BR102019003081B1 - Medidor de sementes para o plantio de sementes em um campo agrícola, método para plantio de sementes em um campo agrícola e sistema para o plantio de múltiplas variedades de sementes em uma única passagem de plantio - Google Patents

Medidor de sementes para o plantio de sementes em um campo agrícola, método para plantio de sementes em um campo agrícola e sistema para o plantio de múltiplas variedades de sementes em uma única passagem de plantio Download PDF

Info

Publication number
BR102019003081B1
BR102019003081B1 BR102019003081-0A BR102019003081A BR102019003081B1 BR 102019003081 B1 BR102019003081 B1 BR 102019003081B1 BR 102019003081 A BR102019003081 A BR 102019003081A BR 102019003081 B1 BR102019003081 B1 BR 102019003081B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
seed
seeds
reservoir
variety
return
Prior art date
Application number
BR102019003081-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102019003081A2 (pt
Inventor
Christopher Schoeny
Chad M. Johnson
Original Assignee
Cnh Industrial America Llc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Cnh Industrial America Llc filed Critical Cnh Industrial America Llc
Publication of BR102019003081A2 publication Critical patent/BR102019003081A2/pt
Publication of BR102019003081B1 publication Critical patent/BR102019003081B1/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01CPLANTING; SOWING; FERTILISING
    • A01C21/00Methods of fertilising, sowing or planting
    • A01C21/005Following a specific plan, e.g. pattern
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01CPLANTING; SOWING; FERTILISING
    • A01C7/00Sowing
    • A01C7/04Single-grain seeders with or without suction devices
    • A01C7/042Single-grain seeders with or without suction devices using pneumatic means
    • A01C7/044Pneumatic seed wheels
    • A01C7/046Pneumatic seed wheels with perforated seeding discs
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01CPLANTING; SOWING; FERTILISING
    • A01C7/00Sowing
    • A01C7/08Broadcast seeders; Seeders depositing seeds in rows
    • A01C7/12Seeders with feeding wheels
    • A01C7/121Seeders with feeding wheels for sowing seeds of different sizes

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Soil Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Pretreatment Of Seeds And Plants (AREA)
  • Sowing (AREA)

Abstract

Trata-se de um medidor de sementes de múltiplas variedades, que pode incluir um conjunto de paredes divisórias em uma câmara de sementes, para promover a distribuição de sementes de uma forma FIFO (primeiro a entrar, primeiro a sair). Isso pode ser útil para reduzir a quantidade de mistura de variedades de sementes que podem ocorrer em pontos de transição durante o plantio em um campo agrícola, já que a primeira variedade pode ser substancialmente esgotada do medidor de sementes antes que a segunda variedade seja recolhida por um membro transportador de semente.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A invenção refere-se geralmente a medidores de sementes para plantadeiras e, em particular, para medidores de sementes para plantadeiras que tenham reservatórios de fornecimento e de retorno, para priorizar a distribuição de sementes fornecidas anteriormente em relação a sementes fornecidas posteriormente, coletando-se as sementes fornecidas anteriormente a partir do reservatório de retorno, antes de coletar qualquer semente do reservatório de fornecimento.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[002] Práticas agrícolas modernas se esforçam para aumentar o rendimento dos campos agrícolas. Os avanços tecnológicos das plantadeiras permitem melhores características agronômicas no momento do plantio, tais como proporcionar profundidade de sementes com maior exatidão, melhor uniformidade da profundidade das sementes em toda a plantadeira e melhor exatidão do espaçamento entre sementes em fileira. Para reduzir as despesas operacionais, os equipamentos agrícolas são operados em velocidades de deslocamento relativamente mais rápidas, o que reduz o tempo de operação para concluir determinadas tarefas. Ao operar o equipamento em velocidades de deslocamento mais rápidas, pode ser importante manter a qualidade da operação e as boas características agronômicas que podem ser alcançadas durante a operação em velocidades de operação relativamente mais lentas. Isso pode ser especialmente difícil de realizar durante o plantio, o que requer precisão na profundidade da semente e precisão de espaçamento para manter um bom ambiente de semente. Além disso, um único campo pode gerar inconsistências de desempenho entre diferentes áreas do campo. Isso porque um campo pode ter uma ampla variedade de tipos de solo e tipos ou zonas de gerência, como zonas irrigadas e não irrigadas em diferentes áreas. As empresas de sementes estão desenvolvendo múltiplas variedades de cada um dos tipos de produtos de sementes, para otimizar o rendimento nessas diferentes áreas. As diferentes variedades de sementes oferecem melhores características de desempenho para diferentes tipos de solo e práticas de gerência. Esforços têm sido feitos para plantar múltiplas variedades de um determinado tipo de produto de semente em diferentes áreas de campos, com diferentes tipos de solo ou zonas de gerência. Esses esforços incluem plantadeiras que têm diferentes distribuidores de enchimento a granel e exigem que o depósito para cada medidor de sementes, seja completamente limpo ou plantado antes que uma variedade de sementes diferente possa ser distribuída aos medidores de sementes. Algumas plantadeiras permitem o plantio de duas variedades e incluem unidades de fileira auxiliares ou dois medidores de sementes separados e distintos em cada unidade de fileira. Outras plantadeiras permitem o plantio de múltiplas variedades, alimentando medidores de sementes com sementes de diferentes variedades em diferentes épocas.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[003] Um medidor de sementes de múltiplas variedades pode incluir um conjunto de paredes divisórias em uma câmara de sementes para promover a distribuição de sementes de uma forma FIFO ((first-in-first-out) primeiro a entrar, primeiro a sair). Isso pode ser útil para reduzir a quantidade de mistura de variedades de sementes que podem ocorrer em pontos de transição durante o plantio em um campo agrícola, já que a primeira variedade pode ser substancialmente esgotada a partir do medidor de sementes, antes que a segunda variedade comece a ser coletada por um membro transportador de sementes.
[004] Em um aspecto, as paredes divisórias podem ser colocadas dentro de uma câmara de sementes de um medidor de sementes para separar um fornecimento de sementes, de sementes que já possam estar na câmara de sementes. Um trajeto relativamente estreito pode ser criado para as sementes fluírem na área de coleta. Uma rampa pode retornar sementes para a parte frontal do medidor de sementes, onde as células abertas de um membro transportador de sementes retornam à câmara de sementes.
[005] Os divisores podem criar um fluxo circular contínuo de sementes. Quando as sementes são puxadas para o membro transportador de sementes em uma área de coleta, qualquer semente extra que não seja coletada pelas células, pode correr por uma rampa para ser colocada em uma extremidade frontal do medidor de sementes onde as células vazias do membro transportador de sementes podem retornar para a câmara de sementes. Ao fazê- lo, essas sementes obtêm prioridade de coleta para o membro transportador de sementes, enquanto as sementes que foram introduzidas mais recentemente no reservatório de sementes, são menos prováveis de serem coletadas pelo membro transportador de sementes, uma vez que as células já estão ocupadas por sementes quando passam pelo reservatório de fornecimento de sementes.
[006] Consequentemente, o sistema pode ser adicionado aos medidores de sementes existentes como um inserto. Esse sistema pode ser usado com um sistema de troca de variedade com fluxo por gravidade de sementes ou com um sistema de dosagem de variedades de sementes, como com um cilindro acanalado acionado por motor ou uma porta acionada por solenoide que pode soltar sementes em quantidades discretas.
[007] Aspectos da invenção podem incluir: uma parede curva colocada em uma área de coleta de sementes que pode ficar acima e em estreita proximidade com a semente coletada pelas células de semente; uma porção de rampa que retorna as sementes de uma parte posterior do medidor de sementes (acima da área de coleta de sementes) para uma parte frontal do medidor de sementes (onde as células de disco vazias retornam à câmara de sementes); e/ou uma porta de fornecimento de sementes e o reservatório de fornecimento de sementes correspondente localizado sob uma rampa de retorno de sementes e entre duas extremidades da rampa.
[008] Especificamente então, um aspecto da presente invenção proporciona um medidor de sementes para o plantio de sementes em um campo agrícola, que inclui: um alojamento definindo um invólucro que envolve uma cavidade de alojamento; um membro transportador de sementes disposto pelo menos parcialmente dentro da cavidade de alojamento, sendo que o membro transportador de sementes é configurado para rotacionar dentro da cavidade de alojamento, em que o membro transportador de sementes inclui múltiplas células configuradas para capturar individualmente sementes para proporcionar a singulação de sementes para distribuição individual em um campo agrícola; um reservatório de fornecimento de sementes dentro da cavidade, em que o reservatório de fornecimento de sementes é configurado para coletar sementes recebidas de fora da cavidade de alojamento através de uma porta de fornecimento de sementes, em que o deslocamento do membro transportador de sementes, através do reservatório de fornecimento de sementes, captura as sementes nas células, quando as células estão vazias e move as sementes capturadas e pelo menos algumas sementes não capturadas, através de um trajeto de fornecimento de sementes na cavidade de alojamento; e um reservatório de retorno de sementes dentro da cavidade de alojamento, sendo que o reservatório de retorno de sementes é configurado para coletar sementes recebidas de dentro da cavidade de alojamento, através de um trajeto de retorno de sementes, em que o deslocamento do membro transportador de sementes pelo trajeto de fornecimento de sementes, faz com que pelo menos algumas sementes não capturadas caiam no trajeto de retorno de sementes, enquanto as sementes capturadas continuam a rotacionar nas células para distribuição individual no campo agrícola, em que o reservatório de retorno de sementes está disposto antes do reservatório de fornecimento de sementes, em uma direção de deslocamento do membro transportador de sementes, de modo que as células vazias do membro transportador de sementes percorram o reservatório de retorno de sementes, para recolher sementes disponíveis no reservatório de retorno de sementes antes de se deslocar através do reservatório de sementes, para recolher as sementes disponíveis no reservatório de fornecimento de sementes.
[009] Outro aspecto pode proporcionar um método para plantio de sementes em um campo agrícola, que inclui: rotacionar um membro transportador de sementes disposto pelo menos parcialmente dentro de uma cavidade de alojamento, o membro transportador de sementes que inclui múltiplas células configuradas para capturar individualmente sementes para proporcionar a singulação de sementes para distribuição individual em um campo agrícola; receber sementes de fora da cavidade de alojamento através de uma porta de fornecimento de sementes e coletar as sementes em um reservatório de fornecimento de sementes dentro da cavidade, em que rotacionar o membro transportador de sementes através do reservatório de fornecimento de sementes captura sementes nas células quando as células estão vazias e move as sementes capturadas e pelo menos algumas sementes não capturadas através de um trajeto de fornecimento de sementes na cavidade de alojamento; receber sementes de dentro da cavidade de alojamento através de um trajeto de retorno de sementes e coletar as sementes em um reservatório de retorno de sementes dentro da cavidade de alojamento, em que ao rotacionar o membro transportador de sementes para além do trajeto de fornecimento de sementes faz com que pelo menos algumas sementes não capturadas caiam no trajeto de retorno de sementes, enquanto as sementes capturadas continuam a rotacionar com o membro transportador de sementes para distribuição individual no campo agrícola; e dispor o reservatório de retorno de sementes antes do reservatório de fornecimento de sementes, na direção de deslocamento do membro transportador de sementes, de modo que as células vazias do membro transportador de sementes se desloquem através do reservatório de retorno de sementes para recolher as sementes disponíveis no reservatório de retorno de sementes, antes de se deslocar através do reservatório de fornecimento de sementes para recolher as sementes disponíveis no reservatório de fornecimento de sementes.
[010] Outros aspectos, objetivos, funções e vantagens da invenção se tornarão evidentes para as pessoas versadas na técnica a partir da descrição detalhada que se segue e dos desenhos anexos. Deve ser entendido, no entanto, que a descrição detalhada e exemplos específicos, enquanto indica realizações particulares da presente invenção, são dadas a título de ilustração e não de limitação. Muitas alterações e modificações podem ser feitas dentro do escopo da presente invenção, sem se afastar do espírito da invenção e a invenção inclui todas essas modificações.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[011] As realizações exemplificativas da invenção são ilustradas nos desenhos em anexo, nos quais os números de referência iguais representam partes iguais ao longo do mesmo. A Figura 1 é uma vista isométrica de uma plantadeira com medidores de sementes de variedades múltipla, de acordo com a presente invenção; A Figura 2 é uma representação parcialmente esquemática simplificada de porções da plantadeira da Figura 1, que inclui um medidor de sementes, de acordo com a presente invenção; A Figura 3 é uma vista pictórica de um medidor de sementes totalmente montado da Figura 2; A Figura 4 é uma vista pictórica do medidor de sementes da Figura 2 com alojamento a vácuo e com o membro transportador de sementes removido, para mostrar o detalhe interior; A Figura 5 é uma vista isométrica de um divisor disposto no interior do medidor de sementes da Figura 2, de acordo com um aspecto da invenção; A Figura 6 é uma vista pictórica do medidor de sementes da Figura 2 em um primeiro estado, em que uma primeira variedade de sementes é medida durante a operação em estado estacionário; A Figura 7 é uma vista pictórica do medidor de sementes da Figura 2 em um segundo estado, em que o fornecimento da primeira variedade de sementes é descontinuado; A Figura 8 é uma vista pictórica do medidor de sementes da Figura 2 em um terceiro estado, em que o fornecimento de uma segunda variedade de sementes é iniciado; A Figura 9 é uma vista pictórica do medidor de sementes da Figura 2 em um quarto estado, em que a primeira e a segunda variedades de sementes são medidas durante a operação de estado misto; A Figura 10 é uma vista pictórica do medidor de sementes da Figura 2 em um quinto estado, no qual a segunda variedade de sementes é medida durante a operação em estado estacionário; A Figura 11 é uma representação simplificada de um mapa de prescrição mostrado em um mapa de trajetos de plantio de múltiplas variedades de um campo; e A Figura 12 é um exemplo detalhado de uma transição de uma primeira variedade de sementes para uma segunda variedade de sementes, seguindo um mapa de prescrição, de acordo com a presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS REALIZAÇÕES
[012] Com referência agora aos desenhos e especificamente à Figura 1, um medidor de sementes de múltiplas variedades é mostrado como medidor de sementes 5, incorporado em plantadeira 7. O medidor de sementes 5 é configurado para alternar automaticamente e rapidamente entre os tipos ou variedades de sementes que são distribuídos durante o plantio em uma única passagem de plantio. O medidor de sementes 5 pode incluir um reservatório de fornecimento de sementes e um reservatório de retorno de sementes para promover a distribuição de sementes a partir do medidor de sementes 5 de uma forma FIFO (primeiro a entrar, primeiro a sair), como explicado em maior detalhe em outro local no presente documento.
[013] A plantadeira 7 pode ser uma das plantadeiras da série EARLY RISER® disponíveis na Case IH e normalmente é puxada por um dispositivo de tração, como um trator 9. Uma armação 11 de plantadeira 7 sustenta múltiplas unidades de fileiras 13 que são substancialmente idênticas. Cada unidade de fileira 13 inclui vários componentes de sustentação, medição e engate ao solo. Estes podem incluir uma subarmação que está conectada à armação 11 da plantadeira 7 por meio de um sistema de ligação paralela e mecanismos de abertura e fechamento de sulco para as extremidades frontal e posterior da unidade de fileira 13. Os mecanismos de abertura e fechamento podem incluir discos de abertura e discos de fechamento, respectivamente ou outras ferramentas de encaixe no solo para abrir e fechar um sulco. Cada unidade de fileira 13 pode incluir uma roda calibradora configurada para ajustar a profundidade do sulco, limitando a penetração no solo do mecanismo de abertura do sulco, enquanto cria o sulco e uma roda de pressão pode ser disposta para rolar sobre o sulco fechado e para firmar ainda mais o solo sobre a semente, para promover contato favorável entre a semente e o solo.
[014] Ainda com referência à Figura 1, a semente 17 é mantida em um sistema de armazenamento de sementes mostrado aqui como armazenamento a granel em um sistema de armazenamento a granel 19. O sistema de armazenamento a granel 19 tem pelo menos um distribuidor de enchimento a granel 21, mostrado aqui como tendo dois distribuidores centrais de enchimento a granel 21 sustentados pela armação 11 da plantadeira 7, afastadas das unidades de fileira 13. O sistema de armazenamento a granel 19 tem dois compartimentos 23 com um mostrado em cada um dos distribuidores de enchimento a granel 21. Entende-se que o sistema de armazenamento a granel ou outro, pode ter mais do que dois compartimentos 23, o que pode corresponder ao número de tipos de sementes a serem utilizados para o plantio de tipo múltiplo ou de variedade. Compartimentos adicionais 23 podem ser proporcionados em cada um dos distribuidores de enchimento a granel 21 por paredes divisórias ou divisores. Entende-se que pelo menos algum armazenamento a granel pode estar nas próprias unidades de fileira 13, tais como por meio de compartimentos de armazenamento em fileira de enchimento manual. Os diferentes compartimentos 23 podem conter sementes 17 de um tipo de planta diferente ou um tipo de planta comum, mas variedades diferentes tais como Variedade-A e Variedade-B indicado por 17a, 17b, para plantar em diferentes tipos ou zonas de múltiplas variedades de um campo agrícola, definidas, pelo menos em parte, por características relativas a, pelo menos, um tipo de solo e um tipo de gerência ou outras características como áreas baixas/altas, problemas de ervas daninhas, problemas com insetos, problemas com fungos, zonas de amortecimento em campos orgânicos plantados próximos a campos não orgânicos ou outros, como aqueles representados como zonas de Variedade-A e Variedade-B no mapa de prescrição, representado esquematicamente no mapa de trajeto da Figura 11. Embora duas variedades diferentes de sementes 17a, 17b, sejam mostradas, entende-se que outros números de variedades de sementes, como uma terceira variedade como Variedade C (não mostrada) ou outras, podem ser armazenadas e plantadas pela plantadeira 7 com base, por exemplo, o número de compartimentos 23 no sistema de armazenamento a granel 19 para uma plantadeira em particular 7. Embora a semente 17 possa ser descrita em outro local no presente documento como diferentes tipos ou variedades, entende-se que a descrição dos diferentes tipos ou variedades de sementes inclui diferentes híbridos ou produtos. Por outras palavras, os diferentes tipos ou variedades 17a, 17b da semente 17 incluem não apenas diferentes híbridos ou variedades da mesma espécie de plantas, mas também diferentes produtos de sementes, incluindo sementes de espécies diferentes e sementes revestidas e não revestidas, tais como sementes revestidas com inseticida e não revestidas com inseticidas. Os diferentes produtos de sementes também podem incluir refúgio em sementes de saco e não refúgio em sementes de saco, sementes resistentes a plantas parasitas e sementes resistentes não parasitas de plantas, tais como sementes resistentes a nematoides císticos e sementes resistentes a nematoides que não sejam císticos, sementes tolerantes a herbicidas e sementes não tolerantes a herbicidas ou outros produtos diferentes. Os diferentes produtos de sementes podem incluir ainda diferentes sementes de culturas, como milho e soja, aveia e cevada, diferentes culturas de cobertura, como rabanetes de cultivo e centeio, ou várias combinações dessas ou de outras combinações.
[015] Com referência agora à Figura 2, a plantadeira 7 pode incluir um sistema de fluxo de ar 26 que proporciona potência pneumática para uso por vários componentes da plantadeira 7 por meio de, por exemplo, fonte (ou fontes) de pressão de ar positiva e fonte (ou fontes) de vácuo para estabelecer pressões positivas e/ou de vácuo e fluxo de ar correspondentes, dependendo das configurações particulares do sistema (ou sistemas) pneumático em que são incorporadas. A fonte (ou fontes) de pressão positiva e fontes de vácuo podem ser conhecidas como bombas, ventiladores, sopradores e/ou outros componentes conhecidos do sistema de fluxo de ar e incluem conexões, tubulações e outros componentes para interconectar os componentes do sistema de fluxo de ar 26 entre si e/ou componentes de outros sistemas de plantadeira 7. O sistema de fluxo de ar 26 inclui um sistema de fluxo de ar de transporte de sementes 27 e um sistema de fluxo de ar de medidor de sementes 28. O sistema de fluxo de ar para transporte de sementes 27 distribui pneumaticamente sementes 17 do sistema de armazenamento a granel 19 para um sistema de armazenamento em fileira 25. O sistema de fluxo de ar de transporte de sementes 27 distribui a semente 17 em um fluxo de ar que incorpora a semente 17 e flui ao longo de um trajeto de fluxo definido por, por exemplo, condutos que se estendem ao longo da plantadeira 7, para as unidades de fileiras 13 a serem depositadas através de uma calha de distribuição de sementes 24 na vala de sementes, formada pelo mecanismo de abertura do sulco. Cada unidade de fileira 13 pode ter mais do que um compartimento, tal como múltiplos compartimentos de um mini distribuidor de enchimento a granel opcionalmente, pelo menos um tanque a granel em fileira ou outros compartimentos separados e distintos, para separadamente armazenar simultaneamente as diferentes variedades de sementes 17a, 17b no sistema de armazenamento em fileira 25 que alimenta o medidor de sementes 5. O sistema de fluxo de ar do medidor de sementes 28 proporciona pressão negativa e/ou positiva para o funcionamento dos medidores de sementes 5 nas unidades de fileira 13, explicadas em maior detalhe em outro local no presente documento.
[016] Ainda com referência à Figura 2, cada medidor de sementes 5 pode ser um medidor de sementes do tipo puramente mecânico 5 ou um medidor de sementes pneumático 5. O medidor de sementes 5 mantém um reservatório de fornecimento de sementes 29 e um reservatório de retorno de sementes 30 para agrupar sementes 17 dentro do medidor de sementes 5, explicado em maior detalhe em outro local no presente documento, para apresentar sementes em uma ordem particular a um membro transportador de sementes interno 37. O membro transportador de sementes 37 é rotacionado através de pelo menos parte do reservatório de retorno de sementes 30 seguido pelo reservatório de fornecimento de sementes 29 para recolher e singular sementes nessa ordem usando células, tais como sacos de sementes, dedos ou orifícios na superfície do membro transportador de sementes, nas regiões de coleta de sementes do reservatório de retorno de sementes 30 e no reservatório de fornecimento de sementes 29. As sementes individuais são movidas através do medidor de sementes 5 para liberação individual através de um sistema de distribuição de sementes (não mostrado), que pode incluir um tubo de sementes, uma correia de distribuição de sementes ou outro mecanismo de distribuição de sementes, em direção a uma vala de sementes do campo agrícola. O deslocamento do membro transportador de sementes 37 é realizado por meio de um sistema de acionamento de membro transportador de sementes (Figura 3). O sistema de acionamento de membro transportador de sementes 35 pode incluir, por exemplo, vários motores elétricos ou hidráulicos, eixos de acionamento, correntes, correias, embreagens, sistemas de acionamento de cavilhas e orifícios e/ou outras disposições, como uma disposição acionado diretamente, no qual um motor aciona diretamente o membro transportador de sementes 37 em sua plataforma ou periferia. Os medidores pneumáticos de sementes 5 de tipos de pressão negativa são ainda operativamente conectados através de uma entrada de vácuo (não mostrada) ao sistema de fluxo de ar do medidor de sementes 28 do sistema de fluxo de ar 26, para proporcionar um fluxo de ar a vácuo dentro de uma câmara de vácuo, estabelecendo uma pressão negativa ou de vácuo dentro do medidor de sementes 5, oposto ao reservatório de fornecimento de sementes 29 e o reservatório de retorno de sementes 30, permitindo que as sementes 17 sejam mantidas contra o membro transportador de sementes 37 dentro das células, pela pressão de vácuo. Medidores de sementes pneumáticos 5 de tipos de pressão positiva são operacionalmente conectados através de uma entrada de ar pressurizado (não mostrada) ao sistema de fluxo de ar 28 para proporcionar um fluxo de ar positivo e uma pressão positiva correspondente no lado da semente do transportador de sementes 37 dentro do medidor de sementes 5, em que as sementes provenientes do reservatório de fornecimento de sementes 29 e do reservatório de retorno de sementes 30 são empurradas e mantidas contra membro transportador de sementes 37, tal como dentro das células, por pressão positiva. O sistema de fluxo de ar do medidor de sementes 28 de medidores de sementes do tipo pressão negativa ou positiva também pode proporcionar pressão negativa a um sistema de evacuação para extrair ou evacuar sementes do reservatório de sementes 29 ou do reservatório de retorno de sementes 30 e retornar a semente extraída ou evacuada para armazenamento fora de medidor de semente 5.
[017] Com referência adicional à Figura 3, o medidor de sementes 5 inclui um alojamento 41 com a primeira e a segunda porções laterais ou coberturas, uma das quais é removida para proporcionar a vista da Figura 2. As porções laterais ou coberturas se conectam umas às outras nas suas periferias definidas pelas respectivas paredes laterais circunferenciais, com as extremidades abertas voltadas uma para a outra, para definir coletivamente um invólucro 43 que circunda a cavidade de alojamento 45, na qual membro transportador de sementes 37 pode ser pelo menos parcialmente disposto para rotação. Embora o membro transportador de sementes 37 seja mostrado na Figura 2 como totalmente fechado dentro do alojamento 41 e sua cavidade de alojamento 45, entende-se que pelo menos uma porção de membro transportador de sementes 37 pode se estender para fora do alojamento 41 e da sua cavidade de alojamento 45. Outros componentes podem ser dispostos dentro da cavidade de alojamento 45, tal como vários vedantes que engatam o membro transportador de sementes 37 para proporcionar isolamento de pressão de vácuo ou isolamento de pressão positiva e um singulador de sementes 50, que é configurado para inibir que mais de uma semente seja descarregada do medidor de sementes 5 por evento de descarga de sementes. Um conjunto de escovas 52 pode ser disposto dentro da cavidade de alojamento 45 para formar uma barreira que retém a semente 17 dentro da cavidade de alojamento 45 em vez de, por exemplo, derramar para fora do medidor através do sistema de distribuição de sementes.
[018] Com referência agora à Figura 4, a vista pictórica do medidor de sementes 5 com o alojamento 41 e o membro transportador de sementes 37, removido para mostrar o detalhe interior na cavidade de alojamento 45, é proporcionado de acordo com um aspecto da invenção. O medidor de sementes 5 inclui o reservatório de fornecimento de sementes 29 dentro da cavidade de alojamento 45. O reservatório de fornecimento de sementes 29 pode ser configurado para coletar as sementes 17 recebidas de fora da cavidade de alojamento através de uma porta de fornecimento de sementes 56, em comunicação com um conduto de transporte de sementes em fileira com o sistema de fluxo de ar 26 (Figura 2). Em um aspecto alternativo em que as sementes 17 são armazenadas exclusivamente nas unidades de fileira 13, o reservatório de fornecimento de sementes 29 pode ser configurado para coletar sementes 17 sem um conduto de transporte de sementes ou sistema de fluxo de ar de transporte de sementes.
[019] Consequentemente, o deslocamento do membro transportador de sementes 37 através do reservatório de fornecimento de sementes 29, podem capturar sementes 17 em células do membro transportador de sementes 37 quando tais células estão vazias. Além disso, o deslocamento do membro transportador de sementes 37, através do reservatório de fornecimento de sementes 29, pode mover as sementes capturadas 17 nas células juntamente com pelo menos algumas sementes não capturadas 17 do reservatório de fornecimento de sementes 29, através de um trajeto de fornecimento de sementes 54 na cavidade de alojamento 45. Pelo menos algumas sementes não capturadas 17 podem ser movidas através do trajeto de fornecimento de sementes 54, devido à estreiteza do trajeto de fornecimento 54 em relação ao reservatório de fornecimento de sementes 29 e as sementes 17 capturadas em células que tendem a arrastar sementes não capturadas 17, enquanto o membro transportador de sementes 37 rotaciona. Em um aspecto, nenhuma dimensão de corte transversal do trajeto de fornecimento de sementes 54, excede 20 milímetros em relação à direção de deslocamento das células de semente do membro transportador de sementes ao passar pelo trajeto de fornecimento de sementes 54 (definindo assim sua estreiteza para passagem de sementes).
[020] O medidor de sementes 5 também inclui o reservatório de retorno de sementes 30 dentro da cavidade de alojamento 45. O reservatório de retorno de sementes 30 pode ser configurado para coletar sementes 17 recebidas de dentro da cavidade de alojamento 45 através de um trajeto de retorno de sementes 58. O deslocamento do membro transportador de sementes 37 além do trajeto de fornecimento de sementes 54, faz com que as sementes não capturadas acima mencionadas 17, caiam para o trajeto de retorno de sementes 58 enquanto as sementes capturadas 17 continuam a rotacionar nas células do trajeto de retorno de sementes 58 do membro transportador de sementes 37 para distribuição individual, através da calha de distribuição de sementes 24 no campo agrícola. O reservatório 30 de retorno de sementes está disposto antes do reservatório de fornecimento de sementes 29 em uma direção de deslocamento do reservatório do membro transportador de sementes 37 (mostrado no sentido anti-horário nos desenhos), de modo que as células vazias do membro transportador de sementes 37 se desloquem através do reservatório de retorno de sementes 30 para recolher as sementes disponíveis 17 no reservatório de retorno de sementes 30 antes de atravessar o reservatório de fornecimento de sementes 29 para recolher as sementes disponíveis 17 no reservatório de fornecimento de sementes 29. Consequentemente, quando a primeira variedade de sementes 17a é coletada no reservatório de fornecimento de sementes, as sementes 17a serão coletadas no reservatório de retorno de sementes 30. Então, quando a coleta da primeira variedade de sementes 17a, no reservatório de fornecimento de sementes 29 para e coleta da segunda variedade de sementes 17b no reservatório de fornecimento de sementes 29, as sementes 17a coletadas no reservatório de retorno de sementes 30 serão priorizadas para distribuição sobre as sementes 17b.
[021] Com referência adicional à Figura 5, em um aspecto, o reservatório de fornecimento de sementes e o reservatório de retorno de sementes, podem ser parcialmente separados por uma parede divisória 60. A parede divisória 60 pode compreender uma parede 62 conectada a uma rampa 64. A rampa 64 pode ser uma inclinação disposta em um certo ângulo em relação à parede 62, tal como um ângulo de 30 graus. Consequentemente, o deslocamento do membro transportador de sementes 37 além do trajeto de fornecimento de sementes 54, pode fazer com que as sementes não capturadas acima mencionadas 17 caiam na rampa 64, conduzindo para baixo o trajeto de retorno de sementes 58 e depois o reservatório de retorno de sementes 30, parcialmente separado do reservatório de fornecimento de sementes 29 pela parede 62.
[022] Em um aspecto, a parede 62 pode incluir um entalhe de parede 66 em uma extremidade inferior que é configurada para permitir que as sementes 17 capturadas nas células do membro transportador de sementes 37 para passar do reservatório de retorno de sementes 30 para o reservatório de fornecimento de sementes 29, à medida que o membro transportador de sementes 37 rotaciona, impedindo substancialmente que as sementes não capturadas 17 no reservatório de retorno de sementes 30, também passem para o reservatório de fornecimento de sementes 29. A rampa 64 pode similarmente incluir um entalhe 68 na extremidade superior que é configurado para promover a distribuição rápida de sementes não capturadas 17 ao trajeto de retorno de sementes 58, ao longo da rampa 64, enquanto as sementes capturadas 17 continuam a rotacionar nas células do membro transportador de sementes 37 para distribuição individual, através da calha de distribuição de sementes 24.
[023] Com referência agora às Figuras 1 e 6, e de 6 a 11, um sistema de controle pode incluir um sistema de controle de tratores 72 e um sistema de controle de plantadeiras 74 que se comunicam operacionalmente entre si, por exemplo, por meio de uma conexão ISOBUS, para a coordenação dos comandos do trator 9 (Figura 1) e da plantadeira 7 (Figura 1), que inclui as variedades de sementes 17a, 17b, com base no tipo ou variedade de zonas de Variedade-A, Variedade-B, e assim por diante, do campo agrícola. A variedade de zonas de Variedade-A, Variedade-B, podem corresponder a um mapa de prescrição de tipo ou variedade de sementes (PM), representado esquematicamente no mapa de trajetos mostrado na Figura 11. O sistema de controle de tratores 72 pode incluir um controlador de trator e fonte de alimentação e o sistema de controle de plantadeira 74 pode incluir um controlador de plantadeira e fonte de alimentação. Cada um dos controladores de trator e plantadeira pode incluir um computador industrial ou, por exemplo, um controlador lógico programável (PLC), juntamente com o software correspondente e memória adequada para armazenar tal software e hardware, incluindo condutores de interconexão para transmissão de energia e sinal para controlar os respectivos componentes eletrônicos, eletromecânicos, hidráulicos e pneumáticos do trator 9 e da plantadeira 7. O controlador de trator 107 é configurado para controlar as funções do trator 9 que controlam, por exemplo, direção, velocidade, frenagem, deslocamento e outras operações do trator, que podem incluir o controle de várias direções de GPS ou outros sistemas relacionados a GPS, transmissão, motor hidráulicos e/ou outros sistemas do trator 9. Um sistema de interface de trator está operacionalmente conectado ao controlador de trator 107 e inclui um monitor e vários dispositivos de entrada para permitir que um operador veja a situação e controle várias operações do trator 9 de dentro da cabine do trator 9. O sistema de interface do trator pode ser um console MultiControl Armrest ™ disponível para uso com os tratores da série Maxxum ™ da Case IH. O controlador da plantadeira está configurado para controlar as funções da plantadeira 7 controlando-se, por exemplo, o transporte do produto ao longo da plantadeira 7, seleção de distribuição de variedade de semente 17 e distribuição de sementes fora da plantadeira 7 para o campo. Isso pode incluir o controle da pressão positiva e bombas de vácuo e/ou outras fontes de vácuo, bem como ventiladores, sopradores, atuadores e outros componentes de sistemas de fluxo de ar de transporte de sementes e medidores de sementes 27, 28. Durante o uso, o sistema de controle pode determinar a posição da plantadeira, a velocidade, a direção e/ou outras características de movimento através do monitoramento da posição do trator e do movimento através do controlador do trator. O controlador do trator pode avaliar, por exemplo, um sinal de entrada de velocidade de um sensor de velocidade do trator, juntamente com um sinal de GPS ou dados do GPS do trator em relação ao mapa de prescrição. Utilizando tais avaliações, o sistema de controle pode determinar quais as unidades de fileira 13 que devem plantar a variedade (ou variedades) de sementes 17a, 17b e quando, para alcançar tal plantio de múltiplas variedades de sementes. O controlador da plantadeira pode comandar a distribuição da variedade de sementes apropriada 17a, 17b ao medidor de sementes 5.
[024] Na Figura 11, um mapa de trajeto é mostrado com uma representação esquemática simplificada de um mapa de prescrição de campo 101, que mostra pelo menos duas zonas, incluindo de Variedade-A e de Variedade-B respectivamente mostrado como zonas 103 e 105, para receber duas variedades diferentes de sementes 17a, 17b. O trator 9 (Figura 1) e a plantadeira 7 (Figura 1) percorrem o trajeto 111 através do campo 101 enquanto se deslocam através das zonas de Variedade-A e de Variedade-B 103, 105. Os eventos de troca de variedade de sementes 113 são mostrados como círculos rotulados. Os eventos de troca implicam a troca de Variedade-A (e a semente 17a) para a de Variedade-B (e 17b) ou a troca de Variedade-B (e semente 17b) para a de Variedade-A (e 17a). Eventos de troca 113 podem resultar em uma breve mistura de variedades de sementes 17a, 17b.
[025] Com referência especificamente às Figuras 6 e 11, para iniciar a execução do mapa de prescrição do campo 101, o sistema de controle pode controlar o trator 9 e a plantadeira 7 para se deslocar ao longo do trajeto 111 ao distribuir a primeira variedade de sementes 17a na zona de Variedade-A 103. Isso pode corresponder a um primeiro estado do medidor de sementes 5' no qual a primeira variedade de semente 17a é medida durante uma operação em estado estacionário. Consequentemente, a primeira variedade de sementes 17a pode ser fornecida através da porta de fornecimento de sementes 56 e coletada no reservatório de fornecimento de sementes 29. O membro transportador de sementes 37 pode capturar sementes 17a no reservatório de fornecimento de sementes 29 em células vazias enquanto o membro transportador de sementes 37 rotaciona através do reservatório de fornecimento de sementes 29 no sentido anti-horário. O deslocamento do membro transportador de sementes 37, através do reservatório de fornecimento de sementes 29, movimenta as sementes capturadas 17a nas células 76 e pelo menos algumas sementes não capturadas 17a não capturadas nas células 76, através do trajeto de fornecimento de sementes 54. O deslocamento do membro transportador de sementes 37 através do trajeto de fornecimento de sementes 54 faz com que a maioria das pelo menos algumas sementes não capturadas 17a, caiam na rampa 64 para o trajeto de retorno de sementes 58, enquanto as sementes capturadas 17a continuam a rotaciona nas células 76. O singulador 50 pode remover alguma porção de sementes capturadas 17 em circunstâncias em que mais de uma semente é capturada por uma célula 76. Como o membro transportador de sementes 37 continua a se mover além do conjunto de escovas 52, com apenas sementes 17a capturadas nas células 76, as sementes 17a são liberadas de suas células 76 para distribuição individual no campo agrícola nas zonas de Variedade-A 103. Em seguida, à medida que o membro transportador de sementes 37 continua a rotacionar, as células vazias 76 são apresentadas primeiro ao reservatório de retorno de sementes 30, que é disposto antes do reservatório de fornecimento de sementes, em uma direção de deslocamento do membro transportador de sementes 37, antes de ser apresentado o reservatório de fornecimento de sementes 29. As células vazias 76 apresentadas no depósito de retorno de sementes 30 sementes disponíveis para coleta 17a, que se movem para o reservatório de fornecimento de sementes 29 como sementes capturadas 17a nas células 76, uma vez que esta operação em estado estacionário continua através da zona de Variedade-A 103.
[026] Com referência agora às Figuras 7 e 11, à medida que a execução do mapa de prescrição se aproxima da zona de Variedade-B 105, o sistema de controle pode controlar o trator 9 e a plantadeira 7 no evento de troca 113 para interromper a distribuição da primeira variedade de sementes 17a, em antecipação à distribuição da segunda variedade de sementes 17b. Isso pode corresponder a um segundo estado do medidor de sementes 5'' no qual o fornecimento da primeira variedade de semente 17a é descontinuado. Consequentemente, o fornecimento da primeira variedade de sementes 17a, através da porta de fornecimento de sementes 56, pode parar à medida que a coleta de sementes 17a no reservatório de fornecimento de sementes 29 diminui com o deslocamento continuado do membro transportador de sementes 37. Como resultado, no evento de troca 113, enquanto ainda na zona de Variedade- A 103, predominantemente a primeira variedade de sementes 17a continua a ser distribuída no campo 101.
[027] Com referência agora às Figuras 8 e 11, ainda no evento de troca 113, o sistema de controle pode controlar o trator 9 e a plantadeira 7 para iniciar o fornecimento da segunda variedade de sementes 17b. Isso pode corresponder a um terceiro estado do medidor de sementes 5''’ no qual o fornecimento de uma segunda variedade de sementes 17b é iniciado. Consequentemente, a segunda variedade de sementes 17b pode ser fornecida através da porta de fornecimento de sementes 56 e coletado no reservatório de fornecimento de sementes 29. Contudo, com o contínuo deslocamento do membro transportador de sementes 37, a primeira variedade de sementes 17a no reservatório de retorno de sementes 30, continua a encher as células vazias 76, promovendo assim a depleção de qualquer semente remanescente 17a da primeira variedade no medidor de sementes 5''’ sobre a distribuição da semente 17b da segunda variedade. Por outras palavras, a primeira variedade de sementes 17a no reservatório de retorno de sementes 30 recebe prioridade para distribuição no campo 101 uma vez que são as primeiras sementes encontradas devolvendo células vazias 76 do membro transportador de sementes 37. Como resultado, no evento de troca 113, enquanto ainda na zona de Variedade A 103, estritamente a primeira variedade de sementes 17a ainda está sendo distribuída no campo 101.
[028] Com referência agora às Figuras 9 e 11, ainda no evento de troca 113, o sistema de controle pode controlar o trator 9 e a plantadeira 7 para medir a primeira e a segunda variedades de sementes 17a, 17b. Isso pode corresponder a um quarto estado do medidor de sementes 5'''' ou operação de estado misto, em que a primeira e a segunda variedades de sementes 17a, 17b são ambas distribuídas no campo 101. Consequentemente, uma vez introduzida a segunda variedade de sementes 17b, a primeira e a segunda variedades de sementes 17a, 17b serão medidas em um estado misto, embora a primeira variedade de sementes 17a tenderá a ser capturada primeiro pelas células 76, devido a estar mais perto do membro transportador de sementes 37. Como resultado, no evento de troca 113, quando o trator 9 e a plantadeira 7 atravessam para a zona de Variedade-B 105, uma mistura da primeira e da segunda variedades de sementes 17a, 17b está sendo distribuída no campo 101.
[029] Finalmente, com referência agora às Figuras 10 e 11, como a execução do mapa de prescrição entra na zona de Variedade-B 105, o sistema de controle pode controlar o trator 9 e a plantadeira 7 para se deslocarem ao longo do trajeto 111, enquanto distribuem a segunda variedade de sementes 17b na zona de Variedade-B 105. Isso pode corresponder a um quinto estado do medidor de sementes 5''''' no qual a segunda variedade de sementes 17b é medida durante uma operação em estado estacionário. Consequentemente, o medidor de sementes 5''''’ pode operar com um fornecimento em estado estacionário da segunda variedade de sementes 17b, semelhante à operação do medidor de sementes 5' com um fornecimento em estado estacionário da primeira variedade de sementes 17a no primeiro estado. À medida que a execução do mapa de prescrição se aproxima novamente da zona de Variedade- A 105, o sistema de controle pode controlar o trator 9 e a plantadeira 7 no próximo evento de troca 113, para interromper a distribuição da segunda variedade de sementes 17b em antecipação da distribuição da primeira variedade de semente 17a. Consequentemente, o processo acima mencionado pode se repetir para alternar entre a primeira e a segunda variedades de sementes 17a, 17b ao encontrar diferentes zonas. Além disso, o processo acima mencionado pode se repetir para trocar para outras variedades de sementes, como pode ser requerido pelo mapa de prescrição, tal como uma terceira variedade de sementes 17c para uma zona de Variedade-C (não mostrada).
[030] Com referência agora à Figura 12, um exemplo detalhado de uma transição da primeira variedade de semente 17a na zona de Variedade- A 103 para a segunda variedade de semente 17b na zona de Variedade-B 105, através de um limite de zona de variedade 118, que pode ser curvo ou em uma linha reta através de um evento de troca 113, é proporcionado de acordo com um aspecto da presente invenção. Em cada fileira, o evento de troca 113 pode incluir uma fase de privação 120 seguida por uma fase de transição 122. A fase de privação 120 pode ser definida por uma distância de privação 124 de quando a primeira variedade de semente 17a é desligada (Figura 7), a um limite de variação de variedade 126 (no momento em que o sistema começa a privar o medidor 5 de qualquer semente 17), para quando a segunda variedade de semente 17b é fornecida (Figura 8), que começa na fase de transição 122. Consequentemente, o sistema pode se deslocar do limite de variação de variedade 126 para o limite de zona de variedade 118, através de uma distância de alteração de variedade 128, representando uma distância desde a privação do medidor 5 até ao limite real da zona de variedade 118.
[031] No início da fase de transição 122 quando a segunda variedade de semente 17b é fornecida (Figura 8), a um limite de alteração eficaz 130 indicando um ponto em que as sementes plantadas 17 mudaram efetivamente para a segunda variedade de sementes 17b (Figura 10), uma distância de transição 132 ocorre na qual variedades misturadas de sementes 17 são plantadas (tanto a primeira quanto a segunda variedade de sementes 17a, 17b) (Figura 9). Na distância de transição 132, uma porcentagem de divisão de transição 134 pode ser definida por um usuário através do sistema de controle da Figura 1. A porcentagem de divisão de transição 134 pode ter um valor indicando uma posição da zona de transição em relação ao limite da zona de variedade 118. A porcentagem de divisão de transição 134 poderia ter um valor indicando, por exemplo, 0%, 50%, ou 100%.
[032] O processo acima mencionado pode se repetir para trocar entre a primeira e a segunda variedades de sementes 17a, 17b ao encontrar diferentes zonas.
[033] Muitas alterações e modificações poderiam ser feitas à invenção sem se afastar do espírito do mesmo. Vários componentes e recursos do sistema 5, por exemplo, componentes ou recursos do sistema (ou sistemas) de armazenamento de sementes, sistema (ou sistemas) de carregamento e sistema (ou sistemas) de medição de sementes, podem ser incorporados isoladamente ou em combinações diferentes em uma plantadeira. O escopo dessas alterações se tornará aparente a partir das reivindicações anexas.

Claims (16)

1. MEDIDOR DE SEMENTES (5) PARA O PLANTIO DE SEMENTES (17) EM UM CAMPO AGRÍCOLA (101) que compreende: um alojamento (41) que define um invólucro (43) que envolve uma cavidade de alojamento (45); um membro transportador de sementes (37) disposto pelo menos parcialmente dentro da cavidade de alojamento (45), sendo que o membro transportador de sementes (37) é configurado para rotacionar dentro da cavidade de alojamento (45), em que o membro transportador de sementes (37) inclui uma pluralidade de células (76) configuradas para capturar individualmente sementes (17) para proporcionar singulação de sementes (17) para distribuição individual em um campo agrícola (101); um reservatório de fornecimento de sementes (29) dentro da cavidade de alojamento (45), em que o reservatório de fornecimento de sementes (29) é configurado para coletar sementes (17) recebidas de fora da cavidade de alojamento (45) através de uma porta de fornecimento de sementes (56), em que deslocamento do membro transportador de sementes (37) através do reservatório de fornecimento de sementes (29) captura sementes (17) em células (76) quando as células (76) estão vazias e move sementes (17) capturadas e uma porção de sementes (17) não capturadas em células (76) através de um trajeto de fornecimento de sementes (54) na cavidade de alojamento (45); um reservatório de retorno de sementes (30) dentro da cavidade de alojamento (45), sendo que o reservatório de retorno de sementes (30) é configurado para coletar sementes (17) recebidas de dentro da cavidade de alojamento (45) através de um trajeto de retorno de sementes (58), em que deslocamento do membro transportador de sementes (37) além do trajeto de fornecimento de sementes (54) faz com que a porção de sementes (17) não capturadas caia no trajeto de retorno de sementes (58) enquanto as sementes (17) capturadas continuam a rotacionar nas células (76) para distribuição individual no campo agrícola (101); e uma parede divisória (60) que divide o reservatório de retorno de sementes (30) e o reservatório de fornecimento de sementes (29), a parede divisória (60) configurada para permitir que sementes (17) capturadas nas células (76) passem do reservatório de retorno de sementes (30) para o reservatório de fornecimento de sementes (29) e para impedir que sementes (17) recebidas no reservatório de retorno de sementes (30) passem do reservatório de retorno de sementes (30) para o reservatório de fornecimento de sementes (29); CARACTERIZADO pelo fato de que o reservatório de retorno de sementes (30) está disposto antes do reservatório de fornecimento de sementes (29) em uma direção de deslocamento do membro transportador de sementes (37) de modo que células vazias (76) do membro transportador de sementes (37) se desloquem através do reservatório de retorno de sementes (30) para recolher sementes (17) disponíveis no reservatório de retorno de sementes (30) antes de se deslocarem através do reservatório de fornecimento de sementes (29) para recolher sementes (17) disponíveis no reservatório de fornecimento de sementes (29).
2. MEDIDOR DE SEMENTES (5), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende ainda primeira e segunda variedades de sementes (17a, 17b) coletadas no reservatório de fornecimento de sementes (29), em que a primeira variedade de sementes (17a) é coletada no reservatório de retorno de sementes (30) antes da segunda variedade de sementes (17b) ser coletada no reservatório de retorno de sementes (30).
3. MEDIDOR DE SEMENTES (5), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o trajeto de retorno de sementes (58) compreende uma rampa (64), e em que deslocamento do membro transportador de sementes (37) além do trajeto de fornecimento de sementes (54) faz com que a porção de sementes (17) não capturadas caia na rampa (64).
4. MEDIDOR DE SEMENTES (5), de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADO pelo fato de que a parede divisória (60) é conectada a uma extremidade terminal da rampa (64).
5. MEDIDOR DE SEMENTES (5), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que nenhuma dimensão de corte transversal do trajeto de fornecimento de sementes (54) excede 20 milímetros em relação a uma direção de deslocamento do membro transportador de sementes (37) conforme o membro transportador de sementes (37) passa pelo trajeto de fornecimento de sementes (54).
6. MÉTODO PARA PLANTIO DE SEMENTES (17) EM UM CAMPO AGRÍCOLA (101), CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: rotacionar um membro transportador de sementes (37) disposto pelo menos parcialmente dentro de uma cavidade de alojamento (45), sendo que o membro transportador de sementes (37) inclui uma pluralidade de células (76) configuradas para capturar individualmente sementes (17) para proporcionar singulação de sementes (17) para distribuição individual em um campo agrícola (101); receber sementes (17) de fora da cavidade de alojamento (45) através de uma porta de fornecimento de sementes (56) e coletar as sementes (17) em um reservatório de fornecimento de sementes (29) dentro da cavidade de alojamento (45), em que rotacionar o membro transportador de sementes (37) através do reservatório de fornecimento de sementes (29) captura sementes (17) em células (76) quando as células (76) estão vazias e move sementes (17) capturadas e uma porção de sementes (17) não capturadas em células (76) através de um trajeto de fornecimento de sementes (54) na cavidade de alojamento (45); receber sementes (17) de dentro da cavidade de alojamento (45) através de um trajeto de retorno de sementes (58) e coletar as sementes (17) em um reservatório de retorno de sementes (30) dentro da cavidade de alojamento (45), em que rotacionar o membro transportador de sementes (37) além do trajeto de fornecimento de sementes (54) faz com que a porção de sementes (17) não capturadas caia no trajeto de retorno de sementes (58) enquanto as sementes (17) capturadas continuam a rotacionar com o membro transportador de sementes (37) para distribuição individual no campo agrícola (101); dispor o reservatório de retorno de sementes (30) antes do reservatório de fornecimento de sementes (29) em uma direção de deslocamento do membro transportador de sementes (37) de modo que células vazias (76) do membro transportador de sementes (37) se desloquem através do reservatório de retorno de sementes (30) para recolher sementes (17) disponíveis no reservatório de retorno de sementes (30) antes de se deslocarem através do reservatório de fornecimento de sementes (29) para recolher sementes (17) disponíveis no reservatório de fornecimento de sementes (29); e dividir o reservatório de retorno de sementes (30) e o reservatório de fornecimento de sementes (29), de modo que sementes (17) capturadas nas células (76) sejam permitidas a passar do reservatório de retorno de sementes (30) para o reservatório de fornecimento de sementes (29) e de modo que sementes (17) recebidas no reservatório de retorno de sementes (30) sejam impedidas de passar do reservatório de retorno de sementes (30) para o reservatório de fornecimento de sementes (29).
7. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende ainda coletar uma primeira variedade de sementes (17a) no reservatório de fornecimento de sementes (29) através da porta de fornecimento de sementes (56), e então coletar uma segunda variedade de sementes (17b) no reservatório de fornecimento de sementes (29) através da porta de fornecimento de sementes (56), em que a primeira variedade de sementes (17a) é coletada no reservatório de retorno de sementes (30) antes da segunda variedade de sementes (17b) ser coletada no reservatório de retorno de sementes (30).
8. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende ainda distribuição individual de uma mistura das primeira e segunda variedades de sementes (17a, 17b) no campo agrícola (101) após uma transição da coleta da primeira variedade de sementes (17a) no reservatório de fornecimento de sementes (29) para coleta da segunda variedade de sementes (17b) no reservatório de fornecimento de sementes (29).
9. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de que o trajeto de retorno de sementes (58) compreende uma rampa (64), e compreende ainda rotacionar o membro transportador de sementes (37) além do trajeto de fornecimento de sementes (54) para fazer com que a porção de sementes (17) não capturadas caia na rampa (64).
10. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADO pelo fato de que a parede divisória (60) é conectada a uma extremidade terminal da rampa (64).
11. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de que nenhuma dimensão de corte transversal do trajeto de fornecimento de sementes (54) excede 20 milímetros em relação a uma direção de deslocamento do membro transportador de sementes (37) conforme as sementes (17) passam pelo trajeto de fornecimento de sementes (54).
12. SISTEMA PARA O PLANTIO DE MÚLTIPLAS VARIEDADES DE SEMENTES (17) EM UMA ÚNICA PASSAGEM DE PLANTIO durante plantio em fileira de um campo agrícola (101), compreendendo o medidor de sementes (5) para o plantio de sementes definido na reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: uma plantadeira (7), em que o medidor de semente (5) é disposto em uma unidade de fileira (13) da plantadeira (7).
13. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende ainda primeira e segunda variedades de sementes (17a, 17b) coletadas no reservatório de fornecimento de sementes (29), em que a primeira variedade de sementes (17a) é coletada no reservatório de retorno de sementes (30) antes da segunda variedade de sementes (17b) ser coletada no reservatório de retorno de sementes (30).
14. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADO pelo fato de que o trajeto de retorno de sementes (58) compreende uma rampa (64), e em que deslocamento do membro transportador de sementes (37) além do trajeto de fornecimento de sementes (54) faz com que a porção de sementes (17) não capturadas caia na rampa (64).
15. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 14, CARACTERIZADO pelo fato de que a parede divisória (60) é conectada a uma extremidade terminal da rampa (64).
16. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADO pelo fato de que nenhuma dimensão de corte transversal do trajeto de fornecimento de sementes (54) excede 20 milímetros em relação a uma direção de deslocamento do membro transportador de sementes (37) conforme as sementes (17) passam pelo trajeto de fornecimento de sementes (54).
BR102019003081-0A 2018-03-08 2019-02-14 Medidor de sementes para o plantio de sementes em um campo agrícola, método para plantio de sementes em um campo agrícola e sistema para o plantio de múltiplas variedades de sementes em uma única passagem de plantio BR102019003081B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US15/915,579 2018-03-08
US15/915,579 US10750658B2 (en) 2018-03-08 2018-03-08 Multi-variety seed meter with priority delivery of earlier supplied seed

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102019003081A2 BR102019003081A2 (pt) 2019-10-01
BR102019003081B1 true BR102019003081B1 (pt) 2022-02-22

Family

ID=67843121

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102019003081-0A BR102019003081B1 (pt) 2018-03-08 2019-02-14 Medidor de sementes para o plantio de sementes em um campo agrícola, método para plantio de sementes em um campo agrícola e sistema para o plantio de múltiplas variedades de sementes em uma única passagem de plantio

Country Status (3)

Country Link
US (1) US10750658B2 (pt)
BR (1) BR102019003081B1 (pt)
CA (1) CA3030707C (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US11490558B2 (en) 2019-12-24 2022-11-08 Cnh Industrial America Llc Particle delivery system of an agricultural row unit
US11582899B2 (en) 2019-12-24 2023-02-21 Cnh Industrial America Llc Particle delivery system of an agricultural row unit
US11553638B2 (en) 2019-12-24 2023-01-17 Cnh Industrial America Llc Particle delivery system of an agricultural row unit
US11483963B2 (en) 2019-12-24 2022-11-01 Cnh Industrial America Llc Particle delivery system of an agricultural row unit
US11523556B2 (en) 2019-12-24 2022-12-13 Cnh Industrial America Llc Particle delivery system of an agricultural row unit
US11596095B2 (en) 2019-12-24 2023-03-07 Cnh Industrial America Llc Particle delivery system of an agricultural row unit
US11516958B2 (en) 2019-12-24 2022-12-06 Cnh Industrial America Llc Particle delivery system of an agricultural row unit
US11523555B2 (en) 2019-12-24 2022-12-13 Cnh Industrial America Llc Particle delivery system of an agricultural row unit
US11564346B2 (en) 2019-12-24 2023-01-31 Cnh Industrial America Llc Particle delivery system of an agricultural row unit
US11553639B2 (en) 2019-12-24 2023-01-17 Cnh Industrial America Llc Particle delivery system of an agricultural row unit
US11589500B2 (en) 2019-12-24 2023-02-28 Cnh Industrial America Llc Particle delivery system of an agricultural row unit
US11564344B2 (en) 2019-12-24 2023-01-31 Cnh Industrial America Llc Particle delivery system of an agricultural row unit
CN111406476A (zh) * 2020-03-09 2020-07-14 青岛普兰泰克机械科技有限公司 一种小籽粒种子小区育种精播排种器及排种方法
US11134605B1 (en) * 2020-05-10 2021-10-05 Adolph Pirani Corporation Dual seed meter for planting crops and improving crop yields

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2163332B (en) 1984-08-22 1989-01-05 Massey Ferguson Mfg A metering device
DE19841091A1 (de) 1998-09-09 2000-03-16 Amazonen Werke Dreyer H Landwirtschaftliche Verteilmaschine
US6581535B2 (en) 2000-12-07 2003-06-24 Kinze Manufacturing, Inc. Agricultural seed meter
US6581533B1 (en) 2001-12-18 2003-06-24 Deere & Company Seed meter brushes forming a transport seed puddle
CA2379078C (en) 2002-03-26 2011-06-07 Noel D. Lempriere Seed metering device
JP2010172320A (ja) 2009-02-02 2010-08-12 National Agriculture & Food Research Organization 播種機
CA2665060A1 (en) 2009-04-29 2010-10-29 Straw Track Manufacturing Inc. Singulating seed
EP2724600A1 (en) 2009-07-02 2014-04-30 Kinze Manufacturing, Inc. Air entrainment device for seed delivery
US8543238B2 (en) 2010-01-18 2013-09-24 James E. Straeter Method and apparatus for changing seed varieties at the row unit of a planter
US8863676B2 (en) 2012-07-12 2014-10-21 Deere & Company Twin-row multiple variety planter and method of use
US9730379B2 (en) 2014-06-10 2017-08-15 Cnh Industrial America Llc Multiple seed-type seed meter

Also Published As

Publication number Publication date
US20190274243A1 (en) 2019-09-12
CA3030707C (en) 2022-04-26
BR102019003081A2 (pt) 2019-10-01
US10750658B2 (en) 2020-08-25
CA3030707A1 (en) 2019-09-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102019003081B1 (pt) Medidor de sementes para o plantio de sementes em um campo agrícola, método para plantio de sementes em um campo agrícola e sistema para o plantio de múltiplas variedades de sementes em uma única passagem de plantio
CA2991456C (en) Pre-metering system for feeding different types of seed into a seed meter
CA2987213C (en) Multiple seed type seed meter with seed switching mechanism
US10709059B2 (en) Multiple seed-type planting system with seed delivery speed control
US10368478B2 (en) Multiple variety seed meter with segmented sump arrangement and seed switching arrangement
US11432459B2 (en) Dual-disk seed meter for multi-variety seed planting
CA2935438C (en) Multiple seed-type planting system with charging system
US9648802B2 (en) Multiple seed-type planter with on-row selector assembly
BR102019000833A2 (pt) plantadeiras de sementes de variedade múltipla e método de plantio de sementes de variedades múltipla
BR102015025324A2 (pt) método de entrega de múltiplos tipos de semente em um campo agrícola com um implemento agrícola e implemento agrícola dotado de um sistema para entregar múltiplos tipos de semente em um campo agrícola
BRPI0903396B1 (pt) máquina de semear pneumática

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 14/02/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.