BR102015029257A2 - plantadeira para plantar múltiplos tipos de semente em uma única passagem de plantio - Google Patents
plantadeira para plantar múltiplos tipos de semente em uma única passagem de plantio Download PDFInfo
- Publication number
- BR102015029257A2 BR102015029257A2 BR102015029257A BR102015029257A BR102015029257A2 BR 102015029257 A2 BR102015029257 A2 BR 102015029257A2 BR 102015029257 A BR102015029257 A BR 102015029257A BR 102015029257 A BR102015029257 A BR 102015029257A BR 102015029257 A2 BR102015029257 A2 BR 102015029257A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- seed
- seeds
- types
- planter
- selector
- Prior art date
Links
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A01—AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
- A01C—PLANTING; SOWING; FERTILISING
- A01C7/00—Sowing
- A01C7/08—Broadcast seeders; Seeders depositing seeds in rows
- A01C7/081—Seeders depositing seeds in rows using pneumatic means
- A01C7/084—Pneumatic distribution heads for seeders
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A01—AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
- A01C—PLANTING; SOWING; FERTILISING
- A01C21/00—Methods of fertilising, sowing or planting
- A01C21/005—Following a specific plan, e.g. pattern
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A01—AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
- A01C—PLANTING; SOWING; FERTILISING
- A01C15/00—Fertiliser distributors
- A01C15/005—Undercarriages, tanks, hoppers, stirrers specially adapted for seeders or fertiliser distributors
- A01C15/006—Hoppers
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A01—AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
- A01C—PLANTING; SOWING; FERTILISING
- A01C7/00—Sowing
- A01C7/04—Single-grain seeders with or without suction devices
- A01C7/042—Single-grain seeders with or without suction devices using pneumatic means
- A01C7/044—Pneumatic seed wheels
- A01C7/046—Pneumatic seed wheels with perforated seeding discs
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A01—AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
- A01C—PLANTING; SOWING; FERTILISING
- A01C7/00—Sowing
- A01C7/08—Broadcast seeders; Seeders depositing seeds in rows
- A01C7/081—Seeders depositing seeds in rows using pneumatic means
- A01C7/082—Ducts, distribution pipes or details thereof for pneumatic seeders
Landscapes
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Soil Sciences (AREA)
- Environmental Sciences (AREA)
- Sowing (AREA)
- Pretreatment Of Seeds And Plants (AREA)
Abstract
plantadeira para plantar múltiplos tipos de semente em uma única passagem de plantio.trata-se de um sistema que é fornecido para plantar múltiplos tipos de semente e que alterna automaticamente entre as variedades durante o plantio em uma única passagem de plantio, de uma sessão de plantio, de plantio em linha de um campo agrícola. o sistema pode incluir um conjunto de seletor disposto entre uma tremonha em linha de multicompartimentos e um dosador de semente em cada unidade em linha de uma plantadeira. um sistema de controle controla as válvulas seletoras do conjunto de seletor para alternar da liberação de sementes de um primeiro tipo, a partir da tremonha em linha até o dosador de semente, até a liberação de sementes de um segundo tipo, da tremonha em linha até o dosador de semente, para fornecer uma alternância de sementes que são plantadas a partir do dosador de semente, do primeiro ao segundo tipo, quando o dosador de semente cruza um limite entre as zonas diferentes do campo agrícola.
Description
“PLANTADEIRA PARA PLANTAR MÚLTIPLOS TIPOS DE SEMENTE EM UMA ÚNICA PASSAGEM DE PLANTIO” Campo da Invenção [001] A invenção se refere geralmente a plantadeiras ou sementeiras e, em particular, a plantadeiras e sementeiras para plantar múltiplos tipos ou variedades de semente.
Antecedentes da Invenção [002] As práticas de cultivo modernas buscam aumentar produções de campo agrícolas. Os avanços tecnológicos de plantadeiras permitem melhores características agronômicas no momento do plantio, tais como fornecer profundidade de semente mais precisa, uniformidade melhorada de profundidade de semente através da plantadeira e precisão melhorada de espaçamento de semente em linha. Entretanto, um único campo pode ter inconsistências de desempenho de produção entre áreas diferentes do campo. Isso é devido ao fato de que um campo pode ter uma variedade ampla de tipos de solo e tipos de gerenciamento ou zonas, tais como zonas irrigadas e não irrigadas em áreas diferentes. As empresas de semente estão desenvolvendo múltiplas variedades de cada um de seus tipos de produto de semente para aperfeiçoar a produção nessas áreas diferentes. As variedades de semente diferentes oferecem características de desempenho melhoradas para tipos diferentes de solo e de práticas de gerenciamento. Esforços têm sido feitos para plantar múltiplas variedades de um tipo de produto de semente particular em áreas diferentes de campos com tipos diferentes de solo ou zonas de gerenciamento. Esses esforços incluem plantadeiras que têm tremonhas de preenchimento de volume diferentes e exigem que o reservatório para cada dosador de semente esteja completamente limpo ou transplantado antes que uma variedade de semente diferente possa ser entregue aos dosadores de semente. Algumas plantadeiras permitem plantar duas variedades e incluem unidades em linha ancilares ou dois dosadores de semente distintos e separados em cada uma das unidades de linha.
Descrição Resumida da Invenção [003] A presente invenção é direcionada a sistemas para plantio em linha que permitem plantar múltiplos tipos de semente que podem incluir plantar em taxas variantes em uma única passagem de plantio. O sistema pode permitir alternância, durante o decorrer da operação, de tipo(s) de semente que são plantadas a partir de um único dosador de semente em cada unidade em linha da plantadeira. Isso pode ser alcançado por uma tremonha em linha com múltiplos compartimentos que armazenam múltiplos tipos de semente em cada unidade em linha e um conjunto de seletor em cada unidade em linha que é controlado para liberar seletivamente um dos tipos de sementes a partir da tremonha em linha no dosador de semente com base em uma zona do campo agrícola que é plantada. Quando a plantadeira se aproxima de um limite entre a primeira e a segunda zonas do campo, uma válvula(s) seletora do conjunto de seletor atua(m) para interromper a entrega de um primeiro tipo de semente da tremonha até o dosador de semente e começar a entregar um segundo tipo de semente da tremonha até o dosador de semente. Isso permite plantar múltiplos tipos de semente com um único dosador de semente em cada unidade em linha, em uma única passagem de plantio, sem ter que acrescentar unidades em linha ou dosadores de semente adicionais.
[004] De acordo com um aspecto da invenção, a atuação da(s) válvula(s) seletora(s) é sincronizada em relação ao movimento da plantadeira para permitir que as sementes do segundo tipo de semente sejam liberadas a partir da plantadeira quando a plantadeira cruza o limite da primeira para a segunda zona.
Em uma realização, a interrupção e o começo da liberação do primeiro e do segundo tipos de semente são feitos de modo substancialmente simultâneo, permitindo uma fase de plantio de semente misturada transicional, durante a qual uma mistura da primeira e da segunda sementes pode ser liberada a partir da plantadeira. Em outra realização, a liberação de sementes do primeiro tipo de semente é interrompida e a liberação das sementes do segundo tipo de semente é atrasada até que substancialmente tudo do primeiro tipo de semente tenha sido liberado da plantadeira, permitindo uma alternância distinta substancial do plantio do primeiro tipo de semente para o plantio do segundo tipo de semente, minimizando a mistura.
[005] De acordo com outro aspecto da invenção, uma plantadeira é fornecida para plantar múltiplos tipos de semente, em uma única passagem de plantio, durante o plantio em linha de um campo agrícola. A plantadeira inclui uma armação e múltiplas unidades em linha sustentadas pela armação. Cada uma das múltiplas unidades em linha inclui um sistema de armazenamento em linha com múltiplos compartimentos com configuração para armazenar os múltiplos tipos de semente. Cada unidade em linha tem um dosador de semente para plantar os múltiplos tipos de semente. Cada dosador de semente inclui um alojamento que define uma câmara de semente no mesmo para receber sementes para entrega individual e singularização a partir do dosador de semente. O alojamento do dosador de semente tem uma entrada que define uma passagem a partir do lado de fora do dosador de semente até a câmara de semente. Cada unidade em linha tem um conjunto de seletor disposto entre os múltiplos compartimentos do sistema de armazenamento em linha e a entrada do alojamento de dosador de semente. O conjunto de seletor libera seletivamente as sementes de um dos múltiplos tipos de semente a partir de um dos múltiplos compartimentos correspondentes do sistema de armazenamento em linha, na câmara de semente do dosador de semente em um determinado momento.
[006] De acordo com outro aspecto da invenção, os múltiplos compartimentos do sistema de armazenamento em linha incluem saídas de compartimento, e o conjunto de seletor inclui um segmento de entrada disposto para receber sementes a partir das saídas de compartimento. O conjunto de seletor pode incluir pelo menos uma válvula seletora atuável para bloquear seletivamente os fluxos de sementes através de uma das saídas de compartimento e permitir o fluxo de sementes através de uma das saídas de compartimento para alternar qual dos múltiplos tipos de semente é entregue à câmara de semente do dosador de semente. O conjunto de seletor pode incluir um sistema de válvula que bloqueia seletivamente fluxo e que permite o fluxo de sementes dos múltiplos tipos através do conjunto de seletor para permitir a entrega de sementes de um único tipo dentre os múltiplos tipos fora do conjunto de seletor em um determinado momento. O conjunto de seletor pode incluir a pelo menos uma válvula seletora configurada para desbloquear e permitir o fluxo de sementes através de uma única saída dentre as múltiplas saídas de compartimento do sistema de armazenamento em linha, e bloquear e impedir o fluxo de sementes através das saídas de compartimento restantes do sistema de armazenamento em linha, enquanto o conjunto de seletor está direcionando as sementes do sistema de armazenamento em linha para a entrada do alojamento de dosador de semente.
[007] De acordo com outro aspecto da invenção, a válvula seletora é uma porta atuada linear ou uma porta ativada de modo giratório que pode ser acionada eletrônica, hidráulica, pneumaticamente, por meio de atrito. A pelo menos uma válvula seletora pode incluir uma válvula seletora disposta em relação a cada uma das saídas dos compartimentos em linha. A pelo menos uma válvula seletora pode ser disposta mais próxima às saídas do sistema de armazenamento em linha do que a entrada do alojamento de dosador de semente. O conjunto de seletor pode incluir um segmento de saída disposto entre o segmento de entrada do conjunto de seletor e a entrada do alojamento de dosador de semente para direcionar as sementes do conjunto de seletor até a entrada do alojamento de dosador de semente. O segmento de saída do conjunto de seletor pode incluir um duto de saída que se interconecta o conjunto de seletor com a entrada do alojamento de dosador de semente e que define uma passagem que se estende em uma direção longitudinal, em relação ao segmento de saída do conjunto de seletor, para direcionar as sementes do conjunto de seletor até a entrada do alojamento de dosador de semente.
[008] De acordo com outro aspecto da invenção, os múltiplos compartimentos são definidos em uma tremonha e as saídas de compartimento são definidas na parede inferior da tremonha. O segmento de entrada do conjunto de seletor é conectado à parede inferior da tremonha para receber sementes a partir das saídas de compartimento na parede inferior. Os múltiplos compartimentos são definidos em uma tremonha de armazenamento a granel sustentada pela unidade em linha, que pode ser preenchida manualmente ou não pneumaticamente, de modo que o(s) volume(s) inteiro das sementes a ser plantado seja(m) armazenado(s) na tremonha de armazenamento a granel. As sementes armazenadas na tremonha de armazenamento a granel são alimentadas por gravidade, a partir dos múltiplos compartimentos na entrada do alojamento de dosador de semente. Pelo menos alguns dos múltiplos compartimentos são definidos em uma minitremonha sustentada pela unidade em linha e com configuração para receber pneumaticamente as sementes dos múltiplos tipos a partir de um sistema de armazenamento a granel de uma plantadeira, tal como uma tremonha(s) de preenchimento de volume centralmente localizada(s).
[009] De acordo com outro aspecto da invenção, a plantadeira tem uma armação e múltiplas unidades em linha sustentadas pela armação. Cada uma das múltiplas unidades em linha tem múltiplos compartimentos que armazenam múltiplos tipos de semente correspondentes. Cada unidade em linha tem um dosador de semente para plantar separadamente os múltiplos tipos de semente nas zonas separadas de um campo agrícola, em que cada uma das zonas corresponde a uma característica do campo agrícola que se refere a pelo menos um dentre o tipo de solo e o tipo de gerenciamento. Um conjunto de seletor se estende entre os múltiplos compartimentos e o dosador de semente para liberar seletivamente um primeiro tipo de semente dentre os múltiplos tipos de semente, a partir de um primeiro compartimento dentre um dos múltiplos compartimentos correspondentes no dosador de semente, para liberar em uma primeira zona do campo agrícola. O conjunto de seletor libera seletivamente um segundo tipo de semente dentre os múltiplos tipos de semente a partir de um segundo compartimento dentre os múltiplos compartimentos no dosador de semente para liberar em uma segunda zona do campo agrícola.
[010] De acordo com outro aspecto da invenção, os múltiplos compartimentos incluem um compartimento receptor de volume, que recebe pneumaticamente o primeiro tipo de semente a partir de um sistema remoto de armazenamento a granel para armazenamento a granel do primeiro tipo de semente e local que é afastado da unidade em linha, e um compartimento de armazenamento a granel para armazenamento a granel do segundo tipo de semente na unidade em linha. Cada um dos compartimentos de armazenamento e de recepção de volume tem uma saída em comunicação fluida de semente com um segmento de entrada do conjunto de seletor. Isso pode incluir a pelo menos uma válvula seletora atuável para bloquear seletivamente o fluxo de sementes através das saídas dos compartimentos de armazenamento e de recepção de volume e que permite o fluxo de sementes através das saídas dos compartimentos de armazenamento e de recepção de volume para alternar qual dentre os primeiro e segundo tipos de semente é entregue ao dosador de semente. O dosador de semente inclui uma entrada que fornece uma passagem para que as sementes fluam no dosador de semente e o conjunto de seletor inclui um duto de saída disposto entre a pelo menos uma válvula seletora e a entrada de dosador de semente. O duto de saída do conjunto de seletor recebe sementes do primeiro ou do segundo tipo permitido para fluir através da pelo menos uma válvula seletora e direciona as sementes do primeiro ou do segundo tipo permitido para que fluam através da pelo menos uma válvula seletora, da pelo menos uma válvula seletora até a entrada do dosador de semente.
[011] De acordo com outro aspecto da invenção, a plantadeira inclui uma armação que sustenta múltiplas unidades em linha, e múltiplos compartimentos são dispostos em cada uma das múltiplas unidades em linha e com configuração para armazenar os múltiplos tipos de semente. Um dosador de semente em cada uma das múltiplas unidades em linha é configurado para plantar os múltiplos tipos de semente. Cada dosador de semente inclui um alojamento que define uma câmara de semente no mesmo para receber sementes para entrega individual e singularização a partir do dosador de semente. O alojamento do dosador de semente tem uma entrada que define uma passagem para direcionar semente na câmara de semente. Cada unidade em linha tem um conjunto de seletor disposto entre os múltiplos compartimentos e a entrada do alojamento de dosador de semente para liberar seletivamente sementes de um dos múltiplos tipos de semente, a partir de um dos múltiplos compartimentos correspondentes do sistema de armazenamento em linha na câmara de semente do dosador de semente em um determinado momento. Um sistema de controle é conectado operavelmente a cada conjunto de seletor e configurado para controlar qual tipo de semente dentre os múltiplos tipos de semente é liberado em um campo agrícola, com base em uma localização da plantadeira, em relação às múltiplas zonas de um campo agrícola. Cada uma das múltiplas zonas corresponde a uma característica do campo agrícola que se refere a pelo menos um dentre o tipo de solo e o tipo de gerenciamento. O sistema de controle comanda a atuação do conjunto de seletor para alternância de entrega de sementes de um primeiro tipo a partir de um primeiro compartimento dos múltiplos compartimentos através do conjunto de seletor e na câmara de semente do dosador de semente, quando a plantadeira está em uma primeira zona dentre as múltiplas zonas para a entrega de sementes de um segundo tipo a partir de um segundo compartimento dos múltiplos compartimentos através do conjunto de seletor e na câmara de semente do dosador de semente, quando a plantadeira está em uma segunda zona dentre as múltiplas zonas. O evento de alternância pode ser sincronizado para ocorrer quando a plantadeira cruzar um limite entre a primeira para a segunda zona.
[012] Outros aspectos, objetivos, recursos e vantagens da invenção se tornarão evidentes para as pessoas versadas na técnica, a partir da descrição detalhada e dos desenhos anexos a seguir. Deve-se compreender, entretanto, que a descrição detalhada e os exemplos específicos, enquanto indicam as realizações preferidas da presente invenção, são dados a título de ilustração e, não, de limitação. Muitas alterações e modificações podem ser feitas dentro do escopo da presente invenção, sem se afastar do espírito da mesma, e a invenção inclui todas as tais modificações.
Breve Descrição dos Desenhos [013] As realizações exemplificativas preferenciais da invenção são ilustradas nos desenhos anexos, em que números de referência semelhantes representam partes semelhantes por inteiro. A Figura 1 é uma representação esquemática simplificada de um sistema de plantio para plantar múltiplas variedades de semente A Figura 2 é uma representação esquemática simplificada de uma variante do sistema da Figura 1; A Figura 3 é uma representação esquemática simplificada de outra variante do sistema da Figura 1;
Figura 4 é uma vista em elevação lateral de uma representação esquemática simplificada do sistema da Figura 2; A Figura 5 é uma vista em elevação lateral de uma representação esquemática simplificada do sistema da Figura 3; A Figura 6 é uma vista pictórica de um conjunto de seletor da Figura 4; e A Figura 7 é um mapa de prescrição de variedade de semente para uso com o sistema de piantio da Figura 1.
Descrição Detalhada das Realizações Preferenciais [014] Referindo-se, agora, aos desenhos e, especificamente, às representações esquemáticas simplificadas das Figuras 1 a 3, um sistema 5 é mostrado, o qual permite que a alternância em movimento de tipo(s) de semente seja plantada por uma plantadeira, sem exigir a limpeza manual de dosadores de semente ou de unidades em linha ancilares ou de dosadores de semente. O sistema 5 inclui uma plantadeira 7, tal como uma das plantadeiras da série EARLY RISER® disponível por Case 1H, puxada atrás de um dispositivo de tração, tal como o trator 9. A plantadeira 7 inclui uma armação 11 que sustenta múltiplas unidades em linha 13 que são substancialmente idênticas. Conforme mostrado na Figura 5, cada uma das unidades em linha 13 tem ferramentas de penetração no solo que podem incluir mecanismos de abertura e de fechamento 15, 17, tais como discos abridores e discos fechadores, respectivamente, ou outras ferramentas de penetração no solo para abrir e fechar um sulco. As ferramentas de penetração no solo também podem incluir uma roda de medição configurada para ajustar a profundidade de sulco limitando-se a penetração em solo do mecanismo de abertura de sulco das ferramentas de penetração no solo, enquanto criam um sulco, e uma roda de prensa pode ser disposta para rolar através do sulco fechado para firmar o solo sobre a semente para fechar adicionalmente o sulco e promover o contato do solo com a semente favorável.
[015] Referindo-se, novamente, às Figuras 1 a 3, a plantadeira 7 tem um sistema de armazenamento de semente 19 para armazenar separadamente as sementes 21 de tipos diferentes para plantar em áreas diferentes ou zonas de um campo. As sementes 21 podem ser de um tipo planta comum, mas de variedades ou tipos diferentes 21a, 21b, 21c, 21 d. Embora a semente 21 possa ser descrita em qualquer lugar, no presente documento, como os tipos diferentes 21a, 21b, 21c, 21 d, deve-se compreender que a descrição dos tipos diferentes inclui variedades diferentes, em outras palavras, os tipos diferentes 21a, 21b, 21c, 21 d de semente 21 incluem não apenas as variedades diferentes da mesma espécie de planta, mas também produtos de semente diferentes. Os produtos de semente diferentes podem incluir sementes de espécie diferente, sementes revestidas e não revestidas, tais como sementes revestidas sem inseticida e revestidas com inseticida. Os produtos de semente diferentes também podem incluir proteção em uma semente de saco e não proteção em uma semente de saco, semente resistente a parasito de planta e semente não resistente a parasito de planta, tais como sementes resistentes a nematódeos em cisto e sementes não resistentes a nematódeos em cisto, sementes tolerantes a herbicida e sementes não tolerantes a herbicida, ou outros produtos diferentes. Os produtos de semente diferentes podem incluir adicionalmente sementes de plantio diferentes, tais como milho e soja. Sem levar em consideração, a plantadeira 7 é configurada para plantar os tipos diferentes 21a, 21b, 21c, 21 d de semente 21 em zonas de variedade ou de tipo diferentes, mostradas como zonas VZ1, VZ2, VZ3, VZ4 no mapa de prescrições PM da Figura 7. As zonas de variedade ou de tipo diferentes VZ1, VZ2, VZ3, VZ4 do campo agrícola são definidas, pelo menos em parte, por características relacionadas a pelo menos um dentre o tipo de solo e o tipo de gerenciamento.
[016] Referindo-se, novamente, às Figuras 1 a 3, o sistema de armazenamento de semente 19 inclui um sistema de armazenamento a granel 23 e define compartimentos de preenchimento a granel mostrados como compartimentos de armazenamento a granel 25 que armazenam os tipos de semente 21a, 21b, 210, 21 d a granel para entrega seletiva a dosadores de semente 27, nas unidades em linha 13, por meio de um conjunto de seletor 29 em cada unidade em linha 13, conforme explicado em maiores detalhes, em qualquer lugar no presente documento. O sistema de armazenamento de semente 19 também inclui um sistema de armazenamento em linha 31 para armazenar os tipos de semente 21a, 21b, 21c, 21 d em cada uma das unidades em linha 13. Essa disposição permite a liberação seletiva de um dos tipos de semente 21a, 21b, 21c, 21 d alternando-se rapidamente quais dentre os tipos de semente 21a, 21b, 21c, 21 d são liberadas dos conjuntos de seletores 29 nos dosadores de semente 27, nas unidades em linha 13, para plantar nas zonas VZ1, VZ2, VZ3, VZ4 (Figura 7), à medida que controlado por um sistema de controle 33. O sistema de controle 33 inclui um controlador de plantadeira 35 e um controlador de trator 37 que se comunicam operativamente uma com o outro, por exemplo, por meio de uma conexão ISOBUS, para coordenar os controles de plantadeira 9, tais como os dosadores de semente 27 e os conjuntos de seletores 29 e trator 9 (Figura 1), com base nas zonas de variedade ou de tipo VZ1, VZ2, VZ3, VZ4 do campo agrícola, que pode corresponder a um mapa de prescrição de variedade ou de tipo de semente PM, conforme mostrado na Figura 7. O controlador de plantadeira 35 é mostrado, incluindo um controlador 39 e uma fonte de alimentação 41. O controlador 39 do controlador de plantadeira 35 pode incluir um computador industrial ou, por exemplo, um controlador de lógica programável (PLC), junto com o software correspondente e a memória adequada para armazenar tais software e hardware, incluindo condutores de interconexão para transmissão de sinal e de energia para controlar componentes hidráulicos, eletromecânicos e eletrônicos dos dosadores de semente 27, conjuntos de seletores 29 e outros componentes da plantadeira 7. O controlador de trator 37 é configurado para controlar as operações do trator 9, tal como controlar a condução, a velocidade, a frenagem, o câmbio e outras operações do trator 9. O controlador de trator 37 é mostrado como incluindo um controlador 43 e uma fonte de alimentação 45. O controlador de trator 37 é configurado para controlar as funções do trator 9 controlando-se os vários sistemas de condução por GPS, de transmissão, de motor, de hidráulica e/ou outros sistemas do trator 9. Como o controlador 39 do controlador de plantadeira 35, o controlador 43 do controlador de trator 37 pode incluir um computador industrial ou, por exemplo, um controlador de lógica programável, junto com o software correspondente e a memória adequada para armazenar tais software e hardware, incluindo condutores de interconexão para transmissão de sinal e de energia para controlar componentes hidráulicos, eletromecânicos e eletrônicos do trator 9, Um sistema de interface de trator 47 é conectado operavelmente ao controlador de trator 37 e inclui um monitor e vários dispositivos de entrada para permitir que um operador veja os estados e controle várias operações do trator 9, a partir de dentro da cabine do trator 9. O sistema de interface de trator 47 pode ser um console MultiControl Armrest® disponível para uso com os tratores da série Maxxum® ou Magnum®, a partir do Case IH.
[017] Referindo-se, agora, à Figura 1, nessa realização, o sistema de armazenamento a granel 23 é definido inteiramente no sistema de armazenamento em linha 31, de modo que os volumes inteiros de todos dentre os tipos de semente 21a, 21b, 21c, 21 d sejam armazenados nas unidades em linha 13, com todos os compartimentos de armazenamento a granel 25 dispostos dentro do sistema de armazenamento em linha 31. Os compartimentos de armazenamento a granel 25, nessa realização, estão em uma tremonha de preenchimento de volume mostrada como uma única tremonha em linha de volume 49, separados um do outro por paredes divisoras ou partições 51 em cada unidade em linha 13.
[018] Enquanto que os compartimentos 25 são definidos em uma única tremonha em linha de volume 49 em cada unidade em linha 13 na Figurai, referindo-se, agora, às Figuras 2 e 4, nessa realização, o sistema de armazenamento a granel 23 é definido inteiramente em uma tremonha(s) de preenchimento de volume mostrada(s) como tremonhas de preenchimento de volume localizadas centralmente 49, com nenhum dos compartimentos de armazenamento a granel 25 disposto dentro do sistema de armazenamento em linha 31, Ao contrário, nessa realização, o sistema de armazenamento em linha 31 tem apenas compartimentos receptores de granel 53 que recebem pneumaticamente os tipos de semente 21a, 21b, 21c, 21 d, a partir dos compartimentos de armazenamento a granel 25 das tremonhas de preenchimento de volume localizadas centralmente 49. Os compartimentos receptores de granel 53 nessa realização são separados um do outro por paredes divisoras de partições ou partições 55 em uma única tremonha em linha segmentada, mostrada como minitremonha 57, em cada unidade em linha 13. A entrega pneumática dos tipos de semente 21a, 21b, 21c, 21 d, a partir dos compartimentos de armazenamento a granel 25, das tremonhas de preenchimento de volume localizadas centralmente 23 aos compartimentos receptores de granel 53 do sistema de armazenamento em linha 31 é feita por meio de um sistema de fluxo de ar 59 e um sistema de entrega primária cooperante 61. O sistema de fluxo de ar 59 fornece energia pneumática para uso por vários componentes de plantadeira 7, que incluem os dosadores de semente 27, bem como as sementes de transporte 21, do sistema de armazenamento a granel 23 até o sistema de armazenamento em linha 31. O sistema de fluxo de ar 59 inclui uma fonte de pressão de ar positiva e pode incluir uma fonte de vácuo para estabelecer pressões de vácuo e positiva e fluxos de ar correspondentes. A fonte de pressão de ar positiva e as fontes de vácuo podem ser bombas conhecidas, ventiladores, ventoinhas e/ou outros componentes de sistema de fluxo de ar conhecidos. Conforme mostrado nas Figuras 4 e 5, em realizações em que o sistema de fluxo de ar 59 fornece energia pneumática tanto para transportar sementes 21 do sistema de armazenamento a granel 23 até o sistema de armazenamento em linha 31 quanto para operação do dosador de semente 27, o sistema de fluxo de ar 59 inclui um sistema de fluxo de ar de transporte de semente 59a e um sistema de fluxo de ar de dosador de semente 59b. O sistema de fluxo de ar de transporte de semente 59a forneceu um fluxo de ar que entranha sementes 21 para mover o sistema de armazenamento a granel 23 para o sistema de armazenamento em linha 31. O sistema de fluxo de ar de dosador de semente 59b fornece pressão positiva e/ou nativa para a operação de dosadores de semente nas unidades em linha 13. O sistema de entrega primário 61 libera ou entrega sementes 21, tal como por medição calibrada, a partir de armazenamento a granel nas tremonhas de preenchimento de volume localizadas centralmente 57 em um sistema de entrega de semente para transporte para os compartimentos receptores de granel 53 nas minitremonhas 57. O sistema de entrega primário 61 entrega sementes a serem entranhadas em um fluxo(s) de ar através de linhas primárias ou condutos de semente primários 63 que se conectam a linhas secundárias ou condutos de semente secundários 65 que se estendem às unidades em linha 13. Referindo-se, agora, à Figura 4, dentro do sistema de entrega primário 61, cada compartimento de armazenamento a granel 25 tem os seus conteúdos de semente 21 medidos por um cilindro(s) de medição 67 que pode ser um cilindro canelado calibrado disposto em cada saída 69 de cada compartimento de armazenamento a granel 25, ou a(s) tremonha(s) de preenchimento de volume em si. Os cilindros 67 são acionados para girar por motores eletrônicos, pneumáticos ou hidráulicos (não mostrados), à medida que controlados pelo sistema de controle 33, explicado em maiores detalhes em qualquer lugar no presente documento.
[019] Referindo-se, agora, às Figuras 3 e 5, nessa realização, três tipos de semente 21, como os tipos de semente 21a, 21b, 21c, são mostrados com a plantadeira 7. O sistema de armazenamento a granel 23 é definido tanto dentro do sistema de armazenamento em linha 31 quanto em locais afastados do sistema de armazenamento em linha 31. Os compartimentos de armazenamento a granel 25 são fornecidos nas tremonhas de preenchimento de volume localizadas centralmente 49 e também dentro de tremonhas em linha combinadas 71, As tremonhas em linha combinadas 71 têm tanto armazenamento a granel em linha quanto porções de minitremonha com compartimentos de armazenamento a granel 25 e compartimentos receptores de granel 53, respectivamente, Um tipo primário de semente que será plantado com o volume mais alto no campo, mostrado como tipo de semente 21a, é armazenado no(s) compartimento(s) de armazenamento a granel 25, que define os compartimentos primários de armazenamento a granel 25 das tremonhas de preenchimento de volume localizadas centralmente 49 de um sistema primário de armazenamento a granel para transporte pneumático para o compartimento receptor de volume 53 na porção de minitremonha da tremonha combinada em linha 71. Os tipos secundários de semente que será plantada com volumes relativamente inferiores no campo, mostrados como tipos de semente 21b, 21c, são armazenados no(s) compartimento(s) de armazenamento a granel em linha 25, que definem os compartimentos secundários de armazenamento a granel 25 de um sistema secundário de armazenamento a granel na porção de armazenamento a granel em linha da tremonha combinada em linha 71.
[020] Referindo-se, novamente, às Figuras 1 a 3, sem levar em consideração de onde os tipos de semente 21a, 21b, 21c, 21 d são armazenados a granel na plantadeira 7, os tipos de semente 21a, 21b, 21c, 21 d no sistema de armazenamento em linha 31 são seletivamente liberados pelo conjunto de seletor 29 em cada unidade em linha 13 para o dosador de semente correspondente 27, Cada dosador de semente 27 pode ser um dosador de semente do tipo puramente mecânico 27, um dosador de semente elétrico 27 ou um dosador de semente pneumático 27. Referindo-se, agora, às Figuras 4 e 5, o dosador de semente 27 tem um alojamento 73 que pode ser um alojamento de multicomponentes, com segmentos de cobertura interconectados encerrando uma cavidade interior, em que um disco de semente interno é girado por um sistema de acionamento de disco de semente. O sistema de acionamento de disco de semente gira pelo menos uma superfície do disco de semente através de um agrupamento de semente das sementes coletadas 21 em uma câmara de semente 75, dentro da cavidade interior do dosador de semente 27. Referindo-se, agora, à Figura 4, a câmara de semente 75 recebe sementes a partir de uma entrada 77 do alojamento de dosador de semente 73 que define uma passagem a partir do lado de fora do dosador de semente 27 para a câmara de semente 75. Referindo-se, novamente, às Figuras 4 e 5, o giro do disco de semente na cavidade interior do lado de dentro do dosador de semente 27 permite que o disco de semente apanhe e singule as sementes a partir do agrupamento interno de semente e transporte as sementes individuais através do dosador de semente 27 para liberação individual do dosador de semente 27 através de um tubo de semente 79. Os dosadores de semente pneumáticos 27 são adicionalmente conectados de modo operável ao sistema de fluxo de ar 59 para fornecer uma câmara de vácuo dentro do dosador de semente 27, oposta à câmara de semente 75 que permite que as sementes do agrupamento de semente sejam mantidas contra o disco de semente por pressão a vácuo para mover as sementes 21 através do dosador de semente 27 para singularização no dosador de semente 27 e entrega através do tubo de semente 79 no campo.
[021] Sem levar em consideração a configuração particular do dosador de semente 27, o conjunto de seletor 29 define uma disposição de conduto que direciona o fluxo de semente que guia seletivamente os tipos de semente 21a, 21b, 21c, 21d, por exemplo, uma de cada vez ou como uma mistura, do sistema de armazenamento em linha 31 até o dosador de semente 27. O conjunto de seletor 29 é configurado para bloquear seletivamente o fluxo e permitir o fluxo de sementes 21 dos múltiplos tipo(s) de semente 21a, 21b, 21c, 21 d, através do conjunto de seletor 29, para permitir a entrega de sementes de um único dentre o(s) tipo(s) de semente dos múltiplos tipos 21a, 21b, 21c, 21 d fora do conjunto de seletor, em um determinado momento, conforme controlado pelo sistema de controle 33. Referindo-se, agora, à Figura 4, o conjunto de seletor 29 recebe as sementes tipos 21a, 21b, 21c, 21 d a partir de saídas de compartimento 81 que incluem aberturas que se estendem através de uma parede inferior 83 de cada uma das tremonhas em linha 49 (Figura 1), 57 (Figura 2), 71 (Figura 3). Referindo-se, agora, às Figuras 4 e 5, o conjunto de seletor 29 tem um corpo com um segmento de entrada 85 e um segmento de saída 87 que se estende coletivamente entre as tremonhas em linha 49 (Figura 1), 57 (Figura 2), 71 (Figura 3) e o dosador de semente respectivo 27 e um sistema de válvula 89 para guiar seletivamente o(s) tipo(s) de semente 21a, 21b, 21c, 21 d, através do conjunto de seletor 29, para o dosador de semente 27.
[022] Referindo-se, agora, à Figura 6, o segmento de entrada 85 tem um corpo de entrada 91 com paredes interconectadas 93 coletivamente que definem um tubo para guiar o(s) tipo(s) de semente 21a, 21b, 21c, 21 d em uma direção longitudinal, a partir da(s) tremonha(s) em linha 49, 57, 71 (Figuras 1 a 3), em direção ao segmento de saída 87 do conjunto de seletor 29. O segmento de saída 87 tem um corpo de saída 95 com paredes interconectadas 97 coletivamente que definem um duto de saída 99 que pode fornecer um tubo para guiar o(s) tipo(s) de semente 21a, 21b, 21c, 21 d em uma direção longitudinal, a partir do segmento de entrada 85 do conjunto de seletor 29, em direção à entrada de dosador de semente 77 (Figura4). Desse modo, uma passagem 101 é definida longitudinalmente através do conjunto de seletor 29, através da disposição dos segmentos de entrada e de saída 85, 87. O fluxo do(s) tipo(s) de semente 21a, 21b, 21c, 21 d, através da passagem 101, é(são) seletivamente permitido(s) e/ou impedido(s) pelo sistema de válvula 89. Conforme mostrado nessa realização, o sistema de válvula 89 pode ser disposto no segmento de entrada 85 do conjunto de seletor 29 ou pode estar adjacente, conectado, ou integralmente incorporado na parede inferior 83 da(s) tremonha(s) em linha 49, 57, 71 (Figuras 1 a 3).
[023] Referindo-se, ainda, à Figura 6, o conjunto de seletor 29 inclui a pelo menos uma válvula seletora 103, mostrada aqui com quatro válvulas seletoras 103, que são atuáveis para bloquear seletivamente e/ou permitir o fluxo de sementes 21 através de saídas de compartimento 81 (Figura 4) para alternar quais dos múltiplos tipos de semente 21a, 21b, 21c, 21 d são entregues à câmara de semente 75 do dosador de semente 27 em um determinado momento. Referindo-se, agora, à Figura 4, a(s) válvula(s) seletora 103 pode ser disposta(s) mais próxima(s) às saídas 81 do sistema de armazenamento em linha 31 do que da entrada 77 do alojamento de dosador de semente 73, por onde a alternância de quais tipos de semente 21a, 21b, 21 s, 21 d são liberados para serem alimentados ao dosador de semente 27 é feita a montante e afastada da entrada de dosador de semente 77. Referindo-se, novamente, à Figura 6, um atuador 105 é disposto para mover-se por cada uma das válvulas seletoras 103 para fornecer controle de fluxo seletivo do tipo de semente correspondente 21a, 21b, 21c, 21 d para alimentar seletivamente o dosador de semente 27. As válvulas seletoras 103 e os atuadores 105 podem fornecer uma disposição em que as válvulas seletoras 103 são portas atuadas lineares, tais como aquelas mostradas em direção ao topo do sistema de válvula 89 da Figura 6. Ou, as válvulas seletoras 103 e os atuadores 105 podem fornecer uma disposição em que as válvulas seletoras são um tipo de dobradiça pivotada ou portas acionadas de modo giratório, tal como aquelas mostradas em direção ao fundo do sistema de válvula 89 da Figura 6, conforme representado pela válvula seletora 103 mostrada em um esboço tracejado que corresponde a uma posição de abertura em que a válvula seletora de esboço tracejado 103 se estende para cima, em um ângulo, em relação a uma parede de topo do conjunto de seletor 29. Sem levar em consideração os trajetos de movimento particular das válvulas seletoras 103, os atuadores 105 podem ser qualquer uma dentre uma variedade de atuadores eletrônicos, eletromecânicos, pneumáticos e hidráulicos, que permitem que os atuadores 105 sejam acionados eletrônica, hidráulica, pneumaticamente, por meio de atrito, para permitir que sementes 21 sejam liberadas seletivamente por tipo 21a, 21b, 21c, 21 d, do sistema de armazenamento em linha 31 até o dosador de semente 27.
[024] Referindo-se, novamente, às Figuras 1 a 3, o sistema de armazenamento em linha 31 pode armazenar toda semente 21 em armazenamento a granel em linha, conforme mostrado na Figura 1, pode receber toda semente 21 do armazenamento a granel central ou remoto, conforme mostrado na Figura 2, ou pote tanto armazenar semente 21 em linha a granel quanto receber semente 21 a partir do armazenamento a granel central ou remoto, conforme mostrado na Figura 3. Referindo-se, novamente, às Figuras 2 e 4, para realizações com múltiplos compartimentos receptores de granel 53 que recebem pneumaticamente os tipos de semente 21a, 21b, 21c, 21 d, a partir dos compartimentos de armazenamento a granel 25 das tremonhas de preenchimento de volume localizadas centralmente 33, um sistema de porta de semente 107 é configurado para manter níveis de preenchimento de semente 21 nos compartimentos receptores de granel 53 e garantir que cada compartimento receptor de volume 53 tenha o suficiente de seus tipos respectivos de semente 21a, 21b, 21c, 21 d para permitir que o conjunto de seletor 29 libere os tipos de semente 21a, 21b, 21c, 21 d no dosador de semente 27, à medida que controlado pelo sistema de controle 33. O sistema de porta de semente 107 inclui uma porta de semente 109 em cada junção, a partir da qual um tubo de alimentação de compartimento receptor de volume 111 se ramifica a partir de seu conduto de semente secundário respectivo 65. Cada porta de semente 109 é movida independentemente por um atuador 113 que pode ser atuadores eletrônicos, pneumáticos ou hidráulicos para direcionar a semente 21 em um tubo(s) dentre o(s) tubo(s) de alimentação de compartimento receptor de volume 111 para preencher os compartimentos receptores de granel 53 da minitremonha em linha segmentada 57. Isso é feito atuando-se a porta de semente 109 entre uma posição aberta e uma posição fechada para permitir o fluxo e bloquear o fluxo ao compartimento receptor de volume respectivo 53. Os sensores de nível de semente 115 são dispostos em compartimentos receptores de granel 53 para fornecerem sinais que permitam que o sistema de controle 33 avalie quanto de semente 21 dos tipos de semente 21a, 21b, 21c, 21 d está em cada (um dos) compartimento(s) receptor(es) de volume 53, em cada uma das unidades em linha 13. Desse modo, o sistema de controle 33 pode usar sinais a partir dos sensores de nível de semente 115 para avaliar um nível de preenchimento de estado atual de um tipo particular de semente 21a, 21b, 21c, 21 d, em relação a quanto mais de semente 21 daquele tipo particular 21a, 21b, 21c, 21 d é necessário na unidade em linha correspondente 15 para completar o plantio da(s) zona(s) atual(is) VZ1, VZ2, VZ3, VZ4 (Figura 7), ao longo do trajeto de percurso, antes de alcançar um limite interzona de aproximação BND para aquela unidade em linha 13.
[025] Referindo-se, novamente, às Figuras 1 a 3 e 7, um operador primeiramente exibe o mapa de prescrição de variedade ou de tipo de semente PM (Figura 7) no monitor de computador ou no monitor do sistema de interface de trator 47, que estaria tipicamente dentro da cabine de trator. O mapa de prescrição PM exibe quais zonas de variedade ou de tipo VZ1, VZ2, VZ3, VZ4 são localizadas no campo agrícola e quais tipos de semente 21a, 21b, 21c, 21d podem ser plantadas nas zonas de variedade VZ1, VZ2, VZ3, VZ4. Conforme mostrado na Figura 7, nessa realização, o tipo de semente 21a é mostrado como aceitável para uso na zona de variedade VZ1, que corresponde a um tipo recomendado A. O tipo de semente 21b é mostrado como aceitável para uso em zona de variedade VZ2, que corresponde a um tipo recomendado B. O tipo de semente 21c é mostrado como aceitável para uso em zona de variedade VZ3, que corresponde a um tipo recomendado C. O tipo de semente 21 d é mostrado como aceitável para uso em zona de variedade VZ4, que corresponde a um tipo recomendado D.
[026] Através do sistema de interface de trator 47, o operador insere as informações de armazenamento de tipo de semente, tais como quais tipos de semente 21a, 21b, 21c, 21 d são armazenadas nos compartimentos de armazenamento a granel 25 da(s) tremonha(s) em linha de volume 49, do sistema de armazenamento em linha 31 (Figura 1), os compartimentos de armazenamento a granel 25 das tremonhas de preenchimento de volume localizados centralmente 4 e os compartimentos receptores de granel correspondentes 53 em cada unidade em linha 13 (Figuras 2), ou, para armazenamento a granei em linha e central combinado, o(s) compartimento(s) de armazenamento a granel 25, conforme fornecido(s) na(s) tremonha(s) de preenchimento de volume centralmente localizada(s) 49, seu(s) compartimento(s) receptor(es) de volume correspondente(s) 53 e também os compartimentos de armazenamento a granel 25 dentro de tremonhas em linha combinadas 71 (Figura 3). O mapa de prescrição PM também pode conter a população de semente que deve ser plantada para cada tipo ou variedade 21a, 21b, 21c, 21 d. A população de semente também podería ser variada dentro do campo, com base no tipo de solo, na matéria orgânica, etc. O tamanho das sementes também pode ser inserido no sistema de interface de trator 47, Essas informações também poderíam se tornar disponíveis na base de dados que é construída a partir do software de mesa, quando o mapa de prescrição PM for criado. O operador também insere as informações de trajeto de percurso, tais como selecionando-se ou (re)definindo-se um trajeto pretendido de percurso de estratégia de plantio, através do campo, enquanto planta através do sistema de interface de trator 47. O sistema de controle 33 usou essas informações inseridas para controlar o horário de eventos de alternância, de modo que a comutação de diferentes tipos de semente 21a, 21b, 21c, 21 d ocorra substancialmente quando o(s) dosador(es) de semente 27 cruzar o limite BND entre as zonas VZ1, VZ2, VZ3, VZ4.
[027] Ainda referindo-se às Figuras, 1 a 3 e 7, quando o sistema de controle 33 determina, a partir do mapa de prescrição PM, que uma alternância deve ser feita, o sistema de controle 33 comanda o conjunto de seletor 29 para alterar da liberação de um dos tipos de semente 21a, 21b, 21c. 21 d para um tipo diferente dentre os tipos de semente 21a, 21b, 21c, 21 d, que correspondem ao tipo de semente 21a, 21b, 21c, 21 d que deve ser plantado na zona de aproximação VZ1, VZ2, VZ3, VZ4. Referindo-se, agora, às Figuras 1 a 3 e 6, o sistema de controle 33 pode comandar o atuador 105 da válvula seletora atualmente aberta 103 para fechar a sua válvula seletora 103, bloqueando adicionalmente o fluxo do(s) tipo(s) de semente plantado(s) atualmente 21a, 21b, 21c, 21 d, a partir da(s) saída(s) de compartimento correspondente(s) 81 (Figura 4). Ao mesmo tempo, o sistema de controle 33 pode comandar o atuador 105 da próxima válvula seletora necessária 103 para abrir a sua válvula seletora 103, permitindo o fluxo inicial do tipo de semente respectivo 21 a, 21b, 21 c, 21 d, a partir da saída de compartimento correspondente 81 (Figura 4). Quando o sistema de controle 33 simultâneo comanda o fechamento da válvula seletora atualmente aberta 103 do tipo de semente a ser finalizada e a abertura da próxima válvula seletora necessária 103 do próximo tipo de semente necessário, por um curto período de tempo, haverá uma mistura tanto do tipo de semente a ser finalizada quanto do próximo tipo de semente necessário no reservatório de semente 75 do dosador de semente 27. Quando isso ocorre, por um curto período de tempo, o dosador de semente 27 plantará uma mistura do tipo de semente a ser finalizada e do próximo tipo necessário no campo. Isso pode definir uma zona de mistura transicional TMZ transpondo a zona de limite BND VZ1, VZ2, VZ3, VZ4, sendo que o tamanho da mesma é influenciado pelo período de tempo de atraso entre o fechamento da válvula seletora atualmente aberta do tipo de semente a ser finalizada e a abertura da próxima válvula seletora necessária 103 do próximo tipo de semente necessário. Quanto mais longo for o atraso, menor o volume do tipo misturado de semente a ser finalizada e do próximo tipo necessário coletará no reservatório de semente 75 do dosador de semente 27 (Figura 4), que fornece uma zona de mistura transicional TMZ mais curta ou menor, com menos plantio misturado durante a alternância. Isso se deve ao fato de que relativamente pouco recebimento do tipo a ser finalizado estará no reservatório de semente 75 do dosador de semente 27 (Figura 4) quando o conjunto de seletor 29 iniciar a liberação de sementes do próximo tipo necessário no reservatório de semente 75, quando o sistema de controle 33 comandar tal atraso relativamente longo. Quanto mais curto for o atraso, maior o volume do tipo misturado de semente a ser finalizada e do próximo tipo necessário que será coletado no reservatório de semente 75 do dosador de semente 27 (Figura 4), fornecendo uma zona de mistura transicional TMZ maior ou mais longa, com mais plantio misturado durante a alternância.
[028] Muitas alterações e modificações poderíam ser feitas à invenção, sem se afastar do espírito da mesma. Vários componentes e recursos do sistema 5, por exemplo, componentes ou recursos do sistema(s) de armazenamento de semente, carregamento de sistema e sistema(s) de dosagem de semente podem ser incorporados sozinhos ou em combinações diferentes em uma plantadeira ou sementeira. O escopo dessas alterações se tornará evidente a partir das reivindicações anexas.
Claims (20)
1. PLANTADEIRA PARA PLANTAR MÚLTIPLOS TIPOS DE SEMENTE EM UMA ÚNICA PASSAGEM DE PLANTIO, durante o plantio em linha de um campo agrícola, caracterizada pelo fato de que a plantadeira compreende: uma armação; múltiplas unidades em linha sustentadas pela armação, sendo que cada uma das múltiplas unidades em linha inclui, um sistema de armazenamento em linha com múltiplos compartimentos com configuração para armazenar os múltiplos tipos de semente; um dosador de semente para plantar os múltiplos tipos de semente e que inclui um alojamento que define uma câmara de semente no mesmo para receber as sementes para entrega individual e singularização a partir do dosador de semente, sendo que o alojamento do dosador de semente tem uma entrada que define uma passagem a partir do lado de fora do dosador de semente até a câmara de semente; e um conjunto de seletor disposto entre os múltiplos compartimentos do sistema de armazenamento em linha e a entrada do alojamento de dosador de semente para liberar seletivamente sementes de um dos múltiplos tipos de semente, a partir de um dos múltiplos compartimentos correspondentes do sistema de armazenamento em linha, na câmara de semente do dosador de semente em um determinado momento.
2. PLANTADEIRA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que os múltiplos compartimentos do sistema de armazenamento em linha incluem saídas de compartimento e o conjunto de seletor inclui um segmento de entrada disposto para receber sementes a partir das saídas de compartimento.
3. PLANTADEIRA, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que o conjunto de seletor inclui a pelo menos uma válvula seletora atuáveí para bloquear seletivamente o fluxo de sementes através de uma das saídas de compartimento e para permitir o fluxo de sementes através de uma das saídas de compartimento, o que alterna qual dentre os múltiplos tipos de semente são entregues à câmara de semente do dosador de semente.
4. PLANTADEIRA, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que o conjunto de seíetor inclui um sistema de válvula que bloqueia o fluxo e que permite o fluxo de sementes seletivamente dos múltiplos tipos através do conjunto de seletor para permitir a entrega de sementes de um único tipo dentre os múltiplos tipos para fora do conjunto de seletor em um determinado momento.
5. PLANTADEIRA, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que o sistema de válvula inclui a pelo menos uma válvula seletora configurada para desbloquear e permitir o fluxo de sementes através de uma única saída dentre as múltiplas saídas do compartimento do sistema de armazenamento em linha e para bloquear e impedir o fluxo de sementes através das saídas de compartimento restantes do sistema de armazenamento em linha enquanto o conjunto de seletor direciona as sementes do sistema de armazenamento em linha até a entrada do alojamento de dosador de semente.
6. PLANTADEIRA, de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que a pelo menos uma válvula seletora inclui pelo menos uma dentre uma porta atuada linear e uma porta ativada de modo giratório.
7. PLANTADEIRA, de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que a pelo menos uma válvula seletora é disposta mais próxima às saídas do sistema de armazenamento em linha do que a entrada do alojamento de dosador de semente,
8. PLANTADEIRA, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que o conjunto de seletor inclui um segmento de saída disposto entre o segmento de entrada do conjunto de seletor e a entrada do alojamento de dosador de semente para direcionar as sementes do conjunto de seletor até a entrada do alojamento de dosador de semente.
9. PLANTADEIRA, de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pelo fato de que o segmento de saída do conjunto de seletor compreende um duto de saída que interconecta o conjunto de seletor com a entrada do alojamento de dosador de semente e define uma passagem que se estende em uma direção longitudinal, em relação ao segmento de saída do conjunto de seletor, para direcionar as sementes do conjunto de seletor até a entrada do alojamento de dosador de semente.
10. PLANTADEIRA, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que os múltiplos compartimentos são definidos em uma tremonha sustentada pela unidade em linha e têm uma parede inferior, em que as saídas de compartimento são definidas na parede inferior da tremonha e em que o segmento de entrada do conjunto de seletor é conectado à parede inferior da tremonha para receber sementes a partir das saídas de compartimento na parede inferior.
11. PLANTADEIRA, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que os múltiplos compartimentos são definidos em uma tremonha de armazenamento a granel sustentada pela unidade em linha e configurada para alimentar por gravidade as sementes dos múltiplos tipos, a partir dos múltiplos compartimentos, à entrada do alojamento de dosador de semente.
12. PLANTADEIRA, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que os múltiplos compartimentos são definidos em uma minitremonha sustentada pela unidade em linha e com configuração para receber pneumaticamente as sementes dos múltiplos tipos a partir de um sistema de armazenamento a granel de plantadeira.
13. PLANTADEIRA PARA PLANTAR MÚLTIPLOS TIPOS DE SEMENTE EM UMA ÚNICA PASSAGEM DE PLANTIO, durante o plantio em linha de um campo agrícola, caracterizada pelo fato de que a plantadeira compreende: uma armação e múltiplas unidades em linha sustentadas pela armação, sendo que cada uma das múltiplas unidades em linha inclui, múltiplos compartimentos sustentados em cada unidade em linha que armazenam múltiplos tipos de semente; um dosador de semente para plantar separadamente os múltiplos tipos de semente em zonas separadas de um campo agrícola, em que cada uma das zonas corresponde a uma característica do campo agrícola que se refere a pelo menos um dentre o tipo de solo e o tipo de gerenciamento; e um conjunto de seletor que se estende entre os múltiplos compartimentos e o dosador de semente para liberar seletivamente um primeiro tipo de semente dentre os múltiplos tipos de semente, a partir de um primeiro compartimento correspondente dentre um dos múltiplos compartimentos, no dosador de semente, para liberar em uma primeira zona do campo agrícola, e para liberar seletivamente um segundo tipo de semente dentre os múltiplos tipos de semente, a partir de um segundo compartimento correspondente dentre os múltiplos compartimentos, no dosador de semente, para liberar em uma segunda zona do campo agrícola.
14. PLANTADEIRA, de acordo com a reivindicação 13, caracterizada pelo fato de que os múltiplos compartimentos incluem: um compartimento receptor de volume que recebe pneumaticamente o primeiro tipo de semente, a partir de um sistema de armazenamento a granel primário remoto configurado para armazenar a granel o primeiro tipo de semente em um local que é afastado da unidade em linha; e um compartimento de armazenamento a granel de um sistema de armazenamento a granel secundário em linha para armazenar a granel o segundo tipo de semente na unidade em linha.
15. PLANTADEIRA, de acordo com a reivindicação 14 caracterizada pelo fato de que cada um dos compartimentos receptores de granel que recebem sementes a partir do sistema de armazenamento a granel primário remoto e os compartimentos de armazenamento a granel do sistema de armazenamento a granel secundário em linha têm uma saída em comunicação fluida de semente com um segmento de entrada do conjunto de seletor.
16. PLANTADEIRA, de acordo com a reivindicação 15 caracterizada pelo fato de que o conjunto de seletor inclui pelo menos uma válvula seletora atuável para bloquear seletivamente o fluxo de sementes através das saídas dos compartimentos receptores de granel e dos compartimentos de armazenamento a granel do sistema de armazenamento a granel secundário em linha, o que permite seletivamente o fluxo de sementes armazenadas no sistema de armazenamento a granel primário remoto e no sistema de armazenamento a granel secundário em linha para entrega ao dosador de semente.
17. PLANTADEIRA, de acordo com a reivindicação 16, caracterizada pelo fato de que o dosador de semente inclui uma entrada que fornece uma passagem para que as sementes fluam para dentro do dosador de semente, e que o conjunto de seletor inclui um duto de saída disposto entre a pelo menos uma válvula seletora e a entrada de dosador de semente para receber as sementes do primeiro ou do segundo tipo permitido a fluir através da pelo menos uma válvula seletora e direcionar as sementes do primeiro ou do segundo tipo permitido a fluir através da pelo menos uma válvula seletora, a partir da pelo menos uma válvula seletora até a entrada do dosador de semente.
18. PLANTADEIRA PARA PLANTAR MÚLTIPLOS TIPOS DE SEMENTE EM UMA ÚNICA PASSAGEM DE PLANTIO, durante o plantio em linha de um campo agrícola, caracterizada pelo fato de que a plantadeira compreende: uma armação que sustenta múltiplas unidades em linha; múltiplos compartimentos em cada uma das múltiplas unidades em linha configuradas para armazenar os múltiplos tipos de semente; um dosador de semente em cada uma das múltiplas unidades em linha para plantar os múltiplos tipos de semente e que inclui um alojamento que define uma câmara de semente no mesmo para receber as sementes para entrega individual e singularização a partir do dosador de semente, sendo que o alojamento do dosador de semente tem uma entrada que define uma passagem para direcionar a semente à câmara de semente; e um conjunto de seletor em cada uma das múltiplas unidades em linha dispostas entre os múltiplos compartimentos e a entrada do alojamento de dosador de semente para liberar seletivamente as sementes de um dos múltiplos tipos de semente, a partir de um correspondente dentre os múltiplos compartimentos do sistema de armazenamento em linha na câmara de semente do dosador de semente em um determinado momento; e um sistema de controle conectado operavelmente a cada conjunto de seletor e configurado para controlar que tipo de semente dentre os múltiplos tipos de semente é liberado em um campo agrícola, com base em uma localização da plantadeira em relação às múltiplas zonas de um campo agrícola, em que cada uma das múltiplas zonas corresponde a uma característica do campo agrícola que se refere a pelo menos um dentre o tipo de solo e o tipo de gerenciamento, e em que o sistema de controle comanda a atuação do conjunto de seletor que alterna entre a entrega de sementes de um primeiro tipo dentre os múltiplos tipos, a partir de um primeiro compartimento dos múltiplos compartimentos, através do conjunto de seletor, e à câmara de semente do dosador de semente quando a plantadeira está em uma primeira zona dentre as múltiplas zonas, e a entrega de sementes de um segundo tipo dentre os múltiplos tipos, a partir de um segundo compartimento dos múltiplos compartimentos, através do conjunto de seletor, e à câmara de semente do dosador de semente, quando a plantadeira está em uma segunda zona dentre as múltiplas zonas.
19. PLANTADEIRA, de acordo com a reivindicação 18, caracterizada pelo fato de que os múltiplos compartimentos em cada uma das múltiplas unidades em linha têm saídas respectivas e em que o conjunto de seletor inclui pelo menos uma válvula seletora disposta relativamente mais próxima às saídas dos múltiplos compartimentos do que a entrada do alojamento de dosador de semente.
20. PLANTADEIRA, de acordo com a reivindicação 19, caracterizada pelo fato de que o conjunto de seletor inclui um segmento de saída disposto entre a pelo menos uma válvula seletora e a entrada do alojamento de dosador de semente para direcionar as sementes do conjunto de seletor até a entrada do alojamento de dosador de semente.
Applications Claiming Priority (2)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
US14/554,552 | 2014-11-26 | ||
US14/554,552 US9648802B2 (en) | 2014-11-26 | 2014-11-26 | Multiple seed-type planter with on-row selector assembly |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR102015029257A2 true BR102015029257A2 (pt) | 2016-05-31 |
BR102015029257B1 BR102015029257B1 (pt) | 2021-02-02 |
Family
ID=56008891
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR102015029257-0A BR102015029257B1 (pt) | 2014-11-26 | 2015-11-23 | plantadeira para plantar múltiplos tipos de semente em uma única passagem de plantio |
Country Status (2)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US9648802B2 (pt) |
BR (1) | BR102015029257B1 (pt) |
Families Citing this family (29)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US9883625B2 (en) * | 2014-08-21 | 2018-02-06 | Precision Planting Llc | Crop input variety selection systems |
US9883624B2 (en) * | 2014-11-07 | 2018-02-06 | Deere & Company | Row unit for a seeding machine with dual seed meters |
US9795078B2 (en) | 2014-11-07 | 2017-10-24 | Deere & Company | Row unit for a seeding machine with dual seed meters |
US10517205B2 (en) | 2014-11-07 | 2019-12-31 | Deere & Company | Seed meter assembly for a seeding machine |
US9801328B2 (en) | 2014-11-07 | 2017-10-31 | Deere & Company | Row unit for a seeding machine with dual seed meters |
US9648800B2 (en) | 2014-11-07 | 2017-05-16 | Deere & Company | Row unit for a seeding machine with dual seed meters |
WO2018105069A1 (ja) | 2016-12-07 | 2018-06-14 | 三菱電機株式会社 | 送信装置、通信システムおよび送信方法 |
US10206325B2 (en) * | 2017-02-07 | 2019-02-19 | Cnh Industrial America Llc | Multiple seed type seed meter with seed switching mechanism |
US10296017B2 (en) | 2017-03-08 | 2019-05-21 | Cnh Industrial America Llc | Pre-metering system for feeding different types of seed into a seed meter |
US10524410B2 (en) | 2017-08-16 | 2020-01-07 | Cnh Industrial America Llc | Multiple variety seed meter with segmented feed pipe system |
US10225978B1 (en) * | 2017-09-14 | 2019-03-12 | Cnh Industrial America Llc | System and method for switching between seed types during a multi-variety seed planting operation |
US10820488B2 (en) | 2018-03-16 | 2020-11-03 | Cnh Industrial America Llc | Systems and methods for monitoring the operation of a seed meter |
USD877207S1 (en) * | 2018-10-15 | 2020-03-03 | Cnh Industrial America Llc | Seed conduit |
CN109769441B (zh) * | 2019-01-31 | 2022-07-01 | 铜仁学院 | 一种油茶种植用施肥灌溉装置 |
MX2021012637A (es) | 2019-04-17 | 2021-11-12 | Monsanto Technology Llc | Sembradoras para la siembra de semillas en campos, y metodos de plantacion afines. |
US20220322600A1 (en) * | 2019-09-05 | 2022-10-13 | Agco Corporation | Central filling system and method for an agricultural application implement |
DE102019130225A1 (de) * | 2019-11-08 | 2021-05-12 | Amazonen-Werke H. Dreyer Gmbh & Co. Kg | Versorgungseinrichtung für eine Kornvereinzelungsvorrichtung |
US11553638B2 (en) | 2019-12-24 | 2023-01-17 | Cnh Industrial America Llc | Particle delivery system of an agricultural row unit |
US11516958B2 (en) | 2019-12-24 | 2022-12-06 | Cnh Industrial America Llc | Particle delivery system of an agricultural row unit |
US11564346B2 (en) | 2019-12-24 | 2023-01-31 | Cnh Industrial America Llc | Particle delivery system of an agricultural row unit |
US11582899B2 (en) | 2019-12-24 | 2023-02-21 | Cnh Industrial America Llc | Particle delivery system of an agricultural row unit |
US11589500B2 (en) | 2019-12-24 | 2023-02-28 | Cnh Industrial America Llc | Particle delivery system of an agricultural row unit |
US11596095B2 (en) | 2019-12-24 | 2023-03-07 | Cnh Industrial America Llc | Particle delivery system of an agricultural row unit |
US11490558B2 (en) | 2019-12-24 | 2022-11-08 | Cnh Industrial America Llc | Particle delivery system of an agricultural row unit |
US11564344B2 (en) | 2019-12-24 | 2023-01-31 | Cnh Industrial America Llc | Particle delivery system of an agricultural row unit |
US11553639B2 (en) | 2019-12-24 | 2023-01-17 | Cnh Industrial America Llc | Particle delivery system of an agricultural row unit |
US11483963B2 (en) | 2019-12-24 | 2022-11-01 | Cnh Industrial America Llc | Particle delivery system of an agricultural row unit |
US11523556B2 (en) | 2019-12-24 | 2022-12-13 | Cnh Industrial America Llc | Particle delivery system of an agricultural row unit |
US11523555B2 (en) | 2019-12-24 | 2022-12-13 | Cnh Industrial America Llc | Particle delivery system of an agricultural row unit |
Family Cites Families (23)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US5170730A (en) | 1991-04-22 | 1992-12-15 | Kansas State University Research Foundation | Seed planter for continuously planting plots using different seed sources |
US5402741A (en) | 1993-05-18 | 1995-04-04 | Truax; James R. | Seed planter |
US5915313A (en) * | 1997-03-21 | 1999-06-29 | Case Corporation | Multiple-type seed dispensing system |
US6070539A (en) * | 1997-03-21 | 2000-06-06 | Case Corporation | Variable rate agricultural product application implement with multiple inputs and feedback |
US6193175B1 (en) * | 1998-09-22 | 2001-02-27 | Case Corporation | Agricultural particulate material delivery system |
US6516733B1 (en) | 2001-12-21 | 2003-02-11 | Precision Planting, Inc. | Vacuum seed meter and dispensing apparatus |
US6692228B2 (en) | 2002-03-14 | 2004-02-17 | General Electric Company | Rotor insert assembly and method of retrofitting |
US6672228B1 (en) * | 2003-05-13 | 2004-01-06 | Ned C. Groelz | Continuous seed metering system |
US7140310B2 (en) * | 2003-11-18 | 2006-11-28 | Cnh Canada, Ltd. | System and method for distributing multiple materials from an agricultural vehicle |
US7775167B2 (en) | 2006-08-22 | 2010-08-17 | Monsanto Technology Llc | Custom planter and method of custom planting |
US8868300B2 (en) | 2009-08-28 | 2014-10-21 | Raven Industries, Inc. | Multi-variable rate agricultural product application system, device and method |
US7938075B1 (en) * | 2009-10-28 | 2011-05-10 | Pioneer Hi-Bred International, Inc. | Automated seed detection and planting synchronization apparatus, method and system |
US8543238B2 (en) | 2010-01-18 | 2013-09-24 | James E. Straeter | Method and apparatus for changing seed varieties at the row unit of a planter |
US9144190B2 (en) * | 2012-01-23 | 2015-09-29 | Cnh Industrial Canada, Ltd. | Particulate material delivery system for variable rate sectional control |
US9360121B2 (en) | 2012-12-21 | 2016-06-07 | Deere & Company | Planter and seed meter for planting multiple seed varities |
US8942894B2 (en) | 2012-12-14 | 2015-01-27 | Deere & Company | Seeding machine for planting multiple seed varieties and prescription for multiple varieties seeding machine |
US9179594B2 (en) | 2012-12-14 | 2015-11-10 | Deere & Company | Seeding machine controller for automatically switching between multiple seed varieties |
US8948980B2 (en) * | 2012-12-14 | 2015-02-03 | Deere & Company | Seeding machine for planting multiple seed varieties |
US9420739B2 (en) * | 2013-02-12 | 2016-08-23 | Kinze Manufacturing, Inc. | Modular seed hopper |
US9148990B2 (en) * | 2013-03-15 | 2015-10-06 | Agco-Amity Jv, Llc | Agricultural implement particulate distribution system |
US20140277959A1 (en) * | 2013-03-15 | 2014-09-18 | Jesse L. Wagers | Multi-seed planter control system and method for the same |
EP3041342B1 (en) * | 2013-09-05 | 2018-04-18 | Kinze Manufacturing, Inc. | Multiple agricultural product application method and systems |
EP3102020B1 (en) * | 2014-02-07 | 2023-04-05 | CNH Industrial Belgium N.V. | Multiple seed-type planting system with on-row selective delivery |
-
2014
- 2014-11-26 US US14/554,552 patent/US9648802B2/en active Active
-
2015
- 2015-11-23 BR BR102015029257-0A patent/BR102015029257B1/pt active IP Right Grant
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
US9648802B2 (en) | 2017-05-16 |
US20160143212A1 (en) | 2016-05-26 |
BR102015029257B1 (pt) | 2021-02-02 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BR102015029257A2 (pt) | plantadeira para plantar múltiplos tipos de semente em uma única passagem de plantio | |
US10477758B2 (en) | Multiple seed-type seed meter | |
US10149428B2 (en) | Method of planting multiple types of seed in a single planting pass | |
US11357164B2 (en) | Multiple variety seed meter of a planter for planting multiple seed varieties | |
BR102015025324A2 (pt) | método de entrega de múltiplos tipos de semente em um campo agrícola com um implemento agrícola e implemento agrícola dotado de um sistema para entregar múltiplos tipos de semente em um campo agrícola | |
BR102018001567B1 (pt) | Medidor de semente | |
US10575456B2 (en) | Purging system for multiple variety seed meter | |
EP3102020B1 (en) | Multiple seed-type planting system with on-row selective delivery | |
BR102016008695A2 (pt) | plantadeira | |
BR102018004584B1 (pt) | Sistemas de pré-medição de grãos e plantadeira | |
BR102018010655B1 (pt) | Medidor de semente de múltiplas variedades | |
BR102019003081B1 (pt) | Medidor de sementes para o plantio de sementes em um campo agrícola, método para plantio de sementes em um campo agrícola e sistema para o plantio de múltiplas variedades de sementes em uma única passagem de plantio | |
BR102019000833A2 (pt) | plantadeiras de sementes de variedade múltipla e método de plantio de sementes de variedades múltipla | |
BR102018016771B1 (pt) | Sistema de purga para medidor de semente de múltipla variedade | |
BR102018016764B1 (pt) | Medidor de semente de múltiplas variedades |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention | ||
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law | ||
B06U | Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure | ||
B09A | Decision: intention to grant | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 23/11/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. |