BR102016015149A2 - ? agricultural plant and method for providing a reconfigurable agricultural plant between a work configuration and a transport configuration? - Google Patents

? agricultural plant and method for providing a reconfigurable agricultural plant between a work configuration and a transport configuration? Download PDF

Info

Publication number
BR102016015149A2
BR102016015149A2 BR102016015149A2 BR 102016015149 A2 BR102016015149 A2 BR 102016015149A2 BR 102016015149 A2 BR102016015149 A2 BR 102016015149A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
flap
section
flap section
hydraulic cylinder
wheel
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

“PLANTADEIRA AGRÍCOLA E MÉTODO PARA FORNECER UMA PLANTADEIRA AGRÍCOLA RECONFIGURÁVEL ENTRE UMA CONFIGURAÇÃO DE TRABALHO E UMA CONFIGURAÇÃO DE TRANSPORTE” Antecedentes da Invenção 1. Campo da Invenção [001] A presente invenção se refere a plantadeiras agrícolas, e, mais particularmente, a plantadeiras agrícolas que têm abas. 2. Descrição da Técnica Relacionada [002] As plantadeiras agrícolas são implementos comumente usados para plantar sementes no solo. Uma plantadeira agrícola pode incluir um chassi que carrega um ou mais tanques de armazenamento cheios de sementes ou outro particulado que deve ser espalhado em um campo para plantação, um mecanismo de engate que se fixa a um trator ou outro implemento puxado por um trator, e uma barra de ferramenta à qual unidades de fileira podem ser conectadas de modo que as mesmas sejam carregadas pelo chassi. A plantadeira pode também incluir um sistema pneumático carregado pelo chassi que abastece ar pressurizado para transportar as sementes ou outro particulado a partir dos tanques de armazenamento para as unidades de fileira.
[003] Cada unidade de fileira da plantadeira agrícola posiciona sementes no campo. Tipicamente, as unidades de fileira são dispostas lateralmente ao longo de um comprimento da barra de ferramenta de modo que conforme a plantadeira é puxada ao longo do campo, cada unidade de fileira planta sementes em intervalos predefinidos ao longo da trajetória ao longo da qual a mesma é puxada. Para plantar as sementes, as unidades de fileira executam quatro operações principais conforme as mesmas são puxadas: abrir uma vala no solo; posicionar uma semente na vala formada em intervalos apropriados; fechar a vala formada para colocar solo no topo da semente posicionada; e encher de solo no topo da semente para fornecer contato de solo desejável com a semente posicionada. Para abrir uma vala no solo, um disco de sulco, também chamado um disco de abertura, exerce pressão no solo e gira, de modo a deslocar o solo conforme o mesmo gira para formar a vala. Uma vez que a vala está aberta, uma semente é posicionada na vala por um dispositivo de medição que recebe sementes a partir do(s) tanque(s) de armazenamento principal(is) ou de um tanque de armazenamento de unidade de fileira e usa tipicamente uma combinação de diferencial de pressão de ar e gravidade para posicionar a semente na vala em intervalos predefinidos ao longo da trajetória puxada de modo que sementes adjacentes na fileira não estejam muito próximas umas das outras. Um ou mais discos de fechamento carregados atrás do disco de sulco são pressionados no solo e também giram conforme a plantadeira é puxada para substituir o solo deslocado pelo disco de sulco na vala ou para deslocar o solo adjacente na vala para cobrir a semente posicionada na vala com o solo. Finalmente, uma roda de pressionamento carregada atrás do(s) disco(s) de fechamento exerce pressão no solo que cobre a semente para pressionar o solo para baixo na semente e fornecer bom contato de solo com a semente. Tendo-se múltiplas unidades de fileira que trabalham em uníssono conforme a plantadeira é puxada ao longo de um campo, muitas sementes podem ser plantadas efetivamente de uma maneira eficaz.
[004] As plantadeiras agrícolas, como outros implementos agrícolas, são frequentemente bastante largas, a fim de executar de modo eficaz sua função sobre uma área grande em uma determinada passagem pelo implemento. A fim de alcançar isso, e ainda serem transportáveis pela estrada, as mesmas são frequentemente construídas para serem dobradas em uma configuração de transporte e desdobradas em uma configuração de trabalho. A fim de dobra-las para a configuração de transporte, frequentemente uma série de seções de aba gira para frente ao redor de dobradiças verticais até que as mesmas sejam paralelas a uma barra de engate principal.
[005] O que é necessário na técnica é um modo de manter simples e confiavelmente as seções de aba na sua posição girada para frente quando na configuração de transporte.
Descrição da Invenção [006] A presente invenção fornece tal maneira de manter simples e confiavelmente as seções de aba na sua posição girada para frente quando na configuração de transporte.
[007] A invenção de uma forma é direcionada a uma plantadeira agrícola que tem um chassi com pelo menos uma seção de aba, que é operável para girar para frente ao redor de uma dobradiça vertical para uma configuração de transporte e para girar para fora ao redor da dobradiça vertical para uma configuração de trabalho. A plantadeira agrícola tem um conjunto de engate telescópico feito de uma barra de engate interna e uma barra de engate externa em uma relação passível de deslize. Um cabeçote de balancim é fixado à pelo menos uma seção de aba e configurada de modo a sustentar a pelo menos uma seção de aba quando na configuração de transporte repousando-se sobre o topo da barra de engate externa do conjunto de engate telescópico. O cabeçote de balancim tem uma porção de gancho que se envolve parcialmente ao redor da lateral da barra de engate externa oposta à pelo menos uma seção de aba quando a pelo menos uma seção de aba está na configuração de transporte a fim de reter a pelo menos uma seção de aba na configuração de transporte.
[008] A invenção de outra forma é direcionada a um método de fornecer uma plantadeira agrícola que é reconfigurável entre uma configuração de trabalho e uma configuração de transporte, em que o método inclui diversas etapas. A primeira etapa é fornecer um chassi que tem pelo menos uma seção de aba que é operável para girar para frente ao redor de uma dobradiça vertical para a configuração de transporte e para girar para fora ao redor da dobradiça vertical para a configuração de trabalho. A segunda etapa é fornecer um conjunto de engate telescópico que inclui uma barra de engate interna e uma barra de engate externa. A terceira etapa é fornecer um cabeçote de balancim fixado à pelo menos uma seção de aba. O cabeçote de balancim é configurado para sustentar a pelo menos uma seção de aba quando o mesmo está na configuração de transporte repousando-se sobre o topo da barra de engate externa do conjunto de engate telescópico. O cabeçote de balancim também tem uma porção de gancho que se envolve pelo menos parcialmente ao redor da lateral da barra de engate externa oposta à sua respectiva pelo menos uma seção de aba quando a pelo menos uma seção de aba está na configuração de transporte a fim de reter a pelo menos uma seção de aba na configuração de transporte.
[009] Uma vantagem da presente invenção é que quando as seções de aba da plantadeira agrícola são dobradas para frente na sua configuração de transporte, as seções de aba são enganchadas na barra de engate externa do conjunto de engate telescópico, em vez de sobre a barra de engate interna. Desse modo, as vantagens de um conjunto de engate telescópico são preservadas, enquanto se fornece estabilidade e durabilidade aumentadas sustentando-se as seções de aba dobradas a partir da porção que não se estende do conjunto de engate telescópico. Portanto, a barra de engate externa com seu módulo de seção maior recebe o peso das abas dobradas, e a tensão adicional não é transmitida para a junta de deslize entre a barra de engate interna e a barra de engate externa do conjunto de engate telescópico.
[010] Uma vantagem adicional da presente invenção é que o peso das seções de aba da plantadeira agrícola é transferido diretamente para o topo da barra de engate externa pelos cabeçotes de balancim, de modo que a tensão é transmitida uniformemente sobre o eixo geométrico central da barra de engate externa, conforme oposto a uma configuração em que o peso pode ser carregado por um consolo fixado ao lado da barra de engate externa, introduzindo-se assim tensões de torção na barra de engate externa. Tais tensões de torção seriam de detrimento adicional para a junta de deslize entre a barra de engate interna e a barra de engate externa do conjunto de engate telescópico. As porções dos cabeçotes de balancim que se envolvem pelo menos parcialmente ao redor do lado oposto da barra de engate externa a partir das seções de aba respectivas transmitem qualquer força que tende a separar as seções de aba respectivas de modo voltado para fora em relação à barra de engate externa diretamente ao lado da barra de engate externa, em vez de repousar sobre tal consolo fixado ao lado da barra de engate externa.
Breve Descrição dos Desenhos [011] As características e vantagens acima mencionadas e outras características e vantagens desta invenção, e a maneira de obtenção das mesmas, se tornarão mais evidentes e a invenção será mais bem entendida por referência à descrição a seguir de uma realização da invenção, tomada em conjunto com os desenhos anexos, em que: A Figura 1 é uma vista isométrica de uma realização de uma plantadeira agrícola desdobrada em uma configuração de trabalho de acordo com a presente invenção; A Figura 2 é uma vista isométrica da plantadeira agrícola mostrada na Figura 1, dobrada em uma configuração de transporte; A Figura 3 é uma vista simplificada de topo de uma plantadeira agrícola, dobrada em uma configuração de transporte, de acordo com uma realização da presente invenção; A Figura 4 é uma vista seccional da plantadeira agrícola mostrada na Figura 3; e A Figura 5 é uma vista em detalhe da seção da plantadeira agrícola mostrada na Figura 4.
[012] Caracteres de referência correspondentes indicam partes correspondentes por todas as diversas vistas. A exemplificação definida no presente documento ilustra uma realização da invenção em uma forma, e tal exemplificação não deve ser interpretada de modo algum como limitadora do escopo da invenção.
Descrição de Realizações da Invenção [013] Com referência agora aos desenhos e, mais particularmente, às Figuras 1 a 3 é mostrada uma realização de uma plantadeira agrícola 5 de acordo com a presente invenção que, de modo geral, inclui um chassi 10 que forma uma estrutura de sustentação para componentes da plantadeira 5 que podem ser formados por um conjunto de engate 12 em uma frente da plantadeira 5 conectada a uma barra de ferramenta de seção central 14A, as rodas principais 16 carregadas pelo chassi 10 próximas à traseira da plantadeira 5, um ou mais tanques de armazenamento 18, 20 e 22 que podem ser preenchidos com semente ou outro material agrícola carregado pelo chassi 10, e uma pluralidade de unidades de fileira 24 conectadas à barra de ferramenta de seção central 14A e dispostas lateralmente ao longo de um comprimento da barra de ferramenta de seção central 14A de modo que as mesmas sejam carregadas pelo chassi 10. As rodas principais 16 são conectadas ao chassi 10 através de braços posteriores de roda principal 42, que são operáveis para serem levantados e abaixados com o uso dos cilindros hidráulicos de roda principal 44. Uma seção de aba direita 60 que inclui a barra de ferramenta de seção de aba direita 14B é conectável de modo pivotante ao chassi 10 na dobradiça vertical de seção de aba direita 66, e uma seção de aba esquerda 80 que inclui a barra de ferramenta de seção de aba esquerda 14C é conectável de modo pivotante ao chassi 10 na dobradiça vertical de seção de aba esquerda 86. Unidades de fileira adicionais 24 são conectadas à barra de ferramenta de seção de aba direita 14B e à barra de ferramenta de seção de aba esquerda 14C. Cada uma das unidades de fileira 24 é dotada de discos de sulco 50, discos de fechamento 52, e rodas de pressionamento 54.
[014] O conjunto de engate 12 pode incluir um engate 26 configurado para ser conectado a um trator ou outro implemento agrícola (não mostrado) de modo que a plantadeira agrícola 5 possa ser puxada em uma direção de percurso para frente 110. O conjunto de engate 12 pode, ainda, ser do tipo telescópico, de modo que o mesmo inclui uma barra de engate externa 28A e uma barra de engate interna 28B. O engate 26 pode ser formado integralmente com ou conectado à barra de engate interna 28B. A barra de engate interna 28B é conectada à barra de ferramenta de seção de aba direita 14B e à barra de ferramenta de seção de aba esquerda 14C por tubos de descarga 30. Um ou mais cilindros retráteis 32 são fixados ao conjunto de engate 12 e à seção de aba direita 60 de modo que os cilindros retráteis 32 sejam operáveis para dobrar a seção de aba direita 60 para frente ao redor da dobradiça vertical de seção de aba direita 66 mediante a transição da configuração de trabalho para a configuração de transporte. De modo similar, um ou mais cilindros retráteis 32 são fixados ao conjunto de engate 12 e à seção de aba esquerda 80 de modo que os cilindros retráteis 32 sejam operáveis para dobrar a seção de aba esquerda 80 para frente ao redor da dobradiça vertical de seção de aba esquerda 86 mediante a transição da configuração de trabalho para a configuração de transporte. Quando a plantadeira agrícola 5 é, portanto, dobrada a partir da configuração de trabalho para a configuração de transporte, o conjunto de engate telescópico 12, feito da barra de engate externa 28A e de uma barra de engate interna 28B, se estende conforme mostrado na Figura 2.
[015] Conforme pode ser visto, a plantadeira agrícola 5 pode também ter diversas linhas hidráulicas, pneumáticas e elétricas (não numeradas) ao longo para sustentar diversos cilindros e sistemas que são incluídos na plantadeira agrícola 5. Um dispositivo de marcação 36 pode ser conectado a cada extremidade externa das barras de ferramenta de seção de aba 14B e 14C, e pode ser extensível de modo que uma roda de marcação 38 do dispositivo de marcação 36 possa criar uma linha no solo conforme a plantadeira agrícola 5 é puxada junto, o que auxilia um operador a posicionar a plantadeira agrícola 5 para criar fileiras subsequentes. Um conjunto de escada 40 pode ser encaixado à parte de trás da plantadeira agrícola 5 para permitir a um operador acessar os tanques de armazenamento 18, 20 e 22.
[016] A seção de aba direita 60 é dotada de um cabeçote de balancim de seção de aba direita 64, que pode ser fixado à barra de ferramenta de seção de aba direita 14B, e que engancha sobre e repousa sobre a barra de engate externa 28A quando a seção de aba direita 60 está na sua posição dobrada, mantendo-se assim de modo assegurado a seção de aba direita 60 na sua configuração dobrada. De modo similar, a seção de aba esquerda 80 é dotada de um cabeçote de balancim de seção de aba esquerda 84, que pode ser fixado à barra de ferramenta de seção de aba esquerda 14C, e que também engancha sobre e repousa sobre a barra de engate externa 28A quando a seção de aba esquerda 80 está na sua posição dobrada, mantendo-se assim de modo assegurado a seção de aba esquerda 80 na sua configuração dobrada. O cabeçote de balancim de seção de aba direita 64 e o cabeçote de balancim de seção de aba esquerda 84 são, portanto, nomeados devido a seu formato, que se aproxima de um gancho invertido raso afilado longo. Cada um tem uma porção que se envolve pelo menos parcialmente ao redor e diretamente que se fixa à respectiva seção de aba, uma porção de ombro larga que serve para carregar o peso das seções de aba respectivas, e uma porção de gancho que realmente repousa no topo da barra de engate externa 28A e que, pelo menos parcialmente, se envolve ao redor do lado oposto da barra de engate externa 28A a partir da respectiva seção de aba. O cabeçote de balancim de seção de aba direita 64 e o cabeçote de balancim de seção de aba esquerda 84 podem estar situados em diferentes posições ao longo do comprimento das respectivas seções de aba esquerda e direita 60 e 80, de modo que, quando na configuração dobrada, o cabeçote de balancim de seção de aba direita 64 e o cabeçote de balancim de seção de aba esquerda 84 não interferem um no outro.
[017] A seção de aba direita 60 tem pelo menos uma roda de seção de aba direita 62, e a seção de aba esquerda 80 tem pelo menos uma roda de seção de aba esquerda 82. A roda de seção de aba direita 62 é conectada à extremidade de um braço posterior de roda de seção de aba direita 72, que pivota ao redor do ponto de encaixe de braço posterior de seção de aba direita 74. Esse ponto de encaixe de braço posterior de seção de aba direita 74 pode ser integrado no cabeçote de balancim de seção de aba direita 64. Um cilindro de elevação de roda de seção de aba direita 68 é conectado ao braço posterior de roda de seção de aba direita 72 e a um ponto de encaixe de cilindro de elevação de roda de seção de aba direita 70, e é operável para levantar e abaixar a roda de seção de aba direita 62. Esse ponto de encaixe de cilindro de elevação de roda de seção de aba direita 70 pode também ser integrado no cabeçote de balancim de seção de aba direita 64. De modo similar, a roda de seção de aba esquerda 82 é conectada à extremidade de um braço posterior de roda de seção de aba esquerda 92, que pivota ao redor do ponto de encaixe de braço posterior de seção de aba esquerda 94. Esse ponto de encaixe de braço posterior de seção de aba esquerda 94 pode ser integrado no cabeçote de balancim de seção de aba esquerda 84. Um cilindro de elevação de roda de seção de aba esquerda 88 é conectado ao braço posterior de roda de seção de aba esquerda 92 e a um ponto de encaixe de cilindro de elevação de roda de seção de aba esquerda 90, e é operável para levantar e abaixar a roda de seção de aba esquerda 82. Esse ponto de encaixe de cilindro de elevação de roda de seção de aba esquerda 90 pode também ser integrado no cabeçote de balancim de seção de aba esquerda 84. Tanto o cabeçote de balancim de seção de aba direita 64 quanto o cabeçote de balancim de seção de aba esquerda 84 podem ser dotados de placas de distribuição de carga 76 e 96, respectivamente, a fim de distribuir de modo mais eficaz o peso sobre a barra de engate interna 28B.
[018] Um sistema de controle 100 conforme mostrado na Figura 1 é conectado de modo operacional à plantadeira agrícola 5 e, mais especificamente, aos cilindros retráteis 32, aos cilindros hidráulicos de roda principal 44, ao cilindro de elevação de roda de seção de aba direita 68, e ao cilindro de elevação de roda de seção de aba esquerda 88. O sistema de controle 100 pode ser adicionalmente conectado de modo operacional a um engate de três pontos ou similar em um trator (não mostrado) usado para puxar a plantadeira agrícola 5, cujo engate de três pontos ou similar pode ser levantado e abaixado. O sistema de controle 100 opera para transitar a plantadeira agrícola 5 a partir da configuração de trabalho, conforme mostrado na Figura 1, para a configuração de transporte, conforme mostrado na Figura 2, submetendo-se às etapas de, pelo menos parcialmente, retrair os cilindros hidráulicos de roda principal 44, possivelmente, abaixar o engate de três pontos ou similar no trator, de modo que o chassi 10 e o conjunto de engate 12 da plantadeira agrícola 5 estejam mais baixos em relação ao chão. Então, o sistema de controle 100 se submete às etapas de estender o cilindro de elevação de roda de seção de aba direita 68 e o cilindro de elevação de roda de seção de aba esquerda 88, de modo que a seção de aba direita 60 e a seção de aba esquerda 80 estejam mais elevadas a partir do chão e, então, fazer com que os cilindros retráteis 32 dobrem a seção de aba direita 60 e a seção de aba esquerda 80 para frente para uma posição paralela ao conjunto de engate 12.
[019] A seção de aba direita 60 e a seção de aba esquerda 80 dobram para frente ao redor da dobradiça vertical de seção de aba direita 66 e a dobradiça vertical de seção de aba esquerda 86, ambas as quais são suficientemente flexíveis para permitir a elevação relativa da seção de aba direita 60 e da seção de aba esquerda 80 simultânea ao rebaixamento do chassi 10 e do conjunto de engate 12. Desse modo, o cabeçote de balancim de seção de aba direita 64 e o cabeçote de balancim de seção de aba esquerda 84 passam acima da barra de engate externa 28A durante o procedimento de dobra. Uma vez que a seção de aba direita 60 e a seção de aba esquerda 80 estão completamente dobradas paralelas ao conjunto de engate 12, o sistema de controle 100 se submete às etapas finais de estender completamente os cilindros hidráulicos de roda principal 44 e, possivelmente, levantar o engate de três pontos ou similar no trator, de modo que o chassi 10 e o conjunto de engate 12 da plantadeira agrícola 5 sejam levantados mais altos a partir do chão e, então, retrair o cilindro de elevação de roda de seção de aba direita 68 e o cilindro de elevação de roda de seção de aba esquerda 88, de modo que a seção de aba direita 60 e a seção de aba esquerda 80 repousem agora no topo da barra de engate externa não telescópica 28A do conjunto de engate telescópico 12 através do cabeçote de balancim de seção de aba direita 64 e do cabeçote de balancim de seção de aba esquerda 84, respectivamente. O sistema de controle 100 continua a retrair o cilindro de elevação de roda de seção de aba direita 68 e o cilindro de elevação de roda de seção de aba esquerda 88 de modo que a roda de seção de aba direita 62 e a roda de seção de aba esquerda 82 sejam levantadas a partir do solo com folga suficiente.
[020] A barra de engate externa não telescópica 28A do conjunto de engate telescópico 12 tem melhor capacidade para suportar o peso e as forças de restrição da seção de aba direita 60 e da seção de aba esquerda 80 devido ao seu maior módulo de seção e devido ao fato de que, diferente dos sistemas de técnicas anteriores em que tal peso foi transferido à barra de engate interna que desliza, o peso não resulta em tensão adicional na conexão passível de deslize entre a barra de engate externa 28A e a barra de engate interna 28B do conjunto de engate telescópico 12. Para facilitar adicionalmente a diminuição da tensão sobre a barra de engate externa 28A, cada um dentre o cabeçote de balancim de seção de aba direita 64 e o cabeçote de balancim de seção de aba esquerda 84 é dotado de placas de distribuição de carga 76 e 96, respectivamente. Desse modo, uma plantadeira agrícola mais estável e mais durável 5 é fornecida quando na configuração de transporte, embora preserve as vantagens de uma plantadeira agrícola 5 que tem um conjunto de engate telescópico 12.
[021] De volta agora às Figuras 4 e 5, é fornecido detalhe adicional sobre a relação entre o cabeçote de balancim de seção de aba direita 64, o cabeçote de balancim de seção de aba esquerda 84 e a barra de engate externa 28A do conjunto de engate telescópico 12, quando a plantadeira agrícola 5 está na configuração dobrada de transporte. A Figura 4 é uma vista seccional tomada na linha de seção A-A na Figura 3. Partes visíveis do chassi 10 da plantadeira agrícola 5 incluem o conjunto de engate telescópico 12, os tanques de armazenamento 18, 20 e 22, a barra de ferramenta de seção central 14A, a barra de ferramenta de seção de aba direita 14B da seção de aba direita 60, e a barra de ferramenta de seção de aba esquerda 14C da seção de aba esquerda 80, ambas as quais são dobradas para frente na configuração de transporte. As rodas principais 16 são novamente conectadas ao chassi 10 por braços posteriores de roda principal 42 atuados por cilindros hidráulicos de roda principal 44. Os tubos de descarga 30 são aninhados entre a barra de ferramenta de seção de aba direita 14B e o conjunto de engate telescópico 12, e entre a barra de ferramenta de seção de aba esquerda 14C e o conjunto de engate telescópico 12. O conjunto de engate telescópico 12 inclui a barra de engate externa 28A e a barra de engate interna 28B, e se assume estar em sua configuração estendida nas Figuras 4 e 5. O cabeçote de balancim de seção de aba direita 64 e o cabeçote de balancim de seção de aba esquerda 84 são configurados para alcançar os sobre tubos de descarga 30 quando repousam no topo da barra de engate externa 28A.
[022] A Figura 5 é uma vista em detalhe da Figura 4, e mostra com maior claridade como a barra de ferramenta de seção de aba direita 14B da seção de aba direita 60 repousa sobre o topo da barra de engate externa 28A do conjunto de engate telescópico 12 por meio do cabeçote de balancim de seção de aba direita 64. Cada seção de aba cabeçote de balancim 64 e 84 é novamente dotada de uma porção que se envolve pelo menos parcialmente ao redor de e diretamente se fixa à respectiva seção de aba, representada aqui como a porção de fixação de cabeçote de balancim 64A, uma porção de ombro larga que serve para carregar o peso das seções de aba respectivas 60 e 80, representadas aqui como a porção de ombro de cabeçote de balancim 64B, e uma porção de gancho que realmente repousa no topo da barra de engate externa 28A e pelo menos parcial mente envolve ao redor do lado oposto da barra de engate externa 28A a partir das seções de aba respectivas 60 e 80, representado aqui como a porção de gancho de cabeçote de balancim 64C.
[023] Desse modo, o peso das seções de aba respectivas 60 e 80 é transferido para o topo da barra de engate externa 28A, diretamente sobre seu eixo geométrico central. Adicionalmente, qualquer força que tende a separar a respectiva seção de aba 60 e 80 de modo voltado para fora em relação à barra de engate externa 28A é transmitida diretamente ao lado da barra de engate externa 28A oposto à respectiva seção de aba 60 e 80, de modo que o módulo de seção inteiro esteja disponível para resistir tal força de separação. Além de fornecer essa sustentação, o cabeçote de balancim de seção de aba direita 64 pode também fornecer o ponto de encaixe de braço posterior de seção de aba direita 74 ao qual o braço posterior de seção de aba direita 72 é conectado, e o ponto de encaixe de cilindro de elevação de roda de seção de aba direita 70 ao qual o cilindro de elevação de roda de seção de aba direita 68 é conectado. Desse modo, é proporcionada a atuação da roda de seção de aba direita 62. A placa de distribuição de carga 76 novamente distribui o peso da seção de aba direita 60 sobre uma área maior da barra de engate externa 28A para diminuir a tensão.
[024] Embora esta invenção tenha sido descrita em relação a pelo menos uma realização, a presente invenção pode ser modificada adicionalmente dentro do espírito e do escopo desta revelação. Este pedido se destina, portanto, a cobrir quaisquer variações, usos ou adaptações da invenção com o uso dos seus princípios gerais. Adicionalmente, este pedido é destinado a cobrir tais desvios da presente revelação conforme abrangidos em prática conhecida ou habitual na técnica à qual esta invenção pertence e que se encontram dentro dos limites das reivindicações anexas.
Reivindicações

Claims (16)

1. PLANTADEIRA AGRÍCOLA (5), que compreende: um chassi (10) que tem pelo menos uma seção de aba (60, 80), em que a dita pelo menos uma seção de aba (60, 80) é operável para girar para frente ao redor de uma dobradiça vertical (66, 86) para uma configuração de transporte e para girar para fora ao redor da dita dobradiça vertical (66, 86) para uma configuração de trabalho; e um conjunto de engate telescópico (12) que inclui uma barra de engate interna (28B) e uma barra de engate externa (28A); caracterizada pelo fato de que: um cabeçote de balancim (64, 84) é fixado à dita pelo menos uma seção de aba (60, 80) e configurado para sustentar a dita pelo menos uma seção de aba (60, 80) quando a dita pelo menos uma seção de aba (60, 80) está na dita configuração de transporte repousando-se sobre o topo da dita barra de engate externa (28A) do dito conjunto de engate telescópico (12), em que o dito cabeçote de balancim (64, 84) tem uma porção de gancho (64C) que se envolve, pelo menos parcialmente, ao redor da lateral da dita barra de engate externa (28A) oposta à dita pelo menos uma seção de aba (60, 80) quando a dita pelo menos uma seção de aba (60, 80) está na dita configuração de transporte a fim de reter a dita pelo menos uma seção de aba (60, 80) na dita configuração de transporte.
2. PLANTADEIRA AGRÍCOLA (5), de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que: o dito chassi (10) é dotado adicionalmente de uma barra de ferramenta de seção central (14A) e a dita pelo menos uma seção de aba (60, 80) é dotada adicionalmente de uma barra de ferramenta de seção de aba (14B, 14C); e o dito cabeçote de balancim (64, 84) é fixado adicionalmente à dita barra de ferramenta de seção de aba (14B, 14C) da dita pelo menos uma seção de aba (60, 80).
3. PLANTADEIRA AGRÍCOLA (5), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que: a dita pelo menos uma seção de aba (60, 80) é dotada adicionalmente de pelo menos uma roda de seção de aba (62, 82), em que a dita pelo menos uma roda de seção de aba (62, 82) é conectada à dita pelo menos uma seção de aba (60, 80) através de um braço posterior (72, 92), em que o dito braço posterior (72, 92) é atuado por um cilindro hidráulico de roda de seção de aba (68, 88); e o dito cabeçote de balancim (64, 84) que tem um ponto de encaixe de braço posterior (74, 94) ao qual o dito braço posterior (72, 92) é conectado e um ponto de encaixe de cilindro (70, 90) ao qual o dito cilindro hidráulico de roda de seção de aba (68, 88) é conectado.
4. PLANTADEIRA AGRÍCOLA (5), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que: pelo menos um tubo de descarga (30) conectado à dita pelo menos uma seção de aba (60, 80) e à dita barra de engate interna (28B) do dito conjunto de engate telescópico (12), em que o dito tubo de descarga (30) descreve uma diagonal entre a dita pelo menos uma seção de aba (60, 80) e o dito conjunto de engate telescópico (12) quando o dito conjunto de engate telescópico (12) é retraído e a dita pelo menos uma seção de aba (60, 80) é girada para fora ao redor da dita dobradiça vertical (66, 86) para a dita configuração de trabalho, em que o dito tubo de descarga (30) é aninhado entre a dita pelo menos uma seção de aba (60, 80) e o dito conjunto de engate telescópico (12) quando o dito conjunto de engate telescópico (12) é estendido e a dita pelo menos uma seção de aba (60, 80) é girada para frente ao redor da dita dobradiça vertical (66, 86) para a dita configuração de transporte; e em que o dito cabeçote de balancim (64, 84) é adaptado para alcançar sobre o dito pelo menos um tubo de descarga (30) quando repousa sobre o topo da dita barra de engate externa (28A) do dito conjunto de engate telescópico (12).
5. PLANTADEIRA AGRÍCOLA (5), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que: o dito cabeçote de balancim (64, 84) é dotado adicionalmente de uma placa de distribuição de carga (76, 96).
6. PLANTADEIRA AGRÍCOLA (5), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que compreende adicionalmente: pelo menos uma roda principal (16) conectada ao dito chassi (10) através de um braço posterior de roda principal (42) atuado por um cilindro hidráulico de roda principal (44), em que o dito cilindro hidráulico de roda principal (44) é operável para levantar e abaixar o dito chassi (10) estendendo-se ou retraindo-se o dito cilindro hidráulico de roda principal (44), respectivamente; pelo menos uma roda de seção de aba (62, 82) conectada à dita pelo menos uma seção de aba (60, 80) através de um braço posterior de roda de aba (72, 92) atuado por um cilindro hidráulico de roda de aba (68, 88), em que o dito cilindro hidráulico de roda de aba (68, 88) é operável para levantar e abaixar a dita pelo menos uma seção de aba (60, 80) estendendo-se ou retraindo-se o dito cilindro hidráulico de roda de aba (68, 88), respectivamente; e pelo menos um cilindro retrátil (32) conectado entre o dito chassi (10) e a dita pelo menos uma seção de aba (60, 80), em que o dito pelo menos um cilindro retrátil (32) é operável para fazer com que a dita pelo menos uma seção de aba (60, 80) gire para frente ao redor da dita dobradiça vertical (66, 86) para a dita configuração de transporte e para girar para fora ao redor da dita dobradiça vertical (66, 86) para a dita configuração de trabalho.
7. PLANTADEIRA AGRÍCOLA (5), de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de que compreende adicionalmente: um sistema de controle (100) conectado ao dito cilindro hidráulico de roda principal (44), ao dito cilindro hidráulico de roda de aba (68, 88), e ao dito pelo menos um cilindro retrátil (32); o dito sistema de controle (100) operável quando se transita a dita plantadeira agrícola (5) a partir da dita configuração de trabalho para a dita configuração de transporte para se submeter às etapas de: posicionar o dito chassi (10) em uma posição parcialmente levantada com o uso do dito cilindro hidráulico de roda principal (44); levantar a dita pelo menos uma seção de aba (60, 80) estendendo-se completamente o dito cilindro hidráulico de roda de aba (68, 88) de modo que o dito cabeçote de balancim (64, 84) limpe a dita barra de engate externa (28A) do dito conjunto de engate telescópico (12); fazer com que o dito pelo menos um cilindro retrátil (32) gire a dita pelo menos uma seção de aba (60, 80) para frente; levantar completamente o dito chassi (10) estendendo-se completamente o dito cilindro hidráulico de roda principal (44); abaixar a dita pelo menos uma seção de aba (60, 80) retraindo-se o dito cilindro hidráulico de roda de aba (68, 88) de modo que o dito cabeçote de balancim (64, 84) repouse na dita barra de engate externa (28A) do dito conjunto de engate telescópico (12) e de modo que a dita pelo menos uma roda de seção de aba (62, 82) seja levantada a partir do solo.
8. PLANTADEIRA AGRÍCOLA (5), de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que: o dito sistema de controle (100) é conectado adicionalmente a um atuador de um engate de um trator usado para puxar a dita plantadeira agrícola (5); o dito sistema de controle (100) é adicionalmente operável quando se transita a dita plantadeira agrícola (5) a partir da dita configuração de trabalho para a dita configuração de transporte para se submeter às etapas adicionais de: abaixar o dito engate com o uso do dito atuador do dito engate quando se posiciona o dito chassi (10) na dita posição parcialmente levantada com o uso do dito cilindro hidráulico de roda principal (44); e levantar o dito engate com o uso do dito atuador do dito engate quando se levanta completamente o dito chassi (10) estendendo-se completamente o dito cilindro hidráulico de roda principal (44).
9. PLANTADEIRA AGRÍCOLA (5), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que: a dita pelo menos uma seção de aba (60, 80) compreende adicionalmente uma seção de aba esquerda (80) e uma seção de aba direita (60), e o dito cabeçote de balancim (64, 84) compreende adicionalmente um cabeçote de balancim esquerdo (84) fixado à dita seção de aba esquerda (80) e um cabeçote de balancim direito (64) fixado à dita seção de aba direita (60).
10. PLANTADEIRA AGRÍCOLA (5), de acordo com a reivindicação 9, caracterizada pelo fato de que: o dito cabeçote de balancim esquerdo (84) e o dito cabeçote de balancim direito (64) estão situados em posições diferentes ao longo do comprimento da dita seção de aba esquerda (80) e da dita seção de aba direita (60), respectivamente.
11. MÉTODO PARA FORNECER UMA PLANTADEIRA AGRÍCOLA (5) RECONFIGURÁVEL ENTRE UMA CONFIGURAÇÃO DE TRABALHO E UMA CONFIGURAÇÃO DE TRANSPORTE, sendo que o método compreende as etapas de: fornecer um chassi (10) que tem pelo menos uma seção de aba (60, 80), em que a dita pelo menos uma seção de aba (60, 80) é operável para girar para frente ao redor de uma dobradiça vertical (66, 86) para a configuração de transporte e para girar para fora ao redor da dita dobradiça vertical (66, 86) para a configuração de trabalho; e fornecer um conjunto de engate telescópico (12) que inclui uma barra de engate interna (28B) e uma barra de engate externa (28A); caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente os passos de: fornecer um cabeçote de balancim (64, 84) fixado à dita pelo menos uma seção de aba (60, 80) e configurado para sustentar a dita pelo menos uma seção de aba (60, 80) quando a dita pelo menos uma seção de aba (60, 80) está na configuração de transporte repousando-se sobre o topo da dita barra de engate externa (28A) do dito conjunto de engate telescópico (12), em que o dito cabeçote de balancim (64, 84) tem uma porção de gancho (64C) que se envolve, pelo menos parcialmente, ao redor da lateral da dita barra de engate externa (28A) oposta à dita pelo menos uma seção de aba (60, 80) quando a dita pelo menos uma seção de aba (60, 80) está na dita configuração de transporte a fim de reter a dita pelo menos uma seção de aba (60, 80) na dita configuração de transporte.
12. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente as etapas de: fornecer pelo menos uma roda principal (16) conectada ao dito chassi (10) através de um braço posterior de roda principal (42) atuado por um cilindro hidráulico de roda principal (44), em que o dito cilindro hidráulico de roda principal (44) é operável para levantar e abaixar o dito chassi (10) estendendo-se ou retraindo-se o dito cilindro hidráulico de roda principal (44), respectivamente; fornecer pelo menos uma roda de seção de aba (60, 80) conectada à dita pelo menos uma seção de aba (60, 80) através de um braço posterior de roda de aba (72, 92) atuado por um cilindro hidráulico de roda de aba (68, 88), em que o dito cilindro hidráulico de roda de aba (68, 88) é operável para levantar e abaixar a dita pelo menos uma seção de aba (60, 80) estendendo-se ou retraindo-se o dito cilindro hidráulico de roda de aba (68, 88), respectivamente; e fornecer pelo menos um cilindro retrátil (32) conectado entre o dito chassi (10) e a dita pelo menos uma seção de aba (60, 80), em que o dito pelo menos um cilindro retrátil (32) é operável para fazer com que a dita pelo menos uma seção de aba (60, 80) gire para frente ao redor da dita dobradiça vertical (66, 86) para a dita configuração de transporte e para girar para fora ao redor da dita dobradiça vertical (66, 86) para a dita configuração de trabalho.
13. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente as etapas de: fornecer um sistema de controle (100) conectado ao dito cilindro hidráulico de roda principal (44), ao dito cilindro hidráulico de roda de aba (68, 88), e ao dito pelo menos um cilindro retrátil (32); o dito sistema de controle (100) operável quando se transita a dita plantadeira agrícola (5) a partir da dita configuração de trabalho para a dita configuração de transporte para se submeter às etapas de: posicionar o dito chassi (10) em uma posição parcialmente levantada com o uso do dito cilindro hidráulico de roda principal (44); levantar a dita pelo menos uma seção de aba (60, 80) estendendo-se completamente o dito cilindro hidráulico de roda de aba (68, 88) de modo que o dito cabeçote de balancim (64, 84) limpe a dita barra de engate externa (28A) do dito conjunto de engate telescópico (12); fazer com que o dito pelo menos um cilindro retrátil (32) gire a dita pelo menos uma seção de aba (60, 80) para frente; levantar completamente o dito chassi (10) estendendo-se completamente o dito cilindro hidráulico de roda principal (44); abaixar a dita pelo menos uma seção de aba (60, 80) retraindo-se o dito cilindro hidráulico de roda de aba (68, 88) de modo que o dito cabeçote de balancim (64, 84) repouse no topo da dita barra de engate externa (28A) do dito conjunto de engate telescópico (12) e de modo que a dita pelo menos uma roda de seção de aba (60, 80) seja levantada a partir do solo.
14. MÉTODO, conforme definido em qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que: o dito cabeçote de balancim (64, 84) tem um braço posterior de roda de aba ponto de encaixe (74, 94) ao qual o dito braço posterior de roda de aba (72, 92) é conectado e um ponto de encaixe de cilindro hidráulico de roda de aba (70, 90) ao qual o dito cilindro hidráulico de roda de aba (68, 88) é conectado.
15. MÉTODO, conforme definido em qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que: a dita pelo menos uma seção de aba (60, 80) compreende adicionalmente uma seção de aba esquerda (80) e uma seção de aba direita (60), e o dito cabeçote de balancim (64, 84) compreende adicionalmente um cabeçote de balancim esquerdo (84) fixado à dita seção de aba esquerda (80) e um cabeçote de balancim direito (64) fixado à dita seção de aba direita (60).
16. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que: o dito cabeçote de balancim esquerdo (84) e o dito cabeçote de balancim direito (64) estão situados em posições diferentes ao longo do comprimento da dita seção de aba esquerda (80) e a dita seção de aba direita (60), respectivamente.

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20170000008A1 (en) Transport wing attachment
BR102016015296B1 (pt) Plantadeira agrícola e sistema de controle para uma plantadeira agrícola
US7921932B2 (en) Implement frame with front folding wings and transport wheels
US9072214B2 (en) Steerable agricultural implement with adaptable wheel spacing
US8141652B2 (en) Implement frame with front folding wings and transport wheels
US8342255B2 (en) Steerable agricultural implement with equalized steering effort
US20100126743A1 (en) Implement frame with front folding wings and transport wheels
US8807236B2 (en) Agricultural implement incorporating stack-fold planter
BR102014012474B1 (pt) eixo de acionador telescópico duplo
US11627694B2 (en) Agricultural distribution device and method for folding an agricultural distribution device between a working position and a transport position
UA114728C2 (uk) Транспортна вісь, яка повертається вперед
BR102021012750A2 (pt) Sistema para ajustar o posicionamento lateral de um conjunto de roda de um implemento agrícola e conjuntos de roda e implementos relacionados
BR112012017632A2 (pt) semeador dobrável avançado
BR102016015149A2 (pt) ? agricultural plant and method for providing a reconfigurable agricultural plant between a work configuration and a transport configuration?
BR112014031620B1 (pt) máquina agrícola com um chassi aperfeiçoado
US9198340B2 (en) Agricultural implement marker foldable about compound angle
US10426075B2 (en) Mounted front fold agricultural toolbar
BR102016015196A2 (pt) Agricultural plantation, support provision for an agricultural plant section and method of supplying a reconfigurable agricultural planting between work configuration and transport configuration?
BR102016015296A2 (pt) ? agricultural plant, control system for an agricultural plantation and method for operating an agricultural plant?
BR102019025980A2 (pt) rodado para um implemento agrícola e implemento agrícola
BRPI1001883A2 (pt) Sistema articulável dos rodados em dispositivo para acoplamento de semeadoras para o transporte de arrasto e o plantio em linha
BR102017026083B1 (pt) Sistema de implemento agrícola e sistema de suporte dobrável
BR102016006174B1 (pt) braço de transporte para um implemento agrícola e plantadeira
BR102016015229A2 (pt) Agricultural plants?
BR102013007857A2 (pt) Módulo biarticulado para equipamento agrícola