de imagem 100 (aparelho formador de imagem 1, rematador 80), uma direção direita - esquerda é uma direção direita - esquerda quando o sistema formador de imagem 100 é visto do lado dianteiro. Em geral, o sistema formador de imagem 100 é provido e usado de forma que a direção traseira - dianteira seja uma direção substancial mente horizontal (substancialmente perpendicular a uma direção gravitacional). Ademais, uma direção acima - abaixo é uma direção acima - abaixo com relação à direção gravitacional (direção vertical), mas não significa só direita (apenas) acima e direita (apenas) abaixo, mas inclui um lado superior e um lado inferior com relação a uma superfície horizontal atravessando um elemento objetivo ou posição.
[0049] No lado esquerdo do aparelho formador de imagem 1, isto é, a uma superfície lateral adjacente à porção inversora 85, uma porta inversora 57 como um membro que pode se abrir é provida de forma que o caminho de alimentação de folha e os membros de alimentação na porção inversora 85 possam ser expostos. A porta inversora 57 é um exemplo do membro que pode se abrir para expor pelo menos uma parte da caminho de alimentação de folha, para guiar a folha S no dispositivo alimentador de folha 2, para um exterior do aparelho formador de imagem 1. A porta inversora 57 é suportada por uma montagem principal de aparelho 4 (uma estrutura da montagem principal de aparelho 4 nesta concretização) do aparelho formador de imagem 1 de modo a ser rotativa por uma porção de articulação 94 provida no lado traseiro do aparelho formador de imagem 1. Nesta concretização, a porta inversora 57 gira sobre um centro de rotação (eixo de rotação) 93 disposto de modo a se estender em uma direção substancial mente gravitacional da porção de articulação 94. Quer dizer, a porta inversora 57 gira na direção substancialmente horizontal sobre um centro de rotação 93 posicionado no lado traseiro do aparelho formador de imagem 1. Assim, tipicamente, o membro que pode se abrir gira sobre o centro de rotação substancialmente paralelo a uma superfície plana substancialmente perpendicular à superfície da folha alimentada no caminho de alimentação de folha, e é aberto e fechado. Particularmente, nesta concretização, o membro que pode se abrir gira sobre o centro de rotação disposto ao longo da direção substancialmente gravitacional, e é aberto e fechado.
[0050] A porta inversora 57 segura um rolo do par de rolos inversor superior 53 e um rolo do par de rolos inversor inferior 54. Uma superfície interna da porta inversora 57 constitui uma superfície de guia de alimentação (porção de guia) 60 que forma o caminho de alternância 55 e o caminho de indução inversa 52. Assim, nesta concretização, a dispositivo alimentador de folha 2 inclui, como o caminho de alimentação de folha, um primeiro caminho para descarregar a folha S sobre a qual a imagem é formada pela porção formadora de imagem 102. Ademais, nesta concretização, o dispositivo alimentador de folha 2 inclui, como o caminho de alimentação de folha, um segundo caminho no qual a folha S é puxada para ser virada de cabeça para baixo e para inverter as extremidades dianteira e traseira dela com relação à direção de alimentação e que se ramifica do primeiro caminho. Nesta concretização, o caminho de alimentação de descarga 51 constitui o primeiro caminho. Ademais, nesta concretização, o caminho de indução inversa 52, o caminho de alternância 55 e o caminho de descarga inversa 56 constituem o segundo caminho. Ademais, nesta concretização, a porção de guia 60 da porta inversora 57 como o membro que pode se abrir forma pelo menos uma parte do segundo caminho descrito acima.
[0051] Como mostrado na Figura 3, girando a porta inversora 57 para abrir, é possível não só espaçar os rolos, um do outro, constituindo cada um do par de rolos inversor superior 53 e do par de rolo inversor inferior 54, mas também abrir o caminho de indução inversa 52 e o caminho de alternância 55. Ademais, assim girando a porta inversora 57 para abrir, um estado no qual a folha S se estagnando no caminho de alimentação de descarga 51, no caminho de indução inversa 52, no caminho de alternância 55, no caminho de descarga inversa 56 ou no caminho de alimentação de ambos os lados 47 pode ser removida (liberação de obstrução) é formado.
[0052] A porta inversora 57 inclui um mecanismo de travamento 201 para travar a porta inversora 57 a uma posição fechada. O mecanismo de travamento 201 inclui um eixo de gancho 202 provido rotativamente sobre a porta inversora 57, e um gancho 92 e um punho 91 (Figura 4) que são fixados ao eixo de gancho 202. O gancho 92 trava a porta inversora 57 a uma posição fechada estando engatada com um pino de posicionamento (não mostrado) provido na montagem principal de aparelho 4. O gancho 92 pode ser desengatado do pino de posicionamento girando o eixo de gancho 202 em uma direção de desengate operando o punho 91 pelo operador. Por outro lado, quando a porta inversora 57 é fechada, o gancho 92 é engatado automaticamente com o pino de posicionamento, de forma que travamento seja feito.
[0053] Aqui, uma operação de abertura da porta inversora 57 para executar a liberação de obstrução é executada em um estado no qual uma cobertura exterior de lado dianteiro 209 provida na unidade de caminho regulador 181 do rematador 80 como mostrado na Figura 4. Neste momento, a uma porção superior da porta inversora 57, o caminho regulador 81 está disposto, e no lado esquerdo da porta inversora 57, a unidade de pós-processamento 108 está disposta. O lado traseiro da unidade de caminho regulador 181 está coberto com uma placa lateral e uma cobertura exterior (que não são mostradas). Assim, nesta concretização, até mesmo em um estado no qual o rematador 80 está montado ao aparelho formador de imagem 1, a porta inversora 57 é mantida abertamente. Porém, a unidade de pós-processamento 108 existe no lado esquerdo da porta inversora 57, e portanto o ângulo de abertura/fechamento (ângulo rotativo) da porta inversora 57 é limitado a cerca de 30 graus, de forma que um espaço (operação) no qual liberação de obstrução é executada quando a porta inversora 57 é aberta se torna estreito. Ademais, devido à existência de elementos do rematador 80 a posições acima e no lado esquerdo da porta inversora 57, luz só entra no espaço aberto da porta inversora 57 substancialmente do lado dianteiro.
[0054] Por outro lado, como mostrado na Figura 5, quando o rematador 80 não está montado ao aparelho formador de imagem 1, a folha S sobre a qual a imagem é formada é descarregada sobre uma bandeja de descarga 50 provida a uma superfície lateral adjacente à porção inversora 85 do aparelho formador de imagem 1. Neste estado, a porta inversora 57 pode se abrir na direção horizontal por cerca de 90 graus. Ademais, a uma periferia do espaço aberto da porta inversora 57, não há substancialmente nenhum membro que bloqueia a luz, e portanto, o espaço aberto da porta inversora 57 é iluminado adequadamente.
[0055] Quer dizer, nesta concretização, o rematador 80 para receber a folha S do dispositivo alimentador de folha 2 pode ser montável arbitrariamente ao aparelho formador de imagem 1. Ademais, a porta inversora 57 do aparelho formador de imagem 1 pode se abrir em um estado no qual o rematador 80 está montado ao aparelho formador de imagem 1. Ademais, quando um estado de luz ambiente a uma periferia do sistema formador de imagem 100 é substancialmente o mesmo, a porta inversora 57 está disposta a uma posição onde o espaço aberto quando a porta inversora 57 está aberta é mais escuro em um estado no qual o rematador 80 está montado ao aparelho formador de imagem 1 do que em um estado no qual o rematador 80 não está montado ao aparelho formador de imagem 1. Particularmente, nesta concretização, o ângulo de abertura/fechamento da porta inversora 57 é menor no estado no qual o rematador 80 está montado ao aparelho formador de imagem 1 do que no estado no qual o rematador 80 não está montado ao aparelho formador de imagem 1. 6. Dispositivo de iluminação (iluminação) [0056] Um dispositivo de iluminação (iluminação) para iluminar (iluminar) o espaço aberto da porta inversora 57 nesta concretização será descrito.
[0057] Como descrito acima, no estado no qual o rematador 80 está montado ao aparelho formador de imagem 1, o ângulo de abertura/fechamento da porta inversora 57 está limitado, e só a luz do lado dianteiro entra no espaço aberto da porta inversora 57, e portanto a folha S se estagnando no caminho de alimentação de folha não é reconhecida prontamente. Quer dizer, no estado no qual o rematador 80 está montado, uma periferia do espaço aberto da porta inversora 57 é rodeado parcialmente pelo rematador 80 e a porta inversora 57, e portanto se torna escuro, de forma que visibilidade da folha S se estagnando no caminho de alimentação de folha abaixa. Como resultado, a liberação de obstrução não é executada prontamente.
[0058] Portanto, nesta concretização, como mostrado na Figura 3, o aparelho formador de imagem 1 é provido com um dispositivo de iluminação 3, provido na porta inversora 57, para iluminar pelo menos o caminho de alimentação de folha exposto a um exterior do aparelho formador de imagem 1 quando a porta inversora 57 está aberta.
[0059] Figura 10 é uma vista de perspectiva da porta inversora 57 com relação à direção traseira - dianteira e mostra um arranjo do dispositivo de iluminação 3. Nesta concretização, a porta inversora 57 inclui, como pelo menos uma parte dos caminhos de alimentação de folha, a porção de guia 60 formando o caminho de indução inversa 52 e o caminho de alternância 55. Ademais, um espaço é formado entre a porção de guia 60 e uma cobertura exterior de porta 57b formando uma superfície exterior da porta inversora 57. Nesta concretização, neste espaço, especificamente sobre uma superfície lateral da cobertura exterior de porta 57a no lado de porção de guia 60, o dispositivo de iluminação 3 está disposto. Quer dizer, o dispositivo de iluminação 3 está disposto entre a porção de guia 60 e uma superfície exterior 57c da porta inversora 57 enfrentando o exterior do aparelho formador de imagem 1. Assim, dispondo o dispositivo de iluminação 3 dentro da porção de guia 60, a alimentação da folha S não é afetada adversamente. Ademais, abrindo a porta inversora 57, o dispositivo de iluminação 3 não é exposto ao espaço aberto, e portanto o dispositivo de iluminação 3 não constitui um obstáculo para a remoção da folha estagnada S. Ademais, o guia de alimentação (porção de guia) 60 é provido com um furo 60a para permitir a dissipação de vapor de água gerado aquecendo a folha S pela fixação. Nesta concretização, este furo 60a é usado como uma porção transmissiva à luz pela qual a luz do dispositivo de iluminação 3 passa, e o caminho de alimentação de ambos os lados 47 e similar são iluminados com a luz do dispositivo de iluminação 3 pelo furo 60a.
[0060] Ademais, nesta concretização, como mostrado na Figura 8, como um segundo dispositivo de iluminação para iluminar a superfície exterior da porta inversora 57 em um estado no qual a porta inversora 57 está fechada, um dispositivo de iluminação de punho 33 para iluminar um punho 91 é provido. Nesta concretização, o punho 91 é provido em uma porção rebaixada provida na cobertura exterior de porta 57b formando a superfície exterior da porta inversora 57. Ademais, nesta concretização, o dispositivo de iluminação de punho 33 está disposto sobre o punho 91 e ilumina o punho 91 iluminando um espaço da porção rebaixada 57a com luz do dispositivo de iluminação de punho 33. Neste momento, a superfície exterior da porta inversora 57 constituindo um interior e exterior da porção rebaixada 57a é iluminada com a luz do dispositivo de iluminação de punho 33.
[0061] Nesta concretização, com relação ao dispositivo de iluminação 3 e ao dispositivo de iluminação de punho 33, como uma fonte luminosa, um dispositivo de iluminação de LED usando um LED (diodo emissor de luz) é usado. A fonte luminosa do dispositivo de iluminação 3 e do dispositivo de iluminação de punho 33 não está limitada ao LED (dispositivo de iluminação), mas também pode ser um lâmpada incandescente, uma lâmpada fluorescente ou similar. Porém, dos pontos de vista de baixo consumo de energia elétrica, um tamanho relativamente pequeno e similar, o LED pode preferivelmente ser usado.
[0062] Nesta concretização, quando a porta inversora 57 está aberta, pelo menos uma parte de cada um do caminho de alimentação de descarga 51, do caminho de indução inversa 52, do caminho de alternância 55, do caminho de descarga inversa 56 e do caminho de alimentação de ambos os lados 47 é exposta ao exterior do aparelho formador de imagem 1, de forma que o operador tenha acesso aos respectivos caminhos de alimentação de folha. Por essa razão, nesta concretização, o dispositivo de iluminação 3 está disposto no lado de porta inversora 57 de forma que a folha S se estagnando no caminho de alimentação de folha associado no lado de montagem principal de aparelho 4 seja iluminada com a luz.
[0063] O dispositivo de iluminação 3 provido na porta inversora 57 é ativado e o espaço aberto da porta inversora 57 é iluminado (iluminado), de forma que visibilidade da folha S se estagnando no caminho de alimentação de folha associado pode ser melhorada e assim uma operação da liberação de obstrução pode ser facilitada.
[0064] A razão por que o dispositivo de iluminação 3 é provido no lado de porta inversora 57 é que as folhas S se estagnando em uma pluralidade dos caminhos de alimentação de folha podem ser iluminadas completamente e comparadas com uma constituição na qual o dispositivo de iluminação é provido para cada um dos caminhos de alimentação de folha, provisão do dispositivo de iluminação 3 conduz à economia de energia elétrica e redução em número de peças.
[0065] Nesta concretização, um ponto de ramificação (ponto de encontro) entre o caminho de alimentação de descarga 51 e o caminho de indução inversa 52, isto é, a saída 59a do caminho de alimentação de pós-fixação 59 em uma posição funda com relação a uma superfície lateral de lado esquerdo da montagem principal de aparelho 4 e é responsável por se tornar escura. Por essa razão, nesta concretização, o dispositivo de iluminação 3 está disposto substancial mente à mesma altura como (um pouco abaixo) o ponto de ramificação de modo a iluminar adequadamente a vizinhança do ponto de ramal. Emitindo a luz da posição, a luz se espalha radialmente, de forma que é possível iluminar também as folhas S se estagnando na entrada 47a do caminho de alimentação de ambos os lados 47 e no caminho de descarga inversa 56 com a luz.
[0066] Quer dizer, nesta concretização, os caminhos de alimentação de folha (o caminho de alternância 55 e o caminho de indução inversa 52) formados pela porção de guia 60 da porta inversora 57 se estendem vertical mente. Os caminhos de alimentação de folha se estendendo verticalmente e o caminho de alimentação de pós-fixação (primeiro caminho horizontal) 59 que é o caminho de alimentação de folha se estendendo substancialmente horizontalmente estão conectados entre si na saída (primeira porção de conexão) 59a do caminho de alimentação de pós-fixação 59. Ademais, o caminho de alimentação de folhas se estendendo verticalmente e os caminhos de alimentação de folha e o caminho de alimentação de ambos os lados (segundo caminho horizontal) 47 que é o caminho de alimentação de folha se estendendo substancialmente horizontalmente estão conectados entre si na (segunda porção de conexão) 47a do caminho de alimentação de ambos os lados 47. Ademais, como mostrado na Figura 3, quando a porta inversora 57 é aberta, a entrada 47a do caminho de alimentação de ambos os lados 47 e a saída 59a do caminho de alimentação de pós-fixação 59 estão expostos. Aqui, nesta concretização, a posição do dispositivo de iluminação 3 com relação a uma direção de altura está entre a entrada 47a do caminho de alimentação de ambos os lados 47 e a saída 59a do caminho de alimentação de pós-fixação 59. Por essa razão, o dispositivo de iluminação 3 é capaz de iluminar efetivamente ambas da entrada 47a do caminho de alimentação de ambos os lados 47 e a saída 59a do caminho de alimentação de pós-fixação 59.
[0067] Ademais, nesta concretização, a posição do dispositivo de iluminação 3 com relação à direção traseira - dianteira é fixada como segue. Figura 6 é uma vista secional da porta inversora 57 e um vizinhança dela, em um estado no qual a porta inversora 57 está aberta, como visto de cima. Nesta concretização, com relação a uma direção substancialmente perpendicular à direção de alimentação da folha S no aparelho formador de imagem 1, o dispositivo de iluminação 3 está disposto em um lado mais próximo a um centro de rotação 93 da porta inversora 57 do que um centro (centro de caminho de alimentação) 99 do caminho de alimentação de folha (por exemplo, o caminho de alimentação de descarga 51, o caminho de alternância 55) está. Quer dizer, nesta concretização, com relação à direção substancial mente perpendicular à direção de alimentação da folha S no aparelho formador de imagem 1, o dispositivo de iluminação 3 está disposto no lado traseiro do aparelho formador de imagem 1 relativo ao centro de caminho de alimentação 99. Ademais, com relação à direção dianteira - traseira (substancialmente perpendicular à direção de alimentação da folha S), o dispositivo de iluminação 3 está disposto dentro de uma largura (A na Figura 6) de uma folha S de tamanho máximo. Quer dizer, com relação à direção substancialmente perpendicular à direção de alimentação da folha S no aparelho formador de imagem 1, o dispositivo de iluminação 3 está disposto dentro de uma largura de um lugar de alimentação de um material de gravação S, de materiais de gravação S nos quais as imagens podem ser formadas pelo aparelho formador de imagem 1, tendo uma largura máxima com relação à mesma direção. Ademais, nesta concretização, o dispositivo de iluminação 3 está disposto de forma que um eixo óptico (centro de caminho óptico) 31 dele se estenda para a vizinhança do centro de caminho de alimentação 99. Especificamente, o eixo óptico 31 do dispositivo de iluminação 3 se estende na direção seguinte. Quer dizer, neste momento, o eixo óptico 31 do dispositivo de iluminação 3 se estende para o centro de caminho de alimentação 99 ou o lado de centro de rotação da porta inversora 57 relativo ao centro de caminho de alimentação 99.
[0068] Assim, dispondo o dispositivo de iluminação 3 no lado mais próximo ao centro de rotação 93 do que o centro de caminho de alimentação 99 está, quando a porta inversora 57 é aberta e a liberação de obstrução é executada no espaço aberto, é possível iluminar a vizinhança do centro de caminho de alimentação 99 com a luz independente de um ângulo aberto a.
[0069] No caso onde o dispositivo de iluminação 3 está disposto em um lado mais próximo ao lado dianteiro do que o centro de caminho de alimentação 99 está, o eixo óptico 31 do dispositivo de iluminação 3 se move do centro de caminho de alimentação 99 para o lado dianteiro (direção dianteira) com um ângulo aberto crescente α durante a abertura da porta inversora 57. Uma quantidade de desvio do eixo óptico 31 é maior neste caso do que no caso onde o dispositivo de iluminação 3 está disposto no lado mais próximo ao centro de rotação 93 do que o centro de caminho de alimentação 99. Por conseguinte, por exemplo, no caso onde o ângulo aberto α da porta inversora 57 muda por contato com a porta inversora 57 durante a liberação de obstrução, seria considerado que o eixo óptico 31 do dispositivo de iluminação 3 desvia da folha S se estagnando no caminho de alimentação de folha e operacionalidade abaixa.
[0070] Ademais, uma totalidade do espaço aberto da porta inversora 57 pode ser iluminada mais satisfatoriamente pelo dispositivo de iluminação 3 no caso onde o dispositivo de iluminação 3 está no lado mais próximo ao centro de rotação 93 do que o centro de caminho de alimentação 99 está, isto é, no caso onde o dispositivo de iluminação 3 está em uma posição mais próxima a uma porção que é responsável por se tornar escura. Como resultado, é possível prevenir a remoção incompleta da folha se estagnando na caminho de alimentação de folha. 7. Sequência de ativação de dispositivo de iluminação [0071] Um fluxo de controle de ativação e desativação do dispositivo de iluminação 3 será descrito com referência à Figura 7. Este controle é executado pela CPU 301 (Figura 2) como controlador incorporado no aparelho formador de imagem 1.
[0072] Primeiro, quando um sinal de detecção de obstrução é introduzido (S100), a CPU 301 discrimina se ou não a folha S existe na porção inversora 85 (S101). O sinal de detecção de obstrução é introduzido na CPU 301 de, por exemplo, um dispositivo, monitorando a temporização de descarga da folha S, como um meio detector de obstrução. Ademais, a CPU 301 discrimina a presença ou ausência da folha S na porção inversora 85 na base de uma saída de um sensor de presença/ausência de folha 302 (Figura 3) como um meio detector de presença/ausência de folha provido na porção inversora 85. No caso onde a CPU 301 discriminou que a folha S não existe (presente) na porção inversora 85, a CPU 301 termina um processo (sequência) desde que não há nenhuma necessidade para executar a liberação de obstrução na porção inversora 85. Por outro lado, a CPU 301 discriminou que a folha S existe na porção inversora 85, a CPU 301 ativa o dispositivo de iluminação 3 e o dispositivo de iluminação de punho 33 (S102) e exibe uma instrução para abrir a porta inversora 57 na tela operacional 303 (S103). Depois da liberação de obstrução, quando o fechamento da porta inversora 57 é detectado por um sensor de abertura/fechamento 304 (Figura 3) como um meio detector de abertura/fechamento provido na montagem principal de aparelho 4 (S104), a CPU 301 discrimina a presença ou ausência da folha S na porção inversora 85 novamente (S105). Então, quando a folha S é removida, a CPU 301 desativa o dispositivo de iluminação 3 e o dispositivo de iluminação de punho 33 (S106) e termina o processo.
[0073] Ademais, o controle da ativação e da desativação do dispositivo de iluminação 3 e do dispositivo de iluminação de punho 33 também pode ser executado como em uma concretização modificada, na qual só uma porção necessária é iluminada com a luz. Figura 9 mostra um fluxo de controle de ativação executado pela CPU 301 na concretização modificada.
[0074] Quando o sinal de detecção de obstrução é introduzido (S200), a CPU 301 discrimina se ou não a folha S se estagna (obstrui) na porção inversora 85 (S201), e quando a folha S se estagna (SIM de S201), a CPU 301 discrimina se ou não a cobertura exterior 209 está aberta (S202). Aqui, a detecção de abertura/fechamento da cobertura exterior 209 provida à unidade de caminho regulador 181 é executada por um sensor de abertura/fechamento 82 (Figura 4). Incidentemente, até que a cobertura exterior 209 seja aberta, na tela operacional 303, exibição para incitar o operador a abrir a cobertura exterior 209 é feita. Quando a cobertura exterior 209 é aberta (SIM de S202), a CPU 301 ativa o dispositivo de iluminação de punho 33 (S203). Depois disso, a CPU 301 discrimina se ou não a cobertura exterior 209 está fechada (S204), e quando a cobertura exterior 209 está fechada (SIM de S204), a CPU 301 desativa o dispositivo de iluminação de punho 33 (S210), e a sequência vai para um processo de S201. Por outro lado, quando a cobertura exterior 209 não está fechada (NÃO de S204), a CPU 301 discrimina se ou não a porta inversora 57 está aberta (S205). Incidentemente, da abertura da cobertura exterior 209 à abertura da porta inversora 57, na tela operacional 303, exibição para incitar o operador a abrir a porta inversora 57 é feita.
[0075] Então, quando a porta inversora 57 é aberta (SIM de S205), a CPU 301 desativa o dispositivo de iluminação de punho 33 e ativa o dispositivo de iluminação 3 (S206). Então, a CPU 301 discrimina se ou não a porta inversora 57 está aberta (S207), e quando a porta inversora 57 está fechada (NÃO de S207), a CPU 301 discrimina se ou não a folha S se estagna na porção inversora 85 (S208). Quando a folha S não se estagna na porção inversora 85 (NÃO de S208), a CPU 31 desativa o dispositivo de iluminação 3 (S209) e termina o processo (sequência). Por outro lado, quando a folha S se estagna na porção inversora 85 (SIM de S208), a CPU 301 faz a sequência ir para o processo de S202, e quando a cobertura exterior 209 está aberta (SIM de S202), a CPU 301 ativa o dispositivo de iluminação de punho 33 novamente.
[0076] Incidentemente, o dispositivo de iluminação 3 e o dispositivo de iluminação de punho 33 também podem ser capazes de serem ativados manualmente como desejado por um interruptor provido separadamente na tela operacional 303 ou similar. Por exemplo, durante limpeza periódica, troca de peças ou similar, o representante de serviço pode ativar arbitrariamente o dispositivo de iluminação 3, de forma que a operação possa ser executada até mesmo quando um dispositivo de iluminação ou similar está preparado separadamente.
[0077] Ademais, também é possível empregar uma constituição na qual o dispositivo de iluminação 3 e o dispositivo de iluminação de punho 33 podem ser ativados no caso onde o rematador 80 está montado ao aparelho formador de imagem 1 e em que o dispositivo de iluminação 3 não está ativado no caso onde o rematador 80 não está montado ao aparelho formador de imagem 1. Neste caso, a CPU 301 discrimina a presença ou ausência do rematador 80 dependendo da presença ou ausência de comunicação entre ele mesmo e o rematador 80, por exemplo, e no caso onde o sinal de detecção de obstrução é introduzido depois que a CPU 301 discriminou que o rematador 80 existe (presente), a CPU 301 efetua os mesmos processos como aqueles de S101 - S106 na Figura 7. Ademais, no caso onde o sinal de detecção de obstrução é introduzido depois que a CPU 301 discriminou que o rematador 80 não existe, a CPU 301 pode ser só exigida executar os mesmos processos como aqueles de S101 - S106, exceto que o processo de ativação do dispositivo de iluminação 3 em S102 e o processo de ativação do dispositivo de iluminação 3 em S106 não são executados.
[0078] Como descrito acima, de acordo com esta concretização, o aparelho formador de imagem 1 inclui o dispositivo de iluminação 3 para iluminar pelo menos uma parte dos caminhos de alimentação de folha (por exemplo, o caminho de alimentação de descarga, a caminho de alternância 55) que é acessível abrindo a porta inversora 57 aberta e fechada para a liberação de obstrução. Como resultado, o espaço aberto da porta inversora 57 é iluminado com a luz, de forma que a visibilidade da folha S se estagnando no caminho de alimentação de folha pode ser melhorada. Ademais, de acordo com esta concretização, dispondo o dispositivo de iluminação 3 na vizinhança do centro de rotação 93, um grau da mudança em posição de iluminação do dispositivo de iluminação 3 dependendo do ângulo aberto α da porta inversora 57 é reduzido, de forma que a visibilidade da folha S se estagnando no caminho de alimentação de folha pode ser melhorada independente do ângulo aberto α da porta inversora 57.
Outras concretizações [0079] Como descrito acima, a presente invenção foi descrita baseada nas concretizações específicas, mas não está limitada às concretizações descritas acima.
[0080] Nas Concretizações descritas acima, como a porção transmissiva à luz provida na porção de guia da porta inversora, o furo provido na porção de guia foi descrito, mas a porção transmissiva à luz não está limitada a isso. Por exemplo, um membro transmissivo à luz ao qual a luz do dispositivo de iluminação é adequadamente transparente de modo a atravessar adequadamente o membro transmissivo à luz também pode ser usado como o membro transmissivo à luz.
[0081] Nas Concretizações descritas acima, a unidade de opção estava conectada com a superfície lateral do aparelho formador de imagem do qual a folha é descarregada, mas a presente invenção não está limitada a isso. Por exemplo, seria considerado que um dispositivo alimentador de folha para alimentar a folha ao aparelho formador de imagem 1 está conectado como a unidade de opção de modo a ser adjacente a uma superfície lateral de lado direito do aparelho formador de imagem 1 mostrado na Figura 1. Também neste caso, um membro que pode se abrir, mantido abertamente até mesmo em um estado no qual a unidade de opção está montada ao aparelho formador de imagem 1 na superfície lateral de lado direito, para expor, por exemplo, os caminhos de alimentação de folha e os membros de alimentação da porção alimentadora de folha 101 no aparelho formador de imagem 1 é provido em alguns casos. Também neste caso, aplicando a presente invenção ao membro que pode se abrir, é possível obter um efeito semelhante àqueles nas Concretizações descritas acima.
[0082] Ademais, nas Concretizações descritas acima, o caso onde o membro que pode se abrir provido ao aparelho formador de imagem é aberto e fechado para a liberação de obstrução foi descrito. Por exemplo, no caso onde a unidade de opção está conectada adjacentemente à superfície lateral do aparelho formador de imagem do qual a folha é descarregada, os caminhos de alimentação de folha e os membros de alimentação na vizinhança da porção de descarga de folha se tomam escuros, e portanto a presente invenção é muito efetiva. Porém, a presente invenção não está limitada ao membro que pode se abrir usado exclusivamente para a liberação de obstrução, mas também pode ser aplicada a um membro que pode se abrir arbitrário tal como um membro que pode se abrir ou similar que é aberto e fechado para trocar peças de substituição do aparelho formador de imagem e para limpar um interior do aparelho formador de imagem e propósito similar.
[0083] Ademais, o dispositivo de iluminação pode preferivelmente ser provido ao membro que pode se abrir como descrito acima. Porém, quando um objeto a ser iluminado é iluminado suficientemente pelo dispositivo de iluminação, o dispositivo de iluminação também pode ser provido no lado de montagem principal de aparelho do aparelho formador de imagem ou no lado de unidade de opção como desejado.
[0084] Quer dizer, o aparelho formador de imagem tipicamente inclui o aparelho formador de imagem para formar a imagem sobre a folha e o dispositivo de pós-processamento, para qual a folha sobre a qual a imagem é formada pelo aparelho formador de imagem e então que é descarregada do aparelho formador de imagem é alimentada, conectado montável destacavelmente ao aparelho formador de imagem. Ademais, o sistema formador de imagem pode empregar uma constituição incluindo o membro que pode se abrir, provido ao aparelho formador de imagem, aberto e fechado no espaço entre o aparelho formador de imagem e o dispositivo de pós-processamento e o dispositivo de iluminação, provido ao membro que pode se abrir, para iluminar o espaço aberto quando o membro que pode se abrir está aberto.
[0085] Enquanto a presente invenção foi descrita com referência a concretizações exemplares, é para ser entendido que a invenção não está limitada às concretizações exemplares expostas. A extensão das reivindicações seguintes é para ser outorgada à interpretação mais ampla de modo a cercar todas as tais modificações e estruturas e funções equivalentes.
REIVINDICAÇÕES

Claims (18)

1. Aparelho formador de imagem caracterizado por compreender: uma montagem principal; uma porção formadora de imagem para formar uma imagem sobre uma folha; um membro que pode se abrir suportado rotativamente por dita montagem principal; um primeiro guia de alimentação provido em dito membro que pode se abrir; um segundo guia de alimentação provido em dita montagem principal, em que quando dito membro que pode se abrir está fechado, um caminho de alimentação de folha para alimentar a folha é formado por dito primeiro e segundo guias de alimentação; um furo provido em dito primeiro guia de alimentação; e um dispositivo de iluminação, provido em dito membro que pode se abrir, para iluminar pelo menos uma parte de dito segundo guia de alimentação através do dito furo, quando dito membro que pode se abrir está aberto.
2. Aparelho formador de imagem de acordo com reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que dito dispositivo de iluminação está disposto entre dito primeiro guia de alimentação e dito membro que pode se abrir.
3. Aparelho formador de imagem de acordo com reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que dito caminho de alimentação de folha inclui um caminho de alimentação de descarga para descarregar a folha sobre a qual a imagem é formada por dita porção formadora de imagem e um caminho de alternância, se ramificando de dito caminho de alimentação de descarga, em que a folha é puxada para virar de cabeça para baixo a folha sobre a qual a imagem é formada por dita porção formadora de imagem, e em que dito primeiro e segundo guias de alimentação formam uma parte de dito caminho de alimentação de descarga e dito caminho de alternância.
4. Aparelho formador de imagem de acordo com reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que uma unidade de opção para receber a folha descarregada de dito caminho de alimentação de folha é montável a dito aparelho formador de imagem, e em que dito membro que pode se abrir pode se abrir em um estado no qual dita unidade de opção está montada a dito aparelho formador de imagem, e um espaço aberto quando dito membro que pode se abrir está aberto é mais escuro no estado no qual dita unidade de opção está montada do que em um estado no qual dita unidade de opção não está montada.
5. Aparelho formador de imagem de acordo com reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que dito dispositivo de iluminação ilumina dito caminho de alimentação de folha só quando dita unidade de opção está montada a dito aparelho formador de imagem.
6. Aparelho formador de imagem de acordo com reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que dita unidade de opção é uma unidade de desfazer ondulação para corrigir um estado ondulado da folha sobre a qual a imagem é formada por dita porção formadora de imagem.
7. Aparelho formador de imagem de acordo com reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que dita unidade de opção é uma unidade de processamento de encadernação para sujeitar a folha, sobre a qual a imagem é formada, a processo de encadernação.
8. Aparelho formador de imagem de acordo com reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que um ângulo de abertura/fechamento de dito membro que pode se abrir é menor no estado no qual dita unidade de opção está montada a dito aparelho formador de imagem do que no estado no qual dita unidade de opção não está montada.
9. Aparelho formador de imagem de acordo com reivindicação 1, caracterizado adicionalmente por compreender uma porção de articulação provida em um lado traseiro de dito aparelho formador de imagem, em que dito membro que pode se abrir gira em torno de um centro de rotação se estendendo em uma direção substancialmente gravitacional de dita porção de articulação.
10. Aparelho formador de imagem de acordo com reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que dito dispositivo de iluminação está disposto em um lado mais próximo ao centro de rotação do que a um centro de dito caminho de alimentação de folha com relação a uma direção substancial mente perpendicular a uma direção de alimentação de folha em dito aparelho formador de imagem.
11. Aparelho formador de imagem de acordo com reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que dito dispositivo de iluminação ilumina dito segundo guia de alimentação quando uma obstrução da folha é detectada em dito caminho de alimentação de folha.
12. Aparelho formador de imagem de acordo com reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que dito dispositivo de iluminação ilumina dito segundo guia de alimentação quando dito membro que pode se abrir está aberto.
13. Aparelho formador de imagem de acordo com reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que dito dispositivo de iluminação está disposto dentro de uma largura de uma folha de tamanho máximo com relação a uma direção substancialmente perpendicular a uma direção de alimentação de folha.
14. Aparelho formador de imagem de acordo com reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que dito membro que pode se abrir é provido a uma superfície lateral de dito aparelho formador de imagem onde a folha é para ser descarregada.
15. Aparelho formador de imagem de acordo com reivindicação 1, caracterizado adicionalmente por compreender: um punho provido em dito membro que pode se abrir; e um segundo dispositivo de iluminação para iluminar dito punho em um estado no qual dito membro que pode se abrir está fechado.
16. Aparelho formador de imagem de acordo com reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que dependendo de abertura de dito membro que pode se abrir, dito dispositivo de iluminação é ativado e dito segundo dispositivo de iluminação é desativado.
17. Aparelho formador de imagem de acordo com reivindicação 1, caracterizado adicional mente por compreender um dispositivo de fixação para aquecer e fixar uma imagem de toner transferida sobre a folha, em que dito furo dissipa vapor de água gerado aquecendo a folha pelo dito dispositivo de fixação.
18. Dispositivo alimentador de folha caracterizado pelo fato de que compreende: uma montagem principal; um membro que pode se abrir suportado rotativamente por dita montagem principal; um primeiro guia de alimentação provido em dito membro que pode se abrir; um segundo guia de alimentação provido em dita montagem principal, em que quando dito membro que pode se abrir está fechado, uma caminho de alimentação de folha para alimentar a folha é formado por dito primeiro e segundo guias de alimentação; um furo provido em dito primeiro guia de alimentação; e um dispositivo de iluminação, provido em dito membro que pode se abrir, para iluminar pelo menos uma parte de dito segundo guia de alimentação através do dito furo quando dito membro que pode se abrir está aberto.

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP3206086B1 (en) Image forming apparatus and sheet feeding device
US20130011174A1 (en) Cover opening and closing unit and image forming apparatus including the same
US7283759B2 (en) Image forming apparatus with heating member control in accordance with type of recording material
US20090252527A1 (en) Image Forming Apparatus
JP2007047571A (ja) 画像形成装置
JP4373708B2 (ja) 画像形成装置
JP4908894B2 (ja) 画像形成装置
KR102098445B1 (ko) 화상 형성 장치 및 시트 반송 장치
BR102017002472A2 (pt) Imaging machine and sheet feeding device
US9964916B2 (en) Image forming apparatus with light emitting surface provided on surface that defines recessed portion
US11086266B2 (en) Image forming apparatus
JP2008102298A (ja) 画像形成装置
JP2003287973A (ja) 画像形成装置
JP2004012674A (ja) カラー記録装置
JP2005222088A (ja) 画像形成装置
JP5044422B2 (ja) 画像形成装置
JP4864480B2 (ja) 画像形成装置
JP2014235412A (ja) 画像形成装置
JP7391573B2 (ja) 画像形成装置
US11415931B2 (en) Image forming apparatus having detachable fixing device
JP2005043809A (ja) 画像形成装置
JP2823738B2 (ja) 電子写真装置の定着装置
JP2007128116A (ja) 画像形成装置、搬送ユニット、中間転写ユニット及びプロセスカートリッジ
JP2008087875A (ja) 用紙搬送装置及び画像形成装置
JP6314536B2 (ja) ユニット及び画像形成装置