BR102016014958A2 - A reducing agent tank for installation in a motor vehicle with a accommodation to accommodate the reducing agent, a tank segment and a distribution module - Google Patents

A reducing agent tank for installation in a motor vehicle with a accommodation to accommodate the reducing agent, a tank segment and a distribution module Download PDF

Info

Publication number
BR102016014958A2
BR102016014958A2 BR102016014958A2 BR 102016014958 A2 BR102016014958 A2 BR 102016014958A2 BR 102016014958 A2 BR102016014958 A2 BR 102016014958A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tank
reducing agent
segment
fluid duct
tank segment
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

TANQUE DE AGENTE REDUTOR PARA INSTALAÇÃO EM UM VEÍCULO A MOTOR, COM UM ALOJAMENTO PARA ACOMODAR O AGENTE REDUTOR, UM SEGMENTO DE TANQUE E UM MÓDULO DE
DISTRIBUIÇÃO
Descrição [0001] A invenção se refere a um tanque de agente redutor para um agente redutor e apropriadamente para a instalação em um veículo a motor, em particular para um tanque de ureia para uma solução de ureia aquosa.
[0002] Tanques de agentes redutores de veículo a motor para acomodar um agente redutor são conhecidos em uma ampla variedade de modalidades a partir do estado da técnica. Por exemplo, DE 10 2011 108 213 A1 divulga um tanque de agente redutor aquecível que pode ser aquecido por meio de elementos de aquecimento elétrico e cujo agente redutor pode ser distribuído por meio de um módulo de distribuição externo ao tanque.
[0003] É um objetivo da invenção prover um tanque de agente redutor alternativo e/ou aprimorado para um agente redutor.
[0004] Referido objetivo pode ser atingido por meio dos aspectos das reivindicações independentes. Refinamentos vantajosos da invenção podem ser coletados a partir das reivindicações dependentes e a partir da seguinte descrição de modalidades preferenciais da invenção.
[0005] A invenção provê um tanque de agente redutor para um agente redutor, preferencialmente um tanque de ureia para acomodar uma solução de ureia aquosa, por exemplo, uma mistura água-ureia.
[0006] O tanque de agente redutor serve apropriadamente para a instalação em um veículo a motor, preferencialmente veículo utilitário, em particular veículos de bens pesados ou ônibus.
[0007] O agente redutor serve, em particular, para fornecimento para um sistema de purificação de gás de exaustão, por exemplo, para um sistema de purificação de gás de exaustão que opera na base de redução catalítica.
[0008] O tanque de agente redutor compreende um alojamento para acomodar o agente redutor, um segmento de tanque, e preferencialmente um módulo de distribuição, por exemplo, uma bomba, para distribuir o agente redutor.
[0009] O segmento de tanque é caracterizado, em particular, por ter pelo menos um duto de fluido integrado, em particular, um duto de fluido formado embutido ou sobre o segmento, para conduzir um fluido para aquecer, em particular, para esquentar, o agente redutor, preferencialmente de tal maneira que o próprio segmento de tanque forme o duto de fluido. O duto de fluido é, assim, preferencialmente, uma parte essencial do segmento de tanque.
[0010] O duto de fluido é, assim, em particular, não um cano ou uma mangueira que é separada do segmento de tanque.
[0011] O segmento de tanque é, apropriadamente, em sua produção ou devido à sua produção, preferencialmente projetado de tal modo que o duto de fluido seja integrado nele, em particular, é formado em conjunto com o mesmo, por exemplo, é formado embutido ou sobre o segmento.
[0012] É possível para uma e a mesma parte moldada formar o segmento de tanque e o duto de fluido.
[0013] O segmento de tanque e/ou a parte moldada é/são, preferencialmente, uma parte moldada por injeção, e é/são, assim, apropriadamente fabricado(s) a partir de um material de plásticos.
[0014] O duto de fluido é formado apropriadamente no lado interno do segmento de tanque.
[0015] É possível que o segmento de tanque tenha o módulo de distribuição e, assim, que o módulo de distribuição seja integrado de maneira apropriada no segmento de tanque. Para esse propósito, o segmento de tanque pode, em particular, ter uma abertura de admissão para o módulo de distribuição.
[0016] É possível que um duto de fluido se estenda, pelo menos em seções, em uma maneira substancialmente arqueada, em particular, em maneira em formato de arco substancialmente circular, em torno da abertura de admissão para o módulo de distribuição ou em torno do módulo de distribuição. De maneira alternativa ou em adição, um duto de fluido pode se estender, pelo menos em seções, em maneira sinuosa.
[0017] O segmento de tanque preferencialmente compreende uma parede substancialmente de tipo de superfície e/ou de tipo de tampa a fim de concretizar um componente preferencialmente de tipo de tampa e/ou de tipo de superfície. A parede serve, preferencialmente, como uma cobertura de terminação inferior para o alojamento.
[0018] O segmento de tanque forma apropriadamente uma estrutura delimitante para o duto de fluido, tal estrutura delimitante delimita o duto de fluido juntamente com sua extensão longitudinal.
[0019] A estrutura delimitante compreende, Preferencialmente, pelo menos dois elementos de parede que se estendem substancialmente paralelos entre si, e que são, por exemplo, de forma de tipo de nervura, e uma parte de lado interno da parede de tipo de superfície e/ou de tipo de tampa .
[0020] O duto de fluido é, assim, preferencialmente delimitado por elementos de parede que se estendem substancialmente paralelos entre si e por uma parte da parede de tipo de superfície e/ou de tipo de tampa .
[0021] É possível que o segmento de tanque e/ou a estrutura delimitante deixa o duto de fluido aberto em um lado, e o lado, portanto, o duto de fluido, é fechado por um elemento de tanque adjacente.
[0022] O elemento de tanque preferencialmente deixa o lado superior do duto de fluido aberto, e o lado superior é fechado por um elemento de tanque colocado sobre aquele, em particular por um segmento de base, por exemplo, uma placa de base do alojamento..
[0023] O segmento de tanque é preferencial mente arranjado sob um segmento de base do alojamento. O segmento de tanque serve, em particular, como um aquecedor de base para o alojamento.
[0024] O segmento de tanque pode ter uma admissão de duto de fluido e/ou uma saída de duto de fluido.
[0025] O duto de fluido serve, preferencialmente, para se conectar a um circuito de arrefecimento de um motor de combustão interna do veículo a motor. Para esse propósito, o segmento de tanque pode ter, por exemplo, uma admissão de duto de fluido e/ou uma saída de duto de fluido.
[0026] O duto de fluido é, preferencialmente, um duto de aquecimento.
[0027] O segmento de tanque pode, além disso, ter uma pluralidade de nervuras de reforço, em particular, para reforçar e, assim, reforçar de maneira apropriada a parede de tipo de superfície e/ou de tipo de tampa.
[0028] A invenção não é restrita a um tanque de agente redutor, mas também abrange um segmento de tanque como divulgado neste documento.
[0029] A invenção também abrange um veículo a motor, preferencialmente um veículo utilitário, em particular um ônibus ou um veículo de bens pesados, tendo um tanque de agente redutor como divulgado aqui.
[0030] O veículo a motor compreende, preferencialmente, um sistema de pós-tratamento dos gases de exaustão que podem ser fornecidos com o agente redutor a partir do tanque de agente redutor.
[0031] As modalidades e aspectos preferenciais, descritos acima, da invenção podem ser combinados entre si. Outros refinamentos vantajosos são divulgados nas reivindicações dependentes ou surgirão a partir da seguinte descrição de modalidades preferenciais da invenção em conjunto com as figuras anexas.
[0032] Figura 1 - mostra uma vista em perspectiva de um tanque de agente redutor de acordo com uma modalidade da invenção.
[0033] Figura 2 - mostra outra vista em perspectiva do tanque de agente redutor, a partir da Figura 1, com omissões ilustrativas de modo a proporcionar uma vista de dentro do tanque de agente redutor para propósitos ilustrativos.
[0034] Figura 3 - mostra uma vista em perspectiva de um segmento de tanque de acordo com uma modalidade da invenção, e [0035] Figura 4 - mostra outra vista em perspectiva do segmento de tanque a partir da Figura 3.
[0036] Figura 1 mostra uma vista em perspectiva de um tanque de agente redutor T para um agente redutor, em particular um tanque de ureia para, preferencialmente, uma solução de ureia aquosa, por exemplo, o chamado AdBlue. Figura 2 mostra outra vista em perspectiva do tanque de agente redutor T a partir da Figura 1, com omissões ilustrativas de modo a proporcionar uma vista de dentro do tanque de agente redutor T para propósitos ilustrativos.
[0037] Com referência às Figuras 1 e 2, o tanque de agente redutor T compreende um alojamento 1 composto de duas seções de alojamento 1.1 e 1.2, que são montadas uma sobre a outra, para acomodar o agente redutor, um módulo de distribuição 2 para distribuir o agente redutor, e um segmento de tanque 3 arranjado sob o alojamento 1. O tanque de agente redutor T serve para instalação em um veículo a motor, preferencialmente um veículo utilitário, em particular um veículo de bens pesados ou um ônibus.
[0038] O segmento de tanque 3 é equipado com um duto de fluido integrado 3.1 para conduzir um fluido para aquecer o agente redutor de tal modo que o próprio segmento de tanque 3 forma o duto de fluido 3.1. O segmento de tanque 3 e o duto de fluido 3.1 são, assim, formados por uma e a mesma parte moldada, preferencialmente uma parte moldada por injeção. O segmento de tanque 3 é, em sua produção, projetado de tal modo que o duto de fluido 3.1 seja integrado nele, em particular, seja formado juntamente com ele, por exemplo, seja formado nele.
[0039] O segmento de tanque 3 compreende uma parede aérea 3.3, que é, apropriadamente, de forma de tipo de tampa, e em cujo lado interno o duto de fluido 3.1 é formado. A parede aérea 3.3 forma apropriadamente uma cobertura de terminação inferior para o alojamento 1.
[0040] O segmento de tanque 3 forma uma estrutura delimitante 3.2 para o duto de fluido 3.1. A estrutura delimitante 3.2 delimita o duto de fluido 3.1 juntamente com sua extensão longitudinal L. A estrutura delimitante 3.2 compreende dois elementos de parede 3.2, que se estendem substancialmente paralelos entre si, e uma parte de lado interno da parede aérea 3.3. Os dois elementos de parede 3.2 delimitam o duto de fluido 3.1 lateralmente. A parede aérea 3.3 delimita o duto de fluido 3.1 em uma direção para baixo.
[0041] O segmento de tanque 3, em particular a estrutura delimitante 3.2 e 3.3, deixa o duto de fluido 3.1 aberto para um lado, especificamente na Figura 2, em direção ao lado de topo. O lado aberto, isto é, na Figura 2, o lado de topo, e, assim, o duto de fluido 3.1 são, no estado instalado do tanque de agente redutor T, fechados por um elemento de tanque adjacente, especificamente na Figura 2 por um segmento de base, de maneira apropriada, uma placa de base, do alojamento 1.
[0042] O segmento de tanque 3, além disso, compreende uma abertura de admissão para o módulo de distribuição 2, para distribuir o agente redutor de tal modo que o módulo de distribuição 2 seja integrado de maneira apropriada no segmento de tanque 3. O duto de fluido 3.1 se estende, pelo menos em seções, em formato de arco substancialmente circular e de maneira sinuosa em torno da abertura de admissão e, assim, em torno do módulo de distribuição 2.
[0043] O segmento de tanque 3 compreende uma admissão de duto de fluido 3.4 e uma saída de duto de fluido 3.5.
[0044] O duto de fluido 3.1 serve para conexão com uma linha para arrefecer fluido para arrefecer um motor de combustão interna (por exemplo, um motor de combustão interna, motor de ciclo Otto, etc.) de um veículo a motor. Pode ser visto a partir das Figuras 1 e 2 que o segmento de tanque 3 serve como uma cobertura de base e, simultaneamente, como um aquecedor de base para o alojamento 1 e, assim, o agente redutor.
[0045] Figuras 3 e 4 mostram vistas em perspectivas diferentes de um segmento de tanque 3 de acordo com uma modalidade da invenção, que é idêntica ao segmento de tanque 3 das Figuras 1 e 2.
[0046] A partir das Figuras 3 e 4, pode ser visto, em particular, mais uma vez que o segmento de tanque 3 é equipado com um duto de fluido integrado 3.1, e o segmento de tanque 3 incluindo o duto de fluido 3.1 é formado por um e a mesma parte moldada. O duto de fluido 3.1 é, assim, apropriadamente, uma parte integral do segmento de tanque 3.
[0047] O duto de fluido 3.1 é formado no lado interno da parede aérea 3.3 e, no estado instalado do tanque de agente redutor 3, referido duto de fluido é, juntamente com sua extensão longitudinal L, delimitado no fundo por uma parte da parede aérea 3.3, lateralmente pelos dois elementos de parede 3.2 se estendendo substancialmente paralelos entre si, e no topo por um segmento de base do alojamento 1. O duto de fluido 3.1 se estende em maneira arqueada ou sinuosa em torno da abertura de admissão para o módulo de distribuição 2.
[0048] O segmento de tanque 3 compreende adicionalmente uma pluralidade de nervuras de reforço, em particular, para enrijecer a parede aérea 3.3.
[0049] A invenção não é restrita às modalidades preferenciais descritas acima. Especialmente, uma multiplicidade de variantes e modificações é possível que, fazem uso, igualmente, do conceito da invenção e que, portanto, caem dentro do escopo de proteção. Além disso, a invenção também reivindica proteção para a matéria e aos aspectos das reivindicações dependentes independentemente dos aspectos e das reivindicações a que se referem.
Lista de números/caracteres de referência T Tanque de agente redutor, em particular tanque de ureia; 1 Alojamento; 1.1 Seção de alojamento; 1.2 Seção de alojamento; 2 Módulo de distribuição para distribuir o agente redutor; 3 Segmento de tanque; 3.1 Duto de fluido, em particular duto de aquecimento para conduzir um fluido para aquecer o agente redutor; 3.2 Estrutura delimitante para o duto de fluido, em estrutura delimitante lateral; 3.3 Parede de tipo de superfície e/ou de tipo de tampa; L Extensão longitudinal, em particular direção longitudinal, do duto de fluido.
REIVINDICAÇÕES

Claims (14)

1. Tanque de agente redutor (T) para um agente redutor e, preferencialmente, para instalação em um veículo a motor, tendo um alojamento (1) para acomodar o agente redutor, tendo um segmento de tanque (3) e, preferencialmente, tendo um módulo de distribuição (2) para distribuir o agente redutor, caracterizado pelo fato de que o segmento de tanque (3) tem pelo menos um duto de fluido integrado (3.1) para conduzir um fluido para aquecer o agente redutor, em particular, de tal maneira que o próprio segmento de tanque (3) forme o duto de fluido (3.1).
2. Tanque de agente redutor (T), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que uma e a mesma parte moldada forma o segmento de tanque (3) e o duto de fluido (3.1).
3. Tanque de agente redutor (T), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o segmento de tanque (3) e/ou a parte moldada são partes moldadas por injeção.
4. Tanque de agente redutor (T), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o duto de fluido (3.1) é formado em um lado interno do segmento de tanque (3).
5. Tanque de agente redutor (T), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o segmento de tanque (3) tem o módulo de distribuição (2) e/ou tem uma abertura de admissão para o módulo de distribuição (2).
6. Tanque de agente redutor (T), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que pelo menos um duto de fluido (3.1) se estende, pelo menos em seções, de uma maneira arqueada em torno da abertura de admissão para o módulo de distribuição (2) e/ou como serpentina.
7. Tanque de agente redutor (T), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o segmento de tanque (3) compreende uma parede de tipo de superfície e/ou de tipo de tampa (3.3), e a parede (3.3) forma uma cobertura de terminação preferencialmente inferior para o alojamento (1).
8. Tanque de agente redutor (T), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o duto de fluido (3.1) é delimitado ao longo de sua extensão longitudinal (L) por meio de uma estrutura delimitante (3.2) formada pelo segmento de tanque (3).
9. Tanque de agente redutor (T), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o segmento de tanque (3) e/ou a estrutura delimitante (3.2) deixa o duto de fluido (3.1) aberto em um lado, e o lado, portanto, o duto de fluido (3.1), é fechado por um elemento de tanque adjacente.
10. Tanque de agente redutor (T), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o segmento de tanque (3) e/ou a estrutura delimitante (3.2) deixa o lado superior do duto de fluido (3.1) aberto, e o lado superior é fechado por um elemento de tanque colocado sobre aquele, em particular por um segmento de base do alojamento (1).
11. Tanque de agente redutor (T), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o segmento de tanque (3) é arranjado sob um segmento de base do alojamento (1) e/ou serve como um aquecedor de base para o alojamento (1) e, assim, para o agente redutor.
12. Tanque de agente redutor (T), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o duto de fluido (3.1) é conectável com um circuito de arrefecimento de um motor de combustão interna do veículo a motor.
13. Segmento de tanque (3) conforme o trecho caracterizante de qualquer uma das reivindicações anteriores, o segmento de tanque (3) caracterizado pelo fato de ser para um tanque de agente redutor (T) para um agente redutor.
14. Veículo a motor, preferencialmente veículo comercial, caracterizado pelo fato de ter um tanque de agente redutor (T) conforme qualquer uma das reivindicações de 1 a 12.

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JPH0316831A (ja) 自動車の先端部におけるエアダクト内の冷却空気案内装置
CN105888893B (zh) 车辆用发动机的进气系统温水加热装置
US5012768A (en) Cooling system
BR102016015053A2 (pt) Reducing aggregate tank with integrated fluid duty to conduct a heat fluid
BR102016014958A2 (pt) A reducing agent tank for installation in a motor vehicle with a accommodation to accommodate the reducing agent, a tank segment and a distribution module
CN209398488U (zh) 副水箱及汽车
BR112014027148B1 (pt) Veículo automotivo
BR102016014958B1 (pt) Tanque de agente redutor, e veículo a motor compreendendo o mesmo
JP6053835B2 (ja) ブローバイガス処理装置
ES2316010T3 (es) Dispositivo para transferir aire en un compartimento del motor y vehiculo que comprende dicho dispositivo.
RU98487U1 (ru) Устройство для облегчения запуска автомобильных двигателей внутреннего сгорания
KR102367211B1 (ko) 냉각수 순환 펌프
BR102013004719B1 (pt) Estrutura de apoio para motor de combustão interna refrigerado à água
CN205840947U (zh) 发动机曲轴箱通风管路加热装置
CN208122951U (zh) 一种带节温器的水泵
US10059195B2 (en) Motor vehicle operating fluid container made of thermoplastic
KR102578819B1 (ko) 워터펌프 조립체
BR102016018644B1 (pt) Dispositivo para o arrefecimento de um aparelho de acionamento e um veículo a motor possuindo tal dispositivo
US1824921A (en) Vehicle heater
US1803436A (en) Combined heater and exhaust manifold
CN208484536U (zh) 一种防冻液滤芯及带有防冻液滤芯的汽车水循环系统
RU129566U1 (ru) Автомобильный подогреватель
US1420922A (en) Intake manifold for internal-combustion engines
KR101719656B1 (ko) 라디에이터
CN209176474U (zh) 一种发动机暖风系统